<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 9, p. 157-167, a*r. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.9
</line>
</par><par>
<line>
De*astres Ambientais e Desenvolvi*e*to: Uma Ref*ex*o Teór**a na Direção de ** Novo
</line>
<line>
Paradi*ma
</line>
<line>
Environm*ntal *i*asters an* Development: * *heor*tical Ref*ect*on Tow*r*s a new P*radigm
</line>
</par><par>
<line>
Polyanna Mil*ny *antos Pimentel ***veira
</line>
<line>
Mes*rado em Desenvo*vimento e *eio Ambient* pela Universida*e F*deral de Pernam*uco
</line>
<line>
Gradu*çã* em Ciênc**s Bioló*ic*s/Instituto *e**ral de Ed*cação, Ciência e T*c*ologia do *iauí
</line>
<line>
E-mail: p*lyanna.oliveira@u*pe.b*
</line>
<line>
Itamar José D*as e *or*eiro
</line>
<line>
*outor em G*og*a*ia pela Un*ver*idade Federal *e Pernambuco
</line>
<line>
E-mail: itamar.cord*iro@ufpe.br
</line>
<line>
Marc*s *i*í*iu* Pere*ra O**veira
</line>
<line>
Doutor em S*c*olog*a pela Univ*rsidade **d*ral do Ceará
</line>
<line>
Professor d* Insti*u*o Federal ** E*uca*ão, Ciênc*a e Tecnolo**a do Piau*
</line>
<line>
E-mail: m*rcos.oliv*ira@i*pi.edu.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
</par>
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<par>
<line>
*. M. *. P. *liveira, I. J. D. *ordeiro, M. V. P. Oli*e**a
</line>
<line>
*5*
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
A propo*ta do
</line>
<line>
presente tra*al*o vis* discuti* a relação *ntre de*astres ambientais e
</line>
<line>
o
</line>
<line>
nos s o
</line>
</par><par>
<line>
modelo
</line>
<line>
tra**cional de desen*olvimento. Trata-se, porta*t*, de uma
</line>
<line>
pe*quisa de b*s*
</line>
</par><par>
<line>
d*cumental e bibliográfica, um e*forço re*l*xivo e interpretati*o em tor*o *e produções
</line>
</par><par>
<line>
científicas * doc*mentos de d*mí*io público *obre o tema. *
</line>
<line>
coleta *e *nf**maç*e* f**
</line>
</par><par>
<line>
realiz*da a*r**és d* bus*a *ibli*gráf*ca em sites * b**es de da*os, tai* como Sc**l* (Scientifi*
</line>
<line>
Eletronic Library Onlin*), Science Direct, Scopus, Google acad*mico, Periódicos CAPES,
</line>
</par><par>
<line>
além
</line>
<line>
*e orientações relatórios da Orga*izaçã* das Nações Unidas (ONU) * do Consel*o e
</line>
</par><par>
<line>
N*ciona* d* Meio *mbiente (CONAMA). Aponta**s qu* uma nova al*ernativa
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
d*senvolvimento se faz necessária. A con**pção
</line>
<line>
de desenvolv*mento sustentável a*resen*a-
</line>
</par><par>
<line>
se, portanto, como *m caminho possível para a cons*rução d* um n*vo paradigma, que
</line>
<line>
consi*ere, de f*to, o bem-est*r coletivo, *ssim *omo u*a nova *strutura da sociedade.
</line>
<line>
*alavras-chave: Desa*tr*s Ambientais. *esenvolvimento. Des*nvolviment* Sustentável.
</line>
<line>
A*STRACT
</line>
<line>
The pur*ose of this work is t* *iscuss the re*ationship be*ween environmental d*s*sters *n*
</line>
</par><par>
<line>
our traditional mode* of
</line>
<line>
develo*ment. It is, therefo*e, a
</line>
<line>
d*c**entary and bibl*ograp*ic
</line>
</par><par>
<line>
resear*h, a refl*ctive
</line>
<line>
and interpretiv* ef*o*t ar*und scien*ific production* an* docu*ents in
</line>
</par><par>
<line>
the p*bl*c dom*in on the *ub*ect. The collect**n of info**ation was carr*e* out throug*
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
bi*li**raphic search on *e*sites and databases, such *s Scielo (Sci*ntific Eletr*nic Libr*ry
</line>
</par><par>
<line>
Online), S*ie*ce D*rect,
</line>
<line>
S*opus, Academi* Googl*, CAPES Periodicals, *n add*ti*n to
</line>
</par><par>
<line>
*uidelines a*d repor*s fro* t*e United Nat*o*s (U*) a*d the *onselho N*cional do *eio
</line>
</par><par>
<line>
Amb*ente (CONA*A). We point out that a
</line>
<line>
new *evelopmen* alterna*ive is necessary. The
</line>
</par><par>
<line>
co**ept of susta*nable de*elopment presents itself, therefor*, as a possib*e way t* *ui*d a new
</line>
<line>
paradig*, which, i* **ct, con*iders co*lective well-bein*, as we*l *s a new s*r*ct*re o*
</line>
<line>
soci*t*.
