<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 1, *. 03-13, jul./ago. 2015 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2015.12.4.1 </line>
<line> A Prática Nas Organizações A Pa*tir De U*a Visão Sócio-Culturalista E Con*t*utivista </line>
<line> *ra*tice I* *rganizations **om A Socio-Cu*turist And C*nstr*t*vist Pers*ective </line>
<line> Luiz H**riqu* Rezende M*cie* </line>
<line> Douto*a*do em Ad*inistração pela Uni*er*idade Federal d* **vras </line>
<line> Mest*ado em Educação *isíca pel* Universida*e Federal de Mina* Ge*ais </line>
<line> Professor d* Universi*ad* Federal ** Lavras </line>
<line> *-ma*l: lhrmaciel@*o**ail.com </line>
<line> M*nica Carvalho Al*e* Cappelle </line>
<line> *outorado em *dministração pel* Uni*ersidade Fed*ral *e M*nas G*rais </line>
<line> Prof*ss*r* da Univer*ida*e Federal de La*ras </line>
<line> E-mail: edmo@dae.ufla.br </line>
<line> Jéssi*a Campos dos San*o* </line>
<line> G*a*ua*da em *dmi**stração pela Uni*e*sida*e Federal d* Lavras </line>
<line> E-**i*: jecampos8@yahoo.com.br </line>
<line> G*briel* P*ince Ribe**o </line>
<line> *rad*anda em A*ministraç** pela Uni*ersida*e Federal *e Lav*as </line>
<line> E-mail: g*bi_princ*_ribei*o@hotmail.**m </line>
<line> Rafaell* Cristina Camp*s </line>
<line> Me*t*ado em Administraçã* p*la Univ*rsidad* *edera* de Lavras </line>
<line> Professora *a Facu**ade Presbiteriana Gammo* de Lavra* </line>
<line> E-mail: rafaella_ccampos@h*tmail.*o* </line>
<line> Endereço: *uiz Henri*ue R*z*nde *aciel </line>
<line> Depart*mento de Educação Fís*ca - Campus *niv*r*itári* da UFLA, Caixa postal: *037. Lavras/*G. </line>
<line> C**:37200-0*0. </line>
<line> Ende*eço: Mô*i*a Car*alho Alves Cappel*e </line>
<line> De*artamento de Ad*inistração e Eco*o**a - C*mpus Univ*rsitário da *FLA, *aixa postal: *037. Lavras/*G. </line>
<line> CEP:37200-000. </line>
<line> Endereço: Jéss*ca *am*os dos Santos </line>
<line> NEORGS - Departa*ento d* Adm*nistração e Economia - Camp*s Universi*ári* da UFLA, Ca*xa postal: 3037. </line>
<line> Lavras/MG. CEP: 37*00-000. </line>
<line> End**eço: Gabriela Prince Ribeiro </line>
<line> N*O**S - D*partame**o de *dm*n**tração e E*onomi* - Campus U*iversitári* d* UFLA, Ca*xa postal: 3037. </line>
<line> Lavras/MG. C*P: *7*00-000. </line>
<line> Ender*ço: Rafaella Cri*t**a *a**os </line>
<line> FAGAMMON, P*aça Dr. Jorge, 370, ce*tr*. Lavr*s/MG - 3720*-000 </line>
<line> Edito*a-chefe: *ra. Marlene Araújo de Carvalho/Faculda** Santo Agostinh* </line>
<line> Artigo recebido em 26/04/2*1*. Última v*rsão rece*i*a *m 17/05/2015. Aprovado em 18/05/20*5. </line>
<line> Avalia*o *elo sistema Triple R*view: a) D*s* Review pela Editora-Chef*; e b) D*uble Blind *ev*ew (avaliaç*o cega </line>
<line> por d*is aval*a*or** da á*e*). </line>
<line> R**isão: Gr*mat*c**, Nor*ati*a * de Fo*mata*ão </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. R. Maci*l, *. *. A. Capel*e, J. C. Sa*tos, G. P. R**e*ro, R. C. Campo* </line>
<line> 4 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A prática é tida c*mo um construto de foco sócio cultu*al, uma vez que relaciona o in*ivíduo </line>
<line> e o seu contexto, além disso, * vista *través do construtiv*smo como a*go i*disso*i*vel, </line>
<line> i*erente a esta interaçã* *ntr* os atores e*volvidos com *ma ação. Desta maneira, este ensaio </line>
<line> teór**o teve por objetiv*s identificar, defin*r e car*cterizar o conhec*mento sobre a prática nas </line>
<line> orga*izaçõe*, com *oco nas abordagens soc*ocultu*alista e co*strutivis*a. A pa*tir d* </line>
<line> refer*ncial teórico levanta*o, pode-se perceber a *sc*ssez de estud*s que relacionem as </line>
<line> a*ordagens ci*adas, sendo est* um campo férti* para o desenvolvim**to de estudos *o </line>
<line> contexto or*anizacional, tais com* a *nfluê*c*a e a importância da pr*tica nas o*ganizações. </line>
<line> Palav*as-c*a**: Prática. Sócioc*ltura*ismo. Cons*rutivi*mo. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> The practi*e i* r*gar*ed as a soc*o-cultural const*uc* with *he focus to t*e i*divi*ual and i*s </line>
</par>
<par>
<line> c*ntext, moreover, ** seen thr**gh constructi*i*m as someth*ng i*se**rable inherent o* </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> interaction between </line>
<line> th* actors invo*ved with </line>
<line> an </line>
<line> ac*ion. Thus, *his </line>
<line> litera*ur* rev*ew aim*d to </line>
</par>
<par>
<line> identify, *efine *nd </line>
<line> characterize th* prac*ic* in </line>
<line> o*ganization* focusi*g on a*p*oaches of </line>
</par>
<par>
<line> co*s*ru*t*vist *nd social *ulturali*t theor*es. From th* theoretical raised it *an be notic*d the </line>
</par>
<par>
