<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 2, art. 2, p. 23-48, fev. *0*2
</line>
<line>
I*SN Impresso: 180*-6356 ISSN *letrô*ico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/2022.1*.2.2
</line>
</par><par>
<line>
Uma R*visão Cienciométrica da Govern*n*a e dos Con*li*os em E**resas Familia**s
</line>
<line>
A Scientom*tric Review *f Gov*r*ance and C*nflicts in Fa**ly Bu*inesses
</line>
</par><par>
<line>
M*aci* Porto *e*reira
</line>
<line>
M*stre em Sistemas de G*st*o pela Universi***e Federal *luminense
</line>
<line>
Dout*rando em A*ministraçã* pela Universida*e d* Grande Rio
</line>
<line>
E-mai*: moacir.fe*re*ra@unigr**rio.br
</line>
<line>
J*si* Simeone Gom*s
</line>
<line>
**s-Doutor*do em Administra*ã*. Universi*ad Carlos II* de Madrid, UCIIIM, E*pan*a.
</line>
<line>
Doutor em Ad*ini*tr*ção p*la Univer*id*d* Federal d* Rio *e Janeiro
</line>
<line>
Prof*ssor do Programa de Doutorado d* Universidade d* G*a*d* Ri*
</line>
<line>
E-mai*: jos**.gomes@unigranri*.e*u.br
</line>
<line>
F*ávio Breta*ha Freir*
</line>
<line>
*e*tre em Engenharia de Tra*sport* p*la UFRJ
</line>
<line>
Só**o *ire*or da Lut* Consultor**
</line>
<line>
E-mail: fl*viobre*anha@luth.*om.br
</line>
</par><par>
<line>
*ndereço: M*acir Por*o Ferr*ira
</line>
<line>
Edito*-*hefe: Dr. To*ny Kerley de Al*nca*
</line>
</par><par>
<line>
R*a Professor José de S*u*a Herdy, *160 - Jar**m Vint*
</line>
<line>
Rodrigues
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
Cinco de
</line>
<line>
A*osto, D**ue de
</line>
<line>
Caxias
</line>
<line>-</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
25071-202,
</line>
</par><par>
<line>
B*asil.
</line>
<line>
Art*go recebido em 26/08/2021. Ú*tima v*r*ão
</line>
</par><par>
<line>
Endere*o: Josir Si*eon* G*mes
</line>
<line>
*ecebida em 09/*9/2021. Aprovado em 10/0*/2021.
</line>
</par><par>
<line>
Rua P*ofe*s*r José *e Souza Herdy, 1160 - Ja*dim Vinte
</line>
</par><par>
<line>
e
</line>
<line>
*in** de
</line>
<line>
Agos*o, Duqu* de
</line>
<line>
Cax*a*
</line>
<line>-</line>
<line>
RJ,
</line>
<line>
25*71-202,
</line>
<line>
Avaliado pe*o si*tema Triple Rev*ew: Desk Review a)
</line>
</par><par>
<line>
B*a**l.
</line>
<line>
p*lo Editor-*hefe; e b) Doub*e Bl*nd Review
</line>
</par><par>
<line>
En*ereço: Fláv*o Bretanha Freire
</line>
<line>
(avaliação *eg* po* dois avaliadores da área).
</line>
</par><par>
<line>
Av F*ankli* Roo*evelt 39/sala 1120, Rio de Ja*eiro.
</line>
</par><par>
</page><line>
CEP: 20*21-1*0, Brasil.
</line>
<line>
R*visão: Gramatical, Normativa e *e Formata**o
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Ferreira, J. S. Gomes, F. B. Freir*
</line>
<line>
2*
</line>
</par><par>
<line>
*ES*MO
</line>
</par><par>
<line>
O
</line>
<line>
obje**vo d*st* t**balho é
</line>
<line>
fo*necer *ma compr*ensão do sta*u* quo e da *endência das
</line>
</par><par>
<line>
pesquisas s*b*e *onflito de i*teresses em emp*e**s *a**liares, ident*ficando as
</line>
<line>
difere*te*
</line>
</par><par>
<line>
form*s de mate*ializaçã* desse
</line>
<line>
t*po de conflito, além de propor algumas m**idas de
</line>
</par><par>
<line>
mitigaç*o para reduzir os impacto* d* imagem, d* reputaçã*, d* f*nanceiro e legal regulatório
</line>
<line>
*as firma*. E*ta pesquisa utiliza * revisã* c*enciométrica da pesquis* de c*nflito de i*te*esses
</line>
</par><par>
<line>
e gov*rnança
</line>
<line>
cor*orativ* e *mp**sas *a*i**ares en*re 1*9* * 201*,
</line>
<line>
por *e*o de
</line>
<line>
a*ális* de
</line>
</par><par>
<line>
palavra*,
</line>
<line>
a**lise de *oauto*, anális* *e *eriódico, a*álise de instituição e an*lise de país.
</line>
</par><par>
<line>
Após refino, um total de *6 registros bibliográfico* da
</line>
<line>
base de dados da Scopus
</line>
<line>
foi
</line>
</par><par>
<line>
sele*ionad* e analisado. Introduz*mos discu*ind* os pro*l*mas d* agência que a governan**
</line>
</par><par>
<line>
cor*orativa en*renta e como
</line>
<line>
e*es se manifestam
</line>
<line>
nas
</line>
<line>
empresas familia**s, como conflitos d*
</line>
</par><par>
<line>
interesse, a saber: (a) a*ionis*as e administrado*es
</line>
<line>
(Agency Problem I), (b) acionist*s
</line>
</par><par>
<line>
contr*lad*res familiares e acion*stas nã* controlad*res minori*ário* (Agen*y Prob*em II), (c)
</line>
<line>
acionistas e cre*ores (Agency Proble* II*), e (d) acionista* da família e membros *a família
</line>
<line>
em *eral que não ac*onistas, nem ad*inistradores e nem **mbros do cons*lho (Agency
</line>
</par><par>
<line>
Pr*blem IV). Posteriormen*e, *nalis*m*s o conflito
</line>
<line>
principa*-principa*, existente
</line>
<line>
entre
</line>
</par><par>
<line>
a*ion*s**s familiares e o*tros a*ionistas. *s resul*ados revelam uma lacun* do *a*po d*
</line>
</par><par>
<line>
pesquisa *e práticas de gov*rn*nça v*ltadas para *ra*amen*o de conf*it*s de interesses
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
empresa* *amiliares com *o*o nos colab*rad*re* * prestadores de s*r*iços que não sejam
</line>
<line>
membro* da família, a*ionistas, mem*ros do co*selho e nem *es*ore*.
</line>
<line>
Palav*as-chave: Conf*itos d* Interesse. Empresa* Fami*ia*es. G*vernança Co*porati*a.
</line>
<line>
ABS*R*CT
</line>
<line>
The objec*i*e o* t*is wo*k is to pro*ide an und*rstand*ng of the s*atus quo and the trend o*
</line>
<line>
research o* conflic*s of interest in such co**anies, ident*fying th* different forms of
</line>
<line>
materializatio* of this typ* of con**ic*, in addition to *roposi** *ome mi*igation *easures to
</line>
<line>
reduce *he im*a*ts of im*g*, of *epu*atio*, f*nancial and legal regulatory fr*mework in firm*.
</line>
</par><par>
<line>
*his research use* the sciento*etr*c revi** o* the
</line>
<line>
confli*t of inter*st and corporat*
</line>
</par><par>
<line>
go*ernance and family busine*ses *esearc* between 199* and 2019, th**ugh wor* analysi*,
</line>
<line>
co-aut*or analysis, journal analysis, i*stitu**on analysis *nd cou*t** *n*l*sis. A*t*r refi*ing, a
</line>
</par><par>
<line>
total o* 46 b*bl**graphic re*ords from the Scopus
</line>
<line>
database w*re *el*cted
</line>
<line>
and
</line>
<line>
analyzed. We
</line>
</par><par>
<line>
introdu*e
</line>
<line>
by discuss*ng the agency problem* t*at
</line>
<line>
*orp*rate gover*an*e fa*e*
</line>
<line>
*nd how they
</line>
</par><par>
<line>
man*f*st themselves in fam*ly businesses,
</line>
<line>
as con*li*t* of inte*est, *amely: (a) sh**eh*l*ers
</line>
</par><par>
<line>
and man*g*rs (Agency Problem *), (b) fa**** *ontrol*ing shareholders and n*n-controlling
</line>
<line>
shareholders minority **areholder* (*g*ncy Pro*lem II), (c) s*ar*hol*e** and cr*d*tors
</line>
<line>
(Ag**cy Problem *II), and (d) family shareh*lders and f**il* m*mbe*s in general other *han
</line>
<line>
share*olde*s, directors ** board membe*s (Agency Pro*lem IV). Afte*war*s, w* a*al*ze the
</line>
<line>
main-main **n*lict, existing *e**een fam*ly sh*reh*lders a*d oth** s*areholder*. *he res**ts
</line>
<line>
reveal a gap in the *ield of *es*arch on go*ernance practi*es aimed at *ealing with *o*fl*cts *f
</line>
</par><par>
<line>
intere*t in f*mily busines**s **th focu* on employees a
</line>
<line>
and *ervic* pro*iders who a*e not
</line>
</par><par>
<line>
f*m*ly **mber*, shareholders, board m*mbe*s or managers.
