<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 7, p. 149-164, *o*. 20*0
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*0.17.11.7
</line>
</par><par>
<line>
*ontribuições da Teoria da Comun*c*ção para o *mb*ente d* *videnciação d* *nformações
</line>
<line>
*inanceiras
</line>
<line>
*ontr*b*tions of C*mmunication **eory *o the Fina*cia* Repor*i*g Discl*sure Environment
</line>
</par><par>
<line>
Gu*lh*rme de Freitas B***es
</line>
<line>
Doutor *m Ciências Cont*beis pela *niversidad* Federal de Uberl*nd*a
</line>
<line>
Professor do I*stituto F*de*al do Tri**gulo Mi*ei*o
</line>
<line>
E-mail: guil*e**eborges@*ftm.edu.br
</line>
<line>
Ilirio *o*é Rech
</line>
<line>
Dou*or em Contab*lidade e Controla*ori* pela Univers*dad* de *ão Pa*lo
</line>
<line>
Profes*or *a *niversid*de F*deral de Goiás
</line>
<line>
*-mail: ilirio@usp.br
</line>
<line>
Ariane Nasci*ento Fonseca
</line>
<line>
Es*u*a*t* In*titu*o Fe**ral do Triângulo *i*eiro
</line>
<line>
*-mail: arian*nascime**o*onseca2468@gmail.com
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
*. F. Borges, I. J. *ech, *. N. Fonseca
</line>
<line>
*50
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Com o intuito de cola*orar para * *perfeiçoamento da comunicaç*o **tr* os
</line>
<line>
prepa**dor*s,
</line>
</par><par>
<line>
r*g**adores e
</line>
<line>
u*uário* da infor*ação contáb*l, *o
</line>
<line>
prese*te estudo objetivou-se di*c*t*r as
</line>
</par><par>
<line>
contrib*ições
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
teor*a ** c*m**icação
</line>
<line>
pode t*azer para o ambien*e d*
</line>
<line>
evid*nciação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
informa*ões fin*nceiras. O estudo apresenta caracterí**icas próprias d* um ensaio teórico,
</line>
</par><par>
<line>
poi s
</line>
<line>
an*l*sa de for*a conjunt*
</line>
<line>
p*ç*s teóricas separadas numa per*pectiva *e *ntegração. A
</line>
</par><par>
<line>
discuss*o acerc* d*s dimensões técnica, semâ*tic* e pragmáti*a d* comunicaç*o aplicada* ao
</line>
</par><par>
<line>
ambi*n*e d* *vid*n*i**ão cont*bil *o**rib*i pa*a * proc*sso d* redução
</line>
<line>
da *s**metria
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
info*mação e
</line>
<line>
**s*nvolvimen*o do mercado de capitais. A *eflexão proposta pode contribuir
</line>
</par><par>
<line>
*ara a atuação dos
</line>
<line>
órgãos res*onsáveis pela normatização cont*bil no *aís e reguladores
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
d*vulgação *ina*ceira, *l*m de s* promover o objetivo do **ter*ational Ac*ounting Stan*ards
</line>
<line>
Board (IASB) de melhorar a comunica**o entre os elos da c*deia de evidenciaçã*.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Teoria da *omunicação. Evidenciação. Con*abilid*de. E*saio Teórico.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
<line>
*n order *o collabor*te for the i*prov*ment *f comm*nication between the f*nancial
</line>
</par><par>
<line>
statement* pr*parers, regul*tors
</line>
<line>
and users
</line>
<line>
of acc*unting info*mation, this st*dy aimed to
</line>
</par><par>
<line>
dis*uss the contributi**s that the com*unication th*ory can
</line>
<line>
bring to the fi*a*cial r*p*rting
</line>
</par><par>
<line>
disclosure env*ronment. T*e study
</line>
<line>
shows char*cte*i**ics
</line>
<line>
of a theoret*cal es*ay,
</line>
<line>
becaus* it
</line>
</par><par>
<line>
anal*zes together separate *he*r*tic*l pieces i* an integration p*rs*ecti*e. The
</line>
<line>
discus*io*
</line>
</par><par>
<line>
abou* the tech*ic*l, semantic and p**gmatic d**ensions of com*u*ication ap*lie* to **e
</line>
</par><par>
<line>
accounting dis*l*sure
</line>
<line>
environment contri*utes to the p*ocess of redu*ing info*mation
</line>
</par><par>
<line>
asy*me*ry a*d capi*al market dev*lopme*t. The proposed refl*ctio* ca* con*ribute to th*
</line>
<line>
perfor*ance *f *he bodies re*p*ns*b*e for *ccountin* standard* in the c*untry and *egulators
</line>
<line>
of financia* disclosur*, in addit*on to promoting the obj**tive of the I*ternati*nal Accounting
</line>
<line>
Standards Board (IAS*) to improve *ommun**at*on between the *inks in *** discl*sure cha*n.
</line>
<line>
Keywords: Commun*cati*n *heory. D*s*lo*ure. *ccou*t*ng. Theoretical Essay.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Ter*sina, v. 17, n. 11, ar*. *, p. 149-164, nov. 2020
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*o*tribuiçõe* da Teoria *a Comunicação p*ra * Ambiente de Evidenciação *e In*ormaçõ*s Financeir*s
</line>
<line>
151
</line>
</par><par>
<line>
1 INTR**UÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
É u* consens* na lit*ratura que função básica da Con*abili**de se traduz *m a
</line>
<line>
com*n***ç*o, *endo *m *ista q*e sua missão * ide*ti**car, mensur*r e comunicar os eventos
</line>
<line>
que afe*am * pa*rimônio das entidades (DIAS F*LHO; NAKAGAW*, 2001). Portanto,
</line>
</par><par>
<line>
segund* K*ll*an (2*10), Contabi*id*de c*m**eende um proce*s* de comunicação que f*z a
</line>
<line>
uso da linguagem d*s n*g*cios.
</line>
<line>
Pa*a Di*s Filho e N**ag*w* (2001), os ele*e*tos da Teoria da Co*uni***** podem
</line>
</par><par>
<line>
s*r atribuídos
</line>
<line>
ao sistem* contábil pela analogia de
</line>
<line>
que os event** econômico* *ã* as font*s
</line>
</par><par>
<line>
básica* da *nfo*m**ão con*á*il. Os co**adores e os *ransmissores dos eve*tos codifi**m-n* e
</line>
<line>
*ran*mitem-na nos relat*rios cont*beis, *ue seriam o c**al básico de*se tipo de co*unicação.