</line>
<line>
Keywords: Environmental Disast*rs. Developmen*. *ustainable Deve*opment.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. F*A, Te*esina, *. *9, *.4, art. 9, p. 157-*67, abr. 202*
</line>
<line>
www4.fsanet.com.*r/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desastres Ambienta*s e D*senvol*imento: Uma R*flexão Teó**ca na Di*eção de u* Novo P*radigma
</line>
<line>
159
</line>
</par><par>
<line>
1 INTRODUÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
O deba*e que e**olve o tema d*s gran*e* **s*s*res a*b*entai* tem se conso*ida*o c**a
</line>
<line>
vez mais f*ente às discussões de interess* mu*di*l, sobretudo no início do sécu*o XXI. Trata-
</line>
</par><par>
<line>
s* de uma quase obrigató*i* im*osi*ão,
</line>
<line>
pela rel*vâ*cia *o**oambiental da *u*stão,
</line>
</par><par>
<line>
principalment* como forma de alerta *ar* o* riscos *mer*entes em n**, hu*a*os, e em todo*
</line>
<line>
o* demais seres vivo*.
</line>
<line>
As i*****as tran*formações produzidas *elo homem no meio ambiente têm resulta** em
</line>
<line>
profund* *e*equilí*rio e cri*es *col*g**as que *f*tam a di**mica de apr*priação dos recursos
</line>
</par><par>
<line>
*aturais
</line>
<line>
di**on*v*is. O*
</line>
<line>
desastres ambien*ais de
</line>
<line>
gra*des p*oporções ta**ém são resul*ados
</line>
</par><par>
<line>
desse p*ocesso, com *ons*qu*n*ia* irremediáveis ** l*ngo do tempo.
</line>
</par><par>
<line>
Co*f**me Pott * Estr*la (2*17, p. 271), "*onta**n*ções de rio*,
</line>
<line>
*oluiç** do ar,
</line>
</par><par>
<line>
vazamento de pr*dutos q*ím*cos nociv*s e a perda de mil*ares de vid*s foram o est*p*m p*ra
</line>
<line>
q*e, partin*o da p*pulação e pas**n** pela co*unidade científi*a", os go*ern*ntes mundi*is
</line>
<line>
pas*a*se* * disc*tir estratégias de re*edi*ção e reparaçã* d* des*stre* *mbientais.
</line>
<line>
* quest** é tão **mplexa q*e, *on*o*me Silva, Nascimento * Amaral (2020), exis**
</line>
</par><par>
<line>
u*a for*e r*laç*o e*tre as atuai* co*di*ões am*ien***s e socia*s alterada* pel* ser
</line>
<line>
humano
</line>
</par><par>
<line>
com o
</line>
<line>
surgimento de novas doenças. A p*ndem*a do novo
</line>
<line>
coronavírus (Sars-Co*-2), por
</line>
</par><par>
<line>
exemplo, que caus* a doença Covid-19 está *iretame*te inserida nessa *ro**emátic*. C*rca de
</line>
<line>
*5% das do*nças inf*cc*o*a* emer*entes, co*o é o *a*o da C*vid-19, estão toda*
</line>
<line>
relacionadas * ativ**ade p**d*tór** do meio *m*iente (6 *ATOS..., 2020).
</line>
<line>
"O momen*o a*ual, *o q*e se r*fe*e ao meio ambiente, é reflexo de um* sér** d* erros e
</line>
<line>
decisõe* t*madas no p**sado" (POTT; ESTREL*, 2017, p. 271). Um* questão relaci**ada ao
</line>
<line>
n*ss* p*ópri* modelo *e s*c*edade, c*m foco exclusivo n* cresci**nto eco**mico,
</line>
</par><par>
<line>
*genciado p*r *m discur*o desenvol*imentist*, em *etriment* de outro* aspe*t*s
</line>
<line>
*a vi da
</line>
</par><par>
<line>
hu*ana.
