<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 3, art. 14, p. 265-282, *a*./ju*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.14 </line>
<line> Do Sujeito Empático ao Sujeit* I*formacio*al: </line>
<line> *elaçõ** Epistemológi**s Acerca da R*sponsabili*ade S*c*al na Ciên*ia da Informa**o </line>
<line> Fro* the Empat*ic S*bject *o *he Info*mational Subject: Ep*st*mological Rela***ns About </line>
<line> S*cial Responsib*lity in In*ormation Sc*ence </line>
</par>
<par>
<line> Maria das Gr*ça* Targino </line>
<line> Pós-Dou*orado em J*rn*lismo pe** Univer*id*d de Salaman*a </line>
<line> **utora em *iências da Infor*a*ão pela Un*versidade d* Brasília </line>
<line> Profess*ra d* Universidad* Fed*ra* da Pa*aíba </line>
<line> E-mai*: gr*c*targino@h*tma*l.com </line>
<line> Sérgio Ro*rigues de Santana </line>
<line> Doutorando e* Ciência da Info*m*ç*o *el* Univ*rsi**de Federal da Par*í*a </line>
<line> Mes*re em Ciênc*a da Info**a*ão pela Universidade Fe*eral d* P*raíba </line>
<line> E-ma** s*rgi*kafe@hot*ail.com </line>
<line> Joa** Coeli Ri*eiro Ga*cia </line>
<line> Douto*a em C*ência da I*formaçã* pela U*iversida** Federal d* Rio de Janeiro </line>
<line> *rof*s*ora da Universidade *e*eral da *araíba </line>
<line> *-*ail: na*oeli@gmail.com </line>
<line> Edivân*o Duar** de Souza </line>
<line> Doutor em Ciênci*s da Info*mação pela Universidade *edera* d* Minas Ger*is </line>
<line> Profes*or e* C*ênc*a da Informaç*o da Universidade Fed*ral da Par*íba </line>
<line> *-m*il: edi*anio.duarte@ichca.uf*l.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Endere*o: M**ia das G*aças T*rgino </row>
<row> *u* Avia*or Irapuan Rocha, 2*01 a*to 501 </row>
<row> Bairro: Fá*ima, 64049-518 Ter*s**a - P*auí, </row>
<row> Brasi*. </row>
<row> Endereço: Sé*gio *odrigues de *antana </row>
<row> Uni*ersidade Federal da Paraíba, *am*us * - Lot. Cidade </row>
<row> Universitaria, PB, *8051-9*0 Br*sil. </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. Tonny K*rley de Ale*car </row>
<row> *odrigues </row>
<row> *rtigo recebido em 27/02/2019. Úl*ima versã* </row>
<row> *ecebida em 18/03/2019. Aprovado *m **/03/*019. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Ende**ço: J*an* C**li Ribeir* Garci* </row>
<row> Univers*dade Federa* d* Paraíb*, Campus I - Lot. Cidade </row>
<row> Unive*s*t*ria, PB, 58051-*00 Brasil. </row>
<row> Ender*ç*: *d*v**io Duarte de S*uza </row>
<row> Universidade *ed*ral d* Paraíba, *ampus I - Lo*. Cidade </row>
<row> *niversitaria, PB, 58051-900 Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Aval**do pelo sistema *riple Review: Desk Review *) </row>
<row> p*lo Edito*-Chefe; e b) D*u*l* Blind Review </row>
<row> (avaliação cega p*r dois av*l*adores da área). </row>
<row> Revis*o: Grama*i*al, Normativa e de Formata*ão </row>
</column>
</par>
<par>
<line> A*ências de F*me*to: Pesquis* financiad* pela Co*r*en**ão d* A*e**eiçoam*nto *e **sso*l de *í*el Su*erio* </line>
<line> (CAPES) / Fund*ç** de Apoi* à Pesq*isa do E**a*o da Paraíb* (FAPESQ). </line>
</par>
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<par>
<line> M. G. Targino, S. R. Sant*na, J. C. R. Garcia, E. D. Souza </line>
<line> 266 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A r*flexão individual descort*na parcialmente as paixões refle*idas n* Ciência da Informaçã* </line>
<line> (CI), no flux* inf*rmaci*n*l e em *eu entorno, o que inclui * *esp*nsabilida*e social (RS). </line>
<line> Ob*etiva-se, pois, traçar uma reflexão epis**mológica quanto à *S no âmbito da CI. Para </line>
<line> *anto, u*iliza-se a abordag*m qualitativa, o método compre*nsivo-d*scr*tivo-interpretativo e * </line>
<line> psican*lise do con*ecimento c*entí*ico c*mo fio *eórico no retorno à ind*vidualidade do </line>
</par>
<par>
<line> pes*ui*ador, às coisa* primeiras aos sujei*os civiliza*os. Na Ciência d* Informação, e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *esponsabilidade s**ial emerge da *mpatia e do su*eito empático e é orie*t*da pel* </line>
</par>
<par>
<line> i*formação. No caso do su*eito info*macional, a respon*abi*i**de social diz </line>
<line> re*peito *os </line>
</par>
<par>
<line> fatore* sociai*: produção e disseminaç*o </line>
<line> d* i*for*ação; vigi*ância do acesso e *o u*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> i*formação, em *ív*l ind*vidual e *oc*al, acrescidos d* *igorosa **álise </line>
<line> dos refl*x*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> inform*ção, *mb** os processos ori*n*ados para a promoção </line>
<line> das m*lhorais ind*viduais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> soc*ais na so*iedade da i*fo*maç*o. Dian*e do objetivo *ropos*o, é evidente que o ar*igo n*m </line>
<line> p*ssu* resultados *em infe*ênci*s *efinitivas, * q*e c*n*uz à s*lidifica*ão de refl*xões ma*s </line>
<line> consoli*adas. </line>
</par>
<par>
<line> Palavras-chave: Re*ponsabili*ade soci*l </line>
<line> da Ciência da Informa**o. Empatia - Ci*ncia da </line>
</par>
<par>
<line> I*formação. Epistemologia - Ciência da *nformação. </line>
<line> *BSTRA** </line>
<line> Th* individual re*lectio* **n part*ally rev*al the passions re*lect*d *n Infor*a*io* Sci*nce </line>
<line> (I*), i* the information flow and in its s*rroundings, wh**h includes socia* responsibi*ity </line>
</par>
<par>
<line> (*R). Ther**o*e, this </line>
<line> arti*le aims to *raw an epistemo*og*cal reflection about the s*cia* </line>
</par>
<par>
<line> respon*ibility in t*e scope of t** Inform*tion Sci*nce fi*ld. To achieve the proposed, </line>
<line> t he </line>
</par>
<par>
<line> q*alita**ve approach, *he com*r***n*i*n-des*r*ptive-*nterpretat*ve m*th** </line>
<line> and the </line>
</par>
<par>
<line> psy*hoanalysis of scientific know*ed*e a* the theoretical thread are u*ed in the ret*rn to the </line>
<line> individuali*y *f t*e re*earcher, to *he *irs* t**ngs and to the c*v*lized subjects. In In*ormation </line>
<line> Science, so*ia* r*sponsi*ili*y emerges **om *m*athy and th* e*pathic subject, an* it i* </line>
</par>
<par>
<line> ****rmed by *he information flow. In *he case of </line>
<line> the informational subject, s**ial </line>
</par>
<par>
<line> respon**b*lity re*ers to so*ia* fac*o**: produ*t*on and d**seminatio* of information; </line>
<line> surve*llance of a**es* a*d us* of information, at *ndividua* and s*cial level, p**s a rigorous </line>
</par>
<par>
<line> *nalysis of i*formation *efl*xe*, b*th </line>
<line> *rocesses orien**d *o the promotio* o* </line>
<line> *ndivid*al </line>
<line> an* </line>
</par>
<par>
<line> soc*al impr*veme**s *n the infor**tion s**iety. In view of the pr*posed o*je*tive, it is *lear </line>
<line> that the ar*icle has ne*ther defini*i*e r*sul*s nor inf*renc*s, which leads ** t** solidi*ication of </line>
<line> more co*solid*ted *eflection*. </line>
<line> Key wo*d*: So**al Re*ponsibility of Infor*ati*n Science. Empa*h* -Inf*rmat**n Science. </line>
<line> E*istem**ogy - I**ormatio* S*ie*c*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, *. 3, art. 14, p. 265-282, m**./j*n. 201* </line>
