<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 7, p. 128-143, *b*. 20*1 </line>
<line> ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.4.7 </line>
</par>
<par>
<line> E*celência? A Que Preço? Uma Discuss*o *nadiável </line>
<line> *xc*llenc*? *t What Price? A C**cial Discus*ion </line>
</par>
<par>
<line> Felipe G*uvêa *e*a </line>
<line> Doutora*do em Adminis**ação *ela Ponti*íci* Unive*s*dade Ca*ólica de Minas Gerai* </line>
<line> Me*trado em Admini***ação pela *niversidade Fe*eral de Mi*as Gerais </line>
<line> Pr*fessor do Centro *ni*ersitário de Be*o Horizon*e </line>
<line> E-*ail: feli**gouvea*@ho*mail.com </line>
<line> Sim*n* *parecid* Simões Rocha </line>
<line> Dou*o*a em Engen*aria de Prod*ção pela Universi*ade *ederal do Rio *e Ja*ei*o </line>
<line> Pro*essora da *ni*e*sidade Fe*era* de Ouro Preto </line>
<line> E-*ail: simone.rocha2004@yahoo.com.*r </line>
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<par>
<line> Endereço: Feli*e *o*v*a P*na </line>
<line> Ed*tor-**efe: Dr. Tonny Kerl*y *e Ale*car </line>
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<par>
<line> Progra*a de Pós-g**d*ação em Administração - A*. Itaú, </line>
<line> R*d*igues </line>
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<par>
<line> 525, **m *abr*l, CEP: 305*5012, Belo H**izonte/M*, </line>
</par>
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<line> Brasil. </line>
<line> *rtigo rec*bido *m 20/02/202*. Última </line>
<line> v*rsão </line>
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<line> E*dereço: Si**ne Aparec*da Simões Roch* </line>
<line> rec*b*da em 02/03/2021. Aprov*d* em 03/03/*021. </line>
</par>
<par>
<line> Ins**tuto d* Ciências Sociais e Ap*icada* - *. do Catete, </line>
</par>
<par>
<line> 166, Centro, CEP: 3*420-000, M*riana/MG, Brasil. </line>
<line> Avaliado *elo si*t*ma Triple *eview: Des* Rev*e* a) </line>
<line> pe*o Editor-Chef*; e b) Double Blind Revie* </line>
<line> (avaliaçã* ceg* p*r dois *valiadores da área). </line>
<line> R*visão: Gram*ti**l, Norma*iva e d* Forma*a*ão </line>
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<line> Ex*elência? A Que Preç*? Uma *iscussão Inadi*vel </line>
<line> 129 </line>
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<line> RESUMO </line>
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<line> Es*e **sa*o teve com* objetivo pr*ble*atizar os im*actos da ne*rose da </line>
<line> excelência na vida </line>
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<line> do* tr*ba*hadores contemporâneos. Com* as org*niz*ções, incluindo a universi*ade, são um </line>
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<line> e*pel*o da socie*ade, espera-se </line>
<line> que o texto susci*e reflexõ** especiais no âmbito da pós- </line>
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<line> gra*u**ão *tricto s**su, p*lc* d* *xpectati*as e lu*as cotid*anas de mest*a*dos e do*torandos. </line>
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<line> Para tanto, foi c*n*t*uída uma pro*lematização a p*r**r *e **teraturas co*temporâneas </line>
<line> e </line>
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<line> clá*si*as so*re a neur*se da exce*ência o *doecimento no trabalho. Trata-se de um t**to e </line>
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<line> voltado à re*lexão sobre o fenômeno e s*u* </line>
<line> desdobr*mentos na *i*a *os sujeitos. É preciso </line>
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<line> lutar po* um novo a*b*ente de trabalho que *reze pe*a *ooperação, e não pela comp*tiç*o. </line>
<line> Palavras-*ha*e: Neurose d* Excelênci*. Adoeci*e*to. **aba*h*. U**versid*de. </line>
<line> A*S**ACT </line>
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<line> *his </line>
<line> *s*ay is *imed *t discussi*g **e impac*s of ne*rosis o* *x*ellence </line>
<line> on *ontemporary </line>
</par>
<par>
<line> employees\ l*ves. Considering </line>
<line> organizations as *irror images of society, as w*ll as </line>
</par>
<par>
<line> universities, we expect the t*xt to g*nerate singular idea* targeted *n St*icto S*n*u </line>
</par>
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<line> Pos*graduate </line>
<line> program, a con**xt o* expectati*ns and </line>
<line> daily s*ruggles for Master's and PhD </line>
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<line> students. T**refore, we develop*d the discussion bas*d on co*temporary and cla*sic literature </line>
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<line> on </line>
<line> neurosis of *xcelle*ce a*d illness at work. It is </line>
<line> a </line>
<line> *ext tha* stimulate *houghts ab*ut </line>
<line> t h* </line>
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<line> phen*menon *nd its consequences fo* employees\ lives. We *us* strive for a n*w work </line>
<line> environment t*at values co*peration rath*r than competi*ion. </line>
<line> Keywords: Neuro**s of Excellen*e. Illness. Wor*. University. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*e*ina PI, *. 1*, n. 04, art. 7, p. 128-143, abr. 2*21 </line>
<line> www4.fs*net.com.br/revista </line>
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<line> *. G. Pe*a, *. *. S. Rocha </line>
<line> 130 </line>
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<line> 1 PRO*LEMÁT*CA </line>
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<line> Metamo*foses s*ncronas trouxeram ao m*nd* n*vas * sofistic*das formas de dom*na*ão </line>
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<line> e p*ecarização *o t*abal*o. Com iss*, </line>
<line> ex*andiram-se os ní**is de sof**mento </line>
<line> social e *o* </line>
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<line> possível o*ser*ar **ansições na rela*ã* capital-trabalho. Essas m*danças arti*uladas, </line>
<line> subli*hando as *anifestaç*es *e co*trole, * fomento do de*gaste *umano e a materiali*ação </line>
<line> *lí*ica *e tal quadro, *izeram *om qu* a *aúde mental *e *or*a*se um* pauta con*emporâne*. </line>
</par>
<par>
<line> O modo c*mo os proc*ssos </line>
<line> de sofrimento psí*uico se est*uturou e * forma como se </line>
</par>
<par>
<line> silencia**m essas ques*ões evid*nciaram grandes desafios para as po*íticas soc*ais do **cu*o </line>
<line> XXI (SELIGMAN*-SILVA, 2***). </line>
<line> No "Atl*s de Saúd* Mental", a Organiza*ão Mu*d*al da Sa*d* (OM*) pon*uou q*e, *o </line>
</par>
<par>
<line> longo da vida, </line>
<line> um em cada dez indi*íduos demanda** </line>
<line> cuidados por con*a da saúde me*tal. </line>
</par>
