<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 6, p. 121-139, n*v./*ez. *019
</line>
<line>
ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.6.*
</line>
</par><par>
<line>
O Ensino do Pole Dance na Escola: D*s*fios e Pos*ib*lidad**
</line>
<line>
Pole Dance Tea**ing at Schoo*: Challenges *nd Po*s*bilities
</line>
</par><par>
<line>
*eyvid Tenner ** Souz* Rizzo
</line>
<line>
Dou*or e* Ciênc*a* do Desp*rto pela Universida*e d* Trás-os-Montes e ***o Douro
</line>
<line>
Pr*fessor Adjunto *a Univers*dade Federa* do Mato Grosso do *ul
</line>
<line>
*-mail: deyvidriz*o1@gmail.c*m
</line>
<line>
R*gério Za** de Melo
</line>
<line>
*ou*or em Ciênci*s **manas pe*a Pontifícia Uni*e*sidade Ca*ólica do Rio *e Janeiro
</line>
<line>
Profess*r Ad*unto na Unive*sid*de *eder*l do Mato G*os*o *o Sul
</line>
<line>
E-mai*: rog*riozmel@gmail.*om
</line>
<line>
Ana Paula Moreira de Sousa
</line>
<line>
Do*torado em Educa*ã* p*l* Un*vers*dad* *ederal da Grande *o*rado*
</line>
<line>
Mestra em E*ucação p**a *niversidade Federal da *rande *o*rados
</line>
<line>
Pro**s*ora *as Facul*ades Magsu*
</line>
<line>
*-mail: pro*ap.educ@*mail.com
</line>
<line>
C*rlo H*nrique Go*in
</line>
<line>
Douto* em Edu*ação Físi** Universi*ade Católica d* Bra*í*ia
</line>
<line>
Professor Adjunt* n* Univer*idade F**eral d* Mato Grosso do Sul
</line>
<line>
E-ma*l: carl**enriquegoli@hotmail.com
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: *eyvid Tenner de Souza Riz*o
</line>
</par><par>
<line>
Univ*r*idade Fed*ral do Mat* Gro*s* do S*l - Unidade I
</line>
</par><par>
<line>
- Av. *io Branco, 1270 - Univer*itário, Co*umb* - M*,
</line>
</par><par>
<line>
79304-*02, Brasil.
</line>
<line>
Editor-Che*e: Dr. Tonny K*rl** de Alen*ar
</line>
</par><par>
<line>
End*reço:
</line>
<line>
R*g*rio Z*im de Melo
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade Fede*al do Mato Grosso *o **l - U*idade I
</line>
</par><par>
<line>
- Av. *io Branco, 12*0 - Un*versitário, *orumbá - MS,
</line>
<line>
A*tigo recebido em 03/06/2019. Úl*im*
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
79304-902, Brasil.
</line>
<line>
recebid* em 18/0*/201*. Aprovado em 19/06/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Ende*eço:
</line>
<line>
Ana Pau*a Mo*eira de So*sa
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
D. T. S. Rizzo, *. Z. *e*o, A. P. M. Sousa, C. H. Golin
</line>
<line>
122
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
* estudo é *e
</line>
<line>
*atureza qualitativ*, uma pes*u*sa-ação, que busca discuti* os
</line>
<line>
c*nceitos e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rá*ica do espo*te Pole Dan*e na esc*l*. Ob**tiv* d*s**volver * pro*o* *ma p*ssi*i*idad*
</line>
</par><par>
<line>
peda*ógica para *p**ndizag*m dess* esport* *a *scola com b*se na teoria interacioni*ta, a
</line>
</par><par>
<line>
considerando
</line>
<line>
que não existem "m*delos" vigentes nos dias atu*is. Consideramos que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pedagogia d* ensin* do Pole Dance na escol* deve esta* pau*ada na* d*fere*tes dimensões
</line>
</par><par>
<line>
enquant* *ont*údo da Educ*ção Física es*olar, sobretudo a conceitual, procedim**tal
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
atitudinal. O *ole Dance pode ser de*envol*ido pedagogicame*te nas escolas, inclusive
</line>
<line>
reco*hecido *oje *omo uma modalidade esp*rtiva, m*smo consid*rado atípi*o e po*co us*al
</line>
<line>
na E*ucação Física.
</line>
<line>
Palavra*-chave: Educação Fís*ca. *sporte. Ensin*.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The study i*
</line>
<line>
qualitativ* in nature, an ac*ion research t*at seeks to
</line>
<line>
discuss
</line>
<line>
* *e
</line>
<line>
concepts an*
</line>
</par><par>
<line>
practice of P*le Dance sport in scho*l. *t aims *o *evelop and propose a p*dagogica*
</line>
</par><par>
<line>
possibility for t*e le*r**ng of this sport *n
</line>
<line>
the s*hool base* on the i*teractionist theory,
</line>
</par><par>
<line>
c*ns*d*rin* that ther* are no "models" in f*rc* toda*. We believe t*at
</line>
<line>
*he pe*agogy of
</line>
</par><par>
<line>
*ea*hing Pole Dance ** school s**uld be based on *i*ferent dim*nsi*ns ** content of schoo*
</line>
</par><par>
<line>
p*ysical education, especi*lly concept*al,
</line>
<line>
procedura* and atti*udinal. Pol* Da*ce
</line>
<line>
c*n
</line>
<line>
be
</line>
</par><par>
<line>
de*eloped pedag*gical*y in schools, even re*ogni*ed *oda* as a sportin* modali*y, eve*
</line>
<line>
c*nsidered at*p*ca* a*d unu*ual in Phy*ical Educ*tion.
</line>
<line>
Ke*words: Phy*ical Education. Sport. T*aching.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 16, n. 6, art. 6, p. 121-139, n**./dez. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino do Pole Dance na *scola: Desa*ios e P**si*ilidades
</line>
<line>
123
</line>
</par><par>
<line>
1 *NTRODU***
</line>
</par><par>
<line>
Nos di*s atuais *s professores têm *ific*l*ade em i*c*rp*rar *s esp*r*es como
</line>
</par><par>
<line>
conteúdos pedagógicos n* escola (GALAK; S**RA, 2019). Em especi*l, o professo*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
E*ucaçã* *í*ica (EF) deve *autar sua *rática
</line>
<line>
pedagóg*ca *om metodologias flexívei*,
</line>
<line>
par*
</line>
</par><par>
<line>
inclus*o, por meio do *sporte (BEN**, 2006; RI*ZO, 2017; S*AGLIA; *EVERDITO,
</line>
</par><par>
<line>
2009). Vale ressaltar
</line>
<line>
q*e para **a possível
</line>
<line>
p*ática *n***s*v*, o pro*e*sor pr*cisa
</line>
</par><par>
<line>
compre*nde* a n**essidade d* romper com práticas homogenei*ad*ra* e que não possibilitam
</line>
</par><par>
<line>
proce*imentos ada*tativos e/ou criativo* s*br* o
</line>
<line>
pr*cesso didá*ic* e pe*a**gico,
</line>
</par><par>
<line>
particul*r*ente quanto ao fenôm*no esportivo na esco*a.
