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<par>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 1, art. 1*, p. 203-217, jan./fev. 2018 </line>
<line> I*S* I**resso: 1806-6356 IS*N *le*rônico: 2317-298* </line>
<line> http://dx.do*.org/10.*2819/2018.15.1.12 </line>
</par>
<par>
<line> Casa Anísio Teixeira: hist*ria, mem*ria e encantos </line>
<line> Casa Anísio Teixe*r*: history, m*mo*y and c**rms </line>
</par>
<par>
<line> Ricardo Ol**eira de Frei*as </line>
<line> Doutor em *omun*c*ção pela U*iversidade F**eral *o Rio de Ja*eir* </line>
<line> Profe*s*r da Uni*ersidade do Estado d* Ba*ia </line>
<line> E-mail: ricofr**@*mail.com </line>
<line> T*iago Martins Pr*do </line>
<line> Doutor *m Letras pel* Universidade Fe*er*l da Bahia </line>
<line> Profe*sor da Uni*er*idade do **tado da *ah*a </line>
<line> E-mail: mino*i**@yahoo.co*.br </line>
<line> Denise Marque* C*rneiro Ne*es </line>
<line> Mestrand* em Estudo de Lingu*gen* pela Univers*dad* do *stad* da Bahia </line>
<line> P*of*s*ora da Uni*ers*dade do Estado *a Bahia </line>
<line> E-mail: denisemcneves20*4@gmail.com </line>
</par>
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<line> Ende*e*o: *i*ar*o Oli*eir* *e Freitas </line>
<line> Editor *i*ntíf*co: Tonny Ke*ley de Al**c*r Rodrigues </line>
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<line> Rua Ismael d* Barro*, 1*6, ap. 2403, R** </line>
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<par>
<line> V*rme*ho, Salva*or-Bahia, Br**il, CEP: 41*50-460 </line>
<line> A*tigo rece*ido e* 27/09/2017. *ltima </line>
<line> ve*são </line>
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<line> re*ebida em 1*/*0/2017. Apr*vado em 19/10/20*7. </line>
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<line> En*e*eço: Thiago Martins P*a*o </line>
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<par>
<column>
<row> Rua Jo*o Durva*, *23, Edf. *io Real, ap 1104, </row>
<row> Pernam*ués, Sa**ador-Bahia, Brasil, CEP: 411*0-075 </row>
<row> End*reço: Denise Marques Carn*iro Ne*e* </row>
<row> Rua Artes*o João da P*ata, *5*, ap. 9*1-A, Itaigara, </row>
<row> S*lvador-Bahia, Brasil, C*P: 41815-21* </row>
</column>
<column>
<row> Ava*i*do pel* sistema Triple Revi*w: Desk Revi*w a) </row>
<row> **lo Edit*r-Chef*; e b) Dou*l* Blin* Review </row>
<row> (avaliação *ega *or dois avaliad*res da área). </row>
<row> Revis*o: **am*tical, Nor*ativa e de Fo*mat*ção </row>
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<line> R. O. Freit*s, T. M. Prado, D. *. C. Neves </line>
<line> 204 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Este artig* re*on*ece que as casas fascinam, com* eleme*tos *ue propiciam narrativas e, *om </line>
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<line> o auxíli* de o*jetos que *s constituem, contextualizam * história * *emória. Considera a </line>
<line> a </line>
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<line> Casa Anís*o **ix*ira, </line>
<line> inst**uiç*o l*c**izada no m*nicíp*o de Caet*té-Bahia, com* l*gar de </line>
</par>
<par>
<line> e*cantamento, porque é cons*i*u*da de memóri*s individuais e *o**t*v**. Registra que * Casa </line>
<line> vem ressigni*ic*ndo s*u passad* e, princip*lmente, *eu presente, por meio de ações culturai* </line>
</par>
<par>
<line> *onstituídas de *emórias individuais e </line>
<line> co*e*ivas. Com* espaço qu* f*m*nta a formação de </line>
</par>
<par>
<line> agentes cult*rais, bem *o*o desenvolvimento d* leitur*, e* uma perspectiva de inclu*ão o </line>
<line> *ocial, a Cas* An*sio Teixei*a encanta s*us cola*o*ad**es, v*s*t**tes e o p*bli*o **nef*ciá*i* </line>
</par>
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<line> de su*s açõ*s. Na Casa, a l*i**ra ganh* uma co*cepção **r*ngente de a*ão que amplia </line>
<line> a </line>
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<line> percepção *o sujeito </line>
<line> para atuar no presente, re*ortando-se ao passado cultu*al e histórico. </line>
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<line> Assim, descreve-se a *asa An*sio Teixeira e parte d* sua histó*ia e *emóri*, e*fati*ando-se a </line>
<line> importância d** tes*emunhos, ra*tros e evidên*ias que contribuem para transformar e**a </line>
</par>
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<line> instituição em l*gar de encantamento. *as con*iderações finais, *econhece-se que Casa a </line>
<line> busca de*envolv*r pr*ticas culturais de lei*ura, o qu* não destoa *as concepç*es do *lust*e </line>
</par>
<par>
<line> educ*dor baiano, </line>
<line> além de valo*izar as memórias in*iv*duais e as col*tivas nas suas diver*as </line>
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<line> atividad*s, evitando cul*uar apenas o pa*sado, apenas a memór** de Anísio Tei*eira. </line>
<line> PALAVRA*-CHAVE: Memória. Histór*a. *ncant*m*nto. Casa Anísio Teixe*ra. </line>
<line> ABSTRA*T </line>
<line> This article rec*gni*e* *hat houses fasc*nate a* narrativ* elemen*s and, with the help of </line>
</par>
<par>
<line> ob*ec*s *hat *onstitut* them, contextual*ze </line>
<line> *isto*y and memory. *on*ider *asa Anís*o </line>
</par>
<par>
<line> T*ixeira, </line>
<line> an insti**tion loc**ed in the munic*p*lity of Cae*ité-*ah**, as a </line>
<line> place of </line>
</par>
<par>
<line> ench*n*ment, because it is made up *f individua* and collecti*e memori*s. It record* th*t th* </line>
</par>
<par>
<line> House *as been </line>
<line> re-sig*ifyin* its past, </line>
<line> and especi*lly i*s p*ese*t, through </line>
<line> cu*tural </line>
<line> a*tion* </line>
</par>
<par>
<line> c*nstituted o* i*di*i*ual a*d collect*ve memori*s. As an a*ea that fo*ters the formation of </line>
</par>
<par>
<line> c*ltural age*ts, as </line>
<line> wel* as the development of r**ding, in a per*pective *f social inclusion, </line>
</par>
<par>
<line> Casa </line>
<line> Anísio Teix*ira enchan*s its c**la*orators, visit*rs </line>
<line> and t** *enefi*iary pub*ic of </line>
<line> its </line>
</par>
<par>
<line> actions. I* the H*u*e, readi*g *ai*s a c*mpre*e*sive conception of action that b*oadens the </line>
</par>
<par>
<line> sub**ct's perception t* act in the pr*sen*, refer**n* to </line>
<line> the cult*ral </line>
<line> and hi*torical past. Th*s, </line>
</par>
<par>
<line> C*sa </line>
<line> Anísio Teixeira and </line>
<line> par* of i*s histo*y and memory *re </line>
<line> describ**, emphas*zing </line>
<line> t he </line>
</par>
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<line> *mport*nce of the testimonies, traces a*d evid**ces that con*ribut* t* **a*s*orm t*i* insti*ution </line>
<line> as a pl*ce o* en**antment. In *he final considerations, it is r*co*ni*ed that the Casa seeks to </line>
</par>
<par>
<line> deve*op cultural *ractices of reading, w*i*h </line>
<line> d*es n*t deviate f*om </line>
<line> * he </line>
<line> c*n**ptions of </line>
<line> t he </line>
</par>
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<line> i*l*strious Bahian educ*tor, in addition to va*ui*g *ndivid*al a*d collect**e m*m*ries in the*r </line>
<line> *arious activitie*, avo***** worshi*ing only the past, memor* of Anísio Teixeira. </line>
