<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 8, *. 118-138, nov./dez. 2015
</line>
<line>
IS*N *m**esso: 1806-6356 ISS* E*et*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
*ttp://dx.doi.*rg/10.1*819/2015.12.6.8
</line>
</par><par>
<line>
A Influência Da Diversidade *ultura* Da Capoeira No Brasil
</line>
<line>
The Influe*c* Of Cultur*l D*versi** Of Poultry In B**zil
</line>
</par><par>
<line>
Leandro *irmeza Felí*io
</line>
<line>
Pó*-D*utorado e* Psicologia p**a Uni*ersidad J*hn F. *enned* d* Argent*na
</line>
<line>
Doutor em Educaçã* e G*stão pela Unive***dad Ameri*ana de Assunção
</line>
<line>
*rofessor *a Faculdade *etropolitana da *ra*de Fortaleza -Fa*etro
</line>
<line>
E-mai*: le*ndrof.f@h**mail.co*
</line>
</par><par>
<line>
Ed*tor Científ*c*: *onny Ker*ey de Alencar Rod*i*ues
</line>
</par><par>
<line>
Ender*ço: Leandro F*rmeza Felício
</line>
<line>
Art*go r*cebido em 15/0*/201*. Úl*ima v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
Facu*da*e *etropoli*ana *a Grande Forta*eza - Rua
</line>
<line>
recebida em 08/10/2015. Ap*ovado em 09/10/20*5.
</line>
</par><par>
<line>
*o*s*lh*iro E*tel**a, 5000, Jacarecan*a, *EP: 60.*10-
</line>
</par><par>
</page><line>
260, Fort*leza/ce B**s*l.
</line>
<line>
Avaliado pelo sistema *riple *e*iew: Desk R**i*w a)
</line>
<line>
p*la Edito*a-Chefe; e b) D**ble Blin* Review
</line>
<line>
(*valiação *ega p*r dois ava*iadores *a área).
</line>
<line>
*evisão: Gr**atical, No*mativa e de For*ata*ã*.
</line>
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<par>
<line>
L. F. Felício
</line>
<line>
119
</line>
</par><par>
<line>
RESUM*
</line>
</par><par>
<line>
E*ta pesq*isa vem **strar * diversidade cultura* da cap**ira no Brasil e sua import*ncia par*
</line>
<line>
o nosso país. A partir de um* pesqu*s* bibliogr*fica e his*óri*a, *roc*ramos explor*r o
</line>
<line>
universo da capoei*a em todas *s su*s *agnit*des culturais. Para t*nto, tornou-*e f**dament*l
</line>
</par><par>
<line>
o apr*funda*e*to na *iteratura acerca *o co*teúdo. Concluím*s
</line>
<line>
que a capoeira t*m
</line>
</par><par>
<line>
**mo*strado in*luenciar a d*ver*idade,
</line>
<line>
caben*o a ela, ser u* elemento cultural imateria* de
</line>
</par><par>
<line>
*de*tidade nacional com herança *fro-br*sil*ira, possibilitando sua co*servação a*é ag*ra, por
</line>
<line>
que *e disfarçou como uma dança aco*panhada d* *iferentes elementos cultura*s.
</line>
<line>
**la*ras-chav*: *nfl*ên*i*. *iversida*e cult*ral. Capo*ira.
</line>
<line>
ABSTRAC*
</line>
<line>
T*is rese*rch comes to show the cult*r*l *iversity of *apoeira in Braz*l **d *t* *mportance fo*
</line>
<line>
our country. From a *ib*iogr*phical a*d histori*al rese*rch, we try to explore the universe of
</line>
<line>
ca**eira in all its c*ltural magnitudes. There*o*e, it beca*e essenti*l *o *eepen in the
</line>
</par><par>
<line>
literature about
</line>
<line>
*he conte*t. *e conclude that the p*ultry h*s *een shown to influence th*
</line>
</par><par>
<line>
div*rsity, leav*ng *er, being an *ntangible *ultura* e*em**t of *a*i**al iden*ity *i** Afr*can,
</line>
<line>
*r*zili*n her*tage, enabl*n* *heir co*serva*ion unt** n*w because t*e capoeira disguised as a
</line>
<line>
*ance accompanied of different cul*ural elements
</line>
<line>
Key Words: Inf*uence. Cultural diversity. Capoei*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, art. 8, *. 118-138, no*./dez. *015
</line>
<line>
ww*4.*sane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influê**ia D* Diversida*e Cultural Da *apoeira No Brasil
</line>
<line>
120
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Fal** da capoeira é viaj*r na história cultur*l Afro-*rasileira. Foi cri*da no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
pelos negros escr*vos da Á*ric*, onde praticavam a arte *a capoe*ragem nas s*nzalas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
f*rma d* luta, *as dis*arçada em dança para nã* levantarem suspei*a p*ra
</line>
<line>
os senhore*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
engenho.
</line>
</par><par>
<line>
Durante m*ito tempo, fo* perseguida e d*scriminada pe*a população brasil**ra, mais
</line>
</par><par>
<line>
preci*amente pelas *lasses dominantes, ma*
</line>
<line>
a*ualme*t*, é
</line>
<line>
difundida e pratica*a em todo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
* undo.
</line>
</par><par>
<line>
A arte e a cult*ra d* c**oeira saiu das s*nzala* e, hoje, é re*onheci*a pela UNESCO
</line>
</par><par>
<line>
como patr*mô*i* cul*ural bras*leiro, através do *ec*eto d*
</line>
<line>
2008. Estand*
</line>
<line>
in*erid* em vário*
</line>
</par><par>
<line>
co*textos sociais **lturais, * *apoeira torno*-s* o símbolo d* mov*me**o de luta contra a *
</line>
<line>
o*ressão negra no Brasil, am*liando sua v*sibilidade b*m como a d* visão do mu*do *obr* o
</line>
<line>
noss* País.
</line>
<line>
Este art*go se j*stifica devido a ne*essi*ad* de c*racterizaç*o da cap*eira *o*o conteúdo
</line>
</par><par>
<line>
f*n*am*n*al
</line>
<line>
da *iversida*e cultura* do Bras*l. Ao tenta*mos explorar este univ*rso cultur*l,
</line>
</par><par>
<line>
aproxi*amo-nos da ancestralid**e que orient* as manei*as de ser e estar no mundo de
</line>
<line>
pessoas c*muns, humil*es, em s** to*alidade, margi*alizad**, *nalfa*etas, des*rovidas de
</line>
<line>
seus di*eito* f*ndamen*a*s, m*s qu* carr*g*m consigo a força de seu passado, c*mo um
</line>
</par><par>
<line>
motor que **rmite
</line>
<line>
que a ritua*idade, a simb*log*a e a vi** c*tidiana se*am
</line>
<line>
caract*rizações
</line>
</par><par>
<line>
evide*te* e marcantes.
</line>
<line>
Nesse sentido, *os p*opomos * rever a mani*estação ar**stico-c*ltural q*e envo*ve a
</line>
<line>
capoeira em sua abrangênci* no uni**rso da dança, *a músi*a, ** *e*t*o, da l*t*, da lit*ratura,
</line>
<line>
da ro*a e d* hi**ória Afro-B*asileira.
</line>
</par><par>
<line>
O presente artigo tev* co*o o*jetivo mostrar a diversidad* cultural
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*apoeira no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil e su* i*po*tân*ia para nos*o p*ís.
</line>
</par><par>
<line>
2 *E**RENCIAL TEÓRI*O
</line>
</par><par>
<line>
*.1 A origem da capoeir* no Brasil
</line>
</par><par>
<line>
A capoeira * br*s*leira o* afr*cana? Ate h**e, i*s* motivo de d*s*ussão. Alguns é
</line>
</par><par>
<line>
acr*dit** *** ela tem *ua origem no Brasil, em v*rtude dos maus
</line>
<line>
tratos que os negros
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, Teresina, *. *2, *. 6, art. 8, p. *18-138, no*./de*. 201*
</line>
<line>
w**4.fsan*t.*om.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Felí*io
</line>
<line>
121
</line>
</par><par>
<line>
sofriam; já outr*s que ela é a**ic*n*, tra*ida para o Brasil p*los negro* das t*ibos dos
</line>
<line>
muc**es. Para uma m*lhor compre*nsão, embar*uem*s j*n*os *estas duas teor**s.
</line>
<line>
*o sul de Angola, *x**tia um p*vo ch*mad* Mucope, * époc* *o *casalamen** das
</line>
<line>
ze**as cujos os machos tr*vavam v*ol*ntas bata*has entre si. O ma*ho vencedo*, ganhava as
</line>
<line>
f*m*as. *bse*vando os *olpe* deferidos pe**s **bras, os *ovens guerreiros *ucope* pas*aram
</line>
<line>
a imit*-las, ao *u* de**mina*am de "N'Golo", ou seja, "jog* da z*bra".
</line>
<line>
Segundo Ca*i*le A*orno, ** seu livro "A *rte da **poei**":
</line>
</par><par>
<line>
A respei*o *as *r*gens remotas da Capo*ira é interessan** t*ansc*ev*r Al*an*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Neves e So*za, *ue *screv*u
</line>
<line>
de ***nda, Ango*a, a Luis da C*mar* Cascudo,
</line>
</par><par>
<line>
afirmando: "Entre os Mucope do sul de Ang*la, há *ma dança da zebra N\Golo, que
</line>
</par><par>
<line>
oc*rre durante a Efundul*, festa da puberdade da* raparig*s,
</line>
<line>
quando essas
</line>
<line>
dei*am
</line>
</par><par>
<line>
** ser muf*c*emas, m*ninas, e *assam à c*nd*ç*o *e mul*eres, apt*s ao *a*amen*o
</line>
<line>
e à procriação. O *apaz vencedor *o N\Go** tem o **r*ito ** escolh*r *sposa e*tre
</line>
<line>
as novas inic*ad*s e s*m p*gar o *ot*107 esponsalício. [...] Os escravos da* tri**s *o
</line>
<line>
sul que foram a*r*vés do ent**posto de Benguel* levaram a tr*dição de luta de **s.