<line> lac* of studies that relate **e above appr*aches, an* that this is fertile ground for the a </line>
<line> *evelopmen* of stu**es *n the organiza*ional c***ext, su*h as the i*fluence and impor*ance *f </line>
<line> *he prac*i*e i* org*niza*i*ns.. </line>
<line> Key-words: Practice. Social-cul*urist. Constru**ivism. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, n. 4, a*t. 1, p. *3-13, ju*./*g*. 2015 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Práti*a N*s Organizações A Partir De *ma V*são Sóc*o-Culturali*ta E Constr**ivista </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O t*xto apresenta um ensaio teóric* sobre * *rática nas o*ganiz*ç*** a *a*tir d* u*a </line>
<line> abor*agem sócioc*ltu*al**ta e constr*tivista contribuindo para a co*pr*en*ão e conhecimento </line>
<line> destas abo*dagens no co*texto organizaciona*. </line>
<line> A *us*a pe*a compreen*ão *e fa*o**s inerentes ao *o*em e a sua interação e* grupos </line>
</par>
<par>
<line> sociais apre*en*a *iverso* fat*res de int**es*e *s Ciências *o*iais Aplicadas, de*tre </line>
<line> **** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Prátic* e as suas manifestaçõe* que surgem como forma de colocar em açã* *eorias </line>
</par>
<par>
<line> des**v*lvidas </line>
<line> *elos cie*ti*tas *o**ais. A </line>
<line> p*á*ica é ti** como um </line>
<line> con*truto de foco sócio </line>
</par>
<par>
<line> cu*tural, </line>
<line> uma v** qu* r*lac*ona indivíduo e o s*u context*, além *isso, é vista **ravés do o </line>
</par>
<par>
<line> co*strutivism* como algo i*dis*oc*á*el *nerente a esta i**e*ação entre os a*o**s envol*idos </line>
</par>
<par>
<line> *om </line>
<line> u* a </line>
<line> ação. P*rtin** d*sse contex** espec**ico das organizaçõe* surge o *eg*inte </line>
</par>
<par>
<line> prob*ema: como a </line>
<line> práti*a se aprese*ta no contex*o *os *stu*os organ*zaci*nais do ponto </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> v**ta dos e*foques sociocult*ralis*a e c*nstrutivi*ta? </line>
<line> Par*i*do **ssa p*emissa, a prática é vis*a co*o tendo dois pr*n*ípi*s: pri**iro, que os </line>
<line> r*sulta**s das **tratégi*s *ão *r*ssupõem, primordial*ente, um planejam**t* ou in*en*ão e, </line>
</par>
<par>
<line> *eg*ndo que a </line>
<line> est*at*gi* é um fe*ôme** </line>
<line> *ue não po*e ser gener*liz*do, sendo construído a </line>
</par>
<par>
<line> partir de cada situação e* funç*o </line>
<line> da prática cotidiana e da vi*ência de situações (CH*A; </line>
</par>
<par>
<line> HOLT, 2006). Nela, as nec*ssidade* cotidianas podem *er **stas co*o *stímu*os em bu*ca de </line>
</par>
<par>
<line> sol*çõ*s </line>
<line> *e *robl*mas, solu*ões *s*as qu* podem ser denomi*adas estratég*as e q** se </line>
</par>
<par>
<line> re**r*m à n**essida*e *e um det*rminado context*. </line>
<line> We*ck (2*01) *esta*a q*e o fortalecimento da abordagem *a pr**i*a e da estratégi* </line>
<line> c*mo prátic*, *e deu em função da *ecessidade *e abordagens nã* *omente *tn*g*áfic*s, de </line>
<line> inv*st*g*ções me*os centradas na ge*tão de a**ncias, e* *etri*ento dos at*r*s nela </line>
</par>
<par>
<line> en*olvidos, na </line>
<line> *ecessida*e d* um proces*o de pesq*isa m*n*s *escriti*o e com pouc* </line>
</par>
<par>
<line> apli*ação prática, a busca de uma met*dologia men*s d*cot*mic* entre o pr*cesso * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*eúdo, da busca de pesquisas que tenh*m *igações expl*citas para o resu*tado d* *stra*égia, </line>
<line> e, finalmen*e, a i*portâ**ia de abordagens m*nos *eneral**adas, aument*ndo a possi*ilidade </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> acu*u*o de conheci*ent* a **rtir de </line>
<line> u*a visão mais ampla. * autor apos*a em </line>
<line> u* a </line>
</par>
<par>
<line> a*ord*gem mais comp*exa * *omp*eta, </line>
<line> buscando co*preend*r os f*nômen*s **s </line>
</par>
<par>
<line> organizações de maneira mais robusta. O tr*ço distin*ivo da es*raté*ia como pr*t*ca é * visão </line>
<line> soc*ológic* tr*zida **ra o *studo em est*atég*a, s**do que * p*incipal a*pe*to é o tratamento </line>
<line> de processos sociais a parti* *e *ontextos *a*s amp*os e, também, de maior*s possibilid*des, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, T**e*ina, v. 12, n. 4, art. 1, p. **-13, *ul./ago. 201* </line>
<line> *w*4.f*a*et.com.br/*evi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. R. *acie*, M. C. A. Cape*le, J. C. S*ntos, G. P. Ribeiro, R. C. Cam*os </line>
<line> 6 </line>
</par>
<par>
<line> a fim de apr*ender um* visão menos i*tenciona* e inespe*ada dos **ocessos relaci*nad*s </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> estraté*ia como prática. </line>
