<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *7, n. 11, art. 12, p. 225-23*, n*v. 2*20
</line>
<line>
ISSN Impress*: 1806-6356 *SSN El*trônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2*20.17.11.*2
</line>
</par><par>
<line>
O Processo Didático e Pedagógi*o *ivenciad* na *onito**a em Natação
</line>
<line>
Th* *edagogical *nd Didactic *roce*s *xperienc*d on Swimming **derg*aduate Te*chi*g
</line>
<line>
Assi*t*nce
</line>
</par><par>
<line>
Jac*nta Silva dos Santos
</line>
<line>
*ra*uada em Licenci***ra em Educ*ção Física pelo *nstituto *ederal de Ed*cação, Ciência e T*cn*logia do Ceará
</line>
<line>
E-*ail: jacin*as*ntos12@g**il.com
</line>
<line>
E*iz* de Castro Cu*t**io Olive*ra
</line>
<line>
Especialista *m *tividade* Aquáticas/F*culdade Lourenço *ilh*
</line>
<line>
E-mail: elizac.*liv*ir*@gmai*.com
</line>
<line>
Livia *om*s *astelo Br*nco
</line>
<line>
*raduada em Edu*ação Física pela universidade *stadual do Cear*
</line>
<line>
P*o*e*so*a da R*de M**icipal de Fortal*z*/CE
</line>
<line>
E-m*il: liviago*es1992@g**i*.com
</line>
<line>
Thaidys da Conceiçã* Lima d* M*nte
</line>
<line>
Mestr* *m *duc*ção pela *niversida** Estadua* do Cear*
</line>
<line>
E-mail: tha*dysl*ma@hotmai*.com
</line>
<line>
Hera*do Sim*es Ferrei**
</line>
<line>
Doutor em *aúde Coletiva *ela *n*versidade Estadual *o *eará
</line>
<line>
E-m*il: hera**o.simo*s@uece.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Jac*nta Si**a dos Santos
</line>
</par><par>
<line>
Rua Oliveira, *244, Pale*tina, CEP: 62700-000,
</line>
<line>
Editor-*hefe: D*. T*nny Kerle* de Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
Can*n*é/CE, *rasil.
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Eliza de C*stro Cust*dio *l*veira
</line>
</par><par>
<line>
*ua Desembargador Jo*o Firmino, 3*1, M**tese, CE*:
</line>
<line>
Artig* receb*d* em 16/*7/2020. Última
</line>
<line>
vers*o
</line>
</par><par>
<line>
60.*25-560, Fortalez*/CE, Brasil.
</line>
<line>
recebi*a ** 30/*7/2020. Apr*vado em 31/07/*020.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço:
</line>
<line>
Liv*a Gomes Cas*elo Branco
</line>
</par><par>
<line>
Rua José Rego Filh*, 13*, Jo*o XXIII, CEP: 60.525-638,
</line>
<line>
Avaliad* pelo s*ste*a Triple Review: Desk Revie* a)
</line>
</par><par>
<line>
Fortalez*/CE, B*asil.
</line>
<line>
pelo *ditor-Chefe; e b) Double Blind Re*iew
</line>
</par><par>
<line>
Ender**o:
</line>
<line>
Thaidys da Conceição Lima do *o**e
</line>
<line>
(a*aliação **ga p*r d*i* *valiador*s da ár*a).
</line>
</par><par>
<line>
Traves*a José Candó*a *24, Imac*lada Conceição, CEP:
</line>
</par><par>
<line>
62.700-*0*, C*nindé/CE, Bra*il.
</line>
<line>
Revisão: Gram*t**a*, N**mativa e de Fo*matação
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
*er*ldo S*mões Fer*eira
</line>
</par><par>
</page><line>
Rua T*búrcio *avalcante, 1440, AP 802, Aldeota, CEP:
</line>
<line>
60.11*-*00, Fortaleza/CE, *rasil.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Santos, E. C. C. Olive*r*, L. G. C. Bran*o, T. C. L. Mont*, H. *. F*rreira
</line>
<line>
226
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A monitoria *m nataçã* é *m processo importan*e para
</line>
<line>
o *p*endizado do aluno, pois
</line>
</par><par>
<line>
po*sib*lita a ele a *ap*cidade de v*venciar no *ia a dia *p*en**zad*s
</line>
<line>
*u* *evará p*ra a *i**
</line>
</par><par>
<line>
pro*iss*o*al. Se*undo *unes (2005), m*n**oria ac*dêmic* mostra-** n*s Institui*ões a
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Educação Superio*
</line>
<line>
como um programa que tem como intui*o iniciar o aluno na docênci* de
</line>
</par><par>
<line>
nível superior e corroborar a m*lhori* do ensino da graduaçã*. O objetiv* des*e trab*l*o foi
</line>
<line>
*nalisar em que aspecto* * mon*toria em na*ação contrib*i para a formação do graduando em
</line>
</par><par>
<line>
Educa**o Física. A metodol*gia da
</line>
<line>
pesquisa foi
</line>
<line>
p*utada *m uma abordagem qu*litativa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
como método um estu*o de cas*. O lo*al da pesquisa foi o Ins*ituto F*deral de Ed*cação,
</line>
</par><par>
<line>
Ciên*ia e T*cnol*gia do *eará- IFCE, campus Canin*é. Os
</line>
<line>
sujeitos da
</line>
<line>
pes*ui*a foram os
</line>
</par><par>
<line>
mon*tores de natação do P*ojeto Nadan*o em Saúde e a co*eta de dados se *eu através de um
</line>
<line>
que**ionário com p*rguntas aber*as, no qual fizemos uma *d*ptaçã* p*ra o alvo da pesquisa.
</line>
</par><par>
<line>
P*steriorm*nte, os
</line>
<line>
dados foram *nal*s**os com base nas
</line>
<line>
r*spost*s obtidas, *autand*-se em
</line>
</par><par>
<line>
uma categorizaçã* co* b*se n*s respost*s. Os resultados o*ti*os mo*traram que a *on*tori*
</line>
<line>
em nataç*o é *m processo form**ivo para ** discentes do c*r*o de Educaç*o Fí*ic*, *m que
</line>
<line>
vivenciam n* p*ática o que é visto na teor*a em sala de a*la, aprendend* de forma *ositiva e
</line>
<line>
c*nt*ibu*ndo pa*a a futura prá*ica do*ente.
