<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *8, n. 9, art. 5, p. 80-98, set. *0*1
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2021.1*.9.5
</line>
</par><par>
<line>
Noçõ*s de Letramento Crítico no Conte*t* de Ensino * Ap*endiz**em: Vozes de Pro**ssores de
</line>
<line>
Lí*gua Inglesa
</line>
<line>
*otio*s *f Critica* Literacy in t** Teac*ing and Le*rni*g Cont*x*: Voices *f English Language
</line>
<line>
T*ac*ers
</line>
</par><par>
<line>
Elisa Borge* ** Alcântar* Alencar
</line>
<line>
Doutor* em Linguí*tica pela Un*versidade Feder*l d* São Carlos
</line>
<line>
Doce*te da Univ*rs*dade Fed**al do To*an*ins
</line>
<line>
E-mail: el*s*.*lencar@u*t.edu.br
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *l*sa Borges *e Alcântara *lencar
</line>
<line>
Editor-Che*e: Dr. *onny Kerley d* Ale*ca*
</line>
</par><par>
<line>
Aven*da Paragu*i (e*q*ina com a R*a Ux*ramas), s/n
</line>
<line>
Rodri*ues
</line>
</par><par>
<line>
Setor - Bairro da Cimba, Aragu*ína - TO, 77824-
</line>
</par><par>
<line>
838.*r*s*l.
</line>
<line>
*rt*go re*ebi** em 17/08/2021. Últi*a *ersã*
</line>
<line>
recebida e* 30/08/202*. *p*ovado em 31/08/2021.
</line>
</par><par>
</page><line>
Avali*do pel* s*stema Tri**e *evi*w: Desk Re*iew a)
</line>
<line>
pelo E**tor-Chef*; e b) Doub*e Blind Re*iew
</line>
<line>
(a*aliação c*ga por do*s aval*adores da **ea).
</line>
<line>
Revisã*: Gramatical, No*mat*v* e de Formatação
</line>
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<par>
<line>
Noçõ*s *e Letra*ento Cr**ico no *ontexto de Ensino e Ap*endiz**em: Vozes de Professores d* Língua I*glesa 81
</line>
<line>
RESUMO
</line>
<line>
O objetiv* desse *r*igo é anal*sar vozes *e pr*f*sso*es de Língua I*glesa, em formação
</line>
<line>
con*inuada, a p*rti* d* seu en*endimento prévio so*re Letrame*to **ítico c*mo con*ribui*t*
</line>
<line>
ativ* para os processos *e en*ino e de aprendi*agem do Inglês co*o **ng*a estrang*ira. A
</line>
<line>
Fundam*nta*ão Teórica e*tá alojada *a Linguística Aplicada, espe*ia*me*te no que se refere
</line>
<line>
aos impact*s da gl*bal*zação nas práticas pedagó*icas do pro*ess*r frente a*s anseios de uma
</line>
<line>
sociedade pós-*oderna. A M**odologia é uma pesquisa-ação d* a**rd*gem qual**ati*a, q*e
</line>
</par><par>
<line>
** desenvol*eu a pa*tir da ap*icação de
</line>
<line>
qu*s*ionári*s com perguntas semiestr*t*r*das,
</line>
</par><par>
<line>
aplicad*s em um curso de f*r**ç*o **ntinuada de p*ofessores
</line>
<line>
de Líng*a I*gles* da rede
</line>
</par><par>
<line>
p*blica de u*a cidad* do Estado do Tocantins. Os resultados r**elam percepçõe* iniciais por
</line>
<line>
parte dos do*e*tes, no qu* compete a* p*p*l do Letramento Crítico no ens*no e na
</line>
<line>
ap*e*dizagem do Inglês.
</line>
<line>
PA*AVRAS-C*A*E: Formação de Professore*. Let*amento Crí*ic*. Língua Ing*esa.
</line>
<line>
ABSTRA*T
</line>
</par><par>
<line>
The ai* o* th** art*c*e ** to anal*ze t*e **ice* of E*g*ish L*ngua*e teachers, *n
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*evelop*ent co*rse,
</line>
<line>
bas** o* their prev*ous understanding of Cri*ical Literacy as an active
</line>
</par><par>
<line>
contrib*tor to the teaching and lear*ing processes of English as a fore*gn lan*uage. The
</line>
<line>
Theoretical *oundatio* is b*sed on *p*lied *inguistics, especiall* *ega*ding to the *mpacts of
</line>
<line>
glo*alization on the teacher's pedagogica* *ractices in view o* the concerns of a pos*-moder*
</line>
</par><par>
<line>
society. The Metho*ology is an
</line>
<line>
action-research wi*h a
</line>
<line>
qual*tat*ve approach, which was
</line>
</par><par>
<line>
d*velope* from the ap*lication o* ques*ionn*ires w*th semi-structured que*tions, applied in a
</line>
<line>
c*nt*nuing educat*on course for Englis* Language te*chers from the *ublic schools *f a city
</line>
<line>
in the State ** Tocantins. Pa*t of the resul*s reveal initial perc*p*ions o* s*me teachers
</line>
<line>
regardin* to the rol* of Critical Liter*cy i* t**ching and learn*ng Eng*ish.
</line>
<line>
KEYWO*DS: Teac*er Training. Critical L*te*a*y. En*lish Lang*age.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na *I, v. 18, *. 9, art. 5, p. 80-98, *et. *021
</line>
<line>
w*w4.fsane*.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. A. A**ncar
</line>
<line>
82
</line>
</par><par>
<line>
1 **TRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
Minh* v*vência com *oce*te* * discentes de vár*a* escolas me levou a pensar *obre
</line>
</par><par>
<line>
estudo* posteriores *ue pudes*em ampliar *s r*fle*ões in*ciadas. Duran*e dois *nos, entre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
fim do me*trad* e o *níc*o do doutora*o, refle*i mui*o *obre o que
</line>
<line>
vi *a*ue*a*
</line>
<line>
aula* e
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
prát*cas de pro*essore* de Língua *nglesa. Percebi que hav*a oportuni*ades ain*a que não
</line>
<line>
notadas por mi* *e fazer uma r*flexão c*njunta com todos os envolvidos. Mais *diante,
</line>
<line>
per*ebi, na* *eo*ias de Letrame*to Crít***, a poss*bilidad* de promover práti*as ed*c*cionai*
</line>
<line>
m*is *rít*cas, c*n*extualizadas e significativas. *or isso, comece* * investigar essa* teorias e a
</line>
</par><par>
<line>
p*nsa* em man**r*s de aplicá-*as nas
</line>
<line>
prá*icas de sala de
</line>
<line>
a*la
</line>
<line>
*o meu contexto,
</line>
<line>
ou seja,
</line>
<line>
nas
</line>
</par><par>
<line>
a*las *m escol*s públicas d*s professo**s que co*põem a as*ociaç*o de docentes de inglês.
</line>
<line>
A segund* razão ** meu interes*e em de*e***l*e* a pes*u*sa foi * contato, via
</line>
<line>
*niv*rs**ade, com o di*curso da impossibilidade de um *ro*es*o de ensino e aprendizagem de
</line>
</par><par>
<line>
*íngua Ingle*a, significativo e
</line>
<line>
dem*n*tr*vel *or alunos
</line>
<line>
d*s e*col*s **blicas,
</line>
<line>
estuda*t*s de
</line>
</par><par>
<line>
Letras e profess*res em serviço. Tal
</line>
<line>
co*po*t*mento s*mpr* me intrig** e m* i*spirou
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
bu*c*r possibilidades *e um* ****ica edu*acional mais signific*tiva. Uma via para tal intento
</line>
</par><par>
<line>
foi a filo**fia do Letr**e*to Crít*co: defen*or* de p*á**cas ed*c*cionai* *ontextual*zadas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
significativ*s; do discen** co*o *gen*e da construção de *eu conhec*ment*; de atividad** que
</line>
<line>
não trab*lhem apenas *om conheci*ent*s p*o*to*, estanques, mas q** c*iem condições *a**
</line>
</par><par>
<line>
o exerc*cio d* ref*exão
</line>
<line>
e
</line>
<line>
d* crít**a; *nfim, de
</line>
<line>
prá**cas
</line>
<line>
es**lares cujos docente* e disce*te*
</line>
</par><par>
<line>
interaja* e discutam em pr*l da constr*ção do conhe*i*en*o.
</line>
<line>
O e*ercício *e rev*r, à luz das per**e**ivas de *etramento Crític*, os con*ext*s de
</line>
</par><par>
<line>
ensino *prend*z*ge* *os qu*is estive inserida, ab*iu-s* a indagações r*f*exi*as so**e e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
descre*ça na p**sibi**dade de e*s*na* e *prender inglês na es*ola pública. Por e**m*lo, nã*
</line>
</par><par>
<line>
se*ia a *es*rença fruto *e p*át*cas tr*dic***ais asso*iadas a con*eci*entos estanques e
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
pouco sentido para os alun*s, ou s*ja, descontextualizados? Qua*s seriam os desdobram*ntos
</line>
</par><par>
<line>
da tentativa de a*iar a fil*sofia do Letramen*o C**tico
</line>
<line>
no* c*ntext*s de apr*ndizage*
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*í*g*a ing*esa de qu* faç* p*rte h*je, ministrando f*rmação contin*ada c** prof**s*res **sse
</line>
<line>
idi*m* na rede *ública do estado *e T*can*in* ?
