<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 243-259, nov./dez. 2016
</line>
<line>
I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298*
</line>
<line>
http://dx.do*.org/10.*2819/2016.13.6.14
</line>
</par><par>
<line>
A Garantia e a Efetivação d* Proteç*o Social às Famílias em Situação *e *escumpri*en*o de
</line>
<line>
Co**icionalidade* *o Programa B*lsa Família * o Tra*a*ho Social
</line>
<line>
*arranty and E**ecti*e Social P*ote*tion t* F*milies *n Situation of non Co*pl*ance of
</line>
<line>
Conditi***lity and S*cial Work
</line>
<line>
Lucél*a de Olive*ra Silva
</line>
<line>
Esp*cialização em Fa*íl*a e Políticas Pú*licas Fac*ld*de Santo **ostinh*
</line>
<line>
Gr*duação em Se*v**o Social *ela Universidad* F*deral do P*auí
</line>
<line>
Email: lu*elia_silva23@hotm*il.c*m
</line>
<line>
Izabel Heri*a Go*es *atia* Cronembe*ge*
</line>
<line>
D*utorado e* Pol*ticas Pública* pela Universidade Federal do P*auí
</line>
<line>
Mestra em Po*í*i*a* Pú*lica* pel* *niversidade Fed*r*l do P*auí
</line>
<line>
Email: i*abel_her**a@*otmail.com
</line>
<line>
Rita de Cássi* Crone*b*rger Sobr**
</line>
<line>
D*uto*a em Ciên*ias Sociai* *ela Pont*fícia U*iversida*e Cat*lica de Sã* Paulo
</line>
<line>
Me*tra em *erviço So**al pela Un*versidade Fed*ral *e *ernambuco
</line>
<line>
Professo*a *a Unive*sidade **deral *o Piauí
</line>
<line>
Email: ritadec*ssias**ral@hotmail.com
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *ucélia d* Oliveira Silva
</line>
<line>
Editor Ci*ntífi*o: *onny Kerl*y de Alenc*r Ro*r*gue*
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Sec*etaria Municipal do T*abalho, Ci*ada*i* e
</line>
</par><par>
<line>
Assi*tência Social - Rua Ál*aro Mendes, *21 **ntro.
</line>
<line>
Ar*igo re*ebido *m *2/08/2*16. Última versão
</line>
</par><par>
<line>
T*res*na/PI, Brasil
</line>
<line>
rec*bida em 19/09/2016. *p**va*o em 20/09/2*16.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*zab*l
</line>
<line>
Herika
</line>
<line>
Gom*s
</line>
<line>
Matias
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
L. O. Sil*a, I. H. G. M. Cronemberger, R. C. C. S*b*al
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
RE*UMO
</line>
</par><par>
<line>
O pres*n*e *rtigo tem como objetivo discu*ir e anal*s*r como Programa Bols* Famíli* o
</line>
<line>
(*BF), em conjunto com o traba*ho s*cial volta*o à* famílias e* situação d* descum*r*me**o
</line>
<line>
de *o*d**ionali*ade, *o**ale*e a p*o*eção *ocia*. O PBF é um pr*g**ma de tr*nsfer*ncia di**t*
</line>
</par><par>
<line>
de renda co*dicionada
</line>
<line>
às famílias e t*m, entre seus objetivos, a redução da *obreza e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
articulação com o*tras ações que visam estimular o d*senvo*vimento das famílias. *eus
</line>
<line>
benef*ciá*ios, em *i*uaçã* de descumprimento de c**dic*onalidade*, são público p*ioritário de
</line>
<line>
acompanhamento familia*, *ue visa à identifi*ação das vulnerabil*dades *ue dificultam o
</line>
<line>
cu*primento desses compromisso*. A parti* de u*a revisão bibliográfi*a e docu*ental, esta
</line>
</par><par>
<line>
*nálise
</line>
<line>
tra* refl*xões *ue
</line>
<line>
ade*sam teoricamente as di*cussões em torno
</line>
<line>
de*ta *emática
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
des*ortinam as
</line>
<line>
dificuld*des atinent*s ao trabalho s*cial com famíl*a e, por conseguinte,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*esproteção s*cial.
</line>
<line>
Palavra*-Chave: Proteção Socia*. P*ogram* B*lsa Família. Trabalho *ocial.
</line>
<line>
ABS*RACT
</line>
<line>
This article *ims *o **scuss and analy*e how t*e Bolsa Fa*ília Pr*gram (PBF), together with
</line>
</par><par>
<line>
*oc*a* wor* directed *o
</line>
<line>
families in sit*at*on of *on-complian*e o* cond*tionali*y, e*hance
</line>
</par><par>
<line>
social pr**ection. T** PBF is a direct *n*ome transf*r pr*gr** conditioned to f*m*lies and has
</line>
<line>
among its obj*ctives the r*duction of po*erty and *he articul*ti*n wi*h othe* actions aime* at
</line>
<line>
sti*ulating the develo*ment *f f*mil*es. Their ben*ficiar*es, in *i*uation of no*-c*mp*i*nce o*
</line>
<line>
conditio*ality, are *he prio*ity audie*ce of family support, wh*ch concern* the iden*ification
</line>
<line>
of vulnerab**ities that h*nder the *ulfillment of commitments. From a bi*liographi*al and
</line>
<line>
**cu*entary review, *his ana***is bri*gs refle*tions that theore*ical*y *hicken *h* di*cus*ions
</line>
<line>
*n *his issue and unveil the difficu*ties relating ** social work with *amily and, th*ref*re, the
</line>
<line>
**c* of social p*otection.
</line>
<line>
*eywords: Social *ro*ection. Bolsa Família Prog*am. S*cial Wo*k.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 13, n. 6, **t. 14, p. 24*-259, nov./d*z. 2016
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Gara*tia e a **etivação da *roteç*o ***i*l *s Fam*l*as
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*s Pr*gr**as de Trans*erência de Renda (PTRs) são consi*er*do* os carros-chefes da
</line>
<line>
Proteção *ocial Brasi*eira, e o Programa Bols* F*mí*ia (P*F) constitu*m-s* com* o **incipal
</line>
</par><par>
<line>
repre*e*tante dos PTRs
</line>
<line>
em nos*a realidade. No que se *ef*r*m
</line>
<line>
ao PBF, *uit*s são os se**
</line>
</par><par>
<line>
de*e*sores muit*s *ão os seus crítico*; des** ***ta, pret*nde-se aqui analisar, a p*rtir de e
</line>
</par><par>
<line>
revisão bibliográfica e docu**ntal, como o **o*rama, em *onjunto *om *rab*l** socia* o
</line>
<line>
*oltado ** famílias e* situação de descumpr*mento de co**ic*o*ali*ade, fortalece a pr*teção
</line>
<line>
soc*al.
</line>
<line>
No *ntuito de re**onder a tal q*estionamen*o, o present* art*go *o* di*idido em três
</line>
<line>
it**s. *o primeiro, ana*i**-se a tra*etór*a hi*tórica *os Pr**r*mas de Tran**erênc** Renda e a
</line>
</par><par>
<line>
inter-relaç*o desse* co* a Proteçã* Social
</line>
<line>
no conte*to Brasile*ro,
</line>
<line>
focando a* d*sc*ssõ*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
análi*es no *rograma Bols* *a**lia. O se*undo caracteriza * Progr*ma B*lsa Famíli* como
</line>
<line>
P*o*ra** de Tr*nsferência de Renda c*ndi*ionada, analis*n*o se*s cri**rios de ele*ibili**de
</line>
<line>
e s**s condic*o*al*d*des, buscando identi*icar as principa** s*tuaç*es *e vu*ne*abilidade q*e
</line>
<line>
d*fi*ultam *u im***em o cump*imento des*as c*ndicionalidades.
</line>
<line>
E, por fim, realizam-se reflexõ*s ace*ca do trabalho social com fam*lias desenvolvido
</line>
<line>
ju*to às famílias benefi*iárias d* PBF, analisando co*o a **ticula*ã* do Ser*iço de P*oteção
</line>
</par><par>
<line>
e *te*d*m*nto I*tegral à *amí*i* (PAIF) * o Programa Bolsa *amília (PBF) con*ribu**
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
re**ç*o da* *ulnera*i*idades, *romovendo a inse*çã* des*as *amíl*as *m políticas sociais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
asseguran*o di**i*os.
