<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 1*, p. 215-231, Mai./Jun. 2015
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.3.13
</line>
</par><par>
<line>
Vale Quanto Compra: Consum*, Contem*oraneidade E Subjetividade
</line>
<line>
It I* W*rth As It B*ys: *onsum**ion, Contempor**eity And Sub*ectivity
</line>
</par><par>
<line>
La*a Ver*s
</line>
<line>
*outora pe*a Universida** Esta*ual do Rio *e Ja*eiro
</line>
<line>
P*o*essora *a Universidade Fede*al *o Piauí
</line>
<line>
E-mail: la***eras@hotm*il.com.br
</line>
<line>
Carlos *endes Ros*
</line>
<line>
Doutorando *m Psicologia pel* Po*tifícia Univer*idade Cat*li*a do Rio d* *aneiro
</line>
<line>
*es*re pela Pont*f**ia Unive*sidade Católica *o *io de Jane*ro
</line>
<line>
Professo* do Instituto Bras*lei*o de Medicina *e Re*bi*itaç*o
</line>
<line>
E-mail: ca*lo*m*ndesrosa@*mai*.com
</line>
</par><par>
</page><line>
Endereço:L*na Veras
</line>
<line>
Universidade Federal *o Piauí, Campus M*n*s*r* Re*s Vel*oso, **enida Capitão Cl*r*, 382, C*ntro, CEP
</line>
<line>
64.*00-500, sa** 6, *arnaíba-PI, Brasil.
</line>
<line>
Ender*ço: Car*o* Mendes Ro**
</line>
<line>
R*a Ri*chuelo, 2*7/421 - Lapa 2**30-011 Ri* de Jane*ro, RJ, Bras*l.
</line>
<line>
Edi*ora-chefe: *ra. Marle*e Araú*o de Carva**o/Faculda*e Santo Agosti*ho
</line>
<line>
A*t*go recebido em 22/03/2*1*. Última *ersão r**ebida *m 23/03/2015. Aprovado e* 02/04/2**5.
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema T*iple Rev*ew: a) Desk Review pela Edit*ra-Che*e; * b) Double B*ind
</line>
<line>
Revie* (ava*i*ção *ega por dois a*aliadores da área).
</line>
<line>
Rev*são: Grama*ica*, N*rmati*a e de Formatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Ve*as, C. M. Rosa
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
R**UMO
</line>
</par><par>
<line>
Est* artig* objet*v* colo*ar em cena que vive*os e* uma sociedade e* que ser consumid*r
</line>
<line>
** to*na prerro*ativa para a *usc* da cidadani* e para a con*trução da identidade das
</line>
<line>
pes*oa*.Ut*lizando a metodologia de rev*são bi*lio*ráfica, este trabalho tem c*mo resulta*os
</line>
<line>
q*e, dentro d* lógica de uma sociedade de con*umidores, * *rocesso de mercantilização n*o
</line>
</par><par>
<line>
**on*ece some**e em *el*ç** a objetos * a serv*ços, mas s* estende a su*j*tivida*es e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pessoas. O consumo, co*o *t*vidade cent*al na vida do
</line>
<line>
hom*m **n*e**orâneo, se col*ca
</line>
</par><par>
<line>
como caminho pa*a o *lcan*e da feli*idade, que *stá sem*re projetada
</line>
<line>
em algo ainda não
</line>
</par><par>
<line>
alcança**, ainda não compr*do, mas em vias
</line>
<line>
de sê-lo. A não-*a*isfação *ovimenta
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
s*c*edade de consumo
</line>
<line>
que utiliza t*cnicas d* d*preciação de produt*s tão lo*o *les tenham
</line>
</par><par>
<line>
sido adquirid*s.Co*clui-se que *me*ge uma lógi*a de valori*ação do *o*o e ** vul*a*i**ção
</line>
<line>
do a*ter*o*, *ue a*ing* n*o som*nte b*ns materia*s, **s també* costu*es, hábi**s,
</line>
<line>
*elacionam*ntos, valores e a subjetiv*dade das pessoas.
</line>
<line>
Palavras chave: Co*sumo. Contemporaneidade. Su*jetividade. Identidade. Falta.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
</par><par>
<line>
T*is
</line>
<line>
article aims to
</line>
<line>
und*rstand th*t we *ive in * s*ciet* where being a
</line>
<line>
consumer **com*s
</line>
</par><par>
<line>
prerogat*ve to seek cit*zenship and the construction of ident**y of persons. Using *ethodology
</line>
<line>
of liter*ture r*view, this work has *he results, in according to the *ogic of * con*umer society,
</line>
</par><par>
<line>
the commo*ificat*on
</line>
<line>
process *oes
</line>
<line>
not hap*en
</line>
<line>
on*y in r*latio* to objects
</line>
<line>
and service*, but it
</line>
</par><par>
<line>
extends to th* pe*ple and subje*tivities. Consumpti*n as a centra* activity in co*temporary
</line>
<line>
man'* lives is placed as a **th to achieve *appiness, alw*ys projected into som*t*ing no* y*t
</line>
<line>
achieved, not purcha*ed, but on t*e way to be. Thus, the *on-s*t**faction drives *he con*umer
</line>
<line>
soci*ty usin* depreciation of techn*ca* p*odu*ts as soon *s they have been a*qu*red. E*erges
</line>
<line>
a logi* of *alua*ion of ne* an* debasement of t** old thin**. Such logic aff*c*s material, *ut
</line>
<line>
a*so **e mores, habits, re*a*ionships, values and subj*ctivity in g*neral.
</line>
<line>
Keywor*s: Consum*tion. Conte*po*ary. *ubjec*ivity. Identi*y. Lack.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 12, *. 3, art. *3, p. *15-2*1, Mai./Jun. 201*
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Va*e *ua*t* Comp*a: Consumo, *ontempor*neidad* E Subjeti*idade
</line>
<line>
217
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*ste artigo *bjetiva *olocar em cena que vive**s em uma soci*dade em q*e ser consumidor
</line>
<line>
se torna prerrogat*va para a bu*ca da c**ad*nia e para a con*trução ** *denti*ade das p*ssoas.
</line>
</par><par>
<line>
Em detrimen*o de u*a *xistên*i* co*o ci*adão, * p*ra a construção da
</line>
<line>
identidade da*
</line>
</par><par>
<line>
pessoas. Dentr* *a lógica de uma so*iedade de co*sum*dores, * *r*cesso de me*cantiliz*ção
</line>
<line>
não acontec* so*ente em relação a objetos e * ser*iços, ma* se estende a *ubjetivid**es e a
</line>
<line>
pe*soas, de m*do que * consumo, como atividade centra* na vid* *o homem cont*mporâ*e*,
</line>
<line>
** c*l*ca co*o *aminh* imperativo *ara * al**nce da feli*idade, que está sempre projetad*
</line>
<line>
em *lg* ainda não alcançado, ainda nã* comprado, ma* em vias de sê-lo.
</line>
<line>
2 REFER*N*IA* TEÓ*ICO
</line>
<line>
2.1 Cida*an*a e C*n**mo: intersecçõ*s * exclusões.
</line>
<line>
A Declara*ão Universal dos Dir*it*s *umanos, *ocu*ento assi**do *e*as Nações
</line>
</par><par>
<line>
U*i*as em 1948, tem
</line>
<line>
no se* pre*****o a cons*deração de que: "O reconh*cimento
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
dignidade inerente a todos ** membros da **m*lia hum*na e de se*s d*rei*o* *guais
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*aliená**is é o funda*ento da liberdade, da j*stiça e da p** no *u*do." L*go adiante, em
</line>
</par><par>
<line>
seu A*tigo I, afi*ma qu*: "Todos os ser** humanos nas*em livres e i*uais em dig*ida*e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*i*ei*os" (ONU, 1948). Cont**o, *pesar da ênfas* d* *al docu*ento *a ig*aldade *ntre **
</line>
</par><par>
<line>
p*ssoas, uma c**egori* *elas vem recebendo m*ior ate*çã* e auxilio *a proteção de se*s
</line>
<line>
direitos, *ão os consum*d*re* ou a *aceta co*sumi*ora das pesso**.
