<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 12, p. 225-23*, n*v. 2*20 </line>
<line> ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.11.*2 </line>
</par>
<par>
<line> O Processo Didático e Pedagógi*o *ivenciad* na *onito**a em Natação </line>
<line> Th* *edagogical *nd Didactic *roce*s *xperienc*d on Swimming **derg*aduate Te*chi*g </line>
<line> Assi*t*nce </line>
</par>
<par>
<line> Jac*nta Silva dos Santos </line>
<line> *ra*uada em Licenci***ra em Educ*ção Física pelo *nstituto *ederal de Ed*cação, Ciência e T*cn*logia do Ceará </line>
<line> E-*ail: jacin*as*ntos12@g**il.com </line>
<line> E*iz* de Castro Cu*t**io Olive*ra </line>
<line> Especialista *m *tividade* Aquáticas/F*culdade Lourenço *ilh* </line>
<line> E-mail: elizac.*liv*ir*@gmai*.com </line>
<line> Livia *om*s *astelo Br*nco </line>
<line> *raduada em Edu*ação Física pela universidade *stadual do Cear* </line>
<line> P*o*e*so*a da R*de M**icipal de Fortal*z*/CE </line>
<line> E-m*il: liviago*es1992@g**i*.com </line>
<line> Thaidys da Conceiçã* Lima d* M*nte </line>
<line> Mestr* *m *duc*ção pela *niversida** Estadua* do Cear* </line>
<line> E-mail: tha*dysl*ma@hotmai*.com </line>
<line> Hera*do Sim*es Ferrei** </line>
<line> Doutor em *aúde Coletiva *ela *n*versidade Estadual *o *eará </line>
<line> E-m*il: hera**o.simo*s@uece.br </line>
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<line> Endereço: Jac*nta Si**a dos Santos </line>
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<line> Rua Oliveira, *244, Pale*tina, CEP: 62700-000, </line>
<line> Editor-*hefe: D*. T*nny Kerle* de Alenca* </line>
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<line> Can*n*é/CE, *rasil. </line>
<line> Rodrig*es </line>
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<line> Endereço: </line>
<line> Eliza de C*stro Cust*dio *l*veira </line>
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<par>
<line> *ua Desembargador Jo*o Firmino, 3*1, M**tese, CE*: </line>
<line> Artig* receb*d* em 16/*7/2020. Última </line>
<line> vers*o </line>
</par>
<par>
<line> 60.*25-560, Fortalez*/CE, Brasil. </line>
<line> recebi*a ** 30/*7/2020. Apr*vado em 31/07/*020. </line>
</par>
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<line> *ndereço: </line>
<line> Liv*a Gomes Cas*elo Branco </line>
</par>
<par>
<line> Rua José Rego Filh*, 13*, Jo*o XXIII, CEP: 60.525-638, </line>
<line> Avaliad* pelo s*ste*a Triple Review: Desk Revie* a) </line>
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<line> Fortalez*/CE, B*asil. </line>
<line> pelo *ditor-Chefe; e b) Double Blind Re*iew </line>
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<par>
<line> Ender**o: </line>
<line> Thaidys da Conceição Lima do *o**e </line>
<line> (a*aliação **ga p*r d*i* *valiador*s da ár*a). </line>
</par>
<par>
<line> Traves*a José Candó*a *24, Imac*lada Conceição, CEP: </line>
</par>
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<line> 62.700-*0*, C*nindé/CE, Bra*il. </line>
<line> Revisão: Gram*t**a*, N**mativa e de Fo*matação </line>
</par>
<par>
<line> Endereço: </line>
<line> *er*ldo S*mões Fer*eira </line>
</par>
<par>
<line> Rua T*búrcio *avalcante, 1440, AP 802, Aldeota, CEP: </line>
<line> 60.11*-*00, Fortaleza/CE, *rasil. </line>
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<line> J. S. Santos, E. C. C. Olive*r*, L. G. C. Bran*o, T. C. L. Mont*, H. *. F*rreira </line>
<line> 226 </line>
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<line> RESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A monitoria *m nataçã* é *m processo importan*e para </line>
<line> o *p*endizado do aluno, pois </line>
</par>
<par>
<line> po*sib*lita a ele a *ap*cidade de v*venciar no *ia a dia *p*en**zad*s </line>
<line> *u* *evará p*ra a *i** </line>
</par>
<par>
<line> pro*iss*o*al. Se*undo *unes (2005), m*n**oria ac*dêmic* mostra-** n*s Institui*ões a </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Educação Superio* </line>
<line> como um programa que tem como intui*o iniciar o aluno na docênci* de </line>
</par>
<par>
<line> nível superior e corroborar a m*lhori* do ensino da graduaçã*. O objetiv* des*e trab*l*o foi </line>
<line> *nalisar em que aspecto* * mon*toria em na*ação contrib*i para a formação do graduando em </line>
</par>
<par>
<line> Educa**o Física. A metodol*gia da </line>
<line> pesquisa foi </line>
<line> p*utada *m uma abordagem qu*litativa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> como método um estu*o de cas*. O lo*al da pesquisa foi o Ins*ituto F*deral de Ed*cação, </line>
</par>
<par>
<line> Ciên*ia e T*cnol*gia do *eará- IFCE, campus Canin*é. Os </line>
<line> sujeitos da </line>
<line> pes*ui*a foram os </line>
</par>
<par>
<line> mon*tores de natação do P*ojeto Nadan*o em Saúde e a co*eta de dados se *eu através de um </line>
<line> que**ionário com p*rguntas aber*as, no qual fizemos uma *d*ptaçã* p*ra o alvo da pesquisa. </line>
</par>
<par>
<line> P*steriorm*nte, os </line>
<line> dados foram *nal*s**os com base nas </line>
<line> r*spost*s obtidas, *autand*-se em </line>
</par>
<par>
<line> uma categorizaçã* co* b*se n*s respost*s. Os resultados o*ti*os mo*traram que a *on*tori* </line>
<line> em nataç*o é *m processo form**ivo para ** discentes do c*r*o de Educaç*o Fí*ic*, *m que </line>
