<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 5, p. 96-117, ju*. 2*21 </line>
<line> *SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.6.5 </line>
</par>
<par>
<line> O Im*acto do Decreto Lei 54308/2018 em *m* Rede de Su*er*ercad** no Estado do Ri* </line>
<line> *rande do Sul </line>
<line> *he Impact of *ecre* L*w 54308/20*8 on a Superma**et Ch*in in the S*ate *f Rio </line>
<line> G*a*de do Su* </line>
</par>
<par>
<line> Cleonir dos Santos L*pe* </line>
<line> Graduação em Co***bilidade *ela Universida*e Feevale </line>
<line> *-mail: marga.m*raes@hotmail.com </line>
<line> *us*n Schreiber </line>
<line> Dou*ora em Adm*ni*tração p**a Unive*si*ade Federal *o **o Grande *o Sul </line>
<line> Professor e* c*rsos de Do*torado, Mest*ado e Graduação na *niv*rsidade Feev*le </line>
<line> E-*ai*: dusa*@feevale.b* </line>
<line> Ma*g*reth Apar*cid* Moraes </line>
<line> Mestra *m qualidade ambiental pela Uni*ersidade Feeva*e </line>
<line> *r*f*ss*ra da *niv**sidade Feevale. </line>
<line> E-*a*l: mar*arethm@fee*ale.br </line>
</par>
<par>
<line> En**r*ço: Cleonir dos Santos Lo*es </line>
<line> Edi*o*-Chefe: Dr. T**n* Ker*ey de Ale*car </line>
</par>
<par>
<line> Univer**dade Fee*ale. RS 2*9, nº 2755, V*la No*a, Novo </line>
<line> Rod*igues </line>
</par>
<par>
<line> Ha*burgo/*S, CEP 9352*-*75. Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: Dusan *chr*i*er </line>
<line> Artigo recebido e* 1*/05/2021. *ltima </line>
<line> v**são </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Un*versidade Feevale, RS *39, nº 2**5, Vila Nova, Novo </row>
<row> Hamburgo/*S, CEP 935*5-075. Brasil. </row>
<row> Endereço: Mar*areth *p*recida Mo*aes </row>
<row> Unive*sid*d* Fee*ale, RS 239, nº 2*55, Vila Nova, Novo </row>
<row> Hamb*rgo/RS, CEP *352*-0*5. Bras*l. </row>
</column>
<column>
<row> recebida em 27/05/20*1. Aprovado *m 2*/*5/2021. </row>
<row> A*aliad* pelo s*s*ema T*iple Review: a) Desk *evi*w </row>
<row> pelo Editor-Ch*fe; e b) Double Blin* R**ie* </row>
<row> (avaliaçã* cega por doi* ava*iadores da á*ea). </row>
<row> Revisão: *ramatical, Normativa e de For*at*çã* </row>
</column>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impacto do Decreto Lei 5430*/2018 e* uma *ede de Supermercados no Es*ado do Rio G*and* do Sul </line>
<line> 97 </line>
</par>
<par>
<line> R*SUMO </line>
</par>
<par>
<line> O sistema tributário bra*ileiro po** ser considerado complexo, uma *e* *ue *úmero o </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *rib*to*, e **as partic*larid*des, em mu*tos casos, de*x* dúvida* ao contribuinte, como é </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*s* d* ICMS. O ICMS, d* competência Es*a**a*, i**ide sobre tod*s as etapas de circ*la*ão </line>
<line> da *ercador*a, sendo um *ributo *ão cumulativo e suas alíquotas variam ** acordo com a sua </line>
</par>
<par>
<line> *ssencialidade. O governo *o *stado, </line>
<line> at*avés de le*i*l*ção específica, estabeleceu p*ra </line>
</par>
<par>
<line> deter*i*ados segmentos de pr*dutos a *i*ura da Substituição Trib*tár*a, quando é r*al*zada a </line>
</par>
<par>
<line> ante*ipação da c*brança *e*te **pos*o *n**s mesmo *a ex*s**nci* do s*u *ato g*rado*, </line>
<line> ou </line>
</par>
<par>
<line> seja, a ci*c**ação de *ercad*rias. Ne**a *remissa, o o*jetivo do presente estud* é analisar o </line>
<line> impacto da restituiçã* e ou complementação do ICMS *T em uma empresa varejista de </line>
</par>
<par>
<line> supe*merca*os, </line>
<line> no ano de 2019, fim de *esponder *o se*uinte *u*stio*amento: a </line>
<line> qual foi </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impa**o </line>
<line> tr*butário de*orrente </line>
<line> do De*reto nº 54.308/2018 em uma rede de superm**cados </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Estado </line>
<line> do *io Grande do Sul? Para *espon*er à referida perg*nta, os </line>
<line> autores </line>
<line> optaram pelo </line>
</par>
<par>
<line> es*udo de c*so, c*m abordagem qualitati*a e </line>
<line> cole*a de </line>
<line> dados e*píricos co* base *m </line>
</par>
<par>
<line> lev*ntame*to documental e observ*ção participante. O* re*ultados da pe*quisa, decorrente da </line>
<line> *nálise docu*ental, evidenc*aram que o impa*to tributário foi p**itivo, uma vez *ue o valor </line>
<line> de r*stituição acumulada *t*ngiu 0,*1% *o faturamento total d* empresa n* ano de 2019. </line>
<line> Palavr*s-ch*v*: *CMS. Substituiç*o Trib*tária. Dec*eto 543*8/2018. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> The Bra*il*a* tax *ystem </line>
<line> can *e </line>
<line> considered com*le*, due t* the number o* ta*es, an* </line>
<line> their </line>
</par>
<par>
<line> pa*ti*ularities, that ** many cas**, cause doubts t* t*e taxpayer, *s is *he **se of ICMS. The </line>
</par>
<par>
<line> ICM*, o* State </line>
<line> competence, is bein* calculated *n all operati*ns of com*ercializa*io* of </line>
</par>
<par>
<line> p*oduct*, being a non-cu*ulati*e tax and its rates v*ry ac*or*ing *o its essent*ality. T*e Sta*e </line>
</par>
<par>
<line> *overnment, t*r*ug* s*ecif*c </line>
<line> laws, est*blished f*r certa*n </line>
<line> product *egments, </line>
<line> Tax </line>
</par>
<par>
<line> Substitut*on, when the </line>
<line> *ayment </line>
<line> o* the tax is carried </line>
<line> out e**n before mom*nt of </line>
</par>
<par>
<line> com*ercialization in the market. Aiming *o discuss t*is sit**ti*n, the objectiv* of this ***dy </line>
<line> is t* analyze *he impact of the re*und a*d *r compl*m*nt*tio* of IC*S *T in a supermarket </line>
<line> retail compan* in the year 201*, *n order to answer *he followin* que*tion: w**t *as the tax </line>
<line> i*pact resu*ting from Decre* No. *4,308/2018 in a supermarket *hai* in the S*ate of Rio </line>
</par>
<par>
<line> Gr*nde do Sul? T* *nswer t*is quest*on, the *uthors opted for the case study, *ith </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> q**litative ap*roach *n* **p*r*cal d*t* colle*tion based o* doc*me**ary survey *nd </line>
<line> participant observation. Th* re*ul*s of the research, derived fro* the documen* analysis, </line>
</par>
<par>
<line> showed that </line>
<line> *h* ta* imp*ct was posi*iv*, sin*e **e accumulated *e*titution value reac*ed </line>
</par>
<par>
<line> 0.81% of the company'* to*a* revenu* in 2*19. </line>
<line> Keywor**: IC*S. *ax Substit*t*on. Decree 54308/20*8. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. ***, *eresin* PI, v. 18, n. 6, art. 5, p. 96-117, ju*. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Lope*, *. Schreiber, *. *. M*raes </line>
<line> 98 </line>
</par>
<par>
<line> * INTRODU*ÃO </line>
</par>
<par>
<line> * car*a **ibutá*i* reflet* * desenvolv*mento do país, influen*iando dire**me*t* a vi*a </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> população. No e*tanto, qua*do o S*stema Tribu**rio Naciona* é complexo, p*de </line>
</par>
<par>
<line> represe*tar *m e*t*av* relevante para * *e*envolvimento * p**a os age*tes e*onô*icos, </line>
</par>
<par>
<line> es*ecia**e*te para os p**fissi**ais da área tributár*a. Para c*mp*irem as </line>
<line> ob*igações, sendo </line>
</par>
<par>
<line> e*as princip*is ou acessó*i*s, e*tes *rofissi*nais *ecessitam co**e**r as lei*, regulamentações </line>
</par>
<par>
<line> * alter*çõe* vigentes q*e os en*o*ve*. * o </line>
<line> cas* do Brasil. Para </line>
<line> exempl*fic*r a referida </line>
</par>
<par>
<line> co*p*exi*ade, c**a-se o caso d* princ**al im**sto esta*u*l, o *m*osto sobre a Circula*ão de </line>
</par>
<par>
<line> Mercadoria* * S*rviç*s (I*MS), c*m 2* legislaçõe* vi*en*es; e, no *mbi** *unicipa*, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> Imposto s*bre *erviços de Qualquer Natureza (ISSQN), com </line>
<line> aproxi*adam*nte </line>
<line> 5 .6 0 0 </line>
</par>
<par>
<line> legislações especí*icas. </line>
</par>
<par>
<line> No intuito de con*ribuir para a discuss*o do refe*ido tema, o present* ar**go estu*a *s </line>
</par>
<par>
<line> part*culari*ades rel*ti*a* a* ICMS, *efinido *ela *o*stit*ição Federal com* lei geral </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> co*petê**ia tr**u*ári* *a União, *o* regula*ento individual *ar* cad* Es*ado, a*ro*ado </line>