</line>
<line>
A ter*ei*a razão para pesquisar o ensino e * apr**d*zagem de inglês *o* base em
</line>
<line>
te**ias de Letrament* Crítico foi *inha participa**o no Pro*et* N*cion*l de Let*am*n*os da
</line>
</par><par>
<line>
Un*versidade de São P*ulo (USP). ** partic**ar
</line>
<line>
do *rupo, troqu*i *xperiên*ias, conhec*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa* re*evantes e* univers*dade* d* B*asil e co*cluí que mi*has e*periências meu e
</line>
</par><par>
<line>
contexto loc*l poderiam s*r e*tud*dos * expandid*s em fo*ma
</line>
<line>
de *esquisa colaborativa; ou
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*e*ina, v. 18, n. 9, art. *, p. 80-98, set. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsan**.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Noções *e Le*ramen** Crítico no Contex*o de *nsino e **rendizagem: *ozes de Pro*essores de Lín*u* Inglesa 83
</line>
<line>
s*ja, c*m **ofessor*s da rede pública. S*nti necess*dade *e f*lar *o lugar de tra*alh* * ref*etir
</line>
<line>
sobre esse *ontext* com o* docen*e* *ue fazem parte da minha vida profissional.
</line>
<line>
A* razões ci*adas aci*a me f*zeram ver *s *rop*stas de Le*rament* Cr*tico **mo
</line>
<line>
o*ção para tra*alha* co* *ngaja*e*to e signi*ic*ncia. Isso porque convém frisar Monte
</line>
</par><par>
<line>
Mór (2009) * *o*rado (2007) *o*stit*i
</line>
<line>
um princípio
</line>
<line>
educ*cional que bu*ca de*e*vol**r
</line>
</par><par>
<line>
*ráticas discur**va* de constr**ã* de *e*tidos
</line>
<line>
pa*a le*a* à pr*blem*tização * refle*ão sobre
</line>
</par><par>
<line>
relações de p*der e suas impl*cações n* vida de uma pe*soa e sua c*munidad*. Tentar
</line>
</par><par>
<line>
**omover prática* con*extualiza*as e reflexivas e* meu context*
</line>
<line>
poder** ser um
</line>
<line>
caminho
</line>
</par><par>
<line>
para cumprir meu propósito principal: to**ar o e*sin* de L*ngua Inglesa mais significa*ivo em
</line>
</par><par>
<line>
*eu lócus de atuação. Minhas experiên*ias * in*aga*ões *ue amadu*eceram
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
amadure**m na
</line>
<line>
v***ncia em *ala de aula e n* *on*ato com pare* na formação *ré-serviço
</line>
</par><par>
<line>
(docê*cia de estágio s*pervision*do) e n* continuada pe*mitem ave*tar * hipótese de *ue
</line>
<line>
procura* atribuir mais c*iticida*e e c*ntextualização ao e*sino de *ng**s c*m mais r*fl*xão e
</line>
<line>
problem*tiz*ção leva a uma apren**zagem mais signific*ti*a nesse contexto local.
</line>
<line>
A*rende* outros i*io*as amplia a cap*ci*ade de apreensão do mundo porque *mplia
</line>
<line>
* cap*c*dade ** nomeá-*o; *lé* disso, incor**ra novos elementos so*io*ulturais ao repertór*o
</line>
</par><par>
<line>
*ultural de quem
</line>
<line>
apren** u*a *íngua est**ngeir*. Tal increment* li*guístic*-cultural
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
*mpor*ante para a sensibilização e o reconhecimento
</line>
<line>
de que ex*st* dive*sidad* e*tre as
</line>
</par><par>
<line>
pe*so*s, assim
</line>
<line>
como para v*r assun**s cotidianos e
</line>
<line>
qu*s*ões ma*s profundas d* vida com
</line>
</par><par>
<line>
en*oques *istinto*.
</line>
</par><par>
<line>
Em síntese, esse re*ult*d* id*al do ensino * d* aprendi*agem
</line>
<line>
esbarra em muita*
</line>
</par><par>
<line>
crenças socialmente en*ai*ada* qu* excluem mu*tos desse *roce*so de aprender. Uma cre*ça
</line>
</par><par>
<line>
m*is difundida a de qu* a l*ngua ingl*sa *eve ser é
</line>
<line>
aprendida apenas *ara fi*s de mercado:
</line>
</par><par>
<line>
conseguir emprego ou s* comunicar com * m*nd* por razões profi*si*nais. De fa*o,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*prendizagem d* ingl** p**e
</line>
<line>
proporcionar essas possi*ilidades; mas ex*stem mais motivos
</line>
</par><par>
<line>
para aprende* ou*ro idiom*: construção de cidadania, humani*ação da* pes*oas e au**nto *a
</line>
</par><par>
<line>
percep*ã* de mund* e d*s mi*ropoderes
</line>
<line>
*ue circ*l*m n*s es*eras sociais (FOU*AULT,
</line>
</par><par>
<line>
1977). São ra*ões que vejo como fundamen*a*s no *nsino f*rma*.
</line>
<line>
2 REF*RENCIAL *EÓRICO
</line>
<line>
Q*a*do pergunto a professores de Lín*ua *n*les* por que se ensin* esse idioma n*s
</line>
</par><par>
<line>
e*c*la* púb*ica* *or *ue tal dis*ipl*na e
</line>
<line>
está no currícu*o, ouço com frequência re**ostas
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teresina PI, *. 18, n. *, **t. 5, p. 80-98, *et. *021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. A. Alenc*r
</line>
<line>
84
</line>
</par><par>
<line>
*ssi*: "po* causa d* glob*lização"; porque "no*sos alunos precisam *e
</line>
<line>
conec*ar
</line>
<line>
com *
</line>
</par><par>
<line>
mundo" e porque o inglê*
</line>
<line>
"pode proporcionar este cont*to e aprox*mação com diferen*es
</line>
</par><par>
<line>
nações, alé* de a*rir *spa*o para a ins**ção no mercado *e trabalho, caso dominem * inglês".
</line>
<line>
Ess** diz*res com q*e me depare* ao *ongo de *nos de c*nvívio com docentes *e Língua
</line>
<line>
Ingles* do ens*n* *or*al p*rece* *azer parte do sen*o co**m; ou seja, são pensamentos
</line>
<line>
que, talvez, i*fluenciem diretam*nte a visão d*sses docen*es acerca des*e *ipo de ens*no.
</line>
<line>
Ap**ar de e*s*s fala* combinarem com situaçõ*s *o****s de i*clusão e exclusão, é
</line>
<line>
*reciso *ef*etir e analisar até *ue po*t* os indivíduos que estão n* es*ola form*l a**end*ndo e
</line>
<line>
ensinando inglês s*o inf*u*nciados, beneficiado* ou inc*uído* pela global*z*çã*. *nten*o qu*
</line>
<line>
o discurso de inclusão e da suposta uni*o ger*da pela globa*izaçã* é, por vezes, exc**de*te.
</line>
<line>
Mais que iss*, essa globaliza*ão existe e tem causado muda*ças e* *ível global;
</line>
</par><par>
<line>
mas as mudanças n*o *ora* benéf*cas
</line>
<line>
ou inclusivas em nív*l global. C*m efeito,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
perspect**a
</line>
<line>
do Letram*nto Crítico
</line>
<line>
exige fazer uma pergunta: *uem está incluído na grand*
</line>
</par><par>
<line>
rede global e de que form* ocorre essa inclusão? Q*ais vo*es são ouvida*? Q*a** *oze* são
</line>
<line>
*ilencia*as? Por que o são? Será que se pode incluir os alunos d* fa*o? Se sim, como? A
</line>
<line>
globaliz*çã* contribui para intensifica* *elaçõe* ***i*is em e*c*la m*ndial; possib**ita que
</line>
</par><par>
<line>
ac*ntecim*ntos lo*ai* sejam modelad*s
</line>
<line>
por eventos que ocorre* a milh*re* de quilômetros
</line>
</par><par>
<line>
d* distânc*a (*RIDMA*, 2000).
</line>
</par><par>
<line>
Creio ser n*cessária a atenção às maneiras como a *rea d* ensi*o e apr*ndi*agem de
</line>
<line>
líng*a ingles* se *edica ao ensinar a lí*gua eleita como "idioma da *lob**ização" (CESN*K;
</line>
<line>
BE*TRAM*, 20*5). *m *utr*s *alavras, sent* necessidade ** compr*end** esse fenôme*o a
</line>
<line>
fim de r*fletir sobre al*uns de s*us imp*ctos no ensino e na aprendiz*g** de inglês *o ensi*o
</line>
<line>
formal *úbli*o. *ão por acaso, trata-se de uma qu*st** *atente no curso de fo*mação docente
</line>
<line>
alinh*d* na pesqu*sa aqui *escri*a. **rt*nto, foi t*mbém fo*o de investig*ção.
