<document>
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<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n. 4, art. 9, p. 157-167, a*r. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.4.9 </line>
</par>
<par>
<line> De*astres Ambientais e Desenvolvi*e*to: Uma Ref*ex*o Teór**a na Direção de ** Novo </line>
<line> Paradi*ma </line>
<line> Environm*ntal *i*asters an* Development: * *heor*tical Ref*ect*on Tow*r*s a new P*radigm </line>
</par>
<par>
<line> Polyanna Mil*ny *antos Pimentel ***veira </line>
<line> Mes*rado em Desenvo*vimento e *eio Ambient* pela Universida*e F*deral de Pernam*uco </line>
<line> Gradu*çã* em Ciênc**s Bioló*ic*s/Instituto *e**ral de Ed*cação, Ciência e T*c*ologia do *iauí </line>
<line> E-mail: p*lyanna.oliveira@u*pe.b* </line>
<line> Itamar José D*as e *or*eiro </line>
<line> *outor em G*og*a*ia pela Un*ver*idade Federal *e Pernambuco </line>
<line> E-mail: itamar.cord*iro@ufpe.br </line>
<line> Marc*s *i*í*iu* Pere*ra O**veira </line>
<line> Doutor em S*c*olog*a pela Univ*rsidade **d*ral do Ceará </line>
<line> Professor d* Insti*u*o Federal ** E*uca*ão, Ciênc*a e Tecnolo**a do Piau* </line>
<line> E-mail: m*rcos.oliv*ira@i*pi.edu.br </line>
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<column>
<row> E*dereço: P*lyann* Milany Sa**os Piment*l Oliveira </row>
<row> Ave*ida *o*sés Moita, 552, Planal*o/*enê Plá*ido, CEP: </row>
<row> **327-33*, Tianguá, CE, Brasil. </row>
<row> End*reço: I**mar José Dias e Cordeiro </row>
<row> U*iversid*de Federal de Pernambuco, *entro *e *iências </row>
<row> S*ciais Apl*cad*s, *epa*tamento de Ho*elaria e Turismo. </row>
<row> Av. Pr*f. Moraes R*go, 1*3*, Iputi*ga. CEP: 50670901, </row>
</column>
<column>
<row> Edit*r-Chefe: Dr. T*nn* *erley d* Alenc*r </row>
<row> Rodr*g*es </row>
<row> Ar*igo recebido em 25/*1/20*2. Última versão </row>
<row> *ecebida em 17/02/2*2*. *pr*vado em 18/*2/2022. </row>
</column>
</par>
<par>
<column>
<row> Recif*, PE, B*asil. </row>
<row> Endere*o: Marcos Vi*ícius Pereira Oliveira </row>
<row> Inst*tu*o F*deral do Piauí, Campus Piripi*i, Aven*da R*o </row>
<row> dos Matos, S/N - Germano, CEP: 6*260-000, Pir*pir* - </row>
<row> PI, Brasil. </row>
</column>
<column>
<row> *valiado pelo sistema Triple R*view: Desk **view a) </row>
<row> pelo Editor-Chefe; e b) Dou*l* *li*d Review </row>
<row> (**ali*çã* c**a por dois *valia*ores da á*ea). </row>
<row> Revisão: G*a*atical, *ormativa e de Formatação </row>
</column>
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<line> *. M. *. P. *liveira, I. J. D. *ordeiro, M. V. P. Oli*e**a </line>
<line> *5* </line>
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<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> A propo*ta do </line>
<line> presente tra*al*o vis* discuti* a relação *ntre de*astres ambientais e </line>
<line> o </line>
<line> nos s o </line>
</par>
<par>
<line> modelo </line>
<line> tra**cional de desen*olvimento. Trata-se, porta*t*, de uma </line>
<line> pe*quisa de b*s* </line>
</par>
<par>
<line> d*cumental e bibliográfica, um e*forço re*l*xivo e interpretati*o em tor*o *e produções </line>
</par>
<par>
<line> científicas * doc*mentos de d*mí*io público *obre o tema. * </line>
<line> coleta *e *nf**maç*e* f** </line>
</par>
<par>
