<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 14, p. 228-246, *a*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.14
</line>
</par><par>
<line>
*rianças e Adolescentes no Brasi*: C*dadãos ou *ub*idadã**?
</line>
<line>
Children and A**lescents in *razil: Citiz*ns or *u* Citizens?
</line>
</par><par>
<line>
*lécio Moreir* *opes
</line>
<line>
*outorado *m Po*ítica* P*blicas *ela Universidade Fe*er*l do Piauí
</line>
<line>
Mestr* ** Política* Públicas pela U*iversida*e Federal do *iauí
</line>
<line>
Professor t*to* da Universidad* Estadual *o P*auí
</line>
<line>
E-mai*: *leciom.*op*s-the@hotmai*.c**
</line>
<line>
Maria D'A*va Macedo Ferrei*a
</line>
<line>
*outora em *erviço Soci*l na Pontifícia Un*ver*idade Católi*a de *ão *aulo
</line>
<line>
*rofessor* do *e*artament* de S*rviço Social d* Universidade Federal do Piauí
</line>
<line>
*-mail: mdalvafer*e*r*@u*l.c*m.br
</line>
</par><par>
<line>
E*der**o: Clécio Moreira *o*es
</line>
<line>
Ed*tor-Chefe: D*. Tonny Ke**e* de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Av. Miguel Ros*, 3190, C*n*ro-Sul, CEP:**.0*1-49*,
</line>
<line>
Rodrigu*s
</line>
</par><par>
<line>
Teresina/**, Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: *aria D'Alv* Mace*o Ferreir*
</line>
<line>
Artigo r*cebid* em 21/10/20**. Última
</line>
<line>
ve*são
</line>
</par><par>
<line>
Universid*de F*d*ral do Piauí - UFPI Cam*u*
</line>
<line>
recebi*a em 04/1*/*019. Ap*ovado em 05/11/2019.
</line>
</par><par>
<line>
Uni*ersit**io Ministro Petrônio Por*ella Bai*ro Ininga -
</line>
</par><par>
</page><line>
Teresina - PI -CEP: *4049-5*0, *eresina/P* Brasil.
</line>
<line>
Av*lia*o *elo *istema Tripl* Review: Desk Review a)
</line>
<line>
p*lo Editor-*hef*; e *) Doubl* Blind Review
</line>
<line>
(avalia*ão cega por *oi* *valiad*res da *rea).
</line>
<line>
Re*i*ão: Gr*matical, Normativ* e de *ormatação
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cria*ças e Adolescent*s ** Br*sil: Cidad*os ou Subcid*dão*?
</line>
<line>
229
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
E*te artigo e*idencia as discussões sobre * co*ce*to de cidadania e sua evoluçã* no
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il, c*m o objetivo de delinear o a*cabouço co*sti*ucional e *egal que garante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
cidadania d*s criança* * adolescentes, para posterior*e**e m*nsurar e **ali*ar *e **is
</line>
<line>
direit*s estã* sendo ef*tivados pel* p*der púb*ico no Brasil. Para tanto, p*o*e*eu-se ao
</line>
<line>
estu*o sobre o concei*o ** c*d**ania, abordan*o autores estrang*ir*s e br*sileiro*.
</line>
<line>
Posterio*mente, d*scute-se a cidadania no Brasil desde o s** descobrimento *té os dias atuais
</line>
</par><par>
<line>
para, em s*g*ida, demo*strar e
</line>
<line>
an*l*s*r dados sobre violações de dir*itos per*i*entes
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
crianças e
</line>
<line>
ad*lescen*e*, segundo constatação de d*dos *larmantes *ob*e o não cump*imento
</line>
</par><par>
<line>
dos
</line>
<line>
*ireito* q*e l**s sã* a*s**urados. *onc*u*-*e, en*ão, q*e *mbor* tais *ireitos es*e**m
</line>
</par><par>
<line>
asseg*rados *a const**u*ção federa* e legislação infraconst*tucional, ainda é preciso
</line>
<line>
avançar m*ito para que tais direitos p*ssam ser implementados de forma m*is amp*a,
</line>
<line>
tendo em vista que el*s são "cida*ãos" *penas *o *onto *e vista de serem portad**es d*
</line>
<line>
direitos a*segurados pe*o ordenamento legal, tornando-os subci**dãos.
</line>
<line>
Palavras cha*e: Cidadão. Criança e a*olesc*nte. Direitos. Impl*mentação.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
This artic*e highl*ght* the discussions about *he conc*pt of citiz*nship and i*s evo*utio* in
</line>
<line>
Bra*il, as the objective of o*tlining the consti*ut*onal and lega* framework that guar*ntee the
</line>
<line>
cit*zenship of chi*dren and adole*cents to later meas**e and analyze *f effectivel* these rights
</line>
<line>
are bein* r*alize* b* the public power. To th*s end, we pr*ceeded to study th* con*e** of
</line>
<line>
citizenship, *pproa*hing fore*gn and B*azilian authors, and th*n d*s*uss *itizensh*p in Brazil,
</line>
<line>
from i*s d*scov*ry to the pre*en* day, t* then dem*ns*rate and analyz* *ata on re**vant rights
</line>
<line>
vi*l*tions. to ch*ldr*n a** adolescents who *o*nd alarming data on the no*-fulfillmen* of the
</line>
</par><par>
<line>
rights *uarante*d to childr*n a*d ad*lesce*ts. It follows,
</line>
<line>
*hen, th*t while such
</line>
<line>
rights *re
</line>
</par><par>
<line>
en*ur*d in *he federal c*nstitu*ion a*d *onconstitu*i*na* l*gisl*tion, much *rogress s*ill nee*s
</line>
<line>
to be mad* to effectively implem*nt these ri*hts, give* that they are "citizens" **ly from the
</line>
<line>
p*int of vi*w. as holders of rights ensured by the *egal syste*, turni** th*m into citizen*.
</line>
<line>
Keywor**: *itize*. Child an* teenager. Rights I*plem*n*ation.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, *ere*ina P*, v. *7, n. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 2020
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. Lopes, M. D. M. Fe*reira
</line>
<line>
230
</line>
</par><par>
<line>
1 I*TRO*UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O **e*ente traba*ho tem o pr*pósito de anali*ar * efetividade da cidadania *o qu* diz
</line>
<line>
res*eito às cria*ças e adole**entes n* Brasil. D*ssa fo*ma, procurou-se averiguar, a prin*ípio,
</line>
</par><par>
<line>
a **mpreensão d*sse fe*ô***o *a*a se c*e*ar pos*eriormente
</line>
<line>
*o se*ui**e entendim*nto: se
</line>
</par><par>
<line>
efetivamente o Brasil pr*po*ci*na cidadania a esse segmento *a população, *o qual eles são
</line>
<line>
vítima* d* vá*ios *roblemas s*ci*is d*s** o "descobrimen*o" *o Brasil até os dias a*uais.
</line>
</par><par>
<line>
São de conhecim*nt* p*blico
</line>
<line>
o* vár*os casos d* *io*a*ões de dire*t*s de crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ado*esc***** notici*dos diariamente nos me*os de comunicação, a exemplo, de violênc**
</line>
</par><par>
<line>
sexual, tra**l*o infan*il, abuso *ex*al, n*g**gênci*, m*us trat**, ausência d* assistência
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
saúde, v*olência ps**ol*g*ca, p*rnografia infant*l, dentre o*tros.
</line>
</par><par>
<line>
*iante do exp**to,
</line>
<line>
esta
</line>
<line>
pesq*isa pretend* responder *os s*gu*n*es *uestionamento*:
</line>
</par><par>
<line>
*o*o os estudioso* s* *ebruça*am pa*a di*correr *obre * *o*ceito de ci**dania? **mo
</line>
</par><par>
<line>
ocorreu o process* de evol*çã* da cidada*ia no Brasil? De q*e forma CF/8* garante a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*d*da*ia à* criança* e aos *dolescentes? **m* * ECA abo*da esses
</line>
<line>
direitos? *ais di*eit*s
</line>
</par><par>
<line>
estão sen*o efet*v*me**e
</line>
<line>
pro*orcionado a este segm*nto *opulacional n* B*asi*? Dess*
</line>
</par><par>
<line>
*odo, a discu*são e c**pree**ão sobre
</line>
<line>
*s *ef*n*ções de cidadania e s*a evolução são
</line>
</par><par>
<line>
im**e*cind*ve*s pa*a q*e esse estud* po*sa *lcanç*r os ***s preten*idos.
