<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 3, art. 14, p. 228-246, *a*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.3.14 </line>
</par>
<par>
<line> *rianças e Adolescentes no Brasi*: C*dadãos ou *ub*idadã**? </line>
<line> Children and A**lescents in *razil: Citiz*ns or *u* Citizens? </line>
</par>
<par>
<line> *lécio Moreir* *opes </line>
<line> *outorado *m Po*ítica* P*blicas *ela Universidade Fe*er*l do Piauí </line>
<line> Mestr* ** Política* Públicas pela U*iversida*e Federal do *iauí </line>
<line> Professor t*to* da Universidad* Estadual *o P*auí </line>
<line> E-mai*: *leciom.*op*s-the@hotmai*.c** </line>
<line> Maria D'A*va Macedo Ferrei*a </line>
<line> *outora em *erviço Soci*l na Pontifícia Un*ver*idade Católi*a de *ão *aulo </line>
<line> *rofessor* do *e*artament* de S*rviço Social d* Universidade Federal do Piauí </line>
<line> *-mail: mdalvafer*e*r*@u*l.c*m.br </line>
</par>
<par>
<line> E*der**o: Clécio Moreira *o*es </line>
<line> Ed*tor-Chefe: D*. Tonny Ke**e* de Alencar </line>
</par>
<par>
<line> Av. Miguel Ros*, 3190, C*n*ro-Sul, CEP:**.0*1-49*, </line>
<line> Rodrigu*s </line>
</par>
<par>
<line> Teresina/**, Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> E*dereço: *aria D'Alv* Mace*o Ferreir* </line>
<line> Artigo r*cebid* em 21/10/20**. Última </line>
<line> ve*são </line>
</par>
<par>
<line> Universid*de F*d*ral do Piauí - UFPI Cam*u* </line>
<line> recebi*a em 04/1*/*019. Ap*ovado em 05/11/2019. </line>
</par>
<par>
<line> Uni*ersit**io Ministro Petrônio Por*ella Bai*ro Ininga - </line>
</par>
<par>
<line> Teresina - PI -CEP: *4049-5*0, *eresina/P* Brasil. </line>
<line> Av*lia*o *elo *istema Tripl* Review: Desk Review a) </line>
<line> p*lo Editor-*hef*; e *) Doubl* Blind Review </line>
<line> (avalia*ão cega por *oi* *valiad*res da *rea). </line>
<line> Re*i*ão: Gr*matical, Normativ* e de *ormatação </line>
</par>
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<line> Cria*ças e Adolescent*s ** Br*sil: Cidad*os ou Subcid*dão*? </line>
<line> 229 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
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<line> E*te artigo e*idencia as discussões sobre * co*ce*to de cidadania e sua evoluçã* no </line>
</par>
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<line> Bra*il, c*m o objetivo de delinear o a*cabouço co*sti*ucional e *egal que garante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> cidadania d*s criança* * adolescentes, para posterior*e**e m*nsurar e **ali*ar *e **is </line>
<line> direit*s estã* sendo ef*tivados pel* p*der púb*ico no Brasil. Para tanto, p*o*e*eu-se ao </line>
<line> estu*o sobre o concei*o ** c*d**ania, abordan*o autores estrang*ir*s e br*sileiro*. </line>
<line> Posterio*mente, d*scute-se a cidadania no Brasil desde o s** descobrimento *té os dias atuais </line>
</par>
<par>
<line> para, em s*g*ida, demo*strar e </line>
<line> an*l*s*r dados sobre violações de dir*itos per*i*entes </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> crianças e </line>
<line> ad*lescen*e*, segundo constatação de d*dos *larmantes *ob*e o não cump*imento </line>
</par>
<par>
<line> dos </line>
<line> *ireito* q*e l**s sã* a*s**urados. *onc*u*-*e, en*ão, q*e *mbor* tais *ireitos es*e**m </line>
</par>
<par>
<line> asseg*rados *a const**u*ção federa* e legislação infraconst*tucional, ainda é preciso </line>
<line> avançar m*ito para que tais direitos p*ssam ser implementados de forma m*is amp*a, </line>
<line> tendo em vista que el*s são "cida*ãos" *penas *o *onto *e vista de serem portad**es d* </line>
<line> direitos a*segurados pe*o ordenamento legal, tornando-os subci**dãos. </line>
<line> Palavras cha*e: Cidadão. Criança e a*olesc*nte. Direitos. Impl*mentação. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> This artic*e highl*ght* the discussions about *he conc*pt of citiz*nship and i*s evo*utio* in </line>
<line> Bra*il, as the objective of o*tlining the consti*ut*onal and lega* framework that guar*ntee the </line>
<line> cit*zenship of chi*dren and adole*cents to later meas**e and analyze *f effectivel* these rights </line>
<line> are bein* r*alize* b* the public power. To th*s end, we pr*ceeded to study th* con*e** of </line>
<line> citizenship, *pproa*hing fore*gn and B*azilian authors, and th*n d*s*uss *itizensh*p in Brazil, </line>
<line> from i*s d*scov*ry to the pre*en* day, t* then dem*ns*rate and analyz* *ata on re**vant rights </line>
<line> vi*l*tions. to ch*ldr*n a** adolescents who *o*nd alarming data on the no*-fulfillmen* of the </line>
</par>
<par>
<line> rights *uarante*d to childr*n a*d ad*lesce*ts. It follows, </line>
<line> *hen, th*t while such </line>
<line> rights *re </line>
</par>
<par>
<line> en*ur*d in *he federal c*nstitu*ion a*d *onconstitu*i*na* l*gisl*tion, much *rogress s*ill nee*s </line>
<line> to be mad* to effectively implem*nt these ri*hts, give* that they are "citizens" **ly from the </line>
<line> p*int of vi*w. as holders of rights ensured by the *egal syste*, turni** th*m into citizen*. </line>
<line> Keywor**: *itize*. Child an* teenager. Rights I*plem*n*ation. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, *ere*ina P*, v. *7, n. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 2020 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/rev**ta </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> C. M. Lopes, M. D. M. Fe*reira </line>
<line> 230 </line>
</par>
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<line> 1 I*TRO*UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O **e*ente traba*ho tem o pr*pósito de anali*ar * efetividade da cidadania *o qu* diz </line>
<line> res*eito às cria*ças e adole**entes n* Brasil. D*ssa fo*ma, procurou-se averiguar, a prin*ípio, </line>
</par>
<par>
<line> a **mpreensão d*sse fe*ô***o *a*a se c*e*ar pos*eriormente </line>
<line> *o se*ui**e entendim*nto: se </line>
</par>
<par>
<line> efetivamente o Brasil pr*po*ci*na cidadania a esse segmento *a população, *o qual eles são </line>
<line> vítima* d* vá*ios *roblemas s*ci*is d*s** o "descobrimen*o" *o Brasil até os dias a*uais. </line>
</par>
<par>
<line> São de conhecim*nt* p*blico </line>
<line> o* vár*os casos d* *io*a*ões de dire*t*s de crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ado*esc***** notici*dos diariamente nos me*os de comunicação, a exemplo, de violênc** </line>
</par>
<par>
<line> sexual, tra**l*o infan*il, abuso *ex*al, n*g**gênci*, m*us trat**, ausência d* assistência </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> saúde, v*olência ps**ol*g*ca, p*rnografia infant*l, dentre o*tros. </line>
</par>
<par>
<line> *iante do exp**to, </line>
<line> esta </line>
<line> pesq*isa pretend* responder *os s*gu*n*es *uestionamento*: </line>
</par>
<par>
<line> *o*o os estudioso* s* *ebruça*am pa*a di*correr *obre * *o*ceito de ci**dania? **mo </line>
</par>
<par>
