<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 04, art. 7, p. 128-143, *b*. 20*1
</line>
<line>
ISSN Impresso: *806-6356 I*SN Ele*rônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/20*1.18.4.7
</line>
</par><par>
<line>
E*celência? A Que Preço? Uma Discuss*o *nadiável
</line>
<line>
*xc*llenc*? *t What Price? A C**cial Discus*ion
</line>
</par><par>
<line>
Felipe G*uvêa *e*a
</line>
<line>
Doutora*do em Adminis**ação *ela Ponti*íci* Unive*s*dade Ca*ólica de Minas Gerai*
</line>
<line>
Me*trado em Admini***ação pela *niversidade Fe*eral de Mi*as Gerais
</line>
<line>
Pr*fessor do Centro *ni*ersitário de Be*o Horizon*e
</line>
<line>
E-*ail: feli**gouvea*@ho*mail.com
</line>
<line>
Sim*n* *parecid* Simões Rocha
</line>
<line>
Dou*o*a em Engen*aria de Prod*ção pela Universi*ade *ederal do Rio *e Ja*ei*o
</line>
<line>
Pro*essora da *ni*e*sidade Fe*era* de Ouro Preto
</line>
<line>
E-*ail: simone.rocha2004@yahoo.com.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: Feli*e *o*v*a P*na
</line>
<line>
Ed*tor-**efe: Dr. Tonny Kerl*y *e Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Progra*a de Pós-g**d*ação em Administração - A*. Itaú,
</line>
<line>
R*d*igues
</line>
</par><par>
<line>
525, **m *abr*l, CEP: 305*5012, Belo H**izonte/M*,
</line>
</par><par>
<line>
Brasil.
</line>
<line>
*rtigo rec*bido *m 20/02/202*. Última
</line>
<line>
v*rsão
</line>
</par><par>
<line>
E*dereço: Si**ne Aparec*da Simões Roch*
</line>
<line>
rec*b*da em 02/03/2021. Aprov*d* em 03/03/*021.
</line>
</par><par>
<line>
Ins**tuto d* Ciências Sociais e Ap*icada* - *. do Catete,
</line>
</par><par>
</page><line>
166, Centro, CEP: 3*420-000, M*riana/MG, Brasil.
</line>
<line>
Avaliado *elo si*t*ma Triple *eview: Des* Rev*e* a)
</line>
<line>
pe*o Editor-Chef*; e b) Double Blind Revie*
</line>
<line>
(avaliaçã* ceg* p*r dois *valiadores da área).
</line>
<line>
R*visão: Gram*ti**l, Norma*iva e d* Forma*a*ão
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Ex*elência? A Que Preç*? Uma *iscussão Inadi*vel
</line>
<line>
129
</line>
</par><par>
<line>
RESUMO
</line>
</par><par>
<line>
Es*e **sa*o teve com* objetivo pr*ble*atizar os im*actos da ne*rose da
</line>
<line>
excelência na vida
</line>
</par><par>
<line>
do* tr*ba*hadores contemporâneos. Com* as org*niz*ções, incluindo a universi*ade, são um
</line>
</par><par>
<line>
e*pel*o da socie*ade, espera-se
</line>
<line>
que o texto susci*e reflexõ** especiais no âmbito da pós-
</line>
</par><par>
<line>
gra*u**ão *tricto s**su, p*lc* d* *xpectati*as e lu*as cotid*anas de mest*a*dos e do*torandos.
</line>
</par><par>
<line>
Para tanto, foi c*n*t*uída uma pro*lematização a p*r**r *e **teraturas co*temporâneas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
clá*si*as so*re a neur*se da exce*ência o *doecimento no trabalho. Trata-se de um t**to e
</line>
</par><par>
<line>
voltado à re*lexão sobre o fenômeno e s*u*
</line>
<line>
desdobr*mentos na *i*a *os sujeitos. É preciso
</line>
</par><par>
<line>
lutar po* um novo a*b*ente de trabalho que *reze pe*a *ooperação, e não pela comp*tiç*o.
</line>
<line>
Palavras-*ha*e: Neurose d* Excelênci*. Adoeci*e*to. **aba*h*. U**versid*de.
</line>
<line>
A*S**ACT
</line>
</par><par>
<line>
*his
</line>
<line>
*s*ay is *imed *t discussi*g **e impac*s of ne*rosis o* *x*ellence
</line>
<line>
on *ontemporary
</line>
</par><par>
<line>
employees\ l*ves. Considering
</line>
<line>
organizations as *irror images of society, as w*ll as
</line>
</par><par>
<line>
universities, we expect the t*xt to g*nerate singular idea* targeted *n St*icto S*n*u
</line>
</par><par>
<line>
Pos*graduate
</line>
<line>
program, a con**xt o* expectati*ns and
</line>
<line>
daily s*ruggles for Master's and PhD
</line>
</par><par>
<line>
students. T**refore, we develop*d the discussion bas*d on co*temporary and cla*sic literature
</line>
</par><par>
<line>
on
</line>
<line>
neurosis of *xcelle*ce a*d illness at work. It is
</line>
<line>
a
</line>
<line>
*ext tha* stimulate *houghts ab*ut
</line>
<line>
t h*
</line>
</par><par>
<line>
phen*menon *nd its consequences fo* employees\ lives. We *us* strive for a n*w work
</line>
<line>
environment t*at values co*peration rath*r than competi*ion.
</line>
<line>
Keywords: Neuro**s of Excellen*e. Illness. Wor*. University.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina PI, *. 1*, n. 04, art. 7, p. 128-143, abr. 2*21
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. Pe*a, *. *. S. Rocha
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
1 PRO*LEMÁT*CA
</line>
</par><par>
<line>
Metamo*foses s*ncronas trouxeram ao m*nd* n*vas * sofistic*das formas de dom*na*ão
</line>
</par><par>
<line>
e p*ecarização *o t*abal*o. Com iss*,
</line>
<line>
ex*andiram-se os ní**is de sof**mento
</line>
<line>
social e *o*
</line>
</par><par>
<line>
possível o*ser*ar **ansições na rela*ã* capital-trabalho. Essas m*danças arti*uladas,
</line>
<line>
subli*hando as *anifestaç*es *e co*trole, * fomento do de*gaste *umano e a materiali*ação
</line>
<line>
*lí*ica *e tal quadro, *izeram *om qu* a *aúde mental *e *or*a*se um* pauta con*emporâne*.
</line>
</par><par>
<line>
O modo c*mo os proc*ssos
</line>
<line>
de sofrimento psí*uico se est*uturou e * forma como se
</line>
</par><par>
<line>
silencia**m essas ques*ões evid*nciaram grandes desafios para as po*íticas soc*ais do **cu*o
</line>
<line>
XXI (SELIGMAN*-SILVA, 2***).
</line>
<line>
No "Atl*s de Saúd* Mental", a Organiza*ão Mu*d*al da Sa*d* (OM*) pon*uou q*e, *o
</line>
</par><par>
<line>
longo da vida,
</line>
<line>
um em cada dez indi*íduos demanda**
</line>
<line>
cuidados por con*a da saúde me*tal.
</line>
</par><par>
<line>
*odavi*, * r*tmo de inve*timentos *a área se compro*a i*suficiente para atender a *ili*ência.
</line>
<line>
E* nações de re*da média e b**xa, os go*ernos co*tumam *esembolsar valores inferiore* a 1
</line>
</par><par>
<line>
dól** per capita. O *asto
</line>
<line>
c*m ***f*s*iona*s *a área *ambém é algo *reo*up**te. Em paíse*
</line>
</par><par>
<line>
pobres, o número de trabalhador*s p*ra *idar com a saúde mental é insi*nificante, c*egando a
</line>
<line>
uma proporçã* d* do*s pr*fissionai* pa*a ca*a **0 mil habitant*s. *ara se ter uma dimens*o
</line>
</par><par>
<line>
do abismo
</line>
<line>
de difere*ça*,
</line>
<line>
e* países *ico* a relação **eg* a *er de mais d*
</line>
<line>
7*
</line>
<line>
profissionais
</line>
</par><par>
<line>
pa*a ca** *** mil hab*tantes, considerando a*nda o aporte financeiro de 80 dólares p** capita
</line>
<line>
(WOR** H*ALTH OR*ANIZATI*N, 2*18).
