<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *5, n. 5, art. 11, p. 200-219, *e*./ou*. 2018 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2018.15.*.11 </line>
</par>
<par>
<line> Reflexões Acerca da Violênci* P*aticada p*r A*olesc**tes e a Aplicaç** das Medidas </line>
<line> *ocioeducat*vas </line>
<line> R*f*ections o* the Violence **acti*ed by Adol*sce*ts and *h* Applic*tion of Socio-Educat*on*l </line>
<line> Measures </line>
</par>
<par>
<line> Jusc***ayne Bian*a Tavares de Mor*is </line>
<line> Mestra*o em Polític*s Públicas pela U*iv*rsidade Federa* do Piauí </line>
<line> G*ad*ação em p**cologi* pe*a Faculdade *n**gral Dif*rencial </line>
<line> E-mail: ju*m*raiss@gma*l.com </line>
<line> Maria D\*lva Macedo Ferrei*a </line>
<line> Do*tora em Servi*o So*ia* pela *niversid*de *e*eral do Pi*uí </line>
<line> P*ofessora da Un*versidade Federal do Piauí </line>
<line> E-ma*l: mdalvaferrei*a@*o*.c*m.b* </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: **scislayne Bianc* T*vare* de Morais </line>
<line> E*itor-Che**: D*. Tonny Kerley de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> *airro *n*nga- Teres**a -*I, CE*: 64.049-55* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> **asil. </line>
<line> Art*go rece*ido em 21/0*/2018. *ltima </line>
<line> ver*ão </line>
</par>
<par>
<line> Ender*ço: Mar*a D\Alva Ma**do Ferrei*a </line>
<line> recebida em 1*/05/2*1*. Aprovado em 11/05/201*. </line>
</par>
<par>
<line> B*irro In*nga- Ter**ina -PI, *EP: 64.049-550 </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
<line> Av*liado **lo sistema Triple Review: *esk Revi*w a) </line>
<line> pelo Editor-Chefe; e b) Do*ble Bl*n* Review </line>
<line> (av*liação ce*a po* d*is a*aliadores da *rea). </line>
<line> Revisão: Gramatic*l, Normati*a e d* F*rmata*ão </line>
</par>
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<par>
<line> Reflexões Acerca *a Violênci* Pr**icada p*r Adol*scent*s * a Apl*cação das Medidas *oci*educativas </line>
<line> 201 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
<line> O presente *s**do *bjetiva r*fletir sobr* a in*ervenção do *stado na in*ração juvenil a partir </line>
</par>
<par>
<line> da apl*ca*ão *as medidas socioeducativas. *ara is*o, di*cute-se a </line>
<line> violência pratic*da por </line>
</par>
<par>
<line> adol*sce*tes como u*a expressão da questão social * as medida* *ocioeducativas como </line>
</par>
<par>
<line> mecanis*o **ci*penal de **ntr*le </line>
<line> *o* *dolescen*es </line>
<line> aut*res de at*s infracion*i*. Trata-s* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma pesquisa qualitat*v* d* tipo biblio*ráfica e de natu*e** e*p**ratória anal*sada pelo </line>
</par>
<par>
<line> método h*st*rico *ialétic*. Propõe-se * analis*r a aplicação das medidas socioeducat**as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> partir dos e*xos: " Questão social e viol*n*ia" e " A apl*cabilida*e *a* medidas </line>
<line> socioeducativas no c*nário br*s*leiro". O artigo argum*nta que * S*stema Socioeducativo fo* </line>
</par>
<par>
<line> ela*orado por u* pr*jeto de soc*edade marc*do pela *ó*ic* *o ca*i*a* * que per*etu* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **pre*são * a </line>
<line> *rimi*aliz*ção da pobr*z*. *s medid*s soci*educat**a* são mecani*mos </line>
</par>
<par>
<line> fragmentados </line>
<line> e simpl*stas de enfrentar a </line>
<line> problemática d* violência juvenil como uma </line>
</par>
<par>
<line> *xpressão da questão social, reque*endo u*a leitura ampla do fen*meno da vi*lên*ia em s*a </line>
<line> *otal*dade. </line>
<line> Palavras-chave: At* *nfr*cional. Que*tão Social. Me*idas Socioeducativas </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> This s**dy aims to reflect *n the intervention o* the St*te in juvenile off*nses from </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> application of s*cio-edu*ati*nal measures. For this, t*e viole*ce practic*d by adoles*ents *s </line>
</par>
<par>
<line> dis*ussed *s an </line>
<line> expression of the s*cial question </line>
<line> and t*e s*cio-educatio*al measures as </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> soci*penal mecha*ism of control *o the adolesce*t\s authors of infra**ions. It is a qu*litative </line>
</par>
<par>
<line> res*arch of the bibliogra*h*c type *n* exploratory nature a*alyzed fr*m the </line>
<line> dialectical </line>
</par>
<par>
<line> *ist*r**al method. It pro*oses t* analyze t*e appli*ation of socio-educati*na* m*asu*es from </line>
<line> th* axes: "Social ques*io* and v*olence" and "T*e a*plic*bility o* so*io-educational **asures </line>
<line> i* *he Brazilian s*e*ario". The ar*icl* ar**es that the Socio*d*cational System was elab*rated </line>
<line> by a pr*ject of socie*y marked *y the logic *f c*pit*l and t*at perpetuat*s the r*pression and </line>
<line> the cr*mina*iz*tio* of poverty. S*cio-edu*atio*a* measures ar* f*ag*e*ted a*d simplis*ic </line>
<line> mechan*sms to a*dress the *roblem of youth violen*e as an expr*ssion of *he social question, </line>
<line> req**ring a broad *eading o* the phenomenon of violence in its en*irety. </line>
<line> Keyw*rds: In**ac*ion. Social Iss*e. Corre***onal M*asures </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. *5, n. 5, a*t. *1, p. 200-2*9, *et./*ut. 2*18 </line>
<line> ww*4.*sanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. T. Morais, M. *. M. Ferreira </line>
<line> 202 </line>
</par>
<par>
<line> * *NTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> A viol*ncia pratic*da p*r adol**c*ntes é uma e*pressão d* questão social *a s*ciedade </line>
</par>
<par>
<line> capitalista e as m*did*s socio*ducativas s*o </line>
<line> estratég**s adota*as pelo E*tado e* uma </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva política, soci*l e ide**ógica de </line>
<line> con*role à *i***n*i*. Nest* e*copo, o *istema </line>
</par>
<par>
<line> Naci*nal *oc**educativo (*INASE) surge como mecanismo de c*nt*ol* ao adolescente que, </line>
<line> com a prom*lgação do Es*atuto da Criança e do A*o*es*ent* (ECA), passa a *er *ons*d**ado </line>
<line> sujeito de *i*eitos e que possui de*eres. </line>
<line> O capitalismo f*rt*l*ce e amp*ia o *iclo da vi**ên*i* estrutura*, p*is seu projeto </line>
</par>
<par>
<line> soc*etá*** * *labora*o pela classe dominant*. Caberá ao Estado adaptar-se às exigênc**s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> produç** e *cumula*ão do cap*ta* mar*a** pela m*n*ializa**o, pelo mode*o de acumulação </line>
<line> flexí*el e precar**aç*o *o tr*balho, sendo a viol*ncia uma d*s con*equências d* *elação </line>
<line> Esta*o- capital-so*iedade, que *fet*rá *i*et*mente os adoles**n*es, sobretudo a*u**es que </line>
<line> c*mpre* med*das soc*oedu**t*vas. </line>
</par>
<par>
<line> É preci** desve**r a lógica simplista *e enten*im*nto do ato *iolento </line>
<line> pratic*do </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> adol*scentes que * c*nc*be a *artir de *ma </line>
<line> aç*o imediata e d**t**tiva. As*im, "a violência </line>
</par>
<par>
<line> pra*icada *or a*olescente* dever* s*r a**lisa*a pensando neste fenô*eno *nquanto resul*a*te </line>
<line> d* múlt**las manife*taçõe* *ue ex**essam as *e*re*e*tações sociais dos i*divíduos sobre s** </line>
<line> r*alid*de *oci*l" (F*RREIRA, 2005, *. 3). </line>
<line> A* es*atíst*cas ***erentes *o Levantam*nto *acional de Atendimento Socioeducativo </line>
</par>
<par>
<line> sinal*zam q*e a maioria dos </line>
<line> jovens </line>
<line> autore* de atos </line>
<line> infracionais * inseridos </line>
<line> no context* </line>
</par>
<par>
<line> socioed*cativo é de negros, *ob**s com ba*x* escol*rizaçã* e advind*s d* r*g*ões v*lneráve*s </line>
</par>
<par>
<line> (BR*S*L, </line>
<line> 201*; BRASIL, 2017). Esse* dados são refl*xo da **alid**e *oci** brasil*i*a </line>
</par>
<par>
<line> baliz*da em uma conjunt*ra </line>
<line> *oci*l p*rmea*a p*la pobreza, </line>
<line> composição econômic* cen**a*a </line>
</par>
<par>
<line> na concentraç*o *e renda, de**gualdade social *ntre as </line>
<line> regi*es </line>
<line> do país e na di**culdad* no </line>
</par>
<par>
<line> *c*sso a*s direi*os *o*iais. </line>
</par>
<par>
<line> To*na-se fundamental *efleti* *obre </line>
<line> o a**lesc*nte </line>
<line> autor d* i*fracion*l como um </line>
</par>
<par>
<line> su*eito na hi*tó*ia e cuja b*se das re*açõe* s*c*ais são a* relações s*ciai* de produção regidas </line>
