<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 2, art. 1, p. 3-22, fev. 2*2*
</line>
<line>
IS*N Impresso: 1806-*356 ISSN E*etrôn*co: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.19.*.1
</line>
</par><par>
<line>
OSS: Um* Investigação Sobre a Dissonânc*a *ntre o Mai*st*eam Ex**ctativa-Desem**nho e a
</line>
<line>
Satis*ação entre P*atic*n*es de Jiu-J*tsu À Luz do Ma**etin* Experien*ial
</line>
<line>
*SS: An I*v*stigat*on About Dissonance *et*een Expectatio*-**rformanc* Mainstream and
</line>
<line>
*atisfact*on Among Jiu-*itsu Practition*rs *nder the Aegis o* the Exper*en*ial Mark**ing
</line>
</par><par>
<line>
Ren*to *orges Ferna*d**
</line>
<line>
Doutora*o pela Universid*d* Federal d* Lavras
</line>
<line>
Mest*e em Administraçã* pel* Faculdade de *stu*os *dmin*strativo* de *i*as Gerais
</line>
<line>
*rof*ssor e Pró-Reit*r de Planejamento, Administraç*o e Finanças pel* U*I*A*
</line>
<line>
E-m*il: re*ato@**ipam.edu.br
</line>
<line>
Custó*i* Gené*io da Costa *ilho
</line>
<line>
Dou**r *m Administração pela Un*versi*a*e Federal ** L*vra*
</line>
<line>
Profess*r da Univer**dade Fed*ral de V*çosa - Camp*s Flo*estal
</line>
<line>
E-ma*l: custod*o@ufv.b*
</line>
<line>
Ronaldo P**eira Caix*ta
</line>
<line>
Mestre em Ad*ini*t*ação de Empresas pel* F*culdad* de Estu**s Admi*istrativos de Minas G*rais
</line>
<line>
P**fessor Assistente e Coor*enador d* Comissão Própria de Aval*ação d* U*IPAM
</line>
<line>
E-mai*: ronaldo@u*ipa*.e*u.br
</line>
<line>
*aniel Carval*o de Rezende
</line>
<line>
Doutor em *esenvolv*men*o, *gricu*tura e Sociedade pel* Universid*de **deral R*ral do *io de J*n*iro
</line>
<line>
P*ofessor Adjunto e *oor*enador do Progr*ma de Pós-Graduaç*o ** Ad*inistraç*o
</line>
<line>
E-mail: dani*lde*ezende@ufla.*r
</line>
</par><par>
<line>
Endereço: *enato Borges Fernandes
</line>
<line>
Edit*r-C*ef*: Dr. Tonny Kerley de Alencar
</line>
</par><par>
<line>
Ru* Major *ote, *08, CEP: 38702-054, Caiçaras, P*tos
</line>
<line>
Rodrig*es
</line>
</par><par>
<line>
d* Minas, MG. B*asil.
</line>
</par><par>
<line>
Endereço:
</line>
<line>
Custódio Genés*o da Costa **lho
</line>
<line>
Artigo recebido em
</line>
<line>
25/08/20*1. **ti*a versão
</line>
</par><par>
<line>
**dov*a L*G **8, Km 06, s/n, C*mpus U*iversit*rio,
</line>
<line>
recebid* e* 02/09/20*1. Aprovado em 03/09/2021.
</line>
</par><par>
<line>
CE*: 3*6*0-000 Flores*al, MG. Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
End*r**o:
</line>
<line>
*o**ldo Pereira C*ixeta
</line>
<line>
Avaliado pe*o s*stem* Triple R*view: a) Des* Review
</line>
</par><par>
<line>
*ua Major Gote, 808, CEP: 38702-054, Caiçara*, *atos
</line>
<line>
pelo Edito*-Chefe; e b) Double Blind Rev*e*
</line>
</par><par>
<line>
de Minas, *G. Brasil.
</line>
<line>
(a*a*i*ção cega por dois avaliadores *a área).
</line>
</par><par>
<line>
En*e*eço:
</line>
<line>
Daniel Carvalho *e Rezen*e
</line>
</par><par>
<line>
*quenta Sol - DAE, Bloco III, C*mpu* Universit*ri*,
</line>
<line>
Revisão: Gr*matical, No*mativa * d* Fo**ata*ã*
</line>
</par><par>
</page><line>
C**: 37200-9*0, La*r**, MG. B*asi*.
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. *. Fern*ndes, *. G. Costa Fil*o, *. *. Caixet*, D. C. Rez*nde
</line>
<line>
4
</line>
</par><par>
<line>
RE**M*
</line>
</par><par>
<line>
A prática
</line>
<line>
d*
</line>
<line>
jiu-jitsu traz diversos b*nefícios para quem o
</line>
<line>
pratica, mas,
</line>
<line>
pr*ncipalmente para
</line>
</par><par>
<line>
atletas e* treinamento para campeonatos, po*e
</line>
<line>
ser e*tremamente desgasta*te. Contud*, ao
</line>
</par><par>
<line>
f*nal, es*e* bene*ícios
</line>
<line>
trazem sentimen** de s*tisfação
</line>
<line>
q*e se distanci* do processo
</line>
<line>
para
</line>
</par><par>
<line>
alcançá-lo. Assim, ques**ona-se: como serviç*s que
</line>
<line>
demandam exigê*cias n*gativas podem
</line>
</par><par>
<line>
ger*r satisfação? Destarte, o objet*vo dess* est*do foi comparar a persp*ctiva m*instream d*
</line>
<line>
análise de *atis*ação *o clie*te em serviços, baseada *a relação expectat*va-*esultados, co* a
</line>
<line>
perspectiva de mar*eting de exp*riências, util*zando-se da prá*ica de jiu-jitsu par*
</line>
<line>
*ampeonatos. O *rcabouço teó*ico ancora-se em compa*a*ivo en*r* o mainstream expecta*iva-
</line>
<line>
desem*enho-satisfação, e* que * s**isfação geral s*bre se*viços é da*a pela d*ferença entre o
</line>
<line>
espera*o e * r*ali*ado, e o mar*eting experienc*al, *m que *moções e inc*rt*zas d* indivíd*o
</line>
<line>
i*terferem nesta **lação. Os **sultados demo*s*ram atribu*os c*ns**erados como nega*i*os
</line>
</par><par>
<line>
durante o processo de t*einamento e *ncertezas
</line>
<line>
qu*nto aos s*us resulta*os *ese*penho *o e
</line>
</par><par>
<line>
campeonat*. Contu*o, estes atributos f*ram s*pl*nta*os, gradativ*mente, l*vand* à *atisfação
</line>
</par><par>
<line>
d*r*nt* o
</line>
<line>
*roce*so e à sati*fação fin*l posit*va. Pôde-se *nferir que houve disso*ância
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
pa*adigma e*pectativa-desempenho-**tisfação, co*roboran*o com a literatura sobre marketing
</line>
<line>
e*periencia* de que ** se*viços que haja *ncerte*** e fort*s emoçõe* envolvidas, a sati*façã*
</line>
</par><par>
<line>
g*ral é fu*ç*o
</line>
<line>
m*ito *ais d*
</line>
<line>
s*peração e conquista do que com a r*lação expecta**va
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
desempenho. C*mo é um traba*ho e*plora**r*o, demanda-s* estudo ma*s aprofundado, c*m
</line>
<line>
m*is casos e abordando quais *spe*tos das *moções e inc*rtezas dir**ionam a *issonân*ia
</line>
<line>
obs*rvada.
</line>
<line>
Palavras-chave: Marketin* Exper**ncial. Expec*ativa-*e***p*n*o. Sat*s*ação. M*instream.
</line>
<line>
Ji*-jit*u.
</line>
<line>
A**TRACT
</line>
<line>
The j*u-jitsu practice brings severa* be*ef*ts to those who practice but e*pecially fo* athletes
</line>
<line>
in training *o* ch*mpi*nships can *e e*tre*e** exhausting. Ho*e*er, in the end, they bri*g a
</line>
<line>
feeling of satisf*ct*o* that di*tan*es itself **om *h* process to *c*ieve it. Thus, the fo*low***
</line>
<line>
**estion *s asked: how can service* that demand negative requirements ge**rate satis**c*ion?
</line>
<line>
Thu*, the obje*ti*e of *h** study *a* to comp**e the mains*ream perspective of c*stomer
</line>
<line>
sat**fa*t*on a*alysis in service*, based on t*e exp*ctation-res**ts relation*hip, with the
</line>
<line>
*erspectiv* of m*rk*t*ng *f experiences, u**n* jiu-jitsu prac*i**. The the*reti*al f*amewor*
</line>
<line>
base* *t*elf on comp**ison b**ween the mainstream *xpecta*io*-performa*ce-satisfactio*,
</line>
</par><par>
<line>
which the g*neral satis*a*ti*n ov*r
</line>
<line>
servic*s is g*ven by
</line>
<line>
the dif**r**ce
</line>
<line>
betw*en
</line>
<line>
that was
</line>
</par><par>
<line>
expect*d and r*ali*ed, and the e*perie*t*al **rket*ng, in which emotions a*d un*ertainties of
</line>
<line>
*h* ind*vidu** interfere *n this **lati**. The resu*t* de*o*strate attributes c*nsidered negati**
</line>
</par><par>
<line>
d*ring *he *rai*in* process and *nc*rt*intie* reg***ing thei* results
</line>
<line>
an* per*ormance in the
</line>
</par><par>
<line>
championship. However, these att*ibut*s were gradually supplanted, *eading to satisfacti*n
</line>
<line>
during the process a*d positi*e final satisfact*on. ** is conc*u*ed tha* there i* a ruptur* in *h*
</line>
</par><par>
<line>
e*pect*tion-per*orm*n*e-sat*sfaction paradi*m, corroborati*g wit* *he li**r*tur*
</line>
<line>
*n
</line>
</par><par>
<line>
exper*e*tial ma*keting that in se*vi*es t*at *ave u*ce*tainties and strong emotions in*olv**,
</line>
</par><par>
<line>
g*neral satisfac*i*n is a
</line>
<line>
much **re function
</line>
<line>
of ov*rcoming and *onquering than **th the
</line>
</par><par>
<line>
r*la*i*n exp*ctatio*
</line>
<line>
pe*f*rmance. *s it is an explorat*ry rese**ch, furt**r stu*y is requir*d
</line>
</par><par>
</page><line>
*ith more *ases and ad*ressing w*ic* emotiona* aspects *nd un*e*t*inties d*ive the obs*rved
</line>
<line>
*issonance.
