<document>
<page>
<par>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 14, n. 2, art. 2, *. 20-34, mar./abr. 2017
</line>
<line>
ISSN *m*r**so: 1806-6356 ISSN E*e*rô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
ht*p://dx.doi.or*/10.128*9/2017.14.2.2
</line>
</par><par>
<line>
Comunicação Remota Melhorand* Contro*es Internos em um CSC Terceiriza*o *a América
</line>
<line>
*at*na
</line>
<line>
Rem**e Communicati** Improving I*ternal Cont*ols i* a* Outsourc*d SSC in Latin **eric*
</line>
</par><par>
<line>
Arnaldo D* Pet*a
</line>
<line>
Mest*a*o em Adm*nistração pela Univ*rs*dade Nove de Jul**
</line>
<line>
*-mail: adi.p*tta@hotmail.com
</line>
<line>
*enato Rib*iro Nogueir* Ferraz
</line>
<line>
Doutor em *iê*cias Básicas pe*a Univers*da*e Federa* *e São Pa*lo
</line>
<line>
*rofessor na *n**ersidad* Nove de Julho
</line>
<line>
E-ma*l: *enatobio@*otmail.com
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Arnaldo Di *ett*
</line>
<line>
Editor Cient*fic*: To*ny Ke*ley de Ale*ca* R*drigues
</line>
</par><par>
<line>
A*. Fra*cisco Mataraz*o, 612 - Prédio C - 2º. Andar -
</line>
</par><par>
<line>
Água Bran*a - CEP: 05001-100 S*o *a*l*/SP, *rasi*.
</line>
<line>
Art**o recebido em
</line>
<line>
03/0*/2*17. Úl*ima
</line>
<line>
versão
</line>
</par><par>
<line>
*ecebida ** 2*/01/2017. Aprovado em 22/01/*017.
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço: Renat* *i*eir* Nogueir* Ferraz
</line>
</par><par>
<line>
Av. F**ncisco M*tarazz*, 612 - Prédi* C - 2º. A*dar -
</line>
<line>
Avali*do pelo s*stema *riple Rev**w: Desk Rev*ew a)
</line>
</par><par>
<line>
Água Branc* - CEP: *5*01-100 São Paulo/SP, Br*s*l.
</line>
<line>
pelo E*itor-Ch**e; e b) Do*ble Blind Review
</line>
<line>
(aval*ação c**a por dois avaliadores da *rea).
</line>
</par><par>
</page><line>
Revi*ão: Gramatical, Normativa
</line>
<line>
* de For*a*ação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comu*icação Re*ota *e*hor*ndo Controle* Internos em um CSC Ter*eirizado *a Am*r*ca Lat*na
</line>
<line>
21
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
O objeti*o deste art*go **i demon*trar o *so da c*m*nica*ão escrita falada *e ma*eira e
</line>
<line>
remota a p*rtir da sede de um *e**ro *e Serviço* Compartilh*dos (*SC) localiza*o no Brasil,
</line>
</par><par>
<line>
*omo uma ferramenta para reso*ve* o
</line>
<line>
p*oblema de atrasos no process* de sub*iss*o
</line>
</par><par>
<line>
trimestral
</line>
<line>
de amostras, t*l como exig*do
</line>
<line>
p*la Lei Sar*anes-Oxley (SOX). Para melhorar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ndice de e**tividade
</line>
<line>
de controles intern*s, **ab*lhou-se d* *ane*ra *o**unta com o* líder*s
</line>
</par><par>
<line>
das áre*s financeir*s
</line>
<line>
*as
</line>
<line>
quat*o principais
</line>
<line>
unidades de *e*ó*io de língua *ispânica de uma
</line>
</par><par>
<line>
*m**e*a **ltinacional *tuando na Região. A*ós *náli*e do proc*sso em vig*r, foram
</line>
</par><par>
<line>
*oletadas contribuições destes líder**, identificando
</line>
<line>
*s oportunidades de melho*i*, as quais
</line>
</par><par>
<line>
*oram agru*a*a* refletidas em um plano de ação *ara reso*v*r este e
</line>
<line>
problema. As f*ses de
</line>
</par><par>
<line>
c*l*ta de dados, preparação e i*pla*tação do pl*no, *odas geren*iadas de ma*eira re*o*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**rti* d* s**e do CSC, *ost*a**m a e*eti*i*ade d*sta f*rramenta e *e**itiram *dequa*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proce**o
</line>
<line>
*unto as qua*orze unidades de língua h*spânica, esclarecendo os papéis e
</line>
</par><par>
<line>
r*sponsabilidades de cada um *os envolvidos apresentando como *onseq*ência, melhor
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
índice *e efetivi*ade *os con*r*les i*ternos.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras-chave: **ntr*
</line>
<line>
de Serviço* Compartilha*os. CSC. Controles Internos. SOX.
</line>
</par><par>
<line>
Comunic**ão Corporativa.
</line>
</par><par>
<line>
AB*TRACT
</line>
</par><par>
<line>
The purpose of *aper w*s
</line>
<line>
to demonstrate t*e use of written and spoken com*unicat*on,
</line>
</par><par>
<line>
r*motely from the headqu*rters o* a Shared Se*vices Cent*r (SSC) *ased *n Braz*l, as a tool to
</line>
</par><par>
<line>
s ol ve t he
</line>
<line>
i*sue of delays verif*ed *n the quarter*y submission proces*, as required *y the
</line>
</par><par>
<line>
Sarbanes-*xley Act (SOX). To *mprove internal co**rols effecti*enessrate, we *ointly worked
</line>
</par><par>
<line>
with fi*a*ce lea*e*s
</line>
<line>
of the four major Spa*ish-speak*ng business units *f a m*l**national
</line>
</par><par>
<line>
compa*y
</line>
<line>
oper*ting in th* Region. *fter analysing the cur*en* s*bmi*sion proc*ss, we
</line>
</par><par>
<line>
gathered co*tr*buti*ns from thes*
</line>
<line>
fo*r fin*nce lead*rs,
</line>
<line>
*dentifying opp**tunitie* *or
</line>
</par><par>
<line>
improvemen*,
</line>
<line>
g*ouped and r*fle*te* *n
</line>
<line>
an action plan t* s*lve this problem. The phas*s of
</line>
</par><par>
<line>
data gat*ering, plan pr*paratio* and implem*nt*tio*, all re*otely manage* from t*e SSC
</line>
</par><par>
<line>
headquarters, *llow*d t* sta*dardize the *rocess
</line>
<line>
*hrou*h*ut all Spani*h-*pe*k*ng co*ntries,
</line>
</par><par>
<line>
cl*rified ro*es and r*sponsibi*ities of all players wo*king in the *rocess a*d as a result,
</line>
<line>
improved t** internal co*trols ef*ectiveness rate.
</line>
</par><par>
<line>
Key words: Shared
</line>
<line>
Se*vices
</line>
<line>
Cent*r.
</line>
<line>
S SC.
</line>
<line>
I**er*al
</line>
<line>
Controls.
</line>
<line>
SO*.