</line>
</par><par>
<line>
N* e*tanto, h* déc*das desta**-se * n*cessidade *e *uperar a hegemoni* da
</line>
</par><par>
<line>
a*****gem tra*icional de ensino dos e*portes, também
</line>
<line>
chamada de metodologia **cnicista,
</line>
</par><par>
<line>
q** s* baseia *m método* em*iri*t** e inat*s*as (BORG** et al., 2017; D*LBEN; JÚNIOR,
</line>
<line>
2018; GALA*TI et al., 201*; *IL*S*ETD *t al., 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Estudos i*dicam a im*ortâ*cia da análi**
</line>
<line>
do desenvol*imento peda*ógico para
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ens*no *o *sp*rte
</line>
<line>
para a socie**d* em
</line>
<line>
geral (BENEL*; P**NI; MONT*GNER, *016;
</line>
</par><par>
<line>
*RAVCHY*HYN; O**V*IRA, 2016; ZA**O; SOUZ*; *TAREPRAVO, 2018). A
</line>
<line>
ped*gogia d* es*orte leva *m consideração * processo d* estudo sobr* a* po*sib*lidades *o
</line>
</par><par>
<line>
ens*no da prática **p**tiva, ne*se processo ocorr* a sist*mat*zação e org*nizaç*o *ob**
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ens*no de valores, aplicaç*o e a*aliação de div*r*os s*ntid** por meio do* quais * *spor**
</line>
<line>
pode se m*n*fe*t*r na sociedade. Deste *odo, os atores que **c*nam a *ed*gog*a d* esporte
</line>
<line>
dev*m a*su*ir o co*pro***so de ens*nar o porqu*, par* que e como ensinar o esporte além
</line>
<line>
das fronteira* que o* alunos já conhecem.
</line>
<line>
Nesse est*do, os pontos metodoló*icos passam por difer*ntes cam*nhos constituído*
</line>
</par><par>
<line>
so**e a luz d* t*oria i*teraci*nista e s*as
</line>
<line>
*e*d*ncia* no
</line>
<line>
proce*so d* e*sino * aprendizagem
</line>
</par><par>
<line>
(hu*anista, socioc*ltur** e cog**t*va). N* *ropost* d* aborda*em interacionis*a, n* âmb*to *a
</line>
</par><par>
<line>
Edu*aç*o Física escolar,
</line>
<line>
temos como
</line>
<line>
prin*ipa* *o*aborador o prof*s*or João Ba**sta Freire,
</line>
</par><par>
<line>
que te*e seu livro "E*ucação de corpo **teiro" (F*EI*E, *989),
</line>
<line>
c*m a prop*st*
</line>
</par><par>
<line>
m*todoló*ica em
</line>
<line>
oposição
</line>
<line>
à t*oria me**nicist* *
</line>
<line>
dual*sta, que tin*a *omente
</line>
<line>
c*mo
</line>
</par><par>
<line>
caracte*ística o a*to *esempenh* dos alun*s.
</line>
</par><par>
<line>
Cor*o * m*nte deve* ser entend*dos c*mo componentes que
</line>
<line>
integram u*
</line>
<line>
único
</line>
</par><par>
<line>
organ*sm* (FRE*RE, 1*89), e a crít*ca fic* por c*nta do contexto escolar, que apenas *d*stra
</line>
<line>
por meio *o movimento e dif*culta * *orma*ão e o desenvolv*men*o inte**al, de corpo todo do
</line>
</par><par>
<line>
*lun*. Assim, n* *resente
</line>
<line>
tra*alho assum*mos a missão de *o*per paradig*as e "*r*-
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 6, art. *, p. 121-139, no*./dez. 2*19
</line>
<line>
*ww4.*sanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. *izzo, R. Z. Melo, A. P. M. *ousa, C. H. *olin
</line>
<line>
*24
</line>
</par><par>
<line>
con*e**os" da área de Educação Física escolar, centr*do no dese*volvime*to
</line>
<line>
do* esportes
</line>
</par><par>
<line>
*r*dic*onais, pri*cipalm*nt* ofer**end*, analisando * disc*ti**o uma "n*v*" prática e*po*tiva
</line>
<line>
no âmbito escolar brasileiro, neste caso * *o*e Dance.
</line>
<line>
Ne*t* corr*nte, a linguagem e as *nterações so*iais *ã* ele**n*os cruciais na f**ma*ão
</line>
</par><par>
<line>
da cons**ê*ci* h*mana (VYG*TSK*, 1*96). A* enfa*izar nov*s tend*ncias que superem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pe*agogia tradic*onal, inf*uenciada pel*s teorias *mpirist*s e inat**tas, pautada
</line>
<line>
por *éto*os
</line>
</par><par>
<line>
analíti*os e sintéticos, a*sumimos a mi*são de **mper paradigmas, no modo de pensar e fazer
</line>
<line>
Pole Dance, nes** caso, *omo *ma p*ática esportiva no âmbito es*olar.
</line>
<line>
S* o problema metodológico é de ordem p*rad*gm*tic*, não * possíve* modificar a
</line>
<line>
meto**logi*, **m alter*r a forma de pe**ar * processo. So* essa perspe*tiva, os princíp*os
</line>
<line>
ditam que o pr*cesso de en*ino d* esporte na esc*la deve se* cen*rado na lógi*a que aprox*ma
</line>
<line>
as diferente* modalid*des. *or exemplo, analisar * proces*o c** ba*e nas co*pe*ências para
</line>
<line>
a *rát*ca, na inteligência **terpretativa e na to*ad* de decisão (SCAGLIA, 2014).
</line>
<line>
*om bas* nesses p*es*upostos, nosso *st*do tem por objetivo principal de*creve* uma
</line>
</par><par>
<line>
*x*eriê**ia (opç*o) *id*tico pedagó**ca
</line>
<line>
para a aprendizage* do *ole Dance nas aulas de
</line>
</par><par>
<line>
*d*cação Física escolar, **p*c*almente s* *asean*o na teoria int*ra*ionista. *ortanto, ao
</line>
<line>
*onsi*erar que não existem modelos vigentes nos dias atuais p*ra *raba*har es*e *onteúdo,
</line>
<line>
*ma *ez que a modalidad* impreg** consigo uma imag*m *e gran*e impacto soc*al, por ser
</line>
</par><par>
<line>
c*nside*ada uma p*ática reduzida à e*oti*a*ão, *os
</line>
<line>
desafiam*s *m trabal*ar essa
</line>
</par><par>
<line>
manifestação *orporal não convencion*l p*ra a *du*ação Físic* escolar. N*ste s*ntido de
</line>
<line>
superação, ut*liz*mos a pedagogizaçã* do *sporte ao *ro*ormos o Pole Dance como opç*o de
</line>
</par><par>
<line>
co*teúdo nas aulas, especialmente
</line>
<line>
par* realizar as in*e*ve*ções necessária* na *onsumaçã*
</line>
</par><par>
<line>
de*sa prática no c*ntex** e**olar.
</line>
</par><par>
<line>
Destacamos
</line>
<line>
que durant* o processo de se*eção do local para a proposta de *es*uisa-
</line>
</par><par>
<line>
açã*, constatamos temores de gestore* escola*es e* relaçã* * prá*ica do es*o*te Pole *an*e
</line>
<line>
no *mbito da es*ola, tal*e* po* não *e tratar de um esp*rte popular na s*ciedade e ser rodeado
</line>
<line>
de ró*u*os p*jorati*os e *ster*otipado*, element*s *ue o reduzem e conduzem à erotiza*ão
</line>
<line>
*e*med*da. Lembramos qu*, no contexto s*ci*l, * Po*e Da*ce j* * co*itado par* ser *ma das
</line>
</par><par>
<line>
novas modali*ades esportivas presen**s
</line>
<line>
nas Olim*íadas de Tóqui* 202**. *nclusiv* te*e um
</line>
</par><par>
<line>
reconheciment* oficia* promovido *ela *AIS* (Gl*bal Ass*ciat*on of Internation*l Sports
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
https://www.b*c.com/portuguese/internacio*al-416395*1
</line>
<line>
https://www.gazeta*nline.com.br/e*por*es/m*is_e*portes/201*/*0/pole-dance-po*er-e-toto-mais-novidades-*o-
</line>
<line>
programa-**imp*co-10141*4189.html
</line>
<line>
R*v. F*A, Teres*na, v. 16, n. *, art. 6, p. 121-139, nov./dez. *019 www4.fsanet.*om.br/r*v**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Ens*no do **le Dance na Escol*: Des**ios e Possibilidades
</line>
<line>
125
</line>
</par><par>
<line>
Federation). *egundo essa entida*e, essa "modal*dade" assoc*a os moviment*s *resentes *a
</line>
<line>
dan** com di*e*entes *crobacias da ginástica*.