<line> através de decreto estadual. * val** d* imposto é desta*a*o em todas ** etapas, da produç*o à </line>
<line> comercia*ização no varej*, *endo, po*ta*t*, repr*sentat*vo *a *ormula*ão do preço de vend* </line>
<line> final d** produt**. Dest*rte, pode-se *f*rmar que * um imposto *neroso pa*a a *ociedade *m </line>
</par>
<par>
<line> geral, u*a vez </line>
<line> *u* i*cide sob*e toda circ*laçã* de mercadorias, serviços a </line>
<line> de t*ansporte, </line>
</par>
<par>
<line> co*un*caç*es, e*ergia elé*rica e *ntra*a de mercadorias importadas. </line>
<line> Com o o*j*tivo de torna* mais eficiente e *ficaz * *roce*so de sua arreca*açã*, foi </line>
<line> es**belecido para det*rmi*ados gr**os de produt*s a Substit*ição Tributár*a (*T), que trata </line>
</par>
<par>
<line> d* ant*c**ação do i*posto antes da exi*tência do s*u fat* ge*ado*. A medida se ju*tif**a </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> *edida em </line>
<line> qu e a </line>
<line> fi*caliza*ão po*erá </line>
<line> fi*a* *estrita a um grupo menor de organizações, </line>
</par>
<par>
<line> no*malmente *e grande *orte, *nibindo a *o*ega*ão. Por div*rsas ve*es, *em-se **scu*indo o </line>
</par>
<par>
<line> atual *odel* de **bstit*i*ão tribut*ri*, uma </line>
<line> vez que a base de cálculo </line>
<line> presumida para </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> r**o*himento d* i*post* no início da cadeia *rodutiva, mui*as </line>
<line> ve*e* aca** n*o refletindo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> p**ço *raticado **a*do * p*oduto é v*ndi*o. </line>
</par>
<par>
<line> *m 19 *e out*bro de 20*6, o Sup*emo Tribunal Federal *ealizou o julg*mento do </line>
</par>
<par>
<line> *ecurso Extra*rdinário </line>
<line> *º 593849, *ue </line>
<line> trat* *obre o direito à *est*tuição da d*ferença </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> ICMS p*go a mais no r*gime d* *ubstituição tributária. O Estado do Rio Grande do Sul </line>
</par>
<par>
<line> pu**icou * Dec*eto *º 54308/2018, que regulamenta * resti*uição e ou complementação </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> substi*uiç*o t*ibu*ári* quando o *reço final não co**espo***r ao pre*o estipulado ** in*cio da </line>
<line> cadei* produtiva. </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. *8, n. 6, art. 5, p. 96-117, *un. 2021 www*.fsan*t.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impacto *o De*reto Lei 543*8/2018 em um* Rede de Superme*cados no *sta*o do Rio Grande do Sul </line>
<line> *9 </line>
</par>
<par>
<line> Para a*ca**ar * </line>
<line> objeti*o d* estudo, os aut*res *ptaram pela realiz**ão do estudo </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> caso, c*m a*ordagem qualitativa, co*etand* os dados *mp*ricos por meio *e l*vantamento </line>
<line> documental e observ*ção pa*tic*p*nte. O **jeto d* e*tu*o é uma rede d* *upermercados, com </line>
</par>
<par>
<line> 47 u*id*des, localizadas no Es*a*o do Rio Grande do Sul. O* *a*o* empírico* </line>
<line> *oram </line>
</par>
<par>
<line> s*bmetidos à aná*is* </line>
<line> documen*al. O artigo *nici* com a revisão teórica, sendo </line>
<line> detalhado, na </line>
</par>
<par>
<line> sequência, o pe*cu*so me*odoló*i*o. Os dado* em*íricos são aprese*tados n* *ópico seguinte, </line>
<line> b*m *omo as *onsideraçõe* finais e re*erênc*as que em*asaram, teoricame*te, e*t* es*udo. </line>
<line> 2 REFERE*C*AL TEÓRI*O </line>
<line> 2.1 ICMS Próprio no Es*ado do Rio Grande do Sul </line>
<line> O *CM* est* de*inido no ar*. 155 da CF/8*, atri*uindo à União a compet*nci* para </line>
<line> criar uma lei g*ra* definind* as *ondições para a existênci* do imp*sto, a qual foi criada em </line>
</par>
<par>
<line> 1986, </line>
<line> denomi*ada Lei Kandir *º *7/9*. A partir dessa le*, </line>
<line> ca*a Estado i*st*tui o tributo </line>
</par>
<par>
<line> a*ravé* *e **creto Estadual. No Estado </line>
<line> do *io Grande do Sul, * Decreto 37.699, de 26 </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> agosto de *99*, aprova o *egulamento do ICMS (RICMS). </line>
<line> O ICMS u*iliza a *ome*clatur* *ras*leira de *e*cadori*s/ S*ste*a Harmoniz*do, </line>
</par>
<par>
<line> base*d* na *ome*clatura Comum do *ercosul (NBM/SH-N*M). Segundo Sousa (2018), </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> NCM é *m *ist*ma de cl*ssi*icaç*o de merc*dorias a*o*ado pela Argentina, Brasil, Parag*ai * </line>
<line> U*ugu*i em 1995 e pela V*nezuela em 20*6. A *o*if*caç*o é c**po*ta por oit* díg*tos, dos </line>
<line> quais seis s*o do SH e dois específico* *o Mercosu*. </line>
<line> Para que um tri*uto ***sa exist*r, d*ve possuir alguns e*emento* básicos qu*, seg*ndo </line>
</par>
<par>
<line> *êg*s (2018), s*o: suj*ito ativo sujeito *assivo; fato gerador; *ase de c*lculo *líquota. </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Conforme F*ria (2016), a obrigação tributá*ia surge q*ando existe uma re*ação entre o s*jei*o </line>
</par>
<par>
<line> at*vo e * sujeito pa**ivo: de </line>
<line> um lado t*mos o Estado denominado *e sujeito a**vo, d*finido </line>
</par>
<par>
<line> c*nforme o CT*, ar*. 119 com* "a pesso* jurídica de direito *úblico, titular *a comp*t**ci* </line>
</par>
<par>
<line> par* exig** o seu </line>
<line> cumpriment*", e no **tro lado temos o contribuinte denomi*ado sujeito </line>
</par>
<par>
<line> passiv*, caracteriz*do no CTN, ar*. 121 como send* "a *essoa obr*gada </line>
<line> ** pagam*n*o do </line>
</par>
<par>
<line> tr*buto". </line>
</par>
<par>
<line> O fato gerador pode *e* d****ido </line>
<line> c*mo o ato que faz nasc*r a obri*aç*o de pagar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> tributo, </line>
<line> *onhe*i*a como obrigação tributá*ia. *egundo P*ga* (*018), </line>
<line> *s referidos atos </line>
</par>
<par>
<line> caract*riza*-s* por meio </line>
<line> das operaçõe* relat*vas à *irculação d* m*rc**oria*; com* </line>
</par>
<par>
<line> prestações de serviços de transporte*; pres*ações de serv*ços de *omunicação; pr**ta*ões de </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 6, *rt. 5, p. 96-117, jun. 2021 www4.fsa*et.co*.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Lopes, D. Schreibe*, M. *. Mor*es </line>
<line> 100 </line>
</par>
<par>
<line> *erviços não compreendi*os na comp*tência do ISSQN e en**ada de merc*dorias importadas </line>
<line> do exterior. </line>
<line> Já a ba*e de cálculo pode ser defin*da de acordo com Fabrett* (2017) como o valor </line>
</par>
<par>
<line> sobre * qual s*rá aplicado u*a *l***ota *ara * apuraçã* </line>
<line> do valor a pagar. As normas gerais </line>
</par>
<par>
<line> para a base de cál*ul* do ICMS no RS encontram-*e d*scritas no RICMS, Livro I, arts. ** ao </line>
</par>
<par>
<line> 22. Ou*** *s*ecto a *e* con*iderado é a co**osição da *ase de c*lculo, q*e s*gundo </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> RICMS, L*vro I, art. 18, é composto pe*o mont*nt* do próprio impos*o; seguro*, j*ros, </line>
</par>
<par>
<line> de*contos e demais *mportâncias pagas, </line>
<line> recebidas ou debi*adas *esde </line>
<line> *ue des*aca*o </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> documen*o fiscal; *re*e, caso seja efetuado *elo próprio remetente ou *or s** conta e orde*, e </line>
<line> se*a cob*ad* e* s*par*d*; e o valor do IP, *uando a merca**ria fo* des**nada a consu*o, </line>
<line> ativo im*bilizado do des*inatár*o ou co*sumidor final. Não integram * b**e de cálcu*o, </line>
</par>
<par>
<line> segu*do o RICM*, Livr* I, *rt. 19: </line>
<line> o valor do IPI quando a op*ra*** for destinada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> indu*trialização ou come*c*alizaçã*; e o valo* dos de*c**to* condici*nais. A b*se de cálculo </line>
<line> *ode s** *eduzid* de acordo com o RICM*, Livro I, a*t. 23, Inciso II, pa*a as me*c**orias que </line>
<line> compõe* a cest* b*sica de aliment*s relac*onados no *pêndice IV. </line>
<line> A alíqu*ta, segundo Oliveira et al. (20*7), pode ser definida como um v*lor, ou </line>
</par>
<par>
<line> percentu*l, defin*do em le*, o qu*l, ao ser aplica*o sob*e * base de c*lculo, resultará </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mo*t*nte do i*post* a s*r recolhido. A alt*ração </line>
