<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
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<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 1, p. 03-26, mai./*u*. 20*9 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*9.16.3.1 </line>
</par>
<par>
<line> G*stão da Ead: Fatores Críticos de S*c*sso na Vis*o d*s Prof**sores Tutores * *oordenador*s </line>
<line> Ead Manage*ent: C*i*ical Succ*ss Factors in **e Vie* of Teache*s Tu*ors an* C*ordina*ors </line>
</par>
<par>
<line> Paulo Roberto Fe*to*a Alves </line>
<line> Mestre e* **ministra*ão pela UNIGRAN*IO </line>
<line> Profes*or tutor na U*IGRANRIO </line>
<line> E-mail: p*ul*_feitosa@ig.com.b* </line>
<line> Deborah M*ra*s Zouain </line>
<line> **utora e* En*enharia de P*o**ção pela *OPPE/UFRJ </line>
<line> Profes*o*a do PPGA d* UNIGRANRIO </line>
<line> *-mail: deborahzoua*n@gm*il.com </line>
<line> André L*ís F*ri* Duar*e </line>
<line> Mestre e* Ad*i*istração *elo *ADE/UNESA </line>
<line> Dout*rado na UNIGRANRIO </line>
<line> Analista em *&T na Comissão Na*i*n*l *e E*ergi* Nuc**ar - CNEN </line>
<line> E-mail: ald*a*te@cn*n.gov.br </line>
<line> Lui* Alexand** V*ladão de Souza </line>
<line> Mestre em *dmini*t*ação pela **R*J </line>
<line> Do*torado n* UNIGRANRI* </line>
<line> *-mail: lui*.alexan*re.valada*@gmai*.com </line>
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<column>
<row> Ender*ço: Paulo *obert* Feitosa A**es </row>
<row> UNIGRA*RIO Campus Lap* - Rua *a *apa, 86/9º, </row>
<row> Centro, Rio d* J*neiro - R*, 20021-1**, Brasi*. </row>
<row> Endereço: Deborah Mor*es Zou**n </row>
<row> UNIGRANRIO Campus Lapa - *ua da Lap*, 86/9º, </row>
<row> Centro, Rio de Janeir* - RJ, 200*1-*80, Brasil. </row>
<row> *ndereço: A*dré *u*s Fa*ia Duarte </row>
<row> CNE* - Rua Gal Severiano, nº 8* - Botafogo - *io d* </row>
<row> J*neiro - *J, 22290-901, Brasil. </row>
<row> En*ereço: Luiz *le**ndre Va*adão d* Souza </row>
<row> *N*GRAN*IO Campus Lapa - Rua *a La*a, 86/9º, </row>
<row> Centro, Ri* de Janeiro - RJ, 200*1-**0, B*asil. </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r-Chefe: Dr. To*ny K*rley de Alen*ar </row>
<row> Rodrigu*s </row>
<row> Artigo recebido em 12/11/201*. Úl*im* versão </row>
<row> recebida em 02/01/2019. *prova*o em *3/01/2019. </row>
<row> Avaliado pelo sis*ema Triple *evi*w: a) Desk Re*iew </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Doubl* Blind Rev**w </row>
<row> (avaliação cega por dois aval*a**re* da área). </row>
<row> R**isã*: Gr*m**ical, Norm*tiva e *e Format*ção </row>
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<line> P. R. F. Alve*, D. *. Zouain, *. L. F. Duarte, L. A. V. Souza </line>
<line> 4 </line>
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<line> RESU*O </line>
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<line> * p*squisa tem o *bjetivo princi*a* *e *d**tificar os Fa*ores Críticos de S*ce*so (FC*) </line>
<line> através *eio do olh*r de pro*essores tutores e coordenadores dos c**sos oferecidos * distância </line>
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<line> na gestão das I*s*ituiçõe* de Ensino *u*e*ior </line>
<line> (IES) </line>
<line> privadas, com a finalid*de de ref*e*ir </line>
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<line> sobre os fatores q*e influ*n*iam no sucesso do negócio. * cre*cimento na *fe*ta de curso* a </line>
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<line> distânci* acirro* a </line>
<line> *on**rrê*c*a. ** função *iss*, n** se d*ve p*n*ar ap*nas e* educar </line>
<line> os </line>
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<line> a*u**s, mas ta*bém em *ma boa g**t*o do negóci*. A pesquisa buscou respon*er à seguinte </line>
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<line> questão: "Quais os fato*es críticos de sucesso na ge*tão da </line>
<line> educação a distância (EAD) na* </line>
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<line> Insti*uições Privadas de En*ino Super*or s*b a vis*o *os pr*fessores tutores e coo**ena*ores? </line>
<line> " Para b*scar respost*s a esta pergunta optou-se pela abordag** quantitativa, uti*izando como </line>
<line> sujeito *e pesq*isa os professore* e coordenadores em EAD de duas *ES priv*das, *ocalizadas </line>
<line> no Estado d* Rio de J*neiro, no se*tido de ide*tifi*ar os *CS na g*stão da EAD, sob seus </line>
<line> olh*res e experiências *o p*ocesso de ens*no-aprendizagem e ge*tão. A relevâ*cia deste arti*o </line>
<line> está em traça* os principais FCS n* *estão da EAD, n*o para que sej* um padrão do negócio, </line>
<line> m*s, *im, um p*s*ível balizador para a* demais in*tituições que atu*m no *e**cio de EAD. </line>
<line> Como r*sulta*o, foram id*ntific*dos os seguintes FCS: O p*rt* d*s IE*; professo*es tutores; </line>
<line> model* pe*agóg*co; tutores p*es*ncia*s; e infra*st*utura de apoio - i**talaçõe* *ísicas (salas, </line>
<line> l*b*ratório de *nfo*má**ca, auditório, bib*i*teca, outros). </line>
<line> Palavras-cha*e: Fatores Cr*ticos de Suce*so. Educa*ão a Distân*ia. *AD. P*ofess*r Tutor. </line>
<line> ABSTR*CT </line>
<line> The *esearch has the mai* obje*ti*e of *dentifying *he Crit*cal S*c*ess Factors (*S*) th*o*gh </line>
<line> th* view of tu*ors and co*rdinat*rs of dist*nce courses in the mana*ement of pr*vate Hig*er </line>
<line> Education Institut**ns (HEI), in ord*r to refl*ct on the factors which influence th* success of </line>
<line> *he bus**es*. The growth in t*e offer ** *istan*e course* has stimulated co*peti*i*n. Becau*e </line>
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<line> *f t *i s , o*e s ho*l * not </line>
<line> only think about educating s*udents, but als* *bout good busine*s </line>
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<line> managemen*. The </line>
<line> *esear** s*ught to ans*er the fol*owing question: "*ha* are the critical </line>
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<line> success f*cto*s in the *anagement o* distance e**cation (*E) in priv*te HEI *nder the vision </line>
<line> of tutors and co*rdina**rs?" To search *or ans*e** *o *h*s que*t*on we o*ted for a qua*tit*ti** </line>
<line> approach, u*ing as a subject of research the *ea*he*s and coordinators in the DE o* two private </line>
<line> *EIs located in Rio de J*n*ir*, in o*der to iden*if* the *S* *n the manageme*t *f DE under </line>
<line> their eyes *nd experiences in th* te*c*ing-lea*nin* process a** ma*a*ement. The r*l*vance of </line>
<line> this arti*le i* ** **tline t*e main CSF in the manage*ent of the DE, not so that it is a business </line>
<line> **andard, but * *o*sible m*rker for *he *the* i**titut*o*s that o**rate in the *E business. As a </line>
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<line> result, *he followi** CS* w*re i*entified: The size *f HEIs; tea*her t*tors; </line>
<line> pedago**cal </line>
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<line> model; fa*e-to-face tut*rs; and supp*rti*g i*f*as*ructure - physic** f*cilities (room*, c**puter </line>
<line> l*b, aud*tor*um, libr*ry, ot**r*). </line>
<line> Key words: C**tical **ccess Factors. Dista*ce Educ*ti*n. DE. Teach*r Tutor. </line>
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<line> Rev. FSA, T*resina, v. 16, *. 3, art. 1, p. 03-26, *a*./ju*. 201* </line>
<line> www4.fsa*et.co*.br/revista </line>
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<line> Ge**ã* *a Ead: Fa*ores Críticos de S*cesso *a Vi*ão dos Prof*ssore* T*to**s e Co*rdenadores </line>
<line> 5 </line>
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<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
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<line> * Educação a Dis*â*cia (*AD) </line>
<line> é </line>
<line> u** modalidad* de ens**o que **m alcanç*n*o </line>
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<line> m*i*res </line>
<line> espaços nas inst*tuições de ensin* *u*erio* (IE*) e no *er*ado </line>
<line> educaci*na* no* </line>
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<line> últim*s an**. *m países *e todo o mun*o, o e*sino superior é, atualmente, caracterizado por </line>
<line> *uas g*andes tendências: o aumento c*nstante do percentua* de estudantes não tra*icionai* no </line>
</par>
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<line> ensino superio*, e a **olifer*ç*o de cu*sos onl*ne </line>
<line> ou pro*ra*a* d* educ*ção a </line>
<line> dis*ânc*a </line>
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<line> (*TOES*EL et al., 2015). Como *ão é fácil harm*niza* * trab**h*, a fa**lia e os *e*eres de </line>
<line> *studo, cada vez ma*s s*o of*re*idas *po*tunidades de melhor qualificaç*o po* *e*o de EAD </line>
<line> (ZORMANO*Á, *016). </line>
<line> Com o a**ento da internet * os avanços n*s tecnologias d* *nforma*ão * c*muni*ação </line>
<line> (TI*), a E*D, *ue cost*mava ficar restri*a a um pe**eno nic** dent*o do setor e*u*acional, </line>
