<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 8, *. 118-138, nov./dez. 2015 </line>
<line> IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983 </line>
<line> *ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.6.8 </line>
</par>
<par>
<line> A Influência Da Diversidade *ultura* Da Capoeira No Brasil </line>
<line> The Influe*c* Of Cultur*l D*versi** Of Poultry In B**zil </line>
</par>
<par>
<line> Leandro *irmeza Felí*io </line>
<line> Pó*-D*utorado e* Psicologia p**a Uni*ersidad J*hn F. *enned* d* Argent*na </line>
<line> Doutor em Educaçã* e G*stão pela Unive***dad Ameri*ana de Assunção </line>
<line> *rofessor *a Faculdade *etropolitana da *ra*de Fortaleza -Fa*etro </line>
<line> E-mai*: le*ndrof.f@h**mail.co* </line>
</par>
<par>
<line> Ed*tor Científ*c*: *onny Ker*ey de Alencar Rod*i*ues </line>
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<par>
<line> Ender*ço: Leandro F*rmeza Felício </line>
<line> Art*go r*cebido em 15/0*/201*. Úl*ima v*rsão </line>
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<line> Facu*da*e *etropoli*ana *a Grande Forta*eza - Rua </line>
<line> recebida em 08/10/2015. Ap*ovado em 09/10/20*5. </line>
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<line> *o*s*lh*iro E*tel**a, 5000, Jacarecan*a, *EP: 60.*10- </line>
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<line> 260, Fort*leza/ce B**s*l. </line>
<line> Avaliado pelo sistema *riple *e*iew: Desk R**i*w a) </line>
<line> p*la Edito*a-Chefe; e b) D**ble Blin* Review </line>
<line> (*valiação *ega p*r dois ava*iadores *a área). </line>
<line> *evisão: Gr**atical, No*mativa e de For*ata*ã*. </line>
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<line> L. F. Felício </line>
<line> 119 </line>
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<line> RESUM* </line>
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<line> E*ta pesq*isa vem **strar * diversidade cultura* da cap**ira no Brasil e sua import*ncia par* </line>
<line> o nosso país. A partir de um* pesqu*s* bibliogr*fica e his*óri*a, *roc*ramos explor*r o </line>
<line> universo da capoei*a em todas *s su*s *agnit*des culturais. Para t*nto, tornou-*e f**dament*l </line>
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<par>
<line> o apr*funda*e*to na *iteratura acerca *o co*teúdo. Concluím*s </line>
<line> que a capoeira t*m </line>
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<line> **mo*strado in*luenciar a d*ver*idade, </line>
<line> caben*o a ela, ser u* elemento cultural imateria* de </line>
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<line> *de*tidade nacional com herança *fro-br*sil*ira, possibilitando sua co*servação a*é ag*ra, por </line>
<line> que *e disfarçou como uma dança aco*panhada d* *iferentes elementos cultura*s. </line>
<line> **la*ras-chav*: *nfl*ên*i*. *iversida*e cult*ral. Capo*ira. </line>
<line> ABSTRAC* </line>
<line> T*is rese*rch comes to show the cult*r*l *iversity of *apoeira in Braz*l **d *t* *mportance fo* </line>
<line> our country. From a *ib*iogr*phical a*d histori*al rese*rch, we try to explore the universe of </line>
<line> ca**eira in all its c*ltural magnitudes. There*o*e, it beca*e essenti*l *o *eepen in the </line>
</par>
<par>
<line> literature about </line>
<line> *he conte*t. *e conclude that the p*ultry h*s *een shown to influence th* </line>
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<line> div*rsity, leav*ng *er, being an *ntangible *ultura* e*em**t of *a*i**al iden*ity *i** Afr*can, </line>
<line> *r*zili*n her*tage, enabl*n* *heir co*serva*ion unt** n*w because t*e capoeira disguised as a </line>
<line> *ance accompanied of different cul*ural elements </line>
<line> Key Words: Inf*uence. Cultural diversity. Capoei*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, art. 8, *. 118-138, no*./dez. *015 </line>
<line> ww*4.*sane*.com.br/revista </line>
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<line> A Influê**ia D* Diversida*e Cultural Da *apoeira No Brasil </line>
<line> 120 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Fal** da capoeira é viaj*r na história cultur*l Afro-*rasileira. Foi cri*da no Brasil </line>
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<line> pelos negros escr*vos da Á*ric*, onde praticavam a arte *a capoe*ragem nas s*nzalas </line>
<line> na </line>
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<line> f*rma d* luta, *as dis*arçada em dança para nã* levantarem suspei*a p*ra </line>
<line> os senhore* </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> engenho. </line>
</par>
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<line> Durante m*ito tempo, fo* perseguida e d*scriminada pe*a população brasil**ra, mais </line>
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<line> preci*amente pelas *lasses dominantes, ma* </line>
<line> a*ualme*t*, é </line>
<line> difundida e pratica*a em todo </line>
<line> o </line>
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<line> * undo. </line>
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<line> A arte e a cult*ra d* c**oeira saiu das s*nzala* e, hoje, é re*onheci*a pela UNESCO </line>
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<line> como patr*mô*i* cul*ural bras*leiro, através do *ec*eto d* </line>
<line> 2008. Estand* </line>
<line> in*erid* em vário* </line>
</par>
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<line> co*textos sociais **lturais, * *apoeira torno*-s* o símbolo d* mov*me**o de luta contra a * </line>
<line> o*ressão negra no Brasil, am*liando sua v*sibilidade b*m como a d* visão do mu*do *obr* o </line>
<line> noss* País. </line>
<line> Este art*go se j*stifica devido a ne*essi*ad* de c*racterizaç*o da cap*eira *o*o conteúdo </line>
</par>
<par>
<line> f*n*am*n*al </line>
<line> da *iversida*e cultura* do Bras*l. Ao tenta*mos explorar este univ*rso cultur*l, </line>
</par>
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<line> aproxi*amo-nos da ancestralid**e que orient* as manei*as de ser e estar no mundo de </line>
<line> pessoas c*muns, humil*es, em s** to*alidade, margi*alizad**, *nalfa*etas, des*rovidas de </line>
<line> seus di*eito* f*ndamen*a*s, m*s qu* carr*g*m consigo a força de seu passado, c*mo um </line>
</par>
<par>
<line> motor que **rmite </line>
<line> que a ritua*idade, a simb*log*a e a vi** c*tidiana se*am </line>
<line> caract*rizações </line>
</par>
<par>
<line> evide*te* e marcantes. </line>
<line> Nesse sentido, *os p*opomos * rever a mani*estação ar**stico-c*ltural q*e envo*ve a </line>
<line> capoeira em sua abrangênci* no uni**rso da dança, *a músi*a, ** *e*t*o, da l*t*, da lit*ratura, </line>
<line> da ro*a e d* hi**ória Afro-B*asileira. </line>
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<line> O presente artigo tev* co*o o*jetivo mostrar a diversidad* cultural </line>
<line> da </line>
<line> *apoeira no </line>
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<line> Brasil e su* i*po*tân*ia para nos*o p*ís. </line>
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<line> 2 *E**RENCIAL TEÓRI*O </line>
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<line> *.1 A origem da capoeir* no Brasil </line>
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<line> A capoeira * br*s*leira o* afr*cana? Ate h**e, i*s* motivo de d*s*ussão. Alguns é </line>
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<line> acr*dit** *** ela tem *ua origem no Brasil, em v*rtude dos maus </line>
<line> tratos que os negros </line>
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<line> Rev. **A, Teresina, *. *2, *. 6, art. 8, p. *18-138, no*./de*. 201* </line>
<line> w**4.fsan*t.*om.br/re**sta </line>
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<line> L. F. Felí*io </line>
<line> 121 </line>
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<line> sofriam; já outr*s que ela é a**ic*n*, tra*ida para o Brasil p*los negro* das t*ibos dos </line>
<line> muc**es. Para uma m*lhor compre*nsão, embar*uem*s j*n*os *estas duas teor**s. </line>
<line> *o sul de Angola, *x**tia um p*vo ch*mad* Mucope, * époc* *o *casalamen** das </line>
<line> ze**as cujos os machos tr*vavam v*ol*ntas bata*has entre si. O ma*ho vencedo*, ganhava as </line>
<line> f*m*as. *bse*vando os *olpe* deferidos pe**s **bras, os *ovens guerreiros *ucope* pas*aram </line>
