O DESAFIO TEOLÓGICO POLÍTICO ISLÂMICO-OCIDENTAL E OS ENSINAMENTOS FREUDIANOS

Maria Cristina de Tavora Sparano

Resumen


Nesse trabalho procuramos mostrar, através de um dos textos freudiano: Moisés e o Monoteísmo que os povos do oriente têm como fonte religiosa o monoteísmo. As questões levantadas por Freud, as questões do povo judeu, assim como as questões levantadas pelo Islã sempre padeceram de um mesmo mal – um  Pai,  convergência não apenas religiosa mas também política  para esses povos. O conflito entre árabes e judeus pode ser tratado como um sintoma atual de um problema que esta na origem desses povos. O sintoma expresso por essas civilizações tem impacto na sociedade globalizada por resistir à singularidade do sujeito. Analisar a sintaxe do sintoma paterno presente no homem e projetado na civilização pode contribuir para a compreensão, tanto do conflito humano quanto social da atualidade. A Ética da Psicanálise é exemplar ao tratar tais questões ético-políticas.


Palabras clave


Monoteísmo,Sociedade,Sintoma,Sujeito

Texto completo:

PDF (Português (Brasil))

Referencias


FREUD, S. Moises y La religion Monoteísta. In: Obras Completas. Ensaio CLXXXVI. Tomo III. 4. ed. Madri: Biblioteca Nueva, 1981a. pag. 3268

Bíblia Sagrada. Gênesis. Citado por HADDAD, J. A. O que é Islamismo?.São Paulo: Brasiliense, 2000 Cf.Haddad, J. O que é o islamismo?. São Paulo: Brasiliense, 2000. Pág.24.

Al- Andalûs: designa em árabe um espaço [a região da península ibérica submetida à dominação muçulmana durante sete séculos (711-1492) e uma formação político-cultural: (desenvolvimento artístico, científico e arquitetônico). In HOURANI, A. Uma História dos Povos Árabes. Tradução Marcos Santarrita. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

Medeb, A., Contre-prêches. In HABIB, S. “Abdelwahab Medeb”. Literatura Magrebina Língua Francesa. Paris: EDICEF AUPELF, 1996.


Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)