Estratégia de Fomento à Cultura de Inovação: Uma Abordagem Sobre o Programa ALI do Sebrae/SP / Development Strategy for Innovation Culture: An Approach on the Program of ALI of Sebrae/SP

Anderson Santos, Rosana Borges Zaccaria, Graziela Oste Graziano, Teresa Cristina Dias de Toledo Pitombo

Resumen


Na busca pela vantagem competitiva, as empresas provocam mudanças em seus produtos e serviços por meio de ações que ofereçam algum incremento esperando que estes sejam percebidos pelos clientes. Entretanto, essas ações – quando realizadas – são ocasionais e de baixo impacto, tendo como resultado a baixa ou nenhuma percepção dos benefícios, tanto por parte do empreendedor quanto dos clientes. Além disso, dado o possível fracasso nestas ações, o esforço, o tempo e os custos envolvidos acabam desmotivando o empreendedor e gerando uma cultura avessa à inovação, assim, nota-se baixa intenção em investir e promover uma cultura de inovação. Diante desse quadro este artigo pretende apresentar os desafios, bem como os meios para promover a cultura da inovação nas micro e pequenas empresas, demonstrando os requisitos para a implementação da cultura de inovação. Busca ainda oferecer aos leitores um novo olhar acerca da prática da inovação, rompendo paradigmas e identificando possibilidades de melhoria, gerando novas oportunidades para os negócios. Para elaboração deste estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais que mostram os fatores críticos que evidenciam a implementação da cultura da inovação, além de um exemplo prático de aplicação contemplado no programa, Agentes Locais de Inovação (ALI) desenvolvidos pelo SEBRAE.

 

Palavras-chave: Cultura De Inovação. Cultura Organizacional. Estratégia. Inovação. Vantagem Competitiva.

 

ABSTRACT

 

In the quest for competitive advantage, companies cause changes in its products and services through actions that provide some increase waiting that they are perceived by customers, however, these actions - when held - are occasional and low-impact, resulting in the low or no perceived benefits, both by the entrepreneur as customers. In addition, given the possible failure in these actions, effort, time and costs involved demotivate the entrepreneur and creating a culture averse to innovation, as well, there is low intention to invest and promote a culture of innovation. Given this situation this article aims to present the challenges and the means to promote the culture of innovation in micro and small enterprises, showing the requirements for implementation of the culture of innovation, and offers readers a new perspective on the practice of innovation, breaking paradigms and identifying improvement opportunities, generating new opportunities for business. To prepare this study were carried out bibliographic and documentary research showing the critical factors that show the implementation of the culture of innovation, and a practical example of application contemplated in the program Agents Innovation Sites (ALI) developed by SEBRAE.

 

Keywords: Innovation Culture. Organizational Culture. Strategy. Innovation. Competitive Advantage.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.3.3

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