</line>
<line>
K*y*ord*: Conf**cts of Inte*est. Fa**ly Bu**nesses. C*r*or*t* Governance. Managem*nt
</line>
<line>
Control Syste*.
</line>
</par><par>
</page><line>
*e*. FSA, T*re*ina, *. 19, *.2, art. 2, p. 23-48, *ev. *02*
</line>
<line>
www4.f*ane*.**m.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Revi*ão C*enciométrica da Governança e dos Conflitos em *mpre*as Familiares
</line>
<line>
25
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃ*
</line>
</par><par>
<line>
Ao pesquisarmos arti*os com as palavras-cha*es "confl*tos de interesse", "e*pr**as
</line>
<line>
fami*i*res" e "g*vernan*a corpor*ti*a", *e*ific*u-se a exi*tên*i* de um* lacuna de estudo*
</line>
</par><par>
<line>
conciliando t*dos e**es te**o* e pa**vras-ch*v*s. Mesmo *os Estados Unido*, on*e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
p*op*ieda*e é *elativamente dispersa, segundo *a Po**a *t
</line>
<line>
al. (1999) e Ander*o* e Reeb
</line>
</par><par>
<line>
(200*), *s famílias estão *resentes em *m terço do S&P 500 * *espond*m p*r *8% do
</line>
</par><par>
<line>
p*trimôn*o l*q*ido em c*rculação. Além dis*o, pesqu**as rece**es do*umentam
</line>
<line>
qu* a*
</line>
</par><par>
<line>
empresa* familiare* apresent*m d*ferenças *ignific*tiva* e* r*lação às *mpresas nã*
</line>
<line>
fami*iares em muitas dimensões con*ábeis, inclu*nd* ass*met*ia de info*maçõe*, qual*dade
</line>
<line>
dos ganhos, governança corpor*t*va, valor da em*resa e desempenh* (CHAU; G**Y, 201*).
</line>
<line>
Em resumo, é evid*nte * impor**ncia dessas empre*as n* socied**e em todo o mu*do.
</line>
</par><par>
<line>
Empresa* familiares "mo*t*am determin*das *a**cteríst*cas diferentes da*
</line>
<line>
demais
</line>
</par><par>
<line>
org*niza*õe*, com*
</line>
<line>
os valores,
</line>
<line>
os *aço*
</line>
<line>
*e se*s membros, o proc*sso suc*ssór*o, a rel*ç**
</line>
</par><par>
<line>
entre família e empresa e a figura do fundad*r,
</line>
<line>
que form*m a ident*dade *as
</line>
<line>
empres*s
</line>
</par><par>
<line>
*ami*iares" (TRO*COLI; LI*BO*, 2018).
</line>
</par><par>
<line>
** pec*liaridades *as em*re**s fami*i*res são ev*de*tes e "é por causa
</line>
<line>
dessas
</line>
</par><par>
<line>
particularidades que * *r*ciso uma f*r*a dif*rente de analisar e*sas empresas, *anto *e*ant* *
</line>
</par><par>
<line>
p*ocesso sucessó**o, q*anto
</line>
<line>
aos o**r*s d*f*renciai* ofe*e*ido* por u* fundado* que
</line>
<line>
pr*cisa
</line>
</par><par>
<line>
pensar na passag*m da direção do *eu negóc*o" (TROCCOLI; LI*BOA, 2018).
</line>
<line>
N*s empres*s famil**res "é comum que o* mem*ros da famí*ia participem da *estão
</line>
</par><par>
<line>
de for*a prof**sional, mas também é comum a
</line>
<line>
gestão ser feita por pessoas **m pre*aro
</line>
</par><par>
<line>
*rof*ssional para a função ou que s*mples*ente
</line>
<line>
estão lá apenas a título de remu*era*ão
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
pou*o co*tribuem *ara o
</line>
<line>
sucesso do n**ócio" (***ADO apu* PAN et al., 2019). **nd*
</line>
</par><par>
<line>
sobre profi*sionalismo *esse perfil de e*presa, gerentes * diretores *requ*ntemente mist*ram
</line>
<line>
senti*ent*s e caracter*sticas pes*oais. Nesse sent*do,
</line>
<line>
(...) em bus*a de *oluções às suas nece*sidade* in**vi*uais, os *em*ros da famíli*
</line>
<line>
pod*m colocar o emocion** de tal forma que tran*põ* o nível racional das coi*as e
</line>
<line>
co*ocam em r*sc* a organização, *br*gando a tomada de decisões que po*em, ao
</line>
<line>
i*vés *e *oluc**nar, ge*a* ma*ores confli**s e por fim rupturas. (MA*ED* ET Al.,
</line>
<line>
2019).
</line>
</par><par>
<line>
Empresas fa*i*iares têm níveis mais **e*a*os de
</line>
<line>
conf**to cog*itivo. Esse
</line>
<line>
se
</line>
</par><par>
<line>
m*te*ializa t*nto no serv*ço qu*nto nas tarefas de controle. Além disso, a demonstrada
</line>
</par><par>
<line>
co*re*ação *egati*a *ntre con*li*o cognitivo e uso d* conhec**ento e habilidad*s *ufoca
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 2, *rt. 2, p. 2*-48, fev. 20*2 www4.fsanet.com.b*/rev*s*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Ferreira, J. S. *o*es, F. B. Fre*re
</line>
<line>
26
</line>
</par><par>
<line>
compartilhamen*o de informações e apren*iz*gem *ol*tiva (ZONA, 2*14). O confl*to
</line>
<line>
co*nitivo desencadeia c*nfl*to de relacionamen*o e *esconfor*o p*ssoal (JEHN, 1995), o que
</line>
</par><par>
<line>
ratif*ca vis*o de Zona (2014), pois há a
</line>
<line>
tendência re*uzida de coope*a* e u*ilizar comitês
</line>
</par><par>
<line>
t*cn*cos ou tem*ti*os nesses ambi*ntes. **s** forma, destaca-se o iminente * frequente
</line>
<line>
conf*ito de interesse.
</line>
<line>
Os conflitos d* in*eresses *xpõem muitas vezes as famílias p*rante a *oci*dade. Po*
</line>
<line>
*sso * importâ*c*a de hav*r u*a ev*lução na ma*eira de *e*sa* da f*mília
</line>
<line>
empresári*. Quanto maior o n*vel de capacitação das fam*l*as e*presár*as, m*ior
</line>
<line>
s*rá a cont*ibuição *a*a o desenvolvimento dos negócio*. (RI*C*, 200*).
</line>
<line>
Portanto, a pres*nça de dois co*se*h*ir*s ex*ern** à e*presa, rec*uta*os e escolhidos
</line>
<line>
por *erceiro é fundamental p**a que o con*elho de admini*tra*** seja o ma*s i*ento possível.
</line>
</par><par>
<line>
O mom*nto eco*ômico de CO*ID-1* exi*e m*is prof*ssio*alismo,
</line>
<line>
dedicação
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
persistência. Adici*nalmen*e, a con*orrência é internaci*nal, em rede, e com as exigência* de
</line>
<line>
aprimo*amento em que vive* as empresas f*mil*are*, é cr*cial pensa* * processo deci*ório da
</line>
<line>
empresa. Ter clar*za da relaç** da f*mília co* a institui*ão, *s inter*sses da *ropriedade e os
</line>
<line>
da em*resa é o princíp*o da lo*g**id*de e*pres**ial (MAMEDE et al., 2*19).
</line>
</par><par>
<line>
A**cionalmente, após anos, a rotina do CEO *ode ser
</line>
<line>
induzida na *eanálise ou
</line>
</par><par>
<line>
*erificaçã* da estratégi* d* empresa. A* famí**as emp*e*árias, *esmo sendo elas proprie*á*i**
</line>
<line>
** pouc*s bens, possuem resp*nsabil*da*es que vão além do âm*ito f*m*liar e passam a ter
</line>
<line>
respon*ab*lidade s*ci**. Ban*lizar a administração e * suce*s*o da empresa familiar
</line>
</par><par>
<line>
*ompro*ete n*o só seu func*o*am**to, ma* a vi*a de terceiros que dela
</line>
<line>
dependem. Neste
</line>
</par><par>
<line>
*rtig* pretende-se e*tudar *spectos quant**at*vos da ciência * da produção cie*tífica,
</line>
<line>
considerando confl*itos * *overnança corporativa em em*r*sas *amili*res, entre 1998 e 2020.
</line>
</par><par>
<line>
O Co*selho Adm*nistrativo(C.A) supe**isiona ati*idades gerenciais da empresa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
norte*a a estratégia. É ele
</line>
<line>
que
</line>
<line>
dá a* orientações gerais dos
</line>
<line>
*egócios, bem como seu
</line>
<line>
pa*ecer
</line>
</par><par>
<line>
s*bre as contas. * o*j***vo p*inc*pal do Co*selho é maximizar o retorno dos investimentos.