<line> sob a égid* do capital. P*ss*-se a *eco*hecer o ob*eto de*te es*udo, no caso, os adolescentes </line>
</par>
<par>
<line> em cump*i*ento </line>
<line> de medid*s socioeducativ*s, assi**idos </line>
<line> *or tratamento </line>
<line> i*sti*ucion** </line>
</par>
<par>
<line> repressivo e puni*ivo * inseri**s em um </line>
<line> conte*to permead* de contradiçõ*s (*ERREIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 200*; SIL*A, **05; MORAI*, 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Neste estudo, *rgumenta-s* sobr* a l*gic* da aplicação *as m**ida* socioeducativ*s e </line>
<line> a his*óric* repre*s** praticada pelo Estado diante da violência *ometida p*r jovens. * prec*so </line>
<line> Rev. FSA, *e*esi*a, v. 15, n. 5, ar*. 11, p. 200-*19, *et./ou*. *018 *ww4.fsanet.c*m.br/r*vi**a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Refl*x*es Acerca *a V*olência Praticada por Adolescentes e a Aplic**ã* das Medid*s *ocio*ducativas </line>
<line> 203 </line>
</par>
<par>
<line> ir ao *erne da quest*o soc*a* par* *e*samos na lógica **ci*penal, por **e * tr*t*do </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> adol*sce*t* que *nfri*ge as nor*as soc*ais. </line>
</par>
<par>
<line> O Estatuto da Cria*ça e do Adolesc*nte ente*de por ato inf*acional a *onduta r*ferida </line>
<line> **mo delito ou con*rav*nção penal. * adolescente com *dade inferi*r a 18 a**s é considerado </line>
<line> penalmente inimputável e sujeito a leg**laçã* esp*cíf*ca (BRASIL, 1990). </line>
<line> Desta forma, ob*etiva-*e discutir as categorias da violênc*a, qu*st*o so*ial * medidas </line>
<line> *ocioeducativas, **opon** *ntendê-*as no cenário **pi*alista. Part*-se da pergun*a norteadora: </line>
<line> Co*o têm sido delin*ada as inte*venç*es do Estado br*sileiro n* cen*rio capital*sta, no que </line>
<line> c*ncerne às estra*égias de *ont*ole da infração prat*cada po* ad**es*entes e *om* vêm sendo </line>
<line> imp*eme*tadas as medidas so**oeducativas? </line>
<line> O tema a*or*ado nesta pesquisa é com*lexo e *mplo. Nes*e s*ntido, o presen*e e*tudo </line>
</par>
<par>
<line> trata-se de uma </line>
<line> pesquisa bib*iográ*ica *e </line>
<line> *atur**a expl*r*tó*ia. Constitu*-*e ainda, em uma </line>
</par>
<par>
<line> pesquis* de *bordagem qualitativ*, q*e segundo Minayo (2006) **n*a*enta-se em ** nível </line>
</par>
<par>
<line> *e realidade qu* nã* pode </line>
<line> ser </line>
<line> *uantifica*o. O pr*cesso crítico </line>
<line> de análise dos argumentos </line>
</par>
<par>
<line> teóricos elen*ad*s nes*e estu*o *erá real*za*o a partir do métod* histór**o dialético. </line>
</par>
<par>
<line> Disc*t*-se tem* dessa pesqui*a a partir d* dois e*xos. O pri*eiro eixo o </line>
<line> introd*z </line>
</par>
<par>
<line> al*u*as *oncepções r*f*rentes à *ompreensão da </line>
<line> violên*ia praticada por adoles*en*es </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> *ma express*o da quest*o soc*al. O segundo eixo deba*e a a*licabilidade das </line>
<line> m*di*as </line>
</par>
<par>
<line> socioe*uc*tivas no cenário brasilei*o, ente*dendo-as como </line>
<line> mecanismos simplist*s e </line>
</par>
<par>
<line> reducionis*a* no *nfretamento da v*ol*ncia. </line>
</par>
<par>
<line> O tem* é r*levante, pois p*rmit* * p**blematização sobre a violê*cia praticada </line>
<line> p* r </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes, como reflexo da* de*igualda*es produzidas pelo sistema capi*alista, </line>
<line> *ons*derand* *s as*ectos po*í*icos e s*ci*is q*e permitem *ma comp*e*ns*o co*textualizada </line>
<line> da *emática. </line>
<line> 2. REFER*NCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Questão s*c*al e *iolênc*a na *onte*poranei*ade </line>
<line> A vio*ê*cia é um fenômeno complexo, multi*ac*t*do e *ontroverso exi*tente em toda* </line>
<line> as *p*ca* e no* dif**en*es tipos d* soc*edade (MARX, 1988). A ap*eensão deste tema reque* </line>
</par>
<par>
<line> * aprofund*mento da reali*ade ***plexa qu* co*sidera o processo d* </line>
<line> produç*o e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> reprod*ção </line>
<line> *oci*l </line>
<line> d* violên*ia e </line>
<line> s*a manifestação no *enário permeado pel*s </line>
<line> contr*diçõe* </line>
</par>
<par>
<line> que, por sua vez, </line>
<line> geram a *udança e o movimento na histó*ia. Para o a*rofundamento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina *I, v. 1*, n. 5, a*t. 11, *. 200-219, set./**t. 2018 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. T. Mor*is, M. D. M. Ferr**ra </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> amplia*ão do debat* ac*rca da v*olênci* recorre-se, nesse est*do, às </line>
<line> contribui*ões te*r**as </line>
</par>
<par>
<line> *ue e*tend** o tema em uma pers*ect**a crítica. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Engels (1976), a violê*cia tem um papel his*órico impor*ante no sur*imento </line>
</par>
<par>
<line> do cap*t*lismo, mas </line>
<line> *cres**nta qu* e*a é um m*io cujo fim o é </line>
<line> proveito e*o*ô****; assi*, </line>
</par>
<par>
<line> todos os fenômenos *ondená*ei* como a fome, os baixo* salá*i*s e a servidão reduziriam- *e </line>
<line> a *ma palav*a: v**lên*ia. Conforme o autor, o cap*tali*m* é uma espécie de infer*o soci*l </line>
<line> ond* trabalhado*e* jo**ns sã* mal *emunerados, vivem sob a égide da discip*ina d*s fábricas, </line>
</par>
<par>
<line> na *ual cl*sse a </line>
<line> trabalha**ra *iscriminada e *esprezada, send*, portanto, uma fábrica de é </line>
</par>
<par>
<line> vi*lênc**s. </line>
</par>
<par>
<line> Diante do cenário de explor*ç*o, os *rabal*adores irão reagir de di*erentes f*rmas, </line>
<line> entre as quais **tão, o uso in*iscriminado do álcool, o surgimento d*s vícios e a criminalidade </line>
<line> *ue, segundo Engels, são fe*ômenos acentuados no c*pital*smo e não pode* s*r ***lic*dos </line>
<line> *penas a n*vel individual, ou por palavras do autor, "pela simp*es *raqueza ou falta de ene*gi* </line>
<line> dos indivíduos" (ENGELS, 1976, p.**). A revol** ** o*erari*d* vai *xpressar-se a**avés das </line>
</par>
<par>
<line> v*as indi*iduais: * </line>
<line> cr*me, a greve, dest*uição das máquinas, o mov*mento *ol*tico em um a </line>
</par>
<par>
<line> cenár*o onde o t*a*alhad*r é comandando p*lo burguês e é disciplinado pela roti*a fab*il. </line>
<line> Co*stata-*e, at*avés dos esc*itos de M*rx (*988), Engels (1976) e Sch*nlling (1997), </line>
<line> que a violênc*a fo**eceu as cond*çõe* para *ue * m*d* de p*o*ução capital*sta balizass* *ua </line>
<line> con*oli**ção e por con*equência, *avorecendo sua *eprodu*ão. Qua*do se pensa na produção </line>
</par>
<par>
<line> e rep*o**ção </line>
<line> da vio*ência *a socied*de </line>
<line> ca*i*alista, explicada pelos auto*es ***racitados, </line>
</par>
<par>
<line> pensa-se n*la como resultante d* u* cenário *e barbá*ie, mar*a** pe*a luta de *lasses * das </line>
<line> relações *xplo***or e exp*orado. É neste conte*to, que a q*estão social su*ge com* r**posta </line>
<line> às consequ*ncias *o *apitalismo. </line>
</par>
<par>
<line> Ao p*opor a </line>
<line> e*posição c*ítica acerca da qu*stão social, Netto (2001) pont*a que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questão social tem si*o alvo da interv*nção do *stado q*e bu*ca administra* suas *x*ressões </line>
<line> * partir de uma interve*ç*o fragm*ntad* e p*rcializada, como *e a questão social p*desse *er </line>
</par>
<par>
<line> trata*a </line>
<line> d* forma particular. A que*tão </line>
<line> soci*l não * s*mente um *esdob*ame*to das </line>
</par>
<par>
<line> problemáticas s*c*ai* </line>
<line> associad*s à oc*rrênc*a em um </line>
<line> contexto burguês, e*a e*tá diretame*t* </line>
</par>
<par>
<line> vinc*lada a s*ci*bil*dade gerada pelo co*ando do capital. </line>
<line> As *onsequências *o capitalismo in*idem na criaçã* d* um exército de t*abalhadore* </line>
<line> que *ão são abso*vido* *elo mercado; contudo, esse *rocesso nã* foi au**máti*o e não pode </line>
<line> ser *onsiderado um *rocesso natural, pois todos esses *enômenos têm ca*salidade social. As </line>
</par>
<par>
<line> escolhas da parcela margi**liz**a da população é a submi*sã* </line>
<line> *o ass*lariamento, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, art. 11, p. 200-219, set./out. 2018 </line>
<line> www4.f*an*t.*om.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Refle*õ*s Acerca d* Vio*ência Praticada por Adolescente* e a Aplicação das Medidas Soci*educa*i*a* </line>
