Ética e Inovação no Contexto da Sociedade da Informação / Ethics and Innovation in the Context of the Information Society

Maria das Graças Targino, Luzia Góes Camboim, Júlio Afonso Sá de Pinho Neto

Resumen


O padrão de acumulação capitalista tem se modificado devido às limitações de recursos materiais e energia, restringindo as possibilidades de crescimento em nível global. Contudo, um novo modelo de acumulação é proposto, este mais ágil e flexível, tendo seus fundamentos na informação e no conhecimento que representam insumos centrais, traçando nova configuração para a sociedade da informação. Destarte, sob o ponto de vista da produção emergem para as empresas novos padrões competitivos baseados na inovação e também apoiados em relações sustentadas por redes digitais, as quais, a partir da geração do conhecimento colaborativo, se impõem como ambientes propícios à inovação. Este artigo discute aspectos desse colaborativismo em rede no plano de questões éticas, primordiais para a sustentabilidade das organizações ou até de modelos econômicos em sua totalidade. Se, em termos técnicos, as tecnologias seguem se aperfeiçoando, os padrões de relacionamento nas redes ainda precisam melhorar bastante, visando conduzir as pessoas a relações mais profícuas, traçadas a partir do incremento de ganhos individuais e coletivos agora possíveis diante da adoção desse novo modelo de acumulação baseado em informação e conhecimento.

 

Palavras-chave: Ciência Da Informação. Ética. Inovação. Sociedade Da Informação.

 

ABSTRACT

 

The pattern of capitalist accumulation has been modified due to the limitations of material resources and energy, which are fundamental for this model, reducing the growth possibilities for its use in a global context. A new accumulation model is proposed, more agile and flexible, based on information and knowledge as key inputs, tracing the new design for the information society. In referring to the production terms, some new competitive standards emerge to the enterprises based on innovation that rely on relationships supported by digital networks, which, from the generation of collaborative knowledge, impose themselves as favorable environments to innovation. So, this paper discusses aspects of collaboration network in terms of ethical issues, which are very important for the sustainability of organizations or even economic models in general sense. If, in technical terms, technologies follow improving more and more, relationship patterns in the networks still need to improve a lot in order to lead people to more productive links with the increase of individual and collective gains before the adoption of the new model, information and knowledge based.

 

Keywords: Information Science; Ethics; Innovation; Information Society.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.5

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