</line>
</par><par>
<line>
Não se preten*e *qui esgot** as discussões ac*rca dessa pr*blemática, mas a**escent*r
</line>
<line>
a*á*ises * ponder*çõ*s *ue poss*m colaborar para o *densam**to teór**o da q*estão.
</line>
<line>
2 REF*R*NCIAL TE*RICO
</line>
<line>
2.1 A in*er-relaçã* en*re os prog*amas de t*ansf*r*n*ia de ren*a e a proteç*o soc*al no
</line>
<line>
Brasil
</line>
<line>
O debate internac*onal em torn* do* Pro*ram*s de Trans*erênc*a de R*nda já existe há
</line>
<line>
várias décadas. Con*u*o, somente a pa*tir dos anos de 19*0 essa **scus*ão foi se amplia*do,
</line>
</par><par>
<line>
"[...]
</line>
<line>
s*tuand*-*e no âmbito das gra*des *ransfo**ações
</line>
<line>
econô*icas, socia*s e no mundo do
</line>
</par><par>
<line>
t*a*alho, em deco*rên*i* *a Revolu*ão Tecnológica da *ra da Infor*ação" (*IL*A;
</line>
<line>
YA*BECK; GIOVANN*, 201*, *.15).
</line>
</par><par>
<line>
P*ra Cunha (2009, p. 3*3), "[...] tais d*bate*
</line>
<line>
consi*e**m que, dificilmente,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
erradicação da pobrez* a redução *a e
</line>
<line>
desig*alda*e se viabi*i*am s*m polític*s ativa* de
</line>
</par><par>
<line>
*rans**rên*ia de renda". P*rtan*o, s** que ha*a * garantia
</line>
<line>
*e u* a
</line>
<line>
renda básica, o ciclo
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
pobreza e da desigual**d* será mant*d* e per*etuado.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 13, n. 6, a*t. 14, p. *4*-259, **v./*ez. 2016
</line>
<line>
www4.fsa**t.c*m.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. *. Si*v*, I. H. G. M. Cro*emb*r*er, R. *. C. Sob*al
</line>
<line>
246
</line>
</par><par>
<line>
Ne*se con*exto, três matrizes pr*ncipais pauta* as discu*sões, conside*ando se ta*s
</line>
<line>
transf*rência* *evem ou não ser c*ndi*ionadas e a *uem devem ser dir*cionadas:
</line>
<line>
A p*imeir* *elas reúne aqueles que entendem que as transferências ** rend* dev*m
</line>
</par><par>
<line>
se* universais, garantidas como *ireit* de todos os cidadãos, sem levar em con*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*nd* e se* a ne*essidad* de contrapartid** por p***e dos be*eficiários. P**ta*to, as
</line>
<line>
transf*rências ser*am incondicion*is. [...]
</line>
<line>
Uma segunda c*ncepção é a*uela *ue entende que *olíticas *e tr*nsferência *e
</line>
<line>
renda, [...] são *stratégicas pa*a garant*r a s*brevivência de famí*ias ou i*di**du*s
</line>
<line>
espec*fi*os, mas devem s*r re*iduais. Devem se res**ingir àqueles extre*am*nte
</line>
<line>
pobres ou incapazes *e prov*r sua pró*ri* sobrevivênci*. [...]
</line>
<line>
Um *erceiro grupo entende que polít*cas pa*a re*u*ão da **breza * d*s
</line>
</par><par>
<line>
d*sigualdade* *ressupõem uma opção d* Po*er Público em privile*i*r
</line>
<line>
os mais
</line>
</par><par>
<line>
pobres. Para e**s * p*eciso um t**tamen*o diferenciad*, de *orma a re*uzir
</line>
<line>
desig*alda*es vividas e, no futuro, promover a igualdade. [...].
</line>
</par><par>
<line>
Para privil*gi*r
</line>
<line>
os m*is
</line>
<line>
pob*e*, também e*fa*iza critérios de a*esso e, a**im
</line>
</par><par>
<line>
trabalham
</line>
<line>
com *e*anism*s de focaliza*ão,
</line>
<line>
mas não n*ma con*epção re*idual, de
</line>
</par><par>
<line>
selecion*r ap*n*s o* extremamen*e *obres. Fo*alização entendida c*mo a aplicação
</line>
</par><par>
<line>
de critér*os *e pr*or*zação,
</line>
<line>
em es*ecial par* enfa*izar a garantia de dir*ito* e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
inclusão daquel*s q*e histori*am*nte estiveram margem das p*lític*s públicas. à
</line>
<line>
(CUNHA, 2009, p. 333-334).
</line>
<line>
Emb*ra as três conc*p*õe* defendam os Prog*am*s de Trans*er*ncia de Renda c*mo
</line>
</par><par>
<line>
es**a**gia de alívio da pobreza, a se*unda concepção *onfronta a
</line>
<line>
primeira pois, além
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
fo*alizar n*
</line>
<line>
público extremamente pobre ou i*capaz, e*tig*atizan**-o, de*ende, ain*a,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
oferta *ín*ma e *esidual de *erviço* p*ra *eus *eneficiários,
</line>
<line>
fo*talecendo, assi*, a ideia de
</line>
</par><par>
<line>
estado mínimo e d*s*anc*ando-se *a un*vers*lidade.
</line>
</par><par>
<line>
N* que tang* à *erceira concepção, ainda que def*nd* a *oca*ização, essa se d* com o
</line>
</par><par>
<line>
intuito *e q*e "*ue* mai* pre**se" *eja prior*zad* e incluído. Nesse se*tido, na esteira
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Pensa**nto de Cun*a (2009), o Progra*a Bo*** Família *e p*uta na última conce*ção,
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
s*ntido de qu* a fo*ali*aç*o do Pro*rama *isa assegurar e ga*antir direitos aos "i*visíve*s da
</line>
<line>
so*iedade".
</line>
<line>
No Brasil, o deb*te acerca dos Programas de Tr*nsferênc*a de Renda teve iní*io a
</line>
<line>
1991, com a *pre*ent*ção *e um Projet* *e Lei pelo sena*or Eduardo Suplicy (PT/SP), *ue
</line>
<line>
institu** o Pr*grama de *arantia de *en*a Mínim* para to*o brasileiro a parti* de 25 anos de
</line>
<line>
ida*e. Proj*t*, *ss*, que *oi ap**vado no Senado e r*ceb** parecer favorável para aprovação
</line>
</par><par>
<line>
da *âmara Federal. Tal f*to é conside*ado por Sil*a e Lima (2014) c*m* o
</line>
<line>
primeir*
</line>
</par><par>
<line>
mome**o, do to*a* de sei*, da sistematização hist*r*c*
</line>
<line>
***post*
</line>
<line>
pelas autoras para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
entend*me*to do desenvolvime*to do* p*ogramas de transferênci* de *enda no p*ís.
</line>
<line>
* *egu*do momento, estendendo-s* de 19*1 * 1993, quando Camargo (1*91; 199*;
</line>
<line>
1995) *ropõe uma tr*n*fe**ncia *one*ária a famílias que tivessem crianças *e 5 a 1*
</line>
</par><par>
<line>
anos
</line>
<line>
em escol*s públ*cas, introduzi**o d*as inovações n* debate: a
</line>
<line>
famíli*
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
beneficiária, no lugar *o
</line>
<line>
ind**íduo, bem como a articulação d* t*ans*erênc*a
</line>
</par><par>
<line>
monetária com a obriga*oriedade *e crianças e adoles**ntes frequ*ntarem a escola.
</line>
</par><par>
<line>
O objetivo seria arti*ular uma política compens*tória a uma estruturant*,
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
condição de enfre*tamen*o da pobreza.
</line>
</par><par>
</page><line>
O *e*c***o mo*ent* foi inic*ado em 1995, quando começou a implementação das
</line>
<line>
ex*er*ências pioneiras nas c*da*es de Campinas/SP, Ribeirão Pr**o/SP, San***/*P *
</line>
<line>
Rev. FS*, T*res*na, v. 13, n. 6, art. 1*, *. 243-259, no*./dez. 201* www4.fs*ne*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Garantia e a Efetivação *a Prot*çã* Social às Famíli*s
</line>
<line>
247
</line>
</par><par>
<line>
em B*a*ília/D*, concretizando, *ntão a possibilidade da adoção de pol*tica* públ*cas
</line>
<line>
de *ran*ferência de *enda no c*nt*xto do Sistema de Pro*eção Social brasileiro.