<line> da alíquota t*mbém e*tá sujei*a a*s </line>
</par>
<par>
<line> princípios </line>
<line> da legali*ade, ante*iori*a*e e irret*oativ*dad*. As </line>
<line> alíquotas no Estado *o *io </line>
</par>
<par>
<line> *rande do S*l são </line>
<line> *ixada* conforme o RICMS, Livro I, a*t. 1* a 29, sendo di*i*idas *ntre </line>
</par>
<par>
<line> al*qu*tas *nternas e alíquota* interestaduais. N* operação inte*na, elas variam de *cordo com </line>
</par>
<par>
<line> o pro*u*o </line>
<line> ou serviços, </line>
<line> po*endo ser de </line>
<line> 1*%, 18%, 2*%, 25% e 30%. No </line>
<line> en*anto, </line>
<line> **s </line>
</par>
<par>
<line> operações interestadu*is são de 4% s*bre pr**utos *mportados, já s* for produto na*ional </line>
</par>
<par>
<line> compreendem os percentuai* de 7% </line>
<line> ou 12%, </line>
<line> de acor*o com o Estado do destino </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> mercadoria. </line>
</par>
<par>
<line> A apura**o do **MS é realizada ao final *e c**a mês, *ompreendendo a diferença </line>
</par>
<par>
<line> entre o somatório de débitos e de créditos *xi*t*nte* no período. A di*e*ença rela*iva </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> apuração pode resultar em: saldo c*edor, a ser utilizado em pagame*tos fu*u*o* </line>
<line> por </line>
</par>
<par>
<line> compen*aç*o; ou saldo devedor, d*vendo ser re**lhido no *r*zo estipul*do (OL**EIRA et </line>
<line> al., 2007). O RICM*, L*vro I, art. 59, Inciso I a, perm*te a*nda que o contribuinte tra*sfir* o </line>
</par>
<par>
<line> saldo *redor a*umulado </line>
<line> para qualquer </line>
<line> outro </line>
<line> estabelecimento da empresa situado den*ro do </line>
</par>
<par>
<line> Estado, compen*ando um *éb*to de u*a **li*l co* o crédito de outra. No tópico segui*te se*á </line>
<line> analisad* o IC*S S*, i*stituído no artigo 150, §7º da C*/88, a*r*bu*ndo a* *uj*ito passivo a </line>
<line> *ev. FS*, *eresin*, v. 18, n. 6, ar*. 5, p. *6-117, j*n. 2021 www4.fsanet.com.b*/r**ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impacto do *ecr*to Lei 5430*/2018 em uma Rede de Superm*rc*do* no Estado do Rio Grande *o Sul </line>
<line> 101 </line>
</par>
<par>
<line> c*ndição de r*sponsável pelo pagamento do tr*buto, *esmo q*e o f*to gerador oc**ra </line>
<line> poste*ior*ente. </line>
<line> 2.2 ICMS ST *o Estado do Rio G*ande do Sul </line>
<line> At*avés da *etermin**ão na CF/88, *a possibilidade da e*istê*ci* d* subs*it*ição </line>
</par>
<par>
<line> tributária d* ICMS, LC **/96 de*iniu em **u art. 6º que a "lei *st*dua* po*erá a*rib*ir a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> contribu*nte *o imposto ou a d*pos*tário a qualqu*r t*tulo a responsa*ilidade p*lo seu </line>
</par>
<par>
<line> pagame*t*, hipótese em qu* assumirá a condiçã* </line>
<line> de sub*tituto tributá*io". Denari </line>
<line> (2008) </line>
</par>
<par>
<line> compl**enta qu*, para * *isco, o mode*o de S*bst*tuiçã* Tributári* mel*or s* encaixa nos </line>
<line> critéri*s *e co*odi**de, ec*no*ia e *onveniênc*a ad*inist**tiva, u*a vez que se t*rna ma*s </line>
<line> efi*a* * fiscalização nu* ** suje*to passiv*. </line>
</par>
<par>
<line> *êgas (2018) e*plica que no regime *e subs*it*i*ão </line>
<line> trib*t**ia existe* dois cont*ibuintes, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> *ubstituto, que é o responsáve* pela r*tenção e r**olhim*nt* do imposto, que em re*ra ge*al é </line>
<line> o *abricante ou *mp*rtador da mercado*ia; e o substituído, **e é aquele que tem o i*posto </line>
</par>
<par>
<line> de*ido re*ativo às o*erações </line>
<line> pagas p*lo contribuint* *ubstituto. Em r*gra g*r**, são *s </line>
</par>
<par>
<line> *t**adi*tas, ***tribuidores ou v*rejistas. </line>
</par>
<par>
<line> Segundo a LC 87/**, art. 6º </line>
<line> §1º, "a respo*sabilidade </line>
<line> p*derá </line>
<line> ser a*ribuíd* em relação </line>
<line> a* </line>
</par>
<par>
<line> imposto incidente </line>
<line> sobre *ma ou mais ope**ções ou prestações, sej*m antecedentes, </line>
</par>
<par>
<line> concomit*nte* *u subse*uentes". Os três tipos *e operações são definid*s, por Sage </line>
<line> (2015) </line>
</par>
<par>
<line> c*mo: (i) *ubstit*ição tributári* a**ecedente, co*hecida também como su*stituição "para trás" </line>
</par>
<par>
<line> ou "regressiva", </line>
<line> ocorrendo qua*d* o substituto é r*sponsável </line>
<line> pe** r*co*hime**o </line>
<line> do ICMS </line>
</par>
<par>
<line> incidente na* op*rações anteriores; (ii) subs*itui*ão tributár*a subse*u*nte, conhecida também </line>
</par>
<par>
<line> como sub*ti*uição "para fr*nt*", o*orrendo q*ando o substi**to </line>
<line> é re**o*sável pela </line>
</par>
<par>
<line> an*ecipação do ICMS nas oper*ç*es p*steri**es; e a (iii) substituição tributá*ia c*ncomi*ante </line>
</par>
<par>
<line> (*ouco u**l*zada), </line>
<line> ocorrendo sempre no momento em qu* a*ontece o f*to ger*d*r, com </line>
</par>
<par>
<line> atr*b*ição da ob*igação a out*o contrib*inte e não *quele que está realiz*ndo * ***ração. </line>
<line> A b*se de cálculo *a ST *st* embasada no art. 8º da L*i 87/96, **ndo definida como o valor </line>
<line> de v*nda da mercadoria acresc**o do fre*e, IPI e d**a*s *espesas debi*adas do d*stina*á*io, </line>
</par>
<par>
<line> *e* como a ap**cação do percen*ua* de Marge* de Valor Agregado (MVA). Em resu*o, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> b*se de c*l*ul* da ST, pode ser def*n*da através *a fórmula: BC = (V**or da Me*cadoria </line>
<line> + </line>
</par>
<par>
<line> ***te + IPI + outras *e**esa*) * MVA. *aso a mercadoria *os*ua base de cá*culo reduzida, * </line>
<line> base de cálculo da ST terá o **smo per*e*tua* de *edução. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 5, p. 96-117, jun. 2021 </line>
<line> www4.fsan*t.*om.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Lopes, *. Schreiber, M. A. M*raes </line>
<line> 102 </line>
</par>
<par>
<line> Chi**egato et. al (2016) *xplicam que a MVA * de*ermi*ada conforme os preços </line>
<line> freque*t*mente praticados no mercado, sendo obt*dos po* amostragem, le*a**amento ou </line>
<line> info*ma*ões fo**e*idas por e*tidades *epresenta*ivas do* *eto*e*, representan*o a m*di* </line>
</par>
<par>
<line> ponderada para os p**ços coletados. Alg*ns </line>
<line> produtos pode* possuir a fix*ção de </line>
<line> u* pr*ço </line>
</par>
<par>
<line> único, tam*ém ch*mado </line>
<line> de </line>
<line> pauta, com* é o *aso das bebidas, cigarros e so*vetes. C*da </line>
</par>
<par>
<line> Estado possui a liberdade para definir qua*s p*od*tos serão cobrados na modalidade de </line>
</par>
<par>
<line> anteci*ação no seu *erritó**o. Segundo Pêgas (2018), com a S* </line>
<line> es*a situação se t*r*a </line>
</par>
<par>
<line> com*le*a, uma vez q*e um pro*uto </line>
<line> pode ser t*i*utado em u* *stad* e não tribu*ado em </line>
</par>
<par>
<line> outr*. D*ante d*sso, *oi instituído o C*nselho Nac*onal de Polí*ica *azendária (CONFAZ), </line>
</par>
<par>
<line> constituído pelos Sec*etá*ios de Fazenda, Finanças </line>
<line> ou Tributação dos Es*ados e Dis*r*to </line>
</par>
<par>
<line> Feder*l, *residid* pelo Ministr* de </line>
<line> Estado d* *azenda. D* a*ordo </line>
<line> *om Pêgas (2018), * </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> responsab*lidade d* órgão a celebração de convê*ios e protocolos e*tre *s e*tados, inclusive </line>
<line> com *elação * su*st*tu*ção tributária. Convênio pod* s*r d*finido c*mo um acordo celebrado </line>
<line> *ntr* os E*t*dos membros, p*ss*indo val*dade pa** todos os *s*ados. Só exis*irá um convênio </line>
<line> quand* *s 27 unidade* federativas p*rtici*are*. Protocolo pode ser defini*o *omo um *cor*o </line>
<line> onde apenas a*gun* Estados part*cipam, **sde *u* **o int*rfi*a* em ou*ros. </line>
</par>
<par>
<line> O Convênio 142/*8 </line>
<line> de 14 *e dezembro </line>
<line> de 2018 dispõe sobre os regimes de *T e </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *nt*cipação de reco*himent* do ICMS *om e*ce*ramento de tributaç*o, rela*ivos ao imposto </line>
<line> devido pelas operações *ubsequentes. De acordo com a Clá*sula **rceira do Convênio 142/18, </line>