</line>
<line>
Pa*a i*so, compete a ele o desen*ol*imento de questões estratég**as, como ** **s*a de no*o*
</line>
<line>
neg*cios e na cria**o de vanta*ens com*etitiv*s d*radouras. Esse *studo apresenta o
</line>
</par><par>
<line>
Conse*ho com* pr*ncipal ferramen*a de gove*n*nça co*porativa
</line>
<line>
para m*tigar conflitos
</line>
<line>
em
</line>
</par><par>
<line>
empresas familia*es.
</line>
</par><par>
<line>
Os *robl*mas e s*luç*es discutid*s no CA di*em *espeito ao mundo rea*, complexo e
</line>
</par><par>
<line>
relacionado à *era**o de
</line>
<line>
valor no *ong* praz*. Ne*s* s*nti*o, * adoção de con*elheiros
</line>
</par><par>
<line>
ext**nos co*pet**tes e isento* pode se mo*trar ferrament* de miti*ação d* conflitos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresin*, v. **, n.2, art. 2, p. 2*-48, fev. *022 www4.*sane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Revisão Cien*io***rica da Governança e *os Conflitos em Empr*s*s Famili*res
</line>
<line>
27
</line>
</par><par>
<line>
o*tençã* d* *el*ores res*ltados. * natureza dos *robl***s reais *ode ser complexa e "a
</line>
<line>
*elação c*escentemente c*mplex* e**re essas realida*es, as n*v*s tecnologias p*rmitin*o o
</line>
<line>
compar*ilhamento de dado* e informações, tudo leva à ab*rdagem interdisciplinar, n* qual o
</line>
</par><par>
<line>
resultad* é super*or à som* das *artes"
</line>
<line>
(PHILIPP* JR., 20*7). *diciona*mente,
</line>
<line>
ante
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
complexi*a*e e a dim*nsão *os *roblemas
</line>
<line>
globai* contemporâneos e o* desaf*os cient*fi*o-
</line>
</par><par>
<line>
tecnológicos aí colo*ados, fic* evid*n*e que seu
</line>
<line>
*nfren*ame*to requer esforços
</line>
<line>
con*u*to*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
colabor*tivo*, de abr*ngência interdisciplin*r e *nternacion*l (*ACIE*; ALBAGL*, 20*0).
</line>
<line>
2 R*FERENCIAL TEÓRICO
</line>
<line>
*s conflitos de int*resses aparec*m como consequên*ia de desejos d*v*rgentes entre
</line>
</par><par>
<line>
o* acionistas * a al*a administ*ação (**oblemas
</line>
<line>
principal-agent*) e entre os a*ionis**s
</line>
</par><par>
<line>
(pro*lemas princip*l-principal), em*ora também outras relações com as *artes interess*das
</line>
<line>
sejam afetadas e coordenadas por meio da g**ern**ça corporativa.
</line>
<line>
2.1 Conf*it* *e Int*resses
</line>
</par><par>
<line>
De acordo com a lei 12.803/13, conflito
</line>
<line>
de interesses é a situaçã* ge*a*a pe*o
</line>
</par><par>
<line>
confronto en*r* interess*s pú*licos e privados, que possa compro*eter o interesse coletivo ou
</line>
<line>
i*fluen*i*r, *e maneira i*pr*pria, o desempenho d* função públ**a. Já a ISO *7*01 define o
</line>
</par><par>
<line>
*onfl**o de interesse como "u*a *ituação
</line>
<line>
em
</line>
<line>
que interesse* com*rciais,
</line>
<line>
financeiros,
</line>
</par><par>
<line>
famil*ares, *olític*s ou pes*oais
</line>
<line>
possam interferir no julgamento de pessoas no desempenho
</line>
</par><par>
<line>
de sua* funções para com a o*ganiza*ão". * Lei 13.*0*/*01*, por *utro lado, trata situações
</line>
<line>
de conf*ito d* interesse* no â*bi*o *as contratações realizadas *ela* e*pr*sas. O **nf*ito de
</line>
</par><par>
<line>
intere*ses u** questã* inerent* às *elaçõ*s humanas estando pres*n** nas mais diversa* é
</line>
<line>
ár*as, conform* figura 1:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina *I, v. *9, n. *, art. 2, p. 23-48, fev. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. P. Ferreira, J. S. Gomes, F. B. Freire
</line>
<line>
28
</line>
</par><par>
<line>
*igur* 1 - conf*ito* de interesse* *as mais d*ver*as áreas
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: *s autores do tra*alho (2021).
</line>
<line>
Con*litos d* interes**s impõem r*scos à corporação, al*m dos *ue *h* são d* na*ural
</line>
<line>
imputação. El*ncar ri**os e a*uar na s** mitigação most*a-s* uma *po*tuni*ade, *ma
</line>
</par><par>
<line>
v*ntagem co*pet*tiva às
</line>
<line>
corpor*çõe*. Colares de Oli*ei*a e Linhares (200*) afirmam q*e o
</line>
</par><par>
<line>
gerenciam*n*o de riscos é ne*essário para preve*ir pos*íveis erros, fra*des ou processos que
</line>
<line>
**ssam ge*ar im**ctos negat*vos p*ra a *rgani*ação, cuja a*equ*da i*entificação tanto
</line>
<line>
m*n*miz* per**s com* po*e of*recer à cor*ora*ão van**gens c*mpetitivas.
</line>
<line>
*ara o e*ercí*i* *e uma boa governa*** corp*rativa é n**essária a i*plantação de
</line>
<line>
técni*as par* id*n*ificaç*o, **aliação e *ontrole d* riscos. Par* que o gerenciamento de risco*
</line>
</par><par>
<line>
seja u* sucesso, é **eciso
</line>
<line>
*ue *s líderes das organ*zaçõ*s pos*am enxergá-lo *om* uma
</line>
</par><par>
<line>
forma de gerar *alor aos acionist** (COLARES DE OLIVEIR*; LINHARE*, 2007).
</line>
<line>
2.* Conflito *rincipal-agent*
</line>
<line>
Em grandes empr**as onde há sepa*ação *e **opr*e*a** e ad*ini***ação, o problema
</line>
<line>
p*incipal-agente ou confl**o de agência pod* surgir entre * alta admi*istraç*o ("agente") e os
</line>
</par><par>
<line>
*cionistas ("principal "). Ess*s
</line>
<line>
podem ter in**resses diferentes, ond* os
</line>
<line>
acionistas
</line>
</par><par>
<line>
normalmen*e de**jam luc*o, e a alta administra*ão pode ser motivada
</line>
<line>
por *otivos como
</line>
</par><par>
<line>
rem*ner*ção, boa* condições de tr*b**ho ou bons re*acionamentos no loca* de trabalho,
</line>
<line>
na
</line>
</par><par>
<line>
medida em que estes não são necessá*i*s para lucros.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina, *. *9, *.2, a*t. 2, p. 2*-*8, fev. 2022 www4.fsanet.*om.*r/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Revisão Cien*iomé*rica da Gove*nança e *o* Conflitos em Empresas Famili*re*
</line>
<line>
29
</line>
</par><par>
<line>
O conflito *ri*c*pal-agent* também se mat**ializ* *a *ompra de açõe*. Os executivos
</line>
</par><par>
<line>
podem ter i*c*nti*os par* *esviar lucro o
</line>
<line>
da empresa para a *omp*a
</line>
<line>
de aç*es da
</line>
<line>
*rópri*
</line>
</par><par>
<line>
*m*resa, o que fará com que o preço das ações *u*a. No entan*o, os lu*r*s retido* n*o serão
</line>
</par><par>
<line>
us*dos
</line>
<line>
para com*rar equip*mentos ou *ara contratar pessoa* de q****dade. Com* resultado,
</line>
</par><par>
<line>
os *xec*ti*os podem sacrificar o* lucro* *e
</line>
<line>
longo prazo em troca de bene*ícios pessoais de
</line>
</par><par>
<line>
curto p**zo. Pode *er difí**l *e*ectar, pois ve* suas pró*rias a*õ*s s*b*ndo é gra**ficante.
</line>
<line>
Andre, B*n-A*ar e Saad* (2012) sugerem que o potencial *onf*ito de *g*nc*a entre
</line>
</par><par>
<line>
acionist*s * a administ*ação
</line>
<line>
profiss**nal tem *m impact* **ejudicial no *e**rno **
</line>
</par><par>
<line>
inv*stimento dos com*ra*ores, numa fu*ão ou aquisiçã*, com risco de incrementar p**encial
</line>
<line>
*o*fli*o e*tre grandes e pequenos inves*idores. Esse conflito traz impac*o *egativo a*icional
</line>
<line>
na *eração de riqu*za. É possíve* *ue o mercado esp*re a presença de e*ce*so de *ontrole
</line>
</par><par>
<line>
familiar para amplif*c*r os custos de agência associados com o *onfli*o entre acioni*t**
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gestores pro*is*ionai* (*N*RE; BEN-AMA*; SAADI, 20*2).
