<document>
<page>
<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 4, art. 1*, p. 191-206, jul./ago. 2015 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2015.12.4.12 </line>
</par>
<par>
<line> A Educação Popular Na Saúd*: Democr*tizando As Práticas Em Saúde </line>
<line> The *o*ular Educ*ti*n In Th* *ealth: Democra**zing The Pra*tices In Hea*th </line>
</par>
<par>
<line> Na*i* Lara Juni*r </line>
<line> Doutorado e* *sico*ogia Soci*l pe*a Pont*f*ca Univ*rsidade de São Paulo </line>
<line> *ro*essor da Univer***ade do Val* do Rio dos Sinos </line>
<line> *mail: nadi*l@unisinos.c*m.br </line>
<line> Maristela Re*pe* Ebert </line>
<line> Doutorad* em Ciênci*s S*ciais pe** Univer*id*de do Vale do *i* *os Sinos </line>
<line> *mail: mebert@emat*r.*che.br </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: Nadir L*ra Junior </line>
<line> Unisino* - Av. U*isinos, 950 - Ba*rro *ri*to Re* - CEP: 93.022-*00. </line>
<line> *n*ereço: Mar*ste*a Rempel Ebert </line>
<line> *nisinos - Av. Unisinos, 950 - Bairro *risto Rei - CEP: 93.*2*-0*0. </line>
<line> *di*ora-c*efe: **a. Marlene Araújo *e *arva*ho/Faculda*e Santo A**s*inho </line>
<line> Artigo recebido em *7/05/20*5. *ltima ver**o *ece*ida em 03/*6/2015. Apro**do em 04/0*/2015. </line>
<line> Av*liado pel* sist*ma Triple *eview: a) D*sk Rev*ew pela Ed**ora-Chefe; * b) Double Blind </line>
<line> *evi*w (*valiação cega por do*s *valiad*res da á**a). </line>
<line> Revi*ão: Gramatical, Normat*va e de **rmatação. </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L. Junior, M. R. Ebe*t </line>
<line> 192 </line>
</par>
<par>
<line> RES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O objetivo deste artig* é refl*t*r sobre os *esafios p*sto* p*ra a *rática de edu*ação popular </line>
<line> em saúde *um contex*o de *e*emoni* do modelo biomédico *as ações e p*lí**cas púb*icas d* </line>
</par>
<par>
<line> saúde, *e* como *eu potencial demo*rat*zador e </line>
<line> emancip*dor. Para tanto </line>
<line> es*a **fl*xão foi </line>
</par>
<par>
<line> di*idida em trê* mom*ntos: inicia*mente se re*gatou história e os princípi*s d* ed*cação a </line>
<line> popular, retomando es*ecial*ent* as contribuições de Paulo *reire; na se*üên*ia, se reto*ou </line>
<line> as críticas de Michel Fouca*lt sobre o **delo biomédico que caracteri*a * *aú*e modern* * </line>
<line> os d*sa*i** para conc*etiza* uma educ*ção popular *o *ampo da *aúde baseada em princípi*s </line>
<line> *e*ocráticos, é*icos e comprome*i** c*m ** transformaç*es sociais. Por últ*mo, *e ret*mou o </line>
<line> mov*mento da e*ucação *opular em saúde, em especial, a partir da* *ontribuições p*ra esse </line>
</par>
<par>
<line> campo, assim como a* p*ssibili*ades/limi*e* q*e se delineiam no horizonte do *US com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*s*itucionalização da *olític* N*cional de Educação Popul*r em *aúde - PNEPS. </line>
</par>
<par>
<line> *AL*VRAS-CHAVE: *ducação em *aúde. Sa*d*. </line>
<line> Po**r (Ps*c*l**ia). Part*cip*ç** </line>
<line> Soc*al. </line>
</par>
<par>
<line> P*r*icip*ção n*s Decisões. </line>
</par>
<par>
<line> *B**RACT </line>
</par>
<par>
<line> Th* </line>
<line> aim of *his art**l* is to think *bout </line>
<line> the challenges </line>
<line> put f*r the practice of </line>
<line> popular </line>
</par>
<par>
<line> educatio* in health in a context of heg*mony of the model biomedical abou* the ac*ions and </line>
<line> public polic*es of heal*h, as *ell as *i* pote*tial of the democracy a** ema*cipation. F*r so </line>
</par>
<par>
<line> much </line>
<line> this *eflection was divided in three moment*: </line>
<line> *nitially there we*e rescued the histor* </line>
</par>
<par>
<line> and th* beginnings </line>
<line> of the *opular education, retaking sp*cially *he c*ntributions </line>
<line> by Paulo </line>
</par>
<par>
<line> F*eire; in *he sequenc*, the critic*sm of *iche* Fouca*lt was retaken on the mo*el biomedical </line>
<line> what *ha*acterizes th* modern health and th* challenges *o make a popula* education rea* in </line>
</par>
<par>
<line> the field of the </line>
<line> h**lth based on </line>
<line> d*mocratic beg*nnings, ethics and com*r*mised *i*h the </line>
</par>
<par>
<line> social transfor*ations. Fo* last, there was ret*ken *h* *ovement of the p*pular *ducation *n </line>
<line> healt*, specially, from the con*ri*u*ion* for this f*eld, as well as the *os*ibil*ties / limits *ha* </line>
<line> outl*ne in the *or*zon of the SUS wi** the inst**utionalizati*n *f the da Nat*ona* Po**tics of </line>
<line> Popular E*u*ation in Health - "PNEPS". </line>
<line> Key*ords: Health *ducation. Hea*th. Power (*sychology). *oc*al P*rtici*ation. Manage*ent </line>
<line> Qu*lity Circles. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*in*, v. 12, *. 4, art. 12, p. 191-*06, jul./a*o. 201* </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.b*/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A E*ucação Po*ular Na Sa*de </line>
<line> 193 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Primeiramente, record*mos que a Ed*cação Po*ular é a expressão de um **ocesso </line>
</par>
<par>
<line> educ*tivo dos *ovos latino-americanos que se desen*olveu </line>
<line> ao lo*go dos **ti*os 40 anos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cuj*s exper***cias t*m sido si*tematizadas por v*rios </line>
<line> *e*sadore*: P*ul* Fre*re é u* d*s </line>
</par>
<par>
<line> principais expoentes. É necess*rio também ass**alar que as exper*ências de Ed*caç*o Popu**r </line>
</par>
<par>
<line> *e desenvol*eram para*elamente ao cur*íc*lo engessado da Escola For*al a*relada *sta </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> ideol*gias do Est**o que, po* sua vez, c*nserv*m os interesses das classes dom*nante* </line>
<line> (*ORTELLA, 200*). </line>
<line> Nesse *e***d*, a *ráti*a *ducat*va na Educaç*o Po*ul** é uma estra*égia para o </line>
</par>
<par>
<line> processo de conscie*ti*aç*o dos </line>
<line> envolvidos no sentido </line>
<line> d* propiciar-l*es instrumentos para </line>
</par>
<par>
<line> *m* le*tur* crítica da *ea*ida*e * *ara o exercíci* p*eno da </line>
<line> cidadania, obj*tivando inclusive </line>
</par>
<par>
<line> a*im*-l*s a part*cip*r dos movi**nt*s * lutas soci*i* e políticas. </line>
<line> O obje*ivo *****ipal da *ducação Popular é dese*volver a capacidade de o educando </line>
</par>
<par>
<line> conh**er </line>
<line> os </line>
<line> mecan**m*s repro*utores </line>
<line> d* de*igu*l**de e da *n*ustiça **cial, bem co*o seus </line>
</par>
<par>
<line> direitos e deve*es de </line>
<line> cidad**, de *o*o qu* possa intervir </line>
<line> na *ealidade *e man*ira efetiva, </line>
</par>
<par>
<line> **zendo com qu* a sociedade *eja mais hu*ana, *us*a * ma*s democrática. E**e </line>
<line> *rocesso </line>
</par>
<par>
<line> també* a**ilia o e*ucan*o a p*nsar </line>
<line> so*re su** q*estões afe**vas e e**stenciais, pois, </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> co*tato co* as *utras pes*oas e consigo me*mo, descobr* caracterís*i*as * pos*ibilida*es de </line>