</par>
<par>
<line> E*te estudo se *ustif**a pela importância de se definir e caracterizar a práti** nas </line>
<line> o*gan*zaç*es, tendo em vista que esta rep*esent* a aplicação dos conhecimentos empí*ico* </line>
<line> de*env*lvi*os com es*e foco. Isto, a part** de re***ências *ue tenham com* *oc* este aspect* </line>
<line> emergente d* Teoria das Orga*izações, bem com*, a necessid*de de *e contemplar a*pectos </line>
<line> re*ere*tes à prátic* a partir do* enfoques socio*ultural*sta * construtivista. </line>
<line> Os o*jetivo* de**e e*tudo fo*am *dentificar, d*fin*r e caracterizar a p**tica nas </line>
<line> organizaçõ*s c*m foco nas abordagens so*iocul*uralist* e c*nstrutivista. </line>
<line> * RE*ERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Os aspectos *ilosó*ico, *e*omen**ógico * m*to*ológico da p**tica social </line>
<line> De acordo *om *enger (1998), toda práti*a * uma prática social; at**v*s *a prática * </line>
</par>
<par>
<line> * ndi ví *uo </line>
<line> começa a sen*ir * mundo de *odo não ape*as me*ânico, mas também através de </line>
</par>
<par>
<line> experiências e significad*. A p*átic* para e*e *ão se des*in*ula da teoria, a prá*ica env**ve o </line>
</par>
<par>
<line> todo, o agir e o *e*sar. </line>
<line> Me*mo a teoria se *bjetivand* </line>
<line> em mes*a, ela não *e afasta si </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> prát*ca. A *a*ti* da apresent*ç*o das abo*dagens teórica e prát*ca, a prática é destacada *om*, </line>
<line> den*re *utros aspe*tos, uma fo*ma de *ontextualização das *eor*as estudadas e dese*vo*vidas </line>
<line> de f*rm* controlada por pesquisad*res da* ciências sociais. Seguindo uma dis*ussão baseada </line>
</par>
<par>
<line> *e*ta* abordagens pode-*e c*mpreende* as*ectos inerent*s à </line>
<line> pr**i**, bem como, sem ser </line>
</par>
<par>
<line> redundante, * sua aplicação p*ática. A prática será aqui, de aco*do *om Orlik*wski (2010); </line>
<line> Chia e Rasche (2010), desc*ita a pa*tir *e princ**ios *eóricos * m*todoló*ic*s. </line>
<line> Or*ikowski (20*0) apres*n*a a *rát*ca, considerando *oco sob o qual es*a é observada, </line>
</par>
<par>
<line> podendo este *e*: 1) Em*írico, </line>
<line> n* qua* a abo*dagem da *rática r*c*nhece a centralidade da </line>
</par>
<par>
<line> ação das *es*o*s co*o resultado org*nizacional, </line>
<line> q*e r*f*et* um </line>
<line> c*esc**en*o do </line>
</par>
<par>
<line> recon*eci*ento da importânci* da prática na continuid**e operaci*nal das organi*açõ**, *u </line>
<line> seja, os *nd*víduos envolvidos *m uma or*anização s*o co*sid*ra*os como *tore* principais </line>
</par>
<par>
<line> no pro*esso de desenvolvim*nto des*a; 2) Teó*ico, a abordagem </line>
<line> da prá*ica é </line>
<line> baseada no </line>
</par>
<par>
<line> conteúdo teó*ico exist*nte sobre o fenôme*o. Neste caso a *bor*age* pro*ura referê**ias aos </line>
</par>
<par>
<line> aconte*imentos práticos com ba*e nas teori**, sem *ubmeter *s sujeitos *ma *bordag*m a </line>
</par>
<par>
<line> empí*ica; 3) Filosófico, est* abordagem refo*ça </line>
<line> a pr*m**sa *ue a *eali**de social </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter**ina, v. 12, n. 4, art. 1, p. 03-13, jul./ago. 2015 </line>
<line> www4.*sanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Prática Na* Organizaç*es A Partir De *m* Visão Sóc*o-Cul**ralis*a * Const*utivista </line>
<line> 7 </line>
</par>
<par>
<line> fundamental *e*a**** da pr*tica, isto é, a prátic* surge d*s n*cessidades de um </line>
<line> gr*po </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *o*texto social. </line>
</par>
<par>
<line> Chia e Rasch* (20*0) destac*m a **ord*gem epistemológica, ten*o a vi*ã*, isto é, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> possibilidad*, das ab*rdag*ns teórica e *m*ír**a. O qu* os a*tores buscam esclarecer é que </line>
</par>
<par>
<line> estas sã* dife*entes possib*lidad*s de que </line>
<line> os pesq**sa*ores podem se v*ler para estuda* os </line>
</par>
<par>
<line> fenômenos da prática nas *rgan**ações, sendo todas eficiente*, d*ven*o ser d*terminadas pelo </line>
<line> viés ou *oco que a p*squisa terá. </line>
<line> Vários **o os desafi*s a serem interpostos para por em prát*ca as teorias; um deles, é o </line>
</par>
<par>
<line> de *roblematizar e posteri*rmente teorizar o proc*sso co*stitutivo </line>
<line> de*t*s; ***ro, é * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*contrar *ma linguagem lógica que expresse adequadamente *s a*ontecimentos recorre*te* e </line>
</par>
<par>
<line> relativos </line>
<line> das práticas cot**ianas. O ****r*ante é *e*tac*r </line>