<line> ww*4.fs*ne*.com.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D* Su*eito E*pát*** ao Sujei*o Informac*ona*: Relações Epistemológicas </line>
<line> 267 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> Tr*ta-se *e estratégia epistemológic* fundamental refleti*, por meio do sentiment* de </line>
<line> perte*cimento, da vigilâ*ci* *rítica * c*entíf*ca no co*texto da *ro*u*ã* cien*ífica, o q*e é, d* </line>
</par>
<par>
<line> f*to, ta* estratégia. Ness* perspectiva, </line>
<line> a *efle**o tem **i*em n* *nivers* d* própri* </line>
</par>
<par>
<line> indivíduo-pesqu*sa*or, p*rt*ndo-s* da *remissa de que é ele comprometid*, de f**m* ética, </line>
<line> com seus t*a*alhos de i**estigação, o que, i*variavelme*te, vai aparecer ** seus re*ul*a*os, </line>
<line> cu*os cont*úd*s *nforma*ionais refletem-s* no inte**sse ind**idua*, grupal e so*i*l, o que se </line>
</par>
<par>
<line> *á de forma e*pática, ha*a v*sta que, co*forme </line>
<line> co*ocaç*e* d* Bachela*d (1996); Baum*n </line>
</par>
<par>
<line> (200*); e Hessen (2003), na sociedade da i*formação / so*ie*ade *a ap*endizage* / </line>
<line> socie*ade d* conhecimento (e outras expressões *i*ilares), inexi*tem esforços de n*gocia**o </line>
<line> de c*mpreensão, conc*ssõ*s e emp**ia. </line>
</par>
<par>
<line> Assim sendo, urg* sus*ender a **ique, a qual é *ntersecci*nada e mediada </line>
<line> *o* </line>
</par>
<par>
<line> influência* inc*n**ientes d*s sujeitos civili*ados que sã* os di*er*os e*os do pesquis*dor. * * </line>
<line> exe*utivo da person*lidade. * o pri*cípio *a **alidade. É a parte que se demostra ao outro e </line>
<line> a*s pares. É e*e cativo *os de*ejos do id. *u *eja, * ideal do e*o busca, *em*re, um* *ane*ra </line>
<line> adequada *e rea*iz** os des*j*s do ego, me*mo *om o risco de as regras ditadas serem vetadas </line>
<line> p**o *uperego, c*m* Atki*son et al. (2002) apreg*am. </line>
<line> Eis que sur*em a d*v*rsi**c*ção do sujeito: s**ei*o empátic*, *u*ei*o *tico, suj*ito </line>
<line> *o*al, s*jeit* respons*vel, su*eito tácito e/ou sujei*o informacion*l. A respe*to deste últi*o, é </line>
<line> essenc*al retom*r a idei* *oncebida por Po*any* (1966). Tanto *le quanto Nonaka * Takeuchi </line>
<line> (19*7) não t**tam de sujeito tácito e/ou sujeito informacional, e, sim, d* *onhe*ime*to t*cito </line>
</par>
<par>
<line> ou inconsciente e de con*ecime*to explícito. Isto porque, o conhecim*nto *dv*ndo </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> ex*eriênci*s e vivências de c**a um c***cteriz*-se como tácit*, *ís*co e subjeti*o, enquanto o </line>
</par>
<par>
<line> *onhecimento da *acionalidade t*nde a ser </line>
<line> ex*líci*o, metafísico e </line>
<line> *bjetivo. R*cor*endo </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> metáf*ra </line>
<line> do icebe*g, para Nonaka e T*keuchi, o *onh*cimento explícito r*presen*a s** to*o </line>
</par>
<par>
<line> visív*l. I*to </line>
<line> é, o </line>
<line> explíci*o </line>
<line> as*ume caráter formal * *istemático, o que pos*ib*lita </line>
</par>
<par>
<line> compartilhamento *om os d*mais via *ad*s, informações * mo*elos, podendo ser processado, </line>
<line> arm*zenad* e tr*n*miti** em dif*r*nt*s suportes (i**ressos, digitais, elet*ôn*cos) e diferentes </line>
<line> mate*i*is, como livros, blogs, d**i*n*rios, text** eletr*nicos, compênd*os, *tc. </line>
<line> De qua*quer forma, *omo A*aújo (2013); Baudrillard (2003); e Polanyi (1966) </line>
</par>
<par>
<line> relembram, o m*is *elev*nte de*t*car é </line>
<line> que * co*hecimento envolv* difere**es dimensões. </line>
</par>
<par>
<line> Ent*e *las, de*taque para o E*tado Anôma*o do Co*hecimen*o ou Anomalous Sta*e of </line>
</par>
<par>
<line> *n*wl*dge (ASK), de Be*k*n (1980), es*encial para a constru*ão </line>
<line> do paradigma cogniti*o, </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Te*esina PI, v. 1*, n. 3, art. 14, p. *65-28*, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Targi*o, S. *. Santana, J. *. R. G*rcia, E. D. Souza </line>
<line> 268 </line>
</par>
<par>
<line> cujo obje*o cent*al </line>
<line> de análise reside </line>
<line> na estrutura d* </line>
<line> conhecimento *o* us*ários de sistema*. </line>
</par>
<par>
<line> El*s tentam b*sc*r determinada* info**a**es com base em suas demandas *u em situação- </line>
</par>
<par>
<line> pr*blema no que se refere ao estági* de *onhecim*nto do ser humano e, obviamente, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *ocieda*e co*tempor**ea, </line>
<line> a*esso e us* d*s infor*aç*es c*rculantes *ão marc*d*s p*la </line>
</par>
<par>
<line> i*termediação das *ecnologias de i*formação e de comunicação, </line>
<line> *s *ham*das TIC. *e fa*o, </line>
</par>
<par>
<line> des*e o iníci*, a Gestão *o *onhecimento (GC) sempre manteve e*tr*i*a co*exão com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> infor*ática, o que fa*or*c* po*ici*nar **da *m dos tipo* de c*nhecimento em rela*ão às TIC. </line>
<line> Segundo Teixei** (2001), a sus*ensão da psiqu* é fe*** por meio *o d*tentor do </line>
</par>
<par>
<line> conhecim*nto que *ossibilit* </line>
<line> eme*gir *m q*alquer *ujei*o, ênfase para os pe*quisadores, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> consci*ncia so*re a op*rabilidade do incons*iente. Este fato permite desc*rtinar - ai*da que </line>
</par>
<par>
<line> parcialmen*e - as paixões d*s co*hec*men*os científ**os e dos conhec*mentos advindos </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> sens* comum, ambo* *str*turados *or delírio*, de*aneios * fantas*as do pesquisador, qu* </line>
<line> conserva, em qua*quer c*r**ns*ânc*a, tra**s singulares que * tor**m uno. </line>
<line> As reflexões epistemológicas i*dividuais objetiv*m as reconfi*urações de *m objeto </line>
<line> cien*í*ico, teori*s, téc**cas e t*c*ologi*s epistêmicas, conceito* e *o****tame*to científico e </line>
<line> sen*o comum. *ai* ponderações epist*moló*i*as, na perspectiva de Bach*la*d (1989, 19*6) e </line>
<line> **sse* (2003) pretendem apreend*r as p*r*pectivas do futuro da *iênci* da In*ormação (CI), </line>
</par>
<par>
<line> p*r* im**inar (*em d*lírios, devaneios e fantasias), com cria*ivid*de científic*, sobre </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> universo info**ac*onal das geraç*es de amanhã. </line>
</par>
<par>
<line> Com* a informação consiste em el*ment* *nterdisciplinar, polissêmi*o, *rac*al </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ca*eidoscópio, na opinião d* Capurro e *jørland (2007), deman** vigilânci* crítica e racional, </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> especial, no que *oncerne </line>
<line> aos fenômenos do e*torno, como responsabil*dade social a </line>
</par>
<par>
<line> (RS). Esta, de *orma s*ntética, alud* a* c***rom*tim*nto das o*ganizações empresariais em </line>
<line> contribuírem para u*a s*ciedade equânime e par* um *mbiente saudável. Logo, seu co**eito </line>
<line> es****e-*e em do*s *íve*s. Primeiro, o n**el intern*, refere*te aos t*ab*lhadores e a to*os os </line>
