<document>
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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 5, art. 3, *. 41-60, set./out. 2016 </line>
<line> ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983 </line>
<line> ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2016.13.5.3 </line>
</par>
<par>
<line> Freedas Crew: Pintando Com um Gr*po de Mu*heres </line>
<line> Freedas Crew: Painting Wit* a *roup of Wo*en </line>
</par>
<par>
<line> *hayan** Tavares Freit** </line>
<line> Mestrado em *ntropologi* Soci*l *ela Unive*sidade Feder** do Pa*á </line>
<line> Graduaç*o em *erviç* S*cial pe*a Universidade Fede*al *o Pará </line>
<line> E-mail: tha*.**reitas@gm*il.com </line>
</par>
<par>
<line> Evandro d* Sousa Bon*im </line>
<line> Doutor em *ntropologia Soc*al *ela Universida*e Federal *o R*o de Jane**o </line>
<line> Profe*so* da Universi*a** Federal *o Rio de Janeiro </line>
<line> B*l*ista Fape*p (2015/26464-*) </line>
<line> E-mail: evandrobon*im@h*tmail.com </line>
</par>
<par>
<line> End*reç*: Th*yann* Tavares F*ei*a* </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: *. Aug*sto Corrêa, 1 - Gu*má, Belém - PA, </line>
<line> Editor Científico: T*nny Kerley de Al*n*a* R*dr*gues </line>
</par>
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<line> *607*-*10 </line>
</par>
<par>
<line> Artigo recebi*o *m 25/0*/2016. Últim* </line>
<line> versão </line>
</par>
<par>
<line> E**e*eço: Evandro de Sousa Bon*im </line>
<line> rec*b*da em 20/07/**1*. Apr*vado em 2*/07/2016. </line>
</par>
<par>
<line> End**eço: Quin*a da Boa *ista, São C*istó*ão - Rio de </line>
</par>
<par>
<line> J*neiro, RJ - *rasil, *EP: 20940-0**. </line>
<line> Avaliado *elo sistema Tr*ple *e*iew: Desk Review a) </line>
<line> pel* E*itor-Ch*fe; e b) Do**le Bli*d Review </line>
<line> (avaliação ce*a por d**s avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Rev*são: Gram*tical, Normativa </line>
<line> e de Form*tação </line>
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<line> *. T. *reitas, E. S. *onfim </line>
<line> 42 </line>
</par>
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<line> R*SUM* </line>
<line> O *res*nte artigo fa* parte da minha pesqui*a de mestr*do e* a*damen*o sobre um coletivo </line>
<line> d* mulheres q*e g**fitam n* Grand* Belém, *h*mado *reedas Crew. O text* tem *omo base </line>
<line> um rela*o etnográfico as*o**ad* a reflexõ*s teóricas s*bre * oficina "Viv*ncia para </line>
</par>
<par>
<line> M*lheres", ministrada </line>
<line> pela arti*ta *is*al e grafiteira Michelle Cun*a em 20*4, </line>
<line> na *ual </line>
</par>
<par>
<line> originou a Crew. Reuniu * mulheres (d*s 15 *nscritas), *urante dois meses no Casa-Atel*ê </line>
<line> Sopro, no **irro da Campina em Belém-PA. Des*a**-se * experim**taç*o c*m* *etodolog*a </line>
</par>
<par>
<line> de pe*quisa, </line>
<line> po*s a autora do *e*to part*cipou da oficina e, por con*e*u*ncia, </line>
<line> tornou-*e </line>
</par>
<par>
<line> integrante da* F**e*a*. *e observação-*articipação da fu*da*ão e v*vência d* um a </line>
<line> colet*vo </line>
</par>
<par>
<line> de ar*e feminina apreende </line>
<line> alianças, conflit**, resistências e *ociabilidades existent*s *o </line>
</par>
<par>
<line> proces*o do graff*t*, </line>
<line> a*render essa arte conjuntamen*e </line>
<line> com out*a* mulheres iniciante* traz </line>
</par>
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<line> re*l*xões e experiências dife*enc*adas. Para t*l, o *iálogo é tr*çado com Ro* Wagner, </line>
</par>
<par>
<line> *a*ti**o de *u* t**ria da c*ltu*a **mo "i*ven*ã*", que c*loca *m relação a*t**pólogo </line>
<line> * </line>
</par>
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<line> nativ*, além da **c*ologia car*al de Wacquant, que procur* desenvolver uma sociologia </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> part*r do corpo. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Ar*e Urbana. Graffiti. Experimentaçã*. Freed*s Crew. Mulheres. </line>
</par>
<par>
<line> ABSTR*CT </line>
</par>
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<line> This ar*icl* is par* o* my ma*ter\s degree research i* *rog*ess about a *ollective </line>
<line> of *omen </line>
</par>
<par>
<line> who </line>
<line> graffiti in Belém, called Free**s Crew. The text is b*sed on an ethnograph*c repo*ting </line>
</par>
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<line> associated w*th theoretical reflections o* the wor*sho* "Women\s experience", adm*nister*d </line>
<line> by visual *nd graffit* arti*t Mic*elle C*nha in 2014, which led to *he Crew. Brought tog*th*r </line>
<line> 9 women (of th* 15 enrolled), for two m*nths in the C*sa-Ateliê Sopr*, in the neighbo*hood </line>
<line> of Campina in B**ém-PA. It highl*ghts the expe*imentation as resear*h *ethod*l*gy, because </line>
</par>
<par>
<line> the author *f the text *ook part in </line>
<line> the wor*sho* </line>
<line> a** consequently b*came m*mber of th* </line>
</par>
<par>
<line> Freeda*. If the observation-par*ic*p*tio* of the fou*dation and exper*en*ing o* a female art </line>
<line> *ol*ecti*e seizes *ll*ances, conflict*, *esistan**s and sociabil*t* that exist *n th* pr**ess of </line>
</par>
<par>
<line> graffiti, </line>
<line> l*a*n this art together with o*her beginne*\s women </line>
<line> bring* reflect*ons and uni*ue </line>
</par>
<par>
<line> *xpe*ience*. To this, the di*logue *s delineated with R*y Wag*er, *rom *is theory of *ulture </line>
<line> *s "inv*n*ion", which pu*s *nt*r*polo*ist and na*ive relat*onship. *esides th* carnal </line>
<line> sociology of Wa*quant, whic* seeks to *evelop a sociology fro* *he body. </line>
<line> Keyw*rds: Urba* Art. Graffiti. Experimentation. Free*as Crew. Wom*n. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F**, Te*esina, v. 13, n. 5, ar*. 3, p. 41-60, ***./out. 20*6 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
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<par>
<line> *reed*s *rew: Pin*a*do *om u* Grup* d* Mulheres </line>
<line> 43 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
<line> No pres*nte artigo pre**ndo refletir sob*e o meu traba*ho d* campo **e *e encontra </line>
</par>
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<line> *m andamen*o com as Freedas *re*, mulheres grafiteiras da c*dad* de </line>
<line> Belé*-PA1. Partire* </line>
</par>
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<line> de um event* *specíf*co - uma of*cina d* graffiti ministrada pela arti*ta plá**ica e grafit*ira </line>
<line> Mi*h***e *u*ha, po*t*riorm*nte desdobr*u na *ri**ão de uma "Cr*w"2de mulheres chamada </line>
<line> Freedas, * qu* de*de então,empreende mações na "*ena"3do graf*iti na Grande Belém. </line>
<line> Ba*e*da *a vi*ência com o* su*eit*s **ssa arte, o graf*i*i é uma intervenção a*tística </line>
</par>
<par>
<line> visual que u*il*z* como pr*nci*al </line>
<line> "tela"4 o **ro. * p*rtir da exp*r*mentação foi poss*vel </line>
</par>
<par>
<line> *****car e pe*sar o graffiti como for*a de empoderamento e resistência. Cabe **zer que ess* </line>
</par>
<par>
<line> *o*figura*ão é apen*s u*a da* p**sívei*, q*e tive a**sso a essa p*r conta da sucessão e </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> determina**s e*e*tos * aparatos conceit*ais, bem co*o por *e tratar de u** crew só </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mu*heres que im*rime uma pe*for*an*e *e g*nero (BUTLER, 200*) *i*erenciada, ten*o ** </line>
<line> vista q*e o gr*ffi*i é uma a*te pr**o*inantemen** mascu**na. </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> graffitti possu* divers*s d*spositiv*s de comunicaçã* entre arti*tas e "socied*d* </line>
</par>
<par>
<line> en*olv*nte", atre*ados * sistemas de l**g**gem int*a/extra grupos, pas*íveis * con*litos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ali*nças. E*s* de**niçã* é apenas um esboço, poi* não *retendo enges*á-*a, ju*tame**e ao </line>