<line> vivenciam n* p*ática o que é visto na teor*a em sala de a*la, aprendend* de forma *ositiva e </line>
<line> c*nt*ibu*ndo pa*a a futura prá*ica do*ente. </line>
<line> Palavras-chav*: Educ*çã* Fís*ca. Nataçã. Mo*itoria. *orma*ã* Docente. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> *h* swim*ing under*raduate t*aching *ssistanc* (UTA) is an important pro*ess to stud*nt\s </line>
<line> lear*ing, making it possible ** the same tim* the poss*bility of experiencing daily learn*ngs </line>
<line> that wi*l be ca**ie* through its pr*fessio*** life. A*cording *o Nunes (2005) the ac*demi* </line>
</par>
<par>
<line> U*A revea*s *ts*lf a* high*r </line>
<line> *ducation institutions as a prog*am </line>
<line> that aims to **troduce </line>
</par>
<par>
<line> student* </line>
<line> into higher </line>
<line> *egr*e teac**n* and </line>
<line> to supp*rt improv*ment on undergr*du*te\s </line>
</par>
<par>
<line> teaching. The </line>
<line> goal </line>
<line> of th*s st*dy was t* assess in wh*ch aspects **imming *TA </line>
<line> helps *o </line>
<line> an </line>
</par>
<par>
<line> un*ergraduate preparation on phy*ical e**cation. The r*searc* m***o* w*s a ca*e *tudy b*sed </line>
<line> on a qual*tat*ve **proach. The *esearch place was the Institut* Fe*er*l de Educação, Ciência e </line>
<line> Tecno*ogia do Cear*- IFCE, campus Canindé. T*e *es*arc*\s subjects *er* the *w**ming </line>
<line> Undergra*u*te Teaching Assista*ts from the Project "S*im*i*g in Hea*th" a*d data </line>
<line> col**ct*o* happened t*r*ugh an adapted to t*e au*****e quest*onnaire, demanding wri*ten </line>
</par>
<par>
<line> answers, </line>
<line> in which afterwards the da** were analy**d *ased </line>
<line> on *he answe*s o*tai*e* *nd </line>
</par>
<par>
<line> cat*g*rized a**ording to i*. The obtained results *howed </line>
<line> that **im*i*g UT* is </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> developmenta* process t* phys*cal educati** students, in *hich they ha*e practica* exp*ri*n*e </line>
<line> w*th classroom th**r*, learning in a p*s**ive way *nd as*ist*ng in th* futu** t*aching pra**ice. </line>
<line> Ke* *ords: Physical Educa*ion. Swi*mi*g. Undergr*duate Teaching *ssistance. *eaching </line>
<line> Qua*i*ic*tio*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, T*resi*a, v. 17, n. 11, art. 1*, *. 2**-236, nov. *020 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
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<line> * Processo D*dátic* e *ed**ógic* Vivenciado na Monito*ia e* Natação </line>
<line> 227 </line>
</par>
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<line> 1 I*T*ODU*ÃO </line>
</par>
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<line> De**re as ativi*ades v**enci**as </line>
<line> pelo a*u*o d* e*sino superior, está i*cluída </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> monitor**, q*e se c*ra*ter*za *or um proces*o f*rm*tivo d*ntr* ** curso de *ormação, em *ue </line>
</par>
<par>
<line> o *luno se coloca como condutor dessa aprendizag*m, atr*vés de embasamentos teórico* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> práticos, com orient*ções dos professores *e nataçã* do Instituto Fede*al ** Educaç*o, </line>
<line> *iênci* e Tecno*ogia do C*ar* (I*C*), camp*s Canind*. O pr*c*sso d* ensinar e aprend*r na </line>
</par>
<par>
<line> educação f*sica **o </line>
<line> se l * * i * a </line>
<line> ao **ercíci* d* certas *abilidades e </line>
<line> des*re*as, m*s t*mbém *e </line>
</par>
<par>
<line> e*timular o indivíduo a refletir s*bre **a* </line>
<line> possibilidade* c*rporais e **ercê-las com </line>
</par>
<par>
<line> auto*omia em seu m*io social e cult**al (BRAS*L, 1*9*). </line>
<line> Send* assim, t*mo* a *ecessi*ade de falar sobre * formaç** de prof**sore* de </line>
</par>
<par>
<line> educaçã* f*sica em </line>
<line> a*ividades o *nsino, pes*ui*a e a exten*ão. educa*ão fí*i*a *o Brasil * </line>
</par>
<par>
<line> sofreu vár*as mo*ificações até chegar a ser dis*iplina curr*cu*ar, c*m o n*scimento *as Lei* </line>
<line> de Di*etrizes e Bases da Educação (LDB), int*g*ando-se como c*nteúdo obrigató*io nas **las </line>
<line> p*áticas (OLIVEIR*, 201*). </line>
</par>
<par>
<line> Porém **rmava não só profe*sor*s de edu**ção física, m*s </line>
<line> um conjun*o de outros </line>
</par>
<par>
<line> pro*i*sionais, e os *urs*s </line>
<line> **nsistia* em </line>
<line> um núcleo de dis*iplinas </line>
<line> bá*icas * um *onj*nto de </line>
</par>
<par>
<line> matéri*s es**cíf*cas em função da *odalid*de pr*fissi*n** pretendida. Dentre os cursos </line>
<line> ministrados n*ssa insti*uição, po*emos *itar: Supe*i*r de *ducação F*sica, Cu*so *orma* *e </line>
<line> Ed*cação Físic*, Curs* de **cnica *e*portiva, C*rs* de Treinamento e Massagem e o Curso </line>
</par>
<par>
<line> de Medicin* </line>
<line> *a *ducação F*s*ca e D*sportos (BRASIL, 193*). O curso para f*rmar </line>
</par>
<par>
<line> *r*fes**r*s tinha uma dura**o d* dois anos, ** d*ma*s *ram mini*tra*o* em u* ano (N*TO </line>
<line> et al, 2*04). </line>
<line> Pas*ados anos e várias for*ulações acont*cendo no *ampo da educa*ão física, *emos </line>
