<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *6, n. 6, art. 12, p. 227-245, *o*./de*. 2019 </line>
<line> ISSN Impre*so: 1806-63*6 ISSN *letrônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.1281*/2019.16.*.12 </line>
</par>
<par>
<line> O Que Torna Possível uma Abord*g*m Pragmát*co-*nunci**iva de Discurs**? </line>
<line> What Makes a *ragmatic-En*ncia*i*e Approac* to Discourse* *ossi*le? </line>
</par>
<par>
<line> Bruno R*go D*usdar* R*drigue* </line>
<line> Doutorado em Estudo* da *inguagem Ponti***ia Univer*idade Católica *o Rio de Ja*eiro </line>
<line> Mestre *m Letras pela Uni*er*idade do Estado *o Rio de Ja*ei*o </line>
<line> E-mail: b**nodeus*ar*@gmail.com </line>
</par>
<par>
<line> En*e**ço: Bruno *êgo Deusdará Rod*i*ues </line>
<line> Edito*-Chefe: Dr. Ton*y Kerley de Alenca* </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersidade do E*tad* do *io de *aneiro, De*ar*a*ento </line>
<line> Rodr*gue* </line>
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<par>
<line> de Estudos da L*nguagem. Universidade do Estad* do </line>
</par>
<par>
<line> Rio de Janeir* - U*R*, M*ra*anã, 2*550**0 - Rio de </line>
<line> Artigo re*e*ido e* 05/06/2019. Ú*tima </line>
<line> ver**o </line>
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<line> *aneiro, RJ - Brasil. </line>
<line> recebi*a em 18/*6/*019. Aprov**o *m 19/*6/2019. </line>
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<line> Av*liado pelo **stema Tr*ple Rev*ew: Desk Re*iew a) </line>
<line> *elo Edito*-Chefe; e b) *ouble *lind Revi** </line>
<line> (avaliaçã* cega por dois a*ali*d*res da área). </line>
<line> Revisão: G*a*atical, *ormati** e de Fo*matação </line>
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<line> B. R. D. Rodrigue* </line>
<line> 228 </line>
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<line> RE**MO </line>
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<line> Neste ensaio, proponho *iscutir *ma fundamentação filosó*ica pa*a * Análise d* Discurso *ue </line>
<line> t*n*o pr*ticado, cujo q*adro teórico se assen*a sobre os *rab*l*os de M. *akhtin e D. </line>
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<line> Mainguene*u. Nessa dis*us**o, procu*o tens*onar c*n*eito* oriundos dos estu*os </line>
<line> d* </line>
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<line> enunciação, de É. *enveniste, e da pr*g**ti*a, de J. Aust*n, com o intui*o de *romover uma </line>
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<line> *rticulaçã* entre esses referenciais. Co*si*er*ções acerca das noções de sub*etivi*ade * </line>
<line> de </line>
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<line> performativo serão enf*tizadas, na *isc*ssão prop*sta. </line>
</par>
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<line> Palavras Chaves: Discurso. *nunciaçã*. *ragmática. </line>
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<line> ABSTRACT </line>
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<line> In this es*a*, * pr*pose to d**cus* a p*i**sophical *ounda*ion for t*e Discourse *n*lysis t*at I </line>
<line> have practiced, whose *h*o*etical fram*work is based on *h* *o*k* *f M. Bakhtin an* D. </line>
<line> Maingueneau. In t*is *iscu*sion, I tr* to stress *oncept* derived from the studies of </line>
</par>
<par>
<line> enunciati**, from É. Benvenis*e, and the pragmatics of J. A*s*in, in ord*r to </line>
<line> promo*e * l*nk </line>
</par>
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<line> between these references. C*nsidera*i*ns about the notions *f subje*t*vity and performative </line>
<line> wi*l be *mphasized *n t*e proposed *iscussion. </line>
<line> *eyword*: D*sc**rse. *n*n**ation. P*agm*t**. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*r*sina, *. 16, n. 6, *rt. 12, p. 227-2*5, **v./dez. 20*9 </line>
<line> www4.*sanet.c**.b*/revista </line>
</par>
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<line> O Q*e Torna Possível uma Abor*agem Pragmático-Enunciativa de Di*cursos? </line>
<line> 229 </line>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
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<line> Nes*e ensaio, considero como ponto de p*rtida *m desejável trabalho *e explici*açã* da </line>
<line> ref*e*ão fi*osófica acerca da conc**ção *e linguage* que atravess* a Análise do Discurso que </line>
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<par>
<line> tenho pratic**o. Em uma caracteri*ação mínima do quadr* teóri*o que me refiro, res*alto a </line>
</par>
<par>
<line> uma dupla recusa: de um la*o, a recu*a de *ue a linguagem apreend*ria </line>
<line> o mu*do caótico *m </line>
</par>
<par>
<line> uma ordem *ntel*gíve* e, de ou*ro, a recusa de que os ele*entos da linguagem *or*eceriam </line>
<line> sign*ficados para o mundo *ue lhes seri* anterior e ext*rior. Uma busca *ermanente por </line>
</par>
<par>
<line> resp**der essa dupl* recusa tem po*sibilitado a formula*ã* de um q*a*ro teórico que pode a </line>
</par>
<par>
<line> s*r apresen*ado aqui recorren*o a d*i* </line>
<line> *rincípios teór*cos: i) </line>
<line> o* enunciad*s profe*idos </line>
</par>
<par>
<line> produzem sentido * pa*t*r da </line>
<line> *elação es*abelecida com um *on*unto *e outros enu*ci*dos </line>
<line>-</line>
</par>
<par>
<line> p*incípio *o i*terdiscurso; ii) ** enuncia**s proferidos s*p*em e, simult*nea*en**, instauram </line>
<line> os gru*o* que os sustentam - princíp*o da simulta*eidade entre *inguage* e mundo. </line>
</par>
<par>
<line> No t*ab*lho *e elab*ração a parti* </line>
<line> desse* </line>
<line> princípios, destac*, em es*ec*al, i*teresse o </line>
</par>
<par>
<line> pe*o encon*ro en*r* estudos enu*c*at*v*s e pr*gmáticos. *ara isso, c*nsider* que as dis*ussões </line>
<line> seminais de É. Be*veniste e J. *ustin co*têm movimentos teóric** relevantes * que se ma*têm </line>
</par>
<par>
<line> atuais para os desafios </line>
<line> contemp*râneos par* os est**os *o discurso. Des*e modo, </line>
<line> b***ar </line>
</par>
<par>
<line> ten*ionar co*ceitos de base des*as or*e*tações *o*si*ili*a sus*e*tar, no âmbito </line>
<line> da </line>
<line> abordagem </line>
</par>
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<line> discu*siva em questã*, *anto a recusa de u*a concepção *ort* de rep**s*ntação, qua*to </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> afirm*ção da linguage* co*o "forma de vida". </line>
</par>
<par>
<line> De inspiraç*o ar*ueológ*ca1, trabalh* proposto a**i inves*e em disc*ssão f*losófica o </line>
</par>
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<line> que se pauta não por u*a insp**ão </line>
<line> das tradi*ões, ou *o* ** p*e*enso *c*mpanh*mento das </line>
</par>
<par>
<line> co*tin*id**es, mas pela *firmação das críticas que pote*ci*li*am a emergência de conceitos </line>
<line> *laborados c*mo formulações que re*e*em *nsi*tentement* a e*se c*m** de tensões. A pa*t*r </line>
<line> desse delineament*, o trabalho que propo*ho *q*i não pa*te d*s afinida**s, d*s *roximidad*s </line>
<line> *u das convergênci*s co** ***ta a ser *rivilegiada. Opto por p*rcorrer as linhas de composição </line>
</par>
<par>
<line> de ref**xões situa**s, *uscand* tension*r c*rto* t**ços de *m *ado con**ito e </line>
<line> indic*ndo </line>
</par>
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<line> possibilidades d* aliança, po**os *e *ont*to não necessaria*ente pres*ntes *esde de sua </line>
<line> o**gem. </line>
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<column>
<row> 1 </row>
</column>
<column>
<row> Refiro *o empreendi*ento teóri*o pr*po*t* po* Michel Foucaul*, *u* se caracteriz* p** uma for*e crí*ica *os </row>
</column>
