<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 7, p. 149-164, *o*. 20*0 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.11.7 </line>
</par>
<par>
<line> *ontribuições da Teoria da Comun*c*ção para o *mb*ente d* *videnciação d* *nformações </line>
<line> *inanceiras </line>
<line> *ontr*b*tions of C*mmunication **eory *o the Fina*cia* Repor*i*g Discl*sure Environment </line>
</par>
<par>
<line> Gu*lh*rme de Freitas B***es </line>
<line> Doutor *m Ciências Cont*beis pela *niversidad* Federal de Uberl*nd*a </line>
<line> Professor do I*stituto F*de*al do Tri**gulo Mi*ei*o </line>
<line> E-mail: guil*e**eborges@*ftm.edu.br </line>
<line> Ilirio *o*é Rech </line>
<line> Dou*or em Contab*lidade e Controla*ori* pela Univers*dad* de *ão Pa*lo </line>
<line> Profes*or *a *niversid*de F*deral de Goiás </line>
<line> *-mail: ilirio@usp.br </line>
<line> Ariane Nasci*ento Fonseca </line>
<line> Es*u*a*t* In*titu*o Fe**ral do Triângulo *i*eiro </line>
<line> *-mail: arian*nascime**o*onseca2468@gmail.com </line>
</par>
<par>
<column>
<row> En*ereço: *u*lherme de **e*tas *orges </row>
<row> IF*M - Campus Un**ersitár*o, Aveni*a Líria Te*ezin*a </row>
<row> Lassi Ca*uano, 255, *hácar* das Rosas, **trocínio/*G. </row>
<row> Brasil. </row>
<row> Ender*ço: I*i*io José Rech </row>
<row> UFG - Camp*s *I, Samam*aia, Cai** Posta* 74001970, </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chef*: Dr. Ton** Kerley de Alencar </row>
<row> Rodrig*es </row>
<row> Artig* recebido em 07/07/2020. Últ*ma ver*ã* </row>
<row> recebida *m 21/07/202*. Apr*v*do e* 22/07/2020. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Goi*nia/GO, Brasil. </row>
<row> Endereç*: Ariane Na*cim*n*o Fons*ca </row>
<row> IFTM - Campus Unive*sitário, Av*ni** Líria T*rezin*a </row>
<row> Lass* C*puan*, 255, Chácara das Ro*as, P*trocínio/MG. </row>
<row> Bra*il. </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pelo *i**em* Triple Re*iew: Desk Rev*ew a) </row>
<row> *elo Editor-C*efe; e b) Doub*e Blind Review </row>
<row> (avaliação ceg* po* do*s avaliadores da área). </row>
<row> Revisã*: Grama*ica*, Normativa e de Formatação </row>
</column>
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<par>
<line> *. F. Borges, I. J. *ech, *. N. Fonseca </line>
<line> *50 </line>
</par>
<par>
<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> Com o intuito de cola*orar para * *perfeiçoamento da comunicaç*o **tr* os </line>
<line> prepa**dor*s, </line>
</par>
<par>
<line> r*g**adores e </line>
<line> u*uário* da infor*ação contáb*l, *o </line>
<line> prese*te estudo objetivou-se di*c*t*r as </line>
</par>
<par>
<line> contrib*ições </line>
<line> que a </line>
<line> teor*a ** c*m**icação </line>
<line> pode t*azer para o ambien*e d* </line>
<line> evid*nciação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> informa*ões fin*nceiras. O estudo apresenta caracterí**icas próprias d* um ensaio teórico, </line>
</par>
<par>
<line> poi s </line>
<line> an*l*sa de for*a conjunt* </line>
<line> p*ç*s teóricas separadas numa per*pectiva *e *ntegração. A </line>
</par>
<par>
<line> discuss*o acerc* d*s dimensões técnica, semâ*tic* e pragmáti*a d* comunicaç*o aplicada* ao </line>
</par>
<par>
<line> ambi*n*e d* *vid*n*i**ão cont*bil *o**rib*i pa*a * proc*sso d* redução </line>
<line> da *s**metria </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> info*mação e </line>
<line> **s*nvolvimen*o do mercado de capitais. A *eflexão proposta pode contribuir </line>
</par>
<par>
<line> *ara a atuação dos </line>
<line> órgãos res*onsáveis pela normatização cont*bil no *aís e reguladores </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> d*vulgação *ina*ceira, *l*m de s* promover o objetivo do **ter*ational Ac*ounting Stan*ards </line>
<line> Board (IASB) de melhorar a comunica**o entre os elos da c*deia de evidenciaçã*. </line>
<line> Palav*as-chave: Teoria da *omunicação. Evidenciação. Con*abilid*de. E*saio Teórico. </line>
<line> ABSTRACT </line>
<line> *n order *o collabor*te for the i*prov*ment *f comm*nication between the f*nancial </line>
</par>
<par>
<line> statement* pr*parers, regul*tors </line>
<line> and users </line>
<line> of acc*unting info*mation, this st*dy aimed to </line>
</par>
<par>
<line> dis*uss the contributi**s that the com*unication th*ory can </line>
<line> bring to the fi*a*cial r*p*rting </line>
</par>
<par>
<line> disclosure env*ronment. T*e study </line>
<line> shows char*cte*i**ics </line>
<line> of a theoret*cal es*ay, </line>
<line> becaus* it </line>
</par>
<par>
<line> anal*zes together separate *he*r*tic*l pieces i* an integration p*rs*ecti*e. The </line>
<line> discus*io* </line>
</par>
<par>
<line> abou* the tech*ic*l, semantic and p**gmatic d**ensions of com*u*ication ap*lie* to **e </line>
</par>
<par>
<line> accounting dis*l*sure </line>
<line> environment contri*utes to the p*ocess of redu*ing info*mation </line>
</par>
<par>
<line> asy*me*ry a*d capi*al market dev*lopme*t. The proposed refl*ctio* ca* con*ribute to th* </line>
<line> perfor*ance *f *he bodies re*p*ns*b*e for *ccountin* standard* in the c*untry and *egulators </line>
<line> of financia* disclosur*, in addit*on to promoting the obj**tive of the I*ternati*nal Accounting </line>
<line> Standards Board (IAS*) to improve *ommun**at*on between the *inks in *** discl*sure cha*n. </line>
<line> Keywords: Commun*cati*n *heory. D*s*lo*ure. *ccou*t*ng. Theoretical Essay. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 11, ar*. *, p. 149-164, nov. 2020 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *o*tribuiçõe* da Teoria *a Comunicação p*ra * Ambiente de Evidenciação *e In*ormaçõ*s Financeir*s </line>