</line>
</par><par>
<line>
O *uar** momento,
</line>
<line>
ini*iad* em 20*1, d*r*n*e o s*g*ndo mandato d* Fernando
</line>
</par><par>
<line>
Hen**que Ca*dos* (*999-2003), foi *arcado po* significativa
</line>
<line>
*xpansã*
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
pr*gramas federais criados em *9** (BPC; Progr*ma de E*radicaç*o do T*a*alho
</line>
</par><par>
<line>
Infantil [PETI] e criação *e o***os
</line>
<line>
programas
</line>
<line>
de inic*ativa do governo fed*r*l
</line>
</par><par>
<line>
(Bolsa E*cola, Bo*sa Ali*e**aç*o, Bolsa R*nda, Val* Gás, entre out*os) [...].
</line>
<line>
O q***to mome*to, iniciado em 2003 *om o gove*no de Luiz Ináci* Lula d* S**va,
</line>
<line>
foi marcado, de*de seu *n*cio, pelo Fome Ze*o, princ*pal estra*égia de enfrentam*nto
</line>
<line>
da fome e da pobreza no Br*sil, cujo principal program* é o BF, criado em 2*03, já
</line>
<line>
im*lement*do e* todos os munic*pios *r*sileiro* e no Distrito Federal *e*de 2006,
</line>
<line>
*uja p*op*sta é a unificaçã* dos inúmeros progr*mas de *ransfer*nc*a de renda
</line>
</par><par>
<line>
criados no Br*sil por
</line>
<line>
i*icia*i*a de gove*nos mu*ici*ais, estaduais e do gove*n*
</line>
</par><par>
<line>
fe*eral. [...]
</line>
</par><par>
<line>
O sex*o mom*nto te* seu início em 2011,
</line>
<line>
no gove*no *a
</line>
<line>
president* D*lma
</line>
</par><par>
<line>
R*usseff, *om * cri*ção da Estratégia B*asil Sem Miséria, c*nstituída de t*ês eixos
</line>
<line>
program*ticos: transfe*ê*cia de renda, inc*usão produt*va e *mpliação d* serv**os
</line>
<line>
sociais básicos, sendo * BF o princi*al pro**ama d* transferênci* de renda
</line>
<line>
integ*ante do eixo de transferência de r*nda (SILVA; LIMA, 2*14, p. 29-31).
</line>
<line>
A partir de 2011, o PBF passou a integra* * Pla** Brasil sem Miséria, com * qu** se
</line>
</par><par>
<line>
en*ende que há esforços de integração e articulação de programas, proje*os * a*ões, *ara
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
superaçã* d* extrema p*bre*a, fato esse concretizado por meio *a elevação de valores das
</line>
</par><par>
<line>
tran*ferên*i*s *onetárias * o
</line>
<line>
n*mero de famílias at*ndidas, ultr**assando *4 *ilhões de
</line>
</par><par>
<line>
f*míli** em 2014. (SILVA; LIMA, 20*4). *lém disso, visualizamos u*a no*a concepção de
</line>
</par><par>
<line>
pobreza enq*anto *enômen* comple*o e multidimensional,
</line>
<line>
concebida para além
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
insuficiência de renda.
</line>
</par><par>
<line>
C*racterística marc*nte des*e c*nário * a **om*lga*ão da PEC n. 047 - 2003 que
</line>
</par><par>
<line>
altera o art*go 6º *a Constitu*ção *e 1*8*, e
</line>
<line>
acrescenta a alimentação c*mo d*r*it* soci**,
</line>
</par><par>
<line>
as*egurando a to*os a p**rrogat*va de ace*so * alime*tação adequada e saudá*e*.
</line>
</par><par>
<line>
*essa trajetória,
</line>
<line>
*ica *vidente a r*levância dos programas d* tr*ns*erência de renda
</line>
</par><par>
<line>
como p*incipal e*tratégia n* redução da pobreza, tornando es*es o "c*rro ch*fe" d* rede
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
prote**o social *ras*leira (BICHIR, 2*10), tendo o Progr*ma Bolsa Famí*ia como *eu
</line>
</par><par>
<line>
princ**al protag*nista, por promover o *cess* à r*n*a, min*mi*ando
</line>
<line>
os impactos m*is
</line>
</par><par>
<line>
imed**tos d* miséri*.
</line>
</par><par>
<line>
*lém disso, o Prog*am* pro*õe * arti*ula*ão c*m outras a*ões *ue visam
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
des*nvo*vimento das
</line>
<line>
fa*íl*as e, consequent*mente, à su*eração das si*u*ções
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vulner*bilidade social, pr*picia*do o acesso aos d*reitos básicos e às o**rtunid*des, p**a que
</line>
<line>
conqu*stem *ua a*tonom*a e tenham u*a me*hor *ualidade de vida.
</line>
</par><par>
<line>
Des*a*te, o* Pro**amas *e T*ans*erência de *end* repre**ntam "e*emento cent*al
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
c*nsti*u**ão atual do Siste** *rasi*eiro de Pr**eção Socia*, mormente da Políti*a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
As*is*ê*cia Soc*a*" (*ILVA; YAZB*CK; GIOVAN*I, 2012, p.105).
</line>
</par><par>
<line>
*ais programas trazem à prote*ão soc*al uma con**ibuiç*o i*egável, principalm*nte
</line>
<line>
e* um co*texto histór*co *arcado por ações f*lantrópicas, assi**encialistas e clie*telista* em
</line>
</par><par>
</page><line>
que * Estado se *ximia de oferta* proteção, cujas **ões eram pontu*is e f*a**ent*d*s. *
</line>
<line>
*ev. F*A, Te***ina PI, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 243-259, nov./dez. 2016 www*.*sanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. O. Silva, I. *. G. M. Cronem*erger, R. *. C. Sobral
</line>
<line>
248
</line>
</par><par>
<line>
*esse sentido, os PTRs, ao pr*por ações int**radas e articuladas, vi*am atender às
</line>
<line>
necessidad*s do* *ue prec*sam de proteção. Cont*do, sem essa integração e*ses não dão cont*
</line>
<line>
de p*opicia* a autonomia de s*u* *eneficiári*s.
</line>
</par><par>
<line>
Outras consideraçõ*s importantes nessa
</line>
<line>
correlação, são: a priorizaçã* d* família,
</line>
</par><par>
<line>
rompen*o com a lógica ** a*en*imen** fragmentado e focado *o i*divíduo; a segurança
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ren*a, por *eio da trans*erênci* m*netária direta às famílias be*ef*ciárias, prop*ci*n*o-lhes o
</line>
</par><par>
<line>
di*eito de decid** o dest**o *o
</line>
<line>
benefício r*cebido, bem como a ampliaç*o *o ac*sso ao*
</line>
</par><par>
<line>
*ireitos básicos e à responsabi*ida*e do Es*ado d* propi**a* condições para esse acesso.
</line>
<line>
A seguir, in*e*ta-se most*ar e an*l*sar como * P*ograma Bo*sa Família, n* contexto *a
</line>
</par><par>
<line>
realida*e brasileira, está con*ext****zado den*ro dessa corr*laç*o, s*a contribuíção para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*fetiv**ão da proteção social.
</line>
</par><par>
<line>
3 RESUL*ADOS E DISCUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
3.1 O pro**ama bol*a famíl**: u* p*ograma de tra*sferênc*a de re*d* co*d*cionada
</line>
</par><par>
<line>
* *rograma Bolsa F*mí*ia é um Pr*grama de transferência dire*a de *enda c*m
</line>
</par><par>
<line>
*on*icionalidades q*e
</line>
<line>
*tende famí*ias pobres e e**remame*te pobre*, **ndado em conc*i**s
</line>
</par><par>
<line>
de **bre*a e de extrema pob*ez*, definidos p*la renda famil*ar per capita mensal. (CUNHA,
</line>
</par><par>
<line>
**09). Foi
</line>
<line>
i*s*itu*do *m 20 de
</line>
<line>
outubro
</line>
<line>
de 2003, pela Me*ida Provisória n. 32 e, em 09
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
jane*r* de 2004 to*nou-se a Lei
</line>
<line>
*. 10.836, regulam*ntada pelo D**reto n. 5.209, de 17 *e
</line>
</par><par>
<line>
setembro de 200*.