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<line> *resceu e as*umiu maio* re*evância </line>
<line> n*s discus*ões a*a*ê*icas (MAR*HISOTTI; </line>
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<line> OL*VEIR*; LUKOSEVICIUS, 2017). Esses avan*os geraram u* au*ent* sig*ificativ* na </line>
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<line> ofe*ta de *ursos EAD via Internet, aumentando * i*portância de*se tipo de educaç*o para </line>
<line> * </line>
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<line> *stru*ura das univers*dad*s (COST*; *ELISSARI; GONZALE*, 201*). De acor** com Firat </line>
<line> (20*6), o uso das T*C para fins de a*r*ndizado mel*oro* a* *abilida*es dos sistemas de *AD </line>
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<line> para ate*der a *ru*os m*iores de alun*s, of**ece*do conteúdo mai* rico se*viço *ais e </line>
<line> r*p**o. </line>
<line> Para Gossenheimer et al. (2017), embora as van*agens do e*sino por *eio d* aulas a </line>
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<line> di*t*nci* geralmen*e sejam </line>
<line> *vi*ente*, *art*cularmente *o que *iz **speit* a* acesso e </line>
<line> à </line>
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<line> *is*onibilidade dos estudantes, há algumas desva**a*ens, como o *a*o de o* alunos não </line>
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<line> poderem *esenvolver a *ocia*i*açã* * a* habilidades in**rp*ssoais qu* </line>
<line> *o*ma*m*nte </line>
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<line> acom*anh*m *s mé*odos *radicio*ais de *prendizagem. No entan*o, a EAD disting*e-se dos </line>
<line> m*dos tradicio*ais não ap*nas na fo*ma de tr**smissão, mas tam*ém n*s potencia*s alunos </line>
<line> que ela a*inge (ZHANG; W*RTHIN**ON, 2016). </line>
<line> Na América Latina, a EAD foi inicialmente caract**izad* por *ist*mas educacionais </line>
<line> simples e p*edomi*antemente de baixa qualidade, ofere*end* po*ca a*enç*o instit*cional aos </line>
<line> estud**tes, e***ra nas ú*timas década* * ed*cação a dist*ncia tenha p*ssado por uma </line>
</par>
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<line> tr*nsformação sig*ificativa, *om a a*ição de </line>
<line> proces*os </line>
<line> virtua*s, be* como maior </line>
<line> i*ovação, </line>
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<line> pad*onização, compl*xidade d*fer*nciação de processo* dentro *os **st*mas uni*er*itários e </line>
<line> (TOR*ES; R*MA, 2018). </line>
<line> No Brasil, a E** cresce de forma acel*ra*a, impulsionada por prog*amas d* governo </line>
<line> *ar* facilitar o ac*ss* de alunos ao ensino superior, sen*o a mod*lid*d* de en**no que *a*s </line>
<line> R*v. FSA, Teresi** PI, v. 16, n. 3, art. 1, p. 03-26, ma*./ju*. 2019 www4.fsanet.com.b*/r*vista </line>
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<line> P. R. F. Alves, D. M. Zou**n, *. L. *. Duarte, L. A. *. *ouza </line>
<line> 6 </line>
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<line> *resce no país. P*de-*e afirma* que a EAD é v*sta c*mo uma forma eficiente de promover a </line>
<line> democratização do *ce*so ao *nsino *u*erior (BE*LO*I, 2012; COSTA; COCHI*, 2013), </line>
<line> af**al, ela oferece op*r*unida*es de aprendi*agem que es*ão liv*es das re*trições de tempo e </line>
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<line> *uga*, </line>
<line> a*ém *e </line>
<line> viabiliza* n*vas </line>
<line> abor*agens de ensino e apre*dizagem (ALHABEEB; </line>
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<line> ROWLE*, 20*8). </line>
<line> To*o a*o, vários no*os cursos *uper*ores são reconhecido* pel* MEC. As matrículas </line>
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<line> d* ba*harelado, *ic*nciatura </line>
<line> e cursos superio*es tec*ológicos as distâncias somavam </line>
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<line> 1.3*3.752 em 2015, de *c*rd* com o último Cens* da *ducação S*pe*ior (INEP, 2018). A </line>
<line> *icen**a**ra é o grau mais procurado po* alunos EAD, segu*da pelo bacharelado e finalmen*e </line>
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<line> p*los curs*s superiores de tecnologia (tecn*logo). A m*ior *arte do* *lun*s </line>
<line> de grad*a*ão </line>
<line> a </line>
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<line> dis*ân*ia, p*uco mais de *0%, estud* e* in*tit*ições privadas. </line>
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<line> A *odalidade de EA* ganhou força com a popular*z*ção *a banda *arg* no pa*s e, </line>
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<line> agora, *ma </line>
<line> nova g*r*ção de jovens nascidos em um ambi*nt* c*m </line>
<line> po* cento digital a*re </line>
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<line> novas pers*ec*i*as. "*s at*ibu**s d*ssa geraç*o ev*denciam um perfil d* estudante com novos </line>
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<line> háb**os de apre*dizagem, que de*and** *or novas *or*as </line>
<line> de construir con*ecimen*o" </line>
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<line> (MULBERT; P*REI*A, 20*7, p. *34). </line>
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<line> A tec*olog*a possibilita gra*des mudanças na educ*ção, e a p*opaga*ão da EAD </line>
<line> é </line>
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<line> uma delas (FO*NARI et al., 2017). Enquanto isso, * preço da m*nsalidade, que che*a a ser </line>
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<line> até um q*art* do v*lor *e </line>
<line> um curso p**sencial, aliad* ao crescimento da class* C e aos 15 </line>
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<line> mi**ões *e adulto* entre 25 e 3* an*s que ai*da não p*ssuem curso superio* no Brasil, são os </line>
<line> *rinci*a** pi*are* para * *xpansão do EAD no *aís. </line>
<line> **ra que possamos compreender todos os *atores que possam i*fluenciar n* gestão da </line>
<line> E*D, a pesquisa s* d*senvolve *as te**ias e p*á*icas i*erentes aos Fatores Crí*i*o* ** *uces*o </line>
<line> (FCS), sobre a concep*ão da ob*a s*minal de Rockart (19*9). A pr*p*sta do estudo é, a partir </line>
</par>
<par>
<line> do *nt*ndiment* da **stã* aplicada aos cursos </line>
<line> de E*D, apo*t*r os fatores de sucess* da </line>
</par>
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<line> mod*lida*e de ensino E*D *el* *isão *os p*ofessores tutores e coordenadores de*ses c*rsos. </line>
</par>
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<line> A presen*e pesq*isa, voltada ao **mí*io da administ*ação, </line>
<line> busca iden*ificar </line>
<line> os FCS </line>
</par>
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<line> sob o olhar </line>
<line> dos *rofe**ores tutores e coordenadore* </line>
<line> d*s cu*sos de *AD </line>
<line> nas Instituições </line>
</par>
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<line> Pri*adas de En*ino Superior, a fim d* *efletir so*re quais fatores possam influenciar </line>
</par>
<par>
<line> *iretamente </line>
<line> no sucesso do n*gócio de EAD, sempre com o </line>
<line> *bjetivo </line>
<line> de melhorar a r*lação </line>
</par>
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<line> *luno / profess*r * i***itu*ção. </line>
<line> *m progra*a de EAD requer integração total entre as áreas de *po*o administrativo, </line>
</par>
<par>
<line> área* pe*agógicas, </line>
<line> corpo docente, dire**ria ent** **t*os, o qu* p*de t*rar o foco do </line>
</par>
<par>
<line> g**enciamen*o do cur*o, condu*in*o-o para uma dir*ção de insucesso. </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a, v. *6, n. 3, art. 1, p. 03-26, ma*./jun. 2019 *w*4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
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<line> *estão da Ead: Fatores Críticos de Suce*so na *isão *os Pro*ess*res Tutores * Coorden*do*es </line>
<line> 7 </line>
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<line> Seja no avanço da* propostas públicas, ou pe*o de**nvolviment* de n*vas t*cn*l*g*as </line>
</par>
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<line> d* E*D, contempora*eamente, o Min**tério *a Ed**ação tem bus*ado avanç*r, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> regulamento* a EAD em *odo te*ritório nacional. A partir d* a**ra, as inst*tuiçõ*s de ensi*o </line>
</par>
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<line> sup*r*or podem ampliar a oferta de c*rs** *uperiores de gradua*ão e pós-graduação </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d*s*ância. En*re as pr*ncipa*s **da*ças, estã* a </line>
<line> criaç*o de polos de E*D pel** </line>
<line> *rópria* </line>
</par>
<par>
<line> instituições e o cr*denciam*nto de institui*ões na *o**lidade EAD sem ex*gir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*e*enciamento pré*io para * oferta pr*sencial. </line>
</par>
<par>
<line> Com a regu*amentação, as instituições *oderão oferecer, exclusiva*ente, cursos a </line>