<line> *ompartilhar **n**s e proj*tos de vida. </line>
</par>
<par>
<line> As idéi*s da ed*caç*o popular c*ítica * l*be**ador* de Paulo Freire influ*nci*ram </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> campo da s*ú*e. A p*rtir **s anos 70, ai*da em p**na di**dura mil*t*r, i*ú*eros profissionais </line>
</par>
<par>
<line> *a saúde </line>
<line> comprome**d*s com </line>
<line> * lu*a pe*a r*forma sanit*ri* in*orpor*m em ***s ações </line>
</par>
<par>
<line> c*tidianas, e* esp*cial na periferia da capital paulista, as </line>
<line> propo*tas d* educação popular, </line>
</par>
<par>
<line> buscando p*tencializar os movim*ntos sociais e aproxi*ar os sab*res acadêmicos co* os </line>
</par>
<par>
<line> **beres p*p*lares (*EDROSA, *006). Este *ov*m*n*o vis*va ampli*r a p*r*icip*ção </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> comunida*es na luta pelo *irei** saúd* *o*o um* * </line>
<line> políti*a *ública *niversal, mas tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> *fir*ar *ma no*a c*ncepção de saúde, pautada em refe*enc**i* mais democráti*o* de e </line>
<line> auton**ia para os sujeit*s. </line>
<line> As lutas so*iais iniciadas **ste per*od* i*flue*ciaram * su*g*mento d* Sistema Único </line>
<line> de S*úde - SUS * *artir d* *onst*tuição Fed*r*l de 1988, *a qual a saú*e passa a s*r a*irmada </line>
</par>
<par>
<line> co*o um dire*to un*v*r*al, basea*o nos princ*pios </line>
<line> *a integralidade, equidade, par*icipação </line>
</par>
<par>
<line> so*ia*, ent*e ou*ros. Nessa *erspe*tiva, * proposta de saúde do SUS exige uma p*d*gogia que </line>
<line> fun*amente as prátic*s dos t**balh*dores que atuam *ess* servi**, assim como dos suj*ito* </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 12, n. *, art. 12, p. 191-*06, jul./ago. 2015 *w*4.fsanet.com.*r/re*i**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L. Juni*r, M. R. Ebert </line>
<line> 194 </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> e*tão envolv*dos n*ss* pro*esso, seja com* usu**io o* cidadão. Foi nes*e conte*to de </line>
</par>
<par>
<line> *artic*p**ão </line>
<line> popular e de </line>
<line> necessidade de uma pedagogi* que funda*entasse * auxi*iasse na </line>
</par>
<par>
<line> i*p*ant*ção do SUS *ue a edu*aç*o pop**ar e* saúde surge *omo u* im**rtant* </line>
<line> i*strument* na *onstrução mais democrática e participativa ** á*ea da saúd*. </line>
<line> P*rtan*o, o presente texto s* propõe a refl*tir s*b*e as **t*ncialidades da **uc*ção </line>
</par>
<par>
<line> popul** q*an*o *ncorpor*das *a* prá*icas *e saúde e *o mesm* tempo </line>
<line> as contradiçõe* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> limites num c*ntexto d* predomínio d* saber cie*tífico d* medici**, onde os usuário* do e </line>
</par>
<par>
<line> *US têm pouc*s </line>
<line> espaços de part*cipação efe*ivas t**to nas decisões </line>
<line> das políticas (seja nos </line>
</par>
<par>
<line> conselhos de saú** e em o*tro* esp*ços de participação social), q*anto n* acesso a diferentes </line>
<line> praticas cultu*ais *e p*omo*ão d* saúde no *otidiano de suas **stit***ões. </line>
</par>
<par>
<line> Des*e modo, inicia**en*e será retom*do </line>
<line> alguns co*ceitos de Paulo *reire </line>
</par>
<par>
<line> consider*dos releva*tes p*ra a </line>
<line> consolida*ão da educ*ção *opular em sa*de. Igualme*te </line>
</par>
<par>
<line> confrontare*os as rel*çõe* de poder no campo da s*úde que *e c**fi*uram co*o o*stáculos </line>
</par>
<par>
<line> par* a ef*tivação dos princí**os da educação popul*r, a *artir </line>
<line> do diálogo com a Te*ria de </line>
</par>
<par>
<line> *oucault (*97*), no que diz resp*it* ao modo </line>
<line> como se estruturam as rel*ções d* pod*r </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> subm**são do* s*je*tos. Para est* *ensador, o discurso ci*nt*fico e a ciência (em ger*l), *omam </line>
</par>
<par>
<line> o lugar do "saber a**o*u*o" das reli**ões (do *assado), tornan*o-s* a legiti*adora </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> reg*lado*a dos comportamentos nas sociedades modernas. </line>
</par>
<par>
<line> A seguir, *er* bali*ada a p*r*ir das co*tr*buições de Pedros* (2006) e D**tas, Rezende </line>
<line> e Ped*o*a (2009), *ue são pesqui*adores e at*vista* da educa*ão popular em saúd*, com* e*te </line>
</par>
<par>
<line> *odo de produ*i* saúde tr*z implícito capacida*e de promover novas rela*õe* soc*ai* a </line>
</par>
<par>
<line> baseadas *m princíp*os de*ocráticos, éticos, sol*dár*os e comprometidos *om </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> transfor*aç*o social. Ainda, serão abord*das as *antagens de transformar </line>
<line> esta prop*sta da </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* p*pu*ar </line>
<line> em saúde advin*a d* moviment*s </line>
<line> p*pulares e trab*lhad**e* *a saúde em </line>
</par>
<par>
<line> uma política públ*ca efetivada. </line>
</par>
<par>
<line> 2 R*FERENCIAL TEORICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 a contrib*iç*o de Paul* Freire para a educação popular e* saúde </line>
</par>
<par>
<line> P*ulo *reire i**cio* suas pri*e*ras exp*ri*nci*s como educ*dor em 1*4* co* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> t*abalhadores </line>
<line> pob*es em sua terra n*tal em Pernambuco. A partir *e*se c*ntato, e*te </line>
<line> f*i </line>
</par>
<par>
<line> sis*ematiza*do suas e*p*riências e, no início </line>
<line> dos anos 60, a*re*e*tou *ma </line>
<line> proposta </line>
</par>
<par>
<line> ped*gógica que, al*m d* a*fa*eti*ar, p**it*zava os ed*can*os e os ensinava a le* e escrever a </line>
<line> Rev. FSA, Tere**na, v. 12, n. 4, a*t. 12, p. 191-206, ju*./ago. ***5 www4.fs*ne*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Edu*ação Po*ular Na Saú*e </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> pró*ri* histór*a. A pr*posta político-pe*agógica de Freire co*eçou a s* expan*ir e tornou-se </line>
<line> conheci*a nacionalmente. </line>
<line> Com o Golpe M*litar de 1*64, esta foi consid*rada uma amea*a à s*gur*nça *acional, </line>
<line> e P**lo Freire foi p*eso e exilado. Trabalhou *m vários pa**es e *screveu *iversos li*ro* </line>
</par>
<par>
<line> sintet*zando s*as idéias e experiên*ias de alfabeti*ação c*m </line>
<line> ** po*ula*ões m**s pobres </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> excluí*as. R**ornou ao Brasil em 1979, tornando-se pr*fessor da PUC/SP e as*umiu o cargo </line>
<line> *e Secretár*o Municipal d* S*úde na adm*nist**ção pe*i*ta de L*iza Erundina em São Paul*. </line>
<line> D*n*** *s obr*s escritas por ele, d*stacam*s a "*edagogia do Oprimi*o", a "Ed*c*ção como </line>
<line> prática da Liber*ad*" e a "Pedag*gi* *a Au*onomia". Nelas, Freire del*neia *u* epistemologia </line>
<line> funda*entad* em su*s experiênc*a* de **da, na *ial*tica marxista e também nos referencia*s </line>
<line> da T*ologia da Lib*rtaçã*. </line>
<line> Segundo Paulo **ei*e (1987) a educaç*o não é neutra, su* natureza é política. Ela pod* </line>
</par>
<par>
<line> cont**buir para a transformação da *e*lid*de ou, a* contrário, </line>