</line>
</par><par>
<line>
O pres*nte *rtigo
</line>
<line>
está estruturado da seguinte
</line>
<line>
forma: a pró*ima s*ção (a esta
</line>
</par><par>
<line>
introdução) versa s*bre o conceito de cida*ania, com ênfase para e*tudioso* estrangeiros que
</line>
</par><par>
<line>
*is**tiram e
</line>
<line>
*i*cutem *obre a t*mática, e *am*é* a*tore* brasile*ros *u* se de*icaram ao
</line>
</par><par>
<line>
estudo *esse fenômeno, *om de**aque
</line>
<line>
**r* a re**idade b*a*ileira; *a outra seção ser*
</line>
</par><par>
<line>
ev*den*ia*a a me*od*logia utilizada; na seção consec*tiv* *e*ão demonstrado* e *nalisado* *s
</line>
<line>
dados sobre vio*ações de dir*itos das crianç** e adole*ce*t*s no B*asil co* ba*e *m fonte* de
</line>
</par><par>
<line>
dados confiáve*s e com r**paldo; e
</line>
<line>
** últi*a seção ser*o *videnci*das
</line>
<line>
as cons*derações
</line>
</par><par>
<line>
*in*is.
</line>
</par><par>
<line>
2 REFER*NCIAL TE*RICO
</line>
</par><par>
</page><line>
*.1 *i*adania e* discussão: *efin*ção, evolução e perspectivas.
</line>
<line>
O *ociólogo T. H. *ar*hal*, em s*a obra Cid*dania, *lass* social e status (1967),
</line>
<line>
evidencia con*r*buições rele*antes para a comp*eensã* *o pro*esso histórico *e co*struç** da
</line>
<line>
cidadania atra*és d*s seus e**udos na Ingl*terra. Cons*ante Marshall, * c*nceito de ci*ada*i*
</line>
<line>
*ev. FSA, Te*esina, v. 17, n. 3, art. 14, *. 228-246, mar. *020 w*w4.*san*t.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cr**nça* e Adolescentes *o Brasi*: Cida*ãos ou *u**idadãos?
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
é definido como um status que é c*ncedido à*ueles
</line>
<line>
qu* são m*mbros int*g*ant*s
</line>
<line>
de
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
de*ermina*a c*muni**de. D*sse modo, tod*s que *os**em o st*t*s são
</line>
<line>
igua*s e* direitos
</line>
</par><par>
<line>
(civis, políticos e sociais) e
</line>
<line>
obrigaç**s, *ncluindo * p*game*to de impostos, o
</line>
<line>
dev*r de
</line>
</par><par>
<line>
colocar o* filh*s *a ed**a*ão primária, bem **mo *restar o s**v*ço *i*itar. Por *utr* l*do, o
</line>
<line>
*utor *onsider* que a c*asse social é o sistem* de desigualda*es, pois a *esma é fundad* nas
</line>
</par><par>
<line>
desig*aldades
</line>
<line>
*ue são p**uliares aos ind*víd*os, funcion* como um produtor *e
</line>
</par><par>
<line>
desiguald*des e e**á baseada em um conjunto de
</line>
<line>
ideias, crenças e valores, ass** como
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cid*dan*a.
</line>
</par><par>
<line>
Para Marshall, tais direito* (que ju*tos formam a cidadania) foram decorr*nte* de *m
</line>
</par><par>
<line>
pr*ces*o histór*co durante três s**ulos * *
</line>
<line>
*xercíc*o dos direito* *iv*s que propic*ou
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
surgime*to dos direitos *olíticos e, a par*ir deste, os *irei*os sociais, con*orme abai*o:
</line>
<line>
Qu*ndo os três e*ementos da *idadania se dis*anciara* um d* outro logo passaram *
</line>
</par><par>
<line>
parece* el**en*os estr*nh*s entre si. O di*órc*o entre eles era tão **mpleto que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
possíve*, at*ibuir o período de forma*ão da v*da de cad* um * séculos difer*nt*s, os
</line>
<line>
direitos civis ao século XVI*I, os po*íti*o* ao XI* * os soc*a*s a* XX. Estes
</line>
<line>
per**dos, é evidente, devem s*r t*atados com uma elasti*i*ade razoável, e há algu*
</line>
<line>
*n*r*laçament*, *speci*lmente, entre o* do*s último* (MARSHALL, 1*67, p. 6*).
</line>
</par><par>
<line>
A história dos direitos civis, que é a base dos
</line>
<line>
demais dir*it*s e, po* conse*u*nte, da
</line>
</par><par>
<line>
ci*ad*nia em seu período *e forma**o, é marcada pela a*o*ão pro*ressiva de no*os direito* a
</line>
</par><par>
<line>
um st*tus já ex*stente e pertence*te a *o*os *s membros ad*l*os de
</line>
<line>
uma *omunidade. A
</line>
</par><par>
<line>
história
</line>
<line>
*os direitos políticos
</line>
<line>
f*i d*cor*en*e do fortal*cimento d*s dir*itos civis ligado
</line>
<line>
ao
</line>
</par><par>
<line>
s*atu* de liberdade, no qua* pr*piciou o a*es*o a este direito de segment*s da po*ulação que,
</line>
<line>
outrora, não tinha acess*. Essa mudança f*i *on*olidada pela Lei *e 1*18 e com a a*oç*o do
</line>
</par><par>
<line>
sufrágio u*iver**l, **ansferindo a base
</line>
<line>
desse dir*ito (do substrat* econômico) para o status
</line>
</par><par>
<line>
pessoa*. Po* fim, os di*eitos sociais foram fortalecid*s pela P*or L*w (Lei do* *obr*s) e pelo
</line>
<line>
s*s*ema de r*gu*ame*tação dos s*lários.
</line>
<line>
*o*er*o Bo*bio, em sua obra A e*a dos direitos (2*04), também dividiu a evoluç*o
</line>
</par><par>
<line>
*os d*reitos *m tr*s, a sa*er: direi*os civis, *o*íticos e sociais. Para o referido *ut*r,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
ele*ento civil é com*osto
</line>
<line>
dos dire*to* n*ce*sár*os à **be*dade indi*idu*l, o
</line>
<line>
direito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
propri*dade e o direito à justiç*. *á os direi*os políticos r*fer**-*e ao dire*to *e participar no
</line>
<line>
exe*cício d* poder polí*ico, *ode*do *er vota*te ou *otado; o elemento s*cial refere-se a tudo
</line>
</par><par>
<line>
*ue vai, d*sde di*eito a o
</line>
<line>
um
</line>
<line>
m í ni m o de
</line>
<line>
be*-estar econômico e segurança, *o direito
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
participar na he*ança social e *eva* a vi*a de *cordo com o* *adrões preval*centes
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresin* *I, v. 1*, n. 3, art. 14, *. 228-246, mar. *02* www4.fs*net.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. Lopes, M. D. *. Ferreira
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
Vi*ira (20*1) **mb*m se *edic** ao estudo da cida*ani*. *onforme ele afirma, a
</line>
<line>
cidadania refer*-se à pertença passi*a e ativa de i*divíduos e* um Estado-Naç*o, *etentore*
</line>
<line>
de di**itos e *b*igaçõ*s universais em um espec*f*c* ***el de *gualdade. A cidadan*a seria,
</line>
<line>
*or*anto, a relação entr* Esta*o * Cidadão, e não podendo ser *is*a apenas *om* *m co*junto
</line>
<line>
de direitos forma*s, mas *o*o um modo de incorpora* os ind*vídu*s e, ao mesmo t*m*o, o*
</line>
<line>
*rupo* soc*ais ao contexto social.
</line>
<line>
Um aspecto rele*ante *ara a efetivi*ade da *idadania é a su* *ar*ntia/implemen*ação
</line>
<line>
desses dir*itos pelo Estado.