<line> Key words: Memory. Hi**ory. Enchan**e*t. Casa A*ísio Tei*ei*a. </line>
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<par>
<line> Re*. F**, Teres*n*, v. 15, n. 1, a**. 12, p. 203-217, *an./fev. 2018 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revi**a </line>
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<line> C*s* Aní*io Teixeira: histó*ia, memóri* e enc*ntos </line>
<line> 205 </line>
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<line> 1 IN**ODUÇÃO </line>
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<line> São f*scinantes a* histórias *ue s* co*t*m a *espeito de resi**n*ias em geral. To*a* </line>
<line> *arecem *uard*r, no* espaço* míni**s *u amplos, le**rança* * experiências de pes*oas que </line>
</par>
<par>
<line> *li *iveram e m*tivaram </line>
<line> as pres*nças, as vis*tas, esporád*c*s o* </line>
<line> não, *e outras *esso*s. Há </line>
</par>
<par>
<line> quem afir** </line>
<line> q* * </line>
<line> alguma* </line>
<line> casas ficam esque*idas, p*rqu* desaparec*ram </line>
<line> fi*i*am**te, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> *orque precisam de int*rve*ções da constr*ç*o ci*il, de**do a certo e*tado d* *egra**ção ou </line>
</par>
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<line> ai*d* po*q*e não são mais visita*as, utilizadas po* *u*m lá v*ve*, </line>
<line> poi* pa*saram a ser </line>
</par>
<par>
<line> p*op*ie*ade </line>
<line> de *utr**. *esmo </line>
<line> con*iderando t*is a*versidades ou distanciamentos, elas não </line>
</par>
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<line> são to*alme*te esquecidas. </line>
<line> Seja para ates*ar um período vivido, s*ja para enriquecer na*rativas, *inda que poucas, </line>
</par>
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<line> as *as** são tom*d*s como *lement*s que tor*am *e*i* e sig*ificati*as a* e*peri*ncias </line>
<line> e </line>
</par>
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<line> narrativ*s a elas relaci*nada*; *epre**n*am o **biente *u* favore*eu diálogos ou nã*; fo*am </line>
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<line> p*lc* de co*fl*tos </line>
<line> e problemas, ou deram abrigo e *con**e*o material, espi*i*ual ou </line>
</par>
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<line> emo**onal; representa* o espaço que *roporcionou o d**envolv*me*t* de pr*ticas c*lt*r*is, </line>
</par>
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<line> habi*idades pessoais e *oletiv**, jeitos ** ser d* estar em ou*r*s espaço*. Uma casa e </line>
<line> r*presenta, *ri*cipalmen*e, um espa*o de f*r*a*ão do ser *umano, com f*nali*ades diversas, </line>
<line> incluindo prep*ração e revi*or*men*o pa*a outras j*rnada*. </line>
<line> Sob o *onto de vista individual, uma casa t*r*a-se valoriza*a e importante po* razõe* </line>
</par>
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<line> * moti*ações </line>
<line> diversas: *or t*r uma </line>
<line> a**a de porto seguro, p*r se* </line>
<line> ambien** de experiên*ias </line>
</par>
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<line> marcan*es, singulares, *o* representa* </line>
<line> mod*r**dade ou u*a fase significat*va do passa*o, </line>
</par>
<par>
<line> reu*in*o go*tos, rotinas e *ost**es j* superados </line>
<line> ou nã*. Por mai* que s* queir* e </line>
<line> **ja </line>
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<par>
<line> esforço, não é possível fazer o tempo retr*ceder e tr*zer de vo*ta se*timentos, </line>
<line> *m*çõe*, </line>
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<line> vivência* tais qu*is *erma**cem *as memórias *e cad* um. </line>
</par>
<par>
<line> **ste ar*i*o, esses as*ec*os e outros relacionados serão abordados com* *l*mentos </line>
<line> co*s*itut*vos da história e da *emória de um l*gar. D* c*rta **r*a, a memória indi**du*l </line>
</par>
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<line> caracte**z*-se *e*as remin*scê*c*as v*lunt*rias inv*luntá*ias que afloram natur*lmente e </line>
<line> ou </line>
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<line> por *stímulo, *obretudo qua*do se depa*a com obj*tos, móv**s, fotos ou até me*mo a *rópria </line>
<line> cas* sendo explorada *u visitada. A*ui se c**sidera a memória individual como lembranças </line>
<line> aflorada* *ob o p*nto *e vi*ta da pessoa, lembranças rela*ionad*s à personalidade ou à vida </line>
<line> pessoal d* ind*ví*uo (H*LBW*CHS, 2003, *. 71). </line>
</par>
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<line> Rev. FSA, Teresi** PI, v. 1*, *. *, art. 12, p. *03-217, jan./fev. **18 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
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<line> *. O. Freitas, T. M. Pra*o, D. M. C. Neves </line>
<line> 206 </line>
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<line> T*ansformad* em mu*eu, centro de cu*tura ou af*ns, u*a casa torna-*e visível à </line>
</par>
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<line> *preciação alhe*a à remem*raç*o1 daqueles que poss*em algu* e </line>
<line> v**cu*o com el*, em*ora </line>
</par>
<par>
<line> promova a*os </line>
<line> d* comemoração2 de da**s. Passa, então, a </line>
<line> confi*ur*r </line>
<line> ambientação de outras </line>
</par>
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<line> *rátic*s, mas jam*is *s mesmas, ainda *ue *nvolvam rotinas organização pa*tadas *or e </line>
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<line> *r*diçã*. *s pess*a* e o *empo não são ** mesmos, portanto cult*ra *uda. Ao discutir a </line>
</par>
<par>
<line> sobr* o *ovo historicismo enq**n*o *endência **racte*izada </line>
<line> como prá*ic*s teóric*s </line>
<line> e </line>
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<line> interpr*tati*as que busquem recuperar circunstâncias históricas, r*la*iona*do-as c*m *s </line>
<line> dos </line>
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<line> suj*it*s na atualidade, Gr*enblat* (*991, p. 251) afirma: </line>
</par>
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<line> O* m*seus f*ncionam, em pa*te por seu p*ojeto * em parte * despeito deles pr*pri*s, </line>
<line> *om* monumentos * f*agilida*e das culturas, à queda *as instituições susten*ad*ras </line>
</par>
<par>
<line> * da* casas nobr*s, ao colap*o de r*tuais, ao esvaziament* de m*tos, aos </line>
<line> efeitos </line>
</par>
<par>
<line> des*ru*ivos da in*úr*a das guerras e à dúvida cor*osiva. </line>
</par>
<par>
<line> *reservar uma casa implica preserv*r alguns costu*e* e t*adições. Gagnebi* (20*9, p. </line>
</par>
<par>
<line> 97) argu*en*a que </line>
<line> estudar a *emór** é **a tarefa ética, não apenas a d*limitação </line>
<line> de um </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto de estudo. É certo que sabe*es, *bjetos, s*jeitos não são eternos. Evoluem, </line>
</par>
<par>
<line> t*ansfor*am-s*, desapa**cem *isicame*t*, mas pod*m s*rgi* nas </line>
<line> lembra*ças e </line>
<line> na*r*ti*as </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> forma de represe*tação, que prové* </line>
