Marketing em Escritórios de Contabilidade no Estado do Paraná / Marketing in Accounting Offices in the State of Paraná
Resumen
A presente investigação buscou determinar os aspectos relevantes de mercado no ambiente de atuação dos escritórios de contabilidade do Estado do Paraná. O objetivo, portanto, foi identificar como os escritórios de contabilidade paranaenses usam as ferramentas de marketing dispostos na literatura, que aborda o tema aplicado ao segmento de serviços. Trata-se de uma pesquisa descritiva e qualitativa, mediante levantamento com o instrumento adaptado de Peleias, Hernandez, Garcia e Silva (2007). Evidencia-se a questão temporal da pesquisa de Peleias et al. (2007) até a presente investigação, observando-se de ampla forma maiores aderências dos instrumentos de marketing por escritórios contábeis, refletindo-se como vantagem competitiva para esses. Nessa perspectiva, as contribuições tornam-se válidas tanto no viés profissional dos escritórios contábeis como na literatura científica sobre o tema. A amostra obtida compreende 38 escritórios de contabilidade situados no Estado do Paraná, sendo a maioria de pequeno porte, abrangendo até 100 clientes. Os resultados são comparados com estudos relacionados ao tema de marketing aplicado a empresas de serviços contábeis, publicados no Brasil e no Exterior. De forma geral, denota-se a pertinência do Marketing 3.0, mediante a evolução na relação dos contadores com os clientes, na resolução de problemas, que em tempos atrás não tinham o devido suporte tecnológico, no foco à qualidade do serviço prestado e, principalmente, no marketing de gestão de pessoas (sejam clientes, funcionários ou terceiros, como advogados e empresas de auditoria).
Palavras-Chave: Competitividade. Marketing. Contabilidade Gerencial.
ABSTRACT
The present investigation sought to determine the relevant aspects of the market in the operating environment of the accounting offices of the State of Paraná. The goal is, therefore, to identify how the accounting offices in Paraná use the marketing tools available in the literature, which addresses the theme applied in the services segment. It is a descriptive and qualitative research, through survey, with the instrument adapted from Peleias, Hernandez, Garcia and Silva (2007). It is evidenced the temporal question of the research of Peleias et al. (2007) until the present investigation, with greater adherence of the marketing instruments by accounting offices, reflecting as a competitive advantage for them. In this perspective, the contributions become valid both in the professional bias, in the accounting offices, and in the scientific literature on the subject. The sample obtained comprises 36 accounting offices located in the State of Paraná, most of which are small, covering up to 100 clients. The results are compared with studies published in Brazil and abroad related to the marketing theme applied to accounting services companies. In general terms, Marketing 3.0 is pertinent, through the evolution of the relationship between accountants and customers, in the resolution of problems that did not have due technological support, focus on the quality of the service provided and, above all, the marketing of (whether clients, employees or third parties, such as lawyers and audit firms).
Keywords: Competitiveness. Marketing. Management Accounting.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.6.5
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