<line> que, enquant* *s estudan*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisado*es *êm aumentando * seu interesse em examin*r a açã* e s*us processos, mui*as </line>
</par>
<par>
<line> teori*s *as org*nizações mantê*-se focadas nas entidades. Tal afirmat*va ap*nta </line>
<line> p*ra uma </line>
</par>
<par>
<line> *vol*ção no conce*to de est*do* nesta área, tendo em v*sta que esta evolução, de a*ord* *om </line>
</par>
<par>
<line> os autore* est*dado* ne*t* s*ssã*, t*rna-se a cada </line>
<line> d*a mais eviden** e, acim* </line>
<line> de t **o, </line>
</par>
<par>
<line> necessári*. </line>
</par>
<par>
<line> Pelo que a*aba de ser expos*o, </line>
<line> pode-s* dizer *ue teóricos da </line>
<line> prática, freq*e**emente </line>
</par>
<par>
<line> ut*lizam *s entida*es de *o*ma analítica, o que acaba por c*nt***uir para a confusão q*anto à </line>
</par>
<par>
<line> metodologia p*r* </line>
<line> este tip* de pesq*isa. A p*r**r d* experiê*cia pes*oal apresent*da pe*** </line>
</par>
<par>
<line> própri*s </line>
<line> autoras (FELDMAN; O*LIKOWSK*, </line>
<line> 2011) em seu text*, suger*-s*, *elo menos, </line>
</par>
<par>
<line> duas ra*ões pa*a *sta confusão; a p*imeira, *orque as </line>
<line> t*orias práticas </line>
<line> pr*porcionam base a </line>
</par>
<par>
<line> para uma fo*te generalização teórica, e * segunda por que *s teori*s práti*as t*m a capacidade </line>
<line> *e ofe*e*er impor*antes implicações pr*t*cas par* os at*re* envolvidos no co*texto a ser ou </line>
<line> que es*á send* estudad* ou *bordado. </line>
<line> 2.2 A abordagem *ociocul*ural*s*a </line>
<line> A teori* da prá*ica *, de acordo com Reckwitz (*0*2), s*cessora d* teor*a da aç*o de </line>
</par>
<par>
<line> Max Weber. Ambas consi*er*m a ação huma*a *omo f*co de es*ud*, des*a forma </line>
<line> podendo </line>
</par>
<par>
<line> ser *ratadas como teor*as </line>
<line> que necessi*am de abordagens *irecionadas c*m*reensão de a </line>
</par>
<par>
<line> asp*ctos ineren*es a*s indivídu*s, no c**o, a ação por eles produzid*s. Segundo e*te mes** </line>
</par>
<par>
<line> auto*, as teorias sóc*oculturalist*s surgem como formas de explicar e *ompreender a </line>
<line> aç*o, </line>
</par>
<par>
<line> tendo </line>
<line> como recurso estruturas simbólicas d* *ign**icado. Partindo do pres*up**to </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 1, p. 03-13, jul./ago. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. H. R. *a*iel, *. C. A. Capelle, J. C. S*n*os, G. P. Ribe*ro, R. *. Campos </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> apresentado, pode-se cons*derar que a teoria da prática é *m exem*l* d* teoria </line>
<line> sóc*oc*lturalista, mas nem *odas as teor**s socioc*l*uralistas *ão a t**ria da prática. </line>
<line> O enfo*u* da sócioculturalista na *bor*agem da prática nos estudo* orga*izacio*ais </line>
<line> bus*a preencher a lacuna do que a prática é em relação aos processos e às ati*idades </line>
</par>
<par>
<line> individuai* (CHIA; MA*KA*, </line>
<line> 2007). D*s** pr*sma, * prática é vista como um micro- </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso e, *ortanto, é p*ess*po*t* se conhecer o que os atores fa*em. T*i* at*res s** ag*ntes </line>
<line> da práti*a e ao **smo tem*o, produt* da *rátic* social. Apesar deste en*e**imento, não está </line>
<line> c*aro * que a estra*égia, como prática, busca (E*P), s* é s*r uma perspectiva únic* de </line>
<line> aborda*em ou ser ma*s uma possibilidade de abordag*m em e*traté*ia, s*ndo que a estr**égia </line>
<line> est* sen*o considerada *omo um produto d* prática soci*l nas or*anizaçõ**. </line>
<line> Rasche e C*ia (2009), apresentam q*e no c*nt*x*o cul*ur*l da Teoria da Prát*ca, a </line>
<line> ECP * *ista *or seus **óricos com ênfa*e n* que *s p*ssoa* FAZ*M na* organiza*ões, * não </line>
<line> no que as or*ani*ações TÊM; dest* fo*ma fica evident* o foco nos *ndivíduos, co*s*derando- </line>
</par>
<par>
<line> se o co*texto e a sociedade </line>
<line> *a qual *stes se encontr*m. A teoria social bas**da na pr*tica </line>
</par>
<par>
<line> **presenta u* poss*vel *aminh* para teori*ar a *rát*ca, tal caminho passa *o* dif*ren**s </line>
</par>
<par>
<line> abo*da*ens *eterminad*s de *cordo **m o foc* do pesquisa*or ou d* estr*t**ista, sendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cons***tivi*ta uma das **ssibilida*es. </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 A abordagem co*strut*vi*t* </line>
</par>
<par>
<line> Segund* a **rie Ideia* n.20 São Pa*lo </line>
</par>
<par>
<line> "Constru*ivismo significa a idéia de q*e nada, * rigor, est* *ronto, *ca*ado, e de </line>
