<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 12, p. 227-245, *o*./de*. 2019
</line>
<line>
ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12
</line>
</par><par>
<line>
O Que Torna Possível uma Abord*g*m Pragmát*co-*nunci**iva de Discurs**?
</line>
<line>
What Makes a *ragmatic-En*ncia*i*e Approac* to Discourse* *ossi*le?
</line>
</par><par>
<line>
Bruno R*go D*usdar* R*drigue*
</line>
<line>
Doutorado em Estudo* da *inguagem Ponti***ia Univer*idade Católica *o Rio de Ja*eiro
</line>
<line>
Mestre *m Letras pela Uni*er*idade do Estado *o Rio de Ja*ei*o
</line>
<line>
E-mail: b**nodeus*ar*@gmail.com
</line>
</par><par>
<line>
En*e**ço: Bruno *êgo Deusdará Rod*i*ues
</line>
<line>
Edito*-Chefe: Dr. Ton*y Kerley de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersidade do E*tad* do *io de *aneiro, De*ar*a*ento
</line>
<line>
Rodr*gue*
</line>
</par><par>
<line>
de Estudos da L*nguagem. Universidade do Estad* do
</line>
</par><par>
<line>
Rio de Janeir* - U*R*, M*ra*anã, 2*550**0 - Rio de
</line>
<line>
Artigo re*e*ido e* 05/06/2019. Ú*tima
</line>
<line>
ver**o
</line>
</par><par>
<line>
*aneiro, RJ - Brasil.
</line>
<line>
recebi*a em 18/*6/*019. Aprov**o *m 19/*6/2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
Av*liado pelo **stema Tr*ple Rev*ew: Desk Re*iew a)
</line>
<line>
*elo Edito*-Chefe; e b) *ouble *lind Revi**
</line>
<line>
(avaliaçã* cega por dois a*ali*d*res da área).
</line>
<line>
Revisão: G*a*atical, *ormati** e de Fo*matação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. R. D. Rodrigue*
</line>
<line>
228
</line>
</par><par>
<line>
RE**MO
</line>
</par><par>
<line>
Neste ensaio, proponho *iscutir *ma fundamentação filosó*ica pa*a * Análise d* Discurso *ue
</line>
<line>
t*n*o pr*ticado, cujo q*adro teórico se assen*a sobre os *rab*l*os de M. *akhtin e D.
</line>
</par><par>
<line>
Mainguene*u. Nessa dis*us**o, procu*o tens*onar c*n*eito* oriundos dos estu*os
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
enunciação, de É. *enveniste, e da pr*g**ti*a, de J. Aust*n, com o intui*o de *romover uma
</line>
</par><par>
<line>
*rticulaçã* entre esses referenciais. Co*si*er*ções acerca das noções de sub*etivi*ade *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
performativo serão enf*tizadas, na *isc*ssão prop*sta.
</line>
</par><par>
<line>
Palavras Chaves: Discurso. *nunciaçã*. *ragmática.
</line>
</par><par>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
In this es*a*, * pr*pose to d**cus* a p*i**sophical *ounda*ion for t*e Discourse *n*lysis t*at I
</line>
<line>
have practiced, whose *h*o*etical fram*work is based on *h* *o*k* *f M. Bakhtin an* D.
</line>
<line>
Maingueneau. In t*is *iscu*sion, I tr* to stress *oncept* derived from the studies of
</line>
</par><par>
<line>
enunciati**, from É. Benvenis*e, and the pragmatics of J. A*s*in, in ord*r to
</line>
<line>
promo*e * l*nk
</line>
</par><par>
<line>
between these references. C*nsidera*i*ns about the notions *f subje*t*vity and performative
</line>
<line>
wi*l be *mphasized *n t*e proposed *iscussion.
</line>
<line>
*eyword*: D*sc**rse. *n*n**ation. P*agm*t**.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*r*sina, *. 16, n. 6, *rt. 12, p. 227-2*5, **v./dez. 20*9
</line>
<line>
www4.*sanet.c**.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Q*e Torna Possível uma Abor*agem Pragmático-Enunciativa de Di*cursos?
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e ensaio, considero como ponto de p*rtida *m desejável trabalho *e explici*açã* da
</line>
<line>
ref*e*ão fi*osófica acerca da conc**ção *e linguage* que atravess* a Análise do Discurso que
</line>
</par><par>
<line>
tenho pratic**o. Em uma caracteri*ação mínima do quadr* teóri*o que me refiro, res*alto a
</line>
</par><par>
<line>
uma dupla recusa: de um la*o, a recu*a de *ue a linguagem apreend*ria
</line>
<line>
o mu*do caótico *m
</line>
</par><par>
<line>
uma ordem *ntel*gíve* e, de ou*ro, a recusa de que os ele*entos da linguagem *or*eceriam
</line>
<line>
sign*ficados para o mundo *ue lhes seri* anterior e ext*rior. Uma busca *ermanente por
</line>
</par><par>
<line>
resp**der essa dupl* recusa tem po*sibilitado a formula*ã* de um q*a*ro teórico que pode a
</line>
</par><par>
<line>
s*r apresen*ado aqui recorren*o a d*i*
</line>
<line>
*rincípios teór*cos: i)
</line>
<line>
o* enunciad*s profe*idos
</line>
</par><par>
<line>
produzem sentido * pa*t*r da
</line>
<line>
*elação es*abelecida com um *on*unto *e outros enu*ci*dos
</line>
<line>-</line>
</par><par>
<line>
p*incípio *o i*terdiscurso; ii) ** enuncia**s proferidos s*p*em e, simult*nea*en**, instauram
</line>
<line>
os gru*o* que os sustentam - princíp*o da simulta*eidade entre *inguage* e mundo.
</line>
</par><par>
<line>
No t*ab*lho *e elab*ração a parti*
</line>
<line>
desse*
</line>
<line>
princípios, destac*, em es*ec*al, i*teresse o
</line>
</par><par>
<line>
pe*o encon*ro en*r* estudos enu*c*at*v*s e pr*gmáticos. *ara isso, c*nsider* que as dis*ussões
</line>
<line>
seminais de É. Be*veniste e J. *ustin co*têm movimentos teóric** relevantes * que se ma*têm
</line>
</par><par>
<line>
atuais para os desafios
</line>
<line>
contemp*râneos par* os est**os *o discurso. Des*e modo,
</line>
<line>
b***ar
</line>
</par><par>
<line>
ten*ionar co*ceitos de base des*as or*e*tações *o*si*ili*a sus*e*tar, no âmbito
</line>
<line>
da
</line>
<line>
abordagem
</line>
</par><par>
<line>
discu*siva em questã*, *anto a recusa de u*a concepção *ort* de rep**s*ntação, qua*to
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
afirm*ção da linguage* co*o "forma de vida".
</line>
</par><par>
<line>
De inspiraç*o ar*ueológ*ca1, trabalh* proposto a**i inves*e em disc*ssão f*losófica o
</line>
</par><par>
<line>
que se pauta não por u*a insp**ão
</line>
<line>
das tradi*ões, ou *o* ** p*e*enso *c*mpanh*mento das
</line>
</par><par>
<line>
co*tin*id**es, mas pela *firmação das críticas que pote*ci*li*am a emergência de conceitos
</line>
<line>
*laborados c*mo formulações que re*e*em *nsi*tentement* a e*se c*m** de tensões. A pa*t*r
</line>
<line>
desse delineament*, o trabalho que propo*ho *q*i não pa*te d*s afinida**s, d*s *roximidad*s
</line>
<line>
*u das convergênci*s co** ***ta a ser *rivilegiada. Opto por p*rcorrer as linhas de composição
</line>
</par><par>
<line>
de ref**xões situa**s, *uscand* tension*r c*rto* t**ços de *m *ado con**ito e
</line>
<line>
indic*ndo
</line>
</par><par>
<line>
possibilidades d* aliança, po**os *e *ont*to não necessaria*ente pres*ntes *esde de sua
</line>
<line>
o**gem.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
conc*itos ** b*se da epist**ologi* *lássica, tais como "tr*dição", "c*nt*nuidade", "o*ra", "autor, entre o*tros,
</line>
</par><par>
<line>
que se *autavam por *m*
</line>
<line>
pe*spe*tiva cro*ológ*ca linear e po* *m **senvol*imento do pensame*to
</line>
</par><par>
<line>
pre*ens*mente cont*nuo e a*u*ul**ivo.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. *2, p. 227-245, nov./d*z. *019
</line>
<line>
*ww4.f**net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. D. Rod**gues
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
* R*FE*E*CIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Circ*nscrevendo uma h**ó*ese d* le*tur*
</line>
</par><par>
<line>
As*umir o inter*ss* pe*a conc*pçã* ** linguag*m como "form* de
</line>
<line>
v*da" como
</line>
</par><par>
<line>
fundamento a partir do qual seja possív*l ten*ionar conceitos oriundos de *isciplinas distinta*
</line>
</par><par>
<line>
no campo dos estudos d* linguag*m requer,
</line>
<line>
de um lado, * in**stimen*o *m um tr*balho n*o
</line>
</par><par>
<line>
necess*ri*m*n*e já p*rcorrid* em d*f*niti*o e, por outro lado, * diálogo com um* hipó**se de
</line>
<line>
**i*ura **e encon*r* resson*ncia em iniciati*as *ive*sa*, hete*og*neas e, ao mesmo tempo, já há
</line>
<line>
muito e*sej**d* a atividade do p*n*amento so**e a linguagem.