<line> ocorreu o process* de evol*çã* da cidada*ia no Brasil? De q*e forma CF/8* garante a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> c*d*da*ia à* criança* e aos *dolescentes? **m* * ECA abo*da esses </line>
<line> direitos? *ais di*eit*s </line>
</par>
<par>
<line> estão sen*o efet*v*me**e </line>
<line> pro*orcionado a este segm*nto *opulacional n* B*asi*? Dess* </line>
</par>
<par>
<line> *odo, a discu*são e c**pree**ão sobre </line>
<line> *s *ef*n*ções de cidadania e s*a evolução são </line>
</par>
<par>
<line> im**e*cind*ve*s pa*a q*e esse estud* po*sa *lcanç*r os ***s preten*idos. </line>
</par>
<par>
<line> O pres*nte *rtigo </line>
<line> está estruturado da seguinte </line>
<line> forma: a pró*ima s*ção (a esta </line>
</par>
<par>
<line> introdução) versa s*bre o conceito de cida*ania, com ênfase para e*tudioso* estrangeiros que </line>
</par>
<par>
<line> *is**tiram e </line>
<line> *i*cutem *obre a t*mática, e *am*é* a*tore* brasile*ros *u* se de*icaram ao </line>
</par>
<par>
<line> estudo *esse fenômeno, *om de**aque </line>
<line> **r* a re**idade b*a*ileira; *a outra seção ser* </line>
</par>
<par>
<line> ev*den*ia*a a me*od*logia utilizada; na seção consec*tiv* *e*ão demonstrado* e *nalisado* *s </line>
<line> dados sobre vio*ações de dir*itos das crianç** e adole*ce*t*s no B*asil co* ba*e *m fonte* de </line>
</par>
<par>
<line> dados confiáve*s e com r**paldo; e </line>
<line> ** últi*a seção ser*o *videnci*das </line>
<line> as cons*derações </line>
</par>
<par>
<line> *in*is. </line>
</par>
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<line> 2 REFER*NCIAL TE*RICO </line>
</par>
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<line> *.1 *i*adania e* discussão: *efin*ção, evolução e perspectivas. </line>
<line> O *ociólogo T. H. *ar*hal*, em s*a obra Cid*dania, *lass* social e status (1967), </line>
<line> evidencia con*r*buições rele*antes para a comp*eensã* *o pro*esso histórico *e co*struç** da </line>
<line> cidadania atra*és d*s seus e**udos na Ingl*terra. Cons*ante Marshall, * c*nceito de ci*ada*i* </line>
<line> *ev. FSA, Te*esina, v. 17, n. 3, art. 14, *. 228-246, mar. *020 w*w4.*san*t.com.br/revis*a </line>
</par>
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<page>
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<line> Cr**nça* e Adolescentes *o Brasi*: Cida*ãos ou *u**idadãos? </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> é definido como um status que é c*ncedido à*ueles </line>
<line> qu* são m*mbros int*g*ant*s </line>
<line> de </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> de*ermina*a c*muni**de. D*sse modo, tod*s que *os**em o st*t*s são </line>
<line> igua*s e* direitos </line>
</par>
<par>
<line> (civis, políticos e sociais) e </line>
<line> obrigaç**s, *ncluindo * p*game*to de impostos, o </line>
<line> dev*r de </line>
</par>
<par>
<line> colocar o* filh*s *a ed**a*ão primária, bem **mo *restar o s**v*ço *i*itar. Por *utr* l*do, o </line>
<line> *utor *onsider* que a c*asse social é o sistem* de desigualda*es, pois a *esma é fundad* nas </line>
</par>
<par>
<line> desig*aldades </line>
<line> *ue são p**uliares aos ind*víd*os, funcion* como um produtor *e </line>
</par>
<par>
<line> desiguald*des e e**á baseada em um conjunto de </line>
<line> ideias, crenças e valores, ass** como </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cid*dan*a. </line>
</par>
<par>
<line> Para Marshall, tais direito* (que ju*tos formam a cidadania) foram decorr*nte* de *m </line>
</par>
<par>
<line> pr*ces*o histór*co durante três s**ulos * * </line>
<line> *xercíc*o dos direito* *iv*s que propic*ou </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> surgime*to dos direitos *olíticos e, a par*ir deste, os *irei*os sociais, con*orme abai*o: </line>
<line> Qu*ndo os três e*ementos da *idadania se dis*anciara* um d* outro logo passaram * </line>
</par>
<par>
<line> parece* el**en*os estr*nh*s entre si. O di*órc*o entre eles era tão **mpleto que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> possíve*, at*ibuir o período de forma*ão da v*da de cad* um * séculos difer*nt*s, os </line>
<line> direitos civis ao século XVI*I, os po*íti*o* ao XI* * os soc*a*s a* XX. Estes </line>
<line> per**dos, é evidente, devem s*r t*atados com uma elasti*i*ade razoável, e há algu* </line>
<line> *n*r*laçament*, *speci*lmente, entre o* do*s último* (MARSHALL, 1*67, p. 6*). </line>
</par>
<par>
<line> A história dos direitos civis, que é a base dos </line>
<line> demais dir*it*s e, po* conse*u*nte, da </line>
</par>
<par>
<line> ci*ad*nia em seu período *e forma**o, é marcada pela a*o*ão pro*ressiva de no*os direito* a </line>
</par>
<par>
<line> um st*tus já ex*stente e pertence*te a *o*os *s membros ad*l*os de </line>
<line> uma *omunidade. A </line>
</par>
<par>
<line> história </line>
<line> *os direitos políticos </line>
<line> f*i d*cor*en*e do fortal*cimento d*s dir*itos civis ligado </line>
<line> ao </line>
</par>
<par>
<line> s*atu* de liberdade, no qua* pr*piciou o a*es*o a este direito de segment*s da po*ulação que, </line>
<line> outrora, não tinha acess*. Essa mudança f*i *on*olidada pela Lei *e 1*18 e com a a*oç*o do </line>
</par>
<par>
<line> sufrágio u*iver**l, **ansferindo a base </line>
<line> desse dir*ito (do substrat* econômico) para o status </line>
</par>
<par>
<line> pessoa*. Po* fim, os di*eitos sociais foram fortalecid*s pela P*or L*w (Lei do* *obr*s) e pelo </line>
<line> s*s*ema de r*gu*ame*tação dos s*lários. </line>
<line> *o*er*o Bo*bio, em sua obra A e*a dos direitos (2*04), também dividiu a evoluç*o </line>
</par>
<par>
<line> *os d*reitos *m tr*s, a sa*er: direi*os civis, *o*íticos e sociais. Para o referido *ut*r, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> ele*ento civil é com*osto </line>
<line> dos dire*to* n*ce*sár*os à **be*dade indi*idu*l, o </line>
<line> direito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> propri*dade e o direito à justiç*. *á os direi*os políticos r*fer**-*e ao dire*to *e participar no </line>
<line> exe*cício d* poder polí*ico, *ode*do *er vota*te ou *otado; o elemento s*cial refere-se a tudo </line>
</par>
<par>
<line> *ue vai, d*sde di*eito a o </line>
<line> um </line>
<line> m í ni m o de </line>
<line> be*-estar econômico e segurança, *o direito </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> participar na he*ança social e *eva* a vi*a de *cordo com o* *adrões preval*centes </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> sociedade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teresin* *I, v. 1*, n. 3, art. 14, *. 228-246, mar. *02* www4.fs*net.com.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. Lopes, M. D. *. Ferreira </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> Vi*ira (20*1) **mb*m se *edic** ao estudo da cida*ani*. *onforme ele afirma, a </line>
<line> cidadania refer*-se à pertença passi*a e ativa de i*divíduos e* um Estado-Naç*o, *etentore* </line>