</line>
<line>
Com o t*mp*, o *ue er* em prin*íp*o *ma trad*ção tribal foi-se t*ansfor**ndo num*
</line>
<line>
*rma d* ataque e de*e*a que os a*udou a subs*stir e a im*or-*e num meio *ostil. [...]
</line>
<line>
Ou*ra da* r*z*es que me *evam a atri*uir a *rigem da Capoeira ao N\Golo é qu* no
</line>
<line>
Brasil é c*st*me o* mal*ndros toc*rem um *nstr*mento aí chamado de Berimbau e
</line>
<line>
que n*s *hamamos hung* ou m\bolumbumba, c*nform* *s lug*res, e que é
</line>
<line>
tipic*men*e past**il, instrumento es*e qu* segue o* *ovos pastor*s até a Swaz*lândia,
</line>
</par><par>
<line>
na cost*
</line>
<line>
o*iental da Áf*ica." *s**s relato* ilustram hipótes*s quanto às *rige*s
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Cap*eira. Nota-se q*e es**s da*ças são conheci*as no Br*sil
</line>
<line>
a*enas a*r**és da
</line>
</par><par>
<line>
literatura sobre o assunto. A história *a Capoeir* aguarda *esqu*sa minuci*s*
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
t*rras afri*anas co* ob*etiv* *
</line>
<line>
de c*nstatar nes*as da*ça* *s poss*v*is elemen*os
</line>
</par><par>
<line>
*ormadores da Capoeira (CAMILLE ADORNO, 1999, p. 1*).
</line>
<line>
*a*endo refe*e*cia, a*nda, as origens da ca*oeira, José Lu*z Oli*e*ra, m**t*e bola sete,
</line>
<line>
come**ou *erta vez:
</line>
<line>
C**t*-se *u* na Áfric* ela *i*ha o *ome d* "Jogo da Z*bra" e e*a praticada com
</line>
<line>
basta*te violência. F*zia part* de um ritual o*de os negr*s lutava* em um pe**eno
</line>
</par><par>
<line>
recinto e os *enc*dores tinh*m como premio as
</line>
<line>
m*ninas da tri*o que f**avam
</line>
</par><par>
<line>
moças. (OLIVEIRA [MESTRE BOLA SETE], 1989, p.21)
</line>
<line>
Os movime**os co*por*is e*contrados hoje em dia na capo*ira sã* originários da
</line>
<line>
fragmentação da mem*ria *fr*-des*end*nte. Poré*, a consolidação d* *apoe*** como um*
</line>
<line>
luta contra a **re*são no Brasi*, foi através *os negros trazi*os de Angola e fe*tos escrav*s.
</line>
<line>
Nes*a interpretaç*o, a capoei*a ne* é Africana e *em Brasile*ra, ela é Afro-Bra*ileira.
</line>
<line>
D* aco*do com Rego (1968, p. 31):
</line>
<line>
N* caso da *ap**ir*, tudo le*a a *rer que seja u*a in*enção dos africano* *o Brasil,
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*a p*r
</line>
<line>
seus descendentes afr*-brasi*eiros, te*do *m
</line>
<line>
vista uma sér*e
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
fatores colhidos em documentos
</line>
<line>
*scrit*s e, s*b*etud*, *o conv*v*o e *iálogo
</line>
</par><par>
<line>
cons**nte com os capoeiras
</line>
<line>
a*ua*s antigos que
</line>
<line>
ainda vi*e* na Bahia, embora,
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, *e*esina, v. 12, *. *, art. 8, p. *18-138, nov./dez. 2*15
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *nfluência Da Diversidade Cultural Da Capoeira No Bras*l
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
sua *aiori*, n*o pratiq*em *ais a capoeira, dev*do à ida**
</line>
<line>
avançada. Em livr*
</line>
</par><par>
<line>
r*centí*simo, Câmara C*scudo defe*de a es*ranha te*e de que "Existe em A*gol* a
</line>
</par><par>
<line>
*os*a Capoeira n*s *aízes fo*madoras e é, como supun*a, uma
</line>
<line>
decorrência de
</line>
</par><par>
<line>
cer*mo*ial *e i*iciação [...] Nã* tenho
</line>
<line>
doc*ment*ção precisa para afir*ar, c*m
</line>
</par><par>
<line>
segurança, terem s*do *s negros d* An*ola os que inventaram a cap*eira o* mais
</line>
<line>
especificamente capoeira An*ola, não obstan*e *er*m sido eles os pri*ei*os negros *
</line>
</par><par>
<line>
aq*i chegarem
</line>
<line>
e em *aior **m**o dentre os
</line>
<line>
escravos import*dos, e também
</line>
</par><par>
<line>
can*igas, golpes e toques de capoeir* fa*arem sem*re em Angola, Luanda, Benguela
</line>
<line>
[...]. Por *utro la*o, há *ambém a **nei*a de ser d*s*es negr*s, m*ito *ropensa ao*
</line>
<line>
folgue*o*, so*ret*do dessa espécie. *raz do Amaral af*rma que os negros de Angola
</line>
<line>
*r*m in*olente*, loq*azes, *maginos*s, sem per*i*tência para o trabalho, porém
</line>
<line>
fér*ei* e* rec*rsos e manhas.
</line>
<line>
Se*undo Hilário (*00*), d* co*for*ida** co* Camille A*orn*, e Pedro Adib, em sua
</line>
</par><par>
<line>
t*se de doutorado, intitul**a:
</line>
<line>
"Capoeir* Angola: Cultur* Pop***r e Jogos *os *aberes na
</line>
</par><par>
<line>
Roda", refe*indo-se *s raízes da *apo*ira*em, *onside*a que:
</line>
<line>
*o caso da capoeira, * historicidade - o "com*ço" - é bra*ileir*, mas o "princípio" -
</line>
</par><par>
<line>
tanto * fundamento, quanto o mito - afr*cano. Exis*e uma forte corren*e no é
</line>
</par><par>
<line>
discurs*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
c*poe*ra a*gola, discu**o esse respald*do por alguns pesquisad*res,
</line>
</par><par>
<line>
como Va**ema* Oliveir* (1985), de que * or*gem da c*poeira *stá ligada a danças-
</line>
<line>
r*tuais realizad*s no su*o**te *a Áf*ica, r**ião habitada maj*rit**iamente pelo grupo
</line>
<line>
bantu. Dentre essa* danças-rituais, des*aca-se o N\Gol*que pode se* traduzido co*o
</line>
<line>
*ança da Ze*ra, qu* *corre *u*ante a *fundula, festa da puberd*d* d** **ças,
</line>
</par><par>
<line>
q*ando essas deixam d* ser muf*cu*mas(meninas),
</line>
<line>
e passa* a con*i*ão de
</line>
</par><par>
<line>
mulheres, aptas
</line>
<line>
ao ca*am*nto e a pr*cr**ção. * rapaz vencedor
</line>
<line>
do N\Golo*inha
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
d*reito de escolher a es*osa en*re as *ovas inicia*a*. Er* *onsi*era*a a tradição da
</line>
</par><par>
<line>
luta dos pés, mas também,
</line>
<line>
e* funç*o
</line>
<line>
do contexto *nde ac*ntecia, aprese**av*
</line>
</par><par>
<line>
característi*as de dança ritu*l (ADIB, 2004, p.94).
</line>
</par><par>
<line>
Como forma de *esis**r aos castigos impostos pelo* s*us
</line>
<line>
d*nos, vá*ios escravos
</line>
</par><par>
<line>
Angolanos *onhecedo*es do N\golo, começar** a usar seus *ovimentos de luta para se
</line>
<line>
defenderem, *rincipalmente em áreas de*ominadas de capoeiras - t*rreno onde o mato foi
</line>
<line>
ro*ado ou *ueimado para * c*l***o da *err* (HILÁRIO, *007).
</line>
<line>
Segundo Vieira (2004), a capoeira é um dos movime*to* populares e culturais *ai*
</line>
<line>
importantes do Brasil. Surgi* *as terr** **a*ileir*s, *a mi*tura de vária* *ulturas, e*tre ela* a
</line>
<line>
do índ*o, d* negro (African*) e do português, tornando-*e um do* ma*s importantes sí*bolos
</line>
</par><par>
<line>
do *r*sil. Tr*ta-se de uma das m*nifestações culturais da corporeid*de
</line>
<line>
hu*ana - m*neira
</line>
</par><par>
</page><line>
*ela *ual o cérebr* reconhe*e e *tiliza o corpo como i*strumento relacional co* o mu**o.
</line>
<line>
Nesta rela*ão, e*trar*o e* j*g* os b*a*os, as pernas, a *abeça e os jei**s do co*po.
</line>
<line>
D* *eu ponto de v*sta, perce*e-se que a constr*ção da c*poeir* é bem complexa e se
</line>
<line>
insere na *i**ura de vár*as ori*ens. Dos a*rica*o*, a capoeira herdou os rituais *o C***omblé
</line>
<line>
e a ginga; os ior*bas deixaram na Capo*i*a o ritmo *jexá e a *ima to*a* * ca*a três es*rofes,
</line>
<line>
e*quanto os ban*os de***ram, alé* das primeiras form*s de insp*ração baseadas *o N\gol*, o
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina, v. 1*, n. 6, art. *, p. *18-138, nov./dez. 20*5 www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Felíci*
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
atabaque, o reco-reco, o ag*gô, o caxixi e o berimbau, que h*je é símbolo de t*da a cap*eira.
