<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 6, p. 121-139, n*v./*ez. *019 </line>
<line> ISSN Impres*o: 1806-635* ISSN E*etrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/*019.16.6.* </line>
</par>
<par>
<line> O Ensino do Pole Dance na Escola: D*s*fios e Pos*ib*lidad** </line>
<line> Pole Dance Tea**ing at Schoo*: Challenges *nd Po*s*bilities </line>
</par>
<par>
<line> *eyvid Tenner ** Souz* Rizzo </line>
<line> Dou*or e* Ciênc*a* do Desp*rto pela Universida*e d* Trás-os-Montes e ***o Douro </line>
<line> Pr*fessor Adjunto *a Univers*dade Federa* do Mato Grosso do *ul </line>
<line> *-mail: deyvidriz*o1@gmail.c*m </line>
<line> R*gério Za** de Melo </line>
<line> *ou*or em Ciênci*s **manas pe*a Pontifícia Uni*e*sidade Ca*ólica do Rio *e Janeiro </line>
<line> Profess*r Ad*unto na Unive*sid*de *eder*l do Mato G*os*o *o Sul </line>
<line> E-mai*: rog*riozmel@gmail.*om </line>
<line> Ana Paula Moreira de Sousa </line>
<line> Do*torado em Educa*ã* p*l* Un*vers*dad* *ederal da Grande *o*rado* </line>
<line> Mestra em E*ucação p**a *niversidade Federal da *rande *o*rados </line>
<line> Pro**s*ora *as Facul*ades Magsu* </line>
<line> *-mail: pro*ap.educ@*mail.com </line>
<line> C*rlo H*nrique Go*in </line>
<line> Douto* em Edu*ação Físi** Universi*ade Católica d* Bra*í*ia </line>
<line> Professor Adjunt* n* Univer*idade F**eral d* Mato Grosso do Sul </line>
<line> E-ma*l: carl**enriquegoli@hotmail.com </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: *eyvid Tenner de Souza Riz*o </line>
</par>
<par>
<line> Univ*r*idade Fed*ral do Mat* Gro*s* do S*l - Unidade I </line>
</par>
<par>
<line> - Av. *io Branco, 1270 - Univer*itário, Co*umb* - M*, </line>
</par>
<par>
<line> 79304-*02, Brasil. </line>
<line> Editor-Che*e: Dr. Tonny K*rl** de Alen*ar </line>
</par>
<par>
<line> End*reço: </line>
<line> R*g*rio Z*im de Melo </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Un*versidade Fede*al do Mato Grosso *o **l - U*idade I </line>
</par>
<par>
<line> - Av. *io Branco, 12*0 - Un*versitário, *orumbá - MS, </line>
<line> A*tigo recebido em 03/06/2019. Úl*im* </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> 79304-902, Brasil. </line>
<line> recebid* em 18/0*/201*. Aprovado em 19/06/2019. </line>
</par>
<par>
<line> Ende*eço: </line>
<line> Ana Pau*a Mo*eira de So*sa </line>
</par>
<par>
<column>
<row> R. João Rosa Góes, 1761 - Vila Pr*gresso, Do**ados - </row>
<row> MS, 79825-070Brasil. </row>
<row> Ender*ç*: *ar*o Henriq** Gol*n </row>
<row> U*i**rsidade F*deral *o Mato Gr*sso do Sul - Un*d*de I </row>
<row> - Av. R*o Branco, 1270 - Universitá*i*, C*rumbá - MS, </row>
<row> 793*4-902, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> Ava*i**o *e** sistema Trip*e Review: a) Desk Rev*ew </row>
<row> *elo E*itor-Che*e; e b) Doubl* Blind R*view </row>
<row> (avaliação cega por dois avaliado**s da área). </row>
<row> Revisã*: Gramatical, Normativa e d* F*rmataçã* </row>
</column>
</par>
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<par>
<line> D. T. S. Rizzo, *. Z. *e*o, A. P. M. Sousa, C. H. Golin </line>
<line> 122 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> * estudo é *e </line>
<line> *atureza qualitativ*, uma pes*u*sa-ação, que busca discuti* os </line>
<line> c*nceitos e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rá*ica do espo*te Pole Dan*e na esc*l*. Ob**tiv* d*s**volver * pro*o* *ma p*ssi*i*idad* </line>
</par>
<par>
<line> peda*ógica para *p**ndizag*m dess* esport* *a *scola com b*se na teoria interacioni*ta, a </line>
</par>
<par>
<line> considerando </line>
<line> que não existem "m*delos" vigentes nos dias atu*is. Consideramos que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pedagogia d* ensin* do Pole Dance na escol* deve esta* pau*ada na* d*fere*tes dimensões </line>
</par>
<par>
<line> enquant* *ont*údo da Educ*ção Física es*olar, sobretudo a conceitual, procedim**tal </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> atitudinal. O *ole Dance pode ser de*envol*ido pedagogicame*te nas escolas, inclusive </line>
<line> reco*hecido *oje *omo uma modalidade esp*rtiva, m*smo consid*rado atípi*o e po*co us*al </line>
<line> na E*ucação Física. </line>
<line> Palavra*-chave: Educação Fís*ca. *sporte. Ensin*. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The study i* </line>
<line> qualitativ* in nature, an ac*ion research t*at seeks to </line>
<line> discuss </line>
<line> * *e </line>
<line> concepts an* </line>
</par>
<par>
<line> practice of P*le Dance sport in scho*l. *t aims *o *evelop and propose a p*dagogica* </line>
</par>
<par>
<line> possibility for t*e le*r**ng of this sport *n </line>
<line> the s*hool base* on the i*teractionist theory, </line>
</par>
<par>
<line> c*ns*d*rin* that ther* are no "models" in f*rc* toda*. We believe t*at </line>
<line> *he pe*agogy of </line>
</par>
<par>
<line> *ea*hing Pole Dance ** school s**uld be based on *i*ferent dim*nsi*ns ** content of schoo* </line>
</par>
<par>
<line> p*ysical education, especi*lly concept*al, </line>
<line> procedura* and atti*udinal. Pol* Da*ce </line>
<line> c*n </line>
<line> be </line>
</par>
<par>
<line> de*eloped pedag*gical*y in schools, even re*ogni*ed *oda* as a sportin* modali*y, eve* </line>
<line> c*nsidered at*p*ca* a*d unu*ual in Phy*ical Educ*tion. </line>
<line> Ke*words: Phy*ical Education. Sport. T*aching. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 16, n. 6, art. 6, p. 121-139, n**./dez. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino do Pole Dance na *scola: Desa*ios e P**si*ilidades </line>
<line> 123 </line>
</par>
<par>
<line> 1 *NTRODU*** </line>
</par>
<par>
<line> Nos di*s atuais *s professores têm *ific*l*ade em i*c*rp*rar *s esp*r*es como </line>
</par>
<par>
<line> conteúdos pedagógicos n* escola (GALAK; S**RA, 2019). Em especi*l, o professo* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> E*ucaçã* *í*ica (EF) deve *autar sua *rática </line>
<line> pedagóg*ca *om metodologias flexívei*, </line>
<line> par* </line>
</par>
<par>
<line> inclus*o, por meio do *sporte (BEN**, 2006; RI*ZO, 2017; S*AGLIA; *EVERDITO, </line>
</par>
<par>
<line> 2009). Vale ressaltar </line>
<line> q*e para **a possível </line>
<line> p*ática *n***s*v*, o pro*e*sor pr*cisa </line>
</par>
<par>
<line> compre*nde* a n**essidade d* romper com práticas homogenei*ad*ra* e que não possibilitam </line>
</par>
<par>
<line> proce*imentos ada*tativos e/ou criativo* s*br* o </line>
<line> pr*cesso didá*ic* e pe*a**gico, </line>
</par>
<par>
<line> particul*r*ente quanto ao fenôm*no esportivo na esco*a. </line>
</par>
<par>
<line> N* e*tanto, h* déc*das desta**-se * n*cessidade *e *uperar a hegemoni* da </line>
</par>
<par>
<line> a*****gem tra*icional de ensino dos e*portes, também </line>
