O REMEMORAR NA NARRATIVA IBERO-AMERICANA CONTEMPORÂNEA: LITERATURA E CINEMA
Resumen
Palabras clave
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Referencias
BENJAMIN, W. O narrador. In: Obras Escolhidas. 4 ed. Volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 197-221.
_____. Experiencia e pobreza. In: Obras Escolhidas. Volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 114-5.
______. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Obras Escolhidas. Volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 165-196.
_____. Sobre o conceito de história. In: Obras Escolhidas. Volume 1. Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 222-232.
_____. Infância em Berlim por volta de 1900. In: Obras Escolhidas. Volume 2. Trad. Rubens Rodrigues T. Filho & José Carlos M. Barbosa. 4 ed. São Paulo: Brasiliense, 1985, p.71-142.
BREA, J. L. Las auras frías. Barcelona: Anagrama, 1991.
CARACIOLA, C. B. A desauratização da obra de arte e auratização da mercadoria. Pensamento e Realidade, São Paulo, v. 25, n 2, p. 75-95, nov. 2010
COUTINHO, E. Não sou gênio coisa nenhuma. Entrevista a Ricardo Paiva. Revista Continente Online. Disponível em: . Acesso em: 02-06-2013.
_____. Eduardo Coutinho: Cómplice de la realidad filmada. Entrevista a Laura Silgber. Iguazú. Revista Artesanal de literatura y cultura. Disponível em: . Acesso em: 02/06/2013.
_____. Revelações sobre a vida e ponto final. Entrevista a Daniel Wajnberg e outros. Críticos.com.br. Disponível em: . Acesso em: 02/06/2013).
GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. São Paulo: Perspectiva, 2007.
_____. El original y el outro. In: MASSUH, Gabriela; FEHRMANN, Silvia (ed.). Sobre Walter Benjamin: vanguardias, historia, estética y literatura. Buenos Aires: Goethe_Institut/Alianza, 1993, p. 23-36.
_____; GARBER, K. Por que um mundo todo nos detalhes do cotidiano? Revistausp. Dossiê Walter Benjamin. São Paulo, v. 15, set./out./nov. 1992.
LASCH, C. O mínimo eu: sobrevivência psíquica em tempos difíceis. 5ª. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.
LINS, C. O documentário de Eduardo Coutinho: televisão, cinema e vídeo. 2. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
LLAMAZARES, J. A chuva amarela. Trad. Monica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
_____. Mi visión de la realidad es poética. Entrevista a Yolanda Delgado Batista. Espéculo. Revista de estudios literarios. Universidad Complutense de Madrid. Disponível em: . Acesso em: 2009.
LÖWY, M. Redenção e utopia: o judaísmo libertário na Europa central (Um estudo de afinidade eletiva). Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cia das Letras, 1989.
OTTE, G. Rememoração e citação em Walter Benjamin. Estudos de Literatura, Belo Horizonte, v. 4, p. 211-223, out. 1996.
PAULS, A. História do pranto. Trad. Josely Vianna Baptista. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
_____. El llanto según Pauls. Entrevista a Patricio de La Paz. Revista Qué pasa. Disponível em: . Acesso em: 2009.
PÉREZ, F. Entrevista a Paquita Armas Fonseca. Revista El Caimán Barbudo. Disponível em: www.caimanbarbudo.cu. Acesso em: 02/07/09.
Filmografia:
Santo Forte: 1999; Brasil; diretor: Eduardo Coutinho; documentário; fotografia: Luis Felipe Sá e Fabian Silbert.
Suíte Habana: 2003; Cuba e Espanha; diretor: Fernando Pérez; documentário; fotografia: Raúl Pérez Ureta; música: Edesio Alejandro y Ernesto Cisneros.
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)