</line>
<line>
Palavras-chav*: Educ*çã* Fís*ca. Nataçã. Mo*itoria. *orma*ã* Docente.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
*h* swim*ing under*raduate t*aching *ssistanc* (UTA) is an important pro*ess to stud*nt\s
</line>
<line>
lear*ing, making it possible ** the same tim* the poss*bility of experiencing daily learn*ngs
</line>
<line>
that wi*l be ca**ie* through its pr*fessio*** life. A*cording *o Nunes (2005) the ac*demi*
</line>
</par><par>
<line>
U*A revea*s *ts*lf a* high*r
</line>
<line>
*ducation institutions as a prog*am
</line>
<line>
that aims to **troduce
</line>
</par><par>
<line>
student*
</line>
<line>
into higher
</line>
<line>
*egr*e teac**n* and
</line>
<line>
to supp*rt improv*ment on undergr*du*te\s
</line>
</par><par>
<line>
teaching. The
</line>
<line>
goal
</line>
<line>
of th*s st*dy was t* assess in wh*ch aspects **imming *TA
</line>
<line>
helps *o
</line>
<line>
an
</line>
</par><par>
<line>
un*ergraduate preparation on phy*ical e**cation. The r*searc* m***o* w*s a ca*e *tudy b*sed
</line>
<line>
on a qual*tat*ve **proach. The *esearch place was the Institut* Fe*er*l de Educação, Ciência e
</line>
<line>
Tecno*ogia do Cear*- IFCE, campus Canindé. T*e *es*arc*\s subjects *er* the *w**ming
</line>
<line>
Undergra*u*te Teaching Assista*ts from the Project "S*im*i*g in Hea*th" a*d data
</line>
<line>
col**ct*o* happened t*r*ugh an adapted to t*e au*****e quest*onnaire, demanding wri*ten
</line>
</par><par>
<line>
answers,
</line>
<line>
in which afterwards the da** were analy**d *ased
</line>
<line>
on *he answe*s o*tai*e* *nd
</line>
</par><par>
<line>
cat*g*rized a**ording to i*. The obtained results *howed
</line>
<line>
that **im*i*g UT* is
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
developmenta* process t* phys*cal educati** students, in *hich they ha*e practica* exp*ri*n*e
</line>
<line>
w*th classroom th**r*, learning in a p*s**ive way *nd as*ist*ng in th* futu** t*aching pra**ice.
</line>
<line>
Ke* *ords: Physical Educa*ion. Swi*mi*g. Undergr*duate Teaching *ssistance. *eaching
</line>
<line>
Qua*i*ic*tio*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, T*resi*a, v. 17, n. 11, art. 1*, *. 2**-236, nov. *020
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Processo D*dátic* e *ed**ógic* Vivenciado na Monito*ia e* Natação
</line>
<line>
227
</line>
</par><par>
<line>
1 I*T*ODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
De**re as ativi*ades v**enci**as
</line>
<line>
pelo a*u*o d* e*sino superior, está i*cluída
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
monitor**, q*e se c*ra*ter*za *or um proces*o f*rm*tivo d*ntr* ** curso de *ormação, em *ue
</line>
</par><par>
<line>
o *luno se coloca como condutor dessa aprendizag*m, atr*vés de embasamentos teórico*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
práticos, com orient*ções dos professores *e nataçã* do Instituto Fede*al ** Educaç*o,
</line>
<line>
*iênci* e Tecno*ogia do C*ar* (I*C*), camp*s Canind*. O pr*c*sso d* ensinar e aprend*r na
</line>
</par><par>
<line>
educação f*sica **o
</line>
<line>
se l * * i * a
</line>
<line>
ao **ercíci* d* certas *abilidades e
</line>
<line>
des*re*as, m*s t*mbém *e
</line>
</par><par>
<line>
e*timular o indivíduo a refletir s*bre **a*
</line>
<line>
possibilidade* c*rporais e **ercê-las com
</line>
</par><par>
<line>
auto*omia em seu m*io social e cult**al (BRAS*L, 1*9*).
</line>
<line>
Send* assim, t*mo* a *ecessi*ade de falar sobre * formaç** de prof**sore* de
</line>
</par><par>
<line>
educaçã* f*sica em
</line>
<line>
a*ividades o *nsino, pes*ui*a e a exten*ão. educa*ão fí*i*a *o Brasil *
</line>
</par><par>
<line>
sofreu vár*as mo*ificações até chegar a ser dis*iplina curr*cu*ar, c*m o n*scimento *as Lei*
</line>
<line>
de Di*etrizes e Bases da Educação (LDB), int*g*ando-se como c*nteúdo obrigató*io nas **las
</line>
<line>
p*áticas (OLIVEIR*, 201*).
</line>
</par><par>
<line>
Porém **rmava não só profe*sor*s de edu**ção física, m*s
</line>
<line>
um conjun*o de outros
</line>
</par><par>
<line>
pro*i*sionais, e os *urs*s
</line>
<line>
**nsistia* em
</line>
<line>
um núcleo de dis*iplinas
</line>
<line>
bá*icas * um *onj*nto de
</line>
</par><par>
<line>
matéri*s es**cíf*cas em função da *odalid*de pr*fissi*n** pretendida. Dentre os cursos
</line>
<line>
ministrados n*ssa insti*uição, po*emos *itar: Supe*i*r de *ducação F*sica, Cu*so *orma* *e
</line>
<line>
Ed*cação Físic*, Curs* de **cnica *e*portiva, C*rs* de Treinamento e Massagem e o Curso
</line>
</par><par>
<line>
de Medicin*
</line>
<line>
*a *ducação F*s*ca e D*sportos (BRASIL, 193*). O curso para f*rmar
</line>
</par><par>
<line>
*r*fes**r*s tinha uma dura**o d* dois anos, ** d*ma*s *ram mini*tra*o* em u* ano (N*TO
</line>
<line>
et al, 2*04).
</line>
<line>
Pas*ados anos e várias for*ulações acont*cendo no *ampo da educa*ão física, *emos
</line>
<line>
um a*onteci**nto importante *ara * profissão, *m 1987, com a promu*gação do par*cer CF*
</line>
<line>
*. 215/87 e da resolução CFE n. 03/87, estabelecendo a criação ** bach*rel*do e* educação
</line>
</par><par>
<line>
física. Nessa propo*ta, os s*beres anteriormente divididos ent*e as *at*ria*
</line>
<line>
bás*cas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
pro*issionalizante*
</line>
<line>
*ssum** *ma nova *onfiguração, **pl*ntando uma g*aduação com
</line>
</par><par>
<line>
*uração de quatr* anos para o bach*relado e li*enci*tura (NETO et al, *004).