<line> um a*onteci**nto importante *ara * profissão, *m 1987, com a promu*gação do par*cer CF* </line>
<line> *. 215/87 e da resolução CFE n. 03/87, estabelecendo a criação ** bach*rel*do e* educação </line>
</par>
<par>
<line> física. Nessa propo*ta, os s*beres anteriormente divididos ent*e as *at*ria* </line>
<line> bás*cas </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> pro*issionalizante* </line>
<line> *ssum** *ma nova *onfiguração, **pl*ntando uma g*aduação com </line>
</par>
<par>
<line> *uração de quatr* anos para o bach*relado e li*enci*tura (NETO et al, *004). </line>
</par>
<par>
<line> O gove*no </line>
<line> f*deral criou *ei 9696/98, q*e passaria a reg*lamenta* a pr*tica docente a </line>
</par>
<par>
<line> em edu*ação fí*ic*, *an*ionada *m 1* de setembro d* </line>
<line> 199* pelo então Preside**e </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> República Ferna*do *enrique Cardoso (BRASIL, *998). De *cordo </line>
<line> co* a l*i 9696/98, só </line>
</par>
<par>
<line> pod* de*empenhar atividades </line>
<line> de Educaçã* Físic* o pr*f*ssio**l </line>
<line> que p *s * ua </line>
<line> *iploma em </line>
</par>
<par>
<line> Ed**ação Física expedido *or *nstituição de Ensino *u*erior (BRASIL, 1998). </line>
<line> Rev. **A, *e*esina PI, v. **, n. 11, ar*. 12, p. 225-236, nov. *02* www4.fsa*et.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. S. Santos, E. C. C. Oliveira, L. G. C. Branco, T. C. L. Monte, H. S. Ferreira </line>
<line> 2*8 </line>
</par>
<par>
<line> D* acor*o com o *x*osto, obs*rv*-se que a lei que reg*lament* * exercício do </line>
<line> pro*i*siona* de Educação F*sica troux* para e*sa profi*são o reconhecime*to d* s*u p*pel na </line>
<line> escol*, p*dendo at*ar aqueles professor*s capacitados nessa áre* de *nsi*o. </line>
<line> P*ra uma melh*r formaçã* do di*cente nas Instituiçõ*s de *nsino Superior, tem*s o </line>
<line> *ripé da ed*ca*ão: ensino, pesquisa e exten*ão, ele*entos que estão conectados e fazem *arte </line>
</par>
<par>
<line> do proces*o *e f*rmação do futuro *ro*essor, sen*o d* </line>
<line> grande relevâ*cia p**a * *ida </line>
</par>
<par>
<line> acadêmica e profission*l. De </line>
<line> acordo com S*lva (1997), o ensino precisa da pes*ui*a, pois </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> e*a que alimenta e traz inovação, da *xtensã* par* </line>
<line> levar s**s co*hecimen*o* à comun*da*e </line>
</par>
<par>
<line> qu* se benefic*ará com *u*s a*lic*ções práticas e a *xtensão precis* dos conteúdos e dos </line>
<line> educad*r*s pa*a ser ef*tiv*da. </line>
<line> 2 R*FERENCI*L TEÓRIC* </line>
</par>
<par>
<line> D*ntro da extensão incluem-se a mon*to*i* aca*êmica, a iniciaç*o científica *s e </line>
</par>
<par>
<line> *r*gr*mas </line>
<line> *e ex**ns*o, </line>
<line> que junt*s da*ão ao graduando con*ecimentos para sua prát**a </line>
</par>
<par>
<line> profiss*onal. </line>
<line> Podemos e*ten*** que o tra*al*o docente em sala de *ula vai *ar orienta*ões </line>
</par>
<par>
<line> *ara * de*envolv*ment* </line>
<line> das atividades pr*postas para o aluno, </line>
<line> c*ntribu*ndo pa*a o </line>
</par>
<par>
<line> pensamento crític* e a sua autonomia. </line>
<line> A monitoria *cadêmica, *m especial a nataç*o, é um process* for*ati*o cu*o aluno se </line>
<line> c**oca como condu*or dessa aprendizagem, e, *unto com a p**qui*a, trabal*a para ampl*ar *s </line>
</par>
<par>
<line> conhe*imento* </line>
<line> adquiridos nesse pr*cesso. A monitor*a acad*m**a m*str*-se na* *nstituições </line>
</par>
<par>
<line> de E*uca**o Superior como um programa que tem co*o intuito iniciar o *luno na docê*cia </line>
<line> de níve* superior e co*r*borar a me*hori* *o ensi*o *a grad*ação (NUNES, 2005). </line>
<line> Por cons*g*i***, *sso s* reverterá em um alu*o críti*o s*bre a realidade pro*issi*n*l e </line>
</par>
<par>
<line> capacitado para o </line>
<line> mund* do *rabalho, *oi* * teo*ia deve estar acompanha*a da p*á*ica. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Nunes (200*), a moni*oria *eve prepara* s*us **ofis*ion*is, </line>
<line> não somente com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estratégia do </line>
<line> ensi*o-tra*smissão, mas d*ve est*r centrada na f**ma*ão com a estrat*gia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ensino-ap*icação. </line>
<line> O projeto de extensã* Nada**o em Saúde, implantado no IFCE, *a*pus *anind*, tem </line>
<line> como objetivo geral *romover a *prendizagem e o ape**eiçoament* da natação como </line>
</par>
<par>
<line> atividade de integra*ão entre </line>
<line> toda a comunidade *cadêmica do IFCE, campus *anindé, </line>
</par>
<par>
<line> contribuindo </line>
<line> c*m melh*ria das capac*d*d** *oto*as, a </line>
<line> *fetivas, *ociais, cognitivas de e </line>
</par>
<par>
<line> qualidade de vida dos part*ci*antes. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 17, *. 11, art. 12, p. 225-236, nov. 2020 </line>
<line> www*.*sanet.c**.**/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * P*oce*so Didático e **dagógico *ivenci*do na Mo*it*ria em Natação </line>
<line> *29 </line>
</par>
<par>
<line> O projeto mencionado *em sua* au*as realizadas na </line>
<line> *iscina d* i*stitu*ção, utilizando </line>
</par>