<line> o regi*e de ST irá se aplicar a todos os contribuintes, inclu*ive às microem*resas * emp*esas </line>
<line> ** pe*uen* *orte opt*ntes pelo *imples Nacional. Os bens e mercadorias sujeitos ao regime </line>
<line> *e ST constam n** anex*s II ao XXVI do C*nvênio 142/18. </line>
<line> Em 19 de outubro de 20*6, foi j**gado pelo S*prem* Tribu**l Fed*ral (STF), o </line>
<line> Recurso Ex*raordinário *º 593849, que trata sobre o dire*** à restituiç** do ICMS pago a mais </line>
</par>
<par>
<line> no regim* d* subst*tuição t*ib*tária. Concluído o </line>
<line> julga*ento, o STF (2016, p.4) definiu que </line>
</par>
<par>
<line> "é dev*da a resti*uiçã* *a diferença do I*posto sobre Circulação de Merca*orias e Ser*iços - </line>
<line> ICMS pago a mai* no regime de sub*ti**ição tributár*a para a frente se a bas* de cál*ulo </line>
<line> e*etiva *a operação for inferior * p*esumida". A decisão do S*F somente se aplicará a fatos </line>
</par>
<par>
<line> g*ra*ores </line>
<line> poster*ores a 1* </line>
<line> de </line>
<line> outubro </line>
<line> de 2016 e, q*an** </line>
<line> aos fatos *as*ados, </line>
<line> apena* </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> con*ribuintes </line>
<line> que já possuem p*o*es*os em </line>
<line> c*rs* que e </line>
<line> não pos*uam transitado em **lga*o </line>
</par>
<par>
<line> *erão direi*o à r*stituição (P*GAS, 2018). Sete ministr*s vo*aram a favor d* compl*m*nto do </line>
<line> ICMS ST, quando a *ase *e cálculo real for superior à b*se de *ál*ulo pres*mida. </line>
<line> O Estad* do Rio Grande d* Su* for*alizou as n*rm*s *elat*vas à restituição e ou </line>
<line> comple*en*açã* da su*s*ituiçã* tributária *om a publi*ação do D*c*eto nº 5430* *m 06 de </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 18, n. 6, art. 5, p. *6-117, jun. 20*1 ww**.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Im*acto do D**reto Lei 5*3*8/2*18 em um* R*de d* Supermercados *o Estado do Rio Grande do Sul </line>
<line> 103 </line>
</par>
<par>
<line> novemb*o de *018, produzindo efeito* * *art*r de 0*º de janeiro de 2*1*, in*erindo ao RICMS </line>
<line> no Livro III, Subseção IV-A os ar*. 2*-A que trata e define o contri*uinte subst*tuíd* var*jista </line>
<line> orientando proces*o para *alcu*ar o mont*nte do* tributos p*esu**dos, e * art. 25-C *u* tr*t* </line>
<line> da apu*ação *o sal*o a complementar ou a re**ituir * e*tabelece reg*as de com* proceder em </line>
</par>
<par>
<line> *ada um dos c*sos. Em 23 </line>
<line> de janeiro de 2019, *ambém f*i pu*licado o *ecret* nº *4490, </line>
</par>
<par>
<line> retr*agindo seus efe*tos a 1º de janeiro de 2*19. A d*ta inic*al da obrigator*edade ficou adiada </line>
<line> para 1* de març* *e 201*, per*itindo ao contri**inte adotar voluntariamente n* perío*o *e 1º </line>
<line> de janeiro a 28 de fev**eiro de 2019. </line>
</par>
<par>
<line> A *abela 1 demonstra o cálculo referente a uma *peração de **mpra e venda </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> *er**doria, resultand* em um valor de I*M* ST * re**it*ir, en*uan*o a t*bela 2 d*mons**a o </line>
</par>
<par>
<line> cálcul* r*su*tando em </line>
<line> um val*r a *omp*ementar. </line>
<line> Para *ma melhor compreensão, as *abelas </line>
</par>
<par>
<column>
<row> estã* exibi*as lado a lad*, e *s valor*s utilizados para * c*lculo não condizem c*m *enhum </row>
<row> p*oduto esp*cífico, ap*nas s**do u*il*zad*s **mo exemplo. </row>
</column>
<par>
<line> Tabela * - ICMS ST a restitui* </line>
<line> Tabela 2 - ICMS *T a comp*ementar </line>
</par>
<par>
<line> In**stria - Atacadista </line>
<line> Indústr*a - Ata*adis*a </line>
</par>
<par>
<line> Preç* de Ve*da </line>
<line> 100,00 Preço de Ve*d* </line>
<line> 100,00 </line>
</par>
<par>
<line> ICMS pr**rio (18%) </line>
<line> 18,00 *CM* próprio (18%) </line>
<line> 18,*0 </line>
</par>
<par>
<line> MV* (%) </line>
<line> 2*0 MV* (%) </line>
<line> *50 </line>
</par>
<par>
<line> Bas* de cálculo da ST </line>
<line> 350,00 Base de cál*ulo da ST </line>
<line> 350,0* </line>
</par>
<par>
<line> ICMS S* </line>
<line> 4*,0* ICMS ST </line>
<line> 45,00 </line>
</par>
<column>
<row> Ata*adi**a - V*rejista Atacadista - Varejista </row>
</column>
<par>
<line> P*eço de venda </line>
<line> 200,0* Preço de venda </line>
<line> 2**,00 </line>
</par>
<par>
<line> Bas* de cálculo d* ST </line>
<line> *50,00 Base de cá*culo *a ST </line>
<line> 350,*0 </line>
</par>
<column>
<row> Varejista - Cons*mi*or Final Varej*sta - C**sum*dor Fina* </row>
</column>
<par>
<line> Preço de v*nda </line>
<line> 3**,00 P*eço de venda </line>
<line> 450,*0 </line>
</par>
<par>
<line> Base de cálcu** ST </line>
<line> 350,00 Ba*e de cálculo ST </line>
<line> 350,00 </line>
</par>
<par>
<line> Imposto E*etivo (*00 * *8%) </line>
<line> 54,0* Imposto Ef*tiv* (450 * 18%) </line>
<line> 81,00 </line>
</par>
<par>
<line> I*posto Presu*ido (350 * 18%) </line>
<line> 63,00 Imp*sto Pres*mido (3*0 * 1*%) </line>
<line> *3,00 </line>
</par>
<par>
<line> ICMS ST a Rest*tu** </line>
<line> (9,00) I*MS ST a Complem**tar </line>
<line> 18,00 </line>
</par>
<column>
<row> Font*: Elaborado pelos auto*es Fon*e: Elabor*do pelos aut*res </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Confo*me </line>
<line> demons*rado, para um* merc*do*ia co* preço d* </line>
<line> ven** no </line>
<line> v*l*r </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> R$ 100,00, o g*ver*o estipula um* MVA de 250%, presumindo que o valor da venda *rá </line>
<line> oc*rrer a R$ 350,00 para o consumido* fin**, *ervindo como *ase para o cálculo do ICMS ST </line>
</par>
<par>
<line> para toda a cadeia. Após a publica*ão </line>
<line> do Decret* 5430*/2018, *s *mp*esas que </line>
</par>
<par>
<line> comer*ializam pa*a cons**idor f*nal </line>
<line> de*em </line>
<line> re*lizar cálculo a fim o </line>
<line> de ver*fica* se exist* </line>
</par>
<par>
<line> *alor a restituir ou co*plem*ntar. </line>
</par>
<par>
<line> A tabe*a 1 *emonstra o cálculo re*ativo a uma em*res* que v*ndeu determinado </line>
<line> *r*duto por R$ 300,00 geran*o um i*posto efeti*o de R$ 54,00. O im**sto retido no início </line>
<line> da cad**a fo* de R$ 63,00, pr*sum*ndo que o *alor da ven*a seria de R$ 350,*0. *ssa </line>
<line> Rev. *SA, *eresina PI, v. 18, *. 6, ar*. 5, p. *6-*17, *un. 2021 www*.fsanet.co*.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. L*pe*, D. *chreiber, M. A. Moraes </line>
<line> 104 </line>
</par>
<par>
<line> operação gero* pa** a em*r*sa um crédito de i*posto no v*lor de R$ *,00, uma vez que </line>
</par>
<par>
<line> vendeu a mercadoria por um preç* menor ao presumido *elo Estado. Já tabe*a 2 efetua a </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> c*lcu*o *o mesmo produto, **rém *om *reç* final de R$ 450,*0, ge*ando um **posto e**t*vo </line>
<line> de R$ 81,00. Essa operação gerou um valor de R$ 18,00 de dé**to para a em*resa. </line>
<line> * METODO*OGIA </line>
<line> Mascaren*as (2012) de*in* o mé**do como u* conjunt* *e técnicas utilizadas em um </line>
<line> e*tudo para obtençã* de uma resposta. Prod*nov * F*eitas (20*3, p.24) complementam que "o </line>
</par>
<par>
<line> métod* *i*ntífi*o é um **njunto de *roce*imentos adotad** *om * propós*to *e atin*ir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> conhecime*to". A p**quisa qu* embasou elabo*açã* *est* a*tig* pode ser classificada, a </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> ponto d* vis*a d* su* nature**, c**o *plicada, que, segu*do Prodanov e Fre*t** (*0*3, *.51), </line>
<line> visa *erar co*hecimento para a ap*icação práti*a p*opiciando a solução de problema* </line>
</par>
<par>
<line> específicos. Quanto </line>
<line> *os seus objetiv*s, * pe*quisa pode se* considerada </line>
<line> como *xploratóri*, </line>
</par>
<par>
<line> uma ve* que o trab**ho se propõe a t*a*er ma*s in*ormações e **i*r familiari*ade com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> pr*ble*a *pr*sentado, a**rdando * assunto *om *aior profund*dade, tor*and*-o as*im mais </line>
<line> c*aro e contribuindo para s*a melhor co*preensão (BEU*EN *t. al, 200*). </line>
<line> Para alcançar * objet*vo do e*tu*o e *espon*er à perg**ta de pes*uisa, os auto*es </line>
</par>
<par>
<line> optaram pela realiza*ão *o estudo *e caso, *om abo*dag*m qualita*iva, *oleta de e </line>