</line>
</par><par>
<line>
O P*ogra*a "foi idealizado enquanto uma *o*ítica
</line>
<line>
intersetorial, para unificação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
prog*amas de transf*r**cia de renda, si*ua*do-se, i**c*almente, n* âmbito d* Estratégi* Fome
</line>
</par><par>
<line>
Ze**"
</line>
<line>
(SIL*A; *IMA, 2014, p. 47). A*ual*en*e, faz parte do eixo g**antia de renda do P*ano
</line>
</par><par>
<line>
Brasil sem Mi*éria.
</line>
<line>
O PBF art*cula tr*s d*mensões esp*cífi*as, sendo elas:
</line>
<line>
[...] alí*io *mediato da pobreza, por meio d* transf*rência direta de renda;
</line>
</par><par>
<line>
contribuição para a
</line>
<line>
re*uç*o d* pobreza entre gerações, por meio do cumprim*nto
</line>
</par><par>
<line>
das con*iciona**dades e articulação com ou*ra* políticas púb*i*as, de *or*a a
</line>
<line>
desenv*lver as *apacidades d*s *amílias b**sile*ras. (CUNHA, 2*09, p. 338).
</line>
</par><par>
<line>
Par* a*tores *omo *ilva, Yazbeck e Gi*vanni (2012, *.
</line>
<line>
143), o Progra*a Bo*sa
</line>
</par><par>
<line>
Família é "[...] considerado uma inovação no *mbi*o dos Programas de Transferência de
</line>
<line>
Renda po* se propor * p*oteger o *r*po famil*ar como um tod*". Nessa lógi**, a lei de c*i*ção
</line>
<line>
d* Programa, tra* o seguinte en*endimen*o da categoria família, conc*ituando-a como:
</line>
<line>
[...] a un*dad* nu*lear, eventualmente *mpliad* po* ou*ro* indivíduos que com ela
</line>
</par><par>
<line>
possu*m *aç*s de
</line>
<line>
pare*tesco ou de afinidade, q*e fo*me u* g*upo doméstic*,
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*ina, v. 13, *. *, art. 14, p. 2*3-*59, nov./dez. 20*6
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Garant*a e a Efetivaçã* da Pro*eçã* Social às Famílias
</line>
<line>
249
</line>
</par><par>
<line>
viv*n*o sob o *esm* teto e que se ma*tém *ela contribu*ção de **us m*m***s.
</line>
<line>
(BRA*IL, 2*0*).
</line>
<line>
Ress*lta-se que a inovaç*o dest*cada por Silva, Yazbeck e Giovanni (2012), deve-s*
</line>
<line>
ao fa*o d* o programa prop*r prote*ão a tod* o nú*le* familiar e não somen*e a um s*gmento,
</line>
<line>
como os programas anteriores qu* o sucederam, bem como à ampliaçã* do co**eito de
</line>
<line>
família que vai além dos *aços consanguíneos, para uma concepção mais amplia*a.
</line>
<line>
Contudo, embo*a adot* um c*ncei** ma*s am**iado, o PB* focaliza *eu atendimento
</line>
</par><par>
<line>
para famílias em situação de pobreza,
</line>
<line>
clas*ificando-as e*: *amíl*as extremamen*e pobres,
</line>
</par><par>
<line>
aquelas que possuem rend* mensa* *er capita d* até R$ *7,00, e f**ília* pobres, aquelas com
</line>
<line>
*enda mensal p*r pessoa entre R$ 77,01, e R$ 154,00.
</line>
<line>
N* **e concerne a **l seletividade, Silva e Lim* (2*14) ana*isam que * Bo*sa Família
</line>
</par><par>
<line>
alcançou uma
</line>
<line>
*ignificativa abrangência geogr*fica, cheg*ndo à **talidade de mun*cípios
</line>
</par><par>
<line>
brasileiros e ao Distrit* Federal, o q*e demonstra seu ele*ado poder de foc*li**ção. Porém as
</line>
<line>
au*oras nos alertam que
</line>
</par><par>
<line>
[...] d*vemos *onsi*erar
</line>
<line>
o* limites dos critérios d* e*egibilidade utiliza*os
</line>
<line>
p ar a
</line>
</par><par>
<line>
inclusão das famílias *ue, *lém de consi*erarem *penas a renda para de*in**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
situaçã* de *obreza e de *xtrem* pobreza das famílias, o tet* d* re*da per *ap*ta
</line>
<line>
familiar * muito baixo (R$ 140,0*), *em a*u*m da linha d* pob*eza utiliza*a no
</line>
<line>
Brasil pelo IPEA, ó*gão *ficial do gov*rno br*s*leiro, que é de meio sal*rio *ínimo
</line>
<line>
para a pobreza e de um qua*to de *al*rio míni*o para a indi*ência. (SILVA; LI*A,
</line>
<line>
2*14, p. *03).
</line>
<line>
Tal aspe*to * p*epon*erante, pois a pobreza como, "fe*ôm*no c*mple*o *
</line>
<line>
multid*mensional" (C*NHA, 2009; S*LVA; LIMA, *0*4), não se lim**a à ausência de *enda,
</line>
<line>
e essa se const*tui em um "in*ica**r incapaz para qualifica* a pobrez*" (*ILVA; YAZB*C*;
</line>
<line>
GI*VANNI, 2*1*), sen*o, portanto, muit* restritiva. A esse fator soma-se, "[...]
</line>
<line>
princi*alm*nte no caso brasileiro, * **fic*ldad* de comprovação *e *en*a quando a estrutura
</line>
<line>
do mercado de trabalho é c*n*tituída, em grande parte, por *cupações au*ônom*s, in*ormais e
</line>
<line>
instáveis" (SILVA; *AZBEC*; GIOV*NNI, 2012, *. 217).
</line>
<line>
Ne*se âmbito, n* int**to de "*ombate* a *om*, a *obrez* e as d*sigu*ldades" (SILVA;
</line>
<line>
YAZBECK; G**VANNI, *0*2), a regulamen*ação do P*ograma esta*elece os se*uintes tipos
</line>
</par><par>
<line>
de benefício*: Benefí*io B*sico, no v*lor de *$ 77,*0,
</line>
<line>
que conc*dido apenas às f*mílias é
</line>
</par><par>
</page><line>
extremament* pobr*s; Benef*cio Variável de * a 15 anos, concedido às fam*lias co* *rian*as
</line>
<line>
o* adolescentes de * * 15 anos de idade, no valor de R$ 35,0*; Benef*c*o Variável à Gestante,
</line>
<line>
no **lor de R$ 35,00, c*ncedido às famílias que tenham gestantes e* sua compos**ão;
</line>
<line>
Benefício V*ri**el Nutriz, conced*do às famílias *u* te*ha* *ri*nças *om i*ade *ntre ze*o e
</line>
<line>
se** meses em s*a *om*osição, no valo* de *$ 35,0*. Sendo conced*dos até cinco benefícios
</line>
<line>
*or família.
</line>
<line>
R*v. FSA, T*resina PI, v. 1*, n. *, art. 14, p. *43-259, nov./dez. 2016 *w*4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. Silva, *. H. G. M. Crone*berger, R. C. *. Sobr**
</line>
<line>
250
</line>
</par><par>
<line>
*lé* dos *e**fícios citados, te*-se, ainda, o Benefíc*o Variável Vi*culado *o
</line>
<line>
Adolesce**e, no valor de R$ 42,00 concedi*os a f*míli*s que t*nham *dolescentes entre *6 *
</line>
</par><par>
<line>
17 anos, limit**o a dois ben*fí*ios por famíl*a; e o *e*efí**o
</line>
<line>
para *uperação da Extrema
</line>
</par><par>
<line>
Pobreza, cal*ulado caso a c*so e tr*n*f*rido às família* do P**gr*ma Bolsa Família que
</line>
<line>
continuam e* situação de extr*ma pobreza (rend* *ensal *or pessoa de *té *$ 77,00),
</line>
</par><par>
<line>
mesmo apó* o rec*biment* dos outros benef*ci*s. Ele é calcula*o par* *ara*tir que
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
famílias *ltra**sse* o limite de rend* da extrema pob**za.
