<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 6, art. 5, p. 96-117, ju*. 2*21
</line>
<line>
*SSN Impresso: 18*6-6356 ISS* Eletr*nico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.*8.6.5
</line>
</par><par>
<line>
O Im*acto do Decreto Lei 54308/2018 em *m* Rede de Su*er*ercad** no Estado do Ri*
</line>
<line>
*rande do Sul
</line>
<line>
*he Impact of *ecre* L*w 54308/20*8 on a Superma**et Ch*in in the S*ate *f Rio
</line>
<line>
G*a*de do Su*
</line>
</par><par>
<line>
Cleonir dos Santos L*pe*
</line>
<line>
Graduação em Co***bilidade *ela Universida*e Feevale
</line>
<line>
*-mail: marga.m*raes@hotmail.com
</line>
<line>
*us*n Schreiber
</line>
<line>
Dou*ora em Adm*ni*tração p**a Unive*si*ade Federal *o **o Grande *o Sul
</line>
<line>
Professor e* c*rsos de Do*torado, Mest*ado e Graduação na *niv*rsidade Feev*le
</line>
<line>
E-*ai*: dusa*@feevale.b*
</line>
<line>
Ma*g*reth Apar*cid* Moraes
</line>
<line>
Mestra *m qualidade ambiental pela Uni*ersidade Feeva*e
</line>
<line>
*r*f*ss*ra da *niv**sidade Feevale.
</line>
<line>
E-*a*l: mar*arethm@fee*ale.br
</line>
</par><par>
<line>
En**r*ço: Cleonir dos Santos Lo*es
</line>
<line>
Edi*o*-Chefe: Dr. T**n* Ker*ey de Ale*car
</line>
</par><par>
<line>
Univer**dade Fee*ale. RS 2*9, nº 2755, V*la No*a, Novo
</line>
<line>
Rod*igues
</line>
</par><par>
<line>
Ha*burgo/*S, CEP 9352*-*75. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: Dusan *chr*i*er
</line>
<line>
Artigo recebido e* 1*/05/2021. *ltima
</line>
<line>
v**são
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
O Impacto do Decreto Lei 5430*/2018 e* uma *ede de Supermercados no Es*ado do Rio G*and* do Sul
</line>
<line>
97
</line>
</par><par>
<line>
R*SUMO
</line>
</par><par>
<line>
O sistema tributário bra*ileiro po** ser considerado complexo, uma *e* *ue *úmero o
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*rib*to*, e **as partic*larid*des, em mu*tos casos, de*x* dúvida* ao contribuinte, como é
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*s* d* ICMS. O ICMS, d* competência Es*a**a*, i**ide sobre tod*s as etapas de circ*la*ão
</line>
<line>
da *ercador*a, sendo um *ributo *ão cumulativo e suas alíquotas variam ** acordo com a sua
</line>
</par><par>
<line>
*ssencialidade. O governo *o *stado,
</line>
<line>
at*avés de le*i*l*ção específica, estabeleceu p*ra
</line>
</par><par>
<line>
deter*i*ados segmentos de pr*dutos a *i*ura da Substituição Trib*tár*a, quando é r*al*zada a
</line>
</par><par>
<line>
ante*ipação da c*brança *e*te **pos*o *n**s mesmo *a ex*s**nci* do s*u *ato g*rado*,
</line>
<line>
ou
</line>
</par><par>
<line>
seja, a ci*c**ação de *ercad*rias. Ne**a *remissa, o o*jetivo do presente estud* é analisar o
</line>
<line>
impacto da restituiçã* e ou complementação do ICMS *T em uma empresa varejista de
</line>
</par><par>
<line>
supe*merca*os,
</line>
<line>
no ano de 2019, fim de *esponder *o se*uinte *u*stio*amento: a
</line>
<line>
qual foi
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
impa**o
</line>
<line>
tr*butário de*orrente
</line>
<line>
do De*reto nº 54.308/2018 em uma rede de superm**cados
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Estado
</line>
<line>
do *io Grande do Sul? Para *espon*er à referida perg*nta, os
</line>
<line>
autores
</line>
<line>
optaram pelo
</line>
</par><par>
<line>
es*udo de c*so, c*m abordagem qualitati*a e
</line>
<line>
cole*a de
</line>
<line>
dados e*píricos co* base *m
</line>
</par><par>
<line>
lev*ntame*to documental e observ*ção participante. O* re*ultados da pe*quisa, decorrente da
</line>
<line>
*nálise docu*ental, evidenc*aram que o impa*to tributário foi p**itivo, uma vez *ue o valor
</line>
<line>
de r*stituição acumulada *t*ngiu 0,*1% *o faturamento total d* empresa n* ano de 2019.
</line>
<line>
Palavr*s-ch*v*: *CMS. Substituiç*o Trib*tária. Dec*eto 543*8/2018.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
The Bra*il*a* tax *ystem
</line>
<line>
can *e
</line>
<line>
considered com*le*, due t* the number o* ta*es, an*
</line>
<line>
their
</line>
</par><par>
<line>
pa*ti*ularities, that ** many cas**, cause doubts t* t*e taxpayer, *s is *he **se of ICMS. The
</line>
</par><par>
<line>
ICM*, o* State
</line>
<line>
competence, is bein* calculated *n all operati*ns of com*ercializa*io* of
</line>
</par><par>
<line>
p*oduct*, being a non-cu*ulati*e tax and its rates v*ry ac*or*ing *o its essent*ality. T*e Sta*e
</line>
</par><par>
<line>
*overnment, t*r*ug* s*ecif*c
</line>
<line>
laws, est*blished f*r certa*n
</line>
<line>
product *egments,
</line>
<line>
Tax
</line>
</par><par>
<line>
Substitut*on, when the
</line>
<line>
*ayment
</line>
<line>
o* the tax is carried
</line>
<line>
out e**n before mom*nt of
</line>
</par><par>
<line>
com*ercialization in the market. Aiming *o discuss t*is sit**ti*n, the objectiv* of this ***dy
</line>
<line>
is t* analyze *he impact of the re*und a*d *r compl*m*nt*tio* of IC*S *T in a supermarket
</line>
<line>
retail compan* in the year 201*, *n order to answer *he followin* que*tion: w**t *as the tax
</line>
<line>
i*pact resu*ting from Decre* No. *4,308/2018 in a supermarket *hai* in the S*ate of Rio
</line>
</par><par>
<line>
Gr*nde do Sul? T* *nswer t*is quest*on, the *uthors opted for the case study, *ith
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
q**litative ap*roach *n* **p*r*cal d*t* colle*tion based o* doc*me**ary survey *nd
</line>
<line>
participant observation. Th* re*ul*s of the research, derived fro* the documen* analysis,
</line>
</par><par>
<line>
showed that
</line>
<line>
*h* ta* imp*ct was posi*iv*, sin*e **e accumulated *e*titution value reac*ed
</line>
</par><par>
<line>
0.81% of the company'* to*a* revenu* in 2*19.
</line>
<line>
Keywor**: IC*S. *ax Substit*t*on. Decree 54308/20*8.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. ***, *eresin* PI, v. 18, n. 6, art. 5, p. 96-117, ju*. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lope*, *. Schreiber, *. *. M*raes
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
* INTRODU*ÃO
</line>
</par><par>
<line>
* car*a **ibutá*i* reflet* * desenvolv*mento do país, influen*iando dire**me*t* a vi*a
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
população. No e*tanto, qua*do o S*stema Tribu**rio Naciona* é complexo, p*de
</line>
</par><par>
<line>
represe*tar *m e*t*av* relevante para * *e*envolvimento * p**a os age*tes e*onô*icos,
</line>
</par><par>
<line>
es*ecia**e*te para os p**fissi**ais da área tributár*a. Para c*mp*irem as
</line>
<line>
ob*igações, sendo
</line>
</par><par>
<line>
e*as princip*is ou acessó*i*s, e*tes *rofissi*nais *ecessitam co**e**r as lei*, regulamentações
</line>
</par><par>
<line>
* alter*çõe* vigentes q*e os en*o*ve*. * o
</line>
<line>
cas* do Brasil. Para
</line>
<line>
exempl*fic*r a referida
</line>
</par><par>
<line>
co*p*exi*ade, c**a-se o caso d* princ**al im**sto esta*u*l, o *m*osto sobre a Circula*ão de
</line>
</par><par>
<line>
Mercadoria* * S*rviç*s (I*MS), c*m 2* legislaçõe* vi*en*es; e, no *mbi** *unicipa*,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
Imposto s*bre *erviços de Qualquer Natureza (ISSQN), com
</line>
<line>
aproxi*adam*nte
</line>
<line>
5 .6 0 0
</line>
</par><par>
<line>
legislações especí*icas.