<line> para a manute*ção das </line>
</par>
<par>
<line> de*igualdades e injus**ças </line>
<line> de </line>
<line> noss* sociedade de classes. Na perspectiva *a pedagogia </line>
</par>
<par>
<line> freiriana, o co*hecimento não pode ser e*tático, porque, </line>
<line> se o for, n*o </line>
<line> há es*aço para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> con*r*d***o, e o *ens*mento se *imitaria a reproduzir e não a criar novas idéias e *ef*exões na </line>
<line> interação com * mu*do. </line>
<line> Se for introduzido o movim**to na re****o *a pess*a *om o *eu meio, evita-** a </line>
</par>
<par>
<line> cristal*zação </line>
<line> d*s </line>
<line> posiç*es *pressora vers*s oprimido, e vislumbra-s* a poss*bi*idade da </line>
</par>
<par>
<line> transfo*mação, </line>
<line> da *e*oluçã*. Por revolução F*eire (2000) entende </line>
<line> o reconhecimento d* </line>
</par>
<par>
<line> dign*dade *os pob*es, </line>
<line> p*is não se faz *udança d* re*lidade para os pobre*, mas com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> pobres. A revolu*ão v**a minimizar * sof*imen*o e </line>
<line> * d*s*gua*d*de </line>
<line> - é processo *e </line>
</par>
<par>
<line> humanizaçã*. </line>
</par>
<par>
<line> * parti* des** concepção d* Freire, po*emos verificar *ue a pro*osta d* </line>
<line> educação </line>
</par>
<par>
<line> popular é profund* e **igente, se *icarm*s na supe*fici*l*dade não se faz educação popu*ar * </line>
</par>
<par>
<line> **m uma reprodução do m*delo tradicional co* u*a roupag*m "popul*r". Dian*e </line>
<line> ** s s *, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educaç*o popul*r em saúde, tam*ém nã* **de ser v*sta de maneira supe*ficial, p*is isso exige </line>
<line> do* traba*h**ores comprometi*os com *s*a pedagogia se a*rirem à* diferent*s práticas </line>
<line> cultur*is, dialogarem com os divers*s sujeitos de modo crítico e, *ue num processo *ialéti*o </line>
<line> apont* alt*rnativas para * supe*a*ão da doe*ça e para o pleno usufr*t* da saúd*. Port*nt*, não </line>
</par>
<par>
<line> basta respei*armos as diferença* se for *antida a </line>
<line> *ua*idade: </line>
<line> a </line>
<line> ciência de um la*o </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> po*tado*a </line>
<line> *o </line>
<line> verdad*iro co*hec*mento; e na outra ponta, o* s*be*es popula*es. Po*s será </line>
</par>
<par>
<line> *penas uma fachada que não *om*e com as rela*õ*s de p*der est*ut*rad*s. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *2, n. 4, art. 12, p. 191-206, *ul./ago. 2015 www*.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L. Junior, M. *. E*ert </line>
<line> 196 </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se *e um process* lib*rtador que *ress**õe muito mais que a alfabe*ização (ou </line>
<line> t*ansmi**ão de *écnicas), é um pr*cesso de forma*ão da consciência crítica. Na Educ*ção </line>
</par>
<par>
<line> Libertador*, não há dicotomia - nós e eles, educador </line>
<line> e </line>
<line> educand*, </line>
<line> *sco** e mundo, pois a </line>
</par>
<par>
<line> educação * co**truí*a dialeticamente. </line>
</par>
<par>
<line> A alfabetização não é um jogo </line>
<line> de </line>
<line> palavras, é a consci*nc*a *efl*xiva da cultur*, a </line>
</par>
<par>
<line> *econstru*ão c*ítica do mundo </line>
<line> humano, a abertura d* novos caminhos, o projeto </line>
</par>
<par>
<line> hist*rico d* u* m*ndo comum, a </line>
<line> *ra*ura de dizer a sua pa*avra (FREIRE, **00, </line>
</par>
<par>
<line> p.20). </line>
</par>
<par>
<line> Nu*a *ociedade e* que a* *essoas oprimidas in*r*jetam a figura do opresso* e, em </line>
</par>
<par>
<line> *uitos casos, reproduzem a l*gica *a explo*ação, o p*pel da educação é libertá-las </line>
<line> dessa </line>
</par>
<par>
<line> figura introjetada para que possa* se apropriar de sua *istóri*, da *onsci*n**a d* si e *e sua </line>
<line> classe social (FREIRE, 2000). </line>
<line> Ne*sa pe*spectiva, o *onh*ci*e*to vem acompanhado da consci*nci* d* si *esmo ** </line>
<line> su* relação com o *undo * *ambém d*s relaçõ*s q*e se es*abelecem nele: portant*, c**hecer </line>
</par>
<par>
<line> é apropria*-se d* </line>
<line> realidade *a qual se está inserido e t*an*fo*má-la. O conhecimento se*ve </line>
</par>
<par>
<line> para li*ertar as pe*soas da opressão (que as torna ob*etos *estin*dos * exploração d* *ais- </line>
<line> vali*), tor*ando-as humani*adas. </line>
<line> Por isso Fr*ire (2000) insi*te na hu*anizaçã*, *u seja, que *odos os trabalhador*s </line>
</par>
<par>
<line> sej*m t*a*ados *m s*a </line>
<line> condição humana * não lim**ados * objeto* *os patrões para *ue, *e </line>
</par>
<par>
<line> ap*ov*itan*o </line>
<line> da *gno*ância, aum*nte* seus lucros </line>
<line> em *etr*mento da saúde *o t*abalhador, </line>
</par>
<par>
<line> vend*da em form* de mais-valia. </line>
<line> *o *ampo da saúde, t*nto os profissiona*s (trab*lhadores) quant* àqueles que acessam </line>
</par>
<par>
<line> * *US intr*jeta**m uma visão *e saú*e-do*nça qu* </line>
<line> deslegiti*ou p*áti*as milenares, </line>
</par>
<par>
<line> coloca*d* nes*e lu**r um d*sc*rso *édico-cent*ado *ue </line>
<line> os c**duzem * uma posição *e </line>
</par>
<par>
<line> obje*os su*m**sos às </line>
<line> técnicas e *** conh*cimentos </line>
<line> **entíficos - *m corpo a ser analis*do </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nã* um *e* humano. </line>
</par>
<par>
<line> *e**os discur*os médico* são intern*lizados e naturalizados na á*ea da s*úde que </line>
<line> re**rçam a *ub*issão das pessoas, d*sleg*tima*do assim que e*as *róprias sejam ges*oras de </line>
</par>
<par>
<line> seu corpo, d**egando ao </line>
<line> médico um *aber sob*e si me*mo. A intro*ução massiva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *edicamentos le**u a uma </line>
<line> grande d*pend*n**a da *o*i**ade *m </line>
<line> re***ão aos grandes </line>
</par>
<par>
<line> co*glomerados bioquímico*, *anindo </line>
<line> boa </line>
<line> part* de práticas t*adiciona*s (como c*ás, </line>
</par>
<par>
<line> benzedei*as...), tendo como conseqüênc*a, as comunida**s vulneráveis e </line>
<line> cada ve* mais </line>
</par>
<par>
<line> dependentes do pode* púb**co (sem f*lar no aumento dos cu*tos). "Ao colonizar uma cul*ura </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, *. 12, n. 4, ar*. 12, p. 191-206, jul./a*o. **15 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Educ*ção Popular Na Saúde </line>
<line> 197 </line>
</par>
<par>
<line> tradicional, a civilizaç*o *oderna transfo*ma a experiên**a *a d*r. Ret**a do sofrimento seu </line>
<line> si*ni*icado íntimo e pessoal e tr*nsfo*ma-o em probl*ma técn*c*" (ILLICH, 1981, p. 33). </line>
<line> Dessa maneira * so*rimento não é *ma *o*traparti*a na relação d* *ujeit* *o* o meio. </line>
</par>
<par>
<line> Essa do* decorrente da existênci* p*ssa *er med**ada, de modo que tristeza, sentim*nto </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> genu*name*te hum**o, *assa a ser invariavelmente interpret*d* como doen*a (depr*s*ão), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qual *e*á tratada *bviamente p*r antidep*essivos f*rnecidos pela indúst*ia f****cológic*. As </line>