</line>
</par><par>
<line>
2.3 Confli*o princ**al-p*i*cipal
</line>
</par><par>
<line>
O probl*ma d* pr*ncipal-agente pode **r intensificado q*ando a alta admin*stração
</line>
<line>
age e* nome de *ár*os acionist*s - o qu* costuma ser o cas* em *randes empresas (problema
</line>
<line>
de *últipl*s principais). Nas empresas familiares a preoc*pa*ão * que os administradores
</line>
</par><par>
<line>
possam
</line>
<line>
atuar para a *amília
</line>
<line>
con*rolado**, mas não para os acionistas *m g*ral. Diversos
</line>
</par><par>
<line>
e*t*dos c*nv*rgem que
</line>
<line>
p*lo meno* parcialment*
</line>
<line>
o* custos de **ênci* dependem d*
</line>
</par><par>
<line>
combinaçã* d* condi*ões. *amílias control*doras pode* usar o geren*iam*nto de resultados
</line>
<line>
para ocultar a expropr*açã* dos acionistas minoritários (ISHAK et al., 201*. STOCKMAN*
</line>
<line>
e* al., 2013).
</line>
<line>
E* g*ral, os pr*prietários d* família tê* *m fraco d*s*mpen*o com carteir*s
</line>
<line>
diversific*das. Como *esultado, eles geralmente s*guem estratégias *e ne*óc*os avessas ao
</line>
<line>
risco. A*sim, na v*sã* de *zo*ry e Bouri (2015), os proprietár*o* da *amília t*m um grande
</line>
<line>
interesse e* ter *ont*o*e sobre a toma*a d* decisão *irme at**vés da no*e*ção de membr*s
</line>
<line>
da família em cargos- **ave de gestã*. As empresas fa*iliar*s co*tumam empregar membros
</line>
<line>
da *a*ília i*dep*ndentemente d* con*litos. Isso lh*s dá in**nti*o* **ra pr*ori*a* seus *róprios
</line>
</par><par>
<line>
interess*s e cri*r benefícios
</line>
<line>
às custas dos acionistas minor*tári*s. A *omeação
</line>
<line>
de meno* do
</line>
</par><par>
<line>
que q*alific*dos *em*ros da família como C*Os pod* encorajar adesão, esquiva e
</line>
<line>
outras
</line>
</par><par>
<line>
form*s de comportamentos de autoneg*ciaç** (SCHULZE et al. 2003).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teres*na PI, v. 19, n. 2, art. 2, p. 23-48, fev. 2022 www4.fsanet.com.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Ferreir*, J. S. Gom*s, F. B. *reir*
</line>
<line>
*0
</line>
</par><par>
<line>
G*h, Ra**i e Khan (2*14) desenv*lveram estudos em 141
</line>
<line>
empresas familiares
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
capital abe*to, onde desca**am a d*alidade do CEO (*xercendo os dois papéis) como
</line>
<line>
mode*ador d* *elação ent*e con*role e **semp*nho da empresa. Por u* lado, espera-s* que os
</line>
</par><par>
<line>
proprietários das famí***s possam for**lecer controle por meio da *u*lidad* do CEO e o
</line>
</par><par>
<line>
*gn*rar os demais interesse*. Porém, por outro lado, isso pode enf*aquecer o *ontr**e
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
monitoramen*o mais desejado pelos demais aci*nistas. Ess* descoberta pode ex*licar por que
</line>
</par><par>
<line>
os *ro**ietários pode* resistir e enfraquec*r o
</line>
<line>
con*role
</line>
<line>
*or mei*
</line>
<line>
do CEO
</line>
<line>
em empresas
</line>
</par><par>
<line>
famil*a*es.
</line>
</par><par>
<line>
Na teoria econômic*, o termo "conflito de agência" se *ef*re ao perigo *e que
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
<line>
*ndivíduos ajam de fo*ma * *ervir aos *eu* próprios o*jetiv*s e que esses objetivos ent*e* em
</line>
</par><par>
<line>
*onfli*o c*m os
</line>
<line>
da organ*zação, como uma cor**raç*o, * seus const*tui*tes, como os
</line>
</par><par>
<line>
a*ionistas.
</line>
</par><par>
<line>
2.4 Mecanism*s de *ontrole
</line>
<line>
Adot*r medi*a* que efetivamente ass*gur*m e promovam equilíbrio entre *s
</line>
<line>
sta*eh*lders da* organizaçõ*s é de fundamen*al *mpo*tância. A co*pr*e*são d*s
</line>
<line>
mecanismos disponíveis na *mp*esa *ara a*i*har os o*jetivos pro*ostos, pro*orciona*d*
</line>
</par><par>
<line>
transparê**ia e controle d*s atos praticados p*los gestor*s, os **canismos bem
</line>
<line>
aplicados
</line>
</par><par>
<line>
a*inham a e**resa às im*o*iç*es do me*c*do (C*NZATTI; BENSEN; J*NIOR, 2021).
</line>
</par><par>
<line>
As empresas com elevado grau *e In*egridade geralmente m***gam *isco*
</line>
<line>
de conflito
</line>
</par><par>
<line>
de i*t*re*ses
</line>
<line>
através da implantação de
</line>
<line>
um Programa de I*t*gridade, com uma política
</line>
</par><par>
<line>
es*ecífica par* conf*ito *e interesses, exemplific*ndo os *roce*sos mais *xpost*s, formas de
</line>
<line>
*ate**aliz*ção, med*d*s d* m*tigaç*o e fo*mas d* tratamento e reporte d** ocorr*n*ias
</line>
</par><par>
<line>
identifi*adas. O pr*grama
</line>
<line>
orien*a o
</line>
<line>
caráter *rejudicial
</line>
<line>
aos negócios e *o
</line>
<line>
ambie*te
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
control*s inte*no*, pois pode *nfluenciar de m*neira imprópria a con*uta d*s empre*ados.
</line>
<line>
Com o surgi*ento da Governança Corpo*ativa, v**cula*o ao *roblema de agênc** os
</line>
</par><par>
<line>
mecanismos da governança pe*mitem
</line>
<line>
*e*erminar controles para **aliar os admi*istradores
</line>
</par><par>
<line>
por suas decisões (CUNHA; RODRIG*ES, 2018; CON**TTI
</line>
<line>
et
</line>
<line>
al, 2021). A *ss**cia,
</line>
</par><par>
<line>
então, a ser de*envolvida e
</line>
<line>
ob*e*va*a p**a á*ea de *omp*ian*e, passa * ser m**igação a
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
f*to*es de risco, com *s q*ais *s organizaçõ*s operam constantemente *om intensid*de.
</line>
<line>
Em e*sência, essa *i*igação *ecorre a ferramen*a* - aqui descritas como *e*anismo* -
</line>
</par><par>
<line>
que permi*am a Gestã* gara**ir a
</line>
<line>
*de*ênc*a **s controles inter*os e externos, coad*nados
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin*, v. 19, n.2, art. 2, *. *3-48, fev. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*ma Rev*são C*enciométrica da Go*e*nança e dos Co**litos em Em*re*as Familiare*
</line>
<line>
31
</line>
</par><par>
<line>
c*m *s ob**tivos *mpresariais. Tem-se, como mecanis*os de gestão e *ontro*e *o* fatores de
</line>
<line>
risc*: con**ol*, políticas e procedimentos.
</line>
<line>
2.4.1 C*ntrole
</line>
<line>
Alguns do* conflitos tend** a se ap*esentar em s*tu*ções em que são *aixa* as
</line>
<line>
inic*ativas de rotine*ra* verificações *u che**gen*, por movi*entos de c*ntro** ins*ficientes.
</line>
<line>
Entr* as possibilid**es de confl*to elencadas por ausência de c*ntrol*, po*em se* citadas:
</line>
<line>
a. F*lta *e verificaç*o periódica *a existência de em*regados *u de se*s p**entes
</line>
<line>
atuando co*o s**ios-g*stores ou como **presentante* de contrapartes rela*ionad*s à
</line>
<line>
empre*a;
</line>
<line>
b. Ausência *e verific*ção prévi* para garant*r que *ep*esen*antes d* con**ata*a*
</line>
<line>
nã* particip*m de *rocessos de c*ntratação/licitação na empresa;
</line>
</par><par>
<line>
c.
</line>
<line>
Falta d*
</line>
<line>
veri*icação prévia da existência
</line>
<line>
d* rel***o de amizade o* parentesco
</line>
</par><par>
<line>
entre fiscal/gerente de contrato e prestador de *erviço.
</line>
<line>
2.4.2 P*líti*as
</line>
</par><par>
<line>
To*n*r c*aras as regras *orporativ*s
</line>
<line>
que s**am ade*entes *os
</line>
<line>
di*positivos legais ou
</line>
</par><par>
<line>
norma*izad*s pelo Es**do, fundamental às pol*tica* corporati*as *ue embasam o Complian*e.
</line>
</par><par>
<line>
Há de se veri*ica* que t*is políticas cost*m*m ser mais rigorosas
</line>
<line>
q*ando *valiadas no
</line>
</par><par>
<line>
*ontexto loca* *e atuação das firmas, em esp**ial *s transnac*ona*izadas. O *esconheci*ento
</line>
</par><par>
<line>
do regram*n*o local *od* inferir a polí*ica* de *o*pl*ance parci*lmente eq*iv*cad*s
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
ine*ic*e*tes. A elaboração de tais políticas po*e e**tar *l*uns conflitos, en*re eles:
</line>
</par><par>
<line>
a.