<line> d*dos </line>
</par>
<par>
<line> *mpír*c*s po* m**o d* leva*t**ent* </line>
<line> document**. Ma*carenhas (2012) suger* </line>
<line> i*iciar </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> t**balho *ientí**co com uma pesquisa b*bliográfi*a, permitin*o que o pesquisa*or c**heça o </line>
<line> que já se estudou sobre o assun*o. </line>
<line> A **presa escolhid* para a *ealizaç*o do estudo d* caso foi fundada em 2006, a**a*és </line>
<line> da uniã* de duas tradi*ionais redes d* super*ercados. Essa união d*u orige* a *ma e*presa </line>
<line> com melhor capaci*ade *e neg*ciação c*m for*ece*ores, *enores custos co* logística e </line>
<line> ge*ando * economia de e*c*la a*ministrativ*, co*tribuindo para *elhor** r**ultados </line>
<line> organizac*onais. A empresa "BE*A" é um* empr*sa multidisciplinar, q*e atu* nos ramos de </line>
<line> varejo, ata*ado, atacarejo, di*t*ibuição, fa*ric*ção, tr*nsp*rte e log*stica de b*ns de consumo </line>
</par>
<par>
<line> no es*ado do Rio Grande do Sul. A*ualm*nte seu faturame*to anual está </line>
<line> próxim* de R$ 2.1 </line>
</par>
<par>
<line> bilhõ*s, * empres* Beta *ossui um* ampla *strutura com*osta de *6 superm*rcados </line>
<line> distribuí*os pe*o Esta*o e mais de 7.000 co*aboradores. </line>
<line> O e**udo foi realizado *as 46 lojas distribuíd*s pel* Est*do do RS, que possuem venda </line>
<line> direta para consumidor final, os dados fo*am cole*ados por *e*o do sistema informatiz*do *a </line>
<line> empre*a, que or*aniza *o*a a roti** operacional, *iscal, con*á*il e fina*ceira além do s*stema </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, *. *8, n. *, ar*. 5, p. 96-117, jun. 20** www4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *mpacto *o Decreto Lei 54308/2018 e* uma *ede d* S*perm*r*ad*s no Estado do Ri* Grande do Sul </line>
<line> 105 </line>
</par>
<par>
<line> BI, que ge** re*atórios c*m as in*orm*ções gerencia*s, repr*sentan*o os *ados *rimários qu*, </line>
<line> de *cordo com *ro*anov e Fr*itas (201*, p.103), "r*ceb*m essa desig*açã* por s* t*atarem de </line>
<line> informações em prime*ra mão, ou seja, por não s* enc*ntrarem regis*rados em nenhum outro </line>
<line> docu*en*o". É possível afirmar q*e também foi utiliz*da a técnica de obs*r*ação </line>
</par>
<par>
<line> partici*an*e, </line>
<line> consideran*o q*e um dos autor*s </line>
<line> *a p*squ*s* * co*aborad*r </line>
<line> da r*ferida </line>
</par>
<par>
<line> organização. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados e*pí*icos obti*os *oram submetidos à a***i** docu*e*tal, seg*in*o as </line>
</par>
<par>
<line> re*omen*ações de Cell**d (2*08), **ic*ando com a col*ta da* in*ormaç*es, compreendendo o </line>
<line> p*ríodo ent*e março e dezem*ro de 2019, já que es*e foi o pe*íod* no q*al entrou em vigor o </line>
<line> Decreto 54308/2018 * ser estudado. Os dados foram extr*ídos *o *istema inte*no da em*resa, </line>
<line> c*assi*icados em e**el para elaboração de *abelas e gráfi*os para u*a melhor compreens*o e </line>
<line> para que se possa atingir o* objetiv*s *r*postos na p*squ*sa. </line>
<line> Pa*a que fosse p*ssível id*n*ificar a quantida*e de produtos *o regi*e de substituiç*o </line>
<line> trib*tá*i*, fo* uti**z**o o faturamento *a empresa no mês *e fever*iro de 20*9, **m os dados </line>
</par>
<par>
<line> da filial que ma*s e a que menos faturou. At*avés </line>
<line> d*s a*urações de restituição </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> complementação acumuladas de m*r*o a dezemb*o de *019, *oram v*r*fi*ados os *tens com </line>
<line> valor superior * inf*rior * *$ 10.000,00, co* o int*ito *e el*borar um ranki*g constando os </line>
<line> quin*e *rodutos com maior valor de r*stituição e *ompleme*t**ão, par* entã* obter os </line>
<line> valores po* unid**es vendi***. </line>
<line> 4 RESULTADO* E DI*CUSSÕES </line>
<line> A su*stituição tributá*ia, conforme abordado, pos*ui o intuito de redu*i* a sonegação, </line>
</par>
<par>
<line> facilitando * fiscalização, </line>
<line> a*ém </line>
<line> de </line>
<line> *cor*er a ant*cipação </line>
<line> do reco*himento do tributo. De </line>
</par>
<par>
<line> acor** c*m * C*nvênio 142/1*, no an* ** 2019, *inte e oi*o segme*tos co*põem * list* d* </line>
</par>
<par>
<line> pro*uto* abrangidos pelo regime de ST. Com o i**uito </line>
<line> de evidenciar o refl**o no mix </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> produtos de </line>
<line> um supermercado, a figura 1 demonstra * r*cei*a operacional realizada na </line>
</par>
<par>
<line> em*resa Beta no *ês de *evere*ro ** 2019. </line>
</par>
<par>
<line> A </line>
<line> e*presa Be*a fa*uro* no mês de fe*er*iro um total de *$ *28.251.754,78, sen*o </line>
</par>
<par>
<line> que a filial que menos faturou, f*lial 40, fa*urou um total de R$ 1.101.8*8,01 a*r***ntando no </line>
</par>
<par>
<line> final do m*s de feve*eiro </line>
<line> um m*x de 7.004 p*od*tos no qu*l 69,9*% são tributados *elo </line>
</par>
<par>
<line> regime de substitui*ão tri*utária; * a f*li*l </line>
<line> 44 fa*urou *o mesm* período um total *e R$ </line>
</par>
<par>
<line> 8.964.240,*3 *presentando no fin** do mês de fevereiro um mix de 11.058 pro**tos *o qual </line>
<line> 62,67% *ão **ibutados pel* regime ** substituição tributária. *i**te da anál*se das dua* </line>
<line> Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 18, n. 6, art. 5, p. 96-117, jun. 2021 www4.fs*net.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Lope*, D. Sch*eiber, M. A. ***aes </line>
<line> 1*6 </line>
</par>
<par>
<line> filiais, é possível constat*r que, e* média, um supermercado da rede Beta c*ntempla 66,29% </line>
<line> do mix de *rodutos **ibutados pelo regim* de substit*iç*o tributária. </line>
<line> Figura 1 - Receita operaci*n** bruta - Fe*ereiro *e **19 </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elabor*do pe*os autores </line>
<line> Diante dos dados a*resenta*os, * *os*ível c*ncluir que na empresa Beta gr*nde parte </line>
<line> d** pr*dutos sã* tributados po* ST, por*an*o qualque* a*teração n* l*g*slação tri*utária </line>
</par>
<par>
<line> estadual </line>
<line> ocasi**a gr*nde impacto, podendo ele *er *eutro, nega**v* ou p**i*ivo. A*ós </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *ublic*ç*o do Decreto </line>
<line> 54308, em 06 *e novembro *e 20*8, * </line>
<line> empresa e* anál*se iniciou o </line>
</par>
<par>
<line> *ratament* do sistema i*te*no com o intuito de atender à *egislaç**. O quadro 2 demo*s*ra as </line>
<line> mudanças necessá*ias, incl**ndo as tarefas i*prescindíveis para o tratamento d* diferenc*al </line>
<line> de S* *o sistem* intern*: </line>
<line> Quad*o * - *ratamento do Sis*ema p*ra D*fer*ncial de ST </line>
</par>
<par>
<line> A*i*i*ade </line>
<line> Início </line>
<line> Fi m </line>
<line> H o ra * </line>
<line> Dias Ú**i* </line>
</par>
<par>
<line> Criar tratamento da normativa referente aos valor*s retidos d* ST n* Sped Fiscal. Cri*r *ela**ri* q*e demo*stre as diferenças pratic*das entre o valor vendido e o est*pulad* pelo gove*n* *e*su* o *u* foi gerado no Sped. Risco: **col*iment* de crédi*o menor que * espera*o, ocas*onando aument* no custo das mercadorias. </line>
<line> *7/11/2018 </line>
<line> *8/01/20*9 </line>
<line> 144 </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> Realizar a*terações no l*iaute *a *F-e e NF*-e pr***stas na NT 2018.*05. Riscos: oc*sionar rej*ição de nota fiscal. </line>
<line> 1*/02/2019 </line>
<line> 2*/04/2019 </line>
<line> 7* </line>
<line> 9 </line>
</par>
<par>
<line> Tratamento para *tualizar o custo médio d*s pr*dutos com cré*ito d* diferenc*al *e S*. Ri*cos: recolhimento de crédit* menor q*e esperado, * ocasion*ndo aumento *o custo das m*rcadorias. </line>
<line> 20/05/2019 </line>
<line> 31/*8/2019 </line>
<line> 144 </line>
<line> 18 </line>
</par>
<par>
<line> Tra*amen*o do campo V*lor ICMS Subs*ituto *ue é e*igido na NF-* *ara no*as de reven*a (atacad* e v**ejo). Ris*os: ocasi*nar rejei*ão de nota fisca*. </line>
<line> *4/06/2019 </line>
<line> 07/06/2019 </line>
<line> 24 </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaborado pelos autores. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, T*resina, *. 18, n. 6, art. *, p. 96-117, *un. **21 </line>