</line>
</par><par>
<line>
O gove*no
</line>
<line>
f*deral criou *ei 9696/98, q*e passaria a reg*lamenta* a pr*tica docente a
</line>
</par><par>
<line>
em edu*ação fí*ic*, *an*ionada *m 1* de setembro d*
</line>
<line>
199* pelo então Preside**e
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
República Ferna*do *enrique Cardoso (BRASIL, *998). De *cordo
</line>
<line>
co* a l*i 9696/98, só
</line>
</par><par>
<line>
pod* de*empenhar atividades
</line>
<line>
de Educaçã* Físic* o pr*f*ssio**l
</line>
<line>
que p *s * ua
</line>
<line>
*iploma em
</line>
</par><par>
</page><line>
Ed**ação Física expedido *or *nstituição de Ensino *u*erior (BRASIL, 1998).
</line>
<line>
Rev. **A, *e*esina PI, v. **, n. 11, ar*. 12, p. 225-236, nov. *02* www4.fsa*et.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. S. Santos, E. C. C. Oliveira, L. G. C. Branco, T. C. L. Monte, H. S. Ferreira
</line>
<line>
2*8
</line>
</par><par>
<line>
D* acor*o com o *x*osto, obs*rv*-se que a lei que reg*lament* * exercício do
</line>
<line>
pro*i*siona* de Educação F*sica troux* para e*sa profi*são o reconhecime*to d* s*u p*pel na
</line>
<line>
escol*, p*dendo at*ar aqueles professor*s capacitados nessa áre* de *nsi*o.
</line>
<line>
P*ra uma melh*r formaçã* do di*cente nas Instituiçõ*s de *nsino Superior, tem*s o
</line>
<line>
*ripé da ed*ca*ão: ensino, pesquisa e exten*ão, ele*entos que estão conectados e fazem *arte
</line>
</par><par>
<line>
do proces*o *e f*rmação do futuro *ro*essor, sen*o d*
</line>
<line>
grande relevâ*cia p**a * *ida
</line>
</par><par>
<line>
acadêmica e profission*l. De
</line>
<line>
acordo com S*lva (1997), o ensino precisa da pes*ui*a, pois
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
e*a que alimenta e traz inovação, da *xtensã* par*
</line>
<line>
levar s**s co*hecimen*o* à comun*da*e
</line>
</par><par>
<line>
qu* se benefic*ará com *u*s a*lic*ções práticas e a *xtensão precis* dos conteúdos e dos
</line>
<line>
educad*r*s pa*a ser ef*tiv*da.
</line>
<line>
2 R*FERENCI*L TEÓRIC*
</line>
</par><par>
<line>
D*ntro da extensão incluem-se a mon*to*i* aca*êmica, a iniciaç*o científica *s e
</line>
</par><par>
<line>
*r*gr*mas
</line>
<line>
*e ex**ns*o,
</line>
<line>
que junt*s da*ão ao graduando con*ecimentos para sua prát**a
</line>
</par><par>
<line>
profiss*onal.
</line>
<line>
Podemos e*ten*** que o tra*al*o docente em sala de *ula vai *ar orienta*ões
</line>
</par><par>
<line>
*ara * de*envolv*ment*
</line>
<line>
das atividades pr*postas para o aluno,
</line>
<line>
c*ntribu*ndo pa*a o
</line>
</par><par>
<line>
pensamento crític* e a sua autonomia.
</line>
<line>
A monitoria *cadêmica, *m especial a nataç*o, é um process* for*ati*o cu*o aluno se
</line>
<line>
c**oca como condu*or dessa aprendizagem, e, *unto com a p**qui*a, trabal*a para ampl*ar *s
</line>
</par><par>
<line>
conhe*imento*
</line>
<line>
adquiridos nesse pr*cesso. A monitor*a acad*m**a m*str*-se na* *nstituições
</line>
</par><par>
<line>
de E*uca**o Superior como um programa que tem co*o intuito iniciar o *luno na docê*cia
</line>
<line>
de níve* superior e co*r*borar a me*hori* *o ensi*o *a grad*ação (NUNES, 2005).
</line>
<line>
Por cons*g*i***, *sso s* reverterá em um alu*o críti*o s*bre a realidade pro*issi*n*l e
</line>
</par><par>
<line>
capacitado para o
</line>
<line>
mund* do *rabalho, *oi* * teo*ia deve estar acompanha*a da p*á*ica.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Nunes (200*), a moni*oria *eve prepara* s*us **ofis*ion*is,
</line>
<line>
não somente com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estratégia do
</line>
<line>
ensi*o-tra*smissão, mas d*ve est*r centrada na f**ma*ão com a estrat*gia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ensino-ap*icação.
</line>
<line>
O projeto de extensã* Nada**o em Saúde, implantado no IFCE, *a*pus *anind*, tem
</line>
<line>
como objetivo geral *romover a *prendizagem e o ape**eiçoament* da natação como
</line>
</par><par>
<line>
atividade de integra*ão entre
</line>
<line>
toda a comunidade *cadêmica do IFCE, campus *anindé,
</line>
</par><par>
<line>
contribuindo
</line>
<line>
c*m melh*ria das capac*d*d** *oto*as, a
</line>
<line>
*fetivas, *ociais, cognitivas de e
</line>
</par><par>
<line>
qualidade de vida dos part*ci*antes.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 17, *. 11, art. 12, p. 225-236, nov. 2020
</line>
<line>
www*.*sanet.c**.**/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* P*oce*so Didático e **dagógico *ivenci*do na Mo*it*ria em Natação
</line>
<line>
*29
</line>
</par><par>
<line>
O projeto mencionado *em sua* au*as realizadas na
</line>
<line>
*iscina d* i*stitu*ção, utilizando
</line>
</par><par>
<line>
*omo metodologia a forma dinâmica, com *usca *e div*rsifi*açã*, tornando as *ulas
</line>
<line>
atr*ti*as, para que os alunos *ossam desfrutar dos bene*íci** da prática, s*mpr* resp*it*n*o *
</line>
</par><par>
<line>
ind*v*dualidade
</line>
<line>
bi*lógica e em bu**a de me*hor** a qualidade
</line>
<line>
*e vi da dos
</line>
<line>
*nvolvidos.
</line>
</par><par>
<line>
Segu*do Mois*s (2006), * método tradicional tem per*u**do por
</line>
<line>
déc*das e
</line>
<line>
a* mudança* na
</line>
</par><par>
<line>
me*o*ologia de atividades lúdica* e e***rtivas são decorren*es dos aprofundamen*o* teórico*
</line>
<line>
pelos q*ais pa*s** a e*ucação f*sica; em *onsequência *isso, ***ndes se*ão as contribuiçõe*
</line>
<line>
para os a*unos que se util*zam da *r**ica de atividade* físic*s.
