Ser Criança Tremembé: Significações da Infância no Contexto Indígena / Be a Child Tremembé: Meaning of Childhood in the Indigenous Context
Resumen
O objetivo foi abordar os significados das infâncias para os educadores indígenas Tremembé e apresentar observações realizadas com as crianças na sala Ariapú da Escola Maria Venância/Almofala/CE. A metodologia empregada foi de abordagem qualitativa e na pesquisa intervenção com um enfoque na observação participante e na entrevista semiestruturada com os educadores. Na Psicologia do Desenvolvimento, a infância é um período de grandes aquisições no aspecto cognitivo, afetivo, social e psicomotor, que ocorre de maneira distinta em cada sujeito a partir de suas experiências e de sua relação com o meio social. Identificamos que os lugares da escola indígena propiciam novas reflexões sobre as crianças Tremembé, pois vivendo numa cidade do interior, observam seus pais pescarem, tomam banho de mar, brincam com os animais na praia. Escutam histórias do seu povo, participam de rituais, dançam o Torém, têm contato com os animais, observam os seus familiares ensinando e participam dos festejos na comunidade. Em relação às crianças indígenas, a singularidade ocorre pelo fato de nascerem na comunidade indígena e reconhecerem-se em uma etnia que modifica a forma de compreender a realidade, pois estão envolvidos em uma dinâmica comunitária e familiar, havendo a presença de rituais, lendas e histórias dos antepassados.
Palavras-chave: Educação Indígena. Psicologia do Desenvolvimento. Infância. Família. Comunidade.
ABSTRACT
The goal was to address the meanings of childhoods for the teachers as indigenous “Tremembé” and present observations with children in “Ariapú” room of the School “Maria Venância/Almofala-CE”. The methodology was qualitative approach and intervention research with a focus on participant observation and semi-structured interview with the (as) teachers (as). In developmental psychology, childhood is a period of major acquisitions in the cognitive aspect, affective, social and psychomotor, which occurs differently in each subject from their experience and their relationship with the social environment. We found that the places of the indigenous school provide further reflections on “Tremembé” children because they live in a country town, observe their parents to fish, take a swim, play with the animals on the beach. Hear stories of its people, participate in rituals, the “Torém” dance, have contact with the animals, observe their teaching family and participate in the festivities in the community. With regard to indigenous children, the uniqueness is the fact of being born in the indigenous community and to recognize in an ethnic group that modifies the way of understanding reality, as they are involved in a community and family dynamics, with the presence of rituals, legends and stories of ancestors.
Keywords: Indigenous Education. Developmental Psychology. Childhood. Family. Community.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2017.14.5.10
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