</line>
<line>
N*s** **ntid*, consideramos que a* ações n* in*erior da escola pau*am-se *o* valores
</line>
<line>
e procuram se ada*ta* ao siste*a d**tro *o qual está implantada. P*rtan*o, * a sociedade que
</line>
<line>
const*tui a e*cola * não ao contr*r*o, p**s a es*ola * um instrumento de reprodução e, por iss*
</line>
<line>
mesm*, manutenção d* siste*a vigente. Port**to, *uestionamos: c*mo o Pole Dance p*deria
</line>
<line>
ser ensinado na escol*?
</line>
</par><par>
<line>
Em bu**a de possíveis respostas à in*a*açã* anter*or, formalizamos e reali*amos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pes*uisa-ação, bem
</line>
<line>
como d**crevemos
</line>
<line>
u*a proposta (opção) metodológica de ens*no
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
garantisse uma mane*ra segura e eficaz de viv*nciar esse esporte na e*cola.
</line>
<line>
2 *EFERENCIAL T*Ó*I**
</line>
<line>
*.1 A p*dag*gia do es*orte para o ensino do Pole Dance
</line>
<line>
Algumas escolas, p*of*ssores e pais, devido à f*lt* de conhecimento das fases de
</line>
</par><par>
<line>
**turaçã* ** *r*ança a*p*tos *elevantes à m**ricidade, *niciam *uitos e
</line>
<line>
*sp*rtes de forma
</line>
</par><par>
<line>
d*sordenada na vida de cri*nças e *ov*ns (FLORES et al., 20*9). Cremos *u* o Pole *ance
</line>
<line>
pode ser de*envolvido na escola, baseado na teori* inte*acio*ista, r*mpe*do o paradig*a de
</line>
</par><par>
<line>
erot*za*ão desmedida,
</line>
<line>
qualif*cando-se como modalidade *spo**iva, que pode *er v*venc*ad*
</line>
</par><par>
<line>
n* e*col*, p*incipalment* no contexto d** aulas *e Ed**ação Física.
</line>
</par><par>
<line>
*onsidera*os
</line>
<line>
que o Pole Dan*e pode s*r ente*dido no campo esportivo com* u*
</line>
</par><par>
<line>
*enômeno s*cial i*tegrado *a soc*e*ade, por isso apregoamos a ide*a d* **a democratização
</line>
</par><par>
<line>
de *ua prática, sobretud* q*ando pen*amos na* novas
</line>
<line>
*e**çõ*s,
</line>
<line>
respon*áveis, e* primeira
</line>
</par><par>
<line>
ins*ânci*, **las fut*ras mudanças socia*s e pela r*novação dos val*res e t*a**ções.
</line>
<line>
Para compre*nderm*s * Pole Dance, é nec*ssário *onhecerm*s um pouco da sua
</line>
</par><par>
<line>
hi*tória, que
</line>
<line>
se dá partir do séc*lo XII. Segundo a
</line>
<line>
dados histó*icos, o Pole Danc* teve su*
</line>
</par><par>
<line>
origem *o ch*mado Mallakha*b (hom*m *e força), u*a espécie de ioga prat*c*da num p*ste
</line>
<line>
d* ma*eira com cordas, n*ma espécie de ginás*ica tr*diciona* in*iana (HOLLAND, 2010).
</line>
<line>
O Pol* Dance te*e mai*r *isibili*ade a p*rti* de 1920, no ápice da Gran*e *ep*essão
</line>
<line>
Ame*ican*, os Tou* Fair Shows (que se origina*am *o negócio do* t*urs d* circo) v*aj*vam
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 6, art. 6, p. *21-139, **v./dez. *019
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. T. S. Rizzo, R. Z. Melo, A. P. M. Sousa, C. H. Golin
</line>
<line>
*26
</line>
</par><par>
<line>
de cidade em c*dade divertindo as multidões. Como parte do es**tác**o principal, também
</line>
<line>
exi*ti** outr*s shows paralelos em tendas pequenas ao redor do circo principal (HOL*AN*,
</line>
<line>
2*10; P*RIZZI, 2008).
</line>
<line>
O Po*e *ance "mode*no" c*meçou a ser documentado somente a *artir dos anos 1980,
</line>
<line>
no Canadá. E*tre os *n*s *e 1960 e 197* mu*to pouco aconteceu *u foi docume**ado, foi
</line>
<line>
q*a*do o stript*ase e **ledancing se tornar*m *opulares no Canadá e nos E*tad*s Unidos
</line>
<line>
(PARIZZI, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Leva*do em *onside*ação qu* a mentalidade e a
</line>
<line>
atitude das pessoas em relação ao
</line>
</par><par>
<line>
Pole Dance podem mu*ar gradativamente, *inda ex*st* no ger*l **a r*lut*ncia na sociedade
</line>
</par><par>
<line>
em aceitar o Pol* Danc* como uma at*vid*de *í*ica ou esportiva, sobretudo a*soc*a*a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
*roti**çã* e/ou striptea*e.
</line>
</par><par>
<line>
O Po** Dance a*ualment* co*stitu* uma modalidade de exer*í**o físico e dança, q*e
</line>
</par><par>
<line>
en*olve movim*ntos ao redor de uma barra *er*ic*l de metal polido. Essa
</line>
<line>
m*dalidade
</line>
</par><par>
<line>
*ncorpora
</line>
<line>
m*vimentos de ginástica olímpic*, movi*entos *ivr*s, ballet e
</line>
<line>
dan**
</line>
</par><par>
<line>
contemp*rân*a, em dimensões
</line>
<line>
*iferentes, que i*cluem
</line>
<line>
posiçõ*s
</line>
<line>
estát*cas e
</line>
<line>
em m**imento,
</line>
</par><par>
<line>
re*rutando diferentes *abil*da*e* moto*as *o fazer uso da barr* e/ou for* *ela.
</line>
</par><par>
<line>
A* enfati**rmos novas tend*nc*as q*e
</line>
<line>
s*pere* a pe*ago*ia tradic*ona*, influenciada
</line>
</par><par>
<line>
*ela* teorias empir*st*s e inatistas, pa*tadas por *étodos analí*i*os e sintético*, assumimos a
</line>
<line>
missão *e romp*r paradigmas no *odo de pensar e fazer **le Danc*, ness* *aso, como um*
</line>
<line>
prát*ca e*porti*a no âmbito *sco*ar.
</line>
</par><par>
<line>
N*sse contexto, profes*o* de E*uca**o Fís*ca * um o
</line>
<line>
*os grandes *esp*nsáve** pela
</line>
</par><par>
<line>
i*teração dos *lunos *o mei* e**olar, propiciand* * *les u* ambiente **udável e se*uro para
</line>
</par><par>
<line>
e pelo espo*te (COS*A e* a*., 2017). Pa*a **zzo (2016), o *sporte é u* fenômeno s*cial,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
para que a união entre e*porte * escola se** signi*ic*nte, é necessário ga*anti*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
dem*cratização d* de*porto em geral, com* uma prática socia* * cultural.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, ens*nar o esp*rte es*olar vai m*ito além do que s* imagina, o profe**or precisa
</line>
</par><par>
<line>
apr*sent*r
</line>
<line>
** val*r*s **e um* soc***ade harmônica
</line>
<line>
de*eja, como
</line>
<line>
respeito mútuo, **ragem,
</line>
</par><par>
<line>
determin*ção e motivaç*o (BARRETO; *ERFEIT*, 2018; TANI; BA*SO; CORRÊA, 2012).