</line>
</par><par>
<line>
No intuito de con*ribuir para a discuss*o do refe*ido tema, o present* ar**go estu*a *s
</line>
</par><par>
<line>
part*culari*ades rel*ti*a* a* ICMS, *efinido *ela *o*stit*ição Federal com* lei geral
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
co*petê**ia tr**u*ári* *a União, *o* regula*ento individual *ar* cad* Es*ado, a*ro*ado
</line>
<line>
através de decreto estadual. * val** d* imposto é desta*a*o em todas ** etapas, da produç*o à
</line>
<line>
comercia*ização no varej*, *endo, po*ta*t*, repr*sentat*vo *a *ormula*ão do preço de vend*
</line>
<line>
final d** produt**. Dest*rte, pode-se *f*rmar que * um imposto *neroso pa*a a *ociedade *m
</line>
</par><par>
<line>
geral, u*a vez
</line>
<line>
*u* i*cide sob*e toda circ*laçã* de mercadorias, serviços a
</line>
<line>
de t*ansporte,
</line>
</par><par>
<line>
co*un*caç*es, e*ergia elé*rica e *ntra*a de mercadorias importadas.
</line>
<line>
Com o o*j*tivo de torna* mais eficiente e *ficaz * *roce*so de sua arreca*açã*, foi
</line>
<line>
es**belecido para det*rmi*ados gr**os de produt*s a Substit*ição Tributár*a (*T), que trata
</line>
</par><par>
<line>
d* ant*c**ação do i*posto antes da exi*tência do s*u fat* ge*ado*. A medida se ju*tif**a
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
*edida em
</line>
<line>
qu e a
</line>
<line>
fi*caliza*ão po*erá
</line>
<line>
fi*a* *estrita a um grupo menor de organizações,
</line>
</par><par>
<line>
no*malmente *e grande *orte, *nibindo a *o*ega*ão. Por div*rsas ve*es, *em-se **scu*indo o
</line>
</par><par>
<line>
atual *odel* de **bstit*i*ão tribut*ri*, uma
</line>
<line>
vez que a base de cálculo
</line>
<line>
presumida para
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
r**o*himento d* i*post* no início da cadeia *rodutiva, mui*as
</line>
<line>
ve*e* aca** n*o refletindo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
p**ço *raticado **a*do * p*oduto é v*ndi*o.
</line>
</par><par>
<line>
*m 19 *e out*bro de 20*6, o Sup*emo Tribunal Federal *ealizou o julg*mento do
</line>
</par><par>
<line>
*ecurso Extra*rdinário
</line>
<line>
*º 593849, *ue
</line>
<line>
trat* *obre o direito à *est*tuição da d*ferença
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
ICMS p*go a mais no r*gime d* *ubstituição tributária. O Estado do Rio Grande do Sul
</line>
</par><par>
<line>
pu**icou * Dec*eto *º 54308/2018, que regulamenta * resti*uição e ou complementação
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
</page><line>
substi*uiç*o t*ibu*ári* quando o *reço final não co**espo***r ao pre*o estipulado ** in*cio da
</line>
<line>
cadei* produtiva.
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. *8, n. 6, art. 5, p. 96-117, *un. 2021 www*.fsan*t.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impacto *o De*reto Lei 543*8/2018 em um* Rede de Superme*cados no *sta*o do Rio Grande do Sul
</line>
<line>
*9
</line>
</par><par>
<line>
Para a*ca**ar *
</line>
<line>
objeti*o d* estudo, os aut*res *ptaram pela realiz**ão do estudo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
caso, c*m a*ordagem qualitativa, co*etand* os dados *mp*ricos por meio *e l*vantamento
</line>
<line>
documental e observ*ção pa*tic*p*nte. O **jeto d* e*tu*o é uma rede d* *upermercados, com
</line>
</par><par>
<line>
47 u*id*des, localizadas no Es*a*o do Rio Grande do Sul. O* *a*o* empírico*
</line>
<line>
*oram
</line>
</par><par>
<line>
s*bmetidos à aná*is*
</line>
<line>
documen*al. O artigo *nici* com a revisão teórica, sendo
</line>
<line>
detalhado, na
</line>
</par><par>
<line>
sequência, o pe*cu*so me*odoló*i*o. Os dado* em*íricos são aprese*tados n* *ópico seguinte,
</line>
<line>
b*m *omo as *onsideraçõe* finais e re*erênc*as que em*asaram, teoricame*te, e*t* es*udo.
</line>
<line>
2 REFERE*C*AL TEÓRI*O
</line>
<line>
2.1 ICMS Próprio no Es*ado do Rio Grande do Sul
</line>
<line>
O *CM* est* de*inido no ar*. 155 da CF/8*, atri*uindo à União a compet*nci* para
</line>
<line>
criar uma lei g*ra* definind* as *ondições para a existênci* do imp*sto, a qual foi criada em
</line>
</par><par>
<line>
1986,
</line>
<line>
denomi*ada Lei Kandir *º *7/9*. A partir dessa le*,
</line>
<line>
ca*a Estado i*st*tui o tributo
</line>
</par><par>
<line>
a*ravé* *e **creto Estadual. No Estado
</line>
<line>
do *io Grande do Sul, * Decreto 37.699, de 26
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
agosto de *99*, aprova o *egulamento do ICMS (RICMS).
</line>
<line>
O ICMS u*iliza a *ome*clatur* *ras*leira de *e*cadori*s/ S*ste*a Harmoniz*do,
</line>
</par><par>
<line>
base*d* na *ome*clatura Comum do *ercosul (NBM/SH-N*M). Segundo Sousa (2018),
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
NCM é *m *ist*ma de cl*ssi*icaç*o de merc*dorias a*o*ado pela Argentina, Brasil, Parag*ai *
</line>
<line>
U*ugu*i em 1995 e pela V*nezuela em 20*6. A *o*if*caç*o é c**po*ta por oit* díg*tos, dos
</line>
<line>
quais seis s*o do SH e dois específico* *o Mercosu*.
</line>
<line>
Para que um tri*uto ***sa exist*r, d*ve possuir alguns e*emento* básicos qu*, seg*ndo
</line>
</par><par>
<line>
*êg*s (2018), s*o: suj*ito ativo sujeito *assivo; fato gerador; *ase de c*lculo *líquota.
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
Conforme F*ria (2016), a obrigação tributá*ia surge q*ando existe uma re*ação entre o s*jei*o
</line>
</par><par>
<line>
at*vo e * sujeito pa**ivo: de
</line>
<line>
um lado t*mos o Estado denominado *e sujeito a**vo, d*finido
</line>
</par><par>
<line>
c*nforme o CT*, ar*. 119 com* "a pesso* jurídica de direito *úblico, titular *a comp*t**ci*
</line>
</par><par>
<line>
par* exig** o seu
</line>
<line>
cumpriment*", e no **tro lado temos o contribuinte denomi*ado sujeito
</line>
</par><par>
<line>
passiv*, caracteriz*do no CTN, ar*. 121 como send* "a *essoa obr*gada
</line>
<line>
** pagam*n*o do
</line>
</par><par>
<line>
tr*buto".
</line>
</par><par>
<line>
O fato gerador pode *e* d****ido
</line>
<line>
c*mo o ato que faz nasc*r a obri*aç*o de pagar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
tributo,
</line>
<line>
*onhe*i*a como obrigação tributá*ia. *egundo P*ga* (*018),
</line>
<line>
*s referidos atos
</line>
</par><par>
<line>
caract*riza*-s* por meio
</line>
<line>
das operaçõe* relat*vas à *irculação d* m*rc**oria*; com*
</line>
</par><par>
</page><line>
prestações de serviços de transporte*; pres*ações de serv*ços de *omunicação; pr**ta*ões de
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 18, n. 6, *rt. 5, p. 96-117, jun. 2021 www4.fsa*et.co*.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lopes, D. Schreibe*, M. *. Mor*es
</line>
<line>
100
</line>
</par><par>
<line>
*erviços não compreendi*os na comp*tência do ISSQN e en**ada de merc*dorias importadas
</line>
<line>
do exterior.
</line>
<line>
Já a ba*e de cálculo pode ser defin*da de acordo com Fabrett* (2017) como o valor
</line>
</par><par>
<line>
sobre * qual s*rá aplicado u*a *l***ota *ara * apuraçã*
</line>
<line>
do valor a pagar. As normas gerais
</line>
</par><par>
<line>
para a base de cál*ul* do ICMS no RS encontram-*e d*scritas no RICMS, Livro I, arts. ** ao
</line>
</par><par>
<line>
22. Ou*** *s*ecto a *e* con*iderado é a co**osição da *ase de c*lculo, q*e s*gundo
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
RICMS, L*vro I, art. 18, é composto pe*o mont*nt* do próprio impos*o; seguro*, j*ros,
</line>
</par><par>
<line>
de*contos e demais *mportâncias pagas,
</line>
<line>
recebidas ou debi*adas *esde
</line>
<line>
*ue des*aca*o
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
documen*o fiscal; *re*e, caso seja efetuado *elo próprio remetente ou *or s** conta e orde*, e
</line>
<line>
se*a cob*ad* e* s*par*d*; e o valor do IP, *uando a merca**ria fo* des**nada a consu*o,
</line>
<line>
ativo im*bilizado do des*inatár*o ou co*sumidor final. Não integram * b**e de cálcu*o,
</line>
</par><par>
<line>
segu*do o RICM*, Livr* I, *rt. 19:
</line>
<line>
o valor do IPI quando a op*ra*** for destinada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
indu*trialização ou come*c*alizaçã*; e o valo* dos de*c**to* condici*nais. A b*se de cálculo
</line>
<line>
*ode s** *eduzid* de acordo com o RICM*, Livro I, a*t. 23, Inciso II, pa*a as me*c**orias que
</line>
<line>
compõe* a cest* b*sica de aliment*s relac*onados no *pêndice IV.