<line> www*.fsanet.com.br/*e*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O **pacto do Decreto Lei 5*30*/2018 em u*a Rede de *upermerc*dos no Est*do do Rio Grande do Sul </line>
<line> 107 </line>
</par>
<par>
<line> A empresa Beta po*sui uma e**ipe de cinco desen*ol*edores. O pr*jeto ref*rente a* </line>
<line> dife*encial de ST foi *ese**olvi*o, em *ua *aior **rte, por um desenvolve**r e, segundo o </line>
<line> quadro 2, fo*am necess*rias **4 hor*s de des**vol*imento, realizadas em 48 di** úteis, com </line>
<line> divers*s re*niõ*s de *arametrizações entre TI, diretoria, *erência de **ntroladori*, área f**ca* </line>
<line> e c***ultores. </line>
<line> 4.1 *réd*to presumido sobre *s*oque </line>
<line> Com a publicaçã* *o De*reto **490, de *3 de jan*i*o de 2019, a empresa Beta inic**u </line>
<line> o c*ntrole da restituição e ou complem**ta*ão *a ST em *º de m*r*o d* *019. Como p*ss*ía </line>
<line> m*rcado*ia* em estoqu*, f*i util*zado * inventário de ** de fevere*ro de 2019 d* todas as 46 </line>
<line> *ojas com vend* direta *ara consumido* fi*al. P*ra a apuração do crédit* presumido, f** </line>
<line> utilizada a ba** *e cálculo do ICMS ST *etido re*erente à últim* *ompra do p*o*u*o *m </line>
<line> estoq*e. *pós o le*a*tamen*o des*es dados, o valor en*ont**do foi *ultiplicado *ela alíquota </line>
</par>
<par>
<line> interna de ICMS n* Estado do RS e </line>
<line> por tratar-*e d* produtos alimentíc*os, que ap**sent** </line>
</par>
<par>
<line> variação de </line>
<line> a*íquotas e*tre *les, apu*ou-se o </line>
<line> valor d* cré*ito d* *C*S ST por u*ida*e de </line>
</par>
<par>
<line> p*oduto. </line>
</par>
<par>
<line> Após, foi *ecessário identificar a qua*tid*de de *ada pro*uto disponível *m estoque * </line>
<line> multi*licar pelo *alor unitá**o e*c*ntra*o, assim, o c*é*ito *resu*ido tota* d*s prod*tos *m </line>
</par>
<par>
<line> estoque, na data </line>
<line> do lev*ntament* dos dados (28/02/2019). * tabela 3 d*m*nstra o cálculo </line>
</par>
<par>
<line> r**liz*do p*ra a obtenç*o do *rédit* presumido sobre * estoque de cinco produtos de </line>
<line> de*erminada filial. O* demais itens e demais filiais obedeceram ao mesm* trat*mento </line>
<line> d*monstrado: </line>
<line> Ta*el* 3 - Crédito ST sobre e*toque </line>
</par>
<par>
<line> *roduto </line>
<line> Quant. (UN) </line>
<line> Base ST **tida (*$) </line>
<line> Alíquota ICMS (%) </line>
<line> C*édito Presumi*o *nitári* (R$) </line>
<line> Crédito Presumi*o To*al (R$) </line>
</par>
<par>
<line> Biscoito Orqu*dea Mar*a Chocolate 400g </line>
<line> 626 </line>
<line> 3 ,9 9 4 5 </line>
<line> 12 </line>
<line> 0 ,4 7 9 3 * </line>
<line> 3 0 0 ,0 7 </line>
</par>
<par>
<line> Bombom ***ta Mix Fav*rit*s 250,6g </line>
<line> 2 .3 4 7 </line>
<line> * ,9 0 2 0 </line>
<line> 18 </line>
<line> 1 ,6 0 2 3 6 </line>
<line> 3 .7 6 0 ,7 * </line>
</par>
<par>
<line> C**veja Bu*weise* * Neck 330*l </line>
<line> 3 6 .3 8 2 </line>
<line> 4 ,2 * 0 0 </line>
<line> 25 </line>
<line> * ,* 6 0 0 * </line>
<line> 3 8 .5 6 4 ,9 2 </line>
</par>
<par>
<line> C*oc**ate Lacta ao Leite 90g </line>
<line> * .9 4 4 </line>
<line> 4 ,* 9 9 7 </line>
<line> 18 </line>
<line> 0 ,7 9 1 9 5 </line>
<line> 1 .5 3 9 ,5 5 </line>
</par>
<par>
<line> E*cova de D*nte Joh*son* Reac Ult Clean Med </line>
<line> 31 </line>
<line> * ,* 8 0 * </line>
<line> 18 </line>
<line> 1 ,2 7 4 4 0 </line>
<line> 3 9 ,5 1 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelos autores </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 6, art. 5, p. 96-1*7, jun. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.c*m.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Lopes, D. Schre*ber, *. A. M*raes </line>
<line> 108 </line>
</par>
<par>
<line> Apó* sistema de TI da empresa Beta realizar o crédit* individual por item, foi o </line>
<line> apurado o **lor total de cr**ito **br* estoqu*, que resultou no v*lo* de R$ 1*.*72.*50,35, que </line>
<line> fo* utiliza** em tr*s pa*c*l*s fi*as *e R$ 4.49*.88*,4* confo*me determina o RICMS, Livro </line>
<line> III, Seç*o I, art. 25-A, In*iso I, no*a 05. </line>
<line> 4.2 Apura*ão mensal *e restituição e complementa*ão </line>
<line> *s demais apura*ões *egu*m * or**m do créd*to *o momento *a entra*a, </line>
<line> repres*ntando o valo* do impos*o presum*d* menos o débit* no momento da sa*da, res**tando </line>
<line> no im*osto ef*tivo, gerando, o saldo a comp*e*e*tar ou a *estituir *e ICMS ST. A figura 2 </line>
</par>
<par>
<line> r**er*-se aos </line>
<line> *ad*s *a nota fiscal de c*mp*a do pr**uto "B*MB*M FERRE*O ROCHER </line>
</par>
<par>
<line> T8 1*0g": </line>
<line> F**ura 2 - Dados refere*tes à compra d* prod*to </line>
</par>
<par>
<line> F**te: Adaptado *elos aut*r*s, b*seado na *ot* f*scal </line>
<line> De *cordo co* os dado* da n*ta fisc*l exibidos na figura 2, o produto é f*tur*do em </line>
</par>
<par>
<line> caixa, *onte*do *m </line>
<line> *ada cai*a </line>
<line> *0 d*spla*s com 0* bombons cada e, segundo os dados </line>
</par>
<par>
<line> destacados na nota fiscal, o p*o*uto ge*ou um cré*ito de ST no v*lor de R$ 3*9,37 ou R$ 2,78 </line>
<line> por unidade (2.163,16 * **% = 389,37 / 1*0 = 2,78), se*do a presun*** d* venda e*tipulada </line>
<line> pe*o gove*no de R$ 15,45 (2.16*,16 / 140 = 15,4*). A figura 3 refere-se à v*nda do pro*u*o </line>
<line> "BOMBOM FERRERO ROCHER T* 100g", para o *onsu*idor final. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, *. 6, ar*. 5, p. *6-117, jun. 2021 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O I*pacto do **cr*to Lei 54308/2018 *m uma R*de de Super*ercad*s *o Estado do Rio Gran*e do S*l </line>
<line> 109 </line>
</par>
<par>
<line> Fig*ra 3 - D*dos *eferentes à ve**a de *ro*uto </line>
</par>
<par>
<line> *onte: E*traí*o d* sis*ema i*terno </line>
<line> Conforme a Nota **scal Eletrônica para *onsum*dor F*nal (NFC-e), de**nstrado *a </line>
<line> fi*u** 3, oco*re a venda *o *r**uto po* um pr**o de *$ 18,4*. Supondo que as de*ais </line>
</par>
<par>
<line> unida*es tive*a* o mesmo *reç* de venda, * o*eração gero* *m débito n* v*lo* </line>
<line> de R $ </line>
</par>
<par>
<line> *65,95 (18,49 * 140 = 2.588,60 * 18% = 465,95). *o *in*l d* perío*o, é reali*ada * apuração </line>
<line> atravé* do impos*o efetiv* subtraído do *mpos*o p*esumido (465,95 - 38*,37) resultando </line>
<line> ass** em u*a complementação a ser paga *e I**S ST n* valor de R$ 76,58. </line>
<line> Diante dis*o, co**tatou-se que, no iní*io da cadeia de co*ercialização, * ICMS foi </line>
<line> re*olhid*, presu**ndo-se que * produto BOMBOM *ERR*RO ROCHER *eri* *end**o por </line>
<line> R$ 15,49. No enta*to, no fi*al d* cadeia d* comer*i*lizaçã*, ***e produto foi v*ndido po* um </line>
<line> va*o* superi**, ou sej*, R$ 18,49, de*endo então a empresa recolher a diferença *ão trib*tad*. </line>
<line> No **c*rrer dos dez meses i*i*iais de apuração no ano de 2019, a empresa Beta </line>
</par>
<par>
<line> apurou um valor referente * comp*e*e*tação d* *C*S ST nos m*se* de *u*h*, agosto </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> se*embro, totalizando assim o valor de R$ 1.379.634,01. Já *os dema*s *ete meses, a empresa </line>
<line> apur*u um valor ref*ren** à *estituiçã*, rep*esentando o v**or de *$ 5.*54.299,59. </line>
<line> A figura * *e*o*stra * informação de for*a mais *etalhada: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, T*resina P*, v. 18, n. 6, a*t. 5, p. 96-117, j*n. 2021 </line>
<line> w*w4.fsane*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Lopes, D. Schre*ber, M. *. Moraes </line>
<line> 110 </line>
</par>
<par>
<line> Fi*u** 4 - Comp*ementação e Rest*tuição de ST </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Elaborado pelos auto*es </line>
<line> A *abela 4 demonstr*, de f*rm* sintéti*a, a origem do sal*o da apura*ão *ês a *ês. O </line>
<line> impos*o p*es*mido do ICMS é represen*ado *elo c*édito d* e*trada no momento da compra </line>
</par>
<par>
<line> *u transf*rê*cia d* m*rcadoria, e o imp*sto efeti*o, </line>
<line> constituído *elo d*bito da saída no </line>
</par>
<par>
<column>
<row> mome*to da venda par* o consumido* final, r*sultando assim n* comple*ento *u na </row>