<line> 151 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTR**UÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> É u* consens* na lit*ratura que função básica da Con*abili**de se traduz *m a </line>
<line> com*n***ç*o, *endo *m *ista q*e sua missão * ide*ti**car, mensur*r e comunicar os eventos </line>
<line> que afe*am * pa*rimônio das entidades (DIAS F*LHO; NAKAGAW*, 2001). Portanto, </line>
</par>
<par>
<line> segund* K*ll*an (2*10), Contabi*id*de c*m**eende um proce*s* de comunicação que f*z a </line>
<line> uso da linguagem d*s n*g*cios. </line>
<line> Pa*a Di*s Filho e N**ag*w* (2001), os ele*e*tos da Teoria da Co*uni***** podem </line>
</par>
<par>
<line> s*r atribuídos </line>
<line> ao sistem* contábil pela analogia de </line>
<line> que os event** econômico* *ã* as font*s </line>
</par>
<par>
<line> básica* da *nfo*m**ão con*á*il. Os co**adores e os *ransmissores dos eve*tos codifi**m-n* e </line>
<line> *ran*mitem-na nos relat*rios cont*beis, *ue seriam o c**al básico de*se tipo de co*unicação. </line>
</par>
<par>
<line> P*rém * </line>
<line> pr*c*ss* de </line>
<line> comunicação ** s* concretiza se, * s**ente se, * </line>
<line> usuá*io </line>
<line> c*nsegue </line>
</par>
<par>
<line> *ompr**n*er a extens** da men**gem (ILUFI, 2000). Nessa *erspec*iv*, entende-s* que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> boa comuni*ação </line>
<line> pode f*vorecer o cl*m* de *onf*ança ent*e a em*resa e os usuá**o* </line>
</par>
<par>
<line> (*ALLON; B*UREN; HEIN, 2008; LEV*TT, 199*). </line>
<line> Nes*e sentido, a *uestã* q*e n**teou * pesquisa foi: de que fo*ma a *eoria da </line>
<line> comun*c*ção *ode c**tribuir pa*a o amb**nte d* *videnci*ç*o d* i*formações </line>
</par>
<par>
<line> financei*as? Destaca-se a im**r*ânci* </line>
<line> de *stu*os *ue contribu*m p*ra * debat* sob** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> divulga*ão de infor*açõ*s </line>
<line> por </line>
<line> parte </line>
<line> das empresas </line>
<line> como papel central da c*ênci* da </line>
</par>
<par>
<line> contabilidade. </line>
</par>
<par>
<line> A evidenci*ção contábil está dir*tamente relacionada *o princi*al papel atribuíd* à </line>
</par>
<par>
<line> C**tabili*a*e, qual *eja, </line>
<line> pro*er aos us*ár*o* e*tern*s inform*çõe* r*leva*tes para </line>
<line> a tomada </line>
</par>
<par>
<line> *e decisão (BEAV*R, 199*). *ara I**í*ibu* (*000), o ob*e*ivo da C*ntabilidade é ap*es*nta* </line>
</par>
<par>
<line> in*orma*ão *ualitativa e quantitativa de ma*eir* *r*enada, </line>
<line> deixando * m*nos </line>
<line> possí**l </line>
</par>
<par>
<line> omitido das dem*nstrações f*rmais, a fim de pr**iciar u*a b*s* adeq*ada de i*fo*m*ção. </line>
<line> Par* compreender a div*lgação **ntábil, **rrec*hia (2001) pr*p*e catego*ias para o </line>
</par>
<par>
<line> q*e denomin*u d* "Teoria do *isclosu*e", que </line>
<line> *o*e *er basea*a em associ*ção, </line>
</par>
<par>
<line> d*scricionariedade e eficiênc*a. A evidenci*çã* con*ábi* inclui a d*vulga*ão de *nformações </line>
</par>
<par>
<line> nas demonstrações fin*n*eiras em e </line>
<line> doc*mentos </line>
<line> compleme*tares, **mo fa*os relevantes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ota* expli**tivas. </line>
</par>
<par>
<line> O apelo por m*lho*ia na co**nicação dos *elatórios *ontábeis foi r*g*strado em um </line>
</par>
<par>
<line> *óru* d* </line>
<line> *iscussã* promovido pelo In*ernationa* Acco*nt*ng </line>
<line> S*andards Boar* (IAS*), </line>
</par>
<par>
<line> *eno*inado "Financia* Report*ng Di*closu*e", ** 2013, quando os investidores insistiram </line>
<line> qu* as inform*ções val*osas *ão, muitas *e*es, o*ultadas p*r divul*aç*es pa**oni*adas. </line>
<line> Rev. FSA, *eres*na **, v. 17, n. 1*, a*t. 7, p. 149-16*, no*. 2020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Borges, I. J. Re**, A. *. Fonseca </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> *otiv*do por esse fórum, em *ovembro de 20*6, o IA*B *ubl**o* um documento no **al * </line>
</par>
<par>
<line> apresent**a * ag*n*a de trab*lho *o *oar* para *s anos de </line>
<line> *017 a 2*21. Nesse período, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> foc* é melhorar a co*unicaçã* com o usuário, *om olhar p*ra a apre*entaçã* * </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> agrupamento d*s in*ormações. O *ASB reconheceu q*e as informa*ões at**is, inclusive </line>
<line> aquelas baseadas nas normas do próprio ór**o, não *stã* cum*rindo requisitos básicos de </line>
</par>
<par>
<line> *omuni*ação. O número de informações elevad* dem*is * a fa*ta d* compree*sibilidade é </line>
</par>
<par>
<line> afa**a o us***io </line>
<line> (INTE*NATIONAL ACC**NT*NG STANDARD* BOARD - IASB, </line>
</par>
<par>
<line> 2*16). </line>
</par>
<par>
<line> Considerand* a questão-probl*ma levanta*a, a pe*quisa </line>
<line> tem como *bjetivo g*ral </line>
</par>
<par>
<line> *iscutir as c*ntribuiçõ*s </line>
<line> que a teoria da *omunica*ão p*de trazer para o ambi*nte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*id**ci*ção con*áb*l, por meio da r*vis*o da literatura nac**nal e internacional. *ia*te desse </line>
</par>
<par>
<line> cenário marcad* pela </line>
<line> p*oblemát*ca *o processo </line>
<line> de c*mu*icação contábil, </line>
<line> a pesquisa </line>
</par>
<par>
<line> cien*ífica *anh* r*levâ**ia, já q*e *em * intuito de c**tribuir para o entend*me*to prático e/ou </line>
</par>
<par>
<line> discut*r </line>
<line> *eoricamente seus </line>
<line> imp**t*s *a socieda** e no me*cado. A justifi*at*va para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *esenvolvi*ento *a pesquisa foi embasada em critérios de atualidade e re*ev*ncia *conôm*c*. </line>
