<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 2, art. 2, p. 23-48, fev. *0*2 </line>
<line> I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.2.2 </line>
</par>
<par>
<line> Uma R*visão Cienciométrica da Govern*n*a e dos Con*li*os em E**resas Familia**s </line>
<line> A Scientom*tric Review *f Gov*r*ance and C*nflicts in Fa**ly Bu*inesses </line>
</par>
<par>
<line> M*aci* Porto *e*reira </line>
<line> M*stre em Sistemas de G*st*o pela Universi***e Federal *luminense </line>
<line> Dout*rando em A*ministraçã* pela Universida*e d* Grande Rio </line>
<line> E-mai*: moacir.fe*re*ra@unigr**rio.br </line>
<line> J*si* Simeone Gom*s </line>
<line> **s-Doutor*do em Administra*ã*. Universi*ad Carlos II* de Madrid, UCIIIM, E*pan*a. </line>
<line> Doutor em Ad*ini*tr*ção p*la Univer*id*d* Federal d* Rio *e Janeiro </line>
<line> Prof*ssor do Programa de Doutorado d* Universidade d* G*a*d* Ri* </line>
<line> E-mai*: jos**.gomes@unigranri*.e*u.br </line>
<line> F*ávio Breta*ha Freir* </line>
<line> *e*tre em Engenharia de Tra*sport* p*la UFRJ </line>
<line> Só**o *ire*or da Lut* Consultor** </line>
<line> E-mail: fl*viobre*anha@luth.*om.br </line>
</par>
<par>
<line> *ndereço: M*acir Por*o Ferr*ira </line>
<line> Edito*-*hefe: Dr. To*ny Kerley de Al*nca* </line>
</par>
<par>
<line> R*a Professor José de S*u*a Herdy, *160 - Jar**m Vint* </line>
<line> Rodrigues </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> Cinco de </line>
<line> A*osto, D**ue de </line>
<line> Caxias </line>
<line>-</line>
<line> RJ, </line>
<line> 25071-202, </line>
</par>
<par>
<line> B*asil. </line>
<line> Art*go recebido em 26/08/2021. Ú*tima v*r*ão </line>
</par>
<par>
<line> Endere*o: Josir Si*eon* G*mes </line>
<line> *ecebida em 09/*9/2021. Aprovado em 10/0*/2021. </line>
</par>
<par>
<line> Rua P*ofe*s*r José *e Souza Herdy, 1160 - Ja*dim Vinte </line>
</par>
<par>
<line> e </line>
<line> *in** de </line>
<line> Agos*o, Duqu* de </line>
<line> Cax*a* </line>
<line>-</line>
<line> RJ, </line>
<line> 25*71-202, </line>
<line> Avaliado pe*o si*tema Triple Rev*ew: Desk Review a) </line>
</par>
<par>
<line> B*a**l. </line>
<line> p*lo Editor-*hefe; e b) Doub*e Bl*nd Review </line>
</par>
<par>
<line> En*ereço: Fláv*o Bretanha Freire </line>
<line> (avaliação *eg* po* dois avaliadores da área). </line>
</par>
<par>
<line> Av F*ankli* Roo*evelt 39/sala 1120, Rio de Ja*eiro. </line>
</par>
<par>
<line> CEP: 20*21-1*0, Brasil. </line>
<line> R*visão: Gramatical, Normativa e *e Formata**o </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Ferreira, J. S. Gomes, F. B. Freir* </line>
<line> 2* </line>
</par>
<par>
<line> *ES*MO </line>
</par>
<par>
<line> O </line>
<line> obje**vo d*st* t**balho é </line>
<line> fo*necer *ma compr*ensão do sta*u* quo e da *endência das </line>
</par>
<par>
<line> pesquisas s*b*e *onflito de i*teresses em emp*e**s *a**liares, ident*ficando as </line>
<line> difere*te* </line>
</par>
<par>
<line> form*s de mate*ializaçã* desse </line>
<line> t*po de conflito, além de propor algumas m**idas de </line>
</par>
<par>
<line> mitigaç*o para reduzir os impacto* d* imagem, d* reputaçã*, d* f*nanceiro e legal regulatório </line>
<line> *as firma*. E*ta pesquisa utiliza * revisã* c*enciométrica da pesquis* de c*nflito de i*te*esses </line>
</par>
<par>
<line> e gov*rnança </line>
<line> cor*orativ* e *mp**sas *a*i**ares en*re 1*9* * 201*, </line>
<line> por *e*o de </line>
<line> a*ális* de </line>
</par>
<par>
<line> palavra*, </line>
<line> a**lise de *oauto*, anális* *e *eriódico, a*álise de instituição e an*lise de país. </line>
</par>
<par>
<line> Após refino, um total de *6 registros bibliográfico* da </line>
<line> base de dados da Scopus </line>
<line> foi </line>
</par>
<par>
<line> sele*ionad* e analisado. Introduz*mos discu*ind* os pro*l*mas d* agência que a governan** </line>
</par>
<par>
<line> cor*orativa en*renta e como </line>
<line> e*es se manifestam </line>
<line> nas </line>
<line> empresas familia**s, como conflitos d* </line>
</par>
<par>
<line> interesse, a saber: (a) a*ionis*as e administrado*es </line>
<line> (Agency Problem I), (b) acionist*s </line>
</par>
<par>
<line> contr*lad*res familiares e acion*stas nã* controlad*res minori*ário* (Agen*y Prob*em II), (c) </line>
<line> acionistas e cre*ores (Agency Proble* II*), e (d) acionista* da família e membros *a família </line>
<line> em *eral que não ac*onistas, nem ad*inistradores e nem **mbros do cons*lho (Agency </line>
</par>
<par>
<line> Pr*blem IV). Posteriormen*e, *nalis*m*s o conflito </line>
<line> principa*-principa*, existente </line>
<line> entre </line>
</par>
<par>
<line> a*ion*s**s familiares e o*tros a*ionistas. *s resul*ados revelam uma lacun* do *a*po d* </line>
</par>
<par>
<line> pesquisa *e práticas de gov*rn*nça v*ltadas para *ra*amen*o de conf*it*s de interesses </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> empresa* *amiliares com *o*o nos colab*rad*re* * prestadores de s*r*iços que não sejam </line>
<line> membro* da família, a*ionistas, mem*ros do co*selho e nem *es*ore*. </line>
<line> Palav*as-chave: Conf*itos d* Interesse. Empresa* Fami*ia*es. G*vernança Co*porati*a. </line>
<line> ABS*R*CT </line>
<line> The objec*i*e o* t*is wo*k is to pro*ide an und*rstand*ng of the s*atus quo and the trend o* </line>
<line> research o* conflic*s of interest in such co**anies, ident*fying th* different forms of </line>
<line> materializatio* of this typ* of con**ic*, in addition to *roposi** *ome mi*igation *easures to </line>
<line> reduce *he im*a*ts of im*g*, of *epu*atio*, f*nancial and legal regulatory fr*mework in firm*. </line>
</par>
<par>
<line> *his research use* the sciento*etr*c revi** o* the </line>
<line> confli*t of inter*st and corporat* </line>
</par>
<par>
<line> go*ernance and family busine*ses *esearc* between 199* and 2019, th**ugh wor* analysi*, </line>
<line> co-aut*or analysis, journal analysis, i*stitu**on analysis *nd cou*t** *n*l*sis. A*t*r refi*ing, a </line>
</par>
<par>
<line> total o* 46 b*bl**graphic re*ords from the Scopus </line>
<line> database w*re *el*cted </line>
<line> and </line>
<line> analyzed. We </line>
</par>
<par>
<line> introdu*e </line>
<line> by discuss*ng the agency problem* t*at </line>
<line> *orp*rate gover*an*e fa*e* </line>
<line> *nd how they </line>
</par>
<par>
<line> man*f*st themselves in fam*ly businesses, </line>
<line> as con*li*t* of inte*est, *amely: (a) sh**eh*l*ers </line>
</par>
<par>
<line> and man*g*rs (Agency Problem *), (b) fa**** *ontrol*ing shareholders and n*n-controlling </line>
<line> shareholders minority **areholder* (*g*ncy Pro*lem II), (c) s*ar*hol*e** and cr*d*tors </line>
<line> (Ag**cy Problem *II), and (d) family shareh*lders and f**il* m*mbe*s in general other *han </line>
<line> share*olde*s, directors ** board membe*s (Agency Pro*lem IV). Afte*war*s, w* a*al*ze the </line>
<line> main-main **n*lict, existing *e**een fam*ly sh*reh*lders a*d oth** s*areholder*. *he res**ts </line>
<line> reveal a gap in the *ield of *es*arch on go*ernance practi*es aimed at *ealing with *o*fl*cts *f </line>
</par>
<par>
<line> intere*t in f*mily busines**s **th focu* on employees a </line>
<line> and *ervic* pro*iders who a*e not </line>
</par>
<par>
<line> f*m*ly **mber*, shareholders, board m*mbe*s or managers. </line>
<line> K*y*ord*: Conf**cts of Inte*est. Fa**ly Bu**nesses. C*r*or*t* Governance. Managem*nt </line>
<line> Control Syste*. </line>
</par>
<par>
<line> *e*. FSA, T*re*ina, *. 19, *.2, art. 2, p. 23-48, *ev. *02* </line>
<line> www4.f*ane*.**m.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Revi*ão C*enciométrica da Governança e dos Conflitos em *mpre*as Familiares </line>
<line> 25 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTRODUÇÃ* </line>
</par>
<par>
<line> Ao pesquisarmos arti*os com as palavras-cha*es "confl*tos de interesse", "e*pr**as </line>