</line>
</par><par>
<line>
Tal bene*ício limita-se à ultrapassage* da sit*aç*o de e*trema pobr*za, m*ntendo
</line>
</par><par>
<line>
"[...] um
</line>
<line>
es*rato de pobr*s no limiar da sobr*vivênci*, inser*do ** circuito do cons*mo
</line>
</par><par>
<line>
**rgin*l" (SILVA; YAZBEC*; *IOVANNI, 2012, *. 229), portanto, incapaz *e romp*r
</line>
<line>
com o cí*culo vicios* e cruel da *obreza. A i*so, pode-se ac*esce*ta* "[...] um be*efício *om
</line>
<line>
v**or m*n*tá*io extrem*men*e baixo e vari*do, limitando as possibilidades de impac*os ma*s
</line>
<line>
significativos sobre a pobr*za d** *amílias" (SILV*; YAZBECK; GIOVANNI, 2012, p. 230).
</line>
</par><par>
<line>
Para o recebimento de tais benef*cios, além de *tend*r aos *r*té*ios estabelec*dos,
</line>
<line>
as
</line>
</par><par>
<line>
famí*ias pr**isam c*mprir *s con*icionalidades do Program*, que
</line>
</par><par>
<line>
D*vem ser e**endidas como um contr*to en*re as famíl*as * o poder público. Ao
</line>
<line>
mes*o tempo que de*em s*r cum*ridas pelo núcleo *a*iliar [...] o reforço no
</line>
<line>
cum*rime*to das condi*ionalidades **s áreas de saúde e educação * *mpl*a o acesso
</line>
<line>
a*s di*eitos so*iais básic*s para as famíl*a* que rec*be* o benefício fi*anc*ir*. O
</line>
<line>
*bj*tivo é asso*iar a rend* ao *ces*o das c*ia*ç*s e adolescentes à educação básica,
</line>
<line>
à s*a p**man*n*ia na escola e ao a*esso dos g*upos fa*iliares à rede de saúde. [...]
</line>
<line>
Assim, ao lado do compr*misso da família, é p*eciso assegurar o *ompromiss* d*
</line>
<line>
pod*r *úblico em prove* *erv*ço* nas *reas de saúde * edu*ação qu*, *mbora d*
</line>
<line>
*a*áter universal, em várias situações não garantem o ac**so dos mais *xclu*dos. [...]
</line>
<line>
Mai* do que isso, é um* forma de r*sp*nsa**lizar o p*der públ**o pela busca ativa
</line>
<line>
dos mais ex*luídos, se porvent*ra não for identific*da b*s*a espont*nea de serviços.
</line>
<line>
(CUNHA, 2009, p. 33*-*4*).
</line>
<line>
O deba*e ace**a das cond*cion*lidades repres***a u*a quest*o p*lêmic*, pois exige
</line>
</par><par>
<line>
das *amíl**s o cumpr*mento
</line>
<line>
de compr*mis**s qu*n*o à e*ucação e à saúde, direitos sociais
</line>
</par><par>
<line>
*ons*it*ci*nais as**g**a*os, pela Constitu*ção Federal (CF) de *9** *o*o*, sem qua*quer a
</line>
<line>
c*ntrapartida para o*tê-los.
</line>
<line>
Isso se* co*siderar que o atendimento da edu*ação e da saúde é insu*iciente
</line>
</par><par>
<line>
quanti*a*iv*mente
</line>
<line>
e
</line>
<line>
de bai*a qualidade para
</line>
<line>
a*ender os pob*es e ex*remament*
</line>
</par><par>
<line>
*obres, visto qu* a* exig*nci*s de condic**n*lidades não *ão acompan*ada* d*
</line>
</par><par>
<line>
pr*vidência* *uficie*tes do Es*ad* para garanti* a expans*o, de*ocr*tização
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
elevação da qualidade do* serviços o*ertados (SILV*; YA*BECK; GI*VANNI,
</line>
<line>
2012, p. 22*-230).
</line>
<line>
Po*tanto, * fu*da*ental *ue a cond**ionalid*de seja ente*dida e não realizada com*
</line>
</par><par>
<line>
pu*itiva, ma* como a*segur*dor* do acesso
</line>
<line>
*os d*reitos. Alé* des*as co*d*cio*a**da*es
</line>
</par><par>
<line>
ci*a**s po* Cunha (200*), *êm-*e a da Assistência So*i*l;
</line>
<line>
contud*, *ão se e*contr**am os
</line>
</par><par>
</page><line>
indicadores de *onitorame*to delas, o q*e pode mostrar a *rag**idade desse processo, de um
</line>
<line>
Rev. FSA, Te*es**a, v. 13, n. 6, art. 14, p. 2*3-259, n*v./dez. 201* www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Garantia e * *f*tivação d* Proteção Soc*al às Famílias
</line>
<line>
*51
</line>
</par><par>
<line>
lad* e, de outro, sua incipi*ncia no *u* tan*e à construção de base de *ado* aval*ativos. O
</line>
<line>
*onju*to d* cond*cionalidades ob*etiva ampliar * aces*o das família* a*s di*eitos sociai*
</line>
<line>
bá*icos e romper co* o cicl* *e **produção da pobrez*.
</line>
<line>
No rol das condici*nali*ades *stá a da educação, que co*pree*de matricular as
</line>
<line>
crian*as e os adolescen*e* de seis a 15 *nos *e idad* em e*tabelec*mento reg*lar de ensino e
</line>
<line>
gar*ntir a frequência escol*r de, n* mínimo, 85% da carg* horária mensal do an* letivo, para
</line>
</par><par>
<line>
*u* seja
</line>
<line>
vi*bili*ado e gar*ntido * efetivo acom*anhame*to da fre*uência escolar. Ne*se
</line>
</par><par>
<line>
se*tido, é *mprescindível
</line>
<line>
q*e,
</line>
<line>
além da ofert* *e mais escolas, amp*ie-se o debate para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
qua*idad* do e*sino, pois não é suficiente estar matriculado e frequentando. Ter m*is esco*as
</line>
<line>
não as*e*ura a qualidade da educa*ão, *ão gara*te que o *nsino *e*a de exc**ência e estej* em
</line>
<line>
"conson*n*ia com as *emandas da soc*edade contemporânea" (S**VA; *AZ*ECK;
</line>
<line>
GIOVANNI, 2**2). Portanto, a ob*igator*eda*e da fre*uência não é suficiente p*ra a*tera* o
</line>
</par><par>
<line>
*uadr* e*uc*cional
</line>
<line>
das futu*as gerações e, consequent**en*e, alterar *obrez* (SIL*A; a
</line>
</par><par>
<line>
YAZBECK; GIO*ANNI).
</line>
<line>
O*tras co*dic*onal*dades se ref*re* à saúde pa*a g*stantes * nutrize*, que de*em s*
</line>
</par><par>
<line>
inscrever n* pré-*atal *o*parecer às consultas e
</line>
<line>
na unida*e de saúde mais próxim* da
</line>
</par><par>
<line>
r*sidência, de ac*rdo
</line>
<line>
com o calendário mínim* do *inistério da Saúde e p*rticipar das
</line>
</par><par>
<line>
ativi*ades educativas
</line>
<line>
o*e*tadas pelas e*ui*es de saúde. Pa*a o* responsávei* p*la* cri*n**s
</line>
</par><par>
<line>
m*nores d* sete *nos: manter atualizado o calen*ár*o de imuni*aç*o, conforme diretri*** d*
</line>
</par><par>
<line>
*inis*é*io
</line>
<line>
da Sa*de;
</line>
<line>
*evar a *rian*a às unidades ** sa*de, **ra * realização d*
</line>
</par><par>
<line>
acom*an*ament* do estado nutricion*l e do dese*volvimento e o*tras ações, confor*e
</line>
</par><par>
<line>
calend*rio *íni*o do Ministério da Saúde. O exemplo da co*dicionalidade da educação
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nec*ssár*o *ue seja ampl*ado e de*ocrat*zado * acesso aos **rviços básicos de saú*e,
</line>
<line>
assegurando * atendim*nto integral dos be*eficiários.
</line>
<line>
O descumpriment* das cond*c*o*alidades a*ont*ce, qu*ndo alguns d*sses
</line>
</par><par>
<line>
comp*o*issos
</line>
<line>
não são cump*idos pelas fa*ílias *eneficiárias, p*dendo *de*t*fi*ar
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
*i**culdades das fa*ílias quanto ao *cesso a *sses ser*i**s e que resultam em situaç*o de
</line>
<line>
vulnerabilidade e r*sco so*ia*. Essa identificação das famílias que se encontram em maio*
</line>
<line>
g*au de vuln*rab*lid*de soc*a* é f*ndamen*al para a priorização do *com*anha**nto famili*r
</line>
<line>
e co*seq*ent* garantia do ac*sso das famílias be*e*iciárias do PBF aos serviço* de saúde, de
</line>
<line>
e*ucação e *e **sistê*cia s*cial.