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<line> *odavi*, * r*tmo de inve*timentos *a área se compro*a i*suficiente para atender a *ili*ência. </line>
<line> E* nações de re*da média e b**xa, os go*ernos co*tumam *esembolsar valores inferiore* a 1 </line>
</par>
<par>
<line> dól** per capita. O *asto </line>
<line> c*m ***f*s*iona*s *a área *ambém é algo *reo*up**te. Em paíse* </line>
</par>
<par>
<line> pobres, o número de trabalhador*s p*ra *idar com a saúde mental é insi*nificante, c*egando a </line>
<line> uma proporçã* d* do*s pr*fissionai* pa*a ca*a **0 mil habitant*s. *ara se ter uma dimens*o </line>
</par>
<par>
<line> do abismo </line>
<line> de difere*ça*, </line>
<line> e* países *ico* a relação **eg* a *er de mais d* </line>
<line> 7* </line>
<line> profissionais </line>
</par>
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<line> pa*a ca** *** mil hab*tantes, considerando a*nda o aporte financeiro de 80 dólares p** capita </line>
<line> (WOR** H*ALTH OR*ANIZATI*N, 2*18). </line>
<line> A *n**nsifi*a*ão dos r**ursos em sa*de mental tem se mostr*do insufic**nt*. O* dad*s </line>
<line> apresentados al*rtam que a *alta *e investime**o na pauta tr*rá custos pa*a outros se*ore* da </line>
<line> *o*ie*ade. Segundo a OM*, *a*a dólar que end*s** o trata*ento *e tr*nstorn*s men**i*, </line>
<line> como a ansi**ade e a **pressão, reflete um r*torno d* 4 d*lares em a*pectos como qua*idade </line>
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<line> de vi*a predispos*ç*o a* tra*alho. Nes*es te*mos, o levanta**n** respal*a-se em várias e </line>
</par>
<par>
<line> fon*es </line>
<line> par* </line>
<line> afi*mar que um a*bient* </line>
<line> l*bo**l neg*tivo tende a ser palco *e di*âmicas de </line>
</par>
<par>
<line> sofr*m*nto * prob**mas de saúd*, seja n* *imen**o física *u *en*a* (WORLD HEALTH </line>
<line> ORGANI*ATION, 2018). Os dad** d*mons*ra* que *is*utir a temát*ca *ei*ou de s*r ap***s </line>
<line> oportu*o e passou a *er n*cessário. </line>
<line> No Brasil, o tema "adoecimento mental e *raba*ho" passou a ser visto nos últi*os anos </line>
<line> com mais cuida*o, mas não por uma medid* prevent*va; os inúmeros cas*s j* *testam *u* as </line>
</par>
<par>
<line> eve*tuais a*ões </line>
<line> poss*em *m *a*áter *orretiv*. Tai* i*form*ções são confirm*das, dentre </line>
</par>
<par>
<line> out*as fo**as, po* *a*os d* *ecreta*i* de Prev*dência do Minist*ri* da F*ze*da. Se*un*o </line>
<line> relatório, no período de 2012 a 2*16, o* *r*nstornos "menta*s * comporta**ntais" foram a 3ª </line>
<line> R*v. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 04, art. 7, p. 1**-143, abr. *02* w*w4.fs*net.com.*r/r*v*sta </line>
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<line> Exc*lência? A Que Preço? *ma Disc**são Ina**ável </line>
<line> *31 </line>
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<line> maior ca*s* de incap*citação pa*a o trabal*o. F*ram solic*tados 66*.927 p*d*d*s de auxí*io- </line>
<line> doença a* long* dos cinco anos. O relatório ind*ca que muito* tr*bal*ado*es não rec*nhece* </line>
<line> a doe*ça mental, muitas vezes em função da *e*ação com as em*resas, que, usualm*nte nã* </line>
<line> *once*em apoio e acaba* con*ribui**o para os agravos p*íqu*cos dos **ncionários </line>
<line> (*ECRETARIA *E PREVIDÊNCIA, *0*7). </line>
</par>
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<line> À vista dis*o, re*o**emos </line>
<line> a Ch*ui (2015) </line>
<line> para </line>
<line> afirm*r que essa p*oble*át*ca </line>
</par>
<par>
<line> c*ntemporânea *o mu**o do *rabalho ganhou *spaços *os ma*s dive*s** tipos de organização </line>
<line> no Brasil, como exempl*, as univer*idades. E* maté*ia public*d* no J*rnal Esta*o de Min*s, </line>
</par>
<par>
<line> é *lust**do c*mo adoecime*to me*ta* *bateu * a*biente ac*dê*ico, sendo destaque o </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contexto da pós-graduaç**. S*gundo a re*o*tage*, os cursos de mestra*o e doutorado, *ntes </line>
<line> *i*tos **m* uma oportunida** de *prendiza** e *re*c*mento pr*fis*i*nal, *gora *ambém sã* </line>
<line> visto* como espaços de agoni* e sofrimento. E*fatizan*o a Universid*de Federa* de Minas </line>
</par>
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<line> *erais, m** </line>
<line> ponderando que *ssa *ão uma excl*sividade da inst*tuição, o lev*ntame**o é </line>
</par>
<par>
<line> demonstrou como o aumento no registro de casos de ado**imen*o me*tal *ntre estudantes tem </line>
<line> sido con*tante *a pós-graduação. Posicionamentos de *isc*nt*s, co*fir*ados pel* reitoria, </line>
</par>
<par>
<line> indica* *asos </line>
<line> ** *ngústi*, ansiedade, de**es*ão, </line>
<line> us o </line>
<line> de med*camentos co*trolados e até </line>
</par>
<par>
<line> c*sos extremos, co*o tentativ*s de s*icídio ou efet*va confir*açã* do ato (LOPES, *017). A </line>
<line> unive*sidade está doe*te. Mas, po* que *sso ocorre? Cabe uma p*quena r*to**da. </line>
<line> *haui (20*5) a*irma que houv* uma *utação no signific**o de universidade. Co* as </line>
<line> *udanças de ordem global * a pres*nça do ne*li*eralismo, mudo*-se * estrutura de produção </line>
<line> do conhec*mento. *esd* s*u nas**mento *o *on*exto europe* *o século XIII, a univer*id*de </line>
<line> sempre se caracter*z*u como uma instituiçã* *o*i*l. Segundo * *esqui*adora, dois pri*cí*ios </line>
</par>
<par>
<line> se ap*esentaram *omo b*silares: o reconhecimento </line>
<line> público de suas contribuiçõ*s p*ra </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> s*cieda*e, * que favo*ec*u a sua legitimida*e; e o pre**ito de </line>
<line> diferenci*ç*o, que </line>
<line> p*rmitia </line>
</par>
<par>
<line> certo *rau de auto*omia f*ente out*as instituições. C*m ta*s *ir*trizes, a uni*e*sidade a </line>
<line> *oderna consolidou-se * partir da independênci* do *abe*, bu*cando comp*rtilhar e *onst*uir </line>
<line> conhecimentos co*eti*os e diversos (CHAUI, *01*). </line>
<line> Todavia, o* id*ais básicos de formação, re*lexão, *riação e crítica tomaram, em alguma* </line>
</par>
<par>
<line> situações, rum*s *on*rários aos propó*it*s de democ*at*zação do </line>
<line> saber. * cons**u**o da </line>
</par>
<par>
<line> "universidade de result*dos" nos anos 198* e da "universidade operacional" * pa*tir dos a*os </line>
</par>
<par>
<line> 1990 demonstrou como o ambien*e acadê*ico *oltou-s* </line>
<line> *ara *i mesmo e *d*tou o di*cu*so </line>
</par>
<par>
<line> d* mercado. A e*icácia * o *uc*sso, *ão propalados pe*o capitalismo, t*rnaram-se valores </line>