</line>
</par><par>
<line>
P*rém *
</line>
<line>
pr*c*ss* de
</line>
<line>
comunicação ** s* concretiza se, * s**ente se, *
</line>
<line>
usuá*io
</line>
<line>
c*nsegue
</line>
</par><par>
<line>
*ompr**n*er a extens** da men**gem (ILUFI, 2000). Nessa *erspec*iv*, entende-s* que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
boa comuni*ação
</line>
<line>
pode f*vorecer o cl*m* de *onf*ança ent*e a em*resa e os usuá**o*
</line>
</par><par>
<line>
(*ALLON; B*UREN; HEIN, 2008; LEV*TT, 199*).
</line>
<line>
Nes*e sentido, a *uestã* q*e n**teou * pesquisa foi: de que fo*ma a *eoria da
</line>
<line>
comun*c*ção *ode c**tribuir pa*a o amb**nte d* *videnci*ç*o d* i*formações
</line>
</par><par>
<line>
financei*as? Destaca-se a im**r*ânci*
</line>
<line>
de *stu*os *ue contribu*m p*ra * debat* sob**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
divulga*ão de infor*açõ*s
</line>
<line>
por
</line>
<line>
parte
</line>
<line>
das empresas
</line>
<line>
como papel central da c*ênci* da
</line>
</par><par>
<line>
contabilidade.
</line>
</par><par>
<line>
A evidenci*ção contábil está dir*tamente relacionada *o princi*al papel atribuíd* à
</line>
</par><par>
<line>
C**tabili*a*e, qual *eja,
</line>
<line>
pro*er aos us*ár*o* e*tern*s inform*çõe* r*leva*tes para
</line>
<line>
a tomada
</line>
</par><par>
<line>
*e decisão (BEAV*R, 199*). *ara I**í*ibu* (*000), o ob*e*ivo da C*ntabilidade é ap*es*nta*
</line>
</par><par>
<line>
in*orma*ão *ualitativa e quantitativa de ma*eir* *r*enada,
</line>
<line>
deixando * m*nos
</line>
<line>
possí**l
</line>
</par><par>
<line>
omitido das dem*nstrações f*rmais, a fim de pr**iciar u*a b*s* adeq*ada de i*fo*m*ção.
</line>
<line>
Par* compreender a div*lgação **ntábil, **rrec*hia (2001) pr*p*e catego*ias para o
</line>
</par><par>
<line>
q*e denomin*u d* "Teoria do *isclosu*e", que
</line>
<line>
*o*e *er basea*a em associ*ção,
</line>
</par><par>
<line>
d*scricionariedade e eficiênc*a. A evidenci*çã* con*ábi* inclui a d*vulga*ão de *nformações
</line>
</par><par>
<line>
nas demonstrações fin*n*eiras em e
</line>
<line>
doc*mentos
</line>
<line>
compleme*tares, **mo fa*os relevantes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ota* expli**tivas.
</line>
</par><par>
<line>
O apelo por m*lho*ia na co**nicação dos *elatórios *ontábeis foi r*g*strado em um
</line>
</par><par>
<line>
*óru* d*
</line>
<line>
*iscussã* promovido pelo In*ernationa* Acco*nt*ng
</line>
<line>
S*andards Boar* (IAS*),
</line>
</par><par>
</page><line>
*eno*inado "Financia* Report*ng Di*closu*e", ** 2013, quando os investidores insistiram
</line>
<line>
qu* as inform*ções val*osas *ão, muitas *e*es, o*ultadas p*r divul*aç*es pa**oni*adas.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eres*na **, v. 17, n. 1*, a*t. 7, p. 149-16*, no*. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. Borges, I. J. Re**, A. *. Fonseca
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
*otiv*do por esse fórum, em *ovembro de 20*6, o IA*B *ubl**o* um documento no **al *
</line>
</par><par>
<line>
apresent**a * ag*n*a de trab*lho *o *oar* para *s anos de
</line>
<line>
*017 a 2*21. Nesse período,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
foc* é melhorar a co*unicaçã* com o usuário, *om olhar p*ra a apre*entaçã* *
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
agrupamento d*s in*ormações. O *ASB reconheceu q*e as informa*ões at**is, inclusive
</line>
<line>
aquelas baseadas nas normas do próprio ór**o, não *stã* cum*rindo requisitos básicos de
</line>
</par><par>
<line>
*omuni*ação. O número de informações elevad* dem*is * a fa*ta d* compree*sibilidade é
</line>
</par><par>
<line>
afa**a o us***io
</line>
<line>
(INTE*NATIONAL ACC**NT*NG STANDARD* BOARD - IASB,
</line>
</par><par>
<line>
2*16).
</line>
</par><par>
<line>
Considerand* a questão-probl*ma levanta*a, a pe*quisa
</line>
<line>
tem como *bjetivo g*ral
</line>
</par><par>
<line>
*iscutir as c*ntribuiçõ*s
</line>
<line>
que a teoria da *omunica*ão p*de trazer para o ambi*nte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*id**ci*ção con*áb*l, por meio da r*vis*o da literatura nac**nal e internacional. *ia*te desse
</line>
</par><par>
<line>
cenário marcad* pela
</line>
<line>
p*oblemát*ca *o processo
</line>
<line>
de c*mu*icação contábil,
</line>
<line>
a pesquisa
</line>
</par><par>
<line>
cien*ífica *anh* r*levâ**ia, já q*e *em * intuito de c**tribuir para o entend*me*to prático e/ou
</line>
</par><par>
<line>
discut*r
</line>
<line>
*eoricamente seus
</line>
<line>
imp**t*s *a socieda** e no me*cado. A justifi*at*va para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esenvolvi*ento *a pesquisa foi embasada em critérios de atualidade e re*ev*ncia *conôm*c*.
</line>
<line>
A relevâ*ci* econômica do tema *ecorre ** reconhecida imp*r*ância *tribuída às
</line>
</par><par>
<line>
i*formações *inanc*iras div*lgadas pelas comp*nhi*s, *o
</line>
<line>
p*sso que repr*s*ntam sub*ídio
</line>
</par><par>
<line>
fundamental par* investidores avaliare* o p*ten*ia* retorno di*nte
</line>
<line>
de
</line>
<line>
opo*tuni*ades de
</line>
</par><par>
<line>
investimento* (ex-a*te), monitoramento d* ca*ital
</line>
<line>
comp*om*tido (ex-post),
</line>
<line>
concessões de
</line>
</par><par>
<line>
*rédit*, dentre outros usos. Ademais, é preci*o mitigar o ris*o *as *nformações fina*ce*ras
</line>
</par><par>
<line>
torna*em-*e compreensív*is pa** a**nas um pequeno
</line>
<line>
grupo de prof*ssionais de eli*e do
</line>
</par><par>
<line>
mercado.