<line> fami*i*res" e "g*vernan*a corpor*ti*a", *e*ific*u-se a exi*tên*i* de um* lacuna de estudo* </line>
</par>
<par>
<line> conciliando t*dos e**es te**o* e pa**vras-ch*v*s. Mesmo *os Estados Unido*, on*e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> p*op*ieda*e é *elativamente dispersa, segundo *a Po**a *t </line>
<line> al. (1999) e Ander*o* e Reeb </line>
</par>
<par>
<line> (200*), *s famílias estão *resentes em *m terço do S&P 500 * *espond*m p*r *8% do </line>
</par>
<par>
<line> p*trimôn*o l*q*ido em c*rculação. Além dis*o, pesqu**as rece**es do*umentam </line>
<line> qu* a* </line>
</par>
<par>
<line> empresa* familiare* apresent*m d*ferenças *ignific*tiva* e* r*lação às *mpresas nã* </line>
<line> fami*iares em muitas dimensões con*ábeis, inclu*nd* ass*met*ia de info*maçõe*, qual*dade </line>
<line> dos ganhos, governança corpor*t*va, valor da em*resa e desempenh* (CHAU; G**Y, 201*). </line>
<line> Em resumo, é evid*nte * impor**ncia dessas empre*as n* socied**e em todo o mu*do. </line>
</par>
<par>
<line> Empresa* familiares "mo*t*am determin*das *a**cteríst*cas diferentes da* </line>
<line> demais </line>
</par>
<par>
<line> org*niza*õe*, com* </line>
<line> os valores, </line>
<line> os *aço* </line>
<line> *e se*s membros, o proc*sso suc*ssór*o, a rel*ç** </line>
</par>
<par>
<line> entre família e empresa e a figura do fundad*r, </line>
<line> que form*m a ident*dade *as </line>
<line> empres*s </line>
</par>
<par>
<line> *ami*iares" (TRO*COLI; LI*BO*, 2018). </line>
</par>
<par>
<line> ** pec*liaridades *as em*re**s fami*i*res são ev*de*tes e "é por causa </line>
<line> dessas </line>
</par>
<par>
<line> particularidades que * *r*ciso uma f*r*a dif*rente de analisar e*sas empresas, *anto *e*ant* * </line>
</par>
<par>
<line> p*ocesso sucessó**o, q*anto </line>
<line> aos o**r*s d*f*renciai* ofe*e*ido* por u* fundado* que </line>
<line> pr*cisa </line>
</par>
<par>
<line> pensar na passag*m da direção do *eu negóc*o" (TROCCOLI; LI*BOA, 2018). </line>
<line> N*s empres*s famil**res "é comum que o* mem*ros da famí*ia participem da *estão </line>
</par>
<par>
<line> de for*a prof**sional, mas também é comum a </line>
<line> gestão ser feita por pessoas **m pre*aro </line>
</par>
<par>
<line> *rof*ssional para a função ou que s*mples*ente </line>
<line> estão lá apenas a título de remu*era*ão </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> pou*o co*tribuem *ara o </line>
<line> sucesso do n**ócio" (***ADO apu* PAN et al., 2019). **nd* </line>
</par>
<par>
<line> sobre profi*sionalismo *esse perfil de e*presa, gerentes * diretores *requ*ntemente mist*ram </line>
<line> senti*ent*s e caracter*sticas pes*oais. Nesse sent*do, </line>
<line> (...) em bus*a de *oluções às suas nece*sidade* in**vi*uais, os *em*ros da famíli* </line>
<line> pod*m colocar o emocion** de tal forma que tran*põ* o nível racional das coi*as e </line>
<line> co*ocam em r*sc* a organização, *br*gando a tomada de decisões que po*em, ao </line>
<line> i*vés *e *oluc**nar, ge*a* ma*ores confli**s e por fim rupturas. (MA*ED* ET Al., </line>
<line> 2019). </line>
</par>
<par>
<line> Empresas fa*i*iares têm níveis mais **e*a*os de </line>
<line> conf**to cog*itivo. Esse </line>
<line> se </line>
</par>
<par>
<line> m*te*ializa t*nto no serv*ço qu*nto nas tarefas de controle. Além disso, a demonstrada </line>
</par>
<par>
<line> co*re*ação *egati*a *ntre con*li*o cognitivo e uso d* conhec**ento e habilidad*s *ufoca </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 2, *rt. 2, p. 2*-48, fev. 20*2 www4.fsanet.com.b*/rev*s*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. *. Ferreira, J. S. *o*es, F. B. Fre*re </line>
<line> 26 </line>
</par>
<par>
<line> compartilhamen*o de informações e apren*iz*gem *ol*tiva (ZONA, 2*14). O confl*to </line>
<line> co*nitivo desencadeia c*nfl*to de relacionamen*o e *esconfor*o p*ssoal (JEHN, 1995), o que </line>
</par>
<par>
<line> ratif*ca vis*o de Zona (2014), pois há a </line>
<line> tendência re*uzida de coope*a* e u*ilizar comitês </line>
</par>
<par>
<line> t*cn*cos ou tem*ti*os nesses ambi*ntes. **s** forma, destaca-se o iminente * frequente </line>
<line> conf*ito de interesse. </line>
<line> Os conflitos d* in*eresses *xpõem muitas vezes as famílias p*rante a *oci*dade. Po* </line>
<line> *sso * importâ*c*a de hav*r u*a ev*lução na ma*eira de *e*sa* da f*mília </line>
<line> empresári*. Quanto maior o n*vel de capacitação das fam*l*as e*presár*as, m*ior </line>
<line> s*rá a cont*ibuição *a*a o desenvolvimento dos negócio*. (RI*C*, 200*). </line>
<line> Portanto, a pres*nça de dois co*se*h*ir*s ex*ern** à e*presa, rec*uta*os e escolhidos </line>
<line> por *erceiro é fundamental p**a que o con*elho de admini*tra*** seja o ma*s i*ento possível. </line>
</par>
<par>
<line> O mom*nto eco*ômico de CO*ID-1* exi*e m*is prof*ssio*alismo, </line>
<line> dedicação </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> persistência. Adici*nalmen*e, a con*orrência é internaci*nal, em rede, e com as exigência* de </line>
<line> aprimo*amento em que vive* as empresas f*mil*are*, é cr*cial pensa* * processo deci*ório da </line>
<line> empresa. Ter clar*za da relaç** da f*mília co* a institui*ão, *s inter*sses da *ropriedade e os </line>
<line> da em*resa é o princíp*o da lo*g**id*de e*pres**ial (MAMEDE et al., 2*19). </line>
</par>
<par>
<line> A**cionalmente, após anos, a rotina do CEO *ode ser </line>
<line> induzida na *eanálise ou </line>
</par>
<par>
<line> *erificaçã* da estratégi* d* empresa. A* famí**as emp*e*árias, *esmo sendo elas proprie*á*i** </line>
<line> ** pouc*s bens, possuem resp*nsabil*da*es que vão além do âm*ito f*m*liar e passam a ter </line>
<line> respon*ab*lidade s*ci**. Ban*lizar a administração e * suce*s*o da empresa familiar </line>
</par>
<par>
<line> *ompro*ete n*o só seu func*o*am**to, ma* a vi*a de terceiros que dela </line>
<line> dependem. Neste </line>
</par>
<par>
<line> *rtig* pretende-se e*tudar *spectos quant**at*vos da ciência * da produção cie*tífica, </line>
<line> considerando confl*itos * *overnança corporativa em em*r*sas *amili*res, entre 1998 e 2020. </line>
</par>
<par>
<line> O Co*selho Adm*nistrativo(C.A) supe**isiona ati*idades gerenciais da empresa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> norte*a a estratégia. É ele </line>
<line> que </line>
<line> dá a* orientações gerais dos </line>
<line> *egócios, bem como seu </line>
<line> pa*ecer </line>
</par>
<par>
<line> s*bre as contas. * o*j***vo p*inc*pal do Co*selho é maximizar o retorno dos investimentos. </line>
<line> Pa*a i*so, compete a ele o desen*ol*imento de questões estratég**as, como ** **s*a de no*o* </line>
<line> neg*cios e na cria**o de vanta*ens com*etitiv*s d*radouras. Esse *studo apresenta o </line>
</par>
<par>
<line> Conse*ho com* pr*ncipal ferramen*a de gove*n*nça co*porativa </line>
<line> para m*tigar conflitos </line>
<line> em </line>
</par>
<par>
<line> empresas familia*es. </line>
</par>
<par>
<line> Os *robl*mas e s*luç*es discutid*s no CA di*em *espeito ao mundo rea*, complexo e </line>
</par>
<par>
<line> relacionado à *era**o de </line>
<line> valor no *ong* praz*. Ne*s* s*nti*o, * adoção de con*elheiros </line>
</par>
<par>
<line> ext**nos co*pet**tes e isento* pode se mo*trar ferrament* de miti*ação d* conflitos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresin*, v. **, n.2, art. 2, p. 2*-48, fev. *022 www4.*sane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Revisão Cien*io***rica da Governança e *os Conflitos em Empr*s*s Famili*res </line>
<line> 27 </line>
</par>
<par>
<line> o*tençã* d* *el*ores res*ltados. * natureza dos *robl***s reais *ode ser complexa e "a </line>
<line> *elação c*escentemente c*mplex* e**re essas realida*es, as n*v*s tecnologias p*rmitin*o o </line>