</line>
<line>
Os *ort*gueses empres*aram * C*poeira o *so do improviso (chula), * p*ndeiro, * nava*ha * a
</line>
</par><par>
<line>
própria língua *ortuguesa. Os indíg*nas
</line>
<line>
de*am à Capo*ir* seu nome, do tupi Caa (mat*)
</line>
</par><par>
<line>
Poeira (r*lo).
</line>
</par><par>
<line>
Ca*i*le Adorn* (1999, p. *8) co*sidera que:
</line>
<line>
As origens d* j*go *a Capoeir* se en*ontra* no princípio da nação bra*il*ira, e seu
</line>
<line>
des*n*olvi*ento ac*mp*nho* o relacionamento d* negros, brancos e í*dios no
</line>
<line>
contin*nte americano. A t*rra descobert* a*s olhos do colon*zador seria * ber*o de
</line>
</par><par>
<line>
uma nov* cult**a - fruto
</line>
<line>
das peculiaridad*s do ambien*e e da f**ma em *ue se
</line>
</par><par>
<line>
processa*am as relações *ntre os conquistadores europeus;
</line>
<line>
*s ameríndios -
</line>
</par><par>
<line>
pr*meiros senhores do continente; e os africanos - **azi**s à força para realizar *od*
</line>
<line>
* trab*lho.
</line>
<line>
A capoeira é uma expressão da cultura afro-descendente, calcada e* at*v*dad*s de
</line>
</par><par>
<line>
convivênc*a *rupal. Sua
</line>
<line>
*rát*ca representa a
</line>
<line>
união de diversas *anifestações culturais
</line>
</par><par>
<line>
incl*indo a *ú*i*a, a poesia, a *an*a, a brincadeira, a es*iritualida** e a luta (M*L*, 2003).
</line>
<line>
Sua hi*tóri* *e confunde com a hist*r*a do negro escravo. Esta ma*ife*tação, através
</line>
<line>
da sua práti*a com* luta e d*s eleme*tos que a constituem; poesia, música e os rituais, surge
</line>
<line>
como fonte de pro*ução de conhecimen*o a resp*it* das or*g**s e *a fo*mação da cultura
</line>
<line>
afro-brasileira* (CASC*DO, 2001).
</line>
<line>
Seg*ndo *re*a* (1995), os negros eram tirados d* sua *e*ra, *oloc**os *os porões dos
</line>
<line>
*avio* *egreir*s, chamad*s t*mbém d* tumbeiros e levados pa*a ** novos horizonte* rec*m
</line>
<line>
descober*os pelas grandes potênci*s e*ro*eias da época.
</line>
<line>
Chegando *á, eram div*didos entr* os senhores, marcados a ferro em *rasa *omo o
</line>
<line>
g*do e *ogados na sua **radia, as *enz*las - prisões in*ectadas de doen*as (AREIAS, 199*).
</line>
<line>
No Bras*l, os negr** tinham um* função a cumprir: ass*gura* a p*s*e da n*va *erra e
</line>
</par><par>
<line>
transformá-*a em gra**e pro*utora d* *iquezas para se*s s*nho*es * a
</line>
<line>
cor*a po*tug*esa
</line>
</par><par>
<line>
(CAMPO*, 200*).
</line>
</par><par>
<line>
Ainda segundo *amp*s (1995),
</line>
<line>
neste pe*ío*o, o
</line>
<line>
negro era con*iderado u*a
</line>
</par><par>
<line>
mercadoria *a*iosa,
</line>
<line>
comandad* pelos
</line>
<line>
chicotes dos *eitor*s. Trabalhavam e* um regime de
</line>
</par><par>
<line>
sol a sol, **rruban*o a ma**, preparand* a ter*a, pl*ntand* a cana e
</line>
<line>
pro*uzi*do, c*m o
</line>
</par><par>
<line>
amargor do seu sof*i*ent*, o aç**ar, do*e r*que*a dos seus s*nho*es.
</line>
</par><par>
<line>
Par* *ego (19*8, p.09), "argume*ta-se q*e a so*r**ivência das prim***as en*enhocas,
</line>
<line>
o **antio da ca*a de açúcar, do algod*o, do ca*é e *o *umo for*m ** elemento* decisivo*, para
</line>
<line>
que a m*trópole enviasse para o Bras*l os pr*meiros es**avos a*ri*anos".
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 12, *. 6, art. *, p. 118-138, nov./d*z. 2*15
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influê**ia Da Diversidade C*ltural D* Capoe*ra No Bras*l
</line>
<line>
124
</line>
</par><par>
<line>
Miré assim *screve sobre es** sofrimento: "Ol*a o ne*r* *ofr*n*o / ** ter*a co***ndo
</line>
<line>
/ Suor pra vive* / Chibata descendo / Fazen** romper / Da carne *o negro / Sangu* vai corre /
</line>
<line>
*lê lê / Sa*gue vai corr*r..."
</line>
<line>
Para Areias (1995, p.11):
</line>
<line>
Sem *onhecerem a n**a terra, apartados de su*s famílias e dos seus hábi*os e
</line>
<line>
**stumes, *em falarem a mesma lí*gua, pois eram divididos *m grupos de dial*tos
</line>
<line>
*iverso* para dificulta*-l**s a comunica*ão e eventual organiz*ção e rebelião,
</line>
<line>
doentes, subnutridos, acuados como *i*hos, e sem acesso * qualquer tip* *e *rm*s e
</line>
</par><par>
<line>
to**lmente vigiados, para *s
</line>
<line>
e*cravos era muito difícil l*tar e *eagir contr* esse
</line>
</par><par>
<line>
es*a*o de coisas.
</line>
</par><par>
<line>
Os negros nunca dei*ar*m de lutar, rea*ia* d* várias ma*eiras: desde a **ga inc**t* e
</line>
<line>
o suicídio, a*é a morte do seu opressor i*e*iat*, mesmo **bendo da consequência fatal de*se
</line>
</par><par>
<line>
a*o - pois, *o con*rário ** q*e muitos pensam, os escravos nunca acei*a*am passiv*mente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*cravidã*, o *ue lhes fa*tava eram co*dições pr*pícias pa*a a luta em massa e orga*iza**. *
</line>
<line>
*ue acont*ceu mais tard*, a pa*ti* das invasões holande*as em P**nambuco.
</line>
<line>
Segundo Vieira (2004), *urante o período de 1640, é**ca das i*vasões **l*n*esas em
</line>
</par><par>
<line>
Perna*buco e na *ahia, o *a*s s*f*eu uma
</line>
<line>
de**rganização
</line>
<line>
ger*l, o*asionan*o fuga a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
muitos escravos pa*a o i*terio*
</line>
<line>
d* pa*s mais precisame*t*
</line>
<line>
nos ditos Q*ilombos -
</line>
</par><par>
<line>
comu**dades d* negros f***tivos, mistur*n**-se n** mat*s com os índios, ac*ed*ta-se que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
di*leto Tupi tenh* servido para nomear negro* *uilomb*l*s co*o "n*gros das capoeiras",
</line>
<line>
posterio*mente, como "negros capoeiras" e fi*a*mente com* "capoeiras". *ontudo, ressal*a-se
</line>
<line>
que nunc* *oi encontrado r*gistro de prátic* de *apoe*ra nos quilombos. Por isso, aqui*o *ue
</line>
<line>
etimologicamente era chamado de "ma*o" pass*u a indicar "pes*o**" e as atividade* de*tas
</line>
<line>
pe**o*s de "capoe*ragem".
</line>
<line>
En*re todos os *uilomb**, o ma*s *onhecido é o d* Pal*ar*s. Foi justamente lá **e os
</line>
<line>
negros começa*am a se organizar *ocial e polit*cament* à m*da das socie*ades *ribais da
</line>
</par><par>
<line>
África. *ri*ram as
</line>
<line>
suas próprias leis, esc*lheram *m rei, Ganga - Zumbi, substituído,
</line>
</par><par>
<line>
posteriorment*, ap*na*
</line>
<line>
por Zumbi, o grande general das armas, que ent*ou para a hi*toria
</line>
</par><par>
<line>
d**ido aos grandes feitos rea*iz*dos em defesa d* r*duto *e P*lmares (AR*IAS, 199*).
</line>
<line>
Segundo Nest*r *apoeira (2**7), o na*cimento da *apoeira é u*a *istur* de d*versas
</line>
<line>
lutas, mit*s, danças, ri*uais e instr*men*os musicais vindos de várias partes da Áf*ica. *istura
</line>
<line>
esta, realizada em solo brasileiro, du*ante o reg*m* da escra*i*ão, prova*elmente em Sa*vador
</line>
<line>
e no R**ôncavo B*i*no du*ante o século *IX.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 12, *. 6, art. 8, p. 118-138, nov./dez. 2015
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. *elício
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
2.1.1 A capo*ira dur*nt* a E*cr*vidão
</line>
</par><par>
<line>
Por volta de 1814, no Bra*i*, a c*poeira e *utras expressões cult*rai* neg*a* começam
</line>
<line>
a ser *er*eguidas * reprim**as pelos *e*hores branc*s. Tais manifestações **gras eram
</line>
<line>
pe*mitidas até es*a data. *or u* lado, funcionavam como uma *á*vula d* esc*pe no sistema
</line>
</par><par>
<line>
d* esc*avidão, por
</line>
<line>
ou*ro, col**ava* e* **idên*ia a* d*fere*ças entre os diver*os gru*os
</line>
</par><par>
<line>
africanos.