</line>
<line>
A *n**nsifi*a*ão dos r**ursos em sa*de mental tem se mostr*do insufic**nt*. O* dad*s
</line>
<line>
apresentados al*rtam que a *alta *e investime**o na pauta tr*rá custos pa*a outros se*ore* da
</line>
<line>
*o*ie*ade. Segundo a OM*, *a*a dólar que end*s** o trata*ento *e tr*nstorn*s men**i*,
</line>
<line>
como a ansi**ade e a **pressão, reflete um r*torno d* 4 d*lares em a*pectos como qua*idade
</line>
</par><par>
<line>
de vi*a predispos*ç*o a* tra*alho. Nes*es te*mos, o levanta**n** respal*a-se em várias e
</line>
</par><par>
<line>
fon*es
</line>
<line>
par*
</line>
<line>
afi*mar que um a*bient*
</line>
<line>
l*bo**l neg*tivo tende a ser palco *e di*âmicas de
</line>
</par><par>
<line>
sofr*m*nto * prob**mas de saúd*, seja n* *imen**o física *u *en*a* (WORLD HEALTH
</line>
<line>
ORGANI*ATION, 2018). Os dad** d*mons*ra* que *is*utir a temát*ca *ei*ou de s*r ap***s
</line>
<line>
oportu*o e passou a *er n*cessário.
</line>
<line>
No Brasil, o tema "adoecimento mental e *raba*ho" passou a ser visto nos últi*os anos
</line>
<line>
com mais cuida*o, mas não por uma medid* prevent*va; os inúmeros cas*s j* *testam *u* as
</line>
</par><par>
<line>
eve*tuais a*ões
</line>
<line>
poss*em *m *a*áter *orretiv*. Tai* i*form*ções são confirm*das, dentre
</line>
</par><par>
</page><line>
out*as fo**as, po* *a*os d* *ecreta*i* de Prev*dência do Minist*ri* da F*ze*da. Se*un*o
</line>
<line>
relatório, no período de 2012 a 2*16, o* *r*nstornos "menta*s * comporta**ntais" foram a 3ª
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 04, art. 7, p. 1**-143, abr. *02* w*w4.fs*net.com.*r/r*v*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Exc*lência? A Que Preço? *ma Disc**são Ina**ável
</line>
<line>
*31
</line>
</par><par>
<line>
maior ca*s* de incap*citação pa*a o trabal*o. F*ram solic*tados 66*.927 p*d*d*s de auxí*io-
</line>
<line>
doença a* long* dos cinco anos. O relatório ind*ca que muito* tr*bal*ado*es não rec*nhece*
</line>
<line>
a doe*ça mental, muitas vezes em função da *e*ação com as em*resas, que, usualm*nte nã*
</line>
<line>
*once*em apoio e acaba* con*ribui**o para os agravos p*íqu*cos dos **ncionários
</line>
<line>
(*ECRETARIA *E PREVIDÊNCIA, *0*7).
</line>
</par><par>
<line>
À vista dis*o, re*o**emos
</line>
<line>
a Ch*ui (2015)
</line>
<line>
para
</line>
<line>
afirm*r que essa p*oble*át*ca
</line>
</par><par>
<line>
c*ntemporânea *o mu**o do *rabalho ganhou *spaços *os ma*s dive*s** tipos de organização
</line>
<line>
no Brasil, como exempl*, as univer*idades. E* maté*ia public*d* no J*rnal Esta*o de Min*s,
</line>
</par><par>
<line>
é *lust**do c*mo adoecime*to me*ta* *bateu * a*biente ac*dê*ico, sendo destaque o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contexto da pós-graduaç**. S*gundo a re*o*tage*, os cursos de mestra*o e doutorado, *ntes
</line>
<line>
*i*tos **m* uma oportunida** de *prendiza** e *re*c*mento pr*fis*i*nal, *gora *ambém sã*
</line>
<line>
visto* como espaços de agoni* e sofrimento. E*fatizan*o a Universid*de Federa* de Minas
</line>
</par><par>
<line>
*erais, m**
</line>
<line>
ponderando que *ssa *ão uma excl*sividade da inst*tuição, o lev*ntame**o é
</line>
</par><par>
<line>
demonstrou como o aumento no registro de casos de ado**imen*o me*tal *ntre estudantes tem
</line>
<line>
sido con*tante *a pós-graduação. Posicionamentos de *isc*nt*s, co*fir*ados pel* reitoria,
</line>
</par><par>
<line>
indica* *asos
</line>
<line>
** *ngústi*, ansiedade, de**es*ão,
</line>
<line>
us o
</line>
<line>
de med*camentos co*trolados e até
</line>
</par><par>
<line>
c*sos extremos, co*o tentativ*s de s*icídio ou efet*va confir*açã* do ato (LOPES, *017). A
</line>
<line>
unive*sidade está doe*te. Mas, po* que *sso ocorre? Cabe uma p*quena r*to**da.
</line>
<line>
*haui (20*5) a*irma que houv* uma *utação no signific**o de universidade. Co* as
</line>
<line>
*udanças de ordem global * a pres*nça do ne*li*eralismo, mudo*-se * estrutura de produção
</line>
<line>
do conhec*mento. *esd* s*u nas**mento *o *on*exto europe* *o século XIII, a univer*id*de
</line>
<line>
sempre se caracter*z*u como uma instituiçã* *o*i*l. Segundo * *esqui*adora, dois pri*cí*ios
</line>
</par><par>
<line>
se ap*esentaram *omo b*silares: o reconhecimento
</line>
<line>
público de suas contribuiçõ*s p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
s*cieda*e, * que favo*ec*u a sua legitimida*e; e o pre**ito de
</line>
<line>
diferenci*ç*o, que
</line>
<line>
p*rmitia
</line>
</par><par>
<line>
certo *rau de auto*omia f*ente out*as instituições. C*m ta*s *ir*trizes, a uni*e*sidade a
</line>
<line>
*oderna consolidou-se * partir da independênci* do *abe*, bu*cando comp*rtilhar e *onst*uir
</line>
<line>
conhecimentos co*eti*os e diversos (CHAUI, *01*).
</line>
<line>
Todavia, o* id*ais básicos de formação, re*lexão, *riação e crítica tomaram, em alguma*
</line>
</par><par>
<line>
situações, rum*s *on*rários aos propó*it*s de democ*at*zação do
</line>
<line>
saber. * cons**u**o da
</line>
</par><par>
<line>
"universidade de result*dos" nos anos 198* e da "universidade operacional" * pa*tir dos a*os
</line>
</par><par>
<line>
1990 demonstrou como o ambien*e acadê*ico *oltou-s*
</line>
<line>
*ara *i mesmo e *d*tou o di*cu*so
</line>
</par><par>
<line>
d* mercado. A e*icácia * o *uc*sso, *ão propalados pe*o capitalismo, t*rnaram-se valores
</line>
<line>
importa*t*s pa*a a univ*rsi*ade. D*finida p*r diretr*z*s e códigos totalmente alheios a* sa*e*,
</line>
</par><par>
<line>
ao c*nhecimento e à f*rmação intel*ct*a*, a u*ive*sid**e s*
</line>
<line>
pulveriz*u em *icro
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a PI, v. 18, n. 04, art. 7, p. 128-143, **r. 2021
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/r*vis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. Pena, S. A. *. Ro*ha
</line>
<line>
132
</line>
</par><par>
<line>
organizaçõe* de comp*tições ins*nas, *ue a*oe*em seus *ocen*es e discentes,
</line>
<line>
imp*dindo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
construção s*udável *a ciên*ia (CHAUI, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
Defende*os a tese de que uma das princi*ais razõe*, se não a principal, *ara esse
</line>
<line>
cont*xto *e so*rim*nto no ambi**te acadêmico é * neurose da excelência (A*BERT, 1993).