</par>
<par>
<line> culturas p*é-in*us*riais forneciam elem*ntos c**turais para as </line>
<line> pessoas supor*arem a dor </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> existência. A **r da exi*tência ** i*a*gura na prime*ra respi*ação d* b*bê *o *ascer. </line>
<line> Po**anto, é a profiss*o m*dica que *ecidem quais são as dores aut*nti*as, qua*s *s q*e </line>
<line> são imaginadas * s*muladas. E o *ais incrível * *ue os mé*icos, em g***l, fazem tudo i*s* </line>
</par>
<par>
<line> *em p**gun*ar nada </line>
<line> ao "pacien*e" - (a*uele que tem *aciência). Ness* lógica, o indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> modern* *ransfe*e *ara *s m*dicamentos o poder de livrá-l* da dor de existir que se acentuam </line>
<line> *o* a crise da* Instituiç*es promotoras *e sentido, ta** como a família, a *greja e o Estado. A* </line>
<line> pe*soas *emem a dor, porque a dor no discu*s* médico é entendida, muitas vezes, como u* </line>
<line> press*gio da morte. Co*o ** instituições *ão *roduz** m*is sentid* para a mo*te, a indúst*ia </line>
<line> farm**êut*c*, apoiada pelo *ode* bi*médico, é quem tem o p**er de decidir qual *or anuncia </line>
<line> a mort* e qual dor dev* ser ane*te*iada. </line>
<line> Romper *om es*a lógica dominad*ra *equer dos profissionais da s*úde sab*r ouvir os </line>
<line> "pacientes", pois pela linguagem as pe*so*s e*truturam o sentido e a intensidade da dor. Pe*a </line>
</par>
<par>
<line> linguage* se expr**sa a relação da dor corpora* in*estida de valo*e* mora*s q*e pode vir </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> causar * dor mais agud* o* não. Nesse **ntid*, na perspec*iva da educ*ç*o popu*ar d* Freire </line>
<line> (2000, 1995), * sujeito de*e ser consul*ado *obre sua saúde, no processo de conhecimen*o, ao </line>
</par>
<par>
<line> *ual já fizemos referência é a consciência cr*tica que r*c*loca </line>
<line> a pe*s*a no uso p*eno de sua </line>
</par>
<par>
<line> hum*nidade; é a c**acidade *e * suje*to ler e enten*er o mundo no q*al vive. </line>
</par>
<par>
<line> A *onsciência crítica também *eflexão, pensar a t*ans*or*ação da sociedade é </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *rgumen*ar *om *ri*icidade a respeito de sua pró*r*a s*úde. Vale *estacar que a força </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> c*nsc*ênc*a </line>
<line> *stá no diálog* e n*o no </line>
<line> disc*rso imp**itivo so*r* a liberdade. * </line>
<line> ação da </line>
</par>
<par>
<line> pedagogia do o**imido visa </line>
<line> à *evolução. A </line>
<line> edu*ação </line>
<line> é *ma e*tratégia para ampliar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ca*a*idade *uma*a de pensar e as*im f*rmar pessoas *rític** cap*z** *e agi* e tr*n*form*r a </line>
<line> sociedade, pois, *aso co*trário, mesmo que saibamos ler e escrever com *erfe*çã* poderemos </line>
<line> ser c*nsider*dos ana*fab*to* políticos. </line>
<line> Se começa*os a co*siderar agora o problema da alfabetiza*ão política, parece que </line>
<line> nosso po*to de **rtida deve ser a análise do que é * analfabeto político. Se, do ponto </line>
<line> de vista linguísti*o, o analfabeto * aquel* que *ão sa**r l*r e e**rever, o a*alfabeto </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 12, p. 191-206, jul./ago. 2015 www4.fsan*t.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L. Ju*ior, M. R. Ebert </line>
<line> 19* </line>
<line> político - não importa se sabe ler o* escre**r ou não - é aq*ele o* aquel* *ue tê* </line>
<line> uma percepção ingê*ua dos seres h*manos em suas relações com o mu***, uma </line>
<line> percepç** ingênua da realidade soci*l *ue, par* ele ou el*, é u* fato dado, algo que </line>
</par>
<par>
<line> é e </line>
<line> não *ue está sendo. Neste sentido, muito* analfabe*os e s**ianalfabetos, d* </line>
</par>
<par>
<line> ponto de vista linguístico, são, p*rém, politi*amente \letrados\, mu*to mais do que </line>
<line> ce*to* *etrados erudi*os. E não há nisto nenhu*a razã* de es*anto. A *rática política </line>
</par>
<par>
<line> daquel*s, *ua experiência nos co*flitos - </line>
<line> no fundo a parteira rea* da *onsciência - </line>
</par>
<par>
<line> *hes ens*na que os últimos não *pr**dem ou não *on*eguem apre*der no* seus livros </line>
<line> (FREIRE,1995, p.9*). </line>
<line> O *du*ador q*e a*ua na área da *aúde tem uma respo**abi*i*ade políti*o-pe*agógica </line>
<line> uma *ez que sua ação não est* des*inculada da s*cieda*e: *anto pode reproduzir * lóg*ca da </line>
<line> exclusão social como pod* ensi*ar * educand* a ler e a escr*ver a própria h*st*ria (*REIRE, </line>
<line> 1995) * as*i* se ap*opriar da própria saúde e tam*ém *apa*itá-l* a *tuar de *aneira efet*va </line>
<line> na cons*rução de *o*íticas púb**cas, assim como *erir a própria comu*idade onde *ora. * </line>
</par>
<par>
<line> *mportância do </line>
<line> educador s* torna fu**amental </line>
<line> n* p*oc*sso de c*n*tru*ão da Educação </line>
</par>
<par>
<line> P*pular, pois é ele </line>
<line> que auxilia o educando * se t*rnar um "alfabetizado p***tic*" capa* de </line>
</par>
<par>
<line> lutar por seu* d*re*tos e assim construir espaços democráticos d* d*scussão. </line>
<line> 2.2 A educação popul*r em saúde e o *esaf*o de *romover práticas democr*ticas </line>
<line> *ouca*lt (1979), a*irma q*e a ciência * mai* *spec*ficame*t* a m*d*cina s*cial </line>
<line> *oder*a cumpre um papel intim**ente a*t*culado com o s*stema ca*italista e o *stado. Ela </line>
<line> s*rge com o intuito de proteg*r a forç* de t*abalho p*ra a pr*du*ão indust*ial, mas antes ai*da </line>
</par>
<par>
<line> como uma estratégi* </line>
<line> de po*er para *isciplinar os </line>
<line> c*rpos dos indivíduos. A </line>
<line> ciê*cia tom** o </line>
</par>
<par>
<line> lug*r da *eligião e passou * *itar modos de comportamento, va*ores e *e*ações "aceitáveis" </line>
</par>
<par>
<line> com o p**prio corpo. Qu*r dizer, na época moderna os seres </line>
<line> humanos pe*deram tant* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> autonomia com* tr**alhadores (torna*-se força de tra*a*ho *eg**iá*el co*o me*cad*ria) </line>
<line> com* o dir**to de deci*i* li*remente sobre *eu *róp*io corpo. </line>
<line> Aqui*o que constituía diferen*es práticas *opula*es de cuidar *a *aúde-do*nça são </line>
<line> reprimida* e *eslegitimadas em fa*o* de prát*cas ofici*is dissem*nada* *elo *st*do, a*t**ulada </line>
<line> com os cient*stas. Neste contex*o os médicos c*nquist*m prestígi* *a Europa no séc. XIX no </line>
<line> traba*ho de *ontr*le das *este* e epidemias. Por iss*, o* Estados cont**tavam seus *er*iços e </line>
<line> impunh*m pa*a * pop**ação p*dronizações de comportamentos * práticas par* evita* d*e*ças </line>
<line> e pestes col*tiv**. </line>
<line> Pa*a Foucault (1979) as relações de po*er não são apenas *struturadas pe**s rela*ões </line>
<line> econômi*as, *las se reprodu*em na* relaçõ*s cotidianas das *rá*icas sociais, s*ja no **mpo *a </line>