<line> perceb*r que m**mo en**e as/os ar*i*ta* a *lassificação carre*a múltiplas assi**l*ções *, </line>
<line> qu*ndo *ef*nido, insere-*e e* de*ermin*dos ***textos. </line>
</par>
<par>
<line> A* praticar, j*nta*ente com </line>
<line> as alunas da oficina, percebemos, pois e* maio*ia </line>
</par>
<par>
<line> somos aprendizes, que quan*o o "dar-receber-retrib*ir" (MAUSS, 2003) é rompid*, o circui*o </line>
<line> de trocas é suspe*so. ** mesmo m*d*, no mom*nto em q*e estas t*oc*s *ã* resp*itadas, c*ia- </line>
<line> s* u*a rel*ção de parcerias * pactos entre a*/os ar**stas ** r*a. </line>
</par>
<par>
<line> O m**o é o pri*c*pal art*fato de expressã* pa*a es*a a*te, e u*a c*tegoria nativa </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> esclarecedora *ara **t*: a "tela". O muro a é </line>
<line> "t*l*", o quadro d**sa expressão </line>
<line> art*stica por </line>
</par>
<par>
<line> ex*elência. Lá pode**s ver pa*ce*i*s, sau*ações ("s*lv*"5), *ixas </line>
<line> e d*elos </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> grafit*iras(os) * *eus par** e/ou p*xadores. Ta*b*m é cenár*o de protes*os e manif*st*ções </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Mes*rado em a*dame*t* p*lo Progr*ma de Pós-Gr*duaç*o em Antropologia da UFPA, área *e concentra*ão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> *ntr*pol*gia Socia*, na lin*a de p*squisa Gênero e Sexualidade. Pesqu*s* orientada pe*o Dr. Fabiano de So*za </line>
<line> Gon**jo. </line>
<line> 2 </line>
<line> C*ew significa um *rup* forma** por vários grafit*iro*(as) que a**inam um nome *m comum, faz*m reuniões e </line>
<line> se *r*anizam cole*iva*e**e. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Cena é * que configura a pa*sagem, as re*es de *el*çõe* do graffiti, o* sej*, * con*unto de crews e </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> g*afitei*os(as) *tivos *u* *ormam o contínuo artístico. </row>
</column>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> Tela é o supor*e onde a ar*e é reali*ada o* pode ser o *u*al j* pronto. </row>
<row> Sa*ve é uma *om*nage* * um o*tro grafite*ro(a) o* cr** atrav*s *a referên*ia *e seus nomes no graffiti </row>
</column>
</par>
<column>
<row> realizado. </row>
<row> Rev. FSA, Ter**i*a PI, v. 13, n. 5, *r*. 3, p. 41-*0, set/out. 2016 www4.f*anet.com.br/re*ista </row>
</column>
</par>
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<line> *. T. *rei**s, *. S. Bonfim </line>
<line> 44 </line>
</par>
<par>
<line> cont** o E*tado, o mac**s*o (n* c*so de alg*mas *e*ina* part*cipante* da ofi*ina) e outros </line>
<line> tipos de v*olências. </line>
<line> Send* assim, co*o falei anter*ormente, o *rtigo te*á como b**e principal um r*lat* </line>
</par>
<par>
<line> etnográfi*o sobre a criação *e um grupo de *ulher** no </line>
<line> graffiti, partir de uma oficina a </line>
</par>
<par>
<line> oferecida pela arti**a Mic*ell* Cun*a. No entanto, o foco da escrita *erá a e*perimentação </line>
</par>
<par>
<line> como recurso de aprox*maç*o e *esq*isa *a "cena" do *raffitie do proc**so </line>
<line> ar***tico de </line>
</par>
<par>
<line> *ulheres apre**iz*s dessa arte, *os quais for*m possíveis apr*ender os confli*os, as alian*as, </line>
<line> as *esistências e *ociabili*ade* existentes *esse fazer *rtístico. </line>
<line> A idei* é mais ou *eno* a seguinte: se a etnog*afia é o *st**o o*jetivo * a </line>
<line> s*bjetivação d* dif*rença (LÉVI-STRAUSS, **03), e podemos dizer qu* o g*affiti e o ato de </line>
<line> grafita* estão *nserido* em *m circuito de r*fe*enciais comuns, modos de produçã* artís*ico* e </line>
<line> *ocia**lidad*s, *u s*ja, uma cultu**, no sentido dado por Ro* Wa*ner (2012), por que, então, </line>
</par>
<par>
<line> *ã* experimentar? Princi**l*e*te levand*-*e o </line>
<line> em c*nta </line>
<line> que o graff*ti *ue estou *studando </line>
</par>
<par>
<line> e*tá em *m contexto favorável para a minha experimentação, ou se*a, u*a gra*iteir* e *rtista </line>
<line> v*su*l que resolveu ens*nar par* *utras meninas co*o *rafit*r, o que facili*ou </line>
<line> conside*avelm*nte a min*a inserção e práti*a de*s* ar*e, levando-se *m *onsider*ção a minha </line>
<line> condição d* mulher e interessada na *xp*ess*o v*sual. </line>
<line> Desta*o que a ofi*ina e *eus desdobramentos t*m si*o um campo primordi*l, p*is </line>
<line> trouxe * po*sibilidade de participar *e toda* as atividades como integrante, dan*o-me acesso a </line>
<line> in*o*ma*ões e percepções *if*rentes pa*a a*guém que pesqu*sari* *p**as de forma </line>
</par>
<par>
<line> "tradicional". Afi*al, todo um grupo *e técnicas no sentido de (MAUSS, 2*03, *.401) </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adq*irido através da experimentaçã*, técnic*s </line>
<line> es*as que t**nsi*am entre *á*ios con*ex*os, </line>
</par>
<par>
<line> d*sde o graff*ti </line>
<line> oriu*d* da *ult*ra </line>
<line> hip hop americ*na, até suas atua*izações em contextos </line>
</par>
<par>
<line> lati*o* ame*icanos * out*os (CA*POS, 2007; *ILVA, 200*; M*GRO, 2002). Nessa guinada </line>
</par>
<par>
<line> teórica, c*rp* - n* cas*, o meu - é instrume*to e técnica d* pe*q*is* (WAC*UAN*, * </line>
</par>
<par>
<line> 20*2). Portant*, pro*urarei explorar a d*finição de Lévi-Strauss (**03) de que, </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> antropologia *oci**, * observa*or * da mesma natureza d* observ*do. E que, mui*o pa*eci*o </line>
</par>
<par>
<line> c*m o </line>
<line> que W*cqua*t (2002, p.78) disse pa*a o boxe, </line>
<line> no graffiti t*mbém: "[a] </line>
<line> a*reens*o </line>
</par>
<par>
<line> indígena é, aqui, a con*ição indispensável de conhe*imento ad*quado do objeto". </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 13, n. *, art. *, p. 41-*0, set./out. 20** </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Freedas Crew: *intando Co* *m Gr*po de Mul*eres </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> 2 VI*ÊN*IA PARA *ULHERE*: OFICINA DE GRAFFITI * AS FREEDAS CREW </line>
<line> *proxi*a**me*te à* 14h d* *ia 21 de outubro d* 201*, *ichelle Cunha anunciou </line>
</par>
<par>
<line> em uma rede so*ial digital a segui*te </line>
<line> proposta: "*ou começar * oferecer aul*s </line>
<line> *e graça </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *intu** na rua *ó *ara mu*heres </line>
<line> que querem aprend*r * g****tar. B*sta trazer seu mate*ial </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> aj*da* a descolar o muro. Qu*m pil*a?". *sse foi o primeiro chamad* </line>
<line> pa*a a reali*aç** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> u*a oficina de graffiti pa*a mul*e*es realizadas na casa-*teliê *opro *a artista, e q*e *tr**u o </line>
<line> in*ere*se de muitas pessoas que acompanhavam *ua pá*ina digital. </line>
</par>
<par>
<line> A*ós ess* postagem, a pro**st* da oficina foi *e estruturando * ganhou o nome </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "Vivência pa*a mul**res - introdução ao graffiti e *u*ras *ormas *e intervenção urbana". </line>
</par>
<par>
<line> Mi*helle </line>
<line> cri*u um evento virtual * *presentou *om mais detalhes </line>
<line> como </line>
<line> seria, cobrou um* </line>
</par>
<par>
<line> taxa de inscrição de </line>
<line> valor *imbólico para a </line>
<line> compra d* parte do </line>
<line> material nece*sário *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> andamen*o *a* **ici*as, c*mo: tinta * base d`água, rolinhos, papéis, compensados, pincéis * </line>
<line> ca*etas coloridas. O único *at*rial solicitado para as poss**eis par****p*ntes f*i *ma l*ta de </line>
<line> spray a p**tir do seg*ndo enc*ntro. </line>
<line> A o*ic*na teve um gran*e número de interessada*, mas só *or*m ofertadas 15 va*as </line>
