Branca De Neve: Contadora De Histórias / Snow White: Contadora Stories
Resumen
O presente artigo faz um estudo comparativo da personagem Branca de Neve em três diferentes mídias: a literatura, no conto infantil Branca de Neve e os sete anões, dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm; o cinema, no filme homônimo de 1936 dos estúdios WaltDisney; e as histórias em quadrinhos, através da minissérie As mil e uma noites derivada da revista mensal Fábulas, escrita por Bill Willingham e publicada no Brasil em 2007. Após fazer um breve passeio situacional pelastrês histórias, parte para o conceito de adaptação, conforme apresentado por Linda Huctheon (2006), verificando o processo de construção da personagem nas três mídias mencionadas, bem como a representação do feminino, com o apoio dos estudos de Marina Warner (1999). Aborda, principalmente, a figura da narradora dos contos de fada, e como ela toma formanas adaptações posteriores ao conto. Conclui que as versões mais recentes, mais exatamente a cinematográfica e a quadrinística, da mais voz própria para a personagem, observando as discussões de gênero que são levantadas pelas três histórias.
Palabras clave
Branca de Neve, personagem, narradora, contos de fada, adaptação.
Texto completo:
PDF (Português (Brasil))Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)