“Só Existe Macho e Fêmea, o Resto é Gambiarra”: Analisando Discursos da Campanha Fala Homem / "Only There is Male and Female, the Rest is Quick Fix": A Analysis of Discourses of a Manifest
Resumen
Os comportamentos que temos hoje “pertencentes” a homens e mulheres e tidos como “normais” foram socialmente construídos e “no âmbito dos estudos sobre gênero e sexualidade, o tema da masculinidade adquiriu grande visibilidade nas últimas décadas. No final do século passado, o gênero masculino foi transformado em objeto científico” (HEILBORN, 2010, p.109). Eevidencia-se que existe um ideal de masculinidade, o qual está associado a diversos comportamentos e características que seriam representativas do homem ideal (SOBAL, 2005; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013). Esta pesquisa tem por objetivo compreender os diferentes posicionamentos discursivos manifestados por usuários de redes sociais sobre o que é ser homem. O método utilizado no presente artigo para coleta dos dados consistiu no uso da netnografia.
Palavras-chave: Masculinidade Hegemônica. Masculinidades. Netnografia. Gênero, Dominação masculina.
ABSTRACT
The behaviors that we have today "belonging" to the men and women and regarded as "normal" have been socially constructed and "under the gender and sexuality studies, the theme of masculinity has acquired great visibility in recent decades. At the end of the last century, the male gender was transformed into a scientific object "(HEILBORN, 2010, p. 109). Eevidencia-if there is an ideal of masculinity, which is associated with the various behaviors and characteristics that would be representative of the ideal man (SOBAL, 2005; CONNELL; MESSERSCHMIDT, 2013). This research aims to understand the different discursive positions expressed by users of social networks about what a man is. The method used in this article for data collection consisted in the use of netnography.
Keywords: Hegemonic Masculinity. Masculinities. Netnography. Gender. Male Domination.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.1.3
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