<line> saúde, d* educação *tc., ro**lan*o, reprimindo e p*dronizando co**ortamento* e destinando </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 12, n. 4, a*t. 1*, p. 191-*06, jul./ago. 2*15 w*w4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *ducação Popular N* Saúde </line>
<line> 19* </line>
</par>
<par>
<line> aos qu* nã* *e adaptam uma esp*ci* </line>
<line> *e afa*tamento do con**vio social po* meio </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> internações * o hosp*tal psiq*iátrico se t*rnou um ex*mplo a ess* respeito. </line>
<line> A e*ucaç*o e* saúd*, incorp*rad* *o di*c*rs* médico, me*mo q*ando não form*lada </line>
<line> explicitamente, acompanhou histor*came*te as práticas de saúde da medi*ina ***ial, </line>
<line> orientan*o e normatizando comportamentos e disseminando a idéia de c*lpabilidad* pelo </line>
</par>
<par>
<line> *doec*m*nt*. A educação </line>
<line> em s*úde foi uma *aneir* *e cont*olar a* clas*es mais pobres, </line>
</par>
<par>
<line> vejamos: </line>
</par>
<par>
<line> A ed*caçã* e saúde, t**dicionalmente enten*ida c*mo um conju*to *e informações </line>
<line> que as p*ssoas devem i*cor*orar *om a finalidade de *a*antir que sua vida sej* </line>
<line> mant*da em condiç*es saudáveis, **presenta uma engenharia d** gru*os </line>
<line> hegemôn*cos *ara cont*olar os pob*es e subaltern*s, *ejam os *sc*avos no tempo d* </line>
<line> Imp*ri* o* as *lasses pop*lares nos *em*os r*publi*an*s, *endo, portanto, uma das </line>
<line> práticas mais a*ti**s no *a*po da saúde públi*a (PEDROSA, *006, p. 83). </line>
</par>
<par>
<line> *essa lógica da medicina social, o discurso nã* é promover a saúde, m*s evitar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> doença; e *s indivídu*s *ass*m * ser visto a </line>
<line> part** de ó*gã*s a s*r curados, tot*lme*te </line>
</par>
<par>
<line> subm**so às de**s*es do profissional de saúde. Aliado a esta prática, o </line>
<line> de**nvolvimen*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> m*crobio*ogia (vírus, bac*érias, etc.) * a d*sco**rta de va*inas e an**bióticos produziu outros </line>
</par>
<par>
<line> ef*itos: a imposição d* obrigação de ser </line>
<line> vac*nad*s *evando a *evoltas das populações </line>
</par>
<par>
<line> inclu**v* no Bra*il no **ício do sé*ulo X*; a transformaçã* ** sa*de em me*ca*oria e </line>
<line> *ltamente lucr*tiva. </line>
<line> **rtanto, n*ste novo model* heg**ôni*o *ent*ado na cura de doenças (conhecido p*r </line>
<line> bi*mé*ic* e hospi**l**ê*trico), as cultura* populares de cui*a** *o *o*po e da s*úde per*em </line>
<line> espaço e muitos c*letivos fica*am *ltamente vulneráveis, seja por t*r perdido seus refer*nciais </line>
<line> tradici*n*is, *eja pelo Esta*o não conseguir ga*antir uma po*ítica *ública de **esso a todos </line>
<line> ne*t* novo *ode*o por ele pr**o*to. </line>
</par>
<par>
<line> Todavia, e*tas prátic*s po*u*ar*s </line>
<line> não fora* *limina*as por co*pl*to e surgem no </line>
</par>
<par>
<line> *ecorrer *os a*os 6* diferen*es experiências na Améri*a Latina de *rganização d* sa*de em </line>
<line> ou*ros moldes, com *artic*pação *as *om*nidad*s juntam**te com os *rofissiona*s de saúde. </line>
</par>
<par>
<line> Este moviment* ta*bém surg* no Bra*il, em e*pec*al nos ano* 70 </line>
<line> c*m o envolvi*ent* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mu*t*s pr*f**si*nais *e **úde * que vai cu**in*r no SUS. </line>
</par>
<par>
<line> A Organizaçã* M*ndial da **úde du*ante o **ento internacional *e 1976 conc*uiu que </line>
<line> hou*e piora nos indi*ado**s de saúde nas últimas décadas, e que a *ro**ssa de que o uso d* </line>
</par>
<par>
<line> tecno*ogias de *onta </line>
<line> resolv*ria os problemas não se co**r*tizou. Nes*a ocasião com*çam </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ser divul*ados o*tros modos de organi*ar os si*t*mas *e saúde como da atenção p*imá*ia, </line>
<line> in*luindo d*fere*tes *ráti*as, reconhecendo *ue a saúde é con*icio*ada por uma di*e*sid*de </line>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 12, n. 4, art. 12, p. 1*1-206, j**./a**. 2015 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L. Juni*r, M. R. E*ert </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> de situações. Em 1986, n* even*o realizado no Canadá, é *efendido um conc*i*o alargado *e </line>
</par>
<par>
<line> sa*de pro*ond* a idéia d* promoção *e saúde que vê </line>
<line> esta "*omo um recurso para a vid*", </line>
</par>
<par>
<line> arti*ulando com a conc*pção de bem estar glo*al e garanti*o *or um co*junt* de fator*s </line>
<line> como *mbiente saud*vel, ren*a, aspect*s culturais e soci*is, pr*cesso* de trabalho, etc. </line>
<line> N* Brasil, neste p**íodo, impulsionad* pelo movimento de refo*ma sa*itá*ia e pelo </line>
</par>
<par>
<line> processo de intensa mobilização social pela democratiz*ção do p*ís, em 198* </line>
<line> o*orreu a 8ª </line>
</par>
<par>
<line> Conferência N*ci*nal de S*úde, com *mpla p*r*icipaç** dos trabalha*ores de sa*d* e dos </line>
<line> mov*mentos sociai*. Nesta Conferência se e**ab*le*eu os marcos de ** novo sistema d* </line>
</par>
<par>
<line> saúde: c*mo u* direit* de cidadania; </line>
<line> universal (i*dep*nden*e *e con*r*bu*ção); igualitári*; </line>
</par>
<par>
<line> descentralizado (buscan** at*nder as </line>
<line> di*ersid*des *ócus regional); *om par*icipaç*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *ocie*ade nas deci*õe*; e buscand* ro*per com o *odelo au*oritá*io b*omédico de p*odu*ir </line>
<line> sa*d* (enfatizando a necessidade de r*pensar a própria form*ção *os profission*is de saúde). </line>
<line> De fato, muitos d*ss*s princípios foram in*orporados na legis*ação da saúde a par*i* da </line>
</par>
<par>
<line> Constitui*ão *e 1988, e nas le*is*ações seguin*e* (Le* nº. </line>
<line> 8.*8*/*99* Lei e </line>
<line> nº. *.142/1*90). </line>
</par>
<par>
<line> Todavia, o modelo biomédico * os *nteresse* de *ercado no campo da s***e **o se a*t*ram </line>
<line> por *ma *egisl*ção. A*ós vários ano*, * pa*ti**pa*ão da socieda*e via *on*elhos *e saúde </line>
<line> ainda é basta*te frágil, *s reivindicaç*es em outros espaç*s também *nfr*nta* limites. Aliás, </line>
</par>
<par>
<line> nos anos </line>
<line> 90, </line>
<line> em </line>
<line> m ui t os </line>
<line> paí*es se percebeu refluxos dos </line>
<line> movi*ento* s*ciais em fun*ão do </line>
</par>
<par>
<line> cr*scime*to do *oder do mer**do e da ideologia </line>
<line> do Es*ado Mínimo (Neo*iberali*mo), </line>
</par>
<par>
<line> juntamente </line>
<line> com o *umento do desemprego e perda *os direi*o* s*ciais </line>
<line> (conq*ist* hist*rica) </line>
</par>
<par>
<line> no mund* todo. Esta </line>
<line> *o*juntura nos paíse* mais </line>
<line> pobres t*ve efe*tos ainda mais p*rvers*s, </line>
</par>
<par>
<line> d*s*ac*ndo * *e**ção dos investi*entos nas polít*cas soc*ais. </line>
</par>
<par>
<line> No Br*s**, com eleição de um governo * </line>
<line> considerado mais a esqu*rda, a p*rt*r de </line>
</par>
<par>
<line> 2002, surgem políticas inovadoras como a Lei nº. 687/200* q*e trata da *rom*ção *a saúd* </line>