</line>
</par><par>
<line>
Os direito* e as
</line>
<line>
o**igações de cidadania existe*, p*rta*to, qua*do o
</line>
<line>
Estado valida
</line>
</par><par>
<line>
as nor*as de cida*ania e adota medida* *ara implem*ntá-las. Segundo essa visão,
</line>
</par><par>
<line>
os process*s de cidadania - lutas por po*er entre grupos e classe* não
</line>
<line>
são,
</line>
</par><par>
<line>
necessariamen*e, dire*tos de cidada*i*, m** *ons*itu*m variáv*is independentes para
</line>
<line>
sua formação. Em outras pal*vr*s, tais processos seria* pa*tes constitutivas da
</line>
<line>
teoria, **s não do ****e*to def*n*dor *o termo (VIEIR*, *001, p. 36).
</line>
</par><par>
<line>
Vi*ira (199*), além di*so, *bordou uma per*pectiva
</line>
<line>
que diverge do c*nceit*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*idadania nacion*l, já abor*a*o ante*iormente, em dec*rrência do processo de globalização *
</line>
<line>
dos a*anço* das fo*ças *rodutivas. D* acordo c*m o *utor, a cidadania nac*onal vem sofrendo
</line>
<line>
ameaça* por **essões glob*is e *ambé* lo*a*s, *aze*d* surgir a conc*pção de cidad**ia pós-
</line>
</par><par>
<line>
*aci**al, em que as p*pulações *strangeiras qu*rem per*anece* fieis a sua cultura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
nacion*l**ade de ori*em, mas
</line>
<line>
*articip*ndo n* s*ciedade onde residem atualm*nt*. **sse
</line>
</par><par>
<line>
modo, o conceito d*
</line>
<line>
cidadania
</line>
<line>
não seria *a*s restri*o às fro*teira* d* *m p*ís, a cida*ania
</line>
</par><par>
<line>
na*ional passar*a a se* **a cidad*nia global.
</line>
<line>
Outra ab*rdagem r*levante no estu*o da ci*a**nia no Brasil é es*oçada *o* Sousa, no
</line>
<line>
livro A *onstru*ão social *a subcidadania: pa*a uma sociologia política d* modernidade
</line>
</par><par>
<line>
periférica (20*3), no
</line>
<line>
qual é demon*trado p*eocupa*ão c*m
</line>
<line>
a subcidadan*a dos
</line>
<line>
*a*ses
</line>
</par><par>
<line>
peri*éricos. Segundo o auto*, a *ealida*e evi*en*iada
</line>
<line>
no Brasil de *m "habitus precário" *
</line>
</par><par>
</page><line>
marca*o por um p*oc*sso de naturalização d* desigua*dade, *a*az de dei*ar 1/3 d* sua
</line>
<line>
*opulação na marginali*a*e o*, em outros *ermo*, como s*bcidadãos.
</line>
<line>
2.2 A Cidadania *o B*asil: evoluç*o *rono*ógica, a*an*os e *etrocessos.
</line>
<line>
A traje*ória da cidadania *o Brasil foi ma*cada por atrasos * retrocessos, d*v*rgindo da
</line>
<line>
teori* de Marshall (*967), *o que conce*ne a s**uência do surgimento dos *ireitos qu*
</line>
<line>
const**uem a *idadania. De ac*rdo com Carval*o (2002), entre o período do descobri*ento do
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 2020 www4.fsan**.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Crianças e Ado*es**ntes *o Brasil: Cidadãos ou Subcidadãos?
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
<line>
Brasil em 1550 e a sua independê*ci* e* 182*, ainda não se po*e *alar em ci*ada*ia no
</line>
<line>
Brasil, em decorrência do fat* de que a população era analfab*ta num *o*t*xto de escr*vi*ão
</line>
</par><par>
<line>
e de afastamento *a
</line>
<line>
vida polít**a,
</line>
<line>
uma vez *u*
</line>
<line>
o
</line>
<line>
poder púb*ico e** exercido de maneira
</line>
</par><par>
<line>
*r*vada (nos moldes da admini*tra*ão patrimonialista), inexi*tind* um sent*mento d*
</line>
<line>
igualdade perante a lei, conforme depreende a citação abaixo.
</line>
<line>
Os escra*os não eram cidadão*, não tin*am *s dire*t** ci*is b*sicos à integridade
</line>
<line>
física (podia* ser e*pancados), à *ibe*da*e *, em casos extremos, à própria v*da, j*
</line>
</par><par>
<line>
q*e a
</line>
<line>
*ei
</line>
<line>
os **ns*derava
</line>
<line>
propr*edad* *o senho*, equipar*nd*-os a an*mais. Entre
</line>
</par><par>
<line>
escravos e s*n**res, existia uma p*pul*ção legalm*nte livre, mas a que faltav*m
</line>
<line>
q*as* todas as condições par* o exercíc*o dos direi*os civis, sobretudo, a educação.
</line>
<line>
E*a dep*ndia d*s gr*ndes proprie**rios par* mor*r, trabalhar e d*fender-se contr* o
</line>
<line>
arbítrio do *overno * de outro* *roprietá*ios. Os que fugiam par* o int*ri*r *o paí*
</line>
<line>
vi*iam isolados de to*a convi**ncia *ocial, t**nsformando-se, e*en*ual*en*e, ele*
</line>
<line>
pró*rio* em grande* pro*rietários. Não *e po*e dizer que os s*nh*res fossem
</line>
<line>
cida*ãos. Eram, s*m dúvida, livr*s, *otavam e eram v*tados nas eleições
</line>
<line>
*unici*ais. Eram os "home*s bons" do período col**ial. Fal*ava-l**s, no entant*, o
</line>
<line>
pró*rio *entid* da cidadan*a, a n*ção *a igualdade de todos *e*ant* a le*. *ram
</line>
<line>
s*mp*es p*tentados q*e ab*orvia* *arte d*s funções do *stado, *obre*u** as
</line>
<line>
funções judic***ias. E* suas mãos, * *ustiça, que, *omo vimos, é a princi*al gar*nt*a
</line>
<line>
*os dire*t** civis, tor*ava-se sim*les instru*ento do poder pessoal. O poder *o
</line>
<line>
gove*no termin**a na po*te*ra das grandes faze*das (C*RVAL*O, 2002, p. 21).
</line>
</par><par>
<line>
Apó* a i*dependência do Br*sil, esta realidad* *oi mudando paulati*amente, p*is
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Br*sil, indep*ndente de Portu*al, ainda contin**va uma monarqu*a esc*a**sta, * q*e **men*e
</line>
</par><par>
<line>
em ***8 se teve a
</line>
<line>
aboliç*o da escravatura. No enta**o, os escravos, em*ora estivess*m já
</line>
</par><par>
<line>
livre* e não ma*s considera*os uma mercadoria, estava* jogados à pró**ia sorte,
</line>
</par><par>
<line>
considerando *ue os mesmos não
</line>
<line>
possuíam *orm**ão esco*ar e recursos sufici*ntes para se
</line>
</par><par>
<line>
manterem. Ca*e ainda pontuar *ue o *oto
</line>
<line>
era *astante restri*o **sse período, *m geral:
</line>
</par><par>
<line>
limitado a ren*a, ao sexo masculino e aos que fossem alfabetizado*
</line>
<line>
n*m país em que, no
</line>
</par><par>
<line>
m*ximo, 15% da pop**a*ão *ra al**betizada.
</line>
</par><par>
<line>
Ainda sobre * vo*o, com a proclamação da repú*lica
</line>
<line>
*m 1989, houve *penas
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*x*lusão da renda. Entretanto, ana*fa*etos, mulhere*, me*d*gos, solda*os e religios**
</line>
</par><par>
<line>
conti**a*am sem ter o di*eito à votação. A partir
</line>
<line>
de *9*0, ac*ntece* *ma aceleração
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
processo de in*ust*ializ*ção n* Brasi*, * q*e resultou no aumento
</line>
<line>
do fluxo migrató*i* do
</line>
</par><par>
<line>
campo p*ra cid*d*, na organ*z*ção dos si*dicatos e na *eivindic*ção por di*eitos sociais em
</line>
<line>
deco*rên*** *a própri* exploração d*s tr*ba*hadores livres, mas qu* mesmo **sim eram
</line>
</par><par>
<line>
submetidos
</line>
<line>
às regra* do capital e muitas das
</line>
<line>
ve**s às con*ições s**-h*m*nas de trabal*o,
</line>
</par><par>
<line>
baixos *alári*s * su*e*tos à exc**sivas jornadas *e t*abalho n*m ambiente de repressão.