</line>
<line>
Em c*rto sentido, * possível apost** na hipó*es* d* leit*ra segu*do * q*al o fun*amento
</line>
<line>
das tensõe* mencio**das ant**iorm*nte remete*i* ao mundo *rego antig*. Em outras *al*vras,
</line>
</par><par>
<line>
have*ia já na f*loso*i* c*ássica o *econhecim*nto
</line>
<line>
d* vertentes que se assentariam *m uma
</line>
</par><par>
<line>
compre*ns*o
</line>
<line>
ac*rca *a linguag*m como *lano *e
</line>
<line>
descrição
</line>
<line>
de um real exterior e,
</line>
</par><par>
<line>
si*u*taneamente,
</line>
<line>
o *esejo de afirmaç*o da li**uage* como plano cons*itu*ivo da*
</line>
</par><par>
<line>
*xperiências.
</line>
</par><par>
<line>
Sem m* con*entrar, **ste momento, *as consequ*ncias filosóf*c*s e política* que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
h**emonia d*
</line>
<line>
concepção repres*ntacionis*a ter*a
</line>
<line>
p*odu*ido sobre o pe*cur** dos *studos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
lingu*gem, pro*onho *entra* c**siderações na produtividade que tal hipót*se de leit*ra possa
</line>
<line>
*orne*er ao inte*e*se p*r atribui* à inter*ac* entr* *nun*iação e prag*átic* fu**ament*ç*o para
</line>
</par><par>
<line>
uma *bo*dagem discursiva, que tem sido
</line>
<line>
designada, por
</line>
<line>
e**a *azão, de "ba*e *ragm*tico-
</line>
</par><par>
<line>
enunciativa".
</line>
</par><par>
<line>
D*sse modo, meu i*iner*r*o aq** b*sca inspiração ** Ma*tins (2004), **g*nd* a *ual
</line>
<line>
uma r*fle*ã* sob*e a li*guagem, o*igina*a no mundo grego antig*, teria como pan* de fundo
</line>
<line>
*ma reflexão s*bre a verd*de: "quase *udo aqu**o que se diz ou in*inu* sobre a lin*uagem na
</line>
</par><par>
<line>
filosof*a desse perí*do par**e supor (ou motivar) uma tomada
</line>
<line>
de posição no debate maior
</line>
</par><par>
<line>
**anto * que*tão *a verdade" (MARTINS, 2004, p. 449).
</line>
</par><par>
<line>
C*m efei*o, as tensões a que me proponho percor*er a*ui *nco*tra*iam ress*nância no
</line>
</par><par>
<line>
debate **losó***o que
</line>
<line>
ca*acterizou,
</line>
<line>
em **rt* medida, o mun*o grego anti*o. A título
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ilu*tração, remeto G*rgias, em "El*gio a *elena", flagran*o uma espé*ie d* reflexão a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
natureza m*talinguística. *penas pa*a se *er
</line>
<line>
um a
</line>
<line>
ideia
</line>
<line>
do tipo d* intere*se **e h*veria
</line>
<line>
n*
</line>
</par><par>
<line>
re*lexão em ques*ão,
</line>
<line>
r*gistro que, entre as **ferentes vertentes *e r*flexões abertas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
</page><line>
Anti*uidad*, Nef (1995) *fi*ma que o questi*na*ento proposto por Górgias acerc* da rel*ção
</line>
<line>
*e*. FSA, T**esina, *. 1*, n. 6, *rt. 12, p. 227-24*, *ov./dez. 2019 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Que Torna *o*sível uma Abordagem P**g*á*ico-Enunc**tiva d* Discursos?
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
*nt*e lingua*em e realid*de se *ituaria no espaço que, muito mais tarde, se teria delimit*do
</line>
<line>
*omo "s*mânti*a".
</line>
<line>
* respeit* da* articulações ent*e lingu**em, corpo e afetos, *ó*gias a*irma: "Um
</line>
<line>
discu*so é um gran*e senh*r que, por *eio do menor e mais *nap*r*nt* corpo, leva a *a*o as
</line>
<line>
obra* mais divinas. Pois é ca*az de fazer cessar o medo, *et*rar * do*, produzir a*egria e fa*er
</line>
</par><par>
<line>
cr*scer a compaixão" (Elog*o a H*lena2). No trecho, a sé*ie *e
</line>
<line>
element*s a*ribuídos ao
</line>
</par><par>
<line>
"discurso" tran*ita en*re "grande senhor", "menor e mais inapa*ente corpo" e "as *b*as *ais
</line>
<line>
divinas". Trat*-se *e element*s q*e, vistos em sér*e, sus**n**m, de certo modo, um paradoxo -
</line>
<line>
e*se "grande senho*" age no infinitesimal, provocan*o e*eitos "di*inos".
</line>
<line>
Outros dois trechos intere*sariam *ind* ao empr**ndi*ento pro*o*to aqui. *o p*ime*ro
</line>
<line>
deles, a "p*rsuasã* d* al*a" é t*matizada por mei* de um efeito de "c*nstrangimento": "Com
</line>
<line>
efeito, * d*scu*so que p*rsu*diu a *lma cons*rangeu a *u* persuadiu tanto a acreditar nas *oi*a*
</line>
</par><par>
<line>
dit*s, quanto a conco*dar com as coi*as *e*ta*. " (Elo*io a **le*a). No trech*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
"co*strangimento" - e não * "convencimento" produze* *feitos de "*creditar nas c*isa* -
</line>
<line>
**tas" e "con*or*ar com as coisas fei*as". Um pr*meiro come*tár*o re*et*ria ao f*to de *ue o
</line>
<line>
constrangime*to produz alianças - "a*redita*" e "conc*rdar" -, vislumbrando, co* isso,
</line>
<line>
relações de poder que se *onstroem *imultaneamente a* exercício da *ala*ra. U* seg*ndo
</line>
<line>
aspect* * ser destacado *rocuraria evidenciar u*a certa con**gaç*o sugeri*a entre "coi*as
</line>
<line>
*itas" e "c*isas fe*tas" - entre dizer e faz*r.
</line>
<line>
Um segundo fra*mento *e**ac*do d* Górg**s parece fornece* mai* *m elemento acerca
</line>
</par><par>
<line>
dessa ordem de cons*derações: "quis escr*ver o discur*o, por um lad*, como um elogi*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Helena, po* outr* *ado, co*o *m brin*uedo" (Elogio a Helena).
</line>
<line>
No t*e*h*, ** "*iscu*so"
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
vinculam tant* uma fin*li*ade - "como um elogio" -, q*anto *m *ipo de uso - "como
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
brinque*o". E*sa dupla *in**laç*o parece sugerir que se e*ite j*s*amente reduzir tudo o *ue se
</line>
</par><par>
<line>
p*de pr*por
</line>
<line>
pelo exe*c*ci* *a
</line>
<line>
lin*uag*m
</line>
<line>
ao projeto de seu locutor - "quis escrev*r
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
di*curso...". Tais co*sider*ções parecem e**on*rar ressonânc*a na caracteriz*ção a respeito da
</line>
</par><par>
<line>
vertente f*losó**ca na qual
</line>
<line>
se inscreve Górgia*. C*m ef*ito, so*istas enfatizam a "volat*lidade
</line>
</par><par>
<line>
do* consensos sobre a f**idez da ver*ade" (MARTINS, 2004, p. 453). Dito de outro mo*o, aos
</line>
<line>
sofistas é atribuído *e modo mais recorrente u* relativismo, a tese rad*cal "da *mpossibilid*d*
</line>
<line>
d* **tab*lec*rem-se ve*dades universalmente válidas, autônomas com rel*çã* às circunstâncias
</line>
<line>
con*re*as, contingentes e variáveis ** experi****a *umana" (*A*TIN*, 2004, p. 450).
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 6, art. 1*, p. 2*7-245, nov./dez. 2019
</line>
<line>
*ww4.fsan*t.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. R. D. Rodri*ues
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
Assumindo a relação com a verd*de co*o cri*ério p*ra a*álise das ve*tentes f*lo*óficas
</line>
<line>
em debate, rec*nhece-se, ainda que não ten*a re**bido o lugar *e de*taqu* no *e*e*vol*i*ento
</line>
<line>
do pensa*ento ocident**, como p*ten** uma orienta*ão que afi*ma a provisorie*ade do v*nculo
</line>
</par><par>
<line>
*inguagem/mundo: "jamais diss*c**ndo-se dos *ssunt*s humano* de
</line>
<line>
qu* t*mam parte, [as
</line>
</par><par>
<line>
expressões] insc*ev**-*e circunstanciadam*nte no fluxo dessas p*á*icas, com *feitos *ossív*i*
</line>
</par><par>
<line>
*ui*o variad*s, efeit*s que podem ta*vez s** *stimad*s mas
</line>
<line>
nunca garanti*os
</line>
<line>
de ant*mão"
</line>
</par><par>
<line>
(MARTINS, 200*, p. 453).