<line> 205 </line>
</par>
<par>
<line> mendic*nc*a, ladroagem e as nov*s formas de s**sistênc*a *xistentes *iant* *e uma realidade </line>
<line> marc*d* pela pobreza (SANTOS, 2012). </line>
<line> *ett* (2005), argumenta que o desen*olvi*ento ca*italis*a produzirá a questão social </line>
<line> relacionada à associação do capital, tra*alho e exploração, e *s expre*sõ*s da qu*s**o s*cia*, </line>
</par>
<par>
<line> relacionadas aos </line>
<line> desdobramento* soci*políticos. * aut*r c*n*ra suas discussões a partir </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> aná*i*e d* capi**li*mo, especific*ment* *os </line>
<line> proc*ssos de a*um*lação * produção. Neste </line>
</par>
<par>
<line> cenári* m**cado por ciclos, e *nde * questão so*ial surge associada </line>
<line> a </line>
<line> uma *rd*m v*gente </line>
</par>
<par>
<line> quem domina é a bu*guesia, cu*os interes*es são os lucros do capital. </line>
</par>
<par>
<line> Aind* no qu* se ref*re à *onstituição ** questão *oci*l, Iamamotto (20*1) discute esse </line>
</par>
<par>
<line> t*ma a partir da *ategor*a trabal**, ao pontua* </line>
<line> q ue o </line>
<line> processo de acu*ulaç*o a*p*iada </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> c*pital viabiliza-s* seguin** a lóg*ca de um **plo movimento, n* qu*l o a*me*to do *api*al </line>
</par>
<par>
<line> r*vela uma </line>
<line> a*pli*ção </line>
<line> da classe c*pit*lista e da clas*e t*abalhadora. A bu*ca </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> pro*utividade, qu* é *roduto dessa a*pliação, alterará o *alor n* arranjo técnic* do trabalho </line>
<line> e no valo* *o capit*l. Con**rme Iamamo*to (20*1, p.1*), "a ques*ão social é *ndi*soc*ável das </line>
</par>
<par>
<line> configuraç*e* ass*mid** pelo *ra*alh* e encontra-*e ne*essar**mente *ituada </line>
<line> em um* </line>
<line> arena </line>
</par>
<par>
<line> *e </line>
<line> dis*u**s de </line>
<line> processos so***tári*s". A questã* *ocial, port*nto, é parte constit*inte </line>
<line> d*s </line>
</par>
<par>
<line> r*l*ções so*i**árias no c*nário cap*talista. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*tindo-se do princípio que cap*talis*o é contín**, e que t*mb*m ganha novas o </line>
<line> form*s com * evol*ção do tempo, a *is*ussão de Montaño e *uriguetto (2010), pr**õe novas </line>
<line> reflexões *cerca do* ciclo* do capita*ismo e de como o E*tado intervém d**nte das mudanç*s </line>
</par>
<par>
<line> soc*e**ria* p*i**ipa*men**, </line>
<line> *a sociabilidade *elacionada ao trabalho. **gundo os autore*, no </line>
</par>
<par>
<line> regime de a*umulação *ordist*-keyneisian*, instaurado na segunda cr*se do pós-guer**, além </line>
<line> do capitalista, o p*óprio Estado subsidiará * red**ão nos c*stos da força de trab*lho, ao </line>
</par>
<par>
<line> intervir a partir *as políticas so*iai* e </line>
<line> nos sa*ários indireto*, </line>
<line> a**liando a mai* </line>
<line> valia. O </line>
</par>
<par>
<line> objetivo dess* estratégia do Estado garantir a taxa é </line>
<line> de lucros </line>
<line> a* a*pliar a produçã* e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consumo em **s*a. C*ntud*, * crise de superproduç*o a*plia a desocupação e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> subo*upaç*o. </line>
</par>
<par>
<line> A partir de *973, o ca*i*alismo adquire novos contorn*s; s*ndo essa uma f*se </line>
<line> *a*cada, nota*amente, pela c**se e po* *x*ansão, do mode*o de acumulação flexível, </line>
</par>
<par>
<line> *a*act*rizad* *ela hegemonia do capital finan*eir* no esc*po </line>
<line> da </line>
<line> *rise e **n*ialização do </line>
</par>
<par>
<line> capital. Todo o contexto e*p*sto provo*a repe*c*ssões na *u*a de class*s impactos, e* e </line>
</par>
<par>
<line> relação * ampliaçã* do </line>
<line> desemprego e o aume*to d** **pregos p*ecarizados (M*NTA*O; </line>
</par>
<par>
<line> D*RIGUETTO, 2010). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresi** PI, v. 15, n. 5, art. 11, p. 200-219, set./ou*. 2018 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. T. *orais, M. *. *. F*r*eira </line>
<line> 206 </line>
</par>
<par>
<line> A cri*e do </line>
<line> capi*alism* n*o i*c*de somen** na questão soci*l, m*s em uma c*ise </line>
</par>
<par>
<line> estrutural do próprio ca*ita*, media*t* su* infinita expans*o </line>
<line> *o tempo </line>
<line> que *grega valore* </line>
</par>
<par>
<line> *estrut*vos, sem c***iderar as esf*r** soc**tai* (MÉSZÁROS, 2011). O p*ns*mento expos*o </line>
<line> por Montaño e *uriguetto (2010) e Mészáros (**11) conv*r*em n* me*ida que concordam no </line>
</par>
<par>
<line> ponto de *ue o capitalismo está em crise, ge*a*do </line>
<line> inúmer*s consequê*cias, principa*mente </line>
</par>
<par>
<line> para o **abalhador form*l, informal e aque*es *ue co*põem o exército de reserva. </line>
</par>
<par>
<line> Dia*t* do exposto, constata-se que, desconside*ar a qu*stão social as*o**ada </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conjuntu*a n* qual s* *i*biliza o </line>
<line> a*o infrac*onal prati*ado pel* *dol*s*ente, implica </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> in*iv*dualização da prob**mática e ausência *a análise crític* quanto ao </line>
<line> pap*l do Est*do *a </line>
</par>
<par>
<line> garantia a *feti*ação dos direito* e d* Proteção Social. </line>
</par>
<par>
<line> Ianni (2002), m*nciona *ue tem sido crescente o questionamento diant* do* jo*os de </line>
<line> forças políticas e econômicos também *erem consi*erados **a fábrica de violências, de*ta </line>
</par>
<par>
<line> *orma, a violênc*a *dqui*e c*ntornos v*síveis * invisíveis. O *e*ômeno da </line>
<line> v**lênc*a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> contem*oraneidad* s* manif*sta *e novas formas, ex*mplo, menci*na-se: o seque*tro, * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> narcotráfico, violência instituciona*iza*a, a violência urbana, o terrorismo, assim como *utras </line>
<line> for*a* que nece*s*tam ser d*svendadas e e*tudadas. Ne**e sentid*, a *esig*aldade é elem*nto </line>
<line> que forne*e as base* do fortalecimento da violê*cia urbana. Essa de*igu*ld*de e a segregação </line>
<line> urb*na dete*mi*am *on*extos marcados pelo desempr*g*, pr*carizaç*o do trabalho, salários </line>
<line> *aix*s e d*f*ciências na r*de *ducacio*al (SANT**, 2002). </line>
<line> Con*i*erando a vio*ência no Brasil, Adorn* (*002) discute *ue a sociedade *rasil*ira, </line>
</par>
<par>
<line> *gressa do regime </line>
<line> autoritá*i*, vem co*hec*ndo as seguint*s te*dências: o </line>
<line> cre*cimen** </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> c*i**, *as zo*as </line>
<line> u*b*nas a*sociado </line>
<line> ao aument* de del*tos </line>
<line> contra patrimônio e homicídios o </line>
</par>
<par>
<line> doloso*; fort*le*imento do crime *rganiz*do liga*o ao *rá*ico internacional </line>
<line> d* droga*, as </line>
</par>
<par>
<line> graves violações de direitos humano* que comprometem a ordem democr*tica; * * aumento </line>
<line> de conflitos entre as p*ssoas, os quais convergem para desfechos fatais. </line>
<line> O au*or supracitad* disco*re q*e a tr**iç*o cr**inológi*a brasile*ra esteve </line>
</par>
<par>
<line> eminentemente voltada a conter a criminalidad* praticada po* *ítim*s de </line>
<line> um </line>
<line> modelo </line>
</par>
<par>
<line> e*onômico fundamentado na injusti*a soci**. Embora ess* rela*ão aut**átic* tenha resultado </line>
</par>
<par>
<line> in*onsistente n* </line>
<line> medida </line>
<line> em que, por um lado, ainda *** a maior </line>
<line> part* *os </line>
<line> "delinqüentes" </line>
</par>
<par>
<line> penaliza*o* perte*cessem à* cl*sses subalternizadas, e*idenciou-se que não havia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> associ*ção major*tári* *essas </line>
<line> classes c*m a criminalidade por outro, conc*uiu-se que "o *, </line>
</par>
<par>
<line> problema não resid*a na pobreza, por*m n* *riminalizaçã* dos pobres" (ADORNO, 200*, p. </line>
<line> 25). </line>
<line> Re*. FSA, T*resin*, v. 15, n. 5, art. 11, p. 200-219, set./*u*. 2018 www4.fsanet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Reflexões Acerca da V*ol*ncia Pratic*da por A*olescentes e a Aplic*çã* *as Medida* So*ioeducati*as </line>
<line> 207 </line>
</par>
<par>
<line> *s relações sociais e os pad*õ*s s*cietá*io* impostos pe*a socialização ba**zad* n* </line>