</line>
<line>
F*lta de u*a Política de Indicação de membros do Consel*o de Administração
</line>
</par><par>
<line>
(*A), do Conselho Fisc*l e da Diret*r*a Ex*c*tiva, e demais me**ros *or*ela*os,
</line>
<line>
i st o
</line>
<line>
é,
</line>
</par><par>
<line>
requ*sit*s e impe**mentos **t*belecidos para os membros do CA;
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
Falta de uma Polític* *e Transaçõ*s com *artes R*lacionadas qu* oriente
</line>
</par><par>
<line>
T*an*açõ**
</line>
<line>
com
</line>
<line>
Part*s Relaci**adas e em situações em que exi*ta potencial conf*ito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
interesses;
</line>
</par><par>
<line>
c.
</line>
<line>
F*lta *e *olítica *e oferecimento e recebimento ** b*indes * pres**tes;
</line>
</par><par>
<line>
d.
</line>
<line>
Falt* de re*isão da polític* ** tr*nsaçõe* co* parte* relacionadas;
</line>
</par><par>
</page><line>
*ev. FS*, *eresina *I, v. 19, n. 2, art. 2, p. 2*-48, f**. 202*
</line>
<line>
w*w4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Ferreira, J. S. *ome*, F. B. *re*re
</line>
<line>
32
</line>
</par><par>
<line>
e.
</line>
<line>
F**t* *e *olítica Concorr*ncial, que reforc* o ***p*o*isso da *mpresa *om o
</line>
</par><par>
<line>
cumprimento es*rito da legis*aç*o de defesa da concorrência ou an*itruste nacional e d*s
</line>
<line>
jurisdições e*t*an*eiras em que a *mpresa realiza ne*ócios;
</line>
</par><par>
<line>
f.
</line>
<line>
Falt* de pol*tica para **rgo de adminis*r*ção,
</line>
<line>
q*e su*rima confl**o* de
</line>
</par><par>
<line>
interess* com a empre*a e o*s*rv*, integral**nte, os r*quisito* e v*dações legai*.
</line>
<line>
2.4.3 Proc*dim*nto*
</line>
<line>
A implem*ntação de políticas requ*r que haja c*municação e o*ie*tação d* condutas
</line>
</par><par>
<line>
que p*evina* ou
</line>
<line>
que *nf*rm*m as pr*ticas co* *onflito* de interess*
</line>
<line>
que adversem com o
</line>
</par><par>
<line>
Compl*an*e - o chama*o no co*plian*e. As*im, meios d* com* proceder d*ant* das p*á*ica*
</line>
</par><par>
<line>
n* *om*lian*e ** tor*a relevan** ta*to quanto a existênc*a *e
</line>
<line>
políti**s afin*. Podem **r
</line>
</par><par>
<line>
citados os conflit*s que denot*m ausência *e procedimento*:
</line>
</par><par>
<line>
a.
</line>
<line>
Fa**a de dispositivo
</line>
<line>
para evitar que
</line>
<line>
um a*io**sta, tendo
</line>
<line>
um con*lito
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
interes*es com a comp*nhia, vote em decisões ine**n*es ao conf*ito;
</line>
</par><par>
<line>
b.
</line>
<line>
Falta de *ispositivo qu* garan*a a sanção para os ass*ntos re*a*ion*dos
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conflito de intere*ses;
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Falt* de dispo*itiv* de r*cusa *e apoio para part*dos políticos *u cam*anhas;
</line>
</par><par>
<line>
d.
</line>
<line>
Falta *e *rei*amento reali*ad* de forma contín*a, abor**n** questões éticas e
</line>
</par><par>
<line>
s*stentabilidade e*pres*rial;
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Falta de definição de p*oced*mentos internos espec*ficos de pré-apro*a*ão dos
</line>
</par><par>
<line>
serv*ços *ontra*ado* junto ao* seus audi*ores externos.
</line>
</par><par>
<line>
f.
</line>
<line>
Fa*ta de dispositivo que ev*te qu*lquer conflito d* interesse ou improp*iedade
</line>
</par><par>
<line>
na ne*o*iação c*m val*res mobi*iário* de emissão da *mpresa;
</line>
</par><par>
<line>
*.
</line>
<line>
Falta de *ispositivo que pr*veja *ipóte*es de conflito de *nteresses pos**rior ao
</line>
</par><par>
<line>
término de *estão dos administrad*res e *emb*os do conselho fiscal;
</line>
</par><par>
<line>
h.
</line>
<line>
Falta canal ou comunicação disponíveis ao* empreg*dos para * r*alização
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
consultas s*br* potenc*ais sit*ações *e *onflit* *e interesses.
</line>
<line>
* METODOLO*I*
</line>
</par><par>
<line>
Esta pes*uisa utiliza a *evisão cienciométric* *a
</line>
<line>
p*sq*isa de conflit* *e interesses
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
</page><line>
*overna*ça c*rporat*va e empresas familiares *ntr* 1998 * 2*19, po* m*io *e análise de co-
</line>
<line>
R*v. FSA, Teresina, v. 19, n.2, art. 2, *. *3-4*, fev. 2022 w*w4.fsa*et.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Um* Revis*o Cienc*omé*rica *a Governanç* e d*s Conflit*s e* Empresa* Familia*es
</line>
<line>
33
</line>
</par><par>
<line>
p*lav*as, análise d* coa*tor, a*á*ise de periódico, análise de ins*ituição e análise de p*ís. U*
</line>
<line>
total de 46 reg*stros bibliográficos da b*se *e dados da Scopus foi s*lecionado e analis*do.
</line>
</par><par>
<line>
Os dados cienci*m*tricos são
</line>
<line>
ap*es*ntados por me*o d* informações *o*bi*ada* n*
</line>
</par><par>
<line>
*or*a de tab*las, g*áficos e figuras como redes e m*pa* de densid*de, *presentando um map*
</line>
<line>
** p**quis* g*obal em *mp*esas f*mili*res, conflito* * go*er**nç* corporativa, * os pr*nc*pais
</line>
<line>
a*ores desta área temá*ica em 199* e 2020. O gráfic* 1 apresenta os dad*s sobre a *vol*ção
</line>
<line>
*a publicação de artigos de pesquisa.
</line>
<line>
Gr*fico 1 - Número de artigos sobre Em*resa* F*miliares, Co*flitos * Gover*ança
</line>
<line>
*orporativ* *a base Scopus após o re*inamento em 19*8 e 2019
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Os autores do tr*balho (2021).
</line>
<line>
3.1 Projeto experi*ental, ma*e*i*is e método*
</line>
<line>
3.1.1 *quis*ção dos Dado*
</line>
<line>
As buscas *e*lizadas retornam *equeno númer* de pub*icações. Neste a*tigo
</line>
<line>
s*gu*m*s u*a me**d**ogia proposta p*r Treinta et al. [1]. *pós ava*iar os co*c**tos básicos
</line>
</par><par>
<line>
relacionado* à empresa familiar, conf*ito e
</line>
<line>
g*ve*nança corporativa, os seguintes códigos de
</line>
</par><par>
<line>
recuperação f*r*m usados n* col*ção *a Scop*s (*ab*la 1) só f*ram buscados artigos em *
</line>
<line>
ing*ês.
</line>
<line>
No **tal, 46 arti*os fo*am e*tra*dos, exportado* e carregados no sof*w*re Mendeley®,
</line>
</par><par>
<line>
onde seguimos e*apas descri*as na Fig*r* * para r*fina*
</line>
<line>
a
</line>
<line>
coleta dessa
</line>
<line>
base *e dad**. As
</line>
</par><par>
</page><line>
Figur**: * - Rede de pala*ras-*have co-ocor*entes; 5 - Visualizaç*o da densidade do item de
</line>
<line>
p*lavras-chave co-oco*r*ntes e 6 - Visualização da r*de de co-autoria, * Tabe*a 3 - 6 *alavra*-
</line>
<line>
chave co-ocorre*tes mais frequentes foram **r*d*s *sando o VOSv*ewer®. ** *inal *esse
</line>
<line>
Rev. *SA, Tere*ina PI, *. 19, n. 2, *rt. 2, p. *3-*8, fe*. 202* www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Ferre**a, J. S. Gomes, F. B. Freire
</line>
<line>
34
</line>
</par><par>
<line>
pro**sso de refinamento, um total de 37 registros bibliográfico* f*i se*ecionado como
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
coleção final *o
</line>
<line>
banco de da*os a s*r cons*de**da em no*sa análi*e. O M*cro*oft Excel f*i
</line>
</par><par>
<line>
u*ilizado para c**solidar dados e *ormatação das informações dos a*tigos por *no, autores
</line>
</par><par>
<line>
mais produt*vos,
</line>
<line>
c*a***res e periódicos. Pa*a apoiar *ossa aná*ise bibli*mé*rica, tam*ém
</line>
</par><par>
<line>
ut*lizamos o VOSvi*wer - uma ferramenta de so*tware *ara con*tr*ir * visua*izar *edes
</line>
<line>
b*bliométricas. Es*as redes po*e* incluir, por exempl*, *eriódicos, pesquisadores ou
</line>
<line>
publica**es i*dividuais, * po**m ser constru*das com **se em relações de citação,
</line>
<line>
c*m**nação bib*iográfic*, co-citação *u *oautoria. Com o VOSviewer exportamos f*equência
</line>
</par><par>
<line>
de palavras, par* iden*ificar a* **lavr*s mais frequentes, gerando as*im uma "*uvem
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
palavras" e "Pesquisa de texto" *ara as mesmas palavra*-chave ut**izadas como códigos
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
recupera*ão *ara
</line>
<line>
as bases de dados, salvando os dados *o** códigos *ara ess*s **lav*as-
</line>
</par><par>
<line>
chave.