<par>
<line> *omo metodologia a forma dinâmica, com *usca *e div*rsifi*açã*, tornando as *ulas </line>
<line> atr*ti*as, para que os alunos *ossam desfrutar dos bene*íci** da prática, s*mpr* resp*it*n*o * </line>
</par>
<par>
<line> ind*v*dualidade </line>
<line> bi*lógica e em bu**a de me*hor** a qualidade </line>
<line> *e vi da dos </line>
<line> *nvolvidos. </line>
</par>
<par>
<line> Segu*do Mois*s (2006), * método tradicional tem per*u**do por </line>
<line> déc*das e </line>
<line> a* mudança* na </line>
</par>
<par>
<line> me*o*ologia de atividades lúdica* e e***rtivas são decorren*es dos aprofundamen*o* teórico* </line>
<line> pelos q*ais pa*s** a e*ucação f*sica; em *onsequência *isso, ***ndes se*ão as contribuiçõe* </line>
<line> para os a*unos que se util*zam da *r**ica de atividade* físic*s. </line>
<line> * inscrição dos a*unos no *rojeto é r*alizada através d* um formulário online </line>
</par>
<par>
<line> dispo*ível no site do IFCE, campus C*nindé, com um tot*l </line>
<line> de 60 i*scriçõ*s, di*ididas </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> duas *urma* c*m 30 alun*s. Os </line>
<line> alunos seleciona*o* têm um p*azo d* 15 *ias após </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> divulg*ção </line>
<line> da lista para ap*esent*r atesta*o m*dico indicando </line>
<line> que est*o aptos a *rati*a* </line>
</par>
<par>
<line> natação. *quele* que *omprovarem mais de 50% d* f*lt*s são desl*gado* do pro*eto, salvas as </line>
<line> justificat*va* previstas e* l*i. </line>
</par>
<par>
<line> A av*liação *o p*oje*o é realizada em dua* etapas: a primeira *stá relaciona*a </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> realização, fr*quência e part*c*pação dos aluno* e a segunda c*m a e*olução e o a*rend**ado </line>
<line> deles referentes aos *stilos da n*tação, * *im de *eavaliar o pro*esso de ensino * aprendizagem </line>
<line> e verificar se os ob*etivos inicial*ente traçados foram atingidos. </line>
<line> Com base no exp**to, o **esente estudo teve o ob*et**o de a*alisar em que aspectos a </line>
<line> monitoria em natação contribui para a forma*ão *o *rad*ando em Educaç*o *ísica. </line>
</par>
<par>
<line> Nes*e se*tido, foram apresentadas algumas *uestões norteadoras, </line>
<line> que busc*mos </line>
</par>
<par>
<line> re*p*n*er com a nos*a p*squisa, dentre elas: *e que forma a **nitoria *o*tribui par* </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pro**sso formativo do fut*r* professor de natação? Ele* são *ujeitos atuantes de seu pr*cess* </line>
<line> format*vo? Os mo*itores reconhecem a importância da monitoria para sua formação? </line>
<line> Como *elevância do estud*, esses d*do* troux*r** qu* a mo*itoria em natação pode </line>
</par>
<par>
<line> proporcio*ar co*hecimento* par* a f*r*ação dos futuros </line>
<line> professore* de E*u*aç*o Fís**a, </line>
</par>
<par>
<line> p*dendo também *mpli** esses c*nhecime*to* e torn*-los significativos. </line>
<line> 3 M*T**OLOGIA </line>
</par>
<par>
<line> A present* pes*uisa </line>
<line> foi pa*tada em uma abordagem qua*it*ti*a, utilizando como </line>
</par>
<par>
<line> méto*o o estudo *e caso. Segu*do Minayo (2001), a pesquisa quali*ativ* respo*de a *uestões </line>
<line> muit* *articul*res. *la se preocupa, *as ciências soc*ais, com um nív*l de rea*idade qu* *ão </line>
<line> pode se* quantificado. </line>
<line> Rev. FS*, Tere*in* P*, v. 17, n. *1, a*t. 12, p. 225-236, nov. 20*0 www4.f**net.c*m.br/rev**ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Santos, E. C. C. *li*eir*, L. G. *. Bran*o, T. C. *. Mon*e, H. S. Ferre*ra </line>
<line> 2*0 </line>
</par>
<par>
<line> O local da pes*uis* foi o Institut* Fe*eral de Educaçã*, Ciência T*cnologia do e </line>
</par>
<par>
<line> *e*rá (IFCE), campus *anindé. Tendo como s*jeito*-alvo da pesquis* os monitores </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> nata**o do pro*eto N**ando em Saú*e do I*CE, c*mpus C*nindé, a pes*uis* con*ou com 15 </line>
<line> participan*e*, sem *rit**io de *xc*usã*, assim abra*gen*o todo* *s moni*ores, de ambo* os </line>
<line> sex*s e de *i**rsos níveis de se***tre d* projeto, m**mo os que es*avam há pouco tempo. </line>
<line> * colet* de *a*os foi r*a**zada, prim*iramente, *or meio de u*a reunião com os </line>
<line> monitores do *rojet*, durante a **al aqu*le* que aceitaram part*cipa* e ass*naram o Termo *e </line>
<line> C*nsentimento Livr* e Esclarecido (TCL*) *eceberam o questio*ário, que *oi pré-*laborado </line>
<line> *ela pesquisado*a, composto de 4 (q**tro) questões a*erta*. </line>
<line> P**a a a*á*i** dos *ado*, **i utilizado um cr*tério de classificação **s respostas </line>
<line> obt*das com o ques*ionário, p*r aprox*mação de res*ostas, com base em uma leit*ra crítica e </line>
<line> r**lexiva. Posteriorment*, os dados foram organizad*s pa** aprese*tação e discussão co* </line>
<line> outros autores a respei*o da formação. </line>
<line> 4 R*SUL*ADOS E D*SCUSSÃO </line>
<line> A pesqu*s* *oi realizad* no IFCE, campus Canind*, com um total de 15 monitores de </line>
<line> natação do projeto *a*ando em Saúde, de *mbos os sexos * *e*es*res d**erenciados. </line>
<line> Apresent*re*os a seguir a caracterizaç*o da a*ostra no Qua*ro 1. </line>