</line>
<line>
O fato do Po*e Dance não se* *m esporte popular e tra*icional na cultura brasi*eir* *os traz *
</line>
<line>
dever de ensiná-lo, nã* apenas executando movi*entos aleatóri*s e m*cânico*, mas
</line>
<line>
difundindo *u* *mportância, *istória e benefícios, *ara que assim seja reconhecido como um
</line>
<line>
esporte co* v*lores educacio*ais e signifi**n*es *ara a **da.
</line>
</par><par>
<line>
Na
</line>
<line>
ótica da pedagog*a d* esporte, o tratamento educ*cion*l
</line>
<line>
da prática
</line>
<line>
*sporti*a *em
</line>
</par><par>
</page><line>
sido marcado por transform*çõ*s significat*va* n*s dias atu*is, as quais co**çam pe** a*álise
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 6, art. 6, p. 121-1*9, *ov./d*z. 2019 **w4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensin* do P*le Dan*e na E*cola: D**a*ios e Possibilidades
</line>
<line>
127
</line>
</par><par>
<line>
da natureza d* j*go, gestão *as inf*r*ações e p*o*edimento* aplicados n* âmbito da
</line>
</par><par>
<line>
*ntervenç*o, da iniciação, especi*liz****, evoluçã* da
</line>
<line>
performan*e, vi*ên*ia, recursos,
</line>
</par><par>
<line>
instrume*tos e, p**ncipalmente, o
</line>
<line>
processo de en*ino
</line>
<line>
dos esportes em geral
</line>
<line>
(**TTEGA,
</line>
</par><par>
<line>
2*15; GALA**I *t *l., 2014; MESQUI*A; PEREIR*; GRAÇA, *0*9; R*V*RDITO;
</line>
<line>
SC**LIA; MONTAGNER, 2*13; *ADI, 2010; *OARES; MILLEN NETO; FERREIRA,
</line>
</par><par>
<line>
2*13). P*ra com*r*en*ermos o Pole Danc* c*mo uma prát*ca esportiva **ucacio*al,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
nece***rio conhecer*o* *ua h**tór*a, entender o
</line>
<line>
que e*e é *o presente e * que
</line>
<line>
ele pode no*
</line>
</par><par>
<line>
proporcionar no futuro. Se**o assim, *n*lis*mo* o Pole Dance como uma prática *ue no
</line>
<line>
passado manifestava-se som*n*e como um t*po de dança *ue direcionav* a sedução e o **zer
</line>
<line>
para quem o a*sistia. Entretan*o, r*cent*mente trata-se de uma prática e*p*rtiva que, aliás,
</line>
<line>
pode ser desenvolvida *a esco*a, com pretensã* d* *mpliar o reper*ór*o moto* *o* alunos,
</line>
<line>
mo*trando s*r um conteú*o inova**r e c*i*tivo para as a*las *e E*ucação Física esco**r.
</line>
<line>
Observamos que n* ensino do esport* o professor d*ve prop*r a*s seus aluno*
</line>
<line>
novi*ades constantem*nt*, para que possam desenvolver *e forma *mpla suas capacidades e
</line>
<line>
competências enquan*o c*rp* inteiro. Portanto, é extremamente salutar p*opor aos di*centes *
</line>
<line>
*áximo possível de experiê*ci*s e vivências n*v*s, par* qu* tenham um *mplo co*hecimento
</line>
<line>
ac*r*a de muito* *spor*es, o que pos*ibilita su* i*serçã* em d*versos grupos so*iais.
</line>
<line>
3 METO*OLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
Este *stu*o
</line>
<line>
foi
</line>
<line>
aprovado pelo Comitê de Ética em
</line>
<line>
Pes*uis* da Universidade Federal
</line>
</par><par>
<line>
da Grande Dourados-*S (CAAE: 503*1*15.4.0000.*1*0/ Número *o parecer: 1.40*.554).
</line>
<line>
Foi env**do aos pa*s *os su*eitos do estu*o um Termo de A*sentime*to Livre e Esclarecido
</line>
<line>
(TALE) * uma carta de apres*nta*ão, *s quais foram preenc*idos co*re*am*nt* como pré-
</line>
<line>
requisito para part*c*pa*ão dos al*nos no estudo.
</line>
</par><par>
<line>
A pesquis* é
</line>
<line>
de *atu*e*a qualitativ*, ca*acteriz*da como **a
</line>
<line>
"pesqui*a-*ção"
</line>
</par><par>
<line>
(SOARES; S*VERINO, 2018), pois poss**ilita que o p*squisador int*rvenh* den*ro de uma
</line>
</par><par>
<line>
problemática soc*a*, anali*and*-a e anunciando *eu o*jetivo de for*a a mob**iza*
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
**rtic*pan*e*, cons*ruindo novos sabe*es.
</line>
</par><par>
<line>
O qu*stionário como um instrumento de coletada
</line>
<line>
d* dado* fo* validado a part*r
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
ava*iação d* trê* es*ecialistas em pedag*gia do *sporte. Na sequência, no primeiro moment*,
</line>
</par><par>
<line>
aplicamos um questionário
</line>
<line>
aos *luno*, *ara compreendermos quais os co*hecimentos que
</line>
</par><par>
</page><line>
tinham sobre o Pole Dance; em seguida, *esenvolvemos * práti*a do* movi**nt*s
</line>
<line>
Re*. *SA, Teres*na PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 121-139, nov./dez. 2019 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. Ri*zo, R. Z. Melo, A. P. M. **usa, C. *. Golin
</line>
<line>
128
</line>
</par><par>
<line>
cara*terísticos do Pole Dance com esse* disce**es e, por últ*mo, ap*icamo* *utro *uestionário
</line>
<line>
aos en*olvidos para *nalisar os impactos das aulas ** *ole Dance a p**tir de suas percepções.
</line>
<line>
A es*o*ha do l*cal de pe*qu*sa se deu por conveniênc*a (amostragem não
</line>
</par><par>
<line>
probabilística), *or meio de *m diá**go prévio com o d*retor de uma instituição escola*
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
estado d* Mato Grosso do Sul (M*), na qual
</line>
<line>
aceitou * pr**osta
</line>
<line>
e assinou *m termo
</line>
</par><par>
<line>
autorizando a *ealiz*ção d* pesqu*sa na escola. A escola é si*u*da na cidade de Dourad*s/MS,
</line>
</par><par>
<line>
num bairro de
</line>
<line>
periferia e a*en*e aos ensino* fundam*ntal, médio supletiv*. Os **contros e
</line>
</par><par>
<line>
*co*teceram du*ante 5 *ias. A duração média de cada *n*on*ro per*ez * horas e real*zou-se
</line>
<line>
em uma das sa**s de *u*a da escola, *o pe*íodo vesper*ino, aos sábados.
</line>
</par><par>
<line>
Os suj*ito* da pesquisa f*ram 15
</line>
<line>
*l*nos, sendo 12 do sexo fe*ini*o e 3 do sexo
</line>
</par><par>
<line>
masculino, e o proje*o de p*sq*isa foi a*erto para as *urmas do 2º e 3º *no *o en*ino médio.
</line>
<line>
O* al*n*s for*m selecionados de maneira al*at*ria, *ogo n* p*imeiro *ontato lhes *oi entreg*e
</line>
<line>
um term* d* assentime**o livre e escla*ecido, em que os pais *ambém assi*ara* *utorizando
</line>
<line>
a participaç*o. Portan**, resumind*, o* pr*tagoni*t*s da *esquisa foram 1* alunos do ensino
</line>
<line>
médio regular de uma e*col* da rede estadual de Mat* **oss* do Su*, com idade entre *5 * 16
</line>
<line>
*nos.
