Interface Entre Os Conteúdos De Ciências Apresentados Na Formação Básica E Média E O Ensino De Epidemiologia No Ensino Superior /Interface Between The Contents Presented In Epidemiology At Elementary And Higher Education And The Contents Of Science Presen
Abstract
Diversas disciplinas ministradas em cursos superiores na área da saúde dependem de outras ligadas à base da formação científica, aplicadas nos ensinos básicos e médios. Objetivo: Realizar uma análise qualitativa e quantitativa do desempenho em Epidemiologia (comum aos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia e Nutrição) e relacioná-las com a idade, com a modalidade de formação de base (pública ou privada) e com os conteúdos de Ciências e Biologia previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Método: O teste AMOVA foi utilizado para comparar o desempenho em Epidemiologia entre os cursos. A média padronizada das notas foi calculada de acordo com os preceitos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). A avaliação utilizada foi preparada de acordo com a escala deBloom revisada, e os conteúdos foram divididos em específicos e básicos. Resultados: Não ocorreu diferença estatisticamente significante entre as médias das variáveis observadas. Na análise das médias padronizadas, o curso de Nutrição apresentou melhor desempenho, assim como na média aritmética.Conclusão: Alunos, com uma média de idade inferior, apresentaram tendência a um melhor desempenho acadêmico. Todos os alunos relacionaram seus conteúdos da disciplina de Epidemiologia com os conteúdos de Ciências. Seus desempenhos corroboraram os planos previstos no IV Plano Diretor de Desenvolvimento da Epidemiologia no Brasil.
Palavras-chave: Epidemiologia. Gestão em Saúde. Ensino. Ciências. Biologia.
ABSTRACT
Introduction: High education in health courses is dependent of scientific basis training applied in elementary and high schools. Objective: To conduct a qualitative and quantitative analysis of the performance in Epidemiology (common to Biomedicine, Nursing, Pharmacy and Nutrition courses) and relate it to the age, type of basic training (public or private) and the contents of Science and Biology. Method: The AMOVA test was used to compare the performance between the courses. The standardized average of notes was calculated according to the precepts of INEP. The evaluation used was prepared according to the Bloom revised scale and the contents were divided into specific and basic. Results: There is no statistically significant difference between the means of the observed variables. Analyzing the standardized average notes, as well as the arithmetic mean, Nutrition showed better performance. Conclusion: Students with lower age tended to perform better academically. All students related their course content with the content of Epidemiology science. His performances corroborated the plans referred in IV master plan development of epidemiology in Brazil.
Keywords: Epidemiology. Management in Health. Education. Sciences. Biology.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2015.12.5.6
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)