<line> A relevâ*ci* econômica do tema *ecorre ** reconhecida imp*r*ância *tribuída às </line>
</par>
<par>
<line> i*formações *inanc*iras div*lgadas pelas comp*nhi*s, *o </line>
<line> p*sso que repr*s*ntam sub*ídio </line>
</par>
<par>
<line> fundamental par* investidores avaliare* o p*ten*ia* retorno di*nte </line>
<line> de </line>
<line> opo*tuni*ades de </line>
</par>
<par>
<line> investimento* (ex-a*te), monitoramento d* ca*ital </line>
<line> comp*om*tido (ex-post), </line>
<line> concessões de </line>
</par>
<par>
<line> *rédit*, dentre outros usos. Ademais, é preci*o mitigar o ris*o *as *nformações fina*ce*ras </line>
</par>
<par>
<line> torna*em-*e compreensív*is pa** a**nas um pequeno </line>
<line> grupo de prof*ssionais de eli*e do </line>
</par>
<par>
<line> mercado. </line>
</par>
<par>
<line> O caráter original *a p*squisa r*side em considerar o aspecto nor*ativo c*mo u* elo </line>
</par>
<par>
<line> imp**tan*e na cade*a *e evide*ci*ção, *á que </line>
<line> esta ú*tima é, b*s*ca*ent*, regida por um </line>
</par>
<par>
<line> arc*bouço regulató*io de leis e princípios ger*l*ent* aceito* (BR_G*AP). </line>
<line> Al*m disso, o *ema perp*s*a a atualidade, já que representa *ma *i*cus*ão pretendida </line>
<line> p*lo IASB no Wor* Pl*n *01*-202*. Con**rm* anúncio d* seu *residente, Hans Hoo*ervorst, </line>
</par>
<par>
<line> a prioridade no **u segundo *andato é "Bette* com***ication", *u s*ja, delineamento </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *lanos p*ra melhori*s na *fic*ci* das com*nica*ões financeiras. </line>
</par>
<par>
<line> O *studo sobre o </line>
<line> disclo*ure con*ribui *ara uma área de pesqui*a que extrapola </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> Ciência Con*ábil, já qu* abrange temas de C*municação, Fi*anç*s Ec*nom*a. Portanto, * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> tema do estudo *rocura atender aos ques*tos de atua**dad*, relevân*ia e interd*sc*plinar*dade. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, *rt. 7, p. 149-164, nov. *020 </line>
<line> ww*4.**an*t.co*.br/re**sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contribuiçõ*s da **oria da Comunicação para o Ambiente d* Evidenciação de In*ormações Fi*anceiras </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> 2 REFERENCI*L *EÓRICO </line>
</par>
<par>
<line> 2.1 *spec**s estr*t*rais d* ensaio </line>
</par>
<par>
<line> Após esse tópico *n*r****ório *m que se apresentou * contex*ua*ização e a questão d* </line>
<line> pesq*i*a, o objetivo, as justifica*iv*s e contr*bu**ões, * estudo se organiza da se*uint* f*rma: </line>
<line> no tópico terceir*, Corpo *o Ens*io Teórico, s*o *bo**ados *s pr*ncipais fundamentos </line>
</par>
<par>
<line> teóricos </line>
<line> sobre a *elaç*o </line>
<line> comunicaçã* e evid*nciação contá**l. P*ra tal, recorre-*e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> abordagem do *isclosure por Verrecchia (2*01) e a **oria da Comunicação de Shann*n </line>
<line> (*948). </line>
<line> *oncom*tantemente, analisam-se *s discuss*es dos estudos rela**onados ao t*ma, uma </line>
</par>
<par>
<line> vez que possibilitam interpre*ações teóricas e práticas *obre o </line>
<line> fenômeno da evide*ciação </line>
</par>
<par>
<column>
<row> contábil. Para v*suali*ar os princip*i* p***os q*e co*stam na p*esente reflexão científica, </row>
<row> elaborou-se um esque*a (F*gura 1) que sintetiza a e*tr*tura do ensaio. </row>
<row> Figura 1 - Estru**ra de an****e </row>
<row> *undam*n*os t*óricos da evi**nciação c*ntábil, *or meio </row>
</column>
<par>
<column>
<row> *EO*IA </row>
<row> PROBLEMA </row>
</column>
<column>
<row> da *bordagem do Disclosure (*errec*hi*, 2001). </row>
<row> Fundamento* da Teori* d* Comun*cação (Shannon, 1*48) </row>
<row> aplicados ao contexto contábil. </row>
<row> De *ue fo*ma a t*oria d* com*nicação con*ribui pa*a o </row>
<row> *mbiente de evidenci*ção de informações finan*eir**? </row>
<row> Discutir as *ont*ibui*õe* q*e * teo*i* da </row>
</column>
</par>
</par>
<par>
<line> OBJETIVOS </line>
<line> *eral </line>
<line> comunic**ão pod* tra**r para o ambi*nte de </line>
<line> evi*enciação contá*il. </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Estr*tégia *e Pesquisa </row>
<row> Contribuição </row>
<row> Fo*t*: *laborada *elos a*tores. </row>
</column>
<column>
<row> En*aio t*ó*ico por meio de pesquisa bibl*og***ica. </row>
<row> Integração entr* os elos da cadeia de e*i*enciaçã* </row>
<row> como fo*ma de r*d**ir *ssimetr*a da inf*rmação. </row>
</column>
</par>
<par>
<line> O estu*o apr***nta car*cterísticas própr*as de um e*saio teórico, po*s anal*s* *e forma </line>
<line> conjunta *orren*e* teóricas separ*das num* perspect*va de integração. C*mo ensina </line>
</par>
<par>
<line> Meneghetti </line>
<line> (2011), u* ensaio teórico não </line>
<line> presume *omprovação emp*rica ba*eada em </line>
</par>
<par>
<line> *vid*ncias com a uti*izaç*o *e método* tradicionais de cole*a *e dados * apli*aç*o de testes </line>
<line> estat*sticos. Além disso, p*ra Soa*es, Picol*i e *asagrande (2018) o ensai* teórico *ndep*n*e </line>
<line> Rev. FSA, *eresi*a PI, *. 17, n. 11, art. 7, p. 149-164, nov. *0*0 w*w4.fsanet.*om.br/*evist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Borges, I. J. Rech, A. N. Fonse*a </line>
<line> 1*4 </line>
</par>
<par>
<line> de sistema*i*idad* em sua c*ns*ruç*o por possuir uma es*rutura amorfa. Em r*sumo, o ensaio </line>
<line> t*órico insere-se n* capacidade re*l*xiva para compr*ender a real*dad* (MENEGHETT*, </line>
