Do Sujeito Empático ao Sujeito Informacional: Relações Epistemológicas Acerca da Responsabilidade Social na Ciência da Informação / From the Empathic Subject to the Informational Subject: Epistemological Relations About Social Responsibility

Maria das Graças Targino, Sérgio Rodrigues de Santana, Joana Coeli Ribeiro Garcia, Edivânio Duarte de Souza

Resumen


A reflexão individual descortina parcialmente as paixões refletidas na Ciência da Informação (CI), no fluxo informacional e em seu entorno, o que inclui a responsabilidade social (RS). Objetiva-se, pois, traçar uma reflexão epistemológica quanto à RS no âmbito da CI. Para tanto, utiliza-se a abordagem qualitativa, o método compreensivo-descritivo-interpretativo e a psicanálise do conhecimento científico como fio teórico no retorno à individualidade do pesquisador, às coisas primeiras e aos sujeitos civilizados. Na Ciência da Informação, a responsabilidade social emerge da empatia e do sujeito empático e é orientada pela informação. No caso do sujeito informacional, a responsabilidade social diz respeito aos fatores sociais: produção e disseminação da informação; vigilância do acesso e do uso da informação, em nível individual e social, acrescidos de rigorosa análise dos reflexos da informação, ambos os processos orientados para a promoção das melhorais individuais e sociais na sociedade da informação. Diante do objetivo proposto, é evidente que o artigo nem possui resultados nem inferências definitivas, o que conduz à solidificação de reflexões mais consolidadas.

 

Palavras-chave: Responsabilidade social da Ciência da Informação. Empatia – Ciência da Informação. Epistemologia – Ciência da Informação.

 

ABSTRACT

 

The individual reflection can partially reveal the passions reflected in Information Science (IS), in the information flow and in its surroundings, which includes social responsibility (SR). Therefore, this article aims to draw an epistemological reflection about the social responsibility in the scope of the Information Science field. To achieve the proposed, the qualitative approach, the comprehension-descriptive-interpretative method and the psychoanalysis of scientific knowledge as the theoretical thread are used in the return to the individuality of the researcher, to the first things and to the civilized subjects. In Information Science, social responsibility emerges from empathy and the empathic subject, and it is informed by the information flow. In the case of the informational subject, social responsibility refers to social factors: production and dissemination of information; surveillance of access and use of information, at individual and social level, plus a rigorous analysis of information reflexes, both processes oriented to the promotion of individual and social improvements in the information society. In view of the proposed objective, it is clear that the article has neither definitive results nor inferences, which leads to the solidification of more consolidated reflections.

 Key words: Social Responsibility of Information Science. Empathy –Information Science. Epistemology – Information Science.

Referencias


ANGLIN, J. M. Modeling conceptual structure. Canadian Journal of Psychology, Montreal, v. 36, n. 3, p. 554-558, Sep. 1982.

AMBRÓSIO, M. Relatórios de responsabilidade social com credibilidade. Portal Administradores, 24 set. 2010. Disponível em: http://www.administradores.com.br/noticias/ negocios/relatorios-de-responsabilidade-social-com-credibilidade/38326. Acesso em: 20 dez. 2018.

ARAÚJO, C. A. A. O sujeito informacional no cruzamento da Ciência da Informação com as ciências humanas e sociais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 14., 2013, Belo Horizonte. Anais [...]. Belo Horizonte: UFMG, 2013.

ATKINSON, L. R.; ATKINSON, R. C.; SMITH E. E.; BEM, D. J; NOLEN-HOEKSEMA, S. Introdução à psicologia de Hilgard. Porto Alegre: Artes Médicas, 2002.

BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.

BACHELARD, G. A psicanálise do fogo. Lisboa: Litoral, 1989.

BAUDRILLARD, J. A brancura operacional. In: BAUDRILLARD, J. A transparência do mal: ensaios sobre os fenômenos extremos. 7. ed. São Paulo: Papirus, 2003.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BELKIN, N. J. Anomalous State for Knowledge as bases for information. The Canadian Journal of Information Science, [s. l.], v. 5, p. 133-143, 1980.

BORKO, H. Information science: what is it? American Documentation, [s. l.], v. 19, n. 1, p. 3-5, Jan. 1968.