<line> a imit*-las, ao *u* de**mina*am de "N'Golo", ou seja, "jog* da z*bra". </line>
<line> Segundo Ca*i*le A*orno, ** seu livro "A *rte da **poei**": </line>
</par>
<par>
<line> A respei*o *as *r*gens remotas da Capo*ira é interessan** t*ansc*ev*r Al*an* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Neves e So*za, *ue *screv*u </line>
<line> de ***nda, Ango*a, a Luis da C*mar* Cascudo, </line>
</par>
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<line> afirmando: "Entre os Mucope do sul de Ang*la, há *ma dança da zebra N\Golo, que </line>
</par>
<par>
<line> oc*rre durante a Efundul*, festa da puberdade da* raparig*s, </line>
<line> quando essas </line>
<line> dei*am </line>
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<line> ** ser muf*c*emas, m*ninas, e *assam à c*nd*ç*o *e mul*eres, apt*s ao *a*amen*o </line>
<line> e à procriação. O *apaz vencedor *o N\Go** tem o **r*ito ** escolh*r *sposa e*tre </line>
<line> as novas inic*ad*s e s*m p*gar o *ot*107 esponsalício. [...] Os escravos da* tri**s *o </line>
<line> sul que foram a*r*vés do ent**posto de Benguel* levaram a tr*dição de luta de **s. </line>
<line> Com o t*mp*, o *ue er* em prin*íp*o *ma trad*ção tribal foi-se t*ansfor**ndo num* </line>
<line> *rma d* ataque e de*e*a que os a*udou a subs*stir e a im*or-*e num meio *ostil. [...] </line>
<line> Ou*ra da* r*z*es que me *evam a atri*uir a *rigem da Capoeira ao N\Golo é qu* no </line>
<line> Brasil é c*st*me o* mal*ndros toc*rem um *nstr*mento aí chamado de Berimbau e </line>
<line> que n*s *hamamos hung* ou m\bolumbumba, c*nform* *s lug*res, e que é </line>
<line> tipic*men*e past**il, instrumento es*e qu* segue o* *ovos pastor*s até a Swaz*lândia, </line>
</par>
<par>
<line> na cost* </line>
<line> o*iental da Áf*ica." *s**s relato* ilustram hipótes*s quanto às *rige*s </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> Cap*eira. Nota-se q*e es**s da*ças são conheci*as no Br*sil </line>
<line> a*enas a*r**és da </line>
</par>
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<line> literatura sobre o assunto. A história *a Capoeir* aguarda *esqu*sa minuci*s* </line>
<line> em </line>
</par>
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<line> t*rras afri*anas co* ob*etiv* * </line>
<line> de c*nstatar nes*as da*ça* *s poss*v*is elemen*os </line>
</par>
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<line> *ormadores da Capoeira (CAMILLE ADORNO, 1999, p. 1*). </line>
<line> *a*endo refe*e*cia, a*nda, as origens da ca*oeira, José Lu*z Oli*e*ra, m**t*e bola sete, </line>
<line> come**ou *erta vez: </line>
<line> C**t*-se *u* na Áfric* ela *i*ha o *ome d* "Jogo da Z*bra" e e*a praticada com </line>
<line> basta*te violência. F*zia part* de um ritual o*de os negr*s lutava* em um pe**eno </line>
</par>
<par>
<line> recinto e os *enc*dores tinh*m como premio as </line>
<line> m*ninas da tri*o que f**avam </line>
</par>
<par>
<line> moças. (OLIVEIRA [MESTRE BOLA SETE], 1989, p.21) </line>
<line> Os movime**os co*por*is e*contrados hoje em dia na capo*ira sã* originários da </line>
<line> fragmentação da mem*ria *fr*-des*end*nte. Poré*, a consolidação d* *apoe*** como um* </line>
<line> luta contra a **re*são no Brasi*, foi através *os negros trazi*os de Angola e fe*tos escrav*s. </line>
<line> Nes*a interpretaç*o, a capoei*a ne* é Africana e *em Brasile*ra, ela é Afro-Bra*ileira. </line>
<line> D* aco*do com Rego (1968, p. 31): </line>
<line> N* caso da *ap**ir*, tudo le*a a *rer que seja u*a in*enção dos africano* *o Brasil, </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*a p*r </line>
<line> seus descendentes afr*-brasi*eiros, te*do *m </line>
<line> vista uma sér*e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> fatores colhidos em documentos </line>
<line> *scrit*s e, s*b*etud*, *o conv*v*o e *iálogo </line>
</par>
<par>
<line> cons**nte com os capoeiras </line>
<line> a*ua*s antigos que </line>
<line> ainda vi*e* na Bahia, embora, </line>
<line> em </line>
</par>
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<line> Rev. **A, *e*esina, v. 12, *. *, art. 8, p. *18-138, nov./dez. 2*15 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/rev*sta </line>
</par>
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<line> A *nfluência Da Diversidade Cultural Da Capoeira No Bras*l </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
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<line> sua *aiori*, n*o pratiq*em *ais a capoeira, dev*do à ida** </line>
<line> avançada. Em livr* </line>
</par>
<par>
<line> r*centí*simo, Câmara C*scudo defe*de a es*ranha te*e de que "Existe em A*gol* a </line>
</par>
<par>
<line> *os*a Capoeira n*s *aízes fo*madoras e é, como supun*a, uma </line>
<line> decorrência de </line>
</par>
<par>
<line> cer*mo*ial *e i*iciação [...] Nã* tenho </line>
<line> doc*ment*ção precisa para afir*ar, c*m </line>
</par>
<par>
<line> segurança, terem s*do *s negros d* An*ola os que inventaram a cap*eira o* mais </line>
<line> especificamente capoeira An*ola, não obstan*e *er*m sido eles os pri*ei*os negros * </line>
</par>
<par>
<line> aq*i chegarem </line>
<line> e em *aior **m**o dentre os </line>
<line> escravos import*dos, e também </line>
</par>
<par>
<line> can*igas, golpes e toques de capoeir* fa*arem sem*re em Angola, Luanda, Benguela </line>
<line> [...]. Por *utro la*o, há *ambém a **nei*a de ser d*s*es negr*s, m*ito *ropensa ao* </line>
<line> folgue*o*, so*ret*do dessa espécie. *raz do Amaral af*rma que os negros de Angola </line>
<line> *r*m in*olente*, loq*azes, *maginos*s, sem per*i*tência para o trabalho, porém </line>
<line> fér*ei* e* rec*rsos e manhas. </line>
<line> Se*undo Hilário (*00*), d* co*for*ida** co* Camille A*orn*, e Pedro Adib, em sua </line>
</par>
<par>
<line> t*se de doutorado, intitul**a: </line>
<line> "Capoeir* Angola: Cultur* Pop***r e Jogos *os *aberes na </line>
</par>
<par>
<line> Roda", refe*indo-se *s raízes da *apo*ira*em, *onside*a que: </line>
<line> *o caso da capoeira, * historicidade - o "com*ço" - é bra*ileir*, mas o "princípio" - </line>
</par>
<par>
<line> tanto * fundamento, quanto o mito - afr*cano. Exis*e uma forte corren*e no é </line>
</par>
<par>
<line> discurs* </line>
<line> da </line>
<line> c*poe*ra a*gola, discu**o esse respald*do por alguns pesquisad*res, </line>
</par>
<par>
<line> como Va**ema* Oliveir* (1985), de que * or*gem da c*poeira *stá ligada a danças- </line>
<line> r*tuais realizad*s no su*o**te *a Áf*ica, r**ião habitada maj*rit**iamente pelo grupo </line>
<line> bantu. Dentre essa* danças-rituais, des*aca-se o N\Gol*que pode se* traduzido co*o </line>
<line> *ança da Ze*ra, qu* *corre *u*ante a *fundula, festa da puberd*d* d** **ças, </line>
</par>
<par>
<line> q*ando essas deixam d* ser muf*cu*mas(meninas), </line>
<line> e passa* a con*i*ão de </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, aptas </line>
<line> ao ca*am*nto e a pr*cr**ção. * rapaz vencedor </line>
<line> do N\Golo*inha </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*reito de escolher a es*osa en*re as *ovas inicia*a*. Er* *onsi*era*a a tradição da </line>
</par>
<par>
<line> luta dos pés, mas também, </line>
<line> e* funç*o </line>
<line> do contexto *nde ac*ntecia, aprese**av* </line>
</par>
<par>
<line> característi*as de dança ritu*l (ADIB, 2004, p.94). </line>
</par>
<par>
<line> Como forma de *esis**r aos castigos impostos pelo* s*us </line>
<line> d*nos, vá*ios escravos </line>
</par>
<par>
<line> Angolanos *onhecedo*es do N\golo, começar** a usar seus *ovimentos de luta para se </line>
<line> defenderem, *rincipalmente em áreas de*ominadas de capoeiras - t*rreno onde o mato foi </line>
<line> ro*ado ou *ueimado para * c*l***o da *err* (HILÁRIO, *007). </line>
<line> Segundo Vieira (2004), a capoeira é um dos movime*to* populares e culturais *ai* </line>
<line> importantes do Brasil. Surgi* *as terr** **a*ileir*s, *a mi*tura de vária* *ulturas, e*tre ela* a </line>
<line> do índ*o, d* negro (African*) e do português, tornando-*e um do* ma*s importantes sí*bolos </line>
</par>
<par>
<line> do *r*sil. Tr*ta-se de uma das m*nifestações culturais da corporeid*de </line>
<line> hu*ana - m*neira </line>
</par>
<par>
<line> *ela *ual o cérebr* reconhe*e e *tiliza o corpo como i*strumento relacional co* o mu**o. </line>
