Configurações Familiares e Educação: Vivências e Representações da Comunidade Escolar / Family Configurations and Education: Living and Representations of the School Community

Josiane Peres Gonçalves, Jaqueline Martins Rezende

Resumen


As novas configurações familiares estão presentes na sociedade contemporânea e essa pluralidade necessita ser investigada, para melhor entender sobre as configurações e representações de família existentes e predominantes, principalmente em âmbito escolar. Sendo assim, essa pesquisa tem por objetivo investigar as representações sociais da comunidade escolar do Estado de Mato Grosso do Sul sobre as novas configurações de famílias existentes na atualidade. Para embasamento teórico, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o conceito de família, configurações familiares e representações sociais. A pesquisa de campo, de natureza qualitativa, foi realizada por meio da gravação de entrevista com familiares de crianças e gestores de escolas públicas, de quatro diferentes municípios sul-mato-grossenses. Os quinze participantes relataram sobre as suas configurações familiares e representações sociais sobre o tema família. Os resultados apontam que o conceito de família se diversificou, sendo necessário aceitar, respeitar e conviver com as diferentes formas e configurações. No entanto, ainda prevalece a concepção de família tradicional como sendo a mais adequada e as demais configurações, por vezes, acabam sendo desconsideradas. Tais representações estão presentes tanto na sociedade quanto em âmbito escolar, porém se entende que a escola deve ser um espaço de valorização das diferenças, incluindo as diferentes configurações de família existentes na atualidade.

 

Palavras-chave: Família. Representações sociais. Comunidade escolar.

 

 

ABSTRACT

 

New family configurations are present in contemporary society and this plurality needs to be investigated in order to better understand existing and predominant family configurations and representations, especially in schools. Thus, this research aims to investigate the social representations of the school community of the State of Mato Grosso do Sul about the new family configurations that exist today. For theoretical basis, a bibliographical study was conducted on the concept of family, family configurations and social representations. The qualitative field research was conducted by recording interviews with family members of children and public school managers from four different municipalities of Mato Grosso do Sul. The fifteen participants reported on their family settings and social representations on the family theme. The results indicate that the concept of family has diversified, being necessary to accept, respect and live with the different forms and configurations. However, the concept of traditional family still prevails as being the most appropriate and the other settings sometimes end up being disregarded. Such representations are present in society as well as in schools, but it is understood that the school should be a space for valuing differences, including the different family configurations that exist today.

 

Keywords: Family. Social representations. School community.


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.4.8

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