</line>
</par><par>
<line>
O caráter original *a p*squisa r*side em considerar o aspecto nor*ativo c*mo u* elo
</line>
</par><par>
<line>
imp**tan*e na cade*a *e evide*ci*ção, *á que
</line>
<line>
esta ú*tima é, b*s*ca*ent*, regida por um
</line>
</par><par>
<line>
arc*bouço regulató*io de leis e princípios ger*l*ent* aceito* (BR_G*AP).
</line>
<line>
Al*m disso, o *ema perp*s*a a atualidade, já que representa *ma *i*cus*ão pretendida
</line>
<line>
p*lo IASB no Wor* Pl*n *01*-202*. Con**rm* anúncio d* seu *residente, Hans Hoo*ervorst,
</line>
</par><par>
<line>
a prioridade no **u segundo *andato é "Bette* com***ication", *u s*ja, delineamento
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*lanos p*ra melhori*s na *fic*ci* das com*nica*ões financeiras.
</line>
</par><par>
<line>
O *studo sobre o
</line>
<line>
disclo*ure con*ribui *ara uma área de pesqui*a que extrapola
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
Ciência Con*ábil, já qu* abrange temas de C*municação, Fi*anç*s Ec*nom*a. Portanto, *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
tema do estudo *rocura atender aos ques*tos de atua**dad*, relevân*ia e interd*sc*plinar*dade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, *rt. 7, p. 149-164, nov. *020
</line>
<line>
ww*4.**an*t.co*.br/re**sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contribuiçõ*s da **oria da Comunicação para o Ambiente d* Evidenciação de In*ormações Fi*anceiras
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCI*L *EÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 *spec**s estr*t*rais d* ensaio
</line>
</par><par>
<line>
Após esse tópico *n*r****ório *m que se apresentou * contex*ua*ização e a questão d*
</line>
<line>
pesq*i*a, o objetivo, as justifica*iv*s e contr*bu**ões, * estudo se organiza da se*uint* f*rma:
</line>
<line>
no tópico terceir*, Corpo *o Ens*io Teórico, s*o *bo**ados *s pr*ncipais fundamentos
</line>
</par><par>
<line>
teóricos
</line>
<line>
sobre a *elaç*o
</line>
<line>
comunicaçã* e evid*nciação contá**l. P*ra tal, recorre-*e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
abordagem do *isclosure por Verrecchia (2*01) e a **oria da Comunicação de Shann*n
</line>
<line>
(*948).
</line>
<line>
*oncom*tantemente, analisam-se *s discuss*es dos estudos rela**onados ao t*ma, uma
</line>
</par><par>
<line>
vez que possibilitam interpre*ações teóricas e práticas *obre o
</line>
<line>
fenômeno da evide*ciação
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
OBJETIVOS
</line>
<line>
*eral
</line>
<line>
comunic**ão pod* tra**r para o ambi*nte de
</line>
<line>
evi*enciação contá*il.
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
O estu*o apr***nta car*cterísticas própr*as de um e*saio teórico, po*s anal*s* *e forma
</line>
<line>
conjunta *orren*e* teóricas separ*das num* perspect*va de integração. C*mo ensina
</line>
</par><par>
<line>
Meneghetti
</line>
<line>
(2011), u* ensaio teórico não
</line>
<line>
presume *omprovação emp*rica ba*eada em
</line>
</par><par>
</page><line>
*vid*ncias com a uti*izaç*o *e método* tradicionais de cole*a *e dados * apli*aç*o de testes
</line>
<line>
estat*sticos. Além disso, p*ra Soa*es, Picol*i e *asagrande (2018) o ensai* teórico *ndep*n*e
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresi*a PI, *. 17, n. 11, art. 7, p. 149-164, nov. *0*0 w*w4.fsanet.*om.br/*evist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. Borges, I. J. Rech, A. N. Fonse*a
</line>
<line>
1*4
</line>
</par><par>
<line>
de sistema*i*idad* em sua c*ns*ruç*o por possuir uma es*rutura amorfa. Em r*sumo, o ensaio
</line>
<line>
t*órico insere-se n* capacidade re*l*xiva para compr*ender a real*dad* (MENEGHETT*,
</line>
<line>
2011).
</line>
<line>
* *ESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
3.* Corpo do en*aio te**ico
</line>
<line>
N* presente tópi*o, discute-se a e*trutura teórica que foi base para * construção
</line>
</par><par>
<line>
epi*temológica
</line>
<line>
proposta. Inicia-se com uma discus**o so**e a Evidenciação Contá*il,
</line>
</par><par>
<line>
**azen*o o suporte da abordagem do Disclosure (Divulgação). Considerando a Co*ta*i*ida*e
</line>
<line>
num contexto *n*ormacion*l, tr*tou-se da Teoria da Comunicação nu*a perspectiva
</line>
</par><par>
<line>
contributiva p*ra o pr*c*s*o de eviden*ia*ão de informações f*nanceiras p**
</line>
<line>
parte da*
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizaçõe*.
</line>
</par><par>
<line>
3.2 Ev**enciação contábil: c*n*eito e abordagem teórica
</line>
</par><par>
<line>
* evi*enciação, em inglês, disclo*ure, r*fere-se * divulg*ção de informações para um
</line>
<line>
público estratégico. Na área de finanças, di*closure pode ser de*inido c*mo *ualqu*r
</line>
<line>
**mu*ica*ão deliberada, ou informação fina*ceir*, numérica o* qua*it*t*va, requerida ou
</line>
<line>
voluntária, p*r ca*a*s f*rmai* *u i*formais (GIBB*NS; RI**ARDSON; *ATERHOU*E,
</line>
<line>
1*90).
</line>
<line>
O co*ceito de evidenciação *s** envolvido pelo c*nce*to de trans*arência corporativa,
</line>
</par><par>
<line>
ent*nd*do *or Bushman, Piotroski e *mith (2003) *omo
</line>
<line>
uma vas*a disponibilidade de
</line>
</par><par>
<line>
informaç*es es*ecífi*as s*bre a empresa **rticipa*te d* mercado de cap*tais para usuár*os
</line>
</par><par>
<line>
que estão f*ra da co*panhia. E* *entido am*lo, a disponibilidad* de in*or*a*ões
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*on*iderada um fator d*termin**te da *ficiên**a das decisões d* al*caç*o d* recu*sos
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
cre*cimento n*ma e*onomia (BUSHMA*; PIO*ROSKI; SMITH, 20*3).