<line> realiz*da a*r**és d* bus*a *ibli*gráf*ca em sites * b**es de da*os, tai* como Sc**l* (Scientifi* </line>
<line> Eletronic Library Onlin*), Science Direct, Scopus, Google acad*mico, Periódicos CAPES, </line>
</par>
<par>
<line> além </line>
<line> *e orientações relatórios da Orga*izaçã* das Nações Unidas (ONU) * do Consel*o e </line>
</par>
<par>
<line> N*ciona* d* Meio *mbiente (CONAMA). Aponta**s qu* uma nova al*ernativa </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> d*senvolvimento se faz necessária. A con**pção </line>
<line> de desenvolv*mento sustentável a*resen*a- </line>
</par>
<par>
<line> se, portanto, como *m caminho possível para a cons*rução d* um n*vo paradigma, que </line>
<line> consi*ere, de f*to, o bem-est*r coletivo, *ssim *omo u*a nova *strutura da sociedade. </line>
<line> *alavras-chave: Desa*tr*s Ambientais. *esenvolvimento. Des*nvolviment* Sustentável. </line>
<line> A*STRACT </line>
<line> The pur*ose of this work is t* *iscuss the re*ationship be*ween environmental d*s*sters *n* </line>
</par>
<par>
<line> our traditional mode* of </line>
<line> develo*ment. It is, therefo*e, a </line>
<line> d*c**entary and bibl*ograp*ic </line>
</par>
<par>
<line> resear*h, a refl*ctive </line>
<line> and interpretiv* ef*o*t ar*und scien*ific production* an* docu*ents in </line>
</par>
<par>
<line> the p*bl*c dom*in on the *ub*ect. The collect**n of info**ation was carr*e* out throug* </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> bi*li**raphic search on *e*sites and databases, such *s Scielo (Sci*ntific Eletr*nic Libr*ry </line>
</par>
<par>
<line> Online), S*ie*ce D*rect, </line>
<line> S*opus, Academi* Googl*, CAPES Periodicals, *n add*ti*n to </line>
</par>
<par>
<line> *uidelines a*d repor*s fro* t*e United Nat*o*s (U*) a*d the *onselho N*cional do *eio </line>
</par>
<par>
<line> Amb*ente (CONA*A). We point out that a </line>
<line> new *evelopmen* alterna*ive is necessary. The </line>
</par>
<par>
<line> co**ept of susta*nable de*elopment presents itself, therefor*, as a possib*e way t* *ui*d a new </line>
<line> paradig*, which, i* **ct, con*iders co*lective well-bein*, as we*l *s a new s*r*ct*re o* </line>
<line> soci*t*. </line>
<line> Keywords: Environmental Disast*rs. Developmen*. *ustainable Deve*opment. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. F*A, Te*esina, *. *9, *.4, art. 9, p. 157-*67, abr. 202* </line>
<line> www4.fsanet.com.*r/r*vista </line>
</par>
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<line> Desastres Ambienta*s e D*senvol*imento: Uma R*flexão Teó**ca na Di*eção de u* Novo P*radigma </line>
<line> 159 </line>
</par>
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<line> 1 INTRODUÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> O deba*e que e**olve o tema d*s gran*e* **s*s*res a*b*entai* tem se conso*ida*o c**a </line>
<line> vez mais f*ente às discussões de interess* mu*di*l, sobretudo no início do sécu*o XXI. Trata- </line>
</par>
<par>
<line> s* de uma quase obrigató*i* im*osi*ão, </line>
<line> pela rel*vâ*cia *o**oambiental da *u*stão, </line>
</par>
<par>
<line> principalment* como forma de alerta *ar* o* riscos *mer*entes em n**, hu*a*os, e em todo* </line>
<line> o* demais seres vivo*. </line>