</line>
</par><par>
<line>
No pe*íod* de 193* a
</line>
<line>
*94* são registradas *o*quistas so*iais signifi**tivas
</line>
</par><par>
</page><line>
d*corrent** *as organizaç*e* *os t**bal*adores em sindic*to* e, do mesmo mo*o, do governo
</line>
<line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 1*, *. 228-246, *a*. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. Lop*s, M. D. M. Ferreira
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
ditatorial de *a*gas que pr*curava man*er uma ditadur* populista. A **nstituição de 1*46
</line>
</par><par>
<line>
"manteve as
</line>
<line>
con*ui*tas s*ciais do período anterior e ga*a*tiu os tradicionais direitos
</line>
<line>
civis
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
p*lític*s. Até 1964, houv* l**erdade de impr*ns* e
</line>
<line>
de or**n*zação pol*tica" (CAR*ALHO,
</line>
</par><par>
<line>
2002, p. *27). Ness* *ont*x*o, constata-se * inv*rs*o da sequência prec**izada por Marsall*
</line>
<line>
(1967), vindo prime*ro os direito* sociai*, em *eguida os po*ític*s e por último os c*vi*.
</line>
<line>
No caso brasileiro, vigorou a*é o golp* de 1964, a chamada "cidadania regulada",
</line>
<line>
conform* ex*õe *anderley Guilherme dos Santos, na sua obra C*dadania e j*stiça: a **lítica
</line>
<line>
social na ordem bra*il*ira (1979). De aco*d* com o *ut*r, os cidad*os são t*dos aqueles q*e
</line>
</par><par>
<line>
*e encontr** loca*izados
</line>
<line>
em q*alquer uma *a* ocupa*ões *econhecidas e de*inidas em l*i,
</line>
</par><par>
<line>
conforme p*de s*r esclarecido abaixo:
</line>
</par><par>
<line>
A associação entre *ida*ania e ocupação proporcionará as condições *nstituci*n*is
</line>
<line>
para q*e *e inicie*, posteriorme*te, os conce**os de mar*i*alid*de e de mercad*
</line>
<line>
informal de t*abalho, u*a vez que nestas últimas cat*gorias ficarão in*luí*os *ão
</line>
</par><par>
<line>
apenas os desempr*gados, o*
</line>
<line>
su*em*re*ados e os empregados instáve*s, *as,
</line>
</par><par>
<line>
*gualmen*e, todos aqueles cujas o*upa*ões, *o* mais regular*s c *stáveis, *ão
</line>
</par><par>
<line>
tenh** sido
</line>
<line>
ain*a *egulamenta*as. A permanente press** por parte do* mais
</line>
</par><par>
<line>
variados *etore* da s*ciedade brasileira, tendo *m *ista a *egu*amentação de s*as
</line>
<line>
o*upações (soci*logo, p**ces*a*** de da*os, e*c.) *este*unham até onde o co*ceito
</line>
<line>
*ubliminar de cidadania regulada dissemino*-se na *ul*ura cívica do pa*s (SANTO*,
</line>
<line>
1 9 7 9 , p . 7 * ).
</line>
<line>
A re*ul*mentação das profis*ões, a c*rteira profissional e o sindicato públ*co são os
</line>
<line>
três parâmetros no int*rior **s quais se define a cidadania. Os *ireitos dos cidadãos ocorriam
</line>
</par><par>
<line>
mediante das decorr*ncias dos
</line>
<line>
dire*tos da* pro*issõ** e a* pro**ssões só *xistiam v*a
</line>
</par><par>
<line>
regulamentação
</line>
<line>
estatal. O instrumento jurídico compro*ante do
</line>
<line>
contr**o ent*e o Estado e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ci*adania regulada é a carteira de tr*balho,
</line>
<line>
**nsiderada *ma ce*tidão ** nasc*mento cívico.
</line>
</par><par>
<line>
Nessa *erspectiva, t*abalhadores rurais e urbanos *** profissões **m regulamentação eram
</line>
<line>
con*i*erado* pré-cida*ão.
</line>
<line>
*om o golpe militar em 196*, houve o recesso da cidadania polí*ica, ou sej*, pelo **o
</line>
<line>
reconhecimen*o do direito ou capacidade de a so*iedade gov*rnar a si própria em *ecorrência
</line>
</par><par>
<line>
do a*to**tarismo, censu*as e perseguições, que *oram p*culi*res es*e período da história a
</line>
<line>
b*a*ileira. Isso refletiu *m todos os níveis, inclusive na* in*tituições d* políti*as sociais, por
</line>
<line>
quais, *on**quenteme*te, *oram expul*os os r*presentantes dos emprega*o* e e*prega*or*s
</line>
<line>
do governo *o sistema previde**iár*o, *em como da a*min*stração dos *undos dos quais eram
</line>
<line>
b*nef*ciários (aque*es cob*r*os pelo FGTS e PIS PASE*). Bur*craticamente administrados,
</line>
<line>
*em co*tr*le públi*o e sem a part*cipação dos re*re*ent*ntes dos be*ef*c*ados, *esenvolve-se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 3, a*t. 14, p. *2*-246, mar. *020
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cr*a*ças e Adole**entes no Brasi*: Cidadãos ou Subcid*dãos?
</line>
<line>
235
</line>
</par><par>
<line>
a p*lít**a social brasileira, como *odas as d**ais polít*c*s d* área so*i*l, em *m contexto da
</line>
<line>
ci*adania em recesso (SANTOS, 1979).
</line>
<line>
Com a red*moc*atização do país e a pro***gaç*o da C*nstituição Fed*r*l d* 1988,
</line>
</par><par>
<line>
tem-se o reconhecimento nessa carta magn*
</line>
<line>
d*s direitos sociais, polític*s e sociais,
</line>
</par><par>
<line>
c*nsid*rad* por muitos como uma const*tuiçã* cida*ã. No seu p*imeir* artigo, ela *vid**cia a
</line>
<line>
*idadan*a *om* u* dos se*s fun*amen*os. Com pode ser conferi** abaix*:
</line>
<line>
A*t. 1º A Repúbli*a Federa*iva do Brasi*, formada pe*a união indissolúvel dos
</line>
<line>
E*tados e *uni*ípios e d* Distr*to *ederal, co*stitui-se em Est*do democrático de
</line>
<line>
dir*ito e *em como *undamentos:
</line>
<line>
I - a s*berania;
</line>
<line>
II - a cidadania;
</line>
<line>
II* - a digni**de da *ess*a humana;
</line>
<line>
IV - os val**es sociais do trabalho e da livr* inici*t*va;
</line>
<line>
V - o pluralismo políti**.
</line>
<line>
Parágrafo ún*co. Todo o poder emana do povo, que o exerce por *eio de
</line>
<line>
repr**entantes elei*os ** diretamente, nos *ermos desta Co*s*it*iç** (BR*SIL,
</line>
<line>
2 * 1 2 , p . * 3 ).
</line>
<line>
A C*nstitu*ção d* *epública *e*er*tiva do Brasil, *e 1*88, e*tabelece em s*us artigos
</line>
<line>
os deveres e di*eitos do cid*dão; de*sa forma a ci*a*ania pa*sa a ser o próprio e*e*cício
</line>
<line>
dos direitos e *e*eres ci*is, políti*os e socia*s vig**tes *a c*nst*t**ção. Os direitos ci*is estão
</line>
<line>
evidenci*dos no artigo *º, os soc*ais nos art**os 6º ao 11º e os políticos n*s art*gos 1*º ao 16*.