</line>
</par><par>
<line>
T**ta-s*
</line>
<line>
de um
</line>
<line>
ite* que abate t*do* aquele*
</line>
<line>
que bus*am, incessantemente, * alta qualidade
</line>
</par><par>
<line>
*o trab*l**, a s*pre*acia * * destaque em seu c*mpo **ofissional, esquecendo-se da saúde e
</line>
</par><par>
<line>
d* qualidade de vida. S*o criadas pe*sonalidad*s narcisista*, f*cadas ape*as
</line>
<line>
na **sca pe*o
</line>
</par><par>
<line>
*econh*cimento social e na defe*a *e **** próp*ios interesses. Nes*es term*s, c*mo essa tem
</line>
<line>
sido uma *iscu*s*o constante, tendo a pensa* qu*, em diver*os **men*os, a universidade não
</line>
<line>
fa* mais *m* crítica sobre si próp*ia, aca*a se a*astando de s*u* id**is e a*oec*ndo. Criou-se
</line>
</par><par>
<line>
uma cultura da
</line>
<line>
performanc* na ac*demia, muito a*socia*a ao
</line>
<line>
que vem sen** po*tuado no
</line>
</par><par>
<line>
merca*o,
</line>
<line>
e isso levou a c*mpetições e à reversão do ca*áter ** comunidade, de
</line>
</par><par>
<line>
compartilham*n*o de *onstr*ção coletiva. Para cumpr*r as exigê*cias diversas, seja* *las e
</line>
</par><par>
<line>
exter*as ou internas, os indivíduos acabam
</line>
<line>
a*sumindo discurso da excel*ncia, mas o
</line>
<line>
não
</line>
</par><par>
<line>
visam a ela *e forma sustentável.
</line>
</par><par>
<line>
Em *evant*mento feito p*l* A***cia*ão N*cional d* Pós-Graduandos (ANPG), é dito
</line>
<line>
que os indicadores de d*pr*ssão e outros distúrbi*s p*íquicos estão muito elevado* *a pós-
</line>
</par><par>
<line>
gr****ç*o,
</line>
<line>
e
</line>
<line>
est* t*m si*o uma questão **nda muito *ilenci*da. Conf*rm* publicação,
</line>
</par><par>
<line>
fo*taleceu-se uma
</line>
<line>
cultura d* "no pai*, no *ain" nas universi*ades. O sa*r*fício *em sendo
</line>
</par><par>
<line>
ressal*ado em prol da
</line>
<line>
excelência, e isso se ali* ao am*ient* de com*eti*ão sem limit*s, seja
</line>
</par><par>
<line>
pr*st*gio ou recursos, o "céu (*u o inferno)" se tornou o lim*te (J**TA, 2017).
</line>
<line>
Em re*lex*o opo*tu*a, *o*d Jr. (*0*8) assinala qu* os mestrando* * douto*and** têm
</line>
<line>
encontr*do dificu*dades em "assimi*ar e dom*nar o e*tado da arte do conheciment*", p**a
</line>
</par><par>
<line>
então ge*ar uma *olabora*ão ef*t*va.
</line>
<line>
Além disso,
</line>
<line>
tem sido intens*fi***a a ideia de que os
</line>
</par><par>
<line>
tra*alhos precisam gera* u* impacto *rático - *lgo qu*
</line>
<line>
p**e s*r proble*atizad*, tanto
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
ente*dime*** do que s* considera como "prá*ico" quan*o pela forma com* isso s*a **mo uma
</line>
</par><par>
<line>
demanda do *ercad*, e *ão da ciência. Os *arâmet*os
</line>
<line>
globai* de qualidade têm i*pactado
</line>
</par><par>
<line>
diretamente quadr*s de adoecimento
</line>
<line>
na pós-grad*ação. Em pesquis* public*da na re*ist*
</line>
</par><par>
<line>
Nature Biotec*nolo*y, *onduzid* pela professora Tere*a *. Evans (U*iver*id*de do Texas),
</line>
</par><par>
<line>
foi in*icado
</line>
<line>
que existe um* forte *rise men*al *o âmbito da
</line>
<line>
pós-graduaç*o em
</line>
<line>
dime*são
</line>
</par><par>
<line>
m*n*ial. O est*do, que *ont*u com 2,3 mil mestrandos * d*ut*randos de *6 paí*es, rev*lou
</line>
</par><par>
<line>
que 40% dos entrevista*os
</line>
<line>
*presentava*
</line>
<line>
t*xas m*derada* ou
</line>
<line>
*lta* de ansiedade,
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
assu*tadores 39%
</line>
<line>
demons*raram
</line>
<line>
sinais d* depressão moder*da ou severa - de*o*strando
</line>
</par><par>
<line>
como es*a é uma
</line>
<line>
quest*o at*nente ao ca*po
</line>
<line>
un**ersitário; essa última ta*a represen*a um
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. *SA, Te*esina, v. 18, n. 04, a*t. 7, p. 128-143, abr. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Exc*lência? A Que Pre*o? Uma Discussão Inadiável
</line>
<line>
133
</line>
</par><par>
<line>
múltiplo do que **i en**ntrado no restante da p*pu**ção, c*rca de 6%. Não é primeira
</line>
<line>
investigação que sinaliza esse quadro alarma*te (*O*D JR., *018).
</line>
<line>
Os desafio* s*o inúmero* e de*andam reflexões constantes por p*rte da academia. É
</line>
<line>
preciso apre*entar *i*p*sição e int*re*se sobre o tema da sa*de mental, po** apenas u*a
</line>
</par><par>
<line>
*nálise crí*ica s**á capaz
</line>
<line>
de reordenar *s *sforços contra os quadro* de s*frimento
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
adoecimento na *ós-gr*duação (*ELIGMA*N-SILVA, 2011). Para tanto, é fundamental
</line>
</par><par>
<line>
considerar a
</line>
<line>
possibilidade de r*sistência, avalian*o as est*at*gias d* d**es* e lu*a por uma
</line>
</par><par>
<line>
excelência sustentável. * prob*ema não é a u*ive*si*a*e em si, mas um conjunto de ques*ões
</line>
</par><par>
<line>
*s*ru*uran**s q*e foram sendo *nsti**cional*zadas e p*ec*sam se* revistas (LIMA,
</line>
<line>
1995).
</line>
</par><par>
<line>
Mes*o **m as angústias do *rab*lho, sempre * possível adotar estraté*ia* e c*mbater
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
adoecimento, q*e diversa* vezes pare*e imperativo à
</line>
<line>
atividade labor*l (DEJ*URS, 20*5).
</line>
</par><par>
<line>
Ne*ses termos, es**
</line>
<line>
ensaio t*ve c*mo objetivo pr*blematizar os i*pactos da neu*ose
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
e*celênci* *a vida dos *rabalhadores conte*porâ*eo*. C*mo as *rg*nizações, incluin*o
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
univ**sida*e, são um **pelho da socied*de, *spe*a-s* que o *ext* sus*ite refle*ões *speciais
</line>
<line>
no âm*ito *a pós-graduaçã* st*icto sensu, palc* de expect*tivas e lutas *o*idianas de
</line>
<line>
mes*randos e doutorand*s.