</line>
<line>
Corpor***
</line>
</par><par>
<line>
Commu*ication.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, *. 14, n. 2, *r*. 2, p. 20-34, *a*./ab*. 201*
</line>
<line>
www4.*s*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. D. Petta, R. R. N. Fe*raz
</line>
<line>
22
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD**ÃO
</line>
</par><par>
<line>
Serviços fina*ceiros comp*rti*hados (**C) *studado ne*te artigo *ão terceirizad*s,
</line>
<line>
i*stalado desde 2012 na Cida*e da *uatema*a capital do *aís de mesm* *ome, com *erca de
</line>
<line>
3*0 prof*ssionais para atender, diariam*nte, as **idades de ne*ócios *o***i*a*as em *u*torze
</line>
</par><par>
<line>
*aíses de lín*ua h*sp**ica da Amér*ca Latina,
</line>
<line>
incluindo Argentina, *ol*mb*a, México
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Venezuela,
</line>
<line>
na execu*ão diária
</line>
<line>
de *ilhares de transaçõe* f*na*cei*as das área* de *ont*s
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*agar, contas a r*c*ber e contabilidade. * diversidade
</line>
<line>
e compl*xi*a*e dos pr*ces*os
</line>
</par><par>
<line>
execut**os,
</line>
<line>
* g*ande quant*d*de de
</line>
<line>
pessoas
</line>
<line>
envo*vid**, *** como a n*cessidade
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interaçõ*s frequentes com as áreas financeiras ** cada uma da* *n*dades
</line>
<line>
d* negócio,
</line>
</par><par>
<line>
*em*nda *t**ção, co*r*enação * *xatidão, pa*a que os erros no proce*samento da* *ra*s*çõe*
</line>
<line>
financeiras seja* minimiza*os e, d*sta forma, nã* *mpactem nem *s resultado* da operaçã* e
</line>
<line>
ne* a c*e*ib*lidade da empre** m*ltinacional, p*i**ipalme*te po*que * mesma n*goci* *ç*es
</line>
<line>
na Bolsa ** Valor** de Nova Iorque - EUA.
</line>
</par><par>
<line>
Ex*tament* po* esta razã*, a empresa multi*acional de*e estar abso*u*am*nte
</line>
<line>
*m
</line>
</par><par>
<line>
confor*idad* com os proced**e**os e exi*ências determina*os pel* Lei *arbanes-Ox*ey
</line>
</par><par>
<line>
(SOX), *s*in**a em j*lho de 2002 nos Estado* Uni*os,
</line>
<line>
que visa cer*i*ica* asse**rar e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exis*ência ** meca**smos de a*d*to*i* e de rastreabilidad*, chamados de Cont**l*s Int*rn*s,
</line>
</par><par>
<line>
de*tr* das empresa*. De*ta *orma, p*ese*** os direi*os dos inve*tid*res, pois chega até
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
responsabilizar criminal*ente *s dirigentes pela divulgaçã* fraudulenta de infor*ações
</line>
<line>
financeiras. An*e tamanh* responsabilidad*, o p**cessam*n*o de tr*nsaçõe* finance*ra*, b*m
</line>
<line>
*omo a *missão d* rel*t*rios *ontábeis confiá*eis, reveste-se *e cru**al im**r*ânc** no CSC,
</line>
<line>
s*b*etudo c*nsiderando a sua *is*ânc*a g*ográ*ic*, em relação aos quatorze países p*r el*
</line>
</par><par>
<line>
*t*ndidos. Por
</line>
<line>
outr* l*do, consta**es mudanças orga*izacionais *anto na empresa
</line>
</par><par>
<line>
**ltinac*on*l *omo n* empres* te*c*irizad* que opera o CSC, tro*xeram o **oblema
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
inde*inições qu*n*o ao proc*sso de subm*ssão de am*st*as para su*ortar o p*oces*o *r*mestral
</line>
<line>
*e certific*ção d* controles internos e a respon*abilidade p*la* ati*ida*es pertin*ntes,
</line>
<line>
g*rand*, também, conflitos entre os funcion*r*os do CSC e das *nidades de negóc*o, além **
</line>
<line>
atra*os no processo, t*aze*do ris**s ao cumprimento d*s ex*gência* *eterminada* pela SOX.
</line>
<line>
Co* base no expost*, s*rgem as segu*nte* q**stões de *esquisa: por que es*avam
</line>
<line>
ocorr*ndo a*ra*os n* entrega das a*ost**s? Co*o agilizar o pro*esso e, c*nseq*entem*n**,
</line>
</par><par>
<line>
melhorar os índices de efetividade dos Con*roles Int*rnos? Par* resp*nder
</line>
<line>
às re*e*ida*
</line>
</par><par>
<line>
questões * buscar *ma *oluç** fac*ível para
</line>
<line>
o p*oble*a, m**imiza*d* os confli*os,
</line>
</par><par>
<line>
*isciplinando o processo e mitigando os risco*
</line>
<line>
*e *rros que p*d*ssem *mpactar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 14, n. 2, a*t. 2, p. 2*-3*, mar./**r. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.**m.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C**u*ic*ç*o Remota *elh*r*ndo *ontr*les Inte*nos em *m CSC Terceirizado na *mérica Latina
</line>
<line>
*3
</line>
</par><par>
<line>
credib*lidade da emp*esa multi*acional, *oi real**ado um levantam*nto *o processo *unto às
</line>
<line>
quatro ma*ores unidad*s de ne**cios na América Latina, coletando também as sugestões d**
</line>
<line>
resp*cti*os l*deres das áreas de finanças. A* oport*nidades identificadas foram conso*ida*as
</line>
</par><par>
<line>
*m um *lan* de ação q*e,
</line>
<line>
uma vez implant**o, tro*** unifor*idade ao proc**so
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
certifica*ão, clareza d* responsabilid*des e ferrament*s de comuni*ação *ficazes, resul*ando
</line>
<line>
na me*hor*a dos índice* de efetivi*ade dos control*s intern*s, ou *eja, diminuindo o ris*o de
</line>
<line>
inf*rm**õe* equivo*ad*s, aumentando, *ort*nto, a credibilidad* *a empresa multinaci*na*
</line>
<line>
junto aos seus investid*res em *ova Iorq*e.
</line>
<line>
F*nalmente, o obj*ti*o deste artigo técnico é apresen*ar as f*rra*e*tas u**das pa*a
</line>
<line>
*ol*cionar os pr**lemas de indefiniçõe* de *esponsabilidade no p*o*esso de certificação, **s
</line>
</par><par>
<line>
*o*flitos en**e
</line>
<line>
func*onários e dos r*sc*s
</line>
<line>
quanto * inexatidã* de in*ormações financeiras que
</line>
</par><par>
<line>
existiam nas áreas financei*as *as un*dades *e *egócios *e q*atorze países na A*érica
</line>
</par><par>
<line>
L**ina, bem como na em*r*sa ter*eirizada que *xecutava a* ativi*ades tra*sacionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
cará*er f*n*nc*iro.
</line>
</par><par>
<line>
Para iss*, e*te estud* possui, além desta Int*odução, uma seção que apr*se*ta o
</line>
<line>
*ef*rencial Te*rico que s*port*u o trabalho, discorre*do a *espeito do modelo d* CS*, de
</line>
</par><par>
<line>
partic*la*idades da Lei SOX e
</line>
<line>
da impor*ância
</line>
<line>
*a comunicação corporativa. Na seçã*
</line>
</par><par>
<line>
Metodologia, s*r*o a*resentados o mét*do
</line>
<line>
*mpírico u*il*zado no levant*ment* *a*
</line>
</par><par>
<line>
*nformações os mecanismos a*otados e
</line>
<line>
para re*olver a situação. Em seguida, na s*çã*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Resul*ados, serão apresentados os indi*adores *ré e *ós impl**taç*o da solu*ã* propos*a c*m
</line>
</par><par>
<line>
vi*tas a resol*er a sit*a*ão-*rob*ema estudada, e
</line>
<line>
na *eção Discussão *s referidos resultados
</line>
</par><par>
<line>
se*ã* com*ntados. *or f*m, ser*o compar*ilhadas *s *onsiderações Finais dos autore*,
</line>
</par><par>
<line>
as*u*ind* as limitações d* trabalho, for*ec*n*o s*ges*ões **át*cas que po*sam *ir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
contribuir com *rganizações
</line>
<line>
que atrave**em situaç*es semelhante* à de***ita, além
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
s*gestões para pesqu*sas fut*ras.
