AFETOS DE IDOSOS EM INTERVENÇÕES URBANAS NO CENTRO DE FORTALEZA/CE
Resumen
A presente pesquisa objetivou analisar os afetos de idosos no centro da cidade de Fortaleza/CE. A escolha dos idosos nesse estudo deu-se pelo fato de que eles acompanharam por mais tempo esse percurso histórico e urbanístico do Centro. Participaram do estudo 60 idosos, sendo que 30 moram no entorno do centro e 30 apenas frequentam esse ambiente urbano. A referência aos afetos subtende que os mesmos propiciam a implicação dos sujeitos com algo e tem caráter orientativo em suas condutas, de acordo com o pensamento de SAWAIA (2011), BOMFIM (2010). Como metodologia para apreensão dos afetos utilizou-se os Mapas Afetivos, no qual o acesso aos sentimentos dá-se pelos significados e sentidos a partir da solicitação de um desenho do ambiente. Como resultados, os idosos investigados elaboraram cinco imagens afetivas do centro da cidade: imagens de Destruição, Pertencimento (ao passado), Insegurança, Agradabilidade e Contrastes. Percebemos que muitos idosos resignificaram o Centro que a partir do que vivenciaram nesse lugar em suas experiências anteriores. As imagens afetivas dos idosos retrataram ora a continuidade, ora a ruptura entre um presente e um passado da história da cidade de Fortaleza.
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
BOMFIM Z. A. C. (2010) Cidade e afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Fortaleza: Edições UFC.
_______, Z. A. C. (2003) Cidade e afetividade: estima e construção dos mapas afetivos de Barcelona e de São Paulo. Tese (Doutorado em Psicologia Social) – Pontifícia Universidade Católica – PUC. São Paulo.
ESPINOSA, B. (2010) Ética. Edição Bilíngue Latim-Português. Tradução de Tomaz Tadeu. 3ª Edição. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
HELLER, A. (2006) Teoría de los sentimientos. 3. ed. Madrid: Editorial Fontamara.
______. (2008) La imagen de la ciudad. Barcelona: Editorial Gustavo Gil.
SAWAIA, B. B. (2009) Psicologia e desigualdade social: uma reflexão sobre liberdade e transformação social. Psicologia e Sociedade, v. 21,
________, B. B. (2000). A emoção como lócus de produção do conhecimento - Uma reflexão inspirada em Vigotski e no seu diálogo com Espinosa. III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, Campinas.
________, B. B. (Org.) (2010). As artimanhas da exclusão: uma análise ético-psicossocial da desigualdade. Petrópolis: Vozes.
______. (1995) O calor do lugar, segregação urbana e identidade. São Paulo em Perspectiva: questões urbanas, os sentidos das mudanças, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 20-24, abr./jun.
TUAN, Yi-fu. (1983) Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Tradução: Lívia de Oliveira. São Paulo: Difel.
VIGOTSKI, L. S. (2010) A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)