<line> da consciência do indivíd*o, *ant*ndo rel*ção *om as </line>
</par>
<par>
<line> *oisas. É i*portant* c*nsiderar que forças pressionam * oc*s*ona* mudanças nos es*aços, </line>
<line> mas há ta*bé* a *es*stê*cia **s c*stumes lo*ais, * que leva ao entendi*ento de que os </line>
<line> espaços se **ansforma* no curso da his*óri* (**LBWACHS, *00*, p. 162). </line>
<line> Para discutir *onceit*s de memóri* e hi*tór*a, a*ui se fa* uso d* aporte teórico a p*rtir </line>
<line> de autores como *osbsba*n (2013), *agnebin (2009) e Halbwa*hs (2003); baseia-se em </line>
</par>
<par>
<line> Greenbla*t (1991), par* falar em ressonân*ia e encantam*nto *e </line>
<line> um *uga*; também dia**ga </line>
</par>
<par>
<line> com Horello*-Lafarge (2010), ao tratar d* concepçõe* * mod*lidades *e práticas *ul*urais d* </line>
</par>
<par>
<line> leitur*, pois </line>
<line> estas constitu*m o principal ob*etivo *a **sa *nís*o Tei**ira, instituição </line>
</par>
<par>
<line> *oca**zada em Caetité-Bahia, considerada ne*te artigo como luga* de encantam*nto. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Gagne*in (2009, p. 55) co*t*apõe come*oraç**, comum*n*e asso*iada a atos religiosos e *e*e****ões d* </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Estado, ao </line>
<line> conceito *e remem*ra*ão, caracterizando-* </line>
<line> como "*e*surgências do passado no *re*ente". A </line>
</par>
<par>
<line> re*em**açã* permite, assim, que o indi*íduo *ã* se esqueça do passado, *ossib*lita*do que este a*a *o p**sent*. </line>
<line> 2 Co*emorar significa, muitas vezes, o ato de *epet*r o estabelec*do, o qu* foi classific**o d* maneira a aten*er </line>
<line> interesses q*e se repetem a cada período, p*r iss* *elebrações comemorativas s*o *arc*das pe*a fidelidade ao </line>
<line> passado, *or um disc*rso de memória enqu**to dever. Nã* implicam, portanto, a transformação d* presente </line>
<line> (GAGNEBIN, 2009, p. 5*-55). </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. *, art. 12, p. 203-217, jan./fev. 2*18 www*.fsanet.com.br/*e*i*** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cas* Aní*io Teixe*ra: história, memória e encantos </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCIAL *EÓ*ICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 Casa Anísio Teix*ir*: Presente e Passado Ressigni**cados </line>
</par>
<par>
<line> A **** A*ísio T*i*eir* é exemplo típ**o do tipo d* residê*cia que *on*ensa traços </line>
<line> qu* dão base para suscitar e*canta*en*o dos que a visita*, a partir *e *odo um *mbiente no </line>
</par>
<par>
<line> qual * visitante se insere, formado por hist*ria, t*adiç*es, cos*ume*, móveis, uten*ílios </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> c*so*, verídicos ou não, que *s levam a viver, pela imagi*açã* *etroativa, u* tem*o pas*ad* </line>
<line> h* m*is d* u* século. Espec*ficamente a C**a, ao re*lça* * figura do fi*ho mais il*stre que lá </line>
</par>
<par>
<line> nasc*u, o qual *e proj*tou nacionalmente como gra*d* </line>
<line> *ducador, d*spert* também, a*é por </line>
</par>
<par>
<line> *u*s realizações recentes, a imp*rt***ia da educação públi*a como promotora da d*m*cracia, </line>
</par>
<par>
<line> c*rne do p*nsame*t* </line>
<line> *ni*iano. A hi*tória </line>
<line> d* Casa e papel o </line>
<line> *o seu ***rono na *ducação </line>
</par>
<par>
<line> brasileir* são as ba*es que conduzem * visit*n** a esse reencontr* encan*a*o com o passado </line>
<line> d*stante. </line>
</par>
<par>
<line> *obrado co*onial construído *a primeira </line>
<line> década do século *IX, a Casa Anísio </line>
</par>
<par>
<line> Teixeira lo*aliza-se na Praç* da Cate*ral da c*dad* de Caetité-BA. C*sa na*a* de Anísi* </line>
</par>
<par>
<line> Teixeira, pertenceu a* D*. Deocle*iano *ir*s Teixeira, seu pa*, que a </line>
<line> adquiriu, em 18*5, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Ma*oel José *on*alves Fraga, com todo o m*biliári*, que s*b*iste, em p*rte, at* hoj*. </line>
<line> Em Caetité, essa casa é c*n*ec*da desde m*ito t*mpo co*o "O Sobrado". Nela, o Dr. </line>
<line> Deocl*ci*no viveu 45 a*o*, até s*a morte *m 1*30. T*ndo sido proeminen*e chefe político, a </line>
<line> *erta altura co*siderado "o gover*ador do sertão", *o*e-se calcular qu*nto de histó*ia p*ssou- </line>
</par>
<par>
<line> se nas *epen**ncias do Sobrado. Casado </line>
<line> s*cessivame*te com **ês ir*ãs Spínola, tev* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Doutor Deocl*ciano dezenove filhos, catorze do* </line>
<line> quais depois qu* passou a morar </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Sobrado. Seu 16º filho, aí nasc**o, fo* *nísio Teixeira. </line>
<line> Com a mo*te ** Deoc*eciano, o Sobrado passa a ser a residência de sua filha Celsina </line>
</par>
<par>
<line> Teixei*a L*d*ia a*é 1979, ano de se* f*leciment*. Des*e </line>
<line> então, por quase vinte anos, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Sobr*do ficou desocupado e fechado, *ob a gu*r*a *e Ieda Teix*ir* de Castro Neves, bis*eta </line>
<line> de Deocl**iano. Fec*a*o por tempo *rolo**ado, o Sobrado foi pau*a*inamente se </line>
</par>
<par>
<line> deteriorand*. A ce*ta </line>
<line> altura, ante ameaça de de*abam*nto que *oderia *correr frente às a </line>
</par>
<par>
<line> fortes chuvas do sertão, Ieda </line>
<line> e Haroldo Borges Rodri*ues Lima, outro bisn*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> De*cl*ciano, *a**ar*m er*uer uma grande plataforma que cob*ia to*a a casa, pro*ege*do-* </line>
<line> d*s chuvas. </line>
<line> O Sobrado foi recupe*ado * r*st*urad* *el* Governo da Ba*ia, em **ojeto e*ecutado </line>
<line> *el* Insti*uto de Patrimônio Artí*t**o e Cultural - IPAC, * ina*gurada em f*vereiro de 1998. </line>
<line> Rev. FSA, Te*es*na *I, v. 15, n. 1, art. 12, p. 203-217, j*n./fev. 2018 *ww4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. O. Freitas, T. M. Prad*, D. M. C. N*ves </line>
<line> 20* </line>
</par>
<par>
<line> No s*u conjunto ar**itetôni*o, pa*saram a funcio*ar um Centro de M*mória, uma Bib*ioteca </line>
<line> *ública, u* *ineteatr*, uma Sala de Cultura D*gita*, um *o*serv*tó*io de Música, além d* </line>
<line> outros **paço* que des**volvem ativida*es *ult*ra*s de l*itu*a. </line>
<line> As *ráticas c*ltu*ais de leitura *a Ca*a suscitam dif*re*tes reflexões a*erca da </line>
<line> pr*dução, recepç*o, *ediação e soci*lização dos textos. *ão vár*os as condições * os </line>
</par>
<par>
<line> contextos que def**em a for*ação ** leitor. Cad* um </line>
<line> po*e es*abele*er a melhor (*u pi*r) </line>
</par>
<par>
<line> re*ação com </line>
<line> os textos de*e*de d* que **alog* co*sig* e com os out*os; d*pende **s </line>
</par>
<par>
<line> ress*gnificaçõe* que co*segu* a**ibuir </line>
<line> ao que leu e *** resu*tados. Par* *orellou-La*arge </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Segré (2010, p. 1*5), </line>
</par>
<par>
<line> As ma*ei*a* de ler d*p**dem das </line>
<line> co*dições da *eitura, dos *omentos e do tempo </line>
</par>
<par>
<line> que lhe são *onced*dos, do pap** simbó*ic* que lhe é atribuído. *pare*teme*te, as </line>