<line> de di**itos e *b*igaçõ*s universais em um espec*f*c* ***el de *gualdade. A cidadan*a seria, </line>
<line> *or*anto, a relação entr* Esta*o * Cidadão, e não podendo ser *is*a apenas *om* *m co*junto </line>
<line> de direitos forma*s, mas *o*o um modo de incorpora* os ind*vídu*s e, ao mesmo t*m*o, o* </line>
<line> *rupo* soc*ais ao contexto social. </line>
<line> Um aspecto rele*ante *ara a efetivi*ade da *idadania é a su* *ar*ntia/implemen*ação </line>
<line> desses dir*itos pelo Estado. </line>
</par>
<par>
<line> Os direito* e as </line>
<line> o**igações de cidadania existe*, p*rta*to, qua*do o </line>
<line> Estado valida </line>
</par>
<par>
<line> as nor*as de cida*ania e adota medida* *ara implem*ntá-las. Segundo essa visão, </line>
</par>
<par>
<line> os process*s de cidadania - lutas por po*er entre grupos e classe* não </line>
<line> são, </line>
</par>
<par>
<line> necessariamen*e, dire*tos de cidada*i*, m** *ons*itu*m variáv*is independentes para </line>
<line> sua formação. Em outras pal*vr*s, tais processos seria* pa*tes constitutivas da </line>
<line> teoria, **s não do ****e*to def*n*dor *o termo (VIEIR*, *001, p. 36). </line>
</par>
<par>
<line> Vi*ira (199*), além di*so, *bordou uma per*pectiva </line>
<line> que diverge do c*nceit* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *idadania nacion*l, já abor*a*o ante*iormente, em dec*rrência do processo de globalização * </line>
<line> dos a*anço* das fo*ças *rodutivas. D* acordo c*m o *utor, a cidadania nac*onal vem sofrendo </line>
<line> ameaça* por **essões glob*is e *ambé* lo*a*s, *aze*d* surgir a conc*pção de cidad**ia pós- </line>
</par>
<par>
<line> *aci**al, em que as p*pulações *strangeiras qu*rem per*anece* fieis a sua cultura </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> nacion*l**ade de ori*em, mas </line>
<line> *articip*ndo n* s*ciedade onde residem atualm*nt*. **sse </line>
</par>
<par>
<line> modo, o conceito d* </line>
<line> cidadania </line>
<line> não seria *a*s restri*o às fro*teira* d* *m p*ís, a cida*ania </line>
</par>
<par>
<line> na*ional passar*a a se* **a cidad*nia global. </line>
<line> Outra ab*rdagem r*levante no estu*o da ci*a**nia no Brasil é es*oçada *o* Sousa, no </line>
<line> livro A *onstru*ão social *a subcidadania: pa*a uma sociologia política d* modernidade </line>
</par>
<par>
<line> periférica (20*3), no </line>
<line> qual é demon*trado p*eocupa*ão c*m </line>
<line> a subcidadan*a dos </line>
<line> *a*ses </line>
</par>
<par>
<line> peri*éricos. Segundo o auto*, a *ealida*e evi*en*iada </line>
<line> no Brasil de *m "habitus precário" * </line>
</par>
<par>
<line> marca*o por um p*oc*sso de naturalização d* desigua*dade, *a*az de dei*ar 1/3 d* sua </line>
<line> *opulação na marginali*a*e o*, em outros *ermo*, como s*bcidadãos. </line>
<line> 2.2 A Cidadania *o B*asil: evoluç*o *rono*ógica, a*an*os e *etrocessos. </line>
<line> A traje*ória da cidadania *o Brasil foi ma*cada por atrasos * retrocessos, d*v*rgindo da </line>
<line> teori* de Marshall (*967), *o que conce*ne a s**uência do surgimento dos *ireitos qu* </line>
<line> const**uem a *idadania. De ac*rdo com Carval*o (2002), entre o período do descobri*ento do </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 2020 www4.fsan**.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Crianças e Ado*es**ntes *o Brasil: Cidadãos ou Subcidadãos? </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> Brasil em 1550 e a sua independê*ci* e* 182*, ainda não se po*e *alar em ci*ada*ia no </line>
<line> Brasil, em decorrência do fat* de que a população era analfab*ta num *o*t*xto de escr*vi*ão </line>
</par>
<par>
<line> e de afastamento *a </line>
<line> vida polít**a, </line>
<line> uma vez *u* </line>
<line> o </line>
<line> poder púb*ico e** exercido de maneira </line>
</par>
<par>
<line> *r*vada (nos moldes da admini*tra*ão patrimonialista), inexi*tind* um sent*mento d* </line>
<line> igualdade perante a lei, conforme depreende a citação abaixo. </line>
<line> Os escra*os não eram cidadão*, não tin*am *s dire*t** ci*is b*sicos à integridade </line>
<line> física (podia* ser e*pancados), à *ibe*da*e *, em casos extremos, à própria v*da, j* </line>
</par>
<par>
<line> q*e a </line>
<line> *ei </line>
<line> os **ns*derava </line>
<line> propr*edad* *o senho*, equipar*nd*-os a an*mais. Entre </line>
</par>
<par>
<line> escravos e s*n**res, existia uma p*pul*ção legalm*nte livre, mas a que faltav*m </line>
<line> q*as* todas as condições par* o exercíc*o dos direi*os civis, sobretudo, a educação. </line>
<line> E*a dep*ndia d*s gr*ndes proprie**rios par* mor*r, trabalhar e d*fender-se contr* o </line>
<line> arbítrio do *overno * de outro* *roprietá*ios. Os que fugiam par* o int*ri*r *o paí* </line>
<line> vi*iam isolados de to*a convi**ncia *ocial, t**nsformando-se, e*en*ual*en*e, ele* </line>
<line> pró*rio* em grande* pro*rietários. Não *e po*e dizer que os s*nh*res fossem </line>
<line> cida*ãos. Eram, s*m dúvida, livr*s, *otavam e eram v*tados nas eleições </line>
<line> *unici*ais. Eram os "home*s bons" do período col**ial. Fal*ava-l**s, no entant*, o </line>
<line> pró*rio *entid* da cidadan*a, a n*ção *a igualdade de todos *e*ant* a le*. *ram </line>
<line> s*mp*es p*tentados q*e ab*orvia* *arte d*s funções do *stado, *obre*u** as </line>
<line> funções judic***ias. E* suas mãos, * *ustiça, que, *omo vimos, é a princi*al gar*nt*a </line>
<line> *os dire*t** civis, tor*ava-se sim*les instru*ento do poder pessoal. O poder *o </line>
<line> gove*no termin**a na po*te*ra das grandes faze*das (C*RVAL*O, 2002, p. 21). </line>
</par>
<par>
<line> Apó* a i*dependência do Br*sil, esta realidad* *oi mudando paulati*amente, p*is </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Br*sil, indep*ndente de Portu*al, ainda contin**va uma monarqu*a esc*a**sta, * q*e **men*e </line>
</par>
<par>
<line> em ***8 se teve a </line>
<line> aboliç*o da escravatura. No enta**o, os escravos, em*ora estivess*m já </line>
</par>
<par>
<line> livre* e não ma*s considera*os uma mercadoria, estava* jogados à pró**ia sorte, </line>
</par>
<par>
<line> considerando *ue os mesmos não </line>
<line> possuíam *orm**ão esco*ar e recursos sufici*ntes para se </line>
</par>
<par>
<line> manterem. Ca*e ainda pontuar *ue o *oto </line>
<line> era *astante restri*o **sse período, *m geral: </line>
</par>
<par>
<line> limitado a ren*a, ao sexo masculino e aos que fossem alfabetizado* </line>
<line> n*m país em que, no </line>
</par>
<par>
<line> m*ximo, 15% da pop**a*ão *ra al**betizada. </line>
</par>
<par>
<line> Ainda sobre * vo*o, com a proclamação da repú*lica </line>
<line> *m 1989, houve *penas </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *x*lusão da renda. Entretanto, ana*fa*etos, mulhere*, me*d*gos, solda*os e religios** </line>
</par>
<par>
<line> conti**a*am sem ter o di*eito à votação. A partir </line>