</par>
<par>
<line> di*tância, *em a ofe*ta s*multânea </line>
<line> de cu*sos p*e*enciais. * estratégia do MEC é am*l*ar </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ofe*ta de *ns*no superior no pa*s para atingir a Met* 12 do P*ano Naci*na* de Educação </line>
<line> (PNE), que exi*e elevar * taxa *r*ta de mat*ícula *a ed*cação superior para 50% * a *ax* </line>
<line> líquida e* 33% da *opula*ão de 18 e 24 anos. </line>
<line> O Decreto *º 9.*57/2017, que r*g*lame*ta a EAD *o p*ís, d*fine que a oferta de *ós- </line>
<line> graduação lato *ensu EAD fica a*torizada para as *nstituições d* e*sino superior q*e obtêm o </line>
<line> cre*enc*amento EAD, *em ne**ssidade de credenciamen*o específi*o, tal c**o a mo*alidade </line>
<line> prese*cial. A nova reg*a também estabelece que o credenc*amento exclusi*o para cursos de </line>
</par>
<par>
<line> pós-graduação latu sensu EAD f**ue r**trito às escolas de </line>
<line> gov*rn*. *odas *s mudanças </line>
</par>
<par>
<line> tiveram como objetivo, além de ampliar a oferta e o acesso a*s c*r*os s*periores, gara*t*r a </line>
<line> qualid*de d* ensino. Os polos de EAD, por exemplo, *assam a ser criados pelas inst*tuiçõ*s, </line>
</par>
<par>
<line> *u* deverão in*or*á-los ao MEC, respeit*dos os </line>
<line> limit** quantit*t*vos </line>
<line> defini*os </line>
<line> pe** </line>
</par>
<par>
<line> ministério com base *m *valiações instituciona*s de *ualidade e infraestrutur*. </line>
<line> Como * estudo *ealiza*o é atual e de interesse dos gestores de EAD buscou-se, aqui, </line>
<line> através das e*periências aponta*as pelo* pr*fesso*e* *ut*res * coordenadores, contribuir para </line>
<line> o *ebat*, sabendo qu* o as*un*o * tema recente e pouco estudad* no â*b*to *e EAD. **sc*- </line>
<line> se, também, tor*ar a d**cussão *cessíve* ao *onhec*mento de todos, mostran*o **guns Fatores </line>
<line> Crí*ico* de Sucesso (*CS) que, se bem geridos, pode* co*du*ir as Instituições Pri*adas de </line>
<line> En*ino Superi*r ao sucesso na gestão da EAD. </line>
<line> 1.1 D*limi*ação d* Pes*uisa </line>
<line> Esta pes**isa prop*e-se *dentificar os *CS na gestão da E*D das Institu*ções Pr*vadas </line>
</par>
<par>
<line> de **sino Supe*ior, e a área </line>
<line> de EAD foi *scol*id* p*r est*r e* franca expansão, t*lvez at* </line>
</par>
<par>
<line> *ofre*do com u* *rescimento des*rd*nad*, ma* cres*end* com *rande dis*uta *e mercado e </line>
<line> fre*te a *ma forte deman*a r*primida. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina P*, v. 16, n. 3, art. 1, p. 0*-2*, mai./jun. 2019 ww*4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. R. F. *lves, D. M. Zouain, A. *. F. Duarte, L. A. V. Souza </line>
<line> 8 </line>
</par>
<par>
<line> P** se trat*r de u* *ercado rel*tiva*ent* novo n* Brasil, se c*mpa*ado *o ensino </line>
</par>
<par>
<line> presencial, * m*ior *art* *os pr*fi*sio*ais atuant*s ne*te </line>
<line> seg**nto at*almente é or*unda d* </line>
</par>
<par>
<line> ensi*o **esencial que, ape*** de pa*sarem por **versos tre*namentos para atua*em no s*to* d* </line>
</par>
<par>
<line> EAD, ain*a **o resiste*tes à nova *odalidade *e ensino </line>
<line> podendo, esta, ser uma </line>
<line> *as raz*es </line>
</par>
<par>
<line> das dif**uldad*s n* qualidade de prest*ção d*sses *erviços. </line>
</par>
<par>
<line> A pes*ui*a foi realizada em *uas universidade* *rivadas de ensino s*perior </line>
</par>
<par>
<line> l*caliz*das no Est*do do Rio </line>
<line> de Jane*ro. A </line>
<line> primeira in**ituição está l*cali*a** na r*g*ã* </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> ba*xad* **uminense, e tem ma*s de 45 anos de atuação na **ea de educação c*m os seguinte* </line>
</par>
<par>
<line> cursos </line>
<line> em *AD: Admi*istração; Ci*ncias Contábeis; Engenha*ia de Produçã*; *edagogia; </line>
</par>
<par>
<line> Análise e Des*nvolvimento de Sistemas; *est** Ambien*al; Gestão de Recurso* Humanos; </line>
</par>
<par>
<line> Gestão Finance*ra; Logística; Ma*ket*ng; Rede *e Computadores; *r**essos Geren*iais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Teologia. Confo*me o último censo de </line>
<line> educação superior de 2016, pos*u* um total </line>
<line> de 2091 </line>
</par>
<par>
<line> *lunos em EAD. </line>
</par>
<par>
<line> A **g*nd* inst**uição está localizad* na *idade do Rio de Janeiro, com *7 ano* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> atuação n* área de *d*cação e com diversos cursos em *ár*as áreas e, seg*nd* o *ltimo cen*o </line>
</par>
<par>
<line> de educação </line>
<line> **perio* *e *016, possui um *otal de 80.952 alunos em EA*. T*dav*a, para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<column>
<row> *esquisa que se apresenta iremo* uti*izar a*enas * curso ** a*ministração em EAD. </row>
</column>
<par>
<line> 2 </line>
<line> FUNDAMENTAÇÃO TE*R*CA </line>
<line> A ideia *ásica *e *ducação * d*stância, a *riori, pode p*recer mui*o simples: *lunos e </line>
</par>
</par>
<par>
<line> professores e*tão ** **cais </line>
<line> dif*rentes duran*e to*a o* grande </line>
<line> parte do tempo *m que </line>
</par>
<par>
<line> a**endem e ensinam (MOORE; KEARLE*, 2007). Portanto, a gestão da **D, embor* </line>
<line> inicia**e*t* possa se pare*er com a e*trutu*a *a g*s*ão prese**ial, diferencia-*e e* muito po* </line>
</par>
<par>
<line> tratar de questões </line>
<line> nov a s </line>
<line> par* os g*store*, c*mo, *or exemplo, a dime*s*o cultural *ue </line>
</par>
<par>
<line> dificilme**e, pode s*r medida * **stância por e*v**ver ** púb*ico diversifica*o, q*e pode </line>
<line> estar *m qualquer lug*r, em diferentes cidades, es**dos e pa*s*s. </line>
<line> 2.1 *es*ão da Educação a Distância </line>
<line> A v*locidade com que as tecnologias *v*nçam são i*ensamente *uperiores às </line>
<line> d*mandas da ap**ndizagem no amb*ente online, ocas*on*ndo u*a lacuna entre as tecnologias </line>
<line> *i*poníveis e o que os alunos utilizam des*as fer*amentas. Para i*s* *e faz necessár*o i*vesti* </line>
</par>
<par>
<line> *ã* apenas em *esquisa* relaciona*as a </line>
<line> com**ica*ã* na aprendiza*em, m*s e* relação </line>
<line> às </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T**esina, v. 16, n. 3, art. 1, p. *3-26, mai./jun. 2019 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G*stão da Ead: F*tore* Críticos de Suce*so *a Visão dos Professores Tuto*es e Coo*denadores </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> características dos alunos, tecn*lo*ia *ducacional, entre outros, mas também em toda * gestão </line>
<line> des*e negóc**. Conforme demonstrado por *aw*cki-Richter, Bä*k*r e Vo*t (2*09, p. 5) </line>
</par>
<par>
<line> [...] em um *rogram* de pesquisa o*d* foi </line>
<line> feita **a rev*são de lite*atura em la*g* </line>
</par>
<par>
<line> escal* par* investigar e qua*tificar te*dências e la*una*, métodos e padrões de </line>
<line> autoria nas pesquis*s so*re EAD publicadas em periódicos acadêmicos, *entre os </line>
<line> p*i*cipais p*r*ódicos f*ram feitas um* avaliação **r pares r*v*sado* nesse estudo: </line>
</par>
<par>
<line> *pen learning (*L), Distan*e Education (DE), American </line>
<line> Jou*nal of Distance </line>
</par>
<par>
<line> Ed*cat*on (*JDE), Journal of Dista*ce Educ*ti*n (J*E) e *nternational Review of </line>
<line> Rese*r*h O*en and Di*tance Education (IRROD*), sen*o co*p*sta a amostra *or </line>
<line> *95 artig*s publi**dos entr* 2*00 e 2008, ond* após a tabulação iden**ficou-se que </line>
<line> *penas 18 desse* artig*s, ce*ca de 2,6% tinham como tema a g*s*ão e or*ani*ação </line>
<line> do negóci*. </line>
<line> Dad* a complexida*e de se **rir * n***cio d* EAD, *i*da de*tro do contexto de </line>
<line> *ntere*se pela pesquisa, Salmon (2010), complementa: </line>
<line> Os *íder*s d*s universidade* já poss*em muit* con*ec*mento sobre as neces*idade* </line>
<line> dos alunos, as mudanças geográficas e os *esafios dos complexos relacio*amen**s </line>
</par>
<par>
<line> entre tecnologia e pedagogia*. Entretanto, sabem </line>
<line> pouco como se preparar para </line>
<line> as </line>
</par>
<par>
<line> mud*nças nas expec*ativa* dos *luno*, *nc*uin** o que é si*nificant* na gama </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> oportunidades, e o que não é (SALMON, 2010, p. 28). </line>
</par>
<par>
<line> No Bra*il, a organiza**o da e*ucação se inic*a por volta de 1930, quando, em São </line>
<line> Pa*lo e no **o de Janeir*, surg* a cade**a de A*ministração Escol*r. De acordo co* Libâneo </line>
<line> (2001, apud FARIA, 2011) n***a época, a adm**istração escolar era mais *u*ocrát*ca- </line>
<line> funci*na*ista e, com o passar do tem*o, começou a receber um caráter mai* democrát*co, </line>
<line> te**o reconhecimen*o do dever de organizar o trabalh* pedagógic*, com visão mais ampl*ada </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> crítica da *ea**dade. Por volta *e </line>