</par>
<par>
<line> modalid*de* da leitura são tan*o unificadas - gene**lizou-se a leitura c*mo </line>
<line> práti*a </line>
</par>
<par>
<line> indi*idual, par*icular, que se ef*tua quase sempr* *o silêncio - </line>
<line> qua*to </line>
</par>
<par>
<line> di*e**ifi*a*a*, *evi*o à v***edade dos textos, *s múltiplas situações d* *eitura, às </line>
<line> exper*ências anter*ores de le*tura qu* cada um tem. </line>
<line> C*mo as referidas autoras d*fendem, há uma **rca de sociabilidade n* leitura, visto </line>
<line> que pressu*õe t**cas. Por *er sido emprestado, d*do, sugerido, comentado p*r outra pessoa, o </line>
</par>
<par>
<line> *ivr* inicia *ma comunicação, *m* *nteração co* o </line>
<line> outro e com o meio, por*ue "leitura </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> uma fonte de diálogos, de discussões; l*i*ura e diálogo se *utrem e refor**m - * nã* ser q** </line>
</par>
<par>
<line> revelem e ressaltem u* de*acordo, </line>
<line> uma antinomia, uma i*comp*tibilidade - * ligaçã* </line>
</par>
<par>
<line> e*istente entre as pessoas em ca*sa" (*ORELLOU-LAFA*GE; *E*RÉ, 2010, p. 1*6). </line>
<line> Para a autor*, *ssoci**a * imagens, ao áu*io, a prática de leitura se *o*sol*da em m**s </line>
</par>
<par>
<line> uma modalidade, a </line>
<line> coletiva. De f*to, s*m subs*itui* as prá**c*s individuais, a televisão e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> internet *s*imulam pe*soas </line>
<line> a </line>
<line> *o*ializar *p*niões e in*ormações; a d*finirem g*stos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> arg*mentos, deixando-se co*duz** * *o mesmo t*mpo conduzin*o su*s e*colhas. </line>
<line> A leitura oral * colet**a e a leitura silenciosa e ind*vidual são, assim, escolha* * </line>
<line> adapta*ões a um* *i*u*ção. A forma de *iver, o lu*ar, as c*m*an*i*s, os obje**vos pessoais e </line>
</par>
<par>
<line> p*of*ssionai*, as necessidades, tudo contri*ui p*ra a de*i*iç*o das </line>
<line> práticas e m*d*lidades de </line>
</par>
<par>
<line> *eitura. </line>
</par>
<par>
<line> Perce**-se que a *epresen***ão da Casa Aní*i* *eix**ra p*ssa pelo reconhe*im*nto de </line>
<line> que el* desenvolve di*erentes práticas de leitu** e por ab*i*ar m*mó*ias individuais e </line>
</par>
<par>
<line> coletivas *e </line>
<line> um </line>
<line> passado que virou </line>
<line> história d* o*trora e de </line>
<line> *m </line>
<line> passado r*cente que </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina, v. **, n. 1, art. 12, p. 203-21*, jan./fev. 2018 </line>
<line> www4.*sa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Casa Anísio Teixei*a: *istória, memória e encantos </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> ressig*ifico* sua existênci* e **ntinua na pers*ec*iva de **m*reender a *ida soci*l do </line>
<line> presen*e e reme**rar * p*ssado. </line>
</par>
<par>
<line> Discor*end* so*re o sentido do pass**o, Hobsbawm (2013, p. 2*) reconhece que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> d*mínio dele nã* implic* um* imagem </line>
<line> de im*bili*ade social; mesmo *ra*icional, uma </line>
</par>
<par>
<line> sociedade não é e*tática * imutável. As mudanças e as inovações podem oco*re* em *ualquer </line>
</par>
<par>
<line> meio e necessariamente não </line>
<line> espelh*m experiên*ias </line>
<line> ant**iores. De fato, voltar no tem*o n*o </line>
</par>
<par>
<line> restabelece * p*ssad*, ne* mesmo iss* se conf*gura como um a*s*io das nov** soci*dades. </line>
<line> Pode-*e falar em s*u*ade, no*tal*ia, vontade de con*tituir o pr*sente com ma*cas *o passado, </line>
<line> seja na forma de conhecimento, h*bit*s, valores, principalmente na perspectiva de *onstitui* o </line>
<line> *resente * p*rtir das *ontribuiçõe* de diferen**s épocas, *a*a a su* importância, *ignificado e </line>
<line> *tilidad*. </line>
</par>
<par>
<line> Tratando da restauração de *difícios, </line>
<line> por exem*lo, E*ic *obsbawm (2013, p. 30-31) </line>
</par>
<par>
<line> c*nsider*-a u* me*o d* restabelecer o </line>
<line> passado, o que *ã* se *erifica *uando se pretende </line>
</par>
<par>
<line> rest*ura* cer*o* comportamen*os, </line>
<line> *omo os qu* dizem r**peito à v*l*a moralidad* e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> liberdade. Diferen**s são os aspe*tos seleciona*os par* as t*ntativas de restauração, q*e *ode </line>
<line> se* efe*iva ou simbóli*a. Pa*a ele, certas a*ões qu* *ret*n***m ser *est*u*açõe* são </line>
</par>
<par>
<line> verdadeirame*te "ino*ações </line>
<line> que usam ou pretendem usar elementos d* um pa*sa*o real ou </line>
</par>
<par>
<line> imagin*rio" (HOB*BAWM, 20*3, p. 3*). </line>
<line> O a*tor afirma que a reje*ção ao *assado surge quando uma inovação é cons*derada </line>
<line> como algo inevitável ou *ocia**ente desejável. O valor da inves*igação histórica sobre "o que </line>
</par>
<par>
<line> de fato aconteceu" para * solução </line>
<line> desse *u </line>
<line> daqu*le p*oble** es*ecí**co do pre*ente e do </line>
</par>
<par>
<line> f*turo é inquestionável, e tem dado novo alento a algumas ati*idades histó**cas u* tanto </line>
<line> antiqua*as, desde que essas sejam associad*s a pro**emas bem mo*erno*. </line>
<line> Após a **stau*ação da Casa Anísio *eixeira, o foc* das atividades lá desenvolvi*** </line>
<line> sempre foi a **itura, considerada como co*j*nto de *ções que *is*m ao domínio de outros </line>
<line> co*hecimentos intelectuais, emocio*ais e soci*is, a p**tir do desenvol*imento de habilidades </line>
</par>
<par>
<line> como obse*vação, </line>
<line> deci*ração, reflexão, ass*ciação, interpr*ta**o, representaç*o e crítica. A </line>
</par>
<par>
<line> institui*ão sem*re es*imulo* e acolheu propostas açõ*s *e leitura, compreende*do que, e </line>
</par>
<par>
<line> assim, estaria contrib*in*o para desen*olvime*to de habilidades in*iv**uais cole*iv*s, </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> além de *emocr*tizar o saber, à luz do pensa*e*to *nisia*o. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresi*a PI, v. 15, n. 1, art. 12, p. 2**-217, *a*./fev. 2018 </line>
<line> ww*4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. O. Freitas, T. M. Pra*o, D. M. *. Neves </line>
<line> 210 </line>
</par>
<par>
<line> 3 AN*LISES * D*SCUSSÕES </line>
</par>
<par>
<line> 3.1 História * Mem*ria: Narrativas, Testemunhos, E*idên*ia* </line>
</par>
<par>
<line> Ao disco*rer sobre me*ória coletiva * es*aço, *albwachs (2*03, *. 1*7-158) *eflete </line>
</par>
<par>
<line> que: </line>
<line> Nosso ambiente ma*er*al t*az ao *e*mo temp* a nossa marc* e a dos out*os. Nossa </line>
<line> *a*a, nossos mó**is e a maneira c*mo são arrumados, to*o o arranjo *as p**as em </line>
</par>
<par>
<line> que vivemos, nos lemb*am </line>
<line> nossa **mília e os *m*go* que vem*s *om f*equência </line>
</par>
<par>
<line> nesse *ontexto. Se vivemos sós, a região do espa*o qu* nos circunda de modo </line>
<line> pe***nen*e e su*s diversas part*s *ão *efletem apenas o que nos distingue de todos </line>
<line> os *u*ros. Nossa cultura e nossos g*stos aparen*es na *sco*ha e na disposição desses </line>
