A BUSCA POR DIAGNÓSTICOS PARA IDENTIFICAR VERBOS INACUSATIVOS E INERGATIVOS EM GUARANI
Resumen
Este trabalho tem como objetivo mostrar a nossa trajetória na busca por evidências para a identificação dos verbos inacusativos e inergativos na língua Guarani ( família Tupi-Guarani). Sugerimos aqui que, através das possibilidades de escopo do quantificador universal (" todos") de natureza sufixal , é possível distinguir as duas classes verbais intransitivas, visto que quantificadores sufixais só podem quantificar sobre os verbos e seus argumentos internos, como os objetos diretos e os sujeitos de certos verbos intransitivos ( os inacusativos).
Palabras clave
Línguas Indígenas Brasileiras, sistema ativo, inacusativos, inergativos, escopo de quantificador
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)