</line>
</par><par>
<line>
Este tr*balh*, portanto, visa contribuir, pri*cipalmente *o p*ano *eór*co e refle*ivo, pa*a
</line>
</par><par>
<line>
o de*ate e o entendimento de questões es*r*turais,
</line>
<line>
sobre*udo sociais e eco*ômica*, *ue
</line>
</par><par>
<line>
en*olvem os desast*es a*bient**s. Uma questão extr*mam*nte rel**ante e neces*ária que di*
</line>
<line>
respeito a tod*s *ós, ao nosso p*ópr*o **delo de s*ciedade.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, n. 4, ar*. 9, p. *57-1*7, abr. 2022
</line>
<line>
www*.fsa**t.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. S. P. *liveir*, I. J. D. C*rdeir*, M. *. *. Oliveira
</line>
<line>
160
</line>
</par><par>
<line>
2 REFERENCIAL TEÓRICO
</line>
</par><par>
<line>
2.1 Dese*volvimen*o para qu*m?
</line>
</par><par>
<line>
Com* dito ante*i*rme*te, desast*es ambi*nt*is sã* *esu*tados das aç*es hu*an**. De
</line>
<line>
for*a *oncreta, p*de*os citar os grandes empreendimentos estrutu**n*es que pot*n*iali*am o
</line>
<line>
risco de desast*es. Tais empre*ndim*n*os a**t*m profundament* *s c*racterís**c*s o*i*inais
</line>
<line>
do* eco*s*ste*as, co* impacto* ambie*tais diversos (RIBEIR*, 2012; CERQUEIR* et al,
</line>
<line>
202*).
</line>
</par><par>
<line>
Grandes obra*, como as pl*taforma* petrol**eras, a construç*o de *idrelétri*as
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
barragens, e t*das as suas s*quela* *ocioambientais conhecidas são alguns exemplos desse
</line>
</par><par>
<line>
**oces*o, qu* se
</line>
<line>
i*sere ao longo
</line>
<line>
da história, no c*amado *iscurso
</line>
<line>
desenvolvimentista. Um
</line>
</par><par>
<line>
pro*ess* ag*nci*do h*storica*ente, circunscri** à esf*** econôm*ca, que privil**ia *statística*
</line>
<line>
e distancia-*e da vida e da rea*idade das pesso*s (PEREIRA; P*NIDO, *010).
</line>
<line>
Segundo Ca*argo (2003), *ssa *erspectiva *em sido mui*o questionada, u*a vez que
</line>
</par><par>
<line>
*ten*e às necessidades hu*anas ap*na* *e f*rma
</line>
<line>
par*ia*, em detriment* do b*m-estar
</line>
</par><par>
<line>
coletivo.
</line>
</par><par>
<line>
O d**envolvimento é um co*ce*to que está tão incutido *o pens*mento oc*de*tal
</line>
<line>
que é tomad* qu*se como uma lei da natureza. O dese*volvi*ent* t*adic**nal us* o*
</line>
<line>
re*ursos human**, os recursos financei*os, * infraestrutura e os r*c*rsos naturais,
</line>
<line>
compro**s*a*o com a ide** de luc*o gerador do pr*gr*sso [...]. O des*nvolvimen*o
</line>
<line>
que *onhecemos, no entanto, é questionável, uma vez que atende *s n*cess*dades
</line>
</par><par>
<line>
*u*anas ape*as *e forma parcial e a*nda des**ói ou degenera su* b*se de
</line>
<line>
r*cursos
</line>
</par><par>
<line>
(CAMAR*O, 2003, p. 29).
</line>
</par><par>
<line>
N*ssa di*eção, Rib*iro (2008) consider* que "*e*en*olvimento" e*t* vincula*o à
</line>
</par><par>
<line>
expansão capitali*ta, como ideologia e utop*a a*rav*ss*da
</line>
<line>
por cate*orias oci*enta*s. Assim,
</line>
</par><par>
<line>
pode-se dizer q*e es*e modelo de desenvo*vi*ento tem s*do *mplantado sob uma lógica n*o
</line>
<line>
sust*ntável, pois tem ocasionado uma sér*e de implicaçõ*s *eg*tivas ao meio amb*en*e e às
</line>
</par><par>
<line>
pess*as, *á que parte de u*a con**p**o limitada que privilegia d*masiadamente a
</line>
<line>
*ógica da
</line>
</par><par>
<line>
produção e do crescime*to *celerad*.
</line>
</par><par>
<line>
Tal modelo de desenvolvimento e*onômic* mod*ficou e **erf*içoou em *á*ios asp*ct*s
</line>
</par><par>
<line>
a r*lação do se* humano *o* se* mei* ambiente, como
</line>
<line>
ta*bém provocou in*ensas
</line>
</par><par>
<line>
transformações no a*b*ent* natura* (CAM*RGO, 2*03).