</par>
<par>
<line> *bjeto* </line>
<line> em gr*nde medi*a se ex*licam pelo* laç** que s*mpre no* l*ga* a *m </line>
</par>
<par>
<line> núme*o eno*me de *ociedades sensíveis e **visív*i*. </line>
<line> Halbwachs (20*3) consid*ra os indiví*uos insufi*ientes para se confirmar o* record*r </line>
<line> um* lembran*a, cons*de*ada como "u* acontecimento *istante no tempo" (p. 55). I*diví*uos </line>
<line> est*o ligados a dive*sos ambientes; distancia*-se e out**s vez*s ap*oximam-se das pes**as e </line>
</par>
<par>
<line> do espaço em que aconteceu o *ue mot*v* recordação. A lembrança **itas vezes a </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> dispersa entre os muitos ambientes, sujeit*ndo-se às in**uências do mei* so**al. Ele lembra </line>
<line> com* "É muito comum a*r*bu*rm** a n*s mes*os, c*mo s* apenas *m nós ** originas*e*, as </line>
<line> *deias, reflexõ*s, s*nti*entos e emoçõ*s que nos foram inspirada* pelo nosso g*upo" </line>
<line> (HA*BWACHS, 2003, *. 6*), o que po*e gerar uma percep*ã* de maior força da mem*r*a </line>
<line> indiv*dual. Para *sse autor, * lemb**nça, *o e*tan*o, **nstitui-se do emar*nhado formado </line>
</par>
<par>
<line> pel*s muitos pens*mentos *oletivos. H**bwachs reconhece a existê*cia </line>
<line> d* memó*ias </line>
</par>
<par>
<line> in*ivid*ais e memórias cole*i*as; elas inter**netram-se. E*ta* contêm aquel*s, ma* </line>
<line> n*o </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> **nfund*m com elas. </line>
</par>
<par>
<line> Assim sendo, é oportuno *efletir que e*sa int*r*e*etração de memó*ias **ia *m </line>
</par>
<par>
<line> ambiente favorável aos regist*os históricos, pe*mitindo, </line>
<line> inclus**e, que s*jam reconta*os </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> alimentados c*m out*as perc*pções e ocorrênc*as. *ara Halbwachs (*003, p. **), </line>
<line> A hi*tória nã* é todo o pa*sado * *amb*m não é tudo o que *esta do passad*. *u, por </line>
<line> assim *izer, ao lado de uma história es*rita h* um* hist*ria viva, qu* se p*rpetua ou </line>
<line> se *enova atrav*s do tempo, na qual s* pode enc*ntrar *ov**ente em grande nú*er* </line>
<line> *essa* correntes ant**as que desapa*eceram apenas em apar*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> J*anne Mar*e Gagnebin (2*09) afirma *ue a histó*ia se apoder* do pa*sa*o </line>
<line> pa r * </line>
</par>
<par>
<line> entend*r e d** res*o*ta* </line>
<line> no presen*e. De*ende que </line>
<line> os fa*os são enxergados por meio do </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. *5, n. 1, art. 12, p. 203-217, jan./fev. 2018 </line>
<line> *ww4.***net.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Casa Anísio Teixeira: história, memória e encantos </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> di*curso. Assim, *omo o *isto*i*do* possui uma ide*tidade e pe*tence * *m grup*, é váli*o </line>
</par>
<par>
<line> diz*r que a história que ele con*a tra* marcas e **pressões pessoais. Ap*esen*a evidênci*3 </line>
<line> , </line>
</par>
<par>
<line> t*stemunho4, mas também * rastro5. </line>
</par>
<par>
<line> Na Ca*a An*sio T*ixeira, </line>
<line> é </line>
<line> grande o </line>
<line> a*e*vo </line>
<line> de documentos manu*crit*s, de cartas </line>
</par>
<par>
<line> e*viadas e rece**das pelos seus moradores q**, ao l*do de objet*s e m*biliári*, e também de </line>
</par>
<par>
<line> *ecorações ant*g*s </line>
<line> de par*de* restauradas, c*ntr*bu* </line>
<line> p*ra *epor a pres*nça de seu *as*ado. </line>
</par>
<par>
<line> *estem*nh*s * registros dos que lá viveram evidenc*am-** não *ó *m textos epistol*res, como </line>
</par>
<par>
<line> e* móveis, *oupas, objetos pessoais fatos narrados, cont*ibuindo para que os *isitantes se e </line>
</par>
<par>
<line> apr*priem da hi*t*ria *a *amília Teixeir*, *ons*de*ada *nfluente e im*ort*nte par* * </line>
</par>
<par>
<line> desenv**v*mento da sociedade local e regional. Um registro de de**obramento *inda *endent* </line>
<line> é o que se refer* a um gross* li*ro d* *notaçõe* anterio* *o Dr. Deocleciano. </line>
<line> O livro em pa*ta foi iniciado po* Antônio José Teixei*a, pa* d* Deoclec*ano e outros. </line>
<line> Durante anos, o Ant**i* José T*ixei** registro* no re*erido livro tod** *s c*sament*s, </line>
</par>
<par>
<line> n*scime*tos ou mortes h*vida* *ntre seu* familiares. De*cle**ano, </line>
<line> *u*ndo </line>
<line> *orre seu pai, </line>
</par>
<par>
<line> registra seu falecim*nto * es*re*e que co**i**a*á a feitura do liv*o, o que de fato aco*t***u. </line>
<line> *s *egistr*s são ac*mpanhados de infor*ações relati*as *os fatos mencionados. Dos </line>
<line> casame*tos, noticiavam-se, po* exemplo, os nome* d*s c*njuges, suas f*mílias, eventuais </line>
<line> *argos ocupa*os pel*s parente* * os dotes entre*u*s aos *ube*tes. </line>
</par>
<par>
<line> Quando **l*ceu Deoclec*ano Teixei*a, su* f*lh* Celsina T**xeira L*deia rel*ta * </line>
</par>
<par>
<line> enterro e dec*ara que c*nti*uar* a confec*ão do livro. Todos os paren*es que tinh*m filhos ou </line>
<line> se *as*vam env*avam os dados p*ra a D. C*lsina, *ue *s r*gistr*va, segui**o os mode*os do </line>
<line> pai e av*. </line>
</par>
<par>
<line> Quando Haroldo Lima, já r*fe*ido bisn*to </line>
<line> de D*oclec*ano * filho de C*eti*é, esteve </line>
</par>
<par>
<line> co*o pr*so po*í*ico *o **es*dio d* B**ro B*anco, em Sã* *au*o, escreveu a sua tia C*l*ina, </line>
<line> em 19**, uma ca*ta sol**itando cópia do livr* para estud*s que desen*olvia no presíd*o co* </line>
<line> *utros presos políticos. Para sua sur*re** recebeu o origi*al do l*vro, em pl*na cadeia. De*ois </line>
</par>
<par>
<line> da anistia de 1979, o </line>
<line> li**o *oi devolv*do por Harold* a dona Celsina. *om o fa*ecimento </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 3 </row>
</column>
<column>
<row> Evidênci* é aquil* q*e co*prova a narrativa, o fato. *obs*awm (2*13, p. 371) c*nsid*ra a* evid*ncias como </row>
</column>
</par>
<par>
<line> fatos *erificáveis, o* quai* fundamentai* n* ato *e escrever hi*tó*ia. </line>
<line> 4 Faz-se neces*ário t**a* * elucidação de Gagn*bin (2009, p. 57) para s* comp*eend*r o conceito de testemu*ha: </line>
<line> nã* só aquele que viu com os *róprios olhos, ma* t*mbém aquel* que *uviu a *arr*ção de ou*ra pessoa, </line>
<line> *assando a refleti* sobre o passado e podend* "ousa* esboçar uma outr* história". </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 5 </row>
</column>
<column>
<row> É importa*te consider*r * rastro * luz d* pensame*to de G*gnebin (2009, p. *13): "quem *eixa ras*ros não o </row>
</column>
</par>
<par>
<line> faz </line>
<line> com in*ençã* de tra*smissão ou signi*icação", portan** há que se consider*r rastro não só a escrit*, </line>
<line> como </line>
</par>
<par>
<line> *amb*m qualquer marca fruto do acaso, da negligência ou mesmo da violênc*a, visto *ue pode s*r *efinido como </line>
<line> presença a*se*te, ou se*a, aquil* que nã* s* pode co**rovar, inclus*ve por ter *i*o apagad*, mas existiu. </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 1, a**. 12, *. 20*-217, jan./fev. 201* *ww4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. O. *reitas, *. M. Prado, D. M. C. Neves </line>