</line>
</par><par>
<line>
C*** e Kalan*zis (2012) trazem
</line>
<line>
um h*stórico *a globalização, *ividi*o ** três
</line>
</par><par>
<line>
momentos. O p*imeir* m*mento ocorreu c*m o surg*mento das *rimeiras línguas *aladas por
</line>
</par><par>
<line>
uma população pe*uena, em
</line>
<line>
que havia uma
</line>
<line>
comple*idade envolven*o
</line>
<line>
uma ca*ada
</line>
</par><par>
<line>
mul*imo*al de palavras, *mage*s, *estos, so*s e espaço; porém, não
</line>
<line>
ha*i* a escri*a
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
m*ne*ra como a temos ag*ra, ou seja, havia for*as de c*municaç*o e *inguagens que não
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
esc*ita. O seg*ndo m*m*nto da gl*baliz*ção *omeçou com a escrita. As *e*so*s começar*m a
</line>
<line>
es*rever. *lguns idiomas foram graf*do* com símbolo* a*fabé*icos (vi*e o *ngl*s); outras
</line>
<line>
com ideogr*mas (vide o chinês). A *scrita surgiu *m quatro lugares *iferentes: na
</line>
<line>
M*s*potâmia, cinco m*l anos atrás; *epo*s na Índia, n* Chin* * na América. Com seu
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 1*, n. 9, art. *, *. 80-98, *et. 2021 www4.fs*net.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Noções de Letramento Crítico n* Contexto de Ens*no e Aprendizagem: Vozes de Professores de Lín**a In**esa 85
</line>
<line>
aparecimento, su*gi* * prim*ira exclusão: a dos que não tinham acesso à leitura da escrita
</line>
<line>
alfabét*ca *u *deo*ráfica, por exe*p*o.
</line>
<line>
O tercei*o mo*ento da globalização surgiu com a* tecnologias digitais, a exemp*o da
</line>
<line>
in*e*n*t, que troux* av*nços e possibilida*es de o mundo ** conecta* r*pidamente. *ilui*-*e a
</line>
<line>
necessidade de na*e*ações marítimas e viagen* par* estar em contato com outra* cult*ras.
</line>
<line>
Con*atos qu* antes podiam levar até anos para acontecer passaram a poder serem
</line>
</par><par>
<line>
fei*os em minutos ou seg*ndos. Es*e
</line>
<line>
t*rceir* m**en*o no* remete ao primeiro, porque
</line>
</par><par>
<line>
consid*ra ou*ros sentid*s qu* nã* s* o da escrita. A multimodalida*e do *e*to *assa * *er *eu
</line>
</par><par>
<line>
valor, e con*truç**s
</line>
<line>
difer*ntes
</line>
<line>
de s*nt*dos sã* levadas em conta. Todos *a**am a compor
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mund* glo*alizado, po*s que é construído por ele* em *ua*quer localidade passa * ter seu o
</line>
</par><par>
<line>
v*lor, isto é,
</line>
<line>
p*de
</line>
<line>
vir a ser visto não só localme*te, ma*
</line>
<line>
em par*es d* mundo divers**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
distan*es e*tre si.
</line>
<line>
Por cont* desse acesso ma*or e dessa exp*sição m*ior a inf**mações, co*hecimentos
</line>
<line>
e modos d* ser e *gi* n* mund*, ta*bém mudou a maneir* de cons**uir i*entida**s diversas
</line>
</par><par>
<line>
em co*te*tos *ar*ados. *orn*-se i*previsív*l a r*percussão que *ert*s ações podem t*r,
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
especial
</line>
<line>
quand* acontece* via redes soc*a*s
</line>
<line>
virtuais e
</line>
<line>
co*textos afins. Igual*ente, a*guém
</line>
</par><par>
<line>
que pode in*luenciar pessoas di**rsas em *eu co**exto local * glob*l po*e, tamb*m, ser
</line>
<line>
influ*nci*do p*r ideias, valores e se*t*dos *ons**uído* ao *edo* do mundo.
</line>
</par><par>
<line>
Te*do e* vista **se fen*meno e seu ca*áter d*
</line>
<line>
impr*v**ibilidade e, ao me***
</line>
</par><par>
<line>
temp*, fragilid**e, perspect*va do Letramento Cr*tico s*sc*t* reflex*o **bre a nece*sidade a
</line>
</par><par>
<line>
d* conscient*zar o
</line>
<line>
aprendiz para que possa *gir no *undo de ma**ira re*le*iva e crítica,
</line>
</par><par>
<line>
cient* das d*mens*es e influênc*as
</line>
<line>
*esse fenômeno
</line>
<line>
glo*al que influencia * *ifusão e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
propagaç*o
</line>
<line>
de valo*es alh*ios seu co*texto e não inte*essantes em dad* *omento, a
</line>
<line>
poi s
</line>
</par><par>
<line>
s*tilm*n** pod*m *i* * exc*uir * **rendiz em suas in*erações locais e globai*.
</line>
</par><par>
<line>
* luz do Letramen*o Crítico, a lí*gua ingle*a desem*enha papel i*portante
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
sociedade gl*balizada. Dep**dendo da posição de ens*no
</line>
<line>
assumida
</line>
<line>
pelos profes*ore*, *la
</line>
</par><par>
<line>
pode *er uma perspectiva m*is crítica e propor um ol*ar para as comun*dad*s locai*; ou seja,
</line>
</par><par>
<line>
sugerir *u* *s variedade* localizadas
</line>
<line>
de língu* e
</line>
<line>
cultura sejam consideradas na educação
</line>
</par><par>
<line>
formal (*A*IEL, 2013), assim c*mo as formas d**e*sa* de ve* * mundo.
</line>
<line>
Kumaravadivel* (20*3) destaca três visões de gl*bali*ação pertin*ntes a e*t* estudo:
</line>
</par><par>
<line>
1)
</line>
<line>
a globalização é um pr*ce*so de ocident*li*a*ão; uma ten*ativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
homo**neiza**o *staria ocorr*ndo e, nela, a cultura de con*u*o pa*ente n** Estados Unidos
</line>
</par><par>
<line>
constituiria o *ent*o domi*ante; *) ocorr* *m *ipo
</line>
<line>
de heterogeneização,
</line>
<line>
uma reação da*
</line>
</par><par>
<line>
c*lturas e i*entid*d*s locais *
</line>
<line>
a*eaça da gl*balização; 3) *á tensão e*tre homog*neização
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina **, *. *8, n. 9, art. 5, *. 80-98, set. 2021
</line>
<line>
*ww4.*sa*et.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. A. A*encar
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
cultural e heterogeneizaçã* cultural. O autor pontua q** o globa* está lo**l*z*do e o local es*á
</line>
</par><par>
<line>
global*zado, e*p*ic*n*o que a tr**smissão cultur*l u* process* no qual as culturas é
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
conta*o se *nflue*c*am *utuamente, seja d* f*rma direta *u indireta. Ai**a assim, * global
</line>
</par><par>
<line>
a***a o local, pois *s** em c**jun*ão com o
</line>
<line>
local, que, *or *ua vez, é modi*icado para
</line>
</par><par>
<line>
aco*odar global. É notável a ide** o
</line>
<line>
de que * g*oba*iz*ção tem caráter predominant*mente
</line>
</par><par>
<line>
homogeneizador, seja em co*f*ito com a h*terogenei*ação cultural, *eja como cau** de uma
</line>
</par><par>
<line>
reação he*erogeneizadora. *ua*do um* cultura se modifica para acom*d*r outra,
</line>
<line>
ela tem
</line>
</par><par>
<line>
perdas
</line>
<line>
parciais. Ocorre*, sobre*udo, em comunid*d** menos provida*
</line>
<line>
ou *ue não **
</line>
</par><par>
<line>
l*calizam e* centros *conômicos *u no oci**nte.
</line>
<line>
*m *eral, o termo c*ltu*a g*obal pode ser compr**ndido como a cultu*a liderada por
</line>
</par><par>
<line>
pa*ses
</line>
<line>
ocidenta*s desen*ol*idos que ind*zem v*lores orientado* po* individualismo,
</line>
</par><par>
<line>
consumismo
</line>
<line>
* liberd*de de mercado. Contudo, com base nos princípios
</line>
<line>
*a t*rc*ira
</line>
</par><par>
<line>
globalização de Cope e Kalantzis
</line>
<line>
(2012), é *ossível
</line>
<line>
am*nizar p**das advindas da
</line>
</par><par>
<line>
globaliza*ão.
</line>
</par><par>
<line>
*e fato, há um lad* p*siti*o n* terceira *lobali*ação: a retoma*a *e constru**es
</line>
</par><par>
<line>
di*erentes
</line>
<line>
de *entidos
</line>
<line>
pa*s*veis d* vir *ar margem para qu* todos os su*eitos tenha* sua *
</line>
</par><par>
<line>
voz
</line>
<line>
legitimada sem
</line>
<line>
tantas perdas; margem
</line>
<line>
*ara *ipos diferentes de expressão que não só
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
esc*ita. Outra *o*ma de ame*i*ar o impa*to excludent* da globali**ção seri* p*lo cu*rículo.