</line>
</par><par>
<line>
L*vitt (1998) desta*a que o des*nvolvimento *o *ercado de capi*ais está diretamen*e
</line>
<line>
rela*ionado à qualid*de das informações e ** sistem* de ev**enciação. P*rtan*o, "si*temas *e
</line>
</par><par>
<line>
evidenci*ção
</line>
<line>
*ue p*ssuem padrões de alt* q*ali*ade **rnec*m a*s in*estidores *onf*ança
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
**edibi*idade nas
</line>
<line>
de*onstr*ções *i**nceiras" (LEVITT, 1***, p. 79). D*ssa forma,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
*elevância *a evidenciação cor*orati*a s*r*e ao ser *m **io de comu*icação en*re a gestão *
</line>
<line>
os participantes do mercado (*ASSAN; *ARSTON, 20**).
</line>
<line>
Rev. FS*, Te*esina, v. 17, n. 11, art. 7, p. *49-16*, nov. 2*20 www4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contri*uições da Teoria d* *omunicação para o A*biente d* Evide*ciação de *nformações Fin*nceiras
</line>
<line>
155
</line>
</par><par>
<line>
A ev**enciação pode *er di*i**da e* d*i* *ipo*: vol***ária e obrigatór*a. A divulgação
</line>
<line>
de inform**ões obrigatóri* é aquela que s* dá em funç*o de det*rminações l*gais ou
</line>
<line>
regulamentares (R*NEN; YAARI, 200*). *ntão, quando informaçõ*s obrigatórias não são
</line>
</par><par>
<line>
di*ulg**as pelo* gestores, há o direit* de as partes interessad*s ingressarem c*m
</line>
<line>
aç*es
</line>
</par><par>
<line>
judi*iais
</line>
<line>
contra os
</line>
<line>
a*m**istradores *or omissão e/ou para ex*gir a publicação das
</line>
</par><par>
<line>
informações. Por outro lado, a
</line>
<line>
*v*denciação volu*tária é a disp**i*il*zaçã* *e informações
</line>
</par><par>
<line>
que ext*ap*lam o que é exigido legalme*te, co*figurando-s* em uma e*c*lha livre por parte
</line>
<line>
dos gestor*s s*bre divulgaç*o d* i*formaçõe* adicionais (M**K, ROBE**S; *RAY, 1995;
</line>
<line>
WATS*N; SHRIVES; MARSTON, 2002). Ev*d*nci*s em pe**uisa de Guay, Samuels,
</line>
<line>
Taylor (201*) mos*ram qu* os ge*entes **a* a divulgação voluntária para mitigar *s *feitos
</line>
<line>
ne*ativo* d* divulga*ã* obrigató*ia complexa.
</line>
<line>
* pesquisa *obre evid*nciação tem ganhado a *reo****ção de pe*quisadores d* áre*
</line>
<line>
co*tábil e tornou-se uma l*nha de **squisa de destaque (BEUREN; AN*ONESE, 2015). Um
</line>
<line>
tema freque**e é a def*nição d* *m* m*trica que rev*le a exte*são da *i*ul*a*ão de
</line>
<line>
inf**mações contábe*s (H*SSAN; MAR*TON, 2010). O nível de divulgaçã* fin*nceir* n*o é
</line>
<line>
*acilmente mensu*á*el, pois o de*envolviment* * a aplic*ção de um ***ice de transp*r**cia
</line>
<line>
**ige* avaliação subje*iv* do pesquisa*or (BOTOSAN, 199*; HEALY; PALEPU, 2001).
</line>
</par><par>
<line>
Uma ques**o frequ*n*e é o *ue * o quanto se deve divulgar. Sal*tti e
</line>
<line>
Yamamoto
</line>
</par><par>
<line>
(2005) consideram a *i*ulgação c*mo um proce*so endógeno e é *ossível exa**nar os
</line>
</par><par>
<line>
incentiv*s que os gestores *êm
</line>
<line>
*ara r*portar informações, sendo que *s
</line>
<line>
*ncentivos para
</line>
</par><par>
<line>
divulgar qualquer inf*rmaçã* value-relevan* s** afetados por c*st*s e ben**í*ios deriv*dos da
</line>
<line>
di*ulgação (MO*AMED; SC**IEN*A*HER, 2016). É sab*do q*e g*ralmente os gestor**
</line>
</par><par>
<line>
possuem informaç*es sobre a empres* cuja
</line>
<line>
divulga*ão não o*ri*atória e, ent*o, ele *valia é
</line>
</par><par>
<line>
em quais c*rc*nstâncias deve divulgar (VER*ECCHIA, *001).
</line>
<line>
Parte dessa questão foi tratada por Watts * Zi*me*man (1978), ao apresentarem as
</line>
<line>
bases da Teoria *ositiva da *ontabi**dade. Os autores destacam o *ri*cípio de que os *e*tore*
</line>
<line>
da* empresas *aximiz*m sua utilida*e, *endo em vi**a os i*centivos p*ra adotar p*d*ões
</line>
</par><par>
<line>
co*táb*is que resultem e* maior valo* das ações qu*
</line>
<line>
pos*uem, ou maiores bônus de
</line>
</par><par>
<line>
desempenho (WATTS; *IMM*RMAN, 1978).
</line>
</par><par>
<line>
Baseada em evidências empíricas e *odelos de *n*lise adv*n*os da teo*ia econômica
</line>
<line>
*ara explic** e prediz*r * real*dade, a aborda*em do Disclos*re forma-*e como um campo de
</line>
<line>
estudo pos*tivo da Contabili*ade (*OV*R et al., 2012). Salloti e *amamot* (20*5)
</line>
</par><par>
<line>
c*me*tam
</line>
<line>
que essa "teoria"
</line>
<line>
vem sendo
</line>
<line>
*e*en*olvida i*ternacionalmente des*e a d*cad* d*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na *I, v. 17, n. 11, *rt. 7, p. 14*-*64, nov. 20*0
</line>
<line>
*ww4.fsanet.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. Borges, *. *. Rech, A. N. Fons*ca
</line>
<line>
156
</line>
</par><par>
<line>
80, tendo *omo pr*nci*al intuito explicar, diant* d* diver*as p*rspectivas, o f*nôm*no da
</line>
<line>
divulga*ão de i**orm*ç*** fina*cei*a*.