<line> que ra*i*ament* foram preenchi*as, inclusive criando-se, uma lista de e*pera, *aso h*uvess* </line>
<line> des*stências. A p*imeira a*la *correu no dia 31 de ou*ubro e finalizou no dia 28 *e no**mbro </line>
</par>
<par>
<line> de 2014, *ota*izan*o </line>
<line> q*a*r* enc*n*ros. Como prim*iro contato c** as apr*ndi**s, Michelle </line>
</par>
<par>
<line> s*geriu uma *reve apresenta*ão de ca*a alun* expondo seus interesses pa*a **m a oficin*. As </line>
<line> gar*tas apre*enta*a* diversas expectativas. Este*, po* **emplo, conta que tinh* proximidade </line>
</par>
<par>
<line> com o gr*f*iti por m*io de se* compa*h**ro </line>
<line> *ue já gra*itava </line>
<line> h* anos, mas </line>
<line> que </line>
<line> e*a, por ** </line>
</par>
<par>
<line> *ongo te*po, só o acompanhava *as inter*enções e que hav*a </line>
<line> cheg*d* * momento dela </line>
</par>
<par>
<line> apr*nder t*m*ém. Outras dizia* se inte*essarem p*la arte urbana e, co*o tinham habilidades </line>
</par>
<par>
<line> com o d*senho, encontraram na ofici*a a grande oport*nidade *e prati*ar. N* momento </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> apr*sent*ç*o expus o *eu objetivo como </line>
<line> poss*v*l pesqu*sado*a - p*is estava em meio </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> processo seletiv* de mes*rado - int*re*sada no graffiti reali*ado por m*lher*s, *untamen*e </line>
<line> com a *inh* curiosidade em aprend*r *qu*le tipo de *nter*enção *rbana. </line>
<line> Os ensinamentos in*ci*is incluíra* u*a int*odução *o v*cab*lário básico da art* de </line>
</par>
<par>
<line> rua ("bomb", "tag", "cap", "*olê"6...) e uma das p*incipais regras *e convivência *u* é a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> Bomb é a as*inatura do a*tis*a que são fe*tas c** letras grossas e bem unid*s umas as ou*ras ou **rson*gens. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> São feito* sem autorizaç*o e por isto são de rápida execução. *ag é a assinatur* da(o) grafiteira(o) geralmente é </line>
<line> um pseudônimo. C** é um* *spécie de "bico" acoplad* na **tinh* de spray para que a tinta seja expelida. </line>
<line> Existem diversos modelos que *lt*r*m a e*pessura do ris*o. *olê é a bus*a de *uro para intervenção que pode </line>
<line> ser *m local autorizado ou não. </line>
<line> Rev. F*A, Tere*i*a *I, v. 13, n. 5, art. *, p. 4*-60, set/out. 2016 www4.*sanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. T. *r*itas, E. S. Bon*im </line>
<line> 46 </line>
</par>
<par>
<line> **o atropelar7 o </line>
<line> traba*h* de outra(o) artista. Alguns *xer*ícios de desenho foram rea*izad*s </line>
</par>
<par>
<line> com ti*ta "PVA" a *ase d"água, spray, </line>
<line> canetinhas hidrocor e lápis de cor. Em outro dia de </line>
</par>
<par>
<line> ofic*na ela se </line>
<line> concentro* em ensi*ar *omo de*e**ol*er s*a própria "tag" e a afirmação </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> iden*idad* na rua. Nest* apr*nd*z*do, Michelle incentivou a con*tru*ã* de *ssin**ur*s </line>
<line> com </line>
</par>
<par>
<line> letras d*fere**iadas e * criação *e u* nome o* pseudônimo que poderi* s** usado na rua. E, </line>
<line> no f*m de*te dia, util*zando um compensado forr*do *om *m papel pardo e canetõe* (uma </line>
<line> espéc*e de caneti*ha, porém com a ponta grossa, muit* util*zada p*ra s*ltar "tags" em </line>
</par>
<par>
<line> q**lquer su*erf*cie discretam*nte) na mão foram *eitas divers*s </line>
<line> "tags", a*gumas </line>
<line> co* </line>
</par>
<par>
<line> *stampas, o*tras com sombreamen*o, noç*es *e *rofu*di*ade, geralmente co*struin** letr*s </line>
<line> gorda*, *ntrelaçadas e m*lt*col*ri*as. Co*o no *xem*lo a segui*: </line>
<line> Fig*ra 1 - Exercício *obr* "tags" e "bombs", na *ot* estou esboçand* algumas l*tras </line>
<line> estiliz*d*s. </line>
</par>
<par>
<line> Autoria da fo*o: Michelle Cunha. </line>
<line> No *ercei*o dia, os exercíc*os detiveram-se na ut**ização * tint* "*VA" para col*rir </line>
<line> o* pap*is A4, p*steriorme*te, f*zer *ortes aleatórios e d* d*ver*os t**anho* e c*res. *stes </line>
<line> foram *ola*os em p**el bra*co, construi*do for*as, se*e*, *aisagens, deixan** *ivre * </line>
<line> imaginaç**. A ministra*te da oficina incen*ivava * no*s* criati*i**de, partin*o da persp*ctiva </line>
<line> que a*uela colagem poderia estar e* um mur*, por meio d* *istur* de *ores e de formas </line>
</par>
<par>
<line> geo*étri*as. Já *o quarto enco*tr* houve </line>
<line> um a a ul a </line>
<line> uti*izando spray. Mich**le solicitou que </line>
</par>
<par>
<line> le*ássemos *apelã*, spray e es*ilete. O objetiv* era que cada alu** elaborasse um "*tenc*l" ** </line>
<line> for*a *e**jad* e qu*, ** final da tarde, fi*éssemos nosso primeiro "**lê" Sairíamos pe*o </line>
<line> bairro da Ca*pina atrá* de um mu*o, preferenc*almente de uma proprieda*e abandonada, </line>
<line> **ra deixarmos nossas pr*meiras intervenções. </line>
<line> 7 </line>
<line> At*ope**/ passar *or cima/ queimar/ cobr*r - Realizar um graffiti s*bre a intervenç*o (gr*ffiti, p*xação) de </line>
<line> outra(o)*r**sta ou crew. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, a*t. 3, p. 41-60, set./out. 2016 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fr*e*as Crew: Pintand* Com um Grupo d* *u*he*es </line>
<line> 47 </line>
</par>
<par>
<line> **gura 2 - Personagens fe*to* com colagens de papéis col*rido* e geométric*s. </line>
</par>
<par>
<line> Autor*a *a foto: Michelle Cunha. </line>
<line> Na Rua Fe*re*ra Cantão hav*a o *u*o de um pré*io abandonad* *om mui**s </line>
<line> *raffitis, "pix*s", imagens feitas a "stenci*", m*s al*uns es**ços livres nos quais deixamos </line>
<line> n*ssa* prime*ras m*rcas n* *i*ade. Neste dia em especial éramos sete m*n*nas: Walqu*ria, </line>
<line> Mi*h*lle, Este*, C*mila, Kari*a, Luana e eu. A* meninas d*monstrar*m segurança, </line>
</par>
<par>
<line> principa*men** **rque </line>
<line> est*vamos sob a or*ent*çã* e companhia </line>
<line> de Michel*e que e** a mais </line>
</par>
<par>
<line> experiente e escolheu * local de intervenção. Rel**brando *om algu**s *e*as (via rede so*ial </line>
<line> digi*al) sob*e * qu* s*ntiram n**uela primeira e*pe*iência n*s ruas e já praticando o "vanda*", </line>
</par>
<par>
<line> pud* verif*c*r </line>
<line> o *uanto o evento fo* m*rcante par* cada </line>
<line> uma; cada **al traz*ndo sua </line>
</par>
<par>
<line> p***pectiva. </line>
</par>
<par>
<line> Luan*, a* *ome**ar o *ue sentiu, disse q*e f*cou content* ao ter nos enco*trado. </line>
<line> Naquele dia ela não h**ia part*c*pad* da *ficina, mas combinou que tent*ria nos achar pelas </line>
<line> ruas mesmo se* s*ber qual s*ria o muro. Q*ando nos encon*rou ficou mu**o feliz e ao mesm* </line>
<line> tempo desconcer*ad* por n*o ter preparado nada ("stencil" o* t*r levado material), mas se </line>
<line> animou ao ser i*centi*ada pelo grupo *a** escrever algo *o m*ro: "Vai! **g*! Manda uma </line>
<line> *rase!", "por*ue sempre q*e vou fa**r al*o *om material a*sim *ue *ão é meu, fico cheia d* </line>
<line> *edo de \ai, estou des*erdiçando, não se* fazer isso, es*ou estr*ga*do\ sabe? Mas e* enfr*ntei </line>
<line> isso, porque *oc*s me incentivaram". </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, *. 13, n. 5, art. 3, p. 41-60, set/out. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*ev*st* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. T. Freitas, E. S. Bonfim </line>
<line> 48 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Luana mostr*ndo "ousadi*" ao deix** sua marca no muro escaland* a </line>
<line> p*rede atrás de e*p*ços l*vr*s para a su* frase. </line>
</par>
<par>
<line> A*toria da foto: *i*helle Cun**. </line>
<line> Este* (Bisteka), re*embrando, d*s*e que f*cou *ervosa principa*mente porq*e o muro </line>