<line> 1980, a gestão toma ma*or vis*bili*ade po*ítica social </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> campo da *d*cação, assegurando a i*ualdade e </line>
<line> qualidade de </line>
<line> ensino, *m e*pecial pela </line>
</par>
<par>
<line> *onstit*ição Federal de 1988, *ue **stitui a g*st*o democrát*ca. </line>
<line> O at*al modelo de gestão em educ*ç*o s*gue o m*sm* modelo da ge*tão tradicional </line>
<line> u**liz*d* nas empres*s, nã* tendo um mod*lo específico, compre*nde*do também tod*s as </line>
<line> qu*s*ões que envolvem plan*jam*nto, organização, direção e con*role *os *ecursos. *ara </line>
</par>
<par>
<line> adminis*rar todas as si*ua*ões, *oda a estru*ur* d* curs* de EAD deve </line>
<line> estar bem organiz*da </line>
</par>
<par>
<line> *ave*do, nã* s* autono*ia </line>
<line> como comp*ometimen*o de toda* a* partes env**vidas (alunos, </line>
</par>
<par>
<line> c*rpo docente, coorde*adores, adm*nis**ativo e grupos de apoio). Co*o ressal**m Silva, Me*o </line>
</par>
<par>
<line> * Mu*lder (20*5), *ind* que a EAD </line>
<line> venha </line>
<line> a*sumindo grandes proporções no mercad* </line>
</par>
<par>
<line> edu*acional, é importante l***rar *ue es*e modelo de educ*ç*o t*m peculiaridades no que se </line>
<line> refere à implement*ç*o e gerenciamento quando co*parada à edu*ação *rad*cional. Para </line>
<line> Nahón (2017), a p*culia*idad* em relaç*o à EAD * que ela é co*ume**e des*nvolvi*a *m </line>
<line> R*v. *SA, Ter*sina *I, v. 16, *. 3, art. 1, p. 03-26, mai./jun. 201* *ww4.fs*n*t.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. R. F. Alv*s, D. M. Zouain, A. *. F. Duarte, L. A. *. Souza </line>
<line> 10 </line>
</par>
<par>
<line> estruturas que ta*bém abr*gam *odelos e*ucaci*na*s presenc*ais, o que exige q*e as IES </line>
<line> corrijam cons*ante*ente os *rocessos acadê*icos, administrativos, fi*anceir** e reg*lat*rios </line>
<line> que não são s**elhantes nas duas modalidades. </line>
<line> *o enta*t*, o avanço das tecnologia* *a informação * comunicação não está ligado </line>
<line> diretamente a *ma boa gest** em EAD, pois exi*te* *utros fatores qu* influenciam n*s*e </line>
<line> p*oc**so, *omo q*est*es a*sociad*s ao p**nejament* a*mi*istrativo e pe*ag*gic*. No âmbito </line>
<line> da q*estão do planejamento de *m curso de EA*, é de fu*damental im*o*tância *odo o corpo </line>
</par>
<par>
<line> profis*i*nal que integra dive*s*s áreas *o conheci*ento, send* incl**dos *es*a es*r**ura </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> professore*, tutores presenci*is e a distânc*a, apoio *dministra**vo, apoio pedagógico entre </line>
<line> *utro*. </line>
<line> De ac*rdo co* Mase*to (2000, p.74): </line>
</par>
<par>
<line> A relaçã* e*tre o profess** e aluno dei*a d* ser vertical * de i*p*siç** cultu*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> passa a ser de construção em c*njunto de con*ecime*t*s *ue se mostrem </line>
</par>
<par>
<line> si*nif**at*vos para os participantes do pro*esso, de habilida*es humanas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro**ssion*is e de valor*s é*icos, político*, soci*is e tra*scendentais. </line>
</par>
<par>
<line> C om * </line>
<line> po*e ser observad*, toda * *rga*ização e *eus colab*rado**s sã* responsáveis </line>
</par>
<par>
<line> p*r essa gestão, b**cando dar q*alidade aos cursos oferecido*, a fim d* ga*anti* que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> obje*ivo* educaciona*s (mediante p*ocedimentos didá*icos-ped*gógic*s) e **nanceiros (no </line>
<line> cas* da **stão *m EAD privada) s**am alcançado*. </line>
</par>
<par>
<line> Desta forma, na gestão *e EAD d*vem-se co*siderar tod*s as funçõ*s </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> plane*amento, orga*izaç*o, d*reçã* e contr*le, n* *ual *o*os *s envolvi*os s*o responsáve*s </line>
<line> por desenvolver soluções que contribu*m par* o gerenciamento de todo o proc*sso. </line>
<line> * **D caracteriz*-se por ter professores e estudantes em lugares e tempos dife*entes, </line>
</par>
<par>
<line> fazen*o uso *as te*n*lo*ias </line>
<line> da informa*ão e </line>
<line> dos mei*s de co**nicaç*o como *rinc*pais </line>
</par>
<par>
<line> instrumentos de medi*ção p*dagógic*. *egundo Valente (2003) a*ravé* desses rec*rs*s, tem- </line>
<line> se a possibilida*e de comparti*ham*nto d*s atividades peda*ó*icas com todos os envo*vido* </line>
<line> no processo: *rofessores, t**ores estudantes, gestores * *qui*e multidis*ipl*nar. </line>
<line> 2.2 Es*rutura Org*nizacional e P*a*ejamen*o d* Ensino a Distâ*cia </line>
</par>
<par>
<line> * ge*t*o d* EAD necess*ta de dive*so* ele*entos *ue </line>
<line> *a*bém estão presentes </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> modalidade </line>
<line> pr*se**ial, *o*o a concepção ped*gógica; co*teúdo e*pecíficos, metodologia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> avaliação, Infraes*rutura física, tecn*logia, entre outro*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na, v. *6, *. 3, art. 1, p. 03-26, mai./**n. 20*9 </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/re*ist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão ** Ead: Fat**e* Críticos de Sucesso na Visão dos Professores Tutore* * Coordenad*res </line>
<line> 1* </line>
</par>
<par>
<line> Uma das *rincipais car*cterísti*as *ece**árias pa*a o gesto* *e EAD é a Gestão de </line>
</par>
<par>
<line> pessoas. Por *e </line>
<line> tratar de um faci*itador de </line>
<line> processos, * ges*o* necessi*a ter habilidades </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> trabal**r *om o ca*ital **telectua*, ser p*oativo, reconhe*** as *ecessi*ad*s huma*as e o valor </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> c*da um **ntro no n*gócio, além de b*sca* </line>
<line> *ovo* p*ogr*mas, </line>
<line> ter flexibilidade </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> incremen*ar a *ap*ci*ação do* *n**l*idos. Araújo e Gar*ia (2006) afirmam q*e ***o *a * </line>
</par>
<par>
<line> coorde*ação </line>
<line> ga*ha sentido no traba*ho integrado, *o p*anejamento </line>
<line> participativo, no </line>
</par>
<par>
<line> ac*mpanhamento colabo*ativo, comparti*h*do * democrático. </line>
<line> *ara que se obtenha *ucesso no pl*nejam*nto da EAD, ** gestores deve* c*ntar *om </line>
<line> o *uporte ope**c*onal dos pol*s presenci*is. S*g*nd* Alves (201*), "* gestor *a EaD pre*is* </line>
<line> conhecer a le*islação *obr* edu*ação a di*tância e todos os instrum*ntos legai* que regem a </line>
</par>
<par>
<line> ed*ca*ão esco*ar brasileira, *m espe*ial os *as *re*s esco*hidas pa** implant*r </line>
<line> os cursos d* </line>
</par>
<par>
<line> graduação". </line>
</par>
<par>
<line> Um programa d* EA*, na persp*ctiva *e econ*mia *e escala, n*o se *rata, de aco*do </line>
</par>
<par>
<line> c*m Rib*i*o, Ti*m **ro (*007), a*e**s de * </line>
<line> aparato t**no*ógico, princípios pe*a*ógicos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **cal fí*ico, ma* </line>
<line> *e uma referência ins*itucional *ue oriente *s recursos </line>
<line> rela*ion**os ao </line>
</par>
<par>
<line> planejamento e desenvolvimen*o d* *AD, com critério* de pla*ejament* e gestão com * </line>
<line> instrumentos disponíve** p*ra o acomp*nhamento e co*rdenação de ca*a etap* do trabalho. </line>
<line> A gestão *a EAD nã* é *imp*es, o que requer do gestor *abi*idad*s multid*scip*ina*es </line>
<line> e c*nhecimento no âm*ito legal, admi*istr*tivo e acadêm*c*, con*orme listam A*ve* (2012) e </line>
<line> Silva et a*. (2010): </line>
</par>
<par>
<column>
<row> a) </row>
<row> *) </row>
<row> *) </row>
<row> d) </row>
<row> *) </row>
<row> *) </row>
</column>
<column>
<row> Informar-se sobre o *otencial das tecn*logi*s na e*ucação presencial e a d*stân*ia; </row>
<row> Avaliar com clareza * que é novo e o que é *e*manente em *duc*ção; </row>
<row> Id*nti*icar pos*íveis par*eiros nas áreas pú*licas e privadas; </row>
<row> Partic*par d* desenvolviment* de produção técnica *os cursos e r*g*stro de *ados, </row>
<row> *ertific*dos e a *ormação que s* deve at*ngir do a*uno; </row>
<row> Sensibilizar *ua eq*ipe pa*a as mudanças nec*ssárias; </row>
<row> Traba**ar com parâmetros *reconizados pelas teo*ias e *est*o do conhecimento e </row>
<row> de qualidade. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> 2 .3 </line>
<line> Fatores Críticos de Sucesso da *AD </line>
<line> Ante* de conce*t*armos Fatores Críticos *e S*cesso (F*S), devem*s perp*s*ar pela </line>
</par>
<par>
<line> **stão estraté*ica, que é u* p*ocesso s*cessivo e adap*ativo, por meio do qual </line>
<line> u* * </line>
</par>
<par>
<line> or*an*zação define o* *edefine seus o*jetivo* e me*as, segu*do Tachizawa e Andrade (19*9). </line>
<line> Re*. FSA, T*r*sina *I, *. 16, *. 3, art. 1, p. 03-26, mai./*un. 2019 www4.fsanet.com.br/**vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. R. F. Alv*s, D. M. Zo*ain, *. L. F. Duarte, L. A. V. S*uza </line>
<line> 12 </line>
