Sustentabilidade no Ensino: Um Diagnóstico dos Cursos de Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul / Sustainability in Teaching: A Diagnosis of Administration Courses at the Federal University of Mato Grosso do Sul
Resumen
O presente artigo teve como objetivo avaliar o processo de ensino da sustentabilidade nos cursos de graduação em Administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com vistas à obtenção de subsídios para a proposição de ações de melhorias para a educação da temática. A UFMS é o objeto deste estudo pelo seu posicionamento e compromisso assumido com a sustentabilidade, seja na gestão eficiente dos seus campi ou na educação para o desenvolvimento sustentável. Para tal, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo, dividida em duas etapas: a análise documental dos Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC); e a aplicação de entrevista estruturada com os coordenadores ou docentes de curso conforme a Metodologia AISHE. Os resultados mostraram que a temática já vem sendo abordada nos cursos de Administração da UFMS, porém, de forma pontual e não explícita nos PPC, refletindo-se na baixa porcentagem de disciplinas que abordam o tema no currículo e retratado pelo baixo nível de sustentabilidade presente nos cursos analisados. Os resultados mostraram também que a educação da sustentabilidade envolve uma diversidade de estratégias didático-pedagógicas e exige mais do que um comprometimento institucional, é necessário participação ativa e alinhada da comunidade universitária no processo de mudança proposto, em especial dos docentes envolvidos na produção de conhecimento.
Palavras-chave: Ensino Superior. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Administração.
ABSTRACT
The main objective of this article was to evaluate the process of teaching sustainability in the undergraduate business courses at the Federal University of Mato Grosso do Sul (FUMS), aiming to obtain subsidies to carry out improvement actions for the education of this subject. The article focuses on FUMS due to its position and assumed commitment with sustainability, either in the efficient management of its campuses or in education for sustainable development. For this reason, a qualitative and descriptive research was carried out, divided into two stages: the documentary analysis of the Pedagogical Projects of the Courses (PPC) and the application of a structured interview with coordinators or course professors following the AISHE Methodology. The results showed that the subject has already been approached at the FUMS Administration courses, but in a punctual and not explicit way in the PPC, reflected in the low percentage of subjects that approach the topic in the curriculum and portrayed by the low level of sustainability present in the analyzed courses. The results also show that sustainability education involves a diversity of didactic-pedagogical strategies and requires more than an institutional commitment, it is necessary for an active and aligned participation of the university community in the proposed process, especially of the professors involved in process of transiting knowledge.
Keywords: Higher education. Sustainable development. Environmental Education. Administration.
Referencias
ALGHAMDI, N et al. Assessment tools’ indicators for sustainability in universities: an analytical overview. International Journal of Sustainability in Higher Education, v.18, n. 1, p. 84-115. https://doi.org/10.1108/IJSHE-04-2015-0071, 2017.
ALVES, F. A. M. B. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável em manuais escolares da área científica de ciências da natureza. Um estudo transversal (2o e 3o ciclos do Ensino Básico). Universidade Aberta. 2009.
BARBIERI, J. C. A Educação Ambiental e a Gestão Ambiental em Cursos de Gradução em Administração: Objetivos, Desafios e Propostas. Revista de Administração Pública, v. 38, n. 6, p. 919–946. 2004.
BRANDLI, L. L et al. Avaliação da presença da sustentabilidade ambiental no ensino dos cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 17, n. 2, p. 433–454. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772012000200008. 2009.
CARVALHO, S. L. G. Educação para sustentabilidade em escolas de administração de empresas: a perspectiva de coordenadores acadêmicos no Brasil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2011.
FRANCO, I et al. Personal values and approach of undergraduates towards corporate social responsibility. Social Responsibility Journal, v. 13, n. 3, p. 457-472, 2017.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL. Relatório de Gestão Exercício 2017. Recuperado em 21 julho, 2018, de https://www.ufms.br/wp-content/uploads/2018/04/Relatorio_de_Gestao_2017_UFMS_com_parecer_CD.pdf. 2018.
GODOY, A. S; BRUNSTEIN, J; FISCHER, T. M. D. Introdução ao Fórum Temático Sustentabilidade nas Escolas de Administração: tensões e desafios. RAM. Revista de Administração Mackenzie, v. 14, n. 3, p. 14–25. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-6971201300030000, 2013.
GOÉS, H. C. A. Análise Comparativa de Instrumentos para Avaliação da Sustentabilidade em Universidades visando uma Proposta para o Brasil. Tese de Doutorado.Universidade Federal do Rio de Janeiro- UFRJ, Rio de Janeiro, 2015.
GOÉS, H. C. A; MAGRINI, A. Higher education institution sustainability assessment tools: Considerations on their use in Brazil. International Journal of Sustainability in Higher Education, 17(3), 322–341. https://doi.org/10.1108/IJSHE-09-2014-0132, 2016.
GONÇALVES-DIAS, S. L. F et al. Desafios (e dilemas) para inserir “Sustentabilidade” nos currículos de administração: um estudo de caso. RAM. Revista de Administração Mackenzie [online], v. 14, n. 3, p. 119–153. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712013000300006, 2013.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação - INEP. Recuperado em 17 janeiro, 2018, de http://portal.inep.gov.br/web/guest/sinopses-estatisticas-da-educacao-superior, 2017.