<row> rest*tu*ção, d*monstrado na ***una apuraçã*, com os *alores *m reais (R$). </row>
<row> Ta*ela 4 - Apuração do dif*renc*al de ** </row>
</column>
<par>
<line> Mês </line>
<line> Crédi*o Ent*ada </line>
<line> Débito Saída </line>
<line> Apuraç*o </line>
</par>
<par>
<line> Ma*ço </line>
<line> 16.824.9*4,*9 </line>
<line> 16.61*.103,*4 </line>
<line> * 0 8 .* 1 0 ,4 5 </line>
</par>
<par>
<line> A*ril </line>
<line> 16.146.894,84 </line>
<line> 1*.0*9.298,42 </line>
<line> 4 7 .5 9 6 ,4 2 </line>
</par>
<par>
<line> M a* o </line>
<line> 15.35*.800,90 </line>
<line> 14.605.017,84 </line>
<line> 7 5 4 .7 8 * ,0 6 </line>
</par>
<par>
<line> J*nho </line>
<line> 14.508.*12,33 </line>
<line> 1*.149.575,*1 </line>
<line> (641.362,68) </line>
</par>
<par>
<line> *ulho </line>
<line> 16.18*.339,50 </line>
<line> 15.2*0.061,16 </line>
<line> 9 6 5 .2 7 * ,3 4 </line>
</par>
<par>
<line> Agosto </line>
<line> 14.890.401,83 </line>
<line> 15.103.*57,59 </line>
<line> (212.*55.*6) </line>
</par>
<par>
<line> Setembro </line>
<line> 13.*66.724,68 </line>
<line> 14.192.*40,25 </line>
<line> (525.515,57) </line>
</par>
<par>
<line> Outubro </line>
<line> 16.921.152,00 </line>
<line> 15.080.164,42 </line>
<line> 1.*40.987,58 </line>
</par>
<par>
<line> Novembro </line>
<line> 17.243.31*.68 </line>
<line> 16.209.240,52 </line>
<line> 1.034.077,16 </line>
</par>
<par>
<line> *ezembro </line>
<line> 20.583.677,82 </line>
<line> 20.28*.911,24 </line>
<line> 3 0 2 .7 6 6 ,5 * </line>
</par>
<par>
<line> T*tal </line>
<line> 162.330.4*5,** </line>
<line> 158.555.770,29 </line>
<line> 3.774.665,*8 </line>
</par>
<column>
<row> Fonte: E*aborado pelos au*o*es </row>
<row> A* *nalisar * sal*o acumul*do referente aos de* meses inicia*s, c*nfo**e a t*b*l* 4, * </row>
</column>
</par>
<par>
<line> **presa obteve ** valor *e *estituição de *CMS no v*lor d* R$ 3.774.665,5*. S*ma**o </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> este valo* o crédito *e *s*oque *pura*o n* final *o mês de *ever**ro, f*i possível consta**r *ue </line>
</par>
<par>
<line> * </line>
<line> *rimeiro ano *e c*ntr**e d* *omplementação * ou restituiç*o *er*u par* a e*pre*a </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> saldo posit*vo de *$ 17.247.*1*,9* a s*r recuperad*, como determina a legislação *o RI*MS, </line>
<line> Livro III, Su*seçã* IV-A, Art. 25-C. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. *, art. 5, p. *6-117, jun. *02* </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> * Impacto do Decreto L*i 54308/2018 e* uma Rede de Supermerca*os no Es*a*o do Rio Grande do Sul </line>
<line> *11 </line>
</par>
<par>
<line> Através da* a*uraç*es acumuladas *o perío** entr* ma*ço e dezem*ro *e 201*, f*ram </line>
<line> *na*isados os quinz* p*od**os que ma** ger**am valor de res*ituição *ar* * empres* Beta, </line>
<line> s*ndo de*onstrados na figura 5: </line>
<line> Figura 5 - Ranking de produtos com resti*ui*ão a***ulada </line>
</par>
<par>
<line> *onte: Elaborado pel*s **tore* </line>
</par>
<par>
<line> D* a*ordo co* a fi*ura 5, pod*-se observar que o produto *u* m*is *erou </line>
<line> valor </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> restituir acumulado ** emp*e*a foi * cerv*ja da ma*ca Pol*r em lata de 473ml, apresent*n*o </line>
<line> um sal*o acu*ulado no pe*íod* em a*áli*e no valor de R$ *65.*23,7* enquanto * décima </line>
<line> *ui*ta posição ger*u um valor acumu*ado de R$ 149.46*,*1. </line>
<line> Dos quinze p*odutos analisados, todos foram do segmento de bebid**, correspondendo </line>
<line> a 53% da cate*oria *e c*rvejas, 33% *eferente à cate*oria de refr*gerantes e 13% *a categoria </line>
<line> de águas. No perío*o entre m*rço e *ezembro de 2019, foram a*alisados os qu**ze produt*s </line>
</par>
<par>
<line> qu* *ais gerara* *alor de complement*ção </line>
<line> para a em*resa *eta, s*ndo d*monstrados n* </line>
</par>
<par>
<line> f*g*ra 6: </line>
</par>
<par>
<line> *ev. F*A, Teresina PI, v. *8, n. 6, ar*. 5, p. 96-117, ju*. 2021 </line>
<line> www4.fsa*et.com.b*/revista </line>
</par>
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<par>
<line> C. S. Lope*, D. Schr**ber, M. A. Moraes </line>
<line> 112 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 6 - R**ki*g de pro*ut*s com c*mplementação acumul*da </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Elaborado pelo* aut*res </line>
<line> A *igura 6 *videncia os produtos que *ai* g*r*ram complementação de ICMS ST. </line>
</par>
<par>
<line> Pode-s* obse*v*r que ach*cola*ado em pó 800g, gerou u* saldo a*umulado no valor o </line>
<line> cor*e*po**ente a R$ 6*.329,88, ocupan*o a primeira posi**o, enquanto a décim* *u*nta </line>
</par>
<par>
<line> posição gerou um valor a complemen*ar de ICMS S* no </line>
<line> valor de R$ </line>
<line> 26.*56,18 com </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> produ*o á*ua sanitár*a 5l. Com b*se nos *ados que *o**tam *a figura 6, foi poss*vel *onstatar </line>
<line> que o r**king dos produtos que gera*am c***lemen*a*ão de ICMS ST é compo*to por </line>
<line> *rodut*s de categorias e segmentos distintos. </line>
<line> Baseado nas informações dos pro**tos com maior valo* d* complemen*ação e </line>
</par>
<par>
<line> restitui*ão, *s au*or*s </line>
<line> analisara* a composi*ão do valo* de um produ*o con*ertendo para a </line>
</par>
<par>
<line> u*idade vendida. Diante disso, o produto em des*aq*e fo* a cerveja da marca *ola* *m la*a de </line>
<line> 473ml, cons*ante *a figura 5. A cerv*ja pos*ui seu valor presumido a**avés *e paut* definida </line>
<line> *ela S*cretar*a da Fazenda do Estado do **o Gran*e do Sul, em comum acor*o com os </line>
<line> *abri*antes. D*rante o período observado, o produ*o teve três preços, send* ele*: de </line>
</par>
<par>
<line> 0 1 / * 2 / 2 0 1 8 a 3 1 / 0 * / 2 0 1 9 R $ * ,3 6 ; d e 0 1 / 0 4 / 2 0 1 9 a 3 0 / 1 1 / 2 * 1 9 R $ 3 ,3 7 ; e d e 0 1 / 1 2 / 2 * * 9 </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> 3 * / * * / 2 0 2 0 R $ 3 ,4 6 . </line>
</par>
<par>
<line> Para a realização do cálcul*, foi utilizada *ma média si*ples, *esultando na pauta *e </line>
</par>
<par>
<line> R$ 3,40 re*erente ao p*r*odo *e mar*o a dezembro de 201*. A t*bela 5 *presenta o </line>
<line> cálculo </line>
</par>
<par>
<line> ut*lizado *ara id*nt*ficar * valor do ICMS ST *n*tário *o produt* em aná*ise. Para tanto, </line>
<line> *evou-se e* *ons*deração sua média, ou s*ja, o valor de R$ 3,40, *ma vez que * *iste*a de TI </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, *ere*ina, v. 18, n. 6, a**. 5, p. 96-11*, jun. 2021 </line>
<line> **w4.fsa*et.com.**/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O *mpacto do Dec*eto Lei 54*08/20** em uma Rede d* S*p*rmer*ado* no Estado do Rio Gra*de do Sul </line>
<line> 113 </line>
</par>
<par>
<column>
<row> da emp*esa Beta calcul* operação por operação e o preço do produto po*e *ofrer diversas </row>
<row> altera*õ*s no decorrer dos meses, semanas ou dia*. </row>
<row> Tabe*a * - *nál*s* r*st*tu*çã* do produto </row>
</column>
<par>
<line> Quantidad* d* co*pra (l*tas) </line>
<line> 4 .5 8 3 .0 4 0 </line>
</par>
<par>
<line> Valor de compra Total (R$) </line>
<line> 11.0*4.7*4,18 </line>
</par>
<par>
<line> Preço médio (R$) </line>
<line> 2 ,4 2 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Quantidade de *enda (lat**) </line>
<line> 4 .7 6 4 .1 5 0 </line>
</par>
<par>
<line> Valo* *e venda Tot*l (*$) </line>
<line> 13.356.2*5,06 </line>
</par>
<par>
<line> Preço m*dio (*$) </line>
<line> 2 ,8 0 </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Pauta Mé*ia (R$) </line>
<line> 3 ,4 0 </line>
</par>
<par>
<line> A*íquo** ICMS </line>
<line> 25% </line>
</par>
<par>
<line> Val*r Pres*mido (R$) </line>
<line> 0 ,8 * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Preç* de *enda *nitá*io (R$) </line>
<line> 2 ,8 0 </line>
</par>
<par>
<line> Alí*uota ICM* </line>
<line> *5% </line>
</par>
<par>
<line> Valo* efetivo Uni*ário (R$) </line>
<line> * ,7 * </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> Diferencial de ST po* UN. (*$) </line>
<line> 0 ,1 5 </line>
</par>
<column>
<row> Fon*e: Elab*rado pelos au*o*es </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Diante do resu**ad* o*tido </line>
<line> co* o c*l*ulo apre*entado na tabela 5, pod*-se perceber </line>