</line>
<line>
N* *rasil, a *onstituição da Re*úblic*, em s*u artigo 5º, *ambém *f*rm*: "*odos *ão iguais
</line>
<line>
perante a le*, sem *istinção de qu*l*uer *atur**a". Porém, a cr*ação d* *ódig* *e Defesa *o
</line>
</par><par>
<line>
*on*u*idor, em 1990, nos faz p*rceber que um seg**n*o den*re *s pe*so*s merece
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
*ro*eç*o adic*ona* ** Estado, t*ata-se do co*sum*dor.
</line>
</par><par>
<line>
O referido código brasileiro define consu*idor, *m seu artigo 2º, como: "Toda pess*a
</line>
</par><par>
<line>
física ou jurídica
</line>
<line>
q*e adquire ou utiliza p*oduto ou *erviço como
</line>
<line>
desti*at**io fina*."
</line>
</par><par>
<line>
(B*ASIL,
</line>
<line>
1*90). Órgã*s de defe*a
</line>
<line>
d* c*n*umid*r, ligado*
</line>
<line>
ao p*d*r jud*ciário, têm
</line>
<line>
seus
</line>
</par><par>
<line>
t*lefones
</line>
<line>
frequ*ntem**te di**l*ado* *os meio*
</line>
<line>
d* comuni*ação e há incenti*os *ara
</line>
<line>
*ue *s
</line>
</par><par>
</page><line>
pes*oa* busquem fazer valer seus direit*s de **n*umidores. Há, inc*u*ive, uma re**nte lei, de
</line>
<line>
número *2.291, de 20 de *ulho de 2010, pub**cada em *iá*i* Ofic*al da Un*ão *m *1.07.201*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 3, art. **, p. 215-23*, *ai./Ju*. 2015 www4.f*a*et.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Ve*as, C. M. Rosa
</line>
<line>
*18
</line>
</par><par>
<line>
*ue torna o*rigatór*a a ma*u*e*ção de um *xemplar do *ódig* de Defesa do Consumidor nos
</line>
<line>
es*abelecimen*os *ome*cia*s e de pres*ação d* serv*ços.
</line>
<line>
Interessante é perceber que, ap*s*r de, como pess*a, contarmos com d*reito* *mplo* e
</line>
</par><par>
<line>
igualitários, *esc*itos e* *ocumentos e leis n*cio*ais int**nacionais, é * uso dos e
</line>
<line>
di*eitos
</line>
</par><par>
<line>
comerci*i*, assegurado* aos *o**umidore*, que tem mais se dis*eminado e e*etiv*do *a no*sa
</line>
<line>
sociedade. *erc**e-se *ue, atualmente, q*em comp*a alg* tem ma*o* *acilidade de reivindicar
</line>
<line>
suas garantias e* relação a* produto *onsu*ido do que * p*sso* que reivi*dica nã* um
</line>
<line>
*rodu**, mas *m direito hu*ano.
</line>
</par><par>
<line>
É *ít**o que s* p*de,
</line>
<line>
com mai*r f*cilidade, acessar a justiça sobre a deficiênc** d*
</line>
</par><par>
<line>
serviços
</line>
<line>
*d*caci*nais ou de
</line>
<line>
saúde con*ratados
</line>
<line>
por a*guém, *u *eja, **o*utos e serviços.
</line>
</par><par>
<line>
**nd* "produto" d**i*id* c*mo: "qualq*er
</line>
<line>
b*m, *óve* ou im*vel, mate*ial ou *material" e
</line>
</par><par>
<line>
serviço co*o: "qualquer ati*idade fo*necida no
</line>
<line>
mer*ado de con*umo medi*nte
</line>
</par><par>
<line>
rem**eração", no terce*ro a*tigo
</line>
<line>
do Cód*go de Defesa do co*sumidor (BRA*IL, 199*). *o
</line>
</par><par>
<line>
entanto, é possível o questionamento se a justiça teri* * mesm* cel*rid*de ao tratar a denúncia
</line>
</par><par>
<line>
de um c*dadão
</line>
<line>
*rasileiro sobre o
</line>
<line>
não cumprimento d*s se*s d*rei*os à *ducação * à saúde
</line>
</par><par>
<line>
gratuita* * sere* **rantid*s pelo estado.
</line>
<line>
* *nt*opólogo arg*ntino Nésto* Canclini discu*iu com detalham*nto as ques*ões a*ui
</line>
</par><par>
<line>
levantadas, *m sua
</line>
<line>
publ*caç*o Consumido*es e cidadã*s, oportunidade
</line>
<line>
*m que ten*ou
</line>
</par><par>
<line>
e*tender como as modif*cações *o c**su*o influ*nc*am a forma de a* pes*oas exercerem sua
</line>
</par><par>
<line>
c**adania. Constatou, ai*da, *ue
</line>
<line>
questionamentos pró*rios a*s
</line>
<line>
cidadã*s, a *espeito
</line>
<line>
de seu*
</line>
</par><par>
<line>
di*eitos e representantes, por exem*lo, não *êm m*i* resp**tas or*u*da* dos process**
</line>
<line>
democráticos ou movi*en*os sociais, mas a parti* d* consumo e dos meios de **m*n*cação
</line>
<line>
em m**sa (CAN*LINI, 2008, p.29).
</line>
<line>
V*ve*os em uma *ociedade e* que s*r consumidor se torna prerrogativa para a busca
</line>
</par><par>
<line>
da cida*an*a e
</line>
<line>
pa*a a con*t*ução da
</line>
<line>
i*en*idade das pessoas. * consum* * cada vez mais
</line>
</par><par>
<line>
imp*r*ante n* função ident*tária, obse*va Lip*vetsky (2*07), justamente em u* mom*n*o e*
</line>
<line>
que as tradi*õ*s, a polít*ca e a religião tem tid* menor peso nesse proces*o. A*sim, *s p*ssoas
</line>
<line>
reve*am quem sã*, não m*is por suas concepçõe* par*idárias, por suas cr*nç*s religio*as *u
</line>
<line>
culturas regionais, mas p*lo que *onsomem, incluindo os objetos que c*mpram como tam*é*
</line>
<line>
os *stilos de vida e s*gn*s que adqu*re*.
</line>
<line>
Centrando um p*uco m**s * *uestão nos sujeitos, o soció*ogo norte ameri*ano
</line>
<line>
Featherstone (1992) afirma q*e a *tual cul*ura do consumidor se prende a uma *oncepç*o de
</line>
</par><par>
<line>
*uto pre**rva*ão
</line>
<line>
do
</line>
<line>
cor*o, *ncoraj*nd* os s*jeitos a ad*tarem e*t*at*gia* instrumentais
</line>
</par><par>
<line>
(c*merciais) de com*ate à deterioração
</line>
<line>
e decad*n*ia f*sicas.T*is e*trat*gias são *empre a
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina, v. 12, n. 3, art. 13, p. 215-231, *ai./*u*. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Val* Qu*n*o C*mpr*: Con**mo, *ontempor*nei*ade E Subjetividad*
</line>
<line>
219
</line>
</par><par>
<line>
aplaudidas pelo pod** público, q*e vê nesse cená*io a ***sibilid*de *e redução de gastos *om
</line>
</par><par>
<line>
a saú*e, à custa da *eed*caç*o d*s
</line>
<line>
cidad*os no *entido de evitar a *egligência corpora*. O
</line>
</par><par>
<line>
autor *onder* ainda que embutida ne*sa noção de preservação se
</line>
<line>
en*ontra ide*a de a
</line>
<line>
corpo
</line>
</par><par>
<line>
como ve*culo de praze* e ca*ita* soc*al. O autor a**rma que uma das *aracterísticas princi*ais
</line>
<line>
do noss* *emp* é a trans*ormação do* as*ectos c*tidian*s das vidas particul*res em uma obra
</line>
<line>
d* arte, c*m* *ma *aró*ia ou **a deturpação.