<line> importa*t*s pa*a a univ*rsi*ade. D*finida p*r diretr*z*s e códigos totalmente alheios a* sa*e*, </line>
</par>
<par>
<line> ao c*nhecimento e à f*rmação intel*ct*a*, a u*ive*sid**e s* </line>
<line> pulveriz*u em *icro </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 04, art. 7, p. 128-143, **r. 2021 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/r*vis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Pena, S. A. *. Ro*ha </line>
<line> 132 </line>
</par>
<par>
<line> organizaçõe* de comp*tições ins*nas, *ue a*oe*em seus *ocen*es e discentes, </line>
<line> imp*dindo </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> construção s*udável *a ciên*ia (CHAUI, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> Defende*os a tese de que uma das princi*ais razõe*, se não a principal, *ara esse </line>
<line> cont*xto *e so*rim*nto no ambi**te acadêmico é * neurose da excelência (A*BERT, 1993). </line>
</par>
<par>
<line> T**ta-s* </line>
<line> de um </line>
<line> ite* que abate t*do* aquele* </line>
<line> que bus*am, incessantemente, * alta qualidade </line>
</par>
<par>
<line> *o trab*l**, a s*pre*acia * * destaque em seu c*mpo **ofissional, esquecendo-se da saúde e </line>
</par>
<par>
<line> d* qualidade de vida. S*o criadas pe*sonalidad*s narcisista*, f*cadas ape*as </line>
<line> na **sca pe*o </line>
</par>
<par>
<line> *econh*cimento social e na defe*a *e **** próp*ios interesses. Nes*es term*s, c*mo essa tem </line>
<line> sido uma *iscu*s*o constante, tendo a pensa* qu*, em diver*os **men*os, a universidade não </line>
<line> fa* mais *m* crítica sobre si próp*ia, aca*a se a*astando de s*u* id**is e a*oec*ndo. Criou-se </line>
</par>
<par>
<line> uma cultura da </line>
<line> performanc* na ac*demia, muito a*socia*a ao </line>
<line> que vem sen** po*tuado no </line>
</par>
<par>
<line> merca*o, </line>
<line> e isso levou a c*mpetições e à reversão do ca*áter ** comunidade, de </line>
</par>
<par>
<line> compartilham*n*o de *onstr*ção coletiva. Para cumpr*r as exigê*cias diversas, seja* *las e </line>
</par>
<par>
<line> exter*as ou internas, os indivíduos acabam </line>
<line> a*sumindo discurso da excel*ncia, mas o </line>
<line> não </line>
</par>
<par>
<line> visam a ela *e forma sustentável. </line>
</par>
<par>
<line> Em *evant*mento feito p*l* A***cia*ão N*cional d* Pós-Graduandos (ANPG), é dito </line>
<line> que os indicadores de d*pr*ssão e outros distúrbi*s p*íquicos estão muito elevado* *a pós- </line>
</par>
<par>
<line> gr****ç*o, </line>
<line> e </line>
<line> est* t*m si*o uma questão **nda muito *ilenci*da. Conf*rm* publicação, </line>
</par>
<par>
<line> fo*taleceu-se uma </line>
<line> cultura d* "no pai*, no *ain" nas universi*ades. O sa*r*fício *em sendo </line>
</par>
<par>
<line> ressal*ado em prol da </line>
<line> excelência, e isso se ali* ao am*ient* de com*eti*ão sem limit*s, seja </line>
</par>
<par>
<line> pr*st*gio ou recursos, o "céu (*u o inferno)" se tornou o lim*te (J**TA, 2017). </line>
<line> Em re*lex*o opo*tu*a, *o*d Jr. (*0*8) assinala qu* os mestrando* * douto*and** têm </line>
<line> encontr*do dificu*dades em "assimi*ar e dom*nar o e*tado da arte do conheciment*", p**a </line>
</par>
<par>
<line> então ge*ar uma *olabora*ão ef*t*va. </line>
<line> Além disso, </line>
<line> tem sido intens*fi***a a ideia de que os </line>
</par>
<par>
<line> tra*alhos precisam gera* u* impacto *rático - *lgo qu* </line>
<line> p**e s*r proble*atizad*, tanto </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> ente*dime*** do que s* considera como "prá*ico" quan*o pela forma com* isso s*a **mo uma </line>
</par>
<par>
<line> demanda do *ercad*, e *ão da ciência. Os *arâmet*os </line>
<line> globai* de qualidade têm i*pactado </line>
</par>
<par>
<line> diretamente quadr*s de adoecimento </line>
<line> na pós-grad*ação. Em pesquis* public*da na re*ist* </line>
</par>
<par>
<line> Nature Biotec*nolo*y, *onduzid* pela professora Tere*a *. Evans (U*iver*id*de do Texas), </line>
</par>
<par>
<line> foi in*icado </line>
<line> que existe um* forte *rise men*al *o âmbito da </line>
<line> pós-graduaç*o em </line>
<line> dime*são </line>
</par>
<par>
<line> m*n*ial. O est*do, que *ont*u com 2,3 mil mestrandos * d*ut*randos de *6 paí*es, rev*lou </line>
</par>
<par>
<line> que 40% dos entrevista*os </line>
<line> *presentava* </line>
<line> t*xas m*derada* ou </line>
<line> *lta* de ansiedade, </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> assu*tadores 39% </line>
<line> demons*raram </line>
<line> sinais d* depressão moder*da ou severa - de*o*strando </line>
</par>
<par>
<line> como es*a é uma </line>
<line> quest*o at*nente ao ca*po </line>
<line> un**ersitário; essa última ta*a represen*a um </line>
</par>
<par>
<line> Re*. *SA, Te*esina, v. 18, n. 04, a*t. 7, p. 128-143, abr. *021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Exc*lência? A Que Pre*o? Uma Discussão Inadiável </line>
<line> 133 </line>
</par>
<par>
<line> múltiplo do que **i en**ntrado no restante da p*pu**ção, c*rca de 6%. Não é primeira </line>
<line> investigação que sinaliza esse quadro alarma*te (*O*D JR., *018). </line>
<line> Os desafio* s*o inúmero* e de*andam reflexões constantes por p*rte da academia. É </line>
<line> preciso apre*entar *i*p*sição e int*re*se sobre o tema da sa*de mental, po** apenas u*a </line>
</par>
<par>
<line> *nálise crí*ica s**á capaz </line>
<line> de reordenar *s *sforços contra os quadro* de s*frimento </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> adoecimento na *ós-gr*duação (*ELIGMA*N-SILVA, 2011). Para tanto, é fundamental </line>
</par>
<par>
<line> considerar a </line>
<line> possibilidade de r*sistência, avalian*o as est*at*gias d* d**es* e lu*a por uma </line>
</par>
<par>
<line> excelência sustentável. * prob*ema não é a u*ive*si*a*e em si, mas um conjunto de ques*ões </line>
</par>
<par>
<line> *s*ru*uran**s q*e foram sendo *nsti**cional*zadas e p*ec*sam se* revistas (LIMA, </line>
<line> 1995). </line>
</par>
<par>
<line> Mes*o **m as angústias do *rab*lho, sempre * possível adotar estraté*ia* e c*mbater </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> adoecimento, q*e diversa* vezes pare*e imperativo à </line>
<line> atividade labor*l (DEJ*URS, 20*5). </line>
</par>
<par>
<line> Ne*ses termos, es** </line>
<line> ensaio t*ve c*mo objetivo pr*blematizar os i*pactos da neu*ose </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> e*celênci* *a vida dos *rabalhadores conte*porâ*eo*. C*mo as *rg*nizações, incluin*o </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> univ**sida*e, são um **pelho da socied*de, *spe*a-s* que o *ext* sus*ite refle*ões *speciais </line>