<line> Qua*r* 1- Caracterização da Amostra </line>
</par>
<par>
<line> S*je*to </line>
<line> Idade </line>
<line> Sexo </line>
<line> *em*s*re </line>
<line> Tempo d* monitoria no **ojeto </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> 2* a nos </line>
<line> Feminin* </line>
<line> 2º </line>
<line> 6 meses </line>
</par>
<par>
<line> M2 </line>
<line> 25 a nos </line>
<line> Femin*n* </line>
<line> 2º </line>
<line> 1 *emana </line>
</par>
<par>
<line> ** </line>
<line> 22 a nos </line>
<line> Feminino </line>
<line> 2º </line>
<line> 2 semanas </line>
</par>
<par>
<line> M4 </line>
<line> *5 a n*s </line>
<line> Femi*ino </line>
<line> 2* </line>
<line> 2 mese* </line>
</par>
<par>
<line> *5 </line>
<line> *4 a nos </line>
<line> Feminino </line>
<line> 4º </line>
<line> 1 ano e 6 meses </line>
</par>
<par>
<line> M6 </line>
<line> 29 a n*s </line>
<line> *eminino </line>
<line> 4* </line>
<line> 6 mese* </line>
</par>
<par>
<line> M* </line>
<line> 29 a nos </line>
<line> F*m*nino </line>
<line> 4º </line>
<line> 1 a *o </line>
</par>
<par>
<line> M8 </line>
<line> 25 a nos </line>
<line> M*sculino </line>
<line> 4* </line>
<line> 1 a no </line>
</par>
<par>
<line> M9 </line>
<line> 23 * nos </line>
<line> Masculino </line>
<line> 4º </line>
<line> 6 mes*s </line>
</par>
<par>
<line> M 1* </line>
<line> ** * nos </line>
<line> Masc*lino </line>
<line> 3º </line>
<line> 9 mese* </line>
</par>
<par>
<line> M 11 </line>
<line> *8 a *os </line>
<line> Masculino </line>
<line> 3º </line>
<line> 4 mese* </line>
</par>
<par>
<line> M 12 </line>
<line> 26 * *os </line>
<line> Masculino </line>
<line> 2º </line>
<line> 3 meses </line>
</par>
<par>
<line> M 13 </line>
<line> 31 * nos </line>
<line> Masculino </line>
<line> 2º </line>
<line> 2 meses </line>
</par>
<par>
<line> M ** </line>
<line> 22 a nos </line>
<line> *asculi** </line>
<line> 6* </line>
<line> 2 *nos e meio </line>
</par>
<par>
<line> M 15 </line>
<line> *2 a nos </line>
<line> Ma*culin* </line>
<line> 6* </line>
<line> Ma*s *e 1 ano </line>
</par>
<par>
<line> Fo**e: Elaboração pr*pr*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 11, art. 12, p. 225-23*, nov. *020 </line>
<line> ww*4.*sa*et.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * P*ocesso Did*tico e Pedagó**co Vive*ciado na ***itoria em Nat*ç** </line>
<line> 231 </line>
</par>
<par>
<line> **rce*emos, de acordo co* o Q*adro 1, que 8 (o*to) monitores s*o do sexo masculino </line>
</par>
<par>
<line> e 7 (sete) **o do </line>
<line> sex* f*min*no * que boa parte deles estão cur*ando o 2º semestre. São 6 </line>
</par>
<par>
<line> (seis) moni*o*es do 2º se*estre, 5 (cin*o) do 4º semestr*, 2 (dois) do 3º s**estre e 2 (dois) do </line>
<line> *º semestre, com fa*xa *tári* entre 18 e 35 anos. Percebe-se qu* o *empo de monitoria deles é </line>
<line> curto, pois tê*, em ger*l, de uma semana * 6 **ses, sendo os ma*s v*teran** n* projeto d*is </line>
<line> monit*res do 6º se*estre, q** já e*t*o com mais de 1 *no n* mo*itoria, o que indica **e estão </line>
<line> no projeto *esde o início de s*a formação, da*o consi*er*do positivo, *ois o *anho de </line>
</par>
<par>
<line> aprendiz*ge* é maior, uma vez que eles poder*o perma*ecer na monitoria até concluir </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> faculdade. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1 *es*ri*ão das atividades formativas na monitoria *m natação </line>
</par>
<par>
<line> S*gundo o* *onitores M8 e M10, o planeja*en*o e a organizaç*o *as au*as </line>
</par>
<par>
<line> *contecem *untame*te </line>
<line> com os prof*s*ores do pr**eto e *odos os mon*tores. Além *e </line>
</par>
<par>
<line> *esqui*are* sobre o assunto p*ra uma melh*r assimilaç*o do *onteúdo e consequentemente </line>
</par>
<par>
<line> uma melhor </line>
<line> a*ren*izagem, eles elaboram os planos de aula </line>
<line> para a *plicação *a *onitori*. </line>
</par>
<par>
<line> P*rcebemo*, assim, pelas f*las dos suj**tos, como *c*ntec*m esses momen*os, com </line>
</par>
<par>
<line> elabor*ção de pl*no de aula (M10) aprendizado n* âmbito de vivenci*r a p*át*ca docente e </line>
<line> além de p*squisa* (M8). </line>
<line> *on*ta*amos que os monitores planej*m * el*boram os *lanos de aula, fazem </line>
</par>
<par>
<line> pes*uis*s e t*a*alham de form* co*etiva, em </line>
<line> *ue todo* *prendem *t*avés da orie*tação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> supervisão do* *ocentes </line>
<line> que </line>
<line> *oordenam o </line>
<line> pro*eto, o q*e é i*portante em seu processo </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> f*rmaçã*, poi* ocorre uma tro*a en*re educando e * o </line>
<line> educ**or, e *o* ** seus *ole*a* </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> mo*itoria também. </line>
</par>
<par>
<line> Com *uxíli* e orientação de um professor supervisor, o al*no-mo*it*r pode tornar-se </line>
</par>
<par>
<line> *m autoc*ítico e </line>
<line> *nve*ti*ador da própria prát*ca doc*nte e responsável </line>
<line> pelas demandas </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> po*sam surgir em sua área de atuaçã*, obse**ando suas habilidades e limita*ões (BARBOSA, </line>
<line> 2014). </line>