</line>
<line>
* inscrição dos a*unos no *rojeto é r*alizada através d* um formulário online
</line>
</par><par>
<line>
dispo*ível no site do IFCE, campus C*nindé, com um tot*l
</line>
<line>
de 60 i*scriçõ*s, di*ididas
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
duas *urma* c*m 30 alun*s. Os
</line>
<line>
alunos seleciona*o* têm um p*azo d* 15 *ias após
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
divulg*ção
</line>
<line>
da lista para ap*esent*r atesta*o m*dico indicando
</line>
<line>
que est*o aptos a *rati*a*
</line>
</par><par>
<line>
natação. *quele* que *omprovarem mais de 50% d* f*lt*s são desl*gado* do pro*eto, salvas as
</line>
<line>
justificat*va* previstas e* l*i.
</line>
</par><par>
<line>
A av*liação *o p*oje*o é realizada em dua* etapas: a primeira *stá relaciona*a
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
realização, fr*quência e part*c*pação dos aluno* e a segunda c*m a e*olução e o a*rend**ado
</line>
<line>
deles referentes aos *stilos da n*tação, * *im de *eavaliar o pro*esso de ensino * aprendizagem
</line>
<line>
e verificar se os ob*etivos inicial*ente traçados foram atingidos.
</line>
<line>
Com base no exp**to, o **esente estudo teve o ob*et**o de a*alisar em que aspectos a
</line>
<line>
monitoria em natação contribui para a forma*ão *o *rad*ando em Educaç*o *ísica.
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e se*tido, foram apresentadas algumas *uestões norteadoras,
</line>
<line>
que busc*mos
</line>
</par><par>
<line>
re*p*n*er com a nos*a p*squisa, dentre elas: *e que forma a **nitoria *o*tribui par*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pro**sso formativo do fut*r* professor de natação? Ele* são *ujeitos atuantes de seu pr*cess*
</line>
<line>
format*vo? Os mo*itores reconhecem a importância da monitoria para sua formação?
</line>
<line>
Como *elevância do estud*, esses d*do* troux*r** qu* a mo*itoria em natação pode
</line>
</par><par>
<line>
proporcio*ar co*hecimento* par* a f*r*ação dos futuros
</line>
<line>
professore* de E*u*aç*o Fís**a,
</line>
</par><par>
<line>
p*dendo também *mpli** esses c*nhecime*to* e torn*-los significativos.
</line>
<line>
3 M*T**OLOGIA
</line>
</par><par>
<line>
A present* pes*uisa
</line>
<line>
foi pa*tada em uma abordagem qua*it*ti*a, utilizando como
</line>
</par><par>
</page><line>
méto*o o estudo *e caso. Segu*do Minayo (2001), a pesquisa quali*ativ* respo*de a *uestões
</line>
<line>
muit* *articul*res. *la se preocupa, *as ciências soc*ais, com um nív*l de rea*idade qu* *ão
</line>
<line>
pode se* quantificado.
</line>
<line>
Rev. FS*, Tere*in* P*, v. 17, n. *1, a*t. 12, p. 225-236, nov. 20*0 www4.f**net.c*m.br/rev**ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Santos, E. C. C. *li*eir*, L. G. *. Bran*o, T. C. *. Mon*e, H. S. Ferre*ra
</line>
<line>
2*0
</line>
</par><par>
<line>
O local da pes*uis* foi o Institut* Fe*eral de Educaçã*, Ciência T*cnologia do e
</line>
</par><par>
<line>
*e*rá (IFCE), campus *anindé. Tendo como s*jeito*-alvo da pesquis* os monitores
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
nata**o do pro*eto N**ando em Saú*e do I*CE, c*mpus C*nindé, a pes*uis* con*ou com 15
</line>
<line>
participan*e*, sem *rit**io de *xc*usã*, assim abra*gen*o todo* *s moni*ores, de ambo* os
</line>
<line>
sex*s e de *i**rsos níveis de se***tre d* projeto, m**mo os que es*avam há pouco tempo.
</line>
<line>
* colet* de *a*os foi r*a**zada, prim*iramente, *or meio de u*a reunião com os
</line>
<line>
monitores do *rojet*, durante a **al aqu*le* que aceitaram part*cipa* e ass*naram o Termo *e
</line>
<line>
C*nsentimento Livr* e Esclarecido (TCL*) *eceberam o questio*ário, que *oi pré-*laborado
</line>
<line>
*ela pesquisado*a, composto de 4 (q**tro) questões a*erta*.
</line>
<line>
P**a a a*á*i** dos *ado*, **i utilizado um cr*tério de classificação **s respostas
</line>
<line>
obt*das com o ques*ionário, p*r aprox*mação de res*ostas, com base em uma leit*ra crítica e
</line>
<line>
r**lexiva. Posteriorment*, os dados foram organizad*s pa** aprese*tação e discussão co*
</line>
<line>
outros autores a respei*o da formação.
</line>
<line>
4 R*SUL*ADOS E D*SCUSSÃO
</line>
<line>
A pesqu*s* *oi realizad* no IFCE, campus Canind*, com um total de 15 monitores de
</line>
<line>
natação do projeto *a*ando em Saúde, de *mbos os sexos * *e*es*res d**erenciados.
</line>
<line>
Apresent*re*os a seguir a caracterizaç*o da a*ostra no Qua*ro 1.