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<line> conc*itos ** b*se da epist**ologi* *lássica, tais como "tr*dição", "c*nt*nuidade", "o*ra", "autor, entre o*tros, </line>
</par>
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<line> que se *autavam por *m* </line>
<line> pe*spe*tiva cro*ológ*ca linear e po* *m **senvol*imento do pensame*to </line>
</par>
<par>
<line> pre*ens*mente cont*nuo e a*u*ul**ivo. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 16, n. *, art. *2, p. 227-245, nov./d*z. *019 </line>
<line> *ww4.f**net.com.br/r*vista </line>
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<line> *. *. D. Rod**gues </line>
<line> 230 </line>
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<line> * R*FE*E*CIAL TEÓRICO </line>
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<line> 2.1 Circ*nscrevendo uma h**ó*ese d* le*tur* </line>
</par>
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<line> As*umir o inter*ss* pe*a conc*pçã* ** linguag*m como "form* de </line>
<line> v*da" como </line>
</par>
<par>
<line> fundamento a partir do qual seja possív*l ten*ionar conceitos oriundos de *isciplinas distinta* </line>
</par>
<par>
<line> no campo dos estudos d* linguag*m requer, </line>
<line> de um lado, * in**stimen*o *m um tr*balho n*o </line>
</par>
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<line> necess*ri*m*n*e já p*rcorrid* em d*f*niti*o e, por outro lado, * diálogo com um* hipó**se de </line>
<line> **i*ura **e encon*r* resson*ncia em iniciati*as *ive*sa*, hete*og*neas e, ao mesmo tempo, já há </line>
<line> muito e*sej**d* a atividade do p*n*amento so**e a linguagem. </line>
<line> Em c*rto sentido, * possível apost** na hipó*es* d* leit*ra segu*do * q*al o fun*amento </line>
<line> das tensõe* mencio**das ant**iorm*nte remete*i* ao mundo *rego antig*. Em outras *al*vras, </line>
</par>
<par>
<line> have*ia já na f*loso*i* c*ássica o *econhecim*nto </line>
<line> d* vertentes que se assentariam *m uma </line>
</par>
<par>
<line> compre*ns*o </line>
<line> ac*rca *a linguag*m como *lano *e </line>
<line> descrição </line>
<line> de um real exterior e, </line>
</par>
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<line> si*u*taneamente, </line>
<line> o *esejo de afirmaç*o da li**uage* como plano cons*itu*ivo da* </line>
</par>
<par>
<line> *xperiências. </line>
</par>
<par>
<line> Sem m* con*entrar, **ste momento, *as consequ*ncias filosóf*c*s e política* que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> h**emonia d* </line>
<line> concepção repres*ntacionis*a ter*a </line>
<line> p*odu*ido sobre o pe*cur** dos *studos </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> lingu*gem, pro*onho *entra* c**siderações na produtividade que tal hipót*se de leit*ra possa </line>
<line> *orne*er ao inte*e*se p*r atribui* à inter*ac* entr* *nun*iação e prag*átic* fu**ament*ç*o para </line>
</par>
<par>
<line> uma *bo*dagem discursiva, que tem sido </line>
<line> designada, por </line>
<line> e**a *azão, de "ba*e *ragm*tico- </line>
</par>
<par>
<line> enunciativa". </line>
</par>
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<line> D*sse modo, meu i*iner*r*o aq** b*sca inspiração ** Ma*tins (2004), **g*nd* a *ual </line>
<line> uma r*fle*ã* sob*e a li*guagem, o*igina*a no mundo grego antig*, teria como pan* de fundo </line>
<line> *ma reflexão s*bre a verd*de: "quase *udo aqu**o que se diz ou in*inu* sobre a lin*uagem na </line>
</par>
<par>
<line> filosof*a desse perí*do par**e supor (ou motivar) uma tomada </line>
<line> de posição no debate maior </line>
</par>
<par>
<line> **anto * que*tão *a verdade" (MARTINS, 2004, p. 449). </line>
</par>
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<line> C*m efei*o, as tensões a que me proponho percor*er a*ui *nco*tra*iam ress*nância no </line>
</par>
<par>
<line> debate **losó***o que </line>
<line> ca*acterizou, </line>
<line> em **rt* medida, o mun*o grego anti*o. A título </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ilu*tração, remeto G*rgias, em "El*gio a *elena", flagran*o uma espé*ie d* reflexão a </line>
<line> d* </line>
</par>
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<line> natureza m*talinguística. *penas pa*a se *er </line>
<line> um a </line>
<line> ideia </line>
<line> do tipo d* intere*se **e h*veria </line>
<line> n* </line>
</par>
<par>
<line> re*lexão em ques*ão, </line>
<line> r*gistro que, entre as **ferentes vertentes *e r*flexões abertas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> Anti*uidad*, Nef (1995) *fi*ma que o questi*na*ento proposto por Górgias acerc* da rel*ção </line>
<line> *e*. FSA, T**esina, *. 1*, n. 6, *rt. 12, p. 227-24*, *ov./dez. 2019 www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
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<line> O Que Torna *o*sível uma Abordagem P**g*á*ico-Enunc**tiva d* Discursos? </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> *nt*e lingua*em e realid*de se *ituaria no espaço que, muito mais tarde, se teria delimit*do </line>
<line> *omo "s*mânti*a". </line>
<line> * respeit* da* articulações ent*e lingu**em, corpo e afetos, *ó*gias a*irma: "Um </line>
<line> discu*so é um gran*e senh*r que, por *eio do menor e mais *nap*r*nt* corpo, leva a *a*o as </line>
<line> obra* mais divinas. Pois é ca*az de fazer cessar o medo, *et*rar * do*, produzir a*egria e fa*er </line>
</par>
<par>
<line> cr*scer a compaixão" (Elog*o a H*lena2). No trecho, a sé*ie *e </line>
<line> element*s a*ribuídos ao </line>
</par>
<par>
<line> "discurso" tran*ita en*re "grande senhor", "menor e mais inapa*ente corpo" e "as *b*as *ais </line>
<line> divinas". Trat*-se *e element*s q*e, vistos em sér*e, sus**n**m, de certo modo, um paradoxo - </line>
<line> e*se "grande senho*" age no infinitesimal, provocan*o e*eitos "di*inos". </line>
<line> Outros dois trechos intere*sariam *ind* ao empr**ndi*ento pro*o*to aqui. *o p*ime*ro </line>
<line> deles, a "p*rsuasã* d* al*a" é t*matizada por mei* de um efeito de "c*nstrangimento": "Com </line>
<line> efeito, * d*scu*so que p*rsu*diu a *lma cons*rangeu a *u* persuadiu tanto a acreditar nas *oi*a* </line>
</par>
<par>
<line> dit*s, quanto a conco*dar com as coi*as *e*ta*. " (Elo*io a **le*a). No trech*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> "co*strangimento" - e não * "convencimento" produze* *feitos de "*creditar nas c*isa* - </line>
<line> **tas" e "con*or*ar com as coisas fei*as". Um pr*meiro come*tár*o re*et*ria ao f*to de *ue o </line>
<line> constrangime*to produz alianças - "a*redita*" e "conc*rdar" -, vislumbrando, co* isso, </line>
<line> relações de poder que se *onstroem *imultaneamente a* exercício da *ala*ra. U* seg*ndo </line>
<line> aspect* * ser destacado *rocuraria evidenciar u*a certa con**gaç*o sugeri*a entre "coi*as </line>
<line> *itas" e "c*isas fe*tas" - entre dizer e faz*r. </line>
<line> Um segundo fra*mento *e**ac*do d* Górg**s parece fornece* mai* *m elemento acerca </line>
</par>
<par>
<line> dessa ordem de cons*derações: "quis escr*ver o discur*o, por um lad*, como um elogi* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Helena, po* outr* *ado, co*o *m brin*uedo" (Elogio a Helena). </line>
<line> No t*e*h*, ** "*iscu*so" </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> vinculam tant* uma fin*li*ade - "como um elogio" -, q*anto *m *ipo de uso - "como </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> brinque*o". E*sa dupla *in**laç*o parece sugerir que se e*ite j*s*amente reduzir tudo o *ue se </line>
</par>
<par>
<line> p*de pr*por </line>
<line> pelo exe*c*ci* *a </line>
<line> lin*uag*m </line>
<line> ao projeto de seu locutor - "quis escrev*r </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> di*curso...". Tais co*sider*ções parecem e**on*rar ressonânc*a na caracteriz*ção a respeito da </line>