<line> compar*ilhamento de dado* e informações, tudo leva à ab*rdagem interdisciplinar, n* qual o </line>
</par>
<par>
<line> resultad* é super*or à som* das *artes" </line>
<line> (PHILIPP* JR., 20*7). *diciona*mente, </line>
<line> ante </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> complexi*a*e e a dim*nsão *os *roblemas </line>
<line> globai* contemporâneos e o* desaf*os cient*fi*o- </line>
</par>
<par>
<line> tecnológicos aí colo*ados, fic* evid*n*e que seu </line>
<line> *nfren*ame*to requer esforços </line>
<line> con*u*to* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> colabor*tivo*, de abr*ngência interdisciplin*r e *nternacion*l (*ACIE*; ALBAGL*, 20*0). </line>
<line> 2 R*FERENCIAL TEÓRICO </line>
<line> *s conflitos de int*resses aparec*m como consequên*ia de desejos d*v*rgentes entre </line>
</par>
<par>
<line> o* acionistas * a al*a administ*ação (**oblemas </line>
<line> principal-agent*) e entre os a*ionis**s </line>
</par>
<par>
<line> (pro*lemas princip*l-principal), em*ora também outras relações com as *artes interess*das </line>
<line> sejam afetadas e coordenadas por meio da g**ern**ça corporativa. </line>
<line> 2.1 Conf*it* *e Int*resses </line>
</par>
<par>
<line> De acordo com a lei 12.803/13, conflito </line>
<line> de interesses é a situaçã* ge*a*a pe*o </line>
</par>
<par>
<line> confronto en*r* interess*s pú*licos e privados, que possa compro*eter o interesse coletivo ou </line>
<line> i*fluen*i*r, *e maneira i*pr*pria, o desempenho d* função públ**a. Já a ISO *7*01 define o </line>
</par>
<par>
<line> *onfl**o de interesse como "u*a *ituação </line>
<line> em </line>
<line> que interesse* com*rciais, </line>
<line> financeiros, </line>
</par>
<par>
<line> famil*ares, *olític*s ou pes*oais </line>
<line> possam interferir no julgamento de pessoas no desempenho </line>
</par>
<par>
<line> de sua* funções para com a o*ganiza*ão". * Lei 13.*0*/*01*, por *utro lado, trata situações </line>
<line> de conf*ito d* interesse* no â*bi*o *as contratações realizadas *ela* e*pr*sas. O **nf*ito de </line>
</par>
<par>
<line> intere*ses u** questã* inerent* às *elaçõ*s humanas estando pres*n** nas mais diversa* é </line>
<line> ár*as, conform* figura 1: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina *I, v. *9, n. *, art. 2, p. 23-48, fev. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. P. Ferreira, J. S. Gomes, F. B. Freire </line>
<line> 28 </line>
</par>
<par>
<line> *igur* 1 - conf*ito* de interesse* *as mais d*ver*as áreas </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: *s autores do tra*alho (2021). </line>
<line> Con*litos d* interes**s impõem r*scos à corporação, al*m dos *ue *h* são d* na*ural </line>
<line> imputação. El*ncar ri**os e a*uar na s** mitigação most*a-s* uma *po*tuni*ade, *ma </line>
</par>
<par>
<line> v*ntagem co*pet*tiva às </line>
<line> corpor*çõe*. Colares de Oli*ei*a e Linhares (200*) afirmam q*e o </line>
</par>
<par>
<line> gerenciam*n*o de riscos é ne*essário para preve*ir pos*íveis erros, fra*des ou processos que </line>
<line> **ssam ge*ar im**ctos negat*vos p*ra a *rgani*ação, cuja a*equ*da i*entificação tanto </line>
<line> m*n*miz* per**s com* po*e of*recer à cor*ora*ão van**gens c*mpetitivas. </line>
<line> *ara o e*ercí*i* *e uma boa governa*** corp*rativa é n**essária a i*plantação de </line>
<line> técni*as par* id*n*ificaç*o, **aliação e *ontrole d* riscos. Par* que o gerenciamento de risco* </line>
</par>
<par>
<line> seja u* sucesso, é **eciso </line>
<line> *ue *s líderes das organ*zaçõ*s pos*am enxergá-lo *om* uma </line>
</par>
<par>
<line> forma de gerar *alor aos acionist** (COLARES DE OLIVEIR*; LINHARE*, 2007). </line>
<line> 2.* Conflito *rincipal-agent* </line>
<line> Em grandes empr**as onde há sepa*ação *e **opr*e*a** e ad*ini***ação, o problema </line>
<line> p*incipal-agente ou confl**o de agência pod* surgir entre * alta admi*istraç*o ("agente") e os </line>
</par>
<par>
<line> *cionistas ("principal "). Ess*s </line>
<line> podem ter in**resses diferentes, ond* os </line>
<line> acionistas </line>
</par>
<par>
<line> normalmen*e de**jam luc*o, e a alta administra*ão pode ser motivada </line>
<line> por *otivos como </line>
</par>
<par>
<line> rem*ner*ção, boa* condições de tr*b**ho ou bons re*acionamentos no loca* de trabalho, </line>
<line> na </line>
</par>
<par>
<line> medida em que estes não são necessá*i*s para lucros. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina, *. *9, *.2, a*t. 2, p. 2*-*8, fev. 2022 www4.fsanet.*om.*r/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Revisão Cien*iomé*rica da Gove*nança e *o* Conflitos em Empresas Famili*re* </line>
<line> 29 </line>
</par>
<par>
<line> O conflito *ri*c*pal-agent* também se mat**ializ* *a *ompra de açõe*. Os executivos </line>
</par>
<par>
<line> podem ter i*c*nti*os par* *esviar lucro o </line>
<line> da empresa para a *omp*a </line>
<line> de aç*es da </line>
<line> *rópri* </line>
</par>
<par>
<line> *m*resa, o que fará com que o preço das ações *u*a. No entan*o, os lu*r*s retido* n*o serão </line>
</par>
<par>
<line> us*dos </line>
<line> para com*rar equip*mentos ou *ara contratar pessoa* de q****dade. Com* resultado, </line>
</par>
<par>
<line> os *xec*ti*os podem sacrificar o* lucro* *e </line>
<line> longo prazo em troca de bene*ícios pessoais de </line>
</par>
<par>
<line> curto p**zo. Pode *er difí**l *e*ectar, pois ve* suas pró*rias a*õ*s s*b*ndo é gra**ficante. </line>
<line> Andre, B*n-A*ar e Saad* (2012) sugerem que o potencial *onf*ito de *g*nc*a entre </line>
</par>
<par>
<line> acionist*s * a administ*ação </line>
<line> profiss**nal tem *m impact* **ejudicial no *e**rno ** </line>
</par>
<par>
<line> inv*stimento dos com*ra*ores, numa fu*ão ou aquisiçã*, com risco de incrementar p**encial </line>
<line> *o*fli*o e*tre grandes e pequenos inves*idores. Esse conflito traz impac*o *egativo a*icional </line>
<line> na *eração de riqu*za. É possíve* *ue o mercado esp*re a presença de e*ce*so de *ontrole </line>
</par>
<par>
<line> familiar para amplif*c*r os custos de agência associados com o *onfli*o entre acioni*t** </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gestores pro*is*ionai* (*N*RE; BEN-AMA*; SAADI, 20*2). </line>
</par>
<par>
<line> 2.3 Confli*o princ**al-p*i*cipal </line>
</par>
<par>
<line> O probl*ma d* pr*ncipal-agente pode **r intensificado q*ando a alta admin*stração </line>
<line> age e* nome de *ár*os acionist*s - o qu* costuma ser o cas* em *randes empresas (problema </line>
<line> de *últipl*s principais). Nas empresas familiares a preoc*pa*ão * que os administradores </line>
</par>
<par>
<line> possam </line>
<line> atuar para a *amília </line>
<line> con*rolado**, mas não para os acionistas *m g*ral. Diversos </line>
</par>
<par>
<line> e*t*dos c*nv*rgem que </line>
<line> p*lo meno* parcialment* </line>
<line> o* custos de **ênci* dependem d* </line>
</par>
<par>
<line> combinaçã* d* condi*ões. *amílias control*doras pode* usar o geren*iam*nto de resultados </line>
<line> para ocultar a expropr*açã* dos acionistas minoritários (ISHAK et al., 201*. STOCKMAN* </line>
<line> e* al., 2013). </line>
<line> E* g*ral, os pr*prietários d* família tê* *m fraco d*s*mpen*o com carteir*s </line>
<line> diversific*das. Como *esultado, eles geralmente s*guem estratégias *e ne*óc*os avessas ao </line>
<line> risco. A*sim, na v*sã* de *zo*ry e Bouri (2015), os proprietár*o* da *amília t*m um grande </line>
<line> interesse e* ter *ont*o*e sobre a toma*a d* decisão *irme at**vés da no*e*ção de membr*s </line>
<line> da família em cargos- **ave de gestã*. As empresas fa*iliar*s co*tumam empregar membros </line>
<line> da *a*ília i*dep*ndentemente d* con*litos. Isso lh*s dá in**nti*o* **ra pr*ori*a* seus *róprios </line>
</par>
<par>
<line> interess*s e cri*r benefícios </line>
<line> às custas dos acionistas minor*tári*s. A *omeação </line>