</line>
</par><par>
<line>
Uma ab*rdagem h*s*órica que remonta a meados do séc*lo *V*II, c*m advento da o
</line>
</par><par>
<line>
Re*olução Indus*ri*l
</line>
<line>
*a I*gla*err*, *ju*a-nos a com*ree*der melhor a gênese *e tais
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. **, n.4, art. 9, p. 1*7-167, abr. 2022
</line>
<line>
w*w4.f***et.com.br/*ev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desastres Ambi*ntais e *esenvolvi*ent*: Uma *ef*exão Te*rica *a Direção de um Nov* Paradigma
</line>
<line>
161
</line>
</par><par>
<line>
modif*cações *essa r*lação entre o ser huma*o e seu ambiente, que se encami*haram e se
</line>
<line>
*onstruíram de man*ira destruti*a no* asp*cto* ambientai*.
</line>
<line>
*o referido séc*lo, a transição da manufa*ura para a i**úst*ia mecân*ca gerou au*en*o
</line>
<line>
da pro*utivid*de e a ascensão de nov*s tecnologias (P*TT; EST*E**, 20*7). O c*ntex** de
</line>
<line>
inovação e ind*str**lização do período para "desenvolver" * mundo gerou grande* mudanças
</line>
</par><par>
<line>
no *odelo
</line>
<line>
de
</line>
<line>
pr*dução, que res*l*ou em uma s*gnif**ativa *l*eraçã* no modo de vida o
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
plane*a. (*O**; **TREL*, 2017).
</line>
<line>
Atualmente, co*vivemo* co* problemas ambient*is de *i*erentes ordens e magnitu*es,
</line>
</par><par>
<line>
*entre el*s
</line>
<line>
p**emo* citar: a degradação de
</line>
<line>
fl*rest*s, *oluição da atmosfera, *oluiç*o das
</line>
</par><par>
<line>
*guas, desert*f*ca**o, ero*ão d*s solos, dentre outros
</line>
<line>
(CAMARGO, 2003). Tai* açõe*
</line>
</par><par>
<line>
agravam a
</line>
<line>
que*tão da *erda da biodiv**si*ade em grande e*cala, em regiões * biomas
</line>
<line>
no
</line>
</par><par>
<line>
mundo inteiro. (RAT*NER, 2**9).
</line>
</par><par>
<line>
O avanço
</line>
<line>
das monoculturas, o *s* de s*stema* de irrigação inadequad*s em
</line>
<line>
grand*
</line>
</par><par>
<line>
escala e a remoção d* *obertura
</line>
<line>
v*getal natural são também alguns exem*los da predação
</line>
</par><par>
<line>
selvagem d* meio ambiente causada p*la ação humana para a ma*utenç*o de um sistem* q*e
</line>
</par><par>
<line>
***liz* de m*neira de*enfreada os recursos
</line>
<line>
naturais. Como
</line>
<line>
afirmam Silv*, Na*cimento e
</line>
</par><par>
<line>
Amaral (2020),
</line>
<line>
a*é m*smo o surgimento de novas doe**as está ****c*onado *s *tua*s
</line>
</par><par>
<line>
condições.
</line>
</par><par>
<line>
D* *ato, "o mode*o
</line>
<line>
prese*te de de*en*olvimento do m*ndo não é sustentável."
</line>
</par><par>
<line>
(RA*TNER, 2*09, *. 1971). Nesse senti*o, o siste*a *apita*ista vive uma cr*se de paradigma
</line>
<line>
que coloca em evidênc*a a aç*o pre*atóri* do s*stema, com pr*juízos i*ca*culáveis e que leva
</line>
<line>
a *umanidade à beira de uma c*tás**ofe, cujos im*act*s são *en*i*o* a ní*e* local, nacion*l e
</line>
<line>
global (RAT**ER, 200*).
</line>
<line>
2.2 A **cotomia ent*e socieda*e e natureza
</line>
<line>
Ess* atitud* preda*ória que o ser humano estabe*e** com o meio *mbien*e, inseri*a no
</line>
<line>
c*n*exto de ideias de que os recur*os ***urais são infinitos, *ende a levar o sistem* n*tural ao
</line>
</par><par>
<line>
*olapso, *razen*o **ri*s riscos *
</line>
<line>
danos p*ra os seres vi*os (SI***; NASCIM*NTO;
</line>
</par><par>
<line>
AMARAL; 2020; SIL*A et al, 20*0).