</par>
<par>
<line> vertente f*losó**ca na qual </line>
<line> se inscreve Górgia*. C*m ef*ito, so*istas enfatizam a "volat*lidade </line>
</par>
<par>
<line> do* consensos sobre a f**idez da ver*ade" (MARTINS, 2004, p. 453). Dito de outro mo*o, aos </line>
<line> sofistas é atribuído *e modo mais recorrente u* relativismo, a tese rad*cal "da *mpossibilid*d* </line>
<line> d* **tab*lec*rem-se ve*dades universalmente válidas, autônomas com rel*çã* às circunstâncias </line>
<line> con*re*as, contingentes e variáveis ** experi****a *umana" (*A*TIN*, 2004, p. 450). </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> Tr**ução disp*nível e*: anagno*is*fmg.blogspot.c*m </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 16, *. 6, art. 1*, p. 2*7-245, nov./dez. 2019 </line>
<line> *ww4.fsan*t.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. R. D. Rodri*ues </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> Assumindo a relação com a verd*de co*o cri*ério p*ra a*álise das ve*tentes f*lo*óficas </line>
<line> em debate, rec*nhece-se, ainda que não ten*a re**bido o lugar *e de*taqu* no *e*e*vol*i*ento </line>
<line> do pensa*ento ocident**, como p*ten** uma orienta*ão que afi*ma a provisorie*ade do v*nculo </line>
</par>
<par>
<line> *inguagem/mundo: "jamais diss*c**ndo-se dos *ssunt*s humano* de </line>
<line> qu* t*mam parte, [as </line>
</par>
<par>
<line> expressões] insc*ev**-*e circunstanciadam*nte no fluxo dessas p*á*icas, com *feitos *ossív*i* </line>
</par>
<par>
<line> *ui*o variad*s, efeit*s que podem ta*vez s** *stimad*s mas </line>
<line> nunca garanti*os </line>
<line> de ant*mão" </line>
</par>
<par>
<line> (MARTINS, 200*, p. 453). </line>
</par>
<par>
<line> E*s* *posta se caracte*iza ta*t* por sustentar </line>
<line> u*a fragi*ização da* formas </line>
</par>
<par>
<line> aparentem*nte estáveis do mundo, privi*egiando um estado de coisas *empre em devir, q*anto </line>
</par>
<par>
<line> po* afirma* uma *imensão de int*rven*ã* </line>
<line> da lingu*gem sobre mundo ao qua* s* propõe * </line>
</par>
<par>
<line> desc*ev*r. Em contraposiç*o à filosofia da rep*esent*ção, por r*zõ*s diversas, a linguagem *ão </line>
</par>
<par>
<line> poder*a pro*o* uma </line>
<line> cert* orden*ção *o mundo, fornecendo-lhe *l*me*tos que o t*rnar*am </line>
</par>
<par>
<line> int*ligível, </line>
<line> nem o mundo estar*a à *isposição </line>
<line> d* l*ngua*em para *ue *ude*se ser captável </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ap*eensível. </line>
</par>
<par>
<line> Outro po*to forte de tor*ão das premissas *ue insistem em *i*lumbrar na ling*agem um </line>
<line> plan* de o*denação do *undo **s remete à filosofia da di*erença, que *ncont** em F. </line>
</par>
<par>
<line> N*etzsche um exp*ente avassala*or. Para o autor, as limitações apon*adas anteriorm*nte </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> respeito de uma </line>
<line> pretensa superposição e**re a **dem </line>
<line> da linguagem as for*as * </line>
<line> *o </line>
<line> m un*o </line>
</par>
<par>
<line> apenas ilusoriamente </line>
<line> poderiam se constituir segundo </line>
<line> esse jogo de *up*a </line>
<line> *apt*ra. Longe de </line>
</par>
<par>
<line> cor*e*ponder a u* fun*ionamento estável e reconhecíve*, a tensão entre mundo e linguag*m é </line>
<line> deb*t*d* como uma sé*ie *etafórica, em que co*ceito, image* * som não s* a*sociam sen*o </line>
<line> por **slocamentos provis*r*os: </line>
<line> "A \coisa em si\ (tal seria j*sta*ente a verdade pura sem con*equê*cias) é, t*mbém </line>
<line> pa*a o formador da linguagem, inteiramente incaptável e nem sequer algo q*e vale a </line>
<line> pena. Ele des*gna as r*la*ões da* c**sa* aos *omens e toma em auxílio para expri*i- </line>
<line> las *s mais auda*ios*s m*t*foras. Um estímulo nervoso, pr*mei*a*en*e tra**po*to em </line>
<line> uma imag*m! Pri**ira met*fora. A im*ge*, por su* vez, modelada em um som! </line>
<line> S*g**da metáfora." (NIET*SCH*, 1983, p. 47) </line>
<line> A r*tomada bastante pontual * qu* or* procedemos não corres*onde a qua*quer proje*o </line>
<line> de reconstituir uma pretensa *inea*idade *ist*rica, que nos u**ria à fil*sof*a antiga. Talve*, em </line>
</par>
<par>
<line> maior afinid*de com o </line>
<line> "estra*ho cast*go", outro** denuncia*o por Foucault, seja "p*ecis* </line>
</par>
<par>
<line> co*t*nuar, *al*ez já tenha aconte*ido, tal**z me t*nham le**do ao limiar de m*nh* his*ór*a, </line>
</par>
<par>
<line> dia*te </line>
<line> d* por*a que se ab*e so*re minha </line>
<line> histó*ia, e* me surpreende*ia *e ela se abrisse" </line>
</par>
<par>
<line> (*OUCAULT, 2*05, p. 6). Para o au*o*, essa imposiçã* ao exercício inces*ante d* "começar", </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 16, n. 6, art. 12, *. *27-245, n*v./dez. **19 www4.fsa*et.co*.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Que Torna P*ssí*el u*a Abordagem Pragmát*c*-Enu*cia**va de *is*urs*s? </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> a que s*ría*os for**dos pe*a ação contí*ua das *nsti*u**ões, se opõe a uma i***ieta*ão com os </line>
<line> d**cursos: </line>
<line> "... inq*ietação diante do q*e é o di*cu*s* em sua r*a**dade mate*ial de coi*a </line>
</par>
<par>
<line> pronunci*da ou escrita; inquietação di*nte de*sa existê**ia tra*si*ória destinada a </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *paga* sem d*vida, mas segu*do *ma duração que não *os pertence; inqui**ação de </line>
<line> sentir sob e*sa ativi*ade, to*avia coti*iana e cinzenta, *oderes e perigo* *ue mal se </line>
</par>
<par>
<line> imagi*a; inq*i**açã* d* s**or l*tas, ***órias, </line>
<line> ferimento*, dominações, servidões, </line>
</par>
<par>
<line> a**avés de tantas p*lavras cujo u*o há tanto *empo re*uziu as aspe*idades" </line>
<line> (FOUCAULT, 2005, p. 8) </line>
<line> P*rece ser prod**ivo, desse modo, delimit*r uma tensão que se reelab*ra d* *iferen*es </line>
<line> modos nas reflexõ*s contemporâneas sobre * linguagem. Proc*ro, n* próxim* item, delimitar * </line>
<line> m**o como a cone*ão entre teoria do dis*urso e reflexão filosófica tem sido pensada, para </line>
<line> *i*cunscrever o ca*inho que pret**d* pe*corr** aqui. </line>
<line> 3 RESULTADOS E DI*CU*SÕES </line>
<line> 3.1 As análises do disc*rso e *m exercício *e const*t*ição de suas fronteiras </line>
<line> Com ef*it*, a atualidade *es*a *iscussão *eside, a meu ve*, *ntre o**r*s aspectos, na </line>
<line> *ntensa profusão de rótul*s *e ab*rdage** discursivas, que nos convocam n*o ap*nas ao </line>
<line> *esen*olvim**t* de sua prática, mas também a uma constan*e *eflexão m*ta-teó*i*a. </line>
</par>
<par>
<line> Em seu g*s*o fundado* de um tipo de *rabalho c*m a </line>
<line> lingua*em proveniente do </line>
</par>
<par>
<line> des*oca****o entre t*rritórios di*cip*in*res, M. Pêcheux (1997) sal*entav* * necessidade de </line>
<line> escavar as im*licações teóricas e polí**cas das *rática* *e *n*lise vigente*. A respei*o dess* </line>
<line> t*ab*l*o sobre a* *ronteiras disc*pl*nares, Or*andi, destaca que; </line>
<line> "... não se traba*ha, c*mo na L*n*uí*tica, com a língua *e*hada nela m*sma, mas com </line>
</par>
<par>
<line> o d**curso, </line>
<line> q*e é objet* **cio-históric* e* *ue o **ngu*stico intervém </line>
<line> c*mo </line>
</par>
<par>
<line> *ressuposto. *em se trabalha, *or outro lado, com a históri* * socied*d* com* e </line>
<line> s* </line>
</par>
<par>
<line> elas fossem independentes d* fato de que elas significam" (ORLA*D*, 2005, p. 16). </line>
<line> N*sse empree*dimento teóri*o e também, co** ele próprio des*acava, político, n*çõ*s </line>