</par>
<par>
<line> *achado *a Si*va, Fo*seca e Ferna*de* (1999) ente*de* que, a est*atégia c*rresp*nde * uma </line>
<line> prática *oci*l usu*l *a esfera de atividade relacion*da às organizações mo*ern*s. </line>
<line> Nesse sentid*, podemos considerar que a e*tr*tégia está em constan*e adaptação para </line>
<line> at*nder às necessida*e* das organiza*õe* modernas e, po* is*o, podem causa* c*rt* cet*c**mo </line>
<line> *e algun* gest*res e acadêmicos. No que se refe*e a* crescent* ce*icismo sobre a capa***a** </line>
</par>
<par>
<line> dos p*o*essos f*rm*is </line>
<line> de e*trat*gia é necessá**o g*ra**ir *ons resultad*s ger*nc*ais </line>
</par>
<par>
<line> (MI*TZBERG, 2004). Tal adoç*o envolve * questão de leg*timidade perante *mportan*es </line>
<line> g*upo* de referência, como acionistas, profis*ionais de classe, escolas de negó*ios, g*r*s da </line>
<line> adminis*ração, f*rmas d* cons*ltoria (WHI**INGTON, 2002), e também g*nha força com o* </line>
<line> chamado* modelos de análise *stratégicas, à medida que era* aceitos * r*c*nhecidos p*la s*a </line>
<line> apl*cação no âmb*to empres*r*al. Por exemplo, o mo*elo de cinco f*rças d* Michael Porter * </line>
<line> uma fe*ra*e*ta *e an**i** da estrutura de *m setor produti*o e torn*u-se tão p*p**ar que se </line>
</par>
<par>
<line> estima o seu </line>
<line> uso e* 25% das empresas nos Esta*os Uni*os, *o início da década de 90 </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> século XX (GHEMAWAT, 2000). </line>
</par>
<par>
<line> Ghemawa* (2*00) </line>
<line> ainda </line>
<line> e*ide*cia *ue o mé*i*o d* Michae* Porter em relação </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> mod*lo d* cinc* *orças resi*e em t*adu*ão p*ra o meio empre*arial, pois sua orig*m *oi </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvida por econom*stas da cham*da Verte*t* *a Orga*izat*on Industry, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fi*alid**e de expl***r a efetivid*de d* políticas p*blicas. </line>
</par>
<par>
<line> Outras ferr*mentas foram desenvolvi*as na área de estrat*g*a com o mesmo objetivo </line>
</par>
<par>
<line> de d*r apoio </line>
<line> na tomad* de </line>
<line> de*isã* como, po* exemplo: as matr*zes de portfólio do Boston </line>
</par>
<par>
<line> **n*u*t*ng Group, a ma*riz d* ** (dese*volvida *ela con*ultor*a McK*nsey), * m*del* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> P*IS e também a análise SWOT, todos con**cidos pelo meio empresar**l muito mais pelos </line>
</par>
<par>
<line> seus atributos utilitários do que pela s*a *egi*imidade </line>
<line> cientifica (GHEMAWAT, *000; </line>
</par>
<par>
<line> BOWMAN; S*NGH; T*OMAS, 2*02). </line>
</par>
<par>
<line> * *straté*ia dá apo*o à g*stã* no difícil *ro*esso de decisã* *m ralação aos FC*, que </line>
</par>
<par>
<line> são, segundo Rockart (1979, p. 2) "f*tores ess*nciais para alcançar </line>
<line> o* obje*i*** de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> organização, *esmo que </line>
<line> *utros fa*ores poss*m s*r neglig*ncia*os". Assim ele def*niu FCS, </line>
</par>
<par>
<line> sendo o principa* disse*inador *es*e m*todo q*e def*nde as *ecessidades de i*formações *o* </line>
</par>
<par>
<line> meio de banco </line>
<line> de </line>
<line> dad** </line>
<line> com os gestores das </line>
<line> empresas, impleme**and* este conce*to </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> hierarquia d*s ferra**ntas de gestão (STOLLENWER*, 2**1; PAULUCI; *UONIAM, </line>
<line> 20*6; RAMOS, 201*). </line>
<line> P*ra Tarapanoff (2001, p. 311) os FCS represe*tam: </line>
<line> Os meios que garantem * real*zação do* **jeti*os da organização, ou seja, fat*res </line>
<line> qu*, pela natureza, podem comprometer to*o o sucesso de um plano *u de uma </line>
<line> R**. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, a*t. 1, p. 03-26, ma*./ju*. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão *a **d: Fatore* Crític*s ** Suc*sso na Visã* dos P*ofessores Tutores e Coorden*dores </line>
<line> 13 </line>
</par>
<par>
<line> *st**té*ia, dev*ndo ser considerado como os c*íticos e me**ce* atenção *special por </line>
<line> pa*te da a*mi*istração. </line>
<line> *r*ce (1997, p.7*) e*p*ica que os F*S "são aquelas poucas ár**s ch*ves nas quais tudo </line>
</par>
<par>
<line> tem de *ar *erto para </line>
<line> q** o *egó**o </line>
<line> *rosp*re". J* Karpi*s*i al. (2017, p. 442) sustenta* et </line>
</par>
<par>
<line> que os FC* pod*m *er entend*dos c*mo "variávei* que </line>
<line> possu*m maior prep*nd*rância </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> alcançar melhore* resulta**s". Em relação à q*e*tão da qualidade, Aquil*ni </line>
<line> et al. (2**7) </line>
</par>
<par>
<line> afirmam </line>
<line> que de *odo geral, os FCS podem ser vistos co*o variáve*s que d**erminam </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> desemp*nho d* </line>
<line> e**resa por meio da i*plem*nta*ão b*m sucedida d* g*s*ão da qualidade </line>
</par>
<par>
<line> tot*l. </line>
</par>
<par>
<line> Inte**r*tar os FCS não é tarefa simples, pois se trata de uma an*lise subje*iva, *ue </line>
</par>
<par>
<line> requer da alt* g*stã* *ma *a*acida*e de </line>
<line> gerenciamento, mas qua*do bem administrados </line>
</par>
<par>
<line> podem ter *m impa*to signif*c**i*o s*b*e * sucesso </line>
<line> de </line>
<line> um a </line>
<line> empresa, c**sid*rando * seu </line>
</par>
<par>
<line> ambi*nte de comp*tição (L*IDECK*R; BRUNO, 1984). Al*m disso, </line>
<line> de acordo com </line>
</par>
<par>
<line> Reta*al, Behar * Maçad* (2009), as várias dim*nsões envolv*das po*e* dific*lta* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *erenciamento *os cursos EA* em program*s via Internet, </line>
<line> causa*do perda *e foco no* </line>
</par>
<par>
<line> pontos fundament*is. </line>
</par>
<par>
<line> Para Alhabeeb e Rowle* (201*), explorar os F*S pod* ser </line>
<line> uma ab*rd*ge* pa*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> avaliação da experiênci* em EAD, a*ém de possi*ilitar a *ormação de u*a agenda par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvimento de s*stemas nessa mo*alid*de. No entan*o, é necessári* compr*ende* as </line>
<line> teorias **bjace*tes de apre*dizagem *ob** as quai* a EAD se b*seia para *dentificar seu* *CS </line>
<line> (EOM; ASHILL, 2016). </line>
<line> Ao **tudarem curso de especializaçã* na mo*alidad* EaD, Karp*nski et *l. (2**7) </line>
<line> iden*ificaram qua*r* pr*nc**ais FCS da instituiçã* de *nsino pe*quisada * partir da *isão dos </line>
<line> a*unos, sendo eles: ambiente e organização di*ático/pe**gógico (AODP); reput*çã* do curso </line>
<line> e d* institu*ção (RCI); *uali*icação profess*res-**tore* (QPT) * es*rutu** do curso (EC). </line>
<line> Papp (2000, p. **) relacionou os FCS com a *AD e apres*ntou ** arti*o que si**liz*, </line>
</par>
<par>
<line> pela sua percepção, após o d**envolvimento de *rês *isc*pli*as, a </line>
<line> existência de sete fatores </line>
</par>
<par>
<line> crít*cos de suce**o na EAD: </line>
</par>
<par>
<line> 1. O es*abele**me*to ** *ritérios d* seg*rança para as organ*z*ções, </line>
<line> de forma </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> garan**rem * prop**edade *ntelec*u*l dos cursos; </line>
</par>
<par>
<line> 2. A análise da ab**dag*m pedagógica e a verificação da pos**bi*id*de de a*apta*ã* </line>
<line> do **rso ao amb*en*e vi*tual; </line>
<line> 3. * co*sideraçã* d* maior *empo *ecessário par* * desenvol*imento dos *ursos; </line>
<line> Rev. F*A, Teresina PI, *. 16, n. 3, ar*. 1, p. 03-26, mai./jun. *01* www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. *. F. Alves, D. M. Zo**in, A. L. F. Duarte, L. *. *. *ouza </line>
<line> 14 </line>
</par>
<par>
<line> 4. A adaptaçã* do conte*do de forma a ma**mizar o us* d*s *e*nologi*s *isponí*e*s e </line>
<line> o ap*endi*ado do estudante; </line>
<line> 5. * pre**ração *ara se lidar c*m problemas inesperados; </line>
<line> 6. A de*isão entre usar softwar*s e*pecíficos para a EAD *u de cons**uir u* *mbiente </line>
<line> próp*io de apre*diz*gem; </line>
<line> 7. A a*aliação cont*nua *o des**p*nho do cu*so </line>
<line> O* FCS a*ontados por Pa*p (2000) são todos importantes *o EA* e dev*m ser be* </line>
<line> gerenciadas pa*a que se te*ha um r*sultado sa*isfatório ** re*a*ão ao *estaque d* I*sti*uiçã* </line>
<line> frente a*s *emais *onc*rrentes. Neste sentido, *iversos *CS devem ser avalia*os com ate*ç*o </line>
<line> antes, durante e **poi* da i*plantação *e qu*lquer *niciativa de EAD (*IMA et al., 2012). </line>
</par>
<par>
<line> Deve-se destacar q*e os programas </line>
<line> de E*ucação a Distância devem ser bem </line>
</par>
<par>
<line> gerenciados, com *estã* voltad* para os FCS, bu*ca*do obter melhores r*sulta*os </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gerenciar, de forma **ntín*a, as dimensões q*e melhor </line>
<line> possa* l*e dar re*orno frente às </line>