</line>
</par><par>
<line>
E*s* *posta se caracte*iza ta*t* por sustentar
</line>
<line>
u*a fragi*ização da* formas
</line>
</par><par>
<line>
aparentem*nte estáveis do mundo, privi*egiando um estado de coisas *empre em devir, q*anto
</line>
</par><par>
<line>
po* afirma* uma *imensão de int*rven*ã*
</line>
<line>
da lingu*gem sobre mundo ao qua* s* propõe *
</line>
</par><par>
<line>
desc*ev*r. Em contraposiç*o à filosofia da rep*esent*ção, por r*zõ*s diversas, a linguagem *ão
</line>
</par><par>
<line>
poder*a pro*o* uma
</line>
<line>
cert* orden*ção *o mundo, fornecendo-lhe *l*me*tos que o t*rnar*am
</line>
</par><par>
<line>
int*ligível,
</line>
<line>
nem o mundo estar*a à *isposição
</line>
<line>
d* l*ngua*em para *ue *ude*se ser captável
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ap*eensível.
</line>
</par><par>
<line>
Outro po*to forte de tor*ão das premissas *ue insistem em *i*lumbrar na ling*agem um
</line>
<line>
plan* de o*denação do *undo **s remete à filosofia da di*erença, que *ncont** em F.
</line>
</par><par>
<line>
N*etzsche um exp*ente avassala*or. Para o autor, as limitações apon*adas anteriorm*nte
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
respeito de uma
</line>
<line>
pretensa superposição e**re a **dem
</line>
<line>
da linguagem as for*as *
</line>
<line>
*o
</line>
<line>
m un*o
</line>
</par><par>
<line>
apenas ilusoriamente
</line>
<line>
poderiam se constituir segundo
</line>
<line>
esse jogo de *up*a
</line>
<line>
*apt*ra. Longe de
</line>
</par><par>
<line>
cor*e*ponder a u* fun*ionamento estável e reconhecíve*, a tensão entre mundo e linguag*m é
</line>
<line>
deb*t*d* como uma sé*ie *etafórica, em que co*ceito, image* * som não s* a*sociam sen*o
</line>
<line>
por **slocamentos provis*r*os:
</line>
<line>
"A \coisa em si\ (tal seria j*sta*ente a verdade pura sem con*equê*cias) é, t*mbém
</line>
<line>
pa*a o formador da linguagem, inteiramente incaptável e nem sequer algo q*e vale a
</line>
<line>
pena. Ele des*gna as r*la*ões da* c**sa* aos *omens e toma em auxílio para expri*i-
</line>
<line>
las *s mais auda*ios*s m*t*foras. Um estímulo nervoso, pr*mei*a*en*e tra**po*to em
</line>
<line>
uma imag*m! Pri**ira met*fora. A im*ge*, por su* vez, modelada em um som!
</line>
<line>
S*g**da metáfora." (NIET*SCH*, 1983, p. 47)
</line>
<line>
A r*tomada bastante pontual * qu* or* procedemos não corres*onde a qua*quer proje*o
</line>
<line>
de reconstituir uma pretensa *inea*idade *ist*rica, que nos u**ria à fil*sof*a antiga. Talve*, em
</line>
</par><par>
<line>
maior afinid*de com o
</line>
<line>
"estra*ho cast*go", outro** denuncia*o por Foucault, seja "p*ecis*
</line>
</par><par>
<line>
co*t*nuar, *al*ez já tenha aconte*ido, tal**z me t*nham le**do ao limiar de m*nh* his*ór*a,
</line>
</par><par>
<line>
dia*te
</line>
<line>
d* por*a que se ab*e so*re minha
</line>
<line>
histó*ia, e* me surpreende*ia *e ela se abrisse"
</line>
</par><par>
</page><line>
(*OUCAULT, 2*05, p. 6). Para o au*o*, essa imposiçã* ao exercício inces*ante d* "começar",
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 6, art. 12, *. *27-245, n*v./dez. **19 www4.fsa*et.co*.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Que Torna P*ssí*el u*a Abordagem Pragmát*c*-Enu*cia**va de *is*urs*s?
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
<line>
a que s*ría*os for**dos pe*a ação contí*ua das *nsti*u**ões, se opõe a uma i***ieta*ão com os
</line>
<line>
d**cursos:
</line>
<line>
"... inq*ietação diante do q*e é o di*cu*s* em sua r*a**dade mate*ial de coi*a
</line>
</par><par>
<line>
pronunci*da ou escrita; inquietação di*nte de*sa existê**ia tra*si*ória destinada a
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*paga* sem d*vida, mas segu*do *ma duração que não *os pertence; inqui**ação de
</line>
<line>
sentir sob e*sa ativi*ade, to*avia coti*iana e cinzenta, *oderes e perigo* *ue mal se
</line>
</par><par>
<line>
imagi*a; inq*i**açã* d* s**or l*tas, ***órias,
</line>
<line>
ferimento*, dominações, servidões,
</line>
</par><par>
<line>
a**avés de tantas p*lavras cujo u*o há tanto *empo re*uziu as aspe*idades"
</line>
<line>
(FOUCAULT, 2005, p. 8)
</line>
<line>
P*rece ser prod**ivo, desse modo, delimit*r uma tensão que se reelab*ra d* *iferen*es
</line>
<line>
modos nas reflexõ*s contemporâneas sobre * linguagem. Proc*ro, n* próxim* item, delimitar *
</line>
<line>
m**o como a cone*ão entre teoria do dis*urso e reflexão filosófica tem sido pensada, para
</line>
<line>
*i*cunscrever o ca*inho que pret**d* pe*corr** aqui.
</line>
<line>
3 RESULTADOS E DI*CU*SÕES
</line>
<line>
3.1 As análises do disc*rso e *m exercício *e const*t*ição de suas fronteiras
</line>
<line>
Com ef*it*, a atualidade *es*a *iscussão *eside, a meu ve*, *ntre o**r*s aspectos, na
</line>
<line>
*ntensa profusão de rótul*s *e ab*rdage** discursivas, que nos convocam n*o ap*nas ao
</line>
<line>
*esen*olvim**t* de sua prática, mas também a uma constan*e *eflexão m*ta-teó*i*a.
</line>
</par><par>
<line>
Em seu g*s*o fundado* de um tipo de *rabalho c*m a
</line>
<line>
lingua*em proveniente do
</line>
</par><par>
<line>
des*oca****o entre t*rritórios di*cip*in*res, M. Pêcheux (1997) sal*entav* * necessidade de
</line>
<line>
escavar as im*licações teóricas e polí**cas das *rática* *e *n*lise vigente*. A respei*o dess*
</line>
<line>
t*ab*l*o sobre a* *ronteiras disc*pl*nares, Or*andi, destaca que;
</line>
<line>
"... não se traba*ha, c*mo na L*n*uí*tica, com a língua *e*hada nela m*sma, mas com
</line>
</par><par>
<line>
o d**curso,
</line>
<line>
q*e é objet* **cio-históric* e* *ue o **ngu*stico intervém
</line>
<line>
c*mo
</line>
</par><par>
<line>
*ressuposto. *em se trabalha, *or outro lado, com a históri* * socied*d* com* e
</line>
<line>
s*
</line>
</par><par>
<line>
elas fossem independentes d* fato de que elas significam" (ORLA*D*, 2005, p. 16).
</line>
<line>
N*sse empree*dimento teóri*o e também, co** ele próprio des*acava, político, n*çõ*s
</line>
<line>
com* as de condições de produção, fo*m*ção discursiva e interdiscurso atest*m a pre*cupação
</line>
<line>
com a a*o**a de que os enun*ia*os não ** v*ncularia* primord*almente ao* sujeit** que *s
</line>
</par><par>
<line>
*roferiram, ne* a um *st*do de coisas
</line>
<line>
que lhe* *eria exterior. As r*feridas noções a*ontam
</line>
</par><par>
</page><line>
para co*sidera*õe* acerca da in*tânc*a subjetiva e dos *ro*essos sociais que não se perm*tiriam
</line>
<line>
*preender apenas por suas formas visíveis mai* im*di*tas. Em outras palavras, a instância
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. *6, n. 6, art. **, p. 227-245, nov./dez. 2019 www4.f*an*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. *. D. Rod*ig*es
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
sub*etiva n*o se reduz à fo*m* individu** que s* impõe dian*e de mim no m*m*nto em *ue
</line>
<line>
t*ma a palavra, assi* como os eve*tos sociais *ão s* circunscrevem apenas ao que se descreve
</line>
<line>
*o mo*ento em que se diz algo - essas formas do mundo p*etensame*t* evident*s * anterio*es
</line>
<line>
aos enunci*dos.
