Gestão da Ead: Fatores Críticos de Sucesso na Visão dos Professores Tutores e Coordenadores / Ead Management: Critical Success Factors in The View of Teachers Tutors and Coordinators

Paulo Roberto Feitosa Alves, Deborah Moraes Zouain, André Luís Faria Duarte, Luiz Alexandre Valadão Souza

Resumen


A pesquisa tem o objetivo principal de identificar os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) através meio do olhar de professores tutores e coordenadores dos cursos oferecidos a distância na gestão das Instituições de Ensino Superior (IES) privadas, com a finalidade de refletir sobre os fatores que influenciam no sucesso do negócio. O crescimento na oferta de cursos a distância acirrou a concorrência. Em função disso, não se deve pensar apenas em educar os alunos, mas também em uma boa gestão do negócio. A pesquisa buscou responder à seguinte questão: “Quais os fatores críticos de sucesso na gestão da educação a distância (EAD) nas Instituições Privadas de Ensino Superior sob a visão dos professores tutores e coordenadores? ” Para buscar respostas a esta pergunta optou-se pela abordagem quantitativa, utilizando como sujeito de pesquisa os professores e coordenadores em EAD de duas IES privadas, localizadas no Estado do Rio de Janeiro, no sentido de identificar os FCS na gestão da EAD, sob seus olhares e experiências no processo de ensino-aprendizagem e gestão. A relevância deste artigo está em traçar os principais FCS na gestão da EAD, não para que seja um padrão do negócio, mas, sim, um possível balizador para as demais instituições que atuam no negócio de EAD. Como resultado, foram identificados os seguintes FCS: O porte das IES; professores tutores; modelo pedagógico; tutores presenciais; e infraestrutura de apoio – instalações físicas (salas, laboratório de informática, auditório, biblioteca, outros).

 

Palavras-chave: Fatores Críticos de Sucesso. Educação a Distância. EAD. Professor Tutor.

 

ABSTRACT

 

The research has the main objective of identifying the Critical Success Factors (CSF) through the view of tutors and coordinators of distance courses in the management of private Higher Education Institutions (HEI), in order to reflect on the factors which influence the success of the business. The growth in the offer of distance courses has stimulated competition. Because of this, one should not only think about educating students, but also about good business management. The research sought to answer the following question: "What are the critical success factors in the management of distance education (DE) in private HEI under the vision of tutors and coordinators?" To search for answers to this question we opted for a quantitative approach, using as a subject of research the teachers and coordinators in the DE of two private HEIs located in Rio de Janeiro, in order to identify the CSF in the management of DE under their eyes and experiences in the teaching-learning process and management. The relevance of this article is to outline the main CSF in the management of the DE, not so that it is a business standard, but a possible marker for the other institutions that operate in the DE business. As a result, the following CSF were identified: The size of HEIs; teacher tutors; pedagogical model; face-to-face tutors; and supporting infrastructure - physical facilities (rooms, computer lab, auditorium, library, others).

 

Key words: Critical Success Factors. Distance Education. DE. Teacher Tutor.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.1

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