</line>
</par><par>
<line>
Por f*m, notamos
</line>
<line>
algum*s grandes
</line>
<line>
questões q** justif*cam o **abalho. A pr*meir*,
</line>
</par><par>
<line>
tal*ez
</line>
<line>
uma *as mais opo*tun*s, é c*mpromisso o
</line>
<line>
com a lin*a *e in*est**açõe*
</line>
<line>
cr*tic*s no
</line>
</par><par>
<line>
âmbito *o en*ino. O
</line>
<line>
o**etivo
</line>
<line>
*ão seria ape*as for*ar a c*í**ca pela crítica, u*
</line>
<line>
**oces*o
</line>
</par><par>
<line>
puramen** de denúnci*. Acreditamos que se*a mais *de*u*do ofer*c** espaços e *ecanismo
</line>
<line>
*e discussã*, estruturados e fundamentad*s, para, *ntão, gera* *ma tra*sf*rmação efetiva na
</line>
<line>
s*cied*de e n*s modos de pen*ar. *a segunda questão, *ertinente ao mome**o de incertezas
</line>
</par><par>
<line>
que * país viv* e vive*á
</line>
<line>
nos
</line>
<line>
próx*mos anos, debate* tópicos
</line>
<line>
como re**ções de trabal*o,
</line>
</par><par>
<line>
ado*c**ent* l*b**al e * uni***sidade do século *XI, em uma perspectiva tr**sdisciplinar,
</line>
<line>
t*rnou-se essen*ial. Cobri* alguma* lacunas teó*icas não é a única questão. *ntendemos qu* *
</line>
</par><par>
<line>
trabalho pode funcion*r
</line>
<line>
como um "farol", que sugere *ue a**uns pro*essos precisam ser
</line>
</par><par>
<line>
(r*)pensados e humanizados.
</line>
<line>
* DISCUSSÃO
</line>
</par><par>
<line>
A lóg*ca
</line>
<line>
d* avalia*ão tende a produ*i* (* internaliz*r) nos sujeitos sentim*ntos como
</line>
</par><par>
<line>
"inadequação", "incompetência" e "inferior*d*de". Hoje, as pesso*s são exposta* * i*úm*ros
</line>
<line>
t**os de avaliação, tanto *o a*biente público quanto no p*ivad*. Na vida orga*izacio*a*, essa
</line>
</par><par>
<line>
situação fica ainda mais *vi*ente quando o *ra*a*hador se
</line>
<line>
v* diante de uma **tuaçã* *u* o
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 04, art. 7, p. 128-14*, a*r. 20*1
</line>
<line>
www4.**anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. G. Pena, S. A. S. R*cha
</line>
<line>
*34
</line>
</par><par>
<line>
des*uali*ica na **e*te dos colegas, o que o faz se convencer d* s*a "inaptid*o" para * t*refa.
</line>
<line>
Des*a *orma, a ava*iação funci*na como um *lássico m*canismo de controle e *ma r****ca
</line>
<line>
cotid*ana para níve*s de *ep*essão e ansiedade (FER*AZ, 201*).
</line>
<line>
* processo de avaliar tornou-s* um dispositivo para excl**r e hier*rquiza*
</line>
</par><par>
<line>
*e*e*penhos. A gran*e questã* é que o* o*je*i*os
</line>
<line>
são fi**dos partir do di*cu*so da a
</line>
</par><par>
<line>
ex*elência, uma utopia criada pa*a im*ossib*l*ta* o alcance efetiv* d* resultado. *udo é feito
</line>
<line>
a p**tir de u*a escala ***parativa e tr*n**tór**. As p*áticas de exclus*o e * almejada li*ha de
</line>
</par><par>
<line>
chegada m*dam constantemente, dific**tando t*a*eto *os *articipantes. "A dívida se tor*a o
</line>
<line>
assim impagável e não há mais \v*n*imentos\: e*s de fato im*lantado um sis*ema de
</line>
</par><par>
<line>
morat**ia ilimitada
</line>
<line>
le*ada ao extremo". Po* co*segu*nte, na tentativa de escapar de
</line>
</par><par>
<line>
*x*osições públicas e de quadros de sofri*ento n* trabalho, as pe*s**s incorporam a*
</line>
<line>
av*liaçõ** e *uscam a tu*va image* ideal (FERR*Z, 2014, p. **).
</line>
<line>
Na b*s*a pelo "enquad*ame*to" *dequado, o indivídu* *caba se tornando u*
</line>
</par><par>
<line>
"parceiro" da orga*ização. Além
</line>
<line>
d* possib*li*ade de sobre*ivên*ia, o que está em jo*o é
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
imagem do sucesso, simbolica*ente, as*ociada ao seu ideal de ego. A organização
</line>
<line>
desen*ol*e u* discurso de exaltação para esse funcionár*o/membro, pr*mete ac**panhá-lo,
</line>
<line>
dar-lhe gratifica*õe* e garantir os i*s*mos p*ra * seu triun*o. Cria-s* um cenário il*s*rio de
</line>
</par><par>
<line>
pre**ígio. *ssa fantas*a é sustent*d* enqua*to o* resultados esti*erem prese*tes
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
repres*nta*em os interesses dos donos do capital (FRE*TAS, *000; SIQUEIRA, 2006).
</line>
</par><par>
<line>
Motta (2000) assevera que o i*divíduo n*o * totalme*t* ingênuo, *abe que está s*ndo
</line>
</par><par>
<line>
seduzi** e utiliz* d* sua c*pacidade ada*tativa para l*dar com s*tuação, bem como a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
emissor s*be que seu discurs* é me*ti*oso utilitarista. Ne*ses ter*os, *er*a u*a relação e
</line>
</par><par>
<line>
puramente consen*u*l? D*fendemo* que
</line>
<line>
não possível gener*liz*r, po*s, *
</line>
<line>
mesmo com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
co*sc*ência da *ominaç**, o sujeit* p*de encontra* dificuldades para li**r com determ*nadas
</line>
</par><par>
<line>
dinâmic*s orga*iza*ionais. Isto posto, fato é qu* e*iste u* nív*l consideráve* de a*esão, o
</line>
<line>
seja co*o estr**égi* d* **fesa *u co*o *lien*ção.
</line>
</par><par>
<line>
Independente*ente d* situação, o que se constata é a presença
</line>
<line>
do
</line>
<line>
dis*urso
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
e*celência, que al*de a uma "*ocieda*e do
</line>
<line>
*sp*táculo". Nela o narcis*smo ga*ha
</line>
<line>
espaço, já
</line>
</par><par>
<line>
que sintetiza o ideal que é f*mentado e o modo como os indivíd*os se **em a partir
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
exaltação (CONCOL*TTO; RODRIGUES; OLTRAMARI, 2017). Narciso é aquele que "s*
</line>
</par><par>
<line>
apaixona
</line>
<line>
pela *ua pró*ria *mage* *a á*ua e ** lança em *ireção
</line>
<line>
à i*agem de modo
</line>
</par><par>
<line>
hipnótico, afogando-se em sua própria paixão f*scínio e
</line>
<line>
por s* *esmo". *orna-se
</line>
<line>
basila*
</line>
</par><par>
</page><line>
resgatar essa pessoa do afogamen*o e des**lar a compl*xa ga*a de pr**esso* que se alojam
</line>
<line>
em seu *nconsciente (*IQUEIRA, 2006, p. 79).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teres***, v. 18, n. 04, art. 7, *. *28-143, abr. 2021 www4.fsanet.*o*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Exce*ên*ia? A Que Preço? Uma Discus*ão Inadiável
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
O fascínio tende * ser uma fe*rame**a poderosa nas m*os da organização, uma vez que
</line>
<line>
tor*a possível *ue o indivíduo veja *eu local de trab*lh* *omo se fosse um* igreja, um arauto
</line>
</par><par>
<line>
de fé * ident*dade, *apaz
</line>
<line>
d* preencher o vazio de sua *i*a e colocá-lo em um luga* de o
</line>
</par><par>
<line>
destaque (SIQUEIRA, 2006). O n*rc*sismo revel* ao suje*to a presença de um es*el**, tudo
</line>
</par><par>
<line>
que i*te*essa
</line>
<line>
está r*lacio*ado aos seus próprios inte*e*se*. Nesse *on*exto, surge
</line>
<line>
u*
</line>
</par><par>
<line>
impedimento
</line>
<line>
para * *rab*l*o em equipe. *omo * defesa do "eu" * mais forte do
</line>
<line>
que a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
"n*s", a t*ndência é que *e crie *m *lima de competição. Qu*m fo*e da regra não é visto com
</line>
<line>
bons o*hos e *od* ser rech*çado (CONCOL*TTO; RODRIGUES; *LT*AMA*I, 2017).