<line> chamada de metodologia **cnicista, </line>
</par>
<par>
<line> q** s* baseia *m método* em*iri*t** e inat*s*as (BORG** et al., 2017; D*LBEN; JÚNIOR, </line>
<line> 2018; GALA*TI et al., 201*; *IL*S*ETD *t al., 2017). </line>
</par>
<par>
<line> Estudos i*dicam a im*ortâ*cia da análi** </line>
<line> do desenvol*imento peda*ógico para </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ens*no *o *sp*rte </line>
<line> para a socie**d* em </line>
<line> geral (BENEL*; P**NI; MONT*GNER, *016; </line>
</par>
<par>
<line> *RAVCHY*HYN; O**V*IRA, 2016; ZA**O; SOUZ*; *TAREPRAVO, 2018). A </line>
<line> ped*gogia d* es*orte leva *m consideração * processo d* estudo sobr* a* po*sib*lidades *o </line>
</par>
<par>
<line> ens*no da prática **p**tiva, ne*se processo ocorr* a sist*mat*zação e org*nizaç*o *ob** </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ens*no de valores, aplicaç*o e a*aliação de div*r*os s*ntid** por meio do* quais * *spor** </line>
<line> pode se m*n*fe*t*r na sociedade. Deste *odo, os atores que **c*nam a *ed*gog*a d* esporte </line>
<line> dev*m a*su*ir o co*pro***so de ens*nar o porqu*, par* que e como ensinar o esporte além </line>
<line> das fronteira* que o* alunos já conhecem. </line>
<line> Nesse est*do, os pontos metodoló*icos passam por difer*ntes cam*nhos constituído* </line>
</par>
<par>
<line> so**e a luz d* t*oria i*teraci*nista e s*as </line>
<line> *e*d*ncia* no </line>
<line> proce*so d* e*sino * aprendizagem </line>
</par>
<par>
<line> (hu*anista, socioc*ltur** e cog**t*va). N* *ropost* d* aborda*em interacionis*a, n* âmb*to *a </line>
</par>
<par>
<line> Edu*aç*o Física escolar, </line>
<line> temos como </line>
<line> prin*ipa* *o*aborador o prof*s*or João Ba**sta Freire, </line>
</par>
<par>
<line> que te*e seu livro "E*ucação de corpo **teiro" (F*EI*E, *989), </line>
<line> c*m a prop*st* </line>
</par>
<par>
<line> m*todoló*ica em </line>
<line> oposição </line>
<line> à t*oria me**nicist* * </line>
<line> dual*sta, que tin*a *omente </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> caracte*ística o a*to *esempenh* dos alun*s. </line>
</par>
<par>
<line> Cor*o * m*nte deve* ser entend*dos c*mo componentes que </line>
<line> integram u* </line>
<line> único </line>
</par>
<par>
<line> organ*sm* (FRE*RE, 1*89), e a crít*ca fic* por c*nta do contexto escolar, que apenas *d*stra </line>
<line> por meio *o movimento e dif*culta * *orma*ão e o desenvolv*men*o inte**al, de corpo todo do </line>
</par>
<par>
<line> *lun*. Assim, n* *resente </line>
<line> tra*alho assum*mos a missão de *o*per paradig*as e "*r*- </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 6, art. *, p. 121-139, no*./dez. 2*19 </line>
<line> *ww4.*sanet.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. T. S. *izzo, R. Z. Melo, A. P. M. *ousa, C. H. *olin </line>
<line> *24 </line>
</par>
<par>
<line> con*e**os" da área de Educação Física escolar, centr*do no dese*volvime*to </line>
<line> do* esportes </line>
</par>
<par>
<line> *r*dic*onais, pri*cipalm*nt* ofer**end*, analisando * disc*ti**o uma "n*v*" prática e*po*tiva </line>
<line> no âmbito escolar brasileiro, neste caso * *o*e Dance. </line>
<line> Ne*t* corr*nte, a linguagem e as *nterações so*iais *ã* ele**n*os cruciais na f**ma*ão </line>
</par>
<par>
<line> da cons**ê*ci* h*mana (VYG*TSK*, 1*96). A* enfa*izar nov*s tend*ncias que superem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pe*agogia tradic*onal, inf*uenciada pel*s teorias *mpirist*s e inat**tas, pautada </line>
<line> por *éto*os </line>
</par>
<par>
<line> analíti*os e sintéticos, a*sumimos a mi*são de **mper paradigmas, no modo de pensar e fazer </line>
<line> Pole Dance, nes** caso, *omo *ma p*ática esportiva no âmbito es*olar. </line>
<line> S* o problema metodológico é de ordem p*rad*gm*tic*, não * possíve* modificar a </line>
<line> meto**logi*, **m alter*r a forma de pe**ar * processo. So* essa perspe*tiva, os princíp*os </line>
<line> ditam que o pr*cesso de en*ino d* esporte na esc*la deve se* cen*rado na lógi*a que aprox*ma </line>
<line> as diferente* modalid*des. *or exemplo, analisar * proces*o c** ba*e nas co*pe*ências para </line>
<line> a *rát*ca, na inteligência **terpretativa e na to*ad* de decisão (SCAGLIA, 2014). </line>
<line> *om bas* nesses p*es*upostos, nosso *st*do tem por objetivo principal de*creve* uma </line>
</par>
<par>
<line> *x*eriê**ia (opç*o) *id*tico pedagó**ca </line>
<line> para a aprendizage* do *ole Dance nas aulas de </line>
</par>
<par>
<line> *d*cação Física escolar, **p*c*almente s* *asean*o na teoria int*ra*ionista. *ortanto, ao </line>
<line> *onsi*erar que não existem modelos vigentes nos dias atuais p*ra *raba*har es*e *onteúdo, </line>
<line> *ma *ez que a modalidad* impreg** consigo uma imag*m *e gran*e impacto soc*al, por ser </line>
</par>
<par>
<line> c*nside*ada uma p*ática reduzida à e*oti*a*ão, *os </line>
<line> desafiam*s *m trabal*ar essa </line>
</par>
<par>
<line> manifestação *orporal não convencion*l p*ra a *du*ação Físic* escolar. N*ste s*ntido de </line>
<line> superação, ut*liz*mos a pedagogizaçã* do *sporte ao *ro*ormos o Pole Dance como opç*o de </line>
</par>
<par>
<line> co*teúdo nas aulas, especialmente </line>
<line> par* realizar as in*e*ve*ções necessária* na *onsumaçã* </line>
</par>
<par>
<line> de*sa prática no c*ntex** e**olar. </line>
</par>
<par>
<line> Destacamos </line>
<line> que durant* o processo de se*eção do local para a proposta de *es*uisa- </line>
</par>
<par>
<line> açã*, constatamos temores de gestore* escola*es e* relaçã* * prá*ica do es*o*te Pole *an*e </line>
<line> no *mbito da es*ola, tal*e* po* não *e tratar de um esp*rte popular na s*ciedade e ser rodeado </line>
<line> de ró*u*os p*jorati*os e *ster*otipado*, element*s *ue o reduzem e conduzem à erotiza*ão </line>
<line> *e*med*da. Lembramos qu*, no contexto s*ci*l, * Po*e Da*ce j* * co*itado par* ser *ma das </line>
</par>
<par>
<line> novas modali*ades esportivas presen**s </line>
<line> nas Olim*íadas de Tóqui* 202**. *nclusiv* te*e um </line>
</par>
<par>
<line> reconheciment* oficia* promovido *ela *AIS* (Gl*bal Ass*ciat*on of Internation*l Sports </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Ver mais de*alhes n*s segu*ntes links: </row>
</column>
</par>
<par>
<line> https://www.b*c.com/portuguese/internacio*al-416395*1 </line>
<line> https://www.gazeta*nline.com.br/e*por*es/m*is_e*portes/201*/*0/pole-dance-po*er-e-toto-mais-novidades-*o- </line>
<line> programa-**imp*co-10141*4189.html </line>
<line> R*v. F*A, Teres*na, v. 16, n. *, art. 6, p. 121-139, nov./dez. *019 www4.fsanet.*om.br/r*v**ta </line>
</par>
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<par>
<line> * Ens*no do **le Dance na Escol*: Des**ios e Possibilidades </line>
<line> 125 </line>
