<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 9, *. 139-156, nov./dez. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.6.9
</line>
</par><par>
<line>
A Construção Do Conceito De A*álise L*nguística Em Contexto De Fala-Em-*n*eração
</line>
<line>
In*ti*ucion** De Orientaçõe* *e Estágio
</line>
<line>
Co*struction O* The L*n*uistic An*lysis Concep* *n Con*ext Of Ins*itu*ional *a*k-In-
</line>
<line>
Int*raction Of Stage Dir*ct*ons
</line>
</par><par>
<line>
Pedro Augus** *ereira Br*to
</line>
<line>
Mestrado em L*tras pela *niversidad* Estadual de Mari*gá
</line>
<line>
*raduação em Let*as pela Fa*ul*ade Esta**al de Ci*nc*as e Letras d* C**po Mourã*
</line>
<line>
E-mail: pedrobrit*l*tras@hotm*il.com
</line>
<line>
Neiva *aria Jung
</line>
<line>
Doutora *m Le*ras pela Univ*rsi*ad* Fede*al do Rio G*an*e *o Sul
</line>
<line>
Mest*a em *ingüística Ap*icada pela Universidade Estad*al de Campinas
</line>
<line>
P*o*e*s*ra *a Uni*ers**ade Estadual de M*r*ngá
</line>
<line>
E-*ail: neiva.j*ng@gmail.**m
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Pedro Augusto P*reira *r*to
</line>
<line>
Editor **e*tíf*co: Tonny *erley de Al**car Rodr*gues
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidad* Esta*ual de Mar*ngá, Univ*rsida*e
</line>
</par><par>
<line>
Estadua* *e Maringá. *v. Colombo, 5790. *ard*m
</line>
<line>
*rtigo recebido em 14/*9/*015. Últ*ma vers**
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sitário. CEP: 87020-900 - *aring*, *R, Brasil.
</line>
<line>
recebida em 05/10/*015. Apro*ado em 06/10/2015.
</line>
</par><par>
<line>
Avaliado *elo si*t*ma Triple *eview: Des* Rev*e* a)
</line>
<line>
pe*a Editora-Che*e; e b) Double Blind Revi*w
</line>
</par><par>
<line>
Endereç*: Nei*a *aria J*ng
</line>
<line>
(avaliação cega po* dois avali*do**s da áre*).
</line>
</par><par>
<line>
Unive*sidad* E*tadu*l de Maringá, Unive*sid*de
</line>
</par><par>
<line>
Estadual de M*ringá. Av. Colombo, *7**. Ja*dim
</line>
<line>
Revis*o: Gramatica*, Nor*ativa e de Fo*matação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Un*versitário.CEP: 87020-900 - Mar*ng*, PR, *rasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. P. Brito, N. M. Jung
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
Es*e ar*igo apresenta como tema a c*nstrução d* con*eito de An*lise Linguística realizada
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
situaçõe* *e fala-em-interação instituci*n**. O o*jetivo é **mon*tr*r **mo profes*or ori*ntador e
</line>
</par><par>
<line>
*stagiários
</line>
<line>
*r*entam-s*, na sequencialidade
</line>
<line>
dos t*r*o* de fala, para * compreensão da *r**i*a **
</line>
</par><par>
<line>
Análise Ling*ística aplicada à* pr*post*s de exer*ícios con*tantes *os planos de aula tematizados nas
</line>
</par><par>
<line>
Orie**ações
</line>
<line>
de Estági*. Apoiamo-nos, para isso,
</line>
<line>
nos *r*ssupost*s teórico* d* A*álise de Conversa
</line>
</par><par>
<line>
Etnometodo*ógica e n* F*la-em-interação inst*tucion*l.
</line>
<line>
*alavras-chave: Análise Li*guí*tica. Orien*aç*es de Estág*o. Fala-em-in*eração *n*ti**cio*a*.
</line>
<line>
A**TRACT
</line>
<line>
T*is a*t**le i* the *e *ont h* cons*ruction of *h* *inguis*ic Ana*ysis co**e*t performe* on situation of
</line>
<line>
institut*onal talk-in-interaction. Its a imis* ho win ghow orientator teac*er and preservice teachers are
</line>
<line>
or*ented, *n their speaks shifts, *o the comp*ehe*sion o* t*e pra*tice of Linguistic Ana**s is *pplied to
</line>
<line>
t*e exercices p*oposed in the lesson plansth ematize d**t hepractical tra*ning orientations. I* order *o
</line>
<line>
a chieveouraims, *esup portourreflectionson E*hnomet*odo*ogical Conversation A*alysis*nd on
</line>
<line>
Insti*utional Ta*k-in-i*tera*tion.
</line>
<line>
K*y Words: Linguistic Ana*ysis. Practical tra*ni*g orientatio*s. Institutional Tal*-in-interact*on.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. 6, art. 9, *. 139-156, nov./dez. 2015
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Co*strução Do Conceito D* A*álise *i*guística Em Contexto
</line>
<line>
*41
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Este trabalh*, pen*a** a partir das dis*ussõe* realizad*s na dis*iplina de Fala-em-
</line>
</par><par>
<line>
inter*çã* S*cia* e Letrame*to
</line>
<line>
do Programa de *ós-*radu*ção em Letra* da *nive*sidade
</line>
</par><par>
<line>
E*ta*ual de Maringá, t** por obje**vo analisar, na *e*uencialid*de d* in**rações
</line>
</par><par>
<line>
instituc*o*ais, como professor orien*ador e orien*andos constr*em senti*os em relaç*o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*rát*ca de A*álise Linguí*tica (A*).
</line>
</par><par>
<line>
Para tanto,coletam*s com* co*pus *rientações *e estág*o sup*r*isionado de *l*no* d*
</line>
</par><par>
<line>
quar*o ano de Le*ras da Uni*ersida*e Estadua* do Paraná, campus Fecil*am, da
</line>
<line>
cidad* de
</line>
</par><par>
<line>
Campo *ourão. Os excertos que
</line>
<line>
c**põem
</line>
<line>
nosso c*rpus são *ecortes de momentos
</line>
</par><par>
<line>
específicos da* interaçõe* que te**ti*am sobre as ati*idades ***tadas *ara o tra*amento da
</line>
<line>
Língua, o* seja, * p*ática d* A*ál*se L*nguí*t*ca.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
estudo
</line>
<line>
apoia-se
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
pressupo*tos
</line>
<line>
teóricos
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
*nálise
</line>
<line>
da
</line>
<line>
Conver*a
</line>
</par><par>
<line>
Etnometod*lóg*ca (ACE) * *e*
</line>
<line>
por metodo*ogia uma a*álise qualitat*va *os
</line>
<line>
dados
</line>
</par><par>
<line>
apresentados, com
</line>
<line>
*ará*er indu*ivo. Além das *aracterís**cas da f*la-em-int*ração
</line>
</par><par>
<line>
*nstitucional (DREW; HERITAGE, 19*2), apon**mos alguns e*ement*s ** *e*u*ncia*i*ade
</line>
<line>
qu* demonstram * con*tr**o teórico a*erca das atividades de AL.