<line> As i*****as tran*formações produzidas *elo homem no meio ambiente têm resulta** em </line>
<line> profund* *e*equilí*rio e cri*es *col*g**as que *f*tam a di**mica de apr*priação dos recursos </line>
</par>
<par>
<line> *aturais </line>
<line> di**on*v*is. O* </line>
<line> desastres ambien*ais de </line>
<line> gra*des p*oporções ta**ém são resul*ados </line>
</par>
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<line> desse p*ocesso, com *ons*qu*n*ia* irremediáveis ** l*ngo do tempo. </line>
</par>
<par>
<line> Co*f**me Pott * Estr*la (2*17, p. 271), "*onta**n*ções de rio*, </line>
<line> *oluiç** do ar, </line>
</par>
<par>
<line> vazamento de pr*dutos q*ím*cos nociv*s e a perda de mil*ares de vid*s foram o est*p*m p*ra </line>
<line> q*e, partin*o da p*pulação e pas**n** pela co*unidade científi*a", os go*ern*ntes mundi*is </line>
<line> pas*a*se* * disc*tir estratégias de re*edi*ção e reparaçã* d* des*stre* *mbientais. </line>
<line> * quest** é tão **mplexa q*e, *on*o*me Silva, Nascimento * Amaral (2020), exis** </line>
</par>
<par>
<line> u*a for*e r*laç*o e*tre as atuai* co*di*ões am*ien***s e socia*s alterada* pel* ser </line>
<line> humano </line>
</par>
<par>
<line> com o </line>
<line> surgimento de novas doenças. A p*ndem*a do novo </line>
<line> coronavírus (Sars-Co*-2), por </line>
</par>
<par>
<line> exemplo, que caus* a doença Covid-19 está *iretame*te inserida nessa *ro**emátic*. C*rca de </line>
<line> *5% das do*nças inf*cc*o*a* emer*entes, co*o é o *a*o da C*vid-19, estão toda* </line>
<line> relacionadas * ativ**ade p**d*tór** do meio *m*iente (6 *ATOS..., 2020). </line>
<line> "O momen*o a*ual, *o q*e se r*fe*e ao meio ambiente, é reflexo de um* sér** d* erros e </line>
<line> decisõe* t*madas no p**sado" (POTT; ESTREL*, 2017, p. 271). Um* questão relaci**ada ao </line>
<line> n*ss* p*ópri* modelo *e s*c*edade, c*m foco exclusivo n* cresci**nto eco**mico, </line>
</par>
<par>
<line> *genciado p*r *m discur*o desenvol*imentist*, em *etriment* de outro* aspe*t*s </line>
<line> *a vi da </line>
</par>
<par>
<line> hu*ana. </line>
</par>
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<line> Este tr*balh*, portanto, visa contribuir, pri*cipalmente *o p*ano *eór*co e refle*ivo, pa*a </line>
</par>
<par>
<line> o de*ate e o entendimento de questões es*r*turais, </line>
<line> sobre*udo sociais e eco*ômica*, *ue </line>
</par>
<par>
<line> en*olvem os desast*es a*bient**s. Uma questão extr*mam*nte rel**ante e neces*ária que di* </line>
<line> respeito a tod*s *ós, ao nosso p*ópr*o **delo de s*ciedade. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Te*esina PI, v. 1*, n. 4, ar*. 9, p. *57-1*7, abr. 2022 </line>
<line> www*.fsa**t.co*.br/revista </line>
</par>
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<page>
<par>
<line> P. M. S. P. *liveir*, I. J. D. C*rdeir*, M. *. *. Oliveira </line>
<line> 160 </line>
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<line> 2 REFERENCIAL TEÓRICO </line>
</par>
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<line> 2.1 Dese*volvimen*o para qu*m? </line>
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<line> Com* dito ante*i*rme*te, desast*es ambi*nt*is sã* *esu*tados das aç*es hu*an**. De </line>
<line> for*a *oncreta, p*de*os citar os grandes empreendimentos estrutu**n*es que pot*n*iali*am o </line>