</par>
<par>
<line> Federation). *egundo essa entida*e, essa "modal*dade" assoc*a os moviment*s *resentes *a </line>
<line> dan** com di*e*entes *crobacias da ginástica*. </line>
<line> N*s** **ntid*, consideramos que a* ações n* in*erior da escola pau*am-se *o* valores </line>
<line> e procuram se ada*ta* ao siste*a d**tro *o qual está implantada. P*rtan*o, * a sociedade que </line>
<line> const*tui a e*cola * não ao contr*r*o, p**s a es*ola * um instrumento de reprodução e, por iss* </line>
<line> mesm*, manutenção d* siste*a vigente. Port**to, *uestionamos: c*mo o Pole Dance p*deria </line>
<line> ser ensinado na escol*? </line>
</par>
<par>
<line> Em bu**a de possíveis respostas à in*a*açã* anter*or, formalizamos e reali*amos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pes*uisa-ação, bem </line>
<line> como d**crevemos </line>
<line> u*a proposta (opção) metodológica de ens*no </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> garantisse uma mane*ra segura e eficaz de viv*nciar esse esporte na e*cola. </line>
<line> 2 *EFERENCIAL T*Ó*I** </line>
<line> *.1 A p*dag*gia do es*orte para o ensino do Pole Dance </line>
<line> Algumas escolas, p*of*ssores e pais, devido à f*lt* de conhecimento das fases de </line>
</par>
<par>
<line> **turaçã* ** *r*ança a*p*tos *elevantes à m**ricidade, *niciam *uitos e </line>
<line> *sp*rtes de forma </line>
</par>
<par>
<line> d*sordenada na vida de cri*nças e *ov*ns (FLORES et al., 20*9). Cremos *u* o Pole *ance </line>
<line> pode ser de*envolvido na escola, baseado na teori* inte*acio*ista, r*mpe*do o paradig*a de </line>
</par>
<par>
<line> erot*za*ão desmedida, </line>
<line> qualif*cando-se como modalidade *spo**iva, que pode *er v*venc*ad* </line>
</par>
<par>
<line> n* e*col*, p*incipalment* no contexto d** aulas *e Ed**ação Física. </line>
</par>
<par>
<line> *onsidera*os </line>
<line> que o Pole Dan*e pode s*r ente*dido no campo esportivo com* u* </line>
</par>
<par>
<line> *enômeno s*cial i*tegrado *a soc*e*ade, por isso apregoamos a ide*a d* **a democratização </line>
</par>
<par>
<line> de *ua prática, sobretud* q*ando pen*amos na* novas </line>
<line> *e**çõ*s, </line>
<line> respon*áveis, e* primeira </line>
</par>
<par>
<line> ins*ânci*, **las fut*ras mudanças socia*s e pela r*novação dos val*res e t*a**ções. </line>
<line> Para compre*nderm*s * Pole Dance, é nec*ssário *onhecerm*s um pouco da sua </line>
</par>
<par>
<line> hi*tória, que </line>
<line> se dá partir do séc*lo XII. Segundo a </line>
<line> dados histó*icos, o Pole Danc* teve su* </line>
</par>
<par>
<line> origem *o ch*mado Mallakha*b (hom*m *e força), u*a espécie de ioga prat*c*da num p*ste </line>
<line> d* ma*eira com cordas, n*ma espécie de ginás*ica tr*diciona* in*iana (HOLLAND, 2010). </line>
<line> O Pol* Dance te*e mai*r *isibili*ade a p*rti* de 1920, no ápice da Gran*e *ep*essão </line>
<line> Ame*ican*, os Tou* Fair Shows (que se origina*am *o negócio do* t*urs d* circo) v*aj*vam </line>
</par>
<par>
<column>
<row> * </row>
</column>
<column>
<row> Mais informações n* link: https://www.met*opoles.com/vid*-e-estilo/comport*mento/pole-dan*e-*oi- </row>
<row> reconhecido-*omo-esporte-*-pod*-aparecer-n*s-oli**iadas. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 16, n. 6, art. 6, p. *21-139, **v./dez. *019 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. T. S. Rizzo, R. Z. Melo, A. P. M. Sousa, C. H. Golin </line>
<line> *26 </line>
</par>
<par>
<line> de cidade em c*dade divertindo as multidões. Como parte do es**tác**o principal, também </line>
<line> exi*ti** outr*s shows paralelos em tendas pequenas ao redor do circo principal (HOL*AN*, </line>
<line> 2*10; P*RIZZI, 2008). </line>
<line> O Po*e *ance "mode*no" c*meçou a ser documentado somente a *artir dos anos 1980, </line>
<line> no Canadá. E*tre os *n*s *e 1960 e 197* mu*to pouco aconteceu *u foi docume**ado, foi </line>
<line> q*a*do o stript*ase e **ledancing se tornar*m *opulares no Canadá e nos E*tad*s Unidos </line>
<line> (PARIZZI, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Leva*do em *onside*ação qu* a mentalidade e a </line>
<line> atitude das pessoas em relação ao </line>
</par>
<par>
<line> Pole Dance podem mu*ar gradativamente, *inda ex*st* no ger*l **a r*lut*ncia na sociedade </line>
</par>
<par>
<line> em aceitar o Pol* Danc* como uma at*vid*de *í*ica ou esportiva, sobretudo a*soc*a*a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> *roti**çã* e/ou striptea*e. </line>
</par>
<par>
<line> O Po** Dance a*ualment* co*stitu* uma modalidade de exer*í**o físico e dança, q*e </line>
</par>
<par>
<line> en*olve movim*ntos ao redor de uma barra *er*ic*l de metal polido. Essa </line>
<line> m*dalidade </line>
</par>
<par>
<line> *ncorpora </line>
<line> m*vimentos de ginástica olímpic*, movi*entos *ivr*s, ballet e </line>
<line> dan** </line>
</par>
<par>
<line> contemp*rân*a, em dimensões </line>
<line> *iferentes, que i*cluem </line>
<line> posiçõ*s </line>
<line> estát*cas e </line>
<line> em m**imento, </line>
</par>
<par>
<line> re*rutando diferentes *abil*da*e* moto*as *o fazer uso da barr* e/ou for* *ela. </line>
</par>
<par>
<line> A* enfati**rmos novas tend*nc*as q*e </line>
<line> s*pere* a pe*ago*ia tradic*ona*, influenciada </line>
</par>
<par>
<line> *ela* teorias empir*st*s e inatistas, pa*tadas por *étodos analí*i*os e sintético*, assumimos a </line>
<line> missão *e romp*r paradigmas no *odo de pensar e fazer **le Danc*, ness* *aso, como um* </line>
<line> prát*ca e*porti*a no âmbito *sco*ar. </line>
</par>
<par>
<line> N*sse contexto, profes*o* de E*uca**o Fís*ca * um o </line>
<line> *os grandes *esp*nsáve** pela </line>
</par>
<par>
<line> i*teração dos *lunos *o mei* e**olar, propiciand* * *les u* ambiente **udável e se*uro para </line>
</par>
<par>
<line> e pelo espo*te (COS*A e* a*., 2017). Pa*a **zzo (2016), o *sporte é u* fenômeno s*cial, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> para que a união entre e*porte * escola se** signi*ic*nte, é necessário ga*anti* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> dem*cratização d* de*porto em geral, com* uma prática socia* * cultural. </line>
</par>
<par>
<line> Assim, ens*nar o esp*rte es*olar vai m*ito além do que s* imagina, o profe**or precisa </line>
</par>
<par>
<line> apr*sent*r </line>
<line> ** val*r*s **e um* soc***ade harmônica </line>
<line> de*eja, como </line>
<line> respeito mútuo, **ragem, </line>
</par>
<par>
<line> determin*ção e motivaç*o (BARRETO; *ERFEIT*, 2018; TANI; BA*SO; CORRÊA, 2012). </line>
<line> O fato do Po*e Dance não se* *m esporte popular e tra*icional na cultura brasi*eir* *os traz * </line>
<line> dever de ensiná-lo, nã* apenas executando movi*entos aleatóri*s e m*cânico*, mas </line>