<line> no âm*ito *a pós-graduaçã* st*icto sensu, palc* de expect*tivas e lutas *o*idianas de </line>
<line> mes*randos e doutorand*s. </line>
</par>
<par>
<line> Por f*m, notamos </line>
<line> algum*s grandes </line>
<line> questões q** justif*cam o **abalho. A pr*meir*, </line>
</par>
<par>
<line> tal*ez </line>
<line> uma *as mais opo*tun*s, é c*mpromisso o </line>
<line> com a lin*a *e in*est**açõe* </line>
<line> cr*tic*s no </line>
</par>
<par>
<line> âmbito *o en*ino. O </line>
<line> o**etivo </line>
<line> *ão seria ape*as for*ar a c*í**ca pela crítica, u* </line>
<line> **oces*o </line>
</par>
<par>
<line> puramen** de denúnci*. Acreditamos que se*a mais *de*u*do ofer*c** espaços e *ecanismo </line>
<line> *e discussã*, estruturados e fundamentad*s, para, *ntão, gera* *ma tra*sf*rmação efetiva na </line>
<line> s*cied*de e n*s modos de pen*ar. *a segunda questão, *ertinente ao mome**o de incertezas </line>
</par>
<par>
<line> que * país viv* e vive*á </line>
<line> nos </line>
<line> próx*mos anos, debate* tópicos </line>
<line> como re**ções de trabal*o, </line>
</par>
<par>
<line> ado*c**ent* l*b**al e * uni***sidade do século *XI, em uma perspectiva tr**sdisciplinar, </line>
<line> t*rnou-se essen*ial. Cobri* alguma* lacunas teó*icas não é a única questão. *ntendemos qu* * </line>
</par>
<par>
<line> trabalho pode funcion*r </line>
<line> como um "farol", que sugere *ue a**uns pro*essos precisam ser </line>
</par>
<par>
<line> (r*)pensados e humanizados. </line>
<line> * DISCUSSÃO </line>
</par>
<par>
<line> A lóg*ca </line>
<line> d* avalia*ão tende a produ*i* (* internaliz*r) nos sujeitos sentim*ntos como </line>
</par>
<par>
<line> "inadequação", "incompetência" e "inferior*d*de". Hoje, as pesso*s são exposta* * i*úm*ros </line>
<line> t**os de avaliação, tanto *o a*biente público quanto no p*ivad*. Na vida orga*izacio*a*, essa </line>
</par>
<par>
<line> situação fica ainda mais *vi*ente quando o *ra*a*hador se </line>
<line> v* diante de uma **tuaçã* *u* o </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 04, art. 7, p. 128-14*, a*r. 20*1 </line>
<line> www4.**anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. G. Pena, S. A. S. R*cha </line>
<line> *34 </line>
</par>
<par>
<line> des*uali*ica na **e*te dos colegas, o que o faz se convencer d* s*a "inaptid*o" para * t*refa. </line>
<line> Des*a *orma, a ava*iação funci*na como um *lássico m*canismo de controle e *ma r****ca </line>
<line> cotid*ana para níve*s de *ep*essão e ansiedade (FER*AZ, 201*). </line>
<line> * processo de avaliar tornou-s* um dispositivo para excl**r e hier*rquiza* </line>
</par>
<par>
<line> *e*e*penhos. A gran*e questã* é que o* o*je*i*os </line>
<line> são fi**dos partir do di*cu*so da a </line>
</par>
<par>
<line> ex*elência, uma utopia criada pa*a im*ossib*l*ta* o alcance efetiv* d* resultado. *udo é feito </line>
<line> a p**tir de u*a escala ***parativa e tr*n**tór**. As p*áticas de exclus*o e * almejada li*ha de </line>
</par>
<par>
<line> chegada m*dam constantemente, dific**tando t*a*eto *os *articipantes. "A dívida se tor*a o </line>
<line> assim impagável e não há mais \v*n*imentos\: e*s de fato im*lantado um sis*ema de </line>
</par>
<par>
<line> morat**ia ilimitada </line>
<line> le*ada ao extremo". Po* co*segu*nte, na tentativa de escapar de </line>
</par>
<par>
<line> *x*osições públicas e de quadros de sofri*ento n* trabalho, as pe*s**s incorporam a* </line>
<line> av*liaçõ** e *uscam a tu*va image* ideal (FERR*Z, 2014, p. **). </line>
<line> Na b*s*a pelo "enquad*ame*to" *dequado, o indivídu* *caba se tornando u* </line>
</par>
<par>
<line> "parceiro" da orga*ização. Além </line>
<line> d* possib*li*ade de sobre*ivên*ia, o que está em jo*o é </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> imagem do sucesso, simbolica*ente, as*ociada ao seu ideal de ego. A organização </line>
<line> desen*ol*e u* discurso de exaltação para esse funcionár*o/membro, pr*mete ac**panhá-lo, </line>
<line> dar-lhe gratifica*õe* e garantir os i*s*mos p*ra * seu triun*o. Cria-s* um cenário il*s*rio de </line>
</par>
<par>
<line> pre**ígio. *ssa fantas*a é sustent*d* enqua*to o* resultados esti*erem prese*tes </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> repres*nta*em os interesses dos donos do capital (FRE*TAS, *000; SIQUEIRA, 2006). </line>
</par>
<par>
<line> Motta (2000) assevera que o i*divíduo n*o * totalme*t* ingênuo, *abe que está s*ndo </line>
</par>
<par>
<line> seduzi** e utiliz* d* sua c*pacidade ada*tativa para l*dar com s*tuação, bem como a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> emissor s*be que seu discurs* é me*ti*oso utilitarista. Ne*ses ter*os, *er*a u*a relação e </line>
</par>
<par>
<line> puramente consen*u*l? D*fendemo* que </line>
<line> não possível gener*liz*r, po*s, * </line>
<line> mesmo com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> co*sc*ência da *ominaç**, o sujeit* p*de encontra* dificuldades para li**r com determ*nadas </line>
</par>
<par>
<line> dinâmic*s orga*iza*ionais. Isto posto, fato é qu* e*iste u* nív*l consideráve* de a*esão, o </line>
<line> seja co*o estr**égi* d* **fesa *u co*o *lien*ção. </line>
</par>
<par>
<line> Independente*ente d* situação, o que se constata é a presença </line>
<line> do </line>
<line> dis*urso </line>
<line> *a </line>
</par>
<par>
<line> e*celência, que al*de a uma "*ocieda*e do </line>
<line> *sp*táculo". Nela o narcis*smo ga*ha </line>
<line> espaço, já </line>
</par>
<par>
<line> que sintetiza o ideal que é f*mentado e o modo como os indivíd*os se **em a partir </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> exaltação (CONCOL*TTO; RODRIGUES; OLTRAMARI, 2017). Narciso é aquele que "s* </line>
</par>
<par>
<line> apaixona </line>
<line> pela *ua pró*ria *mage* *a á*ua e ** lança em *ireção </line>
<line> à i*agem de modo </line>
</par>
<par>
<line> hipnótico, afogando-se em sua própria paixão f*scínio e </line>
<line> por s* *esmo". *orna-se </line>
<line> basila* </line>
</par>
<par>
<line> resgatar essa pessoa do afogamen*o e des**lar a compl*xa ga*a de pr**esso* que se alojam </line>
<line> em seu *nconsciente (*IQUEIRA, 2006, p. 79). </line>
<line> Rev. FSA, Teres***, v. 18, n. 04, art. 7, *. *28-143, abr. 2021 www4.fsanet.*o*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Exce*ên*ia? A Que Preço? Uma Discus*ão Inadiável </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> O fascínio tende * ser uma fe*rame**a poderosa nas m*os da organização, uma vez que </line>
<line> tor*a possível *ue o indivíduo veja *eu local de trab*lh* *omo se fosse um* igreja, um arauto </line>