<line> b*sc*ndo art*cular ação intersetori*is p*ra pr**over a saúd* no se*tid* mai* amplo, e a Lei </line>
<line> de *ducação Permanent* n*. 1996/2007 que trata da forma*ão dos recur*os human*s. **esar </line>
<line> d* esta *ltima lei avançar e* term** de ampli***o da partici*açã* da sociedad* nas decisões </line>
<line> da ges*ão e na organização da for*ação, há muitas difi*u*dades. Não se rompeu com a l*gica </line>
<line> mercantil *o cam*o da *aúde e t*mbém o modelo bi*médico continua sendo o pa**d*g*a *a </line>
<line> produção d* saúd*. </line>
</par>
<par>
<line> **ém di*so, até o m*mento n*o se av*nçou *feti*a*ent* na a*roximação com </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> diversos saberes * *ráticas populares nem co* *s movimentos sociais. Logo, pensar a Política </line>
</par>
<par>
<line> Nacional de Ed*c*ção *opular em Saúde como uma </line>
<line> polít*ca pública é *m des*fio qu* se </line>
</par>
<par>
<line> **loca pa*a os gove*nan*es, m*s também pa*a a *ociedade em ge**l. </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, n. 4, art. 12, p. 191-206, jul./ago. 201* www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Educa*ão Po*u*** Na Saúde </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Os po*enciais/*imites d* política *ac*onal da e*ucaç*o popular em saú*e </line>
</par>
<par>
<line> Pensar a educação popu*ar em </line>
<line> s*úde par*ir *a p*rspec*iva d* Paulo *reire é pensar a </line>
</par>
<par>
<line> q*e esta é em p*i*eiro lugar </line>
<line> uma ação **lítica. Nesta direção, trata-se de uma p**íti*a que </line>
</par>
<par>
<line> enfat*za ** diferentes o*hares e **áticas populares de saúde *o** conquist* da luta so*ial, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> que su* r*alização efetiva depende da mobiliza*ão social e dos profissio*ais d* saúde </line>
</par>
<par>
<line> co***omet*dos </line>
<line> com uma educação crítica *ara ga*antir que seja incorporada realmen*e </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> fazer cotidiano d* saúde. A m**ilização social e a p*oblematiz*çã* do discurso médico </line>
</par>
<par>
<line> devem estar em </line>
<line> paut* e **ticulad* com as o*t**s lu*as sociais *ue ig*almente afetam as </line>
</par>
<par>
<line> condições *e saúde e *em **ta*. </line>
<line> Para P*drosa (2006), a institucionali*ação da pol**ic* de educa*ão popular em s*úde </line>
</par>
<par>
<line> te* a </line>
<line> v*ntagem de *p*oximar o </line>
<line> d*b*t* sobre saúd* com os diferentes sabe**s, ci*ntíficos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> populares, ma* ta*bém traz co**i*o os **s*os de *erd* de aut*n*mia dos diferentes col*tivos </line>
<line> e de s*as p*á*icas. Para *xemp*ificar pode-*e citar o u*o medicinal *e c*lturas tradicionais que </line>
<line> fa*em parte **s saberes popu*a*es, quando apropriados *ela ciên**a e pelo Estado, m*itas </line>
</par>
<par>
<line> vezes, acabam favorecendo a in*ústria fa*macol**ica e </line>
<line> não * própri* </line>
<line> popu*a**o que gerou </line>
</par>
<par>
<line> esse s*ber. P*r is*o ac*editasse qu* a </line>
<line> *a*de deve ser um espaç* democ**t*co que reúna os </line>
</par>
<par>
<line> cidadãos para que possam manifestar *uas idéias * nec*ssidades. </line>
</par>
<par>
<line> Esta a*r*ndi**ge* r*quer i*strumentais que levem os s*jeitos envolvidos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> transform*r a rea*idade que *s </line>
<line> **s*fi*m *u *esagradam. Dantas, Rezen** e Pe*rosa (2*09) </line>
</par>
<par>
<line> propõ*m pensar a e*ucação *m saúd* </line>
<line> como um territ*rio vivo, onde coexistem d*ferente* </line>
</par>
<par>
<line> cultu*as modos de e </line>
<line> ver e v*ver que nos de*afiam *o *iálog* per***ente na busca d* </line>
</par>
<par>
<line> alternativ*s coletiva* e individuais. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, *o contex*o de educ*ção popular em saú*e circulam diferentes p*áti*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> discurso*, onde * manifest*çã* ar*ís*ica como teatro, dança, músic*, etc. são *ão relevan*es </line>
<line> quant* a manifesta*ão de escrit* e de fala. Para Dantas, Re*ende e Pedrosa (2*09), o d*reito </line>
</par>
<par>
<line> inte*ral à saúde ga*antid* cons*itucional**nte co*o um </line>
<line> direit* de todos </line>
<line> *ão **m </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> co*figuraç*o fechada, </line>
<line> *stá em permanen** </line>
<line> construção e recons**ução, cabendo </line>
<line> ao Estado </line>
</par>
<par>
<line> cumpri-la. </line>
</par>
<par>
<line> *este *entido, * educaçã* popula* em **úde ao *e propor a dia*o*ar *om ** diferentes </line>
<line> práticas * sa*eres ten*e a enriq*ecer o cam*o da saúde * fortalecer os sujeitos envolvidos (e </line>
<line> não s*mente os **abalhadores de sa*de), *stimuland* o rompim*nto com * mode*o </line>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 1*, *. 4, art. *2, p. 1*1-2*6, jul./**o. 2015 www4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L. Junior, M. R. Eb*rt </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> heg*môni** biom*dico de **nce*er a saúde. Ou seja, segundo D**tas, Rezende e Ped*osa </line>
<line> (*009, *. 10): </line>
<line> A* tratarmos do campo da saúde coletiv* deparamo-n** com a inserç*o da sa**e e* </line>
</par>
<par>
<line> um* **alidade so*ial *omplexa, daí a neces*i*ade de </line>
<line> considerá-la c**o um *ampo </line>
</par>
<par>
<line> **scipl*nar art*c*lado a uma </line>
<line> totalidade socia* *erm*ada de contradições. A </line>
</par>
<par>
<line> constituiçã* *e e*pa*os dia*ógic*s *ue **ssibilit*m a *nte*locuç*o d* saberes e </line>
<line> *r*ticas *arec* configurar es** estratég*a de supera*ão dessas s*tuações-limi*es. </line>
<line> O pos*ível caráter r*vo*uci*nário de ver a educação *opular como **tratégia de po*** </line>
<line> não é apenas porque *colhe e l*da com estas di**rsidades *e*r*t*riais, m*s *orque o* s*jeito* </line>
</par>
<par>
<line> se se*tem fortalecidos *ara ** envol*erem na luta p*la emancipação do </line>
<line> paradigma </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> medicina moderna de ver * sa*de como ausência de d*enças e c**o con**ole dos indiv*duos </line>
</par>
<par>
<line> (e seu* cor*os) e dos *rabalhadore* (pre*erva**o *a força d* tra*alho) *uma perspecti*a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Foucault, democratizand* as r*laçõ*s socia*s e os processos *e promoçã* da vid*. </line>
</par>
<par>
<line> Morin (2000) *firma que n** so*i*dade* autoritá*i*s os *ndiv*duos são </line>
<line> *o*oniza*os, </line>
</par>
<par>
<line> e*quanto numa sociedade *emocrát*ca eles se expressa* livremen*e, *onstruindo laço* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> sol*dar*edades com * vid* colet*va (cidades). Nessa *erspectiva, uma vez que as pesso*s se </line>
<line> sentem partic*pantes do processo democrático, as decisões em pr*l da c*letivi*ade se tornam </line>
<line> *ai* coerentes, pois o in*ividu*lismo começa a dar espa** para * existência de o*tro sujeito, </line>