</par>
<par>
<line> segmentos afetado* na esf*ra *a empresa e que po*em, </line>
<line> porta*t*, influ*nciar nos resul*ados. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo, o nível externo que corr*spon*e às d*corrê*cia* das ações so*re os par*ei*os de </line>
<line> negócio e o meio *mbiente onde as organiza*ões **tão inserid*s. </line>
</par>
<par>
<line> Di*nte d* ex*o*t*, obj*t*va-se traçar u*a reflexão ep**temol*gic* *uanto à RS </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> *mbito da C*, como objeto </line>
<line> cie*tífico *ção so*ial, focando algumas das var*á**is e dos e </line>
</par>
<par>
<line> s*jeito* que </line>
<line> a con*titu*. P*ra tanto, utiliza-se a abordag*m q***itativa, o método </line>
</par>
<par>
<line> com*reensivo-descritiv*-i*terpret*tivo (MA*INI, </line>
<line> 20*4) * </line>
<line> * ps*canális* do conh*cimento </line>
</par>
<par>
<line> cien*ífic* **mo fio t*órico no retorno à i*dividua*idade do pesqui*ador, à* c**sas primeiras e </line>
<line> a*s suje*t*s civilizados. D* fato, as *etodolog*as qualitativas d* pesquisa científica inser*m- </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 16, n. 3, art. *4, p. 265-282, mai./ju*. 2019 ww*4.fsane*.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Su*eito *m*ático ao *ujeito Informaciona*: R*lações *pist*mo*ógicas </line>
<line> 269 </line>
</par>
<par>
<line> se no p*radigma construti*ista e, *or conse*ui*te, com ênfase para as ci*ncias hu*anas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais, ro*pem co* o pa*adigma positivista. A a*o*da*em qualit*tiva *estac* seu carácter </line>
<line> compreensi*o, d*scritivo e i*t*rpre*ativo c*m q*e an*lisa os fenômenos s*ciais, valorizand* </line>
</par>
<par>
<line> as ações e funç*o ou papel dos ind*víduos em sua i*t*rferência no co*struto soci*l da * </line>
<line> realidade. *sta é, **tão, revelada mediante os *ignificad*s atri**ídos *elos sujeitos, *o tempo </line>
</par>
<par>
<line> em que, c*mo inevitável, reconhece a subjet*vidade </line>
<line> inerent* à produção do conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> sociológico. </line>
</par>
<par>
<line> Sob t** óti**, a justificativa maior *o e**udo é *lcançar reconsiderações do conceito de </line>
<line> responsabilidade social n* Ci*n*ia d* Informação, um* v*z que, inev*tav*lmente, os conceitos </line>
<line> mantêm algo s*primido, distorcido, exacerba*o e rup*u*a* do saber fa*e a*s reflexos </line>
</par>
<par>
<line> valorat*vos científ**os e ao se*s* </line>
<line> comum dos </line>
<line> p*squi**dores, </line>
<line> do nível incon*c*ente para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> consciente, se*und* considerações de Anglin (1*82) e G*rcia, Ta*gino e D*ntas (2012). </line>
<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> 2.1 Ciência da informação e sujeito in*ormacional </line>
<line> Para Ba*helard (*99*); Hesse* (2**3); e *eco*rt (1980), a psicanálise do </line>
<line> conhecim*nto c*entífico c*nst*tu* r*ferencial teórico que cabe c*mo e*t*at*gia e**st*mológica </line>
</par>
<par>
<line> par* dive**os </line>
<line> cont*xtos cie*tí*icos. E </line>
<line> *a CI reflexão do espíri*o (**nsamento) cientí*ico * </line>
</par>
<par>
<line> atravessa *iferentes perspectivas, *om </line>
<line> *es*aque, no caso </line>
<line> deste estu*o, da indiv*dualidade *o </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador em CI quanto ao de*ejo d* produ*ir c*nhecimentos **bre a pró*ria *nformação e </line>
</par>
<par>
<line> so*re RS. É a psicaná*ise do conhec*mento c*entífic* *ue favore*e a análise de aspect*s a </line>
<line> va*or*t*vos c*en*íficos e do senso c*mum do c**ntis*a da inf**mação quanto à s*a </line>
<line> i*div*du*lida*e pa*a de*cortinar * RS e *stabelecer co*por*amento ético n* pe*quisa. </line>
<line> A discuss*o sobre a i*dividualida*e *o pesquisador *ncontra terreno fé*til na *I por </line>
</par>
<par>
<line> duas razõe* básicas. A priori, é el* *aracte*izad* </line>
<line> *ela interd*scip*ina*idade, * </line>
<line> que permit*, </line>
</par>
<par>
<line> com* Sar*cevic (1996) acentua, q*e *ont*ibu*, *or me*o d* mul*iolhares, r*mo a* seu ob**to </line>
<line> de e*tudo de natu*eza ci*ntíf*c*. *demais, a CI possu* **ráte* social, su**indo as nec*ssidades </line>
</par>
<par>
<line> tecnológ*cas e i*fo*m*cionai* </line>
<line> d** cidadãos. *ão duas mo*ivações qu* incidem sobre </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> natureza, a gê*ese e o* efeitos d* *nform*çã*, que agregam sujeit*, dema*das i*formacionai* </line>
</par>
<par>
<line> e t*cnológicas e o con*ívio social, condi**es que se instancia* por proc*ssos, </line>
<line> o* quais </line>
</par>
<par>
<line> inc*uem produção, or*anização, disse**nação, armazen*ment*, r**upe*a*ã*, *ces*o e u** *as </line>
<line> (GARCIA, 2002; LE *OADIC, 1996). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres**a PI, v. 16, n. 3, art. 14, *. 265-282, mai./ju*. 2019 </line>
<line> www4.*sanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Targino, S. R. Santana, J. C. R. G*rcia, E. D. Souza </line>
<line> **0 </line>
</par>
<par>
<line> A categoria efeito, a q*e Le Coadic (1996) se refere, *omp**ende a t*anscendência </line>
<line> técni*a para dar sentido ao pap*l da informação *a vi*a psico*ógica e social d*s **jeitos </line>
</par>
<par>
<line> info*macionais. O termo gên*se refere-se, no caso, ao sujeito na pesquisa às infl*ê*cias e </line>
<line> conscien*es e inconsci**t*s q*e mar**m processos, em especi*l, o* de produção e de </line>
<line> dissemina*ão da *nformação, o* seja, os *o*hecimentos valorativos cien*íf*cos e o senso </line>
</par>
<par>
<line> c*mu* d*s </line>
<line> pesquis*dores. Os suje**os inf**m*cionais são m*is de que evidência empír*c* </line>
</par>
<par>
<line> ent*e </line>
<line> huma**s, documentos informação, segun*o e </line>
<line> p*lavra* text*ais de **a*jo (2013, não </line>
</par>
<par>
<line> paginado), pois, os </line>
<line> [...] sujeitos i*f*rmaciona*s acre*c*ntam alg* à *deia de "su*eito." Não se t*ata </line>
<line> apena* de se estu*ar pessoas, sujeitos e* si o* ** *eus aspe*tos sociais [...], </line>
<line> s*bje*iv*s [...] ou culturais [...]. Estuda* os ind**íduos no campo da Ciência da </line>
</par>
<par>
<line> I*formação significa perc**er que e*istem i**i*í*uos </line>
<line> usando, bu*cando, se*tindo </line>
</par>
<par>
<line> *a*ta *u *issemin**do informação, e *ue *ssas açõ*s os constituem enquanto um t*po </line>
<line> p*rticu*a* de *ujeitos - justame*t* os sujeito* informacion**s. </line>
<line> Assim, *les se re***ionam com amp*o **mpo ** con*trução de difere*te* objetos </line>
<line> cie*tíficos, que co*preende corpo e psique tra**cendid* p*lo a*es*o e pelo uso da ação e da </line>
<line> inform*ção na construção social. O pesqu*s*dor e os su*eitos info*macionais são </line>
<line> *onhecedore*, *obretudo, de que *ada sabem, a exemp*o d* que A*aújo (2013); Borko (1968); </line>
<line> e Vreeken (*0*2) retomam. Eis uma reflexão existencia*ista p*r natureza epi*t**ica, uma vez </line>