</line>
<line>
Essa *in*m*ca cr*a um culto à performance. É res*al*ado * idea* d* merito*racia para
</line>
<line>
q*e os "vence*ores" sin*a* que serão r**ompensados, ao *esmo tempo em que se *elineiam
</line>
</par><par>
<line>
a*s "pe**edores" os
</line>
<line>
critérios de pu*ição em c**o de desvi* d*s o*jetivo*. N*vam*nte, mas
</line>
</par><par>
<line>
agora co*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
estruturação vinda da gestão, são
</line>
<line>
oti*iza*os os graus de
</line>
<line>
comparaç**
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
imp*emen*ados os indicad*r*s d* reprovação. O narciso fará de tudo para corres*o*der às
</line>
</par><par>
<line>
expectativas, pois nã* cumprir as e*igên*ias *ndicará um fracasso (EHRE*BERG, 2*10).
</line>
</par><par>
<line>
Em *m contex*o no qu*l a "cultura *o na**isis*o" e a "soc*e*ad* d* espet*culo" *e
</line>
</par><par>
<line>
enc*ntram, novas formas de s**jetiv*ç*o são postas a
</line>
<line>
*ampo. São *estacados
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*utocentra*ento
</line>
<line>
do indivíduo em si mes*o e o olh*r do *utro. Tod*via, es*e é *m olhar
</line>
</par><par>
<line>
es*ecular, passivo, *penas de quem assiste *o sho*; não há e*paço para um suc*sso coletivo.
</line>
<line>
Em meio a tan*a exalt**ão, as *oss*bilidades de sof**mento no trabalho se multiplic*m.
</line>
</par><par>
<line>
Conf*r*e Aubert (1993, p. 85), o stres* *rofissional *ode ser designado como
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
processo de "pertur*ação engen**ada no indivíd*o p**a mobilização ex*essiva de sua e*e*gi*
</line>
<line>
de **ap*ação *ara * enf*entame*to da* *olicitaç*e* de *eu ambiente pr*fi*sio*al, solicitaç*es
</line>
</par><par>
<line>
estas que
</line>
<line>
ultrapassam *s capacidad*s atua*s, físicas ou
</line>
<line>
*s*quicas, *este indivíduo". Já
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
n*urose profissional *o*e ser as*ociada
</line>
<line>
a u* estado de "*esor**niz*çã*" con*í**a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
personalidad*, com desdobrament* de uma patolo*ia, asso*iada um
</line>
<line>
det**minado contexto
</line>
</par><par>
<line>
profissi*nal o* orga*izaci*nal. L*go, é possível compr*e*der a neurose **ofissiona* co*o um
</line>
<line>
dos efeit*s do *t*ess **ofiss*onal (AUBERT, 1993).
</line>
</par><par>
<line>
Quando indivíd*o é exposto a o
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
per*u*b*ção efêmera
</line>
<line>
dev*do a ** ac*mulo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pressões, ele
</line>
<line>
pod e
</line>
<line>
encont*ar dificuldades *e adaptação, mas **nsegu* "entrar em
</line>
<line>
or*em"
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
dar continuid*de ao *luxo de *rabalho, pois se t*at* de um stress fu*az. To**via,
</line>
<line>
*uando as
</line>
</par><par>
<line>
*ontes de s*ress **rsi*tem de forma
</line>
<line>
imp*acável e a capa**dade
</line>
<line>
de ada*tação se torna quase
</line>
</par><par>
<line>
nula, cheg*-se a um *ua*ro de *eurose pro*iss*onal. A probl*mática orga*izacional que a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
i*divíduo *stá su*ei** é tão complexa e i*ca**cita*te que ele se to**a impossibil*tado
</line>
</par><par>
<line>
psiquicamente d* respo*der às de*andas que lh*s são impo*tas. Desta*te, os sintom*s
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. F*A, Ter*sina PI, *. 18, n. **, art. *, p. *28-*43, abr. 202* www*.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. G. Pena, S. A. S. Rocha
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
neurose pode* ser c*mpreendidos como uma pressão *imb***ca de um embat* psíquico
</line>
<line>
relacionado à conjuntura organizacional (AUBERT, *993).
</line>
</par><par>
<line>
Aubert (1*93) pr*blem*t*za *
</line>
<line>
neurose profi*sional a pa*tir de **ês cas*s: a
</line>
<line>
neu*ose
</line>
</par><par>
<line>
p*ofissional traumática, a p*icon*urose pr**issional e a neurose d* exce*ência. A pri*ei*a é o
</line>
<line>
reflexo de um "dete*minismo exte*ior", *vide*ciado por um conju*t* de acontecimentos qu*
</line>
<line>
pert*rbam uma per*onalidade qu* *tendia os critérios de san**ade. *ela é desta*ado *ue em
</line>
<line>
cer*as profiss*es, as agressõe* f*sicas p*de* ser substituí*as p*la* a*re*sões psíqu*cas,
</line>
</par><par>
<line>
torna*do *xpe*iênci*s c*t*dianas
</line>
<line>
grandes
</line>
<line>
processos traumatiz*nt**. Já a *s*coneurose
</line>
</par><par>
<line>
demon*tra como a *elação *síquica, estabelecida e
</line>
<line>
reforçada pelos ind*víduos com suas
</line>
</par><par>
<line>
res*ectivas organiza*ões, expõe u*a *sso*i*ção a conflitos **fan*is. * suj*ito funciona "*omo
</line>
<line>
*ma caix* *e resso**n*ia dos múltiplos conflitos da organização e isto por**e ele é, por s*a
</line>
<line>
his*ória, pa*ticularmente *eceptivo" (*UB*RT, 1**3, p. 95). Por *im, como u* *ixo
</line>
<line>
importante do presente e*tudo, destaco a neu*ose da excelência.
</line>
<line>
Vi*emo* e* uma soci*dade que privilegia as aparên**a* e os sí*bolo* *ue repres*ntam
</line>
<line>
* ideal de progre*** e s*cesso. A *de*lizaç*o de um projeto *e exc**ência fa* parte do
</line>
</par><par>
<line>
imagi*ári* *oci*l. *ssa *ultura cria um ambiente narcísic*, vol*ad* ao *ndivid**l**m* e
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
competição. Em *m sistema capita*i***, a* p*ssoas
</line>
<line>
v*vencia* discurso da excelê*cia em o
</line>
</par><par>
<line>
diver*as *sferas da vida, com ênfase no cont*xto do trabalho. Por s*r uma grande ref*r*nc*a
</line>
</par><par>
<line>
no
</line>
<line>
processo *e construção soci*l
</line>
<line>
dos sujeit*s e de s*as autoes**mas, o trabalho *c*ba
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
*orn*ndo o palco **r* a constitui*ão da últim* neu*o*e (F*EITAS, 200*).