</line>
<line>
Keyword: Experient*al Marketin*. Ex*ect*ncy-*erforman*e. Sati*fact*on. Mainstream. Jiu-
</line>
<line>
j i t s u.
</line>
<line>
Rev. FSA, Ter*s*na, v. 19, n. 2, art. 1, *. 3-22, fev. 2022 www4.*sanet.**m.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
OSS: Uma In*est*gação **bre a Dissonância *ntr* o Mains**eam Expecta*iva-Desemp*nho
</line>
<line>
5
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODU*Ã*
</line>
</par><par>
<line>
Um dos signi*ica*o* *o termo "O*s", segundo a Federa*ão Paulist* de Ji*-Ji*su (2*15),
</line>
<line>
é a de "perse*era* *nqu*nto se é empurra*o, ou sej*, não d*sisti* j**ais, ter determinação,
</line>
<line>
disposição e suporta* o mais árd*o dos tre*name*tos, conti*u*r se* desistir, *ob qual*ue*
</line>
</par><par>
<line>
pres**o". Es*a definição * pert*ne**e quan*o *e
</line>
<line>
verific*m a* exigências para a prática do
</line>
</par><par>
<line>
esporte e, ainda m**s, *ara atlet*s *ue pa*ticipam de campeon*tos do esport*. São m*i*os o*
</line>
<line>
*r*balhos que demo**tr*m essas ex**ê*ci*s * as decor*ênc*a* der*vada*, tais com* o cons*mo
</line>
</par><par>
<line>
excessivo de suple*entos aliment*res (PIER*; LOBO
</line>
<line>
2009) ou d* engajame*to inten*o nos
</line>
</par><par>
<line>
tr**namentos e em lu*as c*mo forma de *quisição de iden*idade socia* (SILVE**A, 2011;
</line>
<line>
NOVAES, 2012).
</line>
</par><par>
<line>
A prática de Jiu-jitsu vem crescendo e* *odo o *und*,
</line>
<line>
anc*rado no crescimento das
</line>
</par><par>
<line>
mixe*-marti*l arts,
</line>
<line>
ou MMA (KIM et al., 2008; KIM; ANDREW; *REE*WE*L,
</line>
<line>
20*9;
</line>
</par><par>
<line>
RU*INO; DARI*O, 2010). Conforme R**as (20**), * criaçã* do MMA foi uma **tr*tégia da
</line>
<line>
fam*lia Gracie, n* Brasil, para a di*usão do Jiu-jits* e para demo*stra* sua superiori*ade
</line>
</par><par>
<line>
sobre *s de*ais modalid*des de arte* marciais.
</line>
<line>
Isso f*z com que
</line>
<line>
*ive*sas academias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
empr*sas esp*ci**iz*das em a*ti*os para a prát*ca d* esporte surgissem.
</line>
</par><par>
<line>
**alisando a prática d* es*orte, em si,
</line>
<line>
como uma forma *e cons*mo, são di*er*os os
</line>
</par><par>
<line>
fatores q*e m*tivam a sua procura. Por um lado, Ta*ares J*nio*, S*lva e **igo (20*3),
</line>
<line>
*o r
</line>
</par><par>
<line>
*xemplo, reve**ram que 48,35% de seus en*re*istados afirmam prat*c*-lo como
</line>
<line>
forma
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
lazer * *2,*5% *omo forma ** obter *utoconfiança * de*esa pess*al. Esmeral*ino e *raça
</line>
<line>
(2014), também, demonstram que 50% dos praticantes bus*ar*m o es*orte p*r *azer.
</line>
</par><par>
<line>
Por *ut*o lado, estudos apo*tam as "d**es" advindas da
</line>
<line>
pr*t*ca do e*porte para
</line>
</par><par>
<line>
co*petição, ta*s como * necessi*ade de os atletas r*cio*a*iz*rem
</line>
<line>
e contro*a*em a
</line>
<line>
dor
</line>
</par><par>
<line>
(T*OMAZINI; MORAES; ALMEI*A, 2008),
</line>
<line>
dores físicas e cr*ni*as e *es*es,
</line>
<line>
desde
</line>
</par><par>
<line>
br*ndas a imo*iliz*doras e graves (PAIVA, 2*09) e * utilização
</line>
<line>
de subs*ân*ias lesiv*s o*,
</line>
</par><par>
<line>
mesmo, ilícitas, prejudici*is ao c*rpo e à mente do atleta, com
</line>
<line>
promessa* de atalho para *e
</line>
</par><par>
<line>
*ti*gir um desempenh* ad*quado à co*pe*ição (BITTENCO*RT; GU**A**ES, 2017).
</line>
</par><par>
<line>
Há
</line>
<line>
aqui, então, uma con*rovérsia: como s*rviços que demandam ou conduze*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*igência* negativas dos clientes ou que po*suem ba*xo d*sempen** pod*m gerar s*t*sfação?
</line>
<line>
*rn*uld * Price (1993) *á havia* d*mo*str*do que, em experiê*cias extraordi*árias, que
</line>
<line>
retiram o client* d* seu *otidia*o e q*e o li*am a uma a*ividade *e *uperação, com forte apelo
</line>
</par><par>
<line>
emocio*al *i*tor*em as
</line>
<line>
expectati*as e conduzem * um* s*ti*faç*o
</line>
<line>
ge**l. D*ssa forma,
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
obj*tivo desse estudo é * de comparar a perspecti** mainstre*m de
</line>
<line>
análise de *ati***ção do
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Teresina PI, v. 19, n. 2, a*t. 1, p. 3-22, *ev. 2022
</line>
<line>
www*.fsa*et.c*m.b*/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. Fe*nandes, C. G. Costa Fi*ho, R. P. Caixeta, D. C. Reze*de
</line>
<line>
6
</line>
</par><par>
<line>
cli*nte em *erviços, baseada na re*ação expectativa-desempenh*, com a pers*ectiva
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
marketi*g de experiên*ias, *til*zan*o-se da prát**a de jiu-jitsu e *a preparação para
</line>
<line>
campe*natos em um* *cad*mia em Pa*os de Minas/*G.
</line>
</par><par>
<line>
A*redita-*e que o e*tudo possa contribu*r para um entend*mento *a**r d*s
</line>
<line>
as*ecto*
</line>
</par><par>
<line>
*elacionados à sa*isf**ão de clientes
</line>
<line>
em serviços e que
</line>
<line>
auxil*e empresas que
</line>
<line>
atue* com
</line>
</par><par>
<line>
process*s que os
</line>
<line>
cli*ntes
</line>
<line>
partici*e* e que
</line>
<line>
os
</line>
<line>
co*side**m nega*i*os,
</line>
<line>
com* academias
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
escolas, pos*a* e****der m*lhor os fatores que *azem co* qu* esses clientes con*inue*
</line>
<line>
u*ilizando esses serviços.
</line>
<line>
* AR*ABOUÇO T*ÓR**O
</line>
</par><par>
<line>
A s*tisfação dos clientes é *m tem* a*plo e muito
</line>
<line>
valorizad* pelas *mpre*as que
</line>
</par><par>
<line>
desej*m *do**r a qu*lid*de de seus produtos e serviços
</line>
<line>
como uma *anta*em competiti*a
</line>
</par><par>
<line>
(ROSS*, SLONGO, 1998). No **mp* de comportame*to do consumido*, ela
</line>
<line>
é
</line>
<line>
uma das
</line>
</par><par>
<line>
responsáveis
</line>
<line>
p*r faz** com que
</line>
<line>
os clientes comprem
</line>
<line>
o*t*os p*oduto*/serviços das
</line>
</par><par>
<line>
organizaç*es, sejam f*delizados e influe**iem na comp*a de outros potenciais clientes, como
</line>
<line>
*á demonstrado em diversos *odelos do processo de de*isão de compra, como, por *xempl*,
</line>
<line>
o fator exper*ê*c** *m Ni*osi* (1966), a sa*isfação e insatisfação como influenciador da bu*ca
</line>
<line>
*xterna em Blackwell, Ko*la* e Engel (1968) e a avaliação pós-**mpra co** **t*mulo e*
</line>
<line>
H*war* e Sheth (1969).
</line>
<line>
A **tisfação *e clien*es poss*i d*versas concei*uações dependendo da ma*éria e *in*a de
</line>
</par><par>
<line>
pensamento u*ilizado* e *ode se* entendida desd* um
</line>
<line>
contentamento com uma transação
</line>
</par><par>
<line>
e*pecí*ica o* com a a*umu*ação em dive*sas tran*aç*es específicas, ente*dida
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
<line>
profissionai* de m**keting (BOUL*ING *t al., 1*93; *O*N*ON; A*D*RSON; FORNELL,
</line>
</par><par>
<line>
*995), perpassa**o uma
</line>
<line>
n*ção **bjetiva de b*m-estar, pr*veniente da psi*ologia *conôm*ca
</line>
</par><par>
<line>
(RAAIJ, 1981), até a visão de e*p**tativa de *tilid*de econô*ica a*i*da à
</line>
<line>
utilidade
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
consumo pós-*om***, advinda da economia (*OHNSON; ANDERSON; FOR*E*L, 1995).