<line> com* as de condições de produção, fo*m*ção discursiva e interdiscurso atest*m a pre*cupação </line>
<line> com a a*o**a de que os enun*ia*os não ** v*ncularia* primord*almente ao* sujeit** que *s </line>
</par>
<par>
<line> *roferiram, ne* a um *st*do de coisas </line>
<line> que lhe* *eria exterior. As r*feridas noções a*ontam </line>
</par>
<par>
<line> para co*sidera*õe* acerca da in*tânc*a subjetiva e dos *ro*essos sociais que não se perm*tiriam </line>
<line> *preender apenas por suas formas visíveis mai* im*di*tas. Em outras palavras, a instância </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. *6, n. 6, art. **, p. 227-245, nov./dez. 2019 www4.f*an*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. *. D. Rod*ig*es </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> sub*etiva n*o se reduz à fo*m* individu** que s* impõe dian*e de mim no m*m*nto em *ue </line>
<line> t*ma a palavra, assi* como os eve*tos sociais *ão s* circunscrevem apenas ao que se descreve </line>
<line> *o mo*ento em que se diz algo - essas formas do mundo p*etensame*t* evident*s * anterio*es </line>
<line> aos enunci*dos. </line>
<line> Essa du**a recusa - *e *ma in*tância subje*iva reduzida * forma in*ividual que põe </line>
</par>
<par>
<line> enunciados *m circulação de um *oci*l c*mprimido aos contor*os que s* ev*de*ci*m e </line>
<line> nas </line>
</par>
<par>
<line> situações </line>
<line> imediatas - p*r*ce *er motiv*do parte do empreendim*nto *eór*c* no </line>
<line> âmbito dos </line>
</par>
<par>
<line> *st*dos do di*curso e ** </line>
<line> interfa*e* disciplina*es construídas nesse **rcurso de re*lexão. Mais </line>
</par>
<par>
<line> rec*nteme*te, D. *aingueneau (2015a, 2015b) ve* p*opond* uma *ategorização *ess* </line>
<line> percurso de i*terfa**s di*c***inar*s, co*s*dera*do ora três modali*ades d* encontro e interesse, </line>
<line> ora reagrupando-os em d*as ve*te*tes. Em artigo pu*licado *rigina*men*e e* 2012 e traduzido </line>
<line> em 2*15, Mai*gueneau sugere que sejam consideradas *rês populações de discursivis*as. </line>
<line> No **imeiro grupo, o autor inclui "os p*squisadores cuja visada é de ordem filosófica </line>
</par>
<par>
<line> ou pa*a-filosófica" e *igado* a </line>
<line> te*as co** "o p*der, * *iferenç* sexual, a s*bjetividade, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> escritura, a dissidência, o pós-colonialism*..." (MAINGUENEAU, **15a, p. *2). No segundo </line>
</par>
<par>
<line> gr*po, o autor circunscreve </line>
<line> "os que uti*izam a **álise do di*curs* como \m**odo q*alitativo\ </line>
</par>
<par>
<line> disponí*el na caixa de *erramentas das ciências soci***", afirmando q** esse tipo de interesse </line>
</par>
<par>
<line> não *e*ia o pr*jeto de </line>
<line> p*op*r qualquer </line>
<line> reflexão ace*ca dos conceitos e métodos </line>
<line> empreg*dos, </line>
</par>
<par>
<line> mas de, *or me** dele, fazer emer*ir saberes que tenham vinculaçã* </line>
<line> com outros *erritórios </line>
</par>
<par>
<line> discip*inares. Como adv*rt**cia a esse tipo *e emprego, o autor cons*dera q*e "o ri*co de </line>
<line> t*l </line>
</par>
<par>
<line> us o da </line>
<line> análise do discu*s* de apagar, ou, ao menos, b*rrar a fronteira é </line>
<line> entre o estu*o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> discurso e a* técnic*s típicas da </line>
<line> análise *e c**teúdo" (MAI*GU*NEAU, 2015a, *. 34). Já o </line>
</par>
<par>
<line> *erceiro grupo, o </line>
<line> autor </line>
<line> esta*e*ec* que </line>
<line> "é c*ns*ituído pelo* pesquisadores qu* *e es*o*çam por </line>
</par>
<par>
<line> man*er u* equilíbrio *ntre a reflexão sobre * fun*ionamento do *iscur*o * a compreensão de </line>
<line> fenô*eno* de ordem sócio-histórica ou ps*coló*ic*" (MAINGUE*EAU, 2015a, p. 3*-35). </line>
<line> Sem que haja *ua*que* menção à fo*mu*a*ão an*erior, o autor propõe reagrup*r e*sas </line>
</par>
<par>
<line> *rês </line>
<line> c*t*gorias *e </line>
<line> discursiv*stas em ap*nas duas, </line>
<line> *m* das quais s* </line>
<line> *ubdividiria. M*ntendo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> divórcio e*tre o grupo *e di**ursivistas que recorrem * noção de **scurso co*o *ma *ategor*a </line>
<line> *e or*em filosófica e *anifestam interesse pelos estudos cu*tur*is e pelo construcioni*** e o </line>
</par>
<par>
<line> g*upo q*e se interessa p*r </line>
<line> *m t * po </line>
<line> de corpus e o </line>
<line> investiga </line>
<line> de </line>
<line> diferentes modos * a *artir de </line>
</par>
<par>
<line> ferramentas teóri*o-metodológ*cas d*sti*tas, Maingueneau (2015b) su*ere </line>
<line> pr*vile*iar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tra*alho </line>
<line> c*m um tipo de *ate**al es*ecífic* </line>
<line> c*mo *r*tério *repo*dera*te. A esse </line>
<line> segundo </line>
</par>
<par>
<line> grupo * </line>
<line> *utor p*o*orá uma subdi*isão int*rna, procura*do destaca* recurso à análise o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> disc*rso com* fer*amenta m*todol*gi*a de inves*imento em formu*ações teórico- </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na, v. 16, n. *, art. 12, p. 227-245, n*v./dez. 2019 www4.fsanet.com.*r/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Que *orn* Possível uma Abo**agem Pragmático-Enunciativa d* Discu*s*s? </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> metodológicas. Uma **aliação dess* reformulação já pôde ser observada em Deus*ará </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rocha: </line>
</par>
<par>
<line> "* *earrumação do *am** proposta pelo au*or denuncia, ai*d* </line>
<line> qu* se * *xp*icit*r, o </line>
</par>
<par>
<line> c*aro *rivilé*io da **tureza e </line>
<line> d* t*po *e relação mant*da *om u* corpus espec*fico, </line>
</par>
<par>
<line> tanto para promover * separação e*tre os *ois grupos, q*a*to para *roceder à </line>
<line> subdivi*ã* interna do segundo g*u*o" (DEUSD*RÁ; ROCHA, 2*18, p. 18). </line>
<line> Ess* rear**maç*o p*odu* u* *feito que conside*o negativo, confor*e já apontado, *ue </line>
</par>
<par>
<line> é o de "*partar </line>
<line> em e**esso um território </line>
<line> discip*inar *m tor*o da </line>
<line> li*guag*m de outras áreas </line>
</par>
<par>
<line> co*e*as, cujo inter**mbio conce*tu*l se mostrou i*dis*e*sáv** </line>
<line> desde *s primeiros gestos de </line>
</par>
<par>
<line> uma perspe*tiva discurs*va" (DEU*D*R*; ROCHA, 2018, p. 18). C*mo s* *ôd* observar, o </line>
</par>
<par>
<line> trabalho reflexivo r*speito da concep*ão de linguagem **e orie*ta a a </line>
<line> perspe*ti*a discursiva </line>
</par>
<par>
<line> e* que t*nho inv*stido parece con*ti*uir-se </line>
<line> como um e*ercí**o pr*dutivo j*stamente *ela </line>
</par>
<par>
<line> p**sib*lidade que </line>
<line> se </line>
<line> vi*lumbra </line>
<line> de rest**uir uma </line>
<line> dim*nsão dos estudos do discurso q*e se </line>
</par>
<par>
<line> en*on*ra em *isputa. </line>
<line> Uma *utr* advertênci* que se impor*a ao trabalho refl*xivo sit*ado na *nt**seção entre </line>
</par>
<par>
<line> as pe*sp**tiva* enunciativa e **agmática </line>
<line> enc*ntra-se formulada a se*uir. In*cialmen*e, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> aproxima*ão entre a *nálise do *iscurso e a e*unci*çã* se co*stitui*ia p** um e*e*cí*io </line>
</par>
<par>
<line> bastan*e de*icado, para nã* dizer controverso, conforme se pode nota* no se*uinte trecho: </line>
<line> "o </line>
</par>
<par>
<line> desconforto do* ana***tas do discur*o com o campo da enunciação deve-se, em especial, </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> entendimen*o </line>
