Leitura Mediada por Gêneros de Jornal Eletrônico e Sustentabilidade: Reflexões Iniciais / Reading Measured by Electronic Journal Genders and Sustainability: Initial Reflections

Janete Silva dos Santos, André da Silva Santos

Resumen


Neste ensaio, a partir de uma abordagem qualitativa, no viés do linguista aplicado, problematizamos a inserção do jornal eletrônico na escola, como possibilidade de ampliação do trabalho com a leitura, numa perspectiva funcional e dialógica (bakhtiniana),  mobilizando reflexões que pontuam o funcionamento do jornalismo na sociedade, e pautas que discorrem sobre a sustentabilidade, ressaltando a natureza de gêneros textual-discursivos jornalísticos, com foco nos jornais eletrônicos, discutindo possibilidades de contribuição de gêneros desses jornais, em especial a notícia, para a sustentabilidade no ensino e na prática de leitura no âmbito escolar. Antes, porém, passaremos brevemente pelas dimensões econômica, ambiental e social do termo sustentabilidade e dos efeitos de tal discursivização.  Não trazemos aqui análise de dados empíricos, fazendo apenas uma reflexão sobre aspectos conceituais que interessam ao processamento de pesquisa em andamento. Gêneros jornalísticos são constitutivos dos sujeitos, construindo-lhes realidades, pois informações geram opinião, afetando visão de mundo e identidade dos sujeitos.

 

Palavras-chave: Jornalismo Eletrônico. Sustentabilidade. Leitura.

 

ABSTRACT

 

In this essay, from a qualitative approach, on the applied linguist's line, we problematize the insertion of the electronic journal in the school, as a possibility to expand the work with reading, in the classroom and beyond, in a functional and dialogical perspective (bakhtiniana), mobilizing reflections that punctuate the workings of journalism in society and guidelines that discuss sustainability, aiming to highlight the nature of journalistic textual genres, focusing on electronic newspapers, in order to discuss possibilities of contributions of genres of these newspapers, especially the news, for sustainability in teaching and reading practice in schools. Before, however, we will briefly discuss the economic, environmental and social dimensions of the term sustainability and the effects of such discursivization. Here we do not bring empirical data analysis, only making a reflection on conceptual aspects that interest to the processing of research in progress. Journalistic genres are constitutive of subjects, constructing their realities, since information generates opinion, affecting the world view and identity of the subjects.

 

 Keywords: Electronic Journalism. Sustainability. Reading.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.10

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