</line>
<line>
Na pri*ei*a s*ção, traçamos um breve refere*cial teóric* sobre a ACE e, mais
</line>
<line>
espe*i*ic*men*e, sobre a fa*a-e*-int*r**ão em contexto* i*stitucionais. Logo a*ós, trazemos,
</line>
</par><par>
<line>
na segun*a s*ç*o, a conc*itu*ção sobre * *rá*i*a de AL no pr*c*sso de ensino
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
apr*ndi*****. Por fim,
</line>
<line>
*uscamos, na prática ana*ítica, demonstrar como as interações q**
</line>
</par><par>
<line>
constitue* * c*rpus po*em demon*tr*r as *e**ciaçõ*s *e senti**s sobre AL e* situações
</line>
<line>
instituci*nais de ori**ta*ã* de e*tágio.
</line>
<line>
2 METODOLOG*A
</line>
<line>
2.1 Análi*e da C*nversa Etno**todológica *m contextos *nstitucio*ais
</line>
</par><par>
<line>
* co*p*ee*são da fala como
</line>
<line>
**s*rganizada, sem *e**as e sem *stru*ura*, levou, p*r
</line>
</par><par>
<line>
mui** t*mpo, à escol** da lín**a como
</line>
<line>
objeto de estu*o na lin*uí*tica, por s*a
</line>
</par><par>
<line>
homogeneidad* e por
</line>
<line>
ser pa*sível de obs*r*aç*o em *eu carát*r est*utural. Na con**a**o
</line>
</par><par>
<line>
desta *ompreensão, os est*dos da *ala-*m-interaçã* elege* a *on**rsa c*tidiana
</line>
<line>
como seu
</line>
</par><par>
<line>
obje*o de *studos. Mais si*t*mat*came**e, a partir
</line>
<line>
d* décad* *e 70, c** os estud*s
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 9, p. 139-156, nov./dez. **1*
</line>
<line>
www4.*sa*et.c*m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. P. *ri*o, N. *. Jung
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
so***logos co*o Sacks e Sc*egl*ff, a fala-em-interaçãoconstitui a tradição de p*squi*as
</line>
<line>
conhecida como Análise da *onversa Etnometodol*gica (ACE).
</line>
</par><par>
<line>
Orientados p*la organ*zação da fala-em-in*er**ão em um* s*stemá*ica de t*ocas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
t*rn*s *e *ala, S*cks, Sche*lof* e *effe*son (2003) apresen*am-nos, em um art*go se**nal d**
</line>
</par><par>
<line>
e*tud** em ACE, p*i*cípios *erais desta orga*iz*ção *ue,
</line>
<line>
*pesa*
</line>
<line>
de *onsideradas
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
particularidad*s lo**i* de realização d* c*nversa, co**ergem na estrutu*ação das mes*as.
</line>
<line>
Na esteira da* *eflexõ*s d* A*E, alg*ns trab*lh*s *oram de*envolvidos com ba*e nas
</line>
</par><par>
<line>
in**rações **tidi*nas. No enta*t*, como apo*ta-nos Del C*rona
</line>
<line>
(2009, *5), "A *istinção *.
</line>
</par><par>
<line>
entre in*eraç*e* c*tidiana* e instituc*onai* na literatura em ACE foi inici*lmente indi*ad* já
</line>
<line>
n*s es*udos inau*urais *a áre* (SACKSET al. 2003[1974], pp.729-730)".
</line>
</par><par>
<line>
As pe*q*isas passara*, então, investiga* não so**nte a *rganização de t*mad* a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
tu**os, mas outros elem*nto* distin**s
</line>
<line>
que consti*uiriam esp*cificamente s*t*ações
</line>
</par><par>
<line>
insti*uci*n**s de conv*rsa, apontando pec*liaridade* dest*s q*e
</line>
<line>
nã* são encontra*as e*
</line>
</par><par>
<line>
*itu*ções informais *e fala-e*-inte*ação.
</line>
</par><par>
<line>
C*n**m ressaltar que, mesmo a partir da compreens*o das pecu*iaridad*s da f*la-em-
</line>
</par><par>
<line>
inte*a*ão
</line>
<line>
i*stitucio*al, deve-*e l*var e* *ont* as diferent*s ins*it**ções q*e
</line>
<line>
*rganizam
</line>
<line>
*ua*
</line>
</par><par>
<line>
interações de maneiras
</line>
<line>
também diferentes. Ne**e *entido, De* C*rona (*009, p.14)
</line>
<line>
afirma:
</line>
</par><par>
<line>
"Note-*e, no entanto q*e, por *m *ado, ** p*drões interaci**ai* instituc**n*is *
</line>
<line>
s*as
</line>
</par><par>
<line>
pecul*ari*a*es d*fere* de insti*uição *ara
</line>
<line>
instituição (inte*ação em tribun*l, consul*ório
</line>
</par><par>
<line>
médico, s*la de aula, *elegaci* de polí**a etc.)".
</line>
</par><par>
<line>
Neste
</line>
<line>
trab*lho, *tilizarem*s a sistematizaç*o realizada *or Dre* * Heritage (1992)
</line>
</par><par>
<line>
para a fala-em-interação institucional. P**a os a*tor*s, há *rês características especí*icas d*ste
</line>
<line>
tipo de interação:
</line>
<line>
a) Orientação p*ra o *um*rim*nto *o mandat* institucional: t**ta-se, ***a os
</line>
</par><par>
<line>
aut*res, da orient**ão *nstitucion*l assumida p*r
</line>
<line>
parte de pelo m*nos um
</line>
<line>
dos inter*ctantes
</line>
</par><par>
<line>
pa*a uma *eta. Existe, por*anto, uma t*ref* a ser cumpri*a
</line>
<line>
que está i*trinsecamente
</line>
</par><par>
<line>
*elacion*da à *nstituição, na qual e*tão env*lv**os *s parti*ip*ntes da conve*sa.
</line>
</par><par>
<line>
b) *estrições
</line>
<line>
às contr**uições aceitas: Em se *ra*ando de
</line>
<line>
uma interação
</line>
</par><par>
<line>
in*tituc*onal, a in*ti*uição apresen*ar* limites particulares para a org*nizaç*o da *n*eraç**. Os
</line>
</par><par>
<line>
par*i*ip*ntes
</line>
<line>
compar**lham a consideração d*ss*s limites, ou, quando nã* o*orre, pode ser
</line>
</par><par>
<line>
que algu** i*t*rvenção s**a real*zada a fim de se *ra*ar somen*e sobre aqu*lo qu*
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
admissível naquele contexto local institucional.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Tere*ina, v. 1*, n. *, art. 9, p. 13*-15*, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Const*u*ão Do C*nceito De Aná*ise Linguí*tica E* Context*
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
c) Inferência d* enq*a*re* e procedime*t*s:
</line>
<line>
Diz res*eito à possibilidade
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
existência de arcabou*os *nfe*en*iais e proc*dimentos *arac*erísticos dos contex*os e* que
</line>
<line>
são produzidos, *ec*liares a e*se* cenários (cf. DREW; HERITAGE, *992, p. 2*).
</line>
<line>
É importante ressaltar que não é o e*paço físico, on*e *co*re determinada i*te*ação
</line>
<line>
que d*fi*irá seu caráte* inst**u**onal. "O que dá caráter instit*cional à fala é a *o-construção
</line>
<line>
das identidades d*s p*rticipa*tes como representante e client* da inst*tui*ão" (DEL
</line>
<line>
C**ONA, *009, p. 16).