<line> 2011). </line>
<line> * *ESULTADOS E DISCUSSÕES </line>
<line> 3.* Corpo do en*aio te**ico </line>
<line> N* presente tópi*o, discute-se a e*trutura teórica que foi base para * construção </line>
</par>
<par>
<line> epi*temológica </line>
<line> proposta. Inicia-se com uma discus**o so**e a Evidenciação Contá*il, </line>
</par>
<par>
<line> **azen*o o suporte da abordagem do Disclosure (Divulgação). Considerando a Co*ta*i*ida*e </line>
<line> num contexto *n*ormacion*l, tr*tou-se da Teoria da Comunicação nu*a perspectiva </line>
</par>
<par>
<line> contributiva p*ra o pr*c*s*o de eviden*ia*ão de informações f*nanceiras p** </line>
<line> parte da* </line>
</par>
<par>
<line> o*ganizaçõe*. </line>
</par>
<par>
<line> 3.2 Ev**enciação contábil: c*n*eito e abordagem teórica </line>
</par>
<par>
<line> * evi*enciação, em inglês, disclo*ure, r*fere-se * divulg*ção de informações para um </line>
<line> público estratégico. Na área de finanças, di*closure pode ser de*inido c*mo *ualqu*r </line>
<line> **mu*ica*ão deliberada, ou informação fina*ceir*, numérica o* qua*it*t*va, requerida ou </line>
<line> voluntária, p*r ca*a*s f*rmai* *u i*formais (GIBB*NS; RI**ARDSON; *ATERHOU*E, </line>
<line> 1*90). </line>
<line> O co*ceito de evidenciação *s** envolvido pelo c*nce*to de trans*arência corporativa, </line>
</par>
<par>
<line> ent*nd*do *or Bushman, Piotroski e *mith (2003) *omo </line>
<line> uma vas*a disponibilidade de </line>
</par>
<par>
<line> informaç*es es*ecífi*as s*bre a empresa **rticipa*te d* mercado de cap*tais para usuár*os </line>
</par>
<par>
<line> que estão f*ra da co*panhia. E* *entido am*lo, a disponibilidad* de in*or*a*ões </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> *on*iderada um fator d*termin**te da *ficiên**a das decisões d* al*caç*o d* recu*sos </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> cre*cimento n*ma e*onomia (BUSHMA*; PIO*ROSKI; SMITH, 20*3). </line>
</par>
<par>
<line> L*vitt (1998) desta*a que o des*nvolvimento *o *ercado de capi*ais está diretamen*e </line>
<line> rela*ionado à qualid*de das informações e ** sistem* de ev**enciação. P*rtan*o, "si*temas *e </line>
</par>
<par>
<line> evidenci*ção </line>
<line> *ue p*ssuem padrões de alt* q*ali*ade **rnec*m a*s in*estidores *onf*ança </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> **edibi*idade nas </line>
<line> de*onstr*ções *i**nceiras" (LEVITT, 1***, p. 79). D*ssa forma, </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *elevância *a evidenciação cor*orati*a s*r*e ao ser *m **io de comu*icação en*re a gestão * </line>
<line> os participantes do mercado (*ASSAN; *ARSTON, 20**). </line>
<line> Rev. FS*, Te*esina, v. 17, n. 11, art. 7, p. *49-16*, nov. 2*20 www4.fsane*.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contri*uições da Teoria d* *omunicação para o A*biente d* Evide*ciação de *nformações Fin*nceiras </line>
<line> 155 </line>
</par>
<par>
<line> A ev**enciação pode *er di*i**da e* d*i* *ipo*: vol***ária e obrigatór*a. A divulgação </line>
<line> de inform**ões obrigatóri* é aquela que s* dá em funç*o de det*rminações l*gais ou </line>
<line> regulamentares (R*NEN; YAARI, 200*). *ntão, quando informaçõ*s obrigatórias não são </line>
</par>
<par>
<line> di*ulg**as pelo* gestores, há o direit* de as partes interessad*s ingressarem c*m </line>
<line> aç*es </line>
</par>
<par>
<line> judi*iais </line>
<line> contra os </line>
<line> a*m**istradores *or omissão e/ou para ex*gir a publicação das </line>
</par>
<par>
<line> informações. Por outro lado, a </line>
<line> *v*denciação volu*tária é a disp**i*il*zaçã* *e informações </line>
</par>
<par>
<line> que ext*ap*lam o que é exigido legalme*te, co*figurando-s* em uma e*c*lha livre por parte </line>
<line> dos gestor*s s*bre divulgaç*o d* i*formaçõe* adicionais (M**K, ROBE**S; *RAY, 1995; </line>
<line> WATS*N; SHRIVES; MARSTON, 2002). Ev*d*nci*s em pe**uisa de Guay, Samuels, </line>
<line> Taylor (201*) mos*ram qu* os ge*entes **a* a divulgação voluntária para mitigar *s *feitos </line>
<line> ne*ativo* d* divulga*ã* obrigató*ia complexa. </line>
<line> * pesquisa *obre evid*nciação tem ganhado a *reo****ção de pe*quisadores d* áre* </line>
<line> co*tábil e tornou-se uma l*nha de **squisa de destaque (BEUREN; AN*ONESE, 2015). Um </line>
<line> tema freque**e é a def*nição d* *m* m*trica que rev*le a exte*são da *i*ul*a*ão de </line>
<line> inf**mações contábe*s (H*SSAN; MAR*TON, 2010). O nível de divulgaçã* fin*nceir* n*o é </line>
<line> *acilmente mensu*á*el, pois o de*envolviment* * a aplic*ção de um ***ice de transp*r**cia </line>
<line> **ige* avaliação subje*iv* do pesquisa*or (BOTOSAN, 199*; HEALY; PALEPU, 2001). </line>
</par>
<par>
<line> Uma ques**o frequ*n*e é o *ue * o quanto se deve divulgar. Sal*tti e </line>
<line> Yamamoto </line>
</par>
<par>
<line> (2005) consideram a *i*ulgação c*mo um proce*so endógeno e é *ossível exa**nar os </line>
</par>
<par>
<line> incentiv*s que os gestores *êm </line>
<line> *ara r*portar informações, sendo que *s </line>
<line> *ncentivos para </line>
</par>
<par>
<line> divulgar qualquer inf*rmaçã* value-relevan* s** afetados por c*st*s e ben**í*ios deriv*dos da </line>
<line> di*ulgação (MO*AMED; SC**IEN*A*HER, 2016). É sab*do q*e g*ralmente os gestor** </line>
</par>
<par>
<line> possuem informaç*es sobre a empres* cuja </line>
<line> divulga*ão não o*ri*atória e, ent*o, ele *valia é </line>
</par>
<par>
<line> em quais c*rc*nstâncias deve divulgar (VER*ECCHIA, *001). </line>
<line> Parte dessa questão foi tratada por Watts * Zi*me*man (1978), ao apresentarem as </line>
<line> bases da Teoria *ositiva da *ontabi**dade. Os autores destacam o *ri*cípio de que os *e*tore* </line>
