Conhecimentos Prévios na Educação Infantil: Contribuindo para a Aprendizagem Significativa / Prior Knowledge in Infant Education: Contributions to a Significant Learning

Josiane Peres Gonçalves, Geniuza Pimentel

Resumen


O presente trabalho aborda questões relativas à valorização dos conhecimentos prévios dos alunos para resultar em aprendizagem significativa e tem por objetivo investigar como os professores possibilitam a aprendizagem que valorize os conhecimentos prévios dos alunos da Educação Infantil. A abordagem teórica baseia-se nos pressupostos de Ausubel e Piaget, e a pesquisa qualitativa foi realizada em uma escola pública de uma cidade do interior do Estado de Mato Grosso do Sul, mediante a análise do Projeto Político-Pedagógico (PPP), observações em duas salas de Jardim III e entrevistas semiestruturadas com as professoras dessas salas de aula. Os resultados indicaram que o PPP ressalta a importância de se considerar os conhecimentos prévios dos alunos e através das observações e entrevistas, foi possível constatar que as professoras valorizavam não somente os conteúdos escolares, mas também os conhecimentos prévios adquiridos através do convívio social. Ao ser abordado um assunto novo, as professoras instigavam as crianças a citar exemplos e estabelecer relações com outros conhecimentos que já possuíam. Assim, facilitava o processo de compreensão do novo conteúdo por não se tratar de algo totalmente novo, mas de novas informações que eram assimiladas, transformando-se em conhecimentos que passava a ser significativo para as crianças. Conclui-se que, especialmente com crianças de Educação Infantil, é muito importante haver a valorização dos conhecimentos prévios existentes, para facilitar o processo de aprendizagem dos novos conteúdos que serão abordados pela escola.

 

Palavras-chave: Educação infantil. Conhecimentos prévios. Metodologia de ensino.

 

 

ABSTRACT: This paper discusses issues relating to the valuation of students' previous knowledge to result in significant learning and it aims to investigate how teachers enable learning that values the students' previous knowledge in Infant Education. The theoretical approach is based on the assumptions of Piaget and Ausubel, and the qualitative research was conducted in a public school in a countryside city in the state of Mato Grosso do Sul, through the analysis of the Political-Pedagogical Project (PPP), observations in two kindergarten III groups and semi-structured interviews with the teachers of these classrooms. The results indicated that the PPP emphasizes the importance of considering students' previous knowledge and through observations and interviews it was established that teachers valued not only the educational content, but also the prior knowledge acquired through social interaction. When addressed a new subject, the teachers incited children to give examples and establish relationships with other knowledge already possessed. Thus, it was easier to understand the new subject as something not totally new, but as new informations that were becoming assimilated becoming meaningful to children. We conclude that, especially with children in Infant Education, it is very important the existence of a valuation of existing prior knowledge, in order to facilitate the learning process of the new subjects that will be covered by the school.

 

Keywords: Early Childhood Education. Prior Knowledge. Teaching Methodology.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.1.5

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