<line> Nesta rela*ão, e*trar*o e* j*g* os b*a*os, as pernas, a *abeça e os jei**s do co*po. </line>
<line> D* *eu ponto de v*sta, perce*e-se que a constr*ção da c*poeir* é bem complexa e se </line>
<line> insere na *i**ura de vár*as ori*ens. Dos a*rica*o*, a capoeira herdou os rituais *o C***omblé </line>
<line> e a ginga; os ior*bas deixaram na Capo*i*a o ritmo *jexá e a *ima to*a* * ca*a três es*rofes, </line>
<line> e*quanto os ban*os de***ram, alé* das primeiras form*s de insp*ração baseadas *o N\gol*, o </line>
<line> **v. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. *, p. *18-138, nov./dez. 20*5 www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Felíci* </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> atabaque, o reco-reco, o ag*gô, o caxixi e o berimbau, que h*je é símbolo de t*da a cap*eira. </line>
<line> Os *ort*gueses empres*aram * C*poeira o *so do improviso (chula), * p*ndeiro, * nava*ha * a </line>
</par>
<par>
<line> própria língua *ortuguesa. Os indíg*nas </line>
<line> de*am à Capo*ir* seu nome, do tupi Caa (mat*) </line>
</par>
<par>
<line> Poeira (r*lo). </line>
</par>
<par>
<line> Ca*i*le Adorn* (1999, p. *8) co*sidera que: </line>
<line> As origens d* j*go *a Capoeir* se en*ontra* no princípio da nação bra*il*ira, e seu </line>
<line> des*n*olvi*ento ac*mp*nho* o relacionamento d* negros, brancos e í*dios no </line>
<line> contin*nte americano. A t*rra descobert* a*s olhos do colon*zador seria * ber*o de </line>
</par>
<par>
<line> uma nov* cult**a - fruto </line>
<line> das peculiaridad*s do ambien*e e da f**ma em *ue se </line>
</par>
<par>
<line> processa*am as relações *ntre os conquistadores europeus; </line>
<line> *s ameríndios - </line>
</par>
<par>
<line> pr*meiros senhores do continente; e os africanos - **azi**s à força para realizar *od* </line>
<line> * trab*lho. </line>
<line> A capoeira é uma expressão da cultura afro-descendente, calcada e* at*v*dad*s de </line>
</par>
<par>
<line> convivênc*a *rupal. Sua </line>
<line> *rát*ca representa a </line>
<line> união de diversas *anifestações culturais </line>
</par>
<par>
<line> incl*indo a *ú*i*a, a poesia, a *an*a, a brincadeira, a es*iritualida** e a luta (M*L*, 2003). </line>
<line> Sua hi*tóri* *e confunde com a hist*r*a do negro escravo. Esta ma*ife*tação, através </line>
<line> da sua práti*a com* luta e d*s eleme*tos que a constituem; poesia, música e os rituais, surge </line>
<line> como fonte de pro*ução de conhecimen*o a resp*it* das or*g**s e *a fo*mação da cultura </line>
<line> afro-brasileira* (CASC*DO, 2001). </line>
<line> Seg*ndo *re*a* (1995), os negros eram tirados d* sua *e*ra, *oloc**os *os porões dos </line>
<line> *avio* *egreir*s, chamad*s t*mbém d* tumbeiros e levados pa*a ** novos horizonte* rec*m </line>
<line> descober*os pelas grandes potênci*s e*ro*eias da época. </line>
<line> Chegando *á, eram div*didos entr* os senhores, marcados a ferro em *rasa *omo o </line>
<line> g*do e *ogados na sua **radia, as *enz*las - prisões in*ectadas de doen*as (AREIAS, 199*). </line>
<line> No Bras*l, os negr** tinham um* função a cumprir: ass*gura* a p*s*e da n*va *erra e </line>
</par>
<par>
<line> transformá-*a em gra**e pro*utora d* *iquezas para se*s s*nho*es * a </line>
<line> cor*a po*tug*esa </line>
</par>
<par>
<line> (CAMPO*, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Ainda segundo *amp*s (1995), </line>
<line> neste pe*ío*o, o </line>
<line> negro era con*iderado u*a </line>
</par>
<par>
<line> mercadoria *a*iosa, </line>
<line> comandad* pelos </line>
<line> chicotes dos *eitor*s. Trabalhavam e* um regime de </line>
</par>
<par>
<line> sol a sol, **rruban*o a ma**, preparand* a ter*a, pl*ntand* a cana e </line>
<line> pro*uzi*do, c*m o </line>
</par>
<par>
<line> amargor do seu sof*i*ent*, o aç**ar, do*e r*que*a dos seus s*nho*es. </line>
</par>
<par>
<line> Par* *ego (19*8, p.09), "argume*ta-se q*e a so*r**ivência das prim***as en*enhocas, </line>
<line> o **antio da ca*a de açúcar, do algod*o, do ca*é e *o *umo for*m ** elemento* decisivo*, para </line>
<line> que a m*trópole enviasse para o Bras*l os pr*meiros es**avos a*ri*anos". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, *. 6, art. *, p. 118-138, nov./d*z. 2*15 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influê**ia Da Diversidade C*ltural D* Capoe*ra No Bras*l </line>
<line> 124 </line>
</par>
<par>
<line> Miré assim *screve sobre es** sofrimento: "Ol*a o ne*r* *ofr*n*o / ** ter*a co***ndo </line>
<line> / Suor pra vive* / Chibata descendo / Fazen** romper / Da carne *o negro / Sangu* vai corre / </line>
<line> *lê lê / Sa*gue vai corr*r..." </line>
<line> Para Areias (1995, p.11): </line>
<line> Sem *onhecerem a n**a terra, apartados de su*s famílias e dos seus hábi*os e </line>
<line> **stumes, *em falarem a mesma lí*gua, pois eram divididos *m grupos de dial*tos </line>
<line> *iverso* para dificulta*-l**s a comunica*ão e eventual organiz*ção e rebelião, </line>
<line> doentes, subnutridos, acuados como *i*hos, e sem acesso * qualquer tip* *e *rm*s e </line>
</par>
<par>
<line> to**lmente vigiados, para *s </line>
<line> e*cravos era muito difícil l*tar e *eagir contr* esse </line>
</par>
<par>
<line> es*a*o de coisas. </line>
</par>
<par>
<line> Os negros nunca dei*ar*m de lutar, rea*ia* d* várias ma*eiras: desde a **ga inc**t* e </line>
<line> o suicídio, a*é a morte do seu opressor i*e*iat*, mesmo **bendo da consequência fatal de*se </line>
</par>
<par>
<line> a*o - pois, *o con*rário ** q*e muitos pensam, os escravos nunca acei*a*am passiv*mente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*cravidã*, o *ue lhes fa*tava eram co*dições pr*pícias pa*a a luta em massa e orga*iza**. * </line>
<line> *ue acont*ceu mais tard*, a pa*ti* das invasões holande*as em P**nambuco. </line>
<line> Segundo Vieira (2004), *urante o período de 1640, é**ca das i*vasões **l*n*esas em </line>
</par>
<par>
<line> Perna*buco e na *ahia, o *a*s s*f*eu uma </line>
<line> de**rganização </line>
<line> ger*l, o*asionan*o fuga a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> muitos escravos pa*a o i*terio* </line>
<line> d* pa*s mais precisame*t* </line>
<line> nos ditos Q*ilombos - </line>
</par>
<par>
<line> comu**dades d* negros f***tivos, mistur*n**-se n** mat*s com os índios, ac*ed*ta-se que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> di*leto Tupi tenh* servido para nomear negro* *uilomb*l*s co*o "n*gros das capoeiras", </line>
<line> posterio*mente, como "negros capoeiras" e fi*a*mente com* "capoeiras". *ontudo, ressal*a-se </line>
<line> que nunc* *oi encontrado r*gistro de prátic* de *apoe*ra nos quilombos. Por isso, aqui*o *ue </line>
<line> etimologicamente era chamado de "ma*o" pass*u a indicar "pes*o**" e as atividade* de*tas </line>
<line> pe**o*s de "capoe*ragem". </line>
<line> En*re todos os *uilomb**, o ma*s *onhecido é o d* Pal*ar*s. Foi justamente lá **e os </line>
<line> negros começa*am a se organizar *ocial e polit*cament* à m*da das socie*ades *ribais da </line>
</par>
<par>
<line> África. *ri*ram as </line>
<line> suas próprias leis, esc*lheram *m rei, Ganga - Zumbi, substituído, </line>
</par>
<par>
<line> posteriorment*, ap*na* </line>
<line> por Zumbi, o grande general das armas, que ent*ou para a hi*toria </line>
</par>
<par>
<line> d**ido aos grandes feitos rea*iz*dos em defesa d* r*duto *e P*lmares (AR*IAS, 199*). </line>
<line> Segundo Nest*r *apoeira (2**7), o na*cimento da *apoeira é u*a *istur* de d*versas </line>
<line> lutas, mit*s, danças, ri*uais e instr*men*os musicais vindos de várias partes da Áf*ica. *istura </line>
<line> esta, realizada em solo brasileiro, du*ante o reg*m* da escra*i*ão, prova*elmente em Sa*vador </line>
<line> e no R**ôncavo B*i*no du*ante o século *IX. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, *. 6, art. 8, p. 118-138, nov./dez. 2015 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/re*ist* </line>
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<page>
<par>
<line> L. F. *elício </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> 2.1.1 A capo*ira dur*nt* a E*cr*vidão </line>
</par>
<par>
<line> Por volta de 1814, no Bra*i*, a c*poeira e *utras expressões cult*rai* neg*a* começam </line>
<line> a ser *er*eguidas * reprim**as pelos *e*hores branc*s. Tais manifestações **gras eram </line>