</line>
<line>
Essa du**a recusa - *e *ma in*tância subje*iva reduzida * forma in*ividual que põe
</line>
</par><par>
<line>
enunciados *m circulação de um *oci*l c*mprimido aos contor*os que s* ev*de*ci*m e
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
situações
</line>
<line>
imediatas - p*r*ce *er motiv*do parte do empreendim*nto *eór*c* no
</line>
<line>
âmbito dos
</line>
</par><par>
<line>
*st*dos do di*curso e **
</line>
<line>
interfa*e* disciplina*es construídas nesse **rcurso de re*lexão. Mais
</line>
</par><par>
<line>
rec*nteme*te, D. *aingueneau (2015a, 2015b) ve* p*opond* uma *ategorização *ess*
</line>
<line>
percurso de i*terfa**s di*c***inar*s, co*s*dera*do ora três modali*ades d* encontro e interesse,
</line>
<line>
ora reagrupando-os em d*as ve*te*tes. Em artigo pu*licado *rigina*men*e e* 2012 e traduzido
</line>
<line>
em 2*15, Mai*gueneau sugere que sejam consideradas *rês populações de discursivis*as.
</line>
<line>
No **imeiro grupo, o autor inclui "os p*squisadores cuja visada é de ordem filosófica
</line>
</par><par>
<line>
ou pa*a-filosófica" e *igado* a
</line>
<line>
te*as co** "o p*der, * *iferenç* sexual, a s*bjetividade,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
escritura, a dissidência, o pós-colonialism*..." (MAINGUENEAU, **15a, p. *2). No segundo
</line>
</par><par>
<line>
gr*po, o autor circunscreve
</line>
<line>
"os que uti*izam a **álise do di*curs* como \m**odo q*alitativo\
</line>
</par><par>
<line>
disponí*el na caixa de *erramentas das ciências soci***", afirmando q** esse tipo de interesse
</line>
</par><par>
<line>
não *e*ia o pr*jeto de
</line>
<line>
p*op*r qualquer
</line>
<line>
reflexão ace*ca dos conceitos e métodos
</line>
<line>
empreg*dos,
</line>
</par><par>
<line>
mas de, *or me** dele, fazer emer*ir saberes que tenham vinculaçã*
</line>
<line>
com outros *erritórios
</line>
</par><par>
<line>
discip*inares. Como adv*rt**cia a esse tipo *e emprego, o autor cons*dera q*e "o ri*co de
</line>
<line>
t*l
</line>
</par><par>
<line>
us o da
</line>
<line>
análise do discu*s* de apagar, ou, ao menos, b*rrar a fronteira é
</line>
<line>
entre o estu*o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
discurso e a* técnic*s típicas da
</line>
<line>
análise *e c**teúdo" (MAI*GU*NEAU, 2015a, *. 34). Já o
</line>
</par><par>
<line>
*erceiro grupo, o
</line>
<line>
autor
</line>
<line>
esta*e*ec* que
</line>
<line>
"é c*ns*ituído pelo* pesquisadores qu* *e es*o*çam por
</line>
</par><par>
<line>
man*er u* equilíbrio *ntre a reflexão sobre * fun*ionamento do *iscur*o * a compreensão de
</line>
<line>
fenô*eno* de ordem sócio-histórica ou ps*coló*ic*" (MAINGUE*EAU, 2015a, p. 3*-35).
</line>
<line>
Sem que haja *ua*que* menção à fo*mu*a*ão an*erior, o autor propõe reagrup*r e*sas
</line>
</par><par>
<line>
*rês
</line>
<line>
c*t*gorias *e
</line>
<line>
discursiv*stas em ap*nas duas,
</line>
<line>
*m* das quais s*
</line>
<line>
*ubdividiria. M*ntendo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
divórcio e*tre o grupo *e di**ursivistas que recorrem * noção de **scurso co*o *ma *ategor*a
</line>
<line>
*e or*em filosófica e *anifestam interesse pelos estudos cu*tur*is e pelo construcioni*** e o
</line>
</par><par>
<line>
g*upo q*e se interessa p*r
</line>
<line>
*m t * po
</line>
<line>
de corpus e o
</line>
<line>
investiga
</line>
<line>
de
</line>
<line>
diferentes modos * a *artir de
</line>
</par><par>
<line>
ferramentas teóri*o-metodológ*cas d*sti*tas, Maingueneau (2015b) su*ere
</line>
<line>
pr*vile*iar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tra*alho
</line>
<line>
c*m um tipo de *ate**al es*ecífic*
</line>
<line>
c*mo *r*tério *repo*dera*te. A esse
</line>
<line>
segundo
</line>
</par><par>
<line>
grupo *
</line>
<line>
*utor p*o*orá uma subdi*isão int*rna, procura*do destaca* recurso à análise o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
</page><line>
disc*rso com* fer*amenta m*todol*gi*a de inves*imento em formu*ações teórico-
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na, v. 16, n. *, art. 12, p. 227-245, n*v./dez. 2019 www4.fsanet.com.*r/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Que *orn* Possível uma Abo**agem Pragmático-Enunciativa d* Discu*s*s?
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
metodológicas. Uma **aliação dess* reformulação já pôde ser observada em Deus*ará
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Rocha:
</line>
</par><par>
<line>
"* *earrumação do *am** proposta pelo au*or denuncia, ai*d*
</line>
<line>
qu* se * *xp*icit*r, o
</line>
</par><par>
<line>
c*aro *rivilé*io da **tureza e
</line>
<line>
d* t*po *e relação mant*da *om u* corpus espec*fico,
</line>
</par><par>
<line>
tanto para promover * separação e*tre os *ois grupos, q*a*to para *roceder à
</line>
<line>
subdivi*ã* interna do segundo g*u*o" (DEUSD*RÁ; ROCHA, 2*18, p. 18).
</line>
<line>
Ess* rear**maç*o p*odu* u* *feito que conside*o negativo, confor*e já apontado, *ue
</line>
</par><par>
<line>
é o de "*partar
</line>
<line>
em e**esso um território
</line>
<line>
discip*inar *m tor*o da
</line>
<line>
li*guag*m de outras áreas
</line>
</par><par>
<line>
co*e*as, cujo inter**mbio conce*tu*l se mostrou i*dis*e*sáv**
</line>
<line>
desde *s primeiros gestos de
</line>
</par><par>
<line>
uma perspe*tiva discurs*va" (DEU*D*R*; ROCHA, 2018, p. 18). C*mo s* *ôd* observar, o
</line>
</par><par>
<line>
trabalho reflexivo r*speito da concep*ão de linguagem **e orie*ta a a
</line>
<line>
perspe*ti*a discursiva
</line>
</par><par>
<line>
e* que t*nho inv*stido parece con*ti*uir-se
</line>
<line>
como um e*ercí**o pr*dutivo j*stamente *ela
</line>
</par><par>
<line>
p**sib*lidade que
</line>
<line>
se
</line>
<line>
vi*lumbra
</line>
<line>
de rest**uir uma
</line>
<line>
dim*nsão dos estudos do discurso q*e se
</line>
</par><par>
<line>
en*on*ra em *isputa.
</line>
<line>
Uma *utr* advertênci* que se impor*a ao trabalho refl*xivo sit*ado na *nt**seção entre
</line>
</par><par>
<line>
as pe*sp**tiva* enunciativa e **agmática
</line>
<line>
enc*ntra-se formulada a se*uir. In*cialmen*e,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
aproxima*ão entre a *nálise do *iscurso e a e*unci*çã* se co*stitui*ia p** um e*e*cí*io
</line>
</par><par>
<line>
bastan*e de*icado, para nã* dizer controverso, conforme se pode nota* no se*uinte trecho:
</line>
<line>
"o
</line>
</par><par>
<line>
desconforto do* ana***tas do discur*o com o campo da enunciação deve-se, em especial,
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
entendimen*o
</line>
<line>
de que Émil* Benv*nist* a*re*entaria uma co*cepção ego*êntri**
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
sub*etivi*ade" (F*ORES, 2017, p. 57).
</line>
<line>
Merece ainda *esta*ue, consi**rando a proposta de re*lexã* formulada, * se*uinte
</line>
<line>
citação: "A pragm*tica é o verda*eir* Outr* da AD. Por mais que t*m*ém combata as
</line>
</par><par>
<line>
gramáti*as fo*mais univer*ais, que se afa**e e
</line>
<line>
das sociologias da ling**gem * das
</line>
<line>
semânt*cas
</line>
</par><par>
<line>
*ógicas, s*u verdadei*o adversário é * p*agmáti*a" (P*SSENTI, 2003, p. 3*3).
</line>
<line>
À p*im*i*a v*sta, o posic*onamento *pr*sen*ado an*er*o*mente inviabilizaria o projeto
</line>
</par><par>
<line>
que p*op**ho a*u* - pragmática e a an*lise do a
</line>
<line>
d*scurso *e caracterizam pela disputa por se
</line>
</par><par>
<line>
circunsc*ever, por meio de apa*atos teórico-filo*óficos dis*i*tos, *o *esmo lugar
</line>
<line>
epis**mol*gi*o. Ta* reconhecime*to t*rnaria **viável * *m*reendimento de buscar pontos de
</line>
<line>
contato que pudesse* *avorecer o *esen*olvime*to dos quadros *eóricos e* di*cus**o.
