Icts Optimization and Informational Flow Increasing: Impacts on High School Daily Life / Otimização das Tecnologias da Informação e Comunicação e Aumento do Fluxo Informacional: Impactos no Cotidiano Escolar do Ensino Médio
Resumen
This study aims to evaluate how the advancement and empowerment of textual/hypertextual instance and reading media have changed reader and authorship profiles and what the implications in school life, specifically in high school. The advent of cyberspace and the digital world brings paradigm shifts, especially when it comes to reading and authorship, requiring collaborative readers and authors-readers following the dynamism, fluidity, speed and liquidity of the current era. Therefore, the school context of Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ was observed, comprising teachers and students of high school. So, it was possible to evaluate the teaching-learning process of that Institute: students (digital natives) would be receiving appropriate care in the Institute? Have the teachers been training in their proper apparatus to deal with these guys? Has the school fulfilled its social role as citizens training? The study was guided in the light of theoretical contributions of scholars such as Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Gilles Deleuze and Félix Guattari, among others about reading paths, hypertextuality, clash of generations (digital natives vs. digital immigrants) and reading media. The results show that the teachers did not receive (and still do not) in their academic education, teaching methods and strategies guided by the use of ICTs, meeting unprepared to deal with the new demands of the educational routine and therefore not meeting the students ones.
Key-words: Cyberspace. Hypertextuality. Reading Media.
RESUMO
Este estudo tem como objetivo avaliar a forma como o avanço e a potencialização da instância textual/hipertextual e dos suportes de leitura têm mudado os perfis de leitor e autoria e quais as implicações na vida escolar, especificamente no Ensino Médio. O advento do ciberespaço e do mundo digital traz mudanças de paradigma, especialmente quando se trata de leitura e autoria, exigindo leitores colaborativos e autores-leitores que acompanhem o dinamismo, fluidez, velocidade e liquidez da era atual. Para tal, observou-se o contexto escolar do Instituto Federal Fluminense Campus Bom Jesus/RJ, compreendendo professores e alunos do Ensino Médio. Assim, foi possível avaliar o processo de ensino-aprendizagem daquela instituição: os estudantes (nativos digitais) estariam recebendo os cuidados adequados na Instituição? Os professores têm em sua formação o aparato adequado para lidar com esses sujeitos? Será que a escola tem cumprido o seu papel social como formadora de cidadãos? O estudo foi norteado à luz das contribuições teóricas de estudiosos como Pierre Lévy, Roger Chartier, Marcuschi, Santaella, Deleuze e Guattari, entre outros, a respeito dos trajetos de leitura, hipertextualidade, conflito de gerações (nativos digitais contra imigrantes digitais) e suportes de leitura. Os resultados mostram que os professores não receberam (e continuam sem receber) em sua formação acadêmica, métodos de ensino e estratégias de utilização das TICs, encontrando-se despreparados para lidar com as novas demandas do cotidiano educacional e, portanto, dos alunos.
Palavras-chave: Ciberespaço. Hipertextualidade. Suporte De Leitura.
Referencias
ALMEIDA, M. E; MENEZES, L. [Principal’s role during the ICTs insertion at school: experiences and learning collaborative nets]. O papel do gestor escolar na incorporação das TIC na escola: experiências em construção e redes colaborativas de aprendizagem. São Paulo, PUCSP, 2004.
BELLONI, M. L. [What is media-education]. O que é mídia-educação. Campinas: Autores Associados, 2004.
CHARTIER, R.; CAVALLO, E. G. (Org.). [History of reading at western world]. História da leitura no mundo ocidental. São Paulo: Ática, 1998.
COPELLI, E; MOTTER, R. M. B. [Technology, music and poetry: A hypertextual purpose for English Language teaching/learning process]. Tecnologia, música e poesia: Uma proposta hipertextual para o processo de ensino-aprendizagem da Língua Inglesa. II Seminário Nacional em Estudos da Linguagem: Diversidade, Ensino e Linguagem. ISSN 2178-8200. UNIOESTE - Cascavel/PR, 2010.
COUTINHO, I; SILVEIRA JR., P. M. [orgs.]. [Communication and Visual Culture]. Comunicação e Cultura Visual. E-papers: Rio de Janeiro, 2008.
DELEUZE, G; GUATTARI, F. Mil Platôs. [Capitalism and Schizophrenia]. Capitalismo e Esquizofrenia. Vol. 1. 2ª ed. Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 2011.
ESTEVE, J. M. [Teacher malaise – Classroom and teachers’ health]. O mal-estar docente – A sala de aula e a saúde dos professores. Bauru: Edusc, 1999.
FACHINETTO, E. A. [Hypertext and reading practices]. In: O hipertexto e as práticas de leitura. Revista Letra Magna, Ano 02 – nº 03 – ISSN 1807-5193, 2005.
HERMONT, T. [Multiliteracies, digital literacy and teaching: new practices seeking digital wisdom]. Multiletramentos, letramentos digitais e ensino: novas práticas em busca de sabedoria digital. vol. 5. nº 2, 2012.
KENSKI, V. M. [Education and Technologies: new rhythm of information]. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. 4ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
LÉVY, P. [Intelligence Technologies: The future of thoughts during computer era]. As Tecnologias da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. São Paulo: Editora 34, 1993.
_____. [What is virtual?]. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34.
_____. [The collective intelligence: for a cyberspace antropology]. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4ª ed. São Paulo. Loyola, 2011.
MARQUES, M. O. [Knowledge and Modernism in (re)construction]. Conhecimento e modernidade em reconstrução. Ijuí, ed. UNIJUÍ, 1993.
PIRES, M. A; VEIT, E. A. [Information and Communication Technologies to enlarge and motivate Physics learning in High School]. Tecnologias de Informação e Comunicação para ampliar e motivar o aprendizado de Física no Ensino Médio. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 28, n. 2, jun. 2006.
PRENSKY, M. Digital Natives, Digital Immigrants Part 1, On the Horizon, Vol. 9 Iss: 5, p.1-6, 2001.
SACRISTÁN, J. G. [Changeable forces in Education]. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: Artmed, 1999.
STREET, B. Literacy and Multimodality: STIS Lecture: Inter-DisciplinarySeminars. O Laboratório SEMIOTEC, da FALE/UFMG Faculdade de Letras, Belo Horizonte, Brazil, March 9, p.2-3, 2012.
VILLAÇA, N. [Pressed or Electronic? A Reading Route]. Impresso ou Eletrônico? Um Trajeto de Leitura. Rio de Janeiro: Mauad, 2002.
ZILBERMAN, R. [End of book, end of readers?]. Fim do livro, fim dos leitores? 2ª ed. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2016.13.5.6
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)