</line>
<line>
2 REFER*NCI*L TE*RI*O
</line>
<line>
A segu*r são *presentados com m*ior profundidade, ap*iando-s* em ref*renciais
</line>
</par><par>
<line>
teóricos, os *onceitos dos principais com*onentes d*
</line>
<line>
contexto
</line>
<line>
onde tra*scorreu pesq*isa *
</line>
</par><par>
<line>
que *eu o*igem, ao pre**nte artigo téc*ico.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *4, n. 2, art. 2, p. 2*-*4, ma*./abr. 2017
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. D. Pet*a, R. R. N. Ferraz
</line>
<line>
24
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Cen*ro de Serviços C*mpart*l**do* (CSC)
</line>
</par><par>
<line>
*omo r**posta às necessi*ade* *e redução de custos e melhoria de serv*ço, a partir da
</line>
<line>
décad* de 1980, muit*s empresas *dotaram o mod*l* de Centro* de Se**iços C*m*artil*ados
</line>
<line>
(CSC) (BERGERON, 2003). Q*a*t* *** seus *bjetivos e caracte*ística*, CS* é a prática em
</line>
<line>
que un*dade* d* negócios de empresas e or*an*zações d*ci**m co*partilhar um conjunto d*
</line>
<line>
serv*ç*s, em vez de tê-los como u*a séri* de fu*ções de apoi* d*pl**adas *ent*o da
</line>
<line>
organização (QUINN; COOKE; KRIS, 2000). *m pou*as palavras, a* centr*lizar
</line>
</par><par>
<line>
princip**me*te as atividad*s
</line>
<line>
de Recursos Hu*anos (RH), Tecnologia da Infor*ação (**)
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Finanças, este modelo
</line>
<line>
permi*e *axi*izar o* recursos da empresa, ao e*ecutar ta*efas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
caráter tra**acional em *ma unidade semiautônoma, com estrutu*a gerencial estabelecida *ara
</line>
</par><par>
<line>
promover eficiênci*, gerar valor e melhorar
</line>
<line>
*s serv*ços para os vá*i*s ***ent*s in*ernos da
</line>
</par><par>
<line>
*mpresa, alcançando, assim, baixo custo com bom níve* de *erviços (SCHULMAN;
</line>
<line>
HARM*R; L*SK; 2001). As empresas com atuaç** global****a, *ara po*e*cia*izar a reduçã*
</line>
<line>
*e custo de *ão-de-ob*a e os ga*ho* de escala, pode*, ainda, tomara decisão de *nstal*r s*us
</line>
</par><par>
<line>
CSCs fora de su*s unidad*s *e negó*io (outsourcing)
</line>
<line>
*/ou até mesmo em outros países
</line>
</par><par>
<line>
(offshor*ng) (BR*SON, 2*07).Em
</line>
<line>
t*rmo* de redução d* custo, a t*rc*irização de ativida*es
</line>
</par><par>
<line>
executadas pelos país*s co* *aixo valor d* mão-*e-obr* ga*h*u *spe*i*l relevância (*arrell,
</line>
<line>
2004), s**do que * Amé**ca Latina ap*esenta-se *omo uma alterna*iva int*ressa*te aos países
</line>
<line>
do Leste Europ*u * *a Ásia (GER*FFI; CA*TILLO; FE*NÁND*Z-*TARK, 2009). E esta é
</line>
<line>
exatamente * si***ção da empresa multi*acional objeto do pr*s*nte arti*o, a qual *ptou p*l*
</line>
<line>
*er*eirizaç*o das at*vidades tran*acio***s de Fin*nças nas áreas de Co*tas a Rec*ber, Contas a
</line>
</par><par>
<line>
Pag*r e Con*a**lidade, executad*s part*r *e um CSC localiz*do na Ci*ade da Gua*emala, a
</line>
<line>
capital do *aís homônimo, cujas ativida*es, anteriormente, eram exec*tadas em suas qu*torze
</line>
<line>
u*idades *e ne*ócio de língua *ispâ*i*a, distri*uídas pela América La*i*a.
</line>
<line>
2.2 Lei *arba*es *xley (SOX)
</line>
</par><par>
<line>
A um cená*io tão complexo, com*osto
</line>
<line>
p*r um CSC t*rc*irizado, distante
</line>
</par><par>
<line>
geog*aficame*te da* d*ferente*
</line>
<line>
unida*es
</line>
<line>
d* negócio da multinacio*a*, ex*cutando,
</line>
</par><par>
<line>
d*aria*ente, m*lhares
</line>
<line>
de tarefas transa*io*ais em finan*a* e env*lvendo *en*ena*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
profissionais d*s duas organizaçõ*s, soma-se, ainda * desafio de cumpr*r, e ao mesmo tem*o
</line>
</par><par>
<line>
*eneficiar-se, do* requisitos
</line>
<line>
*xig*dos pela Le* Sarb**es Oxley (SOX) (Wagner; Dittm*r,
</line>
</par><par>
<line>
2006).
</line>
<line>
Por n*gocia* *uas a*ões na Bolsa de *alores de Nova *orque, a multinacional
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 14, n. 2, art. 2, *. 20-34, mar./abr. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co**nic**ão Remota Melhorando C*nt**les I*ternos em um CSC Terceirizado na América Latina
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
pesquisada tem o d*ve* d* cum*rir com as exig*n*ias desta *ei d* 2002, considerada a mais
</line>
<line>
importan*e promulgada nos Estados Unid*s desd* 1*3* (LI; PINCUS; R*GO, *008), pois
</line>
<line>
afeta os re*atórios fin**ceiros d*s *orporaçõe*, exig**do a melhora da acurá*i* e da
</line>
<line>
confiabilidade das i*for*ações contábeis que são re*orta*as aos i*vestid*res. A SOX, como é
</line>
</par><par>
<line>
mais conhecida, surgiu em resposta aos escândalos fina*ceiros
</line>
<line>
que ocorrer*m
</line>
<line>
no iní*io *os
</line>
</par><par>
<line>
ano* 2**0 a*ala*do a
</line>
<line>
confiança dos investidores n* merc*do finance*ro n*rt*-a*ericano e,
</line>
</par><par>
<line>
apesar de certa res*stê*c*a à *ua ad**ão (*ANGEVOORT, 20*5), dá e**ecial i*portânc*a a*
</line>
<line>
ambie*te de Controles Intern*s * * rastreabilidad* de o*erações, qu* devem ser verificadas e
</line>
</par><par>
<line>
c*rt*fi*adas trimestralmente *u
</line>
<line>
anualme*te, depende*do do tipo da informação solici*ada
</line>
</par><par>
<line>
(L*NGEVO*RT, 2*05). Vale desta**r que, em r*laç*o às empresas m*ltinacionais, t*l como
</line>
</par><par>
<line>
a estud*da nest* artigo
</line>
<line>
t**nico,
</line>
<line>
a
</line>
<line>
exi*tência de processos * cont*ol*s *nter*os *
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
padronizado* possív** entr* suas un**ades, reduz de ma*ei*a ex*re*siva * qua*tid*de
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
prob*ema* que elas têm de *eso*ver (BRUNE, 2004).*or*m, diante da difi*uldade de *e adotar
</line>
</par><par>
<line>
cont*o*es internos un*formes em países co* legis*ações, culturas, *ostumes
</line>
<line>
e demandas
</line>
</par><par>
<line>
d**erente*, é min**amente des*jáve*
</line>
<line>
que *elo me*os os proce*sos * a do*umentação para
</line>
</par><par>
<line>
subm*s*ão d* amo**ras q*e s*por*am a verifi*açã*
</line>
<line>
e
</line>
<line>
a cer**ficaç*o
</line>
<line>
trimestra* sejam
</line>
</par><par>
<line>
*adro*i**dos e
</line>
<line>
adequadame*** comu*icados, fa**ndo parte d* um programa corpor*tivo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
po*í*icas e p*o**dimentos (*IGHTOWER, *008).