</line>
<line>
A* c*racter*st*cas *cima são pr*sentes *a* in*era*ões institucion*is, mas são variá*eis,
</line>
<line>
dependendo do context* i*sti*uciona*. Nes*e tra*alho, foc*lizarem*s *ituações institucionais
</line>
<line>
de Ori*nt*ç*es d* Estágio, situad*s em ambiente *e E*s*no *upe*ior * *ol*adas a
</line>
<line>
pec*lia*idades desta insti*uição.
</line>
<line>
Interessa-nos, nes** artigo, ve*ificar como os *art***pantes o*ie*tam-se para a
</line>
<line>
constr*ção da c*mpreensão *e An*lis* Li*guísti*a nas *nterações estabe*ecidas para
</line>
<line>
Orienta*ões ace*ca dos *lanos de aula produzi*os pelos professores em pré-s*rviço.
</line>
</par><par>
<line>
Por *sse motivo,
</line>
<line>
aprese*taremos agor* um b*eve *efe*encial teó**co sobre Análi*e
</line>
</par><par>
<line>
Linguística, para comp*eendermos, ** aná*ise das i*terações f*ce-*-face, co*o o conc*ito foi
</line>
<line>
discutido, re*iscutido e até m*smo re*o**ul*do p*los i**eractantes.
</line>
<line>
3 REF*REC**L TEÓRICO
</line>
<line>
3.1 Análise Linguística e o p*ocesso de Ensino e A*rendizagem
</line>
</par><par>
<line>
* termo anál*se linguísti*a *parece pe*a
</line>
<line>
pri**ira
</line>
<line>
ve* c*nhado *or Geraldi (2011
</line>
</par><par>
<line>
[1984]) em s*u *i*** * text* na
</line>
<line>
sala de aula, em si*uação d* di*cussão sobre o ensi*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
g*a*ática no Brasil, na qual pr*põ* o ensino *e l**gua *autado no texto e, conseq*ente*e*te,
</line>
</par><par>
<line>
no discurso, enfati*ando a *mpor*ância
</line>
<line>
da for*a*ão ** leit*res * produtores textuais
</line>
</par><par>
<line>
competentes.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a men*ira, o trabalh* reduz*do a meros exer**ci*s classificat*rios perde seu e*paço
</line>
<line>
a um processo que exige *efle**o epilinguística e que culmi*a *a co*clusã* das regularidades
</line>
</par><par>
<line>
da lí*gua, sua me*alinguagem. Perceb**os, no surgi*ento do termo análise lingüística,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*flexão sobre o para que ens*nar
</line>
<line>
gramática, compreen*endo sua funcionalida*e, além *a
</line>
</par><par>
</page><line>
opção pelo n*v* t***o pa*ece* configu*ar uma tentativa de deixar para trás as experiênc*as
</line>
<line>
*om o tradicional model* de *nsino gramatical.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter**ina, v. 12, *. *, **t. *, p. 139-1*6, *ov./d*z. 2015 www4.fs**et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. P. Brito, *. M. J*ng
</line>
<line>
144
</line>
</par><par>
<line>
Compree*dendo a proposta de ensi*o e apr*nd*zagem da Língua P*rtugues* a *artir
</line>
</par><par>
<line>
*a perspectiva d*s gêneros do discurso, que objetiva a f*rmaç*o de s*jeito* lei*ores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
produ*ores cap*ze* de fazer uso compete*te da língua, não seria pos*íve* *er ou produz*r um
</line>
<line>
*exto, *on*r*t*zad* e* gênero, apree*der esse enun**ado em *ua i**issolubili*ade, sem
</line>
<line>
vi*enciar ou compr*ender a *unção *e sua composição, de seus tem*s * *e seu esti*o verb*l.
</line>
<line>
Logo, a A* é ess*n*ial para o cumprimento desse *bj***vo, já que é:
</line>
<line>
sobretudo, * processo reflexivo (*p*linguís*ico), em r*lação * m**im*ntação d*
</line>
<line>
recurs*s lexicais e g*amat***is e na c*nstrução composic*onal - con*retizada em
</line>
<line>
tex*os per*e**entes a determin*do(s) gê*e*o(s) discursivo(s), *onside*ando seu
</line>
</par><par>
<line>
s*porte, meio/época
</line>
<line>
d* circulação e de interlocuç*o (contexto de produção) -
</line>
</par><par>
<line>
veic*lados ao proces*o
</line>
<line>
de lei*ura,
</line>
<line>
de c*nst*ução e de reesc*ita t*x*uais (med*ado
</line>
</par><par>
<line>
pelo professor) (PE*F*ITO, 200*, p. 829, *ri*os do autor).
</line>
<line>
A anál*se linguística, por*anto, e*tá intri*se*amente ligada ao traba*ho de se d*bruç*r
</line>
<line>
*obre o es*ilo de *m gê*ero, sempre a partir das *e*aç*es que est* gêne*o tem c*m o campo da
</line>
<line>
atividade hum*na *e onde emerg* e *om os *bjetiv*s d* um s*jeito falante em da*o contexto
</line>
</par><par>
<line>
de inte*locução. A isso *quivale dizer qu* é o texto lugar *a*a a AL, pois, mesmo *ue a o
</line>
</par><par>
<line>
gramát*ca
</line>
<line>
s* conforme e* dete**inado gênero discursivo, *a singular*dade d* *ada t*xto, é
</line>
</par><par>
<line>
em suas co*dições pragmá*icas, que compreenderemos os movi*entos da língua *a produção
</line>
<line>
de efeitos de sentido.
</line>
</par><par>
<line>
Dada a import**cia ** atividade de
</line>
<line>
análise l*ng**stic* no trabalho com gêneros no
</line>
</par><par>
<line>
ensino de LP, entendemos que a transposiçã* di*á*ica *essa atividad* p*essupõe u* cam*nho
</line>
<line>
a ser percorrido pelo profess*r de LP que a antecede, conforme *á expo*t*.
</line>
</par><par>
<line>
N*ste percur*o n*cessário à prática
</line>
<line>
*e AL, além do
</line>
<line>
c**hecimen*o *o
</line>
<line>
que seja
</line>
</par><par>
<line>
e*etiv**ente um trabalho com *s*a prática, há teorias ling*íst*cas discursivas ou enunci*tiva*
</line>
<line>
que col*boram n* promoção de atividades epilinguísticas junto aos estudantes. Acred*tamos
</line>
<line>
também que a f*lta do c*nh*cimen*o ** gr*mát*ca e sobre gramática, o domínio
</line>
</par><par>
<line>
met*ling*ístico, sej* um f*to* c*mplicador à prática de AL. Cab* dei*a* cl*ro qu*
</line>
<line>
*ra*ar de
</line>
</par><par>
<line>
gramáti*a na p**specti*a socioi*te*acion*sta é já pensá-la como gr*m**ica do texto, ou se*a, a
</line>
<line>
g*amática já *uncionando na unidade co*un*ca*iva, em seu real uso.