</line>
<line>
Ta*ela 1 - *esquisa executada na base Sc*pus
</line>
</par><par>
<line>
Base *e D**os
</line>
<line>
*alavr*s-chave
</line>
<line>
Documentos
</line>
</par><par>
<line>
Scopus
</line>
<line>
TI*LE-ABS-KEY ("f**il* firm" OR "f*mily firms") AND
</line>
<line>
*6
</line>
<line>
TITL*-AB*-KEY (confl*c*) AND TITLE-*B*-K*Y
</line>
<line>
("corporat* governance")
</line>
</par><par>
<line>
Scopus
</line>
<line>
(TIT**-ABS-*EY ("family firm" OR "family *ir*s") AND
</line>
<line>
5
</line>
<line>
TITL*-*B*-KEY ("**n*lict *f in*erest" *R "*onflicts of
</line>
<line>
interest") A*D TITLE-ABS-*EY ("c*r*orate gov*rnan*e")
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os au*ores do tr*balho (2021)
</line>
<line>
F*gu*a 2 - Refinamento da Base de Da*os (usand* *endeley)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, T*resina, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-4*, fev. 2022
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Revisão Cienciométric* da Govern*nça e d** Conflit*s em Emp*esas *a**liares
</line>
<line>
35
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: O* auto*es d* tra*alho (2021).
</line>
</par><par>
<line>
Ta*e*a * - Palavras-chave co-o*orren**s *ais frequentes nos títulos e resumos
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autor*s do trabal*o (20*1).
</line>
</par><par>
<line>
Figura 3 - Palav*a*-cha** ma*s *reque*tes nos títulos e resumos (g*rado usando
</line>
<line>
www.wordclouds.com)
</line>
</par><par>
<line>
*onte: O* autores d* t**b*lh* (2*2*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. 19, n. *, *rt. 2, *. 23-48, f*v. 2022
</line>
<line>
ww*4.fsanet.co*.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. F*rreira, J. S. Gome*, F. B. Freire
</line>
<line>
36
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 3 - Auto*es mais p*oduti*os
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autore* do trabalho (2*21).
</line>
</par><par>
<line>
Fig*r* 4 - Rede *e pa***ras-chave co-oc*rrentes
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Os autore* do trabalho (2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. *SA, Teres*na, v. 19, n.2, *rt. 2, p. 23-48, fev. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma *evisão Cienc*omét*ica da Gov*rn*nç* e d*s Conflitos em Empresas Fam*liares
</line>
<line>
*7
</line>
</par><par>
<line>
Figura 5 - D*nsidade *e palavras-c*ave co-ocorr*ntes
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os autores d* trabalho (2021).
</line>
</par><par>
<line>
F*gura * - Visualiza*ão da rede de c*autor*a
</line>
</par><par>
<line>
Fon*e: Os autore* *o trab*lho (2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Tere*in* *I, v. 19, n. 2, *rt. 2, p. 23-4*, fev. 2022
</line>
<line>
w*w4.fsanet.com.br/**vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Ferreira, J. S. **mes, F. B. Freire
</line>
<line>
38
</line>
</par><par>
<line>
Tabela 5 - Os princ*pais *eriódi*os de ori*em
</line>
</par><par>
<line>
Font*: Os **tores *o trabalho (20*1).
</line>
<line>
*ab*la * - *rincipais instituiç*es *ais ativ*s x país
</line>
</par><par>
<line>
F*nte: Os aut*res do tra*alho (2021).
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-4*, fev. 2022
</line>
<line>
**w4.fsanet.com.br/re*is*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Revis*o Cienci*métric* da Go*ernança e dos Co*fli**s em E*pre*as *amil**res
</line>
<line>
39
</line>
</par><par>
<line>
4 RESULTADOS E D**CUSSÕES
</line>
</par><par>
<line>
Pode-se observ*r que exis*e uma **anti*ade sig**fic*tiva de pesquisas científ**as que
</line>
<line>
trata de aç*es m*tig*tór*as para os principais conflitos em e*presas fam**iares. Inúme*as
</line>
</par><par>
<line>
pro**st*s d* **tigação fo*am c*tadas entre elas de*t*que para:
</line>
<line>
implementa* *ons*lhei**s
</line>
</par><par>
<line>
exte*nos
</line>
<line>
ind*p*ndentes,
</line>
<line>
acordo
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
protocol*
</line>
<line>
*ami*iar,
</line>
<line>
articulação
</line>
<line>
explícita
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
res**ns*bi*idade*, dema*d*s e **compensa* da *fil*ação f*mi*iar, terap*u*a e/ou m*diad*r
</line>
<line>
especializa**, simetria *e informaç*es entre só*ios ou cotist*s, audit*rias externas *nt*e
</line>
<line>
ou*ros.
</line>
</par><par>
<line>
O conflito de Agênc*a ocorre com **nos intensida** *m empresas familia*es, o
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
o*asiona uma lac**a de estud* r*l*c*onada
</line>
<line>
à* p*áticas *e *overn*nça c*rporativa voltad*s
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
a**inist*ação. Na tabel* 3, verifica-se que o termo "teori* de
</line>
<line>
agência" é citado cinc* ve*es
</line>
</par><par>
<line>
nos títulos ou res*mos dos
</line>
<line>
a**igos. ** entanto, o con*lito de Ag*nci* aparec* quando
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
famí*ia
</line>
<line>
t*m inú**r*s empres*s ou
</line>
<line>
*s her*eiros não assu*iram o controle na sucessão. P*ra
</line>
</par><par>
<line>
e*ses c*sos, ser*a necessário im*lementar *edida* mitigatór*as similar** às *.A. *bert*s.
</line>
<line>
Assim, de*e-*e av*liar *ossibil*d*de de i*ple*entar algumas prática* de preve*ção de
</line>
<line>
conflito de i*teresses *d*tadas em empresa* *e gr*nde *orte, que po*eri*m ser a*aptadas para
</line>
<line>
emp*esas familiares, visto que é dev*r da empresa preve*ir e evitar toda e qualquer situação,
</line>
</par><par>
<line>
real ou poten*ial, g*rada pe*o confronto e*tr* interesses públic*s e pri*ados, que
</line>
<line>
pos s a
</line>
</par><par>
<line>
comprom**er o i*teresse da comp*nhia, prejudic*r *ua repu*ação ou influenci*r, de *aneira
</line>
<line>
imprópria, * desemp*nho da respectiva atividade profi*sional. Natur***ente a imp*eme*tação
</line>
</par><par>
<line>
de tai* medidas tem custo as*o**ado e, po*tanto,
</line>
<line>
**vem-se es*olher
</line>
<line>
as a*ões q** mel*or
</line>
</par><par>
<line>
atacam * qu**tão diagnosticada em *ada c*so. No item 6 descrever*mos tais *edidas.
</line>
<line>
*.1 Pr*venção e Mitigação d* *on*lito de interesses
</line>
</par><par>
<line>
O conflito de interesses é caracterizado
</line>
<line>
qua*do alguém agir *ara atingir interesse*
</line>
</par><par>
<line>
particula*es, contrários à *mpr*sa *u que possam *ausar qualquer tipo de dano à corporação.
</line>
<line>
As for*as de mitigar ou prevenir esses con**itos incluem i**rem**to *a gover*ança
</line>
<line>
corporativ*, es*olha ** co*selheiros *xternos **ento*, fir*a* a*ord* ou *rotoc*lo *a *amíli*.
</line>
</par><par>
<line>
No primeiro caso, incrementar pro*essos,
</line>
<line>
costu*es, polí*icas e insti*uições
</line>
<line>
qu* afetam a
</line>
</par><par>
<line>
forma de controle - e e*se * desafio da gov*rna*ça. V*r*fi**-se que ta*to * propried*de o
</line>
</par><par>
<line>
qua*to o
</line>
<line>
envo*vimento da fa*ília est*o
</line>
<line>
negati*a*ente relacio*ados à tomada de *isco
</line>
<line>
n**
</line>
</par><par>
<line>
decisões.