<line> não e*a au*orizado. Pensou na possibilidade "de algu*m ma*dar a gente parar" (Ester, 2015, </line>
<line> relato digital). O* transeun*e* que ali c*r*ulavam d*monstraram o *eu espanto ** se depar*r </line>
</par>
<par>
<line> *om um *rupo </line>
<line> de menin*s intervindo *m uma par*de em plena </line>
<line> luz do dia. Muitos, </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> passarem de carr*, gri*av*m: "deixem de pixar, sua* pixado*as!!" . </line>
<line> *á a *ar*na (Ka), por exemplo, comentou qu* s*a v*ntade fo* de "chegar no local e </line>
<line> faz*r" (Ka*ina, *0*5, relato digi*al), *ão se sen*iu nerv**a em inte*v*r em um lugar *úblico e, </line>
<line> de certa form*, *uma parede n*o autorizada, "e* achav* que *eria sempre tranquilo, eu s*n*i </line>
<line> muit* tra*quilidade, eu q*eri* interagir co* tudo!", c**clu*u. </line>
<line> ***a con*ers* f*i rea*izada alguns mese* depoi* pela internet, a partir de mensagens </line>
<line> individ*ais e *ão *ive acesso as se*sações *e todas *obr* aq*ele momento mas, ao es*ar com </line>
</par>
<par>
<line> *las percebi o quanto estavam atentas ao *luxo de pessoas, à divisão de esp*ço na **rede, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> utilização de materiais (*e acordo com o que aprenderam nas aulas), na interação *ntre elas ao </line>
<line> se *judar*m co* o "ste**il". *oré*, *as que co*versei, fo* possível trazer perspectivas </line>
</par>
<par>
<line> diferentes sobre aquela o*asião aborda**m pon*os importante*, como o apoio que Luana e </line>
<line> recebeu da* outra* *eninas, mes*o que *ão ten** part*cipado da aula de "st*ncil" e não ten*a </line>
</par>
<par>
<line> levado material para usar; o m*** de Ester com * *ossibilidade de sermos in*e*rompi*as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> qual*ue* momento, e a coragem </line>
<line> de Ka*ina em </line>
<line> estar tranquila, mesmo send* uma ocasi*o </line>
</par>
<par>
<line> nov* *ara muitas meni*as que ali estavam presentes. </line>
<line> Aqu*le primeir* "rolê" foi uma experi*ncia específic*, po* *er sido feita e* grupo. </line>
</par>
<par>
<line> Foi uma ação pla*ejada * tinh* o intu*to de mostrar essa roupa*e* do graffiti que é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 13, n. 5, art. 3, p. 41-60, s*t./o*t. 2016 www4.f*anet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Freedas C*ew: **ntando Co* um *rupo de Mul*eres </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> chamado "vandal" e o "rolê". Par* m*ni*as ini*ia*tes, a ativid*de mostrou-se bast**te </line>
</par>
<par>
<line> d*s*fiadora. Co*fes*o </line>
<line> que para mi* foi um momento muito t*ans*ressor, ampli*ndo no*a* </line>
</par>
<par>
<line> possibilidades de es*ar n* rua e interagir com ela. Naquel* cená*io *rbano de*xamos de faz*r </line>
</par>
<par>
<line> parte da mass* de *ess*as </line>
<line> em movim*nt* e *os co*ocamos como protagonistas n*qu*le </line>
</par>
<par>
<line> c*nári* q*e era a r*a, na qual est*vamos int*rferind* a*tisticame**e no seu aspect* visual. </line>
<line> A oficina pr*via um "muti*ão" c**o atividade de fechament* dos ensi**mentos. Em </line>
<line> *o*ve*sas, no d*c*rre* de uma das aulas *a oficina, Michelle retomou a questão d* "mut*rão", </line>
</par>
<par>
<line> falando que existi* **a </line>
<line> ch*nce d* ele ser realiza*o </line>
<line> *a e*cola em que Walquíria lecionava </line>
</par>
<par>
<line> como profess*r* de artes. A integrante ficou *esponsável *m neg*cia* </line>
<line> com o colégio, pois a </line>
</par>
<par>
<line> ação s*ria em *arce*ia com os *lunos *omo ativid*de e**racu*ricula*. </line>
</par>
<par>
<line> P*ss*d*s algu*s dia*, Walq*íria trouxe o retorno d* *olégi*, o *ual se compro*eteu </line>
<line> em r*alizar a pre*aração do m*ro que seria executado pel*s aluno* na v*spera. Os *rofes*or*s </line>
</par>
<par>
<line> se junta*am para </line>
<line> oferece* uma feijoada no almoç*. Foi d*cidido *ue teríamos mai* um </line>
</par>
<par>
<line> encontro para planeja* o paine*. *oi es*olh*do um tema em comu* *ara os desenhos. Para o </line>
<line> encontro *a vésp*r* do evento ela pediu que f**éssemos esbo*os de ilustrações voltadas para </line>
</par>
<par>
<line> rostos fem*ninos, nem t**as as meninas c*ns**uiram comparece* a </line>
<line> este planeja*e*to *o </line>
</par>
<par>
<line> a**li*, mas f*ram *omu*icadas *irtu**mente das *e*is*es para aquele *ia. </line>
</par>
<par>
<line> *o di* </line>
<line> 06 de dezembr* de 2014 ocorreu o "mutirão" *m parceria c*m </line>
<line> uma e*cola </line>
</par>
<par>
<line> públic*, l*caliza*a no bairro do CDP. O* a*unos </line>
<line> juntamente com * p*ofesso*a </line>
<line> de Artes </line>
</par>
<par>
<line> *assaram a "*VA" no **ro u*il*zan*o **versas cores, divi*idas em blocos de p*rede. Isso faz </line>
<line> *arte do *reparo pré**o do muro, considerando ser *e pra*e no g*affit* que a "*ela" já esteja </line>
<line> com al*u*a camada de ti**a antes do p*oc*sso da pintur* com *p*ay. M**helle *reparou um </line>
</par>
<par>
<line> flyer convocando gra*iteiras(os) a p*rtici*a*e* da ação coletiv*. Ess* *rt*culação com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "cena" local foi impo*tante para a real*zação do evento. </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. 5, *rt. 3, p. 41-60, set/o*t. 201* </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. T. *reitas, E. S. Bonf*m </line>
<line> 50 </line>
</par>
<par>
<line> F**ura * - Muro do c*légio com *lgum** int*rvenções. Nesta *oto podemos ve**ficar </line>
<line> como *s alunos fizeram a base dividi*a em bl*co* de co*es variada*. </line>
</par>
<par>
<line> Aut*ria da foto: T*ayanne Frei*as </line>
<line> Karina e eu fomo* as prime*ras pa*ti**pantes da oficin* a c**gar n* local. Marcamo* </line>
<line> *e ir juntas po* não sabermos direito * ender*ço da esc*la. Ao chegar*os lá, Walq*íria esta*a </line>
<line> no colégio * algu*s g*afit*iros já *ema**ava* s*us *spaços no *uro. *s(as) alunos(as) *ue se </line>
</par>
<par>
<line> encontravam no colégio </line>
<line> colaborava* para *rganizar o local, enquanto um d*s fu***onários </line>
</par>
<par>
<line> capi*ava a borda do muro. </line>
<line> De inicio, ficamos sem saber por onde começ*r, porque o ev*nto s*ria o *o*so </line>
</par>
<par>
<line> *rimeiro "mutir*o", o </line>
<line> que impl*cava u* *uro le*aliza*o, os o*tros artistas no </line>
<line> evento; al*m </line>
</par>
<par>
<line> dis*o estarí**os expondo nosso apre*diza*o juntamen*e c*m grafiteiros experi*ntes na arte </line>
<line> d* rua. </line>
<line> *guar*amos as demais men*n*s chegarem e principa*ment* a Michelle, m*s </line>
<line> soubemos at**vés de uma ligação que ela d**ora*ia, então re*olv*mos dema*car o muro. </line>
</par>
<par>
<line> P*rcebemos que a *a*ede do c*lé*io localizada *a ru* </line>
<line> pr*n*ip*l do bairro (*ua esta qu* </line>
</par>
<par>
<line> pa*sam *s prin*ip*i* linhas de ônibus seria atingido pelo *ol * *anh* i*teira) já havia mu*tas </line>
<line> marca*ões e gr*ffitis iniciados. Resolvemos, então, marcar u* pedaço na rua paral*la, a qual </line>
<line> estaria a *ntrada pri*c*pal *o *olégio. É bom res**lta* qu* gra*itar em um mur* que *em alta </line>
</par>
<par>
<line> **sibili**d* pela grande circulação </line>
<line> de pessoas ou do fluxo de </line>
<line> auto**veis e tran*port*s </line>
</par>
<par>
<line> públi*os é o local de p*eferênci* da *aio**a. </line>
<line> Pegamo* um pedaç* *onsideravelmente grande pa*a o grupo da oficin*, suficiente </line>
<line> para per*ona*e*s de gran*e porte. Com um esboço do desenh* *m *ãos, in*ciam** o graffit*. </line>
</par>
<par>
<line> Util*zamos </line>
<line> giz de cer* **ra *azermo* </line>
<line> o r*scunh* na parede, é de t*mpo e* *empo, </line>
</par>
<par>
<line> con*eríamos a ilus*raç** de c*r*a di*tância, para assim, </line>