<line> que, especif*came*te, o c*nhecimento n*o é *ado, em nenhuma ins*ância, como algo </line>
</par>
<par>
<line> te**inado. </line>
<line> Ele se consti*ui pela i*teraç*o do indiv*duo com o meio fí*ico e social, </line>
</par>
<par>
<line> com * *imbolismo hum*no, co* o **ndo *a* r**açõ*s so***is; e se constitui *or </line>
<line> força de sua ação e não **r qualquer dota*ão prévia, na b*gagem her*ditári* ou </line>
<line> no meio, de *al modo que podemos afirm*r que antes da **ão não há psiquismo nem </line>
<line> *onsciência e, muito menos, *ens**ento." </line>
<line> "En*endemos que constru*ivismo na Educação pode*á ser a forma teó*ica *mpla </line>
<line> qu* reúna as várias *e**ências atua*s do pensamento educa*ional. Tendências que </line>
<line> têm em comum a insatisfação *o* um sistema educ*cional que te**a (*de*logi*) *m </line>
</par>
<par>
<line> continuar essa form* pa*ticular de transmissão qu* é a Es*ola, que cons*ste </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> f*z*r repetir, recitar, aprender, en*in*r o que já está *ro*t*, em vez de f*zer agir, </line>
<line> oper**, criar, **n*truir a parti* da realidade vivida por a*u*os e *rofes**res, isto é, </line>
<line> pela sociedade - a próx*ma e, *os pou*os, as *istan**s. * Educação deve ser um </line>
</par>
<par>
<line> processo de </line>
<line> const*u*ão de conh*cimen*o *o </line>
<line> qual oc*r*em, em cond*ção de </line>
</par>
<par>
<line> compl*mentarid*de, por </line>
<line> um l*do, os alunos e profess*res *, *** outro, os </line>
</par>
<par>
<line> *roblemas soc*ais *tu*is e o conhecimento já *onstr**do (\acervo </line>
<line> cultural da </line>
</par>
<par>
<line> Humani*ade\)." </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. *, *rt. 1, p. 03-*3, jul./ag*. *0*5 </line>
<line> *ww4.fsanet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Prá*i*a N*s *rganiza**es A Partir De Um* Vi*ão Sócio-*ulturalista E Construtivis*a </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> "C*nstru*i*is*o, segundo pensam*s, * esta forma *e conceber o c**hecime*to: sua </line>
<line> gê***e e seu desenv*l**men** - e, po* consequência, um *ov* modo de ver o </line>
<line> *niverso, a vida * o mundo das relações socia**." </line>
<line> Segund* S*lom*n (1*94), o construtivismo tem sido *ma redescrição frutífera das </line>
<line> id*i*s dos alun*s. </line>
<line> "O que era l*gar comum e ind*gno de nota s* *ornou signific*nte; o que era bem </line>
<line> c*nh*cido *ara ser pensado como merecedo* d* comentários se tornou, </line>
<line> repentinament* a subs*ância de uma pe*q**sa iluminador*" (SO*OMON, 1**4, </line>
<line> * .6 ) </line>
<line> De acord* com Gran*, Rüegg-Stür* e Von Ar* (*010) * c*nstrutivism* pos*ui *uatro </line>
</par>
<par>
<line> fundamentos **sicos: 1) Combate o </line>
<line> p*incípio da </line>
<line> dicot*mia presente *as </line>
<line> ciên*ia* sociais </line>
</par>
<par>
<line> rel*cion*dos ao micro e mac*o, i*dividualismo e coletivismo; *) Agênci* não </line>
<line> está </line>
</par>
<par>
<line> automaticamente relacionada a orga*iz*çõ*s individuais, mas deve ser estudada em cont*xtos </line>
</par>
<par>
<line> e dist*ibuiçõ** particulares; 3) Questiona * co*ceito de reali*a*e e ob*et*vidade, co*sidera </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva *p*stemológ**a em s*as conside*ações; 4) Abo*d* estud*s so*re o conheciment*, </line>
<line> a relação d*ste com uma v*são *e mundo ou o status da criação do conhecim*nto *ientífico. </line>
<line> Tais fundamentos são apresentad*s com o int*i*o de dife*e*ciar o co*strutivismo *e outras </line>
<line> ab**dagens, p*r *xemp*o, o positivis*o no qual as po*aridade* são extremamente marcadas. </line>
<line> * construtivismo c*ntr* os *eus estudos no conhe*imento * na *ea*id*de, realidade esta </line>
<line> do homem, vi*e*ci*da e perc*bida pelo homem, na rela*ão e*tre *s *ndivíduos e o *on*exto </line>
<line> par* a criaç** e desenv*l*imento do co*hecimento sociológi**. Um aspecto c*ave, segundo </line>
</par>
<par>
<line> Ho*kin (20*1), é </line>
<line> e* como dar espaço simultâne* p*ra múl*ipl*s realidades e *aci*nalidades </line>
</par>
<par>
<line> ex*stent**, a pa*t** *as di*ere*t*s for*ações e aspectos r*feren*es à constituição pessoal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intelectual de c*da in*iv*duo, grupo ou org*nizaçã*. Segund* a au*or*, isto não deve </line>
<line> se r </line>
</par>
<par>
<line> con*idera*o como uma concepção de pluralismo libe*al. Tal fator é diretamente rela*iona** </line>
</par>
<par>
<line> ao construtivismo, como possib*lidade </line>
<line> de suavizar habilitar as diferentes perspe*tivas de e </line>
</par>
<par>