<line> que "*ab*mos ma** d* que podem*s dizer" (P*LANYI, 1966), *ndo alé* *o qu* a*similamos </line>
<line> e a*omo*am*s como conheciment*, *obretudo, no que re*ere ao conhecime*to do que cada </line>
<line> *m sabe s*br* si mesmo e à c*nsta*ação (ou não) de que * pe*quisador está se comportand* </line>
<line> de form* ética no exercício pessoal e profissional. </line>
<line> A r*fl*xã* ora exposta, em nível individual e na CI, enco*tra lugar n* psican**ise do </line>
<line> conhecimento cient*fi*o, uma vez que re*r*sent* um *ovimento *nterio* do pesquisad*r *ue </line>
<line> emerge **le co*o insight e *ue, ao retor*a* a ele, r*fle*e, em especial, sob*e seu fazer </line>
</par>
<par>
<line> *ientífico. A *esp*ito, Bachelard (1996, p. </line>
<line> 15) apresenta a psica*áli*e do conhecimento </line>
</par>
<par>
<line> científico, como: </line>
</par>
<par>
<line> [...] efeito, de *ncontrar * a*ão dos va*o*es [...] na pró*ria base do co*hecimento </line>
<line> **pírico e *i*ntíf*co. Cumpre-nos, *ois, mostrar a *uz recíp*oca que vai </line>
<line> constantemente *os conhecimentos *bje*iv*s e sociais aos acont*ciment*s </line>
<line> s*bj*ti*os e pessoais, e vice-versa. Cum*r*-se *ostrar, n* experiência científi*a, os </line>
<line> *est*g*os da experiê*ci* infanti*. </line>
<line> Teixei** (2001) ref*r*a que a inter*eção pela psicanális* *o conhecime*to científico </line>
<line> *ara es*abe*ecer a ética na CI figura co*o *strat*gia *ara que o campo *ão s*ja influenci*do </line>
<line> Rev. **A, Te*e***a, v. 16, *. 3, ar*. 1*, p. 265-*82, mai./jun. 2019 www*.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Sujeito Empático ao Sujeit* Info*ma*ional: Relações *pistem*lógica* </line>
<line> 271 </line>
</par>
<par>
<line> *e f*rma militante pelas *aixõe* que incluem poder e saber, além </line>
<line> de atrave*sarem delírios, </line>
</par>
<par>
<line> devaneios e fan*asia* *o qual todos os pesquisadores, n* condição genuína de ser humano, se </line>
<line> entregam ao longo *e suas vidas. </line>
<line> 2.2 *mpati* e su*eito **pá*ico ** ciência *a informa*ão </line>
</par>
<par>
<line> A empatia é a capacidade cognitiva de </line>
<line> um sujeito coloca*-se no lugar do **tro </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> forma psicoló*ica e geográfica que emerge por af*tivid**es, sentime*tos e *moçõe*. *omo </line>
<line> d*corrência, atua com* elemento-cha*e que abre duas portas: uma para * **rmonia soci**; </line>
<line> outra para a degradação de *o*pos e p*iques. As*im, *m consonância com Ranie*i e Barreira </line>
</par>
<par>
<line> (2012), preciso tratá-la *omo temát*ca pr**iminar e fundan*e de qualquer reflexão sobre é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> m*ndo circun*ante, a comunicação *nterpessoal, as *iv**sas formas de a*sociação humana e o </line>
<line> va*or da r*laçã* ética *resentes, também, no cont*x*o acadêmico. Assim, a em*atia configura- </line>
<line> se no contexto *ca*êmico como m*ta-obje*o de análise que favo*ec* *ondições *ar* entender, </line>
<line> a*nda, ét*ca, moral e responsabilida*e, *ue *ambém *ão *ariáveis, ca*azes de fazer emer**r e, </line>
</par>
<par>
<line> a* m*smo </line>
<line> tempo, </line>
<line> c*nsu*stanciar a R* em </line>
<line> parceria com empat*a, co*o Mayernyik a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Olive*r* (2016) reafirmam. </line>
<line> Os est*dos *a empatia podem focar aspecto* de ba*e s*cial - per*pectiva do e*tudo - </line>
</par>
<par>
<line> marcando * es*ági* civilizat*ri* m*is el*borado das relações </line>
<line> humanas. *ss* se d*, tamb*m, </line>
</par>
<par>
<line> *or meio *a multicult*ralidade *rupal, em *u* diversos </line>
<line> a**upamentos étn*cos-raciais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cultu*ais coexis*em n** mesmo espaço </line>
<line> geográfico, *raças à u**lização d*s *IC, *ue </line>
</par>
<par>
<line> prom*v*m, ca*a vez mais, a frag*entação do território geográfico (KRO*OTK*N, 2012; </line>
<line> SANTANA; MARTINS; ***VA, 2*16). Ao *ocarem nos aspe*t*s s*ciais da empatia, Ranieri </line>
</par>
<par>
<line> e Barreira (2012) </line>
<line> acre*i*am ser possível facilitar a *omada de con*ciên*ia d* empatia como </line>
</par>
<par>
<line> elemento in*ersub*etiv*, a depend*r da fo*mação dife*enc**da do* sujeit*s. *o m*m*nto </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> *ue a e*pati* </line>
<line> se torna intersubjeti** graça* à* práticas edu*acionai* e à dissemin*ção da </line>
</par>
<par>
<line> info*mação, tendo como </line>
<line> agente fa*ilitad*r o </line>
<line> s*jeito in*ormac*on*l, em tese, n* visão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Schutz (*967), se dá a produção do *ensa*ento em*ático subjetiv*, uma vez que o indivíduo </line>
</par>
<par>
<line> in*egra as**ctos *iol*gicos </line>
<line> e sociais n** processo concomitante. Toda fu*ção ps*q*ica </line>
</par>
<par>
<line> necessita de um equi**mento orgâni*o que, por sua vez, clama pela intervenção da c*ltura </line>
<line> para * *evida e necess*ri* *tualização, como *a Taille (1992) a*i*ma. * su**it* é sub*eti*o, </line>
<line> na *pinião *e Cha**t (2004), à re*l*da*e externa em te*mo* de r*presentação. </line>
<line> *evando em consideração o* aportes con*tante* da CI, a empat*a *mpõe-se *omo </line>
</par>
<par>
<line> fenômeno da co*n*ção humana. Ainda que *u*ja de </line>
<line> af*tividade*, sentimen*os em**ões * </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, *e**sina PI, v. 16, n. 3, art. 1*, p. 265-282, mai./jun. 20*9 </line>
<line> www4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Tar**no, S. R. Santana, J. C. R. Garcia, E. D. *ouza </line>
<line> *72 </line>
</par>
<par>
<line> (in*ersub*etiv*dade) para o nível da *u*jetividade, c**os fatores *xt*rnos são prod*ção </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> d*sse**nação *e informações orientadas para a *romoção de av*nços s*c*a*s, vigilância </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> *ces** e d* uso da informação, e análise </line>
<line> dos r*flexos da inform*ção, estes fator**, </line>
</par>
<par>
<line> inevi*avelmente, p*de* conduzir a emp*tia a*é a RS. Qu*nto aos fatores e*te*nos, ocorre (ou </line>
<line> n*o) par**ria *ntre o su*eito empá*ico e * *uje*to informacion*l: o primeiro pr**uz o desejo; * </line>
<line> segundo, assegura a RS. </line>
<line> Assim, no *luxo d* em*atia, *s pesquisa*ore* devem prima* pelo cuidad* em torno de </line>
<line> si próp*io, promo*endo o *ut**onhecimento par* al**nçar * outro e a reali**de exterior. É </line>
<line> *reciso, também, que o su*eito i*formaci*nal avalie, c*m cuidado, *ua parcer*a com o sujei*o </line>
<line> emp*ti*o, uma *ez que e*e so**e in*l*ên*ia de paix*es s*ntimentalis*as subjacentes ao </line>
<line> assistencialismo e à f*lant*opia, fatores que impedem o cre*cim***o individual. *a visão de </line>
<line> Garcia et al. (2015) e Garcia, Targino e Dantas (2012), na e*fera da RS, as *aixõ*s do s*j*it* </line>