<line> visualizar as p*ssí*ei* im*erfeiç**s, </line>
</par>
<par>
<line> **r*uras e falta de si*etrias no desenh*. A*** o *s*oço no m*ro util*zamos a "PVA" para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. 13, *. 5, art. 3, p. 41-60, set./out. 2016 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fre*das Crew: Pintan*o *om *m Grupo de Mul*eres </line>
<line> 51 </line>
</par>
<par>
<line> base dos ro*tos. Só assim, *erceb*mos como a* *ersonagens se *g*gant*vam, * preenchim**t* </line>
<line> das ilustra*ões traz um* ide*a *a d*mensão de **mo vai f*car o tra*al*o. </line>
<line> Com o decorr*r do temp*, out*os g*afiteir*s, alunos, professores e as *eninas do </line>
</par>
<par>
<line> g*upo foram che*an*o. Camil* foi a terceira *enina * chega* e l*go *nicio* a </line>
<line> base do **u </line>
</par>
<par>
<line> "person*gem"8 (ver fig*ra 5). Michelle chegou alg*ma* horas de*ois. Qu*ndo vi* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> d*senhos, se *ssu*tou com o ta*anh*, mas g*s*ou m*i** da *nici*t**a de *ermos com**ad* </line>
<line> sem ela por perto. Nes*a *casião m**tramo* auton**ia e "sagacidade" (term* muito usad* </line>
</par>
<par>
<line> por pratic*ntes do graffit* na c**ade para elogiar </line>
<line> atitudes corajosa*, in**itas, de risco </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> al*umas v*zes - como </line>
</par>
<par>
<line> *intar em lug*res mais altos, por exempl*), *a* no nosso c*so foi princi*almente pela </line>
<line> g*andio*idade do primeiro gr*ffiti. </line>
<line> A*t*s de *erminarmos o graffiti f*mos *onvi*adas par* almo*arm*s no i*terior do </line>
</par>
<par>
<line> colégi*. A feijoada foi *eita * servida por a*g*ns p*ofessores e f*i o </line>
<line> *omento para </line>
</par>
<par>
<line> con*ersar**s ** pouco, já que na </line>
<line> pint*ra nos falamos </line>
<line> som*nte p*ra tr*ca de </line>
<line> alguns </line>
</par>
<par>
<line> materiais, </line>
<line> *edid*s de empréstimo </line>
<line> da únic* escada disponív*l * </line>
<line> outros ass*nto* que fi*ara* </line>
</par>
<par>
<line> restrit*s ao grafi*ar. </line>
<line> Figura 5 - Imagem *ontada por Michelle Cun*a com * intuito de apres*ntar o painel </line>
<line> realiz*do pelas alu*a* da ofic*na. </line>
</par>
<par>
<line> Au*oria das *otos: M*chelle Cunha. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Person*gem/pers*na - Ilustração des*nvol*ida pe*a(o) grafiteira(o) e *ue contem cara**erísticas (técnic*, traço, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> cores, estética...) q*e são *sso*iadas ao estilo de seu autor. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 13, n. 5, art. 3, p. 41-60, se*/out. 201* </line>
<line> www4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. T. Freita*, E. S. *onfim </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> Foi int*ressa*t* perceb** os olhares de *urpresa d*s *rafitei*os ali present*s , ao ver </line>
<line> meninas organi**nd* e p*rticipando de ** "mutirão" de gra*fiti. Pe*ceb*a-se, cla*amente, que </line>
<line> a maioria dos a*i pr*sent*s *ram g*a*it*iros e não estav*m acostumados em ver tant** me*inas </line>
<line> graf*tando *unt*s. Mesmo sabend* da exi*tência *a of*cina *, que ali, esta*ia* presente* </line>
<line> ju*tamente *om a Mich*lle. </line>
<line> Ap*ove*to para infe*ir q*e a aç*o *oi bem aceita pelo colégio, por t*r havido uma </line>
<line> articula*ão e*tre professor*s, alunos e artistas de rua q*e, a* se mobilizarem em pro* de um </line>
<line> mesmo objetiv*, se envolveram e va*o*izaram a ação *om*arecendo ao e*en*o. Ainda no </line>
<line> mur*, e*qu*nto *i**li*ava min*a "per*onagem", alguns alunos passava* co*templand*, </line>
</par>
<par>
<line> re*istrando com seus c***l**es. Ou*i *omentá*io* </line>
<line> do tip*: "agor* sim, isso é que * *sc*la!", </line>
</par>
<par>
<line> "** al*uém "pixar" ess* muro *u v*u atrá*". Então, podemos perce*er que env*lver os alunos </line>
</par>
<par>
<line> * aproximar a arte e, *unto </line>
<line> com *la, a *alo*ização do que é feito, porque este "mutir*o", </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> maneira como foi organizado, *nclu*n*o-os </line>
<line> (não só </line>
<line> na *ase </line>
<line> do m*ro, mas *m esp*ços para </line>
</par>
<par>
<line> ta**ém se </line>
<line> expressarem atr*vés da pintura *om spray* cedidos pela própr*a professora de </line>
</par>
<par>
<line> artes) fez com *ue eles t*m*é* se sentiss*m pa*te do *rocesso e au*ores dos r*s*ltados. </line>
<line> Sendo assi*, o colégio gan*a outr* valor para os al*nos. </line>
<line> Es*e e*e*to *oi i**o**ante também par* o grupo de menin*s por te* sido uma </line>
</par>
<par>
<line> *p**tunidade de </line>
<line> interação co* os outros artistas, por t*r sido *m "m*tirão" planejado </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> mulheres, além de ter sido uma experiê*c*a diferen*e no *raf*iti - co*o * ta*anho do *uro, o </line>
<line> fato de ser liberad* e ac*ito p**as pessoas *ue da *sco*a us*fruem. Todas es*as questões </line>
<line> intens*f*caram a vontade de pintarmo* juntas e o pr*ximo pas*o **i dado *ogo e* seguida: a </line>
<line> criação d* "crew". </line>
</par>
<par>
<line> * "*utirão d* **affiti por s*nho* </line>
<line> de paz e amor", *ue acabei de descre*er, foi o </line>
</par>
<par>
<line> estopim para indi*ar a necessidade </line>
<line> da *r*ação de </line>
<line> um grupo. Não que is*o já não fosse </line>
</par>
<par>
<line> pr*vist*, mas * pintar *ompartilhado, a *arceria no processo criat**o *o *r*ffiti, a mobi*izaç** </line>
</par>
<par>
<line> *e cad* integra*te para * </line>
<line> efeti*ação *o mur* f*i de*erm*nante para a concretização das </line>
</par>
<par>
<line> Fre**as Crew. Em uma entrevista, **alizada posteriormente a esta ocasião, Karina (Ka) </line>
<line> consider* o *raf*iti e o ato de grafitar uma ativ*dade de grup*, pois *iz que * </line>
<line> "gr**fiti er* fazer pa*te d* um g*upo que faz *ra*fiti,...primeiro, **a mim graffitti *ra </line>
<line> pintar na rua né!?Antes de conhe*er todo es*e mundo do graffitti. Gr*ffit*i *** pintar </line>
</par>
<par>
<line> na rua, pinta* com </line>
<line> spra*, saber co*o funcion* o s*ray e usa* os ou*ros elementos </line>
</par>
<par>
<line> c*mo: rolinho, pva e tal...Pra m*m isso *ra graf*it*, de*ois gr*ffit* era fa*er parte de </line>
<line> um gru*o que, tipo,... A*o*es, uma classe artís**ca... A classe dos atores, são feitas só </line>
<line> po* *ess*as que atua*, ai ** imaginei ass*m: o graf**ti deve ser a mesma </line>
<line> coisa!"(Ka*i** - Ka, 17 de fe*ereiro de *016). </line>
<line> Rev. FSA, *e*esina, v. 13, n. 5, art. 3, p. 41-60, set./out. 2016 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fre*das C*ew: Pinta*** Com u* Grupo de Mulheres </line>
<line> 53 </line>
</par>
<par>
<line> Por mais *ue a in*egrante perceba no decorrer de suas *eflexões que o graffi*i vai </line>
</par>
<par>
<line> m ui * * </line>
<line> além de simplesment* </line>
<line> pertencer * um *rupo de grafiteiras(os), verifico que o a*o ** </line>
</par>
<par>
<line> integra* uma cre* e, **nse*uentement*, faze* parte da cena como uma catego*ia maior, </line>
<line> *os**a i*porta*te e integra as múltiplas car*cterístic** do *ue é graf*iti9. </line>
<line> Alguns di*s depo*s d* realizaç*o *o "mutirão", *i*h*lle sugeri* a criação de uma </line>
<line> "crew". A e**olh* do nome ocorreu no dia 09 *o m*smo mês. Fom** i*cen**v*das a *ens*r </line>
</par>
<par>
<line> em vá*i*s nomes e, assim, votar no *ue mais rep*ese*t*sse o grup* e sua* pretensões </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> graffit*. Surgiram no*es *omo "Crew das Créus", "Pupilas C*ew", "Vem ti**ora Crew", mas </line>
<line> nã* t*veram o voto da maioria. * sugestã* *scolhida pelo g*upo foi o "Freedas Crew". Esse </line>