CAPURRO, R.; HJØRLAND, B. O conceito de informação. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 12, n. 1, p. 148-207, jan. / abr. 2007.

CHABET, C. Psicanálise e métodos projetivos. São Paulo: Vetor, 2004.

GARCIA, J. C. R. Conferências do Georgia Institute of Technology e a Ciência da Informação: de volta para o futuro. Informação e Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.12, n.1, p.54-66, 2002.

GARCIA, J. C. R.; FERNANDES, T. F. de S.; SILVA, J. R. da; FERREIRA, Josivan de O. Responsabilidade social: a favor ou contra? Informação & Informação, Londrina, v. 20, n. 1, p. 303 - 318, jan. / abr. 2015.

GARCIA, J. C. R.; TARGINO, M. das G.; DANTAS, E. R. F. Conceito de responsabilidade social da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p.1 -25, jan. / jun. 2012.

HESSEN, J. Teoria do conhecimento. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KARNAL, L. Ética e moral. Publicado pelo canal Claudio Quaresma. 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=CW8ayAKBVRo. Acesso em: 25 fev. 2019.

KROPOTKIN, P. Apoio mútuo: um fato de evolução. Porto Alegre, São Sebastião: Ed. Deriva, A Senhora Ed., 2012

LA TAILLE. Y. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogênicas em discussão. In: DNTA, H. Do ato motor ao ato mental: a gênese da inteligência segundo Wallon. São Paulo: Summus, 1992.

LE COADIC, Y.-F. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos, 1996.

LECOURT, D. Para uma crítica da epistemologia. Lisboa: Assírio e Alvim, 1980.

MASINI, E. F. S. Enfoque fenomenológico de pesquisa em educação In: FAZENDA, I. (org.). Metodologia da pesquisa educacional. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2004. p. 61-67.

MAYERNYIK, M. A.; OLIVEIRA, F. A. G. O cuidado empático: contribuições para a ética e sua interface com a educação moral na formação em saúde. Revista Brasileira de Educação Médica, [S. l.], v. 40, n. 1, p. 11-20, 2016.

NONAKA I.; TAKEUCHI, H. Criação de conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus,1997.

NORMANDO, P. Um breve estudo sobre o conceito de responsabilidade. Intuitivo, Porto Alegre, v.5, n. 2, p. 249-265, nov. 2012.

OUTHWAITE, W.; BOTTOMORE, T. Dicionário do pensamento social do século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.

POLANYI, M. The tacit dimension. London: Routdedge & Kegan Paul, 1966.

RANIERI, L. P.; BARREIRA, C. R. A. A empatia como vivência. Memorandum, Belo Horizonte, v. 23, p. 12-31. out. 2012.

SANTANA, S. R.; MARTINS, E. E.; SILVA, L. F. Mediação social e cultura da informação: acesso e uso das TIC e da informação nos processos de fragmentação da subjetividade. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO DE EDUCAÇÃO E PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO DA IBERO-AMÉRICA E CARIBE, 9., 2016, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: UFMG, 2016. Disponível em: http://edicic2016.eci.ufmg.br/anais/#modal. Acesso em: 28 dez. 2018.

SARACEVIC, T. Ciência da Informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan. / jun. 1996.

SCHUTZ, A. Phenomenology of the social world. Evanston: Illinois Northwestern University, 1967.

SILVA, A. C. B. M.; GARCIA, J. C. R. Responsabilidade ética e social do arquivista e a lei de acesso à informação. ÁGORA, Florianópolis, v. 27, n. 55, p. 539-565, jul. / dez. 2017.

TARGINO, M. das G.; GARCIA, J. C. R. Responsabilidade ética e social na produção de artigos científicos. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 33-54, jan. / abr. 2008.

TEIXEIRA, T. S. Delírio, fantasia e devaneio: sobre a função da vida imaginativa na teoria psicanalítica. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, São Paulo, v.4, n. 3, jul. / set. 2001.

TOSI, G.; FERREIRA, L. F. G. Educação em direitos humanos nos sistemas internacional e nacional. João Pessoa: EUFPB, 2014. p. 37-63.

VREEKEN, A. Notions of information: a review of literature. PrimaVera Working Paper, [S. l.], v. 13, 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2019.16.3.14

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.

Ficheiro:Cc-by-nc-nd icon.svg

Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.

 


ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)