<line> da* empresas *aximiz*m sua utilida*e, *endo em vi**a os i*centivos p*ra adotar p*d*ões </line>
</par>
<par>
<line> co*táb*is que resultem e* maior valo* das ações qu* </line>
<line> pos*uem, ou maiores bônus de </line>
</par>
<par>
<line> desempenho (WATTS; *IMM*RMAN, 1978). </line>
</par>
<par>
<line> Baseada em evidências empíricas e *odelos de *n*lise adv*n*os da teo*ia econômica </line>
<line> *ara explic** e prediz*r * real*dade, a aborda*em do Disclos*re forma-*e como um campo de </line>
<line> estudo pos*tivo da Contabili*ade (*OV*R et al., 2012). Salloti e *amamot* (20*5) </line>
</par>
<par>
<line> c*me*tam </line>
<line> que essa "teoria" </line>
<line> vem sendo </line>
<line> *e*en*olvida i*ternacionalmente des*e a d*cad* d* </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na *I, v. 17, n. 11, *rt. 7, p. 14*-*64, nov. 20*0 </line>
<line> *ww4.fsanet.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. Borges, *. *. Rech, A. N. Fons*ca </line>
<line> 156 </line>
</par>
<par>
<line> 80, tendo *omo pr*nci*al intuito explicar, diant* d* diver*as p*rspectivas, o f*nôm*no da </line>
<line> divulga*ão de i**orm*ç*** fina*cei*a*. </line>
<line> Entr*tanto, na literatu*a sobr* evidenciação não existe um paradigma centr*l que *á </line>
</par>
<par>
<line> o*igem a todas as p*squisa* </line>
<line> poster*ore*, al*o </line>
<line> bem integrado para *er cha*ado de Teoria </line>
</par>
<par>
<line> (VERRECCHIA, 2001). Para o aut*r, a composição atual da literat*ra do **sclosure poderia </line>
</par>
<par>
<line> ser melhor ca*acterizada como </line>
<line> uma mescla eclética de modelos alt*mente idiossi*cráti*os, </line>
</par>
<par>
<line> b*sead** em *con**etria, qu* tenta exa*inar alguma parte pequena do disclosure. </line>
<line> Portanto, Verrec*hia (2001) prop** três *ategorias par* a pesquisa sobre disclosure em </line>
</par>
<par>
<line> Co*tabil**ade: </line>
<line> "associ*tion-*ased </line>
<line> d**clos*re", </line>
<line> "discretionary-b*sed </line>
<line> disclosu*e" </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> "efficiency-based disclosu**". </line>
<line> * primeira ca**goria trata das pesquisas *a*eadas *m associ*çã* e enquadra os estudos </line>
</par>
<par>
<line> qu* investigam os efeitos do disclos*re nas mud*nças ** comportamento </line>
<line> *os investidores </line>
</par>
<par>
<line> que, individual*ente, compe*em no mercado de cap*tais, buscando m*xi**zação de sua </line>
<line> ri*ueza (association-bas*d disc*osur*). Dye (20*1) complementa que model*s *aseados em </line>
</par>
<par>
<line> associaçã* são utilizados para examinar </line>
<line> *re*o, reação nos *reços e *olume </line>
<line> de </line>
<line> negociação, </line>
</par>
<par>
<line> *ua**o se tem a i*tr*dução de um* nova i*formação para os particip*n*es *o merc*do. </line>
<line> *iscretiona*y-based disclosur* *ont*m*la pesquis*s qu* investigam *s incentivos dos </line>
</par>
<par>
<line> gest*res *u </line>
<line> empresas </line>
<line> pa*a evid*n*iar determinadas inf*rma*ões (VERRECCHIA, 2001). À </line>
</par>
<par>
<line> medida q*e o ve*de*or vai of*recendo ao c*mprador maior *ol*me d* informaçã*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*m*rado* terá mais </line>
<line> argumentos e reava*ia*á va*or o </line>
<line> d* a*ivo que *stá sendo ne*ociado </line>
</par>
<par>
<line> (DY*, 2001). Ass*m, </line>
<line> *uanto mais **formação </line>
<line> esti*er à disposição, mai* o investid*r te** </line>
</par>
<par>
<line> condições de </line>
<line> julgar um va*or justo **lo invest*m*nt* (HEALY; P*L*PU, 2*01). Portanto, </line>
</par>
<par>
<line> cab* ao gestor julgar a relação entre custo * ben*fício da divulgação de ** *aio* volu*e de </line>
<line> informaçõe* (B*UR*N; ANGONESE, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Por fim, a categoria </line>
<line> divulgaçã* b*seada em eficiência visa de*cobrir os ar*anjo* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> e*idenciação preferíveis *os usu*rios *a ausênc*a de co*hecimento </line>
<line> *rév** da in*ormaçã* </line>
</par>
<par>
<line> (V*RR*C*HIA, 20*1). Nes*e sen*ido, o autor afirma que, a* *asso q*e *e aumenta o vo*ume </line>
<line> de in*ormação div*lgada, dimi*ui o custo de capital. </line>
<line> Em seu *nsaio, V*rre*chia (200*) enten*e a *edução da *ssimetria info*macional </line>
<line> como um pont* de pa*tida pa*a a compreensão *a abordagem do Disclosur*. Ou seja, **gere * </line>
<line> red*ção da assimetri* *a informação como um veículo pa*a inte*r*r a eficiência da escolh* *a </line>
<line> evidenciaç*o, dos incentivos do disclosure e da endogen*idade do me**ado de capitai*. Ne**e </line>
</par>
<par>
<line> sentido, </line>
<line> no tópi*o seguinte apr*s*nt*-se * *eo*ia da *omu*ica*ão como *m cam**ho para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> r*d*çã* da assimetria *a i*for*ação. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 11, art. 7, p. 149-1*4, nov. 2020 </line>
<line> ww*4.fsan*t.com.br/revi*t* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Contri*uições da Teoria d* C*municação para o Amb*e*te de Ev*denciaçã* de Inform*ções **nan*ei*as </line>
<line> 1*7 </line>
</par>
<par>
<line> *.* Aproximações ent*e teoria da comuni*ação e eviden*iação f*nanceira </line>
</par>
<par>
<line> A**i, considera-se como pressu*osto *eóri*o que a *vide*ciação contábil é o *l*mento </line>
</par>
<par>
<line> fim do p**cesso de co*un*cação organi*aci*n*l e, p**tanto, *s </line>
<line> aspectos da teoria </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> comunica*ão podem cont*ibuir *u*a *nálise macro. </line>