</line>
</par><par>
<line>
Evidencia-se
</line>
<line>
a*sim
</line>
<line>
qu*, d* *ato, o homem em sua *usca i*c*ssante pelo
</line>
</par><par>
</page><line>
"des*nvolvi*ento" tem c*usado imensos dan*s ao meio ambiente, principa*mente no sentido
</line>
<line>
que Bernar*es e Ferreira (20*3) chama* a atenç*o pa*a o processo de *epar*ç*o entre
</line>
<line>
s*ciedade e natureza.
</line>
<line>
Re*. F*A, Teres*na PI, *. 19, *. 4, art. 9, p. 157-167, ab*. 2022 www4.fsanet.co*.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
P. M. S. P. *li*eira, I. J. D. Cordeiro, M. V. P. O*iveira
</line>
<line>
1*2
</line>
</par><par>
<line>
Ess* c*ncepção *icotô*ica *ambém está atrelada ao *r*ce*so de
</line>
<line>
prod*ção c*pital*sta
</line>
</par><par>
<line>
que até o século XIX co*si*erava a natu*e*a com* objeto, *on*e il*mitada de recursos *
</line>
<line>
disposição do hom*m (BERNARDES; FE*REIRA, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Por is*o, a necessidad* d* novos valores e *oncepções
</line>
<line>
c*paz*s de romper *om
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
d**otomia sociedade e natur*za, pois exi*te uma **rte c*ntradição ent*e o atual model* de
</line>
<line>
desenvolvimento capitalista * a preservação d* um equilíbrio do meio ambiente
</line>
<line>
(BERNARDES; FER**IRA, **03).
</line>
</par><par>
<line>
Os grandes desastre* am**enta*s são consequências dessa concepção contraditória
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
desenvolvim*nt*, c*m pr*juízos sociai* e *mbientai* div*rsos, sobretudo para as populaçõe*
</line>
<line>
diretamente afetadas, na maio*ia das *e*e*, minorias s*ci*is, grupos historic*mente exclu**os,
</line>
<line>
como c*m*nidade de p*scad**es, comunidades negr*s, *ndígenas, ribeirinhas, de*tre *utras.
</line>
<line>
Trata-se, portanto, de *ma qu*stão mu*to comp*exa, na qual a busca de um novo
</line>
<line>
paradigma de desenvolvimento se faz urge*te. Logo, "A crise ecol*gica é u*a c*ise
</line>
</par><par>
<line>
co*p**xa, *ult*dimensional, cujas facetas afeta* todo* os aspecto* da v*da
</line>
<line>
*u*ana"
</line>
</par><par>
<line>
(CAPRA apud CAMARGO, 2003, p. *9).
</line>
</par><par>
<line>
3 M*T*DO*OGIA
</line>
</par><par>
<line>
* *re*ente
</line>
<line>
estudo s*guiu **a abord*gem docu*en*al e bi*liográfica de cunho
</line>
</par><par>
<line>
qu*l**ativo (GOLDEMBER*, 200*). Trata-se de *m esforço reflexivo em to*no *e p*oduções
</line>
<line>
científicas, t*is como: li*ros, artigo*, periódicos acadêmicos, sites e *ocum*ntos d* dom*nio
</line>
<line>
público.
</line>
<line>
N* *lano bib*iog*áfico, realizo*-se um levantame*to geral a par*ir da le*tura ind**idual
</line>
<line>
de r*sumos de trabalhos c*entí*ic*s, *ara p*st*rior revisão, com s*leção e **rifi*ação de
</line>
<line>
**nteúdo.
</line>
<line>
A coleta *e i*for*aç*es fo* rea*iza*a através *e bu*ca bibliográf*ca e* sites e bases d*
</line>
</par><par>
<line>
da*os,
</line>
<line>
tais como Sci*lo (Scient*fic Eletroni* L*brary Online), S*ience Direct, Scopu*, ONU
</line>
</par><par>
<line>
(Or*anização das na*ões unidas), Google ac**êmico, P*riód**os CAPES (Co*rden*ção
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Aper*eiçoament* de P*sso*l de Nível Superior/M*C), *ONA*A (Co**elho *ac*ona* do
</line>
<line>
Meio Amb*ent*) onde f**am ana*isados estu*os e do*umen*o* *ntre 1990 e 2021.