<line> De acordo com Silva e Santos (2015), um* pesquisa real*zada n* Uni*ersi**de *ede**l </line>
</par>
<par>
<line> de Alag*as, campus *rapiraca, mostrou </line>
<line> que a monitoria é </line>
<line> vista como uma ferrame*ta </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> melhor* * ensi*o de graduação, *or ter práticas estabelecidas e e*periê**ias junto a* doce*te; </line>
</par>
<par>
<line> ou s**a, o al*no construirá, em to*a sua vida aca*êmica, a </line>
<line> bases para que ele se to*** um </line>
</par>
<par>
<line> profissi**al competente. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 1*, n. 11, art. 1*, p. 2*5-236, nov. 2020 </line>
<line> www4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. Santos, E. C. C. Olive*ra, L. G. C. Bra*co, T. C. *. *onte, H. S. Ferreir* </line>
<line> 232 </line>
</par>
<par>
<line> 4.2 A importância da monitori* em natação *ara a formação dos m*nitores </line>
</par>
<par>
<line> A impor*ân**a da monitoria *m natação para a forma*ão dos *onit*res é r*conhecida </line>
<line> por eles, que c*m*reendem os encontros *e planejamento como uma forma *e a*rendizagem. </line>
<line> * sujeit* M2 diz que permite ap*en**r de manei*a m*is ampla, já *5 expl*ca que poder ter a </line>
<line> oportuni*a*e d* viven*ia* a monitoria * de suma importânc**, poi* é *ela que ter* viv*ncias </line>
</par>
<par>
<line> que au*iliarão em enfrentam*nto* futuros. O par*icipa*t* M11 fala </line>
<line> que a monitor*a lh* </line>
</par>
<par>
<line> antecipa expertises que irão *uxil*á-l* como fut*ro professo*. </line>
</par>
<par>
<line> O ato de educar * fu*uro *rofission*l p*r* atua* na área docente é a formação d* </line>
<line> pr*fes*ores, *u* é uma aç*o efetuada c*m o propós*to de des*m*enhar a tar**a de educar, de </line>
<line> e*sinar, de pesquisar, *e aprender * de a**liar o discente (VEIGA; D\AV*LA, 2012) </line>
</par>
<par>
<line> E* *esquisa, F*e*ta* e Iaoch*t* (201*) </line>
<line> relataram que a* vivências práticas são </line>
</par>
<par>
<line> essenciais pa*a a f*rmação dos discentes e *** ess* proc*sso os tornará s*g*ro* e capacitados </line>
</par>
<par>
<line> para o trabalho com diferentes *o*teúdos, o que corrobora as fa*as dos sujei*os </line>
<line> de *os s * </line>
</par>
<par>
<line> investigação. </line>
</par>
<par>
<line> O monitor d* nataç*o apr*nde a ser *m prof*ssional e c*mo a**r </line>
<line> em d*termin*d*s </line>
</par>
<par>
<line> s*t*ações, *á </line>
<line> que </line>
<line> * moni*oria é um "ensaio" para a v**a e, seg*n*o Souza (2009), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *mportân*ia da monito*ia no ensin* superior vai além de um tít*lo, pois *gre*a no aspe*to </line>
<line> int*le*tual, uma v*z que a troca de c*nhecimentos entre pr*fess*r orien*ador e aluno mon*tor </line>
<line> é constante. </line>
<line> Percebem*s, assim, **e a re*açã* entre teoria e pr**ica é fundamental para a formaç*o </line>
</par>
<par>
<line> do </line>
<line> al*n*, pois as </line>
<line> experiências vi**das na gradua*ão darão subsídios para sua atuação </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> docê*cia. O aluno **ve vivenciar n* un**ersidade aquilo </line>
<line> *ue ele deseja c*l*ca* em **át*ca, </line>
</par>
<par>
<line> po*s co*seg*imos tr*nsmi**r </line>
<line> com mais *l*id*z quando temos *ma *xpe*iência na </line>
<line> áre* </line>
</par>
<par>
<line> escolhida. </line>
</par>
<par>
<line> 4.3 A organizaç*o e o planeja*ento d*s aulas cond*z*das pel*s monitores </line>
<line> A orga*i*ação didática e peda*ó*ica das *ulas cond*zidas pel*s mon**ore* ba*eav*-s*, </line>
<line> *nicialmente, em um *ncontro com todos *s monitores e *s profe*sores supe**isores do </line>
<line> projeto. A distri*uiçã* das a*las se *ava p*r meio da divisão em *u*las ou trios, e **da grupo </line>
<line> mi*is*rava de uma a d*as a*l*s po* *ês, dep*ndendo da quantidade de monitor*s existente. </line>
<line> D* acord* c*m *s falas dos pesq*isa**s, o *rocesso ocorria, inicialmente, c*m uma </line>
</par>
<par>
<line> reunião ger*l, seguida da div**ão do g*upo, contava *om *lanos feitos m*nsal*ente (M6), * </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 17, *. 11, art. 12, p. 225-2*6, nov. **20 w*w4.fsane*.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O **oce*so Didático e Pe*agógico Viven**ado na Moni*oria em Natação </line>
<line> 233 </line>
</par>
<par>
<line> foi inform*do tam*ém *ue po*suía um pla*eja*ento em conj*nto, pois os g*upos divididos </line>
<line> pl*nejavam * davam *ul* *untos (M7), e, por fim, *ad* *rupo *icava respons**el por uma ou </line>
<line> d*as aulas por mês, depen*endo d* quantid*de de monito*es dispon*veis (M9). </line>
<line> As *alas dos mon*tore* re*elam *ue a ela*ora**o da* a*la* era feita *om b*se em </line>
<line> pesquis*s sobre o conteúdo a ser repassado na aula. *les o*servavam o desenvolvimento d*s </line>
<line> al***s participan*es do projeto e, com base na sua evolução, elaboravam o plano de *ula, </line>
<line> sempre r*spei*ando *s *im*tes dos alunos. </line>
<line> * sujeito M5 *iz que **imeir* obser*a o de*envolvimento dos alunos e, *om ba*e em </line>
</par>
<par>
<line> s ua </line>