<line> capital sã*, por*anto, perpas*adas por relações de d*mín*o que utiliza* difer*n*es formas de </line>
<line> controle *oci*l. A criminalização da questão *ocia* se *nsere co*o uma expres*iva forma de </line>
<line> co*tr*le n* realidade *ra*i*eira. *ssa crítica permite vislumb*ar * int*nsid*d* deste p*ocesso </line>
</par>
<par>
<line> que, a*ém de atua* concret*m*nte </line>
<line> s obr e </line>
<line> o* *ujeitos, por me*o do uso </line>
<line> da violênci*, </line>
<line> age </line>
</par>
<par>
<line> ideolo*ica**nte através da criminali*ação de s** cotidian* (I*NN*, 1992). </line>
<line> No *u* con*erne à questão d* jovem que pratica violência, a situaçã* é ai*da mais </line>
<line> agravante na Am***ca L*tina * no Brasil, pois a* m*io*es vítimas, e os que mais praticam atos </line>
<line> violent*s *ão jovens. Segundo Santos (20*2), a violênci* pode *er c*nsiderada um mecanismo </line>
</par>
<par>
<line> d* sobre*ivên*ia </line>
<line> para j*vens, s*ndo uma est*até**a de r*produç*o *e s*t*res ex*luíd*s das </line>
</par>
<par>
<line> *tividades educativas * *abora*s. </line>
<line> *erreira (2005) *firma qu* o ato violen*o deve ser c*mpreendido a partir da aná*ise da </line>
</par>
<par>
<line> t*tal*dade e da *ealid*de *lobaliza*a e dinâmica. A au*ora argumenta que, </line>
<line> ent*nder * </line>
<line> ato </line>
</par>
<par>
<line> inf*acional pratic*do pelo adolescente requ*r uma le**ura c*íti*a da realidade e a **entificação </line>
</par>
<par>
<line> dos fatores que co*tribu*m </line>
<line> *ara que a violência se to**e uma express*o da </line>
<line> questão social, </line>
</par>
<par>
<line> pois "os atos praticados *xpressam a* *anifestações *e i**ivíduos </line>
<line> e/ou grup*s sociais em </line>
</par>
<par>
<line> ge*a*, </line>
<line> nã* se**o </line>
<line> p*ssív*l vi*ual*zar em q*e </line>
<line> con**ções esta* a*õe* estão sendo pr*ti*ada*" </line>
</par>
<par>
<line> (FERREIRA, 200*, p.6). </line>
<line> A maioria dos adolesce*tes, autores *e atos *nfracionai*, e*contra*-se em condições </line>
</par>
<par>
<line> de *o*reza, é do sexo mascul*n*, </line>
<line> tem bai*a escolar*dade e com*te cr**es c*mo *oub*s </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *orte ilegal de dro*as. Em </line>
<line> estatística *nstituciona* realiz*da por anál**e comparativa pelo </line>
</par>
<par>
<line> Minist*rio P*blic* da Uni*o, no q*e se refere ao perfi* d*s adolescent** infratore* en*re os </line>
<line> anos de 2*07 e *0*8, ap**cado a *m universo de 750 adolescentes, i*entificou-se *ue 50% d*s </line>
<line> *d*lescentes esta*am n* *ai*a etária entre 16 e 17 anos, sendo q*e 80 % na faixa etár*a de 14 </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> 17 anos. O* *tos in*racionais m*is *raticados for*m: rou*o, lesão </line>
<line> *orporal, porte e </line>
<line> u* o d* </line>
</par>
<par>
<line> drogas, (BRASIL, *008). </line>
<line> A **nte*e de Indi*adores So*iais, **vul*ada em 2015 pelo *nstituto Bras**eiro de </line>
</par>
<par>
<line> Geo*rafia e Estatística (IBGE), cons*ata qu*, </line>
<line> en*re os *ovens de 15 * 17 a*os de idade </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *requência e*colar acresceu de *1,8% para 8*,3%, send* qu*, *ntre 2004 e 2014 h*uv* </line>
</par>
<par>
<line> *ncli*ação de 32,2% par* </line>
<line> *0,0%. No grupo do* jovens de 15 a 29 anos d* idade *ue não </line>
</par>
<par>
<line> es*udavam ou tr*balhavam, *estacam-s* </line>
<line> as seguinte* cara*te*ísti*as em 20*4: ma**ria, * </line>
</par>
<par>
<line> (4*,6%), r*sidia nas *egi*es Nordeste o* Norte; a </line>
<line> porcentagem alta de mulheres </line>
<line> (69,2%) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pret*s ou pardos, (62,9%), eram maioria; ti*ham ***xa escolarid*de, (8,7 anos de estudo, em </line>
<line> média), sendo que 29,9% não tinham o ensino *undamental *ompl*to; 58,*% d*s m*lheres </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. 15, n. 5, a**. 11, p. 20*-219, se*./out. 2*18 www4.fsanet.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. T. *orais, M. D. *. *erreira </line>
<line> 208 </line>
</par>
<par>
<line> nesta cat*gori* tinham, ao m*no*, 1 filho nascido vivo (I*GE, 2015). Enqua*to e*ses a*pectos </line>
<line> da realida*e *ocial brasileira não *orem *roblematiz*dos, as interv**ções voltadas ao </line>
<line> adolesce**e em *onflito co* a le* continu*rão pautad*s em uma lógica *e*mentad*. </line>
</par>
<par>
<line> Qu*ndo se trata do *erf*l d* a*ol*scente que </line>
<line> *omete ato *nf*aci*nal, é f*nd*m*ntal </line>
</par>
<par>
<line> refletir sobre o lugar e espaço s*ci** no q*a* ele está inserid*. No que tan*e o </line>
<line> cená*io da </line>
</par>
<par>
<line> adolescência brasileira, parte-se do pr*ssuposto de que tod*s </line>
<line> os jovens deveri*m ter acess* </line>
</par>
<par>
<line> a*s se*s *ireitos sociai*. *em-s* o E*tad* que assume a n*ces*idade d* *aranti* *e *roteção </line>
</par>
<par>
<line> Integral aos direitos da criança e do adoles**nte no </line>
<line> cená*io de*ocráti*o, mas não </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ques*ionado qu*nd* não **mpre seu* deveres, **pliando o quadro de violênci* estrutural </line>
</par>
<par>
<line> respo*sável pelo ciclo da v*olê*c*a. </line>
<line> "Essa co*tradição é reflexo de como a so**e*ade, </line>
</par>
<par>
<line> hi*tori**mente, con*ebeu * ato infraciona* **at*u as e </line>
<line> po*ít*cas pú*licas de atend*ment* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> criança * ao </line>
<line> adolescent*, pro**tan*o *os </line>
<line> a*olescentes infratores a sua próp*ia c*nt*ad*ção" </line>
</par>
<par>
<line> (DIA*, *0**, p. *82). </line>
<line> A repressão ao* pobres ocorrerá *t***é* d* cárcer* e das po*íticas assistenci*listas que, </line>
</par>
<par>
<line> se*un*o Netto (2010), se materializarão a*ravés das </line>
<line> políticas *ociais voltada* a* co*bate </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> pobrez*. Essa </line>
<line> perspectiva </line>
<line> *stigmatiza*te atr*bui aos in**víduos a respo*s*bili*ade *or suas </line>
</par>
<par>
<line> dif**u*dades e ause*ta a visão d* tot*l*da*e que conc**e a prod*ção das d*si*ualdades com* </line>
<line> resulta*te d*s co*tradiçõ*s do cenário capitalista *ue promove * luta de class*s. </line>
<line> 3. *ETODOL*GIA </line>
<line> Trata-se de *ma pes*uisa b*bl*og*áfica *e nature** explora*ória que, seg*ndo Lakatos </line>
</par>
<par>
<line> e Marconi (20*6), o*jetiva e*clare*er, </line>
<line> des*nvo*ver </line>
<line> e modi*ica* </line>
<line> conceitos * ide*as </line>
</par>
<par>
<line> pr*p*rci*n**do *o pes*u**ado* maior fam**ia*idade com o problema *o*sideran**, també*, </line>
<line> os mai* *ariados aspectos do *ato estuda*o. </line>
<line> Constitu*-se, ainda, uma pes*uis* *e abordagem qualitativa que, segund* Mi**yo </line>
</par>
<par>
<line> (2006), fundame*ta-se </line>
<line> e* um nível *e realidade </line>
<line> *ue não pode ser quantific**o. *u seja, </line>
</par>
<par>
<line> tra*alha </line>
<line> com univ*rso de o </line>
<line> signif*cados, *otivos, aspirações, c*enças, v*l*res </line>
<line> * </line>
<line> atitudes, </line>
</par>
<par>
<line> corresponden*o </line>
<line> ao *spaç* mais pro*undo </line>
<line> *as r*laçõ*s, dos processos d*s fenômenos. e </line>
</par>
<par>
<line> C*nfor*e a autora, o ob*e*o de *studo </line>
<line> na pesq*is* qualitativa po*sui um* *o**ciência </line>
</par>
<par>
<line> histórica, *ujo sujeito possu* uma i*enti*ade, e cujo material pro*uzid* essencialmente é </line>
<line> qual*tativo, vinculad* a*s interess*s e v*sões d* mun*o histor*camente c*nstruídos. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 15, n. 5, art. 11, p. 20*-219, s*t./out. 2018 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*lexões Acer*a *a Violê*cia P*aticada *or Ado*escentes e a A*licaçã* das Medi*as Socioeducativ*s </line>
<line> 209 </line>
</par>
<par>
<line> *iscor*er sobre a temáti*a da </line>
<line> violência **mo expressão soci*l e as medidas </line>
</par>
<par>
<line> socioedu*ativ*s en*uanto mecanismo de controle aos adolescentes </line>
<line> autores de atos </line>
</par>
<par>
<line> inf*aciona*s signif*c* adentrar em uma realida*e p*lêmica, *ujo </line>
<line> deb*te tem *i*o peren* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> inconclusiv*. Assim, o pe*c*rso meto*ológico desta *esquisa considera a </line>
<line> es**ci*ic*dade da </line>