</line>
<line>
Com* no i**nico título do livro de Clarice Lispe*tor, "A Hora da Estrel*", onde a
</line>
<line>
perso*agem, tão ou *ais depauper*d* que a maio*ia do* *rasil*i*os, son*a em ser alguém
</line>
</par><par>
<line>
para algu*m. *u ****, daqu*le
</line>
<line>
que é contemplad*
</line>
<line>
hipnot*ca*ente
</line>
<line>
através dos di*eren*e*
</line>
</par><par>
<line>
veículos de expressão da *od*rnidade, *ot**ame*te a internet (ROSA; ZAMOR*,
</line>
<line>
2012).*e*se sentido, tanto os re*íduos *a cul*ura massifi*a*te, **anto *s me*cadorias
</line>
</par><par>
<line>
degradadas (e degradantes) do
</line>
<line>
*onsu*ismo, podem se* coloc*das na categor** de *bras de
</line>
</par><par>
<line>
arte, se*uindo um intric*do processo de estetização *a vid* *otidiana, capitaneado pela m*d*a
</line>
<line>
e p*la cul*ura do descartável
</line>
<line>
Exis*imos, entã*, em uma sociedade de **nsumidore*. A Professora Maria Fátima
</line>
<line>
Severiano *ambém confirmou essa asse*tiva quando observou, em *m anúncio publicitári*, a
</line>
<line>
refo*mulação de co*h*c*** dit*do p*pular pa*a um novo formato: "Diz-me com o que andas e
</line>
</par><par>
<line>
te
</line>
<line>
direis
</line>
<line>
q*em
</line>
<line>
*". A troca do quem pelo o qu* re*lete, afirmou Severiano (2010, *.*21), o
</line>
</par><par>
<line>
pro****o *e cois*f*caç*o
</line>
<line>
das subjeti**dades e a p*ralela *bjetif*ca*ão das pessoas, *mbos
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
processos media*os pel* co*sumo.
</line>
<line>
Dentro da ló*ica de um* s*cieda*e de consumidor*s o processo de mercantilização
</line>
</par><par>
<line>
não a*onte*e som*nte em *ela*ão a objetos * serviço*, ma* se estende a subjeti*idades e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pessoas. A trans*orm**ão das pesso*s em *erca*or*a,
</line>
<line>
* u*t í t *l *
</line>
<line>
de publicaçã* do filósofo
</line>
</par><par>
<line>
B**man (20*8, p.2*), *ropicia, seg*ndo este a*tor,
</line>
<line>
uma versão m*difica*a do co*ito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Descartes, que hoje so*r** melhor co*o: "Comp*o, logo so*".
</line>
<line>
A sub*e*ividade construída com base *o c***umo nos treina tanto *ara a escolha de
</line>
<line>
prod*t*s que mai* nos atr*em, com* n* *ne*ação de a*rativo* em nós mesmos *a con***ão de
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutos à escolha dos
</line>
<line>
*utros. No *rocesso de se ex*or, som*s **ientados a que
</line>
</par><par>
<line>
ca*acter*s*icas nossas pod*m mais i*teressar *o mercado de empre*os ou aos nossos parceiros
</line>
<line>
e* relacionamentos afetivos * sexuais, ou seja, *os noss*s consu*ido*es. De modo que o *ue
</line>
<line>
co*p*amos se r*flete em como nos vend*m*s, ou em n*ssa "c*ta*ão" no mercado.
</line>
<line>
Na l*nguagem mercadoló*ica, o q*e compra*os "*grega valor" a nós mesmo* como
</line>
<line>
pro*utos. *a*man (2008, *.76) tra*ou d*sta questão apontando * p*oc*sso de com*difi*ação
</line>
</par><par>
<line>
d*s pessoas: "Os membros
</line>
<line>
da so*ie*ade de consu*o *ão el*s própr*os *erc*dorias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 3, art. 13, *. 215-231, Mai./Jun. *015
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. V*r*s, C. M. Rosa
</line>
<line>
220
</line>
</par><par>
<line>
con*umo, e é a qual*dad* de ser uma m*rcad**ia de consumo que os torna *embros
</line>
<line>
aut*ntico* *essa *ociedade."O ser *ercadoria ser*a objetivo mais importante na soc*edade de
</line>
<line>
consum* do que a satisfação de necessidades e desejos * *art** do consumo, satisfação *ss*
</line>
<line>
*unca *lcançada, pois sempre, e celeremente, há um novo objeto de consumo se ca*di*a*and*
</line>
<line>
a satisfazer o *o*sumidor.
</line>
<line>
E*sa a*bivalência decorre do fato de ser * mesmo mercado que vende soluç*es par* o
</line>
</par><par>
<line>
*o*tentament* do *onsumidor
</line>
<line>
que se en*arrega de de**ituir es*e *oder da mer*ador** já
</line>
</par><par>
<line>
conquistada. A fel*c*dade é sempre projetada e* alg* ainda não alcançado,
</line>
<line>
ainda *ão
</line>
</par><par>
<line>
co*prado, m*s em via* de sê-lo. Assim, a não-satisfação movimenta a sociedade de consumo
</line>
</par><par>
<line>
que ut*liza técnicas de de*reciaç*o d* produ*o* *ão *ogo *les tenham sido
</line>
<line>
adquiridos. As
</line>
</par><par>
<line>
emp*esas *ançam, a int*rva*os *a*a vez menores, novas versões d* seu* p*od*tos, d**in*indo
</line>
<line>
o valor d* troc* * altera*do o valo* si*no dos *nteriores (BAUDRILLAR*, 1**0).
</line>
<line>
Essa desqualif*caç*o da mercad*ria já foi descrita por Ma*x e * um *rocesso que tem
</line>
<line>
se inte*sificado.*s primeira* tentativas nesse sentido envo*vera* o plan*jam*nto de produt**
</line>
</par><par>
<line>
mais frá*eis, *om menor durab*lidade física
</line>
<line>
e
</line>
<line>
*ue demandass*m prema*uras sub**ituições.
</line>
</par><par>
<line>
*oje, esse processo pr*scin*e
</line>
<line>
d* f*agil*da*e material do prod*to, seu
</line>
<line>
o**olet*smo pod* *er
</line>
</par><par>
<line>
conquistado * pa*tir *a d*fama*ão d* sua *magem.