</par>
<par>
<line> re*p*nsável * democrático, </line>
<line> port*dor *os mesmos direito* e dever*s perante a sociedade. No </line>
</par>
<par>
<line> entanto, Mo*ffe (1999) vai a*** dessa pro*ost* de Morin, poi* defende a constitui*ã* *e uma </line>
<line> de*ocrac** radical *ue consid*re a m**ife*tação das *in**ias organizadas que l*tam p*r seus </line>
<line> direitos, e que m*itas vez*s são op*imi*as ou as tornam invis**ei* pelo coletivo nas relações </line>
<line> sociais. Diz ela, </line>
<line> O que necessitamos é u*a hegemonia de *alores democráticos e *sto requer *ma </line>
</par>
<par>
<line> multiplicaç*o de </line>
<line> *rá*icas democr*ticas, institucionalizando-as em relações soc*ais, </line>
</par>
<par>
<line> todavia, mais variadas, de modo q** se torne </line>
<line> uma ma**iz d**oc*ática. </line>
<line> [ . . . ] U* </line>
</par>
<par>
<line> projeto de democ*ac*a rad**al * plural, pel* contrár**, requ*r a e*i*t*nci* de </line>
</par>
<par>
<line> *ultip*ic*d*de, de p*uralidade e </line>
<line> de conflito, e vê neles * razão de ser *a polít*ca </line>
</par>
<par>
<line> (MOUFFE , 19*9, p.39). </line>
</par>
<par>
<line> A edu*ação popular busca </line>
<line> construi* </line>
<line> es*aços onde cada *uje*to é </line>
<line> *a*az ** fala e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *sc*ta, que per*nte uma *ificuld*de pode probl*matizar *uas ques*õ*s numa discus*ão </line>
<line> democrática. *arte d* *rincípio q*e as pes*oas são capazes de mudar a r*a*i*ade e po* isso </line>
<line> que q*em traz consigo idé**s e *ropos*as *i*erentes devem se* co*sider**as co*o i*tegran*es </line>
<line> do proces*o de**crático de discus*ão e não serem *xclu*das. </line>
<line> * *emocracia b*sca se su*t*nt*r em valo*es *u* consig*m privil*giar a p*rti*ipação *e </line>
<line> todos no processo, apesar das dif*ren*es ideolog*as qu* po*s*m exist*r, *er*itin*o aflo*ar os </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. 12, p. 191-206, jul./ago. 2015 www4.f*a*et.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Educação P*pular Na *aúde </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> conflitos e diferenç**. Quando *os conf*itos, o outr* **s*a a ser v*sto como ini*igo qu* </line>
<line> precisa ser el*minado de*aparece a democracia. *este sent*d*, a educação popular const*tuída </line>
</par>
<par>
<line> pela *iver*idade de sentidos, sabere* e prá*ica* te*de ser um a </line>
<line> potencial democratizador </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ca*po da saú** co*etiva. </line>
</par>
<par>
<line> A instituc*onali*ação da Pol*tica N*c*onal de Educação Po*ular *m Saúde n* SUS </line>
</par>
<par>
<line> a*rav*s da Portaria F**era* n.º *761/*013 é f*uto d* lu*a do* </line>
<line> ator*s identificados com e**a </line>
</par>
<par>
<line> prática social. Para *stes o *omen*o é </line>
<line> de tirar **te movim*nto *s**lhad* pelo país *a </line>
</par>
<par>
<line> *a**inali*ade, </line>
<line> d**do-l*e vi*ibilidade e stat*s no SUS. A P*rtaria *á *econhe*ime*to </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> visi*i*idade a esta **ática da p*o*oç*o do *iálogo e da troca de saberes, c*a*an*o a *tençã* </line>
</par>
<par>
<line> de sua im*ort*ncia para o conju*to </line>
<line> dos ge*tores, pr*stadores </line>
<line> de s*rviç*, tr*balhadores, </line>
</par>
<par>
<line> inst*tuições formador**, ou s*ja, envolve conjunto dos ato*es **plic*dos na construção o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> SUS. </line>
</par>
<par>
<line> *oda**a, assim como a gara*tia legal da part*cipação da soc*edade civi* (em esp*cial, </line>
<line> u**ários) nos *onselhos gesto*es n*o garante * efe**vaç** dos direitos e a de*ocrati*açã* das </line>
<line> deci*ões, se*e*hante a****gia pode ser co*siderad* com r*l*ção à po**tica d* educaçã* </line>
</par>
<par>
<line> popular. Embora </line>
<line> esteja oficializada, capa* de capt*r re*ur**s *ateriais e humanos *e *e e </line>
</par>
<par>
<line> disseminar no cotidiano do sistema de saúde, o seu caráter revolucio*ário *ã* s* torna a**a*ivo </line>
<line> nato *ar* ge*t*r*s, prestado*es e trabalhadores, em especial considerando as r*lações *e *oder </line>
</par>
<par>
<line> que constitui o cam*o da saúde na </line>
<line> p*rsp**t*va de Fouca*lt e *esmo </line>
<line> das rela**es so*i*is </line>
</par>
<par>
<line> opressoras da* *o*i*dade* capitalistas apo*tada p*r Freire (1987). *sto *em falar *a tendê*cia </line>
</par>
<par>
<line> do Esta*o enges*ar as pol*ticas públicas, transformand* </line>
<line> as </line>
<line> pr*ticas da educ*ç** popul*r em </line>
</par>
<par>
<line> formalidade* esvaziadas d* seu conteúdo original, qu*l se*a diversidade, a c*iat*vi*ade, a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> au*onomia e a criti*idade (tra*sf*rma*ão social). </line>
</par>
<par>
<line> *pe*ar *e ser recente a portari* já h* um mo*imento (* e*tratégias) de inserir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pol*tica no i*te*ior d* s*stema buscando *rticular </line>
<line> *ntre si os dive*sos e*paços da educação </line>
</par>
<par>
<line> po*ular, inclusiv* com repercu*são nos *erritórios loca*s. Entre*anto, *inda são *ui*o tím*das </line>
</par>
<par>
<line> as inicia***as, de modo qu* conti*uam pre*ominando p*áticas de atores ide*tifi*ados **m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> propos*a sem *ma articulação maior en*re a* diversas *n*tânci*s do *U*, </line>
<line> re*lidad* esta </line>
</par>
<par>
<line> também obse*v*da no território g*úcho. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, art. *2, p. 1*1-206, jul./a*o. 2015 </line>
<line> *ww4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> N. L. Ju*ior, M. R. Ebe*t </line>
<line> 204 </line>
</par>
<par>
<line> 3 CONCLU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> Portanto, não adianta fal*r de acol*er *s diversidad*s se não estamo* dispostos a </line>
</par>
<par>
<line> reconhecê-las </line>
<line> como saberes legítim*. Ao reconhecer que trabalh*mos com uma população </line>
</par>
<par>
<line> que *ão tem tido espaço e oport*nidade para se *r*anizar poli*i**mente a fim de reivind*car </line>
</par>
<par>
<line> seus </line>
<line> *ireitos na socie*a*e, bu**amos fun*ame*tar noss* prática numa educa*ão cidadã, que </line>
</par>
<par>
<line> *ns*na (e **tim*l*) a* p***oas a se organ**arem p*r* lutar por seus *ireito* bási*os, tanto na </line>
<line> *n*ti**i*ão educat*va, quanto *a* p*átic*s cot*di*nas do* serviç*s de s**de. </line>
<line> P*nsamos que fazer d* *a*po ** saúde um amb*en*e de**cr**ico de discussã* é abrir </line>
</par>
<par>
<line> a poss*b*li*ade </line>
<line> p*ra </line>
<line> * a da </line>
<line> *essoa (e coletiv*) ser r*speit*d* e* su*s diferença*, pois </line>
</par>
<par>
<line> juntamente com estas vê* à cr*atividade e a e*pont*neidade para criar e recriar um a*bient* </line>
<line> mais agr*dá*el para viver e estar no *un*o. </line>
<line> Para que esse proce*so de democra*ização possa ocorrer, é *reciso *e *ensar numa </line>
<line> educação *ntegral em sa*d*, capa* de conciliar a* várias **ssib*li*ades de sa*er*s e cu*d*dos </line>