</par>
<par>
<line> que **r* cad* *n*dad* vendi*a do pro**to, a empresa obtém um cré*ito no valor d* R$ 0,*5 </line>
<line> referente à restituição *e ICMS ST. B*se*do nas infor*aç*es a*uradas * figur* 7, evidenciou- </line>
<line> se o rank*ng d* pro*utos co* rest*tuição acu*ulad*, *emons*rando r*sulta*os qu*n*o </line>
<line> convert*do *ara uni*ade ven*ida. </line>
<line> Figura 7 - Ranking restituição de *r*du** u*itári* </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: E*aborado p*los autores </line>
<line> De acordo com a figura 7, é pos*ível verifi*a* q*e o r*nking acu*ulado, qu**do </line>
<line> convertido para valor de res*ituição p*r u*idade, sof*e uma alteração na *os*ç*o d* </line>
<line> Rev. FSA, Tere*in* *I, *. 18, n. 6, art. 5, p. 96-11*, jun. 2021 w*w4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> C. S. Lop*s, *. Schreib**, M. A. M*raes </line>
<line> 11* </line>
</par>
<par>
<line> prati*am*n** todo* os produtos, ressaltando * *erv*ja da marca Polar em l*t* de *73ml, </line>
<line> quan*o analisad* e* unidade, passa a ocupar a d*cima po*ição do ranking e a cerveja da </line>
<line> marca *einek*n em lata de 473ml, que ocu*a*a a d*cima quinta pos*ção acumulada, pas*ou a </line>
<line> ocupa* a segun** posição, com *m val*r d* R$ 0,48 para cada u*idade vendida. </line>
<line> Base*d* nas in*ormações apuradas, a fig*ra 8 apresen*a o ranking dos pr*d*t*s com </line>
<line> val** de compleme*tação de ICMS ST quand* convertido p*ra u*idade: </line>
<line> F*gura 8 - Ra*king comp*eme*taç*o *e produ*o u*itário </line>
</par>
<par>
<line> Fo*te: Elaborado *elo* autores </line>
<line> Seg*nd* a figura *, p*de-*e perceber *lgumas alt*r*ções na posição dos produ*os, </line>
<line> com*, por *xemp*o, o lava roupa da marca B**l*ante de 3 litros: quan*o *na*is*do de forma </line>
<line> unitária, *pre*enta um valor de compleme*t*ção de R$ 0,50 e ocu*a*do o pr*meiro lugar no </line>
<line> ranking está o leite co*densad* da m*rca Triângulo de 395 gr**a*, *m q*e cada unidade </line>
<line> vendida **ra um v*lor d* R$ 0,63 de *ompl*ment*ção a *er pago pe*a empresa. </line>
<line> Dian*e da pesquisa sobre o impac*o *o Decreto Lei nº 543*8/18 realizado na emp*esa </line>
<line> Bet*, é poss*vel p*rc*ber que a*gu*s *rodutos ac*ba* g*rando com*l*m*ntação de ICMS ST </line>
</par>
<par>
<line> a ser pago, com* pode s** observa*o na figura 6 e </line>
<line> em </line>
<line> ou**o* geram res**t*iç*o, conforme </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> figura 5. No *nt*nto, *iante deste c*n**i*, foi possíve* *onstat*r *ue os produtos gerara*, no </line>
<line> período analisado, *m c*éd*to super*or *o dé*ito pa*a * empresa. *o ent*nto, em outros </line>
<line> mome*tos, sabe-*e q*e esta situaç*o p*derá se* inversa. </line>
</par>
<par>
<line> N*ste con*exto, é p*ssí*el afirmar </line>
<line> que o tema ICM* ST merece </line>
<line> *onstanteme*te ser </line>
</par>
<par>
<line> analisado *e forma *i**ciosa e *om muito cuid***, po*s t*ata-se de uma le*isl*çã* tributária, </line>
<line> que poder* ser alterada, modifi*ando todo o cen*ri* apresenta*o. </line>
<line> Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 6, art. *, p. 9*-117, jun. 2021 ww*4.f*anet.co*.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> O Impacto do De*reto Lei *430*/2**8 em uma Rede de Supermercados *o Es*ad* do Rio Gran*e do Sul </line>
<line> 115 </line>
</par>
<par>
<line> 5 CONSID*RAÇÕES FINAIS </line>
</par>
<par>
<line> Em 19 *e outubro de 2016, o STF r*alizou o julgamento do *ec*rso *xtraordinário nº </line>
<line> 593849, de*inindo que é devida a restitu*ção da diferença ** ICMS pago a mais ** *egime de </line>
<line> ST para a frente se a base de cá*culo efetiva da operação for inferior * presumida, bem co*o </line>
<line> os Estados *am*ém p*dem solicita* a complementação do *mposto se a bas* *e cálc*l* *fetiva </line>
</par>
<par>
<line> da </line>
<line> ope**ç*o f** superior à presum*da. O RS formalizou *s *orm*s </line>
<line> de *e*titu*ção e ou </line>
</par>
<par>
<line> complementa*ã* no RI*MS *om a *ublicaçã* do Decreto n* 54308, em 06 *e novembro de </line>
<line> 2018. </line>
<line> A *ubs*ituição tr*butári* alcança, em mé*ia, 66,*% d*s produtos come*cial*zados na </line>
</par>
<par>
<line> empresa Beta, diant* d*sso, a empresa dedi*ou 384 horas divid*das em 4* dias </line>
<line> úte** **ra </line>
</par>
<par>
<line> *esenv**ver e *mplant*r os ajustes *ecessários no s*st*m* de TI p*ra at*n*er ao qu* determ*n* </line>
<line> o refer*do decre*o. C*mo po*to* positiv*s, pode-s* verificar q*e este proce**o *ão ac*rretou </line>
<line> custos *xt*a*, uma v*z que o **stema é pró*rio e a em*re*a conta com um* e*ui*e *nterna *e </line>
<line> des*nv*lvedores. *ssim, o proces** a***ado fo* a criaçã* d* **a espécie de co*ta corrente de </line>
<line> S*, pois no moment* que o*orre a *ntrada *o produto *e*a *m cr*d*to e n* *omento d* </line>
<line> ven*a gera o débito, **sultando *ssim no valor de restituição e ou co*plementação. </line>
<line> Através das apura*õ*s mensais apresentadas *a a**lise de resul*a*os, constatou-se que </line>
<line> este novo método foi benéfico para a empr*sa Beta. Dura*t* os dez meses **alisad*s, ape*a* </line>
<line> *m três meses ident*ficou-s* um saldo de c*m*lem*ntação q*e, a*alisado de manei*a ge*a*, </line>
<line> *o* abs****do pelos demai* m*ses com saldo de r*stituição. </line>
</par>
<par>
<line> Em rel*çã* à perg*n*a de pesquisa, </line>
<line> de: "q*al foi o impac*o t**butário decorren*e </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> Decreto n* 54308 </line>
<line> de nove*bro de 2018 em </line>
<line> um* rede de supermer*ados do Estad* do Ri* </line>
</par>
<par>
<line> G*ande d* Sul?", pode-se *firmar que o impac*o causado no </line>
<line> pr**ei*o ano *e publicação do </line>
</par>
<par>
<line> D*creto </line>
<line> nº 54308/2018 foi **sitivo, u*a vez </line>
<line> qu* o valor *a restituição acumulada, q*ando </line>
</par>
<par>
<line> compa*ad* ao faturamento g*ral, a*ingiu o percentual 0,81%, rep*e*en***do um va*or de *$ </line>
</par>
<par>
<line> 17.247.315,93. Este va*or * o saldo util*z*do nas apurações de ICMS, co*o determi*a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> **gi*l*ção vigente. </line>
</par>
<par>
<line> O pr*s*nt* a*tigo apresentou os resultados com b*se em um est*do reali**do em uma </line>
</par>
<par>
<line> red* gaú*ha de s*perme*cados, contudo os dados apr*sentad*s s*o únicos à realidad* </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> empresa Beta, n*o podendo ser objeto de ge*eralização para demais empr*s*s ou segmentos. </line>
<line> O est*d* pr*porci*nou para a empresa Beta um* análise mais detal*a*a sob*e * processo de </line>
</par>
<par>
<line> co*plement*ção e re*titui*ã* de ST, bem </line>
<line> como o*er*c*rá su*sídios para o pr*ces*o </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> decisão *a polít*c* de preç*s e *om*ra de merca*o*ias. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. F*A, *eres*na PI, *. 18, n. 6, a*t. 5, p. 9*-117, jun. 2021 </line>
<line> www*.fsan*t.co*.br/revis*a </line>
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<line> Como Referen*i** este Artigo, *onf*r*e ABNT: </line>
<line> LOPES, C. S; SC*REIB*R, D; MORA*S, M. A. O Imp*cto do Decre*o Lei 54308/2018 *m *m* </line>
<line> *ede *e *uper*ercados no *sta*o do R*o Gran*e do Sul. *e*. FSA, Te*e*in*, v.18, n. *, art. 5, p. 96- </line>
<line> 117, jun. 2021. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tribuição dos *utores </line>
<line> C. S. *opes </line>
<line> D. *chre*ber </line>
<line> M. A. Mora*s </line>
</par>
<par>
<line> 1) conce*çã* * *lanejamen*o. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nál*s* e interpre*a**o dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) ela*oração do rascun*o ou na revisão crítica do conteúdo. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) parti***aç*o na aprova*ão da v*rsão final do ma**scrito. </line>
<line> </line>
<line> </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> *ev. FSA, Te*es*na PI, v. 18, *. 6, art. *, p. 9*-1*7, jun. 2**1 </line>
<line> www4.fs*net.co*.b*/revista </line>
</par>
</page>
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