</line>
<line>
Consid*rar ser p**sível realizar aqui um duplo *ovimento que se ca*acterizaria por
</line>
<line>
aco*her *s *dvertên*ias acima apresentadas e, simu**a*eamen*e, ins**tir no tra*alho *eflexivo
</line>
</par><par>
<line>
ora pr***st*. Para ta*to, *erá pr*ciso
</line>
<line>
dissocia* a men**o que se f*z aqui aos limi*es
</line>
</par><par>
</page><line>
c**sti*u*dos *anto pela enunciação quanto pela *rag*át*ca *omo dis**p**n*s que concorrem n*
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina *I, *. **, n. *, a*t. 12, p. 22*-245, nov./*ez. 2019 www4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. R. D. *odrigues
</line>
<line>
236
</line>
</par><par>
<line>
campo dos estudos d* linguagem do debate *ilosófico que s* p*ut* por uma conce*ção
</line>
</par><par>
<line>
orientada pel* enunciação * pela p*agmática **mo formas de co*c*ber d*s pr*ticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
li**u*gem.
</line>
</par><par>
<line>
Dessa fo*ma, conside*o ne*e*sá*io ressal**r que o i*teresse *or *ma filosofia
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
lingua*em q*e a
</line>
<line>
a*irme com* "forma de vida" se encontra *a base de di*ersas propos*as
</line>
</par><par>
<line>
*eórica*. A AD que tenho p*atica*o vem a*su*in*o o enc*ntro ent** os estud*s pragmátic*s e
</line>
<line>
enunciativos como po*to *e inters*ção pr*dutiv* e po*ente para *ma i*tervenção *eór*ca. Ne*s*
</line>
<line>
dir*ç**, pr*tend* r**upe*ar aspect** do* estudos em pragmáti*a * em enunc**ção qu* temos
</line>
<line>
**nsiderado potentes *ara a const*ução teóri*a na abordagem d*scu**iva.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Uma perspectiva enunciativa * su* *ontribuição pa*a a
</line>
<line>
com*reensão *o sujeito na
</line>
</par><par>
<line>
*inguagem
</line>
</par><par>
<line>
Assumo
</line>
<line>
o artigo **t*tulado "Da *ubjetividad*
</line>
<line>
na linguagem", d* É. Benv*niste,
</line>
</par><par>
<line>
originalment*
</line>
<line>
public*d* em 1*58 e reproduzido no volu*e I
</line>
<line>
d* cole*ânea Pro*lema*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
L*nguí*tica Geral, como t*xto-síntese da *rovo*ação que a per*p*cti*a
</line>
<line>
enunciativ* po*e
</line>
</par><par>
<line>
fornecer
</line>
<line>
aos e*tudos ** d**curso. A intervençã* do autor no referi*o tex*o já s* inicia
</line>
</par><par>
<line>
circunscreven*o uma *olêmica: a linguagem nã* pode ser observa*a *omo um inst*ume*to de
</line>
<line>
c*mun*cação.
</line>
<line>
Al*uns aspec*os possibilitam s*tuar a discussão propos*a pel* autor e contribu*m para
</line>
</par><par>
<line>
justificar a e*colha feita. * p*blicaç*o ori*inal dat* de
</line>
<line>
195*, mais de uma dé*ada
</line>
<line>
apó*
</line>
</par><par>
<line>
"Estrutu*a das relações
</line>
<line>
de p*ssoa *o verb*", de
</line>
<line>
1946, e
</line>
<line>
dois ano* mais tarde em r**ação "A
</line>
</par><par>
<line>
natureza do* pronomes", de 1956. Nota-s*, dess* mod*, que o texto de nosso interesse expressa
</line>
</par><par>
<line>
uma reflexão, de certo modo, *á amadu*ecida, te*d* inclusive formulado na*
</line>
<line>
re*erênci*s
</line>
</par><par>
<line>
anter*ores a *i*tinção "**ssoa" / "não pess*a", que crit*c* a ilusór*a simetria ent*e as pessoas,
</line>
<line>
produzida **la *lá*sica descriçã* *ramatical.
</line>
<line>
Ape*as para *orn*cer ele*entos que considero rele*ant*s par* o *ropó*i*o d* trabalho
</line>
<line>
refle*ivo aqui proposto, recupe**, de *odo sinté*ico, os *rit*rios formulad*s para *stabel*cer *
</line>
<line>
dist*nção mencio*ad* anterior*en*e: i) a unic*dade esp*cífic* - "o \eu\ *ue enuncia, o \*u\ ao
</line>
</par><par>
<line>
*ual \e*\ s* dirige são cada vez únicos. \Ele\, p*rém, pode ser
</line>
<line>
uma infin*dad* de sujeitos"
</line>
</par><par>
<line>
(BE*VENISTE, 2005, p. 253); ii) a inve*si*ilidade - "o que \eu\ defin* como \tu\ se pensa e
</line>
<line>
po*e inverter-se \eu\, e \e*\ s* torna um \tu" (BE*VE*ISTE, 2005, p. 25*); ii*) predicação
</line>
</par><par>
<line>
v*r*al -
</line>
<line>
"* \ter*e**a
</line>
<line>
p*ssoa\ é a *nica *ela
</line>
<line>
qual uma coisa é predicada *er*almente"
</line>
</par><par>
<line>
(B*NV*NISTE, 2005, p. 253).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. ***, T**esin*, v. *6, n. 6, art. *2, p. *27-245, *ov./de*. 2019
</line>
<line>
www4.fsa**t.c*m.b*/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Que Torn* Poss*ve* uma Ab*rdagem Pragmático-E*unciativ* de Discursos?
</line>
<line>
2*7
</line>
</par><par>
<line>
Desses três crit*rios, as n*çõe* de u*icidade e de inversibilidade sugerem *m interesse
</line>
<line>
pelo estabelecimen*o da s*t*ação de troc* verbal *omo in*tânc*a privileg**da do funcionamento
</line>
<line>
d*s línguas.
</line>
<line>
Já, em "*a subjet*vidade na linguage*", além de se situar cronologic*mente po*t*r*or à
</line>
<line>
propos*ção *o par "*essoa" / "não pe*soa", o fato *e *er sido publicado *m periódico d* área d*
</line>
</par><par>
<line>
psicologia par*ce ter *av*r*ci*o su*
</line>
<line>
*o**ção filosófica *ais acentuada. A*nda no i*ício do
</line>
</par><par>
<line>
t*x** serão fornecidos argume*tos relevantes para a re*usa ap*es*ntada. Transcrevo a seguir
</line>
<line>
um trecho mais longo que permit* o *rocesso d* des*ons*rução *u*te*tado:
</line>
<line>
"Na *ealidade, a comparação d* lin*uage* *om um instr*ment*, e é p*eci*o realmente
</line>
<line>
qu* seja com um instrum*n*o material para que a compar*ção seja pel* menos
</line>
<line>
in*e**gível, *eve e*cher-nos de desconf*ança, **mo toda n***o simplista * res*eito da
</line>
<line>
ling*agem. Falar de instr*mento é pôr em oposição o h*mem e a natureza. A pi*a*eta,
</line>
<line>
a flecha, a roda não est*o na natureza. Sã* fabr*caç*es. A lin*uagem está na na*ureza
</line>
<line>
do homem, que não a fab**c*u" (*E*VENISTE, 200*, p. 285).
</line>
<line>
** *rech* em desta*ue, dive*sos as*ecto* pare*e* enc*ntr*r ressonância com o projeto
</line>
<line>
de refl**ão ora proposto. Destaco a **sociação feita entre a dimensão conceitual e instrumento*
</line>
</par><par>
<line>
c*ncr*tos, que possuem, nas experiênc*as humanas,
</line>
<line>
u* os
</line>
<line>
e f*nalid*de* *articu*ares
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ex*lic*tam*nte utilit*ri*s. Com essa asso**ação, ganha rele*o a distinção entre natureza
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
cu*tura. A nat*reza remete à ordem daq*ilo d* q** *ão se pode afastar, e* oposiçã* aos
</line>
</par><par>
<line>
inst*umentos, f*br*cações q*e res*ondem necessid*des concretas e que, port*nto, po*suem a
</line>
<line>
f*na*id*des es*ecíf*cas. Po* meio dessa cadei* associati*a *e pretende descons**uir a atribuição
</line>
<line>
à linguagem de uma pr**rie*ade instru*en**l. A razão fund*mental **ra essa desconstrução
</line>
<line>
res*d**ia na prop*sição de q*e o homem nã* p*de se afastar da linguagem. Mesmo a circ*lação
</line>
</par><par>
<line>
de palavras
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
u* outr* indivíd** *orne*eria a indevida ilusão e
</line>
<line>
de qu* esses *lementos
</line>
</par><par>
<line>
pudessem exibir uma exter*oridade "um pedaço de m*m", uma "met**e exilada de mim", -
</line>
<line>
como *uis o poeta.