</line>
<line>
Bau*an (2*08, p.31) também a*ord*u essa questão, *on*iderando como p*rte da
</line>
<line>
est*atégia de mar*e*ing de um produ*o sua curta expecta*iva de *ida e utilidade, *e forma que
</line>
</par><par>
<line>
os consum**ores se*iam c**ocados tan*o dia*te d* seduç*o de novas
</line>
<line>
o*ert*s, co*o,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
principalmente, d* d*fam*ção **s ant*ga*, dim*nuindo con*ide*avelm**te o te*po de giro do
</line>
</par><par>
<line>
*apita* atra*é* *a urgência do des***te e d* substitu**ão. Exemplo*
</line>
<line>
desse
</line>
<line>
artifício es*ão por
</line>
</par><par>
<line>
*od* p*rte, as m*n**doras de a*tomóveis *ue,
</line>
<line>
por veze*, demoravam uma
</line>
<line>
década
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
mo*ifica*em seus mo**los ag*ra *s modificam anualm*nte, a*tera*do, inclusive, * ca*endário
</line>
<line>
e a nossa p*rcepção de tempo, p**s na metade de um ano *á é lança*o um mo*elo de car*o do
</line>
</par><par>
<line>
ano seguint*, fazendo felize*
</line>
<line>
*s consumidore* que
</line>
<line>
p*r**em a*r*d**ar t*rem ***to
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
verdadeir* "viagem no tempo", compran**, em meados de 201*, um carro "mode*o 2015". A
</line>
</par><par>
<line>
fe*icidad*, porém, dura
</line>
<line>
p*uco, pois o breve lançamen*o de novas tec**logias e detalhes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ac*bamento e design podem fa*er d* *eu
</line>
<line>
"carr* do futuro" a demonstr*ção de sua
</line>
</par><par>
<line>
desatualizaç*o.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. 215-231, Mai./Jun. *0**
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vale Qua*to Compra: Consumo, Contemporaneidade E Subjetiv*d*de
</line>
<line>
221
</line>
</par><par>
<line>
2.2 "Desejo, *ecessidade, v**t*de."*
</line>
</par><par>
<line>
O fil**ofo Bauman condensou *ss*s observações aqui dispos*as qu*ndo observo*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fluid*z *o consumo na
</line>
<line>
contemporaneida*e,
</line>
<line>
a*irmando sobr* o p*o*esso de ob*oletização
</line>
</par><par>
<line>
p**nejad*: "*ã* é a criação de *ovas necessidades, mas o d*s*rez* pelas **cessidades
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ontem e a ridicul*riz*ção e d*turp*ção de **u* objetos, agora passés." (BAUMAN, 2008,
</line>
</par><par>
<line>
p.127). *s*e mesmo pr*cesso * d*nominad* p*r Harvey d* "destruição *riativa",
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ompetiçã* do mercado leva salto* de i****ção; poré*, segundo o aut*r: "O e*ei*o da a
</line>
<line>
inovação contín*a é, no e**anto, desvalorizar, senão des*ruir, investimentos e hab**idades *e
</line>
<line>
traba**o* p*ssados" (HARVE*, 2008, p.10*)
</line>
<line>
Deve-s* p*rc*b*r que ess* *ecanismo não at*ng* somente *rodutos de consumo
</line>
<line>
palpávei*, mas *ambém *s*il*s de vida, valores, *o*tumes, prát*cas e relacio**mentos. *ssa
</line>
<line>
form* ** controle soc*a*, *xer**da d* maneira refinad* pe*o sistema ca*italista, fari* parte,
</line>
</par><par>
<line>
segundo Severiano (2**0,
</line>
<line>
p.14), de *m* dia*ét*ca perversa pois, segundo ela: "* lógica
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mercado, ao mesmo tempo *u* promete (p*la realiza*ão imaginária *os desejos) c**pletude
</line>
<line>
e felic*dade, também frus*ra * nega (*em explicitar) a obtenção dess* i*eal".
</line>
<line>
Podemos pensar também que a lógica *o merc*do, sutilmente,*a* *quivalência e*tr*
</line>
</par><par>
<line>
compr*/*q*isição de *rodutos * satisfaçã* de nece**ida*e*, enquanto, na v*rda*e n*o
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
tratam de reais **cessidades, muito *ais
</line>
<line>
de
</line>
<line>
demandas c*iadas
</line>
<line>
por ess* mesmo m*rc*do.
</line>
</par><par>
<line>
Podemos a*ticu*ar a lógica da soc*ed*de espetacular como coração *a irrea*idade da sociedade
</line>
<line>
real (DEBORD, 2000). Sob todas *s s*as *ormas particulares de informação, propaga*da ou
</line>
</par><par>
<line>
consu*o diret*
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
entretenimento, o
</line>
<line>
espetá*ul* constitui o mo*e*o pre*en*e da vida
</line>
</par><par>
<line>
s*cialme*te dominante. *o*na-se, a cad*
</line>
<line>
*ia, a a*irmação on*presente d* e*colha *á fe*ta na
</line>
</par><par>
<line>
produção, e n* seu corolá*io máximo o c*nsu*o.
</line>
<line>
A publicidade potencializa os lucros c*m o c*nsumo e foi grande responsável pela
</line>
<line>
desvinc*lação ent*e * ato de co*s*mir algu* produto e a ne*essidade q** o consum*d*r ter*a
</line>
</par><par>
<line>
de tal merca*oria. Com a pop*lação
</line>
<line>
co*prando o que realmente prec*sava
</line>
<line>
as margens de
</line>
</par><par>
<line>
*ucr* ch*gariam a um limite e a *otativ*da*e s*ri* baixa, porém o aumento da prod*t*vi*ade
</line>
<line>
obti*o com a revolução indus*ria* dem*n*ava aumento n* co*sumo. Des*a forma, * *magem
</line>
</par><par>
<line>
da *e*cadoria foi *e tornando progressi**mente mais v*ndável do que p*óprio *rod*to, o
</line>
</par><par>
<line>
segundo Lipovetsky (20*7), * ideol*gia *as necessidad*s fo* substituída *or uma **gic*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 1*, n. 3, art. 1*, p. 215-23*, Mai./*un. *015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Veras, C. M. Rosa
</line>
<line>
222
</line>
</par><par>
<line>
diferenciação soci*l; o fundamental não era o objeto *m si, m** o prestígio, o reconhecimento
</line>
<line>
e * status que estavam ligados à sua compra.
</line>
<line>
Percebe-se, e*tretanto, que, n* conte*por*neid**e, o *ons**o não é so*ente liga*o à
</line>
<line>
satisfação de necessidades, à ostentação de status ou d*ferenciação, **s tam*ém a aspectos d*
</line>
<line>
satisfação subjetiva. O consumo, a*ualme**e, é forte co*pone*te ide**itár*o do homem; o que
</line>
</par><par>
<line>
cons*mimos passa a *os significar, não se referind* **enas a um ext**to social, mas a
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
estilo de *i*a, obse*vam Seve*ia*o e Estramiana (2006).
</line>
</par><par>
<line>
Na co*temporaneidade assistimos à ins*alação de *m
</line>
<line>
nov* *odo de consumir,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
consumo ostentatório também ce*e espaço ao *onsumo experienci*l, por sua vez
</line>
</par><par>
<line>
esp*ta**larizado. É pro*agado que os objetos v*ndido* pode*
</line>
<line>
não só *ar mostras de sua
</line>
</par><par>
<line>
posiçã* s*cial, mas também propo*cionar emoções e sensações fe*iz*s aos seus po*suidor*s.
</line>
<line>
A atração é focaliz*da **s promess*s d* que o produ*o pode *xecutar não só a função
</line>
<line>
a qu* s* pr*sta, co*o t*mbém ele tra* em si experiência* *e pr*z*r, juventud* e be*eza. Sobre
</line>
</par><par>
<line>
es*e momento do consumo, L*pov*tsky (2007, p.39) *firmo*
</line>
<line>
q*e: "As satisfações soci*is
</line>
</par><par>
<line>
d*ferenciais permanecem,
</line>
<line>
mas co*o uma *ot*vação en*re outras na *usca pela feli*id*de
</line>
</par><par>
<line>
p*ivada", e per*eb*u *ma so*iedade que substituiu a coer*ão *ela *eduç*o * o dever *elo
</line>
<line>
hedonis*o.
</line>
<line>
O exempl* de duas p*o*agandas mu**o conhecidas e*tre os brasileiros *ode deixar
</line>
</par><par>
<line>
*lar* *ssa mudança, uma
</line>
<line>
mais anti*a
</line>
<line>
do choc**ate "baton" *u*ra *ais atu*l *a re*e de e
</line>
</par><par>
<line>
supermerc*dos "Pão de Açúcar". O comercial mais anti*o mo*trava uma criança de po*** do
</line>
</par><par>
<line>
o*jeto *endido (o chocol*t* ba*on) e simulava uma hipnose
</line>
<line>
do consumidor com o s*g*inte
</line>
</par><par>
<line>
texto:
</line>
</par><par>
<line>
Amiga dona de cas* olhe fixame*te ne*se d*licioso chocolate, toda v*z que a
</line>
<line>
*enho*a sair co* o seu f*lho vai ouv*r mi**a voz *izendo: *o*pr* b*ton, co*pre
</line>
<line>
b*ton, s*u filho merece baton\, ag**a a sen*o*a vai acordar, *as vai co*tinuar
</line>
<line>
ouvi*do a minha v*z: \compre baton, compre bato*...