</line>
<line>
2.3 Comu*icação Corporativa
</line>
<line>
Neste co*texto, *nde a comu**cam-se *ev*ste de especial imp*rtân*ia, ob*ervamos
</line>
<line>
que a *om*nicação corporat*va tem evoluído ao **ngo das últimas déc*das, pass*ndo do
</line>
<line>
*imples pa*el de relações p*blicas, conduzi**o a comunicaçã* com o* p**nci*a*s **ake*old***
</line>
<line>
especialmente p*r meio da imprensa, a uma f**ção estratégic* que incorpor* diferent*s
</line>
<line>
habil*dades para c*brir toda a organização, a*endendo tant* * público externo como t*mbém o
</line>
</par><par>
<line>
público interno (CO*NEL**SEN, 201*). No desempenho
</line>
<line>
de
</line>
<line>
s ua *ov a
</line>
<line>
função estratégica,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
comunicação co*por*tiva id*ntificou que o d*á**go com empre*ados e clientes é
</line>
<line>
mais
</line>
</par><par>
<line>
*mportante do que o papel desempenhado anteriorm*n*e, principalmen*e por utiliza* *i*er*ntes
</line>
<line>
**ios, sendo que a comuni*aç*o virtual gera um impacto m*ior (S*NHA; BHATIA, 2*16).
</line>
</par><par>
<line>
Aind* s*gundo estes autores, a relação *nt*e mensagens, m*io* e
</line>
<line>
*udiência, *ermite
</line>
</par><par>
<line>
desen**lver i**l*mentar estra*égias efetivas de comuni*a*ão e
</line>
<line>
*orpor**iva. No caso
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
multinacional es*uda*a nest* arti*o, a dis**r*ão
</line>
<line>
geográfica dos envolvidos, bem como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
p*essão pel* reduç*o *e
</line>
<line>
custos *e *iagem, fez *om que fosse* utilizad*s os meios
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. 14, *. 2, ar*. *, *. *0-34, mar./a*r. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. D. Petta, R. R. N. *erraz
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicos da Presença Re*ota Móvel (Mobile Remote P**sence
</line>
<line>
- M*P), ou sej*,
</line>
</par><par>
<line>
*e*n*logias e prát*cas que
</line>
<line>
p*rmite*
</line>
<line>
a *ol*b*ração a
</line>
<line>
d**tância. A utiliz*çã* de
</line>
</par><par>
<line>
video*onferência e meios de aprese*taç*o remo*a, *or *xemplo, permitem *l*ançar resu*tados
</line>
</par><par>
<line>
expres**vos, tal *omo se os
</line>
<line>
***olvidos esti*e**em t**bal*ando no mesmo amb*en*e físico
</line>
</par><par>
<line>
(LEE; *AKAYAMA, 2011).
</line>
</par><par>
<line>
3 *ETODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Este artigo té**ico se c*n*igu*a c*mo
</line>
<line>
uma pesquisa ação (Action R*search)
</line>
</par><par>
<line>
participatória, pois a pe*q*isa empír*ca foi dese*volvida com ob*etivo de sol**ionar o
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
probl*ma coletivo, cont*nd* com a *articipação direta do pesqui*a*or, com o apoio de outros
</line>
<line>
profissionais *a empr*sa multinacio*a* * também dos líd*re* do CSC **r*eirizado
</line>
<line>
(*HIOLLEN*, 2011). As inf*rmaçõe* * os d*d*s utilizados *o le*an*amento, no diagnóst**o
</line>
</par><par>
<line>
e na análise
</line>
<line>
da si*uação anterior, b*m
</line>
<line>
como para o d*senvol*im*nto implant*ção e
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
solução, são con*id*radas primárias, pois estava* ao alca*ce do pesquisador.
</line>
<line>
A pesquisa realizou-se em um *en*ro *e serviços financeiros compartilhados
</line>
<line>
te*ceirizado, *ocaliz**o na Cidade da Guatemala, em *un*ionamento des*e *012. C*m c*rca
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
300 *uncion*rios, atende s*m*nte à mult**acio*al estudad* neste arti*o *écnic*,
</line>
</par><par>
<line>
exe*utando transaçõ*s de contas * receber, con*as a *agar e suas respectivas contabilizaçõe*
</line>
<line>
par* quatorze países de língua hispânica. Por neg*ciar açõe* n* Bolsa de *o*a Iorque - *UA,
</line>
<line>
a multinac*onal de ori**m americ*n* deve *umprir as exi*ências da Lei *arbanes-*xley
</line>
<line>
(SOX), sendo uma delas, que *ada líder das quat*o ma*or*s unidades de negóci* na Amér*ca
</line>
</par><par>
<line>
*at*na * de outras
</line>
<line>
quatro, considerad*s *e t*manho mé*io, trimestralmente ap*ese*tem *o*
</line>
</par><par>
<line>
escrito
</line>
<line>
à mat*iz *merican* evidên**as
</line>
<line>
d e qu e *s
</line>
<line>
*rocessos fi*anceiros
</line>
<line>
estão sendo
</line>
</par><par>
<line>
**rretamente *xecutados e ta*bém qu* tod*s os processos financeiro* e*tejam *e ac*rdo com
</line>
<line>
os cont*ole* internos. Os l*deres **s de*a** *eis u*ida*e*, cons*deradas de tamanh* peque*o,
</line>
</par><par>
<line>
devem
</line>
<line>
cumprir a mesma exigência, porém com f*equê*ci* anual. Mantendo *sta
</line>
<line>
prá*ica,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
oc*rrê*ci* de uma falha ou de
</line>
<line>
um e*ro que *conteça nos processos executados pode *er
</line>
</par><par>
<line>
rastreada e,
</line>
<line>
desta maneira, se*á pos**vel tomar medidas corretivas o* preventivas
</line>
<line>
de forma
</line>
</par><par>
<line>
rápida para evitar que ocorra *ovamente.
</line>
</par><par>
<line>
Apes*r dos í*dic*s de e**ti*ida** dos cont*oles inte*nos executados pelos
</line>
<line>
países no
</line>
</par><par>
<line>
ano anterior estarem dent*o de um valor a**itáv*l, na casa de 98,1%, *u seja, um risco
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
menos de duas tar*fas em
</line>
<line>
**da cem, sere* exec*tadas **uivo*adamente e não sere*
</line>
</par><par>
</page><line>
rastreadas, o *ndice das atividades executa*** pelo CSC não **i controlado em sua totali*a*e,
</line>
<line>
Rev. F*A, Teresi*a, v. *4, n. 2, art. 2, p. 20-34, mar./abr. 20*7 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comun*cação Rem*ta Me**orando Control*s Internos em um CSC Terceirizad* na América *atina
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
uma vez que *le foi estabele*id* *aquele ano. O qu* chegou até a direção d* CSC ao *ongo
</line>
</par><par>
<line>
*aquel* período foram reclamaç*e* das unidades de negóc*o de que o terceiro prestador
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
se*viços muita* vezes a*rasava a entrega das *mo**ras neces*ár*as para com*rovar *ue
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
controles internos e*t*va* sendo *eg*idos corret*mente, ou ainda, as f**nec*a, *as não nas
</line>
</par><par>
<line>
q*ant*dades e qual*dade necessárias. Out*a qu*ixa
</line>
<line>
dos paíse* refer*a-*e à dúvida quanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
res*ons*bilidade pela verificação do* cont*ol*s em dete*minadas tar*fas: às vezes, o c*nt*ole
</line>
</par><par>
<line>
*ra efetuad* em *u*lici*ade tanto pelo país
</line>
<line>
como
</line>
<line>
pelo *SC. *m um *roce*s* de tant*
</line>
</par><par>
<line>
responsabi*idade, est* tipo de r*c*amação era **eocupante e ge*ou conflitos entre *peradores
</line>
<line>
*o ce**ro e pessoas das equipes d* finança* *as unidad*s *e n*gócio, c*e*and* a gerar mal-
</line>
<line>
esta* na direção tanto da empresa quanto do t*rce*ro que operava o CSC.