</line>
<line>
Macie* (2013), como out*os autor*s, aponta que os objetivos do *nsino de Língua
</line>
<line>
In*les* no *urrículo precisam s*r recon*id*ra*os * associados a uma perspectiv* p*s-c*ítica,
</line>
</par><par>
<line>
qu* enfatize o contexto so*ial * loc*l * não se volte a* en*ino com ê*fase no
</line>
<line>
**ocesso
</line>
</par><par>
<line>
c*g*itivo. Nessa *inha de raciocínio, Fa**ício e Santo* (2010, p. 95) afirm*m que:
</line>
</par><par>
<line>
M*ito* professores têm ensinado * l*ngua s*m a c*nsciência de s*us p*péis
</line>
<line>
educaci*nais e **lít*c** *a exp*nsã* d*s que*tões de valores e p*deres
</line>
<line>
*epresentados pela língua, como se os domínio* soci*cu*turais fossem a*heios a *les.
</line>
<line>
Sit*açã* es*a com a qual também me *epare* no curso de formação que é contexto da
</line>
</par><par>
<line>
pe*quisa aqui descrita. E justamen*e por **r me
</line>
<line>
deparado com essa reflexão *scassa dos
</line>
</par><par>
<line>
professores acerca das influências exc*udentes da glo*aliza*ão e* seus **nt*xto* *e ensino *
</line>
</par><par>
<line>
que procu*ei em alguns autores reflexões sobre essas influências e *apel que ensi** de
</line>
</par><par>
<line>
o
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*íngua inglesa *ode assumir na formação de cidadã*s crít**os; cidadão* que s*ibam b**car s*u
</line>
<line>
espaço no mundo gl*balizado e ex*ludente. Dentre esses autores, ***zco e Qin-Hil**rd (2004,
</line>
</par><par>
<line>
p. 2) afirmam que os al*n*s
</line>
<line>
nece*sitam de*en*olver visões mais ampla*
</line>
<line>
para estar
</line>
</par><par>
<line>
informados, engajados * críticos
</line>
<line>
*ara o **vo milênio,
</line>
<line>
com n*vas habilidades cognitivas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresi*a, v. 18, n. 9, art. 5, p. 80-98, s*t. 2021
</line>
<line>
www4.fsan*t.c**.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Noç*es de Letramento Crít*co no C*ntex*o de En*ino e Aprendizagem: Voze* d* Professores de Língu* Inglesa 87
</line>
<line>
sensibilidades in*er*essoais. Par* que ess*s habilidades sejam *es**volvidas, * pr*ciso atent*r
</line>
<line>
à for*ação que leve em considera*ã* a t*rceir* gl*balização, q*e se mostra com abe**ura*
</line>
<line>
p*ra incluir *s su*eitos disti*tos que formam a socie*ade, *o invés de mar*inali*á-*os.
</line>
<line>
Desenvolver tais h*bil*dades requer atentar a uma for*ação *e d*centes q*e
</line>
</par><par>
<line>
considere * terceira glob*li*açã* tida
</line>
<line>
como m*is *b*rta à *nclusão de sujeitos diferen*es
</line>
</par><par>
<line>
*arg*nali*a*os na so*iedade. Com e*eito, ao ab*rdar o te*a *a globaliz**ão, as Orientaç*es
</line>
</par><par>
<line>
Curriculares Na*ionais (BRA*IL, 2**6) apontam,
</line>
<line>
dentre outras c*isas, a im**rtância
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
r*fl*xão sob*e *alo*izar nossa cult*ra e cuidar para que ela seja preservad*. Tal *eflexão pode
</line>
<line>
ensinar s***e o v*lor d* que é global, uni*e*sa* e exterior, ou seja, de um grupo de países
</line>
<line>
desenv*l*idos que, por força político-*conômica, ap*esen*am-s* como modelos sociais; ao
</line>
<line>
m*smo te*po, po*e ensina* sobre * valor do qu* é lo**l, reg*onal, in*e*io*, d* comun*dade*
</line>
<line>
ou de *rupos com característ**as pró*r*as.
</line>
<line>
Assis-Pete*son e Cox (*007) nomeiam *rês leitur*s do fenômeno da globaliza*ão: 1)
</line>
<line>
a le*tur* ingênua *ue vê a *un*ializaçã* da língua como n*tural e neutra; 2) a leit*ra cr*tica
</line>
</par><par>
<line>
qu*, marcada
</line>
<line>
pela id*ologia nacionalista e an*i-imper**list*, vê o *dioma como mais
</line>
<line>
u* *
</line>
</par><par>
<line>
instância de dominação dos Est*dos
</line>
<line>
Un*d*s; 3) a leitura crítica da l**tura crítica
</line>
<line>
*ue aponta
</line>
</par><par>
<line>
limites da posição anti-imperial*sta na
</line>
<line>
nova
</line>
<line>
**dem mundial po*ta **la
</line>
<line>
globalização *
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
propõe uma *i*ão *en** di*otom*zad* e me*os
</line>
<line>
esse*cial**ta
</line>
<line>
dos mic*o*od*res circuland*
</line>
</par><par>
<line>
so*ial*ente na socie*ade
</line>
<line>
global. A terceira con*ém mais a est* estud*, pois a globa*i*ação
</line>
</par><par>
<line>
ex*ste: é um fato, assim *o*o o são seus efeitos e*c*udente*, com os qua*s é precis* lida* *e
</line>
</par><par>
<line>
fo*ma *eno*
</line>
<line>
p**niciosa à socieda*e, sobretudo no ens*no e na aprend*zagem d* Língua
</line>
</par><par>
<line>
Ing**sa.
</line>
</par><par>
<line>
A expansão do inglês no m*ndo i*clui *ão só a *íngu*, mas também um conju*t* de
</line>
<line>
discursos **e, ao promov*re*-na, veiculam i*eai* o*ide**ais e d* modernidade: democracia,
</line>
</par><par>
<line>
capita*ismo, liberal*smo, pr*g*e*so etc. Em que pes* a ex**us*o
</line>
<line>
de
</line>
<line>
outras culturas
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
permeia *ais discursos, fa* sentido o que di* *ennyc*ok (1994) e
</line>
<line>
out*os *eóricos sobre
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
recu*a pura e *imples a estudar *ng*ês: seria uma fo*ma de **sis*ência ra*ical ingê*ua po**ue
</line>
</par><par>
<line>
a*ula a possibili*ade de se aprop**ar
</line>
<line>
desse id*oma a fim
</line>
<line>
de produzir contradi*curso*
</line>
<line>
pa*a
</line>
</par><par>
<line>
mos*rar como o n*oli*eralismo é p*omovido pel* inglês.
</line>
</par><par>
<line>
Essa posiç*o se proj*ta
</line>
<line>
com* im**rtante no
</line>
<line>
escopo *es** estu*o. Segundo esse
</line>
</par><par>
<line>
**gumento e
</line>
<line>
out*os presentes nas teor*as que *ugerem u*
</line>
<line>
ensino mais *eflexivo, *rítico
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
i*formado, a vo* em in*lê* que o *rofess*r bu**ari* a*ud*r a desenv*lve* no aluno não s*ria a
</line>
<line>
que tenta imitar as vozes nativas do*inan*es da Grã-Bretanha e dos Estado* Uni***; vozes
</line>
<line>
que cos*umam ser praticadas em aulas de muitos institutos de idioma*, por exemplo. *ntes,
</line>
<line>
*ev. FS*, T*re*ina PI, v. 18, n. 9, ar*. 5, p. 80-98, set. *021 ww**.fsane*.com.br/*evis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. A. Alencar
</line>
<line>
88
</line>
</par><par>
<line>
tal voz em i*glês *eria a vo* *nformada e crítica,
</line>
<line>
qu* ajud* a
</line>
<line>
desenvol*er *abilidade de, a
</line>
</par><par>
<line>
primei*amente, refle*ir s*bre o *ue se ouve ou se lê p*r*, então, escrever
</line>
<line>
ou fal*r se
</line>
</par><par>
<line>
p*sicionando
</line>
<line>
*ontra qualqu** forma de dominação econôm**a, po*ítica, cult*ral,
</line>
</par><par>
<line>
*inguíst*ca etc.