</par>
<par>
<line> Pesqui** Social que pre*oniza o *bje*o deste *studo </line>
<line> como histórico, dot*do d* cons*i*ncia </line>
</par>
<par>
<line> *i*tó*ica, reconhecen*o os aspectos ideológico* * as *isões de m*ndo do*ina*tes nas </line>
<line> concep*ões te*ricas a*ota*as ne*te estudo. Es*a a*álise qua*it*tiva con*idera o s*jeito *e </line>
</par>
<par>
<line> es*udo " gente, </line>
<line> em *m de*ermi*a*o lugar ou grupo social com suas *renças, valores e </line>
</par>
<par>
<line> sign*fic*dos" (MINAYO,200*, p. 20). </line>
<line> O processo crítico de a*ál*se dos dados elencado* neste estudo será r*alizado a partir </line>
</par>
<par>
<line> d* m*todo históri*o d*alético. O mét*do *aracteriza-s* p*lo *ovi*e**o </line>
<line> d* pensam*nto </line>
</par>
<par>
<line> a*ravés da materialidade </line>
<line> histó*ic* da vida </line>
<line> do* ho*ens em sociedade, is** *, t**ta-se *e </line>
</par>
<par>
<line> *escobr*r a* leis f*ndam*ntais que def**em * fo**a o*ganizativa d*s hom*ns *urant* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> história da humani*ade (IANNI, *982). </line>
</par>
<par>
<line> 4. RESULTAD*S E DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 A a*licabil*dad* das *edidas socioeducativas no cenário br*sileiro </line>
</par>
<par>
<line> Os </line>
<line> adolescentes brasil*iros *o*am historic*mente a*sisti*os po* tratament* </line>
</par>
<par>
<line> *nstitucional repres*ivo e punitivo, *rincipa*mente aqueles que c*metem atos infracionais. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*a esfera, *s *e*idas socio*duc*tiva*, nesta </line>
<line> pesqu*sa, são con*i*eradas mecanismo* </line>
</par>
<par>
<line> fragmentado* e simp*istas de lidar c*m a que*tã* s*ci*l, as **a** implicam recon*ecer que o </line>
</par>
<par>
<line> probl*ma não e*tá no </line>
<line> ado*e**ente que comete o </line>
<line> ato infr*cional ou na sua família, *as </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> *ró*rias decisões do Estado que, em um cenário capitalista, não *u*pre o que p*eco*iza* as </line>
<line> lei*, o* se*a, não ef*tiva os direitos sociai* con*titu**onalmente *esgu*rda*os e *ue devem </line>
<line> obrig*toriamente, ser efe*i*ados. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta esfera, a legisla*ão brasilei*a voltad* p**a as cr*ança* e </line>
<line> adolescentes, tev*, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> lo**o do temp*, **mpromisso c*m as *deologias d*minantes e o projet* de sociedade de um </line>
<line> Estado *epressor e autorit*r*o. A implementação das pol*ticas públicas *e ate*ção * crianç* e </line>
<line> ao adolescent* no panorama de Proteção So**a* b*a*ileiro fora* marc***s pel* </line>
<line> assiste*cialis*o e pel* repr*ssão *s*ata*. Em g*ral, as políticas públicas foram de**neadas em </line>
</par>
<par>
<line> um cenário circ**scrito </line>
<line> pelas desigualdades sociais decorrentes do modo d* </line>
<line> p*odu*ão </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 15, n. 5, ar*. 11, p. 200-219, s*t./out. *018 </line>
<line> ww*4.f**net.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. T. *ora*s, M. D. M. Ferre*ra </line>
<line> *10 </line>
</par>
<par>
<line> capitalist*, * pela presença d* segmentos conservadores que im*ediam pro*ressos expressivos </line>
<line> na *aran*i* **s direitos sociais. </line>
<line> *a esfera *a efetiv*ção dos di*ei*os da cri*nça e *o adolescente, S* (2007) menciona </line>
<line> três pers*ectiv*s dos si*te*as *urídi*os vo*tadas *o adolescente qu* comete inf*a*ão, sendo </line>
<line> essas: A Dou**ina do Direito Penal, a Doutrina da Sit**ção *rregular e * Do**rina de Prote*ão </line>
<line> Inte**al. A Doutrina Penal do Meno* é **a perspec*iva reduc*onista, bal*z*da no direito penal </line>
<line> que focaliza sua in*ervenção no cometimento *o ato *nfracio***, não h*vendo nenhum tipo de </line>
<line> proteçã* à infâ*cia e adolescência. A Doutrina de Sit*ação Irregular, preco*izada no **digo </line>
<line> de Menores e da D*utrina de S*tu*ção Irregular, entende o ato infracion*l **quanto e*tado de </line>
<line> *r**sgr*ssão socia* pass*vel de recuperação através d*s interv*nç**s d*s inst*tuições voltadas </line>
<line> aos adoles*entes que i**ri*gem as no*mas sociais. </line>
<line> A D*utrin* de *roteção I*t*gral resp*l*a * corpo jurí*ico do Estatuto da Cria**a e d* </line>
<line> Adolescente, pressupõe * cr*ança e o ado**s*ent* *o*o suj*ito *e dire*t*s e deveres. As duas </line>
</par>
<par>
<line> prim*iras persp*cti*a* expostas *ocal*zam a </line>
<line> compre*nsão </line>
<line> do at* infraciona* pr*ticado pelo </line>
</par>
<par>
<line> adolescente a p*rtir de u** prerrogativa *n*ividualista, na qual re*ponsabi**dade do ato a </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> ex*lusivamente </line>
<line> do produtor do delito. *a Doutrin* de Pro**ção Inte*ral rec*nhec*-s* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> adolescente com* suje*to i*ser*do em uma con*u*t*ra sociopolítica, n* qual o **o *nfracional é </line>
<line> alvitre do meio (SÁ, 2007). </line>
<line> A concepção de m*nor, no perí*do d* 1927 a 1979, que v*g*ra d* *ou*r*na Men*rista, </line>
</par>
<par>
<line> situa o trato da ques*ão social dos adolescentes em u*a pers*ectiva hi*t**i*a. A* c*i*nças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adolescentes em s**uaç*o de ab*ndono fo*am alvo de p*eocupa*ão das *ategorias pro*issionais </line>
<line> e do Estado, pri*cipalme*te dev*do ao grande conti*gente de cria*ças na* r*as no i*íci* ** </line>
<line> século XX no Br*sil. As autor*dades conc*biam os "menores" como *arginai* em poten*ial </line>
<line> por viverem na* ruas e em ambientes que, p*ra a *ociedade, não *ram c*nsonante* as *eg*as </line>
<line> *ociais. </line>
</par>
<par>
<line> A partir </line>
<line> do fim dos an*s 20 e in*cio da </line>
<line> déca*a de 1930, *averá a ampl*ação </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> ins*ituições corpos técni*os responsávei* pela *epressão. A *xemplo, pode-s* menci*nar e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> surgiment* *os ins*itutos de a*olhimen*o </line>
<line> a* *hamado "*enor aba*donado", cr*ados através </line>
</par>
<par>
<line> do **digo de Menores com o **jetivo de criminalizar criança *obre * em situ*ção de a </line>
<line> a*andono. * in**ito de*ses locais er* r*cu*er**, disciplinar, higieni*ar, * trato da *opulaçã* </line>
<line> infanto-j*venil e fr*gilizar a instituição familiar, ao manter * vigilân**a sobre as família* </line>
<line> po*res que pod*riam per*er a gua*da do* filhos para o Es*ado. </line>
<line> * *ódig* de M*no*es de**tou o primeiro avanço ** resguardo legal dos di*eitos dos </line>
<line> *ntit**ados "*enores", **rsa*do sobre a questão do menor **andonado, presum*ndo *rot*ção </line>
<line> *ev. FSA, Teresina, v. 15, n. 5, art. 11, p. 200-219, *et./out. 2018 **w4.fsanet.co*.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ef***ões Acerca *a Vi*lência Praticada p*r *dolescentes e a Apli**ção *as Me**das So*ioeduc*t*vas </line>
<line> 211 </line>
</par>
<par>
<line> aos menores que não p**suí*m casa, </line>
<line> alimentos e saúde, devido à fa**a d* pr*visão *os pa*s; </line>
</par>
<par>
<line> *ue **am vítima* de *aus *ratos, *bu*o de autor*d*de e ex*lora*ão por parte do* *ais, surge </line>
<line> *inda a Libe*dade Vigia*a (BRASIL, 1927). *odavia, * código era cen*ra*o em *ma </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva </line>
<line> puni t i *a </line>
<line> e </line>
<line> criminal**ada da pobreza, ** *edida em que não con*idera </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*njuntura soci** em que ess* </line>
<line> f*m*l*a está i*s*rida. Po*e-*e afir*ar qu* essa expressão da </line>
</par>
<par>
<line> *ues**o soci*l fora tratad* a partir de uma perspectiva de *igilância e punição. </line>
</par>
<par>
<line> A Do*tr*na de Situação Irreg*lar vers* *obre * *ssistência, p*oteção e v*gil*ncia </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> m*nores </line>
<line> até 18 </line>
<line> a*os q*e se e**o*tram em S*tua*ão Ir*egular, e em </line>
<line> cas* </line>
<line> expresso </line>
<line> na lei, </line>
</par>
<par>
<line> quando se tra*a </line>
<line> de </line>
<line> *umpr*mento d* medida </line>
<line> de carát*r prevent*vo apl*ca-se entre *8 aos 21 </line>
</par>
<par>
<line> ano*. * me*o*, em si*uação irr*g*lar, *ra aq*ele cons*d*rado v*tim* de omissão e falta dos </line>
</par>