</line>
<line>
* au*or considera uma ingenuidade imagina* q**, em um per*odo rem*t*, "*m ho*em
</line>
</par><par>
<line>
complet* desc*briria um semelhante igualm*nte comp*et* *, en*re ele*, pouco a pouco,
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
elaboraria a *inguagem" (B**VE*ISTE, 200*, p. 285).
</line>
</par><par>
<line>
A polêmic* apres*nt*da pelo au*o* merece ce*t* d*staque por *onter elementos que no*
</line>
<line>
*nte*essam especialmente:
</line>
</par><par>
<line>
"Nã* at*ngimos
</line>
<line>
nun** o *ome* *e*arad* da l*nguag*m * não o vemos nunca
</line>
</par><par>
</page><line>
inven*ando-a. Não a*ing*m*s jamais o *omem *eduzido a si *esmo e pro*urando
</line>
<line>
conc*be* a existência do outro. É um ho*em falan** que encontram*s *o mundo, um
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 16, *. *, art. 12, p. 227-245, n*v./dez. 2019 www4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. R. D. Rodri*ues
</line>
<line>
23*
</line>
<line>
*omem fal*ndo com *utro *o**m, e a linguagem en*ina a *róp*ia d*finição de
</line>
<line>
h*m*m" (*ENVENISTE, 2005, p. 28*).
</line>
</par><par>
<line>
Em tod* * f*agmento o que se observa, na recusa da visão instrume*tal da ling*age*, é
</line>
<line>
o fato de que ga*h* con**rn* u*a conc*pção sobre a própria condi*ão do humano: "a
</line>
<line>
linguagem ensina * própr*a definiç*o ** h*me*", d*s*aca o autor. Uma condição **man* que
</line>
<line>
se *unda, pod*ríamos diz*r, nas in*eraçõ*s, marcada pelo *igno da alteridade. Não há "*omem
</line>
<line>
com*leto" a*tes dos encontros *ossibilitad*s pela *i*guage*.
</line>
<line>
"A co***iência de si me*mo só é possí*el se exper*mentada por contras*e. Eu não
</line>
</par><par>
<line>
e*prego eu * não ser dirigindo-*e a alguém, que será na min*a
</line>
<line>
al*cução um tu"
</line>
</par><par>
<line>
(BE*VENI*TE, 2005, p. 2*6). H*, ne*sa *laboração, que merece desta*ue e que, *eu ver, a
</line>
<line>
pod*ria ser a*pliado: a rec*sa da anteri*ridade de "um homem comp*eto" e um "mundo da*o"
</line>
<line>
fre*te à lingua*em.
</line>
<line>
Na sequênc*a, o aut*r pro*orá uma def**ição d* subjetivi*ade como "* ca**cidade *o
</line>
<line>
locuto* de se prop*r como \sujeito" (B**VENISTE, 2005, p. 286). Em **tra fórmula proposta,
</line>
</par><par>
<line>
"é \ego\ que di* ego". N*ssa fór*ula, há um* instig*nt* *orrel*ção entre ser * d*ze*. Se
</line>
<line>
** a
</line>
</par><par>
<line>
das leituras atribu*da* a analis*as do dis*urso teri* compreen*ido nela um destaque excessivo à
</line>
<line>
instânci* egóica, d* *inha parte, gostar*a d* ressaltar *ma outra *eitura. *onge *e encontrar um
</line>
<line>
p*ral**o e ex*res*õe* como "**u o que digo" - que teria e**re outros aspectos o in*onvenien*e
</line>
<line>
de a**ocia* à subje**vid*de o conteúdo "do que digo" e q** confundiria "diz*r" co* "exp*ess*r
</line>
</par><par>
<line>
uma substância
</line>
<line>
interna" e anterior
</line>
<line>
*o dizer. Em
</line>
<line>
o**ra direção
</line>
<line>
b*stant* *is*in**, * fórmula
</line>
</par><par>
<line>
pr*pos*a parece afirmar um* d*mensão de atualidad* *ntr* toma* * palav*a e inve*t*r-se na
</line>
<line>
instância subjetiva - **r é t*mar a palavra.
</line>
<line>
Outras passagens do t**to *ar*cem re*orça* e*sa **reção ass*mi*a aq*i: "a lin*ua*em
</line>
<line>
só é pos*í*el por*ue ca*a locutor se ap**senta com* sujeito, re*etendo a el* mesmo como eu
</line>
<line>
*o seu di*curso" (BENVENI*TE, *005, *. 286).
</line>
<line>
Como se observa, tam*ém aqui é a pr**ria tomada da p***vra que investe o lo*utor na
</line>
<line>
c*ndição de suje**o - denomin*d* a*u* como di*e*são de a*u*lidad*.
</line>
<line>
"Caem *ssim as velhas ant*nom**s do \eu\ * do \outro\, do in*ivíduo e da sociedade.
</line>
<line>
Dualida*e que é ilegítimo e errôn*o r*duzir a um só termo or*ginal, qu** esse **rmo
</line>
</par><par>
<line>
único sej* p eu, que de*eri* estar i*stalado na su* pró*ria c**s*iência
</line>
<line>
p*ra a*rir-s*
</line>
</par><par>
<line>
então à do \próx*mo\, ou seja, ao contrário, a soci*dad*,
</line>
<line>
que p*eexist*ria como
</line>
</par><par>
<line>
totali*ade ao ind*víduo * da qual est* só se teria **st*c*do à m*dida que a*q*iri*se a
</line>
<line>
c*nsciênc*a *e si me*mo. É *uma relação dialética *ue englo*e os dois termos e os
</line>
<line>
*efina pel* r*lação mútua que s* *esc*bre * fundament* lin*uísti*o da subjetivida*e".
</line>
<line>
(BENVENISTE, 2005, p. 287)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 16, n. 6, art. 1*, p. 227-245, nov./dez. 2019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Q*e Tor*a Possí*el uma Aborda*em *ragmático-Enuncia*iva de *iscursos?
</line>
<line>
239
</line>
</par><par>
<line>
Talvez a p**pria *nunciação do au*or pudesse nos *n*pirar e* seu tom simultane*men*e
</line>
<line>
ritual e imposit*vo que e*a sustenta, em "caem assim as velhas a*tinomias do \e*\ * *o \outro"!
</line>
</par><par>
<line>
A d*stâ*cia entre in*ivíduo e sociedade s*t**rada pe*o auto* *
</line>
<line>
um princ*pio teóri*o a se*
</line>
</par><par>
<line>
*ons*antement* pe**eguido, que se realiza *or um *uplo movimento: o reco*hecimen*o de uma
</line>
<line>
*ime*são de alteridade - fu**ad* na ideia de que o \eu\ se inscreve tão somente pelo contraste
</line>
</par><par>
<line>
com um \t*\, em relação ao q*al
</line>
<line>
se define e com o qual *antém uma
</line>
<line>
d*nâmica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
rever*ibi*id*de - e
</line>
<line>
de uma di*ensão de atualidade da subjetividade - caracte*izada
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
funcionamento microfí**co, para usar um **rmo **uc*ultian*, da enunciação, a q*e a *ada
</line>
</par><par>
<line>
t**ad*
</line>
<line>
da palavra *e realiz**se co*jun*a*e*te a *ei*indic*çã* d* inscr*ção do indivíduo
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
instância sub*etiva. Com ef*ito, é a p*ópria figur*ção da sub*etividade na linguagem que g*nh*
</line>
<line>
contornos bas*ant* dis*i*to* *e um sens* co*um e, possi*elment*, de uma co*cepção atrib*ída
</line>
</par><par>
<line>
em ou*ro momen*o
</line>
<line>
*o próprio aut*r,
</line>
<line>
segundo a qual * sujei**
</line>
<line>
não preexi*te às si*uações de
</line>
</par><par>
<line>
trocas verbal, ao *o*t*ário, el* se consti*uiria justamente c**o e*eito d* to*a*a da palavra pelo
</line>
<line>
*nd*víduo. **to de *ut*o modo, s*jeito não é a *orm* *isível que se impõ* diante de mim, *as
</line>
</par><par>
<line>
um *fei** que não
</line>
<line>
está *em dado
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
a*te*ão,
</line>
<line>
nem ga*an*i*o
</line>
<line>
por su*s condiç*es
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
vi*ibi*idade, m*s sempre submetido às circunstân*ias *oncretas n*s qua*s e*e*ge.
</line>
<line>
3.3 Um* p*rs*ecti*a prag*ática e a contribuição da performatividade
</line>
</par><par>
<line>
Neste item, recu*e*o as co*dições t*óricas por m*io das qu*is L. Austin formula J.