</line>
<line>
Qua*r* 1- Caracterização da Amostra
</line>
</par><par>
<line>
S*je*to
</line>
<line>
Idade
</line>
<line>
Sexo
</line>
<line>
*em*s*re
</line>
<line>
Tempo d* monitoria no **ojeto
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
2* a nos
</line>
<line>
Feminin*
</line>
<line>
2º
</line>
<line>
6 meses
</line>
</par><par>
<line>
M2
</line>
<line>
25 a nos
</line>
<line>
Femin*n*
</line>
<line>
2º
</line>
<line>
1 *emana
</line>
</par><par>
<line>
**
</line>
<line>
22 a nos
</line>
<line>
Feminino
</line>
<line>
2º
</line>
<line>
2 semanas
</line>
</par><par>
<line>
M4
</line>
<line>
*5 a n*s
</line>
<line>
Femi*ino
</line>
<line>
2*
</line>
<line>
2 mese*
</line>
</par><par>
<line>
*5
</line>
<line>
*4 a nos
</line>
<line>
Feminino
</line>
<line>
4º
</line>
<line>
1 ano e 6 meses
</line>
</par><par>
<line>
M6
</line>
<line>
29 a n*s
</line>
<line>
*eminino
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
6 mese*
</line>
</par><par>
<line>
M*
</line>
<line>
29 a nos
</line>
<line>
F*m*nino
</line>
<line>
4º
</line>
<line>
1 a *o
</line>
</par><par>
<line>
M8
</line>
<line>
25 a nos
</line>
<line>
M*sculino
</line>
<line>
4*
</line>
<line>
1 a no
</line>
</par><par>
<line>
M9
</line>
<line>
23 * nos
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
4º
</line>
<line>
6 mes*s
</line>
</par><par>
<line>
M 1*
</line>
<line>
** * nos
</line>
<line>
Masc*lino
</line>
<line>
3º
</line>
<line>
9 mese*
</line>
</par><par>
<line>
M 11
</line>
<line>
*8 a *os
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
3º
</line>
<line>
4 mese*
</line>
</par><par>
<line>
M 12
</line>
<line>
26 * *os
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
2º
</line>
<line>
3 meses
</line>
</par><par>
<line>
M 13
</line>
<line>
31 * nos
</line>
<line>
Masculino
</line>
<line>
2º
</line>
<line>
2 meses
</line>
</par><par>
<line>
M **
</line>
<line>
22 a nos
</line>
<line>
*asculi**
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
2 *nos e meio
</line>
</par><par>
<line>
M 15
</line>
<line>
*2 a nos
</line>
<line>
Ma*culin*
</line>
<line>
6*
</line>
<line>
Ma*s *e 1 ano
</line>
</par><par>
<line>
Fo**e: Elaboração pr*pr*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 17, n. 11, art. 12, p. 225-23*, nov. *020
</line>
<line>
ww*4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* P*ocesso Did*tico e Pedagó**co Vive*ciado na ***itoria em Nat*ç**
</line>
<line>
231
</line>
</par><par>
<line>
**rce*emos, de acordo co* o Q*adro 1, que 8 (o*to) monitores s*o do sexo masculino
</line>
</par><par>
<line>
e 7 (sete) **o do
</line>
<line>
sex* f*min*no * que boa parte deles estão cur*ando o 2º semestre. São 6
</line>
</par><par>
<line>
(seis) moni*o*es do 2º se*estre, 5 (cin*o) do 4º semestr*, 2 (dois) do 3º s**estre e 2 (dois) do
</line>
<line>
*º semestre, com fa*xa *tári* entre 18 e 35 anos. Percebe-se qu* o *empo de monitoria deles é
</line>
<line>
curto, pois tê*, em ger*l, de uma semana * 6 **ses, sendo os ma*s v*teran** n* projeto d*is
</line>
<line>
monit*res do 6º se*estre, q** já e*t*o com mais de 1 *no n* mo*itoria, o que indica **e estão
</line>
<line>
no projeto *esde o início de s*a formação, da*o consi*er*do positivo, *ois o *anho de
</line>
</par><par>
<line>
aprendiz*ge* é maior, uma vez que eles poder*o perma*ecer na monitoria até concluir
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
faculdade.
</line>
</par><par>
<line>
4.1 *es*ri*ão das atividades formativas na monitoria *m natação
</line>
</par><par>
<line>
S*gundo o* *onitores M8 e M10, o planeja*en*o e a organizaç*o *as au*as
</line>
</par><par>
<line>
*contecem *untame*te
</line>
<line>
com os prof*s*ores do pr**eto e *odos os mon*tores. Além *e
</line>
</par><par>
<line>
*esqui*are* sobre o assunto p*ra uma melh*r assimilaç*o do *onteúdo e consequentemente
</line>
</par><par>
<line>
uma melhor
</line>
<line>
a*ren*izagem, eles elaboram os planos de aula
</line>
<line>
para a *plicação *a *onitori*.
</line>
</par><par>
<line>
P*rcebemo*, assim, pelas f*las dos suj**tos, como *c*ntec*m esses momen*os, com
</line>
</par><par>
<line>
elabor*ção de pl*no de aula (M10) aprendizado n* âmbito de vivenci*r a p*át*ca docente e
</line>
<line>
além de p*squisa* (M8).
</line>
<line>
*on*ta*amos que os monitores planej*m * el*boram os *lanos de aula, fazem
</line>
</par><par>
<line>
pes*uis*s e t*a*alham de form* co*etiva, em
</line>
<line>
*ue todo* *prendem *t*avés da orie*tação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
supervisão do* *ocentes
</line>
<line>
que
</line>
<line>
*oordenam o
</line>
<line>
pro*eto, o q*e é i*portante em seu processo
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
f*rmaçã*, poi* ocorre uma tro*a en*re educando e * o
</line>
<line>
educ**or, e *o* ** seus *ole*a*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
mo*itoria também.
</line>
</par><par>
<line>
Com *uxíli* e orientação de um professor supervisor, o al*no-mo*it*r pode tornar-se
</line>
</par><par>
<line>
*m autoc*ítico e
</line>
<line>
*nve*ti*ador da própria prát*ca doc*nte e responsável
</line>
<line>
pelas demandas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
po*sam surgir em sua área de atuaçã*, obse**ando suas habilidades e limita*ões (BARBOSA,
</line>
<line>
2014).
</line>
<line>
De acordo com Silva e Santos (2015), um* pesquisa real*zada n* Uni*ersi**de *ede**l
</line>
</par><par>
<line>
de Alag*as, campus *rapiraca, mostrou
</line>
<line>
que a monitoria é
</line>
<line>
vista como uma ferrame*ta
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
melhor* * ensi*o de graduação, *or ter práticas estabelecidas e e*periê**ias junto a* doce*te;
</line>
</par><par>
<line>
ou s**a, o al*no construirá, em to*a sua vida aca*êmica, a
</line>
<line>
bases para que ele se to*** um
</line>
</par><par>
<line>
profissi**al competente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*i*a PI, v. 1*, n. 11, art. 1*, p. 2*5-236, nov. 2020
</line>
<line>
www4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. Santos, E. C. C. Olive*ra, L. G. C. Bra*co, T. C. *. *onte, H. S. Ferreir*
</line>
<line>
232
</line>
</par><par>
<line>
4.2 A importância da monitori* em natação *ara a formação dos m*nitores
</line>
</par><par>
<line>
A impor*ân**a da monitoria *m natação para a forma*ão dos *onit*res é r*conhecida
</line>
<line>
por eles, que c*m*reendem os encontros *e planejamento como uma forma *e a*rendizagem.