<line> nome foi *ensado pa*a simb**izar res*stênci*, supe*a**o e a liberdade de *ulhe*es a*tis*as. É </line>
</par>
<par>
<line> um a </line>
<line> espé*i* d* anglicismo, com a ju*ção da **l*vra free com o primeiro </line>
<line> nome de Frida </line>
</par>
<par>
<line> Kahlo, a qual se t*rnou nossa *rin*ipal inspiraçã*1*. </line>
</par>
<par>
<line> Gos**ri* d* refor*ar mais uma vez que as </line>
<line> minha* contribuições para com o </line>
<line> grupo </line>
</par>
<par>
<line> *oram a*torizada* e **c*nt*v*d*s pelas próprias </line>
<line> menina*, *ue n*o só me *iam </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *esquisado*a mas, pr*ncipa*mente, como int*grante e, por este motivo, e*peravam *ue eu </line>
</par>
<par>
<line> s*masse, de alguma, fo*ma para </line>
<line> o cres*iment* d* grupo, *eja *** momentos de aç*es </line>
</par>
<par>
<line> artístic*s, seja </line>
<line> dand* opiniões diversas, i*clusive *m alguns *asos de conflitos (*omum em </line>
</par>
<par>
<line> qualquer meio so*ial) (*AÉZ, 2013). </line>
<line> É imp*rtan*e salient*r, t*mb*m, q*e as Freedas não é a primeira "*rew" de m*ninas </line>
</par>
<par>
<line> na ci*ade, pois *esde 2007 </line>
<line> ex*ste outro </line>
<line> gr*po (totalizando </line>
<line> quatro *ntegrantes) cha*ado </line>
</par>
<par>
<line> "R*tinhas Cre*" que foi criad* pelas *rafi*eiras Marc**y Feli* (Cely é form*da em Art*s </line>
<line> V**uais pe*a UFPA) ju*tamente c*m Érika Pimente* (*ika). </line>
<line> Portanto, desde a **iação do nome o grupo passou a se o*gani*ar enqu*nto cole*ivo, </line>
<line> rea*iz**do açõ*s e participa*d* do* pr**essos criativos em co*ju*to. Logo, a *ágina da *rew </line>
</par>
<par>
<line> e um gr*po </line>
<line> virtua* foram criados </line>
<line> na internet </line>
<line> pois, dessa form*, os "muros" **deriam ser </line>
</par>
<par>
<line> divulg*do* em a articu*ação com *s integ*ante*. </line>
<line> Das quinze meni*as i**crit*s na *fi*ina s**ente nove delas parti**param das aulas e </line>
<line> desta*, todas con*ribu**am pa*a a form**ão d* "crew", exceto uma. Sendo assi*, *s Freedas </line>
<line> inicia*men*e er*m: Ca*ila, Ester (Bisteka), Isabella (Bel), Kari*a (Ka), Luana (L*), *ichelle </line>
<line> Cun*a (Mic), T**ya*ne (***it) e Walquí*ia (K*ka). Atualmente o col*t*vo tem sete </line>
</par>
<par>
<line> integran**s, Wa*quír** </line>
<line> saiu d* crew, Mi*h*lle Cunha se distanciou tor**ndo-*e a principal </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 9 </row>
</column>
<column>
<row> Devo ressaltar que a **te*ra*te não *ê com* r*gr* * ato de per*en*er a *rews, t*nd* em vista q*e * graff*ti </row>
</column>
</par>
<par>
<line> t1*mbém é pratica** por artis*as indepen*entes. 0 </line>
<line> Par* ter acesso a u* texto s*bre a criação d* "cr*w", co*sultar Freitas (2015). </line>
<line> Re*. FSA, Teresin* *I, v. 13, n. 5, art. 3, p. 4*-**, set/out. 2016 www4.fs*net.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. T. Fre**as, E. S. Bonf*m </line>
<line> *4 </line>
</par>
<par>
<line> *a*ceira d* g*upo e a J*h *oi con*idad* para compor as Fre*das. **vo res*altar que nem *odas </line>
<line> as meninas da "crew" se reco*hecem como feministas, s*nd* assim, o grupo prefer* ser </line>
</par>
<par>
<line> reco**ecid* *omo um grupo f*minino de *raf*iti, poi* desta forma n*o se *iole**a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> diversi*ade *e vis*es de mundo pre*ente na "crew". </line>
</par>
<par>
<line> Desde sua formaç*o mu*tas s*tuaçõe* ocorreram, cons*ituindo a *istór*a do grupo, </line>
<line> c*mo: os "salve*" *nt*e "*rews" *u entre gr*f*tei*as(os), *asos de m*r*s apag*dos *or seus </line>
<line> proprietários, * rejeiçã* de personagens, uma *ituação d* "a*ropelo", abordage* *oli*ial *m </line>
<line> "rolês", con*lit*s no pr*prio grupo, entra*a e saída de integrantes e tudo o *ue a formação de </line>
<line> um *oletivo de graffiti comumente está vulnerável a *assa*. </line>
<line> Se olha*mos para a teo*ia *ociológica, o confl*to sem*re esteve presente, tan** </line>
<line> teor*camente, quanto *os objetos de a*á*ises em *iversas sociedad*s, se*a ele positivado c*mo </line>
<line> na te*ria de Simmel (1983) ou Leach (1996), sej* ele negativo, ***o nas teor*as e*truturais- </line>
<line> f*ncionalistas de inf*u**cia dur*heimi**a (o confl*to como an*mia). N* *raf*iti não é m*it* </line>
<line> *iferente. Além dos des*fios *nfrentados durante a* ações na *ua exis*em t*mbém as internas </line>
<line> ao g**po, *omo as situações de conflito. Tais situações são muito comuns em o*ganizações </line>
<line> co*etivas e com as Freedas *ão foi dife*ente. Os conflit*s ao *eu *er reestrut*raram, tanto o </line>
<line> grupo em sua maioria foram confli*os positivados, no sentido dado por **mmel (1983), como </line>
<line> ** ele**nt* comum à *inâmica da vida s*ci*l. </line>
<line> 3 MÉ**DO </line>
<line> *.1 Experime*tação no **affi*i: pr*p*s*a me*od*lógic* </line>
<line> A e*p*sição *esses dados etnográficos, nesse a*tigo, aponta* alguma* reflexões </line>
</par>
<par>
<line> s*bre a meto*ologia </line>
<line> adotada, </line>
<line> que não é </line>
<line> comu* "ob*ervação-parti*ipa*te", e *i* um* </line>
</par>
<par>
<line> *xperime*ta*ão que bus*a ter um *lhar "de p*rto e de dentr*": </line>
<line> capaz de *preende* o* padrões de co*portamento, não *e indi**duos atomi*ados, </line>
<line> ma* dos múltiplos, variados e h*t*r*gêneos *onjuntos *e atores sociais cu** vi*a </line>
<line> coti*ia*a *ranscorre na pai*ag*m da ci**de e d*pe*de de se*s equipamen*os </line>
<line> (M**NANI,2002, p.17). </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> exp*rimentação s*rgiu *omo **ssibilidad* de maior *n*er*ção com a* gr*f*teiras. </line>
</par>
<par>
<line> *oi uma ch*nce de m* apr*ximar d*s técnicas utilizadas no graffit*, poi* possuo sim*atia *el* </line>
</par>
<par>
<line> p*ntura, d*s*nh* e a ar*e de ma*eira geral. Sabia, de antemão, </line>
<line> que haveria dificuldades em </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teres*na, v. 13, n. 5, *rt. 3, p. 41-60, se*./out. 2016 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Free**s Crew: P*ntando *om um Grupo ** *u*heres </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> relação a es*a form* de pesquisar, m*s em nenhu* momento foi previsto, *or mim, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> di*e*são de tais dificuldades *ois, quando *u as i*aginava, ficavam restrit*s às n*ces*id*des </line>
<line> de "distanciamento" em relação às inter*ocutora* * de *uas ações para, as*im, con*eguir </line>
<line> prob*emati*a* os acontecimentos. </line>
</par>
<par>
<line> * prin*ípio ten*ei ma*ter *istância de si**açõ*s d* </line>
<line> con*lito q*e me f*ze*sem *xpor </line>
</par>
<par>
<line> *lguma opinião a respe**o, mas isso ficou </line>
<line> cada </line>
<line> v*z mais *ifíc*l, quando os **bates se </line>
</par>
<par>
<line> *orn*r** mais *ecorrent*s *, c**seque*teme**e, o g*upo *assou a me exigir *osiciona*entos </line>
<line> a *e*peito. A*ina*, eu també* p*rtencia ao c**etivo e os *r*bl*mas *ue o afetavam deveriam </line>
<line> me afe*a* ta*bé*. Porém, *omo vim d* uma *ormação11 que to*nava o at* de pesqu*sar um </line>
<line> tanto o*todo*o (c*m aquelas exigên*ias já conhecidas ** aca*emia, como o distanciamento, </line>
<line> *sc**ta im*essoal, imparcialidade), f*i ao **mpo exploratório *heia de cautelas * fantasmas </line>
</par>
<par>
<line> teó*ico-metodo*ógico*, que vã* </line>
<line> *e dissipa*do </line>
<line> na medida em q*e au*enta o meu *ont**o, </line>
</par>
<par>
<line> ta**o com o graffiti, qu*nto com * ant*opologi*. </line>
<line> Logo n* a*resent**** da oficina, ide*tifique*-me co*o *studan** de pós-*raduaçã* e </line>
</par>
<par>
<line> que estava ali também para realizar </line>
<line> uma p*squisa. *onc*uí **e *sta seria uma forma *e </line>
</par>