</line>
<line>
A alíqu*ta, segundo Oliveira et al. (20*7), pode ser definida como um v*lor, ou
</line>
</par><par>
<line>
percentu*l, defin*do em le*, o qu*l, ao ser aplica*o sob*e * base de c*lculo, resultará
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mo*t*nte do i*post* a s*r recolhido. A alt*ração
</line>
<line>
da alíquota t*mbém e*tá sujei*a a*s
</line>
</par><par>
<line>
princípios
</line>
<line>
da legali*ade, ante*iori*a*e e irret*oativ*dad*. As
</line>
<line>
alíquotas no Estado *o *io
</line>
</par><par>
<line>
*rande do S*l são
</line>
<line>
*ixada* conforme o RICMS, Livro I, a*t. 1* a 29, sendo di*i*idas *ntre
</line>
</par><par>
<line>
al*qu*tas *nternas e alíquota* interestaduais. N* operação inte*na, elas variam de *cordo com
</line>
</par><par>
<line>
o pro*u*o
</line>
<line>
ou serviços,
</line>
<line>
po*endo ser de
</line>
<line>
1*%, 18%, 2*%, 25% e 30%. No
</line>
<line>
en*anto,
</line>
<line>
**s
</line>
</par><par>
<line>
operações interestadu*is são de 4% s*bre pr**utos *mportados, já s* for produto na*ional
</line>
</par><par>
<line>
compreendem os percentuai* de 7%
</line>
<line>
ou 12%,
</line>
<line>
de acor*o com o Estado do destino
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
mercadoria.
</line>
</par><par>
<line>
A apura**o do **MS é realizada ao final *e c**a mês, *ompreendendo a diferença
</line>
</par><par>
<line>
entre o somatório de débitos e de créditos *xi*t*nte* no período. A di*e*ença rela*iva
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
apuração pode resultar em: saldo c*edor, a ser utilizado em pagame*tos fu*u*o*
</line>
<line>
por
</line>
</par><par>
<line>
compen*aç*o; ou saldo devedor, d*vendo ser re**lhido no *r*zo estipul*do (OL**EIRA et
</line>
<line>
al., 2007). O RICM*, L*vro I, art. 59, Inciso I a, perm*te a*nda que o contribuinte tra*sfir* o
</line>
</par><par>
<line>
saldo *redor a*umulado
</line>
<line>
para qualquer
</line>
<line>
outro
</line>
<line>
estabelecimento da empresa situado den*ro do
</line>
</par><par>
</page><line>
Estado, compen*ando um *éb*to de u*a **li*l co* o crédito de outra. No tópico segui*te se*á
</line>
<line>
analisad* o IC*S S*, i*stituído no artigo 150, §7º da C*/88, a*r*bu*ndo a* *uj*ito passivo a
</line>
<line>
*ev. FS*, *eresin*, v. 18, n. 6, ar*. 5, p. *6-117, j*n. 2021 www4.fsanet.com.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impacto do *ecr*to Lei 5430*/2018 em uma Rede de Superm*rc*do* no Estado do Rio Grande *o Sul
</line>
<line>
101
</line>
</par><par>
<line>
c*ndição de r*sponsável pelo pagamento do tr*buto, *esmo q*e o f*to gerador oc**ra
</line>
<line>
poste*ior*ente.
</line>
<line>
2.2 ICMS ST *o Estado do Rio G*ande do Sul
</line>
<line>
At*avés da *etermin**ão na CF/88, *a possibilidade da e*istê*ci* d* subs*it*ição
</line>
</par><par>
<line>
tributária d* ICMS, LC **/96 de*iniu em **u art. 6º que a "lei *st*dua* po*erá a*rib*ir a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
contribu*nte *o imposto ou a d*pos*tário a qualqu*r t*tulo a responsa*ilidade p*lo seu
</line>
</par><par>
<line>
pagame*t*, hipótese em qu* assumirá a condiçã*
</line>
<line>
de sub*tituto tributá*io". Denari
</line>
<line>
(2008)
</line>
</par><par>
<line>
compl**enta qu*, para * *isco, o mode*o de S*bst*tuiçã* Tributári* mel*or s* encaixa nos
</line>
<line>
critéri*s *e co*odi**de, ec*no*ia e *onveniênc*a ad*inist**tiva, u*a vez que se t*rna ma*s
</line>
<line>
efi*a* * fiscalização nu* ** suje*to passiv*.
</line>
</par><par>
<line>
*êgas (2018) e*plica que no regime *e subs*it*i*ão
</line>
<line>
trib*t**ia existe* dois cont*ibuintes,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ubstituto, que é o responsáve* pela r*tenção e r**olhim*nt* do imposto, que em re*ra ge*al é
</line>
<line>
o *abricante ou *mp*rtador da mercado*ia; e o substituído, **e é aquele que tem o i*posto
</line>
</par><par>
<line>
de*ido re*ativo às o*erações
</line>
<line>
pagas p*lo contribuint* *ubstituto. Em r*gra g*r**, são *s
</line>
</par><par>
<line>
*t**adi*tas, ***tribuidores ou v*rejistas.
</line>
</par><par>
<line>
Segundo a LC 87/**, art. 6º
</line>
<line>
§1º, "a respo*sabilidade
</line>
<line>
p*derá
</line>
<line>
ser a*ribuíd* em relação
</line>
<line>
a*
</line>
</par><par>
<line>
imposto incidente
</line>
<line>
sobre *ma ou mais ope**ções ou prestações, sej*m antecedentes,
</line>
</par><par>
<line>
concomit*nte* *u subse*uentes". Os três tipos *e operações são definid*s, por Sage
</line>
<line>
(2015)
</line>
</par><par>
<line>
c*mo: (i) *ubstit*ição tributári* a**ecedente, co*hecida também como su*stituição "para trás"
</line>
</par><par>
<line>
ou "regressiva",
</line>
<line>
ocorrendo qua*d* o substituto é r*sponsável
</line>
<line>
pe** r*co*hime**o
</line>
<line>
do ICMS
</line>
</par><par>
<line>
incidente na* op*rações anteriores; (ii) subs*itui*ão tributár*a subse*u*nte, conhecida também
</line>
</par><par>
<line>
como sub*ti*uição "para fr*nt*", o*orrendo q*ando o substi**to
</line>
<line>
é re**o*sável pela
</line>
</par><par>
<line>
an*ecipação do ICMS nas oper*ç*es p*steri**es; e a (iii) substituição tributá*ia c*ncomi*ante
</line>
</par><par>
<line>
(*ouco u**l*zada),
</line>
<line>
ocorrendo sempre no momento em qu* a*ontece o f*to ger*d*r, com
</line>
</par><par>
<line>
atr*b*ição da ob*igação a out*o contrib*inte e não *quele que está realiz*ndo * ***ração.
</line>
<line>
A b*se de cálculo *a ST *st* embasada no art. 8º da L*i 87/96, **ndo definida como o valor
</line>
<line>
de v*nda da mercadoria acresc**o do fre*e, IPI e d**a*s *espesas debi*adas do d*stina*á*io,
</line>
</par><par>
<line>
*e* como a ap**cação do percen*ua* de Marge* de Valor Agregado (MVA). Em resu*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
b*se de c*l*ul* da ST, pode ser def*n*da através *a fórmula: BC = (V**or da Me*cadoria
</line>
<line>
+
</line>
</par><par>
<line>
***te + IPI + outras *e**esa*) * MVA. *aso a mercadoria *os*ua base de cá*culo reduzida, *
</line>
<line>
base de cálculo da ST terá o **smo per*e*tua* de *edução.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 6, art. 5, p. 96-117, jun. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.*om.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lopes, *. Schreiber, M. A. M*raes
</line>
<line>
102
</line>
</par><par>
<line>
Chi**egato et. al (2016) *xplicam que a MVA * de*ermi*ada conforme os preços
</line>
<line>
freque*t*mente praticados no mercado, sendo obt*dos po* amostragem, le*a**amento ou
</line>
<line>
info*ma*ões fo**e*idas por e*tidades *epresenta*ivas do* *eto*e*, representan*o a m*di*
</line>
</par><par>
<line>
ponderada para os p**ços coletados. Alg*ns
</line>
<line>
produtos pode* possuir a fix*ção de
</line>
<line>
u* pr*ço
</line>
</par><par>
<line>
único, tam*ém ch*mado
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pauta, com* é o *aso das bebidas, cigarros e so*vetes. C*da
</line>
</par><par>
<line>
Estado possui a liberdade para definir qua*s p*od*tos serão cobrados na modalidade de
</line>
</par><par>
<line>
anteci*ação no seu *erritó**o. Segundo Pêgas (2018), com a S*
</line>
<line>
es*a situação se t*r*a
</line>
</par><par>
<line>
com*le*a, uma vez q*e um pro*uto
</line>
<line>
pode ser t*i*utado em u* *stad* e não tribu*ado em
</line>
</par><par>
<line>
outr*. D*ante d*sso, *oi instituído o C*nselho Nac*onal de Polí*ica *azendária (CONFAZ),
</line>
</par><par>
<line>
constituído pelos Sec*etá*ios de Fazenda, Finanças
</line>
<line>
ou Tributação dos Es*ados e Dis*r*to
</line>
</par><par>
<line>
Feder*l, *residid* pelo Ministr* de
</line>
<line>
Estado d* *azenda. D* a*ordo
</line>
<line>
*om Pêgas (2018), *
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
responsab*lidade d* órgão a celebração de convê*ios e protocolos e*tre *s e*tados, inclusive
</line>
<line>
com *elação * su*st*tu*ção tributária. Convênio pod* s*r d*finido c*mo um acordo celebrado
</line>
<line>
*ntr* os E*t*dos membros, p*ss*indo val*dade pa** todos os *s*ados. Só exis*irá um convênio
</line>
<line>
quand* *s 27 unidade* federativas p*rtici*are*. Protocolo pode ser defini*o *omo um *cor*o
</line>
<line>
onde apenas a*gun* Estados part*cipam, **sde *u* **o int*rfi*a* em ou*ros.