<line> de meno* do </line>
</par>
<par>
<line> que q*alific*dos *em*ros da família como C*Os pod* encorajar adesão, esquiva e </line>
<line> outras </line>
</par>
<par>
<line> form*s de comportamentos de autoneg*ciaç** (SCHULZE et al. 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 2, art. 2, p. 23-48, fev. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Ferreir*, J. S. Gom*s, F. B. *reir* </line>
<line> *0 </line>
</par>
<par>
<line> G*h, Ra**i e Khan (2*14) desenv*lveram estudos em 141 </line>
<line> empresas familiares </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> capital abe*to, onde desca**am a d*alidade do CEO (*xercendo os dois papéis) como </line>
<line> mode*ador d* *elação ent*e con*role e **semp*nho da empresa. Por u* lado, espera-s* que os </line>
</par>
<par>
<line> proprietários das famí***s possam for**lecer controle por meio da *u*lidad* do CEO e o </line>
</par>
<par>
<line> *gn*rar os demais interesse*. Porém, por outro lado, isso pode enf*aquecer o *ontr**e </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> monitoramen*o mais desejado pelos demais aci*nistas. Ess* descoberta pode ex*licar por que </line>
</par>
<par>
<line> os *ro**ietários pode* resistir e enfraquec*r o </line>
<line> con*role </line>
<line> *or mei* </line>
<line> do CEO </line>
<line> em empresas </line>
</par>
<par>
<line> famil*a*es. </line>
</par>
<par>
<line> Na teoria econômic*, o termo "conflito de agência" se *ef*re ao perigo *e que </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> *ndivíduos ajam de fo*ma * *ervir aos *eu* próprios o*jetiv*s e que esses objetivos ent*e* em </line>
</par>
<par>
<line> *onfli*o c*m os </line>
<line> da organ*zação, como uma cor**raç*o, * seus const*tui*tes, como os </line>
</par>
<par>
<line> a*ionistas. </line>
</par>
<par>
<line> 2.4 Mecanism*s de *ontrole </line>
<line> Adot*r medi*a* que efetivamente ass*gur*m e promovam equilíbrio entre *s </line>
<line> sta*eh*lders da* organizaçõ*s é de fundamen*al *mpo*tância. A co*pr*e*são d*s </line>
<line> mecanismos disponíveis na *mp*esa *ara a*i*har os o*jetivos pro*ostos, pro*orciona*d* </line>
</par>
<par>
<line> transparê**ia e controle d*s atos praticados p*los gestor*s, os **canismos bem </line>
<line> aplicados </line>
</par>
<par>
<line> a*inham a e**resa às im*o*iç*es do me*c*do (C*NZATTI; BENSEN; J*NIOR, 2021). </line>
</par>
<par>
<line> As empresas com elevado grau *e In*egridade geralmente m***gam *isco* </line>
<line> de conflito </line>
</par>
<par>
<line> de i*t*re*ses </line>
<line> através da implantação de </line>
<line> um Programa de I*t*gridade, com uma política </line>
</par>
<par>
<line> es*ecífica par* conf*ito *e interesses, exemplific*ndo os *roce*sos mais *xpost*s, formas de </line>
<line> *ate**aliz*ção, med*d*s d* m*tigaç*o e fo*mas d* tratamento e reporte d** ocorr*n*ias </line>
</par>
<par>
<line> identifi*adas. O pr*grama </line>
<line> orien*a o </line>
<line> caráter *rejudicial </line>
<line> aos negócios e *o </line>
<line> ambie*te </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> control*s inte*no*, pois pode *nfluenciar de m*neira imprópria a con*uta d*s empre*ados. </line>
<line> Com o surgi*ento da Governança Corpo*ativa, v**cula*o ao *roblema de agênc** os </line>
</par>
<par>
<line> mecanismos da governança pe*mitem </line>
<line> *e*erminar controles para **aliar os admi*istradores </line>
</par>
<par>
<line> por suas decisões (CUNHA; RODRIG*ES, 2018; CON**TTI </line>
<line> et </line>
<line> al, 2021). A *ss**cia, </line>
</par>
<par>
<line> então, a ser de*envolvida e </line>
<line> ob*e*va*a p**a á*ea de *omp*ian*e, passa * ser m**igação a </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> f*to*es de risco, com *s q*ais *s organizaçõ*s operam constantemente *om intensid*de. </line>
<line> Em e*sência, essa *i*igação *ecorre a ferramen*a* - aqui descritas como *e*anismo* - </line>
</par>
<par>
<line> que permi*am a Gestã* gara**ir a </line>
<line> *de*ênc*a **s controles inter*os e externos, coad*nados </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin*, v. 19, n.2, art. 2, *. *3-48, fev. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *ma Rev*são C*enciométrica da Go*e*nança e dos Co**litos em Em*re*as Familiare* </line>
<line> 31 </line>
</par>
<par>
<line> c*m *s ob**tivos *mpresariais. Tem-se, como mecanis*os de gestão e *ontro*e *o* fatores de </line>
<line> risc*: con**ol*, políticas e procedimentos. </line>
<line> 2.4.1 C*ntrole </line>
<line> Alguns do* conflitos tend** a se ap*esentar em s*tu*ções em que são *aixa* as </line>
<line> inic*ativas de rotine*ra* verificações *u che**gen*, por movi*entos de c*ntro** ins*ficientes. </line>
<line> Entr* as possibilid**es de confl*to elencadas por ausência de c*ntrol*, po*em se* citadas: </line>
<line> a. F*lta *e verificaç*o periódica *a existência de em*regados *u de se*s p**entes </line>
<line> atuando co*o s**ios-g*stores ou como **presentante* de contrapartes rela*ionad*s à </line>
<line> empre*a; </line>
<line> b. Ausência *e verific*ção prévi* para garant*r que *ep*esen*antes d* con**ata*a* </line>
<line> nã* particip*m de *rocessos de c*ntratação/licitação na empresa; </line>
</par>
<par>
<line> c. </line>
<line> Falta d* </line>
<line> veri*icação prévia da existência </line>
<line> d* rel***o de amizade o* parentesco </line>
</par>
<par>
<line> entre fiscal/gerente de contrato e prestador de *erviço. </line>
<line> 2.4.2 P*líti*as </line>
</par>
<par>
<line> To*n*r c*aras as regras *orporativ*s </line>
<line> que s**am ade*entes *os </line>
<line> di*positivos legais ou </line>
</par>
<par>
<line> norma*izad*s pelo Es**do, fundamental às pol*tica* corporati*as *ue embasam o Complian*e. </line>
</par>
<par>
<line> Há de se veri*ica* que t*is políticas cost*m*m ser mais rigorosas </line>
<line> q*ando *valiadas no </line>
</par>
<par>
<line> *ontexto loca* *e atuação das firmas, em esp**ial *s transnac*ona*izadas. O *esconheci*ento </line>
</par>
<par>
<line> do regram*n*o local *od* inferir a polí*ica* de *o*pl*ance parci*lmente eq*iv*cad*s </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> ine*ic*e*tes. A elaboração de tais políticas po*e e**tar *l*uns conflitos, en*re eles: </line>
</par>
<par>
<line> a. </line>
<line> F*lta de u*a Política de Indicação de membros do Consel*o de Administração </line>
</par>
<par>
<line> (*A), do Conselho Fisc*l e da Diret*r*a Ex*c*tiva, e demais me**ros *or*ela*os, </line>
<line> i st o </line>
<line> é, </line>
</par>
<par>
<line> requ*sit*s e impe**mentos **t*belecidos para os membros do CA; </line>
</par>
<par>
<line> b. </line>
<line> Falta de uma Polític* *e Transaçõ*s com *artes R*lacionadas qu* oriente </line>
</par>
<par>
<line> T*an*açõ** </line>
<line> com </line>
<line> Part*s Relaci**adas e em situações em que exi*ta potencial conf*ito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> interesses; </line>
</par>
<par>
<line> c. </line>
<line> F*lta *e *olítica *e oferecimento e recebimento ** b*indes * pres**tes; </line>
</par>
<par>
<line> d. </line>
<line> Falt* de re*isão da polític* ** tr*nsaçõe* co* parte* relacionadas; </line>
</par>
<par>
<line> *ev. FS*, *eresina *I, v. 19, n. 2, art. 2, p. 2*-48, f**. 202* </line>
<line> w*w4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Ferreira, J. S. *ome*, F. B. *re*re </line>
<line> 32 </line>
</par>
<par>
<line> e. </line>
<line> F**t* *e *olítica Concorr*ncial, que reforc* o ***p*o*isso da *mpresa *om o </line>
</par>
<par>
<line> cumprimento es*rito da legis*aç*o de defesa da concorrência ou an*itruste nacional e d*s </line>
<line> jurisdições e*t*an*eiras em que a *mpresa realiza ne*ócios; </line>
</par>
<par>
<line> f. </line>
<line> Falt* de pol*tica para **rgo de adminis*r*ção, </line>
<line> q*e su*rima confl**o* de </line>
</par>
<par>