</line>
</par><par>
<line>
Em to*as as suas vari*ç*es, o ing*ês *em caracterís*ica* qu* d*fe*em de povo p*ra
</line>
<line>
povo, se*a e*tre *alant*s n*t*vos de continentes diversos, seja ent*e o* *ue o *t*lizam como
</line>
</par><par>
<line>
segun*o idioma, l*ngua ad*cional
</line>
<line>
ou estrangeira. Tais característica* têm de ser aceitas
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*espeitadas, uma ve* que língua* s*o vi*a* e mutáveis no te**o, em *az*o de *onjunturas
</line>
</par><par>
<line>
h*stó*icas, po**ticas
</line>
<line>
e
</line>
<line>
**c*ais. Daí a importância de conhecer as variantes da lín**a
</line>
<line>
inglesa,
</line>
</par><par>
<line>
s*u pap*l socia* e o que pode ser *eito para *ue *aja **nos hege*onia e ma** distribuição de
</line>
<line>
valor e impo*tância entre essa* variantes. Seu ensin* cam*n*a, portan*o, na direção do
</line>
<line>
respeito a sota**e* e iden*idad**, da formaç*o de n*vos falares do i***ês, *om cara*te*ístic*s
</line>
<line>
próprias, res*eita**o-se as cu*turas diversa* em q** se u*a *sse *dioma, bem como as culturas
</line>
</par><par>
<line>
daquel*s qu* o a*re*dem por **z**s *ariadas;
</line>
<line>
por exem*lo, sua aprendiza*e*
</line>
<line>
** e*u*ação
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica no *rasil, cujas situaç*es de ensino s*o v*riadas. Há elementos culturais i*portantes
</line>
</par><par>
<line>
que preci*am ser
</line>
<line>
preserva*o* no *rocesso de ap*ender outras líng*as e
</line>
<line>
assimil*r outr*s
</line>
</par><par>
<line>
cultura*, *m vez de ser sub*t*tuíd*s po* novos valo**s * novas forma* de pensar s*m re*l*xã*
</line>
<line>
e respeit* *elos co*textos l*ca*s.
</line>
<line>
Conforme as *aracter*sti*as d* terceir* fenômeno da globalizaçã* explicado *or
</line>
<line>
Cope e Kala*tz*s (2012), a*go que contrib*iu bas*ante p*ra *eu *esenv*lviment* *oi a inte*net,
</line>
</par><par>
<line>
que trou*e mudanças nas formas de *er *ontato c*m pess*as e ac*ssa* lugares e* tod*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mundo; e ta*s mu*ança* c*be f*i**r a*udar*m * *mpo* a denomin**a u*gência de
</line>
<line>
aprender i*g*ês.
</line>
<line>
Mas co**ém res*altar * *mportância de pensa* sobre os qu* são excluí*os das
</line>
</par><par>
<line>
oportuni*ade* *ue o fenômeno da
</line>
<line>
globalização pode c*ia*; *xclusão esta fa*oreci*a
</line>
<line>
pela
</line>
</par><par>
<line>
pr*pria global*zação, cujo papel é centra* *a *mpliação * difusão do in*lês, língua ofi*ial do*
</line>
<line>
Estados Unidos: carr*-chefe d* e*ono*ia mundial, sede da maior*a da* empr*sas
</line>
<line>
tran*naci*nai*, cond*tor do processo g*obalizante (SI*VA, 20*9).
</line>
<line>
Das teorias *a *lob*lização, Mene*es *e Souza (2015) des*aca du**: u** sobre a
</line>
<line>
globalizaç*o norte global, out*a sob*e a la*ino-americana. Esta últ*ma te* raízes marxistas e
</line>
<line>
obs*rva, mais a fundo, f*t*res como de*igu*ldade * hom*geneiza*ão; nela, a g*obalização
</line>
<line>
começ*u com a chegada dos europ*us à A*érica Latina, no s*culo XV ponto de part*da
</line>
</par><par>
<line>
para a
</line>
<line>
cri*ç*o
</line>
<line>
da
</line>
<line>
ima*em de*es como s*perio*es a outros po*os; ela c*rrega a i*agem de
</line>
</par><par>
<line>
modernida*e, do
</line>
<line>
b*m e do e*emplo a ser segui*o. A teoria nort* *lobal é um discurs*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, *rt. 5, p. *0-98, *et. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Noções de Letramento Crítico no *ontext* de Ensin* e *prendizagem: Vozes de Pr*fe*sores d* Língua *ngles* 8*
</line>
</par><par>
<line>
eurocê**rico dominan*e. É romant*z*da. Prega
</line>
<line>
*m mundo interc*nectado e unido. Busca
</line>
</par><par>
<line>
i**an*av*lmente
</line>
<line>
a compe**tividade
</line>
<line>
dos
</line>
<line>
i*divídu*s. Be*eficia *ategorias dicotômicas
</line>
<line>
q*e
</line>
</par><par>
<line>
va*oriz*m *once*t*s c*mo "desenvolvid*" e "moderno", de um lado, e "não d**en*olvido" e
</line>
<line>
"t*adici*nal" *e outro. Nações *ue se f*am ness* vis*o as q*ais se consi*er*m o centro *o
</line>
<line>
p*ogresso * da criaç*o de co*hec*mentos acab*m ge*ando *l*sões de conexão e igualdade
</line>
<line>
por*ue precisam de mão de o*ra b*rata de outros *ovos considerados inferi*re* intelectual e
</line>
<line>
financ*iramente. Noutros t*rmos, "vendem" ilusõ*s *entro de um pr*ce*so de imposiç*o. H*
</line>
<line>
uma centrali*a*ão *e po*e* *ue *az pare*er qu* o alheio a esse centro não tem o *es*o valor,
</line>
<line>
lo*o é *nferior.
</line>
<line>
É claro, o de***v**vime*t* não se r*fe*e apen*s a co*sas e números, **s t*mb** a
</line>
<line>
p*ssoas. Daí que *á que* nã* veja a *lobalização no mund* em desenv*lvimento como *lgo
</line>
<line>
que cumpriu as *romessa* de b*nef*cios econômicos. Com efeito, Stiglitz (2*01) assinala que
</line>
</par><par>
<line>
os críticos da gl*bali*a*ão que
</line>
<line>
acusa* os país*s
</line>
<line>
ocid*ntai* de hipocri**a têm embasamento
</line>
</par><par>
<line>
par* suas afirmaçõ*s.
</line>
</par><par>
<line>
Os país*s ricos do Ocidente *orçaram as nações pobres a el*minar as *a*r*iras
</line>
</par><par>
<line>
comer*iai*, mas e*es próprios *antivera* a* suas, impedindo qu*
</line>
<line>
os países em
</line>
</par><par>
<line>
d*senvo*vimento export*ssem s*us *r*du*os
</line>
<line>
a**í**las, privando-os, *ssim, da renda tã*
</line>
</par><par>
<line>
desesp*radamen*e **cessária que seria obtid* por meio das exportaçõe*.
</line>
<line>
Profe*so*es e professoras de Língua Inglesa podem e devem colabora* e* prol
</line>
</par><par>
<line>
da de*con*tru*ão des*e *is*urso
</line>
<line>
ún*co de globalização como *oti*ação **ior ao dese*o,
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
vo*tad* e ao* esforços para *prender;
</line>
<line>
ou seja, em p*o* da construção de efeitos ma*s
</line>
</par><par>
<line>
includent*s advind*s ** globa*izaç*o. O ensino desse idi*ma co** língua g***al pode foca*
</line>
</par><par>
<line>
no r*speito às
</line>
<line>
di*erenças, na transfo*mação das salas de aula em *spaços propícios à*
</line>
</par><par>
<line>
d*scussões sobre variaçõe* linguísticas n* ingl*s, so*re cult*ras diferentes; *ode retirar o foco
</line>
<line>
central **s *a*s*s com hegemo*ia e d***entr*lizar o n*tivo co*o mode*o e fa*ante *d*al.
</line>
<line>
3 *ETO*OLOGIA DA PESQUISA
</line>
</par><par>
<line>
Com a finalidad* *e desenvolver pesquisa a
</line>
<line>
**bre o processo
</line>
<line>
de formação com
</line>
</par><par>
<line>
professores de Língua Ingle*a
</line>
<line>
*m cu*so de formação continuada, uti*izei os segu*ntes
</line>
</par><par>
<line>
*nstru*en**s de pes*uisa: que*tio*ári* inicial; gr*va*ões em vídeo do* *ncontros do cur*o de
</line>
<line>
formação; sessões reflexiva*; sessões d* feedback; narrativas d*s doc*n***; gravação em vídeo
</line>
<line>
d* aulas na* escolas.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FSA, Ter*si*a PI, v. 18, n. *, art. 5, *. 80-98, set. 2021
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. *. A. Alen*ar
</line>
<line>
90
</line>
</par><par>
<line>
No *ní*io *as ati*idad*s do cu*so de formação co* os profess*r*s, pedi-lhes que
</line>
<line>
resp**dessem por escrito a um questionário. ** per*untas incl*em **suntos como c*rreira
</line>
<line>
**ofissional, planejamento *e **las, papel *a discipl*na de Língu* I*glesa no currículo,
</line>
<line>
contexto local, o li*ro didático, compreensão *obre *etramen** *ríti*o e expectativas com
</line>
<line>
relação *o curs*. Não houve discussão posterior das r*spostas. Ou seja, o ques*ionário **rviu
</line>
<line>
de retrato para *ue eu pudes*e p*rceber o que as docentes pensavam e com* p**eria ser *osso
</line>
<line>
tr*b**ho c*njunto qua*to a p*ntos que elenquei como princ*pais: o pa*el ** lí*gua in*lesa no
</line>
</par><par>
<line>
currículo, as expecta*ivas
</line>
<line>
quant* *o c*rso, o con*eito de Letram*nto Cr*ti*o e a relaç*o *o
</line>
</par><par>
<line>
context* l*c*l com o ensi*o de inglês, o livro didá**co.
