Mudança na Cultura do Exército Brasileiro: um Estudo de Caso no Comando Militar do Nordeste / Change in the Culture of the Brazilian Army: a Case Study in the Northeast Military Command

Gerson Ireno de Gouveia Filho, Maria Auxiliadora Diniz de Sá

Resumen


No mundo de hoje, onde as transformações econômicas, sociais e tecnológicas são muito frequentes, as organizações têm necessidade de que seus integrantes estejam dispostos a acompanhar estas mudanças, com o intuito de atingir os seus objetivos. A evolução da sociedade sugere a evolução da relação indivíduo/organização. Este estudo teve como objetivo geral investigar de que maneira oficiais integrantes do Comando Militar do Nordeste (CMNE) têm percebido a mudança na cultura do Exército Brasileiro (EB). A metodologia escolhida para o desenvolvimento da pesquisa foi a abordagem qualitativa, exploratória, descritiva e estudo de caso. Os dados foram coletados por intermédio de entrevistas por pauta, observações diretas não participantes e documentos. Para a análise dos dados utilizou-se a análise de conteúdo (BARDIN, 2011). Pode-se concluir que a maioria dos entrevistados reconhece a mudança na cultura do EB, sobretudo no que diz respeito à homossexualidade, à disciplina e tradição, bem como à feminilidade. Quanto aos significados da mudança, uns a entendem como desafiadora; outros a veem como progressiva. No que se refere às resistências, elas estão concentradas, sobretudo contra a homossexualidade e a feminilidade. Quanto às oportunidades percebidas, elas foram caracterizadas como progressista e frustrante.

 

Palavras-chave: Cultura Organizacional. Mudança Organizacional. Exército. Brasil.

 

ABSTRACT

 

In today's world, where economic, social and technological transformations are very frequent, organizations need their members to be willing to follow these changes in order to achieve their goals. The evolution of society suggests the evolution of the individual / organization relationship. This study had as general objective to investigate how official officers of the Military Command of the Northeast have perceived the change in the culture of the Brazilian Army (BA). The methodology chosen for the development of the research was the qualitative, exploratory, descriptive and case study. The data were collected through interviews by staff, non-participating direct observations and documents. For the analysis of the data was used content analysis (BARDIN, 2011). It can be concluded that most interviewees recognize the change in BA culture, especially regarding homosexuality, discipline and tradition, as well as femininity. As to the meanings of change, one understands it as challenging; others see it as progressive. As for resistances, they are concentrated, especially against homosexuality and femininity. As for perceived opportunities, they were characterized as progressive and frustrating.

 

Key-words: Organizational Culture. Organizational Change. Army. Brazil.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2018.15.3.2

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