</line>
<line>
Utilizamos, no tocante às aulas práticas, u*a *arra de Pole Dance profissi*nal,
</line>
</par><par>
<line>
adquiri*a pel*s pe*quisadores numa empresa *ituad* no Ri* Grande
</line>
<line>
d* Sul, po*suindo
</line>
</par><par>
<line>
cir*unf**ênci* de 10 cm* e *,95 *e*ros de *ltur*, pode*do se expandir até 3,05 m**ros po* s*
</line>
</par><par>
<line>
tratar de uma
</line>
<line>
*arra móv*l. Este aspec*o material *judou o desenvolvimento
</line>
<line>
d* propos*a
</line>
</par><par>
<line>
de*ido ao fa*o de qu* pa*a uma barr* fixa seria nece*sária a furação do tet*, o que *ão seri*
</line>
</par><par>
<line>
de bem comum par* a escola, que o espaço já
</line>
<line>
é
</line>
<line>
u*ilizad* *m múl*ipl*s atividades. As
</line>
<line>
a**as
</line>
</par><par>
<line>
ocorreram dentro de uma sala
</line>
<line>
*e aula *e
</line>
<line>
*proximadamente
</line>
<line>
60 metr** quadrados, co* ar
</line>
</par><par>
<line>
condicionado e
</line>
<line>
ventilador. Também foram *tilizados **is colchonete* de
</line>
<line>
**opriedade da
</line>
</par><par>
<line>
esc*la, um aparelho *e *om * um **bo *e áud*o.
</line>
</par><par>
<line>
A a*ão d* projet* da
</line>
<line>
pe**uisa
</line>
<line>
divi*i*-se *m três momento*. No *rim*iro houve
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
en*rega do questionário, par* que os aluno* o resp*ndessem ind*v*dualme*te na sala de aula,
</line>
</par><par>
<line>
a*o*panhados pelos pesq*i*adores. *ecolhido*
</line>
<line>
os questi*nári**, par*im*s pa*a * *egundo
</line>
</par><par>
<line>
momento, ou *eja, a prática moto*a de moviment*s carac*erísticos ** Pole Dance, na qual
</line>
</par><par>
<line>
desenvo*vemo*
</line>
<line>
uma i*pleme*taçã* de ensino sustenta*a *ela "teoria in**racionist*"
</line>
</par><par>
<line>
(DA*IDO; RANGEL,
</line>
<line>
20*5). De*t*rte, **scamo* organizar os encontros baseado* nas três
</line>
</par><par>
<line>
dime*sões d* c*n*eúdo (conceitua*, pro**di*ental e atitudinal). E, por fim, o ter*eiro
</line>
</par><par>
<line>
momento, no ú*timo dia
</line>
<line>
de aula, **licam*s um questio*ár*o,
</line>
<line>
com
</line>
<line>
o intuito *e ano*ar
</line>
</par><par>
</page><line>
alte*ações ou não da pe*ce*ção dos alunos *m rel**ão à *rática d* Pole Danc*.
</line>
<line>
Rev. F**, Ter*sina, v. 16, n. 6, art. 6, *. 121-139, nov./dez. **19 www4.fsa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino do Po*e Danc* na *scol*: Desafios e *oss*bilidades
</line>
<line>
1*9
</line>
</par><par>
<line>
No que tang* à dimensão concei*ual, busc*mos pr*po* *reviamente em um*
</line>
<line>
ro** de
</line>
</par><par>
<line>
co*versa, a histór** do Pole Dance * sua influência na soc*edade, *ara que o* alunos tive*sem
</line>
<line>
a conv*cção da re*ponsabilid*de so*ia* que o *sporte *avi* *dqu*r*do *om o passa* dos *nos; a
</line>
</par><par>
<line>
dimensã*
</line>
<line>
procedimental foi caracterizada pela v*vênc*a dos
</line>
<line>
movimentos, com ênfase na
</line>
</par><par>
<line>
*xpr***ão corporal e * respeito
</line>
<line>
dos limites de
</line>
<line>
cada aluno; a dimensão
</line>
<line>
atitudinal fo*
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvi*a com * tran*c*rs* das aulas, para * qual organ*závam** uma ro*a de co*vers* ao
</line>
</par><par>
<line>
final de cada encontro e *uscá*amos ouv** a opinião dos alunos e *
</line>
<line>
que e*es pensava* a
</line>
</par><par>
<line>
r*speito da aula e
</line>
<line>
dos ap*endizados, e c*mo e*sa cu*tura
</line>
<line>
de movimento *o*eria influenciar
</line>
</par><par>
<line>
seu* comp*rtamentos e *alores posit**os, dentro fora e
</line>
<line>
do context* *sco*ar. Vejamos *o
</line>
</par><par>
<line>
Qu*dro 1 a se*uir:
</line>
</par><par>
<line>
Quadro * - As dimensões d* P*le Danc*
</line>
</par><par>
<line>
AN*
</line>
<line>
CONCEITUAL
</line>
<line>
PR*CED*ME*T*L
</line>
<line>
A*ITUDINAL
</line>
</par><par>
<line>
2* e 3º ano (En*in* Méd*o)
</line>
<line>
-Hist*ri* d* Pole Dance, quem criou? Onde surgiu? -Que* po** pra*i*á-lo? -Quais os bene*ícios da p*ática? -O* nomes de alguns movimentos -As regras do espo*te
</line>
<line>
-Posição inicial *a barra; -Andar ao re*or da barra; -*u*ir n* b*rra, segurando c** as m*os * apo*ando com os pé*; -Des*izar na **rra; -Rea**z*r um giro na barra, segurando com as mãos; -Subir na barra **scer e gira*do; -In*ersão d* solo para a bar*a (de baixo *ar* cim*); -*nversão *e cima da **rra (de cima para baixo); -Invers*o de solo com giro.
</line>
<line>
-C*operação -Autoconce*to; -R*s*eito; -Res*onsabilidade; -Socialização; -A**o*stima; -*onsc**ntização.
</line>
</par><par>
<line>
*onte: *os autores
</line>
</par><par>
<line>
4 RES***AD*S E DISC*SS*ES
</line>
</par><par>
<line>
No p*imeiro encont*o ent**gamos um
</line>
<line>
*uestionário d* car**er q*a*ita*ivo, no qual
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
questão de número 1 in*aga*a o *ue * discen** s**i* acerca do esport* Pole Dance.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T***s*n* PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 1*1-139, nov./dez. 2019
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. Rizzo, R. Z. Melo, A. P. M. Sousa, C. *. Golin
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
Identific*mos que as respo*t*s f*ram unanimid*des no sentido de q*e o Pole Danc* se tra*ava
</line>
<line>
de uma "**nça erótica". Os *l*nos 2 * 6 ap*ntaram ain** s*r uma prátic* comum na "zo*a3".
</line>
<line>
J* n* se*unda ques**o, pergu*tamos qu*m p*deria pratic*-lo. As res*ost*s no*
</line>
<line>
levaram * perceber que entre os 15 e*trevistad*s, 14 acredita*am *ue qual*uer pessoa pod*ria
</line>
<line>
pr*ticar, *oi* "é s* ter fo*ça de von**de" (Aluno *2). Um fato cur*oso que se levantou acer*a
</line>
</par><par>
<line>
d*sta
</line>
<line>
perg*nta te*e orig*m na *esposta d* Alu*o
</line>
<line>
7, que afir*ou: "u*a pes*o* com
</line>
</par><par>
<line>
*e**ci*ncia
</line>
<line>
*ã* *ons*gue prati**r, p*r exemplo sem
</line>
<line>
a perna". *e*se bojo, n* *egund*
</line>
</par><par>
<line>
encon**o, fizemos a exposiçã* de um vídeo *n-line4 que *ostra a prática *o Po** Dance por
</line>
<line>
uma pessoa que não possui u* me**ro superior, rea*izand* movimen*os na barra.
</line>
<line>
N* terceira questão procur**o* saber se o* alunos conhe*iam alguém que *ratic*va o
</line>
</par><par>
<line>
esporte e se outr*ra poss*í*a
</line>
<line>
vo*tade de o
</line>
<line>
praticar, e obti*emo* resp*stas ent*sias*ada*.