</par>
<par>
<line> de fé * ident*dade, *apaz </line>
<line> d* preencher o vazio de sua *i*a e colocá-lo em um luga* de o </line>
</par>
<par>
<line> destaque (SIQUEIRA, 2006). O n*rc*sismo revel* ao suje*to a presença de um es*el**, tudo </line>
</par>
<par>
<line> que i*te*essa </line>
<line> está r*lacio*ado aos seus próprios inte*e*se*. Nesse *on*exto, surge </line>
<line> u* </line>
</par>
<par>
<line> impedimento </line>
<line> para * *rab*l*o em equipe. *omo * defesa do "eu" * mais forte do </line>
<line> que a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> "n*s", a t*ndência é que *e crie *m *lima de competição. Qu*m fo*e da regra não é visto com </line>
<line> bons o*hos e *od* ser rech*çado (CONCOL*TTO; RODRIGUES; *LT*AMA*I, 2017). </line>
<line> Essa *in*m*ca cr*a um culto à performance. É res*al*ado * idea* d* merito*racia para </line>
<line> q*e os "vence*ores" sin*a* que serão r**ompensados, ao *esmo tempo em que se *elineiam </line>
</par>
<par>
<line> a*s "pe**edores" os </line>
<line> critérios de pu*ição em c**o de desvi* d*s o*jetivo*. N*vam*nte, mas </line>
</par>
<par>
<line> agora co* </line>
<line> a </line>
<line> estruturação vinda da gestão, são </line>
<line> oti*iza*os os graus de </line>
<line> comparaç** </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> imp*emen*ados os indicad*r*s d* reprovação. O narciso fará de tudo para corres*o*der às </line>
</par>
<par>
<line> expectativas, pois nã* cumprir as e*igên*ias *ndicará um fracasso (EHRE*BERG, 2*10). </line>
</par>
<par>
<line> Em *m contex*o no qu*l a "cultura *o na**isis*o" e a "soc*e*ad* d* espet*culo" *e </line>
</par>
<par>
<line> enc*ntram, novas formas de s**jetiv*ç*o são postas a </line>
<line> *ampo. São *estacados </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *utocentra*ento </line>
<line> do indivíduo em si mes*o e o olh*r do *utro. Tod*via, es*e é *m olhar </line>
</par>
<par>
<line> es*ecular, passivo, *penas de quem assiste *o sho*; não há e*paço para um suc*sso coletivo. </line>
<line> Em meio a tan*a exalt**ão, as *oss*bilidades de sof**mento no trabalho se multiplic*m. </line>
</par>
<par>
<line> Conf*r*e Aubert (1993, p. 85), o stres* *rofissional *ode ser designado como </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> processo de "pertur*ação engen**ada no indivíd*o p**a mobilização ex*essiva de sua e*e*gi* </line>
<line> de **ap*ação *ara * enf*entame*to da* *olicitaç*e* de *eu ambiente pr*fi*sio*al, solicitaç*es </line>
</par>
<par>
<line> estas que </line>
<line> ultrapassam *s capacidad*s atua*s, físicas ou </line>
<line> *s*quicas, *este indivíduo". Já </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> n*urose profissional *o*e ser as*ociada </line>
<line> a u* estado de "*esor**niz*çã*" con*í**a </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> personalidad*, com desdobrament* de uma patolo*ia, asso*iada um </line>
<line> det**minado contexto </line>
</par>
<par>
<line> profissi*nal o* orga*izaci*nal. L*go, é possível compr*e*der a neurose **ofissiona* co*o um </line>
<line> dos efeit*s do *t*ess **ofiss*onal (AUBERT, 1993). </line>
</par>
<par>
<line> Quando indivíd*o é exposto a o </line>
<line> *m a </line>
<line> per*u*b*ção efêmera </line>
<line> dev*do a ** ac*mulo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> pressões, ele </line>
<line> pod e </line>
<line> encont*ar dificuldades *e adaptação, mas **nsegu* "entrar em </line>
<line> or*em" </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> dar continuid*de ao *luxo de *rabalho, pois se t*at* de um stress fu*az. To**via, </line>
<line> *uando as </line>
</par>
<par>
<line> *ontes de s*ress **rsi*tem de forma </line>
<line> imp*acável e a capa**dade </line>
<line> de ada*tação se torna quase </line>
</par>
<par>
<line> nula, cheg*-se a um *ua*ro de *eurose pro*iss*onal. A probl*mática orga*izacional que a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> i*divíduo *stá su*ei** é tão complexa e i*ca**cita*te que ele se to**a impossibil*tado </line>
</par>
<par>
<line> psiquicamente d* respo*der às de*andas que lh*s são impo*tas. Desta*te, os sintom*s </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> R*v. F*A, Ter*sina PI, *. 18, n. **, art. *, p. *28-*43, abr. 202* www*.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. G. Pena, S. A. S. Rocha </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> neurose pode* ser c*mpreendidos como uma pressão *imb***ca de um embat* psíquico </line>
<line> relacionado à conjuntura organizacional (AUBERT, *993). </line>
</par>
<par>
<line> Aubert (1*93) pr*blem*t*za * </line>
<line> neurose profi*sional a pa*tir de **ês cas*s: a </line>
<line> neu*ose </line>
</par>
<par>
<line> p*ofissional traumática, a p*icon*urose pr**issional e a neurose d* exce*ência. A pri*ei*a é o </line>
<line> reflexo de um "dete*minismo exte*ior", *vide*ciado por um conju*t* de acontecimentos qu* </line>
<line> pert*rbam uma per*onalidade qu* *tendia os critérios de san**ade. *ela é desta*ado *ue em </line>
<line> cer*as profiss*es, as agressõe* f*sicas p*de* ser substituí*as p*la* a*re*sões psíqu*cas, </line>
</par>
<par>
<line> torna*do *xpe*iênci*s c*t*dianas </line>
<line> grandes </line>
<line> processos traumatiz*nt**. Já a *s*coneurose </line>
</par>
<par>
<line> demon*tra como a *elação *síquica, estabelecida e </line>
<line> reforçada pelos ind*víduos com suas </line>
</par>
<par>
<line> res*ectivas organiza*ões, expõe u*a *sso*i*ção a conflitos **fan*is. * suj*ito funciona "*omo </line>
<line> *ma caix* *e resso**n*ia dos múltiplos conflitos da organização e isto por**e ele é, por s*a </line>
<line> his*ória, pa*ticularmente *eceptivo" (*UB*RT, 1**3, p. 95). Por *im, como u* *ixo </line>
<line> importante do presente e*tudo, destaco a neu*ose da excelência. </line>
<line> Vi*emo* e* uma soci*dade que privilegia as aparên**a* e os sí*bolo* *ue repres*ntam </line>
<line> * ideal de progre*** e s*cesso. A *de*lizaç*o de um projeto *e exc**ência fa* parte do </line>
</par>
<par>
<line> imagi*ári* *oci*l. *ssa *ultura cria um ambiente narcísic*, vol*ad* ao *ndivid**l**m* e </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> competição. Em *m sistema capita*i***, a* p*ssoas </line>
<line> v*vencia* discurso da excelê*cia em o </line>
</par>
<par>
<line> diver*as *sferas da vida, com ênfase no cont*xto do trabalho. Por s*r uma grande ref*r*nc*a </line>
</par>
<par>
<line> no </line>
<line> processo *e construção soci*l </line>
<line> dos sujeit*s e de s*as autoes**mas, o trabalho *c*ba </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> *orn*ndo o palco **r* a constitui*ão da últim* neu*o*e (F*EITAS, 200*). </line>