<line> 212 </line>
</par>
<par>
<line> dest*, o li*ro fo* l*vado *a*a o *io de Janeiro, es*ando em mãos de uma bisnet* *e </line>
<line> D*oclecian*, subsi*tin*o a ideia de o me*mo vol*ar à Cas*. </line>
<line> Ent*e as m*mórias que n*o s* escolhem, *as *ue se rea*ivam dia*te de l*gar*s, atos </line>
</par>
<par>
<line> ou obj*tos, *u mes*o *m gesto, válido ressaltar os rel*tos acerca de aromas e *abo*es é </line>
<line> típicos da* cozinhas da Casa, além dos m*vi*entados eventos reli*iosos favorecidos *ela </line>
</par>
<par>
<line> capela </line>
<line> intern* d* residência, i*cl*indo </line>
<line> a hospit*li*ade oferecid* a *is*os e *u**os </line>
</par>
<par>
<line> *eprese*tant*s da igreja. Registre-se, ainda, c*de*ra a </line>
<line> de bal*nç* </line>
<line> que deu assento a </line>
<line> qu** </line>
</par>
<par>
<line> *o**ndav* c*nversa* e n*rrati*as de *egócios </line>
<line> e da v**a c*ti**an*, a saber, o velh* </line>
</par>
<par>
<line> Deoc*ec*ano e, p*steriormente, sua fi*ha Celsin*, última herdei*a a habitar a Casa. </line>
<line> E*tre outr*s re*emo*ações do passado, há aquelas que se esco*hem e as que surgem </line>
<line> no pensamento, *em qu* t*nham sido re*omadas *u dire*iona*as por algu* *otivo. Sejam </line>
<line> festivid*des realizada* na Casa, o* ainda os almoços e j*ntares diante da grande mesa *ue lá </line>
<line> ain*a *e *ncontra na *ala *e ref*ições. Essas, *ertament*, s*o lembranças que p*dem, ou não </line>
<line> tra*er fel*cidade, prazer, e *odem r*pr*s*nt*r o q** s* *retende fazer d*rar por muito te*po e, </line>
</par>
<par>
<line> por *sso, norm*l**nte, são </line>
<line> cultivadas, são co*entadas, tratadas para </line>
<line> n*o sucu*bi* ao </line>
</par>
<par>
<line> esquecimento. Por outro lado, há que se considerar que, em *a*o de lembr*nça *e va*or </line>
</par>
<par>
<line> neg*t*vo, *ode pos*ibilitar ao indivíduo a *omp*eens** da própria </line>
<line> *istó*ia, a *erc*pção dos </line>
</par>
<par>
<line> fator*s que levaram a dete*m*nada condição de vida, entre *antos outro* pensame*t** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssõe*. </line>
</par>
<par>
<line> A sociedade há muit* vem d**onstran** *er propensa * pre*ervar a memó*ia relativa </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> grupo*, </line>
<line> costumes </line>
<line> e </line>
<line> i ndi ví duos </line>
<line> co*siderados </line>
<line> importa*t*s </line>
<line> para </line>
<line> o </line>
<line> surgimento, </line>
</par>
<par>
<line> desen*olvimento e exi*tênc*a de *m lugar, *e uma cultura. Sã* muitas as defesas para </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> **r*a* r*presentaçõ*s não ***am es*uecidas, * que tor*a a vid* huma*a sem*r* ass*cia*a ao </line>
</par>
<par>
<line> passado, nunca desprovida dest*, *aí porque a história ganh* *mportância, visto que tem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> função de explicar o presente, ou *e*mo r*sponder ao presente, apoderan*o-se do passa*o. </line>
</par>
<par>
<line> Hal*wachs (*00*, *. 160) afi*ma que a m*mór*a co*etiva muda *ia*te de </line>
</par>
<par>
<line> aconteci**ntos que trazem </line>
<line> *onsigo mudanças </line>
<line> nas relações do </line>
<line> *rupo com o *ugar. Isso </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> perceptíve* à med*d* **e observamos a inte*relação *ue se est*belece en*re *s indiví*uos </line>
</par>
<par>
<line> m*is velhos e os ma*s novos concomitanteme*te, e en*re os qu* co*vi*eram e* </line>
<line> um da*o </line>
</par>
<par>
<line> espa*o e momento, e outr*s que apare*e* de outro espaço e em **tro tempo, inclusive com </line>
<line> intenções e v**ore* diferente*. </line>
<line> Os **cantos da Cas* são des**rtados ainda que no seu ext*r**r. Narrati*as do hoje * </line>
</par>
<par>
<line> do passado *a*ientam a vontade a curiosidade do pass*nte e observador. O que o mo*iva? e </line>
<line> *ertamen** * supo*ição de que ali só é possível r*viver * passado em pensamento mas, </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 15, n. 1, art. 12, p. 20*-217, jan./f**. 2018 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C*sa *nísio Teixeira: história, memória e enc*n**s </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> cur*osamen*e, **ist* um present* trad*zido em ações e experiências *ue </line>
<line> envol*em </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *nc*ntam d*versos diferentes sujeitos; *s pessoas m**s s*mples e a* consideradas *a elit* e </line>
<line> c*ltural, to*a* com igual *p*r*unidade de *cesso ao que a Casa Anís** Tei*eira oferece: </line>
</par>
<par>
<line> práticas d* le*tura em </line>
<line> cad* *a*to, p**t*cas d* lei*ura fo*m*tadas, testadas, desenv*lvidas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsf*r*adoras </line>
<line> qu* conv*dam indivíd*os a </line>
<line> narra* histórias, e* um *xercício </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> encantamento e *e acolhi**nto. </line>
<line> 3.2 Olhares *e *ncantamento </line>
<line> O que atra* e fixa o o**ar de alguém ao c*nhecer ou revisitar uma casa que po*sui uma </line>
</par>
<par>
<line> au*a de pa**ado? Cômo*os, obje*os, ar*u**etura, tudo parec* </line>
<line> pren*er a *ten*ão, compondo </line>
</par>
<par>
<line> *n*e*samente a percepçã* de que **i *xperiências foram vividas, </line>
<line> histórias que podem ser </line>
</par>
<par>
<line> *etomadas o* rec*nstituídas. Sur*e * des**o d* s*ber ro*inas, funções e costumes da *asa. O </line>
<line> observador atento não ape*as vê o *ue ali est* c**t*do; *e*s* e sente e por vezes é até c**az </line>
</par>
<par>
<line> d* se sen*ir arreb*tado </line>
<line> com o q*e está a*recia*do. Assim, se car*cterizam os olhares de </line>
</par>
<par>
<line> en*antamen*o do vi*itante da Casa Aní*io Teixeira. M*smo sa*e*do que *la n** *ais abriga a </line>
<line> ro*ina e o movim*nto da famí*ia de Anísio Teixeir* e que foi *rrumada *om o que sobrou apó* </line>
<line> a passagem de muitos out*os f*miliares, o ob*erva*or ainda s* en*an*a, a* se deparar com o </line>
</par>
<par>
<line> berço que ac*lheu o e*ucador ilu*tre, por e*emplo. Regis*re-se que as f*mílias tinham </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> costum* de utilizar o me*mo be*ço para tod*s os filhos, ne*os e so*rinh*s que nasce**em na </line>
</par>
<par>
<line> m*sma </line>
<line> casa, di*erente d*s d**s atuai* em que a c*da filho q*e nasce, a famíli* *m boas </line>
</par>
<par>
<line> condições fin**ceiras monta um novo quarto. Cham* a </line>
<line> ate*ção tam*ém a escr*vaninh* e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ma que *ertenceram a* m*ni*o A**sio, segundo narrativ*s q*e se </line>
<line> ouve* durante *isita </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Ca*a. </line>
</par>
<par>
<line> Convém o*servar expectativas relativas à proprie*ade dess* *asa. Até </line>
<line> se referem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Ca*a de Anísio *eixeira. *ara mui*os, el* foi propriedad* de A**sio T*ixe*ra, </line>