<line> mund* a part*r da *erce**ão *os i**ivíduos, *omo </line>
<line> indiv*duos ou enquanto grupos </line>
</par>
<par>
<line> (organizações). Hoskin afirma que a* pessoas seja* *tiva*ente presente* na </line>
<line> construção </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mundo, a partir da* ativi**des e vivên*ias c*tidia**s. Alé* disso, a autora dest*ca que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "verda*eira idéia" é </line>
<line> que as perspectiv** *as ciências **ciais são articuladas em d*f*rente* </line>
</par>
<par>
<line> context*s e *ue variam em função dest*s. </line>
<line> Para Gergen e Joseph (1996), a const*ução do co*heci**nto parte da pre*issa de que </line>
<line> os posicionamentos d* cada indiv*duo partem da sua ob*ervação que lev* a d**iberação </line>
<line> raci*nal em função das nece*sidad*s do m*io. Tai* deliberações podem ser *r*duzidas como </line>
</par>
<par>
<line> as estra*égias desenvolvidas para as s*tu*ções proble*a. De aco*do com o autor, </line>
<line> os efei*os </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Tere*in*, v. 12, n. 4, art. 1, *. 03-13, j*l./ago. 2015 www4.fsanet.com.b*/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. H. R. *ac*el, M. C. A. Capel*e, J. C. Santos, G. P. Ribe**o, R. C. *a*pos </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> dest* pre*issa refere*-se a dois aspectos: pri*eir*, o </line>
<line> de que a ment* do tra*a*hador, </line>
</par>
<par>
<line> empregador ou g*sto* é um proeminente objeto de est*do, e s*gu*do, de que * conhecimen*o </line>
<line> da organizaç*o é *ons*derado um s*bp*o*uto d* racionalidade individual d* ci*nti*ta. A p*r*ir </line>
<line> diss*, pode-se dize* que o foco *o pesqui*a*or deve est** com as suas len*es voltadas para a </line>
<line> p*ssoa e, dela *ara * *rganização, e não o contrá*io. As pes**as passam * s*r e*carreg*d*s da </line>
<line> *rganização e qu* a sua capacidade de pensar, planejar, cr*ar, d*ntre outros, vai, efetiv***nte, </line>
<line> *irig*r ou nortear a or*a*iz*ção na qual estão inseridos. </line>
<line> Grand, Rüegg-Stürm * V*n Arx (2010), apresentam que a i*tuição é imp*rtan*e no </line>
</par>
<par>
<line> *onstrutivismo, porém dev* ser cu*dado*amente </line>
<line> d*linea*a e </line>
<line> delimit*da, p**a que *eja </line>
</par>
<par>
<line> rec*n*ec*d* como u*a con*ribu*ção efetiva à pesquisa * *ão com* u*a simples asp*ração ou </line>
<line> *lgo sem fund*mento teór*co ou epistemológico. Tal a*irmati*a en*atiza a r*levân*ia *as </line>
<line> pessoa* para as organiz*ções na abordagem epi*temo*ógica c*nstrutivista, t*ndo em vista que </line>
<line> a intuiçã* parte d** indi*ídu*s como sujeitos i**ividuais ou em grupos. Fica, pois, * quest*o </line>
</par>
<par>
<line> *om relação à dúvida </line>
<line> de qu* *e esta intuiç*o proveniente de uma inspiração pessoal é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ndividual </line>
<line> ** se ela é estimu*ad*, *ncorajada e </line>
<line> dese*volvida, </line>
<line> inclu*i*e, p*la* *rg*niza*ões. </line>
</par>
<par>
<line> *abe-*e </line>
<line> que há *rupo* </line>
<line> *e funcion*r*os *as organizaçõ*s q*e tr*balham, espec*ficamente, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*ento de </line>
<line> estr*tégia* e na busca de *o*uções i*ovadoras para as q*e*tões do seu </line>
</par>
<par>
<line> contexto *r*anizac*onal. Dest* forma, pod*-se in**rir *ue * int*i**o deste </line>
<line> grupo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> tr*balhadores é part* da política d* desenv*lvimento e **uação de </line>
<line> várias organizaç*es, </line>
</par>
<par>
<line> pr*ncip*lment* aque*as de grande porte e *o* marcas conso**dadas no me*ca*o. A </line>
</par>
<par>
<line> racionali*ade, *u </line>
<line> *ogn**ão, com*inada à observação é que possibi*itam a criaçã* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*n*o*vimento de estr*tég**s e*icientes. </line>
</par>
<par>
<line> Estruturas cognitiva* são mutuamente d*pendentes, send* </line>
<line> *ue o pr*cesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> con*ec*mento é constr*ído e *ultipl*cado. Neste proce*so </line>
<line> *odas as inform*ções **o </line>
</par>
<par>
<line> im*ortante* e respons*veis **r mu*anças e pela evo*ução de concei**s, técnicas * estratégias. </line>
</par>
<par>
<line> A partir </line>
<line> da estru*uraçã* do *acio*ínio e </line>
<line> da ex*osi*ão deste rac*ocínio, atra*és </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comunicação, *riam-se p*ssibi*id**es de atuação e ev*lu**o das *rganizações, u** vez que o </line>
<line> conh*cimento é disseminad* e dese*volvido *elo intercâ*bio de inf*rmações. D*sta maneira </line>