</line>
<line>
Entr*tanto, na literatu*a sobr* evidenciação não existe um paradigma centr*l que *á
</line>
</par><par>
<line>
o*igem a todas as p*squisa*
</line>
<line>
poster*ore*, al*o
</line>
<line>
bem integrado para *er cha*ado de Teoria
</line>
</par><par>
<line>
(VERRECCHIA, 2001). Para o aut*r, a composição atual da literat*ra do **sclosure poderia
</line>
</par><par>
<line>
ser melhor ca*acterizada como
</line>
<line>
uma mescla eclética de modelos alt*mente idiossi*cráti*os,
</line>
</par><par>
<line>
b*sead** em *con**etria, qu* tenta exa*inar alguma parte pequena do disclosure.
</line>
<line>
Portanto, Verrec*hia (2001) prop** três *ategorias par* a pesquisa sobre disclosure em
</line>
</par><par>
<line>
Co*tabil**ade:
</line>
<line>
"associ*tion-*ased
</line>
<line>
d**clos*re",
</line>
<line>
"discretionary-b*sed
</line>
<line>
disclosu*e"
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
"efficiency-based disclosu**".
</line>
<line>
* primeira ca**goria trata das pesquisas *a*eadas *m associ*çã* e enquadra os estudos
</line>
</par><par>
<line>
qu* investigam os efeitos do disclos*re nas mud*nças ** comportamento
</line>
<line>
*os investidores
</line>
</par><par>
<line>
que, individual*ente, compe*em no mercado de cap*tais, buscando m*xi**zação de sua
</line>
<line>
ri*ueza (association-bas*d disc*osur*). Dye (20*1) complementa que model*s *aseados em
</line>
</par><par>
<line>
associaçã* são utilizados para examinar
</line>
<line>
*re*o, reação nos *reços e *olume
</line>
<line>
de
</line>
<line>
negociação,
</line>
</par><par>
<line>
*ua**o se tem a i*tr*dução de um* nova i*formação para os particip*n*es *o merc*do.
</line>
<line>
*iscretiona*y-based disclosur* *ont*m*la pesquis*s qu* investigam *s incentivos dos
</line>
</par><par>
<line>
gest*res *u
</line>
<line>
empresas
</line>
<line>
pa*a evid*n*iar determinadas inf*rma*ões (VERRECCHIA, 2001). À
</line>
</par><par>
<line>
medida q*e o ve*de*or vai of*recendo ao c*mprador maior *ol*me d* informaçã*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*m*rado* terá mais
</line>
<line>
argumentos e reava*ia*á va*or o
</line>
<line>
d* a*ivo que *stá sendo ne*ociado
</line>
</par><par>
<line>
(DY*, 2001). Ass*m,
</line>
<line>
*uanto mais **formação
</line>
<line>
esti*er à disposição, mai* o investid*r te**
</line>
</par><par>
<line>
condições de
</line>
<line>
julgar um va*or justo **lo invest*m*nt* (HEALY; P*L*PU, 2*01). Portanto,
</line>
</par><par>
<line>
cab* ao gestor julgar a relação entre custo * ben*fício da divulgação de ** *aio* volu*e de
</line>
<line>
informaçõe* (B*UR*N; ANGONESE, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Por fim, a categoria
</line>
<line>
divulgaçã* b*seada em eficiência visa de*cobrir os ar*anjo*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
e*idenciação preferíveis *os usu*rios *a ausênc*a de co*hecimento
</line>
<line>
*rév** da in*ormaçã*
</line>
</par><par>
<line>
(V*RR*C*HIA, 20*1). Nes*e sen*ido, o autor afirma que, a* *asso q*e *e aumenta o vo*ume
</line>
<line>
de in*ormação div*lgada, dimi*ui o custo de capital.
</line>
<line>
Em seu *nsaio, V*rre*chia (200*) enten*e a *edução da *ssimetria info*macional
</line>
<line>
como um pont* de pa*tida pa*a a compreensão *a abordagem do Disclosur*. Ou seja, **gere *
</line>
<line>
red*ção da assimetri* *a informação como um veículo pa*a inte*r*r a eficiência da escolh* *a
</line>
<line>
evidenciaç*o, dos incentivos do disclosure e da endogen*idade do me**ado de capitai*. Ne**e
</line>
</par><par>
<line>
sentido,
</line>
<line>
no tópi*o seguinte apr*s*nt*-se * *eo*ia da *omu*ica*ão como *m cam**ho para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
r*d*çã* da assimetria *a i*for*ação.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina, v. 17, n. 11, art. 7, p. 149-1*4, nov. 2020
</line>
<line>
ww*4.fsan*t.com.br/revi*t*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contri*uições da Teoria d* C*municação para o Amb*e*te de Ev*denciaçã* de Inform*ções **nan*ei*as
</line>
<line>
1*7
</line>
</par><par>
<line>
*.* Aproximações ent*e teoria da comuni*ação e eviden*iação f*nanceira
</line>
</par><par>
<line>
A**i, considera-se como pressu*osto *eóri*o que a *vide*ciação contábil é o *l*mento
</line>
</par><par>
<line>
fim do p**cesso de co*un*cação organi*aci*n*l e, p**tanto, *s
</line>
<line>
aspectos da teoria
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
comunica*ão podem cont*ibuir *u*a *nálise macro.
</line>
</par><par>
<line>
A c*mun**aç*o pode ser entendida como um fenô*eno, um processo o*
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
instrumento **e
</line>
<line>
perp*ssa as
</line>
<line>
organ*za*ões e ocupa lug*r cen*ral na s*a constituição,
</line>
</par><par>
<line>
s*br*vivência e des*nvol**men*o. Dessa m*neira, con*ider*-*e a c*municação um
</line>
<line>
el*mento
</line>
</par><par>
<line>
estraté**co para alc*nce de vantagem competitiva, j* que bo* pa*te do *rocesso
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*omu*icação está *elacionada
</line>
<line>
*o compartilhamen*o de
</line>
<line>
info*maçõe* fi**nceiras e contáb*is
</line>
</par><par>
<line>
**ra os *takeholders. P**a Mitchell, Ag*e e Wood
</line>
<line>
(1997), a
</line>
<line>
definiç*o de qu*m são
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
s*akeholders *ossibili*a à organi*ação direci*nar e *de*uar a* ações c*mun**ati*a*.