</line>
<line>
Antu*es (2003) e P*ssenti (199*) afirmam que "não existe língua s*m gra*ática, *em
</line>
<line>
e*iste gramáti** fora da l*ngu*". Se a língua só f*nciona em uma un*dade de comun*cação,
</line>
<line>
q*e é o text*, * gramátic* diz respeito às regr*s que *pe*a*iona* a l*ngua em texto/gêne*os;
</line>
<line>
os re**rsos *inguís**co-discursivos, *s e*col*as *exic*is e *ras*ológicas *stã* concretizada* no
</line>
</par><par>
<line>
t*xto/gênero. Log*, di*cutir a produçã* de efeito*
</line>
<line>
de sentidos s*s*itados pelas m*bilizações
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a, v. 12, n. 6, art. 9, p. 13*-156, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.**anet.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Const*ução *o Co*ceito *e Análise L*ngu*sti*a Em Contexto
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
lin*u*sti*o-di**ursi*as *art* da premiss* de q*e o gên**o cump*e uma função *iscur*iva n*
</line>
</par><par>
<line>
s**iedade. Assim, a re***xão s*bre a ling**gem, sobre c*mo a língua se
</line>
<line>
organ*za
</line>
</par><par>
<line>
gra*at*c*lmente *m **terminad* gênero, at*ndendo a um* necessidade enunciativa em
</line>
</par><par>
<line>
*eterm*nado camp* *e ativ*da*e humana, só
</line>
<line>
faz sent*do se *bjet*var a formaçã*
</line>
<line>
de *ujeitos
</line>
</par><par>
<line>
leitores * produtores que co**igam fazer uso comp*tente da *ingua*em.
</line>
<line>
A parti* dessas reflexõ*s, não há sentido **gum em se ensin*r, por *x**plo, * n*m* *e
</line>
<line>
um* ora*** subordinada obj*tiva direta sem se discu**r sua mobilizaç*o, sua escolha *uncional
</line>
<line>
*ara det*rminado gên*ro em determinada situaç*o enunciativ*. *or um lado, reduzir a prá*ica
</line>
</par><par>
<line>
de ensino de LP ao mero *nsi** de nome*claturas é reduzir a *íngua às mesmas; por
</line>
<line>
outr*
</line>
</par><par>
<line>
lado, não chamar *ten*ão à sua
</line>
<line>
*xistência tamb*m **de signific*r uma perda
</line>
<line>
no ensino d*
</line>
</par><par>
<line>
língua, culminando até em uma reflexão superfici*l. *onvém compreen*er que a refle**o, *
</line>
</par><par>
<line>
ex*rcíc** epilinguístico, deve *re*eder à nomeação, à metaling*agem, * essa segund*,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
sent*d* de ensino
</line>
<line>
proposto, é consequê*ci* da primeira, a*é p*r *uestões d* economia em
</line>
</par><par>
<line>
r**ação à **á*ise linguíst*ca, à reflexão. Sobre isso s*l*ent* Geral** (2003):
</line>
</par><par>
<line>
Or a , p a r a
</line>
<line>
que as atividades *eta*inguí*tica* tenha* *l*uma significância neste
</line>
</par><par>
<line>
processo de r*f*exão que t*ma a lí*g*a como ob*e*o, é
</line>
<line>
precis* que as ativi*ades
</line>
</par><par>
<line>
epil*nguístic*s a tenham antecedido. *e qu****mos inve*ter a flecha d* ens*no,
</line>
<line>
*ropugnando por um pro*esso d* *rodução de conhecimento e nã* de
</line>
<line>
reconhecimento, é prob**mática * prátic* *o*u* na escola de p*rtir de u*a noçã*
</line>
</par><par>
<line>
j* pr*n*a, exempl**icá-la e, através *e
</line>
<line>
e*ercício*, fixar uma
</line>
<line>
reflexão.(GERALDI,
</line>
</par><par>
<line>
2*03, p. *91)
</line>
</par><par>
<line>
O au*o* ai*da continua dize*d* que não se t*ata, portanto, ** se excl*ir das sa*** de
</line>
<line>
aula as gra*á**cas, **s en*endê-las "conside*an*o-as fontes d* procura de out*as reflexões
</line>
<line>
sobre as ques**es que n*s *cup*m n*s atividades epilinguístic*s" (GERALDI, 2003, p.192).
</line>
<line>
A partir dess*s *eflexões *obre AL, pro*uraremos, agor*, por meio do t**balho
</line>
<line>
analític*, perceber como os *ar*icip*ntes orientam-se para a constr*ç*o deste conceito.
</line>
<line>
4 RESULTADOS E DISCUS*ÕES
</line>
<line>
4.1 *rientações de *s**gio e construç*o d* conce**o *e Análise *inguíst*ca
</line>
</par><par>
<line>
O corpus * compos** por *l*umas gravaçõ*s de *ud*o de orientações de
</line>
<line>
**tágio
</line>
</par><par>
<line>
supervisio*ado de alunos do q*arto ano
</line>
<line>
de Le*ras. Os e*ce*tos são reti*ados
</line>
<line>
*e conversas
</line>
</par><par>
<line>
entr*
</line>
<line>
du*las de orientandas e a profes*ora ori*ntadora. Apesar de serem duplas
</line>
<line>
orientadas,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Te*esina, v. 12, n. 6, art. 9, p. 139-156, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. P. Brito, N. M. Jung
</line>
<line>
146
</line>
</par><par>
<line>
somente *ma *as alunas de ca*a *upla *nt*rage com a *rofess*ra nos excert*s *ue
</line>
<line>
analis**os. Os *articipan*es são aqui *o*inado* por *icole, Sofia e Raq*el.
</line>
</par><par>
<line>
Focaliz*mos a anális* nos *omentos das interações que estavam
</line>
<line>
volt*dos *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho previsto com a Língua, mais esp*cificame*t* com as at*v*dades de *nálise
</line>
</par><par>
<line>
Lingu*stica.Busc**os perce*e*
</line>
<line>
como * conceito de A*álise Linguí*tica é co*struído nesta
</line>
</par><par>
<line>
fala-em-inter*ção
</line>
<line>
instituciona*,
</line>
<line>
por
</line>
<line>
*ei*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
sequencialidade
</line>
<line>
*a s
</line>
<line>
inte*aç*es.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
se*uencialidade revelará como *r*fe*sor orie*tador e estagiário
</line>
<line>
con*tru*rão *e*tidos em
</line>
</par><par>
<line>
rela*ão * Análise *inguís**ca, demon*t*ando
</line>
<line>
como es*arão coordenados ou e**reendendo
</line>
</par><par>
<line>
f*rças para cons*ruir u* sen*ido comum a respeito do ens*n* da gra*áti*a ou da análise
</line>
<line>
*ing*ística.
</line>
<line>
O prim*iro fa**r qu* p***mos d*sta*a* é o de *omo, na proposta da *ntera*ão face-a-
</line>
</par><par>
<line>
face em situações de orientação uni*ersi*ár*a, os
</line>
<line>
participan*es orie*tam-se à* cor*eç*es nas
</line>
</par><par>
<line>
quais a voz do p*ofess*r é a determinante. Mesmo que o
</line>
<line>
aluno busq*e negociar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
compreensão, a conc*usão * *ada pelo professor, como podemo* perceber no primeiro excerto
</line>
<line>
que analisaremos.