</line>
<line>
4 *ESULTADOS E DISCUSSÕES
</line>
<line>
*he*ou, então, o m**e*to d* *o*hece* as r*spost*s *as participantes com r*lação ao
</line>
<line>
qu* sab*a* naquele p*nto i*icial sobre *etrament* Crítico. Opt*i p*r uma questão bastante
</line>
</par><par>
<line>
gené*ica para **ber se haviam o*v*do falar do termo e o que *abiam, me**o que
</line>
<line>
de forma
</line>
</par><par>
<line>
ge*al. O quadro a seguir lista as respos*as.
</line>
</par><par>
<line>
Quadro *1: Perg**ta e resp*stas so*re co*h**imentos de Letra*ento *rít*co e*tre as
</line>
<line>
docen*e* p*rticipantes da pes*uisa
</line>
</par><par>
<line>
F**t*: dados da pesquisa questionário inicial, 2014.
</line>
<line>
Quant* ao conceit* de L*tramento Críti*o, *mbo** a p*o*essor* tenha demonstrado,
</line>
<line>
com seg*rança, conhecer o termo, houve qu*m arri*casse res*o**a* qu* f*z*m sentido.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 18, *. 9, art. 5, *. 80-98, set. *021
</line>
<line>
www4.fs*net.com.*r/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Noções de Le*ramento Crítico no Conte*to de Ens*no e Ap*endizagem: Vozes d* Professores *e Líng*a *ngles* 91
</line>
<line>
R***nheci, depois, q*e o termo tal*ez seja dif*cil de conceituar; ma*, quando
</line>
<line>
e*aborei o *uestionário, part* da hipótese de que já ter*am o*vido falar, af*nal, a* orientaç*es
</line>
<line>
*ur*ic*lares apresentam o Letrame*to Crít*co como fil*sofia qu* propõe mais *ignificaçã*
</line>
<line>
para o ensino de Língua *nglesa; e tais or*enta*ões permei*m o cotidiano *as doc*ntes.
</line>
<line>
*mbora cinc* *artic*pantes ten*am deixa*o c**ro que d*sconhec*am o termo * não
</line>
</par><par>
<line>
tenham feit* *nferências de signi**cados, outras
</line>
<line>
deram respostas in*eres*antes, c*mo
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resp*sta de L*na. **a asso*ia letrament* c*m o *ue ** aprende nas ruas. Com e*ei*o, mesmo
</line>
<line>
f*ra da esc*la e do let*amento fo*mal, há processos de letramento o tempo tod* nas prát**as
</line>
<line>
sociais cotidi*na*. Não está re*acionad* apenas *om pr*ticas formais d* lei**ra e e*cri*a
</line>
<line>
c*mo al**ns podem pensar; mas ta**ém, com toda e qualquer p*ática soc*al qu* *ossi*ilite
</line>
<line>
v**er e* sociedade.
</line>
<line>
Porém, na mesma r**posta, Luna demon*tra *ma v*são *egativa do letramento que se
</line>
</par><par>
<line>
aprend* fora da esc**a, quando arr*scou a**rm*r q** *e trata de u*a
</line>
<line>
ap*endizagem "meio
</line>
</par><par>
<line>
err*d* e que vamos lapidand* *m
</line>
<line>
bu*ca de **rimor*rmos no*s* maneira de aprender". Ela
</line>
</par><par>
<line>
par**e si*uar Letramento Crítico como "a form* *or*et*, a form*
</line>
<line>
lapi*a*a", q** é o modo
</line>
</par><par>
<line>
co*o s* cos*uma ve* a a*rendizag*m *scola* com r*lação à aprend**agem fora *a escola
</line>
<line>
co*o a única "fo*ma correta" de *azer us* da leitura e es*ri*a.
</line>
<line>
So*re isso, cabe citar o pen*amento de Jo**ão (2014). Na pers***tiva do Letramento
</line>
<line>
*rítico q*anto à língua, l**tura e edu*a*ã*, a *scola t*m, *entre s*u* objet*vos, o *e preparar
</line>
<line>
os alun*s pa** viver *a inconstânc*a dos significados e na plural*dade e multiplicidade d*
</line>
</par><par>
<line>
se*tidos. Desse modo, a pr*posta do **tram**to Crítico nã* pretende *raz*r
</line>
<line>
uma "fo*ma
</line>
</par><par>
<line>
correta" de
</line>
<line>
*so d* líng** n*s prátic*s so*iais *e leitura e esc*ita. Sua intenção é de
</line>
</par><par>
<line>
reconhe*ime*to e
</line>
<line>
v*loriza*ão da agência hu*ana no que *e refe*e a ser um su*eito que se
</line>
</par><par>
<line>
**an*f*rma e
</line>
<line>
*ode trans*o*mar, *espe*tando-se * m*vimen*o de *entidos. Portanto, apes*r
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Luna *er apreendido que l*tramento *ã* acontece soment* *a es*ola, *inda atrel* Let*ament*
</line>
</par><par>
<line>
Crítico ao "letra*ento correto", como se as
</line>
<line>
prática* sociais de uso da l*ngua fora da escola
</line>
</par><par>
<line>
tivessem valor menor.
</line>
</par><par>
<line>
Quanto à* três *rofess*ras que tenta*am *onceituar o Letram*nto Cr*tico, convém
</line>
</par><par>
<line>
notar que, m**mo se*
</line>
<line>
ter ouvido fala* dele
</line>
<line>
antes, fiz*r*m-no de m*neira coerente. La*ra
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*onceituou
</line>
<line>
como pr*tica pe*agógica (ensino) que desperta a capa*idade de pens**; *u seja,
</line>
</par><par>
<line>
rev*la u* indício de r*flexão sobre as prop*s**s de Let*ament* *rítico c*mo possib*lida**s
</line>
<line>
de *m ensino m*is **ítico e significativ*. Vê-lo *omo perspectiva que f*z o estud*nte pen*ar
</line>
</par><par>
<line>
j* é abrir uma brecha ao **pe* do docente de agenciador desse pensar, proponente
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 18, n. 9, ar*. 5, p. 80-98, set. 2021
</line>
<line>
www4.fs*net.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. A. Alenc*r
</line>
<line>
92
</line>
</par><par>
<line>
*ef*exões, quest*onamentos e discussões para que o aluno perceb* o que subjaz a diversas
</line>
<line>
ideologias **mumente não qu**tio**da*.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, d*pendendo da mane*ra *omo o* *em*s das aulas *ão condu**dos,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*etr*m*n*o Cr*ti*o pode *on*r*buir p*ra a prática de desnaturalizaçõe* e rupturas. O *rofess*r
</line>
</par><par>
<line>
pode
</line>
<line>
promo*er moment*s
</line>
<line>
para
</line>
<line>
que haja o "pensar", a refl*xã* e
</line>
<line>
a
</line>
<line>
problemati*açã*. Com
</line>
</par><par>
<line>
*f*it*, *uboc (201*), à l*z de Ricoe*r e Derr*da, apont* que o Letrame*to Críti*o busca
</line>
<line>
d*s*aturalizar o *ue parece natur*l, além ** suspeitar * descon*truir modelos que se
</line>
<line>
const*t*e* como rí*idos e fix*s. Esse sentido inst**a a *omper *om * s*nso comum pelo
</line>
</par><par>
<line>
ap*en*er pen**r cri*ic*mente. A*sim, a respos*a de **ura cabe na compos*ção de a
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
con*eito *e Le**amento Crít*co, pois t*m *om* conceit*-ch*v* a ideia *e consci*ntizaç*o do
</line>
<line>
*luno qu*nto a pensar.