</line>
</par><par>
<line>
As*im como * visão *a**on*l do comp*rtamen*o
</line>
<line>
do consumid*r é o m***stream *tual
</line>
</par><par>
<line>
sobre a matéri* (ROSSI; SL*NGO, 1998), pode-se *izer q*e * *atisfação de cli*ntes b*s*ada
</line>
<line>
nos estudos *obre qu*lidade em *erviços, com base n*s gaps entre expectativa do *liente e os
</line>
</par><par>
<line>
resultados perc*bidos em relaçã* ao serv*ço pres*ado *
</line>
<line>
o
</line>
<line>
mainstream d*sses *s*udos
</line>
</par><par>
<line>
(SAL*MI; MIGUEL, 2002). Oliver (*9*0), por
</line>
<line>
ex*mplo, *on*eitua a satisfaç*o do cliente
</line>
</par><par>
</page><line>
como a c*mpara*ão entre * ex*ectativa de consumo de *m produt* ou se*v*ço e o res*ltado
</line>
<line>
*lca*çado com o consumo. Para *s*e a*tor, as exp*ctat*vas sã* alvos a serem perseguido* e,
</line>
<line>
q*ando são ou n*o *ão al*ançado*, ge*am s*tisfação ou insati*fação, respectiva*ente. Já
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, v. 19, n. 2, ar*. 1, p. 3-22, fev. 2022 *w*4.fsanet.com.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
OSS: Um* Inv*stigação S*bre a **ssonância Entre o Mainst*eam Expect*tiva-D**empe*ho
</line>
<line>
7
</line>
</par><par>
<line>
Churchill * Suprenant (198*) relacionam a satisfação à compar*ção entre a reco*pensa e os
</line>
<line>
custos envolvidos com a compra.
</line>
<line>
Para **lom* * Miguel (2002), essas defi*iç**s, pos*eriormente, culminaram em modelos
</line>
<line>
de análise de qualidade de serviç*, se*d* os m*is utilizados * m*delo de ga* e o i*strumento
</line>
<line>
Servqual, ambos consti*uídos nos estudos de Parasura*an, Zei*h*m* e Berry (198*; 19*8).
</line>
</par><par>
<line>
Nesses estudos, os *utores prop**m
</line>
<line>
que a sa*i*fação é der*vada **s diferenças (gap) ent*e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
expectativa e o desempen*o so*re
</line>
<line>
22 variáveis, agrupadas *as
</line>
<line>
di*ensões *e confi*bilidade
</line>
</par><par>
<line>
(capacidade de realizar
</line>
<line>
o serviço prometido), presteza ou rec*ptividade (disposi*ão
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
au*il*ar o cl*e**e), s*gur*nça (capacidade de transmitir con*ianç* pela corte*ia e
</line>
<line>
*el*
</line>
</par><par>
<line>
c*nhecimento), empatia (prover a*enç*o *nd*vidu**iz*da) e aspectos *angí**is (infr*estrutu*a,
</line>
<line>
p*ssoal, *aterial utilizado).
</line>
<line>
Con*u**, as críticas ao mo*elo *xpectativ*-desempenho como predito* da *at*sfação de
</line>
<line>
clientes são *uitas. Spr*ng, MacKenz*e e Olshavsky (1996), examinando o* dete*minan*es d*
</line>
<line>
satisfação d* *liente, v*rif*caram que os de*ejos do consumi*or podem redu*ir ou su*rimir os
</line>
</par><par>
<line>
**ps entre e*pectativas e percep*ões d* re*u*tado* na* variáveis propos*as
</line>
<line>
no
</line>
<line>
in**rume*to
</line>
</par><par>
<line>
Serv**al. Outra crític* pa*te d* mo*elo d* nec*ssi*ade que, se*und* Schneider e Bo*en
</line>
<line>
(2*00), não consegu*m e*plicar reações *e satisfa*ão de cliente* q*e estão imbuíd*s de uma
</line>
<line>
carga emoci*nal ma*s intensa com o p*oduto ou serviço.
</line>
<line>
Nes** mesma l*nha, e**á o modelo d* mark*tin* de exp*riências q*e, ao *nvé* de focar
</line>
<line>
nas caracte*í*tic*s de ** serv*ço *u pr*duto como m*ios *ara o a**ndime*to das expec*ativa*
</line>
</par><par>
<line>
dos c*i**tes, foca no própr** *lien*e e em como **periência* únicas, individual*zadas, *
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*s*ectos s*b**tivos, env*lvem os cl*entes emoc*onalmente e os levam à satisf*ção. Pi*e II e
</line>
</par><par>
<line>
Gilm**e (1998), *or *xemplo, demonstram *omo
</line>
<line>
o *apel *a subjetivid*de *resente no
</line>
</par><par>
<line>
compor*amento do consumi**r pode gerar um novo *ipo de ec*nomia. *s autores *ropõem a
</line>
<line>
econom*a de experiênci** em que, por meio *o ofe*e**men*o *e **per*ênc*** memoráveis,
</line>
</par><par>
<line>
orga*izações
</line>
<line>
cruzarão a fron**ira da economia *e serviços, ut*lizando-o* e os pro*utos
</line>
</par><par>
<line>
relaci*nados apenas como elemen*os para vende* * que realmente importa*á: experiências. As
</line>
</par><par>
<line>
experi*nci**, ao cont*ário de produtos em q*e o que importa são as car*cterísticas
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
*ife*enciaç*o
</line>
<line>
ou de serviços, *e**s
</line>
<line>
benefício*, oferecerão sensaçõe* inesquecíveis aos
</line>
</par><par>
<line>
"convidados
</line>
<line>
para o show". Assim, o *n*ajamento dos co*sumidores ne**e*
</line>
<line>
ev*ntos
</line>
</par><par>
<line>
**moráveis, e não
</line>
<line>
os aspe*to* tangíveis, fará com que est*s per*ebam os
</line>
<line>
resu*tados.
</line>
</par><par>
<line>
T*m*ém, Holbrook e Hirschman (1982) a*gu*entam que os m*de*o* baseados *os aspectos
</line>
</par><par>
<line>
f**ciona** e
</line>
<line>
*a maximizaçã* econômica, com base no pro*e*sam*nto de **formações está
</line>
</par><par>
<line>
incompleto, dev*ndo *ontem*lar o*
</line>
<line>
aspec**s *ubjetivos, numa visão
</line>
<line>
denominada
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. F*A, Teresin* PI, v. 19, *. 2, *rt. 1, p. 3-22, *e*. 2022
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. *ernandes, *. G. Costa Filho, R. P. Caixe*a, D. C. ****nde
</line>
<line>
8
</line>
</par><par>
<line>
per*pectiva expe*ien*ia*. Assim, os autores apre*entam ** modelo em que, além da
</line>
<line>
satisfa*ão acarretada pelas expe**ências *e compr*, *ã* a*sociadas a el* sensaçõ*s, imag*n*,
</line>
<line>
se*t*mentos, p**zeres e outros c*mp*nentes s*mbólicos e hedônicos.
</line>
</par><par>
<line>
Entret*nto, * que mo*i*ou *sse artigo parte *e *rnould e Pr*ce
</line>
<line>
(1993) em seu **tudo
</line>
</par><par>
<line>
so*re exper***cias extraor*i**ria*, *o ca*o a prática do raf*in*. Os autores d*monstram que a
</line>
</par><par>
<line>
*ecisão pela aventura de ra**ing é po*c*
</line>
<line>
del*be*ada ou com pensamentos no alt* custo ou
</line>
</par><par>
<line>
tempo
</line>
<line>
despendido. A resp*s*a do porqu* da
</line>
<line>
decisão *este tipo está *igada à vont**e de
</line>
</par><par>
<line>
realizar al*o diferente, ter d*ve*são, m*smo sem os consumidores terem *e*pendido tempo em
</line>
<line>
fazer pesquisas ou po*suir e*pectativas so*r* * período anter*or * avent**a.
</line>
<line>
*urante a a*entura, s*o elemento* import**tes * c*nfiguração, o* gui*s e *utras pessoas
</line>
</par><par>
<line>
no se**ido de articular a*
</line>
<line>
narrativas da ex*eriência. O gu*a impor*an*e em constru*r é
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
e*pectativa e, post*ri*rmente, as
</line>
<line>
consequências de s*ída e
</line>
<line>
cr*térios de avaliação
</line>
</par><par>
<line>
(HOLBROOK; HIRSCHMAN, 1982) *e f*rm* a enaltecer a experiência de transformaçã*
</line>
<line>
única que o* consum**ores obterão. A narrativa d* su*esso cria laço* t*mpor*ri*s profund*s e
</line>
</par><par>
<line>
í nt i * os
</line>
<line>
entre
</line>
<line>
guia* c*nsumidor** e dem*nstra que r*almente é i*p*rtant* na
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
*
</line>
<line>
vida. A
</line>
</par><par>
<line>
experiênc*a criada é e*traordinár*a e, a*esar de difícil descrição, por causa da ca*ga
</line>
<line>
e*ocional, fácil de ser lembrada por anos.
</line>
<line>
Assim, * satisfaç*o, *m experi*n*ias extr*ordinárias, e*tá ligada n** aos atri*u*os da
</line>
</par><par>
<line>
*xperiência, e* si, mas, sim, ao s*cesso
</line>
<line>
da
</line>
<line>
*arrativa (ARNOULD; PRICE, 199*). No
</line>
</par><par>
<line>
paradigma trad*cio*al *e satisfação os cons*midore* po*su*m e*pectativas que, pela
</line>
<line>
diferen*a *nt*e o desem*enho do produto ou serv*ço c*nsu*i*o, formará a (in)*at*sfação. N*s
</line>
</par><par>
<line>
exper**ncias ex*r*ordinárias, *s expectativas são va**s,
</line>
<line>
pois os con*umidores dese*am
</line>
</par><par>
<line>
des*mpe*hos
</line>
<line>
emocionais intensos, s*m *aber
</line>
<line>
q*ais *lternativas o*
</line>
<line>
far*o produzir. Es*as
</line>
</par><par>
<line>
emo**es d*s***das s*o su*j*tiva* e derivadas de sit*ações *ndividuais e sociais ocorridas. O
</line>
</par><par>
<line>
mesmo
</line>
<line>
ocor*e com * pr*dição do própri* compor*amento *spe*ad* para este tipo
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
exp*riênc*a, dificultando a formação das expectat*vas e, consequentemente, da liga*ão co* *
</line>
</par><par>
<line>
satisfação. Outro motivo, é que e*te tipo de
</line>
<line>
experiência é espontâneo e não ensaiado,
</line>
</par><par>
<line>
c*racterística* contr*ria* às ro**na* cot**ianas e v*lorizada* pelos consumidores. Isto faz com
</line>
</par><par>
<line>
eles evitem a
</line>
<line>
criação de e*pectativas s**re ex*eriência, torn*ndo busca de informação,
</line>
</par><par>
<line>
a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</page><line>
com um c*ráter **is explora*ório (*OLBRO**; HIRS*HMAN, 1982).