</line>
</par><par>
<line>
Dom João VI ao fugir para o Brasi*, após * in*asão de Napoleã* Bonapa*te em 18*8
</line>
<line>
em *or*ugal, percebeu que pr*cisar*a acabar com a cultura de um povo para pod*r conquistá-
</line>
<line>
lo. Assim, a capoeira, *omo o **sto da cultura negra, passou a se* reprimida, em um processo
</line>
<line>
que iria culminar com sua p*oibição por le* no pri*eir* Códi** Pe*al d* *epúblic*, cap. XII,
</line>
<line>
ar*igo 402, em 1890 (NESTOR CAPOEIRA, 2007).
</line>
<line>
Durante o Brasil colo*ial, a capoeir* *e des*nvolveu ainda *m outras grandes cidades,
</line>
<line>
como Rec*fe e Ri* *e Janeiro. D*fere*te da c**oeir* Baiana, nessas duas *idades manti*eram
</line>
</par><par>
<line>
apenas os
</line>
<line>
aspectos
</line>
<line>
da lut*, **ixando de
</line>
<line>
la** a parte do jogo, da dança e da* b*incad*iras.
</line>
</par><par>
<line>
Mai* ta*de, no início do século, as *apoeiras
</line>
<line>
pernambucanas, e
</line>
<line>
carioc*s, foram ar*uina**s
</line>
</par><par>
<line>
pela persegui*ão policial, restando apenas a ca*oeira baia*a (COSTA, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
Dando ê*fase, no início d* sé**lo XIX, ao assun*o da participação do
</line>
<line>
n*gro na
</line>
</par><par>
<line>
*ocie*ade br*sileira, descreve Soare* (1*94, p. 7):
</line>
</par><par>
<line>
Nesta época crít*ca da formação do Estado Nacio*al, *omo express*o comba*iva da
</line>
<line>
massa escrava *eg**-africana, *ue *onopoliza*a o tra*alho na cidade, a capoeira f*i
</line>
<line>
* ca*al exp*es*ivo da resis*ência escrava, e po* *sso *í*ima perman*nte *a violência
</line>
<line>
*enhorial e policial.
</line>
<line>
A *apo*ira praticad* nesta *p*ca no Brasil era total*ent* violenta e diferenciada da de
</line>
<line>
*oje. R*ge*das, em 18*4, descreveu * capoeira como *an*e de *a guerre ou *og*r *apuë*a.
</line>
<line>
2.1.2 A capoeira após a aboliç*o d* esc*avat*r*: a margi*alização
</line>
<line>
Se*undo Capo*ira (2001), *p*s a aboliçã* *a escravatura *m 1888, iniciou-se a
</line>
</par><par>
<line>
m*rginaliza*ão d*
</line>
<line>
*apoeira,
</line>
<line>
quando os ex-escr*vos ou ne**os livres *o*eç*ram a se*
</line>
</par><par>
<line>
e*clu*dos da sociedad* e começaram a se juntar em pequenas cas*s co*etivas, designadas de
</line>
</par><par>
<line>
c***iço*. Esse* lugares eram re*r*se*tados como sendo locais da marginalidade e
</line>
<line>
er*m
</line>
</par><par>
<line>
*onstantemente repreendid*s com abusos * pers*gui*ões dos policiais.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresi*a, v. 12, *. 6, art. 8, p. 1*8-138, n*v./dez. 2015 w*w4.f**net.c*m.br/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A *n*luênc*a Da D*vers*dade Cultural Da Capoe**a No Br*s*l
</line>
<line>
126
</line>
</par><par>
<line>
Os negro*, em sinal *e defesa des*as persegu*ções, usavam a capoeira com* forma d*
</line>
<line>
mal*ndragem. *omeça*am * fazer alg*ns serviços suj*s, como roubar e matar. F*i jus*amente
</line>
<line>
*este período qu* a capoeira foi rejeitada *ela soc**dade * vis*a como coisa de ne**o, de gente
</line>
<line>
vadia ou de malandro.
</line>
<line>
S*gundo *o*ra (1995), após a abolição, a **poeiragem no *io de Janeiro se espalha e
</line>
<line>
absorve outras cl*sses (negro* *ibertos, imigr*nt** portugueses pob*es e ricos, estr*n*ei*os **
</line>
<line>
di*eren*es n*cio*alidad*s, jov**s da elite *a*io*a e militares d* vá*ias *atentes.
</line>
</par><par>
<line>
As ma*tas locais - grupos de
</line>
<line>
deso*deiros, se di*idiam *m dois grand*s
</line>
<line>
*rupos:
</line>
<line>
a)
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
Nagoas - ligados a*s *onarquistas do part*d* conser*ador, usav*m a cor bra*ca co**
</line>
<line>
emb*em*. Faz*a* *arte os escravos, a*ricanos e baianos *eguidores da *eligiã* dos orixás.
</line>
</par><par>
<line>
**equentavam a periferia da
</line>
<line>
*idad*. b) Os G*aiamu* - liga*os aos republicano* d* partido
</line>
</par><par>
<line>
libe**l, usavam a c*r v*rmelha. Fazia* par*e *s im**rante* pobres portugueses e os malandr*s
</line>
<line>
da mouraria *isboe*a. *r*quentavam a par*e ce**ra* da cidade (MOURA, 1995).
</line>
<line>
O conflito e*tre os dois grupo* era presidido p** um mec*nismo cultu*al, *nde a
</line>
<line>
tradição *empr* era res*eitada rigidame*te. *as festas reli*iosa* *u na*ionais, o* de folga d*
</line>
</par><par>
<line>
escr**ari*
</line>
<line>
urbana era dia d* alguma malta i**adir
</line>
<line>
terri*ório adversário, com os carrap*tas,
</line>
</par><par>
<line>
me*or*s apr*ndizes à fr*nte, *om o intuito *e provocare* e desafiarem os ri*ais (NEST*R,
</line>
<line>
2007).
</line>
<line>
*lá**do de Abreu, em seu *iv** Os ca*oeiras, de 1886, **nta que:
</line>
<line>
"...se os c*efes decidiam que uma *uestã* fosse re*olvida em co*bate sing*lar,
</line>
<line>
enqua*to os dois re*rese*ta*tes d*s cores *erm**ha e *r*nc* se batiam, *s du*s
</line>
<line>
maltas cons*rvavam-se à distância e, fosse qual fosse o *esul*ado, de ambos os lados
</line>
<line>
rompiam a*lam***es ao triunfa*or."
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
cidade de Recife, também há relatos
</line>
<line>
de bandos de capoeir*s,
</line>
<line>
denominad*s
</line>
</par><par>
<line>
"mol*ques *e *an*a", que se juntav*m à frente d*s desf**es de b*ndas d* carn*val. Quando
</line>
</par><par>
<line>
duas bandas se c*uzav*m, o derra**mento de sangue era in*vitá*el. Os pulos *
</line>
<line>
as *ingas
</line>
</par><par>
<line>
destes capoeir*s, deram orige* mai* tard* aos passos do que c*n*ecemos hoje de dança d*
</line>
<line>
Frev* (CAPOEIRA, 20*1).
</line>
<line>
Os apelidos **ados hoje na capoeira, sugi**m ex*tamente ne*ta é*oca, quan*o em
</line>
</par><par>
<line>
virtud* da
</line>
<line>
perseguiçã*
</line>
<line>
p*licial, *s c*poeiristas us*vam *se*d*ni*os para não *erem
</line>
</par><par>
<line>
iden*if*cad*s. No Re*if*, d*ntre os
</line>
<line>
valentões mais conhecidos es*ão **vin* d*s Coelhos,
</line>
</par><par>
<line>
Nicola* do Poço, e N*scimen*o Grande que era o mais temido.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 12, n. 6, art. 8, p. 118-138, *ov./dez. 2015
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. F. *elício
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
Segu**o Fa*cã* (200*), a prática da c*poe*ra em Sa**ador no **r*odo da
</line>
<line>
marginalização, já se assemelhava com a capoei** praticada *oje e* dia, con*ando com o jogo
</line>
</par><par>
<line>
*e chão e o j*go
</line>
<line>
*m pé, **guns mov*mentos a**obáticos, como o aú, o uso do ber*mbau
</line>
</par><par>
<line>
comandando a* rodas, o ritual etc. Os *ois *e*tres mai* conhecidos na capoeira foram
</line>
<line>
**i*iados *ela d**ante este *erío*o, são eles: Pasti*** e B*mba.
</line>
<line>
Ent*e o* capoe*ristas, que mar*aram **oca no pe*íodo da margin*liz**ão e* S*lva*or,
</line>
<line>
encontra-se Besouro, considera*o o m*io* mi*o da cap**i**g*m. Para Carneiro (1*71),
</line>
<line>
Besouro (Manue* H***i*u*), filho d* João Gr*sso e Maria Haifa, vi*eu em Santo Am*ro, *a
</line>
</par><par>
<line>
Bahia, no começo do século. Seu me*tre foi um escravo ch*mado
</line>
<line>
tio Alípio. *e*ou*o foi
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mestre *e outro capoeiris*a famoso - O sa*doso C*brinha Ve**e. Besouro não g*s*ava d*
</line>
</par><par>
<line>
pol*cia, e era te**d* por ter corp* fechado e s*r um *a*ui*ta hábil e **rigoso. *izem que *
</line>
</par><par>
<line>
Be*ouro morreu e* uma embo*cad* vít*ma de
</line>
<line>
um f*rimento ocasionado por u*a faca de
</line>
</par><par>
<line>
ti*um (madeira du*a), p*eparad* em feitiçaria *ara ve*cer o c*rp* fe*hado d* capoeir**ta.