</par>
<par>
<line> A c*mun**aç*o pode ser entendida como um fenô*eno, um processo o* </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> instrumento **e </line>
<line> perp*ssa as </line>
<line> organ*za*ões e ocupa lug*r cen*ral na s*a constituição, </line>
</par>
<par>
<line> s*br*vivência e des*nvol**men*o. Dessa m*neira, con*ider*-*e a c*municação um </line>
<line> el*mento </line>
</par>
<par>
<line> estraté**co para alc*nce de vantagem competitiva, j* que bo* pa*te do *rocesso </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *omu*icação está *elacionada </line>
<line> *o compartilhamen*o de </line>
<line> info*maçõe* fi**nceiras e contáb*is </line>
</par>
<par>
<line> **ra os *takeholders. P**a Mitchell, Ag*e e Wood </line>
<line> (1997), a </line>
<line> definiç*o de qu*m são </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> s*akeholders *ossibili*a à organi*ação direci*nar e *de*uar a* ações c*mun**ati*a*. </line>
<line> Di*nte disso, *isu*liza-se o cons*nso de que a função da contabilidade se tr*duz e* </line>
<line> comunicação, tendo em vista qu* sua ***são é identif*car, mensurar e comunicar os eventos </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> afetam o patrimônio *as entidade* (BABI*H, 197*; D*AS *ILHO; NAKAGAWA, </line>
</par>
<par>
<line> *001). </line>
<line> A teori* da com**icaçã* foi </line>
<line> co*cebi*a por Claude Shannon com o o*jeti*o de </line>
</par>
<par>
<line> solu**onar problemas relac*onad*s com a tran*mi*são de sinais no campo *as </line>
<line> telecomun*caç*es, nu*a abordagem matem*t*ca. O autor apresenta u* mode*o composto p*r </line>
</par>
<par>
<line> três dimens**s: técnica, semântica e prag**tic*. A dimensão *écn*ca relac*ona-se com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ransmissão do* s*nais; di*en*ão semântica r*fer*-se * p*ec*são com que *s símbolo* a </line>
</par>
<par>
<line> p*dem *ransp*rt*r *s significados </line>
<line> desejados; e a dimensã* pr**mát*c* diz respeito </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> ef*ciência c*m que os *ignificados recebidos despertam comporta*entos (SHANNON, 1948). </line>
<line> *artindo das ideia* de Shannon (*9*8), Bi*r*an e Drebin (1979) **ger*m u* mod*lo </line>
</par>
<par>
<line> de comunic*ção *ue é con**ituído </line>
<line> **r *inco elementos: (i) uma fonte de informação, que </line>
</par>
<par>
<line> produz u** mensagem o* sequ*ncia de *ensagens a ser*m comunic*da*; (ii) u* *ransmis*or, </line>
</par>
<par>
<line> que </line>
<line> op**a mensagem de alguma a </line>
<line> forma p*ra produzir um sin*l </line>
<line> passível de ser tra*smi*i*o; </line>
</par>
<par>
<line> (iii) </line>
<line> can*l, que é o meio utilizado para se **a*smiti* o sin**; (iv) recept*r, que *ealiza </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> operaç** *nv*rsa à do *ra*smiss*r, reconstruin*o a me**agem a pa*tir do sinal; e (v) * des**no, </line>
</par>
<par>
<line> q*e * a pe*soa </line>
<line> para a qual a mensagem é dirigi*a. Ou*ro* mo*elos po**m **r*var </line>
<line> desses </line>
</par>
<par>
<line> eleme*tos (DIAS FILHO, 20*0, *. **). </line>
<line> B*d*ord e Ba*adouni (*962) e Toler (1963) ent*ndem que os co*ce*tos da teoria da </line>
</par>
<par>
<line> comunicação pod*m ser utilizados par* </line>
<line> aprimorar o pro*e*so *a comunicaçã* </line>
<line> contábil, </line>
</par>
<par>
<line> visando *elhorar a qu*lidad* das infor**ções contábei* n* que s* ref*re </line>
<line> à s ua </line>
</par>
<par>
<line> Rev. **A, *eresina PI, v. *7, n. 11, art. 7, p. *49-1*4, *ov. *020 www4.f**net.com.*r/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> G. F. *orges, I. J. Rech, *. N. Fonsec* </line>
<line> 158 </line>
</par>
<par>
<line> *omp*eensibi*idade. Dias Filho e Nakaga*a (2001) suge*iram que os el*me*tos da t*oria da </line>
<line> comuni*ação p*dem se* at*ib*ídos a* sistema **ntábil p*la analogia *e que os eventos </line>
<line> econômi*os *ão as fon*es bás*cas da *nfo*mação con*ábi*. Sendo que o *ont*dor a*u* com* </line>
<line> t**ns*isso*, o**erv*ndo esses **en*os e codificando-os p*r* transmi**r info*mação **r meio </line>
<line> dos relatório* contábeis, *s quais, por *ua vez, formam o c*nal **sico desse tipo de </line>
<line> comunicação. O elo *in** desse processo * desti*atário é * administra*or ou o usuário externo, </line>
<line> ou **a*quer toma*or de decisão, *ue recebe a men*agem p*ra decodificação e i*terpre*a*ão. </line>
</par>
<par>
<line> A* pesquisas que discutir*m a e*iden*iação co*o </line>
<line> um p*oce*so </line>
<line> co*unicativo não </line>
</par>
<par>
<line> co*sideraram as i*fluê*cias dos </line>
<line> aspe*t*s no*mativos, a exe*pl* </line>
<line> de Dias Filho (20*0), Dias </line>
</par>
<par>
<line> **l** e Nakagawa (2001) e Mo*aes e Nagano (2011). P*rtan*o, ela*orou-se um modelo em </line>
<line> que *s ele*entos da teoria da comu*icação se aplica* a* ambiente d* evi*encia*ão c*ntábil, </line>
<line> i*tercepta*os pelas normas co*tábeis emitidas pelo Co*itê d* Pronunciamento* Contábeis </line>
<line> baseadas *m IFRS (Inter*a*ional F*nanc*al Repor*ing St*ndards). </line>
<line> Figur* 2 - Teori* da comun*cação aplicada ao *mbie*te de e*idenciação fina*ceira </line>
</par>
<par>
<line> Fonte </line>
<line> Tr**smissor </line>
<line> Canal </line>
<line> Des*inatário </line>
<line> Norma </line>
<line> CPC </line>
</par>
<par>
<line> Sis*emas </line>
<line> *rep*rador </line>
<line> Relatório </line>
<line> IFRS </line>
<line> DFP </line>
<line> Usuários </line>
</par>
<par>
<line> Contábeis </line>
<line> Anual </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elabora*a pelos *utores. </line>