<line> empático afet*m diretame*te a aç** do pes*uisad*r e do *bjeto de estudo. </line>
<line> 3 RESULTAD*S E DI*CUSSÕES </line>
<line> *.* Ética e sujeito ético: *ifer*nças entre *mp*tia e moral </line>
<line> A ética não * um fenômeno a*aba*o ou u*a receita. Consist* e* reflexão teórica, </line>
<line> cie*tífi*a ou filosóf*ca do comport**ento individual do sujeit* *m so*iedade e, se*und* </line>
</par>
<par>
<line> Outhwai*e Bottomor* (1996), caracter*z*-se como *va*iação e </line>
<line> do cará*er d* su*e*to. *ensar </line>
</par>
<par>
<line> em ét*ca na pesq*is* cie*tífic* si*n*fica pensar de forma epistemológica, *mb**a, do *o*to de </line>
</par>
<par>
<line> vista filos*fico, Garc*a, Targi*o e Dantas (2012, p. 21) argumentem que a ética per*eia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvime*to de povos e naçõe*, sobretudo, *a* áre*s *e saber. Quando o **co é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> co*tex*o acadêmico, a *tic* se </line>
<line> inic** </line>
<line> desde o **m*nto em que o cientista da informação </line>
</par>
<par>
<line> reflete para </line>
<line> alé* *a </line>
<line> "[...] gênese, do *luxo */ou da ut*lização da inf*rmação e p*iv*leg**, </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma *onscien**, os aspectos sociais que envo*vem a própria info*mação e seu ciclo." Que* </line>
<line> diz*r, * ética é u* conceito fundamental quanto * *t*ação d* prof**sional da *nfor*ação e de </line>
</par>
<par>
<line> suas pr***ca* na CI, em *sp*cial, q*ando a RS é o obj*to de </line>
<line> **tudo, com* Silva e Garcia </line>
</par>
<par>
<line> (*017) **res*e*. </line>
</par>
<par>
<line> Pen*ar em ética é pensar em liberdade, m*s re*ue* tr*zer out** f**ô*eno, presente de </line>
<line> f*rma residual em s*a* **s*u*sões. Tr*ta-se da *oral. Decerto, são el*mentos disti*to*, não </line>
</par>
<par>
<line> obstante, tanto no senso comu* </line>
<line> quanto no universo c*entífico, serem *o*si*erados, vez po* </line>
</par>
<par>
<line> outra, de forma equ*vocada, como *imila*es, face ao **to de que tudo q*e * étic* é ta*bém </line>
<line> moral e **c*-versa. No ent*nto, a moral *inc*l*-se * religião * *ão poss*i força e*pá*ica, uma </line>
<line> Rev. FS*, Teresin*, v. 16, *. 3, ar*. 14, p. 265-2*2, mai./jun. 2019 www4.fsanet.*om.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do Sujeito E*pá*ico ao S*jeito Informa*ional: *elaçõ*s E*is*emoló*icas </line>
<line> 273 </line>
</par>
<par>
<line> **z que o su*eito moral n*o se posiciona no </line>
<line> lugar d* ou*ro, mas pe*manec* em seu *uga* </line>
</par>
<par>
<line> psicológ*co, c*mo Hessen (2*03) e *arna* (2*16) d*s**te*. </line>
</par>
<par>
<line> Sob a *t**a do* autores s**ra*itados, na ética, o suj*i*o age </line>
<line> com **berda*e, por s* </line>
</par>
<par>
<line> *esmo, </line>
<line> por meio da pers*ectiva da s*bjetivida*e, mantendo a emp*tia </line>
<line> **mo aliada. Na </line>
</par>
<par>
<line> moral, o sujeito age pela *nt**subjetividade, *or est*r na cond*ção de </line>
<line> escra*o (sob a </line>
<line> ótica </line>
</par>
<par>
<line> psicológica) ** </line>
<line> u* valor div*no, </line>
<line> cultural e *ocial. Com freq*ência, * sujeito moral </line>
<line> atua </line>
</par>
<par>
<line> m*vido po* f*rça *arcisista, que exalta a p*eoc*paçã* consigo *esmo. *nex*ste d*slocamento </line>
<line> psic*lógico de sofr*ment* empático, ape*a* geo*ráfico e sofr*me*to moral egocên*rico </line>
<line> n**c**ico, emergindo num f*uxo estratégico, v*sand* não s*frer pena e nem estar, ma*s tar*e, </line>
<line> num lugar de coerção, c*ítica ou até quei*a*o pelo fogo *o in*erno p*ra o*ter algo. </line>
<line> *a visão de *achelard (1996), é pr*ciso que o sujeito infor*acio*al atente para o </line>
<line> c*mportamento do suje*to ético, mes*o *uando t*abal*am em par*eria n* tocante à tom*da </line>
</par>
<par>
<line> de co*sciênci* sobre as intençõe* acer*a da co*strução </line>
<line> do </line>
<line> objet* </line>
<line> científico. O s**eito ético, </line>
</par>
<par>
<line> influe*ciado por senso de just*ça mu*to r*gido, como a militância, em </line>
<line> geral, cravejada de </line>
</par>
<par>
<line> paixões, que o faz deli*ar, deva*ear e fan*a*iar na defesa de uma caus*, ao *xercer *eu pape* </line>
</par>
<par>
<line> de pes*u*sador, a* *ever </line>
<line> tal rigi*ez e direc*o*amento c*rceador, tende *erceber esses a </line>
</par>
<par>
<line> elemen**s c*mo *bstáculo epis**mológico. </line>
<line> 3.2 Re*ponsab*lid*de, suje*to responsável e respons*bil*dade *o*ial </line>
<line> S*l*a e *arcia (2017) e Tar*ino e Garcia (2008) revelam **e a *esponsab*lidad* soc*al </line>
<line> no âmbito da *iênci* da Info*maç*o é qu*lquer ação q*e o*jetiva a m*lh*ria da qu*lidade d* </line>
<line> vida d* um s*jeito na soc*eda*e de h*j*. Os primeiros estudos acerca da *S surgem nos </line>
<line> Estados U*ido* da América, ano* 50 (século XX), graças aos esf*rç*s de Charles Eliot, </line>
<line> Art*ur Hakley e John Cla*ck. Na ocasião, emer*e *omo fenômeno *as* media, </line>
<line> caract*ri*ando, também, a *i*âm*ca d* s**ie*ade da i*form*ção. Isso ocorre em decorrênci* </line>
</par>
<par>
<line> de *utações d* ca*áter social, </line>
<line> cultur**, </line>
<line> *o**tico, *c*nômico, *ie*tífic*, sobr*tudo, </line>
</par>
<par>
<line> tecnoló**co. *or**, al*m de estar em e*idên*ia *a soci*dade do conheciment*, em quaisq*er </line>
</par>
<par>
<line> segmentos, i*cluindo o campo ci*ntífico, * RS </line>
<line> e*erg* </line>
<line> por meio de estudos, pesquisas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> perspe*tivas epistemológicas abrigad*s nos *i*erentes cam*os do co*hecim*nto h*mano, que </line>
<line> nu**am interesse na gênes* e em seu caminh* evoluti*o. </line>
<line> Logo, percorrer es*e interesse significa segui* o caminh* t*r*inológico *a </line>
</par>
<par>
<line> co*ceit*ação e enten*imento do* t*rmos para, depois, </line>
<line> v*r como ocorre* o cruz*mento no </line>
</par>
<par>
<line> contex*o </line>
<line> do lé*ic* e*pe*ial**a** da ciência, o que *xige retorno às *acetas </line>
<line> *ulturai* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. 3, ar*. 14, p. 265-282, mai./jun. 2019 </line>
<line> w*w4.fsa*et.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Targino, S. R. Santana, J. C. R. Garcia, E. D. Souza </line>
<line> 274 </line>
</par>
<par>
<line> *e*nológica* da r*laç*o que e*v*lv* global*zação e mudanças técnic*s </line>
<line> e t*cnol**icas, </line>
</par>
<par>
<line> indus*riai* e ca*ita*istas. A respon*abilidade configu*a-*e, pois, como qualidade em que *m </line>
</par>
<par>
<line> sujeito A é *brigado * r**ponde* por s*us </line>
<line> atos, fundamenta*do a n**ão de suj***o </line>
</par>
<par>
<line> responsáv*l, ma*, principalm*nte, pelas ações de u* sujeito B e/ou de uma coisa *onfiada a </line>
<line> este, ou se*a, * sujeito responsável fun*amentando a noç*o de s*jei*o respo*sável. </line>
</par>
<par>