</line>
<line>
N* **ano d* análise d**umental, tr*balhamos com regis*ros de *om*n*o públi*o,
</line>
</par><par>
<line>
**bretudo, d*cumentos * relatório* eletrônicos disponíveis
</line>
<line>
na *ntern*t. Logo, com* *firma
</line>
</par><par>
</page><line>
*pi*k (2000), "os documento* de do*ínio *úblico são pr*du*os sociais tornad*s públicos"
</line>
<line>
Rev. FSA, **resina, v. 19, n.4, art. 9, p. *57-167, ab*. 2022 w*w4.fsanet.*om.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
De*astres Ambient**s e Desenvolvi*ento: *m* *efl*x*o **óri*a na ***eção de um Novo Pa*adigma
</line>
<line>
163
</line>
</par><par>
<line>
(SPINK, 2000, pp. **6), estando etica*ente abertos *or perten*erem ao *spaço públi*o e por
</line>
<line>
refletirem transf*rmações lent** em posturas e posições *nstitucionais (SPINK, 200*).
</line>
<line>
Nes** direçã*, portanto, os caminho* metodológicos prioriz*ram uma reflexã* teó*ica
</line>
</par><par>
<line>
sob*e o tema. Um esfor*o **rmenêutico *xpresso em produções *extuais,
</line>
<line>
institucionais
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
acadêmicas, inseridas
</line>
<line>
*o *ebate extremam*nte relevant* *u* en*olve * *rítica
</line>
<line>
ao nosso
</line>
</par><par>
<line>
model* tr*dicional de
</line>
<line>
desenvolvime*to e s*a relação co* o meio a*b*ente, sobretudo, as
</line>
</par><par>
<line>
reflexões t*ór*cas adjacent*s a*s *esastres *mbientais.
</line>
<line>
4 A**LISE E **S*USSÃO
</line>
<line>
4.1 Dese*volvimento sustentável: *a*inh* possí**l para construção de um novo
</line>
<line>
par*dig*a.
</line>
<line>
A bus*a por *ormas **t*rnativas de desenvolvimento tem sido *m* preocupa*ão cen*r*l
</line>
<line>
das dis*u*sões ambi*ntais desde *inais do s*culo XX. Em *972, um grupo de pesqui*ado***,
</line>
<line>
*econhec*dos como o "Clu*e de *om*" já fazia uma crítica i*diret* *o modelo tradicional de
</line>
<line>
dese*volvimento, com a publica**o de "The *imits o* *r*w*h" [Os Limites d* Crescim*nto],
</line>
<line>
na *u*l a*e*tavam pa** os problemas cr*ci*is advin*os dessa perspectiva (BRÜSEK*, 199*).
</line>
<line>
Ainda *m *97*, é realizada a" Con*e*ência das N*ções Unidas s**re o Mei* Ambient*
</line>
<line>
**mano", também c*n**cid* *omo "*onferência de Es*oc*lmo", na qual c*efes de estado *e
</line>
</par><par>
<line>
reuniram pela primeira v** para di*c*tir *ue*tões inerentes à problemáti*a ambiental.
</line>
<line>
Na
</line>
</par><par>
<line>
ocasião, os debate* s*bre os ris*os e as cons*quências da de*radação amb**ntal resultara* em
</line>
</par><par>
<line>
sugestões de m*de*os
</line>
<line>
al*ernativos de desenvolviment*, c*mo o surgimento do conceito
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
"Ecodese*volvi*ento", apresent*d* *ela
</line>
<line>
primeira v*z e* 1973, p**o *anadense *aurice
</line>
</par><par>
<line>
S*rong (BRÜSE*E, 1998).
</line>
</par><par>
<line>
I**acy *a*hs formulou o* pri*cí*ios básicos dessa n**a visão de desenvo*vimento.
</line>
<line>
Solidar*edade com as g*rações *ut*ras, partici*ação *a população envo*vi*a, preservação dos
</line>
<line>
recursos n*turais, *egurança social, respeito a outras culturas e *ro*ra*a de educação são
</line>
<line>
alguns dos princípios bás*cos dessa n*va conc**ção, que proporcionariam, p*st*riormente, a
</line>
<line>
di*c*ssão *ob*e "desenvo*viment* sustentável" (*R*SEKE, 1998).
</line>
<line>
* *ermo "*esenvolvi*ento suste*t*vel" é a*res*ntado pela prime*ra vez por R*bert
</line>
</par><par>
<line>
Allen, n* art*go "How to save
</line>
<line>
the world" ("Como salvar o mund*"), qua*do sumarizava
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
livro The world conservatio* strategy: *i*ing reso*s*r conser*ation for sus*ainable
</line>
<line>
de**lopment (*s*raté*ia mundial pa*a a conservaç*o), de 1980 (*AMARGO, 2003). O livro
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 4, ar*. 9, p. 1*7-1*7, abr. 2022 www4.fsane*.com.br/r*vi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
*. M. S. *. Oliveira, I. J. D. Cordeiro, M. V. P. Ol*v*ir*
</line>
<line>
164
</line>
</par><par>
<line>
obte*e lançamento conjunto *om a *niã* M*ndial para a C*ns*rvação d* Nature** (UICN),
</line>
<line>
pel* P*ograma das N*ções Unidas para o Mei* *mbiente (Pnu*a), e pelo Fundo p*ra a Vi*a
</line>
<line>
Se*vagem (WWF) (CAMARGO, 2003).