</line>
<line>
O comer*ial *o chocol*te que "*ip*otiza" é di*igido às mães, mu*heres, por sua vez
</line>
<line>
colo*adas *o lugar *e donas de casa. O *bjeto é o centro da public*dade, o t** impe*ati*o é
</line>
<line>
presente, assi* *omo o caráter de dever moral da c*mpra, e*b*tido na assertiva: "seu fi**o
</line>
<line>
merece".
</line>
</par><par>
<line>
Outr* publicidade, esta atualmente veicula na mí*ia, promove **a rede
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
super*er**dos com o questio*amento: "O
</line>
<line>
que fa* v*cê *el**?" ao *ual s* seg*em v*rias
</line>
</par><par>
<line>
re*post** que seduz*m *el* hedonismo. O pr*du*o ve*dido não é mos*rado, nem os preços ou
</line>
</par><par>
<line>
outr* justificat*va fun*ional ou de d*f*rencia*ão social, a ênfase *e*ai sobre as sensaçõe*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. *2, n. 3, art. 13, *. 215-2**, Mai./*un. *015 *w**.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vale Quanto Com*ra: Consumo, Co*tempor*neidade E S**jetividade
</line>
<line>
223
</line>
</par><par>
<line>
prazer con*icio*adas * image* da ma*ca, são exibidas cen*s *e pessoas sor**ndo, em viag*ns,
</line>
<line>
*m situações d* laz*r * de i**eraçã* social. Dessa form,a percebemos q*e o que se vend* não
</line>
<line>
é m*i* u* produto, mas um e*til* *e v*da, um conceito ou uma visão de mun*o associados à
</line>
</par><par>
<line>
ma*ca essa
</line>
<line>
tem sido
</line>
<line>
**a das f*rmas pela
</line>
<line>
qu*l o *onsumo constr*i nov*s
</line>
<line>
estra*égias
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
crescim*nt* e diversifica*ão. O n**o co*sumidor *ão seria m*is hi**oti*ável, ele transi*a
</line>
<line>
entre as ofer**s do mercad*, "zapeando" as coisas na esperan*a de "za*ea*" sua p*ópria vida.
</line>
<line>
(*IPO*ETSKY, 2007, p.*0).
</line>
<line>
2.3 "A gente n*o quer só dinheiro, * gente qu*r dinh*ir* * felicidade."2
</line>
</par><par>
<line>
O co*su** como *tividade cent**l na vida
</line>
<line>
do ho*em
</line>
<line>
contemporâneo se c*loca
</line>
</par><par>
<line>
t*mbém com* caminho par* o alcance *a felicid*de.O tema da f*lici*ad* tem s*do disc*tid*
</line>
<line>
*tua*m*nt* perante o *rog*essivo carát*r de obrigação que tem assumido em nossa s*cied*de,
</line>
<line>
vive-se um verdadeiro "imper*tiv* ** felicidade". A* formas de alcance deste "estado" são
</line>
</par><par>
<line>
ligadas à reprodução de
</line>
<line>
e*tilos de vid* pré-d*term*n*do* pela mídia e
</line>
<line>
en*olvem algu*a, ou
</line>
</par><par>
<line>
va**adas, f*rmas
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
cons*mo. De maneira que
</line>
<line>
podemos s*r fel*zes viaj**do, frequentando
</line>
</par><par>
<line>
shop*ings, *sando lanç*me*tos em cosméticos e ma*uiagens, vest*ndo *oupa* da moda,
</line>
</par><par>
<line>
obtendo o c*r*o
</line>
<line>
desejado a partir de *rata*entos estét*cos e cirurgi** plásticas, adquirindo
</line>
</par><par>
<line>
art**os e*etrônicos *e úl*ima gera*ão, indo a ci*emas e
</line>
<line>
teatros, *s*ndo med*ca*entos
</line>
</par><par>
<line>
antidep*ess*vo* e *st*mulantes o* pela util*za*ão d* droga* lí*i*as e ilícitas.
</line>
<line>
Enfim, são incontáveis a* fo**as h*j* propostas para o *lcance da *elicid*de, porém
</line>
</par><par>
<line>
quase todas são ligadas ao consumo. S* vivemos em
</line>
<line>
uma era, d*nominada por Frei*e Filho
</line>
</par><par>
<line>
(201*, p.*7) co*o "*ra da felicidad* *omp*ls*va e *ompulsória", e * cam*nho apo**ado par*
</line>
<line>
* c*nquista da felicidade é o consumo, tem-se a insuflação **ntínua des*e com* única v*a de
</line>
</par><par>
<line>
satisfaçã* deste pro*et*. Ess* *uestão t*mbém foi **scutida por Birman (2010,
</line>
<line>
p.27), q*e
</line>
</par><par>
<line>
afirmou: "O mandat* de serfeliz, custe o q*e cu*t*r, se colo*a hoje efetivamente, na cena da
</line>
<line>
**n*empor*neid**e, como uma *eman*a inequívoca.". Pa** *st* autor a *em*nda pe*a
</line>
</par><par>
<line>
obrigatorie*ade d* *er feliz *eria uma conse*uên**a de *u*stõ*s originadas do
</line>
<line>
projeto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
modern*dad*. É i*po*tante d**t**a* que o que se coloc* em questão, aqui, n*o * **t*i*amente
</line>
</par><par>
<line>
*ma crít*ca à busca da felici*ade, mas os tra*et*s
</line>
<line>
que nossa sociedade aponta com* únicos
</line>
</par><par>
<line>
para sua obte*ção.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*e*. FSA, T*res*na, v. 12, n. 3, ar*. *3, *. 215-231, Mai./J*n. 2015
</line>
<line>
www4.*san*t.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *eras, C. M. *osa
</line>
<line>
224
</line>
</par><par>
<line>
O *on*umo tem, inclu*ive, sido *sad* com* o própri* índice de felicidade. No B*asil,
</line>
</par><par>
<line>
o cres*imento econô*ic* aceler*do nos últimos *nos pe*mitiu *mp*ia*ão a
</line>
<line>
do
</line>
<line>
*ode r de
</line>
</par><par>
<line>
c**pra de um* parcela da p*pulação
</line>
<line>
que antes
</line>
<line>
não po*su*a
</line>
<line>
essa po*sibil*dade e
</line>
<line>
*ssa
</line>
</par><par>
<line>
*odificaç*o fo* associada * um c*nseq*e*te a*m**to *a sen*a**o de *em-estar e **li*idade.
</line>
<line>
Essa correlaç*o *oi motiv* *e maté*ia esp**ial e de capa em revis*a brasilei*a de grande
</line>
</par><par>
<line>
*irculação no pa*s, a m**chete afirmava: "Nunca fomos tão
</line>
<line>
feli*es: **asileiros são t*mados
</line>
</par><par>
<line>
*elo sent*mento de bem-*star, comprando mais carr**, v*ajando ma*s, adquirindo * casa
</line>
<line>
própria e *ealiz*ndo sonhos até então *nating*v*is (E*ITORA 3, 2010).
</line>
<line>
Durante tod* a ma*éria *a revist* não s* tra*ou de *erificar se os di*eitos sociais *essa*
</line>
<line>
pessoas esta*a* sen*o garantidos *e f*rma plena, se ela* possu**m **ucação e saúde públ*ca
</line>
<line>
de bom nível, se o* seus *irei*os trabalhistas e prev*denc*ários estavam sendo cu*pridos, se
</line>
<line>
podiam *o*tar com esp*ços *úblic*s de *azer e ne* avaliara* questões ligadas * segurança
</line>
<line>
ou ao transpo*te pú*lico, o que dizer d* questões relaciona*s e existenc*a*s. Um úni*o índ*ce
</line>
<line>
aumen*ado, o d* poder de comp*a, foi ap*ntado de *aneira absoluta c*mo po*encia*izador
</line>
<line>
dessa "fel*cidade".