<line> de que Émil* Benv*nist* a*re*entaria uma co*cepção ego*êntri** </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> sub*etivi*ade" (F*ORES, 2017, p. 57). </line>
<line> Merece ainda *esta*ue, consi**rando a proposta de re*lexã* formulada, * se*uinte </line>
<line> citação: "A pragm*tica é o verda*eir* Outr* da AD. Por mais que t*m*ém combata as </line>
</par>
<par>
<line> gramáti*as fo*mais univer*ais, que se afa**e e </line>
<line> das sociologias da ling**gem * das </line>
<line> semânt*cas </line>
</par>
<par>
<line> *ógicas, s*u verdadei*o adversário é * p*agmáti*a" (P*SSENTI, 2003, p. 3*3). </line>
<line> À p*im*i*a v*sta, o posic*onamento *pr*sen*ado an*er*o*mente inviabilizaria o projeto </line>
</par>
<par>
<line> que p*op**ho a*u* - pragmática e a an*lise do a </line>
<line> d*scurso *e caracterizam pela disputa por se </line>
</par>
<par>
<line> circunsc*ever, por meio de apa*atos teórico-filo*óficos dis*i*tos, *o *esmo lugar </line>
<line> epis**mol*gi*o. Ta* reconhecime*to t*rnaria **viável * *m*reendimento de buscar pontos de </line>
<line> contato que pudesse* *avorecer o *esen*olvime*to dos quadros *eóricos e* di*cus**o. </line>
<line> Consid*rar ser p**sível realizar aqui um duplo *ovimento que se ca*acterizaria por </line>
<line> aco*her *s *dvertên*ias acima apresentadas e, simu**a*eamen*e, ins**tir no tra*alho *eflexivo </line>
</par>
<par>
<line> ora pr***st*. Para ta*to, *erá pr*ciso </line>
<line> dissocia* a men**o que se f*z aqui aos limi*es </line>
</par>
<par>
<line> c**sti*u*dos *anto pela enunciação quanto pela *rag*át*ca *omo dis**p**n*s que concorrem n* </line>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, *. **, n. *, a*t. 12, p. 22*-245, nov./*ez. 2019 www4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. R. D. *odrigues </line>
<line> 236 </line>
</par>
<par>
<line> campo dos estudos d* linguagem do debate *ilosófico que s* p*ut* por uma conce*ção </line>
</par>
<par>
<line> orientada pel* enunciação * pela p*agmática **mo formas de co*c*ber d*s pr*ticas </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> li**u*gem. </line>
</par>
<par>
<line> Dessa fo*ma, conside*o ne*e*sá*io ressal**r que o i*teresse *or *ma filosofia </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> lingua*em q*e a </line>
<line> a*irme com* "forma de vida" se encontra *a base de di*ersas propos*as </line>
</par>
<par>
<line> *eórica*. A AD que tenho p*atica*o vem a*su*in*o o enc*ntro ent** os estud*s pragmátic*s e </line>
<line> enunciativos como po*to *e inters*ção pr*dutiv* e po*ente para *ma i*tervenção *eór*ca. Ne*s* </line>
<line> dir*ç**, pr*tend* r**upe*ar aspect** do* estudos em pragmáti*a * em enunc**ção qu* temos </line>
<line> **nsiderado potentes *ara a const*ução teóri*a na abordagem d*scu**iva. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Uma perspectiva enunciativa * su* *ontribuição pa*a a </line>
<line> com*reensão *o sujeito na </line>
</par>
<par>
<line> *inguagem </line>
</par>
<par>
<line> Assumo </line>
<line> o artigo **t*tulado "Da *ubjetividad* </line>
<line> na linguagem", d* É. Benv*niste, </line>
</par>
<par>
<line> originalment* </line>
<line> public*d* em 1*58 e reproduzido no volu*e I </line>
<line> d* cole*ânea Pro*lema* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> L*nguí*tica Geral, como t*xto-síntese da *rovo*ação que a per*p*cti*a </line>
<line> enunciativ* po*e </line>
</par>
<par>
<line> fornecer </line>
<line> aos e*tudos ** d**curso. A intervençã* do autor no referi*o tex*o já s* inicia </line>
</par>
<par>
<line> circunscreven*o uma *olêmica: a linguagem nã* pode ser observa*a *omo um inst*ume*to de </line>
<line> c*mun*cação. </line>
<line> Al*uns aspec*os possibilitam s*tuar a discussão propos*a pel* autor e contribu*m para </line>
</par>
<par>
<line> justificar a e*colha feita. * p*blicaç*o ori*inal dat* de </line>
<line> 195*, mais de uma dé*ada </line>
<line> apó* </line>
</par>
<par>
<line> "Estrutu*a das relações </line>
<line> de p*ssoa *o verb*", de </line>
<line> 1946, e </line>
<line> dois ano* mais tarde em r**ação "A </line>
</par>
<par>
<line> natureza do* pronomes", de 1956. Nota-s*, dess* mod*, que o texto de nosso interesse expressa </line>
</par>
<par>
<line> uma reflexão, de certo modo, *á amadu*ecida, te*d* inclusive formulado na* </line>
<line> re*erênci*s </line>
</par>
<par>
<line> anter*ores a *i*tinção "**ssoa" / "não pess*a", que crit*c* a ilusór*a simetria ent*e as pessoas, </line>
<line> produzida **la *lá*sica descriçã* *ramatical. </line>
<line> Ape*as para *orn*cer ele*entos que considero rele*ant*s par* o *ropó*i*o d* trabalho </line>
<line> refle*ivo aqui proposto, recupe**, de *odo sinté*ico, os *rit*rios formulad*s para *stabel*cer * </line>
<line> dist*nção mencio*ad* anterior*en*e: i) a unic*dade esp*cífic* - "o \eu\ *ue enuncia, o \*u\ ao </line>
</par>
<par>
<line> *ual \e*\ s* dirige são cada vez únicos. \Ele\, p*rém, pode ser </line>
<line> uma infin*dad* de sujeitos" </line>
</par>
<par>
<line> (BE*VENISTE, 2005, p. 253); ii) a inve*si*ilidade - "o que \eu\ defin* como \tu\ se pensa e </line>
<line> po*e inverter-se \eu\, e \e*\ s* torna um \tu" (BE*VE*ISTE, 2005, p. 25*); ii*) predicação </line>
</par>
<par>
<line> v*r*al - </line>
<line> "* \ter*e**a </line>
<line> p*ssoa\ é a *nica *ela </line>
<line> qual uma coisa é predicada *er*almente" </line>
</par>
<par>
<line> (B*NV*NISTE, 2005, p. 253). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. ***, T**esin*, v. *6, n. 6, art. *2, p. *27-245, *ov./de*. 2019 </line>
<line> www4.fsa**t.c*m.b*/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Que Torn* Poss*ve* uma Ab*rdagem Pragmático-E*unciativ* de Discursos? </line>
<line> 2*7 </line>
</par>
<par>
<line> Desses três crit*rios, as n*çõe* de u*icidade e de inversibilidade sugerem *m interesse </line>
<line> pelo estabelecimen*o da s*t*ação de troc* verbal *omo in*tânc*a privileg**da do funcionamento </line>
<line> d*s línguas. </line>
<line> Já, em "*a subjet*vidade na linguage*", além de se situar cronologic*mente po*t*r*or à </line>
<line> propos*ção *o par "*essoa" / "não pe*soa", o fato *e *er sido publicado *m periódico d* área d* </line>
</par>
<par>
<line> psicologia par*ce ter *av*r*ci*o su* </line>
<line> *o**ção filosófica *ais acentuada. A*nda no i*ício do </line>
</par>
<par>
<line> t*x** serão fornecidos argume*tos relevantes para a re*usa ap*es*ntada. Transcrevo a seguir </line>
<line> um trecho mais longo que permit* o *rocesso d* des*ons*rução *u*te*tado: </line>
<line> "Na *ealidade, a comparação d* lin*uage* *om um instr*ment*, e é p*eci*o realmente </line>
<line> qu* seja com um instrum*n*o material para que a compar*ção seja pel* menos </line>
<line> in*e**gível, *eve e*cher-nos de desconf*ança, **mo toda n***o simplista * res*eito da </line>
<line> ling*agem. Falar de instr*mento é pôr em oposição o h*mem e a natureza. A pi*a*eta, </line>
<line> a flecha, a roda não est*o na natureza. Sã* fabr*caç*es. A lin*uagem está na na*ureza </line>
<line> do homem, que não a fab**c*u" (*E*VENISTE, 200*, p. 285). </line>
<line> ** *rech* em desta*ue, dive*sos as*ecto* pare*e* enc*ntr*r ressonância com o projeto </line>
<line> de refl**ão ora proposto. Destaco a **sociação feita entre a dimensão conceitual e instrumento* </line>
</par>
<par>
<line> c*ncr*tos, que possuem, nas experiênc*as humanas, </line>
<line> u* os </line>
<line> e f*nalid*de* *articu*ares </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ex*lic*tam*nte utilit*ri*s. Com essa asso**ação, ganha rele*o a distinção entre natureza </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> cu*tura. A nat*reza remete à ordem daq*ilo d* q** *ão se pode afastar, e* oposiçã* aos </line>
</par>
<par>
<line> inst*umentos, f*br*cações q*e res*ondem necessid*des concretas e que, port*nto, po*suem a </line>