JACOBI, P. R; RAUFFLET, E; ARRUDA, M. P. Educação para a sustentabilidade nos cursos de Administração: reflexão sobre paradigmas e práticas. RAM. Revista de Administração Mackenzie [online], v. 12, n. 3, p. 21–50. http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712011000300003, 2011.
KIHARA, B. M. T; MOURA-LEITE, R; JESUS LOPES, J. C. Compras e Contratações Sustentáveis das Universidades Federais Brasileiras/Sustainable Purchases and Contracts of The Brazilian Universities. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), v. 16, n. 1, p. 27-53, 2019.
LACERDA, C. C et al. Temática Ambiental nos Currículos de Ensino dos Cursos de Administração das Instituições de Ensino Superior do Estado da Paraíba. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade-GeAS, v. 3, n. 1, p. 28–42. DOI: 10.5585/geas.v3i1.68, 2014.
LAMBRECHTS, W; CEULEMANS, K. Sustainability assessment in higher education: Evaluating the use of the auditing instrument for sustainability in higher education (AISHE) in Belgium. In: Caeiro S., Filho W., Jabbour C., Azeiteiro U. (eds). Sustainability Assessment Tools in Higher Education Institutions (pp. 157-174). Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-319-02375-5_9, 2013.
LAMBRECHTS, W; RYMENAMS, S. Sustainability assessment in higher education : first application and evaluation of AISHE 2 . 0 in Belgium. Paper presented at the Global Cleaner Production and Sustainable Consumption Conference. Sitges, Barcelona, Spain. (2015, november).
MADEIRA, A. C. F. D. Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior. Dissertação (Mestrado em Engenharia do Ambiente)- Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto- FEUP, Portugal. Disponível: https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/12228/1/Texto%20integral.pdf, 2008.
MARQUES, C. S. Educação para Sustentabilidade : contribuições para o desenvolvimento do tema em Pós-Graduações em Administração. Dissertação (Mestrado em Administração) Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil. Disponível: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/4785/MARQUES%2c%20CAROLINA%20SAMPAIO.pdf?sequence=1&isAllowed=y, 2016.
MIKHAILOVA, I. Sustentabilidade: evolução dos conceitos teóricos e os problemas da mensuração prática. Economia e Desenvolvimento, 0(16). http://dx.doi.org/10.5902/red.v0i16.3442, 2011.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental. Recuperado em 06 de novembro de 2019, de http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10988-rcp002-12-pdf&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192, 2012.
MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Programas de Governo. Recuperado em 29 agosto, 2017, de http://www.mma.gov.br/política-de-resíduos-sólidos/item/8272-programas-mma. 2017.
NISHIMURA, É. K. Inserção da Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior : Um estudo comparativo dos casos da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo e da Universidade Leuphana de Lüneburg. Monografia (Graduação em Engenharia Ambiental). Escola de Engenhara de São Carlos. Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Disponível: http://www.tcc.sc.usp.br/tce/disponiveis/18/180300/tce-27072015-093351/. 2015.
NIXON, A. Improving the Campus Sustainability Assessment Process. Honors Theses. Western Michigan University, Kalamazoo, Michigan, Estados Unidos. Disponível https://scholarworks.wmich.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=2435&context=honors_theses, 2012.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA. Educação para um futuro sustentável: uma visão transdisciplinar para ações compartilhadas. Brasília: Ed. IBAMA, 1999.
ÓRGÃO GESTOR DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Mapeamento da Educação Ambiental em Instituições Brasileiras de Educação Superior: elementos para políticas públicas. Série Documentos Técnicos nº 12. Brasília, DF:MMA/MEC. Recuperado em 20 julho, 2018, de http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/dt_12.pdf, 2007.
PRME. About. Recuperado em 20 de janeiro de 2018 de http://www.unprme.org/about-prme/index.php. 2018.
RIBEIRO, M. M. C et al. Práticas de Divulgação, Conscientização e Capacitação para a Sustentabilidade uma Proposta para as Universidades Federais Brasileiras. Revista de Administração IMED, v. 8, n. 1, p. 146-168, 2018.
ROORDA, N. Auditing Instrument for Sustainability in Higher Education. Dutch Committee on Sustainable Higher Education (DHO).2001.
ROORDA, N et al. AISHE 2.0 Manual: Assessment Instrument for Sustainability in Higher Education (2nd ed.). English text. Tilburg, Netherland, 2009.
SHRIBERG, M. Institutional assessment tools for sustainability in higher education: Strengths, weaknesses, and implications for practice and theory. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 3, n. 3, p. 254–270. https://doi.org/10.1108/14676370210434714, 2002.
STUBBS, W; COCKLIN, C. Conceptualizing a “Sustainability Business Model”. Organization & Environment, v. 21n. 2, p. 103–127. https://doi.org/10.1177%2F1086026608318042, 2008.
WU, Y. C. J et al. Management education for sustainability: a webbased content analysis. Academy Management Learning Education, v. 9, n. 3, p. 520-531. https://doi.org/10.5465/amle.9.3.zqr520, 2010.
DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.3.8
Enlaces refback
- No hay ningún enlace refback.
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-SinObraDerivada 4.0 Internacional.
Atribuição (BY): Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, conquanto que deem créditos devidos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
Não Comercial (NC): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, desde que sejam para fins não-comerciais
Sem Derivações (ND): Os licenciados podem copiar, distribuir, exibir e executar apenas cópias exatas da obra, não podendo criar derivações da mesma.
ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)