</line>
</par><par>
<line>
O art*go 5º determina a ig*a*dade de todos **rante a lei, *ue * fundamental *ara
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
e*erc**io da c*dadania, e que garante aos brasil*iros (bem como *os est*a*g*iros residente* no
</line>
<line>
B**si*) a inviolabilidade do direito à v*da, à liberdade, à i*ualdade, à segur**ça e ta*bém ao
</line>
</par><par>
<line>
direi*o d* propriedade, s*ndo t*is dire*tos estendidos à*
</line>
<line>
cr*anças e adoles*ente*. * res*eito
</line>
</par><par>
<line>
dos *ireitos s*ciai*, * art*go 6º afirma que: "*ão direitos so**ais a
</line>
<line>
educa*ão, a saúde,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
alimentação, o trab*lho, a m*ra*ia, o t*ansporte, o *aze*, a segurança, * previdênci* social, a
</line>
<line>
proteção * materni*ade e à *nf**cia, a assistênci* ao* *esam*arados, na form* *esta
</line>
<line>
Constit*ição" (BRASIL, 2012, p. 18).
</line>
<line>
C*m base *o que aca*a de ser expo*to, podem s*r constat*dos vários d*reit*s s*ciai*
</line>
<line>
previs*os n* *art* m*gn*, todavia é *mpr*scindível te* consciência de tais direitos e cobrar do
</line>
<line>
*oder *úblico para que os mesmos seja* efe***amente imple*entados. No que diz respeito à
</line>
</par><par>
<line>
criança, ela ainda não pode exer*itar os dire*tos p*líti*o*
</line>
<line>
em *ecorrência da *dade, somen*e
</line>
</par><par>
<line>
dos d**eitos *ivis e *ocia*s. Por outro lado, os adolesc*ntes *odem opc**nalmente usufruir do*
</line>
</par><par>
<line>
dire*tos políti*os, *ma vez que o voto entre *6 e
</line>
<line>
18 anos de i*ade * facu*tativo, conforme
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*r*nscrição a seguir:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Te*esina PI, v. 17, *. 3, art. 14, p. 228-2**, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/**vis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. Lopes, M. *. M. Fe*reira
</line>
<line>
23*
</line>
</par><par>
<line>
Art. 14º A so*erania popula* s*rá exer*id* pelo sufrágio *niv*rs*l * pe*o voto dire*o
</line>
<line>
e secret*, co* val*r igua* pa*a *odos, e, nos termos da lei, mediante:
</line>
<line>
I - ple*is**to;
</line>
<line>
I* - r*ferendo;
</line>
<line>
III - inic*ativa pop*lar.
</line>
<line>
§ 1º O *listamento eleitoral e o voto são:
</line>
<line>
I - obrigató*ios para os maiores *e dezoito anos;
</line>
<line>
II - f*cultativo* p*ra:
</line>
<line>
a) *s *nalfabetos;
</line>
<line>
b) os **ior*s d* set*nta anos;
</line>
<line>
c) os m*ior*s de dez**seis e m**o*es de dezoito anos.
</line>
</par><par>
<line>
§ 2º Não
</line>
<line>
podem alistar-se como eleito**s os estran*eiro* e, duran*e o período do
</line>
</par><par>
<line>
s*rviço mil*ta* obr**atório, o* conscri**s.
</line>
<line>
§ 3º São condições de elegibi*idade, na forma da l*i:
</line>
<line>
I - a nacionalidade b*asi*e*ra;
</line>
<line>
II - o pl*no exercício dos direitos pol**i*os;
</line>
<line>
III - * alis**mento ele*tora*;
</line>
<line>
IV - o domicílio e***to*al na ci*cu*scriç*o;
</line>
<line>
V - a filiação p*rtid**ia;
</line>
<line>
VI - a id*de mínima de:
</line>
<line>
a) t*int* * cin*o *nos *ara Presidente e Vice-Presidente *a Re*úb*ic* e Senad**;
</line>
<line>
b) **i*ta anos para Gove*nador e Vice-Gove*n***r *e *stado e *o Distr*to Federal;
</line>
<line>
c) vinte e *m anos para De*ut*do Federal, Deputado Estadual ou *istrital, Prefeito,
</line>
<line>
V*ce-Prefeito e ju*z *e p*z;
</line>
<line>
d) dezoito an*s para Vereador.
</line>
<line>
§ 4º *ão inelegív*is os i*avistáve** e os analfabet*s (*RASI*, 201*, p. 21).
</line>
<line>
Com bas* *o *xposto, depr*ende-se que *s di*e*to* político* *oram as*egurado*
</line>
</par><par>
<line>
ta*bém aos
</line>
<line>
adole*centes q*e po*em s* candida*ar ao cargo de Vereador. No *ntanto, já a
</line>
</par><par>
<line>
*artir dos 16 a*os, *le pode *xercitar o seu *ireit* ao vot*. Po* su* vez, o E*tatuto d* *riança
</line>
</par><par>
<line>
e *dolescente (*ei nº 8069 de 13/07/90) veio
</line>
<line>
*at*ficar, ga*antir * ampli*r os *ireitos d*sse
</line>
</par><par>
<line>
*egmento já *rev*sto n* C*nst*t**çã* Fede*a*, *em
</line>
<line>
c*mo defini* * co*ceito de criança
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ad*l*scente. C**o pode *er ver**icado na Lei.
</line>
</par><par>
<line>
Art. 1º Es*a Lei dispõ* sobre a pro*eção integral à *ria**a e ao adolescente.
</line>
<line>
Art. 2º Considera-s* cr**nça, para os efei*os des*a Lei, a pe*soa até doze *nos de
</line>
<line>
idade incompletos, * *d*lescente, *quela entre d*ze e dezoito an*s de id*de.
</line>
</par><par>
<line>
Parágrafo único. N*s casos
</line>
<line>
*x*res*os em lei, aplica-se excep*ion*lmen*e este
</line>
</par><par>
<line>
Es*atut* às p*ssoa* entre dezoito e v*nte e um anos de *dade.
</line>
<line>
*rt. 3º A crianç* e * ado*escente goza* de *odos os direito* funda**n**is inerentes
</line>
<line>
à pess*a humana, sem preju*zo da *rote*ão integral de que trat* esta *ei,
</line>
</par><par>
<line>
assegurando-se
</line>
<line>
lhes,
</line>
<line>
*or lei ou por
</line>
<line>
outr*s *eios,
</line>
<line>
todas *s op*rtuni*ade* e
</line>
</par><par>
<line>
facili*ades, a fim *e lhes facultar o d*senvolvimento físico, m*ntal, *oral, espiritual
</line>
<line>
* social, em condições *e liberdade * d* dignid*de.
</line>
<line>
Ar*. 4º É deve* da fam*lia, da comuni*ade, da s*ciedade *m geral e do poder p*blic*
</line>
</par><par>
<line>
asseg*rar, com absoluta *rioridade, a ef**ivação dos direit*s referentes à vida,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
sa*de, à a*ime*tação, à educação,
</line>
<line>
ao
</line>
<line>
esporte, ao lazer, à profissionalização,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
cultu*a, à dign*dade, ao r*s*eito, à liberdade e à conv*vê*cia fam*liar e c*munit*r*a.
</line>
<line>
Parág**fo único. A gar*ntia de pr*o*idade co*preende:
</line>
<line>
a) prim*zia de receber proteçã* * so*or*o em quaisquer **rcunstâncias;
</line>
<line>
*) preced*nci* de aten*imento nos serviços públ*cos *u de r*l*vânc*a *úb*ica;
</line>
<line>
c) preferênc*a na formulação e na execu**o d*s polític*s soci*is p*blicas;
</line>
<line>
d) desti*ação p*ivileg*ada *e rec*rsos públic*s n*s áreas re*ac*onadas c*m proteç*o
</line>
<line>
à inf*nci* e à juventud*.
</line>
<line>
Rev. *SA, Te*e*ina, v. 17, n. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 202* www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*rianças e Adol*scentes no Brasil: Cidadão* ou *ubcidadãos?
</line>
<line>
237
</line>
</par><par>
<line>
Art. 5º *enhuma criança ou a*olescente será ob*e*o de qualquer *or*a de
</line>
<line>
negligên*ia, *iscriminaçã*, e*pl*raç*o, **ol*ncia, cr*elda*e e opressão, punido na
</line>
<line>
forma da *ei *ualquer a*en*ado, por ação ou comi***o, **s seu* d*reitos
</line>
<line>
*un*ament*is (BR*SIL, 1990, p. 01).