<line> pe*mitidas até es*a data. *or u* lado, funcionavam como uma *á*vula d* esc*pe no sistema </line>
</par>
<par>
<line> d* esc*avidão, por </line>
<line> ou*ro, col**ava* e* **idên*ia a* d*fere*ças entre os diver*os gru*os </line>
</par>
<par>
<line> africanos. </line>
</par>
<par>
<line> Dom João VI ao fugir para o Brasi*, após * in*asão de Napoleã* Bonapa*te em 18*8 </line>
<line> em *or*ugal, percebeu que pr*cisar*a acabar com a cultura de um povo para pod*r conquistá- </line>
<line> lo. Assim, a capoeira, *omo o **sto da cultura negra, passou a se* reprimida, em um processo </line>
<line> que iria culminar com sua p*oibição por le* no pri*eir* Códi** Pe*al d* *epúblic*, cap. XII, </line>
<line> ar*igo 402, em 1890 (NESTOR CAPOEIRA, 2007). </line>
<line> Durante o Brasil colo*ial, a capoeir* *e des*nvolveu ainda *m outras grandes cidades, </line>
<line> como Rec*fe e Ri* *e Janeiro. D*fere*te da c**oeir* Baiana, nessas duas *idades manti*eram </line>
</par>
<par>
<line> apenas os </line>
<line> aspectos </line>
<line> da lut*, **ixando de </line>
<line> la** a parte do jogo, da dança e da* b*incad*iras. </line>
</par>
<par>
<line> Mai* ta*de, no início do século, as *apoeiras </line>
<line> pernambucanas, e </line>
<line> carioc*s, foram ar*uina**s </line>
</par>
<par>
<line> pela persegui*ão policial, restando apenas a ca*oeira baia*a (COSTA, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> Dando ê*fase, no início d* sé**lo XIX, ao assun*o da participação do </line>
<line> n*gro na </line>
</par>
<par>
<line> *ocie*ade br*sileira, descreve Soare* (1*94, p. 7): </line>
</par>
<par>
<line> Nesta época crít*ca da formação do Estado Nacio*al, *omo express*o comba*iva da </line>
<line> massa escrava *eg**-africana, *ue *onopoliza*a o tra*alho na cidade, a capoeira f*i </line>
<line> * ca*al exp*es*ivo da resis*ência escrava, e po* *sso *í*ima perman*nte *a violência </line>
<line> *enhorial e policial. </line>
<line> A *apo*ira praticad* nesta *p*ca no Brasil era total*ent* violenta e diferenciada da de </line>
<line> *oje. R*ge*das, em 18*4, descreveu * capoeira como *an*e de *a guerre ou *og*r *apuë*a. </line>
<line> 2.1.2 A capoeira após a aboliç*o d* esc*avat*r*: a margi*alização </line>
<line> Se*undo Capo*ira (2001), *p*s a aboliçã* *a escravatura *m 1888, iniciou-se a </line>
</par>
<par>
<line> m*rginaliza*ão d* </line>
<line> *apoeira, </line>
<line> quando os ex-escr*vos ou ne**os livres *o*eç*ram a se* </line>
</par>
<par>
<line> e*clu*dos da sociedad* e começaram a se juntar em pequenas cas*s co*etivas, designadas de </line>
</par>
<par>
<line> c***iço*. Esse* lugares eram re*r*se*tados como sendo locais da marginalidade e </line>
<line> er*m </line>
</par>
<par>
<line> *onstantemente repreendid*s com abusos * pers*gui*ões dos policiais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. 12, *. 6, art. 8, p. 1*8-138, n*v./dez. 2015 w*w4.f**net.c*m.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A *n*luênc*a Da D*vers*dade Cultural Da Capoe**a No Br*s*l </line>
<line> 126 </line>
</par>
<par>
<line> Os negro*, em sinal *e defesa des*as persegu*ções, usavam a capoeira com* forma d* </line>
<line> mal*ndragem. *omeça*am * fazer alg*ns serviços suj*s, como roubar e matar. F*i jus*amente </line>
<line> *este período qu* a capoeira foi rejeitada *ela soc**dade * vis*a como coisa de ne**o, de gente </line>
<line> vadia ou de malandro. </line>
<line> S*gundo *o*ra (1995), após a abolição, a **poeiragem no *io de Janeiro se espalha e </line>
<line> absorve outras cl*sses (negro* *ibertos, imigr*nt** portugueses pob*es e ricos, estr*n*ei*os ** </line>
<line> di*eren*es n*cio*alidad*s, jov**s da elite *a*io*a e militares d* vá*ias *atentes. </line>
</par>
<par>
<line> As ma*tas locais - grupos de </line>
<line> deso*deiros, se di*idiam *m dois grand*s </line>
<line> *rupos: </line>
<line> a) </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> Nagoas - ligados a*s *onarquistas do part*d* conser*ador, usav*m a cor bra*ca co** </line>
<line> emb*em*. Faz*a* *arte os escravos, a*ricanos e baianos *eguidores da *eligiã* dos orixás. </line>
</par>
<par>
<line> **equentavam a periferia da </line>
<line> *idad*. b) Os G*aiamu* - liga*os aos republicano* d* partido </line>
</par>
<par>
<line> libe**l, usavam a c*r v*rmelha. Fazia* par*e *s im**rante* pobres portugueses e os malandr*s </line>
<line> da mouraria *isboe*a. *r*quentavam a par*e ce**ra* da cidade (MOURA, 1995). </line>
<line> O conflito e*tre os dois grupo* era presidido p** um mec*nismo cultu*al, *nde a </line>
<line> tradição *empr* era res*eitada rigidame*te. *as festas reli*iosa* *u na*ionais, o* de folga d* </line>
</par>
<par>
<line> escr**ari* </line>
<line> urbana era dia d* alguma malta i**adir </line>
<line> terri*ório adversário, com os carrap*tas, </line>
</par>
<par>
<line> me*or*s apr*ndizes à fr*nte, *om o intuito *e provocare* e desafiarem os ri*ais (NEST*R, </line>
<line> 2007). </line>
<line> *lá**do de Abreu, em seu *iv** Os ca*oeiras, de 1886, **nta que: </line>
<line> "...se os c*efes decidiam que uma *uestã* fosse re*olvida em co*bate sing*lar, </line>
<line> enqua*to os dois re*rese*ta*tes d*s cores *erm**ha e *r*nc* se batiam, *s du*s </line>
<line> maltas cons*rvavam-se à distância e, fosse qual fosse o *esul*ado, de ambos os lados </line>
<line> rompiam a*lam***es ao triunfa*or." </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> cidade de Recife, também há relatos </line>
<line> de bandos de capoeir*s, </line>
<line> denominad*s </line>
</par>
<par>
<line> "mol*ques *e *an*a", que se juntav*m à frente d*s desf**es de b*ndas d* carn*val. Quando </line>
</par>
<par>
<line> duas bandas se c*uzav*m, o derra**mento de sangue era in*vitá*el. Os pulos * </line>
<line> as *ingas </line>
</par>
<par>
<line> destes capoeir*s, deram orige* mai* tard* aos passos do que c*n*ecemos hoje de dança d* </line>
<line> Frev* (CAPOEIRA, 20*1). </line>
<line> Os apelidos **ados hoje na capoeira, sugi**m ex*tamente ne*ta é*oca, quan*o em </line>
</par>
<par>
<line> virtud* da </line>
<line> perseguiçã* </line>
<line> p*licial, *s c*poeiristas us*vam *se*d*ni*os para não *erem </line>
</par>
<par>
<line> iden*if*cad*s. No Re*if*, d*ntre os </line>
<line> valentões mais conhecidos es*ão **vin* d*s Coelhos, </line>
</par>
<par>
<line> Nicola* do Poço, e N*scimen*o Grande que era o mais temido. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 8, p. 118-138, *ov./dez. 2015 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/r*v*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. F. *elício </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> Segu**o Fa*cã* (200*), a prática da c*poe*ra em Sa**ador no **r*odo da </line>
<line> marginalização, já se assemelhava com a capoei** praticada *oje e* dia, con*ando com o jogo </line>
</par>
<par>
<line> *e chão e o j*go </line>
<line> *m pé, **guns mov*mentos a**obáticos, como o aú, o uso do ber*mbau </line>
</par>
<par>
<line> comandando a* rodas, o ritual etc. Os *ois *e*tres mai* conhecidos na capoeira foram </line>
<line> **i*iados *ela d**ante este *erío*o, são eles: Pasti*** e B*mba. </line>
<line> Ent*e o* capoe*ristas, que mar*aram **oca no pe*íodo da margin*liz**ão e* S*lva*or, </line>
<line> encontra-se Besouro, considera*o o m*io* mi*o da cap**i**g*m. Para Carneiro (1*71), </line>
<line> Besouro (Manue* H***i*u*), filho d* João Gr*sso e Maria Haifa, vi*eu em Santo Am*ro, *a </line>
</par>
<par>
<line> Bahia, no começo do século. Seu me*tre foi um escravo ch*mado </line>
<line> tio Alípio. *e*ou*o foi </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mestre *e outro capoeiris*a famoso - O sa*doso C*brinha Ve**e. Besouro não g*s*ava d* </line>
</par>
<par>
<line> pol*cia, e era te**d* por ter corp* fechado e s*r um *a*ui*ta hábil e **rigoso. *izem que * </line>
</par>
<par>
<line> Be*ouro morreu e* uma embo*cad* vít*ma de </line>
<line> um f*rimento ocasionado por u*a faca de </line>
</par>
<par>
<line> ti*um (madeira du*a), p*eparad* em feitiçaria *ara ve*cer o c*rp* fe*hado d* capoeir**ta. </line>
<line> Mas o a*ge da repres*ão da capoeira e do cando*bl* na Bahia *oi por *olta d* 192* e </line>
<line> 1927, com * fam*gerado Esq*adr*o de C*v*lar*a * * aç*o do d*l**ado *e polícia "**dr*to de </line>
<line> Azevedo Gordil*o". </line>
<line> *egundo N**tor (20*7, p. 47): </line>