</line>
</par><par>
<line>
Era ***ess*rio t*mar alguma atit*d*, fi* de resolver esta situação para o ano a
</line>
</par><par>
<line>
seguint*. O *rocesso trimestral de subm*ssão e certi*icaç*o pa*ecia claro para a direção
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
CSC e *avia *ido comu*icado, *ntes do iní*io d** oper*ções, às *n*da*e* de neg*cio b*m
</line>
</par><par>
<line>
com* ao centro, mas, aparente**nte,
</line>
<line>
nã* e*tava funcion*ndo adeq*adamente. Da
</line>
<line>
*esma
</line>
</par><par>
<line>
forma, *o início das operações do C*C, uma ta*ela *om a indi*ação d* re*ponsabil*dade para
</line>
<line>
cada c*ntrole interno també* havi* sido di*cutida e circul*da entre os líderes do CSC * das
</line>
<line>
uni**des d* neg*cio. Aparentemen** existia algum gap, uma lacuna ou *alha n* p*ocesso ou
</line>
</par><par>
<line>
na comunicaçã* *ue precisava *er resolvido, porém
</line>
<line>
existia
</line>
<line>
uma limitação: p*r redução
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*espesas, as ver*as **ra viagens inter*acionais havi*m *id* re**zi*as ao *íni*o ne*essári*,
</line>
</par><par>
<line>
não s**do possív*l *is*tar as unidade* de
</line>
<line>
*egó*io, nem mesmo a* quatro maiores,
</line>
<line>
nem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
cent*o localizad* na Gua*emala para c*n*actar o* envolvidos, levan*a* possíveis problema* e
</line>
<line>
*iscuti* potencia*s soluçõe*.
</line>
<line>
Ness* *ent*do, *ost*o*-*e necessário iden*ificar por que est*vam ocorrend* atraso* na
</line>
<line>
entrega **s amostras, verificar se o p*oces*o est*va sen*o cor*etamente seguido, c*n*tatar se
</line>
<line>
as re**onsabilid*de* estavam clar*s ao* e*vol**dos, le*antar e monitorar os índices de
</line>
</par><par>
<line>
e*etividade
</line>
<line>
do* contr*l*s *ob responsabil*dad* *o c*ntro, identificar os problemas q*e
</line>
</par><par>
<line>
estavam gerand* conflitos, e tam**m trab*lhar
</line>
<line>
em conj*nt* com as
</line>
<line>
unidade* de ne*ócio
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*m os responsávei* do *SC para defini* um pl**o qu* resolve*se os prob*emas.
</line>
<line>
* *ESU*TADOS E DISCUSS*O
</line>
</par><par>
<line>
Diante deste **norama, o pe*quisador, representando a lid*rança
</line>
<line>
*o C*C, pre*arou
</line>
</par><par>
<line>
um pla*o
</line>
<line>
de *rabalho que *onsistia de *lgumas etapas. Ini*ialment*, foi re*li**do um
</line>
</par><par>
<line>
diagnóstic* in**rno d* processo de su**issão em vigo* e
</line>
<line>
das responsabilida*es
</line>
<line>
pel*s
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina PI, v. *4, n. 2, art. 2, p. *0-34, mar./ab*. 2017
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.b*/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. D. Pe*ta, R. *. *. Fer*a*
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
*ontroles *nte*nos. Em seguid*, foram conduzidas entrevistas remotas c*m os l*deres
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
finanças das quatro m*ior** *nidades de ne*ócio de língua hispânica para capturar
</line>
<line>
suas
</line>
</par><par>
<line>
percepções. Ses*ões
</line>
<line>
de traba*ho co*junt*s * re*otas foram rea*izadas com *s
</line>
<line>
equi**s
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
fi*anças *as qu*tro maiores unidades de ne*ócio *e língua **spânica para discuti* deta*hes do
</line>
<line>
proc*ss* de certificação e ver*ficação de re*pon*abil*dades. Foi realiza*a *ma reunião remota
</line>
</par><par>
<line>
com *ider*nça a
</line>
<line>
de oper*ções do centr* *ara
</line>
<line>
checar os mesmos ponto*, *ob o*tra visão
</line>
</par><par>
<line>
(d*ubl*check). Em *eguida, as i*formações for*m *ruzada* e o* problemas for*m
</line>
</par><par>
<line>
id*nt*f*ca*os,
</line>
<line>
para que *udesse se* ap*ese*tado, d*sc*t*do e aprovado um plano conjunto
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
açã*. Po* *im, o*o*reu o monitorame*to dos res*ltados *om base nas ações tomadas, além da
</line>
</par><par>
<line>
consideraç*o de uma série de açõ*s para
</line>
<line>
verificaçã* periódica * p*ssí*e* reforço, se
</line>
</par><par>
<line>
nece**ári*. Es*e pl*no de trabalh* foi *presen**do com a**e*edência a todas as
</line>
<line>
lideranças
</line>
</par><par>
<line>
envolvidas tendo sido **eito sem re*triç*es.
</line>
</par><par>
<line>
O dia*nóstico inter*o foi real*za*o na **de do CSC *o Brasil, **ravés da
</line>
<line>
análise dos
</line>
</par><par>
<line>
fluxos d* processos, bem com* das tabelas de assig*açã* d* respons*bilidades, todos
</line>
<line>
construídos, **f*nidos * circ**ados aos e*volv*dos à época do es***el*ciment* do *entro. *o
</line>
<line>
final deste d*agnó**ico, foi c*nstatado que o* flu**s es*a*am c*mpatíveis com a última edição
</line>
<line>
uti*iza*a p*la *rea glo**l ** c*ntroles interno*. Já as tabelas par*c*** e*t*r desat*alizad*s,
</line>
</par><par>
<line>
pois continham co*troles não ma*s a*licáveis a determinados países, *a mesma forma
</line>
<line>
como
</line>
</par><par>
<line>
no*os controles se*i*m n*cessários pe*o fato da ampliaçã* posterior d* escop* dos servi**s.
</line>
</par><par>
<line>
Para captura* a* perc*pçõ*s dos líder** d* finanças da* quatro mai*res *n*da*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
negó**o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
lín*ua
</line>
<line>
hispâ*ic*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
região,
</line>
<line>
for*m
</line>
<line>
marcad*s
</line>
<line>
ch*mad*s
</line>
<line>
telefô*icas
</line>
</par><par>
<line>
(conferencecalls) de *0 minutos c*m cada um dele*, se*aradam*nte. A pauta
</line>
<line>
env*ada co*
</line>
</par><par>
<line>
antec*dê*ci*, além d* expor as **zões da c*amada, trazi* duas questões de maneir* ob*etiva:
</line>
</par><par>
<line>
a) q*ais sã*
</line>
<line>
as que*xas *e seu país *m re*ação ao CSC, *uan*o
</line>
<line>
ao p*o*ess* t**me*tral *e
</line>
</par><par>
<line>
**bmi*são de amo**ra*? b) quais são as oportu*i*ades de m**horia? *lém di**o, era aberta a
</line>
</par><par>
<line>
oportu*idade para *ue os líder*s manifestasse* qua**uer outra percepção
</line>
<line>
que julgassem
</line>
</par><par>
<line>
p*rt**entes. Ao final d*sta ro*ada, os qu*tro países r*lataram queixas quanto a **r*sos
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ent*ega, e também e* relação à quan*idade * à qualidade das amos*ras env*a*as p*lo Centro,
</line>
<line>
três deles man*fes*aram * insatis*ação *e qu* o Cen*ro nem sempre ate*dia as ligaçõe* de su*s
</line>
<line>
equipes; fin*l*ent*, dois líderes *nd*caram conflito* entre **a **uipe e os operadore* do CSC.
