Comunicação Digital na Caixa Econômica Federal: apontamentos sobre público jovem e a Nova Classe Média / Digital Communication at Caixa Econômica Federal: notes on the young public and the New Middle Class

Fabíola de Araújo Machado, Robson Boerges Dias, Victor Márcio Laus Reis Gomes, João José Avevedo Curvello

Resumen


A Caixa Econômica Federal é o maior banco público da América Latina e exerce um papel de Estado na promoção do desenvolvimento e da justiça social no país, a partir de políticas públicas de habitação, saneamento básico, infraestrutura e prestação de serviços. Como instituição que financia a produção e o consumo, a empresa também é responsável pela inclusão bancária da população (CAIXA, 2016): principalmente a de baixa renda. A partir de década de 2010, tanto o mercado bancário, quanto o Estado, começaram a promover ações digitais para os jovens no ambiente da internet e nas plataformas móveis. Neste cenário, há indicadores sobre serviços bancários e de tecnologia de ponta (maturidade digital) que identificam o protagonismo de bancos privados. Entretanto, a Caixa conta contra com o diferencial no aspecto social: tendo como base serviços de acesso ao consumo do que se convencionou chamar de Nova Classe Média (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014).

 

Palavras-chave: Comunicação Digital. Caixa Econômica Federal. Internet Banking. Mobile Banking. Nova Classe Média.

 

ABSTRACT

 

 The Federal Savings Bank is the largest public bank in Latin America and has a state role in promoting development and social justice in the country, from public housing policies, sanitation, infrastructure and services. As an institution that finances the production and consumption, the company is also responsible for banking inclusion of the population (CHEST, 2016): mainly low-income. From 2010 decade, both the banking market, as the state began to promote digital actions for young people in the internet environment and on mobile platforms. In this scenario, there are indicators of banking services and the latest technology (digital maturity) that identify the role of private banks. However, the cash account from with the difference in the social aspect: based on access services to the consumption of so-called New Middle Class (NERI, 2010, 2011; POCHMANN, 2014).

 

Keywords: Digital Communication. Federal Savings Bank. Internet Banking. Mobile Banking. New Middle Class.

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.7.4

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