<par>
<line> p*is, aquel*s, cujos pais eram im*ossibili*a*os de prover-lhes; ** </line>
<line> que *e en*ontravam e* </line>
</par>
<par>
<line> amb*entes *ontrários às reg*as da sociedade, os que possuíam *esvio de conduta e *s autores </line>
</par>
<par>
<line> de atos infracionais (BRASIL, 1979). Neste *onte*to, surg*ram </line>
<line> as primei*as *nstituições </line>
</par>
<par>
<line> respo*sávei* pela Assistência e Pro**ção a* Menor criadas p*lo poder públi*o, *lém da </line>
<line> d*sposição das medi*as d* assistência e pro*eção ao *enor. </line>
<line> O Código de Menores e a Doutrin* de Situação I***gular rep*ese*taram signi*icativos </line>
</par>
<par>
<line> marcos na l*g**lação v*ltada * *rianças * </line>
<line> adolesce*tes, t**avi*, foram dur*me**e criticadas, </line>
</par>
<par>
<line> como por *xemp*o, pelas próprias term*nologia* utiliz*das *ue designavam o adol**ce*te, </line>
<line> como: "vadios", " menores" e "internados\. Silva (2010) discorre que a Dou*rina Menorist* já </line>
<line> surge defasada e não *epresenta*a os interesses *os o*ga*ismos nacio*ais, internacionais, da </line>
<line> sociedade e dos movimen*os sociais. Esses segmentos fizera* *uas críticas a** cód**os </line>
<line> *enoris*as: a primeira, rel*ci*nada * *er*inologia p*econcei**osa" m*nor", *u* e*a as*oc*ada </line>
<line> a c*nd*ç*o de po*reza e a situação irregular, e a seg*nda, refere-s* ao fato *e qualquer </line>
<line> a*olescent* sob suspeita poder ser apree*di*o, sem acesso à d*fes*. </line>
<line> A Do*t*in* *enorist* du*ou por lon*os anos *em ser qu*stionada. Sil*a (2005) at*ibui </line>
<line> o "si*ê*cio" aos inter*sses políticos * econô**cos dos pol*ticos q*e estavam no poder durante </line>
</par>
<par>
<line> *s*e *eríodo. * Doutrina *enorista foi super**a n* ano de *99* e * proteção às cria*ça* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adol**cent*s a*quire </line>
<line> n* vos </line>
<line> contorn*s co* * promulgação do Es*atuto da Cria*ça e d* </line>
</par>
<par>
<line> Ado**scente na </line>
<line> dé*ada de 19*0, *en*o este re*ul*a*te da lu*a dos mov*mentos *oci*is. "O </line>
</par>
<par>
<line> sil*ncio só foi quebrado em 1990, em raz*o do* objetivos *ins d* Có*i*o e </line>
<line> de Me*o*es *e </line>
</par>
<par>
<line> 197* e de se* paradigma da situação irregular terem sido superados" (SILV*, 2*05, p.35). </line>
<line> * Estatut* da Criança e *o Adoles*ente surge no cenário mundial ** fortal*ciment* </line>
</par>
<par>
<line> das políti*** p*blicas *oltadas </line>
<line> às c*iança* e adolescente* balizada* em duas tendências: e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rimeira t*n*ência foi a criação das re*omendaçõe* e nor*ativas por </line>
<line> parte dos orga*ismo* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. 15, n. 5, art. 11, p. 200-219, set./out. 201* </line>
<line> www4.fsa**t.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. B. T. M*rais, M. *. M. Ferreira </line>
<line> *12 </line>
</par>
<par>
<line> int*r*acionais, entre os </line>
<line> q*ais e*tavam: As *egra* </line>
<line> de B*ijing, as Recom**daç*es *20, </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> princ*pios *e R*adh *ara p*evenção da violência **venil e as Regras de Ha*ana. Es*as le*s, </line>
<line> recomend**ões e nor*ati*a* *nter*acionais *u*g**am nas *écad** de 1*80 e *990, e se </line>
</par>
<par>
<line> dirigira* ao govern* e a just*ç* especi*liz*da. A segu*d* tendência q** surge na d*c*da </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> 19*0 recai na pressão da socieda*e *nd*st*ial pa*a revert*r </line>
<line> as *olíticas </line>
<line> libera*s </line>
<line> voltad*s aos </line>
</par>
<par>
<line> ado*escentes em u* cená*io *e </line>
<line> ampliação do co*etimento de atos i**rac*onais no mundo. </line>
</par>
<par>
<line> Surge à justi*a e**ecia*izada para jovens, precon*zan** os programas de ap*io comunitário d* </line>
<line> caráter preve*tivo (ADORN*; BORDI*I; LIMA,**99). </line>
<line> As publ*cações de Silva (*010) *reconiza* a pe**pec**va crítica da form*lação d* </line>
</par>
<par>
<line> Est*tuto da C*iança *o *dolesc****. A autora traz, c*mo eleme*tos p*r* a discu**ão, as e </line>
</par>
<par>
<line> *esconti*uidades e continuidades do ECA. Assim, os es*udos es*ari*m m**s *ocalizados </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> pers*e*tiva do ECA como rompimento de paradigma, na perspectiva que versa sobr* o fat* d* </line>
<line> o *CA ter e**m*ntos nor*ea*or*s *e*dados das l*gislações anteriores a sua promulgação. </line>
<line> O contex*o histó*i*o internacional de elab*ração da refe*ida **g*slação foi *arc*do </line>
<line> pelas inúm**as mu*a*ças que, sendo ins**i*a* pelo *urgimento da glob*lizaç*o, entre as qua*s </line>
<line> es*avam: as m*danças *a relação c*pital t*abalho, m*danças no padrão fordista de p*oduç*o, </line>
<line> avanço do si*t**a de ac*mulação flexíve*, reestrutura*ão produtiva, desemprego, * juv*ntude </line>
<line> que contes*ava *s p*drões so*iais da época a p*rtir da in*ub*rdi*ação ao Es*ad*. As </line>
</par>
<par>
<line> *onsequências desse ce*ári* fora* o xenof*b*smo, intolerância zero, int*nsifica*ão </line>
<line> *as </line>
</par>
<par>
<line> mi*r*ções, aumento da </line>
<line> *obreza o a*arecimento da* e </line>
<line> nov*s expressões da ques*ão social </line>
</par>
<par>
<line> (SILV*, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> O ECA fo* uma con*uista tardia na l*ta pelo* dire*tos soci*is * infâ*cia e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> adoles***cia, e reflet* a vitó*ia </line>
<line> dos m*vimentos s*ciais. Foi uma garant*a </line>
<line> leg*slat**a </line>
</par>
<par>
<line> elabora*a em m*io </line>
<line> ao fortalecimento do </line>
<line> *eol*beralism*, a*nda no *ove*n* do *resid*nte </line>
</par>
<par>
<line> Fernando Col*o* de Mello e </line>
<line> tem, como *novaç*o, a criação do Sistema de *ara*tias </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Di*eitos * a possi*ilidade da *articipa*ão popula* a partir da cr*ação dos Conselhos Tutelar*s </line>
<line> e Conse*ho* Municipais d* Criança e do Ad*lescente. O Estatuto sistematiza os direitos da* </line>
</par>
<par>
<line> crianças e dos adolescent*s, norteando a lei a partir *as políticas sociais dir*cionadas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> que*t*es específi*a* (*ILVA, 2005). </line>
</par>
<par>
<line> Quanto ao tr*to do ado*escente que </line>
<line> come*e *to i**raciona*, tem-*e a aplic*ção </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> medidas soc*oeducativas, *ed*das **sas *e*e*h***es às mencion**as </line>
<line> no C*d*go 1979 que </line>
</par>
<par>
<line> era* centra*izad*s no poder d* E*ta**. O* seja, tem-s* o trato do *d*l*scen*e que *om*te ato </line>
</par>
<par>
<line> *nfraci*nal </line>
<line> e* *ma p*rspectiva vigila**e. *s m**idas socioe*uc*tiv** nã* *ossuem um </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. 15, *. 5, *rt. *1, p. 20*-21*, set./*ut. 2018 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ef*exões Acerc* da Violência Praticada por A*ole*centes e a Apli*ação *as Medidas Socioeducativas </line>
<line> 213 </line>
</par>
<par>
<line> *aráte* inovado*, ap*sar de propor a </line>
<line> perspec*iv* pedagógica quando h* cometimento *e ato </line>
</par>
<par>
<line> infracional, elas *inda sã* r*spaldadas em leis cr*adas com foco *a *uniç*o. </line>
<line> Entende-se po* medida* *ocio*du*ativas, as *re*ista* n* art. *12 *a Lei no 8.069, de </line>
</par>
<par>
<line> 1* d* j u* *o </line>
<line> de 1990 (**tat**o da Criança do *dolesce*te), ** quais t*m por o*jetiv*s: e </line>
</par>
<par>
<line> responsabilizar os adolescentes que cometem ato infrac*on*l, re***var a c*nduta infracional * </line>
<line> p**tir d* e*e*ivação *os l*mites pr*vistos na lei e integraçã* s*c*al *o adolesce*te, a partir da </line>
<line> garanti* *os s*u* dire*tos i*dividu*is e so*iais (BRASIL, 2012). </line>
<line> Segundo o *s*atuto d* Cria*ça e do Adol*sce*te, a*ós d* verificada a *rá*ica *e ato </line>
<line> infr*cional, * au*oridade compe*ente, no caso o ju*z da infância, **ós a análise d* capacidade </line>
<line> do adolescente em cumprir a medida das o**rrências do fato e da seried*de da *nf*ação pode*á </line>
<line> aplicar ao ado*escente as s*guintes medi*as: advertência ou obrigação *e repara* o dan*; </line>
</par>
<par>
<line> prestação de serviços </line>
<line> * </line>
<line> comunidade </line>