</par>
<par>
<line> div*rsa* possibilidades, t*is como: *etenção de alunos, conquista de nov*s alunos, reto*** </line>
</par>
<par>
<line> financei*o, me*hor imagem d* Instituição perant* a **ciedad*, </line>
<line> entre **tras. Com *m maior </line>
</par>
<par>
<line> co*heci**nto *os </line>
<line> compon*nt** bem-sucedidos de uma s*la de *ula on-line, as institu*ções </line>
</par>
<par>
<line> aca*êmicas *ode* reter mais alunos, co**in*ar a incrementar a EAD, melhorar a experiência </line>
<line> à distância e culti*ar oportunida*es de aprendizado bem-s*cedidas (MC*ENNA, 2018). </line>
<line> 2 .4 Cri*éri*s d* Qualidade p*ra Educação a Distância </line>
</par>
<par>
<line> É indiscutível, para Vi*ira et al. (2013), a importância da qual**ade no </line>
<line> ambient* </line>
</par>
<par>
<line> *duc**io*al. Em vi*ta disso, os curso* na *odal**ad* EAD, que tiv*ram expa**ão mu*to </line>
<line> r*p*d*, pre*is*ram de *ma *e*hor ge*tão baseada em referenciais qual*tativos qua*to ao </line>
</par>
<par>
<line> fu*cionamento *os </line>
<line> cursos </line>
<line> *ue seriam ofertados. Em 2003 f*i </line>
<line> p*blicado o docu*ent* </line>
</par>
<par>
<line> "Ref*r*nc**s de Qual*da*e para Edu*ação Su*erior à D*stância", com s*a última *evisão e* </line>
</par>
<par>
<line> 2*07, que serviu </line>
<line> *e referência pa*a form**ação de cur*os. Esse </line>
<line> *ocumento, que foi </line>
</par>
<par>
<line> amplamen*e </line>
<line> *i*ulgado *elo MEC, em*ora não tenha força ** le*, torno*-se *m *rande </line>
</par>
<par>
<line> referenci*l p*ra sub**diar *s a*os lega*s do </line>
<line> poder pú*lic* *o que se refere à av*liação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> supe*visã* da m**alidade (SAN*HEZ, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> *s*e d*cumento *sp*c*fica oi*o tópico* dos qua*s se *ncontr*m: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 1, p. 03-2*, mai./*un. 2019 </line>
<line> www*.fsan*t.c*m.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *es*ão da *ad: Fat*res Críticos de Sucesso na Visão dos Professores Tutores e C*o*denad*res </line>
<line> 15 </line>
</par>
<par>
<line> [...] co*cepção de ed*cação e </line>
<line> c*rrículo no processo de ensino * *prendi*agem; </line>
</par>
<par>
<line> si*temas de co***i*ação; ma*erial didát*co; ava*iação; equipe m*ltidisci*linar; </line>
<line> infraestrutur* de apoio; g*s*ão acadêmico-administra*iva e suste*tabi*idade </line>
<line> financeira (LEMGRU*ER, 20*9, p. 1*3). </line>
<line> A *ecretaria de Educação a Distância - SEED fo* estrutu**da *elo decreto n.º 63*0, de </line>
<line> 20 *e dezembro *e 2007, *a*sando a trabalhar t*ês po*tos de at*ação *rin*ipais: regulaç** e </line>
<line> su*er*isã* em edu*ação * di*tân*ia; in*raestrutura em tecno**gia educacional e pro*ução d* </line>
<line> cont*údo e forma**o em educ*ção * d**tânc*a. </line>
<line> São prin*í*i** de atu*ção: o **cen*ivo * autoria nas dive*sas mídia* e à inte*r*ção </line>
</par>
<par>
<line> ent*e el*s, sempre *a *erspectiva ** valoriza* o* </line>
<line> ed*cad*res e alunos e de contribuir p*r* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> e*uc*ção br*sileira; *poi* ao desenvolvime*to e uso p*dagógic* das tecnolog*as da </line>
<line> *nf*rmação e comunic*ção pelos sistema* *úbl*cos de ensino; incentivo à me*ho**a do p*drão </line>
<line> de qualidade da educ*ção * *istância em todos *s níveis e modali*ades. </line>
<line> A literat*ra indica q*e font*s exte**as (sociai*, ambientais) e in*ern*s (caracte*íst**as </line>
</par>
<par>
<line> i**ividuais) são </line>
<line> cruc*ais par* a im*lementa*ão </line>
<line> da E*D *om suce*** (*HUASIRI </line>
<line> et al., </line>
</par>
<par>
<line> 2*12). Segun*o Tep*r*no et al. (**06), par* </line>
<line> garanti* a qualidade de um curso a distância, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> preci*o dar at*nçã* es**c*al ao processo de co*u*icação entre professores e estudantes, entre </line>
<line> os próprios estudantes o*, tamb*m, *n*re estu**n*es e equi*e d* ge*t*o. </line>
</par>
<par>
<line> *s papéis </line>
<line> de *ediação devem estar bem </line>
<line> definidos quanto ao trab*lho do </line>
<line> t *t *r e do </line>
</par>
<par>
<line> professor, para que *ão </line>
<line> haja ruído* na c**u*icação com * est*dante. Fica ev**ente *u* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tutor não é um ag**t* q*e sim*lesmente absorve * conhe*imento trans*iti*o pelos </line>
<line> p*ofesso*es, mas ques*iona, e t*mbém abs*rai este conhecimento para qu* seja *irecionado a* </line>
<line> a**no de m*neira fluida e co*sistente (ZUI*, 2006). De acordo com Saggim*no e* al. (2017, </line>
</par>
<par>
<line> p. 204), "[...] o pro*ess*r-t*tor é o pr*fissional resp*nsável pe*o p*oce*so de medi*çã* </line>
<line> en*re </line>
</par>
<par>
<line> aluno </line>
<line> e conheciment*, </line>
<line> ou s*ja, aq*ele que *j*da o aluno a desenvolver au*onomia </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> co*stru*ã* dos saberes". </line>
<line> De a*ordo com L*mgruber (2009) e*iste *ma grande preocupaç*o em conhecer t*tores </line>
<line> e prof*ssores *o sentido de dese*penhar *s fun*ões de me*ia*ão do*ente. No refer***e ao </line>
</par>
<par>
<line> tutor, su* ativi*ade é es*abelecida *ara que </line>
<line> este esclare*a </line>
<line> as d*vida* * transmit* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> con*ecimento de forma mais p*óxi*a, produzi*d* supor*e té*n*co. *o enta*to, Belloni (2006, </line>
<line> p. *4) *firma que: </line>
<line> Conside*adas d* ponto de vista da organi*açã* instituc*onal, p*demos a*rupar a </line>
<line> fun*ão docent* em três gr*ndes grupos: o *rimeiro é responsável pela *oncepçã* e </line>
<line> r*alização dos *ursos e materi*is; o segundo assegura o planejamento e organiza*ão </line>
<line> da distribuição de mate*iais e da administração a*adêmica (matrícula, avali*ção); e o </line>
<line> Rev. FSA, T*r*sina PI, v. 16, n. *, a**. 1, p. 03-26, mai./jun. 2019 ww*4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. R. F. *l*es, D. *. *ouain, A. L. *. Dua*te, L. A. V. So*za </line>
<line> 16 </line>
</par>
<par>
<line> terceiro resp*nsabiliza-se *el* aco**anh*m*n*o ** *studante dur**te o pr*c*sso de </line>
<line> aprendi*agem (tu*oria, *conselham*n*o e **a*iação). </line>
<line> Des*a forma po*e*o* afir*ar qu* a i*teraç*o entre *rofe**or t*tor/estudante, </line>
<line> tut**/e*tu**nte e profes*or *uto*/*ut** é fundamental p*ra o sucesso d* u*a b*a qua*id*de n* </line>
<line> aprendizado do *AD; po*tanto, *a*a *ue *sso ocorra d* maneira satisfatória deve h*ver *m </line>
<line> espaço físic* disp*nível, com toda infraestrutura n*cessá*ia. </line>
<line> Em rel*çã* aos FCS da EAD, o aspecto *ri*cipal refere-se à int*ração entre p*ofessor </line>
</par>
<par>
<line> e aluno e entre </line>
<line> *utor e a*u*o, cabendo professor*s tutores ger*r*m est*mularem essa </line>
</par>
<par>
<line> a </line>
<line> * </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> inter**ão (SI*VA; *ELO; MUYLD*R, 2*15). A i*t*raç*o, p*ra Cabral (2017), é *m *os </line>
</par>
<par>
<line> **tores ma** imp**tantes de qual*uer prát*ca ** aprend*zagem. </line>
<line> *este s*ntido, Uribe </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Vaughan (2017) consideram que um dos maiores des*fi*s da *** encon*rar maneiras de é </line>
<line> fo*n**er fe*d*a*k oport*no e *ignific*tivo aos alunos. </line>
<line> Apesar de *o*a * in*raestrutu*a de apoio, deve-se busc** sem*r* dimi*uir a *ensaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de iso*amento do aluno EAD (uma das *r*ncipai* caus*s de evasão *os </line>
<line> c*rso* a di*tância), </line>
</par>
<par>
<line> busca*do *elh*rias nos s*stemas *e c*municação, par* que se possa obt*r uma maior </line>
<line> ap**ximação. As in*tituições que conseguem preservar uma relação pró**ma com seu público </line>
<line> têm a opor*unid*de *e desenvo*verem vantagem *ompetitiva *m relação às d*mais, já que </line>
<line> conseguem verifi*ar se est*o con*eguindo manter a quali*ade (VIEIRA et a*., *013). </line>
</par>
<par>
<line> Os cri*éri** de qualida** são importantes pa*a que </line>
<line> se poss* veri*icar * grau *e </line>
</par>
<par>
<line> satisfação </line>
<line> *o* a*uno*, com * objetivo </line>
<line> de sa*er se a *xpectativ* com relação a*s curso* </line>
</par>
<par>
<line> ofertados está *e acor** com o esperado antes do ing**ss* no curs* (IS*IDA; ST*FANO; </line>
<line> ANDRADE, 2013). </line>
</par>
<par>
<line> 3 </line>
<line> ME*ODOLOGIA </line>
<line> Ao problema qu* se </line>
<line> a*rese*ta, opto*-se por uma pesquisa descr*ti*a *o* caráter </line>
</par>
<par>
<line> quantitativo, buscando ide*tifi*a* os Fator*s Crí*icos de Sucesso - FCS n* gestão *a EAD das </line>
<line> Instituiçõe* P*iv**as de Ens*no Superior n* Estado do Rio de J**eiro. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquisa fo* </line>