</line>
<line>
Da mesma f*rma, como reve*ado por Arnould e Price (1993), em ***eriências
</line>
<line>
e**raordinárias, o desempenh* n*o corr*sponde à *at*sfação geral. No estudo r*alizado pelos
</line>
<line>
autores, há diversa* situaçõe* de ma** desempenhos em *iversos atributos relacionado* a este
</line>
<line>
tipo *e experiência, mas h* uma satisfação *ni**alável no fina* do processo da experi*ncia.
</line>
<line>
R*v. FSA, *eresi*a, v. 19, n. 2, art. 1, p. 3-22, fev. 202* w*w4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
OSS: Uma Investigação Sobre a *is*onância Ent*e o Main*tream Expectativa-D*se**enho
</line>
<line>
9
</line>
</par><par>
<line>
Mes*o e* total níve* de mom*ntos negativos
</line>
<line>
durante pr*c*ss* de exp*ri*ncia, como o
</line>
<line>
e*
</line>
</par><par>
<line>
praticantes inte**os d* a*tes marcia*s, há *elatos de
</line>
<line>
al*a satisfação (como o cr*sci*ento
</line>
</par><par>
<line>
pessoal, * eficá*i* e a autenticidade der*vad*s dos ferimentos, desgastes e m*do pr*ve*ientes
</line>
<line>
d* prática de a*tes marciais), c*mo *emo*strado nes*e e*t*do. Is*o demonstra que os critérios
</line>
</par><par>
<line>
*e a*ali*ção n*o *ão some*te funciona*s que e
</line>
<line>
as c*nsequên*i*s do consum* *stão muito
</line>
</par><par>
<line>
lig*das a fatores subje*ivos (HOLBR*OK; H**SCHMAN, 1982).
</line>
<line>
Nesta linha, A*dersen e **rsen (2016) *r*um*ntam qu* o *roc*sso de formação *e um
</line>
</par><par>
<line>
conceito de satisfação é complexo * não *e dá, simplesmente,
</line>
<line>
de
</line>
<line>
fo*** cog*itiv*-racional,
</line>
</par><par>
<line>
demon*t*an*o a necessidade de outros estudos para uma com*r*ensão mais aprofundada. Par*
</line>
<line>
Grimmelikh*ijse* e Po*umbescu (2017), este proces*o de ju*game*to da sat*sfaçã* pode ser
</line>
<line>
fo*mad* * part*r de vie*e* co*n*tivos *nato*, cata*isados por aspectos si**les do* c*ientes;
</line>
</par><par>
<line>
sendo, *ambém, in*luenciador*s das expec*ativas do desempenho. Para *s autor*s, es*a e
</line>
<line>
tríad*, expec*at*va-desemp*nho-satisfação *ode não ocorrer nesta *rdem, *nclusi*e.
</line>
<line>
Da mesma forma, *stes resultados condize* com os a**eles *nco*trados por Forer* *
</line>
<line>
Gómez (2017), em uma pesquisa envo*vendo *e*enas de atributos de sat**fação na pres*ação
</line>
<line>
de serviços na área de saúde, eles perce*eram contr**ições na tenta*iv* *e extrair conclu*ões
</line>
<line>
sobre os at*i*ut*s q** ge*am sa*isf*ção * insati*façã*, *rincipal*e*te, *m função da
</line>
<line>
dif*cu*dad* de se estabel*cer o nível de desconfirm*ção gerada p*lo aca*o ou pela esc*l*
</line>
<line>
utiliz*da, em relação ao ní*e* de desconfirmação q*e *evela i*satisfaç*o ou satis*ação.
</line>
</par><par>
<line>
** rel*çã* à en*r**a
</line>
<line>
de experiências *xtraordinárias, a*esar de
</line>
<line>
a lite*atura s*bre
</line>
</par><par>
<line>
serviç** fornecer importantes cha*es
</line>
<line>
pa*a seu *ntend*ment*, como a importância *a
</line>
</par><par>
<line>
*onfiguração ** serviço, do *ro*esso e da rela*ão e*t*e fo**ecedo* e cliente para determinar a
</line>
<line>
sati*fação, estas e*tão li*a*a* a fatores primo*dia**en*e técnicos e funcionais. Assim, fa*ores
</line>
</par><par>
<line>
negligenci*dos por esta lit**atura,
</line>
<line>
*omo a constr*çã* de emoções aut*ntic*s e de
</line>
<line>
na*rativas
</line>
</par><par>
<line>
promulg*do*as de valores, i*tera**es e *xcitaçõ*s,
</line>
<line>
além da f*rmaç** com*lexa de rituais,
</line>
</par><par>
<line>
*roporcionam r**evante inf*uência sobre a satisfação dos *onsum*do*es, nã* refletind*,
</line>
<line>
nec*ssariament*, o desempenh* avaliado dos atri*utos do s*rviço.
</line>
<line>
*am**m, um importante a*pe**o no s*cesso na entre** de experiênc*as extraordinárias
</line>
</par><par>
<line>
s*o
</line>
<line>
as re*ações en*re consumid*res e forn*cedores d* serviço, que *ode s*r d*sde u*a
</line>
</par><par>
<line>
inter*ção **is d*m*ra*a com um
</line>
<line>
em*reg*do para criar *ma relação emocional até uma
</line>
</par><par>
</page><line>
participaç*o int*nsa com os diversos "fornecedo*es" d* ** serviço, que p*ocuram orquestrar
</line>
<line>
conteúdos emocionais, narrativos e ritu*lísticos, po* meio *e hab*l*da*es, engajament*s,
</line>
<line>
emoções e *ensos **amáti*os, a fi* de sa*isfazer seus consumidore* (ARNO*LD; PRICE,
</line>
<line>
**93).
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, *. 19, n. 2, *rt. 1, p. 3-22, fe*. 20*2 www4.fsanet.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. Ferna*des, *. G. Cos*a Filho, R. P. Caixeta, *. C. *ezende
</line>
<line>
10
</line>
</par><par>
<line>
Chiesa et al. (*020), e* um estudo so*re aconselha**nto de carreiras, demonstr** que
</line>
<line>
* preparaçã* de a*letas pa*a campeona*os é um serviço *n*angíve*, va*iável e altame*te
</line>
<line>
p*rs*n*li*ado, sendo, p*rtanto, di*íc*l pa*a os cl*en*e* saber o que esperar dele.
</line>
<line>
3 METODOLOGI*
</line>
<line>
Es** est*d* possui uma abord*gem quali*ativa, a*corada nas literaturas sobre marketing
</line>
</par><par>
<line>
exp*riencial e sobre sa*isfação de client*s e
</line>
<line>
nas perc*p*ões *e *raticantes de j**-jit*u.
</line>
</par><par>
<line>
I*ici*lmente, foi re*liz*do um le**ntamen** s*bre os principais conceitos sobre expectativa,
</line>
</par><par>
<line>
sati**ação e dese*penh* e os fat*res que os
</line>
<line>
infl*enciam. Em *eg*ida, **scou-se a *isão
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
s**isfação de clientes na liter*tura sobre market*ng experiencial.
</line>
<line>
A pa*tir *o* conheci*entos captados, optou-se pela i**e*tigaç*o em u** academia *e
</line>
<line>
jiu-*itsu que estive*** re*lizand* tr*iname*to de alunos pa*a a pa**icipaçã* em campeonato*.
</line>
<line>
Con**rme *e*ome*dações de Dias (2000), de um máximo de *2 pe*so*s, f*ram sel**i**a*os
</line>
</par><par>
<line>
sete atletas
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
participarem *e ** *r*p* focal n* maior a*ademia de Patos de M*nas, em
</line>
</par><par>
<line>
número *e a*unos, constituindo o total de atl*tas que participari*m do campeonato. *s *tl*tas
</line>
</par><par>
<line>
particip*ram da Copa Leão Do*rado de Jiu-J*tsu
</line>
<line>
de *inas Gera**, em Belo Horizo*t*. A
</line>
</par><par>
<line>
col*ta d* dados foi r**l*zada no dia 1* de abril de *019, *p*s o *érmino do **mpeona*o,
</line>
<line>
visand* a e*trair as expe*iências *os a*let*s. Para fa*ilitar a análise, foi grav*do e transc*ito o
</line>
<line>
áudio da *nt*evista.
</line>
<line>
* grupo focal bu*cou ex*rair a* ex*ec*ativa* e as expe**ências v*vidas por es*es atletas
</line>
</par><par>
<line>
antes, durant* e d*pois do c*mpeon*to. O
</line>
<line>
ob*eti*o foi o de v*rif*car a relaç*o
</line>
<line>
de*sas
</line>
</par><par>
<line>
e*p*cta*i**s e *xper*ê**ias *om a (in)sat**fa*ão durante o process* d* treinam**to,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
(in)*atisf**ão sobre o desempenh* dos atleta* durante o c*mpeonato e a (in)s*tis**ção geral
</line>
<line>
após o campeonato.