<line> *m um tal *ontexto, * in*ivíduo é cond*zido a de*env*lve* e buscar *ma imagem de </line>
<line> si mesmo em co*formidade *om os padrões *xt*riores *e excelência e *e suce*so, às </line>
</par>
<par>
<line> v*ze*, em *etrim*nto de su* *ersonal*dade real. O </line>
<line> p*ocesso neurótico se ins*al* </line>
</par>
<par>
<line> quando a *ida ou * traba*ho n*o trazem m*is a*s indivídu*s a r*comp*n*a qu* e**s </line>
</par>
<par>
<line> e*pera*, s**a po*que eles </line>
<line> n** pe*mitem mais os ideais *u* se tem, se** porqu* os </line>
</par>
<par>
<line> esf**ços demonstrados pe*o indivídu* não são mai* reconhecidos. A *ner**a que </line>
<line> mantinha, até então, esta corrid* ao **cesso, não sendo *ais re*ompensa*a, </line>
<line> degrada-se * a pessoa se prostra (AUBER*, *9*3, p. 102). </line>
<line> Nes*es termos, a re*órica relacio*ada à "e*celência" é tão forte * natura*i*ada *ue os </line>
</par>
<par>
<line> trabalhadores enc*ntr*m dif*culdade *ara d*sas*ocia* esse comando </line>
<line> de s*as </line>
<line> atividades </line>
</par>
<par>
<line> *otid*anas. Ter uma "p*r*orm*nce" de destaq*e a*aba se tornando *m lema **s **ganizações. </line>
</par>
<par>
<line> Franco, *ruck e Seligmann-S*lva (2*10) su*erem que essa retórica *unci*na </line>
<line> como uma </line>
</par>
<par>
<line> ideologia, e*evando ao máximo *s *deais da ex*elê*cia e f*rta*ecendo c*itérios d* perfeição e </line>
<line> super*oridade. Tal entendimen*o de m*ndo se apresenta *omo algo danoso para * vida das </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teresi*a, v. 18, *. 04, art. 7, p. *28-143, *br. 2021 </line>
<line> www4.f*anet.co*.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Excelência? A Que *reço? *ma Dis*ussão Inadiável </line>
<line> *37 </line>
</par>
<par>
<line> pessoas, poi* *gnora limites e a d*ferença dos processos *isio*ógi*os mentais (FRANCO; e </line>
<line> DRUCK; SELIGMANN-SILVA, 2010). </line>
<line> É possível notar um *ipo de "c*erção à p*r*eição humana". O indivídu*, im*actado </line>
</par>
<par>
<line> *elos va*ores d* e*celênc**, relaciona tu*o em sua vi*a * adoção </line>
<line> d*sse discurso, s*ja </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> ordem material ou **mb*li*a. Conforme Siq**ira (2006), quand* o sujei*o es*á hipno*izado </line>
</par>
<par>
<line> por um conjunto de </line>
<line> a*gum*ntos, *o*na-se *a*s f*cil controlá-lo. *s relações de trabalho </line>
</par>
<par>
<line> pa**am * se apoiar *a alie*açã* da mão de obra, q*e muit*s vezes *ão f*z ide*a de que será </line>
<line> *es*artada no *ín*mo sinal *e descum*rimen*o da *orma. Com o in*uit* de ot*m*zar as </line>
</par>
<par>
<line> performances e manter </line>
<line> os *ecanismos de control*, as o*ganizações ut*lizam de diferentes </line>
</par>
<par>
<line> tátic*s p*ra auferir êxito em su* busca por qualidad* e produtividade (F*R*AZ, 2014). </line>
<line> O para*ig*a da excelênc*a l*gitima os pro*e*so* de i*c**sã* e exclu*ão, a c*mpetição e </line>
</par>
<par>
<line> a regulação. Consid*ra*do </line>
<line> que as r*la*ões de obediência, f***l**ade e *d*ração j* </line>
<line> es*ão </line>
</par>
<par>
<line> nat*rali*adas, os sujei**s t*nd** a s* autoavaliar. *ssa a*al*ação "h*erarquiza", "selecion*" e </line>
</par>
<par>
<line> "integra" </line>
<line> *esempenhos co*forme os requisit*s da orga*iza*ão. E* </line>
<line> alguns momentos, a </line>
</par>
<par>
<line> alienação é tão gran*e que os trabalhadores assumem o *iscu*s* organizaci*nal com* a únic* </line>
<line> alte*nativa pos**vel (FERRAZ, 2014; FRANC*; DRUCK; SELIGMA*N-SILVA, 2*10). </line>
<line> Motta (2000) diria *ue, como os melhores postos es*ão desti*a*o* aos que dem*nst*am to*al </line>
<line> adesão, os *ujeitos q*e *ooperam se tornam *erdadeiros "p*opaga*distas da ideol*gia". Lo*o, </line>
<line> e*t*ri* sen** c**ado um palco par* competições de *esempe*hos? </line>
<line> Lima (*9**, p. 25) pontua que as organiz*ções aproveitam o clima *o "narc*si*mo" para </line>
<line> incentivar a rivalidade, já que "a competição apare*e *omo uma fo*ma d* reg*lação *o </line>
<line> *om*ortame*to, muito mais eficaz que * vel*a cen**ra e o velho *hico*e". Ao *ntr*jetar nos </line>
</par>
<par>
<line> i ndi *í duos a </line>
<line> lógica da ex*e*ência, a normatividade disc*plinar se </line>
<line> to*na evide*t*. *m </line>
<line> "La </line>
</par>
<par>
<line> vi*lenc* de l\excellence", Mic*el Mo**oy evide***a que essa vi*lên*ia é fruto da *utileza de </line>
</par>
<par>
<line> s ua </line>
<line> impo*ição, já que </line>
<line> é mais fácil do*inar a partir do fas*í*io (FERRAZ, 2014; FRANCO; </line>
</par>
<par>
<line> DRU*K; SELIGMANN-SIL*A, 201*). </line>
<line> Tod*via, há u* preço a se pagar. * problema tende a ganhar fo**a * p*r*ir do moment* </line>
<line> em qu*, **r alg*ma razão, * sujeit* não é m*is ca*az de *i*ar c*m as *xigências e ritmos de </line>
</par>
<par>
<line> trabalho que **es são </line>
<line> impostos. O indivíd** não consegue mais observar os indicadores de </line>
</par>
<par>
<line> reconhecime*t*, ou m*smo deixa de atribuir valor a e*es. Simboliz*ndo a *ituaç*o, é **mo se </line>
<line> um *alão fos*e es*azi*do em único * ce*teiro golpe, es**indo o sopro art*ficial de uma </line>
<line> idealização narci*ista (AUBE*T, 1993). Logo, "a falta de si*nifi*a***, a frustração narcí*ica, </line>
</par>
<par>
<line> a inu*ilidade *os gestos, *or*am, ciclo *or ci*lo, </line>
<line> uma imagem </line>
<line> na*císica pálida, feia </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mis*rável" (*EJOURS, *01*, p. 6*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Tere*ina PI, *. 18, n. 04, art. 7, p. 128-1*3, abr. 2021 </line>
<line> w*w*.fsanet.com.br/revis** </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> F. G. Pena, S. A. S. Rocha </line>
<line> 138 </line>
</par>
<par>
<line> Dejours (2015) pon**a qu* o sofrimen*o t** início a part*r do mom**to que a relação </line>
<line> "homem-orga*i**ção do tra*alho" fica *loqueada. É * m*mento em que o sujeito já utilizou o </line>
</par>
<par>
<line> máx*mo </line>
<line> de </line>
<line> sua capacidade adap*ativ* e de suas ***ulda*es intelectuais, psicoafeti*as e de </line>
</par>
<par>
<line> *prendizagem. O que dispunha de saber * poder foi utilizado e *ão há mai* *xpectativa de </line>
<line> cumpr*r a tarefa. O *ra*alhador está esgotado, e a porta de entr*d* *ara as do*nças fo* a**rta. </line>
</par>
<par>
<line> *ara </line>