</line>
<line>
Ao vive**os em uma sociedad* que tem no consumo sua m*la me*tra, * consumidor
</line>
<line>
passa a exercer importante papel regulatório na econ*mia, no c*mércio e *o *róprio Estado,
</line>
<line>
que o obse*va *inucio*amente, *ois de*e *ão depe**entes. A image* de "consum*d*r rei" é
</line>
<line>
co*struída e alim*ntada, pretende-se dar a **e u*a i*eia de poder, co** sugere a máxim*: "O
</line>
</par><par>
<line>
clien*e se*pre tem *azão", fazê-lo crer
</line>
<line>
que
</line>
<line>
está *o
</line>
<line>
co*ando
</line>
<line>
*e *uas e*c*lh*s. Porém,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
multip*icidade de
</line>
<line>
possibilidad** de *scolha of*recid* ao c*nsumidor pode *nduzi-*o, na
</line>
</par><par>
<line>
ver*ade, * uma i*usão de pode*, po*s não está *nt*e suas al*ernativ*s a "não *sco*ha"
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
escolh*r o q*e ser* p*sto a sua escolha.
</line>
</par><par>
<line>
Um exemplo da s*tuação unidimension*l po* qual passa o ho*em que tem
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
consumo o únic* ca*inho para seu reconhe*imento como indiví*uo é a criação da As*o*iação
</line>
<line>
de Deve*or*s Anônimos, se*ui*do o modelo do* A*co*lic*s **ôn*mos. Um g*upo d* pessoas
</line>
<line>
que se propõem a ajuda* ou*ras em igu*l s*tuação de vítimas d* ** c**sumo *e*enfrea*o q*e,
</line>
<line>
ao me*mo te*po em que é fon** de *ra**r, t*mbém origina *ofri*en*o. O sit* da associação
</line>
<line>
orien*a a não faz*r uso de crédit* e evitar shopping*, porém, se *ão f*r po*sível, apresenta
</line>
<line>
uma estratégia inusi*ada: levar uma sacola vazia.
</line>
<line>
O argu*ento * q*e andar com a *al saco*a cont*ria o *mpulso da c**pra, segundo um
</line>
</par><par>
<line>
dos par*icipantes afi*ma: "é como *e tivesse dizendo
</line>
<line>
e* comprei
</line>
<line>
algo, e me sinto bem".
</line>
</par><par>
<line>
In*cialmen*e, *o *er a orient*ção *o sit*, imaginei qu* o ato de po*t*r a sacola estaria *igado a
</line>
</par><par>
<line>
uma ne*essid*de social de mos*rar ao* ou*r*s s*u po**r ** compra, no entan*o, segundo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teres*na, v. 12, n. 3, *r*. *3, p. 215-231, Mai./Jun. 2015 www*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Va*e Quan*o C*mpra: Consumo, Contemporaneidade E Subjetividade
</line>
<line>
225
</line>
</par><par>
<line>
ass*c*ação, a est*até*ia s*rviri* p*ra *rovoca* uma sensação de bem esta* sub*etiv* *o próprio
</line>
<line>
d*vedo*. Ele *ão p*ecisava somen*e mostrar que podia *o*prar, também queria sentir o
</line>
<line>
*razer da com*ra.
</line>
<line>
A liga*ã* *o cons*mo co* a satisfação de nec*ssid**es emoci***is pode tamb*m se*
</line>
<line>
analisada p*la afirmação de Sev*riano (2007, p.117): "O consumo *e apresenta como um
</line>
</par><par>
<line>
*a*iativo para a profunda an*ústia humana an*e
</line>
<line>
uma *mpo*ência
</line>
<line>
g*neralizada, a qu*l
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
substituída pela incor**r*ç*o
</line>
<line>
*etichizada *e obj***s que *rometem *onferi* poder,
</line>
</par><par>
<line>
*ompl*tude * r*ali*açã* individual".
</line>
</par><par>
<line>
Por meio dessas reflex**s percebemos que o client* *ão manda
</line>
<line>
tanto assim.
</line>
</par><par>
<line>
Possuímos, como consumidores, o poder d* d*cid*r entre qual filme assistir, po* exemplo, mas
</line>
<line>
*ão de *nflue*ci** na sele*ão de qua*s fi*mes *erão exibi*os *u mesmo opinar ** relação aos
</line>
<line>
fin*nciamentos públicos e privados *ue permit*ram o sucesso de um cine*sta e* d***imento
</line>
</par><par>
<line>
de outro. O si*no do tri*nfo do "cl*ente-rei" é *
</line>
<line>
de*envolvi*ento *e estratégias d*
</line>
</par><par>
<line>
diversificação e segme*tação *os prod*to*, en*rando *m cen* a
</line>
<line>
lógi*a da variedade e d*
</line>
</par><par>
<line>
renovação(*I*OVETSKY, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Com o o**etivo de compreender essa lógica da p**ral*dade e efem*ri**de dos produt*s
</line>
<line>
é impo**ante discutirmos a temáti*a "**da". Lipove*sky (2009) d*dicou uma p*b*icação
</line>
</par><par>
<line>
específica para
</line>
<line>
esse assunto: O *mpério do efêmero: a moda e *eu de*tino nas ***ieda*es
</line>
</par><par>
<line>
modernas. O autor define mo*a como *m sistema de regulação e pressão soc*ais que utiliza o
</line>
</par><par>
<line>
cons*rangime**o e obrigatoriedade *e seu segui*en*o, a
</line>
<line>
porém
</line>
<line>
também a percebe como
</line>
</par><par>
<line>
instrum*n** de afirm*ção soc*a*. * mod* se caracte*izar*a por um movimento de aproxim*ção
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
afa*ta**nt*. De for*a que determinada classe soc*al imitari* *ut*a em
</line>
<line>
busc*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
semelhança* com el*,
</line>
<line>
qu*, por sua ve*, t*ataria de *o*i*icar o que f*i imitado
</line>
<line>
com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
finalid**e de *ontinuar diferenciada.
</line>
</par><par>
<line>
*ss* processo i**r*duz * *m*erat*vo d* inova*ã*, o que proporcionou
</line>
<line>
o
</line>
<line>
ca*áter
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mut*bil*d*de da moda. *onsu*ir os mesmos *ens
</line>
<line>
que as *essoas da
</line>
<line>
cl*ss* imitada
</line>
</par><par>
<line>
consumiam era uma t*ntativa ** possuir algum* c*racterística que os "im*tadores" **lgavam
</line>
<line>
que tais *essoas tinham e eles não. Assim, a bur*uesia ten*ava im**ar as reg*as de et*quet* e
</line>
</par><par>
<line>
**stuário da nobre*a, a fi* de c*nqu*star seu pod*r * t*adição
</line>
<line>
e
</line>
<line>
as camadas
</line>
<line>
*opula**s
</line>
</par><par>
</page><line>
*nsiavam por consumir produtos semelhantes aos que * elite fina*cei*a utilizava com* s*gno
</line>
<line>
** st*t*s. Hoje *s pessoas são incitadas a c*mprar produtos associados a pe*soas q*e elas
</line>
<line>
jul*a* *e*iz*s, *e *odo que, somente assim, el** pos*am tam*ém ser fe*izes.
</line>
<line>
A ênfa*e é dada *o novo, *ma vez que é a in*vação que mobiliza o desc*rte e não *ais
</line>
<line>
a d*terioração do pro*uto (seja físi*a ou si*b*lica) q*e im***siona a produç*o e o consumo
</line>
<line>
*ev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 3, art. 13, p. 215-*31, Mai./Ju*. 2015 www*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. Veras, C. M. Rosa
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
da n*vid*de. Emerge uma *ova l*gica de va*or*za*ão *o novo e de vulgarização do a*terior.