<line> (PS*); </line>
<line> *iberdade *ssi**ida (LA); inse**ão em regime </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> semi*iberdade e i*tern*ção e* esta*elecimento e*u*a*ion*l. </line>
<line> No *no de 2012 é cri*do o Si*tema Nacio*al Socioeduc*tivo (SI*ASE). A lei nº </line>
</par>
<par>
<line> 1 2 .5 9 * , d e </line>
<line> 18 d* *aneiro de 2012 estabelece * *is*ema Nac*on*l </line>
<line> de At*ndimento </line>
</par>
<par>
<line> Socioeduca*ivo </line>
<line> e regulamenta a exec*ção *as me*idas so*ioeducativas voltadas a*s </line>
</par>
<par>
<line> a*o*e*centes que cometem ato infracional. *ste é *m *rdename*to </line>
<line> ju*ídico que envolve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> i*plemen*ação de medidas socio*d*ca**vas, em ní*el municipal, *stadual e federa*, * partir de </line>
<line> planos, e * *e*envolvimento de políticas públicas v*ltada aos a*olescentes en*re 12 e 18 anos </line>
<line> e, e*ce*cionalmen*e, aos 21 a*os. </line>
<line> A Po*ítica Na*i**al d* Atendimento Soci*edu*ativo e o Sistem* *acional </line>
</par>
<par>
<line> Socioeducativo t*ata*-** de est*a*égias estatais </line>
<line> pau*adas n* manej* dessa problemática </line>
</par>
<par>
<line> social, com intuito de conhecer perfil desses adol**centes e traçar es*r*tégias par* o seu </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> acompan*am*nto. * SI*ASE preconi*a a revers*o da tendê*cia cresce*te de *nternação dos </line>
<line> a*olescentes e, ao mesmo tempo, condena o trata*en*o ho*til e arbitrário, q*e é e**abe*ecido </line>
<line> a este se*ment*. </line>
<line> O recente levan*ament* anual do SINASE referen** ao an* de 201* sinaliza *ue, no </line>
</par>
<par>
<line> *no de 20*4, houve um total de 24.628 **olesc*ntes cumprindo medi*a socio*duca*iva </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> i*ternação e 67.356 adolescentes em *umprimento de medida s*cio*duca*iva em meio *berto </line>
<line> (*RASIL, 2017). Observa-se, * partir da compar**ão d** *ados, o aumento exponencial dos </line>
<line> númer*s de adolescen*es que cump*em me*idas socioeducati*as (BRASI*, 2014). </line>
<line> Quand* s* tra*a do p*rfil do adolescen*e q*e come*e ato infracional, é fu*dament*l </line>
<line> refl*ti* sobre * lugar e espaço s*c*al em q*e o mesmo *stá in*erido. No que ta*ge o cená**o da </line>
</par>
<par>
<line> *dolescência brasile*ra, parte-se </line>
<line> do pre*suposto d* *ue to*os </line>
<line> deve**am t*r </line>
<line> ac*sso </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, *eresin* PI, v. 15, n. 5, **t. 11, p. 2*0-219, s**./out. 2018 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. T. Mo**is, M. D. M. Ferre*r* </line>
<line> 2*4 </line>
</par>
<par>
<line> ali*ent*ção, saúde, </line>
<line> educação, *limentação, ter pr*teção em seu </line>
<line> des*nvolvimento físico, </line>
</par>
<par>
<line> mental e psicossocial. T*m-*e o Estado que assume a n*c*ssidade da garantia de direitos no </line>
</par>
<par>
<line> ce*ário *e**crá*i*o, *as *ão * qu*stionado quando não c*m*re *eus d*veres, ampliando </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> quadro de violência *st*utural responsável pelo ciclo da v*olência. "**sa contradiç** é reflexo </line>
<line> d* c*mo a soc*edade, hist*ric*mente, conce*eu o ato i*frac**nal e trato* as pol*ticas pú*lica* </line>
</par>
<par>
<line> de *tend*ment* à criança e *o adoles**nte, pr*jetando nos </line>
<line> *doles*e*tes infratores a sua </line>
</par>
<par>
<line> *ró*ria con*radiç*o" (DIAS, 2007, p. 1*2). </line>
</par>
<par>
<line> *uditoria realiz**a p*l* Tribun*l d* C*ntas da U*ião (TCU) apontou inúme*os </line>
<line> desafios par* * e*eti** i*ple*entaç*o do SIN**E, entre os quais destaca*-se: a necessid*de </line>
<line> *e fiscalização e monitora*ento dos p*og*amas de exec*çã* Soc*oeduca*ivo; a a*pliação de </line>
<line> Varas, Prom*tor*as e *efenso*ias P*blicas esp*cial**adas; o *stabel*cimen*o de u*a *ede de </line>
</par>
<par>
<line> int*ra*ão entr* os dive*sos </line>
<line> entes da Federação (União, Estado*, D*st**t* </line>
<line> Feder*l </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Muni*ípios); ent*e os Poderes (Executivo, Judiciário e Leg*slativo) e o M*n*s*éri* Público; o </line>
</par>
<par>
<line> *onhecim**to da realidade do sistema soci*educativ* e d* doutrina </line>
<line> *a proteção Integr*l p*r </line>
</par>
<par>
<line> *ar*e dos atores *o s**t*ma (BRASIL, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> O* avanços l*gais volt*dos à infância e ado*e*cência n* *ras*l ocorr*m em um </line>
</par>
<par>
<line> *on*e**o de r*estruturação produtiva * *res*ente redução dos orç*m*nt*s voltado* para as </line>
</par>
<par>
<line> pol*t*cas da </line>
<line> criança e do </line>
<line> adoles*ente (SI*VA, 2005). O contingenciamento das ve*bas e o* </line>
</par>
<par>
<line> cortes dos programas so*i*is, c*ja execução é re*guardada constit*cionalme*te, </line>
<line> tem a**tado </line>
</par>
<par>
<line> os Sist*mas </line>
<line> d* Sa*de, Educação, Ass*stência Social, ass*m *omo as *olíticas voltadas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> soc*oeducação. O *INASE é custeado *o* r*cursos d* *eguridade S*cial, </line>
<line> além </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> orçamen*os provenien*es d* União, E*tado, Dis*rito Fede*al e *uni*í*ios (BRA*IL, *012). </line>
<line> O cená*io de cerceam*nto *os recursos *ol*ados par* S*gu*idade Soci*l brasilei*a </line>
<line> *eflete nas condições das *nidad*s de *nter*ação e semiliberdade p**a *dolescentes. Assim, o </line>
</par>
<par>
<line> *e*at*ri* elaborado pelo Cons*lho </line>
<line> *acional do Ministério Pú*l*co, ano </line>
<line> de 2013, co*f*rma </line>
</par>
<par>
<line> qu*, no Brasil existem 321 unidades de int*rnação *rov*sória e definitiva, sen** a **io* </line>
</par>
<par>
<line> concentração nas regi**s Sude*te e N*rdeste. *s est*dos d* Cear*, Paraíba P*rnambuco, e </line>
</par>
<par>
<line> apr*sentam as maiores taxas </line>
<line> de *u*erlotação. No Sudes*e, a lotação está em </line>
<line> 11*% </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> uni*ades d* aten*im*nto. No qu*si*o *alubridad*, ma*s *a metade d*s *n*dades de internação </line>
<line> situadas *o Cent**-Oeste, No*deste e Norte, fora* *a*as como in**l*br*s, assim consideradas </line>
</par>
<par>
<line> s*m h*gie*e e </line>
<line> conservaç*o, **m *luminação e **ntilaç*o. *erificou-se, nas inspe*ões </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> unidades de in*er*aç*o que </line>
<line> não *av*am s*las de *u*as equip*das, i*uminadas e adequa*as, </line>
</par>
<par>
<line> com su*or*e de bibliote*a. N*o há nas </line>
<line> *nidades d* intern*ção a at*nçã* devida </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 15, n. 5, art. *1, p. 200-219, se*./out. 2018 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Re*lexões Acerc* ** Vi*lê*cia Praticada *or A*ol*scentes e a Aplicação *as Medidas Socioedu*ativas </line>
<line> 215 </line>
</par>
<par>
<line> dis*on*bilização *e espaços par* a prática de e*po*tes, cultura e l*ze* precon**a*os nas </line>
<line> diretrizes do S*NASE (CNM*, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> N**ta perspectiva, as instituiçõ*s cr*ad*s com o intu*to de </line>
<line> garantir os di*eitos de </line>
</par>
<par>
<line> crianças e *dolescentes ainda rep*oduzem a lógica repres*iv* ins*aurada pelo Código </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Menor*s. Essas instituições são loc*is que produzem v**lência antes e d***nte o processo de </line>
</par>
<par>
<line> institucionalizaç*o, não podendo ser considerado </line>
<line> um mecan*smo de emancipaç*o social que </line>
</par>
<par>
<line> *up*re a* históricas p*áticas de controle p*omovidas pelo **tado. </line>
<line> 5. *O**IDERAÇÕES FI**I* </line>
<line> Di**utir a violência c*mo expressão da qu*s*ão s*cia* n* cená*io brasileiro, impli*a </line>
<line> *uest*on*r o s*stema leg*lista volta*o à respons*bilização jurídic* de u* perfil esp*cífico *a </line>
</par>
<par>
<line> população b*asil*i*a, no caso, os adol*scen*es pobres, negros advindos d* r*giões com e </line>
</par>
<par>
<line> acentu*das desigualdade* sociai*. Assim, </line>
<line> es** **sq*isa </line>
<line> pr**ende *nstiga* no leitor </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> q*estionamento </line>
<line> e* to*n* de que* é o ad*l*scente *ue tem s*d* o </line>