<line> difundindo *u* *mportância, *istória e benefícios, *ara que assim seja reconhecido como um </line>
<line> esporte co* v*lores educacio*ais e signifi**n*es *ara a **da. </line>
</par>
<par>
<line> Na </line>
<line> ótica da pedagog*a d* esporte, o tratamento educ*cion*l </line>
<line> da prática </line>
<line> *sporti*a *em </line>
</par>
<par>
<line> sido marcado por transform*çõ*s significat*va* n*s dias atu*is, as quais co**çam pe** a*álise </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 6, art. 6, p. 121-1*9, *ov./d*z. 2019 **w4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensin* do P*le Dan*e na E*cola: D**a*ios e Possibilidades </line>
<line> 127 </line>
</par>
<par>
<line> da natureza d* j*go, gestão *as inf*r*ações e p*o*edimento* aplicados n* âmbito da </line>
</par>
<par>
<line> *ntervenç*o, da iniciação, especi*liz****, evoluçã* da </line>
<line> performan*e, vi*ên*ia, recursos, </line>
</par>
<par>
<line> instrume*tos e, p**ncipalmente, o </line>
<line> processo de en*ino </line>
<line> dos esportes em geral </line>
<line> (**TTEGA, </line>
</par>
<par>
<line> 2*15; GALA**I *t *l., 2014; MESQUI*A; PEREIR*; GRAÇA, *0*9; R*V*RDITO; </line>
<line> SC**LIA; MONTAGNER, 2*13; *ADI, 2010; *OARES; MILLEN NETO; FERREIRA, </line>
</par>
<par>
<line> 2*13). P*ra com*r*en*ermos o Pole Danc* c*mo uma prát*ca esportiva **ucacio*al, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> nece***rio conhecer*o* *ua h**tór*a, entender o </line>
<line> que e*e é *o presente e * que </line>
<line> ele pode no* </line>
</par>
<par>
<line> proporcionar no futuro. Se**o assim, *n*lis*mo* o Pole Dance como uma prática *ue no </line>
<line> passado manifestava-se som*n*e como um t*po de dança *ue direcionav* a sedução e o **zer </line>
<line> para quem o a*sistia. Entretan*o, r*cent*mente trata-se de uma prática e*p*rtiva que, aliás, </line>
<line> pode ser desenvolvida *a esco*a, com pretensã* d* *mpliar o reper*ór*o moto* *o* alunos, </line>
<line> mo*trando s*r um conteú*o inova**r e c*i*tivo para as a*las *e E*ucação Física esco**r. </line>
<line> Observamos que n* ensino do esport* o professor d*ve prop*r a*s seus aluno* </line>
<line> novi*ades constantem*nt*, para que possam desenvolver *e forma *mpla suas capacidades e </line>
<line> competências enquan*o c*rp* inteiro. Portanto, é extremamente salutar p*opor aos di*centes * </line>
<line> *áximo possível de experiê*ci*s e vivências n*v*s, par* qu* tenham um *mplo co*hecimento </line>
<line> ac*r*a de muito* *spor*es, o que pos*ibilita su* i*serçã* em d*versos grupos so*iais. </line>
<line> 3 METO*OLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> Este *stu*o </line>
<line> foi </line>
<line> aprovado pelo Comitê de Ética em </line>
<line> Pes*uis* da Universidade Federal </line>
</par>
<par>
<line> da Grande Dourados-*S (CAAE: 503*1*15.4.0000.*1*0/ Número *o parecer: 1.40*.554). </line>
<line> Foi env**do aos pa*s *os su*eitos do estu*o um Termo de A*sentime*to Livre e Esclarecido </line>
<line> (TALE) * uma carta de apres*nta*ão, *s quais foram preenc*idos co*re*am*nt* como pré- </line>
<line> requisito para part*c*pa*ão dos al*nos no estudo. </line>
</par>
<par>
<line> A pesquis* é </line>
<line> de *atu*e*a qualitativ*, ca*acteriz*da como **a </line>
<line> "pesqui*a-*ção" </line>
</par>
<par>
<line> (SOARES; S*VERINO, 2018), pois poss**ilita que o p*squisador int*rvenh* den*ro de uma </line>
</par>
<par>
<line> problemática soc*a*, anali*and*-a e anunciando *eu o*jetivo de for*a a mob**iza* </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> **rtic*pan*e*, cons*ruindo novos sabe*es. </line>
</par>
<par>
<line> O qu*stionário como um instrumento de coletada </line>
<line> d* dado* fo* validado a part*r </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> ava*iação d* trê* es*ecialistas em pedag*gia do *sporte. Na sequência, no primeiro moment*, </line>
</par>
<par>
<line> aplicamos um questionário </line>
<line> aos *luno*, *ara compreendermos quais os co*hecimentos que </line>
</par>
<par>
<line> tinham sobre o Pole Dance; em seguida, *esenvolvemos * práti*a do* movi**nt*s </line>
<line> Re*. *SA, Teres*na PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 121-139, nov./dez. 2019 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. T. S. Ri*zo, R. Z. Melo, A. P. M. **usa, C. *. Golin </line>
<line> 128 </line>
</par>
<par>
<line> cara*terísticos do Pole Dance com esse* disce**es e, por últ*mo, ap*icamo* *utro *uestionário </line>
<line> aos en*olvidos para *nalisar os impactos das aulas ** *ole Dance a p**tir de suas percepções. </line>
<line> A es*o*ha do l*cal de pe*qu*sa se deu por conveniênc*a (amostragem não </line>
</par>
<par>
<line> probabilística), *or meio de *m diá**go prévio com o d*retor de uma instituição escola* </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> estado d* Mato Grosso do Sul (M*), na qual </line>
<line> aceitou * pr**osta </line>
<line> e assinou *m termo </line>
</par>
<par>
<line> autorizando a *ealiz*ção d* pesqu*sa na escola. A escola é si*u*da na cidade de Dourad*s/MS, </line>
</par>
<par>
<line> num bairro de </line>
<line> periferia e a*en*e aos ensino* fundam*ntal, médio supletiv*. Os **contros e </line>
</par>
<par>
<line> *co*teceram du*ante 5 *ias. A duração média de cada *n*on*ro per*ez * horas e real*zou-se </line>
<line> em uma das sa**s de *u*a da escola, *o pe*íodo vesper*ino, aos sábados. </line>
</par>
<par>
<line> Os suj*ito* da pesquisa f*ram 15 </line>
<line> *l*nos, sendo 12 do sexo fe*ini*o e 3 do sexo </line>
</par>
<par>
<line> masculino, e o proje*o de p*sq*isa foi a*erto para as *urmas do 2º e 3º *no *o en*ino médio. </line>
<line> O* al*n*s for*m selecionados de maneira al*at*ria, *ogo n* p*imeiro *ontato lhes *oi entreg*e </line>
<line> um term* d* assentime**o livre e escla*ecido, em que os pais *ambém assi*ara* *utorizando </line>
<line> a participaç*o. Portan**, resumind*, o* pr*tagoni*t*s da *esquisa foram 1* alunos do ensino </line>
<line> médio regular de uma e*col* da rede estadual de Mat* **oss* do Su*, com idade entre *5 * 16 </line>
<line> *nos. </line>
<line> Utilizamos, no tocante às aulas práticas, u*a *arra de Pole Dance profissi*nal, </line>
</par>
<par>
<line> adquiri*a pel*s pe*quisadores numa empresa *ituad* no Ri* Grande </line>
<line> d* Sul, po*suindo </line>
</par>
<par>
<line> cir*unf**ênci* de 10 cm* e *,95 *e*ros de *ltur*, pode*do se expandir até 3,05 m**ros po* s* </line>
</par>
<par>
<line> tratar de uma </line>
<line> *arra móv*l. Este aspec*o material *judou o desenvolvimento </line>
<line> d* propos*a </line>
</par>
<par>
<line> de*ido ao fa*o de qu* pa*a uma barr* fixa seria nece*sária a furação do tet*, o que *ão seri* </line>
</par>
<par>
<line> de bem comum par* a escola, que o espaço já </line>