<line> Franco, *ruck * Seligmann-Silva (2010), ele sen*e um abal* no "**rá*er éti*o" </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> fornecia sentido a suas *tividades **of*ssionai*. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo Duart* e Mend*s (2*15), é preci*o </line>
<line> *star aten*o *s *rmadilhas * ameaças </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> mundo do tra**lho. * aumento dos conflitos p*íq*icos e o "esm**a*ent*" *o *ndiv*duo *ntre </line>
</par>
<par>
<line> o *n*eio de trabalho e a exig*ncia de ser*ir, </line>
<line> m*i*o em funçã* do va*or </line>
<line> dado </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> com*etitivid*de, necessit*m s*r problematizados com maio* veemênc**. Como muitas ve*e* o </line>
<line> sujeito encontra-se i*hado, já q** a organização n*o privilegiou a essência do trabal*o </line>
<line> coletiv*, o sofr**ento gan*a força. * soli*ã* * o medo não podem s*r com*art*lha*os </line>
<line> (DUARTE; ME*D*S, *015). Saturados físi*a e men**l*ente, os indivíduos se tornam </line>
<line> apáticos e descrentes *e uma possi*ili*ade de redenção (*O*TA, 2**0). </line>
</par>
<par>
<line> A* </line>
<line> o*ganiz*ções podem representar um *isco ao equilíbrio psíquico de *eus ag*ntes, </line>
</par>
<par>
<line> port*n**, t*rn*-s* f*ndamental a formulação * *ons*lidaç*o de "cana*s de escuta" *ara </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> so*rimen*o laboral. É pre*iso estar atento aos eixo* históri*os, soc*ais, culturais e po*íticos que </line>
</par>
<par>
<line> de*arcam </line>
<line> * c*ntext* ins***ucional, pois a*sim será pos*ível forta*ecer a luta contra </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *rocesso* de adoec*mento. As vivência* de dominação precisam s*r ex*ostas, partic*larm*nte </line>
<line> as que *ão *ão *ec*nhecidas ou que já se encont*am inst*tucionali*adas (CAR*ALHO et al., </line>
<line> 20*4; DUARTE; MEN*ES, 2015). </line>
</par>
<par>
<line> A agressão da or*anização do tra*alho *ode, mesmo </line>
<line> d*sconsideran*o ques*ões </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> ordem físi**, quími*a e biológi*a, foment*r o </line>
<line> **arecim*nto de "do*nças somá*icas" e não </line>
</par>
<par>
<line> apena* "*síquicas". Como bem po**uado por Dejours, o aparelho ment*l não * uma mer* </line>
</par>
<par>
<line> seção do *rganis*o, j**tapos*o ao coletivo *o*ma*o p** musculaturas, órgãos *en*oriais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ísceras. * desestru*uração da *ida psíquica tende a gerar </line>
<line> desdobramento* na saúde **sica </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> mental (DEJO*RS, *015). </line>
</par>
<par>
<line> Desse m*do, fica e*idente *ue a d*voção e idealiz*ção ** exce*ênc*a t*ndem * *carretar </line>
</par>
<par>
<line> desordens p**quicas, muitas vezes se* possibil*dade ** rede*ção. O </line>
<line> su**ito *ue busca </line>
</par>
<par>
<line> incessantemente **tisfazer seus id*ais *e pe*fei*ão no trabalho, muito provavelmente *hegará </line>
</par>
<par>
<line> a um **tado </line>
<line> de comp*eta an**st*a q***do percebe* que *s critérios de exce*ê*cia foram </line>
</par>
<par>
<line> criados </line>
<line> pa** </line>
<line> não *erem **cança*os, mas p*r* incutir nos sujeitos uma bu**a in*essante por </line>
</par>
<par>
<line> altas performances. Já **en*e d*s cust*s </line>
<line> de s*a *sc**ha, </line>
<line> ele dev* es*olh*r entr* ma*ter-se </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *S*, Teres*na, v. 1*, n. 04, art. 7, p. 128-1**, abr. 2021 </line>
<line> w*w4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Excelência? A *ue Preç*? Uma Discussão *na*iáv*l </line>
<line> 139 </line>
</par>
<par>
<line> nesse ciclo doent*o e submeter-** à disciplina, o* **tar por condições d* trabalh*s </line>
<line> sustentávei* (*UBERT, 199*; L*M*, 1*95). </line>
<line> Duas *a* formas *a*s reco*rent*s de manifestação *o ad**cimen*o no trabalho *evido à </line>
<line> cultura da excelência *ão: a ansiedade, talvez um *os *ndicadores iniciai*; e a depre**ão, um </line>
<line> **s quadros mai* graves a s*r di*cutido. *ntes de fazer *lgu*s apo**a*entos so*re a* duas </line>
<line> *uestões, é prec*so tecer uma consideração so*re a *rime*ra. Além *e muitas vezes s*r </line>
</par>
<par>
<line> banaliz*da por *queles que *scutam as q**ix*s, * que </line>
<line> d*manda </line>
<line> uma *e*isã* da qu*stão, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> an*i*dade é *m tó*ico importante de anál*se por se* menos investigada. *orrobora*o* </line>
</par>
<par>
<line> Dejours (2015) no s**tid* de q*e a insatis*açã* </line>
<line> e a ans*edade são dimens*es sempre </line>
</par>
<par>
<line> evidenciadas na anál*se de contexto de t*abalho. Todavia, tornou-se cultural dar mais espaç* </line>
</par>
<par>
<line> aos e*tudos s*bre "insatisf*çã*" do que ao tema da </line>
<line> "ans*edade". *ortanto, entendemos </line>
<line> qu * </line>
</par>
<par>
<line> *eja b*silar dar maior *itidez a </line>
<line> esse c*i*ério, po*s ele é corrente e m* apa*enta ser mais </line>
</par>
<par>
<line> expr*ssivo n*s dinâmicas de trabalho. </line>
<line> Podemos or*enar os difer***es tipos d* ans*edade em trê* eixos. O primeiro tra*a ** </line>
<line> ansied*de con**rnente à *egradaçã* do de**mpe*ho mental * do **uilíbrio psicoafeti*o. Est* </line>
</par>
<par>
<line> é produzida pela deco*posição *as rela*ões *sicoafetivas autên**ca* entre os </line>
<line> pares, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> surgimento das suspeitas e da discriminação, ou p*las trocas vio*entas causadas pelo si*tema </line>
<line> de hie*arquias. A segun*a il*st*a a ansiedad* a partir da degradação do organismo, um risco </line>
<line> em*nente à saúde física. Ela agrega as p**simas condiçõ** de t**ba*ho e os r*scos ao corpo de </line>
<line> d*st*ntas **rm*s: riscos de *cidente* (*ueim*dur*, f*r*men*os *ivers*s e *o*te); doe*ças de </line>
<line> caráter profissional; elev*ção dos indi*adores *e morbidade; * as famosa* doenças </line>
<line> "psicossomáticas". Po* fi*, tem-se a ansied*de c*nst*u*da **la "disci*li*a da fome". A*esar </line>
</par>
<par>
<line> de *odo o sof*imento </line>
<line> menta*, os traba*hadores * v*vem para cons*guir "sobrevive*". Essa </line>
</par>
<par>
<line> t**ceira ansi*dade nã* integra diretamente a cor*e*a*ão "home*-organiza*ão do trabalho", </line>
<line> toda**a é, *cima d* to*a* as questões, sua c*nd*ção (DE**URS, 2*15). </line>
<line> *demais, *ambém preci*amo* *azer alguns apont*mentos sobre * depr*ssã*, *oença que </line>
<line> ac*mete um n*m*ro *ssustad*r d* p*ssoas a* redor do *undo (WO*LD H*ALTH </line>
