POR UMA GEOGRAFIA DO “CUSTO ZERO”: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM SALA DE AULA / BY A GEOGRAPHY OF “ZERO COST”: EDUCATIONAL PRACTICES IN THE CLASSROOM
Abstract
Resumo
O seguinte trabalho parte da ideia de dar ao aluno a possibilidade de ser autor e ator dentro do processo de aprendizagem a partir de uma “Geografia do custo zero”. As práticas do “um minuto” e “viajando no mapa-múndi” são baseadas nas pesquisas de Castrogiovanni (2012) e Kaercher (2007) e ainda o “abc dos países” foram desenvolvidas dentro de turmas do sexto ao nono ano do ensino fundamental na Escola Estadual Coronel Vicente Freire localizada no município de Canoas no Rio Grande do Sul. Dentro da perspectiva destas práticas, se pensa a partir de sem custo monetário para o docente (“Geografia do custo zero”) à possibilidade de o discente ter voz no ambiente escolar, tirando-o de sua zona de conforto do professor dono da palavra e o estudante o mero ouvinte, para um movimento onde o educador escuta e aprende com a fala dos seus alunos e alunas, onde ele se insere como um elemento desequilibrador dentro do diálogo, e onde percebe qual é o espaço cultural cotidiano destes meninos e meninas que nos ensinam diariamente com suas dúvidas, anseios e emoções.
Palavras-chave: Ensino de Geografia. Geografia do custo zero. Ensino Fundamental.Canoas.
ABSTRACT
The following work from the idea of giving the student the opportunity to be an author and actor in the learning process from a “Geography of zero cost”. The practices of "one minute" and "traveling on the world map" are based on research of Castrogiovanni (2012) and Kaercher (2007) and further "abc of countries" were developed within the classes from the sixth to ninth grade of elementary school in State School Coronel Vicente Freire located in the county of Canoas in Rio Grande do Sul. From the perspective of these practices, it is thought from no monetary cost to the teacher ("Geography of zero cost") to whether the students have a voice in the school environment, taking it out of your comfort zone master teacher of the word and the student the hearer to a movement where the teacher listens and learns from the speech of their students, where it belongs as an unbalancing element within the dialogue, and where realizes what the everyday cultural space of these boys and girls teach us daily with your questions, concerns and emotions.
Keywords: Teaching Geography. Geography of zero cost. Elementary Education. Canoas.
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução Estela dos Santos Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BECKER, Fernando. Ensino e pesquisa: qual a relação? In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko (Org.). Ser professor é ser pesquisador. 3. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012a. p.11-20.
______. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. revista e ampliada. Porto Alegre: Penso, 2012b.
CALLAI, Helena Copetti. A Geografia no Ensino Médio. In: Terra Livre. São Paulo: nº 14, 1999. p.56-89.
CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2012.
COSTELLA, Roselane Zordan. O significado da construção do conhecimento geográfico gerado por vivências e por representações espaciais. 2008. 202 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto
Alegre, 2008.
COSTELLA, Roselane Zordan; SCHÄFFER, Neiva Otero. A Geografia em projetos curriculares: ler o lugar e compreender o mundo. Erechim: Edelbra, 2012.
FLICK, Uwe. Desenho da pesquisa qualitativa. Tradução Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
KAERCHER, Nestor André. Práticas geográficas para lerpensar o mundo, converentendersar com o outro e entenderscobrir a si mesmo. In: REGO, Nelson; CASTROGIOVANNI,
Antonio Carlos; KAERCHER, Nestor André. Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: Artmed, 2007. p.15-33.
______. Ser docente, ser discente: modelos e identidades. Conhece e revela-te estudando a cidade. In: ENCUENTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 12., 2009, Montevideo, Anais... Montevideo: Universidad de la República, 2009. Disponível em:
______. Geografizando o jornal e outros cotidianos: práticas em Geografia para além do livro didático. In: CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos (Org.). Ensino de geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 10.ed. Porto Alegre: Mediação, 2012. p.115-143
MARQUES, Tania Beatriz Iwaszko. Do egocentrismo à descentração: a docência no ensino superior. 2005. 263 f. Tese (Doutorado em Educação) -Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e a aprendizagem de geografia. São Paulo: Cortez, 2012.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
PONTUSCHKA, Nídia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Iyda; CACETE, Núria Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
VIVERET, Patrick. O que faremos com a nossa vida? In: MORIN, Edgar; VIVERET, Patrick. Como viver em tempo de crise? Tradução de Clóvis Marques. Rio de Janeiro: Bertrand, 2013.
Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)