</line>
<line>
* sujeit* M2 diz que permite ap*en**r de manei*a m*is ampla, já *5 expl*ca que poder ter a
</line>
<line>
oportuni*a*e d* viven*ia* a monitoria * de suma importânc**, poi* é *ela que ter* viv*ncias
</line>
</par><par>
<line>
que au*iliarão em enfrentam*nto* futuros. O par*icipa*t* M11 fala
</line>
<line>
que a monitor*a lh*
</line>
</par><par>
<line>
antecipa expertises que irão *uxil*á-l* como fut*ro professo*.
</line>
</par><par>
<line>
O ato de educar * fu*uro *rofission*l p*r* atua* na área docente é a formação d*
</line>
<line>
pr*fes*ores, *u* é uma aç*o efetuada c*m o propós*to de des*m*enhar a tar**a de educar, de
</line>
<line>
e*sinar, de pesquisar, *e aprender * de a**liar o discente (VEIGA; D\AV*LA, 2012)
</line>
</par><par>
<line>
E* *esquisa, F*e*ta* e Iaoch*t* (201*)
</line>
<line>
relataram que a* vivências práticas são
</line>
</par><par>
<line>
essenciais pa*a a f*rmação dos discentes e *** ess* proc*sso os tornará s*g*ro* e capacitados
</line>
</par><par>
<line>
para o trabalho com diferentes *o*teúdos, o que corrobora as fa*as dos sujei*os
</line>
<line>
de *os s *
</line>
</par><par>
<line>
investigação.
</line>
</par><par>
<line>
O monitor d* nataç*o apr*nde a ser *m prof*ssional e c*mo a**r
</line>
<line>
em d*termin*d*s
</line>
</par><par>
<line>
s*t*ações, *á
</line>
<line>
que
</line>
<line>
* moni*oria é um "ensaio" para a v**a e, seg*n*o Souza (2009),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*mportân*ia da monito*ia no ensin* superior vai além de um tít*lo, pois *gre*a no aspe*to
</line>
<line>
int*le*tual, uma v*z que a troca de c*nhecimentos entre pr*fess*r orien*ador e aluno mon*tor
</line>
<line>
é constante.
</line>
<line>
Percebem*s, assim, **e a re*açã* entre teoria e pr**ica é fundamental para a formaç*o
</line>
</par><par>
<line>
do
</line>
<line>
al*n*, pois as
</line>
<line>
experiências vi**das na gradua*ão darão subsídios para sua atuação
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
docê*cia. O aluno **ve vivenciar n* un**ersidade aquilo
</line>
<line>
*ue ele deseja c*l*ca* em **át*ca,
</line>
</par><par>
<line>
po*s co*seg*imos tr*nsmi**r
</line>
<line>
com mais *l*id*z quando temos *ma *xpe*iência na
</line>
<line>
áre*
</line>
</par><par>
<line>
escolhida.
</line>
</par><par>
<line>
4.3 A organizaç*o e o planeja*ento d*s aulas cond*z*das pel*s monitores
</line>
<line>
A orga*i*ação didática e peda*ó*ica das *ulas cond*zidas pel*s mon**ore* ba*eav*-s*,
</line>
<line>
*nicialmente, em um *ncontro com todos *s monitores e *s profe*sores supe**isores do
</line>
<line>
projeto. A distri*uiçã* das a*las se *ava p*r meio da divisão em *u*las ou trios, e **da grupo
</line>
<line>
mi*is*rava de uma a d*as a*l*s po* *ês, dep*ndendo da quantidade de monitor*s existente.
</line>
<line>
D* acord* c*m *s falas dos pesq*isa**s, o *rocesso ocorria, inicialmente, c*m uma
</line>
</par><par>
</page><line>
reunião ger*l, seguida da div**ão do g*upo, contava *om *lanos feitos m*nsal*ente (M6), *
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. 17, *. 11, art. 12, p. 225-2*6, nov. **20 w*w4.fsane*.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O **oce*so Didático e Pe*agógico Viven**ado na Moni*oria em Natação
</line>
<line>
233
</line>
</par><par>
<line>
foi inform*do tam*ém *ue po*suía um pla*eja*ento em conj*nto, pois os g*upos divididos
</line>
<line>
pl*nejavam * davam *ul* *untos (M7), e, por fim, *ad* *rupo *icava respons**el por uma ou
</line>
<line>
d*as aulas por mês, depen*endo d* quantid*de de monito*es dispon*veis (M9).
</line>
<line>
As *alas dos mon*tore* re*elam *ue a ela*ora**o da* a*la* era feita *om b*se em
</line>
<line>
pesquis*s sobre o conteúdo a ser repassado na aula. *les o*servavam o desenvolvimento d*s
</line>
<line>
al***s participan*es do projeto e, com base na sua evolução, elaboravam o plano de *ula,
</line>
<line>
sempre r*spei*ando *s *im*tes dos alunos.
</line>
<line>
* sujeito M5 *iz que **imeir* obser*a o de*envolvimento dos alunos e, *om ba*e em
</line>
</par><par>
<line>
s ua
</line>
<line>
e**lução, ele elabora um p*ano d* aula, lembr*nd* que a aula tem de ser fe*ta para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
alun* e re*peit*ndo os limites do a*u*o. Já com o sujeito M12, t*mos o *elato de que *corre
</line>
<line>
uma pes**isa sobre o conteúdo que se** exe*utado e a se*und* parte é a *e fazer o pl*no de
</line>
<line>
aula.
</line>
<line>
Cola*o*a com as *is*ussões de noss* est*do *m* pe*quisa real*zada por B*ti*ta e* al.
</line>
<line>
(200*), em *u* os autores são alunos do 3º ano do curs* de **uca*ã* Física da Univer*idade
</line>
</par><par>
<line>
Fed*ral de M*to Grosso do Sul, como parte dos requisitos da *isciplina de nataç*o
</line>
<line>
I. Para a
</line>
</par><par>
<line>
realizaç*o do trabal*o, *ora* s*lecionadas que**ões *ob*e pr*dução de plan*jam*nto das *
</line>
<line>
*ulas (su* *x*stência, quem faz, com que frequência e a forma de organ**ação das tu*mas).