</line>
<line>
Est* excerto foi ge*ado em *ma o*ient**ão *e es**gio que b*scava dis*utir o plano de
</line>
</par><par>
<line>
aula preparado por Sofia
</line>
<line>
e outra orientand* para sua prát**a ini*ial de estágio.
</line>
</par><par>
<line>
*ompreendendo o propósito
</line>
<line>
de um a
</line>
<line>
o*ienta**o de estági*,
</line>
<line>
que c*ntra-s* *m cor*eções
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
autorizaç*es do profess*r sobre a futura prática, perce***os como Nico** orienta a interação
</line>
<line>
para o *e*tido d* correçã* da *ompreensão apresentad* por Sofia sobre Análise Linguíst*ca.
</line>
<line>
Excert* 1
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, *rt. 9, *. 139-156, nov./de*. 2015
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Con*trução Do Conceito De Análise *ingu*st*ca Em Con*exto
</line>
<line>
147
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
No *xcer*o acima, os participant** orien*a*-se
</line>
<line>
para a comp*eensão d* que uma AL
</line>
</par><par>
<line>
de*e levar em c*nsideração a especificid*de de ca*a te*to e não s*r gene*al*zada no âm*ito
</line>
<line>
do gênero. A e*trutura dessa intera*ão di*eciona-*e na correção do *onceito apresentado por
</line>
<line>
*ofia em **u pla*o de *ula. Por esse moti**, Nicole frisa em sua fala a noção *e text*,
</line>
<line>
m*dando a cadência de sua e**ressão e a ent*ação para marcar os contextos nos quais a fa*a
</line>
</par><par>
<line>
sobre a no**o de AL em
</line>
<line>
texto* ap**ece, como se nota n*s linhas
</line>
<line>
02, 07 e
</line>
<line>
*2, *ua*do **
</line>
</par><par>
<line>
ap*esen*am m*rca*
</line>
<line>
entoac*onai* *scendent*s *e d*saceleração r*tm*ca q*ando a palavr* e
</line>
</par><par>
<line>
"texto" surge.
</line>
</par><par>
<line>
A estes fato*es somamos a *rimei*a caracterí*t*ca apon*ada por Drew e Heri*a*e
</line>
</par><par>
<line>
(1992) da interação i*s*itucio*al: Orient*ção para c*mpri**nto *o m*nda*o **stitucional. o
</line>
<line>
Os e*forços empreendi*os por Nicole *emonst*am como sua **ta é corrigir o conceito de *L
</line>
<line>
apr*sent*do no p*ano d* aula das orientand*s. *s repetições ** termo "efei*os *e sentido" são
</line>
<line>
*m ex*m*lo d* *so lex*cal para a manutenção do tema de A* em questão.
</line>
</par><par>
<line>
O t*echo
</line>
<line>
q*e *e *nicia
</line>
<line>
na linha 0* e se**e a*é a linha
</line>
<line>
12 é conduzido
</line>
<line>
por Nicol*,
</line>
</par><par>
</page><line>
intercalado por *penas uma tomad* *e turn* sobreposta *na*dível de Sofia (*inha *1). É nest*
</line>
<line>
sobreposição qu* pe*cebemos a tent*tiva ** iní*io de rep*ro na fala *e Nic**e po* Sofia. Isso
</line>
<line>
se to*na claro na seq**ncialidad* quando, das linhas 13 a 15, há uma *reve n*go*iaçã* entre
</line>
<line>
Rev. F*A, Te*esina, v. 12, n. 6, *rt. 9, p. 139-156, *ov./dez. 2015 www4.fs*net.com.b*/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. *. *. Brito, N. M. Jung
</line>
<line>
148
</line>
</par><par>
<line>
*s p**tici*antes. Nas linh**
</line>
<line>
13 e 14, Sofia t*nta refutar o que
</line>
<line>
vinh* sendo *ito por N*cole,
</line>
</par><par>
<line>
aprese*tando, em s*u turno, um* conjunção a*vers*ti*a: [Pro*essora *as](.)t**o te*t*
</line>
<line>
te:*m[um efeit* de s*ntido]. À esta t*ntativa de reparo de Sofia, Nicole respon*e de m*neira
</line>
<line>
sobreposta à sua fala, de*ons***ndo como ness* situação é a voz do professor que conduz à
</line>
<line>
finalização do con*eito discut*do. A p*rtir *e *nt*o, Sofia passa a *omente con*ordar **m o
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
*
</line>
<line>
apres*ntad* nos turnos de Nicole, apena* demo*strando **a
</line>
<line>
compreensão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compa*tilh*mento do qu* é p*sto pela professora, c*mo se pode not*r na* linh*s 20 e 26.
</line>
<line>
Outro deta*h* interessante deste e*cert* se dá quase n* final com a pr**ença de dois
</line>
<line>
turnos que for**m um *ar adjacen*e, ou *eja, cons*ituído de p*rgunta e respo*t*. Na linh* 25,
</line>
</par><par>
<line>
*icole pergunt* a So*ia *e *nt*ndeu, por fi*,
</line>
<line>
ao que Sof*a, c*m vo*ume ba*xo *e *oz
</line>
</par><par>
<line>
responde que entendeu. A última pal*vr* * dad*,
</line>
<line>
e*tão,
</line>
<line>
por Nicole, qu* parece fe*har
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*clusão das negociações dos turnos anterior*s, resumindo-os em um* proposição (linha* 27
</line>
<line>
e 28), nova*e*te s*b*epondo sua voz à **z de *ic*le d* turno anteri*r.
</line>
<line>
Es*rutura **recida, **s *ue pode evidenciar outras compreensões de Sofia sob** AL
</line>
</par><par>
<line>
na prepa*ação
</line>
<line>
*e seu pl*no de aula, apre*entamos
</line>
<line>
n* ex*ert*
</line>
<line>
*eguinte. *este mom**to, as
</line>
</par><par>
<line>
mesmas participantes e*tão discutindo so*re uma proposta apre*ent*d* por Sofi* de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
com
</line>
<line>
discurso dire** e *iscur*o ind**eto nas no*ícia*. Em alguns momen*** Ni*ole ape*as
</line>
</par><par>
<line>
*raliz* o que está escr*to no **ano de au*a em questão, e d*poi* *ema*i*am s*bre o mesmo.
</line>
<line>
Excerto 2
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
R*v. FSA, Tere*ina, *. 12, n. 6, art. 9, p. *39-1*6, nov./*e*. 201*
</line>
<line>
w**4.f*anet.*o*.*r/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Con**ru*ão Do Conceito De Aná*i*e Linguí**ica Em *ontex**
</line>
<line>
149
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Este *re*ho de fala-em-int*ração * *r**ntado por Nicole no *entido de se compr*ende*
</line>
<line>
como * proposta apresentada *or So*ia em seu plano de aula a*onta para um trab*l*o de base
</line>
<line>
ap*nas *strut*ral, *ue não ch*ga a uma re*lexão sobre os uso* diferenciados de discu*so di*eto
</line>
<line>
ou discurso i*direto nas Notícias. *esta maneir*, e*idenci*-se co*o Sofia, n*ste mo*ento,
</line>
</par><par>
<line>
excluiu * moment* reflexi*o de uma prática de *L, per*anece*do com foco apena*
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
estrutura* *studadas e não sob*e os efeitos de sentido *lcan*ado* ao se escolher uma ou outra
</line>
<line>
dessas estruturas.