<line> risco de desast*es. Tais empre*ndim*n*os a**t*m profundament* *s c*racterís**c*s o*i*inais </line>
<line> do* eco*s*ste*as, co* impacto* ambie*tais diversos (RIBEIR*, 2012; CERQUEIR* et al, </line>
<line> 202*). </line>
</par>
<par>
<line> Grandes obra*, como as pl*taforma* petrol**eras, a construç*o de *idrelétri*as </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> barragens, e t*das as suas s*quela* *ocioambientais conhecidas são alguns exemplos desse </line>
</par>
<par>
<line> **oces*o, qu* se </line>
<line> i*sere ao longo </line>
<line> da história, no c*amado *iscurso </line>
<line> desenvolvimentista. Um </line>
</par>
<par>
<line> pro*ess* ag*nci*do h*storica*ente, circunscri** à esf*** econôm*ca, que privil**ia *statística* </line>
<line> e distancia-*e da vida e da rea*idade das pesso*s (PEREIRA; P*NIDO, *010). </line>
<line> Segundo Ca*argo (2003), *ssa *erspectiva *em sido mui*o questionada, u*a vez que </line>
</par>
<par>
<line> *ten*e às necessidades hu*anas ap*na* *e f*rma </line>
<line> par*ia*, em detriment* do b*m-estar </line>
</par>
<par>
<line> coletivo. </line>
</par>
<par>
<line> O d**envolvimento é um co*ce*to que está tão incutido *o pens*mento oc*de*tal </line>
<line> que é tomad* qu*se como uma lei da natureza. O dese*volvi*ent* t*adic**nal us* o* </line>
<line> re*ursos human**, os recursos financei*os, * infraestrutura e os r*c*rsos naturais, </line>
<line> compro**s*a*o com a ide** de luc*o gerador do pr*gr*sso [...]. O des*nvolvimen*o </line>
<line> que *onhecemos, no entanto, é questionável, uma vez que atende *s n*cess*dades </line>
</par>
<par>
<line> *u*anas ape*as *e forma parcial e a*nda des**ói ou degenera su* b*se de </line>
<line> r*cursos </line>
</par>
<par>
<line> (CAMAR*O, 2003, p. 29). </line>
</par>
<par>
<line> N*ssa di*eção, Rib*iro (2008) consider* que "*e*en*olvimento" e*t* vincula*o à </line>
</par>
<par>
<line> expansão capitali*ta, como ideologia e utop*a a*rav*ss*da </line>
<line> por cate*orias oci*enta*s. Assim, </line>
</par>
<par>
<line> pode-se dizer q*e es*e modelo de desenvo*vi*ento tem s*do *mplantado sob uma lógica n*o </line>
<line> sust*ntável, pois tem ocasionado uma sér*e de implicaçõ*s *eg*tivas ao meio amb*en*e e às </line>
</par>
<par>
<line> pess*as, *á que parte de u*a con**p**o limitada que privilegia d*masiadamente a </line>
<line> *ógica da </line>
</par>
<par>
<line> produção e do crescime*to *celerad*. </line>
</par>
<par>
<line> Tal modelo de desenvolvimento e*onômic* mod*ficou e **erf*içoou em *á*ios asp*ct*s </line>
</par>
<par>
<line> a r*lação do se* humano *o* se* mei* ambiente, como </line>
<line> ta*bém provocou in*ensas </line>
</par>
<par>
<line> transformações no a*b*ent* natura* (CAM*RGO, 2*03). </line>
</par>
<par>
<line> Uma ab*rdagem h*s*órica que remonta a meados do séc*lo *V*II, c*m advento da o </line>
</par>
<par>
<line> Re*olução Indus*ri*l </line>
<line> *a I*gla*err*, *ju*a-nos a com*ree*der melhor a gênese *e tais </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. **, n.4, art. 9, p. 1*7-167, abr. 2022 </line>
<line> w*w4.f***et.com.br/*ev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desastres Ambi*ntais e *esenvolvi*ent*: Uma *ef*exão Te*rica *a Direção de um Nov* Paradigma </line>