<line> f*na*id*des es*ecíf*cas. Po* meio dessa cadei* associati*a *e pretende descons**uir a atribuição </line>
<line> à linguagem de uma pr**rie*ade instru*en**l. A razão fund*mental **ra essa desconstrução </line>
<line> res*d**ia na prop*sição de q*e o homem nã* p*de se afastar da linguagem. Mesmo a circ*lação </line>
</par>
<par>
<line> de palavras </line>
<line> entre </line>
<line> u* outr* indivíd** *orne*eria a indevida ilusão e </line>
<line> de qu* esses *lementos </line>
</par>
<par>
<line> pudessem exibir uma exter*oridade "um pedaço de m*m", uma "met**e exilada de mim", - </line>
<line> como *uis o poeta. </line>
<line> * au*or considera uma ingenuidade imagina* q**, em um per*odo rem*t*, "*m ho*em </line>
</par>
<par>
<line> complet* desc*briria um semelhante igualm*nte comp*et* *, en*re ele*, pouco a pouco, </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> elaboraria a *inguagem" (B**VE*ISTE, 200*, p. 285). </line>
</par>
<par>
<line> A polêmic* apres*nt*da pelo au*o* merece ce*t* d*staque por *onter elementos que no* </line>
<line> *nte*essam especialmente: </line>
</par>
<par>
<line> "Nã* at*ngimos </line>
<line> nun** o *ome* *e*arad* da l*nguag*m * não o vemos nunca </line>
</par>
<par>
<line> inven*ando-a. Não a*ing*m*s jamais o *omem *eduzido a si *esmo e pro*urando </line>
<line> conc*be* a existência do outro. É um ho*em falan** que encontram*s *o mundo, um </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 16, *. *, art. 12, p. 227-245, n*v./dez. 2019 www4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. R. D. Rodri*ues </line>
<line> 23* </line>
<line> *omem fal*ndo com *utro *o**m, e a linguagem en*ina a *róp*ia d*finição de </line>
<line> h*m*m" (*ENVENISTE, 2005, p. 28*). </line>
</par>
<par>
<line> Em tod* * f*agmento o que se observa, na recusa da visão instrume*tal da ling*age*, é </line>
<line> o fato de que ga*h* con**rn* u*a conc*pção sobre a própria condi*ão do humano: "a </line>
<line> linguagem ensina * própr*a definiç*o ** h*me*", d*s*aca o autor. Uma condição **man* que </line>
<line> se *unda, pod*ríamos diz*r, nas in*eraçõ*s, marcada pelo *igno da alteridade. Não há "*omem </line>
<line> com*leto" a*tes dos encontros *ossibilitad*s pela *i*guage*. </line>
<line> "A co***iência de si me*mo só é possí*el se exper*mentada por contras*e. Eu não </line>
</par>
<par>
<line> e*prego eu * não ser dirigindo-*e a alguém, que será na min*a </line>
<line> al*cução um tu" </line>
</par>
<par>
<line> (BE*VENI*TE, 2005, p. 2*6). H*, ne*sa *laboração, que merece desta*ue e que, *eu ver, a </line>
<line> pod*ria ser a*pliado: a rec*sa da anteri*ridade de "um homem comp*eto" e um "mundo da*o" </line>
<line> fre*te à lingua*em. </line>
<line> Na sequênc*a, o aut*r pro*orá uma def**ição d* subjetivi*ade como "* ca**cidade *o </line>
<line> locuto* de se prop*r como \sujeito" (B**VENISTE, 2005, p. 286). Em **tra fórmula proposta, </line>
</par>
<par>
<line> "é \ego\ que di* ego". N*ssa fór*ula, há um* instig*nt* *orrel*ção entre ser * d*ze*. Se </line>
<line> ** a </line>
</par>
<par>
<line> das leituras atribu*da* a analis*as do dis*urso teri* compreen*ido nela um destaque excessivo à </line>
<line> instânci* egóica, d* *inha parte, gostar*a d* ressaltar *ma outra *eitura. *onge *e encontrar um </line>
<line> p*ral**o e ex*res*õe* como "**u o que digo" - que teria e**re outros aspectos o in*onvenien*e </line>
<line> de a**ocia* à subje**vid*de o conteúdo "do que digo" e q** confundiria "diz*r" co* "exp*ess*r </line>
</par>
<par>
<line> uma substância </line>
<line> interna" e anterior </line>
<line> *o dizer. Em </line>
<line> o**ra direção </line>
<line> b*stant* *is*in**, * fórmula </line>
</par>
<par>
<line> pr*pos*a parece afirmar um* d*mensão de atualidad* *ntr* toma* * palav*a e inve*t*r-se na </line>
<line> instância subjetiva - **r é t*mar a palavra. </line>
<line> Outras passagens do t**to *ar*cem re*orça* e*sa **reção ass*mi*a aq*i: "a lin*ua*em </line>
<line> só é pos*í*el por*ue ca*a locutor se ap**senta com* sujeito, re*etendo a el* mesmo como eu </line>
<line> *o seu di*curso" (BENVENI*TE, *005, *. 286). </line>
<line> Como se observa, tam*ém aqui é a pr**ria tomada da p***vra que investe o lo*utor na </line>
<line> c*ndição de suje**o - denomin*d* a*u* como di*e*são de a*u*lidad*. </line>
<line> "Caem *ssim as velhas ant*nom**s do \eu\ * do \outro\, do in*ivíduo e da sociedade. </line>
<line> Dualida*e que é ilegítimo e errôn*o r*duzir a um só termo or*ginal, qu** esse **rmo </line>
</par>
<par>
<line> único sej* p eu, que de*eri* estar i*stalado na su* pró*ria c**s*iência </line>
<line> p*ra a*rir-s* </line>
</par>
<par>
<line> então à do \próx*mo\, ou seja, ao contrário, a soci*dad*, </line>
<line> que p*eexist*ria como </line>
</par>
<par>
<line> totali*ade ao ind*víduo * da qual est* só se teria **st*c*do à m*dida que a*q*iri*se a </line>
<line> c*nsciênc*a *e si me*mo. É *uma relação dialética *ue englo*e os dois termos e os </line>
<line> *efina pel* r*lação mútua que s* *esc*bre * fundament* lin*uísti*o da subjetivida*e". </line>
<line> (BENVENISTE, 2005, p. 287) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 16, n. 6, art. 1*, p. 227-245, nov./dez. 2019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Q*e Tor*a Possí*el uma Aborda*em *ragmático-Enuncia*iva de *iscursos? </line>
<line> 239 </line>
</par>
<par>
<line> Talvez a p**pria *nunciação do au*or pudesse nos *n*pirar e* seu tom simultane*men*e </line>
<line> ritual e imposit*vo que e*a sustenta, em "caem assim as velhas a*tinomias do \e*\ * *o \outro"! </line>
</par>
<par>
<line> A d*stâ*cia entre in*ivíduo e sociedade s*t**rada pe*o auto* * </line>
<line> um princ*pio teóri*o a se* </line>
</par>
<par>
<line> *ons*antement* pe**eguido, que se realiza *or um *uplo movimento: o reco*hecimen*o de uma </line>
<line> *ime*são de alteridade - fu**ad* na ideia de que o \eu\ se inscreve tão somente pelo contraste </line>
</par>
<par>
<line> com um \t*\, em relação ao q*al </line>
<line> se define e com o qual *antém uma </line>
<line> d*nâmica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> rever*ibi*id*de - e </line>
<line> de uma di*ensão de atualidade da subjetividade - caracte*izada </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> funcionamento microfí**co, para usar um **rmo **uc*ultian*, da enunciação, a q*e a *ada </line>
</par>
<par>
<line> t**ad* </line>
<line> da palavra *e realiz**se co*jun*a*e*te a *ei*indic*çã* d* inscr*ção do indivíduo </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> instância sub*etiva. Com ef*ito, é a p*ópria figur*ção da sub*etividade na linguagem que g*nh* </line>
<line> contornos bas*ant* dis*i*to* *e um sens* co*um e, possi*elment*, de uma co*cepção atrib*ída </line>
</par>
<par>
<line> em ou*ro momen*o </line>
<line> *o próprio aut*r, </line>
<line> segundo a qual * sujei** </line>
<line> não preexi*te às si*uações de </line>
</par>
<par>
<line> trocas verbal, ao *o*t*ário, el* se consti*uiria justamente c**o e*eito d* to*a*a da palavra pelo </line>
<line> *nd*víduo. **to de *ut*o modo, s*jeito não é a *orm* *isível que se impõ* diante de mim, *as </line>
</par>
<par>
<line> um *fei** que não </line>
<line> está *em dado </line>
<line> d* </line>
<line> a*te*ão, </line>
<line> nem ga*an*i*o </line>
<line> por su*s condiç*es </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> vi*ibi*idade, m*s sempre submetido às circunstân*ias *oncretas n*s qua*s e*e*ge. </line>
<line> 3.3 Um* p*rs*ecti*a prag*ática e a contribuição da performatividade </line>
</par>
<par>
<line> Neste item, recu*e*o as co*dições t*óricas por m*io das qu*is L. Austin formula J. </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> noção de **rforma*ivo, des*acando que***e* releva*tes </line>