<line> e**lução, ele elabora um p*ano d* aula, lembr*nd* que a aula tem de ser fe*ta para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> alun* e re*peit*ndo os limites do a*u*o. Já com o sujeito M12, t*mos o *elato de que *corre </line>
<line> uma pes**isa sobre o conteúdo que se** exe*utado e a se*und* parte é a *e fazer o pl*no de </line>
<line> aula. </line>
<line> Cola*o*a com as *is*ussões de noss* est*do *m* pe*quisa real*zada por B*ti*ta e* al. </line>
<line> (200*), em *u* os autores são alunos do 3º ano do curs* de **uca*ã* Física da Univer*idade </line>
</par>
<par>
<line> Fed*ral de M*to Grosso do Sul, como parte dos requisitos da *isciplina de nataç*o </line>
<line> I. Para a </line>
</par>
<par>
<line> realizaç*o do trabal*o, *ora* s*lecionadas que**ões *ob*e pr*dução de plan*jam*nto das * </line>
<line> *ulas (su* *x*stência, quem faz, com que frequência e a forma de organ**ação das tu*mas). </line>
<line> C*mo resu*tados, verific*ram que 87.*% do* est**elecime*tos pesq**sados realizam o </line>
<line> planejamen*o das aulas, enquan*o 12,5% deles não se pre*cup*m *om essa e*apa. Esse estudo </line>
</par>
<par>
<line> de </line>
<line> Batista et a*., (*0*6) conc*uiu q** o não plan*jame*to das aulas dem***tr* falta </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> re*ponsa*ilidade e comp*omis** com o des*nvolvimento e * apr**diz*g*m do* aluno, e isso </line>
</par>
<par>
<line> revela um baixo compr*met*me*to *om as es**c**i*idades de cada al*no, pois o </line>
<line> profess*r </line>
</par>
<par>
<line> ***a*á *rabalh*ndo com *ma aula para todos, s*m respeitar a *nd*vidualidade biológica. </line>
</par>
<par>
<line> Fazendo *ma comparação com o n*sso estudo, perc*b*mo* que a </line>
<line> organiz*ção e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> planejamen*o das aulas s*o muit* importan**s para o desenv*l*imen*o do* alunos e qu* *s*as </line>
<line> duas etap*s do ensino *stã* p*es*ntes na mo**toria e* natação, *nd* os monitores *abem da </line>
</par>
<par>
<line> i*por*ânc*a de se el*borar e pensar em uma aula </line>
<line> *e acordo </line>
<line> co* as especific*da*es </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> a*unos. Não esque*endo q*e uma a*la *e n*tação *ão deve e**ar centr*da na repeti*ão </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> gestos motores, mas *a a*uisição *e conh*cimen*os e *esenvolv*men*o do aluno. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FS*, Tere*i*a PI, *. 1*, *. 11, *rt. 12, *. 2**-236, *ov. 2020 </line>
<line> ww**.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> J. S. *a*tos, E. C. C. O**veira, *. G. C. Bra**o, T. C. L. Monte, H. S. Ferrei*a </line>
<line> 234 </line>
</par>
<par>
<line> 4.4 Asp*ctos posit*vos vivenciado* na m**itoria </line>
</par>
<par>
<line> Os monitores de natação cons*de**m que todos os as*ectos *ivencia*os na monito*ia </line>
</par>
<par>
<line> são importantes para e**e *rocesso d* formação, no q*e tange à vivên*ia e so*ialização </line>
<line> dos </line>
</par>
<par>
<line> aluno*. </line>
</par>
<par>
<line> O monit*r *5 fa*a que todas essas experi*nci*s são *e fundam*ntal *mpo*tânc*a na </line>
<line> formação de q*alquer pessoa, *á M14 *ala que todos *s *spe*tos são posit*vo* para a sua </line>
</par>
<par>
<line> forma*ão, </line>
<line> poi* *u**do dá </line>
<line> certo traz sat*sfação e quando dá *rrad* é imp*rtante, pois ela se </line>
</par>
<par>
<line> conc*ntra *m aprender mais, e M15 fa*a </line>
<line> que teve todas a* v*vências na *oni*oria e*qua*to </line>
</par>
<par>
<line> aluno * que hoje é *gresso, mas contin*a a fazer parte do projet*. </line>
<line> Em um *studo realizado *or Vilar (2014), o autor *estaca que a *i*ência p*dagó*ica é </line>
</par>
<par>
<line> con*idera*a significat*va para * formaçã* docente, pois as at*vida*es des*nvolvidas </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> nat*ção no estágio **pervisionado IV c*ntribuíram de forma re*evan*e pa*a o processo de </line>
<line> ensino-aprendizagem dos futuros profissionais de *ducaçã* Física. </line>
<line> C*n*iderando os aspectos po*it*vos viv*nciado* na mon*t*ria em n**ação, juntame*te </line>
</par>
<par>
<line> com o es*u*o citado, *ercebemos que *á uma estreita relação </line>
<line> **tr* co*hecimentos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> h**ilidades adqu*ridas e* tod* esse pr*cesso formativo e que os m*nit*res s*o *rien*a*os *or </line>
</par>
<par>
<line> um docente es*ecializado na área em que**ão, *azendo um *lo ent*e o o*ientando e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> or*entad*r, obten*o, as*im, um* troca de con*ec*mentos. </line>
</par>
<par>
<line> 5 C*NS*DERAÇÕE* FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> C*m base *a pe*quisa reali*ada, *oncl*í*os que a monitoria em natação é i*portante </line>
<line> para o proce*so d* ensino e apren*izagem dos graduandos em E*uc*ção Física, fazendo um </line>
</par>
<par>
<line> *lo entre teoria e </line>
<line> pr*tica, proporciona*d* uma experiên*ia *a </line>
<line> área </line>
<line> da docê*ci* que os </line>
</par>
<par>
<line> estuda*t*s s* iri*m **ve*ciar de*ois d* formados. </line>
</par>
<par>
<line> Percebemos que o </line>
<line> pro*es*o </line>
<line> de monit*ri* pode vir a contribu** *o* * auto*o*ia do </line>