</line>
<line>
Mas o a*ge da repres*ão da capoeira e do cando*bl* na Bahia *oi por *olta d* 192* e
</line>
<line>
1927, com * fam*gerado Esq*adr*o de C*v*lar*a * * aç*o do d*l**ado *e polícia "**dr*to de
</line>
<line>
Azevedo Gordil*o".
</line>
<line>
*egundo N**tor (20*7, p. 47):
</line>
<line>
D**erente do que tinha a*ontecido n* Rio, na Bahi* não houve a form*ção **s
</line>
<line>
maltas que interagiam com os polít*co*; *em houve a absor*ão de o*tros gru*os,
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
os po*tugueses pobres e ricos, m**i*ares, inte*ectuais, e par*e da juventude *a
</line>
</par><par>
<line>
elit* branca. Isto só vai ac*ntecer, *m *alv*dor, depois que Getúlio V*rga* perm*te a
</line>
<line>
prát*ca da *apo*ira e *imba abre a prime*ra academia, na *écad* de 1930.
</line>
</par><par>
<line>
2 .2
</line>
<line>
A Ar*e * Cul*ura da Capoei*a
</line>
</par><par>
<line>
2.*.1 A instrumenta*ão e mu**c**idade da capoeira
</line>
<line>
S*gundo Adorno (1999, *. 65):
</line>
<line>
A m*sica * um dos instrumentos de *rese*vação da memória, trans*itindo as
</line>
<line>
tradiç*e* de diferen*es é*ocas d* pas*ado da Ca*oeira. O ca*to às vezes exprim*
</line>
<line>
tristeza pela ausência *e um c*marada que já mor*eu, encerrando ainda *ma
</line>
<line>
advertên*i* ou obse*vaçã*, um exemp*o prát*co, uma lição p*ra a vid*. Ao encer*ar
</line>
<line>
a ladainha é ini*iado *elo so*ista um refrão, si*al para a entra** do coro formado
</line>
<line>
pe*os capoeiristas.
</line>
<line>
Os ins*rume*tos * cânticos na capoeira sempre acompanharam a sua história ao longo
</line>
</par><par>
<line>
*os temp*s. Como vi*o* em tópicos anteriores, o *it*al do jo*o de
</line>
<line>
cap*eira e*a *empre
</line>
</par><par>
</page><line>
o**anizado em to*no de uma r*d*, onde os c*poeiristas ba*iam palmas e cantavam a* *om *o
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, *. *2, n. 6, art. 8, p. 118-1*8, nov./de*. 201* www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Influ*nci* Da Di*e*sida*e *ul*ural Da Capoeir* No Brasil
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
berimbau, at**aq*e, pandeir*s, reco-*eco, *anzá e do agogô. *ssa lu*a, camuf*ada *e dan*a,
</line>
</par><par>
<line>
fornece su*sí*ios até ho*e, p*ra se man*erem viv* as tra*içõ*s e as memóri*s da *ultu*a
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
capoeira Afro-Brasileira (VIE*RA, 1995).
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Abib (2*04), c*tando Meletin*ky (1995, p.30), para o bom desen*ol*imento
</line>
<line>
do jogo de capo*ira, é fundamental o *nstrumento, a músi*a * o canto, os qua*s e*tão sempre
</line>
<line>
as*oc*ados a uma poe*i* or*l, qu* t**ta *a histó*ia da *apoeira, da escravidão ou simp*es*ente
</line>
<line>
do pr*pr*o capoeirista.
</line>
<line>
A cap***r* * font* d* inspir*çã*, até ho*e, par* a criação de t**to* li**rá*ios, onde
</line>
</par><par>
<line>
retr*tam, a*ra*és de s*as cantigas e poésia*, os mitos e *s lendas
</line>
<line>
de um p*vo sofrido
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
escra*izado, qu* sup*rou
</line>
<line>
*s limites da irracionalidade humana l*tou e
</line>
<line>
por sua liberdade,
</line>
</par><par>
<line>
deixando *ssim, *m *olclore ric* de hist*rias e *radi*ões (FELÍCI*, *010).
</line>
<line>
Hoje, os cânticos e *oesias da capo*ira, se tr*nsformaram em lite*atura didática, algo
</line>
</par><par>
<line>
que gera *nterpre*a*ã* em todo mun*o, pr*move*do um aprend*zado de in*e*ação e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
contextu*lização (MELO, *005, p.7).
</line>
</par><par>
<line>
*s
</line>
<line>
cantigas repr*senta* un*v*rs* da c**o**ra e são determi*antes dentro do *ogo o
</line>
</par><par>
<line>
pa*a os movi*e**os do capoeirista. Elas sã* caracterizadas em lada*nhas, c*rr*do, quadra
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
chulu.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo mestre Bola Sete (1989, p.120):
</line>
</par><par>
<line>
As can*i*as de capo*ira *ngo*a, em ge*a*, sã* repres*ntantes da música afric*na
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*fro-b**sileira, nã* ocid*nta*, mar*adas pela trad*ção oral, estando se*p*e ligadas a
</line>
<line>
acontecimentos *ue envolvem * cotidia*o ** capoe*ra, do *egro ou do escravo e *a
</line>
<line>
mal**dragem. C*** estão sempr* ass*ciadas aos m*vimentos executad*s pelo
</line>
<line>
capoeira, possibil*tam uma leitura de m*n*o e uma melhor compreensã* dessa arte
</line>
<line>
luta *fro-b*asi*eira.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a Melo (2005), a cap*eira perderia suas raízes * *x*s*ê*cia, se não ex*ste n***,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
mús*ca, a inst*umenta*izaçã* (orqu*stra) * a *oes*a. A s*norização do berimbau é magnética *
</line>
<line>
*ibrante, ao se tocar a Iúna, **itos acreditam ser mágica a canção.
</line>
<line>
O som do atabaque traz ev*c*çõe* que transportam ao mundo da ma*ia. O ritmo
</line>
</par><par>
<line>
mi*teri*so des*ob** - à visão *a mente - u* cen*rio *e
</line>
<line>
realismo *an*ástico. O capoe**a,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
arrastado pe*o pensamento que se perde num tur*ilhão de e*oções e pode levar à tri*ha do
</line>
</par><par>
<line>
*o***natural: empolgaçã* e fascín*o se trad*zem em agi*id*de e forç*. E se
</line>
<line>
d*scortina
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Áfri*a viva em cada um de nós (AD*RNO, 19*9).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*es*na, v. 12, *. 6, art. *, p. 118-1*8, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Felício
</line>
<line>
1**
</line>
</par><par>
<line>
A Brasilidade é construída através d* *ang*e do negro d* or**em africana. C*da
</line>
<line>
inst**mento dá vida na roda de cap*e**a, e ensina *m caminho *ara a redes*o*erta de outras
</line>
<line>
formas de comunicação.
</line>
<line>
A*ima do caráter de luta e es*orti*o, a capoe*** é uma *anifestação cultural ligad* ao
</line>
<line>
enc*ntro de vários grupos africanos com *utros grupos vividos *o Brasil ** época da
</line>
<line>
escravidão. *ortanto, el* te* uma relevância na expressão das tradi*õ** afro-bra*ileira*
</line>
<line>
(M**O, 20*5).
</line>
<line>
Afirma-se, *ntão, *ue a poesia, a musicalidade, a i*strumen*aç** e a* tradi*ões da
</line>
<line>
capoeira são elemento* que nos per**te* utiliza* a luta/dança co*o font* de *nsino e
</line>
<line>
ap*e*dizagem n*s *i*s atuais.
</line>
<line>
2 .3 * capoeira como patrimô**o cu*tural brasileira
</line>
</par><par>
<line>
Hoje, a*ós *ários anos
</line>
<line>
** m*ita **t* e con*lit*s entr* o* mais variados setores *a
</line>
</par><par>
<line>
sociedad*, inc*u*ndo os órg*os pú*licos, unive*sidades e * mídia, a capo*ir* é reconhecida
</line>
<line>
através do IP*AN - Insti**to Histórico e *r*ístico Nacional, desde *ulho de 2**8, como
</line>
<line>
patrimôn*o cultural brasileira.
</line>
<line>
Nas palavra* de Barret* (2002, p.**):
</line>
<line>
O patrim*nio cul*ural * e**endido como as ob*as de *rte, *anç* e música e re*s*l*a
</line>
<line>
que os seres human*s não p**d*zem apenas obras de arte, mas, sobretudo, ciência,
</line>
<line>
sabe*oria, máqui*as, r*médios, históri*, v*stu**io, *e*eitas *e cozinha, formas de
</line>
<line>
relaci*narem-se, hábitos, usos e costume*.