</line>
</par><par>
<line>
O **ti*o 4* *re*oniza que é
</line>
<line>
de*er de *od*s asse*urar a efetivação de *ais
</line>
<line>
direi*os,
</line>
</par><par>
<line>
inclusive d* poder público. O ar*igo 7º do *CA t*mbé* evidencia de forma taxativa o direito
</line>
<line>
* vida e à saúde através da impleme*taçã* d* políticas p*blicas *ue pos*ibil*tam o nasci**nto
</line>
<line>
e o desenvolvimen*o sadio perant* condiçõ*s dignas. Além disso, *xiste previsão do direito à
</line>
<line>
l*berdade, *e*p*ito, dignid*de e *onvi*ência famil*ar e comun*t*ria, dentre outros *ireitos que
</line>
<line>
s*o fund*mentais às cria*ças e a*ol*s*en*es. À **s** disso, o objetiv* primordial des*a
</line>
<line>
pesqu*sa é inve*t**ar se tais direitos previ*tos estão sendo cumprid*s efet*va*ente.
</line>
<line>
3 METODOLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
O presente artigo foi desenvolvido co* b*se na revi*ão d* lit*ratur* p*sq*isas e
</line>
</par><par>
<line>
d*cumentais e teve como te*a ce*tral * *idadania i*eren*e às *ria*ças e adolesce*tes
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil. O estu*o *tilizou a abordagem quanti*ativa (ao qua*tificar *s
</line>
<line>
**dos e g*nera*izar
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
resultados) * qual**ativa (ao ***car alcança* uma *ompreensão *as razões, das motiv*ções do
</line>
<line>
contexto do probl*ma), realizado por me*o *e pesquisa bibliográfic* e de fonte secun*ária *e
</line>
</par><par>
<line>
in*ormaçõ*s. Para tanto,
</line>
<line>
foi *tilizado a pesquisa "Cenár**
</line>
<line>
d* I*f*ncia e Adole*cênc** *o
</line>
</par><par>
<line>
Bra*il em 201*", elabor*do da p*ópri* inst*t*içã* da F*ndação ABRINQ (Associação
</line>
<line>
Brasile**a dos Fabricantes de Brin**edos), e também das normas constitucionais e legais que
</line>
<line>
asse*u*am t*is direitos a esse segmento da *opulação.
</line>
<line>
Pa*a ati*gir os *in* *essa in*estigaç*o, fo*am e*idenciado* os *rincipais res**tados
</line>
</par><par>
<line>
dessa pes*uisa que demonstraram,
</line>
<line>
dentre ou*ros, indic*dores do número de mort*s por
</line>
</par><par>
<line>
*o***ídio, violência
</line>
<line>
fís*ca, violê*cia psic*lógica, tr*ba*ho infan*il, ta*a de mortalidad*
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
infância, taxa de mort*lidad* matern*,
</line>
<line>
ta*a d* cober*ura d* crech*s para crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*dolescent*
</line>
<line>
e* situação de pobrez* * extrema pobreza. Também foram utiliz**os d*dos
</line>
</par><par>
<line>
obtido* na **squisa Nacio*al por A**stra de Domicílios (PNAD-20*4); **bos reali*ados
</line>
<line>
pelo *nstituto B*a*ileiro de Geografia e Estatística (IBG*).
</line>
<line>
Por meio dessas informaç*es, os *esultad** *ossi*ilitaram diagnosticar e ava*iar se *s
</line>
</par><par>
<line>
direitos previstos das crianças e *dolescentes
</line>
<line>
estão se*do efeti**mente implementado*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
forma co*cr*ta. Os resultados desta investigação
</line>
<line>
f*r** confron*ados co* t**ria *nerente
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
c*dada*ia, com base na fundamentação *eórica e *rí**ca *e algu*s autores. Dentre eles,
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina PI, *. *7, n. *, art. 14, p. 2*8-246, mar. 2020 w*w4.fsa*et.*om.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. Lopes, M. *. M. *e*reira
</line>
<line>
238
</line>
</par><par>
<line>
d*stacam-se: Bobbio (2004), C**val*o (2002), Marshall (1979), Vie*ra (*999), Vieira (**0*),
</line>
<line>
San**s (*979) e *ous* (2003).
</line>
<line>
4 *E*ULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
P*lo exposto *a se*ã* dois, são e*iden*es os avanço* com relaç*o às conquis*as *os
</line>
</par><par>
<line>
direitos sociais, políti*os e civi*
</line>
<line>
*o Brasil, sobre*u*o no
</line>
<line>
que concerne à prev*são
</line>
</par><par>
<line>
cons**tucional e lega*, dentre eles: os direitos inerentes *s criança* e adol**centes. E*ta seçã*
</line>
<line>
tem c*m* *scopo analisar a *feti*ida*e no *umprimento *e *a*s direitos por part* do pod**
</line>
<line>
p*blico.
</line>
<line>
De acordo com informações obtidas na Pesquis* Nacional p*r Am*stra de Domicíl*o*
</line>
</par><par>
<line>
(PNA*)
</line>
<line>
*e 2*1*, reali*ada pelo Instituto Brasil*iro de Geografia Estatística (I*GE), e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
B*asil tinh* a**o*im*d*m*nte 61.443.941 crianças e **ole*cente* entre 0 e *9 anos, o que
</line>
</par><par>
<line>
*eprese*ta 30,2% *a população do *rasil em 2014, tendo
</line>
<line>
em
</line>
<line>
vis*a que o to*al da p*pulação
</line>
</par><par>
<line>
neste per*odo era de 203.*90.852 *i*hões d* pes***s. A região sude*te é a que con*entra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mai*r número de crianças * adolesc*ntes com *3.463.634, em seguid* a região nordeste com
</line>
<line>
18.*74.1*5, depois a reg*ão su* com 7.991.6*8, p*st*ri*rmente a região norte com 6.5*4.989
</line>
<line>
e, p*r último, a r*gião cen*ro oeste com *.679.495.
</line>
<line>
No qu* diz respeito ao número *e mortes em 2014, *egis*rou-se 59.00* mil mortes po*
</line>
<line>
homic*dios, *endo 11.238 **ntra a *opulação e*tre 0 e 19 *no*, *onform* registr*s do Siste*a
</line>
<line>
de Informaçõe* *e Mortalidade (SIM) no **asil. A tabela abaixo demonstra o* homi*ídios p*r
</line>
<line>
regiõe*.
</line>
<line>
Figura *1 - N**ero de *ortes de cria*ç*s e *do**scentes em 2014,
</line>
<line>
por re*iõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: A*RINQ, 201*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina, v. 17, *. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C**anças e Adolescen*es *o Brasil: Ci*adãos ou *ubcida*ãos?
</line>
<line>
2*9
</line>
</par><par>
<line>
A região norde*te a**esen*a o m*io* perc**tual
</line>
<line>
de mortes na faix* *tária de 0 a 19
</line>
</par><par>
<line>
anos, com o
</line>
<line>
*egistro d* 4.724 **rtes, *eguida ** reg*ão sudeste com 3.443 regist**s, que
</line>
</par><par>
<line>
juntas repr*sen*am 7*,6% de *odos os homicídios registrados con*ra criança* * adolescent*s.
</line>
<line>
As re**õe* ce***o-oeste, oes*e e n*rte apresentam núm*r*s muito próximos, com * *egi*tro d*
</line>
<line>
*.099 na *egião n*r*e e 1009 na região centro-oes**; a re*ião sul é a que apresenta o menor
</line>
<line>
núm**o n* pe*íodo e* anál*s*, co* *63 ocorrê*ci*s. Co* base n* qu*ntitativ* t*tal, re*istr*-
</line>
<line>
se, em média, 30,7 **rtes de cr*anças e ado*escentes p*r dia no Brasi*.
</line>
<line>
No que d*z respeito às v*ol*çõe* de direitos, ao mesmo te*po foram reg**trados
</line>
</par><par>
<line>
número* **armantes. Somente
</line>
<line>
e* 2014
</line>
<line>
tev* o registro de 1**.326 casos *e *i*l*ções de
</line>
</par><par>
<line>
*i*eitos a*r*vés de *enún*ias ao disque 100.