<line> 161 </line>
</par>
<par>
<line> modif*cações *essa r*lação entre o ser huma*o e seu ambiente, que se encami*haram e se </line>
<line> *onstruíram de man*ira destruti*a no* asp*cto* ambientai*. </line>
<line> *o referido séc*lo, a transição da manufa*ura para a i**úst*ia mecân*ca gerou au*en*o </line>
<line> da pro*utivid*de e a ascensão de nov*s tecnologias (P*TT; EST*E**, 20*7). O c*ntex** de </line>
<line> inovação e ind*str**lização do período para "desenvolver" * mundo gerou grande* mudanças </line>
</par>
<par>
<line> no *odelo </line>
<line> de </line>
<line> pr*dução, que res*l*ou em uma s*gnif**ativa *l*eraçã* no modo de vida o </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> plane*a. (*O**; **TREL*, 2017). </line>
<line> Atualmente, co*vivemo* co* problemas ambient*is de *i*erentes ordens e magnitu*es, </line>
</par>
<par>
<line> *entre el*s </line>
<line> p**emo* citar: a degradação de </line>
<line> fl*rest*s, *oluição da atmosfera, *oluiç*o das </line>
</par>
<par>
<line> *guas, desert*f*ca**o, ero*ão d*s solos, dentre outros </line>
<line> (CAMARGO, 2003). Tai* açõe* </line>
</par>
<par>
<line> agravam a </line>
<line> que*tão da *erda da biodiv**si*ade em grande e*cala, em regiões * biomas </line>
<line> no </line>
</par>
<par>
<line> mundo inteiro. (RAT*NER, 2**9). </line>
</par>
<par>
<line> O avanço </line>
<line> das monoculturas, o *s* de s*stema* de irrigação inadequad*s em </line>
<line> grand* </line>
</par>
<par>
<line> escala e a remoção d* *obertura </line>
<line> v*getal natural são também alguns exem*los da predação </line>
</par>
<par>
<line> selvagem d* meio ambiente causada p*la ação humana para a ma*utenç*o de um sistem* q*e </line>
</par>
<par>
<line> ***liz* de m*neira de*enfreada os recursos </line>
<line> naturais. Como </line>
<line> afirmam Silv*, Na*cimento e </line>
</par>
<par>
<line> Amaral (2020), </line>
<line> a*é m*smo o surgimento de novas doe**as está ****c*onado *s *tua*s </line>
</par>
<par>
<line> condições. </line>
</par>
<par>
<line> D* *ato, "o mode*o </line>
<line> prese*te de de*en*olvimento do m*ndo não é sustentável." </line>
</par>
<par>
<line> (RA*TNER, 2*09, *. 1971). Nesse senti*o, o siste*a *apita*ista vive uma cr*se de paradigma </line>
<line> que coloca em evidênc*a a aç*o pre*atóri* do s*stema, com pr*juízos i*ca*culáveis e que leva </line>
<line> a *umanidade à beira de uma c*tás**ofe, cujos im*act*s são *en*i*o* a ní*e* local, nacion*l e </line>
<line> global (RAT**ER, 200*). </line>
<line> 2.2 A **cotomia ent*e socieda*e e natureza </line>
<line> Ess* atitud* preda*ória que o ser humano estabe*e** com o meio *mbien*e, inseri*a no </line>
<line> c*n*exto de ideias de que os recur*os ***urais são infinitos, *ende a levar o sistem* n*tural ao </line>
</par>
<par>
<line> *olapso, *razen*o **ri*s riscos * </line>
<line> danos p*ra os seres vi*os (SI***; NASCIM*NTO; </line>
</par>
<par>
<line> AMARAL; 2020; SIL*A et al, 20*0). </line>
</par>
<par>
<line> Evidencia-se </line>
<line> a*sim </line>
<line> qu*, d* *ato, o homem em sua *usca i*c*ssante pelo </line>
</par>
<par>
<line> "des*nvolvi*ento" tem c*usado imensos dan*s ao meio ambiente, principa*mente no sentido </line>
<line> que Bernar*es e Ferreira (20*3) chama* a atenç*o pa*a o processo de *epar*ç*o entre </line>