</line>
</par><par>
<line>
Identificamos aqui *
</line>
<line>
orient*ção da pr*f*ssora que
</line>
<line>
gera
</line>
<line>
restriçõ*s à* contri*uições
</line>
</par><par>
<line>
*ceita*, s*gunda c**acterística *presenta*a *or Drew e *eritage (1992).
</line>
<line>
S*fia, das linhas 01 a 04, te**a e*pl*car sua escolh* *elo exercício. *ara iss*, sua *ala é
</line>
</par><par>
<line>
de*acelerada e, em dado momen*o, pa*ece t*t*bear *o *ep*tir
</line>
<line>
uma palavra * alongá-la na
</line>
</par><par>
<line>
repetição (li**as *2 a 04).Sem i*terva*os, N*cole concorda *om o qu* Sofia a*res*nta,n*
</line>
</par><par>
<line>
entanto usa *e u*a conjunç*o a*versati*a (mas)
</line>
<line>
no i*ício d* seu *urno. A isso a*rib*ímos *
</line>
</par><par>
<line>
c*ráter da negociação dos sentid*s realizada a todo mom*nto *este turno, tam*ém.
</line>
<line>
A partir de então, Nicole *om*ça a explicar como pod*ria ser feito o exer*ício para
</line>
<line>
que não c*n*uzisse somen*e à* estruturas e*tu*adas, mas à ref*e*ão *obr* a* *nf*uência*
</line>
<line>
dess*s no texto. Após breve pausa, ao f*na* do trecho *ue *ai da linha 11 à linh* **, N**ole
</line>
</par><par>
<line>
r*i*era a na*ur*za
</line>
<line>
do e*ercí*io
</line>
<line>
em questão,
</line>
<line>
**is*nd*, *el*
</line>
<line>
alongamento *a últ*ma *ílaba,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
palavra estrutural.
</line>
</par><par>
</page><line>
* contribu*ção de Sofia é, p*rtanto, negada, des*utoriza*a po* Nic*le. O mandato
</line>
<line>
institucional prevê que a*uela natureza de contribuição n*o se e*q*adra nos lim*tes do q*e se
</line>
<line>
es*era d* um profess** em pré-serviço em sua p*ática inicial.
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 12, n. 6, art. 9, p. 1*9-156, nov./dez. 2015 www4.fsanet.*om.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. A. P. Brito, N. M. *ung
</line>
<line>
*50
</line>
</par><par>
<line>
Se*elhante ao E*certo 1, es*e *xcerto, após as ten*ativas de neg*ciaçã* de Sofia, é
</line>
</par><par>
<line>
final*zado c*m p*o*os*çõe* *r**mentativas de N*cole que são ape*as conc*rdadas
</line>
<line>
p*l**
</line>
</par><par>
<line>
turnos de Sofia (linhas 18 * 25).
</line>
</par><par>
<line>
Reiteramos, aqui, a imp*rtânc*a d* natureza da interação face-a-face de uma
</line>
<line>
orientação de est*g*o para a es*rut*raç*o dess*s *on*ersas. A*ém de se tratar de uma fal*-em-
</line>
<line>
i*tera**o instituc*onal, *s pa*tic*pantes, apesar *e negociarem os sen*i*os, priorizam a voz do
</line>
<line>
orient*dor, já que é e*e quem au*o**zará o* não a*uilo que fora apres*ntad* *os plano* ** aula
</line>
<line>
discut*dos. *al natureza *ustifica as estrut*rações dos diálogos dos E*certos 1 e 2, nos quai*
</line>
<line>
p*edomina a voz do orientad*r e, quando o orie*tand* tom* os turn*s é, ora a fim de ne*ociar,
</line>
<line>
ora a fim de concorda* *o* o *u* é dito pelo o*ient***r.
</line>
</par><par>
<line>
O pr*ximo exc*rto ilu*tra-no* de qu* mane*r*, nes*a in*eração analisada, processo o
</line>
<line>
argum**tativo da orientadora pa**a-se em interrogações que são respondidas pela própria
</line>
<line>
ori*n*ado*a. Trata-se da correção de um dos *xercícios p*opos*os pel* du**a de ori*ntandas,
</line>
<line>
*ue a*aba* por, novame*te, *presentar um e**rcício estrutu*al, que não exige reflexão.
</line>
<line>
Excert* 3
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, ar*. 9, p. 139-15*, no*./*ez. *015
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Cons*rução Do Co**ei*o De Anál*se Linguístic* Em Con*ex*o
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
18
</line>
<line>
no*i*ia que foi * a*e*tura>algum* coisa assim<.
</line>
</par><par>
<line>
19
</line>
<line>
ou você n**ici* que < a:contecerá > você pod* te* uma
</line>
</par><par>
<line>
20
</line>
<line>
notí**a *e al** q*e vai *con*ecer p*r*ue você vai dar
</line>
</par><par>
<line>
21
</line>
<line>
justa*ente a >notí*ia d*q*ilo<. (0,3)
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
46
</line>
<line>
Nicole
</line>
<line>
</line>
<line>
hhum **m hum Não. º(
</line>
<line>
)º
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, *. 12, n. 6, ar*. 9, p. 13*-156, nov./dez. 2015
</line>
<line>
*ww4.**anet.*om.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
Nic**e começa que*tiona**o a *up** *obre o exer*íci*, lendo-o em voz alta (l*n*as 02
</line>
<line>
e 03) e, logo após, l**çan*o a qu**tão (li*ha 04). In*e*essante notar como, em todo p**ces*o
</line>
<line>
argumentativo, em seus turnos, Nic**e u*il*za int*rrog*ç*es. **amamos at*nç*o pa*a o fat*
</line>
</par><par>
<line>
de *ue o símbo*o *nterr*gati*o, no
</line>
<line>
modelo Jef**rson de tr*nscrição, a*ui utiliza*o, nem
</line>
</par><par>
<line>
sempre s*naliza *nterrogações, *as *nto*ções
</line>
<line>
ascendentes. No ex*erto em ques**o, os
</line>
</par><par>
<line>
símbolos c***cidem com identifi*ação de i*terrogações, o **e nos a
</line>
<line>
tor*a * e*i*ência d*
</line>
</par><par>
<line>
e*trutur*ç*o argu*enta*iva, por meio de int*rro**ções n*s turnos de Ni*ole.
</line>
</par><par>
<line>
Para
</line>
<line>
demonstrar como tais *uestionamentos visam à *on*ução de uma linha de
</line>
</par><par>
<line>
r*ciocíni*
</line>
<line>
*or pa**e de Nicole, pe*cebamos c*mo
</line>
<line>
a*guns
</line>
<line>
qu*stionamento* são *igei**m*nte
</line>
</par><par>
<line>
resp*ndi*o por *la mesma, a fim d* fazer progredir sua argumen*açã*. É o qu* se pode
</line>
<line>
*erceber em dois *randes tr*chos d* excerto; um *rimeiro qu* *ai *a *inha*1 a 39, onde
</line>
</par><par>
<line>
*i*ole *uest*ona a nec*s*idade *e se *ompreender os tempos v*rbais e r*sponde que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
justam*nte a fim d* a*xiliar na reflex** sob*e o g*nero. No seg*ndo *recho, *ntre as linha 40
</line>
<line>
e *9, Nicole traz o exemplo de um fes*ival de teatro not*ciado e levanta possíveis motivos do
</line>
<line>
noticiar, os *uais *ega na ú*tima linha, ap*s b*eve pausa reflexiv*.