</line>
<line>
Di*nte disso, *isu*liza-se o cons*nso de que a função da contabilidade se tr*duz e*
</line>
<line>
comunicação, tendo em vista qu* sua ***são é identif*car, mensurar e comunicar os eventos
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
afetam o patrimônio *as entidade* (BABI*H, 197*; D*AS *ILHO; NAKAGAWA,
</line>
</par><par>
<line>
*001).
</line>
<line>
A teori* da com**icaçã* foi
</line>
<line>
co*cebi*a por Claude Shannon com o o*jeti*o de
</line>
</par><par>
<line>
solu**onar problemas relac*onad*s com a tran*mi*são de sinais no campo *as
</line>
<line>
telecomun*caç*es, nu*a abordagem matem*t*ca. O autor apresenta u* mode*o composto p*r
</line>
</par><par>
<line>
três dimens**s: técnica, semântica e prag**tic*. A dimensão *écn*ca relac*ona-se com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ransmissão do* s*nais; di*en*ão semântica r*fer*-se * p*ec*são com que *s símbolo* a
</line>
</par><par>
<line>
p*dem *ransp*rt*r *s significados
</line>
<line>
desejados; e a dimensã* pr**mát*c* diz respeito
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
ef*ciência c*m que os *ignificados recebidos despertam comporta*entos (SHANNON, 1948).
</line>
<line>
*artindo das ideia* de Shannon (*9*8), Bi*r*an e Drebin (1979) **ger*m u* mod*lo
</line>
</par><par>
<line>
de comunic*ção *ue é con**ituído
</line>
<line>
**r *inco elementos: (i) uma fonte de informação, que
</line>
</par><par>
<line>
produz u** mensagem o* sequ*ncia de *ensagens a ser*m comunic*da*; (ii) u* *ransmis*or,
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
op**a mensagem de alguma a
</line>
<line>
forma p*ra produzir um sin*l
</line>
<line>
passível de ser tra*smi*i*o;
</line>
</par><par>
<line>
(iii)
</line>
<line>
can*l, que é o meio utilizado para se **a*smiti* o sin**; (iv) recept*r, que *ealiza
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
operaç** *nv*rsa à do *ra*smiss*r, reconstruin*o a me**agem a pa*tir do sinal; e (v) * des**no,
</line>
</par><par>
<line>
q*e * a pe*soa
</line>
<line>
para a qual a mensagem é dirigi*a. Ou*ro* mo*elos po**m **r*var
</line>
<line>
desses
</line>
</par><par>
<line>
eleme*tos (DIAS FILHO, 20*0, *. **).
</line>
<line>
B*d*ord e Ba*adouni (*962) e Toler (1963) ent*ndem que os co*ce*tos da teoria da
</line>
</par><par>
<line>
comunicação pod*m ser utilizados par*
</line>
<line>
aprimorar o pro*e*so *a comunicaçã*
</line>
<line>
contábil,
</line>
</par><par>
<line>
visando *elhorar a qu*lidad* das infor**ções contábei* n* que s* ref*re
</line>
<line>
à s ua
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. **A, *eresina PI, v. *7, n. 11, art. 7, p. *49-1*4, *ov. *020 www4.f**net.com.*r/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. F. *orges, I. J. Rech, *. N. Fonsec*
</line>
<line>
158
</line>
</par><par>
<line>
*omp*eensibi*idade. Dias Filho e Nakaga*a (2001) suge*iram que os el*me*tos da t*oria da
</line>
<line>
comuni*ação p*dem se* at*ib*ídos a* sistema **ntábil p*la analogia *e que os eventos
</line>
<line>
econômi*os *ão as fon*es bás*cas da *nfo*mação con*ábi*. Sendo que o *ont*dor a*u* com*
</line>
<line>
t**ns*isso*, o**erv*ndo esses **en*os e codificando-os p*r* transmi**r info*mação **r meio
</line>
<line>
dos relatório* contábeis, *s quais, por *ua vez, formam o c*nal **sico desse tipo de
</line>
<line>
comunicação. O elo *in** desse processo * desti*atário é * administra*or ou o usuário externo,
</line>
<line>
ou **a*quer toma*or de decisão, *ue recebe a men*agem p*ra decodificação e i*terpre*a*ão.
</line>
</par><par>
<line>
A* pesquisas que discutir*m a e*iden*iação co*o
</line>
<line>
um p*oce*so
</line>
<line>
co*unicativo não
</line>
</par><par>
<line>
co*sideraram as i*fluê*cias dos
</line>
<line>
aspe*t*s no*mativos, a exe*pl*
</line>
<line>
de Dias Filho (20*0), Dias
</line>
</par><par>
<line>
**l** e Nakagawa (2001) e Mo*aes e Nagano (2011). P*rtan*o, ela*orou-se um modelo em
</line>
<line>
que *s ele*entos da teoria da comu*icação se aplica* a* ambiente d* evi*encia*ão c*ntábil,
</line>
<line>
i*tercepta*os pelas normas co*tábeis emitidas pelo Co*itê d* Pronunciamento* Contábeis
</line>
<line>
baseadas *m IFRS (Inter*a*ional F*nanc*al Repor*ing St*ndards).
</line>
<line>
Figur* 2 - Teori* da comun*cação aplicada ao *mbie*te de e*idenciação fina*ceira
</line>
</par><par>
<line>
Fonte
</line>
<line>
Tr**smissor
</line>
<line>
Canal
</line>
<line>
Des*inatário
</line>
<line>
Norma
</line>
<line>
CPC
</line>
</par><par>
<line>
Sis*emas
</line>
<line>
*rep*rador
</line>
<line>
Relatório
</line>
<line>
IFRS
</line>
<line>
DFP
</line>
<line>
Usuários
</line>
</par><par>
<line>
Contábeis
</line>
<line>
Anual
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elabora*a pelos *utores.
</line>
<line>
A *i*ura 2 mostra o caminho pe*co*rido pe*a infor*ação f*n*nceira, **sde a
</line>
<line>
ocorrên*ia do even*o *conômic* com registro n*s sistemas contábeis a** a c*mu*icação com
</line>
</par><par>
<line>
o us**rio. É possível *isting*ir
</line>
<line>
a*gumas f*ses no processo de eviden*iaç*o, sen*o *ue
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*i*ei*a consiste
</line>
<line>
na en*rada, processamento e arm**en*mento dos *vento* eco*ômicos
</line>
</par><par>
<line>
(fonte), p*ssand* pela ex*raç*o da i*formação (tr*ns*issão),
</line>
<line>
pel* pr*parador
</line>
<line>
*os relat*rios
</line>
</par><par>
<line>
f*nan*eiros (canal), *té q*e, fin*l*ente, a informação tratada cheg*e ao
</line>
<line>
usuário externo
</line>
</par><par>
<line>
(d*sti*atário).
