ANÁLISE DA ADOÇÃO DO REGIME DE COMPETÊNCIA NO SETOR PÚBLICO INTERNACIONAL
Abstract
A dívida pública na Europa está provocando um intenso debate sobre a transparência e accountability no setor público. O artigo analisa a experiência internacional quanto à adoção do regime contábil de competência no setor público. A implantação do regime de compêntia no setor público ainda é uma questão em aberto, não existe consenso até o momento, pela literatura, de qual o melhor modelo para o setor público. Trata-se de um estudo exploratório, com abordagem qualitativa e realizado por meio de pesquisa bibliográfica. Dos diversos artigos e documentos analisados destacam-se experiências de sucessos, bem como mal sucedidas. Como o Brasil ainda está em processo de convergência, não há como realizar uma análise empírica de seus efeitos, mas é importante que o país aprenda com as experiências dos países que já possuem a contabilidade por regime de competência há vários anos. Conclui-se que não existe um formato geral que pode ser aplicado a todos os países indistintamente. É certo que o regime contábil de competência é mais informativo, mas as características criadas para o setor privado devem ser adaptadas à realidade do setor público.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ANESSI-PESSINA, E. and STECCOLINI, I. (2007), ‘Effects of Budgetary and Accruals Accounting Coexistence: Evidence from Italian Local Governments’, Financial Accountability & Management, Vol. 23, No. 2, pp. 113–31, 2007.
ARNABOLDI, M.; LAPSLEY, I. On the implementation of accrual accounting: a
study of conflict and ambiguity. European Accounting Review, v. 18, n. 4, p. 809-
, 2009.
BALL, IAN. New development: Transparency in the public sector. Public Money & Management. Vol. 32:1, p. 34-40, 2012.
BARTON, A. The Use and Abuse of Accounting in the Public Sector Financial Management Reform Program in Australia. Abacus, 45(2), 221-248, 2009.
CARLIN, T. M. Debating the impact of accrual accounting and reporting in the public sector. Financial Accountability and Management. 21:309–36, August, 2005.
CHAN, J.L. ‘Government Accounting: An Assessment of Theory, Purposes and Standards’, Public Money & Development 23(1): 13–21, 2003.
COHEN, S.; KAIMENAKI E.; ZORGIOS, Y. ‘Assessing IT as a Key Success Factor for Accrual Accounting Implementation in Greek Municipalities’, Financial
Accountability and Management, 23, 1, pp. 91-111, 2007.
DEACANOU, A; NISTOR, C. S.; FILIP, C.; The impact of accrual accounting on public sector management: an exploratory study for Romania. 2011. Disponível em: . Acessado em: 30 mai 2012.
ELLWOOD, S; NEWBERRY, S. Public Sector Accrual Accounting: Instituting Neoliberal Principles? Accounting, Auditing & Accountability Journal, Vol. 20 No 4, 2007.
EUROSTAT. Statistical Book - Government finance statistics Summary tables — 1/2012, ed. 2012. Disponível em: Acessado em: 10 jul 2012.
FERNANDEZ, S.; RAINEY, H. G. Managing Successful Organizational Change in the Public Sector. Public Administration Review, 66(2), 168-176, 2006.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1996.
GUTHRIE, J., Application of Accrual Accounting in the Australian Public Sector – Rhetoric or Reality?‟, Financial Accountability and Management, 14 (1), pp. 1-19, 1998.
HERBEST, F. G. Regime de competência no setor público: a experiência de implementação de diversos países. 2010. In. IV Congresso ANPCONT, 2010, Anais... Natal: ANPCONT, 2010
HOOGERVORST, H. (2011), The objectives of financial reporting. EC conference: A time for change? Disponível em:
. Acesso em: 10 mar 2012.
IPSAS Board (2008) IPSAS Adoption by Governments, July, New York, IFAC. Disponível em: Acesso em: 06 de julho de 2012.
IRWIN, Timothy. Accounting Devices and Fiscal Illusions. IMF Staff Discussion
Note, março de 2012.
KOBER, R., J. LEE, NG. J. ‘Mind your Accruals: Perceived Usefulness of Financial Information in the Australian Public Sector under Different Accounting Systems’, Financial Accountability & Management, Vol. 26, No. 3, pp. 267–98, 2010.
LAPSLEY, I. New Public Management: The Cruellest Invention of the Human Spirit? Abacus, 45(1), 1-21, 2009.
LOCK, F. N.; PIGATTO, J. A. M. A Dificuldade de Alinhamento entre a Contabilidade Pública Brasileira e o Government Finance Statistics – GFS. Revista Eletrônica de Contabilidade. V. 1 n.3 Mar-Mai/2005.
MARTÍ, CARIDAD. Accrual Budgeting: Accounting Treatment of Key Public Sector Items and Implications for Fiscal Policy. Public Budgeting & Finance. Summer, 2006.
MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação Científica para Ciências Sociais Aplicadas. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A, 2009.
NATIONAL AUDIT OFFICE (December 2003). Managing Resources to Deliver Better Public Services, London, NAO. Disponível em: Acesso em: 02 jul 2012.
NATIONAL AUDIT OFFICE (2008). Managing Financial Resources to Deliver Better Public Services, London, NAO. Disponível em : Acesso em: 02 jul 2012.
NATIONAL AUDIT OFFICE (2011). Progress in Improving Financial Management in Government, NAO, London. Disponível em:
. Acesso em 02 jul 2012.
NORDHAUS, William D. The political business cycle. Review of Economic Studies, n. 42, p. 169-190, 1975.
PALLOT, J. “A Decade in Review: New Zealand’s Experience With Resource Accounting and Budgeting”, Financial Accountability & Management, Vol. 17, No. 4, pp. 383 – 400. 2001.
PAPENFUB, U.; SCHAEFER, C. Public financial reporting in true and fair terms — discussion on shortfalls in Germany and recommendations for the reform agenda. International Review of Administrative Sciences 75(4), p. 715-725. 2009.
PAULSSON, G. Accrual Accounting in the Public Sector: Experiences from the Central Government in Sweden. Financial Accountability & Management, 22(1), February, p. 47-62, 2006.
PINA , V.; TORRES , L.; YETANO , A. Accrual accounting in EU local governments: one method, several approaches. European Accounting Review, v. 18, n. 4, p. 765–807, 2009.
PINHO, José A. G., SACRAMENTO, Ana R. S. Accountability: Já Podemos Traduzi-la para o Português? Revista de Administração Pública. Rio de Janeiro, n.6, v.43, p.1343-1368, nov. 2009.
SILVA, Lino Martins da. Contabilidade Governamental: Um enfoque administrativo da Nova Contabilidade Pública. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
STANTON, P.; HUGHES, J. W.; Stanton, J. Australian – USA Federal Governmental Acccounting: Convergence or Divergence? Financial Accountability & Management, Vol. 14, No. 4, pp. 249–264, 1998.
TER BOGT, H. J. ‘Management Accounting Change and New Public Management in Local Government: A Reassessment of Ambitions and Results – An Institutionalist Approach to Accounting Change in the Dutch Public Sector’, Financial Accountability & Management, Vol. 24, No. 3, pp. 209–41,2008.
WYNNE, Andy. Is the Move to Accrual Based Accounting a Real Priority for Public Sector Accounting. International Journal on Governmental Financial Management., Vol. VI, No. 1, 2007.
WYNNE, Andy. An Efficient Technical Solution or an Ideologically Contested Approach – the balance sheet for business style accrual accounting in the public sector. International Journal on Governmental Financial Management. Vol. 12, 1, 2012.
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)