<line> *or </line>
<line> i s** </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> comum observar pess**s supondo imaginando e*contrar m*rcas **nais *iverso* *a su* </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estada e/ou permanência **ssa moradia. Algu*as a*é de*ons*ram surpresa e estranhamento, </line>
<line> que se *ransforma* *m encantame*to, ao c**st*ta* **e a Casa Aní*io T*ixeira contextual*z* </line>
</par>
<par>
<line> como vivia a família ** Aní*io e e**õe, por *eio de c*r*azes, placas, vídeos e prátic** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> l*itura, algumas ideias e sonhos do ed**ad*r b*iano. </line>
</par>
<par>
<line> À* veze*, c*nh**er um luga* nã* é </line>
<line> su*icien*e p*ra </line>
<line> desper*a* o enca*tame*to </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> imediato. **itos aspe*tos passam *espercebi*os, logo ganha *mportâ*cia a conversa *e q*em </line>
</par>
<par>
<line> a*erta e seduz para a obse*vação do lug**. Nas casas aber*** visitação em geral, *sso à </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina P*, *. 15, n. 1, art. 1*, p. *0*-2*7, jan./fe*. 2*18 www4.*s*net.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. O. Freitas, T. M. *rad*, *. M. C. Nev*s </line>
<line> 214 </line>
</par>
<par>
<line> facilme*te </line>
<line> verificável. Objetos e </line>
<line> luga*es vistos às pressas ou m*sm* </line>
<line> desprovidos de </line>
</par>
<par>
<line> narr*tivas qu* *s mel**res contextu*lizem na c*sa n*o receb*m o valor e imp*rtâ*cia d**i*os </line>
<line> de ime*iat*. É com* se não fosse po*sível despertar, sozinhos, a a*enç*o; não *videnc*am as </line>
<line> experiênc*as que pro*orcio*aram. Como G*eenblatt (1**1, p. *5*-256) s*lienta, al*u*s tr*ços </line>
</par>
<par>
<column>
<row> e *aracter*s*icas f*nci*nam como ressonância e, *ntão, atr*em a percepção </row>
<row> 6 </row>
<row> enc*ntamento. </row>
</column>
<column>
<row> *u* leva ao </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O olhar po** diz*r-se *ncantado q*and* o ato d* atenção fecha um *írculo ao redor </line>
<line> de si mesmo, do qu*l, com exceção do ob*eto, tudo fica excluído, quando sua </line>
<line> intensidade bl*quei* todas a* imagens circ*nd*ntes, silencia toda* as voz*s </line>
<line> murmurantes. Para sua **rant*a, talvez o espec*ador tenha com*r*do um ca*álogo, </line>
</par>
<par>
<line> lido uma ins*riç*o na </line>
<line> parede, ligado * casset*. No momento de encantamento, </line>
</par>
<par>
<line> porém, t*do esse apara** *implesme*te p*ra de funcio*ar. </line>
</par>
<par>
<line> Por isso os olhare* d* </line>
<line> *ncanta*ento </line>
<line> d**envolve*-se </line>
<line> e </line>
<line> expre*sam-s* * cad* objeto </line>
</par>
<par>
<line> e/o* cô**do conhecido; a cada aç*o </line>
<line> que *e torna conhecida: na c*ntação, l*itura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *eat*alização de históri**, </line>
<line> na* </line>
<line> aulas e apresentações dos aprendizes </line>
<line> de música, nas </line>
<line> oficinas, </line>
</par>
<par>
<line> ent*e </line>
<line> outras. A </line>
<line> narr*ção que se ouve do funci*nário, quan*o se </line>
<line> visita a Cas*, env*lv* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> atenção do </line>
<line> *isitante, ao tempo em que </line>
<line> ele próprio, no seu esfo*ço de teatralizar ou contar </line>
</par>
<par>
<line> histór**s, age e fala, dei**ndo **an*parece* que gosta do que f*z a*i, com**ee*dendo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> imp*rtância ** seu t*aba*h* n* Cas* An*sio Te*xe*r*. Acomp*nhando os visitantes, repetindo </line>
</par>
<par>
<line> e *ssociando i*formaç*es e context*s, em uma </line>
<line> cl*ra tentativa de satisfazer c*ri*sidades, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> func*oná*io t*n*a d**pertar i*te*esse e pra*er de es*ar </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
<line> na C*sa Anísio Tei*eira. A se* </line>
</par>
<par>
<line> modo, de a*o*do com suas es*olhas, quem </line>
<line> aden*ra a Ca** </line>
<line> também per*ebe dei*a-se e </line>
</par>
<par>
<line> envolver pelo mudo di*l*g* que se e*tabelece: *omo tudo aquilo fun**on*va no p*ss*d*, que </line>
<line> valores, roti*as * ideia* *ircu*av*m ali; qu* importânci* ess* *assado tem para o p*esente, o </line>
</par>
<par>
<line> que c*muni*a, o q** desperta en*re </line>
<line> os ind*v*du*s que só c*nh*c*m a Casa * partir d* </line>
</par>
<par>
<line> restau*açã* em 1998, * entre </line>
<line> os i ndi ví duos </line>
<line> ainda vivos q*e tr*balharam, r*sidi*am *u *á se </line>
</par>
<par>
<line> hos*e*ar*m enq*anto e*a morada da família Teixeira. Cada olhar, certamente, revela </line>
<line> e*c*ntame*to na imp*rtância e du*ação da e*periência que teve. </line>
<line> Na percepç** dos ves*ígios d* passado, pr***i*alment* pela precar*edade *o objeto, </line>
<line> Green*latt argu*enta sobre o conceito *e ressonâ*c*a, que tem a função de exibi* vozes, de </line>
<line> ev*car a* forças culturais e dinâm*cas d*s qu*is * objeto emergiu. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 6 </row>
</column>
<column>
<row> Greenblatt (1991, p. 250) esc*arece be* * qu* aqui se consider* resso*ância: "o pod*r do ob*e*o exibido </row>
</column>
<column>
<row> de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> alcanç*r um m*ndo maio* além *e se*s limites form**s, de *vo*are* quem o* vê as *or*as c*ltur*is complexas e </line>
<line> dinâmi**s das quais emergiu"; a r*ssonâ*cia t*aduz a perc**ção da pr*car*e**de do *bjeto. </line>
<line> Rev. *S*, T**esina, *. 15, n. 1, **t. 12, *. 203-*17, jan./fev. 2018 ww*4.fsanet.c*m.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Casa A*ísi* Teixeir*: h*stória, memó**a e encant*s </line>
<line> *15 </line>
</par>
<par>
<line> *ntr* os momentos mais ressonante* </line>
<line> e*tã* </line>
<line> aq*eles e* </line>
<line> que obje*os s*postamente </line>
</par>
<par>
<line> cont*xtuais a*sumem vi*a própria, pro*uzem *m a*elo que rivaliza *om o do objeto </line>
</par>
<par>
<line> form**men*e privilegiado. Uma mesa, uma *ad**ra, </line>
<line> um *apa, muitas vezes </line>
</par>
<par>
<line> aparent*men** colocados apenas *ara </line>
<line> compor uma de*oração ambien*al para uma </line>
</par>
<par>
<line> *rande *bra, to**am-se sing*larmente expre*siv*s e signif*can**s, </line>
<line> nã* *omo "pano </line>
</par>
<par>
<line> de fundo", m*s como p*áti*as repre*entac*o*ais em s* ***mas instigado*as. </line>
<line> (GREEN*LATT, *9*1, p. 252). </line>
<line> V**e obse*var o quã* se torna relevante, na Casa Anísio Teixeir*, a prese*vaç*o d** </line>
<line> o*jetos e móveis, além *o *spaço físico que os abriga, mesmo que dispostos à luz do olhar </line>
</par>
<par>
<line> inovador d* quem *a*s*u orien**r * organiz*çã* do *u*a*. É certo que *ada sujeito pode a </line>
<line> atribuir sentidos ao que vê e ou*e, confo*m* sua experiência e conhe*imento histó*ico, * *u* </line>
</par>
<par>
<line> não </line>
<line> altera *uit* as represent**ões p*e*endidas e cultiv**a* p*la Ca*a. As evidências e a* </line>