<line> *e*lizada em duas </line>
<line> universidades privada* de </line>
<line> ensino s*perior </line>
</par>
<par>
<line> locali*adas no Estado d* Ri* de Janeiro. * primeir* insti*uição es*á **cal*zada na região </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> b*ixa*a fluminense - RJ (**dos os cursos); a segunda ins*itu***o, na ci*a*e do Rio de Janeiro </line>
<line> - n* curso *e admi*istração. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. 1, p. 03-26, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Gestão da *a*: Fatores Cr*ticos de Sucess* na *isã* do* Professore* Tutores e *oordenad*res </line>
<line> 17 </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Gi* (1999), as pesquis*s descritivas têm como finalidade princip*l </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *esc*ição das caracter*sti**s de *eterminada po*ulaç*o ou fenômeno, ou * estab*lecimento de </line>
<line> relações e**re va*iávei*. </line>
<line> Neste est*do fo*am util*zados os resultados de l**antam*ntos quantitativos *ois </line>
<line> seg*ndo R*chards*n (1999), a pesquisa quantitativa é c*racterizada pelo empr*go d* </line>
<line> qual*ficação, ta*to das *odalidades de coleta *e informações qu**to n* **atamento delas por </line>
</par>
<par>
<line> meio de técnicas e*tatísticas. Ne*te método, t*dos </line>
<line> o* dados são </line>
<line> quantifi*áveis e p*dem </line>
<line> ser </line>
</par>
<par>
<line> tra*u*ido* em nú*eros, opiniões e in*or*ações *ara serem classifica*os e ana*isado*, </line>
<line> no*malme*te, utilizando m*t*dos es*atístic*s (REIS, *010). </line>
<line> A coleta de *ados foi **ali*ada pela aplicação de *m questionário, q*e pode ser </line>
<line> **fini*o como "t**nic* de i*vestigaçã* *ompost* por um nú**ro mai* ou men** elevado d* </line>
<line> questões apr*sentadas *or es**ito às pesso*s, *e*do po* obj*tivo o conheciment* de opiniões, </line>
<line> crenç*s, sentimentos, i*teresses, expectativas, situações vivencia*a*, etc." (GIL, 1999, p. </line>
<line> 128). </line>
<line> O ques*i*nário final foi discutido e revisado *or do*s **ord*n*d*re* de *ur*o e cinco </line>
<line> professores *u*or*s, que *ugeriram algumas alterações, até se ch*ga* ao modelo final. </line>
<line> Os sujeitos observ*dos são o* *rofessores t**ores e coor*e*adores, *ois são os </line>
</par>
<par>
<line> r*spo*sáveis mais *róximos *os al**os podendo, </line>
<line> *ssim, m*lhor ent*nder </line>
<line> *s d*mand*s por </line>
</par>
<par>
<line> *les solici*adas. </line>
</par>
<par>
<line> Par* *ue fos*em atendido* os obj*t*vos específicos da p*sq*isa, foi *plica*o um </line>
</par>
<par>
<line> question*r*o online para aqu**es *u* deseja*se* c*laborar *om presente pesquisa. *pesar a </line>
</par>
<par>
<line> de a pesq**s* ter **l*cio*ado um* </line>
<line> amostr* *través do método de amos*ragem </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> con*en*ência, houve um cálculo de v*lor amost*al *ue represen*as*e a p*pulaçã*, utili*ando </line>
<line> 95% de nível de con*iab*lid*de e 5% de *rro a*ostral. Ess* cálc**o apre*entou a *ecess*dade </line>
<line> *e *55 colabo*ad*res com * pesqui*a. </line>
</par>
<par>
<line> Atingindo 161 participantes, foi o*g*ni**d* um ban*o de dad*s com o aux*lio </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Microsoft Excel para um melhor tr*tamento e me*h*r *ual*dade dos d*dos. A ela**ração das </line>
<line> análises estatístic*s foram fe*ta* com o auxí*io do software est*tí*t*co *-project, ver*ão *.*.3, </line>
<line> *ara atender os o*jetivos d* pesquisa. </line>
<line> * RESULTADOS E DISCU*S*O </line>
</par>
<par>
<line> Confor** já c*tado, o p*esent* tr*b**ho bu*cou identificar os Fator** Crí*icos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Sucesso (FCS) s*b * ol*ar dos pro*essores tu*o*es e coordenadores </line>
<line> dos cu*sos de E*D </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 3, art. 1, p. *3-26, ma*./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. R. F. Alves, D. M. Z*uain, A. L. F. Duarte, L. A. *. Souza </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> I*stitui**es Privadas *e Ens*no *uperior, a fim de *efletir sobre quai* f*tores *ossam </line>
<line> influenciar dire*amente no su*esso da EAD. </line>
<line> Inici*l*e*te, foram **alizadas an*lises descritivas pa*a que houvess* um m*ior </line>
<line> con*eciment* da massa d* par*ici*a*tes. Des*a f*rma, ident*ficou-se que a *aio*ia dos </line>
<line> profi*si*nais (65,2*%) t*m m*is de 4 anos *e experiên*i* em EAD, enquanto apenas 2 </line>
<line> (1,*4%) prof*ssi*nais *êm 1 ano ou menos (GRÁFIC* *). </line>
<line> G*áfico 1 - Experiência *m *AD </line>
</par>
<par>
<line> *on*e: Dados da pesquisa. </line>
<line> E* rel*ção à formação acadêmica, *r*nde parte se con*e*tra en*re mestrado </line>
<line> acadêmico e especializa*ão (68,94%); *á um* quantidade significa**v* *e p*ofissionais com </line>
<line> mestr**o prof*ssio*al (19,25%) * apen*s 1 (0,6*%) tem p*s-doutora*o (GRÁFICO 2). </line>
<line> Grá*ico 2 - Titulação acadêmica </line>
</par>
<par>
<line> *o*te: Dados da pesquis*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 3, art. 1, p. *3-26, ma*./jun. 2*19 </line>
<line> *ww4.fsan*t.c*m.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G*st*o *a Ead: Fato*e* C*íticos de Sucesso na Visão dos *rofes**res Tuto*es e Coordenadore* </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> *entre os p**t*ci*antes da pesquisa, 85,09% *ão *rof*ssores, os dem*i* *s*ão </line>
<line> distribu**os entr* c*ordenadores e profes*ores coordenadores (G*ÁF*CO *). </line>
<line> Os profi*si*nai* com ca*g* exclusi*o de c*ordenador aprese*tam uma q*an*idade de </line>
<line> anos *e e*periên*ia difere*te do qu* foi vis*o. Pa*a os cargos anteriores, a *aioria pe*tence ao </line>
<line> gru*o com mais e 4 anos *e exper*ê**ia, para *s coordenado***, 42,*6% a*resentam </line>
<line> expe*iên*ia *ntre 1 e 2 anos em ensin* a distância, apesar d* o mesmo percen*ua* de 42,86% </line>
<line> apa*ecer para os p*ofissionais *om *ais de 4 anos de *xp*riênci*. </line>
<line> *u*nto à formação, a análi*e descri*iva *o**rou que 71,43% dos coordenadore* são </line>
<line> *es*res. É encon*rado 1 coordenador (*4,29%) com doutorado e * com especialização, es*es </line>
<line> dados seguem com a gr*nd* mai*ria apresentada nas tabela* expostas para o total dos car*os. </line>
<line> Gráfico 3 - Carg** ocupados </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ***os da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> 5 </line>
<line> CONSIDERAÇÕES FINAI* </line>
<line> A Educação a Distância (EAD) se apresent* ainda mais forte *os dias atua*s, p*r se* </line>
</par>
<par>
<line> de fácil aces*o e ainda mais democr*tica, deixando ** ser vi*t* *omo "educação ** b*ix* </line>
<line> *ualidade" e tomand* a posição de grand* a*oia*ora *o *umpr*mento do direito à ed*c*ção e </line>
<line> * fo*maç*o da socie*ade brasile*ra. </line>
</par>
<par>
<line> O direit* à educação é um dire*to h*mano funda*ental, s*ndo uma das </line>
<line> di*ensõ*s </line>
</par>
<par>
<line> *ais importante* que p*dem ser oferecidas ao cidad*o. *ada tamanha impor*ância, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> expansão d* educaç*o e a conc****nc*a acir**da en*re as Un*versidades *rivadas, Tavare* </line>
</par>
<par>
<line> (20*1) *firma </line>
<line> *ue a e*u*ação su*erior n*o *ugiu à l*gica cap*ta*ista: </line>
<line> *s U*iversid*des </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresina *I, v. 16, n. 3, art. 1, *. *3-*6, mai./*un. 2019 </line>
<line> www4.fs*ne*.c*m.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. *. F. Alves, D. M. Z*uain, A. L. F. *ua*te, L. A. V. Souza </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> P*iv*d*s foram </line>
<line> *m </line>
<line> ni c *o d* </line>
<line> mercado c*m altas </line>
<line> possi**l***des lu*rativas. * i***l </line>
<line> qu e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> "educaçã* trará pleno emp*ego", fez com que * dema*da o </line>
<line> po* esse se*viço </line>
<line> aume*t*s*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*s*os la**os, "cresc*ndo *or um lado, a edu**ção priva*a e, por outro, precarizando-se </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> educ*ção pública, em todos os níveis d* e*sino" (TAVARES, 2011, p. 239). </line>
</par>
<par>
<line> P*rt**to, a EAD, é cons*d*rada umas das formas mais democráticas de ensino, não </line>
<line> apenas *or possuir u* c*sto mais ace**ível, ma* tamb*m **r utilizar-se de te*nologi*s da </line>
<line> informa*ã* e co*unicaçã* pa*a transpor as dif*cul*a**s *iár***, *evando conhec*m*nto aos </line>
</par>
<par>
<line> alunos da* regiões mais dis*an*es do </line>
<line> p*í*. Mas, </line>
<line> para que a cap*ação desses a*un** não se </line>
</par>
<par>
<line> tornasse um* "corrida ao te*ouro", é necess*rio que se const*uam referência d* qualidade, </line>
</par>
<par>
<line> pa*a </line>