</line>
</par><par>
<line>
Neste *xcerto
</line>
<line>
percebemos a te**eira *aracterística *a interação in*t*tucion*l
</line>
</par><par>
<line>
apresentada por *rew * Heritage (1992, p.22): *nferên*ia de enquadres e procedimentos.
</line>
<line>
Ne*te caso, o proc***mento pec*lia* da institui*ão formada por profe*s** e aluno * o cham**o
</line>
</par><par>
<line>
proces*o IRA (Inic*ação-**spo*ta-Avalia*ão). * * que nos esclarece Del *oron*
</line>
<line>
(2009, p.
</line>
</par><par>
<line>
21):
</line>
</par><par>
<line>
Em uma intera*ão de sal* de aula, *uan*o a terceira posição *
</line>
<line>
*cu*ada pelo
</line>
</par><par>
</page><line>
professor com a repetição da resposta do aluno, o que gera*mente acontec* é uma
</line>
<line>
situação de avali*ção da resp*sta. Neste tipo d* cen*ri*, é comum para *s
</line>
<line>
professores fazerem perguntas para respost*s já conhecidas, com o objetivo de
</line>
<line>
te**agem, e depois r**eti**m a *espost* do aluno com a fin*li*ade d* *at*ficarem a
</line>
<line>
r*sposta c**reta, *u de*o*s*rar*m s*a desc*nf*r*idade.
</line>
<line>
*o excerto em questão, a Iniciação f*ita por Nico*e se dá e* seu process*
</line>
<line>
argument*tivo, que vai da linha 15 até a 4*. Po* Resposta, temo* a te*tat*v* de **formula*ão
</line>
<line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 6, art. 9, p. *39-156, nov./dez. *015 www4.*sanet.co*.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Con*trução Do Conce*to De A**lise Lingu*stica E* Contexto
</line>
<line>
153
</line>
</par><par>
<line>
do exercício *o* p*rte de S*fia, entre *s linhas 50 e 53, e a Av**ia*ão é da*a p*r *icole nas
</line>
<line>
linhas *4 e *5 quan** conc*rd* com a re*ormulação d* Sof** e a completa.
</line>
</par><par>
<line>
Outro *ator destacá*el co*o Ni**le, neste é
</line>
<line>
ex*erto, ori*n*a i*teração *
</line>
<line>
po* m*io de
</line>
</par><par>
<line>
um* AL per si. *o traze* os e*emplos, *usca
</line>
<line>
demonstrar
</line>
<line>
como questão do t*mpo *erbal a
</line>
</par><par>
<line>
fun*iona *o g*n*ro a ser *r*ba*hado *, para i*so, analisa linguisticamente os exemplos
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
traz. A reflexã* c*lmina *a reelab*ração do com*ndo por S*fia (linhas
</line>
<line>
50 a 53)
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
demonstr* *er comp*eendid* a base
</line>
<line>
epil***u*stica d* movimento d* AL, e é f*nalizado por
</line>
</par><par>
<line>
N*cole (linh*s 54 a 55) na complement*ção do tur*o *nterior de Nicole.
</line>
<line>
Os próx*mos dois ex*erto* fazem parte de outra orie*taçã* de e*tá*io feita por Nicole,
</line>
<line>
desta vez, a outra dupla *e estagi**ia*. Trata-se da segun*a orie*tação sobr* um pla*o *e aula
</line>
<line>
produzido pe*a dup*a. No plan* de au*a po*to em discussã*, *las *er*am q*e trab*lhar *om
</line>
<line>
*igu*as de *inguagem, para culmin** na reflexão sobre o us* das me*áfor*s.
</line>
<line>
Diferent* *as orien*açõ*s ** dupl* anterior, *a* q**is Sof*a ger**men*e te*tava uma
</line>
<line>
negocia*ão para a o*ientaç*o, * próxim* dup*a de orie*t*ndas pouco i**erage e, qu*n*o o *az,
</line>
</par><par>
<line>
g*ralmente é para tomar
</line>
<line>
um turn*, n* qu*l
</line>
<line>
c*ncord*rão com e*pos*o pela orientado*a. O o
</line>
</par><par>
<line>
exce*to abaix*, constituído *pena* de *ois turnos subse*uentes de Nicole, d**ons*ra o caráter
</line>
</par><par>
<line>
corretivo da aç*o
</line>
<line>
d* *rofe*sora
</line>
<line>
no processo de orien*açã*,
</line>
<line>
* como esta conduzi* uma
</line>
</par><par>
<line>
mudança de at*vidades de ide*tificação, *ara at*vidad** mais refl*xivas.
</line>
<line>
Excerto 4
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
No*amente, *o*emos perceber como a pro*essora orien*a se** t*rnos
</line>
<line>
pela c*ndu*ão
</line>
</par><par>
<line>
de interro**ções *s
</line>
<line>
*uais ela mesma re**o*d*, como *e verifica
</line>
<line>
no par d*s linh*s 02 a 04:
</line>
</par><par>
<line>
"melho*ou
</line>
<line>
p*r
</line>
<line>
quê? na
</line>
<line>
p*imeira
</line>
<line>
*ez, apareci* só é era *ais iden*ificação.", bem como no
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esin*, v. 12, n. 6, art. 9, p. 1*9-**6, nov./d*z. 2015
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. A. P. Brito, N. M. Jung
</line>
<line>
154
</line>
</par><par>
<line>
segu*nte *ntre as linhas 04 * 06: "> v*cê*
</line>
<line>
pergunt*vam: quais as fig*ras de lin*ua*em? < e
</line>
</par><par>
<line>
*aí? identi*ic*r s*: quais são::não traz tant* ref*exão *ro alun*."
</line>
<line>
E* todos os excertos analisa*os até ag*ra * preo*u*ação que orient* a convers* entre
</line>
</par><par>
<line>
orienta*ora e *rientandas centra-s*
</line>
<line>
na busca de ati*idades
</line>
<line>
epil*nguíst*cas. Os chamados
</line>
</par><par>
<line>
e*ercíci*s est*uturais, *u d* apen*s identifica*** são questio*ados p*la prof*ssora que s*gere
</line>
</par><par>
<line>
reelaborações *os ex*rcíc**s para
</line>
<line>
que *e cul*ine em atividades que pr*mov*m a reflex*o
</line>
</par><par>
<line>
*obre a *ing*a*em, *ortan*o, que sejam efici*n*es para o eixo espe*ífico *e AL.
</line>
<line>
O último excerto que *nal*saremos p*rtenc* à conve*sa da segun*a dupla e t*matiza
</line>
</par><par>
<line>
so*re uma propos*a de reflexão sobre a metáfo*a. Conduz*do *ela orientad*ra, o trecho
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
fi*alizado com apenas um turno da orientanda Raque*, que sonoriza uma concordâ*cia.