<line> de *9*0, ac*ntece* *ma aceleração </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> processo de in*ust*ializ*ção n* Brasi*, * q*e resultou no aumento </line>
<line> do fluxo migrató*i* do </line>
</par>
<par>
<line> campo p*ra cid*d*, na organ*z*ção dos si*dicatos e na *eivindic*ção por di*eitos sociais em </line>
<line> deco*rên*** *a própri* exploração d*s tr*ba*hadores livres, mas qu* mesmo **sim eram </line>
</par>
<par>
<line> submetidos </line>
<line> às regra* do capital e muitas das </line>
<line> ve**s às con*ições s**-h*m*nas de trabal*o, </line>
</par>
<par>
<line> baixos *alári*s * su*e*tos à exc**sivas jornadas *e t*abalho n*m ambiente de repressão. </line>
</par>
<par>
<line> No pe*íod* de 193* a </line>
<line> *94* são registradas *o*quistas so*iais signifi**tivas </line>
</par>
<par>
<line> d*corrent** *as organizaç*e* *os t**bal*adores em sindic*to* e, do mesmo mo*o, do governo </line>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. 17, n. 3, art. 1*, *. 228-246, *a*. 202* ww*4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. Lop*s, M. D. M. Ferreira </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> ditatorial de *a*gas que pr*curava man*er uma ditadur* populista. A **nstituição de 1*46 </line>
</par>
<par>
<line> "manteve as </line>
<line> con*ui*tas s*ciais do período anterior e ga*a*tiu os tradicionais direitos </line>
<line> civis </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> p*lític*s. Até 1964, houv* l**erdade de impr*ns* e </line>
<line> de or**n*zação pol*tica" (CAR*ALHO, </line>
</par>
<par>
<line> 2002, p. *27). Ness* *ont*x*o, constata-se * inv*rs*o da sequência prec**izada por Marsall* </line>
<line> (1967), vindo prime*ro os direito* sociai*, em *eguida os po*ític*s e por último os c*vi*. </line>
<line> No caso brasileiro, vigorou a*é o golp* de 1964, a chamada "cidadania regulada", </line>
<line> conform* ex*õe *anderley Guilherme dos Santos, na sua obra C*dadania e j*stiça: a **lítica </line>
<line> social na ordem bra*il*ira (1979). De aco*d* com o *ut*r, os cidad*os são t*dos aqueles q*e </line>
</par>
<par>
<line> *e encontr** loca*izados </line>
<line> em q*alquer uma *a* ocupa*ões *econhecidas e de*inidas em l*i, </line>
</par>
<par>
<line> conforme p*de s*r esclarecido abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> A associação entre *ida*ania e ocupação proporcionará as condições *nstituci*n*is </line>
<line> para q*e *e inicie*, posteriorme*te, os conce**os de mar*i*alid*de e de mercad* </line>
<line> informal de t*abalho, u*a vez que nestas últimas cat*gorias ficarão in*luí*os *ão </line>
</par>
<par>
<line> apenas os desempr*gados, o* </line>
<line> su*em*re*ados e os empregados instáve*s, *as, </line>
</par>
<par>
<line> *gualmen*e, todos aqueles cujas o*upa*ões, *o* mais regular*s c *stáveis, *ão </line>
</par>
<par>
<line> tenh** sido </line>
<line> ain*a *egulamenta*as. A permanente press** por parte do* mais </line>
</par>
<par>
<line> variados *etore* da s*ciedade brasileira, tendo *m *ista a *egu*amentação de s*as </line>
<line> o*upações (soci*logo, p**ces*a*** de da*os, e*c.) *este*unham até onde o co*ceito </line>
<line> *ubliminar de cidadania regulada dissemino*-se na *ul*ura cívica do pa*s (SANTO*, </line>
<line> 1 9 7 9 , p . 7 * ). </line>
<line> A re*ul*mentação das profis*ões, a c*rteira profissional e o sindicato públ*co são os </line>
<line> três parâmetros no int*rior **s quais se define a cidadania. Os *ireitos dos cidadãos ocorriam </line>
</par>
<par>
<line> mediante das decorr*ncias dos </line>
<line> dire*tos da* pro*issõ** e a* pro**ssões só *xistiam v*a </line>
</par>
<par>
<line> regulamentação </line>
<line> estatal. O instrumento jurídico compro*ante do </line>
<line> contr**o ent*e o Estado e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ci*adania regulada é a carteira de tr*balho, </line>
<line> **nsiderada *ma ce*tidão ** nasc*mento cívico. </line>
</par>
<par>
<line> Nessa *erspectiva, t*abalhadores rurais e urbanos *** profissões **m regulamentação eram </line>
<line> con*i*erado* pré-cida*ão. </line>
<line> *om o golpe militar em 196*, houve o recesso da cidadania polí*ica, ou sej*, pelo **o </line>
<line> reconhecimen*o do direito ou capacidade de a so*iedade gov*rnar a si própria em *ecorrência </line>
</par>
<par>
<line> do a*to**tarismo, censu*as e perseguições, que *oram p*culi*res es*e período da história a </line>
<line> b*a*ileira. Isso refletiu *m todos os níveis, inclusive na* in*tituições d* políti*as sociais, por </line>
<line> quais, *on**quenteme*te, *oram expul*os os r*presentantes dos emprega*o* e e*prega*or*s </line>
<line> do governo *o sistema previde**iár*o, *em como da a*min*stração dos *undos dos quais eram </line>
<line> b*nef*ciários (aque*es cob*r*os pelo FGTS e PIS PASE*). Bur*craticamente administrados, </line>
<line> *em co*tr*le públi*o e sem a part*cipação dos re*re*ent*ntes dos be*ef*c*ados, *esenvolve-se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. 1*, n. 3, a*t. 14, p. *2*-246, mar. *020 </line>
<line> www4.fsa*et.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cr*a*ças e Adole**entes no Brasi*: Cidadãos ou Subcid*dãos? </line>
<line> 235 </line>
</par>
<par>
<line> a p*lít**a social brasileira, como *odas as d**ais polít*c*s d* área so*i*l, em *m contexto da </line>
<line> ci*adania em recesso (SANTOS, 1979). </line>
<line> Com a red*moc*atização do país e a pro***gaç*o da C*nstituição Fed*r*l d* 1988, </line>
</par>
<par>
<line> tem-se o reconhecimento nessa carta magn* </line>
<line> d*s direitos sociais, polític*s e sociais, </line>
</par>
<par>
<line> c*nsid*rad* por muitos como uma const*tuiçã* cida*ã. No seu p*imeir* artigo, ela *vid**cia a </line>
<line> *idadan*a *om* u* dos se*s fun*amen*os. Com pode ser conferi** abaix*: </line>
<line> A*t. 1º A Repúbli*a Federa*iva do Brasi*, formada pe*a união indissolúvel dos </line>
<line> E*tados e *uni*ípios e d* Distr*to *ederal, co*stitui-se em Est*do democrático de </line>
<line> dir*ito e *em como *undamentos: </line>
<line> I - a s*berania; </line>
<line> II - a cidadania; </line>
<line> II* - a digni**de da *ess*a humana; </line>
<line> IV - os val**es sociais do trabalho e da livr* inici*t*va; </line>
<line> V - o pluralismo políti**. </line>
<line> Parágrafo ún*co. Todo o poder emana do povo, que o exerce por *eio de </line>
<line> repr**entantes elei*os ** diretamente, nos *ermos desta Co*s*it*iç** (BR*SIL, </line>
<line> 2 * 1 2 , p . * 3 ). </line>
<line> A C*nstitu*ção d* *epública *e*er*tiva do Brasil, *e 1*88, e*tabelece em s*us artigos </line>
<line> os deveres e di*eitos do cid*dão; de*sa forma a ci*a*ania pa*sa a ser o próprio e*e*cício </line>
<line> dos direitos e *e*eres ci*is, políti*os e socia*s vig**tes *a c*nst*t**ção. Os direitos ci*is estão </line>
<line> evidenci*dos no artigo *º, os soc*ais nos art**os 6º ao 11º e os políticos n*s art*gos 1*º ao 16*. </line>