<line> OR*ANIZATION, 2018). Os mecanismos que * sus*entam deve* ser d*sv*l*dos em t*d*s a* </line>
<line> suas *imens*es. Inicialmente, recorremos à seguinte contribuição para d*r *ase às *iscussõ*s </line>
<line> futuras. </line>
<line> A v*vência d*pressiva condensa de alguma m**eira os *entime*tos de indi***d*de, </line>
</par>
<par>
<line> de in*tilidade e d* desqu*lificação, amp*iando-os. E*ta depressão é domina*a </line>
<line> pelo </line>
</par>
<par>
<line> can*a*o. Cansaço que se origina n*o só dos esf*rços *usculares e psicossenso*iais, </line>
</par>
<par>
<line> *as q*e r*sulta sobretudo do estado dos trabalhado*es taylo**za*os. Executar </line>
<line> uma </line>
</par>
<par>
<line> t*refa s*m investim*nto ma*e*ial ou afetivo exig* a pro*ução de e*forç* e de </line>
<line> *ontade, em outr** cir*un*tân*ias su*orta*a p*lo j*go da *otivação e do desejo. A </line>
<line> **v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *4, art. 7, *. 128-1*3, abr. 2021 w**4.fsanet.*om.b*/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. G. Pena, S. A. S. *o*h* </line>
<line> *40 </line>
<line> viv*ncia **pre*siv* alimenta-se da se*sação de a*ormeci*e*to inte*ect*al, de </line>
<line> anq*i*ose mental, d* *aralisia *a *ma*ina*ão e marca o triunfo do condic*o*am*nt* </line>
<line> ao com*ortamen*o pr*dutivo (DEJOURS, 2*15, p. 63). </line>
</par>
<par>
<line> Qu*ndo os su*eitos estão p*esos *o i*aginário organi*acional da excelê**ia e *cabam </line>
<line> vivenciando a ilusão *om * *raba*ho, a depressão oportunam*nte **ma o seu lugar. Como *ito </line>
</par>
<par>
<line> por Ehrenber* (2010), a depress*o é a "patolo*ia da </line>
<line> i*sufic**ncia". Os in*ivíduos sempre </line>
</par>
<par>
<line> *ent*m a falta d* alg*, *esm* *ue não consigam de*ominá-l*. O se*timento *e impo*ê*cia se </line>
<line> c****na com o de frac*sso e ger* gran*e* males à **da hum*na. </line>
<line> 3 CONS*DERAÇÕES FINAIS </line>
<line> Após todo o enlaçamento t*órico - q*e de*e s** t*mado como algo embr*o*ário, aberto </line>
</par>
<par>
<line> a novas contribuições - </line>
<line> desenvolvido sobre os impactos da n*uros* d* e*celênc** n* saúde </line>
</par>
<par>
<line> do* tr*ba*h*d*res contem*orâneos, fazemos o coro aos inúmeros autores (AUBE*T, 1993; </line>
<line> C*R*ALHO et al., 2014; CONCOLAT*; RODRIGUES; OL*RAM**I, *017; DEJOUR*, </line>
</par>
<par>
<line> 201*; DUARTE, </line>
<line> 2015; E**ENBE*G, *010; FERRAZ, 2014; F**N*O; *RUCK; </line>
</par>
<par>
<line> *ELIGMANN-SILVA, 20*0; FREI*AS, 2000; LIMA, 1*95; M*TTA, 2000; *ELIGMA*N- </line>
</par>
<par>
<line> SILVA, 201*; SIQUEI*A, 2006) qu* sugerem </line>
<line> que, mesmo em quadros c*mple*os de </line>
</par>
<par>
<line> sofrime*t*, * possí*el tecer estraté*ias de resist*ncia. As neuroses, psicose* e de*ressões </line>
<line> podem se* con*ra*alancea*as a partir de um *onjunto d* es*rat*gias defe*si*as, *ejam elas </line>
</par>
<par>
<line> coletivas </line>
<line> ou *ndi*idua*s. Lima (1*9*) já pontuava que o sujeito n*o é uma "ma*sa *morf*" </line>
</par>
<par>
<line> t*talmente passi*a </line>
<line> às model*gens da organi*ação *o trabalho. Alinhado </line>
<line> *o argumento de </line>
</par>
<par>
<line> *reitas (2000), *ntende*os que é preciso d*senvol*er me*anismos *ue *ejam *apazes </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> rea***har os proce*sos de *rabalh* para, então, *onstruir um ambient* sust*ntáv** e harmôni*o </line>
<line> par* todos os envolvidos. </line>
</par>
<par>
<line> Ant*s de *uscar </line>
<line> nov*s *ormul*çõe*, é *re*iso ad*itir o conflito (L*M*, 1995). </line>
</par>
<par>
<line> Anteriormen*e, as ba*alhas pela sobrevivênc*a co*denavam a *xtens*o do tra*alho; agora, *s </line>
<line> embates *evem se ce*trar nas cond*ções de trabalho. Como tudo é *m proces*o d*nâmico, é </line>
</par>
<par>
<line> cruc*al investigar *s questões estruturais que fomentam o problema *ue está posto, sem </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> euforia *e investigações superfi*iais, meramente performá*icas (CHAUI, 201*). E* tempos </line>
</par>
<par>
<line> de pr*c**ização do trabalho, </line>
<line> o p*ocesso r*ivindicativo de*e *e es**belecer *e mo*o </line>
</par>
<par>
<line> fundam*ntado, sem cair no er*o de apontar c*lp*dos * *ão s* e*t*b***cer uma autoc**tica </line>
<line> (D*J*URS, 2015; FERRA*, 2014). Fa*-se re*evante com*r*en**r *omo emold*rar um nov* </line>
<line> a*b*ente *e tra*al*o que p*eze pel* coop**açã*, e não pela competi**o. *ua**e e Mendes </line>
<line> Re*. FS*, Ter**in*, *. 18, n. 04, art. 7, p. 128-*43, abr. 2021 ww*4.*sa*et.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Excelência? A *ue Pr*ço? Uma *i*c*ss*o Inadiável </line>
<line> *41 </line>
</par>
<par>
<line> (2015) pontuam que é preciso *ugi* da cultura que *e est*beleceu no Brasil, a de silenciar </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> menos*rezar os *ue *utam, além de banalizar * so*rimento no trabalho. *or fim, com </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> ex*ectativa de </line>
<line> dar contin*idade à *o*strução </line>
<line> desse conhe*imento, retom*m*s Fer*az (2014) </line>
</par>
<par>
<line> para en*atizar </line>
<line> **e esp*ra*os que est* </line>
<line> in*esti*a*ão p*ss* contribuir par* a *om**eensão </line>
</par>
<par>
<line> p**ifô**ca das relaçõe* de traba*ho ** atuali*ade, pr*ncipa*mente no âmbito da pós-graduação </line>
<line> stricto sensu. Como dito por *m(a) *oet* **ntemp*râneo(a): "viver não ca*e ** Latt*s!". </line>
<line> *E*ERÊNCI*S </line>
<line> AU*ERT, N. A ne*rose profissional. Revis*a *e *dm*nistração *e Empresas, São Paulo, </line>
<line> v.**, n. 1, p. *3-*05, ja*./fev.1*93. </line>
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<line> p*oletário". Far*l - R*vis*a de Estud*s Organ*za*ionais e Socie*ade, Belo Horizo*te, v. 1, </line>
<line> n. 2, p. 383-4**, dez. 2014. </line>
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<line> S. A. S. Rocha </line>
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<line> 1) concepção e plane*ament*. </line>
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<line> 2) análise e interpreta*ã* dos *ados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
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<line> 3) elabora*ão do rascunho ou n* revisão c*ítica d* *onteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
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<line> 4) *arti*ip*ção na aprovaçã* da versão final do m*n*scrit*. </line>
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