</line>
<line>
*ssa lógica *tinge os *ens materia*s como celul*res, computadores e car*os, mas também os
</line>
<line>
*ostu*es, os hábit*s, os relacion*mento*, os va*ores e a sub**tivid*de em geral.
</line>
<line>
*s pessoa* ex**tam as m*rcas e as *scolhem o* as desejam com o **tuito de associar
</line>
</par><par>
<line>
as **agens construídas para cada pro*uto c*m image* que a
</line>
<line>
ela* querem *el** mesma*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, o "valor *e *so" *o b** consumido, que já havi* si*o preter*do pelo v*lor simbó*ico
</line>
<line>
ligad* ao reconhecimento de status social é, agor*, totalme**e desnecessário.
</line>
<line>
H* mu*to que o con*umo não é *igado à* nece*sidades, porém, n* con**mpor*nei*ad*,
</line>
</par><par>
<line>
a ass**iação entre a
</line>
<line>
compra e * *esejo não
</line>
<line>
tem sido mais
</line>
<line>
*xplorada
</line>
<line>
*ubli**tari*mente d*
</line>
</par><par>
<line>
*orm* velada. Vários
</line>
<line>
anúncios ap**sentam seus prod*tos *omo *ma f*rma de o
</line>
<line>
consumidor
</line>
</par><par>
<line>
satisfazer seus *esejos e se**ir prazer, a e*itora **as*le*** Abril, por e*emp*o, lançou em 2010
</line>
</par><par>
<line>
uma *u*licação direcionad* *o pú*lico **minin* de alto
</line>
<line>
*o*er
</line>
<line>
aquisitivo, a revista Lol*,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
uso* como título do site da revista o slo**n: "L*la, *orque *ocê n*o *re**sa, você qu*r".
</line>
<line>
N*ste *ite, o p*rf*l da compr*d*ra é de*inid* a partir do que **a consome, *ão citados
</line>
<line>
*tens como v*agens, carros *ero km, m*da e beleza, apl*ca*ões *inanceiras, casa de cam*o e
</line>
</par><par>
<line>
praia, res**urantes e apar***os eletrônicos,
</line>
<line>
com* parte da "*arteira de con**mo" da leit*r*
</line>
</par><par>
<line>
a*v* da publ*c*ção. Cri*-s* uma im*gem d* mulher sofistica*a e d* *ucess* financeiro e *ue
</line>
</par><par>
<line>
gosta, segundo a descrição
</line>
<line>
d* site, de "momentos de auto*nd*lgência". As mulheres *ue se
</line>
</par><par>
<line>
ide**ific** com esse perf*l ou, mais c*mum*nte, as q*e gostariam d* ter *ssas **r*cteríst*cas,
</line>
</par><par>
<line>
*ompr*m o produto, ass*ciando a mesmas imagem const*uíd* pela *arca. Po*s o mais
</line>
</par><par>
<line>
si
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
rele*ante é o "es*ilo de *ida" ao qual * marca se as**ci* d* mane*ra, freque*t*men*e, afe*iva.
</line>
<line>
Cheg*u * momen*o em *ue, segundo Lipovetsky (*007, p.128): "*odas as esferas da
</line>
<line>
v*da social * i*dividual são reo**ani*ada* de acordo c*m os *rincí*ios da ordem cons*mista",
</line>
</par><par>
<line>
não havendo resistência* a esses processos
</line>
<line>
*pontados como
</line>
<line>
única alternativa possível ou
</line>
</par><par>
<line>
des*jáve*. Na
</line>
<line>
dire*ão dessa cons*at*ção, a psicanalista *aria R*ta Kehl se refere a um
</line>
</par><par>
<line>
"im**rati*o mercadológic*",
</line>
<line>
que, com
</line>
<line>
um func*o*amento *itatorial, recusa *oda* as
</line>
</par><par>
<line>
possibilidade* de pouc* rentabilidade e aponta o imperati*o da novidade ***o
</line>
<line>
escolha,
</line>
</par><par>
<line>
*gin*o com forte i*tolerância ao que nã* s**a admin*strad* *ela orde* do consum* e do l**ro
</line>
<line>
(K*HL, 2005).
</line>
<line>
Es*as **nstatações já haviam *ido a*iantadas por Adorno e* sua publ*cação "A
</line>
</par><par>
<line>
*ndú*tria cultural", quand* * au*or enfatiza
</line>
<line>
que a sociedade estaria sendo regida por
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
princípi* que sustentar*a que todas as necessid*des poderi*m ser satisfeit*s pe*a i*dústria
</line>
</par><par>
<line>
cul*ural, na forma de objeto comercializável, de pro*uto
</line>
<line>
de consumo. A totalidade
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
ins**tuições exist**tes
</line>
<line>
**ri*iona os *ujeitos de corpo *
</line>
<line>
al*a a po**o
</line>
<line>
d*, sem resist*ncia,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Ter*sin*, v. *2, *. 3, ar*. 13, *. 215-23*, Ma*./J*n. 2015
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vale Qua*to Compra: Co*sumo, Co*temporanei*ade E Subj*tividade
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
sucumbirem dia*te *e tudo o
</line>
<line>
que lhe* é of*rec*d*. E, a**im como a *or*l dos senh*res era
</line>
</par><par>
<line>
*evada ma*s a sério pelo* dominad*s do que p*l*s próprios se*hores, também as *assas
</line>
<line>
**ganadas de *oje são *ais submissas ao mito do su*e*s* do que o* próprios *fortunados
</line>
<line>
(ADORNO; **RK*EIMER, *98*).
</line>
</par><par>
<line>
C*mo mostra
</line>
<line>
desse p*te*cial d* *ubli*id*de e da i*dústria do c*nsu** para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
espetacula*ização do "eu", S*bili* (200*) *arra um even*o bastan*e *rô*ico. Trat*-se *o
</line>
</par><par>
<line>
*ançame*to no mer*ado edi*ori*l franc*s
</line>
<line>
de um luxuoso pack contendo as Ob*as C*mpletas
</line>
</par><par>
<line>
(Li*ros, f*lm*s, *rtigos * c*rt*s) de G*y Debo*d, autor do livro "Sociedade do espetáculo", e
</line>
<line>
produtor de um fil*e *om o me*mo nome. A *ronia fina d* históri* reside no fato de Debord
</line>
<line>
ter pr**bido a e*ibição *e todos os s*** f*lmes po*co antes de s* suici*ar em 1994.
</line>
<line>
Com a *evastaçã* proporcionada por du*s guerras *u*diais, o liberalismo econ*mico
</line>
</par><par>
<line>
e a soc*edad* tecnocêntricafazem o ot*mism* e a e*pe*ança no futuro caírem
</line>
<line>
por terra. Na
</line>
</par><par>
<line>
pós-mode*nidade e**a q*eda dos ideais co*etivo* dá lugar a u*
</line>
<line>
indiv*d*alismo, ao mesmo
</line>
</par><par>
<line>
tem*o aut*nomo e fr*gil, l*vre * dependente. Ta* *ená*io *ria *ujeit*s ass*je*tad*s ao s*u
</line>
<line>
próprio imperativo ** felicidade e ambição *limit*das (L*POVETSKY; C**RLES, 200*).
</line>
<line>
3 ME*O**LOGI*
</line>
<line>
Para a inv*s*i**ção do *ema d**ta p*squ*sa, foram escolhi*os proced*mentos
</line>
</par><par>
<line>
*e*odológ*cos
</line>
<line>
*ue visas*e* atingir os o**etivos pr*p*st*s na
</line>
<line>
*ntrodução
</line>
<line>
deste trabalho,
</line>
</par><par>
<line>
cl*r*fi*an*o idei*s, ideolo*ias, *pções e práticas. * caminho *scolhid* nesta pesqui*a foi
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ab*rdagem qualitat*va por meio do méto** de r*visão bibliográfica. De man*ir* *ue as *eções
</line>
</par><par>
<line>
referencial teóri*o, re**ltados e discussã* não podem ser vis*as
</line>
<line>
de modo esta*que, mas
</line>
</par><par>
<line>
som*nte em *nísso**.