</par>
<par>
<line> O art*go 5º determina a ig*a*dade de todos **rante a lei, *ue * fundamental *ara </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> e*erc**io da c*dadania, e que garante aos brasil*iros (bem como *os est*a*g*iros residente* no </line>
<line> B**si*) a inviolabilidade do direito à v*da, à liberdade, à i*ualdade, à segur**ça e ta*bém ao </line>
</par>
<par>
<line> direi*o d* propriedade, s*ndo t*is dire*tos estendidos à* </line>
<line> cr*anças e adoles*ente*. * res*eito </line>
</par>
<par>
<line> dos *ireitos s*ciai*, * art*go 6º afirma que: "*ão direitos so**ais a </line>
<line> educa*ão, a saúde, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> alimentação, o trab*lho, a m*ra*ia, o t*ansporte, o *aze*, a segurança, * previdênci* social, a </line>
<line> proteção * materni*ade e à *nf**cia, a assistênci* ao* *esam*arados, na form* *esta </line>
<line> Constit*ição" (BRASIL, 2012, p. 18). </line>
<line> C*m base *o que aca*a de ser expo*to, podem s*r constat*dos vários d*reit*s s*ciai* </line>
<line> previs*os n* *art* m*gn*, todavia é *mpr*scindível te* consciência de tais direitos e cobrar do </line>
<line> *oder *úblico para que os mesmos seja* efe***amente imple*entados. No que diz respeito à </line>
</par>
<par>
<line> criança, ela ainda não pode exer*itar os dire*tos p*líti*o* </line>
<line> em *ecorrência da *dade, somen*e </line>
</par>
<par>
<line> dos d**eitos *ivis e *ocia*s. Por outro lado, os adolesc*ntes *odem opc**nalmente usufruir do* </line>
</par>
<par>
<line> dire*tos políti*os, *ma vez que o voto entre *6 e </line>
<line> 18 anos de i*ade * facu*tativo, conforme </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *r*nscrição a seguir: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Te*esina PI, v. 17, *. 3, art. 14, p. 228-2**, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/**vis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. Lopes, M. *. M. Fe*reira </line>
<line> 23* </line>
</par>
<par>
<line> Art. 14º A so*erania popula* s*rá exer*id* pelo sufrágio *niv*rs*l * pe*o voto dire*o </line>
<line> e secret*, co* val*r igua* pa*a *odos, e, nos termos da lei, mediante: </line>
<line> I - ple*is**to; </line>
<line> I* - r*ferendo; </line>
<line> III - inic*ativa pop*lar. </line>
<line> § 1º O *listamento eleitoral e o voto são: </line>
<line> I - obrigató*ios para os maiores *e dezoito anos; </line>
<line> II - f*cultativo* p*ra: </line>
<line> a) *s *nalfabetos; </line>
<line> b) os **ior*s d* set*nta anos; </line>
<line> c) os m*ior*s de dez**seis e m**o*es de dezoito anos. </line>
</par>
<par>
<line> § 2º Não </line>
<line> podem alistar-se como eleito**s os estran*eiro* e, duran*e o período do </line>
</par>
<par>
<line> s*rviço mil*ta* obr**atório, o* conscri**s. </line>
<line> § 3º São condições de elegibi*idade, na forma da l*i: </line>
<line> I - a nacionalidade b*asi*e*ra; </line>
<line> II - o pl*no exercício dos direitos pol**i*os; </line>
<line> III - * alis**mento ele*tora*; </line>
<line> IV - o domicílio e***to*al na ci*cu*scriç*o; </line>
<line> V - a filiação p*rtid**ia; </line>
<line> VI - a id*de mínima de: </line>
<line> a) t*int* * cin*o *nos *ara Presidente e Vice-Presidente *a Re*úb*ic* e Senad**; </line>
<line> b) **i*ta anos para Gove*nador e Vice-Gove*n***r *e *stado e *o Distr*to Federal; </line>
<line> c) vinte e *m anos para De*ut*do Federal, Deputado Estadual ou *istrital, Prefeito, </line>
<line> V*ce-Prefeito e ju*z *e p*z; </line>
<line> d) dezoito an*s para Vereador. </line>
<line> § 4º *ão inelegív*is os i*avistáve** e os analfabet*s (*RASI*, 201*, p. 21). </line>
<line> Com bas* *o *xposto, depr*ende-se que *s di*e*to* político* *oram as*egurado* </line>
</par>
<par>
<line> ta*bém aos </line>
<line> adole*centes q*e po*em s* candida*ar ao cargo de Vereador. No *ntanto, já a </line>
</par>
<par>
<line> *artir dos 16 a*os, *le pode *xercitar o seu *ireit* ao vot*. Po* su* vez, o E*tatuto d* *riança </line>
</par>
<par>
<line> e *dolescente (*ei nº 8069 de 13/07/90) veio </line>
<line> *at*ficar, ga*antir * ampli*r os *ireitos d*sse </line>
</par>
<par>
<line> *egmento já *rev*sto n* C*nst*t**çã* Fede*a*, *em </line>
<line> c*mo defini* * co*ceito de criança </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ad*l*scente. C**o pode *er ver**icado na Lei. </line>
</par>
<par>
<line> Art. 1º Es*a Lei dispõ* sobre a pro*eção integral à *ria**a e ao adolescente. </line>
<line> Art. 2º Considera-s* cr**nça, para os efei*os des*a Lei, a pe*soa até doze *nos de </line>
<line> idade incompletos, * *d*lescente, *quela entre d*ze e dezoito an*s de id*de. </line>
</par>
<par>
<line> Parágrafo único. N*s casos </line>
<line> *x*res*os em lei, aplica-se excep*ion*lmen*e este </line>
</par>
<par>
<line> Es*atut* às p*ssoa* entre dezoito e v*nte e um anos de *dade. </line>
<line> *rt. 3º A crianç* e * ado*escente goza* de *odos os direito* funda**n**is inerentes </line>
<line> à pess*a humana, sem preju*zo da *rote*ão integral de que trat* esta *ei, </line>
</par>
<par>
<line> assegurando-se </line>
<line> lhes, </line>
<line> *or lei ou por </line>
<line> outr*s *eios, </line>
<line> todas *s op*rtuni*ade* e </line>
</par>
<par>
<line> facili*ades, a fim *e lhes facultar o d*senvolvimento físico, m*ntal, *oral, espiritual </line>
<line> * social, em condições *e liberdade * d* dignid*de. </line>
<line> Ar*. 4º É deve* da fam*lia, da comuni*ade, da s*ciedade *m geral e do poder p*blic* </line>
</par>
<par>
<line> asseg*rar, com absoluta *rioridade, a ef**ivação dos direit*s referentes à vida, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> sa*de, à a*ime*tação, à educação, </line>
<line> ao </line>
<line> esporte, ao lazer, à profissionalização, </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> cultu*a, à dign*dade, ao r*s*eito, à liberdade e à conv*vê*cia fam*liar e c*munit*r*a. </line>
<line> Parág**fo único. A gar*ntia de pr*o*idade co*preende: </line>
<line> a) prim*zia de receber proteçã* * so*or*o em quaisquer **rcunstâncias; </line>
<line> *) preced*nci* de aten*imento nos serviços públ*cos *u de r*l*vânc*a *úb*ica; </line>
<line> c) preferênc*a na formulação e na execu**o d*s polític*s soci*is p*blicas; </line>
<line> d) desti*ação p*ivileg*ada *e rec*rsos públic*s n*s áreas re*ac*onadas c*m proteç*o </line>
<line> à inf*nci* e à juventud*. </line>
<line> Rev. *SA, Te*e*ina, v. 17, n. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 202* www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *rianças e Adol*scentes no Brasil: Cidadão* ou *ubcidadãos? </line>
<line> 237 </line>
</par>
<par>
<line> Art. 5º *enhuma criança ou a*olescente será ob*e*o de qualquer *or*a de </line>
<line> negligên*ia, *iscriminaçã*, e*pl*raç*o, **ol*ncia, cr*elda*e e opressão, punido na </line>
<line> forma da *ei *ualquer a*en*ado, por ação ou comi***o, **s seu* d*reitos </line>