</line>
</par><par>
<line>
Rela*aram não conhece* quem praticav*, mas q*e já tinham as*i*tid* na televisão * na *nternet
</line>
</par><par>
<line>
e isso h*via de**e**ado interesse em pa*ticipar o
</line>
<line>
desse pr*jeto *a esc*la, mas que nunca
</line>
</par><par>
<line>
pensar*m que *ealizariam, devido ao f*to de não conhece*e* locais que *suf*uem da *rát*ca
</line>
<line>
desse *sporte.
</line>
<line>
Na *uarta questão, per*untamos se o Pole Dance p*de se* praticado como e*porte. As
</line>
</par><par>
<line>
respostas
</line>
<line>
a*ontam que os *l*nos
</line>
<line>
não *elac*onam ess* práti*a a
</line>
<line>
um esporte. *ntreta*to,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alun* 1 descreve que o Po*e Dan*e "pode *er praticado com* qualquer outr* *xercício, mas é
</line>
<line>
pre*iso ter força".
</line>
<line>
Na quinta * últi*a pe*gunta, os alunos foram questionados sobre suas expectativas
</line>
</par><par>
<line>
acer*a dessa *ossível *o*alidade
</line>
<line>
esportiva. Ress*lt*mos que *s respo*tas fo*a*
</line>
</par><par>
<line>
divers**icadas, inclu*ive tivem*s *uas cate*orias de respo*tas. A primeira direcio**da *o
</line>
<line>
s*ntimento de qu**er "praticá-lo f*ra da es*ola" (*luno 3). A *egunda, com a necessidade *e
</line>
<line>
"sa*r do s*d*ntar*s*o" (A*uno 11). A partir d*s respostas dos alunos, su**nt*ndemos qu* eles
</line>
</par><par>
<line>
q*ise*am retratar o s*ntime*to de
</line>
<line>
ac*edi*ar na *mportância *a p*ática do P*le *ance com*
</line>
</par><par>
<line>
uma poss*bilid*de d* atividade f*sic*, dent*o * fora da escola.
</line>
<line>
Na segunda etapa *niciamos a prática do *spo*te (Pole Dance), p*ra esse fim as aulas
</line>
</par><par>
<line>
foram d*vi*idas em cinco dias. Des*acamos que para cad* dia foi
</line>
<line>
sistemati*a*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desenvolv*do *m movimento c*ra*terístico do *o*e D*nce. *o**or*e descr*vemo* a seguir:
</line>
</par><par>
<line>
No primeiro dia, ensin*mo* as formas *e
</line>
<line>
p*sicionar-se na barr* *
</line>
<line>
* p**meir*
</line>
</par><par>
<line>
a*roxima*ão *om ela. *oste*iormente, os a**no* ti**ra* liberdade de *riar *ua* própr*as
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 6, art. 6, *. 121-139, n*v./dez. 2019
</line>
<line>
www4.fsan*t.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino do Po*e Dance n* E*c*la: Desafio* e Po*sibi*idades
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
p*opusemos *m* pequena disputa "d* melhor pose", q*e seri* avaliada pelo o*ienta*or *a
</line>
<line>
*es*uis*, *o**orme mostra a fi*ura 1.
</line>
<line>
Figura 1 - Po*ição na *arra
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: **s autores
</line>
<line>
No segundo dia, d*monstramos movimentos *tiliz*do* no Pole Dance para andar ao
</line>
<line>
redor da barra. Nesse aspecto, o d*s*ente deve*ia f*car *m exte*s*o m*xima do* pés,
</line>
<line>
caminhando sobre as *ont*s dos **dos, sem que * calc*nha* toc*sse ao chão, com *ma mão
</line>
<line>
na barra e out*a *ealizando movimentos suav*s. Foram ress*ltadas n*s** parte *s
</line>
<line>
car*cterísticas do bal*, pois **iste a se***hança no mov*men*o (Figura 2).
</line>
<line>
Fi*ura 2. Andar em volta *a barra
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dos autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Teresina PI, v. *6, *. 6, art. 6, p. 121-139, nov./dez. 201*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. T. S. Rizz*, R. Z. Melo, A. P. M. Sous*, C. H. Golin
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
No terceiro di*, *r*a*o* a oportunid*de de ** *luno* conhece*em as po*encia*idad*s e
</line>
<line>
os *i*ite* da s*a própria força, e pedimos para que s**issem na barra para senti* * seu peso
</line>
<line>
corporal, para que pudessem projetar possibilida*e* de m*vimentos futuros.
</line>
<line>
Nesta etapa *oi demonstr*do qu*, para s*bi* *a barra, *s membro* sup*rio*es realiza*
</line>
<line>
o m*vimento de for** maior e os infer*ores acabam produzindo o apoio t*nto na sub*da,
</line>
<line>
quanto na fixação do *ovim*n** *a barra, conforme po*e ser vis*alizado *a figura 3.
</line>
<line>
*ig*ra 3. Subi*a na b*rra
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dos au*ores
</line>
<line>
No quarto dia os alu*os já d*minava* ha*il*dades *ara s*bir na *arra, pois já esta*am
</line>
<line>
habitua*o* com ela e já haviam r**lizado outros movimentos de forma au**nom*.
</line>
</par><par>
<line>
Então prop*se**s que realiza*sem mov**entos com maiores níveis
</line>
<line>
d* d**iculdade.
</line>
</par><par>
<line>
*or exempl*: utilizand* a *nversão na barra, movimento que requer *o aluno apoio na barra
</line>
<line>
com * lado *squerdo ** *intu*a; posicionamento dos pés dis*ancia*os um do outro na lateral,
</line>
</par><par>
<line>
com a
</line>
<line>
mão dir*ita segurada mais aci*a da cabe** a esquerda mais abai*o, próximo d* e
</line>
</par><par>
<line>
r*sto, de uma maneira que se sentissem mai* s**uros, poi* se impu*s**nar*am para cim* com
</line>
<line>
a* pernas e se segurariam com as *ãos, fica*do ** ca*eça pa*a baixo, passando as pernas po*
</line>
<line>
trás da bar**.
</line>
<line>
Fo* realiza*o primeiramen*e um tr*ba*ho no solo *a*a estimul*r * s*gurança no
</line>
<line>
*ovimento, conforme dem**str*do na figura 4.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si*a, v. 16, n. 6, art. *, *. 1*1-13*, *o*./dez. 2*19
</line>
<line>
w*w4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino *o Pole Danc* na E*c*la: Desafi*s e Po*sibilidade*
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
Figur* 4. Inversão n* ba*ra
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Dos autores
</line>
</par><par>
<line>
No quin*o e últim* *ia, desenvolve*o* um movimento
</line>
<line>
que foi de*ominado
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
movimento "Tenn*r". Nesse movimento, o aluno precisav* subir na b*rra e, a* *hegar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*arte su*erio*, n**a altura aproxim*da a 2,*m, ap*iav* uma mão na ba*r* e * outra na parte
</line>
<line>
infe*ior do **r*o e se fixava com as duas pernas, formando um ângulo de *0º com a bar*a.
</line>
</par><par>
<line>
Pa*a realizar este *o*ime**o, a*x*liamo* os alunos com o uso de cadei*as durante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
subida na barra, apo*ando-o* para se fi*m**e* na *a*r*. No momento em que o aluno
</line>
<line>
**meç*va a de*cida, o so*távamos gr*dativa*ente, p*ra que pudesse *er autonomia no
</line>
<line>
moviment*, conform* pode s*r visualizado na f*gura 5, a segui*.