</line>
<line>
C*mo resu*tados, verific*ram que 87.*% do* est**elecime*tos pesq**sados realizam o
</line>
<line>
planejamen*o das aulas, enquan*o 12,5% deles não se pre*cup*m *om essa e*apa. Esse estudo
</line>
</par><par>
<line>
de
</line>
<line>
Batista et a*., (*0*6) conc*uiu q** o não plan*jame*to das aulas dem***tr* falta
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
re*ponsa*ilidade e comp*omis** com o des*nvolvimento e * apr**diz*g*m do* aluno, e isso
</line>
</par><par>
<line>
revela um baixo compr*met*me*to *om as es**c**i*idades de cada al*no, pois o
</line>
<line>
profess*r
</line>
</par><par>
<line>
***a*á *rabalh*ndo com *ma aula para todos, s*m respeitar a *nd*vidualidade biológica.
</line>
</par><par>
<line>
Fazendo *ma comparação com o n*sso estudo, perc*b*mo* que a
</line>
<line>
organiz*ção e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
planejamen*o das aulas s*o muit* importan**s para o desenv*l*imen*o do* alunos e qu* *s*as
</line>
<line>
duas etap*s do ensino *stã* p*es*ntes na mo**toria e* natação, *nd* os monitores *abem da
</line>
</par><par>
<line>
i*por*ânc*a de se el*borar e pensar em uma aula
</line>
<line>
*e acordo
</line>
<line>
co* as especific*da*es
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
a*unos. Não esque*endo q*e uma a*la *e n*tação *ão deve e**ar centr*da na repeti*ão
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
gestos motores, mas *a a*uisição *e conh*cimen*os e *esenvolv*men*o do aluno.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FS*, Tere*i*a PI, *. 1*, *. 11, *rt. 12, *. 2**-236, *ov. 2020
</line>
<line>
ww**.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
J. S. *a*tos, E. C. C. O**veira, *. G. C. Bra**o, T. C. L. Monte, H. S. Ferrei*a
</line>
<line>
234
</line>
</par><par>
<line>
4.4 Asp*ctos posit*vos vivenciado* na m**itoria
</line>
</par><par>
<line>
Os monitores de natação cons*de**m que todos os as*ectos *ivencia*os na monito*ia
</line>
</par><par>
<line>
são importantes para e**e *rocesso d* formação, no q*e tange à vivên*ia e so*ialização
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
aluno*.
</line>
</par><par>
<line>
O monit*r *5 fa*a que todas essas experi*nci*s são *e fundam*ntal *mpo*tânc*a na
</line>
<line>
formação de q*alquer pessoa, *á M14 *ala que todos *s *spe*tos são posit*vo* para a sua
</line>
</par><par>
<line>
forma*ão,
</line>
<line>
poi* *u**do dá
</line>
<line>
certo traz sat*sfação e quando dá *rrad* é imp*rtante, pois ela se
</line>
</par><par>
<line>
conc*ntra *m aprender mais, e M15 fa*a
</line>
<line>
que teve todas a* v*vências na *oni*oria e*qua*to
</line>
</par><par>
<line>
aluno * que hoje é *gresso, mas contin*a a fazer parte do projet*.
</line>
<line>
Em um *studo realizado *or Vilar (2014), o autor *estaca que a *i*ência p*dagó*ica é
</line>
</par><par>
<line>
con*idera*a significat*va para * formaçã* docente, pois as at*vida*es des*nvolvidas
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
nat*ção no estágio **pervisionado IV c*ntribuíram de forma re*evan*e pa*a o processo de
</line>
<line>
ensino-aprendizagem dos futuros profissionais de *ducaçã* Física.
</line>
<line>
C*n*iderando os aspectos po*it*vos viv*nciado* na mon*t*ria em n**ação, juntame*te
</line>
</par><par>
<line>
com o es*u*o citado, *ercebemos que *á uma estreita relação
</line>
<line>
**tr* co*hecimentos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
h**ilidades adqu*ridas e* tod* esse pr*cesso formativo e que os m*nit*res s*o *rien*a*os *or
</line>
</par><par>
<line>
um docente es*ecializado na área em que**ão, *azendo um *lo ent*e o o*ientando e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
or*entad*r, obten*o, as*im, um* troca de con*ec*mentos.
</line>
</par><par>
<line>
5 C*NS*DERAÇÕE* FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
C*m base *a pe*quisa reali*ada, *oncl*í*os que a monitoria em natação é i*portante
</line>
<line>
para o proce*so d* ensino e apren*izagem dos graduandos em E*uc*ção Física, fazendo um
</line>
</par><par>
<line>
*lo entre teoria e
</line>
<line>
pr*tica, proporciona*d* uma experiên*ia *a
</line>
<line>
área
</line>
<line>
da docê*ci* que os
</line>
</par><par>
<line>
estuda*t*s s* iri*m **ve*ciar de*ois d* formados.
</line>
</par><par>
<line>
Percebemos que o
</line>
<line>
pro*es*o
</line>
<line>
de monit*ri* pode vir a contribu** *o* * auto*o*ia do
</line>
</par><par>
<line>
al*no *ara ex*rcer *tividades
</line>
<line>
qu*
</line>
<line>
*ão *az** se*tido e contri*uir c*m s*a form*ção
</line>
<line>
nos
</line>
</par><par>
<line>
aspectos soc*al e cultu*al, para que ele *ossa aprender de f*rma sign*fic*tiv*.
</line>
<line>
Os monitores reconhecem a importânci* da monitoria em natação para sua *orma*ã*,
</line>
</par><par>
<line>
nos
</line>
<line>
aspecto*
</line>
<line>
pessoa*, socia* e
</line>
<line>
pro*issional, o **e
</line>
<line>
garante seu desenvo*vimento enqua*to
</line>
</par><par>
<line>
aluno*-monitores, sendo um* forma de melhorar e ampliar o* conheci*e*t*s adquirid*s
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*eori*, e também apr*nder de ma*e*ra ampla sobre ess* área da Educa*ão Fís*ca, que é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
nataçã*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Te*e*in*, v. 17, *. *1, **t. 12, p. 225-236, nov. *020 www4.fsanet.*om.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Pr*c**so Didático e Pedagógico *ivenciado na Monitoria *m Nata*ão
</line>
<line>
*35
</line>
</par><par>
<line>
A organização e o planejamento das aulas da monitoria a*o*tecem em u* enc*ntr*
</line>
<line>
com os *o*en*es resp*nsáveis pelo projeto ju*tam*nte c** os monitor*s, em s*gui*a el*s são
</line>
<line>
dividido* em duplas ou trios p*r* elaboração e planejamento *a aula, quand* fazem pe*q**sas,
</line>
</par><par>
<line>
pr*cura* em livros e interne* info**ações so*** o assunto a s*r co*duzido e pro*uzem
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
plano de aula.
</line>
</par><par>
<line>
*m relação aos aspectos vi*enciados na monito*i* que são considerados com*
</line>
<line>
positivos para * form*ção *os moni*ores estão incl*ídos os encontros formati**s *o* o*
</line>
</par><par>
<line>
docentes re*pons***is pe*o projet*, o plane*ament* e a
</line>
<line>
ex*cuçã* d* pla*o de *ula,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
socialização
</line>
<line>
entre todos os p**ticipantes, a vivência e e**eriência como docente todo e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aprendizado e os conhecimen*o* adq*iridos.