<line> que *s*a cons*ga atingir * maior número de pe*soas sem perde* * fo*o </line>
<line> de m*diar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> produzir c*nhecimento (ALVES, 2011). </line>
<line> **m o Decre*o nº 9.05*/2017 au*orizando as instituições *e ensino su*er*or a obterem </line>
</par>
<par>
<line> cred*ncia*ento em EAD sem necessidad* d* </line>
<line> cr***nciame*to es*ecífico, possibili*ou-*e um </line>
</par>
<par>
<line> crescim*n*o acelerado da EAD no país. D*sta forma, *ev*-*e t*r *otal atenção na *r*oc*p*ção </line>
<line> em se formar o tutor e capacitá-lo *as diversa* técnica* *ue a modalid*de c*nfere (*LVES, </line>
<line> 2*11). </line>
</par>
<par>
<line> Com o intuito de respond*r à ques*ão: </line>
<line> "*uais são </line>
<line> os Fatores *ríticos de Suces*o </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> gestão da EAD das IES p*ivadas, sob a visão dos profes*o*es tutores e coorde*a*or*s" foi </line>
</par>
<par>
<line> a*licado </line>
<line> um questionário, s*ndo respondido por *6* prof*s*ores e Coorden*dores qu* </line>
</par>
<par>
<line> trabal*am com *A* nas Instituiç*es *r*vada* de Ensino Super*or. </line>
<line> I*icialmente, *retend*u-*e ident*fi*ar *a literatu*a *s FCS q*e *e *pres*ntam *omo </line>
<line> re*erên*ia em cursos a di*tânc*a e i*entific*r es*es fat*res, a *im d* "*alizar" as I*s*ituições </line>
<line> Privadas na ge*tão da EAD. </line>
<line> Dep**s, foram re*lizadas an*li*es descritiva* c*m bas* nas *espostas obti*as, para </line>
<line> ide*t*ficar * núm**o de *articipantes em seu perce**ual e valo* o*ta*do-se, ainda, p*r </line>
</par>
<par>
<line> demonstra* co*p**tamen*o dos *ntrevistados *e forma separada o </line>
<line> pelos seu* respect*vos </line>
</par>
<par>
<line> cargos: professor, professor e *oor*enador e coordena*or. </line>
</par>
<par>
<line> Pod**os o**ervar assim que a grande maior*a dos *articipantes foram os *r*fessores, </line>
</par>
<par>
<line> e* torn* de *37, um tot*l *e 85,09%, enqu*nt* </line>
<line> na fo*maçã* a**dêmic* *rande </line>
<line> parte </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> conce*tra*a entre mestrad* acadêmico e especial*zação (68,94%), havendo *inda uma gr*nde </line>
<line> q*ant*dade *e profis*ionai* com *est*ado profissi*nal (1*,*5%). Em r*laç*o ao tempo *e </line>
<line> ex**riência, cerca de 19,25% p*ssuem entr* 3 e 4 *nos, e s*a gr*n*e m*ioria, 65,22% p*ssui </line>
<line> mais d* 4 anos. </line>
<line> *ev. FSA, *eresina, v. 16, n. 3, art. 1, p. 0*-26, m*i./jun. 2019 www4.fsanet.com.*r/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Ge*tão da E*d: Fato*es C*ít**os de Sucesso na Visão dos P*ofess*r*s *utores e Coo*denadores </line>
<line> 21 </line>
</par>
<par>
<line> Apesa* da grande *aioria pos*uir ma** de 4 an*s de e*periênc*a, o* profiss*onais *om </line>
</par>
<par>
<line> ***gos exc*usivo* de coordena*ores apresentam </line>
<line> um nú*ero di*erente da mé*ia geral; </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> c*ordenadores, 42,86%, apresentam *xpe*iência entre 1 e 2 *nos, e os mes*os 42,86% </line>
<line> apr*sentam exper*ência de mais d* 4 ano*. </line>
</par>
<par>
<line> Uma ques*ão importante que cab* des*acar, é qu* os profissionais no </line>
<line> cargo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> coorden*ção divergem das resp**ta* pa*a os o*tros cargos. Apresentam alguns q*esitos </line>
<line> *a*ecidos, mas, *m relação ao total, diverge* d*s professores. Ao se destacar, por *xem*lo, a </line>
<line> *uestão: "*s tutores p*esenci*is es**o bem preparados p*ra orie*ta os alun*s no decor*e* do </line>
<line> **rso? " A ma**ri* dos c*ordenad*res, 57,14%, está entre: dis*o*do parc*almente ou discord* </line>
</par>
<par>
<line> totalmente. Quando a mesma perg*nt* é aplicada aos </line>
<line> professores, 78,*1% estão entre: </line>
</par>
<par>
<line> c*ncordo parc*al*ente e *oncordo totalmente. </line>
</par>
<par>
<line> As resp*stas *bti*as p*las pergunt*s enviadas aos professores, profe*sores </line>
</par>
<par>
<line> *oorde*adores * </line>
<line> c*orde*adores, </line>
<line> através d*s fr**uên*ias a*solutas e pe*ce*tua*s, </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> pontuação at*ibuída e rela*ão *édia/valor, i*ent*fic*ram os FCS das instituiç*es pri*adas de </line>
</par>
<par>
<line> *n*in* superior como sendo: O port* das I*S; *s </line>
<line> pr*fe*sores t*tore*; o modelo pedag*gico; </line>
</par>
<par>
<line> tutores presenciais; * *nfrae**ru*ura de *poio - instalações físicas (salas, labora*ório </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> in*ormática, *uditório, bib*ioteca, o*tros). </line>
</par>
<par>
<line> Com* f*i </line>
<line> u*il*zado o modelo de *eferên**a de </line>
<line> qualid*de da **ED/MEC, </line>
<line> pode-se </line>
</par>
<par>
<line> obs*r*ar que ** dos fatores cr*ticos de su*ess* que faz r*ferência ao porte da IES, trata-s* da </line>
<line> sustentabilid*de fi*ance**a q*e dem**st*a se o curso é viá*el, pois dispon*biliz*r u*a </line>
<line> educaçã* *up*rior a *i*tâ*cia *equer investimentos iniciais muito elev*dos. </line>
</par>
<par>
<line> Outro* fator*s </line>
<line> cr*ticos *e s*cesso identi*icados s*o os professores tut*res e </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> p*ofessore* pre*enciais </line>
<line> q*e, </line>
<line> a*ontados pelo modelo de *eferência de </line>
<line> qualida*e </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> SEEDD/MEC, *stão no tópico das equip*s mul*idisc*plin**es, onde cad* um deles apresenta </line>
</par>
<par>
<line> u* papel *undamental específ*co ** mediação c*m o estudante. * </line>
<line> Foi apontado, t**bém </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mod*lo pedagóg*co, que é utilizado como modelo de refe*ência d* qualidade da SEED/M*C. </line>
<line> É n*cessári* que esteja expres*o em se* projeto p*lítico ped*g*gico o i*e* (i) con**pção de </line>
<line> educação e cu*r*culo no proce*so de ensino e ap*end*z*gem, d*vendo consta* sua opção </line>
<line> ep*stem*lógica de edu*ação *e currí*ulo, de ensino de aprendizagem, do pa*e* d* estudan*e, </line>
</par>
<par>
<line> qua*d* v**r a s* for**r e to*a a transp**ência de como se*á </line>
<line> des*nvolvido os p*ocessos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produção do *aterial didático, de *utoria e de *vali*ção. </line>
</par>
<par>
<line> O fator crítico de suc*ss* "infr*e**rutura *e a**io - *nstalações físicas" é * tó*ico (v) </line>
<line> no mode*o de referência de qual*d**e da SEED/MEC *ue c*r*esponde a todo o s*port* físico </line>
<line> *ecessár*o para atend*r o total de alun*s *a**icu*a*os na *nstituiçã* que *e pre*ende a*aliar. </line>
<line> R*v. *SA, Ter*s*na *I, v. 16, *. 3, art. 1, p. 03-26, mai./jun. 201* www4.fsanet.co*.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. R. F. Al*es, D. M. *ouain, A. L. F. D*arte, L. A. V. *ou** </line>
<line> *2 </line>
</par>
<par>
<line> Em longo p*azo, e*ses *C* apontados *o **tudo podem ser*ir c*mo parâmetro bás*co, </line>
<line> para obter-se sucesso na gestão d* negócio d* **D d*s Institui*ões Pr*vadas de Ensino </line>
</par>
<par>
<line> **perior. Su*erem-se, p*rt*nto, nova* </line>
<line> pesq*is*s * teste* * outras f*rmas d* a*aliação *os </line>
</par>
<par>
<line> F*S, em maior núm*ro *ossível de in*t*t*ições privadas inclusive, se po*sív*l, ab*a*ger um </line>
<line> nível nacio*al nas mais d*versas á*eas. </line>
<line> Para futur*s *r*bal*os, s*g*r*-se que se faça uma pesqu*sa com **o*d*gem qu***tativa, </line>
<line> *ue permita iden**ficar, de fo**a m**s *profundada, cara*terísti**s dos FCS ap**tados pelos </line>
<line> p*ofessor*s e coordenadores, principa*m*nte as rela*ionadas às q*estõe* da qual*d*de de t*is </line>
<line> fat*res, qu* são, conforme já *essalt*do, funda*e*t*is para o s**e*so d* n*g**io. </line>
<line> R**ERÊNCIAS </line>
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<line> A*VES, P. *. F; *OU**N, D. M; DUAR*E, A. L. *; SOUZ*, L. A. V. Gestã* da Ead: F*t*res </line>
<line> Crítico* de Sucess* na Visã* dos Prof*ssores Tu**res e C**rden*dores. **v. FSA, Teresi*a, v.16, *.3, </line>
<line> art. 1, p. 03-26, mai/jun. 20*9. </line>
</par>
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<line> Contribuição dos A*t*res </line>
<line> P. R. F. A*ves </line>
<line> *. M. Zouain </line>
<line> A. L. F. Duarte </line>
<line> L. A. V. Souza </line>
</par>
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<line> 1) concepção * *lanejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e in*erpretação dos d*do*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) elabo**ção do r*scun** ou n* revisão *rí*ica do *o*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*icipação n* aprovação d* versã* fina* do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, Teresina, v. 16, n. *, art. 1, p. 03-2*, mai./*un. 2*19 </line>
<line> w*w4.fsanet.co*.br/revis** </line>
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