<line> *un*ament*is (BR*SIL, 1990, p. 01). </line>
</par>
<par>
<line> O **ti*o 4* *re*oniza que é </line>
<line> de*er de *od*s asse*urar a efetivação de *ais </line>
<line> direi*os, </line>
</par>
<par>
<line> inclusive d* poder público. O ar*igo 7º do *CA t*mbé* evidencia de forma taxativa o direito </line>
<line> * vida e à saúde através da impleme*taçã* d* políticas p*blicas *ue pos*ibil*tam o nasci**nto </line>
<line> e o desenvolvimen*o sadio perant* condiçõ*s dignas. Além disso, *xiste previsão do direito à </line>
<line> l*berdade, *e*p*ito, dignid*de e *onvi*ência famil*ar e comun*t*ria, dentre outros *ireitos que </line>
<line> s*o fund*mentais às cria*ças e a*ol*s*en*es. À **s** disso, o objetiv* primordial des*a </line>
<line> pesqu*sa é inve*t**ar se tais direitos previ*tos estão sendo cumprid*s efet*va*ente. </line>
<line> 3 METODOLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> O presente artigo foi desenvolvido co* b*se na revi*ão d* lit*ratur* p*sq*isas e </line>
</par>
<par>
<line> d*cumentais e teve como te*a ce*tral * *idadania i*eren*e às *ria*ças e adolesce*tes </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. O estu*o *tilizou a abordagem quanti*ativa (ao qua*tificar *s </line>
<line> **dos e g*nera*izar </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> resultados) * qual**ativa (ao ***car alcança* uma *ompreensão *as razões, das motiv*ções do </line>
<line> contexto do probl*ma), realizado por me*o *e pesquisa bibliográfic* e de fonte secun*ária *e </line>
</par>
<par>
<line> in*ormaçõ*s. Para tanto, </line>
<line> foi *tilizado a pesquisa "Cenár** </line>
<line> d* I*f*ncia e Adole*cênc** *o </line>
</par>
<par>
<line> Bra*il em 201*", elabor*do da p*ópri* inst*t*içã* da F*ndação ABRINQ (Associação </line>
<line> Brasile**a dos Fabricantes de Brin**edos), e também das normas constitucionais e legais que </line>
<line> asse*u*am t*is direitos a esse segmento da *opulação. </line>
<line> Pa*a ati*gir os *in* *essa in*estigaç*o, fo*am e*idenciado* os *rincipais res**tados </line>
</par>
<par>
<line> dessa pes*uisa que demonstraram, </line>
<line> dentre ou*ros, indic*dores do número de mort*s por </line>
</par>
<par>
<line> *o***ídio, violência </line>
<line> fís*ca, violê*cia psic*lógica, tr*ba*ho infan*il, ta*a de mortalidad* </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> infância, taxa de mort*lidad* matern*, </line>
<line> ta*a d* cober*ura d* crech*s para crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *dolescent* </line>
<line> e* situação de pobrez* * extrema pobreza. Também foram utiliz**os d*dos </line>
</par>
<par>
<line> obtido* na **squisa Nacio*al por A**stra de Domicílios (PNAD-20*4); **bos reali*ados </line>
<line> pelo *nstituto B*a*ileiro de Geografia e Estatística (IBG*). </line>
<line> Por meio dessas informaç*es, os *esultad** *ossi*ilitaram diagnosticar e ava*iar se *s </line>
</par>
<par>
<line> direitos previstos das crianças e *dolescentes </line>
<line> estão se*do efeti**mente implementado* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> forma co*cr*ta. Os resultados desta investigação </line>
<line> f*r** confron*ados co* t**ria *nerente </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> c*dada*ia, com base na fundamentação *eórica e *rí**ca *e algu*s autores. Dentre eles, </line>
<line> Rev. FSA, *eresina PI, *. *7, n. *, art. 14, p. 2*8-246, mar. 2020 w*w4.fsa*et.*om.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. Lopes, M. *. M. *e*reira </line>
<line> 238 </line>
</par>
<par>
<line> d*stacam-se: Bobbio (2004), C**val*o (2002), Marshall (1979), Vie*ra (*999), Vieira (**0*), </line>
<line> San**s (*979) e *ous* (2003). </line>
<line> 4 *E*ULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> P*lo exposto *a se*ã* dois, são e*iden*es os avanço* com relaç*o às conquis*as *os </line>
</par>
<par>
<line> direitos sociais, políti*os e civi* </line>
<line> *o Brasil, sobre*u*o no </line>
<line> que concerne à prev*são </line>
</par>
<par>
<line> cons**tucional e lega*, dentre eles: os direitos inerentes *s criança* e adol**centes. E*ta seçã* </line>
<line> tem c*m* *scopo analisar a *feti*ida*e no *umprimento *e *a*s direitos por part* do pod** </line>
<line> p*blico. </line>
<line> De acordo com informações obtidas na Pesquis* Nacional p*r Am*stra de Domicíl*o* </line>
</par>
<par>
<line> (PNA*) </line>
<line> *e 2*1*, reali*ada pelo Instituto Brasil*iro de Geografia Estatística (I*GE), e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> B*asil tinh* a**o*im*d*m*nte 61.443.941 crianças e **ole*cente* entre 0 e *9 anos, o que </line>
</par>
<par>
<line> *eprese*ta 30,2% *a população do *rasil em 2014, tendo </line>
<line> em </line>
<line> vis*a que o to*al da p*pulação </line>
</par>
<par>
<line> neste per*odo era de 203.*90.852 *i*hões d* pes***s. A região sude*te é a que con*entra </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> mai*r número de crianças * adolesc*ntes com *3.463.634, em seguid* a região nordeste com </line>
<line> 18.*74.1*5, depois a reg*ão su* com 7.991.6*8, p*st*ri*rmente a região norte com 6.5*4.989 </line>
<line> e, p*r último, a r*gião cen*ro oeste com *.679.495. </line>
<line> No qu* diz respeito ao número *e mortes em 2014, *egis*rou-se 59.00* mil mortes po* </line>
<line> homic*dios, *endo 11.238 **ntra a *opulação e*tre 0 e 19 *no*, *onform* registr*s do Siste*a </line>
<line> de Informaçõe* *e Mortalidade (SIM) no **asil. A tabela abaixo demonstra o* homi*ídios p*r </line>
<line> regiõe*. </line>
<line> Figura *1 - N**ero de *ortes de cria*ç*s e *do**scentes em 2014, </line>
<line> por re*iõ*s. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: A*RINQ, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina, v. 17, *. 3, art. 14, p. 228-246, mar. 2020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C**anças e Adolescen*es *o Brasil: Ci*adãos ou *ubcida*ãos? </line>
<line> 2*9 </line>
</par>
<par>
<line> A região norde*te a**esen*a o m*io* perc**tual </line>
<line> de mortes na faix* *tária de 0 a 19 </line>
</par>
<par>
<line> anos, com o </line>
<line> *egistro d* 4.724 **rtes, *eguida ** reg*ão sudeste com 3.443 regist**s, que </line>
</par>
<par>
<line> juntas repr*sen*am 7*,6% de *odos os homicídios registrados con*ra criança* * adolescent*s. </line>
<line> As re**õe* ce***o-oeste, oes*e e n*rte apresentam núm*r*s muito próximos, com * *egi*tro d* </line>
<line> *.099 na *egião n*r*e e 1009 na região centro-oes**; a re*ião sul é a que apresenta o menor </line>
<line> núm**o n* pe*íodo e* anál*s*, co* *63 ocorrê*ci*s. Co* base n* qu*ntitativ* t*tal, re*istr*- </line>
<line> se, em média, 30,7 **rtes de cr*anças e ado*escentes p*r dia no Brasi*. </line>
<line> No que d*z respeito às v*ol*çõe* de direitos, ao mesmo te*po foram reg**trados </line>
</par>
<par>
<line> número* **armantes. Somente </line>
<line> e* 2014 </line>