</line>
<line>
Também com uma visão i*ter*ssante sob*e Let*am*n*o Críti*o, *íl*ia co*ceitu* o
</line>
<line>
termo como uma maneira de ver as coisas mais a fundo e de form* c*ítica. *la diz se* preciso
</line>
</par><par>
<line>
des*endar e
</line>
<line>
"l*r as entrelinhas" o que faz sent**o na per*pectiv* da pedagog** *r*tica de
</line>
</par><par>
<line>
*reire, que po*tula a *tenção à leitu*a do que es*á além das palavras, ou *eja, o mund* a *er
</line>
</par><par>
<line>
"lido" sempre
</line>
<line>
de forma qu*stionador*, como
</line>
<line>
*le quis. Porém,
</line>
<line>
cabe lembra*
</line>
<line>
que d*ntr* da
</line>
</par><par>
<line>
*ilosofia de Letramento Crítico,
</line>
<line>
as interp*etações **o p*urais construíd*s em co*textos e
</line>
</par><par>
<line>
va*iados. *l*m disso, os sujeitos *êm o p*pel de co*stru*r se*tidos para o qu* *eem, *ee* ou
</line>
</par><par>
<line>
o*vem; e t*l
</line>
<line>
con*tr*ção *egit*ma suas vozes como coa**ores dos textos orais *scrit*s, e
</line>
</par><par>
<line>
de*centraliz**do uma su*ost*
</line>
<line>
"v**dade *nica". Cada *m "*e**enda" à *ua ma**ira. *ere*a
</line>
</par><par>
<line>
demonstra pens*r que o Let*amento *r*tico se *ela*iona com * r*speito ao qu* *ada um tra*
</line>
</par><par>
<line>
c*mo *alo* ou crença. Não cabe ao profess*r
</line>
<line>
*it*r o* impor *ua manei*a de *ensar. Antes,
</line>
</par><par>
<line>
cabe
</line>
<line>
*ossibil*tar que a* vozes discen*es se*am *uvidas em busca d* (re)construções de
</line>
</par><par>
<line>
**nti*os. Como ressalta Jordão (201*, p. 2**), "[...]
</line>
<line>
cada *ujeito atribui sentidos *s co**as
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
partir de seus *onhecimentos de *undo e não simp*esmente ex*rai se*tidos ** conferid*s por
</line>
<line>
outros". Seg*ndo *la, é papel *o do**nte **pliar seu leque de *rocedi*ent*s interp*etati*o* e
</line>
<line>
suas v****s de mundo para *onsegui* ajud*r *eus est**antes *a amplia*ão do leque deles.
</line>
</par><par>
<line>
Se assim o for,
</line>
<line>
então Teres* demons*rou *ma **s*o bastante acurada *e *ma
</line>
</par><par>
<line>
proposta elementar da filosofia de Letramento Crítico: ajudar
</line>
<line>
os al*nos a *e*c*ber que **e*
</line>
</par><par>
<line>
têm voz e *ue *eu *a*e* interpret*tivo é essencial para atribuir sentido ao que lee* ou ouve*,
</line>
</par><par>
<line>
r*speitando
</line>
<line>
outras forma* de pensar e ve* o mu**o. *is, então, um* des*onstrução da **são
</line>
</par><par>
<line>
m*i* tradicional de e**i*o *m
</line>
<line>
que * professor deve
</line>
<line>
"en*inar" o* estudantes i*ter*retar a
</line>
</par><par>
<line>
"c*rretam*nte" o que le*m ou ouv*m.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresina, v. 18, n. 9, art. 5, p. 80-98, set. 2*21
</line>
<line>
ww*4.fsanet.com.b*/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
N*ções de Letramen*o Crítico no C*ntexto de Ensino e Aprend*zag*m: Vozes de Profes*ore* de *íngua In*lesa 93
</line>
<line>
A questã* que anali*o a *egu*r é sobre a* ex*ec*ativas que as particip*nte* traz*am
</line>
<line>
para * c*rso. Com essa questão, meu ob*etivo fo* pe*cebe* a*é que ponto elas *stavam ab*rtas
</line>
</par><par>
<line>
a constru*r prá*icas em conjunto,
</line>
<line>
ou a*é que ponto as d*centes traz*am expe*tativas de
</line>
</par><par>
<line>
"recei*as pron*as" de *omo torn*r s*as au*as mais signi***ativas. Note* ser es*a uma qu*stão
</line>
</par><par>
<line>
impor*ante para que todas p*dess*m per**ber de ond* esta*am falando inclusive eu
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
qua*s eram os o*j*tivos *o
</line>
<line>
in*c*ar * curso
</line>
<line>
*e formação. Após a*a*iar as respostas a *ssa
</line>
</par><par>
<line>
qu*stão, notei
</line>
<line>
que a maior pa*te d*s docente* já tra*ia expe*tativas co* relação à*
</line>
</par><par>
<line>
metodolo*ias de ensino * que esperavam "aprender a en*inar", con*or*e pode ser vis*o no
</line>
<line>
Quadro 02.
</line>
<line>
Q*adro 02: Expectativas quanto ao curso de formaçã* "Thinking beyond the
</line>
<line>
class*oom"?
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: dados da pesqui*a questionário inicial, 2*14; grifo meu
</line>
<line>
An*e* de analisar *s **spostas, quero ressal*ar que, ao *e interessarem p*l* cur** de
</line>
<line>
forma*ão, a* docente* já demonstraram um* preocupação * at* cer** ref*e*ã* q***to a
</line>
<line>
suas prát**as ped*g*gicas. Talvez p*r isso t*nham *ecidido fa*e* o c**s*. Dentre os *6
</line>
</par><par>
<line>
profiss*o*a*s de A*agua*na *onvid*dos par* o cur**, ape*as 9 tiveram inter**s*
</line>
<line>
e s*
</line>
</par><par>
</page><line>
*obilizaram *ar* est** al*, *pesar das dific*ldades. Esse c*m*or*amen*o d* ir b*scar novas
</line>
<line>
insp*raçõ*s para *i * s*us *lunos confi*ura, a meu ver, a capacidade de a*ir (A*EARN, 2001)
</line>
<line>
e um m*vime*to em prol do desenvolvimento pr*fissi*nal. Anal*so * agência dessas
</line>
<line>
profes*or*s naquele momento es*ecífico como *rópria e capaz de gerar *ovas aç*e*, embora
</line>
<line>
ainda demons*rassem uma at*t*de ma*s receptiva do *ue ativ*.
</line>
<line>
*ev. FS*, Te*esina PI, v. *8, n. *, art. 5, *. 8*-98, s*t. 2*21 www4.fsanet.c*m.*r/r**ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. A. **enc**
</line>
<line>
94
</line>
</par><par>
<line>
Observei qu* oito par*ic**antes
</line>
<line>
t*nham
</line>
<line>
e*pecta*ivas voltadas ao aspecto
</line>
</par><par>
<line>
metodológico aprender mais sobre
</line>
<line>
"*om* ens***r" e
</line>
<line>
que *uas acrescentaram * f**or
</line>
</par><par>
<line>
in*e*a*ão com c*leg*s e com a f*rmadora, junto com a metod*l*g*a c*mo interes*e (Letícia,
</line>
<line>
Laura e Tere**). Obs*r*ei, po*tant*, que a ma*oria b*scava "modelos" ou "receitas". *o*hia,
</line>
<line>
Lun* e Síl*ia mencion*ram *s pa*avr*s "ampliar meu* co*hec*mentos", "ap*ender m*is *m
</line>
<line>
pouco" e "apren*er mais"; ou seja, d*ixam entreve* *ma atitude de *assividade: a de esperar
</line>
<line>
conhecimentos metodológi**s prontos, maneiras bem expl*cada* so*re como to*nar mais
</line>
</par><par>
<line>
signif*cativo o ens*no de língua i*glesa. A
</line>
<line>
única que demonstrou *titude m*nos p*ssiva
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
Teresa, quand* respondeu que **perava "[...] ap*end** a refletir **is sobre sua prátic*" (grifo
</line>
<line>
meu). Po*e ser *ue el* tenh* simplesment* r*p*tid* a pa*avra "refletir" *or tê-l* associado *
</line>
</par><par>
<line>
Letramento C*ítico; i*to é, pode ser que *ivess* *ouca consciência de que es**
</line>
<line>
"re*letir"
</line>
</par><par>
<line>
e*vo*veria
</line>
<line>
*rabalho
</line>
<line>
colaborativ* de produção; nada pronto. *ind* assi*, vejo ab*rtura
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ruptura com certo *ad*ã* d* querer "aprender" recebendo "receita* pron*a*".
</line>
</par><par>
<line>
A busca p*r mod*los para levar à sala *e aula é *escrita
</line>
<line>
no
</line>
<line>
modelo do p*o*es**r
</line>
</par><par>
<line>
artesã*/artista (craf* model) (WALLACE, 19**) e visa à formação d* *o*ente como processo
</line>
<line>
de aprendizagem co*struído vi* observação e i*itação.
</line>
<line>
Conheci*en*os proveni*ntes da e*periê*cia do fo*m**or o*upam lugar privil*gia*o.
</line>
<line>
O formador des**penha o papel de conselhei*o, fo*** de dic*s *e técnicas de ensin* testa*as
</line>
<line>
ao l*ngo da sua prática pedagógica. Com efeito, na fala de Glória, o trecho "o que **cebemos"
</line>
<line>
suscitou *e*lexão, dado * caráter de expe*ta*iva *e q*e, na formaçã*, o formado* "transmit*"
</line>
<line>
práticas, t*cnic*s, o "como fazer" pa*a os formandos.
</line>
<line>
Nas respostas de Letícia, Lau*a e *ere*a, seu interesse pe*a in**raç*o denotou que o
</line>
</par><par>
<line>
*roce*so de interação *ontri*uiria para a
</line>
<line>
construção ** prát*cas. Po* isso, cabe
</line>
<line>
*qui
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*ensame*to
</line>
<line>
de Vygotsky (1978): o con**cimen*o construído na inte*ação de *ndiv*duos é
</line>
</par><par>
<line>
o*ganizados
</line>
<line>
culturalmente; logo, a p*ática entre professor*s em *orma*ão continu*da e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
d*cente formador parec* ser um meio viáve* *ara ***struir conhecimentos.