</line>
<line>
Segundo a Polí*ica N**ional de ***istência, as *itu*ções de vuln*rabilidade social
</line>
<line>
*odem decorrer:
</line>
</par><par>
<line>
[...] da pobreza, *rivação, ausência
</line>
<line>
d* r*nda, precário ou nulo aces*o aos
</line>
<line>
serviços
</line>
</par><par>
</page><line>
p*blic*s, in*empéri* ou calamidade, f*agilização de vínculos af**i*o* e *e
</line>
<line>
pertencim*nto s***al de*orrente* de disc*imina*ões e*ária*, é*nic*s, de *ênero,
</line>
<line>
relacionadas à sexualidade, **ficiência, entre outros, a **e estão expostas famílias e
</line>
<line>
indivíduos, e que dificultam se* a*ess* aos direitos e exigem proteçã* social do
</line>
<line>
Es*ado (B*ASIL, 2*04, *. *3).
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresin* PI, v. *3, n. 6, *rt. 14, p. 243-2*9, n*v./dez. 2016 www4.**anet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. O. Silva, I. H. G. M. Cronemberger, R. C. *. Sobral
</line>
<line>
25*
</line>
</par><par>
<line>
O acompanhamento das c*ndic*o***idades da saúde e da *ducação * realiza*o de
</line>
<line>
acord* co* calendá*io de*inido anualmen*e, com os períodos que o mu*icípi* deverá *ea*iz*r
</line>
<line>
o aco*panh*mento * registrar as inf*rmações re*a*ivas a cada área nos **stemas próprios.
</line>
<line>
No primeiro registr* *e de*cumprimen*o, a **mília recebe *ma adve**ência; na
</line>
</par><par>
<line>
segunda ocorrênc*a ** descumpr*mento, a fa*ília fica s*j*ita às sanções de bloqueio
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
benefíci* por
</line>
<line>
um mês, no segundo regi*tro d* descump***ento; *uspensão por dois meses
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
par*ir do t*rceiro registro de descumprimento, * cancelamento do
</line>
<line>
bene*ício, som**te após
</line>
</par><par>
<line>
registro no S*stema de Co*di*ionalidades (SICON)
</line>
<line>
de que a família foi *n**rida em s*rviço
</line>
</par><par>
<line>
s*c**ass*stencial d* acom*anhamento familiar do munic*pio e, cum*la**va*ente, p*rmaneça
</line>
<line>
em situação de suspe*são durant* *2 m*ses, e se a*ós 12 meses apr*senta* no*o
</line>
<line>
descump*i*ento.
</line>
<line>
Quan*o * i*so, eleva-se *ue a primazia do acompa**ame*to a essas famílias já se
</line>
<line>
*fe*ive a parti* *a *dve**ê*cia, p*ra q*e a açã* p*eventiva seja de fato e*etivada e a*seg*r*
</line>
</par><par>
<line>
proteção *e for*a rápida e ef*caz. Caso i*so não se
</line>
<line>
con*re*ize, tais sanções terão
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
c*notação ** punição e ajus*a*ento, ocasionando o agr*vamento ** situação
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vul*erabilidade vivenciada pelos
</line>
<line>
ben*ficiário*. Nesse **ntido, Cu*ha (2009, *. 340-3*1)
</line>
</par><par>
<line>
**fatiza que
</line>
</par><par>
<line>
[...] a conc*pção *e co*dic*onalidade, c*m* r*forço ao direito de *cesso **s
</line>
<line>
*amílias, só se viabiliza se o acompanhamento for com*artilhado *ela* três esferas
</line>
<line>
de *o*ern*, *el* s*cieda*e e pelas próprias família*. O alcance desse propósito
</line>
<line>
requ*r uma a*ordagem i*t**s*to*i*l, *a qual o acompanhamento **s fa*ílias *eja
</line>
<line>
feit* de forma ar*iculad*.
</line>
<line>
Tem-se *qui um ponto cr*cial que se trata do traba*ho artic*lado e *ntegrado das
</line>
</par><par>
<line>
polí*icas
</line>
<line>
de Educa*ão, Saú*e *ssist*nci* **ra identifica*ão e o acompa*hamento e
</line>
<line>
d*s
</line>
</par><par>
<line>
famílias que estão *nfrenta*do dific*ldades para o cump*imento das condicional*dad*s,
</line>
<line>
identifica*do, a p*rtir diss*, as *ul*er*bilidades que possam estar *endo vi*enciadas.
</line>
<line>
P*ra o MDS, e* "Perguntas F*equentes" (se* informação do ano), a fun*ionalidade
</line>
<line>
Aco*panh*mento Fami*iar foi desen*olvid* com a *inalidade ** garan*ir que as fa*ílias do
</line>
<line>
*BF ** situaç*o de vuln*rabilida*e, principalmen** aquelas em descumpr**ento de
</line>
</par><par>
<line>
condicionalidades, seja* acom*anhada* nos serv*ços soc*oa**isten*iais, especia*m*nt*
</line>
<line>
pe**
</line>
</par><par>
<line>
Serviço
</line>
<line>
de Proteção e *te*dimento *ntegral * Família - P*IF, com reg*stro no Sistema
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Condicionalidades - SIC*N e a poss**ilidade de proteç*o d* renda
</line>
<line>
por m*io da int*rrupçã*
</line>
</par><par>
<line>
temp*rária dos efeit*s do **scum*rim*nt*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Tal i**errupção assegura qu* * família continue a rec*ber o bene*ício, **ndo g*rantid*
</line>
<line>
* con*inuidade do acesso à renda. **is
</line>
<line>
[...] partindo-se do *nte*dim*nto *e que o descumprimento sinaliza sit*ações de
</line>
<line>
vu**erabilidad*, a iden**fi*aç** *as família* que *stão em descumprim*n*o permite
</line>
<line>
ao poder pú**ico *apea* *s prin*ipais p*o*lemas vivenciados por elas, **lac*onados
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 13, n. 6, art. 1*, *. 24*-25*, nov./de*. 2016 *w*4.f**net.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Garan*ia * a Efetiva*ã* da Pro*eção *ocial às Famíl**s
</line>
<line>
253
</line>
</par><par>
<line>
à ofe*ta dos serv*ços ou à din*mica sociofa*iliar, e *orná-las foco d* aç*es e*tatais.
</line>
<line>
[...] A lógica é que a f*mília não po** deixar de rece*** o benefício em um mo*ento
</line>
</par><par>
<line>
no q*al está tão vul**rável,
</line>
<line>
por *s*o *l* deve
</line>
<line>
re*e*er o apo*o *o Esta*o par*
</line>
</par><par>
<line>
conseguir ter ace*so a** direi*os sociais bá*icos (em especial os de saúde
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
e*ucação, que são as condic*on*lidades do Bolsa Fam*lia), e dur**te es** processo é
</line>
<line>
im*ortante e*ita* a insta*ilidade de re*da e * prog**s*ão dos ef*ito* no be*efício, o
</line>
</par><par>
<line>
que po*e levar ao cancelamento do be*efí*io, e p*r conse*uência, o
</line>
<line>
agrava*ento
</line>
</par><par>
<line>
das v*lnera*ilidades n* contexto f**il*a* (WWP, 2*15, p. 5).
</line>
</par><par>
<line>
Port*n*o, "En*ende-*e que é ne*e*sário *ara*tir que a ação de acompa*hamento *estas
</line>
<line>
famílias pel* Assistên*i* Social seja resp**dad* pel* manutençã* da t*ansfe*ência de renda, de
</line>
<line>
*orma a não agravar a situação de *ulnerabilidade d* família." (BRASIL, 2010, p. 5), e dessa
</line>
<line>
forma, possa ser ass*gura*o o dire*to à proteção *oc*al, priorizando-as p*r meio *o trabalho
</line>
<line>
social.
</line>
<line>
3.2 O a**mpan*amento das cond*cionalidades *o *BF por m*io do trabalho soc*al c*m
</line>
<line>
famílias
</line>
<line>
A Polít*ca Naci*nal de Assistência Social (PNAS) def*ne como diret*** a "[...]