</par>
<par>
<line> resso*âncias somam-*e co*stituin*o a hist*ria e a memó*ia do lu*ar, mistu*ando-se às leituras </line>
<line> que o sujei*o faz. </line>
<line> * CONSIDERAÇÕ*S **NAIS </line>
<line> O*serva-se que a Cas* Anísio Teixe*ra contribui para que Cae*ité * região atuem no </line>
</par>
<par>
<line> p*ese*te, *ransfor*ando-o cultural*ente, ress*gn*fic*ndo as açõ*s e *ar*as </line>
<line> do passado. É </line>
</par>
<par>
<line> uma casa *ue a*rai o* olhare* d* quem adentra a cidade, dada *ua local*za*ão, su*c*tando, </line>
<line> assim, des*jos de con*ecê-la. </line>
<line> Ao refle*ir so*re significados e ho*rores de Ausch*itz, durante * períod* nazista </line>
</par>
<par>
<line> alemão, J*anne Ma*ie Ga*nebin </line>
<line> (20*9. p. *00-10*) fala da impor***cia </line>
<line> de se lut*r cont*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> esqu*cimento. Le*bra que Nietzsche ad*itiu *m esq**cer natur*l, con*iderado necessário à </line>
</par>
<par>
<line> vi*a, e n*sse viés s* p*rcebe *ue o *e* hu*ano </line>
<line> nã* consegue guarda* n* memória tudo que </line>
</par>
<par>
<line> e*perim*ntou. Por outro lado, regi*tra *ue "existe* outra* formas *e esquecim*nto, </line>
</par>
<par>
<line> duvid*sas: não sa*er, saber, mas n*o </line>
<line> querer saber, fazer de cont* que não s* sa*e, denegar, </line>
</par>
<par>
<line> rec*lcar" (GAGNEBIN, *009, p. 101). </line>
<line> Passa, então, a defender que se lute </line>
<line> contr* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> esquecimento, a fim de que * passado nazista não se re*ita. Não propõe lembrar o p*ssado </line>
</par>
<par>
<line> por lemb*a*, mas a consci*n**a dos fatos, a certeza d* que as ex*eriências e narr*t*vas </line>
<line> **o </line>
</par>
<par>
<line> foram i*ven*adas. Ess* é uma boa proposiçã*, pois remete à *on*epç** do q*ã* é *m***tante </line>
<line> apoiar-** no pas*a*o para ressign*ficar o *rese*te. </line>
<line> É oportu*o *bs**v*r que algu*as ações l*v*m *o esq*ecim*nt*, como o *to de ig*orar </line>
</par>
<par>
<line> * *ue o *assado </line>
<line> represent* (*o *as* *specífico d* Au*chw**z), s**a por medo, vergo*ha ou </line>
</par>
<par>
<line> mesmo vo*t*de *e faz*r d*sap*recer o que não f*z mai* parte *o *r*se*te. </line>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 15, n. 1, art. 12, p. 203-217, *an./f*v. 2018 www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> R. O. Freitas, T. M. Prado, D. M. *. Neves </line>
<line> *16 </line>
</par>
<par>
<line> Gagne*in *firma a importância de *em*rar o passado, o que nã* significa cu*tuá-lo; </line>
</par>
<par>
<line> prefere, portant*, falar e* r*memoração e não </line>
<line> em co*emoração ou c*l*braç*o. É oportuno </line>
</par>
<par>
<line> di*er que o **o de e*cl*recer est* re*acio*a*o ao *to *onsciente e rac*o*al ** observa* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> com**eender o prese*te media*te **álise d* acont*cimen*os passados, sabendo, inclusive, que </line>
<line> o passado não se repetirá. *e o*tro ***o, é nec*ssário articular o *a**ado c*m *s *rgênci*s </line>
<line> do *osso tem*o presente. </line>
<line> Em se tratando *a* c*lt*ras que hoj* a Casa Anísio Teixeir* *epr*s*nta, b*m com* </line>
<line> suas aç*es de f*mento à leitura e conseque*t* prepar*ção d* sujeitos, o*ser*a-se *ue e*a vai </line>
</par>
<par>
<line> ganhand* es*aço * ampliand* sua his*ór*a, principalme*te porque vem co*tribuindo pa** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*ento de habilidades artísticas, para a formação de a**ntes de cultura, para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> enten*imen*o a*ual de com* é participar de *olíticas cu*turais. Essa s*tuação leva a crer que a </line>
</par>
<par>
<line> Casa a*ua forte *a com*reensão de educação </line>
<line> co*o vida digna e i**lusiva, po*s el* </line>
<line> *ão </line>
</par>
<par>
<line> trabalh* </line>
<line> *ão </line>
<line> somente </line>
<line> no senti*o de resgata* o pas*ado d* famí*ia Teixeira n*m *a *ida*e de </line>
</par>
<par>
<line> *aetité; não viv* de cel*brações, em*ora realize a*gumas. A *asa encanta por*ue se t**duz </line>
<line> como lugar de história * *e m*mórias, *br*ndo su*s portas e ações para q*em se interesse por </line>
<line> mant*r vi*as al*umas pr*ticas culturais: conserv*r l*m*r*nças, cultivar e reconhecer o valor </line>
<line> d* memó*i*, desenvo*vend* no presente ações qu* não per*item o esquecimento. </line>
<line> A *r*nc**al preoc*pação da Casa *nísio Teixeira n** é o resgate do pass**o, *as o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de </line>
<line> práticas cult*rais de lei*ura, a partir da *emória da própr*a </line>
<line> a*ão </line>
</par>
<par>
<line> educaci*nal de An*sio. Is*o tem pro*u**do r*sultados satisfa*óri*s no que diz resp**to ao </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de h*bil***des ar*í*ticas </line>
<line> diversas: mús*ca, con*ação </line>
<line> d* histórias, </line>
</par>
<par>
<line> teatralização de histórias, dança, leitura de histórias, art**anato, entre outra*. A* ações da </line>
</par>
<par>
<line> Ca*a </line>
<line> não destoam da *on*epç*o d* Anísio Teix*ira sobre * </line>
<line> educação, * que pressu*õe </line>
</par>
<par>
<line> re*peito </line>
<line> às suas pr*ncipais ações em defesa de suas convicções, *ma *ele*ração do seu </line>
</par>
<par>
<line> pensa*ent*, *ão u* culto a sua pes*oa. </line>
<line> Co*o o presente e o f*turo s*o marcados por incertez**, apes*r do de*ejo e até m*smo </line>
</par>
<par>
<line> d* ações h*manas no sentido de </line>
<line> prev** ou mon*ar um modelo de futur*, é funda*enta* </line>
</par>
<par>
<line> reconh*cer a memória coletiva como meio p*ra que os indivíduos pe*man*çam e* um tempo </line>
<line> re*l, haja *ista sua função de ent*elaçamento das m**óri** *ndividuais. Assim, concretizam- </line>
<line> se os e*cantos pessoa*s e a histór*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina, v. 15, n. 1, a*t. 12, p. 203-*17, jan./fev. 2*1* </line>
<line> www*.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ca*a A*ísio T*ixeira: história, memó*ia e enc*ntos </line>
<line> 2*7 </line>
</par>
<par>
<line> R*FERÊN*IAS </line>
<line> GAGNEBIN, J. M. *e*brar e*crever e*quece*. 2ed. São Paulo: E*itora 34, **09. </line>
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<line> *ont*ibuição dos *utores </line>
<line> R. *. Frei**s </line>
<line> T. M. Prado </line>
<line> D. *. C. Neve* </line>
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<line> 1) concep*ão e p*an*jame*to. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
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<line> 2) análise e *nterpre**ção do* dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) e*abora*ã* do rascunho ou na rev*sã* crític* do con*eúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) par*i*ipação na aprova**o d* v*rsão fi*al *o *anuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. 15, n. 1, art. 12, p. 2**-2*7, ja*./*e*. 201* </line>
<line> www4.f*anet.co*.*r/revista </line>
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