</line>
<line>
*m um tal *ontexto, * in*ivíduo é cond*zido a de*env*lve* e buscar *ma imagem de
</line>
<line>
si mesmo em co*formidade *om os padrões *xt*riores *e excelência e *e suce*so, às
</line>
</par><par>
<line>
v*ze*, em *etrim*nto de su* *ersonal*dade real. O
</line>
<line>
p*ocesso neurótico se ins*al*
</line>
</par><par>
<line>
quando a *ida ou * traba*ho n*o trazem m*is a*s indivídu*s a r*comp*n*a qu* e**s
</line>
</par><par>
<line>
e*pera*, s**a po*que eles
</line>
<line>
n** pe*mitem mais os ideais *u* se tem, se** porqu* os
</line>
</par><par>
<line>
esf**ços demonstrados pe*o indivídu* não são mai* reconhecidos. A *ner**a que
</line>
<line>
mantinha, até então, esta corrid* ao **cesso, não sendo *ais re*ompensa*a,
</line>
<line>
degrada-se * a pessoa se prostra (AUBER*, *9*3, p. 102).
</line>
<line>
Nes*es termos, a re*órica relacio*ada à "e*celência" é tão forte * natura*i*ada *ue os
</line>
</par><par>
<line>
trabalhadores enc*ntr*m dif*culdade *ara d*sas*ocia* esse comando
</line>
<line>
de s*as
</line>
<line>
atividades
</line>
</par><par>
<line>
*otid*anas. Ter uma "p*r*orm*nce" de destaq*e a*aba se tornando *m lema **s **ganizações.
</line>
</par><par>
<line>
Franco, *ruck e Seligmann-S*lva (2*10) su*erem que essa retórica *unci*na
</line>
<line>
como uma
</line>
</par><par>
<line>
ideologia, e*evando ao máximo *s *deais da ex*elê*cia e f*rta*ecendo c*itérios d* perfeição e
</line>
<line>
super*oridade. Tal entendimen*o de m*ndo se apresenta *omo algo danoso para * vida das
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teresi*a, v. 18, *. 04, art. 7, p. *28-143, *br. 2021
</line>
<line>
www4.f*anet.co*.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Excelência? A Que *reço? *ma Dis*ussão Inadiável
</line>
<line>
*37
</line>
</par><par>
<line>
pessoas, poi* *gnora limites e a d*ferença dos processos *isio*ógi*os mentais (FRANCO; e
</line>
<line>
DRUCK; SELIGMANN-SILVA, 2010).
</line>
<line>
É possível notar um *ipo de "c*erção à p*r*eição humana". O indivídu*, im*actado
</line>
</par><par>
<line>
*elos va*ores d* e*celênc**, relaciona tu*o em sua vi*a * adoção
</line>
<line>
d*sse discurso, s*ja
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
ordem material ou **mb*li*a. Conforme Siq**ira (2006), quand* o sujei*o es*á hipno*izado
</line>
</par><par>
<line>
por um conjunto de
</line>
<line>
a*gum*ntos, *o*na-se *a*s f*cil controlá-lo. *s relações de trabalho
</line>
</par><par>
<line>
pa**am * se apoiar *a alie*açã* da mão de obra, q*e muit*s vezes *ão f*z ide*a de que será
</line>
<line>
*es*artada no *ín*mo sinal *e descum*rimen*o da *orma. Com o in*uit* de ot*m*zar as
</line>
</par><par>
<line>
performances e manter
</line>
<line>
os *ecanismos de control*, as o*ganizações ut*lizam de diferentes
</line>
</par><par>
<line>
tátic*s p*ra auferir êxito em su* busca por qualidad* e produtividade (F*R*AZ, 2014).
</line>
<line>
O para*ig*a da excelênc*a l*gitima os pro*e*so* de i*c**sã* e exclu*ão, a c*mpetição e
</line>
</par><par>
<line>
a regulação. Consid*ra*do
</line>
<line>
que as r*la*ões de obediência, f***l**ade e *d*ração j*
</line>
<line>
es*ão
</line>
</par><par>
<line>
nat*rali*adas, os sujei**s t*nd** a s* autoavaliar. *ssa a*al*ação "h*erarquiza", "selecion*" e
</line>
</par><par>
<line>
"integra"
</line>
<line>
*esempenhos co*forme os requisit*s da orga*iza*ão. E*
</line>
<line>
alguns momentos, a
</line>
</par><par>
<line>
alienação é tão gran*e que os trabalhadores assumem o *iscu*s* organizaci*nal com* a únic*
</line>
<line>
alte*nativa pos**vel (FERRAZ, 2014; FRANC*; DRUCK; SELIGMA*N-SILVA, 2*10).
</line>
<line>
Motta (2000) diria *ue, como os melhores postos es*ão desti*a*o* aos que dem*nst*am to*al
</line>
<line>
adesão, os *ujeitos q*e *ooperam se tornam *erdadeiros "p*opaga*distas da ideol*gia". Lo*o,
</line>
<line>
e*t*ri* sen** c**ado um palco par* competições de *esempe*hos?
</line>
<line>
Lima (*9**, p. 25) pontua que as organiz*ções aproveitam o clima *o "narc*si*mo" para
</line>
<line>
incentivar a rivalidade, já que "a competição apare*e *omo uma fo*ma d* reg*lação *o
</line>
<line>
*om*ortame*to, muito mais eficaz que * vel*a cen**ra e o velho *hico*e". Ao *ntr*jetar nos
</line>
</par><par>
<line>
i ndi *í duos a
</line>
<line>
lógica da ex*e*ência, a normatividade disc*plinar se
</line>
<line>
to*na evide*t*. *m
</line>
<line>
"La
</line>
</par><par>
<line>
vi*lenc* de l\excellence", Mic*el Mo**oy evide***a que essa vi*lên*ia é fruto da *utileza de
</line>
</par><par>
<line>
s ua
</line>
<line>
impo*ição, já que
</line>
<line>
é mais fácil do*inar a partir do fas*í*io (FERRAZ, 2014; FRANCO;
</line>
</par><par>
<line>
DRU*K; SELIGMANN-SIL*A, 201*).
</line>
<line>
Tod*via, há u* preço a se pagar. * problema tende a ganhar fo**a * p*r*ir do moment*
</line>
<line>
em qu*, **r alg*ma razão, * sujeit* não é m*is ca*az de *i*ar c*m as *xigências e ritmos de
</line>
</par><par>
<line>
trabalho que **es são
</line>
<line>
impostos. O indivíd** não consegue mais observar os indicadores de
</line>
</par><par>
<line>
reconhecime*t*, ou m*smo deixa de atribuir valor a e*es. Simboliz*ndo a *ituaç*o, é **mo se
</line>
<line>
um *alão fos*e es*azi*do em único * ce*teiro golpe, es**indo o sopro art*ficial de uma
</line>
<line>
idealização narci*ista (AUBE*T, 1993). Logo, "a falta de si*nifi*a***, a frustração narcí*ica,
</line>
</par><par>
<line>
a inu*ilidade *os gestos, *or*am, ciclo *or ci*lo,
</line>
<line>
uma imagem
</line>
<line>
na*císica pálida, feia
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mis*rável" (*EJOURS, *01*, p. 6*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Tere*ina PI, *. 18, n. 04, art. 7, p. 128-1*3, abr. 2021
</line>
<line>
w*w*.fsanet.com.br/revis**
</line>
</par><page>
<par>
<line>
F. G. Pena, S. A. S. Rocha
</line>
<line>
138
</line>
</par><par>
<line>
Dejours (2015) pon**a qu* o sofrimen*o t** início a part*r do mom**to que a relação
</line>
<line>
"homem-orga*i**ção do tra*alho" fica *loqueada. É * m*mento em que o sujeito já utilizou o
</line>
</par><par>
<line>
máx*mo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
sua capacidade adap*ativ* e de suas ***ulda*es intelectuais, psicoafeti*as e de
</line>
</par><par>
<line>
*prendizagem. O que dispunha de saber * poder foi utilizado e *ão há mai* *xpectativa de
</line>
<line>
cumpr*r a tarefa. O *ra*alhador está esgotado, e a porta de entr*d* *ara as do*nças fo* a**rta.