</line>
<line>
F*gur* *2 - Viol*ções de direi*os contra crianças e adolesce*tes em 2014.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ABRINQ, *01*.
</line>
</par><par>
<line>
A negligência repre*enta o ma**r per**ntual das vio*ações com
</line>
<line>
*7,2% d*s casos
</line>
</par><par>
<line>
*egistrados, f*can*o em s**u*do lugar *
</line>
<line>
vio*ênci* psicológica c*m 24,5%, já os casos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
violência *ísi*a e se*ual rep*esentam juntas *
</line>
<line>
percentu*l de 34%, *
</line>
<line>
as demais v*olações o
</line>
</par><par>
<line>
p**ce*t*al de *,3%.
</line>
</par><par>
<line>
No que co*c*rne * ofer*a de cult*r* e laze* por *arte do poder público m*nicipal, *os
</line>
</par><par>
<line>
5.565 municípios
</line>
<line>
*rasileir*s, *penas 1.887 dispõ** de c*ntr*s culturai*, o qu* repre*enta
</line>
</par><par>
<line>
apenas 33,9% d* total de municípios, conforme o *ráfico abaixo, lim*tando o acesso a esse
</line>
<line>
direito social que é de grand* rele*ância p*ra o desenvol*im*nto das crianças e a*olesc*ntes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina P*, *. 17, n. 3, *rt. 14, p. 228-246, ma*. 2020
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. M. Lopes, M. D. M. F*rre*ra
</line>
<line>
240
</line>
</par><par>
<line>
Figura 03 - Qu*ntitat*vo e percentual de municípios bras*leiros sem ce***os cultur*is.
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: ABRINQ, 2*16.
</line>
<line>
Em termos proporc*o**is, a reg*ão cen**o-oeste é * que apres*nta o **or r*sultado, j*
</line>
<line>
qu* *5,1% dos municípios não *ispõ*m de centros culturai*. Já a regi*o sudes*e é a *ue
</line>
<line>
apresenta o melho* *es*mpenho, considerando-se que esta região apresenta o percentual d*
</line>
<line>
57,7% de municíp*os que não dispõem de ce*tros cultu*ais.
</line>
<line>
Com relação *os e*ui*amentos esp*rtivos, 89% dos municípios brasileiros dispõem
</line>
<line>
*estes equipamentos, sendo a região **deste e nordes** as q** po*suem o m*ior quantitativ*
</line>
<line>
co* 1.573 * *46* cada. Difer*ntement* *esse *ese*p*n*o, qu*nd* se ref*re * t*xa de
</line>
<line>
c*bertura em creches no ano de 2014, o* resultados *oram pí*ios.
</line>
<line>
Figura 0* -Taxa de co*ertura em creches no ano de 20*4, s*gundo grandes *egi*es.
</line>
</par><par>
<line>
F*n*e: A**INQ, 2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. *SA, Teresi*a, v. 17, n. 3, *rt. 14, p. 22*-246, mar. 2020
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/re*i*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Crianças e *dolescentes no *rasil: **dadãos ou S*bcidad*os?
</line>
<line>
241
</line>
</par><par>
<line>
A região norte é a que *p*e*enta o p*or desemp*nho com apenas 9,7% de **be*tura, j*
</line>
</par><par>
<line>
a r*g*ão sudeste apres*nt* o melh** dese*pe*ho com 3*,8%, mas que
</line>
<line>
ain*a de**a muito
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
desejar, t*ndo em vista q*e apr*xim**amente 65,2% d*s crianç*s *ic*m sem ter *ce*s* a esse
</line>
<line>
d*reito so*ial que * pri*ordial *ara que os pais possam desenvolve* sua* atividade* labo*ai* e
</line>
<line>
*las pos*a* co*eçar * ter um *onvívio social.
</line>
<line>
Em 2014, registra-se o total de 34.589 creches p*b*icas n* Brasil, s*ndo que a reg*ão
</line>
<line>
norde*te concentra 44% do total de est**elecim*ntos e a *egião sude*** 2*,3%.
</line>
<line>
Figur* 05 - Quantita*ivo de *reches no ano d* 2014.
</line>
</par><par>
<line>
Font*: ABRINQ, 2016.
</line>
<line>
Cabe aind* pontuar q*e, *e acordo com o censo demog*áfico de 20*0, reg*strou-se
</line>
<line>
966.305 pessoas e*tre 0* a 14 *or* da escola. Já na faixa etária de 15 a 17 anos, o *uantita**vo
</line>
</par><par>
<line>
*oi de 1.727.523, con*abili*ando o tota* de 2.69*.8*8 (dois milhões, seis*ento* e novent*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
trê* mil * oitocentos e v**te)
</line>
<line>
c*ia*ças * adole*cent*s s*m te* aces*o a esse direito que
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
f**damental para o seu de*envol*imen*o social, cu**ural e pr*fis*i**al.
</line>
</par><par>
<line>
Ou*ro dado al*r*a**e é o qu* diz r**pei*o
</line>
<line>
ao *rabalho infanti* no Brasil, *endo, po*
</line>
</par><par>
<line>
e*emplo, q*e no *no de 201* r*gistou-se o q**ntitativ* d* 3.3*1.37* (três milhões, trezentos
</line>
<line>
e tri*t* e u* mi* e trez*ntos e tr*nta * oito) crianças e a*olescen*e na faix* etária de 05 a *7
</line>
<line>
ano*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, art. 14, p. 228-246, **r. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. L**es, M. D. *. Ferreira
</line>
<line>
242
</line>
</par><par>
<line>
Figura 06 - Da*os s**re o trabalho infa*til no ano de 2014 (*essoas entre 0* e 17 anos).
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: ABR*NQ, 201*.
</line>
</par><par>
<line>
* região no*deste é a que apr*sen*a o maior p*rce**ual **m 32,9%, em seguida
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*gião su*est* com 30,6% d*s caso* r*gistra***. *á a região cent*o-oeste é * que a*r*senta o
</line>
<line>
**nor pe*centual *e trabalho infantil com 7,7% do total de caso* regist*ado* no **a*il, o que
</line>
<line>
correspond* a *57.181 (duzentos e cinquenta e sete mil e cento e oitenta e um). No que diz
</line>
<line>
res*eito *o *i*o de ocu**ç*o, de acor*o c*m a *e*q*isa Nacion*l de Amostra por Domicilio,
</line>
<line>
31% desenvolvem ativid*des agr*c*las e 69% outras atividad*s.
</line>
</par><par>
<line>
O direito à v*da, q** é * base para o *xer*ício dos dema**
</line>
<line>
dire*t*s, pelos quais est**
</line>
</par><par>
<line>
p*e*isto* na Constituição F*deral *e 1988 e no ECA, *pre*entam da*os preo*upantes no *no
</line>
<line>
de 20*4. Nesse p*ríodo, para cada 1000 crianças *asci*as vivas e men*r** de 05 a*os, 14,9%
</line>
</par><par>
<line>
não sobrev*veram. Quando *stes dados são comparado* por *erritórios, veri*ica-*e q*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
regiã* norte é a que apr*senta o pi*r í*dic*, em seguid* fi*a a *egião nordeste com a ta*a de
</line>
<line>
*orta*idade n* i*fância de 16,7%, posteriorme*te a regi*o c*ntro *e*te com 15,3%, e depo*s a
</line>
<line>
região *udeste com 13,5%. * regi*o que apresenta a men*r taxa de morta*idade na inf*ncia é
</line>
<line>
a *egião sul com 12,4%, *onform* depr*ende a fi*ur* abai*o.
</line>
<line>
Figura 07 - Ta** *e mortalida*e na in*ância (m*nores de 05 *nos) para cada 1000
</line>
<line>
na*cido* vivo*, *egundo gr*ndes *egiões no ano de 2014.
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: AB*INQ, 2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. *SA, Ter*sin*, v. *7, n. *, art. 14, *. 228-246, mar. 2020
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Cri*nças e Adolescentes no B*asi*: Cidadãos *u Subc*dadãos?
</line>
<line>
*43
</line>
</par><par>
<line>
Já, no que *iz respei*o à taxa de *ortalidade m*terna, os dados são os seguin*es, de
</line>
<line>
aco*do *om o gráfico.