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Te*esina PI, v. 19, n. 2, art. 2, p. 23-48, f*v. *0*2
</line>
<line>
www4.f*anet.com.b*/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. Ferreir*, *. S. G*mes, F. B. *re*r*
</line>
<line>
40
</line>
</par><par>
<line>
Os efeitos dos *on*elhei**s ext*rn*s nas an*lises de ris*o tê* *m resultado posit*vo e
</line>
<line>
signific*tivo *as d**isões e toma*as de ris*o. *od*ram posi*iv*m*nte a re*ação ent*e famíl*a
</line>
</par><par>
<line>
e t*mada de *iscos. Weichieh Su et al (2012) mostr*ram *ue
</line>
<line>
as empre*as
</line>
<line>
fa*il*a*es têm
</line>
</par><par>
<line>
m*i*r a*ersã* a risc* em relação aos conselheiros externos. Por fim, com relação ao *r*tocol*
</line>
<line>
familia*, Van der Heyd*n et al. (20*5) descreve a importância da ju**iça nas *elaçõe*
</line>
</par><par>
<line>
interfami***r*s relac*onadas com a *mpres* familiar. O pro*ocolo fam*liar uma importante é
</line>
<line>
*errament* d* mitigação de conflito, po*s quando as *amíl*as não têm uma articulaçã*
</line>
<line>
expl*cit* da* responsabilidades, demandas e recompens*s da afil**çã* familiar em rela*ão aos
</line>
<line>
*egócios, el*s cria* "c*ntratos psicológi*os" en*re empre*a e fa*íli*. Essas irreali**as
</line>
</par><par>
<line>
e*pe*tat*vas po*em af*ta* os s*ntim*ntos de justiça, os nív**s de conflito de famil*ares
</line>
<line>
n*s
</line>
</par><par>
<line>
rel*ções com a e**resa pod*m di*i**ir o c*mprometi*e*t* *a famí*ia e e**olv*dos.
</line>
</par><par>
<line>
*ara resolver o pr*blema de g*vernar * a*minist*açã* sob vári*s *cionistas, e**udiosos
</line>
<line>
d*s*ob*ira* que se cria assimetria de inf*r*aç*o n* nomea*ão de aci*nis*a sem um protocol*
</line>
</par><par>
<line>
familia* e consel*o da família. E*ses d*is *lementos
</line>
<line>
são fer*amentas capazes d* *iti*ar
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
assimetria de informaç*es * *s exp*ctativas desalinhadas
</line>
<line>
à *eal**ade. São diversas
</line>
</par><par>
<line>
e*pectativas e dif*rentes funçõe* que podem d*sempe*har ca** familiar * os requisitos p*ra
</line>
<line>
e*sas funçõ*s, ou ** ben**ícios e responsab*lidade* que *êm com a p*oprie*a*e (WEICH***
</line>
<line>
*U et al, 2012).
</line>
<line>
4.1.1 *mplanta*ão de *m *ódigo d* *tica
</line>
<line>
C*m objeti*o de minimizar a probabilidade de ocorrên*ia de co*fli*o d* *n*eresses e
</line>
</par><par>
<line>
nepotism*, é *ugerido que a empresa estabeleça
</line>
<line>
de forma clara os deveres
</line>
<line>
de todos os s*us
</line>
</par><par>
<line>
em*r*g*dos, tai* *o*o exempl*fi*ad*s *a* figuras 7 e * abaixo:
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-48, fev. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsa*e*.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Revis*o Cienciomét*ica ** G*vernança e *os C*nflitos em Em**esas *a*iliares
</line>
<line>
41
</line>
</par><par>
<line>
Figur* * - C*n*icio*antes para um Códi*o de ét*ca
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os au*ore* do traba*ho (2021).
</line>
</par><par>
<line>
*igura 8 - Con*iciona*tes para *m Código de ética
</line>
</par><par>
<line>
Fonte: Os auto*es do *rabalho (2021).
</line>
<line>
* s**erido *ue o Código de Éti*a estabeleça * necessidade de que tanto *s
</line>
<line>
ad*inistradores qu*nto *s f*ncionár*os da empresa pa*tem sua co*du*a de *cordo com *s
</line>
<line>
m*is *ltos padrões éticos, ev*tan*o qua*quer co*f*ito de interesse.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, *. 19, *. 2, art. *, p. *3-48, fev. 2022
</line>
<line>
www*.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. P. F*rrei*a, J. S. Gomes, F. B. Freire
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
4.1.2 Política d* Transação c*m Parte* Relacionadas
</line>
</par><par>
<line>
A P*lítica *e Tra*sações c*m P*rtes *elacionadas ***eria
</line>
<line>
estabe*ecer q*e os
</line>
</par><par>
<line>
pri*cípios pre*entes na celebração *esse *ipo
</line>
<line>
d* *ransação * em si*uações em que haja
</line>
</par><par>
<line>
poten*ial *onflito d* i*teres*es. A*s*m,
</line>
<line>
a*segur*r a comutativida*e *as operações e
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*serva*ão de interesses da empr*sa, e* alinhame*to com * transp*rência nos *rocessos * as
</line>
</par><par>
<line>
melhor*s
</line>
<line>
práticas de *overnança corporativa e às *xigênci*s l*gais. Essa pol*tica também
</line>
</par><par>
<line>
bu*caria assegurar o adequado e diligente process* decisório da administraç*o da
</line>
<line>
empresa,
</line>
</par><par>
<line>
observando a* condições
</line>
<line>
de mercado e me*anismos de rem*n*ração adequ*d**. Devem-se
</line>
</par><par>
<line>
utilizar
</line>
<line>
as
</line>
<line>
h*póteses
</line>
<line>
*
</line>
<line>
provisões:
</line>
<line>
(1)
</line>
<line>
Prio*i*açã*
</line>
<line>
*os
</line>
<line>
inter*sse*
</line>
<line>
da
</line>
<line>
empre*a,
</line>
</par><par>
<line>
independentemen*e da contrapa*te; (*) con**çõe* d* m*r***o; (3) Cumprimen**
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
co*d*ções de mercad*, especi*lmen*e quanto a p*a*os, **e*os e garan*ias ou com *a*a*ento
</line>
</par><par>
<line>
*ompe*sa*ório a*equado; (*) Divu**açã* precisa e oportun*
</line>
<line>
*e *co**o com as auto*id*des
</line>
</par><par>
<line>
**li**veis.
</line>
</par><par>
<line>
As
</line>
<line>
Transaç*es com Partes *e*ac*onad*s d*vem *er conduzidas e* obse*vânci* à*
</line>
</par><par>
<line>
c*nd*ções de merc*do, especialmente no que diz r*spe*to a prazos, pre*os e g*rantias,
</line>
<line>
conforme aplicável, obs*rvand* o pagame*to *ompensatório adequad*.
</line>
<line>
4.1.* Estatuto Social - Est*belecimento *e Regras
</line>
<line>
Definir no Est*tuto So*i*l da empresa como pré-*equisito que, *a*a ocu*ar cargo de
</line>
</par><par>
<line>
adm*nistra**o, o ca*di*ato não te*ha *uais*u*r
</line>
<line>
co*fl*tos de interess* c*m a
</line>
<line>
**presa
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o**erv*, *ntegralmente, *s requis*to* * vedaçõ*s lega*s quan*o a empresa estiver sujeita a tais
</line>
<line>
legislações. Tal premissa *ev*ria *** refor*ada por Diretrizes *e **vern*n*a *orpora*iva,
</line>
<line>
*elo Códi*o de Ética e por Regimento *n*e*no. *aso algum d*s membros do Conselho **de
</line>
</par><par>
<line>
d*
</line>
<line>
o*upaç*o pri*cipal a*ós a su*
</line>
<line>
eleição, recomenda-se que o
</line>
<line>
*a*o seja l*vado * um
</line>
</par><par>
<line>
colegia*o, qu* rea*ali*rá os
</line>
<line>
requisi*os, *mpe*imentos e *onflit*s. N* caso de consel*eiro
</line>
</par><par>
<line>
represent*nte dos empre**dos, por exemp*o, esse não deve
</line>
<line>
participar de discussões
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
delibera**es em pauta sobre a fixação d* polí*ic* de RH que e*volvam assunto* de relações
</line>
</par><par>
<line>
*indicais, rem*neração,
</line>
<line>
benefícios e vantag*ns, inclu*ive m*térias
</line>
<line>
de previdência
</line>
</par><par>
<line>
*omplementar e **sistenci*is.
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FSA, Teresi**, v. 19, n.2, art. 2, p. 23-48, fe*. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.c*m.br/r*vist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Revisão C*e*c*omé*ric* da Governança * dos Co*flitos em E*presas Famil*ares
</line>
<line>
43
</line>
</par><par>
<line>
*.1.4 Canal de Comu*icaçã* *ara consultas sobre confl**o d* intere*se*
</line>
</par><par>
<line>
É suge*ido que a empresa mant*nha instrumentos
</line>
<line>
de
</line>
<line>
com*nic*ção d*sponív*is aos
</line>
</par><par>
<line>
empregados para a r*al*z*ç*o de consultas sobre potenciais sit*açõe* d* conflit* de in*eresses
</line>
<line>
e solicitaç*o de aut*rização para exercer *t*vi**des que, e* função de sua *atureza, possam
</line>
<line>
s** conflitantes com ** i*teresses da empresa.