<line> tev* o registro de 1**.326 casos *e *i*l*ções de </line>
</par>
<par>
<line> *i*eitos a*r*vés de *enún*ias ao disque 100. </line>
<line> F*gur* *2 - Viol*ções de direi*os contra crianças e adolesce*tes em 2014. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ABRINQ, *01*. </line>
</par>
<par>
<line> A negligência repre*enta o ma**r per**ntual das vio*ações com </line>
<line> *7,2% d*s casos </line>
</par>
<par>
<line> *egistrados, f*can*o em s**u*do lugar * </line>
<line> vio*ênci* psicológica c*m 24,5%, já os casos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> violência *ísi*a e se*ual rep*esentam juntas * </line>
<line> percentu*l de 34%, * </line>
<line> as demais v*olações o </line>
</par>
<par>
<line> p**ce*t*al de *,3%. </line>
</par>
<par>
<line> No que co*c*rne * ofer*a de cult*r* e laze* por *arte do poder público m*nicipal, *os </line>
</par>
<par>
<line> 5.565 municípios </line>
<line> *rasileir*s, *penas 1.887 dispõ** de c*ntr*s culturai*, o qu* repre*enta </line>
</par>
<par>
<line> apenas 33,9% d* total de municípios, conforme o *ráfico abaixo, lim*tando o acesso a esse </line>
<line> direito social que é de grand* rele*ância p*ra o desenvol*im*nto das crianças e a*olesc*ntes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina P*, *. 17, n. 3, *rt. 14, p. 228-246, ma*. 2020 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. M. Lopes, M. D. M. F*rre*ra </line>
<line> 240 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 03 - Qu*ntitat*vo e percentual de municípios bras*leiros sem ce***os cultur*is. </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: ABRINQ, 2*16. </line>
<line> Em termos proporc*o**is, a reg*ão cen**o-oeste é * que apres*nta o **or r*sultado, j* </line>
<line> qu* *5,1% dos municípios não *ispõ*m de centros culturai*. Já a regi*o sudes*e é a *ue </line>
<line> apresenta o melho* *es*mpenho, considerando-se que esta região apresenta o percentual d* </line>
<line> 57,7% de municíp*os que não dispõem de ce*tros cultu*ais. </line>
<line> Com relação *os e*ui*amentos esp*rtivos, 89% dos municípios brasileiros dispõem </line>
<line> *estes equipamentos, sendo a região **deste e nordes** as q** po*suem o m*ior quantitativ* </line>
<line> co* 1.573 * *46* cada. Difer*ntement* *esse *ese*p*n*o, qu*nd* se ref*re * t*xa de </line>
<line> c*bertura em creches no ano de 2014, o* resultados *oram pí*ios. </line>
<line> Figura 0* -Taxa de co*ertura em creches no ano de 20*4, s*gundo grandes *egi*es. </line>
</par>
<par>
<line> F*n*e: A**INQ, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> *ev. *SA, Teresi*a, v. 17, n. 3, *rt. 14, p. 22*-246, mar. 2020 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/re*i*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Crianças e *dolescentes no *rasil: **dadãos ou S*bcidad*os? </line>
<line> 241 </line>
</par>
<par>
<line> A região norte é a que *p*e*enta o p*or desemp*nho com apenas 9,7% de **be*tura, j* </line>
</par>
<par>
<line> a r*g*ão sudeste apres*nt* o melh** dese*pe*ho com 3*,8%, mas que </line>
<line> ain*a de**a muito </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> desejar, t*ndo em vista q*e apr*xim**amente 65,2% d*s crianç*s *ic*m sem ter *ce*s* a esse </line>
<line> d*reito so*ial que * pri*ordial *ara que os pais possam desenvolve* sua* atividade* labo*ai* e </line>
<line> *las pos*a* co*eçar * ter um *onvívio social. </line>
<line> Em 2014, registra-se o total de 34.589 creches p*b*icas n* Brasil, s*ndo que a reg*ão </line>
<line> norde*te concentra 44% do total de est**elecim*ntos e a *egião sude*** 2*,3%. </line>
<line> Figur* 05 - Quantita*ivo de *reches no ano d* 2014. </line>
</par>
<par>
<line> Font*: ABRINQ, 2016. </line>
<line> Cabe aind* pontuar q*e, *e acordo com o censo demog*áfico de 20*0, reg*strou-se </line>
<line> 966.305 pessoas e*tre 0* a 14 *or* da escola. Já na faixa etária de 15 a 17 anos, o *uantita**vo </line>
</par>
<par>
<line> *oi de 1.727.523, con*abili*ando o tota* de 2.69*.8*8 (dois milhões, seis*ento* e novent* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> trê* mil * oitocentos e v**te) </line>
<line> c*ia*ças * adole*cent*s s*m te* aces*o a esse direito que </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> f**damental para o seu de*envol*imen*o social, cu**ural e pr*fis*i**al. </line>
</par>
<par>
<line> Ou*ro dado al*r*a**e é o qu* diz r**pei*o </line>
<line> ao *rabalho infanti* no Brasil, *endo, po* </line>
</par>
<par>
<line> e*emplo, q*e no *no de 201* r*gistou-se o q**ntitativ* d* 3.3*1.37* (três milhões, trezentos </line>
<line> e tri*t* e u* mi* e trez*ntos e tr*nta * oito) crianças e a*olescen*e na faix* etária de 05 a *7 </line>
<line> ano*. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina PI, v. *7, n. 3, art. 14, p. 228-246, **r. 20*0 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. L**es, M. D. *. Ferreira </line>
<line> 242 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 06 - Da*os s**re o trabalho infa*til no ano de 2014 (*essoas entre 0* e 17 anos). </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: ABR*NQ, 201*. </line>
</par>
<par>
<line> * região no*deste é a que apr*sen*a o maior p*rce**ual **m 32,9%, em seguida </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*gião su*est* com 30,6% d*s caso* r*gistra***. *á a região cent*o-oeste é * que a*r*senta o </line>
<line> **nor pe*centual *e trabalho infantil com 7,7% do total de caso* regist*ado* no **a*il, o que </line>
<line> correspond* a *57.181 (duzentos e cinquenta e sete mil e cento e oitenta e um). No que diz </line>
<line> res*eito *o *i*o de ocu**ç*o, de acor*o c*m a *e*q*isa Nacion*l de Amostra por Domicilio, </line>
<line> 31% desenvolvem ativid*des agr*c*las e 69% outras atividad*s. </line>
</par>
<par>
<line> O direito à v*da, q** é * base para o *xer*ício dos dema** </line>
<line> dire*t*s, pelos quais est** </line>
</par>
<par>
<line> p*e*isto* na Constituição F*deral *e 1988 e no ECA, *pre*entam da*os preo*upantes no *no </line>
<line> de 20*4. Nesse p*ríodo, para cada 1000 crianças *asci*as vivas e men*r** de 05 a*os, 14,9% </line>
</par>
<par>
<line> não sobrev*veram. Quando *stes dados são comparado* por *erritórios, veri*ica-*e q*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> regiã* norte é a que apr*senta o pi*r í*dic*, em seguid* fi*a a *egião nordeste com a ta*a de </line>
<line> *orta*idade n* i*fância de 16,7%, posteriorme*te a regi*o c*ntro *e*te com 15,3%, e depo*s a </line>
<line> região *udeste com 13,5%. * regi*o que apresenta a men*r taxa de morta*idade na inf*ncia é </line>
<line> a *egião sul com 12,4%, *onform* depr*ende a fi*ur* abai*o. </line>
<line> Figura 07 - Ta** *e mortalida*e na in*ância (m*nores de 05 *nos) para cada 1000 </line>
<line> na*cido* vivo*, *egundo gr*ndes *egiões no ano de 2014. </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: AB*INQ, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. *SA, Ter*sin*, v. *7, n. *, art. 14, *. 228-246, mar. 2020 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Cri*nças e Adolescentes no B*asi*: Cidadãos *u Subc*dadãos? </line>