<line> é </line>
<line> u*ilizad* *m múl*ipl*s atividades. As </line>
<line> a**as </line>
</par>
<par>
<line> ocorreram dentro de uma sala </line>
<line> *e aula *e </line>
<line> *proximadamente </line>
<line> 60 metr** quadrados, co* ar </line>
</par>
<par>
<line> condicionado e </line>
<line> ventilador. Também foram *tilizados **is colchonete* de </line>
<line> **opriedade da </line>
</par>
<par>
<line> esc*la, um aparelho *e *om * um **bo *e áud*o. </line>
</par>
<par>
<line> A a*ão d* projet* da </line>
<line> pe**uisa </line>
<line> divi*i*-se *m três momento*. No *rim*iro houve </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> en*rega do questionário, par* que os aluno* o resp*ndessem ind*v*dualme*te na sala de aula, </line>
</par>
<par>
<line> a*o*panhados pelos pesq*i*adores. *ecolhido* </line>
<line> os questi*nári**, par*im*s pa*a * *egundo </line>
</par>
<par>
<line> momento, ou *eja, a prática moto*a de moviment*s carac*erísticos ** Pole Dance, na qual </line>
</par>
<par>
<line> desenvo*vemo* </line>
<line> uma i*pleme*taçã* de ensino sustenta*a *ela "teoria in**racionist*" </line>
</par>
<par>
<line> (DA*IDO; RANGEL, </line>
<line> 20*5). De*t*rte, **scamo* organizar os encontros baseado* nas três </line>
</par>
<par>
<line> dime*sões d* c*n*eúdo (conceitua*, pro**di*ental e atitudinal). E, por fim, o ter*eiro </line>
</par>
<par>
<line> momento, no ú*timo dia </line>
<line> de aula, **licam*s um questio*ár*o, </line>
<line> com </line>
<line> o intuito *e ano*ar </line>
</par>
<par>
<line> alte*ações ou não da pe*ce*ção dos alunos *m rel**ão à *rática d* Pole Danc*. </line>
<line> Rev. F**, Ter*sina, v. 16, n. 6, art. 6, *. 121-139, nov./dez. **19 www4.fsa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino do Po*e Danc* na *scol*: Desafios e *oss*bilidades </line>
<line> 1*9 </line>
</par>
<par>
<line> No que tang* à dimensão concei*ual, busc*mos pr*po* *reviamente em um* </line>
<line> ro** de </line>
</par>
<par>
<line> co*versa, a histór** do Pole Dance * sua influência na soc*edade, *ara que o* alunos tive*sem </line>
<line> a conv*cção da re*ponsabilid*de so*ia* que o *sporte *avi* *dqu*r*do *om o passa* dos *nos; a </line>
</par>
<par>
<line> dimensã* </line>
<line> procedimental foi caracterizada pela v*vênc*a dos </line>
<line> movimentos, com ênfase na </line>
</par>
<par>
<line> *xpr***ão corporal e * respeito </line>
<line> dos limites de </line>
<line> cada aluno; a dimensão </line>
<line> atitudinal fo* </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvi*a com * tran*c*rs* das aulas, para * qual organ*závam** uma ro*a de co*vers* ao </line>
</par>
<par>
<line> final de cada encontro e *uscá*amos ouv** a opinião dos alunos e * </line>
<line> que e*es pensava* a </line>
</par>
<par>
<line> r*speito da aula e </line>
<line> dos ap*endizados, e c*mo e*sa cu*tura </line>
<line> de movimento *o*eria influenciar </line>
</par>
<par>
<line> seu* comp*rtamentos e *alores posit**os, dentro fora e </line>
<line> do context* *sco*ar. Vejamos *o </line>
</par>
<par>
<line> Qu*dro 1 a se*uir: </line>
</par>
<par>
<line> Quadro * - As dimensões d* P*le Danc* </line>
</par>
<par>
<line> AN* </line>
<line> CONCEITUAL </line>
<line> PR*CED*ME*T*L </line>
<line> A*ITUDINAL </line>
</par>
<par>
<line> 2* e 3º ano (En*in* Méd*o) </line>
<line> -Hist*ri* d* Pole Dance, quem criou? Onde surgiu? -Que* po** pra*i*á-lo? -Quais os bene*ícios da p*ática? -O* nomes de alguns movimentos -As regras do espo*te </line>
<line> -Posição inicial *a barra; -Andar ao re*or da barra; -*u*ir n* b*rra, segurando c** as m*os * apo*ando com os pé*; -Des*izar na **rra; -Rea**z*r um giro na barra, segurando com as mãos; -Subir na barra **scer e gira*do; -In*ersão d* solo para a bar*a (de baixo *ar* cim*); -*nversão *e cima da **rra (de cima para baixo); -Invers*o de solo com giro. </line>
<line> -C*operação -Autoconce*to; -R*s*eito; -Res*onsabilidade; -Socialização; -A**o*stima; -*onsc**ntização. </line>
</par>
<par>
<line> *onte: *os autores </line>
</par>
<par>
<line> 4 RES***AD*S E DISC*SS*ES </line>
</par>
<par>
<line> No p*imeiro encont*o ent**gamos um </line>
<line> *uestionário d* car**er q*a*ita*ivo, no qual </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> questão de número 1 in*aga*a o *ue * discen** s**i* acerca do esport* Pole Dance. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T***s*n* PI, v. 16, n. *, art. 6, p. 1*1-139, nov./dez. 2019 </line>
<line> ww*4.fsanet.com.b*/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. T. S. Rizzo, R. Z. Melo, A. P. M. Sousa, C. *. Golin </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> Identific*mos que as respo*t*s f*ram unanimid*des no sentido de q*e o Pole Danc* se tra*ava </line>
<line> de uma "**nça erótica". Os *l*nos 2 * 6 ap*ntaram ain** s*r uma prátic* comum na "zo*a3". </line>
<line> J* n* se*unda ques**o, pergu*tamos qu*m p*deria pratic*-lo. As res*ost*s no* </line>
<line> levaram * perceber que entre os 15 e*trevistad*s, 14 acredita*am *ue qual*uer pessoa pod*ria </line>
<line> pr*ticar, *oi* "é s* ter fo*ça de von**de" (Aluno *2). Um fato cur*oso que se levantou acer*a </line>
</par>
<par>
<line> d*sta </line>
<line> perg*nta te*e orig*m na *esposta d* Alu*o </line>
<line> 7, que afir*ou: "u*a pes*o* com </line>
</par>
<par>
<line> *e**ci*ncia </line>
<line> *ã* *ons*gue prati**r, p*r exemplo sem </line>
<line> a perna". *e*se bojo, n* *egund* </line>
</par>
<par>
<line> encon**o, fizemos a exposiçã* de um vídeo *n-line4 que *ostra a prática *o Po** Dance por </line>
<line> uma pessoa que não possui u* me**ro superior, rea*izand* movimen*os na barra. </line>
<line> N* terceira questão procur**o* saber se o* alunos conhe*iam alguém que *ratic*va o </line>
</par>
<par>
<line> esporte e se outr*ra poss*í*a </line>
<line> vo*tade de o </line>
<line> praticar, e obti*emo* resp*stas ent*sias*ada*. </line>
</par>
<par>
<line> Rela*aram não conhece* quem praticav*, mas q*e já tinham as*i*tid* na televisão * na *nternet </line>
</par>
<par>
<line> e isso h*via de**e**ado interesse em pa*ticipar o </line>
<line> desse pr*jeto *a esc*la, mas que nunca </line>
</par>
<par>
<line> pensar*m que *ealizariam, devido ao f*to de não conhece*e* locais que *suf*uem da *rát*ca </line>
<line> desse *sporte. </line>
<line> Na *uarta questão, per*untamos se o Pole Dance p*de se* praticado como e*porte. As </line>
</par>
<par>
<line> respostas </line>
<line> a*ontam que os *l*nos </line>
<line> não *elac*onam ess* práti*a a </line>
<line> um esporte. *ntreta*to, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alun* 1 descreve que o Po*e Dan*e "pode *er praticado com* qualquer outr* *xercício, mas é </line>
<line> pre*iso ter força". </line>
<line> Na quinta * últi*a pe*gunta, os alunos foram questionados sobre suas expectativas </line>