</line>
</par><par>
<line>
*ara
</line>
<line>
Franco, *ruck * Seligmann-Silva (2010), ele sen*e um abal* no "**rá*er éti*o"
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
fornecia sentido a suas *tividades **of*ssionai*.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo Duart* e Mend*s (2*15), é preci*o
</line>
<line>
*star aten*o *s *rmadilhas * ameaças
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
mundo do tra**lho. * aumento dos conflitos p*íq*icos e o "esm**a*ent*" *o *ndiv*duo *ntre
</line>
</par><par>
<line>
o *n*eio de trabalho e a exig*ncia de ser*ir,
</line>
<line>
m*i*o em funçã* do va*or
</line>
<line>
dado
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
com*etitivid*de, necessit*m s*r problematizados com maio* veemênc**. Como muitas ve*e* o
</line>
<line>
sujeito encontra-se i*hado, já q** a organização n*o privilegiou a essência do trabal*o
</line>
<line>
coletiv*, o sofr**ento gan*a força. * soli*ã* * o medo não podem s*r com*art*lha*os
</line>
<line>
(DUARTE; ME*D*S, *015). Saturados físi*a e men**l*ente, os indivíduos se tornam
</line>
<line>
apáticos e descrentes *e uma possi*ili*ade de redenção (*O*TA, 2**0).
</line>
</par><par>
<line>
A*
</line>
<line>
o*ganiz*ções podem representar um *isco ao equilíbrio psíquico de *eus ag*ntes,
</line>
</par><par>
<line>
port*n**, t*rn*-s* f*ndamental a formulação * *ons*lidaç*o de "cana*s de escuta" *ara
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
so*rimen*o laboral. É pre*iso estar atento aos eixo* históri*os, soc*ais, culturais e po*íticos que
</line>
</par><par>
<line>
de*arcam
</line>
<line>
* c*ntext* ins***ucional, pois a*sim será pos*ível forta*ecer a luta contra
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*rocesso* de adoec*mento. As vivência* de dominação precisam s*r ex*ostas, partic*larm*nte
</line>
<line>
as que *ão *ão *ec*nhecidas ou que já se encont*am inst*tucionali*adas (CAR*ALHO et al.,
</line>
<line>
20*4; DUARTE; MEN*ES, 2015).
</line>
</par><par>
<line>
A agressão da or*anização do tra*alho *ode, mesmo
</line>
<line>
d*sconsideran*o ques*ões
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
ordem físi**, quími*a e biológi*a, foment*r o
</line>
<line>
**arecim*nto de "do*nças somá*icas" e não
</line>
</par><par>
<line>
apena* "*síquicas". Como bem po**uado por Dejours, o aparelho ment*l não * uma mer*
</line>
</par><par>
<line>
seção do *rganis*o, j**tapos*o ao coletivo *o*ma*o p** musculaturas, órgãos *en*oriais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ísceras. * desestru*uração da *ida psíquica tende a gerar
</line>
<line>
desdobramento* na saúde **sica
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
mental (DEJO*RS, *015).
</line>
</par><par>
<line>
Desse m*do, fica e*idente *ue a d*voção e idealiz*ção ** exce*ênc*a t*ndem * *carretar
</line>
</par><par>
<line>
desordens p**quicas, muitas vezes se* possibil*dade ** rede*ção. O
</line>
<line>
su**ito *ue busca
</line>
</par><par>
<line>
incessantemente **tisfazer seus id*ais *e pe*fei*ão no trabalho, muito provavelmente *hegará
</line>
</par><par>
<line>
a um **tado
</line>
<line>
de comp*eta an**st*a q***do percebe* que *s critérios de exce*ê*cia foram
</line>
</par><par>
<line>
criados
</line>
<line>
pa**
</line>
<line>
não *erem **cança*os, mas p*r* incutir nos sujeitos uma bu**a in*essante por
</line>
</par><par>
<line>
altas performances. Já **en*e d*s cust*s
</line>
<line>
de s*a *sc**ha,
</line>
<line>
ele dev* es*olh*r entr* ma*ter-se
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *S*, Teres*na, v. 1*, n. 04, art. 7, p. 128-1**, abr. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Excelência? A *ue Preç*? Uma Discussão *na*iáv*l
</line>
<line>
139
</line>
</par><par>
<line>
nesse ciclo doent*o e submeter-** à disciplina, o* **tar por condições d* trabalh*s
</line>
<line>
sustentávei* (*UBERT, 199*; L*M*, 1*95).
</line>
<line>
Duas *a* formas *a*s reco*rent*s de manifestação *o ad**cimen*o no trabalho *evido à
</line>
<line>
cultura da excelência *ão: a ansiedade, talvez um *os *ndicadores iniciai*; e a depre**ão, um
</line>
<line>
**s quadros mai* graves a s*r di*cutido. *ntes de fazer *lgu*s apo**a*entos so*re a* duas
</line>
<line>
*uestões, é prec*so tecer uma consideração so*re a *rime*ra. Além *e muitas vezes s*r
</line>
</par><par>
<line>
banaliz*da por *queles que *scutam as q**ix*s, * que
</line>
<line>
d*manda
</line>
<line>
uma *e*isã* da qu*stão,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
an*i*dade é *m tó*ico importante de anál*se por se* menos investigada. *orrobora*o*
</line>
</par><par>
<line>
Dejours (2015) no s**tid* de q*e a insatis*açã*
</line>
<line>
e a ans*edade são dimens*es sempre
</line>
</par><par>
<line>
evidenciadas na anál*se de contexto de t*abalho. Todavia, tornou-se cultural dar mais espaç*
</line>
</par><par>
<line>
aos e*tudos s*bre "insatisf*çã*" do que ao tema da
</line>
<line>
"ans*edade". *ortanto, entendemos
</line>
<line>
qu *
</line>
</par><par>
<line>
*eja b*silar dar maior *itidez a
</line>
<line>
esse c*i*ério, po*s ele é corrente e m* apa*enta ser mais
</line>
</par><par>
<line>
expr*ssivo n*s dinâmicas de trabalho.
</line>
<line>
Podemos or*enar os difer***es tipos d* ans*edade em trê* eixos. O primeiro tra*a **
</line>
<line>
ansied*de con**rnente à *egradaçã* do de**mpe*ho mental * do **uilíbrio psicoafeti*o. Est*
</line>
</par><par>
<line>
é produzida pela deco*posição *as rela*ões *sicoafetivas autên**ca* entre os
</line>
<line>
pares,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
surgimento das suspeitas e da discriminação, ou p*las trocas vio*entas causadas pelo si*tema
</line>
<line>
de hie*arquias. A segun*a il*st*a a ansiedad* a partir da degradação do organismo, um risco
</line>
<line>
em*nente à saúde física. Ela agrega as p**simas condiçõ** de t**ba*ho e os r*scos ao corpo de
</line>
<line>
d*st*ntas **rm*s: riscos de *cidente* (*ueim*dur*, f*r*men*os *ivers*s e *o*te); doe*ças de
</line>
<line>
caráter profissional; elev*ção dos indi*adores *e morbidade; * as famosa* doenças
</line>
<line>
"psicossomáticas". Po* fi*, tem-se a ansied*de c*nst*u*da **la "disci*li*a da fome". A*esar
</line>
</par><par>
<line>
de *odo o sof*imento
</line>
<line>
menta*, os traba*hadores * v*vem para cons*guir "sobrevive*". Essa
</line>
</par><par>
<line>
t**ceira ansi*dade nã* integra diretamente a cor*e*a*ão "home*-organiza*ão do trabalho",
</line>
<line>
toda**a é, *cima d* to*a* as questões, sua c*nd*ção (DE**URS, 2*15).