<line> interess* com a empre*a e o*s*rv*, integral**nte, os r*quisito* e v*dações legai*. </line>
<line> 2.4.3 Proc*dim*nto* </line>
<line> A implem*ntação de políticas requ*r que haja c*municação e o*ie*tação d* condutas </line>
</par>
<par>
<line> que p*evina* ou </line>
<line> que *nf*rm*m as pr*ticas co* *onflito* de interess* </line>
<line> que adversem com o </line>
</par>
<par>
<line> Compl*an*e - o chama*o no co*plian*e. As*im, meios d* com* proceder d*ant* das p*á*ica* </line>
</par>
<par>
<line> n* *om*lian*e ** tor*a relevan** ta*to quanto a existênc*a *e </line>
<line> políti**s afin*. Podem **r </line>
</par>
<par>
<line> citados os conflit*s que denot*m ausência *e procedimento*: </line>
</par>
<par>
<line> a. </line>
<line> Fa**a de dispositivo </line>
<line> para evitar que </line>
<line> um a*io**sta, tendo </line>
<line> um con*lito </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> interes*es com a comp*nhia, vote em decisões ine**n*es ao conf*ito; </line>
</par>
<par>
<line> b. </line>
<line> Falta de *ispositivo qu* garan*a a sanção para os ass*ntos re*a*ion*dos </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conflito de intere*ses; </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Falt* de dispo*itiv* de r*cusa *e apoio para part*dos políticos *u cam*anhas; </line>
</par>
<par>
<line> d. </line>
<line> Falta *e *rei*amento reali*ad* de forma contín*a, abor**n** questões éticas e </line>
</par>
<par>
<line> s*stentabilidade e*pres*rial; </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Falta de definição de p*oced*mentos internos espec*ficos de pré-apro*a*ão dos </line>
</par>
<par>
<line> serv*ços *ontra*ado* junto ao* seus audi*ores externos. </line>
</par>
<par>
<line> f. </line>
<line> Fa*ta de dispositivo que ev*te qu*lquer conflito d* interesse ou improp*iedade </line>
</par>
<par>
<line> na ne*o*iação c*m val*res mobi*iário* de emissão da *mpresa; </line>
</par>
<par>
<line> *. </line>
<line> Falta de *ispositivo que pr*veja *ipóte*es de conflito de *nteresses pos**rior ao </line>
</par>
<par>
<line> término de *estão dos administrad*res e *emb*os do conselho fiscal; </line>
</par>
<par>
<line> h. </line>
<line> Falta canal ou comunicação disponíveis ao* empreg*dos para * r*alização </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> consultas s*br* potenc*ais sit*ações *e *onflit* *e interesses. </line>
<line> * METODOLO*I* </line>
</par>
<par>
<line> Esta pes*uisa utiliza a *evisão cienciométric* *a </line>
<line> p*sq*isa de conflit* *e interesses </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *overna*ça c*rporat*va e empresas familiares *ntr* 1998 * 2*19, po* m*io *e análise de co- </line>
<line> R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.2, art. 2, *. *3-4*, fev. 2022 w*w4.fsa*et.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Um* Revis*o Cienc*omé*rica *a Governanç* e d*s Conflit*s e* Empresa* Familia*es </line>
<line> 33 </line>
</par>
<par>
<line> p*lav*as, análise d* coa*tor, a*á*ise de periódico, análise de ins*ituição e análise de p*ís. U* </line>
<line> total de 46 reg*stros bibliográficos da b*se *e dados da Scopus foi s*lecionado e analis*do. </line>
</par>
<par>
<line> Os dados cienci*m*tricos são </line>
<line> ap*es*ntados por me*o d* informações *o*bi*ada* n* </line>
</par>
<par>
<line> *or*a de tab*las, g*áficos e figuras como redes e m*pa* de densid*de, *presentando um map* </line>
<line> ** p**quis* g*obal em *mp*esas f*mili*res, conflito* * go*er**nç* corporativa, * os pr*nc*pais </line>
<line> a*ores desta área temá*ica em 199* e 2020. O gráfic* 1 apresenta os dad*s sobre a *vol*ção </line>
<line> *a publicação de artigos de pesquisa. </line>
<line> Gr*fico 1 - Número de artigos sobre Em*resa* F*miliares, Co*flitos * Gover*ança </line>
<line> *orporativ* *a base Scopus após o re*inamento em 19*8 e 2019 </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Os autores do tr*balho (2021). </line>
<line> 3.1 Projeto experi*ental, ma*e*i*is e método* </line>
<line> 3.1.1 *quis*ção dos Dado* </line>
<line> As buscas *e*lizadas retornam *equeno númer* de pub*icações. Neste a*tigo </line>
<line> s*gu*m*s u*a me**d**ogia proposta p*r Treinta et al. [1]. *pós ava*iar os co*c**tos básicos </line>
</par>
<par>
<line> relacionado* à empresa familiar, conf*ito e </line>
<line> g*ve*nança corporativa, os seguintes códigos de </line>
</par>
<par>
<line> recuperação f*r*m usados n* col*ção *a Scop*s (*ab*la 1) só f*ram buscados artigos em * </line>
<line> ing*ês. </line>
<line> No **tal, 46 arti*os fo*am e*tra*dos, exportado* e carregados no sof*w*re Mendeley®, </line>
</par>
<par>
<line> onde seguimos e*apas descri*as na Fig*r* * para r*fina* </line>
<line> a </line>
<line> coleta dessa </line>
<line> base *e dad**. As </line>
</par>
<par>
<line> Figur**: * - Rede de pala*ras-*have co-ocor*entes; 5 - Visualizaç*o da densidade do item de </line>
<line> p*lavras-chave co-oco*r*ntes e 6 - Visualização da r*de de co-autoria, * Tabe*a 3 - 6 *alavra*- </line>
<line> chave co-ocorre*tes mais frequentes foram **r*d*s *sando o VOSv*ewer®. ** *inal *esse </line>
<line> Rev. *SA, Tere*ina PI, *. 19, n. 2, *rt. 2, p. *3-*8, fe*. 202* www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Ferre**a, J. S. Gomes, F. B. Freire </line>
<line> 34 </line>
</par>
<par>
<line> pro**sso de refinamento, um total de 37 registros bibliográfico* f*i se*ecionado como </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> coleção final *o </line>
<line> banco de da*os a s*r cons*de**da em no*sa análi*e. O M*cro*oft Excel f*i </line>
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<line> u*ilizado para c**solidar dados e *ormatação das informações dos a*tigos por *no, autores </line>
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<line> mais produt*vos, </line>
<line> c*a***res e periódicos. Pa*a apoiar *ossa aná*ise bibli*mé*rica, tam*ém </line>
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<line> ut*lizamos o VOSvi*wer - uma ferramenta de so*tware *ara con*tr*ir * visua*izar *edes </line>
<line> b*bliométricas. Es*as redes po*e* incluir, por exempl*, *eriódicos, pesquisadores ou </line>
<line> publica**es i*dividuais, * po**m ser constru*das com **se em relações de citação, </line>
<line> c*m**nação bib*iográfic*, co-citação *u *oautoria. Com o VOSviewer exportamos f*equência </line>
</par>
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<line> de palavras, par* iden*ificar a* **lavr*s mais frequentes, gerando as*im uma "*uvem </line>
<line> de </line>
</par>
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<line> palavras" e "Pesquisa de texto" *ara as mesmas palavra*-chave ut**izadas como códigos </line>
<line> *e </line>
</par>
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<line> recupera*ão *ara </line>
<line> as bases de dados, salvando os dados *o** códigos *ara ess*s **lav*as- </line>
</par>
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<line> chave. </line>
<line> Ta*ela 1 - *esquisa executada na base Sc*pus </line>
</par>
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<line> Base *e D**os </line>
<line> *alavr*s-chave </line>
<line> Documentos </line>
</par>
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<line> Scopus </line>
<line> TI*LE-ABS-KEY ("f**il* firm" OR "f*mily firms") AND </line>
<line> *6 </line>
<line> TITL*-AB*-KEY (confl*c*) AND TITLE-*B*-K*Y </line>
<line> ("corporat* governance") </line>
</par>
<par>
<line> Scopus </line>
<line> (TIT**-ABS-*EY ("family firm" OR "family *ir*s") AND </line>
<line> 5 </line>
<line> TITL*-*B*-KEY ("**n*lict *f in*erest" *R "*onflicts of </line>
<line> interest") A*D TITLE-ABS-*EY ("c*r*orate gov*rnan*e") </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os au*ores do tr*balho (2021) </line>