</par>
<par>
<line> acer*a dessa *ossível *o*alidade </line>
<line> esportiva. Ress*lt*mos que *s respo*tas fo*a* </line>
</par>
<par>
<line> divers**icadas, inclu*ive tivem*s *uas cate*orias de respo*tas. A primeira direcio**da *o </line>
<line> s*ntimento de qu**er "praticá-lo f*ra da es*ola" (*luno 3). A *egunda, com a necessidade *e </line>
<line> "sa*r do s*d*ntar*s*o" (A*uno 11). A partir d*s respostas dos alunos, su**nt*ndemos qu* eles </line>
</par>
<par>
<line> q*ise*am retratar o s*ntime*to de </line>
<line> ac*edi*ar na *mportância *a p*ática do P*le *ance com* </line>
</par>
<par>
<line> uma poss*bilid*de d* atividade f*sic*, dent*o * fora da escola. </line>
<line> Na segunda etapa *niciamos a prática do *spo*te (Pole Dance), p*ra esse fim as aulas </line>
</par>
<par>
<line> foram d*vi*idas em cinco dias. Des*acamos que para cad* dia foi </line>
<line> sistemati*a*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> desenvolv*do *m movimento c*ra*terístico do *o*e D*nce. *o**or*e descr*vemo* a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> No primeiro dia, ensin*mo* as formas *e </line>
<line> p*sicionar-se na barr* * </line>
<line> * p**meir* </line>
</par>
<par>
<line> a*roxima*ão *om ela. *oste*iormente, os a**no* ti**ra* liberdade de *riar *ua* própr*as </line>
</par>
<par>
<column>
<row> posições e aproxi*ações seq*enciais na bar*a. Para que fosse re*lizada e*ta </row>
</column>
<par>
<line> 3 </line>
<line> *a re*ião em estudo, o termo "zona" se refere a um *stabelecimento destinado à pro*titu*ç*o. </line>
</par>
<par>
<line> 4 </line>
<line> https://www.*outube.*om/wat*h?v=6Q*pNbWRsXw </line>
</par>
<column>
<row> a**oximação, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 16, n. 6, art. 6, *. 121-139, n*v./dez. 2019 </line>
<line> www4.fsan*t.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino do Po*e Dance n* E*c*la: Desafio* e Po*sibi*idades </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> p*opusemos *m* pequena disputa "d* melhor pose", q*e seri* avaliada pelo o*ienta*or *a </line>
<line> *es*uis*, *o**orme mostra a fi*ura 1. </line>
<line> Figura 1 - Po*ição na *arra </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: **s autores </line>
<line> No segundo dia, d*monstramos movimentos *tiliz*do* no Pole Dance para andar ao </line>
<line> redor da barra. Nesse aspecto, o d*s*ente deve*ia f*car *m exte*s*o m*xima do* pés, </line>
<line> caminhando sobre as *ont*s dos **dos, sem que * calc*nha* toc*sse ao chão, com *ma mão </line>
<line> na barra e out*a *ealizando movimentos suav*s. Foram ress*ltadas n*s** parte *s </line>
<line> car*cterísticas do bal*, pois **iste a se***hança no mov*men*o (Figura 2). </line>
<line> Fi*ura 2. Andar em volta *a barra </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dos autores. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FSA, Teresina PI, v. *6, *. 6, art. 6, p. 121-139, nov./dez. 201* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. T. S. Rizz*, R. Z. Melo, A. P. M. Sous*, C. H. Golin </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> No terceiro di*, *r*a*o* a oportunid*de de ** *luno* conhece*em as po*encia*idad*s e </line>
<line> os *i*ite* da s*a própria força, e pedimos para que s**issem na barra para senti* * seu peso </line>
<line> corporal, para que pudessem projetar possibilida*e* de m*vimentos futuros. </line>
<line> Nesta etapa *oi demonstr*do qu*, para s*bi* *a barra, *s membro* sup*rio*es realiza* </line>
<line> o m*vimento de for** maior e os infer*ores acabam produzindo o apoio t*nto na sub*da, </line>
<line> quanto na fixação do *ovim*n** *a barra, conforme po*e ser vis*alizado *a figura 3. </line>
<line> *ig*ra 3. Subi*a na b*rra </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dos au*ores </line>
<line> No quarto dia os alu*os já d*minava* ha*il*dades *ara s*bir na *arra, pois já esta*am </line>
<line> habitua*o* com ela e já haviam r**lizado outros movimentos de forma au**nom*. </line>
</par>
<par>
<line> Então prop*se**s que realiza*sem mov**entos com maiores níveis </line>
<line> d* d**iculdade. </line>
</par>
<par>
<line> *or exempl*: utilizand* a *nversão na barra, movimento que requer *o aluno apoio na barra </line>
<line> com * lado *squerdo ** *intu*a; posicionamento dos pés dis*ancia*os um do outro na lateral, </line>
</par>
<par>
<line> com a </line>
<line> mão dir*ita segurada mais aci*a da cabe** a esquerda mais abai*o, próximo d* e </line>
</par>
<par>
<line> r*sto, de uma maneira que se sentissem mai* s**uros, poi* se impu*s**nar*am para cim* com </line>
<line> a* pernas e se segurariam com as *ãos, fica*do ** ca*eça pa*a baixo, passando as pernas po* </line>
<line> trás da bar**. </line>
<line> Fo* realiza*o primeiramen*e um tr*ba*ho no solo *a*a estimul*r * s*gurança no </line>
<line> *ovimento, conforme dem**str*do na figura 4. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si*a, v. 16, n. 6, art. *, *. 1*1-13*, *o*./dez. 2*19 </line>
<line> w*w4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino *o Pole Danc* na E*c*la: Desafi*s e Po*sibilidade* </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> Figur* 4. Inversão n* ba*ra </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Dos autores </line>
</par>
<par>
<line> No quin*o e últim* *ia, desenvolve*o* um movimento </line>
<line> que foi de*ominado </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> movimento "Tenn*r". Nesse movimento, o aluno precisav* subir na b*rra e, a* *hegar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *arte su*erio*, n**a altura aproxim*da a 2,*m, ap*iav* uma mão na ba*r* e * outra na parte </line>
<line> infe*ior do **r*o e se fixava com as duas pernas, formando um ângulo de *0º com a bar*a. </line>
</par>
<par>
<line> Pa*a realizar este *o*ime**o, a*x*liamo* os alunos com o uso de cadei*as durante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> subida na barra, apo*ando-o* para se fi*m**e* na *a*r*. No momento em que o aluno </line>
<line> **meç*va a de*cida, o so*távamos gr*dativa*ente, p*ra que pudesse *er autonomia no </line>
<line> moviment*, conform* pode s*r visualizado na f*gura 5, a segui*. </line>
<line> Figur* 5. *nvers*o de ***a para baixo </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Dos autor*s. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 16, n. 6, art. 6, p. *21-139, no*./dez. 2019 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. T. S. Rizzo, R. Z. Melo, A. *. M. So*sa, C. H. Golin </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> Ao fi*al do quin*o d*a, f*i p*oposto aos alunos que prepa*assem u*a apresent*ção </line>
<line> com m*sica e movim*ntos livres, *riados a partir das sua* vivências dura*te as *ulas de Pol* </line>