<line> Nesta lóg*ca, a responsabilidade e su**i*o *e*ponsável nã* são a***vess*dos o </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> *mpatia */ou éti*a, mas, *im, pe*a *ora*. A re*ponsabilidade é uma qualidade de o**igação e </line>
<line> o sujeito respon**vel é quem põe em prática tal obrigação. O sujeito responsáv*l *stá *ais </line>
<line> preocupado com o juízo de v*lor que a soc*edad* fará d*le, **a vez qu* deverá d*r co*ta d* </line>
</par>
<par>
<line> que lhe foi *on*iado. Assim, a li**ção entre </line>
<line> o term* responsabilidade e a terminolo*ia </line>
</par>
<par>
<line> respon*abilidade social cons*ste e* p***o de partida, origem, *etorno, o* seja, par* Normando </line>
<line> (*01*), a coisa p*imei*a que indica obr*gação do sujeito. </line>
<line> Quanto *os asp*ctos cu*tu*ai* e tecn*lógi*os, a RS *urge de sua relaç*o, que refle*e, </line>
<line> *obretudo, de forma n**ativa, na tríade sustentável ambient**, soc*al e econôm*ca. **r seu </line>
</par>
<par>
<line> turno, es*a inter**m diretamente no lugar, </line>
<line> na p*r**pção e nos *ireitos h*manos regi*o* </line>
<line> po r </line>
</par>
<par>
<line> três dimensões: direitos humanos, c*vis e políticos; direitos *uman*s na pers***tiva </line>
</par>
<par>
<line> *conômica, social e cultural; d*reito* humanos </line>
<line> quanto ao lugar do sujeito n*ma nova ordem </line>
</par>
<par>
<line> interna*ional e d**eitos humanos das fu*uras geraç*es (*OSI; FERREIRA, 2014). </line>
<line> Isto é, ações privada* e **vername*tais in*i**m so*re a citada *ríad*, que engloba as </line>
</par>
<par>
<line> dimensões do t*mpo do es*aç* *o s*jeito, *em intenção de reparar, preve*ir, poupar e </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> pr*servar a *atureza, </line>
<line> o soci*l e o su*ei*o das cons*q*ências de *e*l*xos substa*ciais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> simbólicos neg**ivo*. Há, então, um movimento de *ig*lância e de**n*ias **r *etor*s so*iais </line>
</par>
<par>
<line> q*a*to às ações privadas e g*vernament*is q*e *obrevier*m trí*de sustentá*el ambien*al, à </line>
</par>
<par>
<line> social e *co*ômica. Vigilância e </line>
<line> denúnci*s dão </line>
<line> con** dos </line>
<line> atos de age*t*s sociais e de </line>
</par>
<par>
<line> mecanism*s jurídi**s e práticos, com* ambientalistas, líderes comunitá*ios, relat*rios d* *S, </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> con*êm prin*ípio* </line>
<line> é**cos e expõem a tra*spar*nci* de i*iciativas p*i*a*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> governamentai* quant* *o* acontecimentos registrados em </line>
<line> determinado espaç* geográfic*, </line>
</par>
<par>
<line> soc*al, individual o* r*cor** te*p*ral, se*undo trecho de Ambrósio (20*0). </line>
<line> 3.3 Relações epistemológicas * respo*sabilida*e **c*al </line>
<line> *e*c*onar os sujeitos civili**dos *ignif*ca dizer *ue há movim*nto de v*riáve*s, troca </line>
</par>
<par>
<line> de forç*s entre elas e, então, senti*os de mov*mento* de forças, com o fim *e efetivar e </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> fazer * m*nuten*ão d* **. De acordo com a *igura 1, vari*veis e suje*tos correspondente* são </line>
<line> Rev. F*A, Teresi*a, v. 16, n. 3, art. 14, p. 265-*82, mai./jun. 2019 www4.fsan*t.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Do *ujei*o Empátic* ao *uj*it* Informacional: Relações Ep*stemol*gicas </line>
<line> 275 </line>
</par>
<par>
<line> r*present*dos pela emp*tia e sujeit* empático (vermelho); éti*a e sujeito étic* (turq*esa); </line>
<line> moral e *ujeito moral (*reta); r*spon*abilidade * *ujeit* responsáv*l (roxo); ru*tu** / ruído e </line>
<line> *ujeito t*cito (prat*); informação e su**ito informacional (a**relo). Todos estes elementos </line>
<line> estã* situ*dos no l*do socia*. </line>
<line> Figura * - Va**áveis *ue compõem a r*s*on*ab**idade social </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: </line>
<line> Da*os *a pesqui*a, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> A F*gura 1 tam*ém eviden*ia afetividades (azul </line>
<line> claro); sentimentos (a*ul escur*) </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> emoções (azul mari*ho), *ue são forç*s psíqui*as de em*rsão *a empatia (verme*ho), m**a- </line>
<line> obj*to e *am*ém va**ável e ponto de partid* * chegada da RS. Na visão d* Chabet (20*4), e </line>
<line> de ** Tail*e (1992), a* *orç*s psíquicas estão situada* *ntre o biológico * o so*ial *a em*atia, </line>
</par>
<par>
<line> o que decorre de vida psíquica n*cessitar d* *quipamento *rgâni**, o a </line>
<line> *ua* **manda </line>
</par>
<par>
<line> inte*ven*ão da cultura e da ex*i*ação que vem de fora, p**voc*ndo i**eress*s inter*o* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> fazendo surgir a empatia g**ças * base social. </line>
</par>
<par>
<line> Para que cada variável **et*ve *u cons*lide * R*, é p**ciso que c*da *uje*to civ*li*ado </line>
<line> corre*p*ndent* a imp*lsione. Cada um **de fazer o *ovimento d* manutençã*, de forma </line>
<line> inco*scient*, por meio de del*ri*s, de*aneios e fantasias adv*ndos de info**ações científ***s </line>
</par>
<par>
<line> ou do senso comum d* </line>
<line> pesquis*dor. Aliás, aten**r para a in*i*i*u*lidade *o *nvesti*a*or </line>
</par>
<par>
<line> ace*ca do *nconsciente e de </line>
<line> s*as i**luênc*as significa *e posicionar no contexto do no*o </line>
</par>
<par>
<line> espírito científico (B*CH*LARD, 1996; HESSEN, 200*), bem como ** cons**entizar </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> op*rabilida*e in*onscie*te, além de pôr *m pr*tica * *x*rcício d* éti*a. Ass*m, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> descortiça*ento </line>
<line> do objeto científico da *ela*ão po*er x sab*r são atravessa*os por del*rios, </line>
</par>
<par>
<line> d*vaneios e f*ntasias do* *go* d*s suj*itos civi*i*ado*, aos q*ais os pe*q*isado*es, e* geral, </line>
<line> se entregam ao lo*go da vid*, segundo palavras d* Teixeira (*0*1). </line>
</par>
<par>
<line> Contudo, estar c**sci*nte *a operabil*dad* incon*ciente e não leva* a cabo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> descortinamento revel* falta de empatia i*dividual e social e simboliza um exercício antié*ico. </line>
<line> R*v. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. *, ar*. 14, p. 265-282, mai./jun. 2*19 www*.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. *argi*o, S. R. Santana, J. C. R. *arcia, E. D. Souza </line>
<line> *7* </line>
</par>
<par>
<line> Por iss*, o sujeito informa*ion*l é quem faz a vigil*ncia do* outros sujeitos civilizados, haja </line>
<line> *ista que é ele ***m faz oper*cio*alizar, sobr*tudo, a ética na pesqu*s*. </line>
<line> *e acord* como a **gura 2, o s*jeito inf*rmac**nal (*marelo) at*av**sa todos os </line>
<line> sujeitos c*vili*ados à medida que dá di*ensão à r*sponsa*ili*ade social (verde). </line>
<line> Fig**a 2 - * papel do sujeito informacional para descortinar a responsabil*dade social </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: </line>
<line> Dados da pesquisa, 20*8. </line>
</par>
<par>