</line>
</par><par>
<line>
Segun*o Campos (2*0*, *.7*), so*r* p*trimônio cultural, a Con**itu*ção se
</line>
<line>
*efere
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
*eguinte ma*eira, no *eu Art. *16:
</line>
</par><par>
<line>
Constituem *atrimônio cultural bras*leiro os *ens de *atureza material * imaterial,
</line>
<line>
to*ados i*d*vidua*men** *u em conjunto, p*rtadores de *eferência * identidade, à
</line>
<line>
ação, à m*mória do* diferen*es grupos formado*es da sociedade brasile*ra, n*s quais
</line>
<line>
se inc*uem:
</line>
<line>
I - *s formas d* ex*re*sã*;
</line>
<line>
II - os modos de criar, fazer, vi*er;
</line>
<line>
III - a* criações c*entífic*s, artística* e tecnológi*as;
</line>
<line>
IV - as obras, objetivo*, documentos, edi*icaç*es e demais *spaços desti*ados á*
</line>
<line>
mani*estações a**ístic*s-culturai*;
</line>
<line>
V - os conj*nt** urbano* e sítios *e valor hi*tórico, paisagí**ico, artístico,
</line>
<line>
arque**ógico, paleontológico, ecológic* e cie*tífico.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina, v. *2, n. *, *rt. 8, p. 1*8-138, nov./dez. 2*1*
</line>
<line>
ww*4.f**net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A In*lu*ncia Da D*versida*e Cultura* Da Capoei*a No Brasil
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
Ainda Campos (2006, p.79):
</line>
</par><par>
<line>
A Cons*ituição, **fere-se clarament* so*re os bens d*
</line>
<line>
naturez* imater*al. A
</line>
</par><par>
<line>
U*ESCO reconhece * Pat**môni* Cul*ur*l e Im**erial como de importâ**ia vital
</line>
<line>
para garantir *ão só os as*ecto* *ísic*s que co**tit*i cultura de um povo, mas,
</line>
<line>
sob**tudo, aqueles con*ido* nas *rad*ções, no folclore, nos saberes, nas lín*uas, nas
</line>
<line>
fes**s, nos folgue*os e em **ve*so* **tros aspec*os e *anifestações, tran*m*tidos de
</line>
<line>
forma oral o* *est*alme**e, recr*ados co*e*ivamente e modificados ao l**go d*
</line>
<line>
tempo. Essa porção intangível da he**nç* cu*tural *os po*o* dá-** o nome de
</line>
<line>
p*tr*môn*o cult*ra* imateria*.
</line>
<line>
C*m este *econ*ecimento, pode-** aqui, refo*çar a impor*ância da ca*oeira como
</line>
</par><par>
<line>
ex*ressão *ultural
</line>
<line>
que de*e s*r pr*vilegiada. Nesse pensa*ento, a capoe**a enriquece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
f***ação,
</line>
<line>
especialment*
</line>
<line>
por sua e*pressão como m**ifestaçã* c*l*u*al afro-*e*cenden*e,
</line>
</par><par>
<line>
*onjun*o de s*ntidos, transmiti*os
</line>
<line>
h**toric*mente, incorp*rados e expressos em formas
</line>
</par><par>
<line>
si*bólicas cheias de signi*ic*do (SILVA, 2002).
</line>
<line>
Ela adi*iona-se a **te co**exto, por ser a *epresent*nte *e uma ma*ifestação po*ula*
</line>
</par><par>
<line>
rica ** m*sicalid*de, m*vime*tos e expressã* corporal bem aceita pela pop*laç*o
</line>
<line>
po r * e r
</line>
</par><par>
<line>
proc*dente do segmen*o afro-bra*ileir*.
</line>
</par><par>
<line>
A capoeira, *ssa cultur* *op*l*r exp*rimenta a*u*lme*te, ap*s um perí*d* de dec*íni*,
</line>
</par><par>
<line>
e quase desaparecimen*o de um pr*cesso de revitaliz*ção de sua *i*tória e
</line>
<line>
aprendiz**o,
</line>
</par><par>
<line>
no*ado *m todo o ter*itó*io nac*onal, bem como, em o*tros países (ABIB, 2004).
</line>
</par><par>
<line>
Das ruas p*ra
</line>
<line>
escolas, academ*as universidades, o lado marginal, desordeiro e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
m*land*o da cap*eira perde es*aç* no contexto atual e *assa a *er reconhecida pela so**edad*
</line>
<line>
como um veículo *e aprendizage*.
</line>
<line>
A*tes, pra*icada pelas class*s de *enor poder aquisi*ivo, hoj*, passa a ser praticada
</line>
</par><par>
<line>
também pelas *lasses média * **ta, bem com* por *utras etnia* nacionalidades div*r**s e
</line>
<line>
(PAIV*, 2007).
</line>
<line>
S**undo Pai*a (2007), out*ora p**tic*da pelo pú*li** masculino, passa a ser *omum *
</line>
<line>
sua prática aos dois g*neros e s*m restr*ção *e idade. A capoeira, qu* *nt*s era praticada
</line>
</par><par>
<line>
apenas nos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Pernam*uco Pará, e
</line>
<line>
come*a a se expandir por
</line>
</par><par>
<line>
todo * Brasil e al*ançando também * ext*ri*r.
</line>
</par><par>
<line>
Hoje, a capo*ira tem seus ensinos voltados para a formação c*mpleta do aluno, ou
</line>
<line>
seja, formar um ci**dão íntegro, qu* *alo**ze *s princ*pios humanos e cu*tu*ais d* *ra*il. Sua
</line>
<line>
atua*ão tem fi** tera*êut*c*s, *ecr*at*vos, ed*ca*i*os, e de *ntegração social (TRAVASSOS,
</line>
<line>
2002).
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teres*na, v. 12, n. *, art. 8, p. 118-13*, nov./dez. 20*5
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Fe*ício
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
Ela of*rec* múl*i*la* *ossibil*da*es de inte*venção, *endo for*as competiti*as, de
</line>
<line>
esp*táculo, d* a*rendizado e v*lorização cult*ral of**tando tant* a atuaç*o do bacharel como
</line>
<line>
a do lice*c*a*o (SILVA, *002).
</line>
<line>
A capo*ira é uma manifesta**o m*ito ap*ec*a*a, pois ela é recon*ec*da e pr**icad*
</line>
<line>
co*o luta, a*te, folclore, *spo**e, arte marcial, edu*ação, lazer, cu*tura * fil**ofia de vida
</line>
<line>
(*AMPOS, 20*6).
</line>
<line>
*na*isando v*ri*s *utores * seus ent*ndimen*os s*bre o qu* vem a ser capoeira,
</line>
<line>
Nestor Capoeir* (199*, p. 105), desta*a o au*or *i*s Gomes *o* a s*guin*e defi*ição:
</line>
<line>
Capoeira é luta de dançarinos. É dança de gladiadores. É d*e*o de ca*aradas. É
</line>
<line>
*ogo, é bailad*, é disput* simbiose perfeita de força e r**mo, poes*a e agil*dade.
</line>
</par><par>
<line>
Única ** *u* os movi*entos são co*andad*s pela musica e *elo
</line>
<line>
canto. *
</line>
</par><par>
<line>
submissão da força ao
</line>
<line>
*itmo. Dá vi*l*ncia à melodia. A sublimaç*o dos
</line>
</par><par>
<line>
antag*nism*s.
</line>
</par><par>
<line>
Na capoeira os contendo*es nã* são *dv*rsários, são camaradas. Não lutam, fingem
</line>
<line>
lu*ar. Procu**m g*nialmente dar vi*ão art*stica de um *ombat*. A*ima de um
</line>
<line>
espírito d* comp*tição, há *m sen*ido *e beleza.
</line>
<line>
O capo**ra é *m a*tis*a e um a*leta, *m j*gad*r e um *oeta.
</line>
<line>
"Ao contribuir na **rmação cultural das p*ssoas, * capo*ira faz com **e elas
</line>
<line>
co*heç*m * *eali*ade conta*a *t**vés de *rota**nis*as q*e formam parte de*sa cultur* e não
</line>
</par><par>
<line>
at*a*és dos l*vro*
</line>
<line>
publica*o* pela classe **e sempre e*e*ce* o po*er" (SANTOS, 2002, p.
</line>
</par><par>
<line>
191).
</line>
</par><par>
<line>
2 .4
</line>
<line>
Capoei*a: *er*am*nta pa*a a educa*ão
</line>
</par><par>
<line>
V*mos que a capoeir*
</line>
<line>
passou p*r vários *eríodos de de*crim*na*ão de sua arte
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cu*tura, quando estud**os o *apítulo relacionado à sua o*ig**. Poré*, aos poucos, mais
</line>
<line>
precisam*nte **rante a década de 8*, ela passou a conq*istar valoros*s espaços n* socie*ade
</line>
</par><par>
<line>
br**ileira, e, p*ssivelmente, o q*e te*e maior re*evâ**ia f** a
</line>
<line>
conquista das in*tituiç*es
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ensino, m*is pre*i*amente, * ***iente da escol*.
</line>
</par><par>
<line>
Hoje, par* muit*s, * capoei** nas in*tituiçõ*s educacionais é uma situação inusitada,
</line>
<line>
p*s duran*e al*um** d*cadas, a prática de c*p*eiragem era considerada uma ação ilegal,
</line>
<line>
passiva de penalidades, previ*ta no *ó*i*o penal **a*ileiro (F*LC*O, 1*9*, p. *0).
</line>
<line>
Segundo C*mpos (2006, p. 88):
</line>
</par><par>
<line>
Essa conquista deve-se principalme*te à apr*x*mação da capoeira com a
</line>
<line>
e*ucação
</line>
</par><par>
</page><line>
físic*. A pa**i* daí, a educa*ão f*sica reconhe** os va*o*es sócios educat**o* d*
</line>
<line>
capo*ira, aproximando-s* do seu *onteúdo e ins*rin*o-a como d*scipli*a ou mesmo
</line>
<line>
R*v. FSA, Te*esina, v. 1*, n. 6, art. 8, p. 118-138, nov./dez. 2015 ww*4.fsa*et.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Influ*ncia Da Diversid*de Cultural D* Capoeira No Brasil
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
em *roj*tos integrantes *o cu*rí*ulo das e*colas de ensino *undament*l e *édi*,
</line>
<line>
tanto em i*st*tu*ções públicas como pri*ada*.