</line>
<line>
Figur* 5. *nvers*o de ***a para baixo
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Dos autor*s.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 6, art. 6, p. *21-139, no*./dez. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. Rizzo, R. Z. Melo, A. *. M. So*sa, C. H. Golin
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
Ao fi*al do quin*o d*a, f*i p*oposto aos alunos que prepa*assem u*a apresent*ção
</line>
<line>
com m*sica e movim*ntos livres, *riados a partir das sua* vivências dura*te as *ulas de Pol*
</line>
<line>
Dance. Para as *prese*taçõ*s, os alunos **iliza*am músicas *atinas e *ip **p (Ver fi*ura 6).
</line>
<line>
Fig*ra 6. Movim*nto e dança
</line>
</par><par>
<line>
Font*: *os autores
</line>
<line>
Por fim, ao **cerrar as apresentações prátic*s, ent*egamos *m questi*nário c*m u**
</line>
<line>
única *ergunta aos a*u*os, * sa**r: qual sua percepção s*br* o Pole Da*ce?
</line>
<line>
As res*ostas for*m dividid*s em três categorias. Na primeira, os alunos * e 15
</line>
<line>
retr**aram e insistiram *ue * um tipo de d*nça muit* sensua*. Na se*unda categoria, *s al**os
</line>
</par><par>
<line>
3 e *3 de*la*aram **e Pole Dance pode ser u** prática de lazer. Na ter*eira e últ*ma o
</line>
<line>
c**egor*a, forma** pel*s demais alunos, ficou evid**ciado que em algu* mom*nto *as s*as
</line>
<line>
concepções que o Pole Dance é uma p*ática espo**iva "diferen*iada", c**o p*r e***plo, na
</line>
</par><par>
<line>
resp*sta *o Aluno 7 ao apontar *u*: "O
</line>
<line>
Pole Dance é um novo **por*e inc**um par* nós,
</line>
</par><par>
<line>
mas * l*gal".
</line>
</par><par>
<line>
A Educação Física é uma d**cip*ina que trabalha com as experiênci** e p*át*cas
</line>
<line>
co*pora*s *iv**sas, por is*o é *ece*sário *is*ematizar * e*porte *om vá*ios sentidos (S**TOS
</line>
<line>
et al., 2*16; SEDORKO; *INCK, 2016). N*sse propósit*, após an*lisarmos os qu*st*oná*ios
</line>
<line>
aplicados no prime*ro momento, p**cebemos que os ***nos definem o Pole D*nce como *ma
</line>
</par><par>
<line>
prática plu**l e com vár*o* s*g*ificad*s, *uitos r*l*ciona*os
</line>
<line>
a
</line>
<line>
r*tulos e estereóti*os
</line>
</par><par>
</page><line>
a**aigad*s na sociedad*. Destarte, o Pole Dance, enquant* esporte, como parte de um* cu*tura
</line>
<line>
corporal, torno*-se diver** e, por**nto, complexo.
</line>
<line>
*ev. FSA, Ter*sin*, v. 16, n. 6, a*t. 6, p. 121-139, no*./dez. *019 w**4.*sanet.co*.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Ensino do Pol* Dance na Escola: Desafios e Po*sib*lida*es
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
N*turalmente, o Po*e Dance po*e ser c*assificad* como arte, d**ça *u *spor*e. Nesse
</line>
</par><par>
<line>
es*u*o fo* clas*ificado
</line>
<line>
*a *erspe*tiv* esportiva. Contudo, por *er uma pr*tica da cultura
</line>
</par><par>
<line>
cor*oral hist*r*camente constru**a, é d*fíc*l pensar
</line>
<line>
um* per*pecti*a esportiva tota*mente
</line>
</par><par>
<line>
separada das outras mani*estações do ser hu*ano, uma vez que elas
</line>
<line>
aparecem de maneira
</line>
</par><par>
<line>
heterogê*ea. E, p*rtanto, *pesar de foca*mo* o Pole Dance no cont*xto es*ortivo, não
</line>
<line>
conseguimo* *xclu*r outras possib*idades.
</line>
<line>
O benef*c*o da pre*ença do esporte na *ida *e adolescentes, po* exempl*, é uma
</line>
</par><par>
<line>
problemática que acompanha a
</line>
<line>
*istória de
</line>
<line>
pe***isadores *á
</line>
<line>
dé*adas. Ações c*m
</line>
<line>
ênfase
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
prática e*p**tiva po*em con**ibuir pa*a as relaç*es in**rpe*soais; mel*or* * saúde física
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mental; *avor*ce o desenvolvimento *a qualid*de de vi*a; en*im, seja no âmbito cul**ra*,
</line>
<line>
biológico ou social, a lista dos benefícios é extensa (RIZZO; FONSE*A; SOUZA, 2014). No
</line>
<line>
*ntanto, a análise dos im*actos dire*os do esporte na *ida *e a*olescentes *ode colaborar
</line>
<line>
efetivamente para a desmistifi*ação de valores positivos e negati**s que, por vezes, **o
</line>
</par><par>
<line>
at**bu*dos prá*ica esportiva. Po*ta*to, co**id*ramos que u* profess** infl*enc*a*o *elo *
</line>
<line>
pr*ncípi* e m*t*dolog*a interacionista tende a ensinar *iferentes p*áticas *sportivas p*r meio
</line>
<line>
de m*vimentos corporais semelha*te*, agrupando-os e* for*as q*e *ev** em conta * ló*ica
</line>
</par><par>
<line>
inter*a de cad* ser. Acre*itamos que de*se modo o
</line>
<line>
*luno ent*n*e a lógica do e*porte mais
</line>
</par><par>
<line>
faci*mente * *onstruirá *s suas p*óprias ações motoras espe*í*i*as, ness* caso, no co*texto do
</line>
<line>
Pole Dance.
</line>
<line>
**re*itamo* qu*, p*utados na teoria *nt*racio**sta, b*sc*ndo con*truir e inte*agi* *or
</line>
</par><par>
<line>
meio do
</line>
<line>
conheci*ento das prát*cas c*rpo**is, nos motiv*mos dura*t* a r*alizaçã* da* a*las
</line>
</par><par>
<line>
prá*icas, nos *istanc*and* dos con*ecimentos prontos e engessados, f*gin*o das regra*
</line>
<line>
trad*ci*n*is e da h*r*nç* do me*anici*mo que perdurou na história da Educação Física.
</line>
<line>
É impossível *e*sar no *esenvol*imento huma*o e desco*siderar a dimensão do
</line>
<line>
outro, da **teraçã* social, *a interfer***i* do meio, *em como das s*tuaçõ*s de aprendiza*em
</line>
<line>
que se e*etivam e fazem o desen*olviment* a*ançar (VYGOTSKY, 1996). Ness* sentido, as
</line>
</par><par>
<line>
*ulas
</line>
<line>
*ráticas de Pole Dance con*ider*ram *
</line>
<line>
ba*agem cultural que os alunos possuíam e,
</line>
</par><par>
<line>
des*a maneir*, *ni*iamos a construç*o de no*os conheci*entos *o* meio
</line>
<line>
da adaptação, q*e
</line>
</par><par>
<line>
oco*reu a par*ir da *nte*ação entre os a**nos, *om *stí*ulos r*cebi*os *o am*ient* de ensino
</line>
<line>
e aprendiza**m, o que gerou um proces*o de as*imil*ção sobre m**imentos *á ex*s**ntes *o
</line>
</par><par>
<line>
Pole Dan*e * p**sibil*tou a **es c*iar*m novos esquemas, *u seja, nov*s estru*u*as
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
*eso*ver os pr*b*emas que apa**ciam na cr*a*ão *e no*as práticas corporais.