</line>
<line>
central*dad* da família p*ra concepção e imple*e**ação do* benef**ios, serv*ços, progr*mas
</line>
</par><par>
<line>
e **oje*os [...]" e como o*je**vo [...] assegurar que as
</line>
<line>
aç*es no *mbito da assistência *ocial
</line>
</par><par>
<line>
te*ham cen*ral*dade na família e que
</line>
<line>
**ra*tam a convivência familiar e
</line>
<line>
comunitária"
</line>
</par><par>
<line>
(BRASIL, 2004, p. 33).
</line>
</par><par>
<line>
No sent*do de reafirma* tal concepção, a Resolu*ão n. 109, de 1* de novembro de
</line>
<line>
2*09, a* de*crever o PAI*, traz como usuários desse serviço famílias em s*tuação de
</line>
<line>
vulnerabilidade social, ** especial as fa**lia* *en*ficiár*as de programas d* tr*nsfe**nc*a de
</line>
</par><par>
<line>
renda. S*ma-se a
</line>
<line>
es** norm*tiv* o *r*toc*lo *e Gest*o I*t*grada *e Serviços, Benefícios
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Transfer*ncias de Ren*a no âmb*to do Sistem* Único de A*sistência Social - SUAS (2009)
</line>
</par><par>
<line>
q*e a*severa que ate*dim*nto *a* fa**lias ser* re*lizado po* meio do* serviço* ofertados o
</line>
<line>
p*los Cent*os de Ref*r*ncia da Assis*ência Social (CR*S) e Cen**os de Refer*ncia
</line>
<line>
Es*ecializado de Assistênci* S*c*al (CREA*) e que serã* priorizados no aco**an*ament*
</line>
</par><par>
<line>
fa*i*iar: "[...] famílias do P*F e* situa**o
</line>
<line>
de d*sc*mprime*to de condic*ona**dades, em
</line>
</par><par>
<line>
especial, *quelas que es*ão
</line>
<line>
em "*usp**são do benef*cio por d*i* me*es, a fim d* ga*a*tir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*urança d* renda d*s fa*ílias" (p. *0).
</line>
<line>
Tal prioridade tem como objetiv* ass*gurar a pro*eção *oc*a* a essas *a*íl*as po* meio
</line>
<line>
d* segurança de renda, de forma a não agravar a situação de vulne*a*ilida*e vivenc*ada.
</line>
<line>
O Protoc*lo traz c*mo concepção de acompanhamen** famili*r
</line>
</par><par>
<line>
[...] desen*olvimento **
</line>
<line>
*n*ervenç*es desenvol*idas
</line>
<line>
e* serviços cont*nuados,
</line>
<line>
co *
</line>
</par><par>
</page><line>
objetivos estabelec*dos, que po*s*bilite à família o acesso * um espaço o*de po*sa
</line>
<line>
refletir sobre sua rea*idad*, con*tr*ir novos projetos de vida e transformar su*s
</line>
<line>
relaçõ** - se*am elas familiar*s ou co*unitárias.
</line>
<line>
*ev. FSA, *e*esina PI, v. 13, n. 6, art. 1*, p. 243-*59, nov./de*. 2016 *ww4.*sanet.com.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. O. S*lva, *. H. G. M. Cr*nemb*rg*r, R. C. *. Sobr*l
</line>
<line>
254
</line>
</par><par>
<line>
Parágrafo Único. * *companhamento famil*ar des*inad* às família* *o Progra*a
</line>
<line>
Bo*s* *amíl*a e PETI qu* e*t** em "sus*ensã* *o be*efí*io por dois meses"
</line>
<line>
*everão te* caráte* m*is part*cul*rizado, t*n*o seu acesso **rantido p*r *ei* de
</line>
<line>
b*sca ativa, de modo a assegurar * d*re*to *as cri*nças, ado*esc*ntes e jovens, bem
</line>
<line>
*omo a seg*rança de *enda da famíl*a. As d*ma*s famílias dever*o ser
</line>
<line>
acompanhada* *or m*io de atividades de caráter *ai* *olet*vo (BRASIL, 2004, p.
</line>
<line>
2 0 ).
</line>
<line>
Com o in*uit* *e fortalecer a fer*amenta de busca a*iva, a Secretar*a Nacional *e
</line>
<line>
Rend* de Cid**ania (SENA*C) disponibiliz* rel*tórios co* as f**íli** que se encontram e*
</line>
<line>
descum*rim*nto para *ue as e*u*pes de P*** *ossam localiz*r essas f*míli*s * colocá-**s em
</line>
</par><par>
<line>
ac*mpanham*nto familiar. Tem-se aqui clara a intenção d* integr*r o P*og**m* (PBF)
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
Serviço (PAIF), *s*egurando aos beneficiários a proteção integral, por meio das seguranç*s de
</line>
<line>
c*n*í*io fami**a* e comuni*ár*o, e *e *e*envolvime*to de autonomia.
</line>
<line>
Embora o SICON tenha sido criado c*m o intu*t* de qualificar esse acom*anhamento
</line>
<line>
e f*zer **m *ue a sua uti*iza*ão fosse aume**ando *m *odo o país, este ai**a *ã* é uti*izado
</line>
<line>
na totalida*e de mu*icípios que p*ssu*m CRAS. Po*em-se ob*ervar os av*nços na *tilizaç*o
</line>
<line>
do SICON na tabela abaixo:
</line>
<line>
Tab*la 1 - M*nicípios que *e**strar*m Acompanhament* Familiar no S*CON
</line>
<line>
Municípios que regis*rar*m
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Fon*e: bolsa f*mí*ia in*o*ma 435/2014; rela*ório de in*ormações bols* famí*ia e cadúnico/2015.
</line>
<line>
Ou*ra variável qu* chama a aten*ão é a qu*ntidade de famíl*as em fa*e de s*spensão *
</line>
<line>
a q*anti*ade de regist*** de acompanh*mento *amilia* no Sistema *e Condicionalidade*
</line>
<line>
Tabe*a 2 - Re**stro de Ac*mpan*amento Familiar
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
*ais dados inquietam pois, se as famílias em fase d* suspensão são prioridade *ara o
</line>
<line>
acompanhamento fam*liar, os números apresent*dos mostram qu* e*se acompanh*m**to está
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 13, n. 6, a*t. 14, p. 243-259, nov./d*z. *016 **w4.fsane*.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A Garantia e a Efeti*ação da Prote*ão *oci** às F*m*l*a*
</line>
<line>
**5
</line>
</par><par>
<line>
aquém do esp**ado. Se *p*nas 15,4% estão e* acompa*hame*to, que
</line>
<line>
tipo *e *ro**ç*o
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
oferta*o às 84,6% fa*í*i*s res*ante*? Es*ão des*ssisti*as? Qu* *ipo* de vulnerabilida**s
</line>
<line>
*iv**ciam? Esses q*es*ion**en**s ultrapassam o* objetivos de*t* ar*igo, p*ré* são
</line>
</par><par>
<line>
*ecessários par* que s* possa *e*e*sa* se a Polític* de Assistência Social está a*can*ando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
todos qu* dela *ecessitam.
</line>
</par><par>
<line>
Enfatiza-se que na pes*uisa n*o foi pos*ív*l identificar dados qu*li*icados quanto às
</line>
<line>
vul*erabilidade* vivenciadas por essas *amília*; s* tais dados existem, e*tão restrito* à *estã*
</line>
<line>
e às equipes qu* operac**nali*am * Sistema d* Co*dici*n*lid*de* (SICON).
</line>
<line>
Outro pon*o *ue **rece des**que **gue a esteira d* pensame*to ** Campos *
</line>
<line>
Teixe*ra (201*, p. 26), quando argumentam que a centralidade na família se apre*en*a
</line>
<line>
[...] nu** *erspe*tiva contraditóri*, e* *ue se *f*r*ce prot*ção * se recon*ece a
</line>
</par><par>
<line>
variedade de experi*n*i*s f*miliares, m*s em contrapartida co**inu*-s*
</line>
<line>
co m o
</line>
</par><par>
<line>
*efor*o da res*onsab*lização pela educação cri*ç*o dos fi*hos, s*m os apoios *
</line>
<line>
dev*dos *a so*iedade, além d* ge*tão *e problem*s que ex*ra*olam sua capac*dade.