</line>
<line>
Para a co*du**o do grupo focal, *oi ela*orado um *oteiro de en*revista semiestruturad*
</line>
<line>
*o* pergunta* relacionada* ao constructo *xpect*tiva-desempenho-sat*sfação *i*idi*as em: i)
</line>
<line>
durante o treinam*nto, *i) dur*nte o cam*eona*o e i*i) apó* o campeonato.
</line>
<line>
Apó* a coleta de dad*s, ess*s foram trans*r*tos * analisados p*r m*io da técnica de
</line>
</par><par>
<line>
*nális*
</line>
<line>
*e **nteúdo que, segundo *ardin (1991), pode se* util*zada *m diversos tipos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
dis*urso*, com o objetivo de enten*er estruturas e m*d*los subent*ndi*os nas *ens*gens,
</line>
<line>
cod*ficando-a*, classificando-as * categorizando-as. Ao fin*l do t*abalho, buscou-se *intetizar
</line>
<line>
os result*dos em um qua*r*-resumo.
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, Teresin*, v. 19, n. 2, *rt. 1, p. 3-22, fev. 2*22
</line>
<line>
www4.*sanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
OSS: Uma *nves*igaçã* Sobre a Dissonân*ia Entre o Main**ream Expectativa-*esempenho
</line>
<line>
11
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTA*OS E D*SCU*SÕES
</line>
</par><par>
<line>
4.1 Perfil dos atletas
</line>
</par><par>
<line>
Foram entrevistados sete atletas prat*cantes *e jiu-jit*u, *odos do sexo masculino, q*e
</line>
</par><par>
<line>
e*tão na f*ixa de
</line>
<line>
1* a 29 an*s, *xcetua**o-se um atleta, *om 51 anos. *o*os são al*nos
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
academi* e pagam, mensalmente, o v**or *ar* terem um profe**or, o ambiente d* treina*ent*
</line>
<line>
e as opo*tunidades de colocarem à *rov* seus *s*orço*. Q*at*o atletas prati*am o esporte entre
</line>
</par><par>
<line>
um e doi* *no*, dois entr* cinco * sei* anos e um há
</line>
<line>
oit* anos. D*s sete a*let*s, cin*o não
</line>
</par><par>
<line>
haviam *ar*icipado d* qu*lquer ca*peonato *ficia*, um h*via partici*ado
</line>
<line>
*pena* d* um
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
outro atleta participou de *rês campeonatos ofic*ais. *ntre os dois at*etas que já haviam
</line>
<line>
partici*ad* de campeonato oficia*, um não havia ganhad* qualquer premiaç*o, *nquanto que
</line>
</par><par>
<line>
o *ar*icipante de
</line>
<line>
t*ês *ampeonatos o*i*ia*s, ha*i*
</line>
<line>
*an*ado med*lha d* prata, ficando em
</line>
</par><par>
<line>
segundo luga* em *m dos camp*on*tos.
</line>
<line>
Seus treinamen*** r**ular*s *ão real*za*os trê* veze* por semana de **as *or** ca*a e,
</line>
<line>
três meses *ntes *e q*alque* campeonato oficial, *ncluindo * campeonato ci*ado nesse estudo,
</line>
</par><par>
<line>
s*o realiz*dos *rei*amentos intensivos
</line>
<line>
diários, de três ho*as cada, excetuando-se aos
</line>
</par><par>
<line>
doming*s. O tr*i*amento inte*sivo é u* servi*o pre*tado à part* *ela academia, com valo*es
</line>
<line>
diferencia*os das au*as regulares de jiu-*itsu.
</line>
<line>
Cada treinamento é divi*ido em do*s *o*entos: uma f*se d* prep*ração físic*, em
</line>
</par><par>
<line>
torno d* u*a hora e uma fase de *reinamento d* técni*as, em uma ou duas
</line>
<line>
*oras. A
</line>
</par><par>
<line>
*re*a*aç*o fí**c*
</line>
<line>
*ontempla ativi*ades para o dese*volvim*nto de re*i**ência, de força e de
</line>
</par><par>
<line>
flexib*lidade que, segundo o pro*essor *e j*u-jitsu, são os pilares para o atleta dessa arte
</line>
<line>
marcial. Já o *r*inamento *e té*nic*s é rea*i*ad* observ*ndo-se os golpes por cate*ori*, por
</line>
</par><par>
<line>
f**xa
</line>
<line>
e, também, *or ca*peo*ato,
</line>
<line>
*á que campeona*os diferentes perm*t*m e restringem
</line>
</par><par>
<line>
técnicas dif*rentes. Nos t*einamen*o* *ntens*vos, o* atletas os realiza* isol**os de out***
</line>
<line>
alunos que, s*gun*o o professo*, refletem na concen*ração e na maximização do *empo do
</line>
<line>
treinament*.
</line>
<line>
4.* Treinamento: incertezas * dor
</line>
<line>
Como citado *a seç*o an*erior, a *ase de treiname*to intensivo dos atletas d**s*
</line>
<line>
a*a*emia começa *rês m***s ant*s do perí*do de tr*iname*to. Em *spec*f*co, p*ra a *opa
</line>
</par><par>
<line>
Leão Dourado de Jiu-Jitsu, os tre**amentos iniciaram-se
</line>
<line>
no i**cio de fevereiro de 2019.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 2, art. 1, p. 3-22, *e*. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. F*rnandes, C. G. C*sta F*lho, R. P. *ai**ta, D. C. Re*ende
</line>
<line>
12
</line>
</par><par>
<line>
D*ver*os s*o os aspect*s l*vantados pelo* *tletas em relaç*o à expectativa, ao desempenho do
</line>
<line>
*erviço pr*stado e à satisfação ne*sa fa*e, *** serão expostos nes*a seção.
</line>
<line>
É *nanimid*de entre o* en*revista*os qu*, na fase de trein*mento, eles elevem seu
</line>
</par><par>
<line>
po*encia* físico * su* ca*acida*e
</line>
<line>
téc*ica de *xecutar golpes e *e elaborar *á*icas, tanto de
</line>
</par><par>
<line>
defes*,
</line>
<line>
*uanto de ataque. Em relação à
</line>
<line>
capacida** téc*ica, um dos e*tr**istados argu*enta
</line>
</par><par>
<line>
qu* "* que esperava, é que todo dia *e* *ísico fic*sse melho*, tipo assim, *e*pirar melhor, ter
</line>
<line>
mais força, mais flexi*ilidade... é isso". Outro entr*vist*do demon***a que * preocupação com
</line>
<line>
o treinamen*o tran*cende a academia dizendo que "a gente *á sabia que ia faltar n* trabalh* *
</line>
</par><par>
<line>
não tava (sic) nem aí. Se * patrão enc*es*e o saco, fazer o que né (sic)". Um
</line>
<line>
entrevista*o
</line>
</par><par>
<line>
**gumenta *ue, ness* f**e,
</line>
<line>
"a g*nte fica to*a
</line>
<line>
hor* no Youtube, procurando vídeo,
</line>
<line>
*ara
</line>
</par><par>
<line>
apre*de* *éc*icas, v*sualizar elas... sabe?", seguido d* concordân**a d*s demais.
</line>
<line>
* expectativa d*s serv*ço* prestado* p*la academ*a, *x*etuando-se *s veteranos em
</line>
<line>
campeon**os, e*a incerta. Um dos entrevi*ta*os que nunc* *a*ia p**t*cipa*o de *ampeo*a*os
</line>
<line>
diz que "temos o melho* professor *a ci*a*e e os apar*lhos *é (sic). Tipo as*im, falta a*guns
</line>
<line>
aparel*os, *as tá (sic) bom. Quando paguei p*ra trein** mesmo [treinam*n*o intensivo] pro
</line>
<line>
(sic) Leã* Dourado, **o sabia o que ia d*r". Outro entrevistado, que já havia p*rticipad* de
</line>
</par><par>
<line>
cam**onatos
</line>
<line>
c*ntra-ar*umen*a, **zendo
</line>
<line>
que "depend*
</line>
<line>
muit* mai* da g*nte do que do
</line>
</par><par>
<line>
*r*f*ssor, da academia.
</line>
<line>
Ma* achav*
</line>
<line>
*u* podia dar mais ajuda. Quando participei a primeira
</line>
</par><par>
<line>
v*z,
</line>
<line>
nem pense* nis*o [expectativas *m *ela**o a* f*sico e *écnica]". Outro à
</line>
<line>
entrevista*o
</line>
</par><par>
<line>
argumenta que "a adrenalina é g*ande. P*rece que s* d* *a*ar *m *r*inar pra (sic) campeonato,
</line>
</par><par>
<line>
* *egó*io fic* mais sér*o. A gente só *onvers* sobre *sso".
</line>
<line>
Por fim,
</line>
<line>
um d*s
</line>
<line>
entrevistados
</line>
</par><par>
<line>
disse qu* "quando m*u sens*i [mestre, professo*] me chamou [par* parti*i*ar do
</line>
</par><par>
<line>
c*mpe***to],
</line>
<line>
nem acredit*i. Aceitei de *oa. Paguei e *ui. Tem que confiar no *ara né (si*)
</line>
</par><par>
<line>
[referin*o-se ao desempenho *o professor em outro cam*eon*to, o qual ganh*u]. O pr*blema
</line>
<line>
foi *ep*is".