</line>
</par><par>
<line>
Ao referi*-se à pesquisa qu*lit*tiva, Denz*n e L**col* (*007) enfatizam as q*alidad*s,
</line>
<line>
pr*cessos e *ignif*c*dos, obs****ndo a realidad* como soc*alme*t* constr**da e pe*cebendo *
</line>
</par><par>
<line>
pesquisador não como
</line>
<line>
um ser neutro, mas imp*icado n* pro*es** d*
</line>
<line>
construção do
</line>
</par><par>
<line>
conh*c*mento e em parceria com os colaboradores.Expõem que denominam de o
</line>
<line>
defi*ição
</line>
</par><par>
<line>
*e*é*ica sob** p*squisa
</line>
<line>
q*al*ta*i*a: "*
</line>
<line>
pesquisa q*alitativa é
</line>
<line>
uma atividade situada que
</line>
</par><par>
<line>
localiza o *bserva*o* no mundo" (p.17).
</line>
</par><par>
<line>
O posiciona*ento metodol*gic* *e*ta
</line>
<line>
pesquis* seg*e direção sem**hant*
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
</page><line>
questionamento **s *r*fess*res Ariane Ewald e *orge S*ares, que se co*tra*õem à def*nição
</line>
<line>
d* método de p*squisa *omo um a p*iori sem o qual a reflexão não p*deri* se desenvolv*r. *
</line>
<line>
*ropos*a de Ewald& Soares (*011, p.13) se vol*a à: "Tentativa de elaborar *ma r*flexão que
</line>
<line>
Rev. FS*, Ter*si*a, v. 12, n. 3, a*t. 13, p. 215-231, Mai./*un. 2015 ww*4.f*ane*.com.br/rev*st*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. V*ras, C. M. Rosa
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
nos seja *esv*lado*a dos me*a*ismos de construção da rea*idade so*ia*, enqu*n*o ela mesma
</line>
<line>
se tr*nsforma s*b o nosso olhar". * real*am que a necessidade *a escolha de um *ragmento
</line>
<line>
de*sa real*dade para tema de *ossa pe*quis* não deve *ol*car à *argem a ligaç** *esse
</line>
<line>
fragme*to com * totali*ade.
</line>
<line>
Trabal*ar com essa visada me*odol*gica **gnifica q*esti*nar os modelos de
</line>
<line>
interp*eta*ão que se a*r*sente* com* r*ve*adore* de uma verdade in*q*ívoca, colocando e*
</line>
</par><par>
<line>
xeque *s posturas naturalizan*es, a* mesmo tem*o em qu* se
</line>
<line>
busc* compreend*r como as
</line>
</par><par>
<line>
p*áticas e
</line>
<line>
a* teorias trad*cionais possibilitam a man*tenção d* de*erminadas re*ações de
</line>
</par><par>
<line>
poder. * relevante "colocar em questão a realidade cotid*ana", segundo Gérin-Lajoie (2*09,
</line>
</par><par>
<line>
p.16), além
</line>
<line>
de buscar muda*ças sociais, inserindo as *emáticas pesq*i*adas em um am*l*
</line>
</par><par>
<line>
*istema social e desve*ando sis*emas ideológico* q*e as **gitimam.
</line>
</par><par>
<line>
* CON*IDERAÇÕ*S FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Socieda*e Performáti*a "S*rri*, *ocê *s*á *e*** filmado."
</line>
</par><par>
<line>
A soc**dade c*n*emporânea se t*rna, cad* dia m*is e mais,
</line>
<line>
um* e*ce**ç*o
</line>
</par><par>
<line>
perform*tica perm*n*n*e,
</line>
<line>
den*ro da *ua* a prod*ção de s*mula**o
</line>
<line>
se *nscreve na carne d**
</line>
</par><par>
<line>
i*di**duos, incorp*ra*os
</line>
<line>
q** fo**m em sua matéria *rgânica, mode*a*do *eus g*st*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*ientando seus m*vime*tos (BI*M*N, *01*).
</line>
</par><par>
<line>
No sentido
</line>
<line>
d* melhor compreender a lógica
</line>
<line>
*a co*temporaneida*e, nos *arece interessante
</line>
</par><par>
<line>
lembrar o co*ceito *e "consum* ri*ualizado" do qual nos fa*av* Levi Strauss na déca*a de 40
</line>
<line>
ao refe*ir-se às festas dos jove*s, o qual * r*tomado por Roberto D*matta nos ano* 8* para
</line>
<line>
*ratar do Carna*al no Br**il. Tr*ta-*e de um mom*nt* simb*l*co, c*nt*do em um curto es*a*o
</line>
<line>
d* *empo, ond* * per**tido consumir *odos os p*od**os que o*ertam *ossib*lidade de prazer
</line>
<line>
(DAMATTA, 2003).
</line>
<line>
Entretanto, aquilo sobre o qua* no* ens***m esse* dois antropólogos *e**mado*, e*s*
</line>
<line>
moment* ded*cado à bu*ca do prazer, que se coadun* p*r*ei*amente com * busca da satisfação
</line>
<line>
n** mol*e* freu*iano* do Mal E*tar na *ultura (para quem a felicid*d* deve vi* de fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
instant*nea * bre*e, ev*denciando o c*nt*ast* com reali*ade), par*ce *rremediavelm*nte a
</line>
</par><par>
<line>
perdido em *osso tempo. Is** se dá pela sub*ersão da noção de
</line>
<line>
busca da felicidade
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
contempora**idade, capitaneada pela mas*ific*çã* do consum*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 3, art. 13, *. 215-231, Mai./Ju*. 2015
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Vale Qu*nto C*mpra: Consumo, Contempo*aneidade E Sub**tividade
</line>
<line>
*29
</line>
</par><par>
<line>
O **scurso cie**ífico moderno enco*tra no discu*so ca*ital*sta s*u melhor parc*i*o *
</line>
<line>
apr*sen*a a ideologia d* praze* absoluto e *uradouro, cor*ado pel* impossibilida*e de to**rar
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qualquer tipo de sofri**nt*, e ansia*do *or goz*r o tempo todo. E o merca*o, que alimenta
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tal ideol*gia, *ncon*ra-se ma*s do
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<line>
que preparado para of*re*e* p*odutos e serviços que
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<line>
prometem a con*inui*a*e do gozo *d ete*num, em busca da ausên*ia da fa*ta e repleto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
juras d* u*a e**stência *lena via cons*mo. Seríamos capt**ados pela crença, c**s*ruída por
</line>
<line>
meio dos discursos científi*o e capital*sta, da não nece*sidade de limit*s e *e possibil*dades
</line>
</par><par>
<line>
de *elici*ade imed*a**, inc*rporada, segundo m*rca*o, na próxima mer**doria o
</line>
<line>
adquirida,
</line>
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<line>
que logo *ira** *assad* e *erderá seus "podere*" (GOUGO, *011).
</line>
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<line>
Se *or um lado, os cidadãos perdem progressivamente direitos, de outro, os
</line>
<line>
co**umidores se agiga*t*m e ganham c*da vez mais noto*ie*ade (* ex*ensas de cus*os cada
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<line>
ve* mais astr*nômicos), is*o fac*lmente nos leva * concluir que a sociedade contemporânea se
</line>
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<line>
*ra*sfo*mou em um mercado. N*sse **rca*o a ciência, o
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<line>
co*heci*ento, a aparênci* e
</line>
<line>
os
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pa*éis sociais configuram-** como *trati*as mercad*rias, *ssim co*o as pessoas e suas
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subje**vidad*s.
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)