<line> públi*o alvo do </line>
</par>
<par>
<line> *te*dime*to *ocioedu*ativo e </line>
<line> *ara quem têm *ido direcio**d*s as p*líticas de </line>
<line> ate*di*e*to </line>
</par>
<par>
<line> so*ioedu**tivo. </line>
</par>
<par>
<line> A comp*eensão d*ss* temática em s*a *ot*l*dade, re*uer o *ue*tionando *m torno da </line>
<line> lóg**a ***plist* de opera*i***lização das po*íticas sociais *oltadas a essa *arce*a espe*ífica </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> populaçã*, c*j*s de*d*bram**tos acab*m po* contribuir pa** produção * reprodução </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> violência, assim com* para criminalização da juvent*d* pobre. </line>
<line> Questiona-se o pap*l d* *stado na regu*a*ão da pobreza quando se utiliza de aparelhos </line>
<line> de controle e es*igmatiza um* p*rcela da pop**ação po*enci*l**nte perigosa. Desv*la-se, </line>
<line> ai*da, a violênc*a *rat*cada por *do*escentes na real*dad* b**s*lei**, **tegoria essa q*e *em </line>
<line> sendo assisti*a por tratamento *ns*ituci*n*l repressivo e sa*cionatório, p*in**palmente aqueles </line>
<line> *ue cometem at*s infraciona*s. </line>
<line> As políticas p*blicas voltadas * crianças e ad*lesc*n*es for*m inicialm*nte elaboradas </line>
<line> po* um Estado repr**so* da in*ância pobre e que *reconizava a " recupera**o" desse p*blico </line>
<line> e* instit*ições "ressocializadoras". *econhecia-*e a *iolência como at* de do*inação, </line>
</par>
<par>
<line> associado ao rompi*e*to </line>
<line> *** regras *ocia*s; contudo </line>
<line> não se dis*ut*a o tema, pens*n*o que </line>
</par>
<par>
<line> aqueles jovens </line>
<line> punid*s desde o B*as** co*o*ial foram alvo d* c*nt*o*e repressivo das elites </line>
</par>
<par>
<line> dominantes, *em como for*m as maio**s vítimas de *iol*ção de *ireit*s. </line>
</par>
<par>
<line> O Estatuto da Criança e do *dolesc*nt* surge como </line>
<line> uma lei </line>
<line> q*e visa garantir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *roteção de Crianças e Ado*escentes, incluindo aqueles *u* </line>
<line> cometeram ato infr*c*on*l. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, v. 15, n. 5, art. 11, *. 200-219, set./out. 2018 </line>
<line> *w*4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. B. T. Morai*, M. D. M. Fer*eira </line>
<line> 2*6 </line>
</par>
<par>
<line> *ontudo, apesar *as *n*mera* contribuições *ess* legislação, *s polít*c*s públi*as *ol*adas ao </line>
</par>
<par>
<line> púb*i*o infa*t*-j*veni* aind* apres*ntam *esquícios da le*isla*ão m*norista </line>
<line> * não *em </line>
</par>
<par>
<line> gar*ntid*, na p**tica, a efet*v*ção dos direitos sociai* desses sujei**s. </line>
</par>
<par>
<line> Neste es*opo, as medi*as *ocioeducativ*s *ão re*pos*as fornecidas *elo Estado </line>
</par>
<par>
<line> *e*liber*l à s**ied*de regida pela lógica dos d**eitos. A es*e* ad*lescentes s*o exigidos </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *um*r**entos *e dev*res, ao tempo qu* o Estado </line>
<line> não cumpre seus dev*res. Nest* </line>
</par>
<par>
<line> perspectiva, a infração juvenil c*mo e*pressão da questã* socia* *ão p**e ser problematizada </line>
</par>
<par>
<line> sem cons*dera* o contexto </line>
<line> do capitali*m* </line>
<line> avançado, m*rcad* </line>
<line> mu*dializa*ã*, consumism*, </line>
</par>
<par>
<line> gl*bali*ação * m**anças **s padrões sociais. </line>
</par>
<par>
<line> As *edi*as socioeducat*vas não </line>
<line> foram criadas *m um modelo de socie*ade </line>
</par>
<par>
<line> revolu*ioná*io, m*s sim, </line>
<line> *m um mode*o de so*ied*de, n* qual prevale*em os **tere*ses </line>
</par>
<par>
<line> *ominante*. É </line>
<line> pr**iso refletir até que po*to o ECA rea*men*e romp*u co* a *óg*ca da </line>
</par>
<par>
<line> despro*eção, até qu* ponto *le gar*nte Proteção Social, </line>
<line> q*and* ele é regido no modelo </line>
</par>
<par>
<line> soc*oj*rídi*o d* contro*e do Es*ado *ob** as relações sociais e, aind*, anali*a* d* forma críti*a </line>
</par>
<par>
<line> o </line>
<line> funcionamento d* sistema s*cioeducat*vo bra**leiro. *fina*, as medid*s s*cioeduc*tivas </line>
</par>
<par>
<line> *ar***em a pro*eção i*tegral de ad*lescentes? A perspect*va ped*gógica prop*sta pelo ECA </line>
<line> *em sido operacionalizada? </line>
<line> Por *im, e*se constructo te*rico é rele*ante, pensa*do-se o cenári* socioeducati*o que </line>
</par>
<par>
<line> *em sendo *onstantemente quest*ona*o em deba*e acerca da redução </line>
<line> da maioridade pen*l, </line>
</par>
<par>
<line> bem como o fato de os a**le*ce*tes, a*esar da </line>
<line> garantia à prioridade na* políti*a* públicas, </line>
</par>
<par>
<line> n*o terem tido seus direitos </line>
<line> *s*egurados na realidade brasilei*a. Ac*esc*nta-se q*e as </line>
</par>
<par>
<line> proble*atizaç*es do* *ixos temáticos ne*sa pesq*isa, não se *sgotam e n*c*ss**am de ma**r </line>
<line> a*rofu*damento * discussão em estudos a *e*em real*zados posteriorme*te. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
<line> ADORNO, S. Exclus*o s*cioeconômica e violência. Soc*ologias, Porto *legre, v.4, n. 8, p*. </line>
<line> 84-*35. 200*. </line>
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<line> * adol*sce*te </line>
<line> e *s mudanças </line>
<line> n* </line>
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<line> BRASIL. *res**ênc*a da R*pública. Dec*et* n° 17.*43 de 12 de outubro *e 1927. 1927. </line>
<line> _______. Pr*si*ência da rep*bli*a. Le* n° 6.697, de 10 de outubro 19*9, 1979. </line>
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<line> *ev. FSA, T*r*si*a, v. 15, n. 5, art. 11, p. 200-219, set./o*t. 201* </line>
<line> w*w4.f*an*t.com.br/*evis*a </line>
</par>
</page>
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<par>
<line> Reflexões Ac*rca da Violência Praticad* *or Ado**sc*ntes e * Aplicação das Medidas Socioeducativa* </line>
<line> 217 </line>
</par>
<par>
<line> _______ . Pr*si*ência da r*pública. Lei n° *.069, de </line>
<line> 13 </line>
<line> *e julho d* 1*90. *is*õe sobre </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Estat*to da Cr**nça e do Ado*esce**e e dá outras prov*d*ncias, **asília: 1990. </line>
<line> _______ . Pr*sidência d* Rep*blica. Se*retaria Especial dos Direitos *umanos. Conselho </line>
<line> N*cion*l dos **re*tos d* *ri*nça e do Adolesc*nte. Sistema Na*ional *e A*endiment* </line>
<line> *oc*oeduc*t*vo -*INA*E/ Secretaria Especial dos Direitos Human*s - Brasíli*-DF: </line>
<line> CON*NDA, *006. </line>
<line> _______ . Mi*is*ério Público *a União. E*tatística Instituc*onal: Aná*ise compa*ati*a, 2008. </line>
</par>
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<line> _______ . Pre*id*ncia da república. Lei n* 12.594, </line>
<line> de 18 de janeiro *e 2*12. Instit*i </line>
<line> o </line>
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<line> Sistema Nacional Soc*oedu*ativo, *rasí**a:2012. </line>
</par>
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<line> _______ . BRAS*L. Ministério dos dir*itos h*manos. Levantamento *nu** SINASE 201*. </line>
</par>
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<line> Brasília: Sec*etaria Nacion** </line>
<line> dos Dire*tos da Cria*ça e do Adolescente do Ministério dos </line>
</par>
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<line> *ireito* Humanos, 2014. </line>
</par>
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<line> _______. Minis*éri* dos dire*tos humanos. Levan*ament* anual SIN*SE 2014. Bra*í*ia: </line>
<line> Secr*t*ria N**ional dos Direitos d* C*iança e do Ado*escente do Mini*tér*o *os Di*eitos </line>
<line> Humano*, 2017. </line>
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<line> na </line>
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<line> execu*ão e aplicação das medi*a* *ocioeducat*vas *r*vadas de liberda*e. 223*. Disser*ação de </line>
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<line> M. D. M. Fer***ra </line>
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<par>
<line> 1) conc*pção e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpretação dos dados. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascunho ou na **vis*o c*ítica do cont*údo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovação da vers*o final do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. 1*, n. 5, art. 11, p. 200-219, set./out. 2018 </line>
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