<line> Vê-se na Fi*ura 2, que as forç*s </line>
<line> do *uj*ito moral (pr*to), sujeito responsável (roxo), </line>
</par>
<par>
<line> sujeito empático (*ermelho), </line>
<line> sujeito ético sujeito tác**o (prata) são med**das **lo *ujeito * </line>
</par>
<par>
<line> informacional </line>
<line> (s*ta* amar**as), *ue </line>
<line> organiz* as força* </line>
<line> * prom*ve a *S *o *íve* ma*s </line>
</par>
<par>
<line> desc*rt*n*do do i*consciente, de delírios, devaneio* e fantasias. *om efei*o, ainda de ac*rdo </line>
</par>
<par>
<line> com Te*xeira </line>
<line> (2001), na empatia, o </line>
<line> sujei*o a *la correspond*nte, *uer *i*er, * *ujeito </line>
</par>
<par>
<line> e*pá*ico é româ*tico; na *tica, o su*eito ético é j*sticeir*; na moral, * s*jeito moral </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *gocêntrico; na r*spons**ilidade, o s*jeito r*sponsável é rígido e falso; *a *u*tura / no *uído; </line>
<line> o suj*ito tácito é incapa*; *, na *nform*çã*, o *ujeito informac*on*l é tra**pare*te * arroga*te. </line>
<line> Apesar do *uje**o informacional d*sempenhar pa*el fu*dam**tal quantos *os outro* s*je*tos </line>
</par>
<par>
<line> civi*iz*d*s, é prec*so ser ca*teloso, *orq*e ele ta*bém </line>
<line> pode ser deleitante, devanean*e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> f*ntasioso. </line>
</par>
<par>
<line> T*do oc*rr* d*vido às *e*uç*es da *acili*ade marcadas pelo acesso e pelo uso das </line>
</par>
<par>
<line> TIC, sobretudo, da info*m*ção, qu* </line>
<line> desenha *m sujeito mu*to ilumi*ada face às luzes da </line>
</par>
<par>
<line> informaçã* * do conh*ciment*. Tão ilumin*** q*e tende * se tornar tr*nspar*nte aos </line>
<line> ol hos </line>
</par>
<par>
<line> s*ciais e ta*bém arrogante por tan*a </line>
<line> clarida*e *dvinda da detenção de </line>
<line> um a </line>
<line> *ama </line>
</par>
<par>
<line> consid*ráve* de conhecimentos. Pesqui*ador*s ex*er*entes e iluminados, muitas vezes, </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> permi*em críti**s, n*o abrem mão de lan*ernas * microscóp*os do c*n*ecimento e </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> cons*guem *er além d* seus *eix*s de </line>
<line> luzes. Cont**o, qu*m f*z a v*gilân*ia do *uj*ito </line>
</par>
<par>
<line> *nfor*acional e a pertença d* *esquisador da vigilâ*cia in*elec*ual, crític* * científ*ca, o *a* </line>
<line> *ev. FS*, Teresina, *. 1*, n. *, *rt. 14, p. *65-28*, *ai./j*n. 20*9 www4.fsanet.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o Sujei*o *mpátic* ao S*jeito In*o*macional: Re**ções Epis*e*ol*gic*s </line>
<line> 277 </line>
</par>
<par>
<line> situar entre luz e escur*d*o, p*rq*e uma d*pende da *utr* para existir, seg*ndo Baud*illard </line>
<line> (2*03) acentua, co* prop*ie*ade e detalhamen*o. </line>
<line> Vale ressaltar q** o su*eito tácito (prata) é aquele q*e n** cons*gue formalizar, </line>
<line> comunica* ou c**partilhar sabere*. Ele detém conhec*mento - o dito co*hecimento *ácito - </line>
<line> *as é es** fundamen*almente subjet*vo e *ntrospec*ivo. **to é, * *er humano tem cons*iência </line>
<line> *os s*beres tá*itos, m*s *lgo o im**** de instanciar *eu conhe*imen*o *m infor**ção, ao </line>
<line> *ontrári* do conhecimento explícito, que é partilha*o e expo*to c*m m**s *acilidade. </line>
<line> Portant*, t*do esse panorama traz efeitos sobre variáveis e sujeitos civilizados, *omo s*u* </line>
<line> m*viment** e *s trocas *e f*rç*s *n*re elas e el*s. </line>
<line> O sujeito tácito (prata) atravessa todos as variá*eis e, ta*b*m, os sujeitos civilizad*s, </line>
</par>
<par>
<line> o que promov* rup**r* / ruído pelo *SK, n*m momento ou n**tro, o </line>
<line> *u* inclui o sujeito </line>
</par>
<par>
<line> **f*r*acio*al. Assim, ele atua m*is com* meta-sujeito *o qu* como suj*ito civ*lizado </line>
<line> (BEL*LIN, 198*; BAUDRIL*ARD, 2003). Com mais detalhe, é pos*ível *erceber na Fi*u** </line>
<line> 3, como *contece a troca d* forças que ac*ntece conduzida, potenci*lme*te, pelo sujeito </line>
<line> c*vil*za*o ou pela* parcerias entr* eles. </line>
<line> Figu*a 3 - *roc* de forças *os *uj*itos civilizados </line>
</par>
<par>
<line> Font*: </line>
<line> Dad*s da p*squisa, *0*8. </line>
</par>
<par>
<line> O sujeito moral (preto) tro*a força c*m o *ujei*o *esponsável (rox*) e ambos, so*inhos </line>
<line> ou em par*eria, *romovem a RS. Os dois a*em pelas obrig*ções que lhe* são atr*buídas e se </line>
<line> preoc*pam com * juíz* de valor *ue *m cid*dão ou a socie***e fará deles, *eiter*ndo </line>
<line> Nor*ando (2012). O *ujeito empático (ver*elho) *roca **rças com o *ujei*o ético (azul claro) </line>
<line> e ambo*, soz*nhos ou em *a*ceria, *rom*v*m a *S. Reve*do Outhwaite e Bo*t*more (1996), </line>
<line> isso aco*tece p*rque eles estão juntos n*ma j*rnada de t*oca de *ercepç*es insepar*veis de </line>
<line> re*letir sob*e o outro (empa*ia) e sobre si (ética). Na Figura *, também é *os*ível identif*car </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina PI, v. 16, n. 3, art. 14, p. 265-282, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Targin*, S. R. Santana, J. C. R. Garcia, E. D. S*uza </line>
<line> 278 </line>
</par>
<par>
<line> como as variáveis * os sujeitos ci*i*izados se ar*i**lam para efetivar a RS, * sobretu*o, no que </line>
<line> concerne * e*pat** como pon*o de *artida e *e retorno. </line>
<line> Figura 4 - O *etorno à empa*ia </line>
</par>
<par>
<line> *ont*: </line>
<line> *ado* d* p*s***sa, 2018. </line>
</par>
<par>
<line> Em tes*, * respo*s*bilidade soci*l parec* emer*ir de ações *r*va**s * governam*ntais </line>
<line> que *n*i*em, tr*gica*en*e, sobr* a tríad* sust**táv*l ambiental, socia* * e*on**ica (verde, </line>
<line> ci*za * mar**m). Q**ndo o sujeito re*ponsável e o s*j*it* mora* pr*mov*m a RS, isto se dá </line>
</par>
<par>
<line> p*rque *lguém *e *o*a p*rcebeu que t*is iniciativas estão prejud*can*o </line>
<line> pessoas, grup*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> co*unidades, que faz o </line>
<line> nascer a força *mpáti*a. Os suje*to* de fora estão situados (*n) </line>
</par>
<par>
<line> d*retamente na esfera </line>
<line> *mbiental, soc*al econômica, sendo um m*rador l*c*l ou agente e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> uma or*anização não *o*erna*ental (ONG). Assi*, quando **gani*aç*es empres*ri*is </line>
</par>
<par>
<line> (pa*t*cul*re* ou públicas) jog*m *es**uos no me** amb**nte; exploram o *rabalha*or; </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *surpam * dinhe*ro púb*ico, como as setas laranjas </line>
<line> do círculo da Figura 4 demonstram, * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> s*jei** *mpáti*o posiciona-se e se c*l**a no l*g*r *sicoló*ico * geográf*co do outro, </line>
</par>
<par>
<line> dirigindo for*a *m*át*ca para o cí*culo preto (órgãos pri**dos * </line>
<line> g*vern*ment*is), como *s </line>
</par>
<par>
<line> seta* vermelhas do círculo 2 da F*g*ra 4 ate*tam. </line>
</par>
<par>
<line> H* também suj*ito* emp*tic*s situados na* es*era* privadas * govern*me*tais, mas </line>