<line> D**erente do que tinha a*ontecido n* Rio, na Bahi* não houve a form*ção **s </line>
<line> maltas que interagiam com os polít*co*; *em houve a absor*ão de o*tros gru*os, </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> os po*tugueses pobres e ricos, m**i*ares, inte*ectuais, e par*e da juventude *a </line>
</par>
<par>
<line> elit* branca. Isto só vai ac*ntecer, *m *alv*dor, depois que Getúlio V*rga* perm*te a </line>
<line> prát*ca da *apo*ira e *imba abre a prime*ra academia, na *écad* de 1930. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .2 </line>
<line> A Ar*e * Cul*ura da Capoei*a </line>
</par>
<par>
<line> 2.*.1 A instrumenta*ão e mu**c**idade da capoeira </line>
<line> S*gundo Adorno (1999, *. 65): </line>
<line> A m*sica * um dos instrumentos de *rese*vação da memória, trans*itindo as </line>
<line> tradiç*e* de diferen*es é*ocas d* pas*ado da Ca*oeira. O ca*to às vezes exprim* </line>
<line> tristeza pela ausência *e um c*marada que já mor*eu, encerrando ainda *ma </line>
<line> advertên*i* ou obse*vaçã*, um exemp*o prát*co, uma lição p*ra a vid*. Ao encer*ar </line>
<line> a ladainha é ini*iado *elo so*ista um refrão, si*al para a entra** do coro formado </line>
<line> pe*os capoeiristas. </line>
<line> Os ins*rume*tos * cânticos na capoeira sempre acompanharam a sua história ao longo </line>
</par>
<par>
<line> *os temp*s. Como vi*o* em tópicos anteriores, o *it*al do jo*o de </line>
<line> cap*eira e*a *empre </line>
</par>
<par>
<line> o**anizado em to*no de uma r*d*, onde os c*poeiristas ba*iam palmas e cantavam a* *om *o </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, *. *2, n. 6, art. 8, p. 118-1*8, nov./de*. 201* www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A Influ*nci* Da Di*e*sida*e *ul*ural Da Capoeir* No Brasil </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> berimbau, at**aq*e, pandeir*s, reco-*eco, *anzá e do agogô. *ssa lu*a, camuf*ada *e dan*a, </line>
</par>
<par>
<line> fornece su*sí*ios até ho*e, p*ra se man*erem viv* as tra*içõ*s e as memóri*s da *ultu*a </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> capoeira Afro-Brasileira (VIE*RA, 1995). </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Abib (2*04), c*tando Meletin*ky (1995, p.30), para o bom desen*ol*imento </line>
<line> do jogo de capo*ira, é fundamental o *nstrumento, a músi*a * o canto, os qua*s e*tão sempre </line>
<line> as*oc*ados a uma poe*i* or*l, qu* t**ta *a histó*ia da *apoeira, da escravidão ou simp*es*ente </line>
<line> do pr*pr*o capoeirista. </line>
<line> A cap***r* * font* d* inspir*çã*, até ho*e, par* a criação de t**to* li**rá*ios, onde </line>
</par>
<par>
<line> retr*tam, a*ra*és de s*as cantigas e poésia*, os mitos e *s lendas </line>
<line> de um p*vo sofrido </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> escra*izado, qu* sup*rou </line>
<line> *s limites da irracionalidade humana l*tou e </line>
<line> por sua liberdade, </line>
</par>
<par>
<line> deixando *ssim, *m *olclore ric* de hist*rias e *radi*ões (FELÍCI*, *010). </line>
<line> Hoje, os cânticos e *oesias da capo*ira, se tr*nsformaram em lite*atura didática, algo </line>
</par>
<par>
<line> que gera *nterpre*a*ã* em todo mun*o, pr*move*do um aprend*zado de in*e*ação e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> contextu*lização (MELO, *005, p.7). </line>
</par>
<par>
<line> *s </line>
<line> cantigas repr*senta* un*v*rs* da c**o**ra e são determi*antes dentro do *ogo o </line>
</par>
<par>
<line> pa*a os movi*e**os do capoeirista. Elas sã* caracterizadas em lada*nhas, c*rr*do, quadra </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> chulu. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo mestre Bola Sete (1989, p.120): </line>
</par>
<par>
<line> As can*i*as de capo*ira *ngo*a, em ge*a*, sã* repres*ntantes da música afric*na </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *fro-b**sileira, nã* ocid*nta*, mar*adas pela trad*ção oral, estando se*p*e ligadas a </line>
<line> acontecimentos *ue envolvem * cotidia*o ** capoe*ra, do *egro ou do escravo e *a </line>
<line> mal**dragem. C*** estão sempr* ass*ciadas aos m*vimentos executad*s pelo </line>
<line> capoeira, possibil*tam uma leitura de m*n*o e uma melhor compreensã* dessa arte </line>
<line> luta *fro-b*asi*eira. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a Melo (2005), a cap*eira perderia suas raízes * *x*s*ê*cia, se não ex*ste n***, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> mús*ca, a inst*umenta*izaçã* (orqu*stra) * a *oes*a. A s*norização do berimbau é magnética * </line>
<line> *ibrante, ao se tocar a Iúna, **itos acreditam ser mágica a canção. </line>
<line> O som do atabaque traz ev*c*çõe* que transportam ao mundo da ma*ia. O ritmo </line>
</par>
<par>
<line> mi*teri*so des*ob** - à visão *a mente - u* cen*rio *e </line>
<line> realismo *an*ástico. O capoe**a, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> arrastado pe*o pensamento que se perde num tur*ilhão de e*oções e pode levar à tri*ha do </line>
</par>
<par>
<line> *o***natural: empolgaçã* e fascín*o se trad*zem em agi*id*de e forç*. E se </line>
<line> d*scortina </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Áfri*a viva em cada um de nós (AD*RNO, 19*9). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*es*na, v. 12, *. 6, art. *, p. 118-1*8, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Felício </line>
<line> 1** </line>
</par>
<par>
<line> A Brasilidade é construída através d* *ang*e do negro d* or**em africana. C*da </line>
<line> inst**mento dá vida na roda de cap*e**a, e ensina *m caminho *ara a redes*o*erta de outras </line>
<line> formas de comunicação. </line>
<line> A*ima do caráter de luta e es*orti*o, a capoe*** é uma *anifestação cultural ligad* ao </line>
<line> enc*ntro de vários grupos africanos com *utros grupos vividos *o Brasil ** época da </line>
<line> escravidão. *ortanto, el* te* uma relevância na expressão das tradi*õ** afro-bra*ileira* </line>
<line> (M**O, 20*5). </line>
<line> Afirma-se, *ntão, *ue a poesia, a musicalidade, a i*strumen*aç** e a* tradi*ões da </line>
<line> capoeira são elemento* que nos per**te* utiliza* a luta/dança co*o font* de *nsino e </line>
<line> ap*e*dizagem n*s *i*s atuais. </line>
<line> 2 .3 * capoeira como patrimô**o cu*tural brasileira </line>
</par>
<par>
<line> Hoje, a*ós *ários anos </line>
<line> ** m*ita **t* e con*lit*s entr* o* mais variados setores *a </line>
</par>
<par>
<line> sociedad*, inc*u*ndo os órg*os pú*licos, unive*sidades e * mídia, a capo*ir* é reconhecida </line>
<line> através do IP*AN - Insti**to Histórico e *r*ístico Nacional, desde *ulho de 2**8, como </line>
<line> patrimôn*o cultural brasileira. </line>
<line> Nas palavra* de Barret* (2002, p.**): </line>
<line> O patrim*nio cul*ural * e**endido como as ob*as de *rte, *anç* e música e re*s*l*a </line>
<line> que os seres human*s não p**d*zem apenas obras de arte, mas, sobretudo, ciência, </line>
<line> sabe*oria, máqui*as, r*médios, históri*, v*stu**io, *e*eitas *e cozinha, formas de </line>
<line> relaci*narem-se, hábitos, usos e costume*. </line>
</par>
<par>
<line> Segun*o Campos (2*0*, *.7*), so*r* p*trimônio cultural, a Con**itu*ção se </line>
<line> *efere </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> *eguinte ma*eira, no *eu Art. *16: </line>
</par>
<par>
<line> Constituem *atrimônio cultural bras*leiro os *ens de *atureza material * imaterial, </line>
<line> to*ados i*d*vidua*men** *u em conjunto, p*rtadores de *eferência * identidade, à </line>
<line> ação, à m*mória do* diferen*es grupos formado*es da sociedade brasile*ra, n*s quais </line>
<line> se inc*uem: </line>
<line> I - *s formas d* ex*re*sã*; </line>
<line> II - os modos de criar, fazer, vi*er; </line>
<line> III - a* criações c*entífic*s, artística* e tecnológi*as; </line>
<line> IV - as obras, objetivo*, documentos, edi*icaç*es e demais *spaços desti*ados á* </line>
<line> mani*estações a**ístic*s-culturai*; </line>
<line> V - os conj*nt** urbano* e sítios *e valor hi*tórico, paisagí**ico, artístico, </line>
<line> arque**ógico, paleontológico, ecológic* e cie*tífico. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. *2, n. *, *rt. 8, p. 1*8-138, nov./dez. 2*1* </line>