</line>
</par><par>
<line>
Excerto 5
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
<par>
<line>
Logo após oralizar as pe*gunta* constan*es *o plano de aula (linhas 0* a 0*)
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
professora começa * dizer
</line>
<line>
como pe*sa que deveria ser feit*. A metod*l*gia proposta
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
or*entadora em s*u *urno,
</line>
<line>
*as linhas 06 a 0*, solici** que a*
</line>
<line>
or*entandas *ão *ntre*u*m,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
*om*ndo do exercíci*, a *et**inguage*, * ter** "metáfora", mas q*e propor*io**m
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
re*lexão *obre o* sentidos para se chegar àquela metalinguagem.
</line>
</par><par>
</page><line>
Neste sentid*, o q*e a o***ntado*a propõe vai de enco*t** ao qu* d*v* ser uma *rát*ca
</line>
<line>
refle*iva de AL, na proposta dos t*ó*i*os *ue aqui apr*sentamos. Deve-se part** do t*x*o, do
</line>
<line>
d*bruç*r sobre *ste, a f*m de refletir sobre a produ*ã* de efei*os de *entido e de*ois *ulm*nar
</line>
<line>
*ev. FSA, Teresi*a, v. *2, n. 6, *rt. 9, p. 139-1*6, nov./de*. 20*5 www4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Co*strução Do Co**eito De Análi*e Linguística Em Contexto
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
na metalinguagem, que **onomiza tais
</line>
<line>
reflexões, par* que s* po*sa usá-la e* outros
</line>
</par><par>
<line>
momento*, em outros te*tos. O caminho *ugerido passa do uso para a re*lexão qu* perm*tirá
</line>
<line>
outros usos dos el*mentos linguí**icos estu*ado*. * o que se mos**a, em síntese, no turn* de
</line>
</par><par>
<line>
Nicole, da* linh*s 10 a *2: "ent*o se vocês per*u*t*m se* diz*r, vocês vão lev*ndo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*tender e aí *xplicando en*ão quai* são as figuras d* lingu**em."
</line>
</par><par>
<line>
As marcas entoacionais **va*ente de*on*tram o* pontos que Nicole des*ja frisar em
</line>
</par><par>
<line>
sua proposi*ão,
</line>
<line>
q*e é o a*andono *o uso da metalinguagem no *om*n*o (*em dizer) e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
prática reflexiva do pro*esso *e *L (vocês v*o lev*ndo a entender).
</line>
<line>
A últi*a linha, *nica tomada de turno d* R*qu**, reitera * caráter da vo* dominante da
</line>
<line>
ori**tadora sendo comp**e*dida pela orientanda, quando Raquel to*a o turno ap*nas para
</line>
<line>
conco*dar com o expost* pe*a professo*a.
</line>
<line>
5 CONSI*ERAÇÕ*S FINAIS
</line>
<line>
* p**sen*e artigo buscou de*ons*rar como os part**ipantes de fala-em-interaç*o em
</line>
</par><par>
<line>
***uação *n*titucional de Orie*taçõe* de Est*gio empreenderam esforços
</line>
<line>
na construção do
</line>
</par><par>
<line>
conceito de AL para a formu**ção e reformulaçã* d* seus
</line>
<line>
plano* de aula para sua* pr*tic*s
</line>
</par><par>
<line>
i*iciais.
</line>
</par><par>
<line>
Evid*nciou-se c*mo a seque*cialidade *os tu*nos
</line>
<line>
aponta para *egras de
</line>
<line>
estruturação
</line>
</par><par>
<line>
de conversas instit*ci*nai* e, no contexto espe*ífi** de O*ientação de Es*ágio, *omo a voz da
</line>
</par><par>
<line>
prof*ssora * predominante e conduz a* *oncl*sões a*erca de AL. *lém d* estrut*ra
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
conversa, os elemen**s pros*dicos como entoação, *adênci*,
</line>
<line>
volu*e, acele*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desaceleração, constituem *sta natureza de intera*ão, s*mpre *eforçando * voz do *rofessor
</line>
<line>
como última *alavra, como aval**dor ** *rocesso.
</line>
<line>
As contribuições deste arti*o podem centra*-se na discu*são d* processo de formaç*o
</line>
<line>
de prof*ssores, na c*m*ree*são d*s negociações de c*nh*cimen*o realizadas em um mom*nto
</line>
<line>
tão *ecisi*o c*mo a pr*tica inicial do* e*tágio*, situada *o térm*no do período d* licenci**ura.
</line>
</par><par>
<line>
*spera-se, também, que, co* este trabalho, se *ossa volt** o olh*r para
</line>
<line>
a* *ela*ões *eoria
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
prá**ca, que c*nstitue* *rande* desaf**s
</line>
<line>
para
</line>
<line>
aqu*le que vai dar *nício
</line>
<line>
ao s*u pro**sso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
docên*i*.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*FERÊ*CIA*
</line>
<line>
ANTUNES, I. Aula de po*tuguês: encontro & i*teração. São Pau*o: Parábola, 2003.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 12, n. 6, art. 9, p. *3*-156, nov./dez. 2015 www4.fs*n*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
P. A. P. Brito, N. M. Jung
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
D*L COR*N*, *. Fal*-e*-i*te*aç*o c*tidiana e fala-em-inte*a*ão *nsti*ucional: uma
</line>
<line>
análise de audiências cri*in*is. In: LODER, L. L.; JUNG, N. M. (Orgs.) Análises *a fala-
</line>
<line>
em-**teração inst**ucional: a p*r*pectiv* da Análise *a Co*versa Etnom*todológ*ca.
</line>
<line>
Ca**inas: Merca*o de Le*ras, 2009, *. 13-44.
</line>
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*RE*, P.; HER*TAGE, *. Analyzing *alk atWo**: AnInt*oduction. In *REW, P.;
</line>
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<line>
H*R*TAGE, J. (Orgs.) Talk atWo*k: I*teract*on in
</line>
<line>
I*stitutional *e*tings. Cambridge:
</line>
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**mb*i*ge Univ*rs*t* Press, 19*2.
</line>
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<line>
GERALDI, J. W. Portos de *assagem, São Pau**, M*rti** F*nte*, 2003.
</line>
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_____________. O *exto na **la de aula. 5. ed. São Paulo: Á*ica, 2011.
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PERF*IT*, A. M. Concepções de linguage* e análise *in*uística: dia*nó*tic* para pr*posta
</line>
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*e intervenção. In: CLAP*L- I C*ngr*sso lat*no am*ricano de p*ofes**res de *ínguas.
</line>
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*loria*ópol*s: *dusc, 2007. *. 82* - 836.
</line>
</par><par>
<line>
POS*ENTI,
</line>
<line>
S. P*r que (não) ensinar gramática na escol*. S*o P**l*: Mundo *as letr*s,
</line>
</par><par>
<line>
1996.
</line>
</par><par>
<line>
SAC*S, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. Sistemátic* elementar p*r* a *rga*ização
</line>
</par><par>
<line>
da *omada de
</line>
<line>
**rnos para a conversa. VEREDAS - Re*. Est. Ling. J*iz *e Fora: v.7, n.*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na, v. 12, n. 6, art. *, p. 139-156, nov./dez. 2*1*
</line>
<line>
w*w4.fsane*.*om.br/revist*
</line>
</par>Refbacks
- There are currently no refbacks.
ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)