</line>
</par><par>
<line>
Esse pr*cesso de sintetização que *eg*e os dados dos eventos *conômicos,
</line>
<line>
até se
</line>
</par><par>
<line>
tr*nsformarem em inf*r*ação propria*en*e dita, é utili*ad* para facilit*r * co*pre*n**o p*r
</line>
</par><par>
<line>
parte *o usu*rio. Tal
</line>
<line>
necessidade de sumari*ar * informaç*o t*m o
</line>
<line>
i nt ui t o
</line>
<line>
de aumen***
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**ilid*d* do
</line>
<line>
rela*ór*o ou de*onst*ação no proce**o d* co**re*nsão do usuár*o (BAB*CH,
</line>
</par><par>
</page><line>
*975). Ne*se sentido, os órgãos *egulador*s e orientador*s da divulgação fi*anceira *spe*am
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 7, p. 149-164, nov. *020 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Co*trib*i*ões da Teori* da Comu*icaçã* para * Ambiente d* *videnciação de Infor*ações Finance*ras
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
q*e as empresas foque* as características de mater*alidade, *e*e*ância, temp*sti*idad*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
compreens*bilidade.
</line>
</par><par>
<line>
*o*o visto na Figura 2, * ambiente de e*idenc*ação possui um e*ement*
</line>
</par><par>
<line>
in*e*me*iár** e**re
</line>
<line>
a fonte e o tra*smissor da mens*gem, que * o arcabo*ç* *egal,
</line>
</par><par>
<line>
indispensável para
</line>
<line>
*eterminar o sinal que a m*nsage* ir* produzir. O processo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
comunicação na área contábil está *e*acionado *om a *orm*tizaç*o, *ma
</line>
<line>
*ez que
</line>
<line>
o*
</line>
</par><par>
<line>
pronunciamentos técni*os d* CPC, b**eados em IF*S, são *esp*nsá*eis por comuni*ar aos
</line>
<line>
profissiona*s *laboradores das demonstra*ões as práti*as adota*a* *o país *ara e*idenciar os
</line>
<line>
elemen*os pa**imoniai*. **gundo Stone (*011) * Dyer, Lang e L*wrence (2016), princí*ios
</line>
</par><par>
<line>
contábeis requisito* legais têm uma infl*ê*cia considerável no cont*údo das e
</line>
<line>
divulg*ções
</line>
</par><par>
<line>
*ina*ceiras. *ara os autores, a*
</line>
<line>
mudanças na regulamentaç**, c*m* a*oção das nor*as a
</line>
</par><par>
<line>
i***rnac*onais, es*ão asso*iadas *o aum*nto d* c*mpl*xid*de dos relatórios, ao longo
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
tempo.
</line>
</par><par>
<line>
** documentos emitidos pel* *PC e ratificados pelos órgãos reguladores passam a ser
</line>
</par><par>
<line>
tom*d*s co*o norteadores
</line>
<line>
da prática
</line>
<line>
cont*bil no país. S*ndo a*sim, os *la**radore* das
</line>
</par><par>
<line>
demo*str*çõe* contábeis *ão *s principais
</line>
<line>
u**ários dos pronu*ciamentos técnicos, já que
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
proc*sso de evi*enciação é principalm*nte e*b***do nos CPCs. Dentre a* ativida*es do
</line>
</par><par>
<line>
Com*tê, destac*-se * realiza*ão de *studos com base *as normas
</line>
<line>
internaciona*s do IA*B.
</line>
</par><par>
<line>
Duran*e e*se *roces*o, o CP* leva a* normas à audiênc*a pública p*r* que os usuários des**
</line>
</par><par>
<line>
informação possam
</line>
<line>
avaliar e sugerir **lho*ias (COSTA; T*EÓ**ILO; YAMAMOTO,
</line>
</par><par>
<line>
*012).
</line>
</par><par>
<line>
Dia**e disso, a teoria da comunic*ç** também po*e contrib*ir para
</line>
<line>
o
</line>
<line>
am*i*nte
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
regulação contábil, já que essa f*se é importante, pois é um m*ment* de torna* * *rcab*uço
</line>
<line>
normativo mais inteligí*el e pr*ximo da prática contábil, melhorar a *edação dos documento*
</line>
<line>
e o enten**mento do texto.
</line>
<line>
Ressa*ta-se que to*os *s elementos que compõem o processo de c*m**icação d*vem
</line>
<line>
ser *o**ide*ados de for*a int*grada. Quando se trata de aval*ar a efic*ên**a d* comun*cação,
</line>
</par><par>
<line>
torna-se necessário co*templar mú**ip*os aspec*os: habilidade* comun*ca*oras
</line>
<line>
da fo*t* e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
recep*o*, s*us níveis d* conhecimento sobre o a**unt* veiculado, papéis no sis*em* social,
</line>
<line>
con**x*o cu**u*al on*e se *ncont*a* inseridos, adequação d* código, con*eúd* d* mensagem
</line>
<line>
* comp*tibilidade *o canal (DI*S FILHO; NAKA*AW*, 2001).
</line>
<line>
Dessa forma, apoiando-s* nas dime**ões técnica, se*â*tica e pragmática da Te*ria da
</line>
</par><par>
<line>
Co**nicação de Shan*on (1948), ressalta-se que todos os ele*entos
</line>
<line>
que *ompõe*
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resina *I, v. 17, *. 1*, *rt. 7, p. 149-164, nov. 2*20
</line>
<line>
ww*4.fs*net.*om.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
G. *. B*rges, I. J. Rech, A. N. Fons*ca
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
**o*esso de comunicação devem ser considerados de form* integrada. *ess* ensaio, a norma
</line>
<line>
c*n*ábi* *oi *d*ntifi*ada como elemento transve*sal fundamental no processo de *viden*iação.
</line>
<line>
4 CO*S**E*AÇ*E* F*NAIS
</line>
<line>
Com o intuito de col**ora* para o *perfeiç*amento da c*munica*ão ent*e os
</line>
<line>
preparado*es, reguladores e usuário* da infor*ação c*ntábil, no present* ensaio objet*vou-se
</line>
</par><par>
<line>
*i*cutir *s co***ibuições que a *eoria da com*nicação po*e trazer para o ambie*te
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
evi*enciaçã* de informações fi*anceiras.