</par>
<par>
<line> *ode-s* di*er qu* </line>
<line> as orga*iza**es s*o *st*uturas vi*as, o* seja, que depe*dem desta retro </line>
</par>
<par>
<line> alimentação, sendo que el*s faz*m parte de </line>
<line> um meio ambiente soc*al, c***onentes de um* </line>
</par>
<par>
<line> estrutura formal que possui metas, anseios e necessidades (W*LF, 1958 apud *ERGE*; </line>
<line> JOSE*H, *99*). Parson (1956 ap*d GERGEN; JO*EPH, 19**) defin* as org*niza*ões como </line>
</par>
<par>
<line> um sistema social *rien*ado ao </line>
<line> al**nce de </line>
<line> determinados t*pos e*pecíficos *e m*tas </line>
</par>
<par>
<line> basicamente, rela*ionadas à soc*eda*e e ao *ontexto em si. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, *eresina, v. 12, n. 4, art. 1, p. 0*-13, ju*./ago. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Prática Nas Organi**çõe* A Partir De *ma V*são Sóci*-Culturali*ta E Construti*i*ta </line>
<line> 11 </line>
</par>
<par>
<line> A s*ci*dade busca, fun*ame*ta*m*nt*, o seu desen*olviment*, fa*o qu* está p*es*n*e </line>
<line> no interesse das organizações, dese*vo**ime*t* este no que se ref*re à criaç*o de nov*s </line>
<line> tecnologias ou do atendimento aos anseios *e um grupo de pessoa*. Neste sentido, des*aca-se </line>
</par>
<par>
<line> a com*n*caç*o, </line>
<line> *omo um fator pre**nte *o </line>
<line> c*nst*utivismo, sen*o co*sidera** um elem**t* </line>
</par>
<par>
<line> básico dos sistemas sociais. </line>
<line> O processo de comunicaç** sofre infl*ênci* direta *o contexto. Em t*dos os tex*os </line>
</par>
<par>
<line> *est* *essão, os *utores a**esentam argumentos e concei*os que destacam a i*portância </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comuni*açã*, s*ndo que l*nguagem é vista como ferramen** p*la qua* os pa**eiros, </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> a </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> cole*as, se informam u** </line>
<line> *os *utros, e *am*ém com* o carreador e d*ssem**ador de </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento, po*end*, *ste, *e* efe*uado de forma escrita ou falada. As*im s*nd*, </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> *rganiz**õ** d*vem buscar inclu*r dentre suas est*a***i*s, *specto* que fac*litem </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolva* a comunicaçã*, se*do que através do desenvolvimen*o e do apoio de pesqui*as </line>
<line> nesta área as *r*an*zações têm ma*s chances de prosp*rar. Gergen e *oseph (*996) desta**m </line>
</par>
<par>
<line> que, pela </line>
<line> apli*a*ão co*sis*ente da </line>
<line> raz** e *a observaçã* empírica t*nde-*e * at*ngir </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> au**nto na c*pacidad* </line>
<line> de *s organizaçõ*s inovar*m de *orm* positiv* e controlada, dentro </line>
</par>
<par>
<line> dos p*râmetros p*r ela estabel*ci*os como *etas. </line>
<line> 3 CONCLUS*ES </line>
<line> Con*luind* es*e e*tudo, p*de-se cor**borar co* Law e Urry (20*4, apud Orlikowski, </line>
<line> 2010) q*an*o estes a*gumen*am que, *eco*hecidame*te, o* métodos da* Ciê*cias *o*iai* t** </line>
<line> ef*itos *u* *aze* a diferen**, e q*e estes podem ser fer*a*entas ef**ivas n* intui** de ajudar </line>
<line> a encontra* soluções a*s problema* de pesquisa rel*cio**dos a esta e inclusive a outras áreas </line>
<line> *e c**hecimento. Além *isso, F*ldman e O*likowski (20*0) apresentam que focar as **n*es </line>
</par>
<par>
<line> da prát*ca para os est*dos organizac*onais *ignifica </line>
<line> uma grande *juda pa*a *e pe*ceber que </line>
</par>
<par>
<line> teorizar a prá*ica * a pró*ria prát*ca em *i. </line>
</par>
<par>
<line> Po*e-se d*zer que teoria e p*ática são aspe*tos q*e trabalham j*n*os (C*IA; </line>
<line> RASCHE, 201*), se*do que a efetivi*ade da **s**isa em estratégia c*mo prática está no *oco </line>
<line> e* que s* busca desenvolver tal *esqu*sa, e que, acima de tudo, há *árias alternati*a* para se </line>
<line> des*nvo*ver es*a ab*rdagem, s*jam elas e*istemológica, cie*tífica ou outras. </line>
<line> Infere-*e que * construtivismo *istêmico é uma epist*mologia o qu* s*gnific* que </line>
</par>
<par>
<line> n*nca há um* descr*ção final </line>
<line> par* um dete*minado f*nômeno, mas sim a </line>
<line> co*stru*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*nhecimento a ele *elacionado qu* *bre caminho para f*turas explorações. O co*stru*ivi*mo </line>
</par>
<par>
<line> é uma perspectiva promissora dos estudos em ciências sociais, </line>
<line> c*m as sua* própria* </line>
</par>
<par>
<line> d*finições sobre ontolog*a, e*istemo*ogia, e m*todol*g*as, com o* *eus </line>