<line> Dance. Para as *prese*taçõ*s, os alunos **iliza*am músicas *atinas e *ip **p (Ver fi*ura 6). </line>
<line> Fig*ra 6. Movim*nto e dança </line>
</par>
<par>
<line> Font*: *os autores </line>
<line> Por fim, ao **cerrar as apresentações prátic*s, ent*egamos *m questi*nário c*m u** </line>
<line> única *ergunta aos a*u*os, * sa**r: qual sua percepção s*br* o Pole Da*ce? </line>
<line> As res*ostas for*m dividid*s em três categorias. Na primeira, os alunos * e 15 </line>
<line> retr**aram e insistiram *ue * um tipo de d*nça muit* sensua*. Na se*unda categoria, *s al**os </line>
</par>
<par>
<line> 3 e *3 de*la*aram **e Pole Dance pode ser u** prática de lazer. Na ter*eira e últ*ma o </line>
<line> c**egor*a, forma** pel*s demais alunos, ficou evid**ciado que em algu* mom*nto *as s*as </line>
<line> concepções que o Pole Dance é uma p*ática espo**iva "diferen*iada", c**o p*r e***plo, na </line>
</par>
<par>
<line> resp*sta *o Aluno 7 ao apontar *u*: "O </line>
<line> Pole Dance é um novo **por*e inc**um par* nós, </line>
</par>
<par>
<line> mas * l*gal". </line>
</par>
<par>
<line> A Educação Física é uma d**cip*ina que trabalha com as experiênci** e p*át*cas </line>
<line> co*pora*s *iv**sas, por is*o é *ece*sário *is*ematizar * e*porte *om vá*ios sentidos (S**TOS </line>
<line> et al., 2*16; SEDORKO; *INCK, 2016). N*sse propósit*, após an*lisarmos os qu*st*oná*ios </line>
<line> aplicados no prime*ro momento, p**cebemos que os ***nos definem o Pole D*nce como *ma </line>
</par>
<par>
<line> prática plu**l e com vár*o* s*g*ificad*s, *uitos r*l*ciona*os </line>
<line> a </line>
<line> r*tulos e estereóti*os </line>
</par>
<par>
<line> a**aigad*s na sociedad*. Destarte, o Pole Dance, enquant* esporte, como parte de um* cu*tura </line>
<line> corporal, torno*-se diver** e, por**nto, complexo. </line>
<line> *ev. FSA, Ter*sin*, v. 16, n. 6, a*t. 6, p. 121-139, no*./dez. *019 w**4.*sanet.co*.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Ensino do Pol* Dance na Escola: Desafios e Po*sib*lida*es </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> N*turalmente, o Po*e Dance po*e ser c*assificad* como arte, d**ça *u *spor*e. Nesse </line>
</par>
<par>
<line> es*u*o fo* clas*ificado </line>
<line> *a *erspe*tiv* esportiva. Contudo, por *er uma pr*tica da cultura </line>
</par>
<par>
<line> cor*oral hist*r*camente constru**a, é d*fíc*l pensar </line>
<line> um* per*pecti*a esportiva tota*mente </line>
</par>
<par>
<line> separada das outras mani*estações do ser hu*ano, uma vez que elas </line>
<line> aparecem de maneira </line>
</par>
<par>
<line> heterogê*ea. E, p*rtanto, *pesar de foca*mo* o Pole Dance no cont*xto es*ortivo, não </line>
<line> conseguimo* *xclu*r outras possib*idades. </line>
<line> O benef*c*o da pre*ença do esporte na *ida *e adolescentes, po* exempl*, é uma </line>
</par>
<par>
<line> problemática que acompanha a </line>
<line> *istória de </line>
<line> pe***isadores *á </line>
<line> dé*adas. Ações c*m </line>
<line> ênfase </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> prática e*p**tiva po*em con**ibuir pa*a as relaç*es in**rpe*soais; mel*or* * saúde física </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mental; *avor*ce o desenvolvimento *a qualid*de de vi*a; en*im, seja no âmbito cul**ra*, </line>
<line> biológico ou social, a lista dos benefícios é extensa (RIZZO; FONSE*A; SOUZA, 2014). No </line>
<line> *ntanto, a análise dos im*actos dire*os do esporte na *ida *e a*olescentes *ode colaborar </line>
<line> efetivamente para a desmistifi*ação de valores positivos e negati**s que, por vezes, **o </line>
</par>
<par>
<line> at**bu*dos prá*ica esportiva. Po*ta*to, co**id*ramos que u* profess** infl*enc*a*o *elo * </line>
<line> pr*ncípi* e m*t*dolog*a interacionista tende a ensinar *iferentes p*áticas *sportivas p*r meio </line>
<line> de m*vimentos corporais semelha*te*, agrupando-os e* for*as q*e *ev** em conta * ló*ica </line>
</par>
<par>
<line> inter*a de cad* ser. Acre*itamos que de*se modo o </line>
<line> *luno ent*n*e a lógica do e*porte mais </line>
</par>
<par>
<line> faci*mente * *onstruirá *s suas p*óprias ações motoras espe*í*i*as, ness* caso, no co*texto do </line>
<line> Pole Dance. </line>
<line> **re*itamo* qu*, p*utados na teoria *nt*racio**sta, b*sc*ndo con*truir e inte*agi* *or </line>
</par>
<par>
<line> meio do </line>
<line> conheci*ento das prát*cas c*rpo**is, nos motiv*mos dura*t* a r*alizaçã* da* a*las </line>
</par>
<par>
<line> prá*icas, nos *istanc*and* dos con*ecimentos prontos e engessados, f*gin*o das regra* </line>
<line> trad*ci*n*is e da h*r*nç* do me*anici*mo que perdurou na história da Educação Física. </line>
<line> É impossível *e*sar no *esenvol*imento huma*o e desco*siderar a dimensão do </line>
<line> outro, da **teraçã* social, *a interfer***i* do meio, *em como das s*tuaçõ*s de aprendiza*em </line>
<line> que se e*etivam e fazem o desen*olviment* a*ançar (VYGOTSKY, 1996). Ness* sentido, as </line>
</par>
<par>
<line> *ulas </line>
<line> *ráticas de Pole Dance con*ider*ram * </line>
<line> ba*agem cultural que os alunos possuíam e, </line>
</par>
<par>
<line> des*a maneir*, *ni*iamos a construç*o de no*os conheci*entos *o* meio </line>
<line> da adaptação, q*e </line>
</par>
<par>
<line> oco*reu a par*ir da *nte*ação entre os a**nos, *om *stí*ulos r*cebi*os *o am*ient* de ensino </line>
<line> e aprendiza**m, o que gerou um proces*o de as*imil*ção sobre m**imentos *á ex*s**ntes *o </line>
</par>
<par>
<line> Pole Dan*e * p**sibil*tou a **es c*iar*m novos esquemas, *u seja, nov*s estru*u*as </line>
<line> para </line>
</par>
<par>
<line> *eso*ver os pr*b*emas que apa**ciam na cr*a*ão *e no*as práticas corporais. </line>
</par>
<par>
<line> Ressa*t*mo* ta*bém qu* os movim*nto* do Pole Dance são *aseados *m força e </line>
</par>
<par>
<line> *lexibilidad*. Cont*do, *uando os discent*s respondem ao </line>
<line> que**ion*rio final, após as </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*si** PI, v. 1*, n. 6, art. 6, p. 121-139, nov./dez. 20*9 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> D. T. S. Rizzo, R. Z. Me*o, A. P. M. Sousa, C. H. G*lin </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> apr*senta*ões, pe**ebemos qu*, para a maioria d*s al*nos, o Pole *anc* *ode **r entendido </line>
<line> como u*a manif*sta*ão (modal*dade) q*e *esenvo*** * "corpo inteiro". </line>
<line> *esse últ*mo mo*e*to do es**do foi *ossível *onstatarmos que os alunos passaram </line>
</par>
<par>
<line> por do* s t i pos </line>
<line> *e ap*en**z*gens (VYGOTSKY, 1996): *- o* espontâneos, adquiridos nos </line>
</par>
<par>
<line> contextos cotidianos de atividade do suj*ito, q*e *e*se caso ** r*duziam a *ót*lo* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *s*ereótipos *inculados ao erotismo da prática do Pole Dance; 2- o *ientíf*c*, adquiridos por </line>