</line>
<line>
Para *aiva (20*7), * presença da capoeira no co*texto es*ol*r, rep*e*enta o momento
</line>
</par><par>
<line>
d* conquist* que resultou e* ganh*s e
</line>
<line>
perdas. Ganhos, por*ue apresentou *ua expansão,
</line>
</par><par>
<line>
*stende*do as possibilid*des de u*o par* as pesso*s p*atic*rem e para os q** *lmejam segu*-
</line>
</par><par>
<line>
la com* uma car*eira. Perda*, por conta das novas l*is de
</line>
<line>
*nsin*, *ue
</line>
<line>
obriga* os an*igos
</line>
</par><par>
<line>
mestres a terem for*açã* superior *, n*o tend* com* f*zê-*o, acab*m no esqueciment*.
</line>
<line>
F*lcão (1998) enaltec* que a c*poeira foi ofertada com *m cu*so superi*r em 19*9 na
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade G*ma Filha - U*F, no Rio de *aneiro. E nos a*os de 1997 e 1998, a UNB
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
Univer*idade de *ra*ília realizo* o primeiro cur*o de pós-graduação em capoeira na escola,
</line>
<line>
no Brasi*.
</line>
<line>
Na atual realidade brasil*ira, a Capoeira passou a se* obrigatória no currícul* escolar
</line>
<line>
dos cu*s*s de Educaçã* F**ica espalhados pelo B*asil. Sua *ncorporação com* d*sci**ina nos
</line>
<line>
c*rso* de forma*ão é mais uma das man*iras de busca* e r*sga**r na *i*t*r** *os negros a su*
</line>
<line>
*eal im*o*tância sócio-c*ltural *ara n*ssa nação (M*L*NI, **0*).
</line>
<line>
Por ser a c*poeira ge*u*n*ment* bras*le*ra e be* ajusta*a aos **uno* na escola, e por
</line>
<line>
se t**t*r d* *ma manifest*çã* pop**ar **ca em movimento* corporais e m*s*ca*idad* el*, cad*
</line>
<line>
vez mais, vem sen*o ins*rida n* c*n*ex*o educacion*l (KUNZ, 2004).
</line>
<line>
Segundo Costa (199*, p. 14*): "A capoeira é um *amin*o lúcido para a sobrevivência
</line>
<line>
de *ossa c*ltura", po* el* mostra um braço forte p*ra *esistir à alienação *e nós mesmos. "A
</line>
<line>
*apoeira é o braço da his*ória co* a *ultura popular, para *esgatar noss* c*ndiç*o de povo".
</line>
</par><par>
<line>
Já par* Reis (20**, p. 23), "a *ap*eira talv*z s*ja um *o*
</line>
<line>
cam*nh*s para efetiva
</line>
</par><par>
<line>
d*m*cr**ização d* *sco**".
</line>
</par><par>
<line>
O processo edu*ativo da *ap**ira tem *eu iní*io, log* quando o indivíduo nasce, pois
</line>
<line>
ele irá evoluir durante sua ex*st*nci*, **ssim, e*timulará e progred*r* *uas c*p*c*dades f*sic*s,
</line>
<line>
sociai* e mentais, pelas modifica*õ*s *co*ridas de ma*eira mais ou menos int**sas, *e *cord*
</line>
<line>
com a* difere*tes fa*es de seu desenvolvimento *i*-psico-f*siol*gico (SANTO* apu*
</line>
<line>
HUR*ADO, *990, p.27).
</line>
<line>
Segun*o C*mpo* (2006), a cap*eira, at*av*s de sua arte e c*ltura, vem favor*cendo
</line>
</par><par>
<line>
uma mel**r educação
</line>
<line>
do* alunos no ambiente escolar,
</line>
<line>
pois, proporciona motiv**ão,
</line>
</par><par>
<line>
socialização e expressã*.
</line>
</par><par>
<line>
Refe*in*o-se à ação *ducativa da
</line>
<line>
cap*eira no
</line>
<line>
ambi*nte escolar, R*cha (1994, p.13),
</line>
</par><par>
<line>
cita:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 12, n. *, art. 8, *. 118-138, nov./dez. 2015
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
</par>
<par>
<line>
*ra*s*o*madora. Através da musicalidade, dos *ovim*n*os, dos ca*tos, d*
</line>
<line>
diálogo
</line>
</par><par>
<line>
em aula, a cap*eira co*o educação física pod* t*an**itir asp*ctos marcant*s da
</line>
<line>
sociedade br**ileira, como as pre**r*ncias dos negros, seus romances, trabal*os,
</line>
<line>
crenças, *migos e inimig*s, costumes, sofr*me*tos, caract*rística* estas *otáveis *m
</line>
<line>
**as c*ntigas.
</line>
<line>
A capoeira *oi i*serida no conte**o escolar da seguinte form*: pri***ramen*e, *endo
</line>
</par><par>
<line>
incluída na gi*ástic* escol*r tradicional. Depois, como conteúdo fora da ginástica escolar,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
por últ**o, como disciplina *e *aráter opt*tivo. Barbieri (1*93, *.33) r*la*a sobre o ass*nto,
</line>
</par><par>
<line>
afirm*ndo que, "[...] em *lgumas esc*las d* ensino de prime*ro e segundo graus, ela
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
praticada, ou como me*o d* edu*ação física, ou com* esp**te [...]".
</line>
</par><par>
<line>
H*je, podemos afi*mar q*e a capoeira é um *conte*imento real
</line>
<line>
nos ambient**
</line>
</par><par>
<line>
esco*ares. A *ua prátic* ocor*e nos en*inos infantil, fundamen**l e méd*o. Pesquisas
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vidas s*bre a *emátic* da
</line>
<line>
capoeira enaltecem importânc*a de atividade para os a
</line>
</par><par>
<line>
*rat*cant*s de difere*tes fa*xas etárias (FALCÃO, 20*4).
</line>
<line>
Segundo as pala**as d* **mpos (2003, p.17), através dos movimentos *e capoeira
</line>
<line>
"são *esenvolvi*os cr*atividade e o inter*sse pela* artes e pel* c*ltu*a, pro*orcionando ainda
</line>
<line>
*ma *udanç* de comportamento pel*s múlti*las ex*er*ência* vivenciadas"
</line>
<line>
Os *e*resen*antes da *apoei*a na escola ena*tecem os **nef*cios que ela possibil*ta aos
</line>
</par><par>
<line>
praticant*s. Relatos ** mest*e Beto, a**rma* que * capoeira a**da cria*ças e
</line>
<line>
adu**os
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
*scola*, *orque pos*ibilita ao se* pratican*e con**ntração, ref*e*o, *egur*nça,
</line>
<line>
*nteração,
</line>
</par><par>
<line>
discipli*a e confiança (PAIV*, 2007).
</line>
</par><par>
<line>
Embora a ca*oeira apresente vários benefícios para os e*c*lares, ela ocasiona
</line>
</par><par>
<line>
con*r*vérsias e críticas pela comunidade c*poei*í**ica,
</line>
<line>
*m *i*tu*e d* se*s
</line>
<line>
conteúdos serem
</line>
</par><par>
<line>
nor*e*do* por p*ofissionais de educação física e não p*r c*poeiristas advindo das formações
</line>
<line>
*undanas.
</line>
<line>
* *rande questi**amento dos *a*oeiris*as sobre os *rof*ssionais de *ducação *ísic* *
</line>
</par><par>
<line>
que eles pr*curam *rabalha* os as*ec*os es*orti*os, prioriz*ndo a com**tição *a
</line>
<line>
escola e,
</line>
</par><par>
<line>
co*seque*t*mente, esquecem dos a*pe*tos cul*urais; *endo assim, li*i*a a potencialida** da
</line>
</par><par>
<line>
*a*oeira q*e, a*é* da movim*ntação
</line>
<line>
corporal, tem m*sicalidade, poe**a *ist**i* (PAI*A, e
</line>
</par><par>
<line>
200*).
</line>
</par><par>
<line>
Como ca**eirista há mais de 8 anos * sendo profis*io*al de educação física, vejo *ue a
</line>
</par><par>
<line>
grand* pr*ocupação, ai*da *oje,
</line>
<line>
*om a cap*eira n* escola é a
</line>
<line>
assimilaçã* do s*u co*teúdo
</line>
</par><par>
<line>
c*ltur*l e esporti*o. Sen** assim, * uma pre*cupaç*o com * c*poeira
</line>
<line>
de*en*olvida
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, v. 12, n. 6, art. 8, p. 118-138, nov./de*. 2*15
</line>
<line>
**w*.fsane*.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A In*luência Da Diversidade Cultural Da Cap*eira No Bras*l
</line>
<line>
*3*
</line>
</par><par>
<line>
ins*ituições
</line>
<line>
*scolare*, *ois ela já faz parte do processo *nsino apr*nd*zagem da e*ucação
</line>
</par><par>
<line>
física por *e d*f*re*ciar de outr* pr**i*as corporais to*almente s*stematiz*das, pois enaltece o*
</line>
</par><par>
<line>
v*lores af**-bra*ileiro* que mo*tr* c**rame*te toda a
</line>
<line>
história e orige* *o pr*prio povo
</line>
</par><par>
<line>
brasileir*.
</line>
</par><par>
<line>
S*gu*do Santos (*990, p.29), "a ca*o*ira como educação física *az part* de nossa
</line>
<line>
história; contribui na for*ação d* valores das crianças, jo*e*s e a*ultos; favorece * espírito
</line>
<line>
crítico *eflexivo *e nossa **alidade". Acr*scen*a q*e o lado históri*o deve ser transmit*d* aos
</line>
<line>
al*nos através da musicali*ade, movimen*os e diálogos dem*c*á*icos.