</line>
</par><par>
<line>
*ss*s depoimentos parecem conc*rdar co* dissociaç*o do pens*mento racio*al na a
</line>
<line>
busca *or serviços proposta p*r Arnould e Pric* (1993) * as expecta*ivas. Mesmo co*
</line>
</par><par>
<line>
aspec*os ne*ativos sen**
</line>
<line>
apont*dos em rela*ão aos se*vi**s
</line>
<line>
prest*dos pela *cademia
</line>
<line>
p*ra
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
participaç** no campeonato, parec* *aver uma dissonância entre o que * acad*mia ofe*ece e o
</line>
<line>
qu* se dese*a. A**sar de * estudo dos au*o*es *er **mo plano de investiga*ão *ma exper*ência
</line>
<line>
ex*raordiná*ia, os auto*es revelaram que a decisão pela aquisição *e serviç** motivados pelas
</line>
</par><par>
<line>
e*oç*es é
</line>
<line>
pouco d*liberad* e não as*ocia*a a avaliações d*
</line>
<line>
cus** ou te*po,
</line>
<line>
e*ta*do ma**
</line>
</par><par>
<line>
ligada à realização d* *lgo fora do ordinário, d* cotidian*. Assi*, *s exp*ctativ** são *agas,
</line>
</par><par>
<line>
poi s
</line>
<line>
os alunos-client** desejam desempe*hos *moc*ona*s intensos com o campeonato, sem
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Teresina, *. *9, n. 2, art. 1, p. 3-2*, fev. 20**
</line>
<line>
ww*4.f***et.com.br/re*ist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
OSS: Uma Investigaç*o *obre a Dissonância E**re o *ains**eam Ex*ectati*a-*esempenho
</line>
<line>
13
</line>
</par><par>
<line>
saber, com clar**a, qu*is alternativas os farão produzir. **st* ca*o, o sen*ei (pr*f*ss**,
</line>
<line>
mestre) po*su*u um *apel f*nd*mental na *q*isiçã* do se*viço, seja por a) **a narrati*a sobre
</line>
<line>
o ca*peonato, se*a por b) ser um r*ferenc*al para os alun*s.
</line>
<line>
E* rel*ção ao desempenho, dura*te o process* *e treinamento ***ensivo, muitos dos
</line>
</par><par>
<line>
a*unos se f*ustraram com o* *erviços
</line>
<line>
p*e*t*d*s pela a*a*emia. Um
</line>
<line>
*o* entre*ista*os disse
</line>
</par><par>
<line>
que "podia *er s**o melh*r. Tinha muita *nrolação no começo do treino. M*ita conversinha,
</line>
</par><par>
<line>
sabe? Ti*ha *ue indicar
</line>
<line>
os aparel*os certo*". *utro **trevistado a*gumentou *ue
</line>
<line>
"p*nha
</line>
</par><par>
<line>
mui*a carga
</line>
<line>
na gen*e (si*),
</line>
<line>
pare**n*o que tin*a qu* cons*guir tudo num d*a só". Sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
mesmo assunto, um e*tre*ista*o disse *ue "chegava em ca*a moído. No *utro d*a, eu ficava
</line>
</par><par>
<line>
*om o corpo t**o d*í*o". Alé*
</line>
<line>
disso, um e*t*evi*tado *pontou q*e "* horár*o er*
</line>
</par><par>
<line>
problemático" e que "tin*a (sic) apa*elhos estragados n* hora da mu*c*lação".
</line>
<line>
Contudo, qu**do e*am p*rguntados *obr* a sati*fação no final do *reino, os
</line>
<line>
entrevistados, com pou*as divergências, p*reciam concordar em existir um contentamento po*
</line>
</par><par>
<line>
ter p*ssado m*is uma fase
</line>
<line>
pa*a a*ingir o objetivo fi*al. Um d*sses
</line>
<line>
entrevistados di**e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
se*uinte frase: "ape*ar desses prob*e*inhas, a *ente sabe
</line>
<line>
que o dia *á (si*) chegando. Não
</line>
</par><par>
<line>
tem q*e ficar *eclamando não. Tem que preparar. Dep*nde muito da g***e. Eu, por ex*mpl*,
</line>
<line>
quando pass* o treino, acho bom, por*u* *ei que f*co mel**r para a c*pa (campeo*ato)".
</line>
<line>
V**ifi*a-se, a part*r d** relatos, que há uma inc*erên*ia no modelo expectat*va-
</line>
<line>
desem*enho-sa*isf*ção. Parece haver uma **ce*teza em relação às expectativas, mas, mesmo
</line>
<line>
assim, levados pela emo*ão, os atletas s* engajam nos treinamen*os ofereci*os pela academi*.
</line>
</par><par>
<line>
Dur*nt* o processo, d*vido à intensidade do treinamento e a outros fa*ores relacionados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
infraestrutu** da academia, os **let**
</line>
<line>
de*onstra*am haver um baixo *es*mpen** do *erviço
</line>
</par><par>
<line>
pre*tado. Con**do, há
</line>
<line>
*m a
</line>
<line>
s*t*s*açã* ao *érmin* de
</line>
<line>
*a*a trei*o e que o seu nível parece
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
intens*ficar à medi*a que va* se treinand*. Neste cas*, verifica-se uma inconsistên*ia
</line>
<line>
*a
</line>
</par><par>
<line>
relação entr* o de*emp*n*o p**cebido e * sa*isfação d*rante e*se proce*so, o que leva a *rer
</line>
<line>
que e*pectati*a* incertas e mo*ivadores inter*erem n* *elação des*mpenho-*atisfação.
</line>
</par><par>
<line>
Estes achados n*o *e*toam da*ueles
</line>
<line>
enc*ntrados
</line>
<line>
por Grimme**kh*ijsen * Po*u*bescu
</line>
</par><par>
<line>
(2017),
</line>
<line>
pois, p*ra
</line>
<line>
*les, os **lgam*nt*s
</line>
<line>
de sat*sfação pode* ser **ldados por vieses
</line>
</par><par>
<line>
*ognitivos in*tos, d*sen**deados por q*estões s*m*le* que envo*ve* o* julgam*ntos
</line>
<line>
dos
</line>
</par><par>
<line>
*liente*; bem *omo, vár*os aspectos influenciam as expec*ati*as, o desemp*nho e * sa*i*fação,
</line>
</par><par>
<line>
o* q*ai*, não
</line>
<line>
n*cessa*iamente, precisam ocorrer
</line>
<line>
nesta ordem cronológica. Ademais, *a*a
</line>
</par><par>
<line>
Ande*sen e Lar*en (2016) a for*ação
</line>
<line>
de u* julgamento de satisfação não * *m simpl*s
</line>
</par><par>
<line>
proce*so cogniti**-*a*ional. P*rtanto, mais *esqui*as sobre como o* processo* cognitivos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
vieses, q*e afetam a *a*isfação dos clientes, pod*m ajudar a e*tend*r melhor esse fenômeno.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, T*res*na *I, v. 19, n. 2, art. 1, p. 3-22, fev. 2022 www4.fsanet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. *. Fe*nandes, C. G. Costa F*lho, R. P. *aixeta, D. C. R*zende
</line>
<line>
*4
</line>
</par><par>
<line>
*.3 O campeonato e pós-*ampe*nato: emo*ões à *lor *a pele
</line>
</par><par>
<line>
Um dia an**s do *am*eon*to os a*leta* se *pro*tara* para a viagem para Bel*
</line>
</par><par>
<line>
*orizonte, o que permit*u que f*ssem *ecendo
</line>
<line>
com**tários e *pon*a**o sua* expectat*v*s
</line>
</par><par>
<line>
**rante * traj**o. No* dep*imentos, é possív*l percebe* a ansie*a*e dos at*eta* em relaç*o *o
</line>
<line>
campeonat*. *o grupo fo*a*, um *ele* argumenta que, na viagem, dizi* q*e "d*vi* ter
</line>
</par><par>
<line>
tr*inado ma*s as *uedas (golpes
</line>
<line>
que *errubam * oponent*)". Outro lembro* que f*ca*a
</line>
</par><par>
<line>
pensando que "nã* ganhou o peso pra c**gar *o limite (o limite de peso da c*te**ria d*le)" e
</line>
</par><par>
<line>
que "isso
</line>
<line>
faz
</line>
<line>
diferenç* [ent** ganhar e perder]". Qu*ndo perguntados *obre as emoçõe* que
</line>
</par><par>
<line>
sentir*m, os at*etas d**onstrara* que estavam, con*orm* fala de um *ele*, *om a* *moções
</line>
<line>
"à flor da pe*e" e que "v*i se* difícil *ormir *q*i (na via***)".
</line>
<line>
*rgumentados s*bre o que *ensa*a* sobre o **einam*nto ofer*cido pela academia no
</line>
<line>
momento da viagem e d*rante o *amp*on**o, * maioria deles demo*s*rou-se incerta sobre sua
</line>
</par><par>
<line>
preparação e que "só dava pra (sic)
</line>
<line>
saber quando ch*gass* a *u*a", disse **
</line>
<line>
d*les. Outr*
</line>
</par><par>
<line>
ar*um*n*o* que ele não *oi orientado sobre lesões e respectivos procedi*entos e "*e
</line>
<line>
*contecer, não sei se vai t*r médico"; afir*ati** q*e teve conc*rdâ*cia dos demai*. *ontu*o,
</line>
</par><par>
<line>
*odos pareciam es**r *e*ermi*ados a enfrentar e*ses me*os: "tem que ser
</line>
<line>
*uer*eiro",
</line>
<line>
di s * e
</line>
</par><par>
<line>
um; out*o bradou qu* "isso
</line>
<line>
nã* é pra (sic) *ualquer um não. Tem que ter
</line>
<line>
cora*em". Es*as
</line>
</par><par>
<line>
frases dem*n**ram
</line>
<line>
qu* é a busca por emoç*es a impulsio*adora que supera as incer*eza*
</line>
</par><par>
<line>
derivadas dessa *xpe*iê*cia.
</line>
<line>
Eles *oram questiona*os sobre o *oc*l de *stadia e a *li*en*ação, que usufruiriam.
</line>
</par><par>
<line>
T*mbé*, pare*iam des*o*hecer, em muitos aspectos o *ue seria
</line>
<line>
*fe*ecid*. U* deles disse
</line>
</par><par>
<line>
"eu, p*r exemplo, *ão tava (sic) nem *í com *sso não", concordando *s demais. Outro *isse
</line>
<line>
que "se t*vesse c*ma e comida tava (s*c) valen*o. O qu* importa * a a*rena*ina". Mais uma
</line>
<line>
v**, *s emoções pa*ecem s*primir * racionali*ade e tornar as expec*ativ*s inc**tas.