<line> para a pr*blema*ização possib*litada </line>
</par>
<par>
<line> pa*a o campo dos estudos d* discurso. *o* efeito, o interesse pela r*ferida noç*o se j*stifica </line>
<line> pelo modo como el* perm*te r*st*tuir os vínculos entre linguagem e mundo, p*ssibili**nd* </line>
</par>
<par>
<line> fragilizar a ant*riori*ade </line>
<line> do mund* frent* a *ua pretensa descri*ão pe*o </line>
<line> materi*l ver*al. N*o </line>
</par>
<par>
<line> obstante se p**sa i*ua*men*e </line>
<line> apre*nder *le*ent*s que *cabaram por conduzir * *ma sanha </line>
</par>
<par>
<line> taxiconômic* em alg*ns de *eus desdob**mentos, t*l co*o **jago*alan (2010) *e* p**curad* </line>
</par>
<par>
<line> demo**tra*, int*ressa-nos especi*lmente </line>
<line> o m*viment* o*servad* na p*oposiçã* t*órica </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Aus**n. </line>
</par>
<par>
<line> Ao propo* a *is*inç*o entre performativos e cons*a*iv*s, e* sua 1ª *onferên*ia, A*stin </line>
</par>
<par>
<line> orienta sua *bservaç*o para de*larações que *tend*m à* seguintes condi*ões: </line>
<line> "A. </line>
<line> que nada </line>
</par>
<par>
<line> \desc**vam\ *em \relatem\, nem constatem, ne* se**m \ver*adeiros ou falsos\; B. cujo </line>
</par>
<par>
<line> p*ofe**mento da sentença *, no todo ou em part*s, a realização </line>
<line> *e uma ação, q*e </line>
<line> não s*ria </line>
</par>
<par>
<line> no**almente d*scrita consist*ndo *m dizer al*o" (AU**IN, 1**0, p. 24). </line>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 1*, n. 6, a*t. 12, p. 227-*45, nov./*e*. 2019 ww**.**anet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. R. D. R*drig*e* </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> Des** modo, o *etorno à *ormulação original permite observar que * propos*ção *e u** </line>
</par>
<par>
<line> n*ção capaz alterar s*g*ificativamente </line>
<line> percursos teóricos no âmbito dos estudos linguístic*s </line>
</par>
<par>
<line> oco*r* e* simult**e*dade com *ro*ri*d*d*s implicit*mente atribuídas à linguagem, </line>
<line> qu e </line>
</par>
<par>
<line> poderíamos con*iderar *m *ensão. Em "A", </line>
<line> pode-se supor q*e se refira às *ecl**a*ões como </line>
</par>
<par>
<line> en*nci*dos que </line>
<line> podem "**scre*e*", "relatar", "constat**", "s*r *erda*eiros ou falsos". </line>
<line> Ta*s </line>
</par>
<par>
<line> funç*es da linguag*m ma*têm uma o*dem de c*isas segun*o a qual *e poderi* considerar que a </line>
<line> linguagem se *once*e como primor*i**mente *eapresentando e*entos que lhe *eriam exteriores. </line>
</par>
<par>
<line> O desta*ue </line>
<line> q*e confiro à coexi*tên*ia *e traços/*onceitos apont*ndo para m*do* dis*intos de </line>
</par>
<par>
<line> c*nc*be* a interface linguagem/*und* suge*e que es*e*amos flagrando um pensame*to em ato </line>
<line> - *m p*nsam*n*o sustentando e* moviment*s heterogêneo* capa*es de interrogar um d*sejo </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> homoge*eidade. Como *m um fil*e cujas cenas seg*intes s*jam c*nhecida*, já *abem*s </line>
</par>
<par>
<line> que parte do *** se pôde indi*ar aci*a ensej*rá uma revi*ão de seu pensamento. * </line>
</par>
<par>
<line> dese*volv**ento prop*sto p*ssibilitará, para além d* res*ringir a p*e*ença d* ele*e*to* </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> re*etam a uma concep*ã* representaciona* da lin*uagem, ampliar a noção de *erf*rmativo. </line>
</par>
<par>
<line> R*tomem*s as con*ições inic*ais a part*r das quai* a noção de per*ormativo pôde ser </line>
<line> formulad*. Se, na cat*go*ização apres*ntada acima, o a*tor pretendia distinguir sentenças que </line>
</par>
<par>
<line> descre*em certas situações de sen*enças cujo proferimento *nscrevam um ato, na sequên*ia </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> autor prop*r* observaçõe* m**s específicas a respe*to da rel*ção entre o profe*i*ent* *e uma </line>
<line> sen*enç* desse ti*o e as circunstânci*s nas quais el*s o*orr**: </line>
<line> "É se*p*e *e***sário que as c**cunst*n*ias em que as pa*avras f*rem p*oferidas </line>
</par>
<par>
<line> s*j*m, </line>
<line> d* *l*um modo, ap*opriadas; *r*q*ente*ente * ne*essár*o que o p*ópri* </line>
</par>
<par>
<line> *ala*te, ou outras pesso**, t*mb** realize det*rm*nad** aç**s de certo tipo, q*er </line>
<line> sejam açõe* \f*si*as\ ou \*en*ais\, *u mesmo o profer*ment* de alg*m*s *al*vras </line>
<line> adicio*ais" (AUSTIN, 1990, p. 26). </line>
<line> Por razõe* cuj*s motivações e*trap*lam o projeto deste texto, as cons*deraç*es de </line>
</par>
<par>
<line> Aus*in *arecem oferecer certa* li*itações à potência d* sua formulaç*o aos </line>
<line> performativos. A </line>
</par>
<par>
<line> e*se resp*i*o, caberia dizer que, a*nda </line>
<line> que não in*e*esse *anto </line>
<line> determin*r se ter** sido *st* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> propósi*o d* seu a*t*r, ta*s l*mitações encon*r*rã* *esdobra**nto* *o modo como a re*erida </line>
<line> te*ri**ção ass*mirá f*ições *m alguns de seus desdobramentos. </line>
<line> Entre os ecos de sua teoriza*ão, *aja***alan f*rnece uma síntese a *e**eito *o *o*o </line>
</par>
<par>
<line> como o </line>
<line> *ens*mento de *ustin que se expressa em f*r*u*aç*o anterior *nstaura uma reflexão </line>
</par>
<par>
<line> **ten*e: </line>
<line> "... * verd*de nã* é algo d* que no* aproximamos graças aos in*t*umento* ofer*cidos </line>
<line> pela *ilo*ofi* con*encional, mas *lg* inv*riavelme*te medi*do *ela linguagem. *a </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 16, n. 6, art. 12, *. *27-245, nov./dez. *019 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Que Torna Possível u** Abordagem Pragmático-Enun*iati*a d* Discurso*? </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> perspectiv* convencion*l, a verdade te*ia a pretensão de considerar-*e anteri*r a si </line>
<line> *esma. Mas o fato é que con*iderar algo ve**adeiro é r*ali** um ato de fa** que </line>
<line> endossa o fato c*mo verdadei*o ou l*e gar*nte u* selo de aprov*ç*o" </line>
<line> (*AJA*OPA*AN, 2010, p. 27). </line>
<line> Ret*rnamo* ao texto de *ustin, observ*ndo as s*is regras propo*tas, ag**padas duas a </line>
<line> duas: A.1) há um pr**ed*mento c*nv*ncion*l (que inclui palavras, *essoas e circunstância*); </line>
<line> A.2) h* pess*as e cir*unstâncias particulare* ad*q*a*as a esse procedimento; B.1) esse </line>
<line> proce*imen*o *onvenci*nal d*ve ser executado, nes*as circ*nstâncias; B.2) essa exe*u*ão ** dá </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> mod* completo; .1) as *ntenções dos par**cipantes devem es**r *onvergentes com os </line>
</par>
<par>
<line> pensamentos e sent*mentos inv*cados pelos pr*cedimentos; .2) a c*nd*ção dos par*icipant*s </line>
<line> se re*ela segu*d* *sse* critérios. </line>
<line> Nos gru*os A * B, estariam os de**certos, nos quais se inscre*eri** *s atos </line>
<line> *r*tendidos, mas nulos *e dois *ipos: a* más invocações (A.1 e A.2) e as más execuções (B.1 e </line>
<line> B.2). No grupo , estariam os abus**, caracterizando a*o *roferidos, *as vazios. </line>
<line> Essa c*as*ifi*aç*o encontra-s* esquemat*zada pelo *utor: </line>
<line> Figur* 1 - Inf*licidades </line>
</par>
<par>
<line> (Font*: AUSTIN, 1990) </line>
<line> Exemplos como o batismo de um na*io *u a o*dem para pegar len*as p**ece* expor </line>
<line> uma pred*leçã* por uma concepç*o de po*er assentada em rituais **nven*ionai* e nos pode*es </line>
<line> Re*. FSA, Ter*sina PI, v. 16, n. 6, art. 12, p. 227-**5, nov./d*z. 2019 www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> B. R. *. Rodrig*es </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> cuja legitimidade se encon*ra </line>