</line>
<line>
4.1.5 Regras de térm*no de gestã* dos administr*dores e membros *o c*nselho fis*al
</line>
</par><par>
<line>
É suge*ido qu* a empres* e**abe*eça no seu Estatut* Soc*al ou de
</line>
<line>
outras f**mas,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
previsão de hipótese* de
</line>
<line>
c***lito d* i*teresses posterio* ao tér*ino de *estão dos
</line>
</par><par>
<line>
administradores e membros do conselho fiscal, impedindo-os d* *xercer determina*a*
</line>
<line>
atividade*, por um período d* al*uns *es*s, mediante r*muneraçã* compensa*ória, cujo
</line>
</par><par>
<line>
i*ício *o
</line>
<line>
pagamento est* condicionado à caracterização do conflit* de *nte*esse e
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
impedimen*o pa** o ex*rcício de ativ*dade *rofissional e s*rá pre*edido de manifestação
</line>
<line>
f**mal s*bre a c*racteriz*ção d* confli*o.
</line>
<line>
4.1.6 Mitigação de confl**o de in*eresse entre acioni*tas e me*bros *a alta a*ministração
</line>
<line>
É sugerido que as Dir*trizes de Governança C*rpo*ativ* estabeleç*m que o *onselho
</line>
<line>
de Administr*ção tem como prin**pio ***itorar e gerenciar potenciais confl*tos de interes*es
</line>
<line>
entre ac*onis*as e membros da alta *dminist*ação da Com*a*hia. *dici*nalmente é sugeri*o
</line>
<line>
q*e haja *m regimento interno d* Consel*o de Ad*in*straç*o estabelecend* q*e este
</line>
<line>
*olegiad* dever* adotar a práti*a da sess** exe*utiva para tratar das *atérias em que po*sa
</line>
<line>
existi* *onfl*to de in**res*es.
</line>
<line>
4.*.7 Implanta**o de pol*ticas e d**etriz*s sobr* *onflito d* interesses
</line>
<line>
E*emplos de *olít**as e diretri*e* r*laci*nad*s a conflito de inte*esses são: (i)
</line>
</par><par>
<line>
Estabe*ecimento de um C*digo de Ética que considere conflito de
</line>
<line>
inte*e*ses como sendo
</line>
</par><par>
<line>
qualque* s*tuação
</line>
<line>
gerada pelo confronto
</line>
<line>
entre o* inte*e**es d* e*p*es* e o* in*eresses
</line>
</par><par>
<line>
particulare* d*s e*preg*dos da companhia e daqueles
</line>
<line>
abrangido* pe*o código de ética, que
</line>
</par><par>
<line>
possa vir a com*rometer ** interesses d* *mpresa ou i*f*uencia* de maneira *mpr*pria
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
desem*enho das *tivi**des dos emp*egado* da empre*a;
</line>
<line>
(ii) d*te*mina*ão de *ue
</line>
<line>
os
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Teresin* *I, v. 19, n. *, art. 2, p. 23-48, f*v. 2022
</line>
<line>
*w*4.fsanet.com.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
M. *. Ferrei*a, J. S. Go*es, F. B. Freire
</line>
<line>
4*
</line>
</par><par>
<line>
c*laboradores da
</line>
<line>
e**re*a, *ntre el*s o* m*mbros
</line>
<line>
do* Conselhos
</line>
<line>
de Adminis*ração, dos
</line>
</par><par>
<line>
Conse**o* Fis**i*, das *ireto*ias Exe**tivas, os
</line>
<line>
ocupantes de fu*ções gerenci*is,
</line>
<line>
*s
</line>
</par><par>
<line>
empregados, os estagiári*s e os pres*ad*res de servi*os, *ão d*vem se e*volve* em qualquer
</line>
<line>
atividad* que *eja *onflit*nte c*m os intere*ses d* *mpres* e devem *omuni*ar ao* s*periores
</line>
<line>
*ie*árquic*s ou às O*vidorias qualquer situação que con*i*ur* *p*rente *u poten*ial confl*to
</line>
<line>
de interesses e (iii) criação de uma pol*tica corpor*t*v* ind*pendente, *specífi** de conflito de
</line>
<line>
interesses, part* de um prog*am* de integr*dade, desdobrada p*ra *o*as *s áreas e pro*es**s.
</line>
</par><par>
<line>
*linhamento
</line>
<line>
int*rno da emp*esa em rel*ção ao significado
</line>
<line>
*
</line>
<line>
t*atament*
</line>
<line>
*o co*flito d*
</line>
</par><par>
<line>
inter*ss* c** outr*s riscos de Compliance, co** nep*tismo, brindes e pres*n*es, *tc., que são
</line>
<line>
*ipos de con*l*to de interesses, mas trat*dos de f*rmas diversas. Criação de um dicion*rio de
</line>
<line>
*ituações de conflito de *n*ere*ses a ser divulg*do para toda empre*a.
</line>
<line>
4.1.8 Comu*icação * *reinamento
</line>
</par><par>
<line>
* suge*id* que haja uma pol*tica de comunicaçã*
</line>
<line>
a*pla pa*a disseminação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
treina*ento de como *s funcionários d*v*m *dentifi**r e tratar os *onflitos de interess*s (a
</line>
</par><par>
<line>
quem comun*car *uando i*entific*r
</line>
<line>
um risco *erc*bid*/p*tencia*/re*l, como com*nicar
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
quand* com*nicar), para o *ra*amento a*e*ua*o dos risco* de conflit* d* interesses.
</line>
</par><par>
<line>
4.1.9 Implanta*ão de R*gim* Disc*plinar e Comitê de Apli**ç*o de Sanção
</line>
</par><par>
<line>
Referent* à *al*a d* dispositivo que gar*nta * sanção para os assuntos r*l*cionados
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
conf*i*o de in*eresses, a empresa
</line>
<line>
poderia implantar
</line>
<line>
*m Comit* par* reforçar o sistema de
</line>
</par><par>
<line>
c**s**uê*cias, orientando, unifo**izand* e aco*panhan*o a ap*icaç*o de s*nções em c*sos
</line>
<line>
relaciona*os a conflito de interesse*.
</line>
<line>
6 *ONSIDARAÇÕES FINA*S
</line>
<line>
Fica evidente que m*smo nas *mpres*s de o*ig*m famili*r e *e*ores podem-*e
</line>
</par><par>
<line>
c*n*tatar for*e* c*nflitos de interesse
</line>
<line>
que com f*equên**a destro*m
</line>
<line>
valor da empresa *
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
i*pedem de t**a* ri*cos adequados às melho*es *por*unidades de i*v**t*mento e reto**o
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
</page><line>
empr*s*. Em empresas familiar*s o conflito mais cita*o e *ue *emonstr* de*tru*r mais *a*or é
</line>
<line>
o pri*cipa*-principal.
</line>
<line>
Rev. FSA, *eresina, *. 19, *.2, art. 2, p. 23-48, f*v. 2*22 www4.*sanet.com.*r/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Uma Re*isã* Cienciométrica da Gove*nança e do* Conflitos e* Empresas Famili*res
</line>
<line>
45
</line>
</par><par>
<line>
O *t** 5 ofere*e uma série de ***ra*en*as para mitiga* con*li*os. Destacamos, no
</line>
</par><par>
<line>
enta*to, a simples adoção d* conselho de ad*in*stração co*
</line>
<line>
conselheiro* externos
</line>
</par><par>
<line>
com*et*ntes e isentos, *re*erenci**m*nte especializados n* área de n*góc*o ** empresa e em
</line>
</par><par>
<line>
finanças. Pelo men*s do*s p*ra
</line>
<line>
um conse*ho de cinco membros
</line>
<line>
*u mais de dois para
</line>
</par><par>
<line>
c*nselhos com sete ou nov* membros. Entre as atrib*iç*es c*nstantes nos contratos des*es
</line>
</par><par>
<line>
profissionais, deve-se des*acar mediação, co**role e
</line>
<line>
questões ***a fazer desses a principal
</line>
</par><par>
<line>
estratégi* contra conflitos principal-principa*,
</line>
<line>
principal-agênc*a,
</line>
<line>
conflito c*gn*tiv*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
intrafamil*ar visando otimizar *s resultados d* *ompan*i*.
</line>
<line>
*ugerimos nov* *e*qu**a considerando os *ermos "governance", "*o*por*te
</line>
<line>
g*v*rnan*e", "codes," "principles," "g*i*elin*s", "f*mil* business*s" e "family co*panies".
</line>
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</line>
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<line>
Cont**buição dos Autores
</line>
<line>
. P. Ferreira
</line>
<line>
J. S. Gomes
</line>
<line>
F. B . F*eire
</line>
</par><par>
<line>
1) con*ep**o e planejamento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e i*terpr*taçã* dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
3) elab*raçã* do rascunho ou na revisão crít*ca d* c*nteúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na aprovaçã* da versão fina* do manuscrit*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Ter*si**, *. 19, n.2, art. 2, p. 23-48, fev. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/*evist*
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