</line>
</par><par>
<line>
Em
</line>
<line>
rel*ção a* desempenho do
</line>
<line>
serviço, q*and* question*d*s sobr* as i*s*al*ções, u*
</line>
</par><par>
<line>
dos atletas diss* q*e "dava pro (sic) galh*, mas po*ia ter sido melhorzinho (* qua*to). Ficar
</line>
</par><par>
<line>
q*atro [h*mens] de*tro de um cu*ículo foi *arra [ruim]". *utro
</line>
<line>
entrevi*tado complementa
</line>
</par><par>
<line>
dizendo q*e "realme*te *ra pequeno. Nã* dava nem para t*einar as técnicas". Sobre o café da
</line>
<line>
manhã do hotel, u* atleta disse que "ainda bem *ue levei meus shakes (bebi*as proteicas). O
</line>
</par><par>
<line>
café não da*a nem
</line>
<line>
pro (sic)
</line>
<line>
ga*t* (referindo-s* à **cessidade de uma alim*ntação m*is
</line>
</par><par>
<line>
adequada para * l*ta)".
</line>
</par><par>
<line>
A**s o prime*ro d*a, os
</line>
<line>
atle*as conduziram-se às
</line>
<line>
*ependências *o l*cal ** lut*. A* s*
</line>
</par><par>
</page><line>
p***ararem para a **ta, tod*s *s entrevistad*s foram *nâni*es em descr*v*r a **s*edade e a
</line>
<line>
R*v. FSA, Tere*i*a, *. 19, n. 2, *rt. 1, p. *-22, *ev. 202* www4.fs*net.c**.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
OSS: Uma Inve**i*aç** Sobre a Diss*nâ*cia **tr* * Mainstream Exp*ctativa-Dese*p*nh*
</line>
<line>
15
</line>
</par><par>
<line>
em*çã* env*lvidas nesse mo*ento. "* coraç*o *a *en*e vai a mil", de*creveu um. "Só de ver
</line>
</par><par>
<line>
aquele tan*o de *ente lá fora pr* (sic) v*r gente a
</line>
<line>
lutar, já fico ansioso", ap*ntou o*tro. No
</line>
</par><par>
<line>
mo*en*o das chamadas para a lu*a, u* dos entrevistados d*sse: "quando ch*mou o meu
</line>
</par><par>
<line>
nome, meu coraç*o tava (s*c) *ulando
</line>
<line>
pra (sic) garga*ta". Alguns ent*e*ista*os (três)
</line>
</par><par>
<line>
concor*aram qu*, *uran*e a*gumas lut*s, a *moçã* o* dom*no* e que isso pode t*r
</line>
<line>
*nf**enciado ** sua **rrota. Os outro* se disse*am **ntrola*os e qu* os res*ltados refletiram
</line>
<line>
as diferenças de técnicas e de treinamen*os *ntr* ** atlet*s.
</line>
<line>
Os resultados fin*i* *oram *s *e*uintes: *m at*eta foi c*mpeão de sua categoria (ad*l*o,
</line>
</par><par>
<line>
*es*
</line>
<line>
pluma), um
</line>
<line>
vi*e-campeão (adulto, pesa**),
</line>
<line>
trê* e* terc*iro l*gar (um m*ster, m*io
</line>
</par><par>
<line>
pesado, dois adultos,
</line>
<line>
sen*o *m peso
</line>
<line>
p*na e o*tro médio), o*tro *pen*s
</line>
<line>
co* participaçã*
</line>
</par><par>
<line>
(ad*lto, *eso leve) e
</line>
<line>
*utro
</line>
<line>
de*cl*ssificado por *O
</line>
<line>
(não compareci*ento), devido a **a
</line>
</par><par>
<line>
distensão m*scular. O campeão e o vice-campeão argumentaram que a **tória foi associada,
</line>
<line>
em part*, ao tr*in*mento int*nsivo, mas que, em *aior parte, r*laciona-se ao *eu próprio
</line>
</par><par>
<line>
esforço, dizendo q*e "a gente *ofre (*eferindo-se ao treinam*nto), mas tem o re**ltado".
</line>
<line>
O
</line>
</par><par>
<line>
qu* não **nseguiu ob**r qualquer premiaç*o (classific*do co*o par*icip*nte), além
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
re*o*ç*r a n*ces*idade de ter qu* trein*r mais, argu*entou que "ago*a não pa*o nunca mais. A
</line>
<line>
se*sação * *uito boa, mesmo com as dific**da*es (do tr*in*mento * dos problemas aponta*os
</line>
<line>
anteriormente)".
</line>
<line>
Assim, *erc*be-se *elos de*oimentos que, apesar das d*fi*u*d*des relacionadas ao
</line>
<line>
treinamento e a *lgun* a*pectos n*gati*os dos serviços pres*ados pe*a academia, a satisfaç*o
</line>
<line>
*er**, da maior*a dos atletas, * relativamente a**a, gerada pelas for**s *moções provocadas
</line>
</par><par>
<line>
pelo o ambiente e pe*a luta em si, *o dia
</line>
<line>
do campeo*ato. Mais uma vez, *em*nstra que a*
</line>
</par><par>
<line>
emoções *xerce* um papel *u**ame*tal na dissociaçã*
</line>
<line>
da r*lação expectat**a-resultado,
</line>
</par><par>
<line>
como geradora *e (in)***isfaç*o.
</line>
</par><par>
<line>
*stes resultados
</line>
<line>
co*robor*m aque*es encontrados tanto por Grimmelikhuijsen e
</line>
</par><par>
<line>
Porumbescu (2017), quanto p** Forero e Gómez (201*), c*jos estudo* empíricos
</line>
<line>
demo*st*ara* di*sonância da *atisfaçã* com relaç*o à diferen*a exp*ctativa-desemp*nho.
</line>
<line>
4.4 Resultados gerais
</line>
<line>
A Figura 1 apresen*a o* res*ltados gerais da p*squ**a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina P*, v. 19, n. *, art. 1, p. 3-22, fev. 20*2
</line>
<line>
www4.*sanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. F**nand*s, C. G. Co*ta Filho, R. *. Caix*ta, D. C. Re*ende
</line>
<line>
16
</line>
</par><par>
<line>
Figura 1: Resumo d** resul*ados
</line>
</par><par>
<line>
Fases
</line>
<line>
Treiname*to
</line>
<line>
Camp*onat* e pós-ca*peonato
</line>
</par><par>
<line>
Expectativa
</line>
<line>
Incerteza e* relação a diversos
</line>
<line>
Inc*rte*a em r*lação ao es*erado *ara
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
</line>
<line>
ap*relhos utilizados,
</line>
<line>
*ísica.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
tr*inamento e
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
*e*ult*dos
</line>
</par><par>
<line>
D*sempenho
</line>
<line>
Baixo
</line>
<line>
de*em*enho
</line>
<line>
e*
</line>
<line>
alguns
</line>
<line>
O grupo demons*rou vár*as fal*as *o
</line>
</par><par>
<line>
aspe*tos do serviço d* a*ademi*:
</line>
<line>
serviço *ara au*iliar no ating*mento
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
ap**elh*s utilizados,
</line>
<line>
do objet*vo de passar pelo *reinamen**
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
horá*io de tr**nam*nto *
</line>
<line>
e de ganhar * *ampeon*to.
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
altas **igênc*as fís**as
</line>
</par><par>
<line>
(In)sati*fação
</line>
<line>
Mescla *e satisfa*ão e i**atisfação a
</line>
<line>
*a*i*façã* alt*, com diversos
</line>
<line>
cada t*einamento:
</line>
<line>
compon*ntes do grupo, de*onstrando
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
satisfação gradual ao perceber a
</line>
<line>
*o*tentamento em, simples*e*te,
</line>
<line>
evolução física e técnica e
</line>
<line>
estar p*rtic*p**do d* c*m*eo*at*,
</line>
</par><par>
<line>
</line>
<line>
in*atisfação por não alc*n*ar
</line>
<line>
*arre*ada de forte emoção.
</line>
<line>
melhores resultad*s f*sicos e
</line>
<line>
</line>
<line>
Satisfação, relativamente, *ais alta **
</line>
<line>
técnicos ao t**mino do cic*o *e
</line>
<line>
que as *encionada* em o*tras fases,
</line>
<line>
t*einamen*os
</line>
<line>
co**elacionad* aspec*os de sup*raçã*
</line>
<line>
no* trei*amen*os e de fort* emoção e*
</line>
<line>
*artic*par do campe*nato c*m*
</line>
<line>
catalisadores dess* sa*isfaçã*.
</line>
</par><par>
<line>
Obser*ação
</line>
<line>
Percebe-*e
</line>
<line>
*erta
</line>
<line>
dissociaçã*
</line>
<line>
*o N*s*e
</line>
<line>
caso,
</line>
<line>
h*
</line>
<line>
in*e*tezas
</line>
<line>
so*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
modelo
</line>
<line>
expectati*a-desempenho-
</line>
<line>
ex**c*ati** e, *ova*ente, p*rece ha**r
</line>
</par><par>
<line>
satisfação, principal*ente no que
</line>
<line>
di*so*ância
</line>
<line>
na
</line>
<line>
relação
</line>
<line>
desempen*o-
</line>
</par><par>
<line>
tange
</line>
<line>
à
</line>
<line>
r*la*ão
</line>
<line>
desempen*o- s*tis*ação.
</line>
</par><par>
<line>
sa*isfaç*o.
</line>
<line>
Fonte: elaborado pel*s au*ore* a parti* dos r*sultados d* pesq**sa (201*).