<line> ww*4.f**net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A In*lu*ncia Da D*versida*e Cultura* Da Capoei*a No Brasil </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> Ainda Campos (2006, p.79): </line>
</par>
<par>
<line> A Cons*ituição, **fere-se clarament* so*re os bens d* </line>
<line> naturez* imater*al. A </line>
</par>
<par>
<line> U*ESCO reconhece * Pat**môni* Cul*ur*l e Im**erial como de importâ**ia vital </line>
<line> para garantir *ão só os as*ecto* *ísic*s que co**tit*i cultura de um povo, mas, </line>
<line> sob**tudo, aqueles con*ido* nas *rad*ções, no folclore, nos saberes, nas lín*uas, nas </line>
<line> fes**s, nos folgue*os e em **ve*so* **tros aspec*os e *anifestações, tran*m*tidos de </line>
<line> forma oral o* *est*alme**e, recr*ados co*e*ivamente e modificados ao l**go d* </line>
<line> tempo. Essa porção intangível da he**nç* cu*tural *os po*o* dá-** o nome de </line>
<line> p*tr*môn*o cult*ra* imateria*. </line>
<line> C*m este *econ*ecimento, pode-** aqui, refo*çar a impor*ância da ca*oeira como </line>
</par>
<par>
<line> ex*ressão *ultural </line>
<line> que de*e s*r pr*vilegiada. Nesse pensa*ento, a capoe**a enriquece </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> f***ação, </line>
<line> especialment* </line>
<line> por sua e*pressão como m**ifestaçã* c*l*u*al afro-*e*cenden*e, </line>
</par>
<par>
<line> *onjun*o de s*ntidos, transmiti*os </line>
<line> h**toric*mente, incorp*rados e expressos em formas </line>
</par>
<par>
<line> si*bólicas cheias de signi*ic*do (SILVA, 2002). </line>
<line> Ela adi*iona-se a **te co**exto, por ser a *epresent*nte *e uma ma*ifestação po*ula* </line>
</par>
<par>
<line> rica ** m*sicalid*de, m*vime*tos e expressã* corporal bem aceita pela pop*laç*o </line>
<line> po r * e r </line>
</par>
<par>
<line> proc*dente do segmen*o afro-bra*ileir*. </line>
</par>
<par>
<line> A capoeira, *ssa cultur* *op*l*r exp*rimenta a*u*lme*te, ap*s um perí*d* de dec*íni*, </line>
</par>
<par>
<line> e quase desaparecimen*o de um pr*cesso de revitaliz*ção de sua *i*tória e </line>
<line> aprendiz**o, </line>
</par>
<par>
<line> no*ado *m todo o ter*itó*io nac*onal, bem como, em o*tros países (ABIB, 2004). </line>
</par>
<par>
<line> Das ruas p*ra </line>
<line> escolas, academ*as universidades, o lado marginal, desordeiro e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> m*land*o da cap*eira perde es*aç* no contexto atual e *assa a *er reconhecida pela so**edad* </line>
<line> como um veículo *e aprendizage*. </line>
<line> A*tes, pra*icada pelas class*s de *enor poder aquisi*ivo, hoj*, passa a ser praticada </line>
</par>
<par>
<line> também pelas *lasses média * **ta, bem com* por *utras etnia* nacionalidades div*r**s e </line>
<line> (PAIV*, 2007). </line>
<line> S**undo Pai*a (2007), out*ora p**tic*da pelo pú*li** masculino, passa a ser *omum * </line>
<line> sua prática aos dois g*neros e s*m restr*ção *e idade. A capoeira, qu* *nt*s era praticada </line>
</par>
<par>
<line> apenas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernam*uco Pará, e </line>
<line> come*a a se expandir por </line>
</par>
<par>
<line> todo * Brasil e al*ançando também * ext*ri*r. </line>
</par>
<par>
<line> Hoje, a capo*ira tem seus ensinos voltados para a formação c*mpleta do aluno, ou </line>
<line> seja, formar um ci**dão íntegro, qu* *alo**ze *s princ*pios humanos e cu*tu*ais d* *ra*il. Sua </line>
<line> atua*ão tem fi** tera*êut*c*s, *ecr*at*vos, ed*ca*i*os, e de *ntegração social (TRAVASSOS, </line>
<line> 2002). </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teres*na, v. 12, n. *, art. 8, p. 118-13*, nov./dez. 20*5 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. *. Fe*ício </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> Ela of*rec* múl*i*la* *ossibil*da*es de inte*venção, *endo for*as competiti*as, de </line>
<line> esp*táculo, d* a*rendizado e v*lorização cult*ral of**tando tant* a atuaç*o do bacharel como </line>
<line> a do lice*c*a*o (SILVA, *002). </line>
<line> A capo*ira é uma manifesta**o m*ito ap*ec*a*a, pois ela é recon*ec*da e pr**icad* </line>
<line> co*o luta, a*te, folclore, *spo**e, arte marcial, edu*ação, lazer, cu*tura * fil**ofia de vida </line>
<line> (*AMPOS, 20*6). </line>
<line> *na*isando v*ri*s *utores * seus ent*ndimen*os s*bre o qu* vem a ser capoeira, </line>
<line> Nestor Capoeir* (199*, p. 105), desta*a o au*or *i*s Gomes *o* a s*guin*e defi*ição: </line>
<line> Capoeira é luta de dançarinos. É dança de gladiadores. É d*e*o de ca*aradas. É </line>
<line> *ogo, é bailad*, é disput* simbiose perfeita de força e r**mo, poes*a e agil*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Única ** *u* os movi*entos são co*andad*s pela musica e *elo </line>
<line> canto. * </line>
</par>
<par>
<line> submissão da força ao </line>
<line> *itmo. Dá vi*l*ncia à melodia. A sublimaç*o dos </line>
</par>
<par>
<line> antag*nism*s. </line>
</par>
<par>
<line> Na capoeira os contendo*es nã* são *dv*rsários, são camaradas. Não lutam, fingem </line>
<line> lu*ar. Procu**m g*nialmente dar vi*ão art*stica de um *ombat*. A*ima de um </line>
<line> espírito d* comp*tição, há *m sen*ido *e beleza. </line>
<line> O capo**ra é *m a*tis*a e um a*leta, *m j*gad*r e um *oeta. </line>
<line> "Ao contribuir na **rmação cultural das p*ssoas, * capo*ira faz com **e elas </line>
<line> co*heç*m * *eali*ade conta*a *t**vés de *rota**nis*as q*e formam parte de*sa cultur* e não </line>
</par>
<par>
<line> at*a*és dos l*vro* </line>
<line> publica*o* pela classe **e sempre e*e*ce* o po*er" (SANTOS, 2002, p. </line>
</par>
<par>
<line> 191). </line>
</par>
<par>
<line> 2 .4 </line>
<line> Capoei*a: *er*am*nta pa*a a educa*ão </line>
</par>
<par>
<line> V*mos que a capoeir* </line>
<line> passou p*r vários *eríodos de de*crim*na*ão de sua arte </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cu*tura, quando estud**os o *apítulo relacionado à sua o*ig**. Poré*, aos poucos, mais </line>
<line> precisam*nte **rante a década de 8*, ela passou a conq*istar valoros*s espaços n* socie*ade </line>
</par>
<par>
<line> br**ileira, e, p*ssivelmente, o q*e te*e maior re*evâ**ia f** a </line>
<line> conquista das in*tituiç*es </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ensino, m*is pre*i*amente, * ***iente da escol*. </line>
</par>
<par>
<line> Hoje, par* muit*s, * capoei** nas in*tituiçõ*s educacionais é uma situação inusitada, </line>
<line> p*s duran*e al*um** d*cadas, a prática de c*p*eiragem era considerada uma ação ilegal, </line>
<line> passiva de penalidades, previ*ta no *ó*i*o penal **a*ileiro (F*LC*O, 1*9*, p. *0). </line>
<line> Segundo C*mpos (2006, p. 88): </line>
</par>
<par>
<line> Essa conquista deve-se principalme*te à apr*x*mação da capoeira com a </line>
<line> e*ucação </line>
</par>
<par>
<line> físic*. A pa**i* daí, a educa*ão f*sica reconhe** os va*o*es sócios educat**o* d* </line>
<line> capo*ira, aproximando-s* do seu *onteúdo e ins*rin*o-a como d*scipli*a ou mesmo </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina, v. 1*, n. 6, art. 8, p. 118-138, nov./dez. 2015 ww*4.fsa*et.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Influ*ncia Da Diversid*de Cultural D* Capoeira No Brasil </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> em *roj*tos integrantes *o cu*rí*ulo das e*colas de ensino *undament*l e *édi*, </line>
<line> tanto em i*st*tu*ções públicas como pri*ada*. </line>
<line> Para *aiva (20*7), * presença da capoeira no co*texto es*ol*r, rep*e*enta o momento </line>
</par>
<par>
<line> d* conquist* que resultou e* ganh*s e </line>
<line> perdas. Ganhos, por*ue apresentou *ua expansão, </line>
</par>
<par>
<line> *stende*do as possibilid*des de u*o par* as pesso*s p*atic*rem e para os q** *lmejam segu*- </line>
</par>
<par>
<line> la com* uma car*eira. Perda*, por conta das novas l*is de </line>
<line> *nsin*, *ue </line>
<line> obriga* os an*igos </line>
</par>
<par>
<line> mestres a terem for*açã* superior *, n*o tend* com* f*zê-*o, acab*m no esqueciment*. </line>
<line> F*lcão (1998) enaltec* que a c*poeira foi ofertada com *m cu*so superi*r em 19*9 na </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade G*ma Filha - U*F, no Rio de *aneiro. E nos a*os de 1997 e 1998, a UNB </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> Univer*idade de *ra*ília realizo* o primeiro cur*o de pós-graduação em capoeira na escola, </line>