<line> pacificada. Convenç*es e *roce*imentos ta*s como *ormulados </line>
</par>
<par>
<line> pelo autor *emetem à ordem do **sti***do. Talvez seja preciso reconhecer ne*sa discussão u* </line>
</par>
<par>
<line> aspecto qu* não p*rece alcançar uma s*mples </line>
<line> so*ução. Os rit*a*s fa*em ve* atos instituinte*, </line>
</par>
<par>
<line> pr*dutor*s de certos arranjos n* mundo. A* mesmo *em*o, esse* arranjos corre*p*ndem e *e </line>
</par>
<par>
<line> desdob*am a pa*tir de uma funç*o de reit**açã* </line>
<line> das instituições a pa*tir </line>
<line> das quais se t*rnam </line>
</par>
<par>
<line> poss**eis e, *m algum* *edi*a, in*crevem sua **gitimi*ade. </line>
<line> Aind* *ue sej* possí**l observa* tal predileç*o no modo c*mo de**mita os fenô*e*o* </line>
</par>
<par>
<line> de in*ere*se em sua formulaçã* - observação que só </line>
<line> *anharia qualqu*r sentido, se se </line>
<line> pud e r </line>
</par>
<par>
<line> assumir a elaboração do *u*or como quadro de refer*n*ia e pretender com ele estabelecer o t*po </line>
</par>
<par>
<line> de *i**ogo *u* o*a d*se*am*s constituir -, a noção d* p*rf*rmat*vo não parece se fixar </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> polêmica apre*en*ada anteriormente. Ao contrário, a p*oblemát**a que se encon**a </line>
<line> na </line>
<line> base da </line>
</par>
<par>
<line> *e*erida n*ção tem pos*ibi*itado inclu*ive refl*xões </line>
<line> **e permitam *r </line>
<line> além </line>
<line> *as condi*ões </line>
</par>
<par>
<line> o*ig*nais *e sua *ormulação. * esse res**ito, re*etemos a Ted*sco: </line>
<line> "A p*e*cupação restringe-s* ao *econhe*iment* do elo do dize* c*m as convenções </line>
<line> s**ia*s *om as re*ra* s*ciais já *onsagradas. Não houve *nteresse e conh**e* o pr**r*o </line>
</par>
<par>
<line> pr*cesso *e engen**amento da força ilocutó*ia. A questão d* </line>
<line> gê*ese da </line>
</par>
<par>
<line> performatividade d*s palavra* te*ia sido esqu*ci*a" (TE*ESCO, 20*8, p. 121). </line>
</par>
<par>
<line> *ara além de pretender *nci*ir s*bre pro*lema*ização abe*ta pe** discu*são ant*rior, a </line>
</par>
<par>
<line> *ulgo *e*essário r*ss*ltar um *specto *ue considero bastante relevante pa*a * at**l*dade </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> invest*gação no c*mpo dos estudos do discurso: a questão da *ênese da per*o*m*tiv*dade. Em </line>
<line> ou*ras pala**as, o que vem tornando possível q*e a reiter*çã* dos ritua*s instituídos? Qua*s s*o </line>
</par>
<par>
<line> *s c*ndições </line>
<line> de </line>
<line> i*st**r*ção de novos mod*s de habit*r o mundo q*e não sejam antecip*v*is </line>
</par>
<par>
<column>
<row> pelos **tua*s atuai*? </row>
</column>
<par>
<line> 4 </line>
<line> CONS*DE*A**ES FI*AIS </line>
<line> Neste ensaio, pudemos **ves*ir na atualidade de u*a *ip*tese de le*tura, qual s*j* a de </line>
</par>
</par>
<par>
<line> que as tensões coexis*entes n*s diferentes modos de conceber a li*guage* resistem desde </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mundo g*e*o an*igo. Com efeito, e*sas tensões vêm ga*hando con*ornos d**ersos e acio*ando </line>
<line> *mb*tes variados. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> a*ualidade reivindi*a*a aqui *e circunscreve a um terr*tório situa*o </line>
<line> no campo </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> est*d*s </line>
<line> *o discur**, cuja relaçã* com a reflexão filosó*ica nem sempr* é re*onheci*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> afirm*da </line>
<line> como </line>
<line> ta*. Nes*a di*e*ão, </line>
<line> foi p*ss*vel revis*tar o modo com* as p*pulações </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teres*n*, v. 1*, n. 6, art. 12, p. 2*7-245, nov./de*. 2*19 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Qu* Tor*a Pos*ível uma Abordagem Pra**á*ico-Enunciativa de D*s*ur*os? </line>
<line> *43 </line>
</par>
<par>
<line> "discursivistas" t*m si*o distribuídas, produzin*o *omo um de seus ef*i*os um e*cessivo </line>
</par>
<par>
<line> distanciamento frente às qu*stões f*los*ficas que forneceram b**e* *ot*ntes </line>
<line> de reflexão </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> anál**e. </line>
</par>
<par>
<line> Dian*e do i*vestim*nto r*aliz*do, pu*emos iden*ificar alguns *esafios </line>
<line> que parecem </line>
</par>
<par>
<line> forne*e* elementos a serem c*nsiderados. De </line>
<line> um </line>
<line> lad*, </line>
<line> ressal*amos u*a ref*ex*o acerca *a </line>
</par>
<par>
<line> s*b*etividade *ue *e *esloca fr*n*e *o senso comum que supõe serem o* sujei**s instân*ias </line>
<line> visíveis (indi**d*ais?) e esse**i*is * partir dos quais os enu*ci*dos *eriam profer*d**. A </line>
<line> *iscussão em**eendid* p*r Benveniste possibi*ita caminhar no senti*o d* as*umir os s*je*tos </line>
</par>
<par>
<line> *omo ef*i*os da tom*da da *alavra pelos locu*ores. Ess* in*tância se car*ct*rizari* </line>
<line> por um a </line>
</par>
<par>
<line> di*ensão d* alteri*ade, *onstituindo-se em contr*ste com um \*u\ ao qual se d*rige, e </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> dimens*o de atu*l**ade, evi*enciando sua ***ul*an*idade como o pr*pri* at* de tomada da </line>
<line> palavra. </line>
<line> J* com a aproximação em *elação às inve*ti*ações prag*áticas de J. L. A*stin, foi </line>
<line> poss*ve* identificar u*a t*nsão fu**a*te: os atos que se reali*am pela l*ngu*g** demandariam </line>
<line> necessariament* con*iç*es externa* (e anteriores?) para a*segurar sua realiz*ção? Desse modo, </line>
</par>
<par>
<line> os perfo*mativos reconhecem ma*s d* que *m conjunto </line>
<line> estável de fenôm*nos a serem </line>
</par>
<par>
<line> designados por </line>
<line> um *onceito, mas uma </line>
<line> p**blematização g***l a respeito da relação </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> linguag*m mundo. Essa problematização supõe, se*undo pudemos des*acar, uma dim*ns*o e </line>
<line> d* instituído - q*e, nas reflexões de Au*tin, se apresen**va na p*e**leção por exe**l*s r**uais, </line>
<line> por exemplo - q*e não pode desprez*r * for*a in*t*tuin*e de novos modos de ha*i*ar o m*nd*, </line>
<line> não *ntecipáv*is pelos rit*ais e insti*uições atuais. </line>
</par>
<par>
<line> REFE*ÊNC*AS </line>
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<line> AUSTIN, J. *. Quando *izer é fazer. T*ad. de *a*ilo Marcondes </line>
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<line> RODRIGUES, B. R. D. O Que </line>
<line> Torna P**sível uma *b*rd*gem Pragmát*co-Enunciat*va *e </line>
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<line> **scurs*s?. Rev. *SA, Teresina, v.1*, n. 6, art. 1, p. 227-245, nov./dez. 2019. </line>
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<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 16, n. 6, art. 12, p. 227-245, nov./dez. *019 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * *ue T**na Possível uma Abordagem Pra*máti*o-Enunciativa de Discu*s*s? </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> Contr*buiç*o d*s Autore* </line>
<line> B. *. D. Rodrigue* </line>
</par>
<par>
<line> 1) c*ncep*ão e p*a**jamen**. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) análise e interpr*taç*o dos dados. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) el*boração do rascunho o* na revisão crítica *o conteúdo. </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 4) par*ici*ação *a aprova*ão da v*rsã* fin*l do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Te*esi*a PI, v. 16, n. 6, *rt. 1*, *. 227-245, nov./dez. 2019 </line>
<line> www*.fsanet.com.*r/re*ista </line>
</par>
</page>
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