</line>
<line>
Observ*-se que, *e for*a *eral, há um* di*sociaç*o na rel*ção expectativa-
</line>
</par><par>
<line>
desempenho-satisf*ç*o, d**o*stran*o que há *ma indefi*ição das expectativas sobre
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
treiname*to e sobre o c*m*e*nat*, além de de*onstrar **e a relação entre o desempenho
</line>
<line>
o*tido pelo* se*viços pre*tados pela academ*a e * s*ti*fação em cad* fa** f*i divergente em
</line>
<line>
*ev. FSA, Ter*sina, v. 19, n. *, art. 1, p. 3-22, fev. 2022 w*w*.fsanet.c**.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O*S: Uma I*ve*t**ação *obre a Dissonância Entre * *ain*tream Expectativa-D*s*mp*nho
</line>
<line>
17
</line>
</par><par>
<line>
rel*ção ao mode*o *e necessidades, o qual pro*õe
</line>
<line>
que, q*ando o resultado fica abaixo das
</line>
</par><par>
<line>
ex*ectat*vas, o cliente fica insat*s*eit* (SCHNEIDER; BOWE*, 2000). É importante *estacar
</line>
<line>
q*e Chies* *t al. (2020) apo*tara* qu* os serviços rel*cionados à prepara*ã* de atl*tas
</line>
</par><par>
<line>
constituem-se como a*tamente int*ngíveis, variáve*s * p*rsonali**dos, prejudi*ando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
expectativa do* clientes. A Fi*ura * demons*ra uma re*resentaç*o de*sa d*s*ociaçã* en*re
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Gap
</line>
<line>
observado
</line>
</par><par>
<line>
Médio
</line>
</par><par>
<line>
Baixo
</line>
</par><par>
<line>
Not*.: área ra*hur*da representa o result**o ** sa*isfação esperado, segu**o o par*digm* mainst*eam d* rela*ão
</line>
<line>
ex*ectativa-*esempenho-sat*sfação.
</line>
<line>
Fonte: elaborado pe*o* autores a partir da *nálise dos resultad*s encon*rados (*019).
</line>
<line>
5 *ON*IDERAÇÕ*S F*N*IS
</line>
<line>
O objeti*o d* e*tudo foi o *e *n*lisar as relações entre as dim*nsões ** expecta*iva-
</line>
<line>
resultados-sa**s*ação na pr**t*çã* de serviços de prepara*ão *ara *ampeonatos d* u**
</line>
</par><par>
<line>
a*ademia de ji*-*itsu, co*p*rando essas relações *os modelos de
</line>
<line>
necessi*ad* e d*
</line>
</par><par>
<line>
experiê*ci*s.
</line>
</par><par>
<line>
De *orma g*r*l, parece *aver *ma dissociação, ne*se caso, n* mo*elo
</line>
<line>
de necess*da*e,
</line>
</par><par>
<line>
haja v*sta que as *xpecta*ivas em *ela*ão aos diversos aspecto* desse ser*iço
</line>
<line>
eram inc*rtas.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. *9, *. *, art. 1, p. 3-*2, fev. 2022 www*.**an*t.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
R. B. *ern*nd*s, C. G. Costa Filho, R. P. Cai*eta, D. C. Rezende
</line>
<line>
18
</line>
</par><par>
<line>
Nes*e caso, não há fo*ma*ão de um cor*o concreto co*parativo, que *er*ita relaciona*
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
r*sultad* * s*nsação de satisfação *u insati*faç*o. **sse caso, durante o treinament*, hou*e
</line>
</par><par>
<line>
u*a dissocia*ão entre o resultad* baixo e a satisfaçã* mediana e,
</line>
<line>
gradativame*te,
</line>
</par><par>
<line>
aumentando. Essa dis*on*nci*, como já abordado
</line>
<line>
por Arnoul* e Price (1993), parece estar
</line>
</par><par>
<line>
for*emente ligada às
</line>
<line>
**oções desejada*, **zendo com que os atletas relevem supe*em e
</line>
</par><par>
<line>
aspectos negativos do serviço.
</line>
<line>
Tam*ém, durante o camp*onato, as exp*ct*tiv*s eram incert*s e, novamente, os baix*s
</line>
<line>
resultados a**ançad*s **m alguns aspe**o* do **rviço destoaram d* satisfação alcan*a*a co*
</line>
<line>
a pa*t*cipa*ão. Outra vez, agora de *o*ma ma*s i*ten*a, as forte* emoções env*lvidas dur*nte
</line>
<line>
as lutas, fizera* com *ue os atlet*s supri*issem percep*ões n*g*tivas do serviç* em pr*l da
</line>
<line>
satisfação alcançada c*m * participação no c*mpeonato.
</line>
<line>
Mais uma *ez, a pes*uisa dem****ra *ue há u** diss*nância *ntre a relaç*o a)
</line>
<line>
resultados a*ca*ç*dos co* o ser*i*o e b) sat*sfação *e*al. Após *s atleta* se*em co*vi*ados a
</line>
</par><par>
<line>
re*letire* sobre essas *ariáveis,
</line>
<line>
co**i*mara* que houve vári*s e*r*s por *arte d**es e
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
trei*amento, m*s q*e, de forma ger*l, *st*v*m muito *atis*ei*os com tud* e que continu**ã* *
</line>
</par><par>
<line>
*artic*par dos c*m***natos utiliza*do-se do treinam*nto
</line>
<line>
intensivo *a mes*a acad*mia,
</line>
</par><par>
<line>
mes*o depois d*s *n*ati*f*ções **m o camin*o tr*lhado para par**cipar do c*mpeonato.
</line>
</par><par>
<line>
Assim, para esse tipo de se*viço, o qual envolve
</line>
<line>
clientes
</line>
<line>
qu* d*sejem evoluir
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
partici*ar ** competições, *a*ece-se adequar mais ao modelo de experiências de uma forma
</line>
<line>
um *anto contro*e*sa: a superaç** de desa*ios e * f**te apelo emociona*, aliado* às narrativ*s
</line>
<line>
*o pr*fessor p*re*em suplantar as a*ver*i**d*s en****radas durante *o*o o processo.
</line>
<line>
Para *plicações geren*ia*s, abre-*e * perspectiva de u*a análise dif*re**iada baseada na
</line>
<line>
ve*ificação de o*jetivos dos c*ientes e nos mei*s que conduzem à s*peração das a*vers*d*des
</line>
<line>
pa*a o atingim*nto desses objeti*os em serviços **e p*ssue*, em suas atividad*s-meio,
</line>
<line>
aspectos negati**s, tais co*o acade*ias e es*olas. Contudo, os resultado* encontrad*s d* que
</line>
<line>
há uma desvin*ulaç*o entre expectativas, dese*p*nh** * satisf*ção g*ral sobre determin*do*
</line>
</par><par>
<line>
serviços de*e* ser analisados
</line>
<line>
com cautel*,
</line>
<line>
pois, por m*is **e o*
</line>
<line>
c*nsumidores con*i*am
</line>
</par><par>
<line>
*e*onstrar
</line>
<line>
satisfação final em serviç*s com proce*sos inte**ediários de *édi* e baix*
</line>
</par><par>
<line>
desem*enhos, pode haver desistên*ia do se*vi*o por parte do consu*idor ao avaliar
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
*esempenho de aspectos do *erviço no meio do processo,
</line>
<line>
de*o*strando que a relaç*o
</line>
</par><par>
<line>
*xp*ctati*a-desempenho-satisfação *ão deve ser ignorad*.
</line>
</par><par>
<line>
U* limi*a*or dessa pesqu*sa que me*ece ser *estac*d* e que potencia*iz* o*tros *studos
</line>
</par><par>
<line>
está lig*do a* fato de que o *rupo
</line>
<line>
fo*a* foi con*uz*do *omente ao f*n*l
</line>
<line>
do ca*p*o*ato,
</line>
</par><par>
</page><line>
r*aliz*ndo, en*ão, do *rtifício de res*ate d* mem*ria dos a*let*s sobr* as di*ers** fases de
</line>
<line>
Re*. F*A, Teresina, v. 19, n. 2, art. 1, p. 3-*2, fev. 2022 www*.*sanet.com.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
O*S: U*a Investigaçã* S*bre a *iss*nância Entre o *ainstream *x*ectat*va-D**emp*nho
</line>
<line>
19
</line>
</par><par>
<line>
antes, durante e depo** do treina*e*to * do campeona*o, sendo, esse *lt*m*, *enos
</line>
<line>
i*flue*ciado pelo lap*o temporal. Dessa forma, suge*e-se que u*a imersão seja conduzida
</line>
</par><par>
<line>
sobre
</line>
<line>
as *ive*sas fases do servi*o e do c**peo**to, em si, para que sejam extraíd*s
</line>
</par><par>
<line>
inf*rmações mais precisas *o*re as dimen*ões d* ex*ectativ*, d* resultado* e d* sati*façã*.
</line>
<line>
A**m diss*, *bre-se caminho para u* est*do mais amplo, en*olvendo mais casos e
</line>
</par><par>
<line>
a*ordando, mais profu*damente,
</line>
<line>
qu*is os *spe*tos e*ocionai* e ince*tez*s
</line>
<line>
in*luenciam
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
di*sonâ**ia en*ont*ada, poden*o co**ergir em um instrument* de pesquis* qua*titat*vo, q*e
</line>
<line>
*er*ita uma gene*alização d* pesqu*sa e po*sa demonstrar a disso*ânc*a nas relações
</line>
<line>
expectati*a-r*sult*do-*atisfa*ão.
</line>
<line>
REF*RÊN*IA*
</line>
<line>
*NDERSEN, S. C.; LARSEN, M. H. Cogni*ive Bi*s*s *n Performan*e Evaluations. Jour*al
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R. B. Fer*a*des
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*. P. Ca*xet*
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D. C. Rez*nde
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1) concep*ão e planejamento.
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X
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<line>
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X
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<line>
*) a*álise e interpr**ação dos dad*s.
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<line>
X
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<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) elabora*ã* do rascunho ou na revi*ão crítica do *onteúd*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovaçã* da ver*ão f*nal d* manuscrito.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
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Rev. *SA, Teresina, v. 19, n. 2, art. *, p. 3-22, fev. 2022
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