</line>
</par><par>
<line>
A discussão em *orn* do tema eluci*ou qu* os elemen*os *a t*or*a da comunicação
</line>
</par><par>
<line>
podem ser j*stapos*cionados n* process*
</line>
<line>
de evidenci*ção
</line>
<line>
contábi* pela
</line>
<line>
analogia de que os
</line>
</par><par>
<line>
*ventos econômi*os sã* as fontes d* informação c*ntábi*, os pr*paradores **s demo*strações
</line>
<line>
s*o os tran*mi**ores do* sinais g*rados e os *elatórios fina**eiros são os canais d*
</line>
</par><par>
<line>
*nformação, os quais se servem aos *suár*os dest*natário* como su*sí**o para * tomada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dec*s*o. P*rt**to, os conceitos da teo*ia *a comuni*ação pod*m ser util*zados par* aprimorar
</line>
<line>
o processo da comunicação cont*bil, visa**o melhorar a quali*ad* das inform*ções con*ábeis
</line>
<line>
n* que s* refere à sua com*ree**ibil*dad*.
</line>
<line>
O e*saio **ntribui para o campo d* *esquisa ao se adiciona* no modelo *eóri** um
</line>
<line>
el*mento i**erm*diário entre a fonte e a tra**missão da mensag*m, qu* é o a*cab*uço legal,
</line>
<line>
indispensável para deter*inar o sina* *ue a mensage* irá pr**uz*r n* **municação
</line>
</par><par>
<line>
*ina*ceira. O
</line>
<line>
processo de *o*unicação
</line>
<line>
entre os el** da c*deia ** evide*ciação
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
*nformações financeiras es** dir*tamente relacionado
</line>
<line>
com a normati**çã* co*tábil,
</line>
</par><par>
<line>
*espo*s*ve* *or comuni*ar *os p*ofiss*on*is elabor*d*res
</line>
<line>
da* demo*strações as pr**icas
</line>
</par><par>
<line>
adot*das no país *ara eviden*iar corretam*nte as m*tações patrim*ni*is.
</line>
</par><par>
<line>
A* dimensões analisadas *a teoria da c**unicação vão a* **contro das
</line>
<line>
ideias d*
</line>
</par><par>
<line>
abordag*m do Discloure ** Verrecch*a (*0*1), *o passo
</line>
<line>
*u* defend*m * reduç*o da
</line>
</par><par>
<line>
a*simetria
</line>
<line>
da infor*açã* *omo fo*ma de melhora* a
</line>
<line>
entrega de informações ao me*cado.
</line>
</par><par>
<line>
Ademais, sabe-se que * bo* comunicação pode fa*orecer o **ima d* *onfiança ent*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
empres* e os *suário* externos (GAL*ON; B*UREN; **I*, 2008).
</line>
</par><par>
<line>
Ess* dem*nda d* relatórios me*hores e mais compreensíveis *orn*-se ai*da mais
</line>
<line>
*mportante na at*alidade, p*is é sa*ido que o me*cado de cap**ai* t*m atr*ído forte*e*te
</line>
<line>
n*vos i*vestido*e*, com pe*fis *e instrução variados e *ouca/nen*uma experiência em *nálise
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
*e*onstrativos. Por**nto, *nfo*mações leg*vei* e obje*ivas podem benef*ciar esse novo
</line>
</par><par>
<line>
perfil de usuári*, reduzindo a assim*tria informacional.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 17, n. 11, art. 7, *. 149-1*4, nov. 20*0
</line>
<line>
www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Contribu*ções d* Teoria da Comunicação **ra o A*biente de Evide*ciação de Info*m*ções Fi*anceiras
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
As re*lex*es trazidas evide*ciam a n*cessidade de ações por parte dos ag*ntes
</line>
</par><par>
<line>
regulad***s e atuant*s no *ercado, como *onselho Federal de C*n**bilida*e (CFC), o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*omitê de *ronuncia*ento* *ont*beis (CPC), a *om**são de Valores Mobili*rios (*VM), a
</line>
<line>
Bolsa de Valores, I*stituiç*es de En*ino * as instituições par**ci*antes do mercado de capitais,
</line>
<line>
que visem à melhoria da comunicação *as informaçõe* levadas aos usuários p*r meio das
</line>
<line>
d*monstrações fi*anc*ir*s. Os organis*os reguladores podem promover maior discussã*
</line>
</par><par>
<line>
sobre formas eficientes de a cadei* *nvolvida na ap**sen**çã* das
</line>
<line>
dem*nstrações contá*ei*
</line>
</par><par>
<line>
leva* *o m*rcado disc*osure cl**o, obj*tiv*, m*t*ria*, re*evant* e l*g*vel ao* usuários.
</line>
<line>
Espera-se que o ensaio de*encadeie in*eresse *or estudos r*lacionad*s à evidenciação
</line>
<line>
contábil em *ív*is diversos, in*lus*ve q*a*to ** momento *ré-*isclosur*, como aq*eles
</line>
</par><par>
<line>
rel*cionados à
</line>
<line>
no*matizaç*o.
</line>
<line>
Ademai*,
</line>
<line>
r*comendam-se p*squisas futura* que an**isem
</line>
</par><par>
<line>
aspec*os rela*ionados legibilidade e co*p*e*nsibil*dade das i*formações contábe**, de *
</line>
<line>
cunho *mp*r*co, considerando *s a*pecto* *ogni*iv*s dos us*ários.
</line>
<line>
REFER*NCI**
</line>
</par><par>
<line>
BABICH, G. The appli*ation of info*mati*n th**ry to accoun*ing
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do C*C às *ormas in*ernac*o*ais
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contri*uiç*o para a soluç** de pr*b*emas semânticos **i*i*ando *onceitos da teori* da
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Revi*ta C*ntabili*ade & Fin*nças, São Pa*lo, v. 15, 2*, 42-57,
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G. F. Borges
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*. J. Rech
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A. N. Fonseca
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*) c*n*epção e p**nejamento.
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*
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X
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2) análise e interpre*ação dos dado*.
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X
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X
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X
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<line>
*) elabor*ção do ra*cunho ou n* rev*são *r*tica do *on*eúdo.
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X
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X
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4) p*rticipação n* apr*vação da ver*ão *inal do m*n*sc*ito.
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X
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X
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X
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