<line> A *i*ura 2 mostra o caminho pe*co*rido pe*a infor*ação f*n*nceira, **sde a </line>
<line> ocorrên*ia do even*o *conômic* com registro n*s sistemas contábeis a** a c*mu*icação com </line>
</par>
<par>
<line> o us**rio. É possível *isting*ir </line>
<line> a*gumas f*ses no processo de eviden*iaç*o, sen*o *ue </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*i*ei*a consiste </line>
<line> na en*rada, processamento e arm**en*mento dos *vento* eco*ômicos </line>
</par>
<par>
<line> (fonte), p*ssand* pela ex*raç*o da i*formação (tr*ns*issão), </line>
<line> pel* pr*parador </line>
<line> *os relat*rios </line>
</par>
<par>
<line> f*nan*eiros (canal), *té q*e, fin*l*ente, a informação tratada cheg*e ao </line>
<line> usuário externo </line>
</par>
<par>
<line> (d*sti*atário). </line>
</par>
<par>
<line> Esse pr*cesso de sintetização que *eg*e os dados dos eventos *conômicos, </line>
<line> até se </line>
</par>
<par>
<line> tr*nsformarem em inf*r*ação propria*en*e dita, é utili*ad* para facilit*r * co*pre*n**o p*r </line>
</par>
<par>
<line> parte *o usu*rio. Tal </line>
<line> necessidade de sumari*ar * informaç*o t*m o </line>
<line> i nt ui t o </line>
<line> de aumen*** </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **ilid*d* do </line>
<line> rela*ór*o ou de*onst*ação no proce**o d* co**re*nsão do usuár*o (BAB*CH, </line>
</par>
<par>
<line> *975). Ne*se sentido, os órgãos *egulador*s e orientador*s da divulgação fi*anceira *spe*am </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 7, p. 149-164, nov. *020 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Co*trib*i*ões da Teori* da Comu*icaçã* para * Ambiente d* *videnciação de Infor*ações Finance*ras </line>
<line> 159 </line>
</par>
<par>
<line> q*e as empresas foque* as características de mater*alidade, *e*e*ância, temp*sti*idad* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> compreens*bilidade. </line>
</par>
<par>
<line> *o*o visto na Figura 2, * ambiente de e*idenc*ação possui um e*ement* </line>
</par>
<par>
<line> in*e*me*iár** e**re </line>
<line> a fonte e o tra*smissor da mens*gem, que * o arcabo*ç* *egal, </line>
</par>
<par>
<line> indispensável para </line>
<line> *eterminar o sinal que a m*nsage* ir* produzir. O processo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> comunicação na área contábil está *e*acionado *om a *orm*tizaç*o, *ma </line>
<line> *ez que </line>
<line> o* </line>
</par>
<par>
<line> pronunciamentos técni*os d* CPC, b**eados em IF*S, são *esp*nsá*eis por comuni*ar aos </line>
<line> profissiona*s *laboradores das demonstra*ões as práti*as adota*a* *o país *ara e*idenciar os </line>
<line> elemen*os pa**imoniai*. **gundo Stone (*011) * Dyer, Lang e L*wrence (2016), princí*ios </line>
</par>
<par>
<line> contábeis requisito* legais têm uma infl*ê*cia considerável no cont*údo das e </line>
<line> divulg*ções </line>
</par>
<par>
<line> *ina*ceiras. *ara os autores, a* </line>
<line> mudanças na regulamentaç**, c*m* a*oção das nor*as a </line>
</par>
<par>
<line> i***rnac*onais, es*ão asso*iadas *o aum*nto d* c*mpl*xid*de dos relatórios, ao longo </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> tempo. </line>
</par>
<par>
<line> ** documentos emitidos pel* *PC e ratificados pelos órgãos reguladores passam a ser </line>
</par>
<par>
<line> tom*d*s co*o norteadores </line>
<line> da prática </line>
<line> cont*bil no país. S*ndo a*sim, os *la**radore* das </line>
</par>
<par>
<line> demo*str*çõe* contábeis *ão *s principais </line>
<line> u**ários dos pronu*ciamentos técnicos, já que </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> proc*sso de evi*enciação é principalm*nte e*b***do nos CPCs. Dentre a* ativida*es do </line>
</par>
<par>
<line> Com*tê, destac*-se * realiza*ão de *studos com base *as normas </line>
<line> internaciona*s do IA*B. </line>
</par>
<par>
<line> Duran*e e*se *roces*o, o CP* leva a* normas à audiênc*a pública p*r* que os usuários des** </line>
</par>
<par>
<line> informação possam </line>
<line> avaliar e sugerir **lho*ias (COSTA; T*EÓ**ILO; YAMAMOTO, </line>
</par>
<par>
<line> *012). </line>
</par>
<par>
<line> Dia**e disso, a teoria da comunic*ç** também po*e contrib*ir para </line>
<line> o </line>
<line> am*i*nte </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> regulação contábil, já que essa f*se é importante, pois é um m*ment* de torna* * *rcab*uço </line>
<line> normativo mais inteligí*el e pr*ximo da prática contábil, melhorar a *edação dos documento* </line>
<line> e o enten**mento do texto. </line>
<line> Ressa*ta-se que to*os *s elementos que compõem o processo de c*m**icação d*vem </line>
<line> ser *o**ide*ados de for*a int*grada. Quando se trata de aval*ar a efic*ên**a d* comun*cação, </line>
</par>
<par>
<line> torna-se necessário co*templar mú**ip*os aspec*os: habilidade* comun*ca*oras </line>
<line> da fo*t* e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> recep*o*, s*us níveis d* conhecimento sobre o a**unt* veiculado, papéis no sis*em* social, </line>
<line> con**x*o cu**u*al on*e se *ncont*a* inseridos, adequação d* código, con*eúd* d* mensagem </line>
<line> * comp*tibilidade *o canal (DI*S FILHO; NAKA*AW*, 2001). </line>
<line> Dessa forma, apoiando-s* nas dime**ões técnica, se*â*tica e pragmática da Te*ria da </line>
</par>
<par>
<line> Co**nicação de Shan*on (1948), ressalta-se que todos os ele*entos </line>
<line> que *ompõe* </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resina *I, v. 17, *. 1*, *rt. 7, p. 149-164, nov. 2*20 </line>
<line> ww*4.fs*net.*om.br/revist* </line>
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<line> G. *. B*rges, I. J. Rech, A. N. Fons*ca </line>