</line>
<line>
Seg**do Vieira (20*4), citado por Paiva (200*, p.94):
</line>
</par><par>
<line>
Nas palav*as
</line>
<line>
d* Mestre *almir, o
</line>
<line>
a*rendizad* da c*poe*r* numa di*ci*lina que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*ada em seis me*es d* curso, como a*on*ece nos c*r*os *e educação *ísica, em qu* a
</line>
<line>
*apoeira é uma disciplina *ferta*a em *m sem*stre, compromete o ensi**. E*se
</line>
</par><par>
<line>
tempo é insuficie*t* pa*a a *essoa estar apta a de*env*lver um trabalho
</line>
<line>
co m
</line>
</par><par>
<line>
capo*i*a nas instituiç*e* escol*res; avaliam os mestres que têm mais de *0 anos d*
</line>
<line>
prá*ica de capoeira.
</line>
</par><par>
<line>
Contin** d**en*o: Às vezes, as pessoas nã* *abem t*car
</line>
<line>
b*rimbau, *ão sa*em
</line>
</par><par>
<line>
co*stru*r um instr*mento, num sabe* entrar numa mata. Tudo isso * c*nhecimento,
</line>
</par><par>
<line>
na real*dade é
</line>
<line>
cultura. A cult*ra afro-*escen*ente *st* present*. E m*s*ra a você
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
m*me*t* de entrar *u*a *ata na força da lua pra poder ti*ar uma **deira, pr* fazer
</line>
<line>
um berimbau, ** c*xixi.
</line>
<line>
Perc**e*os *ue a visão do capoeirís*a s*bre * aprendizage* d* *a*oeira deman** da
</line>
</par><par>
<line>
prát*c*, da vivência, experiên*ia e contato com os mes*re*. Tr*balhar a *ap*eir* com
</line>
<line>
um *
</line>
</par><par>
<line>
v*são mais *mpla * o real objetivo do *erdadei*o p*ofessor de ca*oe*ra, seja *la pratic*da no
</line>
<line>
am*iente e*col*r ou fora dele.
</line>
<line>
Ao se lesio*ar capoei*a na escola, d*vemos privilegi*r os asp*c**s cultu*ais de sua
</line>
<line>
art*, **fa*iz*ndo e buscando *emp*e s*u lado de cidadania. O l*do esportivo da luta *eve ser
</line>
<line>
passad* pa*a os alunos *om o intuito l*dico, de vivên*ia* de movimentos *or*orais e **o *or
</line>
<line>
questões esportiv*s.
</line>
</par><par>
<line>
2 .4 .1
</line>
<line>
A ca*oei*a ** Currículo
</line>
<line>
A capoeira, sendo in*eri*a c*mo discipl*na curricular, apar*ce com uma capacida*e de
</line>
</par><par>
<line>
trazer para perto d*s universidades os mov*me*tos *opulares.
</line>
<line>
Segundo Pistrak (1*81) citado por Falcão (2004, p. 34*):
</line>
<line>
Ao se inserir no c**rículo, como dis***lina aplicada, propugnamos que a capo*ira
</line>
<line>
deva ser concebida como práxis (cap*eirana) e tratada *omo um compl*xo *emá*ico
</line>
</par><par>
<line>
essencia*mente interdiscipl*nar
</line>
<line>
em coerênc** com o s*u **óprio movime**o
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. **A, Teresina, v. 12, n. 6, a*t. 8, p. 118-138, nov./dez. *0*5
</line>
<line>
ww*4.fs*n*t.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. F. Felício
</line>
<line>
*3*
</line>
<line>
hist*ri*o, um* vez que, ao *ongo de seu d*senvolvim*nto, ela vem se conso*ida*do
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
um a*álgama *nde se entrec*uzam *r*ssupostos de vá*ias á*eas do
</line>
</par><par>
<line>
conhecimento, como Hi*t*ria, Antropologia, *ociologia, Psicol*gia, Fil*sofia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
E****çã* Físic*. *or is*o, ela de*e assumir a c*ndição de um "com*le*o" *em uma
</line>
<line>
*spec*f*cidade *pistem*l*gica (PI*TRAK, 198*).
</line>
</par><par>
<line>
Qu*ndo a *ap*eira se i*sere de*tro do currí*ulo de forma**o *rofi*sional como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
*em* c*mple*o se
</line>
<line>
en**e de respon*abilida*e s*cial, por isso, *s*á
</line>
<line>
a*s*ciado a *oluc*on*r
</line>
</par><par>
<line>
problem*s concretos s** a ***ca de u*a instit*i*** social. Por tan*o, não se trata ap*nas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
um conte*do su*ostam*nte teó*ico e espe*í*i*o fa*e*do sa** de uma ar*icu*ação realista **cial
</line>
<line>
(FALC*O, 2004 citando FREITAS, 2000).
</line>
<line>
Para qu* isso ocorra, impõe-se uma necess*r*a articulação de sua "did*ti**" específica
</line>
</par><par>
<line>
c*m *
</line>
<line>
"didática geral". A parte negativa das relações entre os conte*dos específ*c*s e os
</line>
</par><par>
<line>
proces**s metod*lógi*o* * organizacionais *ais amp*os contribu* p*ra a *esartic*la*ão da
</line>
<line>
teoria peda*ógi*a **r*l.
</line>
<line>
Pa** **viani (2000, p. 61):
</line>
</par><par>
<line>
*o *nvés de \especial*stas\ em
</line>
<line>
determin*da *abili*a*ão restrita, aqui*o de que
</line>
</par><par>
<line>
realm*nt* *stamos necessita*do é de educad*res com uma só*ida fundamenta*ão
</line>
<line>
teórica desen*olvida a part*r e em *u*ção da* exigência* da ação educativa *as
</line>
<line>
condições b**si*eira*.
</line>
<line>
Falcão (2004), comp*eta, opinando sobre est* *uestão, d*zendo q*e a capo*ira é tratada
</line>
<line>
como um conhe*imento de p*át*ca social. Este co*heci*ento se torna uma ferramen*a *ti*
</line>
<line>
**ando o h*mem c*nsegue transformá-*o e* realidade (F*L*ÃO, 2004).
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O pre*ente arti*o c**ac*e*iza-se como uma p*s*ui*a *e natureza bibliográfica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
históri*a, do tipo ex*loratór**.
</line>
</par><par>
<line>
Na concepçã* de C*rvo e B*rvian (*002, p. 55), definem a pesquisa *ibliog*áf*ca
</line>
<line>
como sendo a que:
</line>
</par><par>
<line>
[...] e*plica um problem*
</line>
<line>
a partir
</line>
<line>
de referenciais *eóricos publicados em
</line>
</par><par>
<line>
docum*n*os. Pode ser realiza*a *nd*pende*temente ou como parte da
</line>
<line>
p*squisa
</line>
</par><par>
<line>
descritiva *u *xper*m*ntal. Ambos os c*sos busc*m conhe*er e an*l*sar
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
contrib*iç*e* cult*rais ou científ*cas *o passado ex*stente* s*bre um d*te*mi*ado
</line>
<line>
assunt*, t*ma ou p*o*l*ma.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resin*, v. 12, n. *, art. 8, p. 118-138, no*./dez. 2*15
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A I*flu**cia Da Dive*s*dade Cultural Da Capoei*a No Brasil
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
*oral, *o lazer, à *ecrea*ão, à
</line>
<line>
*rin*adeira, à cult*ra, à m**ical*dad* e à integr*ção. **ndo
</line>
</par><par>
<line>
assim, ela precisa f*zer parte d* con*exto d* Soc*e*ad* Brasileira *ropiciand*- nos, in*meras
</line>
<line>
*xperiências em nível *ogn*tivo, de corporeidade e di*er*idad*.
</line>
<line>
Co*preend*mos a c*poe*ra **mo uma arte popular afro-br*silei*a *u* se caracter*zou
</line>
</par><par>
<line>
principalment* por
</line>
<line>
sua te*tralidade, *or sua **nding*, por s*a
</line>
<line>
oralid*de - *ânticos,
</line>
</par><par>
<line>
*nsina*en*** e mitos.
</line>
<line>
*onclu*mos que a cap*eira tem demonstrado *nflue*ciar a diver*idade, caben*o a ela,
</line>
<line>
ser um elemento cultura* ima*erial de identid*de naciona* com heranç* afro-brasile*ra,
</line>
<line>
possibilit*ndo s*a conser*ação até agora, porque * cap*eira se d*sfarçou como uma dança
</line>
<line>
acompanhada d* diferentes elemento* *ul*ur*is.
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ta pesquisa,
</line>
<line>
sugerimos que novos *studos *c*rca da dive*sidade cultural da capoei*a
</line>
</par><par>
</page><line>
*ejam feitos para o enalteciment* des*a em *osso pa*s.
</line>
<line>
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*ist**to Fe*eral. Diss**tação (Mestrado *m Edu*ação Física). R*o de Janeiro, EEFD, UFRJ,
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1*95.
</line>
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____________. Para além das meto*ologias pr*scri*ivas na Educação Física: a *os*ibil*d**e
</line>
<line>
da cap*ei** co*o complexo temático n* cu*rículo de fo*mação profissional. In: *e**ar a
</line>
</par><par>
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Prática: *evi*t*
</line>
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da pós-graduação *m Edu*ação Fí*ica/Univ*rsidade Fed*ral de Goiás,
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ISSN 1806-6356 (Print) and 2317-2983 (Electronic)