<par>
<line> *proximação honesta e ética a ser feita. Com </line>
<line> essa transparência, diante d*s min*a* </line>
</par>
<par>
<line> i*terloc**o*as é poss*ve* co*i*a* sobre </line>
<line> duas *onsequências: uma, seria me ver como </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> forasteir* ou "espi*" (Z*NOBI, 2010), uma pessoa alh*ia aos aconte*ime**o*, sem ao meno* </line>
</par>
<par>
<line> ser *econhecida p**o gru*o </line>
<line> *omo integrante a **g*n*a, rec*iria sobre a minha *ceita*ão e; </line>
</par>
<par>
<line> como inte*ran*e ao proc*sso de c*iação e int*rvençã* nas ruas, *lém de me verem como uma </line>
</par>
<par>
<line> oportu*idad* de documenta*ã* *as açõ*s desenvolvidas *elo </line>
<line> grupo. Com* adentrei </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> experimentaç*o po* meio de uma ofici*a, on*e a* demais p*rticipantes </line>
<line> ta*bém eram </line>
</par>
<par>
<line> a*re*diz*s, de uma ce*ta *or*a todas iríamos </line>
<line> expere*cia* (WAGN*R, 2012) a "*u*tura" do </line>
</par>
<par>
<line> graffiti de maneir* iniciát*ca, *ue me *o*ocou no mesmo gr*u de apren*izagem.Eis o </line>
<line> qu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> seg*nda consequência me *arece mais ade*uada ao trab*lho de c*mpo. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Mich*lle Cun*a, a ex*eriênci* qu* me pr*pus a vivenci** *roporciona </line>
<line> *ercep*ões pos*íveis some*te para quem está mer*ulha*o na c**posição d* acon*ecimentos </line>
</par>
<par>
<line> do graffiti. E*a co*parou com *s *esqui*as r*a*iz*das no* cursos de Artes, e* q*e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador, ge*almen*e, utiliza a sua própria v*vên*ia materi*l de pe*quisa. D*ante disso, *e </line>
</par>
<par>
<line> eu fosse * campo com *utra propost* de aproximação talvez não f*sse legi*im*da perante </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> g*upo, mas isso um* inferência, tendo em vista que é </line>
<line> existem inúmera* pesquisas sobre o </line>
</par>
<par>
<line> graffit* sem que haja a necessidad* da experimentação por pa*te do pesquisa*o*a(or), porém </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 11 </row>
</column>
<column>
<row> *r**uação em Serviço Soci*l. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, v. 13, n. 5, *r*. 3, p. 4*-*0, set/out. *016 </line>
<line> *ww4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. T. F*eitas, E. S. Bonf*m </line>
<line> 5* </line>
</par>
<par>
<line> dev* *dmi*i* q*e * **nvivência es** sendo *m </line>
<line> *iferencial </line>
<line> qu* amplio* a cap*ura de outr*s </line>
</par>
<par>
<line> *er**p*ões. </line>
</par>
<par>
<line> Certa *ez, em plen* m*n*fest*ção p*pu*ar em u*a praça </line>
<line> *istó**ca n* centro de </line>
</par>
<par>
<line> Belém, Mi**e*le, ** me apresent*r p*ra d**s g**fiteiros, disse *ue eu fazia pa*t* da* Free*as </line>
<line> *rew * que estava real*zand* uma pe*q*i*a s*bre graffit* entre mulheres; comentou tam*ém </line>
</par>
<par>
<line> s*bre eu estar tã* envo*vida com o graffiti </line>
<line> que mesmo que*endo m* afastar *o g*upo - até </line>
</par>
<par>
<line> para conseguir *en*rar algumas perspec*ivas e apreen*ões -, não havia consegui*o e dois *i*s </line>
</par>
<par>
<line> depois lá estava no*amente pinta*d* com a* meninas do col*tivo. En**tizo* em *ua fala </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> q*an*o o gr*f*iti * um *ício e é capaz de *r*ns**rmar a vi** de q**m o pratica, pos*ibilita*do </line>
<line> **vas ami*ades, n*vas ex*eriências e a vontade de cada vez mais melhorar e praticá-lo. </line>
</par>
<par>
<line> É *nt*res***te per*eber na experiênci* c** a cre* a* m*danças *o ol*ar </line>
<line> quand*, </line>
</par>
<par>
<line> sem mais receios, deixei-m* l*v*r p*los </line>
<line> fluxos *o campo, pois o que ante* </line>
<line> *ão e*a *isto </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> *omo s* houves*e um "da*tonismo" -, passou a ser perce*i*o, traze*do no*os element*s. Um </line>
</par>
<par>
<line> *xem*lo s*o os </line>
<line> próprios </line>
<line> *ra*fit*s que pass*ram a re*el*r muito mais do </line>
<line> *ue uma simples </line>
</par>
<par>
<line> i*tervenção ar**stica, pois el*s comunicam através da linguagem circunscrita por **mbolos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> códigos que só quem *em um* re*ação estr*ita, ou pelo meno* alguma rela*ão, com essa re*e </line>
<line> de sociabilidade, é capaz de *ompreen*er, ou *er afetado por aquilo. </line>
</par>
<par>
<line> A*ém disso, a comp** </line>
<line> de materi*l e o **rendizado </line>
<line> ** novas técnicas tor*am-se </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> obs*ssão. *usca-*e fre*uentemente t*r *a*eri*l em *ãos para a qual*uer mo*ento utili*á-lo, </line>
</par>
<par>
<line> caso haja *m convi*e ou um </line>
<line> possível </line>
<line> "*ainel" ** "crew". Portanto, o </line>
<line> graffiti s* *nt*elaça </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *id* de que* o pratica, um exemplo c*aro desse encontro é o re*ato *e uma *rafite*ra, que diz </line>
</par>
<par>
<line> carregar em sua </line>
<line> *ol*a *m *pray pequeno de alta pressão e, ao vol*ar pa*a *asa, </line>
<line> apro*eita </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> oportunidade que a m*drugad* lhe proporciona, deix*n*o p**os em seu *rajeto. </line>
<line> O ades*ramento do ver12, **ndo em vista que o s**p*es observar a cidade cedeu </line>
</par>
<par>
<line> espaço a um o*har de caça, </line>
<line> *retendendo en*ontrar um possí*el *uro para in*ervençã* </line>
</par>
<par>
<line> artís*ica. Essa *s**cie *e re-educação do ol*ar e *a percepção da p**sagem deixou-me </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> situaçã* de p***uisa "m*l*i-sited" (MARCUS, 1994), *ois o s*mples *rafegar cotidiano pela </line>
<line> cidade torna-se um trabalho de campo: a observaç** dos muros, dos "stic*e*s" espalhad*s em </line>
<line> ônibus e pla*as, * per*ep*ão de um novo "*tropelo" e *ua respos*a, o grafite*ro qu* tem mais </line>
<line> interv*nções pela cidade e etc. </line>
</par>
<par>
<line> Somados a isso, tanto * gr*ffi*i </line>
<line> quanto a pixação *oss**m po*er de transfor*ar o </line>
</par>
<par>
<line> t*ajetos antes ma* obser*ados </line>
<line> e passam a interagi* *om os *ranse*ntes, bem c*mo se </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *2 </row>
</column>
<column>
<row> Nesse *onto é salutar os ensina**ntos d* Franz Boas (2004a, 200*b) a resp*ito d* relaçã* entre percepção, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> aspectos exteri*res e culturais. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *ere*ina, v. *3, n. 5, art. 3, p. 4*-60, set./*ut. 2016 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Freed** Cre*: **ntando Com um Grupo de Mulheres </line>
<line> 57 </line>
</par>
<par>
<line> apr*priam do espaç* público e, m*itas *ezes, do privado tam*ém. O muro *orna-se mei* d* </line>
</par>
<par>
<line> com*nica*ão, nem que seja par* tr*nsmit*r protestos e receber *evolta* e acus*çõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> va*dalismo. O graff*t*, por se* </line>
<line> conside*ada ar*e, atrai olhare* de conte**laç*o admiração, e </line>
</par>
<par>
<line> mas, aind* assim, era enquad*ado, até po**os an*s atrás, **mo c*ime, *untamente **m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pixa*ão. Somen** com Le* 12.408 ** 25 de Maio *e 2011 houve a *escrimin*liza**o do </line>
<line> graffit* s*m*nte e* cas*s de intervenção au*orizada, seja em pr*dios privados o* públicos. </line>
<line> Diferentemente do que acreditam m*i*os simpatizantes, o gra*f*ti e a pixação </line>
</par>
<par>
<line> possuem uma linha limít*ofe m*i** tên*e *m </line>
<line> *ue *mb*s s* encontram constante*e*te. * </line>
</par>
<par>