<line> no Brasi*. </line>
<line> Na atual realidade brasil*ira, a Capoeira passou a se* obrigatória no currícul* escolar </line>
<line> dos cu*s*s de Educaçã* F**ica espalhados pelo B*asil. Sua *ncorporação com* d*sci**ina nos </line>
<line> c*rso* de forma*ão é mais uma das man*iras de busca* e r*sga**r na *i*t*r** *os negros a su* </line>
<line> *eal im*o*tância sócio-c*ltural *ara n*ssa nação (M*L*NI, **0*). </line>
<line> Por ser a c*poeira ge*u*n*ment* bras*le*ra e be* ajusta*a aos **uno* na escola, e por </line>
<line> se t**t*r d* *ma manifest*çã* pop**ar **ca em movimento* corporais e m*s*ca*idad* el*, cad* </line>
<line> vez mais, vem sen*o ins*rida n* c*n*ex*o educacion*l (KUNZ, 2004). </line>
<line> Segundo Costa (199*, p. 14*): "A capoeira é um *amin*o lúcido para a sobrevivência </line>
<line> de *ossa c*ltura", po* el* mostra um braço forte p*ra *esistir à alienação *e nós mesmos. "A </line>
<line> *apoeira é o braço da his*ória co* a *ultura popular, para *esgatar noss* c*ndiç*o de povo". </line>
</par>
<par>
<line> Já par* Reis (20**, p. 23), "a *ap*eira talv*z s*ja um *o* </line>
<line> cam*nh*s para efetiva </line>
</par>
<par>
<line> d*m*cr**ização d* *sco**". </line>
</par>
<par>
<line> O processo edu*ativo da *ap**ira tem *eu iní*io, log* quando o indivíduo nasce, pois </line>
<line> ele irá evoluir durante sua ex*st*nci*, **ssim, e*timulará e progred*r* *uas c*p*c*dades f*sic*s, </line>
<line> sociai* e mentais, pelas modifica*õ*s *co*ridas de ma*eira mais ou menos int**sas, *e *cord* </line>
<line> com a* difere*tes fa*es de seu desenvolvimento *i*-psico-f*siol*gico (SANTO* apu* </line>
<line> HUR*ADO, *990, p.27). </line>
<line> Segun*o C*mpo* (2006), a cap*eira, at*av*s de sua arte e c*ltura, vem favor*cendo </line>
</par>
<par>
<line> uma mel**r educação </line>
<line> do* alunos no ambiente escolar, </line>
<line> pois, proporciona motiv**ão, </line>
</par>
<par>
<line> socialização e expressã*. </line>
</par>
<par>
<line> Refe*in*o-se à ação *ducativa da </line>
<line> cap*eira no </line>
<line> ambi*nte escolar, R*cha (1994, p.13), </line>
</par>
<par>
<line> cita: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. *, art. 8, *. 118-138, nov./dez. 2015 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<column>
<row> L. F. Fe*íci* </row>
</column>
<column>
<row> *33 </row>
<row> Atualme**e, percebe-se que a pr*ocupação ma*or do* educ*dore* é a de ensinar * </row>
<row> q*e * imp*rta*te para a class* domin*nte que dit* as regras, e nã* para a c*iança </row>
<row> atendend* à sua r**lidade e necessidade. Por r**el*r fatos *is*órico* que marcaram </row>
<row> época, a c*poeira como educação fí*ica *ode s*r consi*erada como uma atividade </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ra*s*o*madora. Através da musicalidade, dos *ovim*n*os, dos ca*tos, d* </line>
<line> diálogo </line>
</par>
<par>
<line> em aula, a cap*eira co*o educação física pod* t*an**itir asp*ctos marcant*s da </line>
<line> sociedade br**ileira, como as pre**r*ncias dos negros, seus romances, trabal*os, </line>
<line> crenças, *migos e inimig*s, costumes, sofr*me*tos, caract*rística* estas *otáveis *m </line>
<line> **as c*ntigas. </line>
<line> A capoeira *oi i*serida no conte**o escolar da seguinte form*: pri***ramen*e, *endo </line>
</par>
<par>
<line> incluída na gi*ástic* escol*r tradicional. Depois, como conteúdo fora da ginástica escolar, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> por últ**o, como disciplina *e *aráter opt*tivo. Barbieri (1*93, *.33) r*la*a sobre o ass*nto, </line>
</par>
<par>
<line> afirm*ndo que, "[...] em *lgumas esc*las d* ensino de prime*ro e segundo graus, ela </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> praticada, ou como me*o d* edu*ação física, ou com* esp**te [...]". </line>
</par>
<par>
<line> H*je, podemos afi*mar q*e a capoeira é um *conte*imento real </line>
<line> nos ambient** </line>
</par>
<par>
<line> esco*ares. A *ua prátic* ocor*e nos en*inos infantil, fundamen**l e méd*o. Pesquisas </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vidas s*bre a *emátic* da </line>
<line> capoeira enaltecem importânc*a de atividade para os a </line>
</par>
<par>
<line> *rat*cant*s de difere*tes fa*xas etárias (FALCÃO, 20*4). </line>
<line> Segundo as pala**as d* **mpos (2003, p.17), através dos movimentos *e capoeira </line>
<line> "são *esenvolvi*os cr*atividade e o inter*sse pela* artes e pel* c*ltu*a, pro*orcionando ainda </line>
<line> *ma *udanç* de comportamento pel*s múlti*las ex*er*ência* vivenciadas" </line>
<line> Os *e*resen*antes da *apoei*a na escola ena*tecem os **nef*cios que ela possibil*ta aos </line>
</par>
<par>
<line> praticant*s. Relatos ** mest*e Beto, a**rma* que * capoeira a**da cria*ças e </line>
<line> adu**os </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> *scola*, *orque pos*ibilita ao se* pratican*e con**ntração, ref*e*o, *egur*nça, </line>
<line> *nteração, </line>
</par>
<par>
<line> discipli*a e confiança (PAIV*, 2007). </line>
</par>
<par>
<line> Embora a ca*oeira apresente vários benefícios para os e*c*lares, ela ocasiona </line>
</par>
<par>
<line> con*r*vérsias e críticas pela comunidade c*poei*í**ica, </line>
<line> *m *i*tu*e d* se*s </line>
<line> conteúdos serem </line>
</par>
<par>
<line> nor*e*do* por p*ofissionais de educação física e não p*r c*poeiristas advindo das formações </line>
<line> *undanas. </line>
<line> * *rande questi**amento dos *a*oeiris*as sobre os *rof*ssionais de *ducação *ísic* * </line>
</par>
<par>
<line> que eles pr*curam *rabalha* os as*ec*os es*orti*os, prioriz*ndo a com**tição *a </line>
<line> escola e, </line>
</par>
<par>
<line> co*seque*t*mente, esquecem dos a*pe*tos cul*urais; *endo assim, li*i*a a potencialida** da </line>
</par>
<par>
<line> *a*oeira q*e, a*é* da movim*ntação </line>
<line> corporal, tem m*sicalidade, poe**a *ist**i* (PAI*A, e </line>
</par>
<par>
<line> 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Como ca**eirista há mais de 8 anos * sendo profis*io*al de educação física, vejo *ue a </line>
</par>
<par>
<line> grand* pr*ocupação, ai*da *oje, </line>
<line> *om a cap*eira n* escola é a </line>
<line> assimilaçã* do s*u co*teúdo </line>
</par>
<par>
<line> c*ltur*l e esporti*o. Sen** assim, * uma pre*cupaç*o com * c*poeira </line>
<line> de*en*olvida </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, art. 8, p. 118-138, nov./de*. 2*15 </line>
<line> **w*.fsane*.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A In*luência Da Diversidade Cultural Da Cap*eira No Bras*l </line>
<line> *3* </line>
</par>
<par>
<line> ins*ituições </line>
<line> *scolare*, *ois ela já faz parte do processo *nsino apr*nd*zagem da e*ucação </line>
</par>
<par>
<line> física por *e d*f*re*ciar de outr* pr**i*as corporais to*almente s*stematiz*das, pois enaltece o* </line>
</par>
<par>
<line> v*lores af**-bra*ileiro* que mo*tr* c**rame*te toda a </line>
<line> história e orige* *o pr*prio povo </line>
</par>
<par>
<line> brasileir*. </line>
</par>
<par>
<line> S*gu*do Santos (*990, p.29), "a ca*o*ira como educação física *az part* de nossa </line>
<line> história; contribui na for*ação d* valores das crianças, jo*e*s e a*ultos; favorece * espírito </line>
<line> crítico *eflexivo *e nossa **alidade". Acr*scen*a q*e o lado históri*o deve ser transmit*d* aos </line>
<line> al*nos através da musicali*ade, movimen*os e diálogos dem*c*á*icos. </line>
<line> Seg**do Vieira (20*4), citado por Paiva (200*, p.94): </line>
</par>
<par>
<line> Nas palav*as </line>
<line> d* Mestre *almir, o </line>
<line> a*rendizad* da c*poe*r* numa di*ci*lina que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *ada em seis me*es d* curso, como a*on*ece nos c*r*os *e educação *ísica, em qu* a </line>
<line> *apoeira é uma disciplina *ferta*a em *m sem*stre, compromete o ensi**. E*se </line>
</par>
<par>
<line> tempo é insuficie*t* pa*a a *essoa estar apta a de*env*lver um trabalho </line>
<line> co m </line>
</par>
<par>
<line> capo*i*a nas instituiç*e* escol*res; avaliam os mestres que têm mais de *0 anos d* </line>
<line> prá*ica de capoeira. </line>
</par>
<par>
<line> Contin** d**en*o: Às vezes, as pessoas nã* *abem t*car </line>
<line> b*rimbau, *ão sa*em </line>
</par>
<par>
<line> co*stru*r um instr*mento, num sabe* entrar numa mata. Tudo isso * c*nhecimento, </line>