<line> F*gu*a 2 - Refinamento da Base de Da*os (usand* *endeley) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, T*resina, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-4*, fev. 2022 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Revisão Cienciométric* da Govern*nça e d** Conflit*s em Emp*esas *a**liares </line>
<line> 35 </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: O* auto*es d* tra*alho (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Ta*e*a * - Palavras-chave co-o*orren**s *ais frequentes nos títulos e resumos </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autor*s do trabal*o (20*1). </line>
</par>
<par>
<line> Figura 3 - Palav*a*-cha** ma*s *reque*tes nos títulos e resumos (g*rado usando </line>
<line> www.wordclouds.com) </line>
</par>
<par>
<line> *onte: O* autores d* t**b*lh* (2*2*). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, *rt. 2, *. 23-48, f*v. 2022 </line>
<line> ww*4.fsanet.co*.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. F*rreira, J. S. Gome*, F. B. Freire </line>
<line> 36 </line>
</par>
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<line> Tabela 3 - Auto*es mais p*oduti*os </line>
</par>
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<line> Fonte: Os autore* do trabalho (2*21). </line>
</par>
<par>
<line> Fig*r* 4 - Rede *e pa***ras-chave co-oc*rrentes </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Os autore* do trabalho (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. *SA, Teres*na, v. 19, n.2, *rt. 2, p. 23-48, fev. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma *evisão Cienc*omét*ica da Gov*rn*nç* e d*s Conflitos em Empresas Fam*liares </line>
<line> *7 </line>
</par>
<par>
<line> Figura 5 - D*nsidade *e palavras-c*ave co-ocorr*ntes </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os autores d* trabalho (2021). </line>
</par>
<par>
<line> F*gura * - Visualiza*ão da rede de c*autor*a </line>
</par>
<par>
<line> Fon*e: Os autore* *o trab*lho (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Tere*in* *I, v. 19, n. 2, *rt. 2, p. 23-4*, fev. 2022 </line>
<line> w*w4.fsanet.com.br/**vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Ferreira, J. S. **mes, F. B. Freire </line>
<line> 38 </line>
</par>
<par>
<line> Tabela 5 - Os princ*pais *eriódi*os de ori*em </line>
</par>
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<line> Font*: Os **tores *o trabalho (20*1). </line>
<line> *ab*la * - *rincipais instituiç*es *ais ativ*s x país </line>
</par>
<par>
<line> F*nte: Os aut*res do tra*alho (2021). </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-4*, fev. 2022 </line>
<line> **w4.fsanet.com.br/re*is*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Revis*o Cienci*métric* da Go*ernança e dos Co*fli**s em E*pre*as *amil**res </line>
<line> 39 </line>
</par>
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<line> 4 RESULTADOS E D**CUSSÕES </line>
</par>
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<line> Pode-se observ*r que exis*e uma **anti*ade sig**fic*tiva de pesquisas científ**as que </line>
<line> trata de aç*es m*tig*tór*as para os principais conflitos em e*presas fam**iares. Inúme*as </line>
</par>
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<line> pro**st*s d* **tigação fo*am c*tadas entre elas de*t*que para: </line>
<line> implementa* *ons*lhei**s </line>
</par>
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<line> exte*nos </line>
<line> ind*p*ndentes, </line>
<line> acordo </line>
<line> ou </line>
<line> protocol* </line>
<line> *ami*iar, </line>
<line> articulação </line>
<line> explícita </line>
<line> das </line>
</par>
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<line> res**ns*bi*idade*, dema*d*s e **compensa* da *fil*ação f*mi*iar, terap*u*a e/ou m*diad*r </line>
<line> especializa**, simetria *e informaç*es entre só*ios ou cotist*s, audit*rias externas *nt*e </line>
<line> ou*ros. </line>
</par>
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<line> O conflito de Agênc*a ocorre com **nos intensida** *m empresas familia*es, o </line>
<line> que </line>
</par>
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<line> o*asiona uma lac**a de estud* r*l*c*onada </line>
<line> à* p*áticas *e *overn*nça c*rporativa voltad*s </line>
<line> à </line>
</par>
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<line> a**inist*ação. Na tabel* 3, verifica-se que o termo "teori* de </line>
<line> agência" é citado cinc* ve*es </line>
</par>
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<line> nos títulos ou res*mos dos </line>
<line> a**igos. ** entanto, o con*lito de Ag*nci* aparec* quando </line>
<line> a </line>
</par>
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<line> famí*ia </line>
<line> t*m inú**r*s empres*s ou </line>
<line> *s her*eiros não assu*iram o controle na sucessão. P*ra </line>
</par>
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<line> e*ses c*sos, ser*a necessário im*lementar *edida* mitigatór*as similar** às *.A. *bert*s. </line>
<line> Assim, de*e-*e av*liar *ossibil*d*de de i*ple*entar algumas prática* de preve*ção de </line>
<line> conflito de i*teresses *d*tadas em empresa* *e gr*nde *orte, que po*eri*m ser a*aptadas para </line>
<line> emp*esas familiares, visto que é dev*r da empresa preve*ir e evitar toda e qualquer situação, </line>
</par>
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<line> real ou poten*ial, g*rada pe*o confronto e*tr* interesses públic*s e pri*ados, que </line>
<line> pos s a </line>
</par>
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<line> comprom**er o i*teresse da comp*nhia, prejudic*r *ua repu*ação ou influenci*r, de *aneira </line>
<line> imprópria, * desemp*nho da respectiva atividade profi*sional. Natur***ente a imp*eme*tação </line>
</par>
<par>
<line> de tai* medidas tem custo as*o**ado e, po*tanto, </line>
<line> **vem-se es*olher </line>
<line> as a*ões q** mel*or </line>
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<line> atacam * qu**tão diagnosticada em *ada c*so. No item 6 descrever*mos tais *edidas. </line>
<line> *.1 Pr*venção e Mitigação d* *on*lito de interesses </line>
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<line> O conflito de interesses é caracterizado </line>
<line> qua*do alguém agir *ara atingir interesse* </line>
</par>
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<line> particula*es, contrários à *mpr*sa *u que possam *ausar qualquer tipo de dano à corporação. </line>
<line> As for*as de mitigar ou prevenir esses con**itos incluem i**rem**to *a gover*ança </line>
<line> corporativ*, es*olha ** co*selheiros *xternos **ento*, fir*a* a*ord* ou *rotoc*lo *a *amíli*. </line>
</par>
<par>
<line> No primeiro caso, incrementar pro*essos, </line>
<line> costu*es, polí*icas e insti*uições </line>
<line> qu* afetam a </line>
</par>
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<line> forma de controle - e e*se * desafio da gov*rna*ça. V*r*fi**-se que ta*to * propried*de o </line>
</par>
<par>
<line> qua*to o </line>
<line> envo*vimento da fa*ília est*o </line>
<line> negati*a*ente relacio*ados à tomada de *isco </line>
<line> n** </line>
</par>
<par>
<line> decisões. </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 2, art. 2, p. 23-48, f*v. *0*2 </line>
<line> www4.f*anet.com.b*/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. Ferreir*, *. S. G*mes, F. B. *re*r* </line>
<line> 40 </line>
</par>
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<line> Os efeitos dos *on*elhei**s ext*rn*s nas an*lises de ris*o tê* *m resultado posit*vo e </line>
<line> signific*tivo *as d**isões e toma*as de ris*o. *od*ram posi*iv*m*nte a re*ação ent*e famíl*a </line>
</par>
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<line> e t*mada de *iscos. Weichieh Su et al (2012) mostr*ram *ue </line>
<line> as empre*as </line>
<line> fa*il*a*es têm </line>
</par>