</line>
</par><par>
<line>
O Convênio 142/*8
</line>
<line>
de 14 *e dezembro
</line>
<line>
de 2018 dispõe sobre os regimes de *T e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*nt*cipação de reco*himent* do ICMS *om e*ce*ramento de tributaç*o, rela*ivos ao imposto
</line>
<line>
devido pelas operações *ubsequentes. De acordo com a Clá*sula **rceira do Convênio 142/18,
</line>
<line>
o regi*e de ST irá se aplicar a todos os contribuintes, inclu*ive às microem*resas * emp*esas
</line>
<line>
** pe*uen* *orte opt*ntes pelo *imples Nacional. Os bens e mercadorias sujeitos ao regime
</line>
<line>
*e ST constam n** anex*s II ao XXVI do C*nvênio 142/18.
</line>
<line>
Em 19 de outubro de 20*6, foi j**gado pelo S*prem* Tribu**l Fed*ral (STF), o
</line>
<line>
Recurso Ex*raordinário *º 593849, que trata sobre o dire*** à restituiç** do ICMS pago a mais
</line>
</par><par>
<line>
no regim* d* subst*tuição t*ib*tária. Concluído o
</line>
<line>
julga*ento, o STF (2016, p.4) definiu que
</line>
</par><par>
<line>
"é dev*da a resti*uiçã* *a diferença do I*posto sobre Circulação de Merca*orias e Ser*iços -
</line>
<line>
ICMS pago a mai* no regime de sub*ti**ição tributár*a para a frente se a bas* de cál*ulo
</line>
<line>
e*etiva *a operação for inferior * p*esumida". A decisão do S*F somente se aplicará a fatos
</line>
</par><par>
<line>
g*ra*ores
</line>
<line>
poster*ores a 1*
</line>
<line>
de
</line>
<line>
outubro
</line>
<line>
de 2016 e, q*an**
</line>
<line>
aos fatos *as*ados,
</line>
<line>
apena*
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
con*ribuintes
</line>
<line>
que já possuem p*o*es*os em
</line>
<line>
c*rs* que e
</line>
<line>
não pos*uam transitado em **lga*o
</line>
</par><par>
</page><line>
*erão direi*o à r*stituição (P*GAS, 2018). Sete ministr*s vo*aram a favor d* compl*m*nto do
</line>
<line>
ICMS ST, quando a *ase *e cálculo real for superior à b*se de *ál*ulo pres*mida.
</line>
<line>
O Estad* do Rio Grande d* Su* for*alizou as n*rm*s *elat*vas à restituição e ou
</line>
<line>
comple*en*açã* da su*s*ituiçã* tributária *om a publi*ação do D*c*eto nº 5430* *m 06 de
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 18, n. 6, art. 5, p. *6-117, jun. 20*1 ww**.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Im*acto do D**reto Lei 5*3*8/2*18 em um* R*de d* Supermercados *o Estado do Rio Grande do Sul
</line>
<line>
103
</line>
</par><par>
<line>
novemb*o de *018, produzindo efeito* * *art*r de 0*º de janeiro de 2*1*, in*erindo ao RICMS
</line>
<line>
no Livro III, Subseção IV-A os ar*. 2*-A que trata e define o contri*uinte subst*tuíd* var*jista
</line>
<line>
orientando proces*o para *alcu*ar o mont*nte do* tributos p*esu**dos, e * art. 25-C *u* tr*t*
</line>
<line>
da apu*ação *o sal*o a complementar ou a re**ituir * e*tabelece reg*as de com* proceder em
</line>
</par><par>
<line>
*ada um dos c*sos. Em 23
</line>
<line>
de janeiro de 2019, *ambém f*i pu*licado o *ecret* nº *4490,
</line>
</par><par>
<line>
retr*agindo seus efe*tos a 1º de janeiro de 2*19. A d*ta inic*al da obrigator*edade ficou adiada
</line>
<line>
para 1* de març* *e 201*, per*itindo ao contri**inte adotar voluntariamente n* perío*o *e 1º
</line>
<line>
de janeiro a 28 de fev**eiro de 2019.
</line>
</par><par>
<line>
A *abela 1 demonstra o cálculo referente a uma *peração de **mpra e venda
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*er**doria, resultand* em um valor de I*M* ST * re**it*ir, en*uan*o a t*bela 2 d*mons**a o
</line>
</par><par>
<line>
cálcul* r*su*tando em
</line>
<line>
um val*r a *omp*ementar.
</line>
<line>
Para *ma melhor compreensão, as *abelas
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Confo*me
</line>
<line>
demons*rado, para um* merc*do*ia co* preço d*
</line>
<line>
ven** no
</line>
<line>
v*l*r
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
R$ 100,00, o g*ver*o estipula um* MVA de 250%, presumindo que o valor da venda *rá
</line>
<line>
oc*rrer a R$ 350,00 para o consumido* fin**, *ervindo como *ase para o cálculo do ICMS ST
</line>
</par><par>
<line>
para toda a cadeia. Após a publica*ão
</line>
<line>
do Decret* 5430*/2018, *s *mp*esas que
</line>
</par><par>
<line>
comer*ializam pa*a cons**idor f*nal
</line>
<line>
de*em
</line>
<line>
re*lizar cálculo a fim o
</line>
<line>
de ver*fica* se exist*
</line>
</par><par>
<line>
*alor a restituir ou co*plem*ntar.
</line>
</par><par>
</page><line>
A tabe*a 1 *emonstra o cálculo re*ativo a uma em*res* que v*ndeu determinado
</line>
<line>
*r*duto por R$ 300,00 geran*o um i*posto efeti*o de R$ 54,00. O im**sto retido no início
</line>
<line>
da cad**a fo* de R$ 63,00, pr*sum*ndo que o *alor da ven*a seria de R$ 350,*0. *ssa
</line>
<line>
Rev. *SA, *eresina PI, v. 18, *. 6, ar*. 5, p. *6-*17, *un. 2021 www*.fsanet.co*.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. L*pe*, D. *chreiber, M. A. Moraes
</line>
<line>
104
</line>
</par><par>
<line>
operação gero* pa** a em*r*sa um crédito de i*posto no v*lor de R$ *,00, uma vez que
</line>
</par><par>
<line>
vendeu a mercadoria por um preç* menor ao presumido *elo Estado. Já tabe*a 2 efetua a
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
c*lcu*o *o mesmo produto, **rém *om *reç* final de R$ 450,*0, ge*ando um **posto e**t*vo
</line>
<line>
de R$ 81,00. Essa operação gerou um valor de R$ 18,00 de dé**to para a em*resa.
</line>
<line>
* METODO*OGIA
</line>
<line>
Mascaren*as (2012) de*in* o mé**do como u* conjunt* *e técnicas utilizadas em um
</line>
<line>
e*tudo para obtençã* de uma resposta. Prod*nov * F*eitas (20*3, p.24) complementam que "o
</line>
</par><par>
<line>
métod* *i*ntífi*o é um **njunto de *roce*imentos adotad** *om * propós*to *e atin*ir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
conhecime*to". A p**quisa qu* embasou elabo*açã* *est* a*tig* pode ser classificada, a
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
ponto d* vis*a d* su* nature**, c**o *plicada, que, segu*do Prodanov e Fre*t** (*0*3, *.51),
</line>
<line>
visa *erar co*hecimento para a ap*icação práti*a p*opiciando a solução de problema*
</line>
</par><par>
<line>
específicos. Quanto
</line>
<line>
*os seus objetiv*s, * pe*quisa pode se* considerada
</line>
<line>
como *xploratóri*,
</line>
</par><par>
<line>
uma ve* que o trab**ho se propõe a t*a*er ma*s in*ormações e **i*r familiari*ade com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
pr*ble*a *pr*sentado, a**rdando * assunto *om *aior profund*dade, tor*and*-o as*im mais
</line>
<line>
c*aro e contribuindo para s*a melhor co*preensão (BEU*EN *t. al, 200*).