</line>
<line>
Seg*n*o Cama*go (2*03), a principal *ens*gem dessa con*epção **ria * d* **e a id*ia
</line>
<line>
d* c*nser*ação não se opõe à d* desen*olvimento. Uma novidade dentro das discussõ*s
</line>
</par><par>
<line>
amb*en*ais,
</line>
<line>
pois a relaç*o de int*rdepen*ênc*a e*tre conservação e de*envol*imento
</line>
</par><par>
<line>
introduzia-se à concepção de des*nvolvimento sustentável. (CUID*NDO D* *LANETA
</line>
<line>
TERRA, 1991).
</line>
</par><par>
<line>
Nessa direçã*, é publicado, em
</line>
<line>
1987, o relatório "Nosso futuro comum", t*mbém
</line>
</par><par>
<line>
conhecid* como "R*lat*rio d* *ru*dtl**d", um marc* decisivo *ara o reconhecimento oficial
</line>
<line>
do termo e das concepções qu* orientam o de**nvol*imento susten*ável (CAMARGO, 2003).
</line>
</par><par>
<line>
Conforme o rela*ório, d**envolvime*to
</line>
<line>
su*tentá**l apr*senta-se
</line>
<line>
como um nov* paradigma,
</line>
</par><par>
<line>
te*do como objetivo atender às ne***sidades do p**sente, sem comprometer as p*s*ibili*ades
</line>
</par><par>
<line>
das *er*ções futuras
</line>
<line>
de atender*m as suas próprias necessidades (N*SSO FUTUR*
</line>
</par><par>
<line>
COMU*, *991).
</line>
</par><par>
<line>
Trata-se de u*a transformação progressiva da *conomia e d* sociedade como um t*do.
</line>
<line>
As necessida*es * *s aspirações b*sicas da população hu*ana nã* estã* sendo *tendidas, ou
</line>
<line>
seja, alimen*o*, roupas, habitação, emp*ego, não estão chegando para to*as *s pessoas, o q*e
</line>
<line>
acaba *erando muitas crise* ec**ógicas; lo*o, a* necessida*es bás*cas humanas também estão
</line>
</par><par>
<line>
d*r*ta*ente r*la*ionadas às q*estões que envolv** a re*a*ão
</line>
<line>
entre so*ied*de
</line>
<line>
e meio
</line>
</par><par>
<line>
amb*ente. Assim, segundo o r*lat*rio, para um de*envol*i*ento sustentável, "é pr*cis* que
</line>
<line>
todos tenham atendidas su*s nec*ss*dades bá*icas e lhes s*jam proporcio*ad*s op*rtunidade*
</line>
<line>
de *o*cret*zar suas aspirações a uma vid* me*hor." (*OSSO *U*URO COM*M, 1991, p.
</line>
<line>
47).
</line>
<line>
Te*do como ba*e a const*u*ão desse no** paradigma de d*senvolvimento, a
</line>
</par><par>
<line>
Or*anização d*s Na**es Unidas (ONU) apresentou, *m setemb** de 2015, os *b*et*vos
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
D*s*nvo*vimento Susten*ável (ODS). Um total de 17 objetivos (Anexo *), bas* principal para
</line>
<line>
uma nov* **end* de de*envolvimento a*é *03* (AGENDA 2030..., 2015). A proposta
</line>
<line>
prioriza a erradi*a*ão da pobreza e da fome em tod*s as partes d*s con*ine*tes, assim como o
</line>
</par><par>
<line>
combate à* desig*alda*es entre *s país*s, construç*o de **cied*des a
</line>
<line>
pa*í*ic*s, *ustas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
incl*siva*, a proteção aos direito* *umano*, a *romoção da ig*aldade d* gênero,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
</page><line>
emp*deramento *as mulheres e meninas, além *e asseg*rar * protege* de for*a d*radoura o*
</line>
<line>
recursos natur*is do planeta (AGENDA 2*30..., 20*5).