<line> 160 </line>
</par>
<par>
<line> **o*esso de comunicação devem ser considerados de form* integrada. *ess* ensaio, a norma </line>
<line> c*n*ábi* *oi *d*ntifi*ada como elemento transve*sal fundamental no processo de *viden*iação. </line>
<line> 4 CO*S**E*AÇ*E* F*NAIS </line>
<line> Com o intuito de col**ora* para o *perfeiç*amento da c*munica*ão ent*e os </line>
<line> preparado*es, reguladores e usuário* da infor*ação c*ntábil, no present* ensaio objet*vou-se </line>
</par>
<par>
<line> *i*cutir *s co***ibuições que a *eoria da com*nicação po*e trazer para o ambie*te </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> evi*enciaçã* de informações fi*anceiras. </line>
</par>
<par>
<line> A discussão em *orn* do tema eluci*ou qu* os elemen*os *a t*or*a da comunicação </line>
</par>
<par>
<line> podem ser j*stapos*cionados n* process* </line>
<line> de evidenci*ção </line>
<line> contábi* pela </line>
<line> analogia de que os </line>
</par>
<par>
<line> *ventos econômi*os sã* as fontes d* informação c*ntábi*, os pr*paradores **s demo*strações </line>
<line> s*o os tran*mi**ores do* sinais g*rados e os *elatórios fina**eiros são os canais d* </line>
</par>
<par>
<line> *nformação, os quais se servem aos *suár*os dest*natário* como su*sí**o para * tomada </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> dec*s*o. P*rt**to, os conceitos da teo*ia *a comuni*ação pod*m ser util*zados par* aprimorar </line>
<line> o processo da comunicação cont*bil, visa**o melhorar a quali*ad* das inform*ções con*ábeis </line>
<line> n* que s* refere à sua com*ree**ibil*dad*. </line>
<line> O e*saio **ntribui para o campo d* *esquisa ao se adiciona* no modelo *eóri** um </line>
<line> el*mento i**erm*diário entre a fonte e a tra**missão da mensag*m, qu* é o a*cab*uço legal, </line>
<line> indispensável para deter*inar o sina* *ue a mensage* irá pr**uz*r n* **municação </line>
</par>
<par>
<line> *ina*ceira. O </line>
<line> processo de *o*unicação </line>
<line> entre os el** da c*deia ** evide*ciação </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> *nformações financeiras es** dir*tamente relacionado </line>
<line> com a normati**çã* co*tábil, </line>
</par>
<par>
<line> *espo*s*ve* *or comuni*ar *os p*ofiss*on*is elabor*d*res </line>
<line> da* demo*strações as pr**icas </line>
</par>
<par>
<line> adot*das no país *ara eviden*iar corretam*nte as m*tações patrim*ni*is. </line>
</par>
<par>
<line> A* dimensões analisadas *a teoria da c**unicação vão a* **contro das </line>
<line> ideias d* </line>
</par>
<par>
<line> abordag*m do Discloure ** Verrecch*a (*0*1), *o passo </line>
<line> *u* defend*m * reduç*o da </line>
</par>
<par>
<line> a*simetria </line>
<line> da infor*açã* *omo fo*ma de melhora* a </line>
<line> entrega de informações ao me*cado. </line>
</par>
<par>
<line> Ademais, sabe-se que * bo* comunicação pode fa*orecer o **ima d* *onfiança ent*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> empres* e os *suário* externos (GAL*ON; B*UREN; **I*, 2008). </line>
</par>
<par>
<line> Ess* dem*nda d* relatórios me*hores e mais compreensíveis *orn*-se ai*da mais </line>
<line> *mportante na at*alidade, p*is é sa*ido que o me*cado de cap**ai* t*m atr*ído forte*e*te </line>
<line> n*vos i*vestido*e*, com pe*fis *e instrução variados e *ouca/nen*uma experiência em *nálise </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> *e*onstrativos. Por**nto, *nfo*mações leg*vei* e obje*ivas podem benef*ciar esse novo </line>
</par>
<par>
<line> perfil de usuári*, reduzindo a assim*tria informacional. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 7, *. 149-1*4, nov. 20*0 </line>
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<line> Contribu*ções d* Teoria da Comunicação **ra o A*biente de Evide*ciação de Info*m*ções Fi*anceiras </line>
<line> 161 </line>
</par>
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<line> As re*lex*es trazidas evide*ciam a n*cessidade de ações por parte dos ag*ntes </line>
</par>
<par>
<line> regulad***s e atuant*s no *ercado, como *onselho Federal de C*n**bilida*e (CFC), o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *omitê de *ronuncia*ento* *ont*beis (CPC), a *om**são de Valores Mobili*rios (*VM), a </line>
<line> Bolsa de Valores, I*stituiç*es de En*ino * as instituições par**ci*antes do mercado de capitais, </line>
<line> que visem à melhoria da comunicação *as informaçõe* levadas aos usuários p*r meio das </line>
<line> d*monstrações fi*anc*ir*s. Os organis*os reguladores podem promover maior discussã* </line>
</par>
<par>
<line> sobre formas eficientes de a cadei* *nvolvida na ap**sen**çã* das </line>
<line> dem*nstrações contá*ei* </line>
</par>
<par>
<line> leva* *o m*rcado disc*osure cl**o, obj*tiv*, m*t*ria*, re*evant* e l*g*vel ao* usuários. </line>
<line> Espera-se que o ensaio de*encadeie in*eresse *or estudos r*lacionad*s à evidenciação </line>
<line> contábil em *ív*is diversos, in*lus*ve q*a*to ** momento *ré-*isclosur*, como aq*eles </line>
</par>
<par>
<line> rel*cionados à </line>
<line> no*matizaç*o. </line>
<line> Ademai*, </line>
<line> r*comendam-se p*squisas futura* que an**isem </line>
</par>
<par>
<line> aspec*os rela*ionados legibilidade e co*p*e*nsibil*dade das i*formações contábe**, de * </line>
<line> cunho *mp*r*co, considerando *s a*pecto* *ogni*iv*s dos us*ários. </line>
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<line> 2) análise e interpre*ação dos dado*. </line>
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<line> *) elabor*ção do ra*cunho ou n* rev*são *r*tica do *on*eúdo. </line>
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