Uma Análise Sobre a Consagração Tardia dos Novos Baianos no Campo da Música Popular Brasileira / An Analysis About the Late Consecration of the Novos Baianos in the Brazilian Popular Music Field

Humberto Santos Pereira

Resumen


Neste texto investiga-se a história dos Novos Baianos e como este grupo musical mudou o campo da Música Popular Brasileira. Os Novos Baianos foram criados em 1969 e o grupo se separou em 1979. Neste período, eles não eram considerados como Música Popular Brasileira, um campo específico dentro do campo da Música Brasileira e uma palavra usada para designar artistas consagrados dos Festivais da Música Popular Brasileira nos anos 1960 e 1970. Mas as ações dos Novos Baianos no campo da música através das últimas décadas permitiram que o grupo se legitimasse nesta arena no presente por suas ações no passado.

 

Palavras-chave: Campo. Música Popular Brasileira. Novos Baianos. Brasil.

 

Abstract: This text investigates the history of the Novos Baianos and how this musical group changed the Brazilian Popular Music field. The Novos Baianos were created in 1969 and the group split in 1979. At the time, they were not considered as Brazilian Popular Music, a specific field inside de Brazilian Music and a word used to designate consecrated artists from Brazilian Popular Music Festivals in the 1960s and 1970s. But the actions of the Novos Baianos in the music field through the last decades allowed the group to legitimate itself in this arena in the present for their actions in the past.

 

Keywords: Field. Brazilian Popular Music. Novos Baianos. Brazil. 


Referencias


REFERÊNCIAS

ANDRADE, M. Ensaio sobre a música brasileira. São Paulo: Vila Rica; Brasília: INL, 1972.

BAHIANA, A. M. Nada será como antes. MPB anos 70, 30 anos depois. Rio de Janeiro: Senac Rio, 2006.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. 6. ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.

______. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: EDUSP/Zouk, 2007.

______. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 2011.

CALADO, C. Tropicália: a história de uma revolução musical. São Paulo: Ed. 34, 1997.

CHARTIER, R. À beira da falésia: a história entre certezas e incertezas. Porto Alegre: UFRGS, 2002.

______. Cultura Popular: revisando um conceito historiográfico. In: Ensaios Históricos. Rio de Janeiro, vol. 8, n.16, p. 179-192, 1995. Disponível em: , Acesso em: 02 out. 2007.

DOMINGUES, A. Os 100 melhores CDs da MPB. Barueri: Sá editora, 2004.

FOUCAULT, M. História da sexualidade 1: a vontade de saber. 17 ed. São Paulo: Graal, 2006.

GALVÃO, L. Anos 70: Novos Baianos. São Paulo: Editora 34, 1997.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC editora, 1989.

GINZBURG, Ca. O Queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

HOBSBAWM, E. Da História Social à História da Sociedade. In: Sobre História.______. São Paulo: Cia das Letras, 1997. cap. 6, p. 83-105.

______; RANCER, T. A invenção das tradições. 3 ed. São Paulo: Paz e Terra Editora, 2002.

MOREIRA, M. A história dos Novos Baianos e outros versos. Rio de Janeiro: Língua Geral, 2007.

MOTTA, N. Noites Tropicais. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

MOURA, R. MPB: Caminhos da arte brasileira. São Paulo: IRMAOS VITALE, 1999.

NAPOLITANO, M. História & Música: história cultural da música popular. 2. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

______. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. In: V Congresso Latino Americano de IASPM*, 2002, México. Actas del V Congresso. Chile: IASPM, 2002. Disponível em: . Acesso: 31 mar. 2008.

______; WASSERMAN, M C. Desde que o Samba é Samba: a questão das origens no debate historiográfico sobre a música popular brasileira. In: Revista Brasileira de História. São Paulo, v. 20, n. 39, p. 167-189, 2000.

PARANHOS, A. A invenção do Brasil como terra do samba: os sambistas e sua afirmação social. História, São Paulo, v.22, n. 1, p. Oitava Divisão-113. 2003.

SANDRONI, C. Feitiço Decente. Transformações do samba no Rio de Janeiro, 1917-1933. Rio de Janeiro: Zahar / UFRJ, 2001.

SEVERIANO, J. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Editora 34, 2008.

THOMPSON, E. P. Costumes em comum: estudo sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das letras, 1998.

ULHÔA, M. T. Pertinência e música popular: em busca de categorias para análise da música popular brasileira popular. Cadernos do Colóquio, Rio de Janeiro, p. 50-61, dez. 2001. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2011.

VIANNA, H. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Zahar/ ed. UFRJ. 1995.

WACQUANT, L. Mapear o campo artístico. Sociologia, Problemas e Práticas. Lisboa: CIES-ISCTE / CELTA, nº 48, p. 117-123, set. 2005. Disponível em: . Acesso em: 21 ago. 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.2.11

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)