Política de Responsabilização Escolar: O Caso do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi) / School Accountability Policy: The Case of the Piauí Educational Evaluation System (Saepi)
Resumen
Neste estudo, abordamos as implicações da política de responsabilização escolar adotada pelo Estado do Piauí, tendo como propósito compreender o olhar dos professores das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática sobre o Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (SAEPI) na vigência de sua aplicabilidade (2011-2018). Para tanto, recorremos à abordagem teórica, tendo como base as contribuições de autores como: Bonamino; Sousa (2012), Brooke (2006; 2008; 2012; 2013a; 2013b), Dias Sobrinho (2005), Fontineles; Sousa Neto (2012), Franco (2012), dentre outros. Além disso, realizamos coleta de dados através de questionário e entrevistas junto a professores dessas duas disciplinas em unidades escolares do sistema de ensino do Piauí. As análises dos dados encontram-se assentadas nos princípios da Análise do Conteúdo, de Bardin (2011). Os resultados da investigação sugerem que a adoção de políticas de responsabilização adotadas pelo Estado do Piauí é de caráter low-stakes, que configura um baixo grau de consequências atribuídas aos agentes escolares, mediante os resultados educacionais, sem atribuir implicações diretas para as escolas e seus corresponsáveis.
Palavras-chave: Política de Responsabilização Escolar. SAEPI. Avaliação em Larga Escala.
ABSTRACT
In this study, we address the implications of the school accountability policy adopted by the State of Piauí, with the purpose of understanding the view of teachers of the Portuguese Language and Mathematics disciplines on the Piauí Educational Assessment System (SAEPI) while its applicability (2011-2018). For this, we use the theoretical approach, based on the contributions of authors, such as: Bonamino; Sousa (2012), Brooke (2006; 2008; 2012; 2013a; 2013b), Dias Sobrinho (2005), Fontineles; Sousa Neto (2012), Franco (2012), among others. In addition, we conducted data collection through questionnaires and interviews with teachers from these two disciplines in school units in the Piauí education system. Data analysis is based on the principles of Content Analysis, by Bardin (2011). The results of the investigation suggest that the adoption of accountability policies adopted by the State of Piauí is of a low-stakes nature, which configures a low degree of consequences attributed to school agents, through educational results, without attributing direct implications for schools and their co-responsible.
Keywords: School Accountability Policy. SAEPI. Large-scale Evaluation.
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DOI: http://dx.doi.org/10.12819/2020.17.11.11
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