</line>
<line>
Mais d* que as diretriz*s que orientam essa conce*ção, a bu**a por *ma n*va
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresi**, v. 19, n.4, art. 9, p. 157-167, abr. 2022 www*.fsane*.c*m.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Desastres A**ientais e Des*nvolvimento: Uma Reflexão Teórica na Direç*o de um Novo **radigma
</line>
<line>
165
</line>
</par><par>
<line>
al*er**tiva de desenvol*imento precis* s*r e*et**ad*
</line>
<line>
de fo*ma c*ncr*ta, com a*pla
</line>
</par><par>
<line>
p**ticipaçã*
</line>
<line>
d*s c*dadãos nos pro*es*os d*cisórios, sob*etudo, na elaboração de po*íticas
</line>
</par><par>
<line>
públ*cas ma*s sustentáv*i* que min*mizem os impactos *o*re o meio ambiente e s*a *ase de
</line>
<line>
r*cursos na*urais. Uma *robl**áti*a m*ito *t**l, inserida num con*exto estrutural e *omplexo
</line>
<line>
da so*iedade. *esenvolvi**nto sustentável, portanto, * poss*vel, n*o é alg* inat*ngível,
</line>
<line>
porém, diant* d* problemas co**lexos, são n*ce*sárias soluç*es t*m*ém c**plexa*, com a
</line>
<line>
participação de todos.
</line>
<line>
5 CON*IDERAÇÕES FI*AIS
</line>
</par><par>
<line>
No* l*m*tes do presente *rab**ho, *nalisamos teoricamente
</line>
<line>
as cont*adições do nosso
</line>
</par><par>
<line>
*odelo tradicio**l de de*envolvimen*o. U* processo agen*iado *istori*amente que resul*a n*
</line>
<line>
problemática *os de**str*s ambien*ais e a pot*ncia**za.
</line>
<line>
N*ssa direção, uma *ova alternati** de desenvo*vimento se faz necessária. Tra*a-se da
</line>
</par><par>
<line>
*ef*exão *a busca de u* nov* paradigma, n* qual a
</line>
<line>
persp*ctiva do "desenvol*imento
</line>
</par><par>
<line>
s*stent*ve*" *presenta-se como *m c**inho *ossível. Como a**rma Gustavo L*ns Ribeiro
</line>
</par><par>
<line>
(2013), uma no*a conc*pção de d*senvolvime*to
</line>
<line>
que con*idere de f*to um bem-est*r
</line>
</par><par>
<line>
col*ti*o, e nã* apenas * sen**do d* c*nd*ções mate*iai* e econômicas.
</line>
<line>
*rata-se de uma discussão teórica complex* que e*volve desafios e dificuldade*, por**,
</line>
</par><par>
<line>
*xtremamente *elevante e
</line>
<line>
necessária, pois parte de uma transformação prog*essiva da
</line>
</par><par>
<line>
ec*nomi* e da s*c*ed*de como
</line>
<line>
um todo. *orquanto, é
</line>
<line>
*recis* *onsid*rar, co* base *m
</line>
</par><par>
<line>
Ribeiro (2013), a localizaç*o e a r*lação da* *essoas com mundo, e no m*ndo e* que o
</line>
</par><par>
<line>
vivem, * qu* se pode chamar, a
</line>
<line>
parti* dessa ideia, d* uma *elaç*o sustentável com *e*o o
</line>
</par><par>
<line>
ambiente.
</line>
<line>
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1*1.
</line>
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Como *efer*nciar este Ar**go, *on**rm* ABNT:
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OLIVEIR*, P. M. S. P; *OR*EIRO, I. *. D; OLIVEIRA, M. V. P. Desas*res Ambie*tais e
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Desenvo*vimento: Uma Refle*ão Teóri*a na *ire*ão de um Novo Paradigma. Rev. FSA, Teresin*,
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v.19, n. 4, art. 9, p. 157-167, abr. 2022.
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Cont*ibui*ã* dos Autores
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*. M . S . P. Oli*eira
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I. *. D. Cor*eiro
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M. V. P. Ol**eira
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1) concepção e pla*ejamento.
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X
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X
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X
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2) *nálise e *nterpretação dos d*dos.
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X
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X
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X
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3) elaboração do rascu*ho ou na r*v*s*o crítica d* con*eúdo.
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*
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4) participa*ão na apro*a*ão da versão final *o manuscrito.
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X
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X
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Rev. *SA, Teresina PI, v. *9, n. 4, ar*. 9, p. *5*-16*, abr. **2*
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*ww4.fsanet.com.b*/revista
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ISSN 1806-6356 (Impresso) e 2317-2983 (Eletrônico)