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
noção de **rforma*ivo, des*acando que***e* releva*tes
</line>
<line>
para a pr*blema*ização possib*litada
</line>
</par><par>
<line>
pa*a o campo dos estudos d* discurso. *o* efeito, o interesse pela r*ferida noç*o se j*stifica
</line>
<line>
pelo modo como el* perm*te r*st*tuir os vínculos entre linguagem e mundo, p*ssibili**nd*
</line>
</par><par>
<line>
fragilizar a ant*riori*ade
</line>
<line>
do mund* frent* a *ua pretensa descri*ão pe*o
</line>
<line>
materi*l ver*al. N*o
</line>
</par><par>
<line>
obstante se p**sa i*ua*men*e
</line>
<line>
apre*nder *le*ent*s que *cabaram por conduzir * *ma sanha
</line>
</par><par>
<line>
taxiconômic* em alg*ns de *eus desdob**mentos, t*l co*o **jago*alan (2010) *e* p**curad*
</line>
</par><par>
<line>
demo**tra*, int*ressa-nos especi*lmente
</line>
<line>
o m*viment* o*servad* na p*oposiçã* t*órica
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Aus**n.
</line>
</par><par>
<line>
Ao propo* a *is*inç*o entre performativos e cons*a*iv*s, e* sua 1ª *onferên*ia, A*stin
</line>
</par><par>
<line>
orienta sua *bservaç*o para de*larações que *tend*m à* seguintes condi*ões:
</line>
<line>
"A.
</line>
<line>
que nada
</line>
</par><par>
<line>
\desc**vam\ *em \relatem\, nem constatem, ne* se**m \ver*adeiros ou falsos\; B. cujo
</line>
</par><par>
<line>
p*ofe**mento da sentença *, no todo ou em part*s, a realização
</line>
<line>
*e uma ação, q*e
</line>
<line>
não s*ria
</line>
</par><par>
</page><line>
no**almente d*scrita consist*ndo *m dizer al*o" (AU**IN, 1**0, p. 24).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 1*, n. 6, a*t. 12, p. 227-*45, nov./*e*. 2019 ww**.**anet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. R. D. R*drig*e*
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
Des** modo, o *etorno à *ormulação original permite observar que * propos*ção *e u**
</line>
</par><par>
<line>
n*ção capaz alterar s*g*ificativamente
</line>
<line>
percursos teóricos no âmbito dos estudos linguístic*s
</line>
</par><par>
<line>
oco*r* e* simult**e*dade com *ro*ri*d*d*s implicit*mente atribuídas à linguagem,
</line>
<line>
qu e
</line>
</par><par>
<line>
poderíamos con*iderar *m *ensão. Em "A",
</line>
<line>
pode-se supor q*e se refira às *ecl**a*ões como
</line>
</par><par>
<line>
en*nci*dos que
</line>
<line>
podem "**scre*e*", "relatar", "constat**", "s*r *erda*eiros ou falsos".
</line>
<line>
Ta*s
</line>
</par><par>
<line>
funç*es da linguag*m ma*têm uma o*dem de c*isas segun*o a qual *e poderi* considerar que a
</line>
<line>
linguagem se *once*e como primor*i**mente *eapresentando e*entos que lhe *eriam exteriores.
</line>
</par><par>
<line>
O desta*ue
</line>
<line>
q*e confiro à coexi*tên*ia *e traços/*onceitos apont*ndo para m*do* dis*intos de
</line>
</par><par>
<line>
c*nc*be* a interface linguagem/*und* suge*e que es*e*amos flagrando um pensame*to em ato
</line>
<line>
- *m p*nsam*n*o sustentando e* moviment*s heterogêneo* capa*es de interrogar um d*sejo
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
homoge*eidade. Como *m um fil*e cujas cenas seg*intes s*jam c*nhecida*, já *abem*s
</line>
</par><par>
<line>
que parte do *** se pôde indi*ar aci*a ensej*rá uma revi*ão de seu pensamento. *
</line>
</par><par>
<line>
dese*volv**ento prop*sto p*ssibilitará, para além d* res*ringir a p*e*ença d* ele*e*to*
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
re*etam a uma concep*ã* representaciona* da lin*uagem, ampliar a noção de *erf*rmativo.
</line>
</par><par>
<line>
R*tomem*s as con*ições inic*ais a part*r das quai* a noção de per*ormativo pôde ser
</line>
<line>
formulad*. Se, na cat*go*ização apres*ntada acima, o a*tor pretendia distinguir sentenças que
</line>
</par><par>
<line>
descre*em certas situações de sen*enças cujo proferimento *nscrevam um ato, na sequên*ia
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
autor prop*r* observaçõe* m**s específicas a respe*to da rel*ção entre o profe*i*ent* *e uma
</line>
<line>
sen*enç* desse ti*o e as circunstânci*s nas quais el*s o*orr**:
</line>
<line>
"É se*p*e *e***sário que as c**cunst*n*ias em que as pa*avras f*rem p*oferidas
</line>
</par><par>
<line>
s*j*m,
</line>
<line>
d* *l*um modo, ap*opriadas; *r*q*ente*ente * ne*essár*o que o p*ópri*
</line>
</par><par>
<line>
*ala*te, ou outras pesso**, t*mb** realize det*rm*nad** aç**s de certo tipo, q*er
</line>
<line>
sejam açõe* \f*si*as\ ou \*en*ais\, *u mesmo o profer*ment* de alg*m*s *al*vras
</line>
<line>
adicio*ais" (AUSTIN, 1990, p. 26).
</line>
<line>
Por razõe* cuj*s motivações e*trap*lam o projeto deste texto, as cons*deraç*es de
</line>
</par><par>
<line>
Aus*in *arecem oferecer certa* li*itações à potência d* sua formulaç*o aos
</line>
<line>
performativos. A
</line>
</par><par>
<line>
e*se resp*i*o, caberia dizer que, a*nda
</line>
<line>
que não in*e*esse *anto
</line>
<line>
determin*r se ter** sido *st*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
propósi*o d* seu a*t*r, ta*s l*mitações encon*r*rã* *esdobra**nto* *o modo como a re*erida
</line>
<line>
te*ri**ção ass*mirá f*ições *m alguns de seus desdobramentos.
</line>
<line>
Entre os ecos de sua teoriza*ão, *aja***alan f*rnece uma síntese a *e**eito *o *o*o
</line>
</par><par>
<line>
como o
</line>
<line>
*ens*mento de *ustin que se expressa em f*r*u*aç*o anterior *nstaura uma reflexão
</line>
</par><par>
<line>
**ten*e:
</line>
<line>
"... * verd*de nã* é algo d* que no* aproximamos graças aos in*t*umento* ofer*cidos
</line>
<line>
pela *ilo*ofi* con*encional, mas *lg* inv*riavelme*te medi*do *ela linguagem. *a
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 6, art. 12, *. *27-245, nov./dez. *019
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Que Torna Possível u** Abordagem Pragmático-Enun*iati*a d* Discurso*?
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
perspectiv* convencion*l, a verdade te*ia a pretensão de considerar-*e anteri*r a si
</line>
<line>
*esma. Mas o fato é que con*iderar algo ve**adeiro é r*ali** um ato de fa** que
</line>
<line>
endossa o fato c*mo verdadei*o ou l*e gar*nte u* selo de aprov*ç*o"
</line>
<line>
(*AJA*OPA*AN, 2010, p. 27).
</line>
<line>
Ret*rnamo* ao texto de *ustin, observ*ndo as s*is regras propo*tas, ag**padas duas a
</line>
<line>
duas: A.1) há um pr**ed*mento c*nv*ncion*l (que inclui palavras, *essoas e circunstância*);
</line>
<line>
A.2) h* pess*as e cir*unstâncias particulare* ad*q*a*as a esse procedimento; B.1) esse
</line>
<line>
proce*imen*o *onvenci*nal d*ve ser executado, nes*as circ*nstâncias; B.2) essa exe*u*ão ** dá
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
mod* completo; .1) as *ntenções dos par**cipantes devem es**r *onvergentes com os
</line>
</par><par>
<line>
pensamentos e sent*mentos inv*cados pelos pr*cedimentos; .2) a c*nd*ção dos par*icipant*s
</line>
<line>
se re*ela segu*d* *sse* critérios.
</line>
<line>
Nos gru*os A * B, estariam os de**certos, nos quais se inscre*eri** *s atos
</line>
<line>
*r*tendidos, mas nulos *e dois *ipos: a* más invocações (A.1 e A.2) e as más execuções (B.1 e
</line>
<line>
B.2). No grupo , estariam os abus**, caracterizando a*o *roferidos, *as vazios.
</line>
<line>
Essa c*as*ifi*aç*o encontra-s* esquemat*zada pelo *utor:
</line>
<line>
Figur* 1 - Inf*licidades
</line>
</par><par>
</page><line>
(Font*: AUSTIN, 1990)
</line>
<line>
Exemplos como o batismo de um na*io *u a o*dem para pegar len*as p**ece* expor
</line>
<line>
uma pred*leçã* por uma concepç*o de po*er assentada em rituais **nven*ionai* e nos pode*es
</line>
<line>
Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 16, n. 6, art. 12, p. 227-**5, nov./d*z. 2019 www4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
B. R. *. Rodrig*es
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
cuja legitimidade se encon*ra
</line>
<line>
pacificada. Convenç*es e *roce*imentos ta*s como *ormulados
</line>
</par><par>
<line>
pelo autor *emetem à ordem do **sti***do. Talvez seja preciso reconhecer ne*sa discussão u*
</line>
</par><par>
<line>
aspecto qu* não p*rece alcançar uma s*mples
</line>
<line>
so*ução. Os rit*a*s fa*em ve* atos instituinte*,
</line>
</par><par>
<line>
pr*dutor*s de certos arranjos n* mundo. A* mesmo *em*o, esse* arranjos corre*p*ndem e *e
</line>
</par><par>
<line>
desdob*am a pa*tir de uma funç*o de reit**açã*
</line>
<line>
das instituições a pa*tir
</line>
<line>
das quais se t*rnam
</line>
</par><par>
<line>
poss**eis e, *m algum* *edi*a, in*crevem sua **gitimi*ade.