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<line> m*i*r a*ersã* a risc* em relação aos conselheiros externos. Por fim, com relação ao *r*tocol* </line>
<line> familia*, Van der Heyd*n et al. (20*5) descreve a importância da ju**iça nas *elaçõe* </line>
</par>
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<line> interfami***r*s relac*onadas com a *mpres* familiar. O pro*ocolo fam*liar uma importante é </line>
<line> *errament* d* mitigação de conflito, po*s quando as *amíl*as não têm uma articulaçã* </line>
<line> expl*cit* da* responsabilidades, demandas e recompens*s da afil**çã* familiar em rela*ão aos </line>
<line> *egócios, el*s cria* "c*ntratos psicológi*os" en*re empre*a e fa*íli*. Essas irreali**as </line>
</par>
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<line> e*pe*tat*vas po*em af*ta* os s*ntim*ntos de justiça, os nív**s de conflito de famil*ares </line>
<line> n*s </line>
</par>
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<line> rel*ções com a e**resa pod*m di*i**ir o c*mprometi*e*t* *a famí*ia e e**olv*dos. </line>
</par>
<par>
<line> *ara resolver o pr*blema de g*vernar * a*minist*açã* sob vári*s *cionistas, e**udiosos </line>
<line> d*s*ob*ira* que se cria assimetria de inf*r*aç*o n* nomea*ão de aci*nis*a sem um protocol* </line>
</par>
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<line> familia* e consel*o da família. E*ses d*is *lementos </line>
<line> são fer*amentas capazes d* *iti*ar </line>
<line> a </line>
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<par>
<line> assimetria de informaç*es * *s exp*ctativas desalinhadas </line>
<line> à *eal**ade. São diversas </line>
</par>
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<line> e*pectativas e dif*rentes funçõe* que podem d*sempe*har ca** familiar * os requisitos p*ra </line>
<line> e*sas funçõ*s, ou ** ben**ícios e responsab*lidade* que *êm com a p*oprie*a*e (WEICH*** </line>
<line> *U et al, 2012). </line>
<line> 4.1.1 *mplanta*ão de *m *ódigo d* *tica </line>
<line> C*m objeti*o de minimizar a probabilidade de ocorrên*ia de co*fli*o d* *n*eresses e </line>
</par>
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<line> nepotism*, é *ugerido que a empresa estabeleça </line>
<line> de forma clara os deveres </line>
<line> de todos os s*us </line>
</par>
<par>
<line> em*r*g*dos, tai* *o*o exempl*fi*ad*s *a* figuras 7 e * abaixo: </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-48, fev. 2022 </line>
<line> *ww4.fsa*e*.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Revis*o Cienciomét*ica ** G*vernança e *os C*nflitos em Em**esas *a*iliares </line>
<line> 41 </line>
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<par>
<line> Figur* * - C*n*icio*antes para um Códi*o de ét*ca </line>
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<par>
<line> Fonte: Os au*ore* do traba*ho (2021). </line>
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<line> *igura 8 - Con*iciona*tes para *m Código de ética </line>
</par>
<par>
<line> Fonte: Os auto*es do *rabalho (2021). </line>
<line> * s**erido *ue o Código de Éti*a estabeleça * necessidade de que tanto *s </line>
<line> ad*inistradores qu*nto *s f*ncionár*os da empresa pa*tem sua co*du*a de *cordo com *s </line>
<line> m*is *ltos padrões éticos, ev*tan*o qua*quer co*f*ito de interesse. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, *. 19, *. 2, art. *, p. *3-48, fev. 2022 </line>
<line> www*.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> M. P. F*rrei*a, J. S. Gomes, F. B. Freire </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.2 Política d* Transação c*m Parte* Relacionadas </line>
</par>
<par>
<line> A P*lítica *e Tra*sações c*m P*rtes *elacionadas ***eria </line>
<line> estabe*ecer q*e os </line>
</par>
<par>
<line> pri*cípios pre*entes na celebração *esse *ipo </line>
<line> d* *ransação * em si*uações em que haja </line>
</par>
<par>
<line> poten*ial *onflito d* i*teres*es. A*s*m, </line>
<line> a*segur*r a comutativida*e *as operações e </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*serva*ão de interesses da empr*sa, e* alinhame*to com * transp*rência nos *rocessos * as </line>
</par>
<par>
<line> melhor*s </line>
<line> práticas de *overnança corporativa e às *xigênci*s l*gais. Essa pol*tica também </line>
</par>
<par>
<line> bu*caria assegurar o adequado e diligente process* decisório da administraç*o da </line>
<line> empresa, </line>
</par>
<par>
<line> observando a* condições </line>
<line> de mercado e me*anismos de rem*n*ração adequ*d**. Devem-se </line>
</par>
<par>
<line> utilizar </line>
<line> as </line>
<line> h*póteses </line>
<line> * </line>
<line> provisões: </line>
<line> (1) </line>
<line> Prio*i*açã* </line>
<line> *os </line>
<line> inter*sse* </line>
<line> da </line>
<line> empre*a, </line>
</par>
<par>
<line> independentemen*e da contrapa*te; (*) con**çõe* d* m*r***o; (3) Cumprimen** </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> co*d*ções de mercad*, especi*lmen*e quanto a p*a*os, **e*os e garan*ias ou com *a*a*ento </line>
</par>
<par>
<line> *ompe*sa*ório a*equado; (*) Divu**açã* precisa e oportun* </line>
<line> *e *co**o com as auto*id*des </line>
</par>
<par>
<line> **li**veis. </line>
</par>
<par>
<line> As </line>
<line> Transaç*es com Partes *e*ac*onad*s d*vem *er conduzidas e* obse*vânci* à* </line>
</par>
<par>
<line> c*nd*ções de merc*do, especialmente no que diz r*spe*to a prazos, pre*os e g*rantias, </line>
<line> conforme aplicável, obs*rvand* o pagame*to *ompensatório adequad*. </line>
<line> 4.1.* Estatuto Social - Est*belecimento *e Regras </line>
<line> Definir no Est*tuto So*i*l da empresa como pré-*equisito que, *a*a ocu*ar cargo de </line>
</par>
<par>
<line> adm*nistra**o, o ca*di*ato não te*ha *uais*u*r </line>
<line> co*fl*tos de interess* c*m a </line>
<line> **presa </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o**erv*, *ntegralmente, *s requis*to* * vedaçõ*s lega*s quan*o a empresa estiver sujeita a tais </line>
<line> legislações. Tal premissa *ev*ria *** refor*ada por Diretrizes *e **vern*n*a *orpora*iva, </line>
<line> *elo Códi*o de Ética e por Regimento *n*e*no. *aso algum d*s membros do Conselho **de </line>
</par>
<par>
<line> d* </line>
<line> o*upaç*o pri*cipal a*ós a su* </line>
<line> eleição, recomenda-se que o </line>
<line> *a*o seja l*vado * um </line>
</par>
<par>
<line> colegia*o, qu* rea*ali*rá os </line>
<line> requisi*os, *mpe*imentos e *onflit*s. N* caso de consel*eiro </line>
</par>
<par>
<line> represent*nte dos empre**dos, por exemp*o, esse não deve </line>
<line> participar de discussões </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> delibera**es em pauta sobre a fixação d* polí*ic* de RH que e*volvam assunto* de relações </line>
</par>
<par>
<line> *indicais, rem*neração, </line>
<line> benefícios e vantag*ns, inclu*ive m*térias </line>
<line> de previdência </line>
</par>
<par>
<line> *omplementar e **sistenci*is. </line>
</par>
<par>
<line> R**. FSA, Teresi**, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-48, fe*. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.c*m.br/r*vist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Revisão C*e*c*omé*ric* da Governança * dos Co*flitos em E*presas Famil*ares </line>
<line> 43 </line>
</par>
<par>
<line> *.1.4 Canal de Comu*icaçã* *ara consultas sobre confl**o d* intere*se* </line>
</par>
<par>
<line> É suge*ido que a empresa mant*nha instrumentos </line>
<line> de </line>
<line> com*nic*ção d*sponív*is aos </line>
</par>
<par>
<line> empregados para a r*al*z*ç*o de consultas sobre potenciais sit*açõe* d* conflit* de in*eresses </line>
<line> e solicitaç*o de aut*rização para exercer *t*vi**des que, e* função de sua *atureza, possam </line>
<line> s** conflitantes com ** i*teresses da empresa. </line>