</line>
<line>
As sugestõe* unân*mes f*ram melhorar o process* de co*unicação e adotar pena*idades
</line>
</par><par>
<line>
financei*a* por atraso *e en*rega;
</line>
<line>
o*tra* sugestõ*s foram re*isar as tabelas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*esponsabilidades,
</line>
<line>
colo*arem
</line>
<line>
*razos mais rígid*s para a entrega das a*ostras e
</line>
<line>
est*b*lecer
</line>
</par><par>
<line>
u* proc*sso de es*alame*to, específic* para
</line>
<line>
a e*trega de *mostras. Todos
</line>
<line>
os l*dere*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresina, v. 14, n. 2, a*t. 2, p. 20-34, mar./ab*. *017
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicaçã* Remo*a Me*horando Controles Internos em um CSC Terceirizado na América Lat*na
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
es*iveram d* a*ordo em que o pesquisado* co*tactas*e suas r*spect*v*s equip** para dar
</line>
<line>
cont*nuidade à* d*scussõe* e obtivesse ma*s dados para permitir u** an*li*e mais profund*.
</line>
<line>
*s sessões de tr*balho c*nju*tas com *s equipes de finanças tam*ém f*ram m*r*adas
</line>
<line>
*e *or*a separada e rea*izadas através da ferram**ta *et Meetin* que, al*m do *om, permitia
</line>
<line>
ta*bém o c*mparti*ham*nto d* telas de com*ut*dor. A paut*, da *esma for*a enviad* com
</line>
</par><par>
<line>
an*ece*ência, expun*a as *azõe* d* chamada e pedia ocorrências
</line>
<line>
co*cretas das queixas
</line>
</par><par>
<line>
ap*ese*tadas anterio*mente pelos respectivos l*de*es. Com duração média d*
</line>
<line>
três horas, as
</line>
</par><par>
<line>
sessõ*s transcorreram s*m *aiores dific*ld*des, tendo sid* po*sível detalh*r * re*ist*a* *as*s
</line>
</par><par>
<line>
concr*tos d* atraso, qualidade e quantidad*
</line>
<line>
da* amostras *ue *ustificassem as qu***a*
</line>
</par><par>
<line>
*pres*n*adas pe*os
</line>
<line>
*ídere*. Fora* ouvidas as ve**õe* do* *oi*
</line>
<line>
países
</line>
<line>
que ha*iam r*la*ado
</line>
</par><par>
<line>
co*flitos com o centro p*ra poster*or doublechec* com as lideranças *o centro.
</line>
<line>
*ara *hec*r se as informações recolhidas no diag*óstico interno, nas chamadas
</line>
<line>
tel*fôni*a* com os líder*s e prin*ipalm*nte, n*s sessões d* *rabalho com as quatro *quipes de
</line>
<line>
fina*ças, foi m*rcada uma videocon*erência de três horas com os l*deres op*r*t*vos do CSC,
</line>
<line>
s*ndo *ma ho*a para cada g*ande proc*s*o, ou seja, uma hora p*ra contas a re*eber, u*a hora
</line>
<line>
para cont*s a pag*r e *m* ho*a pa** c**tabilidade. Ant*s de serem apres*ntadas *s situaç*e*
</line>
<line>
*ue geraram as queixas dos *aíses, foi dada a oportun*dade p*ra *ue os líderes operativos do
</line>
<line>
CSC expusessem sua perspecti*a *om respei*o ao *roc*sso tr*m*st*al de ce*tificação. A falta
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
cla*eza *a des**ição dos
</line>
<line>
pr*cedi*ent*s de *lguns
</line>
<line>
control*s internos, incerte*a *m a
</line>
</par><par>
<line>
relação à responsabilid*de
</line>
<line>
pela
</line>
<line>
veri*icação d* o**ros co*trol*s, e as solicitações *os pa**es
</line>
</par><par>
<line>
por at***dades de últ*ma h*ra foram alg*mas das contribuiç*es trazidas pelos lídere*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Centro. Após expo*t*s as queixas, reconhecera* a maior parte do* atra*os, p*rém jus*ificaram
</line>
</par><par>
<line>
algun* como fruto das indefiniçõ** d*
</line>
<line>
p*o*esso e das re*pons***lida*es, e tamb*m
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
so*icita*ões d* últi*a *ora. *m re*ação aos conflitos indicados, este* *oram atribuídos
</line>
<line>
às
</line>
</par><par>
<line>
dific**dades de comunicação, bem como à pressão em cumprir com os ob*e*ivo* de prazo
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qualidade. Em relaçã* ao
</line>
<line>
não atend*ment* de cha*ad** telefô*icas vin*as
</line>
<line>
d*s
</line>
<line>
pa*ses,
</line>
</par><par>
<line>
argume*ta*am que eram
</line>
<line>
dem**iadas e muitas v*zes sem fundamento, atrapalhand*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
andamen*o dos trabalhos.