<line> *om * corpo, eis o pote*c*al ** educaçã* *opu**r. Para Freire (2*00) se a ed*ca**o integ*al </line>
</par>
<par>
<line> for *escon*iderada, </line>
<line> caímos </line>
<line> na fatalidade da verticalização </line>
<line> das relaçõ*s (c*rac***ístic* do </line>
</par>
<par>
<line> modelo biomédic*), s**ando *s*i* uma rel*ção *utoritá*ia de imposição de uma fal* d*t* </line>
<line> co*o "portador* do saber". </line>
<line> No processo d* *str*t*raçã* do no*so sabe* muita* vezes os profissionais de *a*de </line>
</par>
<par>
<line> (repr*duzi*do institu*ion*lme*te) </line>
<line> p*nsam a realid*de *ome*te entre d*as únic*s </line>
</par>
<par>
<line> p*ssibilidades: - * certo e o errado! *ualquer circ**stância que s* mostre fora desses nossos </line>
</par>
<par>
<line> padrões duais, não conseg** </line>
<line> ser abstraída e, portanto, é e*imin*da. *e ao longo </line>
<line> *e </line>
<line> nos s a </line>
</par>
<par>
<line> formaçã* nas univers*dades </line>
<line> e na açã* prática </line>
<line> do </line>
<line> cotidiano do faze* saúde </line>
<line> nã* for </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvido certa flex*bilidade pera**e o novo qu* se a**esenta, cer**mente teremos pouc*s </line>
<line> avanços na *ncor*oraç*o dos *iferentes sa*e*e* tra*ido* pelo moviment* da edu*ação </line>
<line> popul*r. </line>
<line> Estas difer*ntes qu*stões apontada* ao lon** dessa reflexão estão no ho**zo*te de </line>
</par>
<par>
<line> po*si*ilida*es em disputas e </line>
<line> pelos *iversos coletivos, e os c*min*os nã* estão p*ontos. </line>
</par>
<par>
<line> Acolher os diferen*es *a*e*es trazidos pelo movimento de educa*ão po*u*ar numa p*rspe*tiva </line>
<line> crítica é recon*ecer qu* a efetivação do SUS es*á *rt**ulada co* o conjunto da* lutas sociais </line>
<line> po* *ais dignidade, dir**t*s sociais e promoção da própria vida. </line>
</par>
<par>
<line> Ga*antir a par*icipação soci*l, a integralida*e e * diversida*e </line>
<line> de sabe*es </line>
<line> rem*tem </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ref*e**o cr*tica de que a saúde *ão p*de estar a servi** do mercado e sob o olhar fra*men***o </line>
<line> da me*i*ina social (biomédi*o). Sem r*mper c*m estas práticas não haverá êxito na proposta </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 4, ar*. *2, p. 191-206, jul./ago. 2*1* www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *du*açã* Po*ular Na Saúd* </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> da pol*tica naci*nal de educ*ção p*pular e nem na ef*tivação do SUS como um direito social, </line>
<line> human* e d* cid*dania. </line>
<line> E por último, * apo**a na *ducação popul*r em s*úde tem o potenc*al de t*ansformar o </line>
<line> próprio sig**fica*o para *línica na *rea d* saúde, q*e ao ser tomado pelo disc**so bio*édico </line>
<line> foi alijada de *eu sent*do or*ginal. P*ra resgatar a etimologia dessa pa*avra Dunker (2000, p. </line>
</par>
<par>
<line> 42) af*rma *ue "cl*nica, signi*ica do*rar-se, inclinar-se dia*te do leito do pac**nte </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> **terpretar os sinais significativos *e seu corpo. Em o*tras palav*as, ap*icar sobre este cor*o </line>
<line> um dete*minado olh*r * der*var d*ste olhar um conju*to *e oper*ções". </line>
<line> Nessa perspecti*a, para s* fazer *lí*ica é n*cessário uma se*i*logia *ue é a ciê*cia </line>
<line> do* signos, ou seja, *lassifi**ção * organização dos sign*s índices, sintom*s e traços **e são </line>
<line> *aptado* *elo *lha* clínico; ta**ém é pre*iso sabe* *azer d*agnós**co que é a c*pacidade de </line>
</par>
<par>
<line> d*scernir a *espe**o do valor si*n*f*caçã* dos *ignos observados e * sucessão ao longo *o e </line>
<line> tempo e assim *ubmeter a uma nosologia e por fim ao quadro da *o*nça; Etiologia na clíni*a </line>
<line> *lássica é a relação de causa e efeito q*e for*e**rá s*b*í*io* pa*a a *rganização da patolo*i* </line>
<line> - pr*ncíp*o regulatório do sistema. E por fim, dest*ca*os a importância de ver a terapêuti*a </line>
<line> como pr**edêutica, ou s**a, ensinar o *u*eito a c*idar, mante* e ge*ir a própria *aúde. </line>
<line> Por*anto, * *olítica Na*ional *a Educaç*o Pop*la* em Sa*de te* grande imp*rtância </line>
</par>
<par>
<line> ** senti*o </line>
<line> do Estado r*conhe*e* esta prática difere*ci*da de pr*mover *aúde, </line>
<line> acolhen*o </line>
</par>
<par>
<line> *utros saberes e m**os *e *uidado </line>
<line> *nc*r*orando-o* no SUS. Entretanto, há q*e estar atento </line>
</par>
<par>
<line> p**a *ão e**a*iar * conte*do revo**cionário que a educação *opular press*põ*, a qual se </line>
<line> choca diretament* com os int*re*ses de merca*o e *om o *oder bi*médic* presente na </line>
<line> produção *a sa*de n* país. </line>
<line> RE*ERÊN*IAS </line>
<line> CORTEL*A, M. S. A **cola e * conhec*mento. *unda*e*tos epist*mo*ógicos * políti*os. </line>
<line> 4ed. São Paulo: Cortez, 2001. </line>
<line> DANTAS, V. *. A.; *EZ**D*, R.; PEDR*SA, J. I. S. I*tegração *as políticas de saúde e </line>
<line> educação. In: Bole*im 17 da Secr*t*r*a de *ducação a *istânci* * Ministério da </line>
<line> Educação. Progra*a Salto pa*a o *uturo - Saú*e e educação: uma re*aç*o *os*ível e </line>
<line> neces*ár**, a*o XIX, p.10-22, nov/2*09. Dispon*vel em: </line>
<line> <htt*://tvbrasil.org.br/fot*s/*alto/ser**s/15*61117-S*udeeE*ur*l**ao.pd*>. Acesso em: 26 </line>
<line> set.2014. </line>
<line> DUNK**, C. I. L. *linica, linguagem e s*b*et*vidade. Di*túrbios da *o*unicação, v. 12, </line>
<line> n.1, p. 39-60, 200*. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 12, n. 4, art. 12, p. 191-206, jul./ag*. 2015 w*w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> *. L. *uni*r, M. R. Ebert </row>
<row> FOUCA*LT, M. Microfísica d* poder. Rio *e Janei**: Graal, 1979. </row>
<row> F*EIRE, *. Pe*agogia do oprim*do. Rio de Janeiro: Pa* e *erra, 1*87. </row>
<row> _______. A importância do ato d* ler. 31ed. São *aulo: Cortez, 1995. </row>
<row> _______. *e*a*ogia da a**onomia: sabe*es necessários à prát*ca educativa. *5 ed. *ão </row>
<row> Paul*: Paz e Ter*a, 2000. </row>
<row> ILL*CH, I. * exp*o*riação *a s*úde: nemes*s da medicina. *ªed. *io de Janeir*: No*a </row>
<row> Fronte*r*, 19*1. </row>
<row> MORIN, E. Os *ete sabere* n*cessários à educação do f*turo. 3*ed., S*o Pau*o: Cortez, </row>
<row> 2000. </row>
<row> MOUFFE, C. E* *e*orno del político: co*u*id*d, c*udadanía, pluralism*, dem*cracia </row>
<row> radical. Barcelon*: P*idós, 1999. </row>
<row> PEDRO*A, *. I. S. Pro*oção da saúde e educação em saúde. In: CA*TRO, A.; </row>
</column>
<column>
<row> 20* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> MAL*, M. SUS ressignificando * *r**oç*o da saúde. São Paulo: Huc**ec: Opa*, p. 77-9*, </line>
<line> 2006. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resi*a, v. 12, *. 4, art. 12, p. 1*1-206, jul./ago. 20*5 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
</document>

Refbacks

  • There are currently no refbacks.


ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)