</line>
<line>
Para alcançar * objet*vo do e*tu*o e *espon*er à perg**ta de pes*uisa, os auto*es
</line>
</par><par>
<line>
optaram pela realiza*ão *o estudo *e caso, *om abo*dag*m qualita*iva, *oleta de e
</line>
<line>
d*dos
</line>
</par><par>
<line>
*mpír*c*s po* m**o d* leva*t**ent*
</line>
<line>
document**. Ma*carenhas (2012) suger*
</line>
<line>
i*iciar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
t**balho *ientí**co com uma pesquisa b*bliográfi*a, permitin*o que o pesquisa*or c**heça o
</line>
<line>
que já se estudou sobre o assun*o.
</line>
<line>
A **presa escolhid* para a *ealizaç*o do estudo d* caso foi fundada em 2006, a**a*és
</line>
<line>
da uniã* de duas tradi*ionais redes d* super*ercados. Essa união d*u orige* a *ma e*presa
</line>
<line>
com melhor capaci*ade *e neg*ciação c*m for*ece*ores, *enores custos co* logística e
</line>
<line>
ge*ando * economia de e*c*la a*ministrativ*, co*tribuindo para *elhor** r**ultados
</line>
<line>
organizac*onais. A empresa "BE*A" é um* empr*sa multidisciplinar, q*e atu* nos ramos de
</line>
<line>
varejo, ata*ado, atacarejo, di*t*ibuição, fa*ric*ção, tr*nsp*rte e log*stica de b*ns de consumo
</line>
</par><par>
<line>
no es*ado do Rio Grande do Sul. A*ualm*nte seu faturame*to anual está
</line>
<line>
próxim* de R$ 2.1
</line>
</par><par>
</page><line>
bilhõ*s, * empres* Beta *ossui um* ampla *strutura com*osta de *6 superm*rcados
</line>
<line>
distribuí*os pe*o Esta*o e mais de 7.000 co*aboradores.
</line>
<line>
O e**udo foi realizado *as 46 lojas distribuíd*s pel* Est*do do RS, que possuem venda
</line>
<line>
direta para consumidor final, os dados fo*am cole*ados por *e*o do sistema informatiz*do *a
</line>
<line>
empre*a, que or*aniza *o*a a roti** operacional, *iscal, con*á*il e fina*ceira além do s*stema
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, *. *8, n. *, ar*. 5, p. 96-117, jun. 20** www4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *mpacto *o Decreto Lei 54308/2018 e* uma *ede d* S*perm*r*ad*s no Estado do Ri* Grande do Sul
</line>
<line>
105
</line>
</par><par>
<line>
BI, que ge** re*atórios c*m as in*orm*ções gerencia*s, repr*sentan*o os *ados *rimários qu*,
</line>
<line>
de *cordo com *ro*anov e Fr*itas (201*, p.103), "r*ceb*m essa desig*açã* por s* t*atarem de
</line>
<line>
informações em prime*ra mão, ou seja, por não s* enc*ntrarem regis*rados em nenhum outro
</line>
<line>
docu*en*o". É possível afirmar q*e também foi utiliz*da a técnica de obs*r*ação
</line>
</par><par>
<line>
partici*an*e,
</line>
<line>
consideran*o q*e um dos autor*s
</line>
<line>
*a p*squ*s* * co*aborad*r
</line>
<line>
da r*ferida
</line>
</par><par>
<line>
organização.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados e*pí*icos obti*os *oram submetidos à a***i** docu*e*tal, seg*in*o as
</line>
</par><par>
<line>
re*omen*ações de Cell**d (2*08), **ic*ando com a col*ta da* in*ormaç*es, compreendendo o
</line>
<line>
p*ríodo ent*e março e dezem*ro de 2019, já que es*e foi o pe*íod* no q*al entrou em vigor o
</line>
<line>
Decreto 54308/2018 * ser estudado. Os dados foram extr*ídos *o *istema inte*no da em*resa,
</line>
<line>
c*assi*icados em e**el para elaboração de *abelas e gráfi*os para u*a melhor compreens*o e
</line>
<line>
para que se possa atingir o* objetiv*s *r*postos na p*squ*sa.
</line>
<line>
Pa*a que fosse p*ssível id*n*ificar a quantida*e de produtos *o regi*e de substituiç*o
</line>
<line>
trib*tá*i*, fo* uti**z**o o faturamento *a empresa no mês *e fever*iro de 20*9, **m os dados
</line>
</par><par>
<line>
da filial que ma*s e a que menos faturou. At*avés
</line>
<line>
d*s a*urações de restituição
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
complementação acumuladas de m*r*o a dezemb*o de *019, *oram v*r*fi*ados os *tens com
</line>
<line>
valor superior * inf*rior * *$ 10.000,00, co* o int*ito *e el*borar um ranki*g constando os
</line>
<line>
quin*e *rodutos com maior valor de r*stituição e *ompleme*t**ão, par* entã* obter os
</line>
<line>
valores po* unid**es vendi***.
</line>
<line>
4 RESULTADO* E DI*CUSSÕES
</line>
<line>
A su*stituição tributá*ia, conforme abordado, pos*ui o intuito de redu*i* a sonegação,
</line>
</par><par>
<line>
facilitando * fiscalização,
</line>
<line>
a*ém
</line>
<line>
de
</line>
<line>
*cor*er a ant*cipação
</line>
<line>
do reco*himento do tributo. De
</line>
</par><par>
<line>
acor** c*m * C*nvênio 142/1*, no an* ** 2019, *inte e oi*o segme*tos co*põem * list* d*
</line>
</par><par>
<line>
pro*uto* abrangidos pelo regime de ST. Com o i**uito
</line>
<line>
de evidenciar o refl**o no mix
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
produtos de
</line>
<line>
um supermercado, a figura 1 demonstra * r*cei*a operacional realizada na
</line>
</par><par>
<line>
em*resa Beta no *ês de *evere*ro ** 2019.
</line>
</par><par>
<line>
A
</line>
<line>
e*presa Be*a fa*uro* no mês de fe*er*iro um total de *$ *28.251.754,78, sen*o
</line>
</par><par>
<line>
que a filial que menos faturou, f*lial 40, fa*urou um total de R$ 1.101.8*8,01 a*r***ntando no
</line>
</par><par>
<line>
final do m*s de feve*eiro
</line>
<line>
um m*x de 7.004 p*od*tos no qu*l 69,9*% são tributados *elo
</line>
</par><par>
<line>
regime de substitui*ão tri*utária; * a f*li*l
</line>
<line>
44 fa*urou *o mesm* período um total *e R$
</line>
</par><par>
</page><line>
8.964.240,*3 *presentando no fin** do mês de fevereiro um mix de 11.058 pro**tos *o qual
</line>
<line>
62,67% *ão **ibutados pel* regime ** substituição tributária. *i**te da anál*se das dua*
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*s*na PI, v. 18, n. 6, art. 5, p. 96-117, jun. 2021 www4.fs*net.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lope*, D. Sch*eiber, M. A. ***aes
</line>
<line>
1*6
</line>
</par><par>
<line>
filiais, é possível constat*r que, e* média, um supermercado da rede Beta c*ntempla 66,29%
</line>
<line>
do mix de *rodutos **ibutados pelo regim* de substit*iç*o tributária.
</line>
<line>
Figura 1 - Receita operaci*n** bruta - Fe*ereiro *e **19
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elabor*do pe*os autores
</line>
<line>
Diante dos dados a*resenta*os, * *os*ível c*ncluir que na empresa Beta gr*nde parte
</line>
<line>
d** pr*dutos sã* tributados po* ST, por*an*o qualque* a*teração n* l*g*slação tri*utária
</line>
</par><par>
<line>
estadual
</line>
<line>
ocasi**a gr*nde impacto, podendo ele *er *eutro, nega**v* ou p**i*ivo. A*ós
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*ublic*ç*o do Decreto
</line>
<line>
54308, em 06 *e novembro *e 20*8, *
</line>
<line>
empresa e* anál*se iniciou o
</line>
</par><par>
<line>
*ratament* do sistema i*te*no com o intuito de atender à *egislaç**. O quadro 2 demo*s*ra as
</line>
<line>
mudanças necessá*ias, incl**ndo as tarefas i*prescindíveis para o tratamento d* diferenc*al
</line>
<line>
de S* *o sistem* intern*:
</line>
<line>
Quad*o * - *ratamento do Sis*ema p*ra D*fer*ncial de ST
</line>
</par><par>
<line>
A*i*i*ade
</line>
<line>
Início
</line>
<line>
Fi m
</line>
<line>
H o ra *
</line>
<line>
Dias Ú**i*
</line>
</par><par>
<line>
Criar tratamento da normativa referente aos valor*s retidos d* ST n* Sped Fiscal. Cri*r *ela**ri* q*e demo*stre as diferenças pratic*das entre o valor vendido e o est*pulad* pelo gove*n* *e*su* o *u* foi gerado no Sped. Risco: **col*iment* de crédi*o menor que * espera*o, ocas*onando aument* no custo das mercadorias.
</line>
<line>
*7/11/2018
</line>
<line>
*8/01/20*9
</line>
<line>
144
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Realizar a*terações no l*iaute *a *F-e e NF*-e pr***stas na NT 2018.*05. Riscos: oc*sionar rej*ição de nota fiscal.
</line>
<line>
1*/02/2019
</line>
<line>
2*/04/2019
</line>
<line>
7*
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Tratamento para *tualizar o custo médio d*s pr*dutos com cré*ito d* diferenc*al *e S*. Ri*cos: recolhimento de crédit* menor q*e esperado, * ocasion*ndo aumento *o custo das m*rcadorias.