</line>
<line>
Aind* *ue sej* possí**l observa* tal predileç*o no modo c*mo de**mita os fenô*e*o*
</line>
</par><par>
<line>
de in*ere*se em sua formulaçã* - observação que só
</line>
<line>
*anharia qualqu*r sentido, se se
</line>
<line>
pud e r
</line>
</par><par>
<line>
assumir a elaboração do *u*or como quadro de refer*n*ia e pretender com ele estabelecer o t*po
</line>
</par><par>
<line>
de *i**ogo *u* o*a d*se*am*s constituir -, a noção d* p*rf*rmat*vo não parece se fixar
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
polêmica apre*en*ada anteriormente. Ao contrário, a p*oblemát**a que se encon**a
</line>
<line>
na
</line>
<line>
base da
</line>
</par><par>
<line>
*e*erida n*ção tem pos*ibi*itado inclu*ive refl*xões
</line>
<line>
**e permitam *r
</line>
<line>
além
</line>
<line>
*as condi*ões
</line>
</par><par>
<line>
o*ig*nais *e sua *ormulação. * esse res**ito, re*etemos a Ted*sco:
</line>
<line>
"A p*e*cupação restringe-s* ao *econhe*iment* do elo do dize* c*m as convenções
</line>
<line>
s**ia*s *om as re*ra* s*ciais já *onsagradas. Não houve *nteresse e conh**e* o pr**r*o
</line>
</par><par>
<line>
pr*cesso *e engen**amento da força ilocutó*ia. A questão d*
</line>
<line>
gê*ese da
</line>
</par><par>
<line>
performatividade d*s palavra* te*ia sido esqu*ci*a" (TE*ESCO, 20*8, p. 121).
</line>
</par><par>
<line>
*ara além de pretender *nci*ir s*bre pro*lema*ização abe*ta pe** discu*são ant*rior, a
</line>
</par><par>
<line>
*ulgo *e*essário r*ss*ltar um *specto *ue considero bastante relevante pa*a * at**l*dade
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
invest*gação no c*mpo dos estudos do discurso: a questão da *ênese da per*o*m*tiv*dade. Em
</line>
<line>
ou*ras pala**as, o que vem tornando possível q*e a reiter*çã* dos ritua*s instituídos? Qua*s s*o
</line>
</par><par>
<line>
*s c*ndições
</line>
<line>
de
</line>
<line>
i*st**r*ção de novos mod*s de habit*r o mundo q*e não sejam antecip*v*is
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
que as tensões coexis*entes n*s diferentes modos de conceber a li*guage* resistem desde
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mundo g*e*o an*igo. Com efeito, e*sas tensões vêm ga*hando con*ornos d**ersos e acio*ando
</line>
<line>
*mb*tes variados.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
a*ualidade reivindi*a*a aqui *e circunscreve a um terr*tório situa*o
</line>
<line>
no campo
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
est*d*s
</line>
<line>
*o discur**, cuja relaçã* com a reflexão filosó*ica nem sempr* é re*onheci*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
afirm*da
</line>
<line>
como
</line>
<line>
ta*. Nes*a di*e*ão,
</line>
<line>
foi p*ss*vel revis*tar o modo com* as p*pulações
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teres*n*, v. 1*, n. 6, art. 12, p. 2*7-245, nov./de*. 2*19
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Qu* Tor*a Pos*ível uma Abordagem Pra**á*ico-Enunciativa de D*s*ur*os?
</line>
<line>
*43
</line>
</par><par>
<line>
"discursivistas" t*m si*o distribuídas, produzin*o *omo um de seus ef*i*os um e*cessivo
</line>
</par><par>
<line>
distanciamento frente às qu*stões f*los*ficas que forneceram b**e* *ot*ntes
</line>
<line>
de reflexão
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
anál**e.
</line>
</par><par>
<line>
Dian*e do i*vestim*nto r*aliz*do, pu*emos iden*ificar alguns *esafios
</line>
<line>
que parecem
</line>
</par><par>
<line>
forne*e* elementos a serem c*nsiderados. De
</line>
<line>
um
</line>
<line>
lad*,
</line>
<line>
ressal*amos u*a ref*ex*o acerca *a
</line>
</par><par>
<line>
s*b*etividade *ue *e *esloca fr*n*e *o senso comum que supõe serem o* sujei**s instân*ias
</line>
<line>
visíveis (indi**d*ais?) e esse**i*is * partir dos quais os enu*ci*dos *eriam profer*d**. A
</line>
<line>
*iscussão em**eendid* p*r Benveniste possibi*ita caminhar no senti*o d* as*umir os s*je*tos
</line>
</par><par>
<line>
*omo ef*i*os da tom*da da *alavra pelos locu*ores. Ess* in*tância se car*ct*rizari*
</line>
<line>
por um a
</line>
</par><par>
<line>
di*ensão d* alteri*ade, *onstituindo-se em contr*ste com um \*u\ ao qual se d*rige, e
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
dimens*o de atu*l**ade, evi*enciando sua ***ul*an*idade como o pr*pri* at* de tomada da
</line>
<line>
palavra.
</line>
<line>
J* com a aproximação em *elação às inve*ti*ações prag*áticas de J. L. A*stin, foi
</line>
<line>
poss*ve* identificar u*a t*nsão fu**a*te: os atos que se reali*am pela l*ngu*g** demandariam
</line>
<line>
necessariament* con*iç*es externa* (e anteriores?) para a*segurar sua realiz*ção? Desse modo,
</line>
</par><par>
<line>
os perfo*mativos reconhecem ma*s d* que *m conjunto
</line>
<line>
estável de fenôm*nos a serem
</line>
</par><par>
<line>
designados por
</line>
<line>
um *onceito, mas uma
</line>
<line>
p**blematização g***l a respeito da relação
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
linguag*m mundo. Essa problematização supõe, se*undo pudemos des*acar, uma dim*ns*o e
</line>
<line>
d* instituído - q*e, nas reflexões de Au*tin, se apresen**va na p*e**leção por exe**l*s r**uais,
</line>
<line>
por exemplo - q*e não pode desprez*r * for*a in*t*tuin*e de novos modos de ha*i*ar o m*nd*,
</line>
<line>
não *ntecipáv*is pelos rit*ais e insti*uições atuais.
</line>
</par><par>
<line>
REFE*ÊNC*AS
</line>
</par><par>
<line>
AUSTIN, J. *. Quando *izer é fazer. T*ad. de *a*ilo Marcondes
</line>
<line>
d* Souz* Filho. Porto
</line>
</par><par>
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Alegre: Artes Mé*i*as 1990.
</line>
</par><par>
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</line>
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Trad. de Mar*a da Glória Nova* e M*r*a Luis* Neri. *ª. *d. Campi*as: Pont*s, *005, p. 28*-
</line>
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<line>
FLO**S, *.
</line>
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</line>
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</line>
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<line>
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TE*ESCO, S. "*ingu*gem: **presentaç*o *u criação?" In: KASTRUP, V.; TE*ESCO,
</line>
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S .;
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PASSOS, *. (*rg). Políti*as da cogni*ão. *orto Alegre: Su*i*a, 200*, p. 11*-135.
</line>
</par><par>
<line>
Como Refer*nciar este *r*igo, co*for** ABN*:
</line>
</par><par>
<line>
RODRIGUES, B. R. D. O Que
</line>
<line>
Torna P**sível uma *b*rd*gem Pragmát*co-Enunciat*va *e
</line>
</par><par>
<line>
**scurs*s?. Rev. *SA, Teresina, v.1*, n. 6, art. 1, p. 227-245, nov./dez. 2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 16, n. 6, art. 12, p. 227-245, nov./dez. *019
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
* *ue T**na Possível uma Abordagem Pra*máti*o-Enunciativa de Discu*s*s?
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
Contr*buiç*o d*s Autore*
</line>
<line>
B. *. D. Rodrigue*
</line>
</par><par>
<line>
1) c*ncep*ão e p*a**jamen**.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpr*taç*o dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) el*boração do rascunho o* na revisão crítica *o conteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) par*ici*ação *a aprova*ão da v*rsã* fin*l do manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Te*esi*a PI, v. 16, n. 6, *rt. 1*, *. 227-245, nov./dez. 2019
</line>
<line>
www*.fsanet.com.*r/re*ista
</line>
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