<line> *43 </line>
</par>
<par>
<line> Já, no que *iz respei*o à taxa de *ortalidade m*terna, os dados são os seguin*es, de </line>
<line> aco*do *om o gráfico. </line>
<line> F*gura 08 - Taxa de *ortalidade materna em 2014 para cada 100.000 mil *ascidos vivos </line>
<line> em 2014, segu*do grandes regiões. </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *BRINQ, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Para cada 100.0*0 nascidos viv*s *o período an*l**ado, 55,5 não sobrevive*am </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> per*odo de 2014. Após a *n*lis* *e dados p*r te*ritório*, constata-se </line>
<line> que a re*ião norte é a </line>
</par>
<par>
<line> q*e a*res**ta a *a*o* t*** de mortalida** mater*a, *eguida da regi*o norde*te co* a taxa de </line>
<line> 65,*. P*r s** v*z, a região *ul aprese*t* o *elho* dese*pe*ho com * taxa de *7,4. </line>
</par>
<par>
<line> A s**uir, *o gráfico, será dem**s*ra** o diagnósti*o </line>
<line> d* cri**ça* * adolescentes </line>
</par>
<par>
<line> v*vendo em situ*ç*o d* pobr*za * ext*ema pobreza no a*o de 2*14. </line>
<line> Fig*r* 0* - Pe*soas entre 0 * 14 anos em situação de domici*iar *e baixa renda, s*gund* </line>
<line> grandes regiões (total em total e* milhõ*s e % por re*iõ*s). </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: ABRINQ, 2016. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. 17, n. 3, art. *4, p. 228-246, mar. *020 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. *. L*pes, M. D. M. Ferreira </line>
<line> 244 </line>
</par>
<par>
<line> *e acordo com a *i*ura a*ima, a região no*deste é * *ue co*ce*tra o maio* </line>
<line> qu*ntit*t*vo d* cr*anças e adolesc*n*es **bres e ex**ema**nte pobres com *,9 e 4,0 mil*õe*, </line>
<line> *espect*vamen*e. A reg*ão centro-oeste apresenta o melhor resultado, tanto em relaç*o a*s </line>
</par>
<par>
<line> po***s quan*o </line>
<line> aos extremamente </line>
<line> *o**es, </line>
<line> co*s*d*rando o *uan*itativo *otal de crianças </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adoles*e*t*s n* Brasil em 2*14, tem-se o percentual ** 31,4% *o*res e *e 12% </line>
<line> e*tremam*nte po*res. </line>
<line> 5 CONSIDERAÇÕES FINAI* </line>
<line> C*nstato*-se qu* o termo cid*dan*a é u* ter*o complexo e q*e p*de s*r analisa*o </line>
<line> sobre *ár*os enfoques, se*do objeto de est*do por vários **tudiosos que *rocuraram entender </line>
<line> a gênese, conceito, mutações e pe**pectivas, tais como: Bobbio (2*04), Ma*sh*ll (1979), </line>
<line> Vi*ira (1999), Carval*o (2008) e Sant*s (1979). Com bas* em Bobbio e Marshall, pode-se </line>
<line> a*irmar qu* a cid*dania é decorrente dos *vanços de dire**os já exis*ent**, somados a o**ros </line>
<line> que foram sendo *onquistado* com o *empo, *á os d*mais autores *e*r*çam-*e em *studar a </line>
</par>
<par>
<line> cidad*nia br*sileira e i*entificam </line>
<line> qu* até </line>
<line> 182* ainda não se pod*a fala* *e cidadania no </line>
</par>
<par>
<line> Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Nada **st*nte, som*nt* a part*r da independência do *rasil e da abolição da </line>
<line> es*rav*tura * que se p*de falar em cidadania, con*oa*t* à *bordagem de Marshall e Bobbio. </line>
</par>
<par>
<line> O sécu*o XX f*i *arcado p*r ava*ços e retrocessos, </line>
<line> em *specia* nos períodos do regim* </line>
</par>
<par>
<line> m*li**r, pelo </line>
<line> qu*l ocorreu sup*essão de vários d**eitos inerentes à **d*dania. Com o fim do </line>
</par>
<par>
<line> regime militar e o iní*io da redem*cratização do *rasil, tais dire*to* (civis, polí*icos e so*iais) </line>
</par>
<par>
<line> f*ram cons*l**ado* em termos de previ*ão c*nstitucional c** o </line>
<line> advento da Constituição </line>
</par>
<par>
<line> *ede*** </line>
<line> de </line>
<line> 198*, </line>
<line> c*nsiderada </line>
<line> constit*ição </line>
<line> c*dadã, </line>
<line> b*m </line>
<line> como </line>
<line> por </line>
<line> legislações </line>
</par>
<par>
<line> infraconstitucionais. </line>
<line> Todavia, verificou-se qu* *pesar dessa previ*ã*, ainda é pre*iso avançar em t*rm*s de </line>
<line> *mp*ementação, v*sto que so*ente em 20*4 foram reg*stra*os os homicídio* de 11.326 </line>
<line> crianças e adolescentes no Brasil, *úm*ro q*e corresponde a ap*oxi**dam*nte 31 mortes p*r </line>
<line> dia. *á quantitativo* de vio*ações de direitos total**aram *82.326, *ncluindo *egli*ência, </line>
<line> v*olência psicológica, fí**ca e se*ual, dentre outras. </line>
<line> De*tre os n*mero*, apenas *3,9% dos municípios brasileiros di*põem de centros </line>
<line> cultur*is, a* mesm* tempo cont*biliz*ndo o registro de 966.3*5 crianças e adol**cen*** fora </line>
<line> da escola, bem como resultados pí*ios no que diz r*speito à of*rta d* creches pelo poder </line>
</par>
<par>
<line> *úblico. T*m-se o regis*r* de 3.*31.37* crianças e adoles*en*es exe*cendo trabalho </line>
<line> infan*il, </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Tere*in*, v. 17, n. 3, *rt. 14, p. 228-246, ma*. 2*20 www*.fsanet.c*m.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Crianças * Adolesc**tes *o Brasil: Cidadãos ou S*bcidadãos? </line>
<line> 245 </line>
</par>
<par>
<line> al*m do quant**ativ* de quas* *5 cr*anç*s que não so**evivem *e um tota* *e 1000 *ascid**, </line>
<line> fora a tax* de mortalida*e materna *e 55,5 **ra cada 100 m*l *r*ança* nas*idas vivas. </line>
<line> Diante d*s números apresen*ados por esta pe*quisa, constatou-se que o quantitativo de </line>
<line> cri*n*as e adolescentes pobr*s * extremamente pobres corresponde a 1*,3 e 7,4 *i**ões *a*a. </line>
<line> *or *im, *er*nte tais resultados o*t*do*, ques*iona-se: como se pode falar em cidadania *ia*te </line>
</par>
<par>
<line> desse diagnóstico? Esses result*dos </line>
<line> apon**m para uma sub**dadania, co*s*ante pr*conizado </line>
</par>
<par>
<line> p*r So*sa (2003) e Vie*ra (2001), t*ndo e* *ista que um* parce*a signif*cati*a d* cria*ças e </line>
<line> *dolescent*s no Bras** não te* assegurado* a impl*m*ntação de tais direi*os *ue são i*erent*s </line>
<line> ao exercíci* d* cidadania. </line>
<line> REFER**CI*S </line>
<line> *BRINQ. C*ná*i* da Infân*ia e Adolescência no B*asil 2016. São Pa**o: *und**ã* </line>
</par>
<par>
<line> ABR*NQ, </line>
<line> 201*. </line>
<line> Dispon**el </line>
<line> em: </line>
</par>
<par>
<line> <http://www.crianca.mp*r.mp.br/arquiv*s/F*le/publi/abrinq/cenario_br*sil_abrin*_ma*2016.p </line>
<line> df.>. Ace*so *m: 10 *ul. 2018. </line>
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<line> 3) elaboração *o rascunho ou *a r*visão crítica *o c*nteúdo. </line>
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