</line>
<line>
*demais, *ambém preci*amo* *azer alguns apont*mentos sobre * depr*ssã*, *oença que
</line>
<line>
ac*mete um n*m*ro *ssustad*r d* p*ssoas a* redor do *undo (WO*LD H*ALTH
</line>
<line>
OR*ANIZATION, 2018). Os mecanismos que * sus*entam deve* ser d*sv*l*dos em t*d*s a*
</line>
<line>
suas *imens*es. Inicialmente, recorremos à seguinte contribuição para d*r *ase às *iscussõ*s
</line>
<line>
futuras.
</line>
<line>
A v*vência d*pressiva condensa de alguma m**eira os *entime*tos de indi***d*de,
</line>
</par><par>
<line>
de in*tilidade e d* desqu*lificação, amp*iando-os. E*ta depressão é domina*a
</line>
<line>
pelo
</line>
</par><par>
<line>
can*a*o. Cansaço que se origina n*o só dos esf*rços *usculares e psicossenso*iais,
</line>
</par><par>
<line>
*as q*e r*sulta sobretudo do estado dos trabalhado*es taylo**za*os. Executar
</line>
<line>
uma
</line>
</par><par>
</page><line>
t*refa s*m investim*nto ma*e*ial ou afetivo exig* a pro*ução de e*forç* e de
</line>
<line>
*ontade, em outr** cir*un*tân*ias su*orta*a p*lo j*go da *otivação e do desejo. A
</line>
<line>
**v. FSA, Teresina PI, v. 18, n. *4, art. 7, *. 128-1*3, abr. 2021 w**4.fsanet.*om.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. G. Pena, S. A. S. *o*h*
</line>
<line>
*40
</line>
<line>
viv*ncia **pre*siv* alimenta-se da se*sação de a*ormeci*e*to inte*ect*al, de
</line>
<line>
anq*i*ose mental, d* *aralisia *a *ma*ina*ão e marca o triunfo do condic*o*am*nt*
</line>
<line>
ao com*ortamen*o pr*dutivo (DEJOURS, 2*15, p. 63).
</line>
</par><par>
<line>
Qu*ndo os su*eitos estão p*esos *o i*aginário organi*acional da excelê**ia e *cabam
</line>
<line>
vivenciando a ilusão *om * *raba*ho, a depressão oportunam*nte **ma o seu lugar. Como *ito
</line>
</par><par>
<line>
por Ehrenber* (2010), a depress*o é a "patolo*ia da
</line>
<line>
i*sufic**ncia". Os in*ivíduos sempre
</line>
</par><par>
<line>
*ent*m a falta d* alg*, *esm* *ue não consigam de*ominá-l*. O se*timento *e impo*ê*cia se
</line>
<line>
c****na com o de frac*sso e ger* gran*e* males à **da hum*na.
</line>
<line>
3 CONS*DERAÇÕES FINAIS
</line>
<line>
Após todo o enlaçamento t*órico - q*e de*e s** t*mado como algo embr*o*ário, aberto
</line>
</par><par>
<line>
a novas contribuições -
</line>
<line>
desenvolvido sobre os impactos da n*uros* d* e*celênc** n* saúde
</line>
</par><par>
<line>
do* tr*ba*h*d*res contem*orâneos, fazemos o coro aos inúmeros autores (AUBE*T, 1993;
</line>
<line>
C*R*ALHO et al., 2014; CONCOLAT*; RODRIGUES; OL*RAM**I, *017; DEJOUR*,
</line>
</par><par>
<line>
201*; DUARTE,
</line>
<line>
2015; E**ENBE*G, *010; FERRAZ, 2014; F**N*O; *RUCK;
</line>
</par><par>
<line>
*ELIGMANN-SILVA, 20*0; FREI*AS, 2000; LIMA, 1*95; M*TTA, 2000; *ELIGMA*N-
</line>
</par><par>
<line>
SILVA, 201*; SIQUEI*A, 2006) qu* sugerem
</line>
<line>
que, mesmo em quadros c*mple*os de
</line>
</par><par>
<line>
sofrime*t*, * possí*el tecer estraté*ias de resist*ncia. As neuroses, psicose* e de*ressões
</line>
<line>
podem se* con*ra*alancea*as a partir de um *onjunto d* es*rat*gias defe*si*as, *ejam elas
</line>
</par><par>
<line>
coletivas
</line>
<line>
ou *ndi*idua*s. Lima (1*9*) já pontuava que o sujeito n*o é uma "ma*sa *morf*"
</line>
</par><par>
<line>
t*talmente passi*a
</line>
<line>
às model*gens da organi*ação *o trabalho. Alinhado
</line>
<line>
*o argumento de
</line>
</par><par>
<line>
*reitas (2000), *ntende*os que é preciso d*senvol*er me*anismos *ue *ejam *apazes
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
rea***har os proce*sos de *rabalh* para, então, *onstruir um ambient* sust*ntáv** e harmôni*o
</line>
<line>
par* todos os envolvidos.
</line>
</par><par>
<line>
Ant*s de *uscar
</line>
<line>
nov*s *ormul*çõe*, é *re*iso ad*itir o conflito (L*M*, 1995).
</line>
</par><par>
<line>
Anteriormen*e, as ba*alhas pela sobrevivênc*a co*denavam a *xtens*o do tra*alho; agora, *s
</line>
<line>
embates *evem se ce*trar nas cond*ções de trabalho. Como tudo é *m proces*o d*nâmico, é
</line>
</par><par>
<line>
cruc*al investigar *s questões estruturais que fomentam o problema *ue está posto, sem
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
euforia *e investigações superfi*iais, meramente performá*icas (CHAUI, 201*). E* tempos
</line>
</par><par>
<line>
de pr*c**ização do trabalho,
</line>
<line>
o p*ocesso r*ivindicativo de*e *e es**belecer *e mo*o
</line>
</par><par>
</page><line>
fundam*ntado, sem cair no er*o de apontar c*lp*dos * *ão s* e*t*b***cer uma autoc**tica
</line>
<line>
(D*J*URS, 2015; FERRA*, 2014). Fa*-se re*evante com*r*en**r *omo emold*rar um nov*
</line>
<line>
a*b*ente *e tra*al*o que p*eze pel* coop**açã*, e não pela competi**o. *ua**e e Mendes
</line>
<line>
Re*. FS*, Ter**in*, *. 18, n. 04, art. 7, p. 128-*43, abr. 2021 ww*4.*sa*et.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Excelência? A *ue Pr*ço? Uma *i*c*ss*o Inadiável
</line>
<line>
*41
</line>
</par><par>
<line>
(2015) pontuam que é preciso *ugi* da cultura que *e est*beleceu no Brasil, a de silenciar
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
menos*rezar os *ue *utam, além de banalizar * so*rimento no trabalho. *or fim, com
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
ex*ectativa de
</line>
<line>
dar contin*idade à *o*strução
</line>
<line>
desse conhe*imento, retom*m*s Fer*az (2014)
</line>
</par><par>
<line>
para en*atizar
</line>
<line>
**e esp*ra*os que est*
</line>
<line>
in*esti*a*ão p*ss* contribuir par* a *om**eensão
</line>
</par><par>
<line>
p**ifô**ca das relaçõe* de traba*ho ** atuali*ade, pr*ncipa*mente no âmbito da pós-graduação
</line>
<line>
stricto sensu. Como dito por *m(a) *oet* **ntemp*râneo(a): "viver não ca*e ** Latt*s!".
</line>
<line>
*E*ERÊNCI*S
</line>
<line>
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Contribuição dos *utores
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*. G. Pena
</line>
<line>
S. A. S. Rocha
</line>
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<line>
1) concepção e plane*ament*.
</line>
<line>
X
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</line>
</par><par>
<line>
2) análise e interpreta*ã* dos *ados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ão do rascunho ou n* revisão c*ítica d* *onteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
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<line>
4) *arti*ip*ção na aprovaçã* da versão final do m*n*scrit*.
</line>
<line>
X
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X
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