</line>
</par><par>
<line>
Ressa*t*mo* ta*bém qu* os movim*nto* do Pole Dance são *aseados *m força e
</line>
</par><par>
<line>
*lexibilidad*. Cont*do, *uando os discent*s respondem ao
</line>
<line>
que**ion*rio final, após as
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*si** PI, v. 1*, n. 6, art. 6, p. 121-139, nov./dez. 20*9
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
D. T. S. Rizzo, R. Z. Me*o, A. P. M. Sousa, C. H. G*lin
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
apr*senta*ões, pe**ebemos qu*, para a maioria d*s al*nos, o Pole *anc* *ode **r entendido
</line>
<line>
como u*a manif*sta*ão (modal*dade) q*e *esenvo*** * "corpo inteiro".
</line>
<line>
*esse últ*mo mo*e*to do es**do foi *ossível *onstatarmos que os alunos passaram
</line>
</par><par>
<line>
por do* s t i pos
</line>
<line>
*e ap*en**z*gens (VYGOTSKY, 1996): *- o* espontâneos, adquiridos nos
</line>
</par><par>
<line>
contextos cotidianos de atividade do suj*ito, q*e *e*se caso ** r*duziam a *ót*lo*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*s*ereótipos *inculados ao erotismo da prática do Pole Dance; 2- o *ientíf*c*, adquiridos por
</line>
<line>
meio do e*sino, como, por *xem**o, *s conceito* e a h*stória do Pol* *ance, *u* discutimos
</line>
<line>
no de**r*e* dos c*nco dias de aula.
</line>
</par><par>
<line>
C o*t udo,
</line>
<line>
n*cessitamos c*mpr*ender a
</line>
<line>
i*terdep*ndência en*re ambo*
</line>
<line>
os conce*tos,
</line>
</par><par>
<line>
pois sem a influência do en*ino, o* conceitos es*o**âneos *ão chegariam a se *struturar co*o
</line>
</par><par>
<line>
conceitos científicos, *ue f*z o
</line>
<line>
da aprendizag*m na *in*uagem co*poral um contex*o de
</line>
</par><par>
<line>
desen*ol*ime*to. Inclus*ve, *em * apoio dos conceitos es*ont*neos, *s cient*f*cos não teriam
</line>
<line>
significaç*es autên*ic*s, poi* s*riam adquirido* de forma m*cânica e sem re*lexã*.
</line>
<line>
4 CONSIDERAÇÕES FIN*IS
</line>
<line>
A Educação F*sica Escola* é um cen*rio ideal para de*envolv*r nov*s vivênc*as *e
</line>
</par><par>
<line>
háb*tos saudávei*, ** desenvolvi*ento m*tor, cog*itivo e soc*al, desta forma enriq*ece
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ultu** corporal
</line>
<line>
*e mov*mento dos alunos. A dança * o es*orte são c*n*eúdos
</line>
<line>
*a Ed*c*çã*
</line>
</par><par>
<line>
Físic* previstos
</line>
<line>
nos Pa*â*etros Curricular*s Naci*nais (PCN\s). Portanto, como *imo*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Pole Dan*e é uma *ertent* da dança e n*sse estud* foi class*ficado na per*pectiva esportiva,
</line>
</par><par>
<line>
contudo * pratica*en*e ignorada po*siblidade de s*a realização nas escolas brasileiras, a
</line>
<line>
talvez p*r ser denominada por muita* pessoas apenas como uma d*nça erótica e sensual.
</line>
<line>
Nes*a pesquisa pro*u*amos indica* o **ntrário, pois além de e*timular * força,
</line>
<line>
equilíbri*, c*mpa**eirismo, *rec*são, agil*dade e coordenação *otora, o Pole D*nc* é um*
</line>
</par><par>
<line>
*rát*c* e*i*** e prazerosa p**a se de*e*volver nas
</line>
<line>
aul*s de Edu*ação *ísica, favo*e*en**
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*rigem de r*lações in*e*p*ssoa*s, pro*or*ionan*o e ampl*ando-** com* uma prática corpo**l
</line>
<line>
*ão **nvencional *ar* o co**di**o escolar.
</line>
<line>
Assim, *ustentados p*r *ma *edag*gi* do e*porte à luz da te*ria i*terac*o*i*ta,
</line>
<line>
*creditamos *ue os objetivos desta pesqui*a fo*am alcançados, *ois, m*smo não existindo
</line>
<line>
modelos vigen*es nos *ias atua*s, c*nstruímos uma possibi*id*de pedagógica para o *nsino e
</line>
</par><par>
<line>
apren*izagem do Pole Dance na*
</line>
<line>
aulas d* E*ucação Física, sobre*udo nos molde* d* uma
</line>
</par><par>
<line>
p*ática esporti*a condi**nte c*m a *ealidade *a e*cola.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, *er*sina, v. 16, n. 6, art. 6, *. 1*1-1**, nov./dez. 2**9
</line>
<line>
ww**.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O E*si** do Pole *ance n* Escol*: Desafios e Possibilidades
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
É necessário acentuar a ques*ão *a se***ança n* prática desse espo*t*, *ois s* t*a*a de
</line>
</par><par>
<line>
uma *spe*ificida*e que envolve muita força * e*u*lí*rio, o que ex*ge
</line>
<line>
do professor uma
</line>
</par><par>
<line>
at**ção *i*eta n* prát*ca, zela*do pel* integridade dos alunos en*o*vidos n* prop*sta.
</line>
<line>
Ressal*amo* que *o in*cio da pesqui*a f*cou *laro que a *aioria *em*nstrou vergon*a
</line>
<line>
e/ou receio par* realizar o mo**mento na barr*, entretanto houve consideráveis ganhos no
</line>
<line>
desenvo**imento dos alunos no que diz *espe*to * motricid*de e, sobretudo, n* superação d*
</line>
<line>
timidez e soc*alização entre os envolvido* nos desa*ios p*opostos.
</line>
<line>
Portanto, com a *ooperação de t**os os envo*vid** superamos **l adversidade, pois
</line>
<line>
*bservamos q*e cad* disc*nte q*e aprendeu/cr*o* d*ter*ina*o movimento, ta*bém aj*dava
</line>
</par><par>
<line>
ao pró*imo a consegu*r ating*r seu próprio ob*etivo, **xiliando e
</line>
<line>
evidenciando a **to*omia
</line>
</par><par>
<line>
de *od*s dura*te a aula, ficando clar*s
</line>
<line>
e
</line>
<line>
evidentes as trocas d* con*ecim*ntos en*re
</line>
</par><par>
<line>
professores e alunos.
</line>
</par><par>
<line>
P*r f*m, *o*preendemos que o Pole Dance é um espo*te ca*a* de criar *anei*as
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"utilizar-se do p*óprio c*rpo", seja para
</line>
<line>
um fim ar*í*ti**, esporti*o e outros, se c*nstruindo
</line>
</par><par>
<line>
expon**cialmente por int**c*mbios e ressignificações da cultura c*rporal de m*vimento.
</line>
<line>
REFER*NCIAS
</line>
</par><par>
<line>
BARRETO, D. *.; PE*FEITO, R. S. Mo*ivação d* crian*as e adol*s**nte*
</line>
<line>
praticantes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
es*ort*s em projetos
</line>
<line>
de **clusão social do Rio de Jan*iro. ***riviv*n*ia, v. 30, n.
</line>
<line>
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Como Referenciar este Artigo, conf*rme ABNT:
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D. *. S. Riz*o
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<line>
R. Z. Melo
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<line>
A. P. M. Sousa
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C. H. *o*in
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<line>
1) c*nc*pçã* e planeja*ento.
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X
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X
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<line>
2) aná*ise e inter*retação dos dados.
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<line>
X
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<line>
*
</line>
<line>
X
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<line>
X
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<line>
3) *laboração *o rascu*ho ou na revis*o crí*i*a do conteúdo.
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<line>
X
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<line>
X
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<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) pa*ticipação na aprovação da v*r*ão final do manusc*ito.
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina P*, v. 16, n. 6, ar*. *, *. *21-*39, nov./**z. 201*
</line>
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www4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
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