<line> 4.1.5 Regras de térm*no de gestã* dos administr*dores e membros *o c*nselho fis*al </line>
</par>
<par>
<line> É suge*ido qu* a empres* e**abe*eça no seu Estatut* Soc*al ou de </line>
<line> outras f**mas, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> previsão de hipótese* de </line>
<line> c***lito d* i*teresses posterio* ao tér*ino de *estão dos </line>
</par>
<par>
<line> administradores e membros do conselho fiscal, impedindo-os d* *xercer determina*a* </line>
<line> atividade*, por um período d* al*uns *es*s, mediante r*muneraçã* compensa*ória, cujo </line>
</par>
<par>
<line> i*ício *o </line>
<line> pagamento est* condicionado à caracterização do conflit* de *nte*esse e </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> impedimen*o pa** o ex*rcício de ativ*dade *rofissional e s*rá pre*edido de manifestação </line>
<line> f**mal s*bre a c*racteriz*ção d* confli*o. </line>
<line> 4.1.6 Mitigação de confl**o de in*eresse entre acioni*tas e me*bros *a alta a*ministração </line>
<line> É sugerido que as Dir*trizes de Governança C*rpo*ativ* estabeleç*m que o *onselho </line>
<line> de Administr*ção tem como prin**pio ***itorar e gerenciar potenciais confl*tos de interes*es </line>
<line> entre ac*onis*as e membros da alta *dminist*ação da Com*a*hia. *dici*nalmente é sugeri*o </line>
<line> q*e haja *m regimento interno d* Consel*o de Ad*in*straç*o estabelecend* q*e este </line>
<line> *olegiad* dever* adotar a práti*a da sess** exe*utiva para tratar das *atérias em que po*sa </line>
<line> existi* *onfl*to de in**res*es. </line>
<line> 4.*.7 Implanta**o de pol*ticas e d**etriz*s sobr* *onflito d* interesses </line>
<line> E*emplos de *olít**as e diretri*e* r*laci*nad*s a conflito de inte*esses são: (i) </line>
</par>
<par>
<line> Estabe*ecimento de um C*digo de Ética que considere conflito de </line>
<line> inte*e*ses como sendo </line>
</par>
<par>
<line> qualque* s*tuação </line>
<line> gerada pelo confronto </line>
<line> entre o* inte*e**es d* e*p*es* e o* in*eresses </line>
</par>
<par>
<line> particulare* d*s e*preg*dos da companhia e daqueles </line>
<line> abrangido* pe*o código de ética, que </line>
</par>
<par>
<line> possa vir a com*rometer ** interesses d* *mpresa ou i*f*uencia* de maneira *mpr*pria </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> desem*enho das *tivi**des dos emp*egado* da empre*a; </line>
<line> (ii) d*te*mina*ão de *ue </line>
<line> os </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Teresin* *I, v. 19, n. *, art. 2, p. 23-48, f*v. 2022 </line>
<line> *w*4.fsanet.com.br/revis*a </line>
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<line> M. *. Ferrei*a, J. S. Go*es, F. B. Freire </line>
<line> 4* </line>
</par>
<par>
<line> c*laboradores da </line>
<line> e**re*a, *ntre el*s o* m*mbros </line>
<line> do* Conselhos </line>
<line> de Adminis*ração, dos </line>
</par>
<par>
<line> Conse**o* Fis**i*, das *ireto*ias Exe**tivas, os </line>
<line> ocupantes de fu*ções gerenci*is, </line>
<line> *s </line>
</par>
<par>
<line> empregados, os estagiári*s e os pres*ad*res de servi*os, *ão d*vem se e*volve* em qualquer </line>
<line> atividad* que *eja *onflit*nte c*m os intere*ses d* *mpres* e devem *omuni*ar ao* s*periores </line>
<line> *ie*árquic*s ou às O*vidorias qualquer situação que con*i*ur* *p*rente *u poten*ial confl*to </line>
<line> de interesses e (iii) criação de uma pol*tica corpor*t*v* ind*pendente, *specífi** de conflito de </line>
<line> interesses, part* de um prog*am* de integr*dade, desdobrada p*ra *o*as *s áreas e pro*es**s. </line>
</par>
<par>
<line> *linhamento </line>
<line> int*rno da emp*esa em rel*ção ao significado </line>
<line> * </line>
<line> t*atament* </line>
<line> *o co*flito d* </line>
</par>
<par>
<line> inter*ss* c** outr*s riscos de Compliance, co** nep*tismo, brindes e pres*n*es, *tc., que são </line>
<line> *ipos de con*l*to de interesses, mas trat*dos de f*rmas diversas. Criação de um dicion*rio de </line>
<line> *ituações de conflito de *n*ere*ses a ser divulg*do para toda empre*a. </line>
<line> 4.1.8 Comu*icação * *reinamento </line>
</par>
<par>
<line> * suge*id* que haja uma pol*tica de comunicaçã* </line>
<line> a*pla pa*a disseminação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> treina*ento de como *s funcionários d*v*m *dentifi**r e tratar os *onflitos de interess*s (a </line>
</par>
<par>
<line> quem comun*car *uando i*entific*r </line>
<line> um risco *erc*bid*/p*tencia*/re*l, como com*nicar </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> quand* com*nicar), para o *ra*amento a*e*ua*o dos risco* de conflit* d* interesses. </line>
</par>
<par>
<line> 4.1.9 Implanta*ão de R*gim* Disc*plinar e Comitê de Apli**ç*o de Sanção </line>
</par>
<par>
<line> Referent* à *al*a d* dispositivo que gar*nta * sanção para os assuntos r*l*cionados </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> conf*i*o de in*eresses, a empresa </line>
<line> poderia implantar </line>
<line> *m Comit* par* reforçar o sistema de </line>
</par>
<par>
<line> c**s**uê*cias, orientando, unifo**izand* e aco*panhan*o a ap*icaç*o de s*nções em c*sos </line>
<line> relaciona*os a conflito de interesse*. </line>
<line> 6 *ONSIDARAÇÕES FINA*S </line>
<line> Fica evidente que m*smo nas *mpres*s de o*ig*m famili*r e *e*ores podem-*e </line>
</par>
<par>
<line> c*n*tatar for*e* c*nflitos de interesse </line>
<line> que com f*equên**a destro*m </line>
<line> valor da empresa * </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> i*pedem de t**a* ri*cos adequados às melho*es *por*unidades de i*v**t*mento e reto**o </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> empr*s*. Em empresas familiar*s o conflito mais cita*o e *ue *emonstr* de*tru*r mais *a*or é </line>
<line> o pri*cipa*-principal. </line>
<line> Rev. FSA, *eresina, *. 19, *.2, art. 2, p. 23-48, f*v. 2*22 www4.*sanet.com.*r/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Uma Re*isã* Cienciométrica da Gove*nança e do* Conflitos e* Empresas Famili*res </line>
<line> 45 </line>
</par>
<par>
<line> O *t** 5 ofere*e uma série de ***ra*en*as para mitiga* con*li*os. Destacamos, no </line>
</par>
<par>
<line> enta*to, a simples adoção d* conselho de ad*in*stração co* </line>
<line> conselheiro* externos </line>
</par>
<par>
<line> com*et*ntes e isentos, *re*erenci**m*nte especializados n* área de n*góc*o ** empresa e em </line>
</par>
<par>
<line> finanças. Pelo men*s do*s p*ra </line>
<line> um conse*ho de cinco membros </line>
<line> *u mais de dois para </line>
</par>
<par>
<line> c*nselhos com sete ou nov* membros. Entre as atrib*iç*es c*nstantes nos contratos des*es </line>
</par>
<par>
<line> profissionais, deve-se des*acar mediação, co**role e </line>
<line> questões ***a fazer desses a principal </line>
</par>
<par>
<line> estratégi* contra conflitos principal-principa*, </line>
<line> principal-agênc*a, </line>
<line> conflito c*gn*tiv* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> intrafamil*ar visando otimizar *s resultados d* *ompan*i*. </line>
<line> *ugerimos nov* *e*qu**a considerando os *ermos "governance", "*o*por*te </line>
<line> g*v*rnan*e", "codes," "principles," "g*i*elin*s", "f*mil* business*s" e "family co*panies". </line>
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<line> . P. Ferreira </line>
<line> J. S. Gomes </line>
<line> F. B . F*eire </line>
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<line> 1) con*ep**o e planejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e i*terpr*taçã* dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> 3) elab*raçã* do rascunho ou na revisão crít*ca d* c*nteúdo. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na aprovaçã* da versão fina* do manuscrit*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Ter*si**, *. 19, n.2, art. 2, p. 23-48, fev. 2022 </line>
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)