</line>
<line>
20/05/2019
</line>
<line>
31/*8/2019
</line>
<line>
144
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Tra*amen*o do campo V*lor ICMS Subs*ituto *ue é e*igido na NF-* *ara no*as de reven*a (atacad* e v**ejo). Ris*os: ocasi*nar rejei*ão de nota fisca*.
</line>
<line>
*4/06/2019
</line>
<line>
07/06/2019
</line>
<line>
24
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaborado pelos autores.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*resina, *. 18, n. 6, art. *, p. 96-117, *un. **21
</line>
<line>
www*.fsanet.com.br/*e*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O **pacto do Decreto Lei 5*30*/2018 em u*a Rede de *upermerc*dos no Est*do do Rio Grande do Sul
</line>
<line>
107
</line>
</par><par>
<line>
A empresa Beta po*sui uma e**ipe de cinco desen*ol*edores. O pr*jeto ref*rente a*
</line>
<line>
dife*encial de ST foi *ese**olvi*o, em *ua *aior **rte, por um desenvolve**r e, segundo o
</line>
<line>
quadro 2, fo*am necess*rias **4 hor*s de des**vol*imento, realizadas em 48 di** úteis, com
</line>
<line>
divers*s re*niõ*s de *arametrizações entre TI, diretoria, *erência de **ntroladori*, área f**ca*
</line>
<line>
e c***ultores.
</line>
<line>
4.1 *réd*to presumido sobre *s*oque
</line>
<line>
Com a publicaçã* *o De*reto **490, de *3 de jan*i*o de 2019, a empresa Beta inic**u
</line>
<line>
o c*ntrole da restituição e ou complem**ta*ão *a ST em *º de m*r*o d* *019. Como p*ss*ía
</line>
<line>
m*rcado*ia* em estoqu*, f*i util*zado * inventário de ** de fevere*ro de 2019 d* todas as 46
</line>
<line>
*ojas com vend* direta *ara consumido* fi*al. P*ra a apuração do crédit* presumido, f**
</line>
<line>
utilizada a ba** *e cálculo do ICMS ST *etido re*erente à últim* *ompra do p*o*u*o *m
</line>
<line>
estoq*e. *pós o le*a*tamen*o des*es dados, o valor en*ont**do foi *ultiplicado *ela alíquota
</line>
</par><par>
<line>
interna de ICMS n* Estado do RS e
</line>
<line>
por tratar-*e d* produtos alimentíc*os, que ap**sent**
</line>
</par><par>
<line>
variação de
</line>
<line>
a*íquotas e*tre *les, apu*ou-se o
</line>
<line>
valor d* cré*ito d* *C*S ST por u*ida*e de
</line>
</par><par>
<line>
p*oduto.
</line>
</par><par>
<line>
Após, foi *ecessário identificar a qua*tid*de de *ada pro*uto disponível *m estoque *
</line>
<line>
multi*licar pelo *alor unitá**o e*c*ntra*o, assim, o c*é*ito *resu*ido tota* d*s prod*tos *m
</line>
</par><par>
<line>
estoque, na data
</line>
<line>
do lev*ntament* dos dados (28/02/2019). * tabela 3 d*m*nstra o cálculo
</line>
</par><par>
<line>
r**liz*do p*ra a obtenç*o do *rédit* presumido sobre * estoque de cinco produtos de
</line>
<line>
de*erminada filial. O* demais itens e demais filiais obedeceram ao mesm* trat*mento
</line>
<line>
d*monstrado:
</line>
<line>
Ta*el* 3 - Crédito ST sobre e*toque
</line>
</par><par>
<line>
*roduto
</line>
<line>
Quant. (UN)
</line>
<line>
Base ST **tida (*$)
</line>
<line>
Alíquota ICMS (%)
</line>
<line>
C*édito Presumi*o *nitári* (R$)
</line>
<line>
Crédito Presumi*o To*al (R$)
</line>
</par><par>
<line>
Biscoito Orqu*dea Mar*a Chocolate 400g
</line>
<line>
626
</line>
<line>
3 ,9 9 4 5
</line>
<line>
12
</line>
<line>
0 ,4 7 9 3 *
</line>
<line>
3 0 0 ,0 7
</line>
</par><par>
<line>
Bombom ***ta Mix Fav*rit*s 250,6g
</line>
<line>
2 .3 4 7
</line>
<line>
* ,9 0 2 0
</line>
<line>
18
</line>
<line>
1 ,6 0 2 3 6
</line>
<line>
3 .7 6 0 ,7 *
</line>
</par><par>
<line>
C**veja Bu*weise* * Neck 330*l
</line>
<line>
3 6 .3 8 2
</line>
<line>
4 ,2 * 0 0
</line>
<line>
25
</line>
<line>
* ,* 6 0 0 *
</line>
<line>
3 8 .5 6 4 ,9 2
</line>
</par><par>
<line>
C*oc**ate Lacta ao Leite 90g
</line>
<line>
* .9 4 4
</line>
<line>
4 ,* 9 9 7
</line>
<line>
18
</line>
<line>
0 ,7 9 1 9 5
</line>
<line>
1 .5 3 9 ,5 5
</line>
</par><par>
<line>
E*cova de D*nte Joh*son* Reac Ult Clean Med
</line>
<line>
31
</line>
<line>
* ,* 8 0 *
</line>
<line>
18
</line>
<line>
1 ,2 7 4 4 0
</line>
<line>
3 9 ,5 1
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelos autores
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 18, n. 6, art. 5, p. 96-1*7, jun. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lopes, D. Schre*ber, *. A. M*raes
</line>
<line>
108
</line>
</par><par>
<line>
Apó* sistema de TI da empresa Beta realizar o crédit* individual por item, foi o
</line>
<line>
apurado o **lor total de cr**ito **br* estoqu*, que resultou no v*lo* de R$ 1*.*72.*50,35, que
</line>
<line>
fo* utiliza** em tr*s pa*c*l*s fi*as *e R$ 4.49*.88*,4* confo*me determina o RICMS, Livro
</line>
<line>
III, Seç*o I, art. 25-A, In*iso I, no*a 05.
</line>
<line>
4.2 Apura*ão mensal *e restituição e complementa*ão
</line>
<line>
*s demais apura*ões *egu*m * or**m do créd*to *o momento *a entra*a,
</line>
<line>
repres*ntando o valo* do impos*o presum*d* menos o débit* no momento da sa*da, res**tando
</line>
<line>
no im*osto ef*tivo, gerando, o saldo a comp*e*e*tar ou a *estituir *e ICMS ST. A figura 2
</line>
</par><par>
<line>
r**er*-se aos
</line>
<line>
*ad*s *a nota fiscal de c*mp*a do pr**uto "B*MB*M FERRE*O ROCHER
</line>
</par><par>
<line>
T8 1*0g":
</line>
<line>
F**ura 2 - Dados refere*tes à compra d* prod*to
</line>
</par><par>
<line>
F**te: Adaptado *elos aut*r*s, b*seado na *ot* f*scal
</line>
<line>
De *cordo co* os dado* da n*ta fisc*l exibidos na figura 2, o produto é f*tur*do em
</line>
</par><par>
<line>
caixa, *onte*do *m
</line>
<line>
*ada cai*a
</line>
<line>
*0 d*spla*s com 0* bombons cada e, segundo os dados
</line>
</par><par>
<line>
destacados na nota fiscal, o p*o*uto ge*ou um cré*ito de ST no v*lor de R$ 3*9,37 ou R$ 2,78
</line>
<line>
por unidade (2.163,16 * **% = 389,37 / 1*0 = 2,78), se*do a presun*** d* venda e*tipulada
</line>
<line>
pe*o gove*no de R$ 15,45 (2.16*,16 / 140 = 15,4*). A figura 3 refere-se à v*nda do pro*u*o
</line>
<line>
"BOMBOM FERRERO ROCHER T* 100g", para o *onsu*idor final.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 18, *. 6, ar*. 5, p. *6-117, jun. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O I*pacto do **cr*to Lei 54308/2018 *m uma R*de de Super*ercad*s *o Estado do Rio Gran*e do S*l
</line>
<line>
109
</line>
</par><par>
<line>
Fig*ra 3 - D*dos *eferentes à ve**a de *ro*uto
</line>
</par><par>
<line>
*onte: E*traí*o d* sis*ema i*terno
</line>
<line>
Conforme a Nota **scal Eletrônica para *onsum*dor F*nal (NFC-e), de**nstrado *a
</line>
<line>
fi*u** 3, oco*re a venda *o *r**uto po* um pr**o de *$ 18,4*. Supondo que as de*ais
</line>
</par><par>
<line>
unida*es tive*a* o mesmo *reç* de venda, * o*eração gero* *m débito n* v*lo*
</line>
<line>
de R $
</line>
</par><par>
<line>
*65,95 (18,49 * 140 = 2.588,60 * 18% = 465,95). *o *in*l d* perío*o, é reali*ada * apuração
</line>
<line>
atravé* do impos*o efetiv* subtraído do *mpos*o p*esumido (465,95 - 38*,37) resultando
</line>
<line>
ass** em u*a complementação a ser paga *e I**S ST n* valor de R$ 76,58.
