Materiais Manipuláveis no âmbito do Ensino de Matemática: Contribuições para a Prática Pedagógica / Manipulable Material in the Context of Math Teaching: Contributions to Pedagogical Practice
Resumen
O objeto do presente estudo compreende os materiais manipuláveis no âmbito do Ensino de Matemática. O objetivo é compreender a importância da utilização dos materiais manipuláveis como subsídio para fazê-lo pedagógico do professor de Matemática. Considerando a abordagem teórica conceitual, a pesquisa foi desenvolvida a partir de bases das tendências no ensino da Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, referenciadas em autores como: Nacarato (2005), Fiorentini (2003), Mendes (2009), Grando (2004), Moura (1996), Murari (2011), Sarmento (2011), Bardin (1997), Sarmento (2011), Sousa, Mendes Sobrinho (2011). Utilizamos, também, como aporte teórico os Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997), que mostram as contribuições do uso dos materiais manipuláveis para um trabalho de formação de atitudes, enfrentando desafios na busca de soluções, na criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório e necessário para a aprendizagem da Matemática. A pesquisa é qualitativa e descritiva, os dados foram coletados utilizando a entrevista semiestruturada, para conhecer aspectos relativos à prática pedagógica e, em especial, à utilização de materiais manipuláveis. Os sujeitos da pesquisa são professores de Matemática que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Teresina-PI. Com base na análise dos dados, o estudo evidencia que os professores investigados compreendem a importância da utilização dos materiais como subsídio para fazê-lo pedagógico do professor de Matemática, tais como tangram, material dourado, sólidos geométricos, fichas numeradas, barras, ábaco, com os quais estabelecem atividades diferenciadas e aplicações dos temas de estudo em Matemática, a partir de uma ruptura do modelo de ensino tradicional. Dessa forma, contemplamos um novo delineamento ao Ensino de Matemática, a partir das reflexões e iniciativas em novas estratégias metodológicas e no compromisso do trabalho evidenciado em cada sujeito deste estudo.
Palavras-chave: Materiais Manipuláveis. Prática Pedagógica em Matemática.
Ensino de Matemática.
ABSTRACT
The purpose of this study comprises manipulable material in the context of math teaching. The goal is to understand the importance of using manipulable material as a resource for the pedagogical practice of math teachers. Considering the conceptual theoretical approach, the research was developed from bases of trends in math teaching in the final years of elementary school referenced in authors such as: Nacarato (2005), Fiorentini (2003), Mendes (2009), Grando (2004), Moura (1996), Murari (2011), Sarmento (2011), Bardin (1997), Sarmento (2011), Sousa, Mendes Sobrinho (2011). We also used as theoretical support, the National Curricular Parameters (BRASIL, 1997), that show the contributions of using manipulable material for a work of attitude formation, facing challenges in finding solutions, creating strategies and the possibility of change them when the result is not satisfactory and necessary for math learning. The research is qualitative and descriptive, for which data was collected using semi-structured interview, to know aspects regarding pedagogical practice and in particular the use of manipulable material. The research subjects are math teachers who work from 6th to 9th grade of elementary school of the Municipal Public Network of Teresina, Piauí. Based on data analysis, the study shows that the investigated teachers understand the importance of using the material as a resource for the pedagogical practice of math teachers, such as tangram, golden beads, geometric solids, numbered tokens, bars, abacus, in which they establish different activities and applications of the study subject in mathematics, from a breakdown in the traditional teaching model. Therefore, we contemplate a new outline to math teaching, from the reflections and initiatives in new methodological strategies and commitment of the work shown in each participant of this study.
Keywords: Manipulable Material. Pedagogical Practice in Mathematics. Math Teaching.
Referencias
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: matemática, Brasília: MEC/SEF, Brasília, 1998.
FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2003. p. 217-248.
GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.
MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula: tecendo redes cognitivas na aprendizagem. São Paulo: Livraria da Física, 2009.
MOURA, M. O. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. In: KISHIMOTO, T. M. (Org.). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. São Paulo: Cortez, 1996. p.26 - 32
MURARI, C. Experienciando materiais manipulativos para o ensino e a aprendizagem da Matemática. Bolema, Rio Claro (SP), v.25, n. 41, p. 187-211, dez. 2011
NACARATO, A. M. Eu trabalho primeiro o concreto. Revista de Educação Matemática Publicação da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, São Paulo, v.9, n. 9 e 10, p. 1-6, 2004-2005.
SARMENTO, A. K. C. As concepções de professores de Matemática da escola fundamental acerca da Matemática e de seu ensino. 2011. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2011.
SOUSA, V. G.; MENDES SOBRINHO, J. A. de C. A relação entre a formação matemática do pedagogo e o contexto da prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental: desafios de ensinar matemática. In: MENDES SOBRINHO, J. A. de C.; LIMA, M. da G. S. B. Formação, prática pedagógica e pesquisa em educação: retratos e relatos. Teresina: EDUFPI, 2011. p. 195-218
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987. p.146.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.8
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)