</par>
<par>
<line> na real*dade é </line>
<line> cultura. A cult*ra afro-*escen*ente *st* present*. E m*s*ra a você </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*me*t* de entrar *u*a *ata na força da lua pra poder ti*ar uma **deira, pr* fazer </line>
<line> um berimbau, ** c*xixi. </line>
<line> Perc**e*os *ue a visão do capoeirís*a s*bre * aprendizage* d* *a*oeira deman** da </line>
</par>
<par>
<line> prát*c*, da vivência, experiên*ia e contato com os mes*re*. Tr*balhar a *ap*eir* com </line>
<line> um * </line>
</par>
<par>
<line> v*são mais *mpla * o real objetivo do *erdadei*o p*ofessor de ca*oe*ra, seja *la pratic*da no </line>
<line> am*iente e*col*r ou fora dele. </line>
<line> Ao se lesio*ar capoei*a na escola, d*vemos privilegi*r os asp*c**s cultu*ais de sua </line>
<line> art*, **fa*iz*ndo e buscando *emp*e s*u lado de cidadania. O l*do esportivo da luta *eve ser </line>
<line> passad* pa*a os alunos *om o intuito l*dico, de vivên*ia* de movimentos *or*orais e **o *or </line>
<line> questões esportiv*s. </line>
</par>
<par>
<line> 2 .4 .1 </line>
<line> A ca*oei*a ** Currículo </line>
<line> A capoeira, sendo in*eri*a c*mo discipl*na curricular, apar*ce com uma capacida*e de </line>
</par>
<par>
<line> trazer para perto d*s universidades os mov*me*tos *opulares. </line>
<line> Segundo Pistrak (1*81) citado por Falcão (2004, p. 34*): </line>
<line> Ao se inserir no c**rículo, como dis***lina aplicada, propugnamos que a capo*ira </line>
<line> deva ser concebida como práxis (cap*eirana) e tratada *omo um compl*xo *emá*ico </line>
</par>
<par>
<line> essencia*mente interdiscipl*nar </line>
<line> em coerênc** com o s*u **óprio movime**o </line>
</par>
<par>
<line> *ev. **A, Teresina, v. 12, n. 6, a*t. 8, p. 118-138, nov./dez. *0*5 </line>
<line> ww*4.fs*n*t.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> L. F. Felício </line>
<line> *3* </line>
<line> hist*ri*o, um* vez que, ao *ongo de seu d*senvolvim*nto, ela vem se conso*ida*do </line>
</par>
<par>
<line> como </line>
<line> um a*álgama *nde se entrec*uzam *r*ssupostos de vá*ias á*eas do </line>
</par>
<par>
<line> conhecimento, como Hi*t*ria, Antropologia, *ociologia, Psicol*gia, Fil*sofia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> E****çã* Físic*. *or is*o, ela de*e assumir a c*ndição de um "com*le*o" *em uma </line>
<line> *spec*f*cidade *pistem*l*gica (PI*TRAK, 198*). </line>
</par>
<par>
<line> Qu*ndo a *ap*eira se i*sere de*tro do currí*ulo de forma**o *rofi*sional como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> *em* c*mple*o se </line>
<line> en**e de respon*abilida*e s*cial, por isso, *s*á </line>
<line> a*s*ciado a *oluc*on*r </line>
</par>
<par>
<line> problem*s concretos s** a ***ca de u*a instit*i*** social. Por tan*o, não se trata ap*nas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> um conte*do su*ostam*nte teó*ico e espe*í*i*o fa*e*do sa** de uma ar*icu*ação realista **cial </line>
<line> (FALC*O, 2004 citando FREITAS, 2000). </line>
<line> Para qu* isso ocorra, impõe-se uma necess*r*a articulação de sua "did*ti**" específica </line>
</par>
<par>
<line> c*m * </line>
<line> "didática geral". A parte negativa das relações entre os conte*dos específ*c*s e os </line>
</par>
<par>
<line> proces**s metod*lógi*o* * organizacionais *ais amp*os contribu* p*ra a *esartic*la*ão da </line>
<line> teoria peda*ógi*a **r*l. </line>
<line> Pa** **viani (2000, p. 61): </line>
</par>
<par>
<line> *o *nvés de \especial*stas\ em </line>
<line> determin*da *abili*a*ão restrita, aqui*o de que </line>
</par>
<par>
<line> realm*nt* *stamos necessita*do é de educad*res com uma só*ida fundamenta*ão </line>
<line> teórica desen*olvida a part*r e em *u*ção da* exigência* da ação educativa *as </line>
<line> condições b**si*eira*. </line>
<line> Falcão (2004), comp*eta, opinando sobre est* *uestão, d*zendo q*e a capo*ira é tratada </line>
<line> como um conhe*imento de p*át*ca social. Este co*heci*ento se torna uma ferramen*a *ti* </line>
<line> **ando o h*mem c*nsegue transformá-*o e* realidade (F*L*ÃO, 2004). </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O pre*ente arti*o c**ac*e*iza-se como uma p*s*ui*a *e natureza bibliográfica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> históri*a, do tipo ex*loratór**. </line>
</par>
<par>
<line> Na concepçã* de C*rvo e B*rvian (*002, p. 55), definem a pesquisa *ibliog*áf*ca </line>
<line> como sendo a que: </line>
</par>
<par>
<line> [...] e*plica um problem* </line>
<line> a partir </line>
<line> de referenciais *eóricos publicados em </line>
</par>
<par>
<line> docum*n*os. Pode ser realiza*a *nd*pende*temente ou como parte da </line>
<line> p*squisa </line>
</par>
<par>
<line> descritiva *u *xper*m*ntal. Ambos os c*sos busc*m conhe*er e an*l*sar </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> contrib*iç*e* cult*rais ou científ*cas *o passado ex*stente* s*bre um d*te*mi*ado </line>
<line> assunt*, t*ma ou p*o*l*ma. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resin*, v. 12, n. *, art. 8, p. 118-138, no*./dez. 2*15 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.*r/revi*ta </line>
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<line> A I*flu**cia Da Dive*s*dade Cultural Da Capoei*a No Brasil </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *uerra e Ca*tro (1997, p.3*), re*atam que a pesq*i*a his*óri*a é "encadeamen*o de </row>
<row> fatos, o* d* teori*s, us**do a *iacronia, isto é, a sequênci* *emporal, o* a *in*ronia, isto é, * </row>
<row> convivênci* de *a**s, ou te*rias, *o mesmo períod*". </row>
<row> Segundo as palavras de Gil (1*99, 0. 43) so*re as pesquisas exploratórias, en*lte*e que </row>
<row> ela proporci*na uma **são **ral de um determinado fato, do t*po ap*oximativo. </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CONSIDERA*Õ*S FINAIS </line>
<line> A p*rtir *es*a pesqui*a *ibliográf*ca, *erce*emos *u* * proce**o da Capoeira está </line>
</par>
<column>
<row> li*ado *ão só ao desport* (luta), mas a história Af*o-Brasileira, à Cult*ra African*, a éti*a e a </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *oral, *o lazer, à *ecrea*ão, à </line>
<line> *rin*adeira, à cult*ra, à m**ical*dad* e à integr*ção. **ndo </line>
</par>
<par>
<line> assim, ela precisa f*zer parte d* con*exto d* Soc*e*ad* Brasileira *ropiciand*- nos, in*meras </line>
<line> *xperiências em nível *ogn*tivo, de corporeidade e di*er*idad*. </line>
<line> Co*preend*mos a c*poe*ra **mo uma arte popular afro-br*silei*a *u* se caracter*zou </line>
</par>
<par>
<line> principalment* por </line>
<line> sua te*tralidade, *or sua **nding*, por s*a </line>
<line> oralid*de - *ânticos, </line>
</par>
<par>
<line> *nsina*en*** e mitos. </line>
<line> *onclu*mos que a cap*eira tem demonstrado *nflue*ciar a diver*idade, caben*o a ela, </line>
<line> ser um elemento cultura* ima*erial de identid*de naciona* com heranç* afro-brasile*ra, </line>
<line> possibilit*ndo s*a conser*ação até agora, porque * cap*eira se d*sfarçou como uma dança </line>
<line> acompanhada d* diferentes elemento* *ul*ur*is. </line>
</par>
<par>
<line> Ne*ta pesquisa, </line>
<line> sugerimos que novos *studos *c*rca da dive*sidade cultural da capoei*a </line>
</par>
<par>
<line> *ejam feitos para o enalteciment* des*a em *osso pa*s. </line>
<line> REFERÊNC*AS </line>
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<row> Como Ref*renci*r este A*ti**, *onforme ABNT: </row>
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<row> art. 8, p.118-138, no*./dez. 2015. </row>
</column>
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<line> *ontr*buição do* A**ores </line>
<line> L. F. Felício </line>
</par>
<par>
<line> 1) con*epção e plan*jamento. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) a*ál**e e *nter**et*ção do* dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*ração do *ascunho o* na revi*ão crítica do conteú*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) part*c*pação na apr*vaç*o *a versão final do manusc**to. </line>
<line> X </line>
</par>
<column>
<row> *ev. FSA, Teresi*a, v. *2, *. 6, art. 8, p. 118-138, nov./dez. 2015 *ww4.fs*net.com.br/revist* </row>
</column>
</par>
</page>
</document>

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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)