</line>
<line>
Diante dis*o, co**tatou-se que, no iní*io da cadeia de co*ercialização, * ICMS foi
</line>
<line>
re*olhid*, presu**ndo-se que * produto BOMBOM *ERR*RO ROCHER *eri* *end**o por
</line>
<line>
R$ 15,49. No enta*to, no fi*al d* cadeia d* comer*i*lizaçã*, ***e produto foi v*ndido po* um
</line>
<line>
va*o* superi**, ou sej*, R$ 18,49, de*endo então a empresa recolher a diferença *ão trib*tad*.
</line>
<line>
No **c*rrer dos dez meses i*i*iais de apuração no ano de 2019, a empresa Beta
</line>
</par><par>
<line>
apurou um valor referente * comp*e*e*tação d* *C*S ST nos m*se* de *u*h*, agosto
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
se*embro, totalizando assim o valor de R$ 1.379.634,01. Já *os dema*s *ete meses, a empresa
</line>
<line>
apur*u um valor ref*ren** à *estituiçã*, rep*esentando o v**or de *$ 5.*54.299,59.
</line>
<line>
A figura * *e*o*stra * informação de for*a mais *etalhada:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, T*resina P*, v. 18, n. 6, a*t. 5, p. 96-117, j*n. 2021
</line>
<line>
w*w4.fsane*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lopes, D. Schre*ber, M. *. Moraes
</line>
<line>
110
</line>
</par><par>
<line>
Fi*u** 4 - Comp*ementação e Rest*tuição de ST
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Elaborado pelos auto*es
</line>
<line>
A *abela 4 demonstr*, de f*rm* sintéti*a, a origem do sal*o da apura*ão *ês a *ês. O
</line>
<line>
impos*o p*es*mido do ICMS é represen*ado *elo c*édito d* e*trada no momento da compra
</line>
</par><par>
<line>
*u transf*rê*cia d* m*rcadoria, e o imp*sto efeti*o,
</line>
<line>
constituído *elo d*bito da saída no
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
**presa obteve ** valor *e *estituição de *CMS no v*lor d* R$ 3.774.665,5*. S*ma**o
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
este valo* o crédito *e *s*oque *pura*o n* final *o mês de *ever**ro, f*i possível consta**r *ue
</line>
</par><par>
<line>
*
</line>
<line>
*rimeiro ano *e c*ntr**e d* *omplementação * ou restituiç*o *er*u par* a e*pre*a
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
saldo posit*vo de *$ 17.247.*1*,9* a s*r recuperad*, como determina a legislação *o RI*MS,
</line>
<line>
Livro III, Su*seçã* IV-A, Art. 25-C.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. *, art. 5, p. *6-117, jun. *02*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
* Impacto do Decreto L*i 54308/2018 e* uma Rede de Supermerca*os no Es*a*o do Rio Grande do Sul
</line>
<line>
*11
</line>
</par><par>
<line>
Através da* a*uraç*es acumuladas *o perío** entr* ma*ço e dezem*ro *e 201*, f*ram
</line>
<line>
*na*isados os quinz* p*od**os que ma** ger**am valor de res*ituição *ar* * empres* Beta,
</line>
<line>
s*ndo de*onstrados na figura 5:
</line>
<line>
Figura 5 - Ranking de produtos com resti*ui*ão a***ulada
</line>
</par><par>
<line>
*onte: Elaborado pel*s **tore*
</line>
</par><par>
<line>
D* a*ordo co* a fi*ura 5, pod*-se observar que o produto *u* m*is *erou
</line>
<line>
valor
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
restituir acumulado ** emp*e*a foi * cerv*ja da ma*ca Pol*r em lata de 473ml, apresent*n*o
</line>
<line>
um sal*o acu*ulado no pe*íod* em a*áli*e no valor de R$ *65.*23,7* enquanto * décima
</line>
<line>
*ui*ta posição ger*u um valor acumu*ado de R$ 149.46*,*1.
</line>
<line>
Dos quinze p*odutos analisados, todos foram do segmento de bebid**, correspondendo
</line>
<line>
a 53% da cate*oria *e c*rvejas, 33% *eferente à cate*oria de refr*gerantes e 13% *a categoria
</line>
<line>
de águas. No perío*o entre m*rço e *ezembro de 2019, foram a*alisados os qu**ze produt*s
</line>
</par><par>
<line>
qu* *ais gerara* *alor de complement*ção
</line>
<line>
para a em*resa *eta, s*ndo d*monstrados n*
</line>
</par><par>
<line>
f*g*ra 6:
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. F*A, Teresina PI, v. *8, n. 6, ar*. 5, p. 96-117, ju*. 2021
</line>
<line>
www4.fsa*et.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lope*, D. Schr**ber, M. A. Moraes
</line>
<line>
112
</line>
</par><par>
<line>
Figura 6 - R**ki*g de pro*ut*s com c*mplementação acumul*da
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Elaborado pelo* aut*res
</line>
<line>
A *igura 6 *videncia os produtos que *ai* g*r*ram complementação de ICMS ST.
</line>
</par><par>
<line>
Pode-s* obse*v*r que ach*cola*ado em pó 800g, gerou u* saldo a*umulado no valor o
</line>
<line>
cor*e*po**ente a R$ 6*.329,88, ocupan*o a primeira posi**o, enquanto a décim* *u*nta
</line>
</par><par>
<line>
posição gerou um valor a complemen*ar de ICMS S* no
</line>
<line>
valor de R$
</line>
<line>
26.*56,18 com
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
produ*o á*ua sanitár*a 5l. Com b*se nos *ados que *o**tam *a figura 6, foi poss*vel *onstatar
</line>
<line>
que o r**king dos produtos que gera*am c***lemen*a*ão de ICMS ST é compo*to por
</line>
<line>
*rodut*s de categorias e segmentos distintos.
</line>
<line>
Baseado nas informações dos pro**tos com maior valo* d* complemen*ação e
</line>
</par><par>
<line>
restitui*ão, *s au*or*s
</line>
<line>
analisara* a composi*ão do valo* de um produ*o con*ertendo para a
</line>
</par><par>
<line>
u*idade vendida. Diante disso, o produto em des*aq*e fo* a cerveja da marca *ola* *m la*a de
</line>
<line>
473ml, cons*ante *a figura 5. A cerv*ja pos*ui seu valor presumido a**avés *e paut* definida
</line>
<line>
*ela S*cretar*a da Fazenda do Estado do **o Gran*e do Sul, em comum acor*o com os
</line>
<line>
*abri*antes. D*rante o período observado, o produ*o teve três preços, send* ele*: de
</line>
</par><par>
<line>
0 1 / * 2 / 2 0 1 8 a 3 1 / 0 * / 2 0 1 9 R $ * ,3 6 ; d e 0 1 / 0 4 / 2 0 1 9 a 3 0 / 1 1 / 2 * 1 9 R $ 3 ,3 7 ; e d e 0 1 / 1 2 / 2 * * 9
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
3 * / * * / 2 0 2 0 R $ 3 ,4 6 .
</line>
</par><par>
<line>
Para a realização do cálcul*, foi utilizada *ma média si*ples, *esultando na pauta *e
</line>
</par><par>
<line>
R$ 3,40 re*erente ao p*r*odo *e mar*o a dezembro de 201*. A t*bela 5 *presenta o
</line>
<line>
cálculo
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizado *ara id*nt*ficar * valor do ICMS ST *n*tário *o produt* em aná*ise. Para tanto,
</line>
<line>
*evou-se e* *ons*deração sua média, ou s*ja, o valor de R$ 3,40, *ma vez que * *iste*a de TI
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, *ere*ina, v. 18, n. 6, a**. 5, p. 96-11*, jun. 2021
</line>
<line>
**w4.fsa*et.com.**/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O *mpacto do Dec*eto Lei 54*08/20** em uma Rede d* S*p*rmer*ado* no Estado do Rio Gra*de do Sul
</line>
<line>
113
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Diante do resu**ad* o*tido
</line>
<line>
co* o c*l*ulo apre*entado na tabela 5, pod*-se perceber
</line>
</par><par>
<line>
que **r* cad* *n*dad* vendi*a do pro**to, a empresa obtém um cré*ito no valor d* R$ 0,*5
</line>
<line>
referente à restituição *e ICMS ST. B*se*do nas infor*aç*es a*uradas * figur* 7, evidenciou-
</line>
<line>
se o rank*ng d* pro*utos co* rest*tuição acu*ulad*, *emons*rando r*sulta*os qu*n*o
</line>
<line>
convert*do *ara uni*ade ven*ida.
</line>
<line>
Figura 7 - Ranking restituição de *r*du** u*itári*
</line>
</par><par>
</page><line>
Fonte: E*aborado p*los autores
</line>
<line>
De acordo com a figura 7, é pos*ível verifi*a* q*e o r*nking acu*ulado, qu**do
</line>
<line>
convertido para valor de res*ituição p*r u*idade, sof*e uma alteração na *os*ç*o d*
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*in* *I, *. 18, n. 6, art. 5, p. 96-11*, jun. 2021 w*w4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
C. S. Lop*s, *. Schreib**, M. A. M*raes
</line>
<line>
11*
</line>
</par><par>
<line>
prati*am*n** todo* os produtos, ressaltando * *erv*ja da marca Polar em l*t* de *73ml,
</line>
<line>
quan*o analisad* e* unidade, passa a ocupar a d*cima po*ição do ranking e a cerveja da
</line>
<line>
marca *einek*n em lata de 473ml, que ocu*a*a a d*cima quinta pos*ção acumulada, pas*ou a
</line>
<line>
ocupa* a segun** posição, com *m val*r d* R$ 0,48 para cada u*idade vendida.