</line>
<line>
Essa respo*sabilização **aba gerando u*a sobrecarga, sendo essa direcionada,
</line>
</par><par>
<line>
principalmen** para a mulher, elegendo-a
</line>
<line>
na f*míli* co*o "porta
</line>
<line>
de *elação e parcer*a."
</line>
</par><par>
<line>
(BRANT, 1995). *al reflexão é *ecessária para que o trabalh* social a *er de*envolvido não
</line>
<line>
vise aju*tar as família* *o desempe*ho d* *apéis clás**cos. Dessa forma,
</line>
</par><par>
<line>
[...] a po*ítica
</line>
<line>
dirig*da à f*míli*, mesm* que ofereça p*o*e*ão o *az p*ra que ela
</line>
</par><par>
<line>
poss* prote*er seus mem*ros, o que refo*ça as su*s funções prote*ivas e *
</line>
<line>
*ependência do indivíduo d** re*ações f*mi*iares, *ortalecendo o famili*mo, ao
</line>
<line>
invés de ser desfam*lia*izan*e. Além d*sso, sua rede de serviços é *ub*e*e*volvida
</line>
</par><par>
<line>
face aos
</line>
<line>
benefícios, e atua s*mpre *o *entido d* impu*sionar as funções fa*iliare*
</line>
</par><par>
<line>
na proteção, tidas com* i*su**tituíve*s, ampliando a*nda mais as press**s sobre as
</line>
</par><par>
<line>
inúmera* *e*ponsabilizações que devem assumir, es*ecialment* no caso das fam*lias
</line>
<line>
pobres e vu*ne*áveis (TEIX*IRA, 2013, *. 112).
</line>
<line>
Pa*a Cronem*e**er (2*13, p. 138), a proteção *oci*l à família tem s**o cada vez mais
</line>
<line>
necessária * dis***ida. E t*m, *ambém, dado sinais e*ident*s da ex*stência de processos de
</line>
<line>
penalização e da ausência de proteção efetiva * *niversal ao grupo *u* necessita *a
</line>
<line>
assistência s*ci*l do *st*do.
</line>
<line>
É que para * família p*evenir, pr*teger, prom*ver e *ncluir seus mem*ros é preciso em
</line>
<line>
primeiro lugar, que haja a of*rt* de s*rviços capazes de *he a**anç*r a sustentabi*idad*.
</line>
</par><par>
<line>
No entanto, o que *e tem v*rificado é que a maioria **s fam*lias
</line>
<line>
e* situação *e
</line>
</par><par>
<line>
vul*erabil*dade ou risco social est* *ajori*ariamente em lugare* em
</line>
<line>
que h* meno*
</line>
</par><par>
<line>
serviç*s, sem dizer que são incentivadas
</line>
<line>
a *uscar nas próprias pot*nci*lida*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
recurs*s os me*os de resolução dos pr*blemas que enfre**am, m***ante processos de
</line>
</par><par>
<line>
potencialização d* suas funções p*otetivas (C*ONEM*ERGER, 2013, p.145).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na PI, v. 13, n. 6, *r*. 14, p. *43-25*, nov./dez. 2016
</line>
<line>
www4.f*an*t.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
L. O. Silva, I. H. G. M. *ronemb*rger, R. *. C. S*bral
</line>
<line>
2*6
</line>
</par><par>
<line>
Portanto, é ind*b*tável * importâ*cia da *amília e que oc*rra a pot**cia*ização da
</line>
</par><par>
<line>
proteção so*ial
</line>
<line>
ofertada; e nã* assim
</line>
<line>
con**derá-*a é
</line>
<line>
"desc**sid*rar *m campo de p**teção"
</line>
</par><par>
<line>
(B*ANT, 1995); **rém, é n*cessá**o que ela s*ja protegida, * isso perp*ssa p**a oferta e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
a*e*s*, em qu*nti*ade e qualidade, a
</line>
<line>
se*viços que possam s*prir as suas nec*ssidades e os
</line>
</par><par>
<line>
seus direitos.
</line>
</par><par>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES *I*AIS
</line>
</par><par>
<line>
Os Programas de Tra*s*erência de Renda possuem uma grande r*levâ*c** par* o* s*us
</line>
</par><par>
<line>
*en*fi*iários, pois "[...] represen*a*
</line>
<line>
po*sibi*idades concretas de melhorias de cond*çõ*s
</line>
</par><par>
<line>
imediatas de vida
</line>
<line>
de grande parte *a popula**o brasileira" (**LVA; YAZBEC*;
</line>
</par><par>
<line>
G*OVANNI, *012, p. 230). Em*ora * renda repas*ada este*a
</line>
<line>
aqu** das necess*dades
</line>
<line>
*as
</line>
</par><par>
<line>
famíl*as, em *ui*as si*uaçõ*s é a única r*nda exis**nte.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro ponto que *ausa d*s*enso em relação ao PB* é q*anto ao* seus
</line>
<line>
c*itérios de
</line>
</par><par>
<line>
el*g*bilidade que, emb**a h*j* defesa *
</line>
<line>
de *u* a focali*ação seja no sentido d* priorização
</line>
</par><par>
<line>
do* *u* mai* *r*cis*m, conf*rme pon**ado por Cunha (2009), em nos*a concepção, e*se*
</line>
<line>
critérios são muito restr*tos e não a*ar*am a concepç*o d* vul*erabil*dade h*je adotada pela
</line>
<line>
PNAS (2*04), p*is f*ca seu c*itér*o apenas na *enda, **mo se e*se foss* o fato* dete*m*nante
</line>
<line>
par* a p*breza e * desigu*ldade, deixando "à margem da Proteção *o*ia*" *a*ílias *ue
</line>
<line>
vive*ciam difi*uldades extremas. Neste sentido, segund* Mourão e Jes*s (*0*2) ap*d
</line>
<line>
Zimmerm*nn e Espí**la (2015) "um dos desafios do progr*ma Bolsa F*mí*ia é estar *cessível
</line>
<line>
a toda a p*pu*a*ão".
</line>
<line>
*o que tange a* ac**p*nhamento famil*ar, perceb*-se escass*z de informações
</line>
<line>
qu*n*o ao seu r**ult*do, bem c*mo a id*nt*f**ação *as vulnerabilidades que * *cas*onam.
</line>
<line>
Portanto, subtr*i-*e q*e o acompa*hamento nã* c*ega a todos que dele neces*itam, de*xando
</line>
</par><par>
<line>
famílias que,
</line>
<line>
nas regulament*ções d* Política, são tratadas
</line>
<line>
c*m* pri*ritárias, mas qu*
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
encontram desp*otegidas. *sse ent**dimento é co*stru*do *artir a
</line>
<line>
da quant*dade de famílias
</line>
</par><par>
<line>
em *u*pensã*, em referência às famíli*s em acompan*amento.
</line>
</par><par>
<line>
Destarte, *a*a *ue a prot**ão
</line>
<line>
social se *fetive de fato é neces*ário que o tra*alh*
</line>
</par><par>
<line>
social *om famíl*as seja po*enc*ali*a*o, toman*o a *usca ativ* como estraté*ia d* localizaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de*sas famí*i*s
</line>
<line>
q*e estão em f*se de suspe*s*o
</line>
<line>
para
</line>
<line>
que elas sejam prot*gidas, *enh*m seu
</line>
</par><par>
<line>
*cesso e permanência à r**d* assegurada e sua vul*e*ab*li*ade superada.
</line>
<line>
REFERÊ*CIA*
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BICHIR, R. M. O Bolsa Família *a *erlinda? Os desa*i*s
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do Desenvolvimento So*ial e Comb*te * *om*. S*CON
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Acompanham*n*o
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F*m*liar.
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<line>
Sem
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informação
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do
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P*ote*ão Social às Famílias em *ituaç*o de Des*u*pr*mento de Condicionalidad*s do P*o*ram*
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Bo*sa Famí*ia e o *rabalho Socia*. Rev. FSA, Teresina, v.13, n.6, art.**, p. 243-2**, no*./dez. 20*6.
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Contribuição dos Autores
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L. O. Silva
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I. H. G. *. Crone*be*ger
</line>
<line>
R. C. C. So*ral
</line>
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<line>
1) concepç*o e plane*amento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
2) *ná*is* e interpretaçã* dos dad**.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabor*ção d* *ascunho ou na rev*s*o crít**a do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) partici*açã* na aprov*ção da versão final do manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. *3, n. 6, a**. 14, *. 243-2**, no*./dez. 2016
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)