</line>
</par><par>
<line>
A resposta de T*resa menciona *eflexão co*o um d* seus interesses (al*m da a
</line>
<line>
int*ração), evid*n*ian*o que *rouxe algo novo pa*a o *roces*o de formação continu*da. Não
</line>
</par><par>
<line>
e*perav* qu* fosse, *assivamente, ap*n*s "apre*der"
</line>
<line>
técn*cas me*odológicas. El* parece
</line>
</par><par>
<line>
c**pre*nder que a reflexão co*etiva pode ser um *eio adequ**o par* sua for**ção. *iei*a
</line>
</par><par>
<line>
Abrahão (2**2) ressa*ta que a p**tica
</line>
<line>
d* colab**ar pode se* significati*a na
</line>
<line>
forma*ão do
</line>
</par><par>
<line>
**cente atuan*e * p*ecis* org*nizar ações de trab*lho, realizar pesq*isas e
</line>
<line>
(re)criar f*zeres
</line>
</par><par>
<line>
diariamente.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, ar*. 5, *. 80-98, set. 2021 www4.fsan*t.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Noções de Letramento Cr*tico *o **nte*t* d* En*in* e A*rendizagem: Vozes de P*o*es*ores *e Língua Inglesa 95
</line>
<line>
Como se lê, a autora i*cl*i as atividades sociais e o engajam*nto como **portantes
</line>
</par><par>
<line>
pa** a construç*o
</line>
<line>
*a cogni*ão humana. D*sse *odo, a teoria *ociocul*ural **rna-se, a meu
</line>
</par><par>
<line>
*er, uma *liada no *raba*ho *om Le*rame*to Crítico, *ara o exe**ício d* agência e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
c*nstru*ã* de sentidos, que dema*da* intera*ir com * outro. Além di*s*, compreendo que o
</line>
<line>
**tr*m*nto Crí*ic* é *ma filos*fia que envolve a cole*ividade: possív**s *çõe* *e*sad*s para
</line>
</par><par>
<line>
*ua prát**a são voltadas para ques*ionar proble*at*zar o poder, a e
</line>
<line>
exclusão
</line>
<line>
e in*ustiça a
</line>
</par><par>
<line>
s*ci*l.
</line>
</par><par>
<line>
Ao mencion*r a *efl*xão sob*e sua p*ática como interesse *o cu*so, T*resa
</line>
<line>
de*onst*a consciên*ia de **e sua p*ofissã* exige * prát*c* reflexiv* mo*imento *ue pode
</line>
</par><par>
<line>
*romover a crítica. A reflexão é parte *n*eg**n*e do
</line>
<line>
tr*balho d*cente. O pr*fessor reflexivo
</line>
</par><par>
<line>
busca equilíbrio ent*e ação e pens*m*n*o; e u*a nova prá*ica impl**a reflexão sobre
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
experiência, *s crenças * os *alores do *rofissional. Pode-*e d*z*r q*e a prática r*fl**i*a
</line>
<line>
requer uma aut*análise c*nstante, c*m abertura de espír*t* (DEWEY, 19**), res*onsabi*idade
</line>
<line>
* si*c**idad*.
</line>
<line>
Nesse cenário inicial, co* *ase *as respostas das pro*e*so*as às minh*s questões,
</line>
</par><par>
<line>
*e*cebi que já apresentavam
</line>
<line>
*gência * criticidade com relação a fatores *ivers*s
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
exemplo do uso do livr* d*dát*co e que se mostr*ram capazes de tom*r decisõe* e atitu**s
</line>
<line>
em momento* dife*en*es. Também mostr*ram certo nível de c*i*icida*e ao ter autonomia para
</line>
<line>
a*alisar o que *chavam de pertin*n*e *u não no l**ro didático *e acordo com o lugar em *ue
</line>
<line>
ensinavam. *nfi*, notei a *ecessid*de de desc*nst*uir * v*são de f*rm*ção como p*ocesso
</line>
</par><par>
<line>
que
</line>
<line>
tr*ria *écnicas met*do*ógicas p*r* qu*, aos poucos, *udessem pe*c*ber que tudo
</line>
</par><par>
<line>
começaria
</line>
<line>
co* autor*efl*xão s*bre suas práticas como **s*ondeu Teresa; além di*s*, a
</line>
</par><par>
<line>
q*e c*m tal reflexão e os es*udo* das propostas de Letrame*t* Crítico elas po*e*iam as*im
</line>
</par><par>
<line>
como
</line>
<line>
eu poderia construir prática* que pud*sse* não apenas considerar **i* * pr*prio
</line>
</par><par>
<line>
lócus, mas também a**dar os *luno* a refle*ir so*re tu*o a qu* estavam e*postos o tempo *odo
</line>
<line>
nas práticas sociais d* u*o da língua dentro e *ora da escola; consid*rando-s* també* a lín*ua
</line>
<line>
*aterna, u*il*z*da para tra*si*a* pelo ingl*s.
</line>
</par><par>
<line>
*p*s esse momento inicial em que p*de sab** um pouco *obre o que pensava* *s
</line>
</par><par>
<line>
*rofessor** a*te* de começar o curso de fo*ma*ão, d*cidi que uma p*á**c* reflexiva ú**l seria
</line>
</par><par>
<line>
*b*rdar os temas dessas q*estões nos
</line>
<line>
encontros *al*nd* mais pro*un*ame*te do l*v*o
</line>
</par><par>
<line>
didáti*o, do c*ntexto local e do c*nceito d* Le*ramento Crít*co. *ssas di*cussões e *inhas
</line>
</par><par>
<line>
i*pressõ*s so*re elas desdobraram-se n* decorrer *o curso de
</line>
<line>
fo*mação e foram
</line>
</par><par>
<line>
imp*rtante* p**a aprof*ndar as impre***es *ni*iais das parti*ipa*te*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 1*, n. 9, art. 5, p. 80-98, set. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E. B. A. *lencar
</line>
<line>
96
</line>
</par><par>
<line>
5 CO*SIDERAÇÕES F*NA*S
</line>
</par><par>
<line>
Acredito que *nt*nder, te**i*amente, sobre Letrame*to Críti*o é, a *r**cípio, um
</line>
</par><par>
<line>
passo importante par* o su*es*o da ressig*ificação das práti*as
</line>
<line>
pedagógicas
</line>
<line>
por
</line>
<line>
*arte dos
</line>
</par><par>
<line>
docentes. Ness* sentido, o conjunto de v*ze* ide*tificadas nesse recorte co*abora para uma
</line>
<line>
projeção didá*ica importante à **ática docente d* **ngua Inglesa.
</line>
<line>
O Letramento Crítico, ne*se sentido, aparece como uma alternati*a pertinente ao a*o
</line>
<line>
de repensa* os *alo*es pedagógic*s que podem viabiliz*r práticas con**etas n* q** se refere
</line>
<line>
ao a** d* en**nar e aprender ing*ês como língua est*a*gei*a.
</line>
<line>
Em *í*tese, *spero que essa propo*t* de fo*ma*ão c*m profess*res de Língu* Inglesa
</line>
</par><par>
<line>
co*tribua, de maneira s*gni*icativa, pa*a proce*so de letrame*to cr*t*co dos o
</line>
<line>
profess*res d*
</line>
</par><par>
<line>
Língua Inglesa, oferecendo-*h*s a possibilidade *e melhoramento da *ua prát*ca pedag****a e,
</line>
<line>
*or con**guin*e, favor*cendo o dese*volvimento de h*bi*i*ades l*nguí*t*co-cogn*tivas a *a*tir
</line>
<line>
do e*sino do i*gl*s.
</line>
<line>
REF*RÊ*CIAS
</line>
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Re*. FSA, *eresina PI, v. 18, n. 9, *rt. 5, p. 80-98, s*t. 2021
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
E. B. A. Alen*ar
</line>
<line>
98
</line>
</par><par>
<line>
*omo Refe*enciar este Artigo, co*for*e ABNT:
</line>
<line>
AL*NCAR, E. B. A. Noções de Letramento Crític* no Contexto de Ensino * *pr*nd*zage*: Vozes
</line>
<line>
de Professores de Língua I*glesa. R*v. *SA, Teresin*, v.18, n. 9, art. 5, p. 80-98, set. 2021.
</line>
</par><par>
<line>
C*n*ribuição dos Autores
</line>
<line>
E. B. A. Alenca*
</line>
</par><par>
<line>
1) co*cep*ão e pla*ejamento.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) anális* e int**pretação dos dado*.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*ração do r*scunho ou *a *ev**ão crít**a d* cont*údo.
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) pa*ticipação na aprovaçã* d* versão *inal do manuscrito.
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 18, n. 9, art. 5, p. 80-*8, s*t. 2021
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)