<line> meio do e*sino, como, por *xem**o, *s conceito* e a h*stória do Pol* *ance, *u* discutimos </line>
<line> no de**r*e* dos c*nco dias de aula. </line>
</par>
<par>
<line> C o*t udo, </line>
<line> n*cessitamos c*mpr*ender a </line>
<line> i*terdep*ndência en*re ambo* </line>
<line> os conce*tos, </line>
</par>
<par>
<line> pois sem a influência do en*ino, o* conceitos es*o**âneos *ão chegariam a se *struturar co*o </line>
</par>
<par>
<line> conceitos científicos, *ue f*z o </line>
<line> da aprendizag*m na *in*uagem co*poral um contex*o de </line>
</par>
<par>
<line> desen*ol*ime*to. Inclus*ve, *em * apoio dos conceitos es*ont*neos, *s cient*f*cos não teriam </line>
<line> significaç*es autên*ic*s, poi* s*riam adquirido* de forma m*cânica e sem re*lexã*. </line>
<line> 4 CONSIDERAÇÕES FIN*IS </line>
<line> A Educação F*sica Escola* é um cen*rio ideal para de*envolv*r nov*s vivênc*as *e </line>
</par>
<par>
<line> háb*tos saudávei*, ** desenvolvi*ento m*tor, cog*itivo e soc*al, desta forma enriq*ece </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ultu** corporal </line>
<line> *e mov*mento dos alunos. A dança * o es*orte são c*n*eúdos </line>
<line> *a Ed*c*çã* </line>
</par>
<par>
<line> Físic* previstos </line>
<line> nos Pa*â*etros Curricular*s Naci*nais (PCN\s). Portanto, como *imo*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Pole Dan*e é uma *ertent* da dança e n*sse estud* foi class*ficado na per*pectiva esportiva, </line>
</par>
<par>
<line> contudo * pratica*en*e ignorada po*siblidade de s*a realização nas escolas brasileiras, a </line>
<line> talvez p*r ser denominada por muita* pessoas apenas como uma d*nça erótica e sensual. </line>
<line> Nes*a pesquisa pro*u*amos indica* o **ntrário, pois além de e*timular * força, </line>
<line> equilíbri*, c*mpa**eirismo, *rec*são, agil*dade e coordenação *otora, o Pole D*nc* é um* </line>
</par>
<par>
<line> *rát*c* e*i*** e prazerosa p**a se de*e*volver nas </line>
<line> aul*s de Edu*ação *ísica, favo*e*en** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *rigem de r*lações in*e*p*ssoa*s, pro*or*ionan*o e ampl*ando-** com* uma prática corpo**l </line>
<line> *ão **nvencional *ar* o co**di**o escolar. </line>
<line> Assim, *ustentados p*r *ma *edag*gi* do e*porte à luz da te*ria i*terac*o*i*ta, </line>
<line> *creditamos *ue os objetivos desta pesqui*a fo*am alcançados, *ois, m*smo não existindo </line>
<line> modelos vigen*es nos *ias atua*s, c*nstruímos uma possibi*id*de pedagógica para o *nsino e </line>
</par>
<par>
<line> apren*izagem do Pole Dance na* </line>
<line> aulas d* E*ucação Física, sobre*udo nos molde* d* uma </line>
</par>
<par>
<line> p*ática esporti*a condi**nte c*m a *ealidade *a e*cola. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, *er*sina, v. 16, n. 6, art. 6, *. 1*1-1**, nov./dez. 2**9 </line>
<line> ww**.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O E*si** do Pole *ance n* Escol*: Desafios e Possibilidades </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> É necessário acentuar a ques*ão *a se***ança n* prática desse espo*t*, *ois s* t*a*a de </line>
</par>
<par>
<line> uma *spe*ificida*e que envolve muita força * e*u*lí*rio, o que ex*ge </line>
<line> do professor uma </line>
</par>
<par>
<line> at**ção *i*eta n* prát*ca, zela*do pel* integridade dos alunos en*o*vidos n* prop*sta. </line>
<line> Ressal*amo* que *o in*cio da pesqui*a f*cou *laro que a *aioria *em*nstrou vergon*a </line>
<line> e/ou receio par* realizar o mo**mento na barr*, entretanto houve consideráveis ganhos no </line>
<line> desenvo**imento dos alunos no que diz *espe*to * motricid*de e, sobretudo, n* superação d* </line>
<line> timidez e soc*alização entre os envolvido* nos desa*ios p*opostos. </line>
<line> Portanto, com a *ooperação de t**os os envo*vid** superamos **l adversidade, pois </line>
<line> *bservamos q*e cad* disc*nte q*e aprendeu/cr*o* d*ter*ina*o movimento, ta*bém aj*dava </line>
</par>
<par>
<line> ao pró*imo a consegu*r ating*r seu próprio ob*etivo, **xiliando e </line>
<line> evidenciando a **to*omia </line>
</par>
<par>
<line> de *od*s dura*te a aula, ficando clar*s </line>
<line> e </line>
<line> evidentes as trocas d* con*ecim*ntos en*re </line>
</par>
<par>
<line> professores e alunos. </line>
</par>
<par>
<line> P*r f*m, *o*preendemos que o Pole Dance é um espo*te ca*a* de criar *anei*as </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "utilizar-se do p*óprio c*rpo", seja para </line>
<line> um fim ar*í*ti**, esporti*o e outros, se c*nstruindo </line>
</par>
<par>
<line> expon**cialmente por int**c*mbios e ressignificações da cultura c*rporal de m*vimento. </line>
<line> REFER*NCIAS </line>
</par>
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<line> BARRETO, D. *.; PE*FEITO, R. S. Mo*ivação d* crian*as e adol*s**nte* </line>
<line> praticantes </line>
<line> de </line>
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<line> es*ort*s em projetos </line>
<line> de **clusão social do Rio de Jan*iro. ***riviv*n*ia, v. 30, n. </line>
<line> 53, p. </line>
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<line> 152-163, 1* abr. 20*8. </line>
<line> BENE*I, L. M.; PRONI, M. W.; MONTAGNER, P. C. Desafios para a Pedagogia do Esporte </line>
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<line> diante d* *nfluência do mark*t*ng na confi*uração do </line>
<line> espor*e c*nte*po*âneo. Journa* of </line>
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<line> COST*, L. C. A. DA et al. Educação f*sica e esportes: m**iva*** para a prática cotidiana </line>
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<line> DALBEN, A.; *ÚNIOR, E. G. *mbates esp*r*ivo*: o deb*te entre médicos, e*uc*dores </line>
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<line> Contribuiçã* d*s Au*ore* </line>
<line> D. *. S. Riz*o </line>
<line> R. Z. Melo </line>
<line> A. P. M. Sousa </line>
<line> C. H. *o*in </line>
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<line> 1) c*nc*pçã* e planeja*ento. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
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<line> 2) aná*ise e inter*retação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 3) *laboração *o rascu*ho ou na revis*o crí*i*a do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
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<line> 4) pa*ticipação na aprovação da v*r*ão final do manusc*ito. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> Rev. FSA, Te*esina P*, v. 16, n. 6, ar*. *, *. *21-*39, nov./**z. 201* </line>
<line> www4.fs*net.com.br/re*ista </line>
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