</line>
<line>
Base*d* nas in*ormações apuradas, a fig*ra 8 apresen*a o ranking dos pr*d*t*s com
</line>
<line>
val** de compleme*tação de ICMS ST quand* convertido p*ra u*idade:
</line>
<line>
F*gura 8 - Ra*king comp*eme*taç*o *e produ*o u*itário
</line>
</par><par>
<line>
Fo*te: Elaborado *elo* autores
</line>
<line>
Seg*nd* a figura *, p*de-*e perceber *lgumas alt*r*ções na posição dos produ*os,
</line>
<line>
com*, por *xemp*o, o lava roupa da marca B**l*ante de 3 litros: quan*o *na*is*do de forma
</line>
<line>
unitária, *pre*enta um valor de compleme*t*ção de R$ 0,50 e ocu*a*do o pr*meiro lugar no
</line>
<line>
ranking está o leite co*densad* da m*rca Triângulo de 395 gr**a*, *m q*e cada unidade
</line>
<line>
vendida **ra um v*lor d* R$ 0,63 de *ompl*ment*ção a *er pago pe*a empresa.
</line>
<line>
Dian*e da pesquisa sobre o impac*o *o Decreto Lei nº 543*8/18 realizado na emp*esa
</line>
<line>
Bet*, é poss*vel p*rc*ber que a*gu*s *rodutos ac*ba* g*rando com*l*m*ntação de ICMS ST
</line>
</par><par>
<line>
a ser pago, com* pode s** observa*o na figura 6 e
</line>
<line>
em
</line>
<line>
ou**o* geram res**t*iç*o, conforme
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
figura 5. No *nt*nto, *iante deste c*n**i*, foi possíve* *onstat*r *ue os produtos gerara*, no
</line>
<line>
período analisado, *m c*éd*to super*or *o dé*ito pa*a * empresa. *o ent*nto, em outros
</line>
<line>
mome*tos, sabe-*e q*e esta situaç*o p*derá se* inversa.
</line>
</par><par>
<line>
N*ste con*exto, é p*ssí*el afirmar
</line>
<line>
que o tema ICM* ST merece
</line>
<line>
*onstanteme*te ser
</line>
</par><par>
</page><line>
analisado *e forma *i**ciosa e *om muito cuid***, po*s t*ata-se de uma le*isl*çã* tributária,
</line>
<line>
que poder* ser alterada, modifi*ando todo o cen*ri* apresenta*o.
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*ina, v. 18, n. 6, art. *, p. 9*-117, jun. 2021 ww*4.f*anet.co*.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O Impacto do De*reto Lei *430*/2**8 em uma Rede de Supermercados *o Es*ad* do Rio Gran*e do Sul
</line>
<line>
115
</line>
</par><par>
<line>
5 CONSID*RAÇÕES FINAIS
</line>
</par><par>
<line>
Em 19 *e outubro de 2016, o STF r*alizou o julgamento do *ec*rso *xtraordinário nº
</line>
<line>
593849, de*inindo que é devida a restitu*ção da diferença ** ICMS pago a mais ** *egime de
</line>
<line>
ST para a frente se a base de cá*culo efetiva da operação for inferior * presumida, bem co*o
</line>
<line>
os Estados *am*ém p*dem solicita* a complementação do *mposto se a bas* *e cálc*l* *fetiva
</line>
</par><par>
<line>
da
</line>
<line>
ope**ç*o f** superior à presum*da. O RS formalizou *s *orm*s
</line>
<line>
de *e*titu*ção e ou
</line>
</par><par>
<line>
complementa*ã* no RI*MS *om a *ublicaçã* do Decreto n* 54308, em 06 *e novembro de
</line>
<line>
2018.
</line>
<line>
A *ubs*ituição tr*butári* alcança, em mé*ia, 66,*% d*s produtos come*cial*zados na
</line>
</par><par>
<line>
empresa Beta, diant* d*sso, a empresa dedi*ou 384 horas divid*das em 4* dias
</line>
<line>
úte** **ra
</line>
</par><par>
<line>
*esenv**ver e *mplant*r os ajustes *ecessários no s*st*m* de TI p*ra at*n*er ao qu* determ*n*
</line>
<line>
o refer*do decre*o. C*mo po*to* positiv*s, pode-s* verificar q*e este proce**o *ão ac*rretou
</line>
<line>
custos *xt*a*, uma v*z que o **stema é pró*rio e a em*re*a conta com um* e*ui*e *nterna *e
</line>
<line>
des*nv*lvedores. *ssim, o proces** a***ado fo* a criaçã* d* **a espécie de co*ta corrente de
</line>
<line>
S*, pois no moment* que o*orre a *ntrada *o produto *e*a *m cr*d*to e n* *omento d*
</line>
<line>
ven*a gera o débito, **sultando *ssim no valor de restituição e ou co*plementação.
</line>
<line>
Através das apura*õ*s mensais apresentadas *a a**lise de resul*a*os, constatou-se que
</line>
<line>
este novo método foi benéfico para a empr*sa Beta. Dura*t* os dez meses **alisad*s, ape*a*
</line>
<line>
*m três meses ident*ficou-s* um saldo de c*m*lem*ntação q*e, a*alisado de manei*a ge*a*,
</line>
<line>
*o* abs****do pelos demai* m*ses com saldo de r*stituição.
</line>
</par><par>
<line>
Em rel*çã* à perg*n*a de pesquisa,
</line>
<line>
de: "q*al foi o impac*o t**butário decorren*e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
Decreto n* 54308
</line>
<line>
de nove*bro de 2018 em
</line>
<line>
um* rede de supermer*ados do Estad* do Ri*
</line>
</par><par>
<line>
G*ande d* Sul?", pode-se *firmar que o impac*o causado no
</line>
<line>
pr**ei*o ano *e publicação do
</line>
</par><par>
<line>
D*creto
</line>
<line>
nº 54308/2018 foi **sitivo, u*a vez
</line>
<line>
qu* o valor *a restituição acumulada, q*ando
</line>
</par><par>
<line>
compa*ad* ao faturamento g*ral, a*ingiu o percentual 0,81%, rep*e*en***do um va*or de *$
</line>
</par><par>
<line>
17.247.315,93. Este va*or * o saldo util*z*do nas apurações de ICMS, co*o determi*a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
**gi*l*ção vigente.
</line>
</par><par>
<line>
O pr*s*nt* a*tigo apresentou os resultados com b*se em um est*do reali**do em uma
</line>
</par><par>
<line>
red* gaú*ha de s*perme*cados, contudo os dados apr*sentad*s s*o únicos à realidad*
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
empresa Beta, n*o podendo ser objeto de ge*eralização para demais empr*s*s ou segmentos.
</line>
<line>
O est*d* pr*porci*nou para a empresa Beta um* análise mais detal*a*a sob*e * processo de
</line>
</par><par>
<line>
co*plement*ção e re*titui*ã* de ST, bem
</line>
<line>
como o*er*c*rá su*sídios para o pr*ces*o
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
decisão *a polít*c* de preç*s e *om*ra de merca*o*ias.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, *eres*na PI, *. 18, n. 6, a*t. 5, p. 9*-117, jun. 2021
</line>
<line>
www*.fsan*t.co*.br/revis*a
</line>
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<par>
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C. S. *opes, D. *chre*ber, *. *. Moraes
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116
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C*ncei**ais.
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São
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Ministro
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Fachin.
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Disp*níve*
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em:
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</par><par>
<line>
<http://www.st*.jus.br/portal/jurispru*enciarepercussao/v*rAndament*Proc*sso.asp?inci
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dente=264228*&nu*eroP*o**sso=593*49&**as*eProcesso=RE&numeroT*ma=*01>.
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Acesso em: *1 dez. 2019.
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Como Referen*i** este Artigo, *onf*r*e ABNT:
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LOPES, C. S; SC*REIB*R, D; MORA*S, M. A. O Imp*cto do Decre*o Lei 54308/2018 *m *m*
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*ede *e *uper*ercados no *sta*o do R*o Gran*e do Sul. *e*. FSA, Te*e*in*, v.18, n. *, art. 5, p. 96-
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117, jun. 2021.
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Co*tribuição dos *utores
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C. S. *opes
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D. *chre*ber
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M. A. Mora*s
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1) conce*çã* * *lanejamen*o.
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X
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X
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2) *nál*s* e interpre*a**o dos dados.
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X
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X
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X
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*) ela*oração do rascun*o ou na revisão crítica do conteúdo.
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*
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X
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X
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4) parti***aç*o na aprova*ão da v*rsão final do ma**scrito.
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X
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X
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*ev. FSA, Te*es*na PI, v. 18, *. 6, art. *, p. 9*-1*7, jun. 2**1
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www4.fs*net.co*.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)