</line>
<line>
Diante de todas essas d*scussões, es*eram*s que o *ra**lho sej* um ponto *e pa*tid*
</line>
<line>
para pesqu*sa* mais aprofund**as e que possa mo*trar o quanto esse processo de mo*itoria é
</line>
<line>
i*portante na vida acadê*ica d*s ***centes de Licencia*ura em Ed*cação Fí*ica, sendo *on*e
</line>
<line>
de conh*cime*to e aprendizag*m para os futuros profis*ionai*.
</line>
<line>
REFERÊ*CI*S
</line>
<line>
B*RBOSA, *. G. Con*ribui*ões da monitoria *cadêmica p*r* o processo de forma**o inicial
</line>
</par><par>
<line>
docente de licenciandas do **rso *e ciências
</line>
<line>
*io**gicas da FACE*I/UECE. R**ista da
</line>
</par><par>
<line>
SBEnBio (Associaçã* B**sileira d* Ensino de *iologia). (20*4).
</line>
</par><par>
<line>
*ATISTA,
</line>
<line>
et al. A elaboração do planejame*to nas instituições que o*erec*m
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
modal***de na*ação na cidade de Campo Grand* - MS. Ana*s da 58ª Reunião Anual da
</line>
<line>
SBPC - Floria*ópolis, SC - julho 2006.
</line>
</par><par>
<line>
B*ASIL. Dec**to-lei n. 1.212, de 17 de a*ril de
</line>
<line>
1939. *is*onível em: <
</line>
</par><par>
<line>
http://www2.camara.leg.br/legin/*e*/*eclei/19*0-1939/d*c**to-l*i-1212-17-ab*il-19*9-
</line>
<line>
349332-publicacaoorigina*-1-pe.html > *ce**o e*: 03/04/1* às 01h09min.
</line>
<line>
BRASIL. Secretar*a de Educaç** Fu*damenta*. Parâmetros Cu*ricul*re* Nacionai*:
</line>
<line>
E*ucação Fí*i*a. *rasília: ME*/SEF, 1997.
</line>
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BRASIL. Lei nº 9.**6, de *º de setembro de 1998. Dis*on*vel
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em:
</line>
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<
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http://**w*.cam**a.*eg.br/*egi*/fed/le*/1*98/lei-9696-1-setembro-1*98-374623-
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p*bli*a*aoorigin*l-1-pl.*tml> Acesso e*: 23/05/2017 *s 09h49min.
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*e*. F*A, Teresina PI, v. 17, n. 1*, art. 12, *. *2*-236, nov. 2020 www4.fsanet.com.br/revista
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<line>
J. S. Santos, E. C. C. *liveira, L. G. *. Bra*co, T. C. L. Monte, H. S. F*r*eir*
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Educa*ã* *í*ic* e *s*orte - 2006, 5(2):65-74.
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NETO, et. **. A fo*mação *o profis*ional de ed*cação f*sica n* Brasil: Uma his*ória sobre a
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perspectiva *a legisl*ção fe*eral no século XX. R*v. Bras. Cienc. E*porte, *a*pinas, *. 25,
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</par><par>
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</line>
<line>
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</line>
</par><par>
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2005.
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<line>
OLIVE*RA, V. M. O que é educação fís*ca. S*o Paulo: Brasi*iens*, 2011.
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SILV*, O. D. *. O q*e é *xtensão universitária? 199*. Dispon*vel em <
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http://*ww.ecien*ificocultu*al.com/ECC3/o*erdan9.htm> Acesso em: 01/*2/2017
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<line>
às
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<line>
18h12m * n.
</line>
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SIL*A, E. A. D.; SANTO*, M. M. M. D. Monitor*a: Sua i*port*ncia na for**ção do*ente.
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Anais *o I Congr*ss* *e Inova*ão Pedag*gica em Ar*piraca, 2015.
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SOU**, P. R. A. A importância da **nitoria na formação de futuros p*ofes*ores
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un*versitá*ios. In: Â*bi** Juríd*co, Rio Grande, *I*, n. 6*, fe* *009. Disponível em <
</line>
<line>
htt*://ww*.ambitoj*ridico.c*m.br/site/i*dex.php?n_l*nk=revista_artigos_leitura&artigo_id=5
</line>
<line>
990> *cesso em: **/09/2017 às 13h:12mi*.
</line>
<line>
VE*GA, I. P. A; D´ÁVI*A, C. M. Prof*ssão do*ente: *ovos sentidos, n*vas **rspe*tiv*s.
</line>
<line>
2.*d. Cam**nas, SP: Papirus.2012.
</line>
<line>
VI**R, P. L. T. Vivência pedagóg*ca na nata*ão: um **lato *ignifi**tiv* para a prática
</line>
<line>
docente em e**cação física. Tra*alh* de C*ncl*são de Curso sob a forma de relato de
</line>
</par><par>
<line>
e*periência **resentado a* Curso ** Gr*du***o em Licenc*atu*a Plena
</line>
<line>
em Educação *í*ica
</line>
</par><par>
<line>
da Universidade **tad*al da **raíba, *014.
</line>
</par><par>
<line>
Com* R*ferenciar este Artigo, conf**me A*NT:
</line>
</par><par>
<line>
SANTOS, J. S; OLIVEIRA, E. C. C; BRANCO, L. G. *; *ON*E, T. *. L; FERR*IRA, H. *. O
</line>
<line>
*ro**sso Didát*co * Ped*gógic* Vi*enciado n* M*nitor*a em N*tação. Rev. FSA, T**esina, v.17, *.
</line>
<line>
11, art. 12, p. 2*5-236, nov. 20*0.
</line>
</par><par>
<line>
Contribuiç*o dos Au*ores
</line>
<line>
J. S. Santos
</line>
<line>
*. C. C. *liv*ira
</line>
<line>
L. G. C. Branco
</line>
<line>
T. C. L. Mont*
</line>
<line>
H. S. Ferreira
</line>
</par><par>
<line>
*) *oncepção e pla***amento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
2) anál*se e inte*pretação dos d**os.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) *l*b*r*ção do r*s*unho ou *a *evisã* crít*ca do conteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) p**ticip*ção na aprova*ão da versão final do manuscri*o.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, *. 17, *. 11, art. 12, p. 225-236, nov. *020
</line>
<line>
www4.**anet.**m.br/revista
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)