<line> próprios *nteresse* e </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 4, ar*. 1, p. 03-13, jul./ago. 2015 </line>
<line> www*.*sa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. *. Maciel, M. C. A. Cap*lle, J. C. S*nto*, G. P. Ribe*ro, R. C. Campos </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> possibili*ade*, tend* u* gran*e *ot*ncial para o est*do da realidade vivencia** a </line>
<line> p*rtir </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> co*texto *o co*idiano voltad* aos an*eios ne*ess*dade* de um indiví*uo, *e um grupo * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *essoas o* de uma or*aniza*ão. N*sta relação *cre*cent*-s* o sócioculturalismo como o mei* </line>
</par>
<par>
<line> aonde a prática ocorr*; ist*, partir das inf*uências das relações pess*ai* e do contexto em a </line>
<line> que e*tas interações oco*rem. </line>
<line> Partindo do ex*o*to até aqui, se *ug*rem novos est*do* que correlac*o*em *s </line>
</par>
<par>
<line> ab*r**ge*s const*utiv*sta e sócioculturalista, uma </line>
<line> v*z q*e neste es*ud* elas foram </line>
</par>
<par>
<line> apresen***a* *e for*a *istint*. Al*m diss*, iden*ificou-se, tam**m, u*a e**as*ez de estudos </line>
</par>
<par>
<line> *a áre* </line>
<line> da *rátic* e estratégia como pr*tica em âm*ito nacional, s*ndo estes campos </line>
</par>
<par>
<line> p*omissor*s pa*a a c*ndução de pesquisas. </line>
</par>
<par>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> CHIA, *; MACKAY, B. Pos-processual challen*es fo* t*e emerging s*rategy-*s-prac*ice </line>
<line> p*rspective: **scovering strategy i* the logic of pr*ctice. Hu*an Relations. Sage </line>
<line> P*blications: Londres, p. 217-242, *007. </line>
<line> CHIA, *; R*S*HE, A. Episte*olo*ical *lternative* for resea*c*ing Strategy as Pr*ctice: </line>
<line> buildi*g and d*elling worldvi*ws. In: G*LS*R*HI, *. ROU**A*, *. SEIDL, D. </line>
</par>
<par>
<line> VAARA, E. (e*s.) The Cambridge *andboo* on Strat*g* </line>
<line> *s Practice. Cambridge </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersity Press: Cambridge, *p.34-45, *01*. </line>
</par>
<par>
<line> FELDMAN, M. S; ORLIKOWSKI, W. J. Theorizing Practice </line>
<line> and Practi*i*g Theory. </line>
</par>
<par>
<line> O*gan*zat*on Sci*n*e, 2*11. </line>
</par>
<par>
<line> GERG*N, K. J; JOSEPH, T. Organizati*nal *cien** in Postmod*rn Co*tex*. Jou*nal of </line>
<line> Applied *ehavioral Science, *. 3*, pp.356-378, 1996. </line>
<line> GRAND, S; RÜEGG-*TÜRM, J; VON AR*, W. Constr*c**vism e*iste*ologies in Strateg* </line>
<line> as Pr**tice res***ch. In: GOLSOR*HI, D; *OULEAU, L; SEI*L, D; VAARA, E. (eds.) The </line>
</par>
<par>
<line> Ca*bridge Handbook on Strat*gy as Practice. </line>
<line> Camb*i*ge University Press: Camb*idge, </line>
</par>
<par>
<line> pp.63-78, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> HOSK*N, D. M. *elling *ales of Relatio*s: Appreciating Relationa* *o*s*r*ctionism. </line>
<line> Or*aniz***onal *tudies. S*GE, pp. 30-*5. 2011. </line>
<line> *RLIK*WSKI, *. J. *rac*ice *n Research: phenomenon, perspectiv* *nd philosophy. In: </line>
<line> GOLSORK**, D; ROULEAU, L; SEIDL, D; VAARA, E. (eds.) The Cambridge Handbook </line>
<line> on Str*t*gy a* Practice. Cambridge Universi*y Press: Camb*idge, *p.23-33, *01*. </line>
<line> *ASCHE, A; *HIA, R. Res*arc*ing *trategy Pr*ct*ces: A Genealog**al Social Theor* </line>
<line> Perspective. Organization Stud*es. Sage Pu*lications: Londres, p. 71*-734, 2*0*. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 12, n. *, art. 1, p. 03-*3, jul./ago. *015 </line>
<line> www4.f*an*t.com.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Prática Nas Or*anizações A Partir De Um* Visão *ócio-Cu*tu*al*sta E C*nstr*tivis*a </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> RECKWITZ, A. To*ard a Theor* o* Social Practices: A **velopment in Culturalist </line>
</par>
<par>
<line> Theorizin*. </line>
<line> *uro*ean Journa* of **cial Theory. S*ge Publ**ations: Londres, p.243-263, </line>
</par>
<par>
<line> 20*2. </line>
</par>
<par>
<line> **LOMON, J. Th* Rise and F*ll of Const*u*tivism. Studies in Science Education, </line>
<line> 2*: 1-19. 1994. </line>
<line> SCHOMMER, P. C. Comu*idad*s de prát*** e art*culação de saberes na relaçã* entre </line>
<line> *niversidade e sociedade. FGV/EAESP, S*o Paulo, 341 p. 2005. </line>
<line> WENG*R, E. Commu**ties of practice. Lea*ning, meani*g a*d identity. New York: </line>
<line> Cambridge Univers*t* *ress, 199*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *e**sin*, v. 12, n. 4, art. 1, *. 03-13, *ul./ago. 2015 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)