<line> pixa*ão é transgressora, não pede autorizaç*o; j* o graffiti, em sua maioria é autoriz*do, mas </line>
</par>
<par>
<line> ex**tem </line>
<line> ocasiões **e eles se to*n*m ilega*s, assim com* a pi*ação. Muitos *ratican*es </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> **affiti acr*ditam *ue uma ar*e só é *er*adei*amen*e graffiti </line>
<line> *uando su* *rátic* não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> autori*ada, ma* e*sas conceituações </line>
<line> n*o p*ssuem u* conse*so, nem </line>
<line> entre o* p*óprios </line>
</par>
<par>
<line> grafitei**s, n*m *elos te*ri*o* que estu*am essa temática. A não *utorização tor** c*ime* </line>
<line> *r*vis*os em l*i. </line>
<line> Figur* * - Graffiti sem autorizaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> Foto de auto*ia: *hayanne Freitas. </line>
</par>
<par>
<line> Para a "cen* </line>
<line> "há um esfo*ço *m equalizar *ra*fit* e pixaç*o, no se*tido em que </line>
</par>
<par>
<line> ambos </line>
<line> pode* ser *rim*naliza*os. Ge*almente </line>
<line> nã* há ri**lidad*, a não se* que a r*gra </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> "a*ropelo" se*a q*ebrada.*ercebe-*e uma tentativa de respeitar o espaç* d* ca** u*. </line>
</par>
<par>
<line> A vivê*cia com * grupo de m*lheres também me trouxe </line>
<line> algumas recome*dações </line>
</par>
<par>
<line> impo*t*n*es p*ra a convi*ência in**a/extra grupos. Uma </line>
<line> delas é elimi*ar de algu*a f*rma </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pens*mento dicotômico, *ri*c*pa*mente no que *e r**e*e ao graffiti e p*xação. Amb*s são </line>
<line> entr*laçados em comunic*ç*es compl**as n*o visív*l ao "ol*o d*s**eina*o", tendenciar entre </line>
<line> Rev. FS*, *ere*ina PI, v. 13, n. 5, art. 3, p. 41-*0, *et/*ut. 2016 ww*4.fsanet.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> T. T. Freitas, E. S. Bon*im </line>
<line> 58 </line>
</par>
<par>
<line> um *u outro. É preciso buscar a compreen*ão de q*e há um fluxo contínuo en*r* </line>
<line> ess*s </line>
<line> doi s </line>
</par>
<par>
<line> eixos,por*anto, são indissoc*áveis. A ou*ra ques**o é que relaç*o, a </line>
<line> se*a c*nflituosa ou nã*, </line>
</par>
<par>
<line> precisa de um movim*n*o de of*rta e retribuição, aplic*ndo-se nos ca*os dos "atropelos", *o* </line>
<line> "s*lves", da t**ca de "sticke*s" e de "scketchbooks". </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte de todos e*ses *contec*mentos </line>
<line> d*staco </line>
<line> que *til*zar *x*eriemn*aç*o como a </line>
</par>
<par>
<line> me*odologia tro*xe o*ortunidade* de *entir o q*e, *e f*to, acontec* antes e dur*n*e o ato de </line>
<line> grafitar. Muitos *etalh*s a q*e tiv* acesso e vivenciei só f**a* possíveis de serem v*r*fi*ad*s </line>
<line> por eu estar inseri*a no *rocesso que ,se fosse util*z*da outra técnic*, c*mo a ob*ervação, por </line>
<line> exemplo, não apareceria a *ão ser q*e a p*squisadora estivesse **o**an*ando as artistas 24h </line>
</par>
<par>
<line> po* *ia ou p*deri* surgir *as </line>
<line> en*revi*tas, m*s somente *e a situação fo*se cogitada </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> entrevis*a*or como é o </line>
<line> caso deli*ado da compra de mate*ial (e es*a é som*nte u*a </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> questõ*s q*e *ão surgem e* um* p*squisa di*t*n*iada). </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A *elaçã* *o antrop*logo com o campo </line>
<line> co**n*ca uma con**r*çã* e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> desconstrução da* pr*mis*as levadas pe*o **s*uisador, ou s**a, o camp* d*ta os caminhos, </line>
<line> pois di*icilmente a teoria le*ad* ao *ampo é co*pl*tad* com a e*p*ria, caso *ão ha*a </line>
<line> maleabilidade e*tre a pes*ui*a e o referenc*al *eórico. *uscando e*sa flex*bilida*e te*rica, </line>
<line> busquei descrever *ssa exper*ência viven*iada no meu campo *xplora*ó**o, tendo *m vista </line>
<line> que a i***a d* ex*erimentação, q*and* fo* proposta (ainda no pro*eto de mestrado), não t*nha </line>
<line> um delinea*en*o exato de s*a feitura e a r*sposta veio d* pe*quisa com essa* ar*istas. E**s * </line>
<line> seus fazeres me ofere*eram alg*mas *o**denadas. De outra forma, sob a lu* de C*if*ord </line>
<line> Geertz (*004), pude ver que gra*de parte daquilo qu* o antropólogo é, result* de sua </line>
<line> experiência de c*mp*. </line>
</par>
<par>
<line> A ex*erimentação não foi escolh*da como simples ferramenta d* acesso </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> informa**es ou uma forma d* **venção de campo. A vivência foi oferec*da pelo campo e foi </line>
<line> aceita, não para aden*rar simplesment* em segredos * co*fli*os, e sim, junto *om as meninas </line>
</par>
<par>
<line> me into*icar com o chei** do spr*y, **r as unhas </line>
<line> cob**t*s p** cores (que não saem </line>
</par>
<par>
<line> *acilmente), ter mús*u*os t*ava*o* e ded*s sem força após uma s*q*ênci* de *ovi*entos </line>
<line> rep*titivos, ter * pele cada v*z mais bronzeada po* cau*a da exposi*ão ao so* nos muros sem </line>
<line> *ombr*s, *m outras palavr*s, par* ter aproximações com sensa*õ*s que em uma entrev*sta eu </line>
</par>
<par>
<line> não consegu*ria. O fa*er junto, ** **nt*ra, no p**neja*ento do "*ainel", na com*ra </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> material, t*az *m *ompos*o de c*m*nicaçõ*s que va* a*ém do ve*bal, cons*ró* afet*s. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Ter*sina, v. 1*, n. 5, art. 3, p. 41-6*, set./out. 2016 **w*.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Fr*e*as Cr*w: Pint**do Com um Gr*po de Mul*er*s </line>
<line> 59 </line>
</par>
<par>
<line> Cabe ress*l*ar, *u* não est*u def*nd*ndo a excl*sividade da e**e***entaç*o como </line>
<line> mé*o** *ara a pesquisa *om o graffiti, ma* a defendo por a*redi*ar exi*tir div*rsas mane*r*s </line>
<line> *e se *l*ança* *ssa dinâ*ica *resente neste **mpo. </line>
<line> Se o gr*ffiti é um composto de atividades a*tísticas, elementos de comunic*ç*o, </line>
<line> performance, substrat*s"i**ológicos", téc*i*as, estilos compartilhados entre diversificados </line>
<line> sujeitos, *nfim uma "cul*u*a" no sentido ** Wagner (*012), p*r **e não experienciá-*a desta </line>
<line> *orma? </line>
<line> REFERÊ*C*AS </line>
<line> B*AS, F. "Sobr* so*s alternantes". In: *.W. St*c**n* (Org.), * ***mação da Antro*o*ogia </line>
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<line> Rio de Ja*eiro: Ed. Jorge *ahar,*0*4b. Pp.8*-109. </line>
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<line> Revolucionárias 2, 2015. Dispo*ível em: <htt*://www.revi**adr.com.br/po*ts/f*eedas-*rew- </line>
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<row> ZENOBI, D. * antropól*go como esp*ão: das **usaçõ*s púb*icas à co*st*ução das </row>
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<row> Como Refere*ciar *ste Arti*o, conforme ABNT: </row>
<row> FREIT*S, T. T; *ONFIM, E. S. *reedas Crew: Pintando Com um Grupo de M*lheres. Rev. FSA, </row>
<row> Teresi**, v.1*, n.5, *rt.3, p. *1-60, set./out. 2016. </row>
</column>
<par>
<line> Contribuição do* Autore* </line>
<line> T. *. Freitas </line>
<line> E. S. *onfim </line>
</par>
<par>
<line> 1) concepção e planej*m*nto. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretação d*s da*os. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) elabor*ção do rasc*nho ou n* revi**o crítica do conte*do. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p*rticipaç*o na aprov*ç*o d* *ersão f**al *o man*scrito. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
</par>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 5, *r*. 3, p. 41-60, *et./out. 2016 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
</document>

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