</line>
</par><par>
</page><line>
Esta et*pa de *e***tamento durou três *emanas, e * pesquis*dor, sem sa*r d* sede do
</line>
<line>
C*C, uti*izou três ferra*entas de comunicação re*ota. Ne*te perí*do, *ra*alhou *om ce*ca de
</line>
<line>
v*nte pessoas fora *o Brasil, ge*a*do um quadro com os p**blemas relatados, a causa
</line>
<line>
atribuída, e ** pri*cipais opo*tu**dades para me*horar t**o o processo, que podem ser
</line>
<line>
v*r**icados no *uadro 1:
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresi*a *I, v. 14, n. 2, art. 2, p. 20-34, mar./abr. 2017 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. D. Petta, *. R. N. Fe*raz
</line>
<line>
30
</line>
</par><par>
<line>
Qu***o 1 - Pr*blemas relatados pelos envo*vidos *o processo trimestral de submissão *e
</line>
<line>
amostras SOX
</line>
</par><par>
<line>
PROBLE*A RELATA**
</line>
<line>
CAUSA ATRIBUÍDA
</line>
<line>
OPO*TUNIDADE D* ME*HORIA
</line>
<line>
PLANO DE AÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
1. Atrasos na entreg* d** amostra* requer*d**
</line>
<line>
Sob*ecarga na s*lici*ação
</line>
<line>
Revisar prazos do proce*so
</line>
<line>
Plano #*
</line>
</par><par>
<line>
2. I**ef*nição *a aplicabilidade de alguns c*ntroles in**rn*s
</line>
<line>
Tabela *e controles de*atual*za*a
</line>
<line>
Revisar * a*ualizar t*b*l* de control*s
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3. Falta de clareza em r**açã* às responsabilidades p*lo *ontrole
</line>
<line>
Al**r*çõe* *e *scop* de s*rviço* n*o refletidas no proces*o
</line>
<line>
Revisar e *tua*i*ar tabela* de re*ponsabilid*des
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4. Falt* de qualidad* na* amostras entregues (alguma* vezes, il**ível)
</line>
<line>
Dificuld*d*s para transmissão das *magens d** amostras
</line>
<line>
Adota* sharepoint para depósito de docum*ntos digi*aliza**s
</line>
<line>
Plano #3
</line>
</par><par>
<line>
*. Falta d* clar*z* *a descrição dos p*oced*men*os
</line>
<line>
P*ocedimento* m*l *scritos ou mal inte*preta**s
</line>
<line>
*evisão conjunta para entendimento comum
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
6. Quantid*de insufic*ent* de amostras
</line>
<line>
Pro*e*ime**os *ã* claro*
</line>
<line>
Revisão conjunta dos pont*s duvidosos para entendimento *omum
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
7. *onflitos *n**e *qu*p* d* finanças dos países e pr**iss*onais *o CSC
</line>
<line>
Pre*são pela en*rega de *mostr*s e não cumprim*nto d o s p r azo s
</line>
<line>
Reuniões p*riódica* dos en*olvidos, antes e de*ois do períod* de sub*i*são
</line>
<line>
Pl*no #4
</line>
</par><par>
<line>
*. **licitação ao C*C de ativida*es de últim* hora
</line>
<line>
Atividades ext*aordiná*ias, fora *o escopo de serviç*s
</line>
<line>
Revisão e atualização *eri*dica do escop* de se*viços
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
9. Dú*id*s e* re*ação a aplicação de control*s e resp*nsabilida*es
</line>
<line>
Const*ntes revisõ*s de process*s e responsabilidades
</line>
<line>
*evisão periódi*a de c*ntroles e r*sponsabilid*des
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
10. *alta *e atendime**o a cha*adas telef*nicas no *er**do de ce*tificaç*o
</line>
<line>
Desviav*m a atenção dos o**radores do CSC
</line>
<line>
Resga** e aplicação do processo de escal*ment*
</line>
<line>
Plano #5
</line>
</par><par>
<line>
*lano #2
</line>
</par><par>
<line>
Um* vez ide*ti**cados *ez tipos de pr*b*em*s, f**am consideradas cinc*
</line>
<line>
op*rtunida*es de mel*oria. O pes*uisador p*eparou um plano de trabalho que foi aprese*tado
</line>
<line>
a to**s as lideranças qu* ha*iam partic*pado da e*apa de d*agnó*tico, sendo que e*ta
</line>
</par><par>
<line>
a**esen*açã* ta*bém f** feita de maneira remo**, através de
</line>
<line>
uma videoco*ferência *e dua*
</line>
</par><par>
<line>
*oras *e duraç**. O co*teúdo, enviado para a audiê**ia com antecedên*ia, p*opu*ha
</line>
<line>
c*nco
</line>
</par><par>
<line>
planos de ação:
</line>
</par><par>
<line>
1.
</line>
<line>
Revisão e adequa*ão dos praz** de submissã*, elimi**nd* os \***chões\ exis*ent*s e
</line>
</par><par>
<line>
concordância co* d*tas precisas para a e**reg* de am**tras p*r parte *a* equipes do CSC às
</line>
<line>
equipes de **nan*as;
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 14, n. 2, art. 2, p. 20-3*, *ar./*br. *017
</line>
<line>
ww*4.fsa*e*.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*om*nic*ção Re*ot* Melhoran*o *ontro*es In*ernos em um CSC **rceiriza*o na Améric* Latina
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
2.
</line>
<line>
*evisão imedi*ta e det*lhada das tabe*as *e co*troles para cada unida*e de negócio*, *
</line>
</par><par>
<line>
também das res***sabilidades
</line>
<line>
para
</line>
<line>
c*da macro*rocesso (conta* * pagar, con*a* r*c*ber a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
c*n*abilid*d*);
</line>
</par><par>
<line>
3.
</line>
<line>
Disp*nibi*ização em conjunt* com * *quipe *e Tecnologia *a Informação, de um
</line>
</par><par>
<line>
sharepoint *ara que as equipes do CSC *ua*dassem as imagens di*italiza**s dos **cumentos
</line>
<line>
que *erviam de *mos*ra, de ta* forma que os p*íse* pude**e* acessá-l*s di*etam*nte;
</line>
</par><par>
<line>
4.
</line>
<line>
Realizaç*o Reuniões trimestrais, duas *ema*as an*es
</line>
<line>
e uma *emana depois do
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso d* certi*icação, par* esclarece* *úv*d*s e al*nhar esfo*ç*s co* ante*edência, *l*m de
</line>
<line>
re*isa*, posteriormente, as liç*es apren*idas naquele perío*o;
</line>
</par><par>
<line>
5.
</line>
<line>
Restab*l*cimento e divulg**ão n*vam*nte do proc*sso *e esca*amento existent*, tanto
</line>
</par><par>
<line>
para sua utilização regu*ar como para o proc*sso de certificação trimestral.
</line>
</par><par>
<line>
Os
</line>
<line>
planos, em linh*s ger*is, fora* aprovados, se*do *ue os líderes de fin*nças d*s
</line>
</par><par>
<line>
unidades de negócio a**umir*m o compromisso *e apoiá-los e fa*e* com
</line>
<line>
que *uas equipes
</line>
</par><par>
<line>
també* ass*m o fizessem. Da mes*a forma, *iderança do terceiro também exter*ou a
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
mesmos ***promisso*. Em r*lação às dem*is dez unidades de ne*ó**o, as qua*ro, cha**das
</line>
<line>
de mé*ias, e as se*s, cha**das *e pequena* fo**m comunicadas e també* apoi*ram o novo
</line>
<line>
processo, be*efician*o-se do m*smo, *dequando-o às suas pa**ic*laridades. Diante destes
</line>
</par><par>
<line>
compromissos e pela urgência da situaç*o, o pesquisado* transformou os planos *e ação
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
pr*jetos que, impla*tad*s n* período de s*is semanas, trouxeram
</line>
<line>
os
</line>
<line>
resultados que serão
</line>
</par><par>
<line>
e*postos e discutidos na seção segui**e.
</line>
</par><par>
<line>
Os problemas ** atr**o e *a falta *e qualidade na en*re*a
</line>
<line>
de a**st*as por part*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
CSC, be* *omo d* uma *é*i* de i*de*iniçõ*s e* r*lação * aplicabilidade
</line>
<line>
de
</line>
<line>
controles
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
re*pectivas re*ponsab*lidades que *mpactava* os índices de efetividade do* co*troles
</line>
</par><par>
<line>
intern*s, fo*o do *r*se**e artigo *éc*ico, foram *esolvi*os por me*o
</line>
<line>
da utilizaç*o de meio*
</line>
</par><par>
<line>
tecnoló*i*os da Presenç* Remota Móvel (Mo*ile Re**te Presenc* - MRP). O di*gnóstico
</line>
</par><par>
<line>
realizado
</line>
<line>
de man*i*a *emota, a *ivulgaçã* e
</line>
<line>
aprovação dos pla**s d* ação,
</line>
<line>
t*mb*m *e
</line>
</par><par>
<line>
utilizando de r*cu*sos te**ológ*co*, mostro*-se eficient*,
</line>
<line>
poi *
</line>
<line>
*ermitiu a interaç*o entre os
</line>
</par><par>
<line>
par*icip*nte* *al como se es*ivessem *m *on*ato
</line>
<line>
pess*al. *l*m disso, *inda que *ão foss*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ob*etivo i*icial, esta ação remota evitou des*esa* de viagens *stim*da *e*, aproxi*a*am*nte,
</line>
<line>
U*$ 15.000,*0 (quinze mil dólares), bastante relevantes considerando o ce*á*io de r*dução de
</line>
<line>
*espesas ado*ado pela *mpresa.