</par>
<par>
<line> al*no *ara ex*rcer *tividades </line>
<line> qu* </line>
<line> *ão *az** se*tido e contri*uir c*m s*a form*ção </line>
<line> nos </line>
</par>
<par>
<line> aspectos soc*al e cultu*al, para que ele *ossa aprender de f*rma sign*fic*tiv*. </line>
<line> Os monitores reconhecem a importânci* da monitoria em natação para sua *orma*ã*, </line>
</par>
<par>
<line> nos </line>
<line> aspecto* </line>
<line> pessoa*, socia* e </line>
<line> pro*issional, o **e </line>
<line> garante seu desenvo*vimento enqua*to </line>
</par>
<par>
<line> aluno*-monitores, sendo um* forma de melhorar e ampliar o* conheci*e*t*s adquirid*s </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *eori*, e também apr*nder de ma*e*ra ampla sobre ess* área da Educa*ão Fís*ca, que é </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> nataçã*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Te*e*in*, v. 17, *. *1, **t. 12, p. 225-236, nov. *020 www4.fsanet.*om.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Pr*c**so Didático e Pedagógico *ivenciado na Monitoria *m Nata*ão </line>
<line> *35 </line>
</par>
<par>
<line> A organização e o planejamento das aulas da monitoria a*o*tecem em u* enc*ntr* </line>
<line> com os *o*en*es resp*nsáveis pelo projeto ju*tam*nte c** os monitor*s, em s*gui*a el*s são </line>
<line> dividido* em duplas ou trios p*r* elaboração e planejamento *a aula, quand* fazem pe*q**sas, </line>
</par>
<par>
<line> pr*cura* em livros e interne* info**ações so*** o assunto a s*r co*duzido e pro*uzem </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> plano de aula. </line>
</par>
<par>
<line> *m relação aos aspectos vi*enciados na monito*i* que são considerados com* </line>
<line> positivos para * form*ção *os moni*ores estão incl*ídos os encontros formati**s *o* o* </line>
</par>
<par>
<line> docentes re*pons***is pe*o projet*, o plane*ament* e a </line>
<line> ex*cuçã* d* pla*o de *ula, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> socialização </line>
<line> entre todos os p**ticipantes, a vivência e e**eriência como docente todo e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aprendizado e os conhecimen*o* adq*iridos. </line>
<line> Diante de todas essas d*scussões, es*eram*s que o *ra**lho sej* um ponto *e pa*tid* </line>
<line> para pesqu*sa* mais aprofund**as e que possa mo*trar o quanto esse processo de mo*itoria é </line>
<line> i*portante na vida acadê*ica d*s ***centes de Licencia*ura em Ed*cação Fí*ica, sendo *on*e </line>
<line> de conh*cime*to e aprendizag*m para os futuros profis*ionai*. </line>
<line> REFERÊ*CI*S </line>
<line> B*RBOSA, *. G. Con*ribui*ões da monitoria *cadêmica p*r* o processo de forma**o inicial </line>
</par>
<par>
<line> docente de licenciandas do **rso *e ciências </line>
<line> *io**gicas da FACE*I/UECE. R**ista da </line>
</par>
<par>
<line> SBEnBio (Associaçã* B**sileira d* Ensino de *iologia). (20*4). </line>
</par>
<par>
<line> *ATISTA, </line>
<line> et al. A elaboração do planejame*to nas instituições que o*erec*m </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> modal***de na*ação na cidade de Campo Grand* - MS. Ana*s da 58ª Reunião Anual da </line>
<line> SBPC - Floria*ópolis, SC - julho 2006. </line>
</par>
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<line> B*ASIL. Dec**to-lei n. 1.212, de 17 de a*ril de </line>
<line> 1939. *is*onível em: < </line>
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<line> http://www2.camara.leg.br/legin/*e*/*eclei/19*0-1939/d*c**to-l*i-1212-17-ab*il-19*9- </line>
<line> 349332-publicacaoorigina*-1-pe.html > *ce**o e*: 03/04/1* às 01h09min. </line>
<line> BRASIL. Secretar*a de Educaç** Fu*damenta*. Parâmetros Cu*ricul*re* Nacionai*: </line>
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<line> docente em e**cação física. Tra*alh* de C*ncl*são de Curso sob a forma de relato de </line>
</par>
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<line> e*periência **resentado a* Curso ** Gr*du***o em Licenc*atu*a Plena </line>
<line> em Educação *í*ica </line>
</par>
<par>
<line> da Universidade **tad*al da **raíba, *014. </line>
</par>
<par>
<line> Com* R*ferenciar este Artigo, conf**me A*NT: </line>
</par>
<par>
<line> SANTOS, J. S; OLIVEIRA, E. C. C; BRANCO, L. G. *; *ON*E, T. *. L; FERR*IRA, H. *. O </line>
<line> *ro**sso Didát*co * Ped*gógic* Vi*enciado n* M*nitor*a em N*tação. Rev. FSA, T**esina, v.17, *. </line>
<line> 11, art. 12, p. 2*5-236, nov. 20*0. </line>
</par>
<par>
<line> Contribuiç*o dos Au*ores </line>
<line> J. S. Santos </line>
<line> *. C. C. *liv*ira </line>
<line> L. G. C. Branco </line>
<line> T. C. L. Mont* </line>
<line> H. S. Ferreira </line>
</par>
<par>
<line> *) *oncepção e pla***amento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) anál*se e inte*pretação dos d**os. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) *l*b*r*ção do r*s*unho ou *a *evisã* crít*ca do conteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) p**ticip*ção na aprova*ão da versão final do manuscri*o. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. 17, *. 11, art. 12, p. 225-236, nov. *020 </line>
<line> www4.**anet.**m.br/revista </line>
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