Do Marketing Communication Investments Always Pay Off? / Marketing Communication Investments Always Pay Off?

Cláudio André Gondim Nogueira, Marcilene Furtado Pinheiro, Alexandre Rabêlo Neto, Danielle Miranda de Oliveira Arruda Gomes

Abstract


Esse artigo buscou contribuir com a discussão acercadeste tema ao analisar o caso de um Shopping Center localizado emuma grande capital brasileira, utilizando dados mensais de janeiro de2001 a dezembro de 2008. Embora, geralmente se tenha a visão queesses investimentos são muito importantes para as estratégias decrescimento de vendas das firmas, é importante questionar se todasas iniciativas de comunicação de marketing alcançam os objetivosdesejados. Além disso, será que todos os instrumentos utilizadosatingem o mesmo nível de eficácia? De fato, depois de se levar emconsideração a sazonalidade e a tendência de longo prazo das vendas,os resultados sugerem que a relação das vendas (em log) e osinvestimentos em comunicação de marketing é quadrática, indicandoque pode haver rendimentos decrescentes nessa relação, podendoaté os retornos serem negativos em alguns casos. Nem todos ostipos de instrumentos de comunicação de marketing se mostraramsignificantes para explicar o comportamento das vendas, com aexceção de material gráfico e televisão, mas com uma relaçãoquadrática mais uma vez.

Keywords


Investimentos em comunicação de marketing. Retorno de vendas. Análise de regressão.

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)