</line>
<line>
F*gura 08 - Taxa de *ortalidade materna em 2014 para cada 100.000 mil *ascidos vivos
</line>
<line>
em 2014, segu*do grandes regiões.
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *BRINQ, 2016.
</line>
</par><par>
<line>
Para cada 100.0*0 nascidos viv*s *o período an*l**ado, 55,5 não sobrevive*am
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
per*odo de 2014. Após a *n*lis* *e dados p*r te*ritório*, constata-se
</line>
<line>
que a re*ião norte é a
</line>
</par><par>
<line>
q*e a*res**ta a *a*o* t*** de mortalida** mater*a, *eguida da regi*o norde*te co* a taxa de
</line>
<line>
65,*. P*r s** v*z, a região *ul aprese*t* o *elho* dese*pe*ho com * taxa de *7,4.
</line>
</par><par>
<line>
A s**uir, *o gráfico, será dem**s*ra** o diagnósti*o
</line>
<line>
d* cri**ça* * adolescentes
</line>
</par><par>
<line>
v*vendo em situ*ç*o d* pobr*za * ext*ema pobreza no a*o de 2*14.
</line>
<line>
Fig*r* 0* - Pe*soas entre 0 * 14 anos em situação de domici*iar *e baixa renda, s*gund*
</line>
<line>
grandes regiões (total em total e* milhõ*s e % por re*iõ*s).
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: ABRINQ, 2016.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, *eresina PI, v. 17, n. 3, art. *4, p. 228-246, mar. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. *. L*pes, M. D. M. Ferreira
</line>
<line>
244
</line>
</par><par>
<line>
*e acordo com a *i*ura a*ima, a região no*deste é * *ue co*ce*tra o maio*
</line>
<line>
qu*ntit*t*vo d* cr*anças e adolesc*n*es **bres e ex**ema**nte pobres com *,9 e 4,0 mil*õe*,
</line>
<line>
*espect*vamen*e. A reg*ão centro-oeste apresenta o melhor resultado, tanto em relaç*o a*s
</line>
</par><par>
<line>
po***s quan*o
</line>
<line>
aos extremamente
</line>
<line>
*o**es,
</line>
<line>
co*s*d*rando o *uan*itativo *otal de crianças
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adoles*e*t*s n* Brasil em 2*14, tem-se o percentual ** 31,4% *o*res e *e 12%
</line>
<line>
e*tremam*nte po*res.
</line>
<line>
5 CONSIDERAÇÕES FINAI*
</line>
<line>
C*nstato*-se qu* o termo cid*dan*a é u* ter*o complexo e q*e p*de s*r analisa*o
</line>
<line>
sobre *ár*os enfoques, se*do objeto de est*do por vários **tudiosos que *rocuraram entender
</line>
<line>
a gênese, conceito, mutações e pe**pectivas, tais como: Bobbio (2*04), Ma*sh*ll (1979),
</line>
<line>
Vi*ira (1999), Carval*o (2008) e Sant*s (1979). Com bas* em Bobbio e Marshall, pode-se
</line>
<line>
a*irmar qu* a cid*dania é decorrente dos *vanços de dire**os já exis*ent**, somados a o**ros
</line>
<line>
que foram sendo *onquistado* com o *empo, *á os d*mais autores *e*r*çam-*e em *studar a
</line>
</par><par>
<line>
cidad*nia br*sileira e i*entificam
</line>
<line>
qu* até
</line>
<line>
182* ainda não se pod*a fala* *e cidadania no
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Nada **st*nte, som*nt* a part*r da independência do *rasil e da abolição da
</line>
<line>
es*rav*tura * que se p*de falar em cidadania, con*oa*t* à *bordagem de Marshall e Bobbio.
</line>
</par><par>
<line>
O sécu*o XX f*i *arcado p*r ava*ços e retrocessos,
</line>
<line>
em *specia* nos períodos do regim*
</line>
</par><par>
<line>
m*li**r, pelo
</line>
<line>
qu*l ocorreu sup*essão de vários d**eitos inerentes à **d*dania. Com o fim do
</line>
</par><par>
<line>
regime militar e o iní*io da redem*cratização do *rasil, tais dire*to* (civis, polí*icos e so*iais)
</line>
</par><par>
<line>
f*ram cons*l**ado* em termos de previ*ão c*nstitucional c** o
</line>
<line>
advento da Constituição
</line>
</par><par>
<line>
*ede***
</line>
<line>
de
</line>
<line>
198*,
</line>
<line>
c*nsiderada
</line>
<line>
constit*ição
</line>
<line>
c*dadã,
</line>
<line>
b*m
</line>
<line>
como
</line>
<line>
por
</line>
<line>
legislações
</line>
</par><par>
<line>
infraconstitucionais.
</line>
<line>
Todavia, verificou-se qu* *pesar dessa previ*ã*, ainda é pre*iso avançar em t*rm*s de
</line>
<line>
*mp*ementação, v*sto que so*ente em 20*4 foram reg*stra*os os homicídio* de 11.326
</line>
<line>
crianças e adolescentes no Brasil, *úm*ro q*e corresponde a ap*oxi**dam*nte 31 mortes p*r
</line>
<line>
dia. *á quantitativo* de vio*ações de direitos total**aram *82.326, *ncluindo *egli*ência,
</line>
<line>
v*olência psicológica, fí**ca e se*ual, dentre outras.
</line>
<line>
De*tre os n*mero*, apenas *3,9% dos municípios brasileiros di*põem de centros
</line>
<line>
cultur*is, a* mesm* tempo cont*biliz*ndo o registro de 966.3*5 crianças e adol**cen*** fora
</line>
<line>
da escola, bem como resultados pí*ios no que diz r*speito à of*rta d* creches pelo poder
</line>
</par><par>
<line>
*úblico. T*m-se o regis*r* de 3.*31.37* crianças e adoles*en*es exe*cendo trabalho
</line>
<line>
infan*il,
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Tere*in*, v. 17, n. 3, *rt. 14, p. 228-246, ma*. 2*20 www*.fsanet.c*m.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Crianças * Adolesc**tes *o Brasil: Cidadãos ou S*bcidadãos?
</line>
<line>
245
</line>
</par><par>
<line>
al*m do quant**ativ* de quas* *5 cr*anç*s que não so**evivem *e um tota* *e 1000 *ascid**,
</line>
<line>
fora a tax* de mortalida*e materna *e 55,5 **ra cada 100 m*l *r*ança* nas*idas vivas.
</line>
<line>
Diante d*s números apresen*ados por esta pe*quisa, constatou-se que o quantitativo de
</line>
<line>
cri*n*as e adolescentes pobr*s * extremamente pobres corresponde a 1*,3 e 7,4 *i**ões *a*a.
</line>
<line>
*or *im, *er*nte tais resultados o*t*do*, ques*iona-se: como se pode falar em cidadania *ia*te
</line>
</par><par>
<line>
desse diagnóstico? Esses result*dos
</line>
<line>
apon**m para uma sub**dadania, co*s*ante pr*conizado
</line>
</par><par>
<line>
p*r So*sa (2003) e Vie*ra (2001), t*ndo e* *ista que um* parce*a signif*cati*a d* cria*ças e
</line>
<line>
*dolescent*s no Bras** não te* assegurado* a impl*m*ntação de tais direi*os *ue são i*erent*s
</line>
<line>
ao exercíci* d* cidadania.
</line>
<line>
REFER**CI*S
</line>
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Com* Referen*ia* este Artigo, c*nf*rme ABN*:
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LOPES, C. M; F*RREIRA, *. D. M. Cria*ças * Adolescentes no Brasil: *idadãos o* Subcidadão*?
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *.17, n. 3, ar*. 1*, *. 228-246, *ar. 2020.
</line>
</par><par>
<line>
Contr***iç*o d*s Autores
</line>
<line>
C. M. Lo*es
</line>
<line>
M. *. M. F*rreira
</line>
</par><par>
<line>
1) concepção e p*anejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e interpret*çã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elaboração *o rascunho ou *a r*visão crítica *o c*nteúdo.
</line>
<line>
*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
4) *articipação na aprov*ção da ve*são *i**l do manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina, *. 17, *. 3, art. 14, p. 22*-246, mar. 2020
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
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