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
processo de levantam**to
</line>
<line>
de in*ormaçõ*s, a análise * **l*ção de
</line>
<line>
p*oblemas, bem
</line>
</par><par>
<line>
*omo a p*rceria entre t*dos os líd*res envolvidos para d*r inputs q*e *erviram de base para a
</line>
</par><par>
<line>
pre*aração
</line>
<line>
dos *lano* de ação foram os
</line>
<line>
principa*s mec*nis*os *dotados nesta ação. A
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 2, art. 2, p. **-34, *ar./abr. 2017
</line>
<line>
www4.f*anet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. D. Pet*a, *. R. N. Ferraz
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
soluçã* dos p*oblemas *ue ge*ava* atrasos no pro**sso *e c*rti*icaçã* trim*st*al t*ouxe *s
</line>
<line>
resultados qualita**vos visualizados na T*bela 1:
</line>
<line>
*abel* 1 - Resultad** qualita*ivo* a**ança*os após as *ç*e* *omada*
</line>
</par><par>
<line>
Indi**dor*s
</line>
<line>
An*es da ação
</line>
<line>
Depois *a ação
</line>
</par><par>
<line>
Pra*os do pr*c*sso de c*rti*icação t*i*estral
</line>
<line>
Impr**isos
</line>
<line>
Adeq*a*os
</line>
</par><par>
<line>
*abe*as de controles e responsabi*i*ad*s
</line>
<line>
D*satua*izadas
</line>
<line>
A*ual*zadas
</line>
</par><par>
<line>
Revisão po*t mortem *o proces*o de certific*ção
</line>
<line>
I*ex*stente
</line>
<line>
Trimestr*l
</line>
</par><par>
<line>
Sharepoint para **pós*to de documentos eletrônic*s
</line>
<line>
I**xist*nte
</line>
<line>
Disponível
</line>
</par><par>
<line>
Processo *e es**lamento
</line>
<line>
Não utili*ado
</line>
<line>
Restaurado
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaborada *elos Autor*s
</line>
</par><par>
<line>
Em te*mos de **sultados *uantitativos, a *olu*ão dos pro*lem** que **ravam atrasos
</line>
<line>
no p*ocesso *e en*rega das *mostr*s *ecessá**** à certificaçã* trimest*al de *o*troles **terno*,
</line>
</par><par>
<line>
trouxe f*rte redução na quantidade de dias de atras* (Tabela
</line>
<line>
*), rel*mb**n*o que a ação
</line>
</par><par>
<line>
estudad* n*ste artigo técnico foi tomada no início do Ano 3, após os resultados veri*icad*s *o
</line>
<line>
*no ante**o*:
</line>
<line>
Tabela 2 - *ia* de *t*a*o na entreg* de amostras pelo CSC (média ao longo dos anos)
</line>
</par><par>
<line>
Atras* na entr*g* de amostras
</line>
<line>
Ano 1
</line>
<line>
Ano2
</line>
<line>
An* 3
</line>
</par><par>
<line>
Média em dia* úte**
</line>
<line>
3 ,*
</line>
<line>
4 ,5
</line>
<line>
0 ,9
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *lab*rada pelos Au**res
</line>
</par><par>
<line>
F*n*lmente, a melhori* *o *n*ice d* efetividade dos c*ntrol*s internos so*
</line>
<line>
res*onsabil*dade do *SC, que não f*i contr*lado nos *nos anteriores, mostrou evolu*ão
</line>
</par><par>
<line>
po*itiva a parti* d* *rimei*o trimestre do an* em
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
ação f*i tomada (Tabela 3). A
</line>
</par><par>
<line>
implan*açã* das ações e o moni*ora*en*o de resu*tados fez com qu*, no tercei*o t*ime*tre
</line>
<line>
daque*e a*o, e*istisse um risco de men*s de *ma ta*efa em c*d* cem ser executada
</line>
<line>
equivoc*damente * nã* ser r*s*reada:
</line>
<line>
Tabela 3 - E*olução da *fetividade do* cont*oles internos sob re*ponsabilidad* do CSC
</line>
<line>
(em %)
</line>
</par><par>
<line>
Índ*ce de ef*tividade
</line>
<line>
Ano ant*rior
</line>
<line>
Tr*mest*e 1
</line>
<line>
Trime*tr* 2
</line>
<line>
Tri*estre 3
</line>
<line>
Nã o
</line>
</par><par>
<line>
% de ***troles corr*tos e r*streáv*is
</line>
<line>
9 7 ,4
</line>
<line>
9 8 ,2
</line>
<line>
9 * ,1
</line>
<line>
controlado
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: E*abor*da pe**s Autores
</line>
</par><par>
<line>
* cert* que as
</line>
<line>
ações tomadas ref*nar*m
</line>
<line>
os prazo* d* um pro*ess* j* co*hecid*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estabelecido, a*r*ndo oportunidade *ara a r*visão de tabelas de cont*ole* e respons*bilid*des,
</line>
</par><par>
<line>
alg* que não
</line>
<line>
hav*a sido fei*o anterio*mente. O apoio *as lideranças para a prepar*ção e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina, v. 14, n. *, art. 2, p. 20-34, mar./*br. 2017
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Comunicação R*mota Melhorando Controle* Internos em um CSC Tercei*izado na América Latina
</line>
<line>
3*
</line>
</par><par>
<line>
implantação d* p*ano de ação f*i ** fator relevante no al*ance dos *bjetivos propos*o*,
</line>
<line>
sen** que, tamb*m, o f*rme comp*omisso de manter o m*nitoramento *as *çõe* *mpl*n*a*a*
</line>
<line>
**i outro fator **cisiv* p*ra alcançar e m*nter a d*scip*ina propos*a *el* *l*no de ação.
</line>
<line>
* CONSIDER*Ç*E* FINA*S
</line>
<line>
Foi *os*ível v*rifica* a efe**vid*de dos meios tecno**g*co* *a Presença R*mo*a Mó**l
</line>
</par><par>
<line>
p**s, através de sua *tilização,
</line>
<line>
di*i*uí*am su*st*nci*lmente os atras*s ant*riorm*n*e
</line>
</par><par>
<line>
*xi*tentes no pr*cesso de submissão de amostr*s pa*a suportar a ce*tifi*ação trimestral SOX
</line>
<line>
nas unidade* de neg*cios de l*ng*a hispânica, atendidas *or *m centro de serviços *inanceiros
</line>
</par><par>
<line>
c*mpartilhados, localiz*do
</line>
<line>
na Ci*a*e da Guatemala. Esta r*dução trouxe *a*bém u*a
</line>
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<line>
melhoria no í*dice de **etiv*da*e dos cont*ol*s int*r*os p*oc*ssados pelo CSC, *r*ti**mente
</line>
<line>
el**ina**o conflitos e e*itando g*st** de viag*m na ca*a de US$ *5.000,00.
</line>
<line>
Uma das limitações deste artigo se refere ao fato de o *es*o te* **do rea*izado
</line>
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<line>
somente em um* ú**ca Or*a*i*ação. Ou*ra
</line>
<line>
l*mitação *e refere ao
</line>
<line>
aspecto tempo*a*, o*
</line>
<line>
se*a,
</line>
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<line>
não foi po*sível verificar, por m**s do *u*
</line>
<line>
três *rime*tres, a m*nuten*ão das melhorias
</line>
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<line>
alcançad*s *ela ado*ão do *lano de tra*alh* imp*ant*do. Nesse sent*do, *bre-*e
</line>
<line>
a
</line>
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<line>
oportu*idade p*ra *esquisas futu*as não só na próp*ia Organizaç** estudada par* verificar a
</line>
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<line>
sustentação dos resultados ao longo do **mpo, mas também
</line>
<line>
em outras Ins*itui*õe* que se
</line>
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<line>
enq*adrem no modelo *elatado.
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)