<line> sem po*er de voz e de açã*. Portanto, por **io da força em*ática, o sujeito empático de fora, </line>
<line> que antes se comove*, *assa a articular suas incia*ivas *or *eio da éti*a, da informação * do </line>
<line> conhecim*nto para cuid*r das ações privadas e govern*mentais *ue ac*nteceram, a priori, de </line>
</par>
<par>
<line> fo*ma geral, e, post**iori, indi*idu**mente. Assi*, *stabelece-se parce*ia com o suje*to a </line>
<line> é*ico, q*e dá d*mensão do out*o *a*a o e* do s*jeito empátic*, como d* sujeito in*ormacional. </line>
</par>
<par>
<line> A *epende* do caso, este seg*e pela **a de produção e </line>
<line> disseminaç** </line>
<line> da *nforma*ão *u </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> vi*ilância do acesso, ou d* uso da </line>
<line> informação e </line>
<line> da an*lis* dos r*flexos *a informação, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*in*, v. *6, *. 3, art. 14, p. 265-282, mai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsa*et.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o Suj*ito Empático ao Suje*to Info*macional: Relações Ep*s*em**ógicas </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> elementos e*tes situados no â**ito da RS e sempre o**e*tados para a promoção das melhorais </line>
<line> in*ividuais e *ociais na soci*dade da informa*ão. </line>
</par>
<par>
<line> *udo isso se *plica à e*ergia *mpática; *i**lân*ia e aos reflexos d* ace*so à </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> utilizaçã* *a informação do sujeito em*áti** *obre a *i*uação efetiva com a*ionam*nto do </line>
<line> *stado e seus recursos; a algumas instituições, como Green Peace e outras **Gs que detêm </line>
<line> certo *o*er politiz*do; ou a instrume*to* de a*om*anhamento s*stemátic*, como rela*órios de </line>
<line> RS, *ei do *cesso à Informa*ão e Declaração Universal dos Direitos Hum*no* </line>
</par>
<par>
<line> (AMB*ÓSIO, 2010; SILVA, GA*CIA, **17; T*SI; FERREIRA, </line>
<line> 20*4). Qua*do o sujeito </line>
</par>
<par>
<line> emp*tico o*era, os órgãos privados e **vern*menta*s junto ao *ujei*o respo*sável e a sujeito </line>
<line> moral t**am con*ciência de que não po*em cont*nuar *om suas *ções pois, até então, eles </line>
<line> permanec*am apáticos a esses ref*exo*. </line>
<line> Dest*ca-se que, ta*to o su*eito empático quanto * sujeito ético es**o pr***ntes nos </line>
<line> órgãos privados e govername*tais, mas, até en*ão, nada pod*am fa*er. Começam a colabo*ar </line>
</par>
<par>
<line> para a *eparação a*b*ent*l, soc*al e econômica tão *om*nte po* intermédio </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> consci*ntizaç*o acer*a d* respo*sabilidade soc*a*. Neste *aso, tant* o suje*to moral, quant* o </line>
<line> sujeit* *mpá*ico e o sujeito ético, s*tuados nas esfer*s privada* * gove*nament**s, dã* iní*io a </line>
</par>
<par>
<line> algum t**o de apo*o, visand* * manut*nção e * *onsolida*ão da RS, ainda *ue </line>
<line> seus lí*eres </line>
</par>
<par>
<line> **fram o risco *e *o*ção e *e am*aça de perderem os p*stos até então ocu*ados. </line>
</par>
<par>
<line> 4 CONSIDER*ÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> A responsabilidade social na Ci*n*ia da Informação repre*e*ta, em sua essência, uma </line>
<line> intersecção de *nfor*a**o / ac*s*o / *so * aç*o d* um sujeito que preten*e *mp*r mel*or </line>
</par>
<par>
<line> qualidade de vida para o outro, </line>
<line> nas es*er*s ambiental, social e econômica. Eme*ge e se </line>
</par>
<par>
<line> es**belece face a **rças prota*o*istas e * força empá*ica *mpulsionad* pelo suj*ito e**ático, </line>
<line> dest* vez, po*ta em prá*ica, t*nt* pela *tica *uanto pelo *ujeito é**co, emb*ra, orientad* pela </line>
<line> i*f*rmação e pelo sujeit* in*ormaci*nal. </line>
<line> A R* mantém o suje*t* moral e o sujeito **sp*n*ável co*o o*i*ntadore* antagonistas </line>
<line> em faze* sua manutenção. ** q*e co**e*ne à *orça e*pática, * *la impulsionada pelo su*eito </line>
<line> empátic* po* meio de fatores externos q*e fazem a e*pa*ia operar de*de * bas* social. *omo </line>
<line> vi*to, são eles a produção * a di*sem*nação d* info*mação; a vig*lânc** do ace*so e do u*o da </line>
</par>
<par>
<line> in*orma*ã* a análise * </line>
<line> do* reflex*s da inf*rmação, sempre orientadas </line>
<line> para a pro*o*ão </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> m*lhori*s indiv*duais e so*iais no mundo contemporâneo. A orientaç*o exercida p*l* s*jei*o </line>
</par>
<par>
<line> informa*ional in**de também sobre outras forças e *eus sujei*os *ivilizad*s: a empatia e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, T*r*si*a PI, v. 16, n. 3, ar*. 14, *. *6*-282, mai./jun. 2019 *ww4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. G. Targino, S. R. Sa*t*na, J. C. R. Ga**ia, E. *. Souza </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> suje*to *m**tico; * ética e o sujeito ético; a m**al e * sujeito moral; a resp*n*ab*lidade e o </line>
<line> *ujeito res*o*sável; a ruptura / ruído e o s*jeito t*cito. </line>
<line> Assim sendo, o sujeito informa*ional *uspende a psique, fazend* o*era* a consciência </line>
</par>
<par>
<line> s*bre a operabilida*e do incon*ciente, ** forma a desc*rtin*r a *ndividualidad* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> pesquisador, tra*e*do à to*a, ainda que de forma parc*al, os conhec*mentos teóricos * o *e*so </line>
<line> comum, **bos estrutu*ados por delírios, dev*neios e fanta*ias *os suje*tos civi*izados, ou </line>
<line> *eja, *os e*o* que con*ti*uem a indi*idualidade d* pes*uisador em s*a c*ndição h*m*na. *o </line>
</par>
<par>
<line> entanto, a *igilância *o*re sujeito informaciona* é feit* o </line>
<line> pe*a per*ença do pesquisador da </line>
</par>
<par>
<line> **g*lância intelectual, *r*ti*a e *ientífica que o faz s*tua* entre luz e escuridão </line>
<line> REF*R*NCIAS </line>
<line> ANGLIN, J. M. *o*eling *onceptual structure. Canadian Journ*l of Psy*hol*gy, Montreal, </line>
<line> v. 36, n. 3, p. 554-**8, **p. 1*82. </line>
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<line> Sujeito Informacional: Rel*ções Ep*s*emológica* Acerca da Responsabilida*e *ocial na Ciência da </line>
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<line> Contribuição do* Autore* </line>
<line> M. G. Targin* </line>
<line> S. R. Santan* </line>
<line> J. *. R. G**cia </line>
<line> E. D. S**za </line>
</par>
<par>
<line> *) conc*pção e pl*nejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 2) anális* e *nterpr*tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) elaboração do rascunho ou na re*is*o crítica do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) pa*ticipação na a*rovação da v*rs*o fina* do manuscrito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 1*, n. 3, a*t. 14, p. 265-282, *ai./jun. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
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</page>
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