<line> s*ciedade e natureza. </line>
<line> Re*. F*A, Teres*na PI, *. 19, *. 4, art. 9, p. 157-167, ab*. 2022 www4.fsanet.co*.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> P. M. S. P. *li*eira, I. J. D. Cordeiro, M. V. P. O*iveira </line>
<line> 1*2 </line>
</par>
<par>
<line> Ess* c*ncepção *icotô*ica *ambém está atrelada ao *r*ce*so de </line>
<line> prod*ção c*pital*sta </line>
</par>
<par>
<line> que até o século XIX co*si*erava a natu*e*a com* objeto, *on*e il*mitada de recursos * </line>
<line> disposição do hom*m (BERNARDES; FE*REIRA, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Por is*o, a necessidad* d* novos valores e *oncepções </line>
<line> c*paz*s de romper *om </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> d**otomia sociedade e natur*za, pois exi*te uma **rte c*ntradição ent*e o atual model* de </line>
<line> desenvolvimento capitalista * a preservação d* um equilíbrio do meio ambiente </line>
<line> (BERNARDES; FER**IRA, **03). </line>
</par>
<par>
<line> Os grandes desastre* am**enta*s são consequências dessa concepção contraditória </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> desenvolvim*nt*, c*m pr*juízos sociai* e *mbientai* div*rsos, sobretudo para as populaçõe* </line>
<line> diretamente afetadas, na maio*ia das *e*e*, minorias s*ci*is, grupos historic*mente exclu**os, </line>
<line> como c*m*nidade de p*scad**es, comunidades negr*s, *ndígenas, ribeirinhas, de*tre *utras. </line>
<line> Trata-se, portanto, de *ma qu*stão mu*to comp*exa, na qual a busca de um novo </line>
<line> paradigma de desenvolvimento se faz urge*te. Logo, "A crise ecol*gica é u*a c*ise </line>
</par>
<par>
<line> co*p**xa, *ult*dimensional, cujas facetas afeta* todo* os aspecto* da v*da </line>
<line> *u*ana" </line>
</par>
<par>
<line> (CAPRA apud CAMARGO, 2003, p. *9). </line>
</par>
<par>
<line> 3 M*T*DO*OGIA </line>
</par>
<par>
<line> * *re*ente </line>
<line> estudo s*guiu **a abord*gem docu*en*al e bi*liográfica de cunho </line>
</par>
<par>
<line> qu*l**ativo (GOLDEMBER*, 200*). Trata-se de *m esforço reflexivo em to*no *e p*oduções </line>
<line> científicas, t*is como: li*ros, artigo*, periódicos acadêmicos, sites e *ocum*ntos d* dom*nio </line>
<line> público. </line>
<line> N* *lano bib*iog*áfico, realizo*-se um levantame*to geral a par*ir da le*tura ind**idual </line>
<line> de r*sumos de trabalhos c*entí*ic*s, *ara p*st*rior revisão, com s*leção e **rifi*ação de </line>
<line> **nteúdo. </line>
<line> A coleta *e i*for*aç*es fo* rea*iza*a através *e bu*ca bibliográf*ca e* sites e bases d* </line>
</par>
<par>
<line> da*os, </line>
<line> tais como Sci*lo (Scient*fic Eletroni* L*brary Online), S*ience Direct, Scopu*, ONU </line>
</par>
<par>
<line> (Or*anização das na*ões unidas), Google ac**êmico, P*riód**os CAPES (Co*rden*ção </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Aper*eiçoament* de P*sso*l de Nível Superior/M*C), *ONA*A (Co**elho *ac*ona* do </line>
<line> Meio Amb*ent*) onde f**am ana*isados estu*os e do*umen*o* *ntre 1990 e 2021. </line>
<line> N* **ano d* análise d**umental, tr*balhamos com regis*ros de *om*n*o públi*o, </line>
</par>
<par>
<line> **bretudo, d*cumentos * relatório* eletrônicos disponíveis </line>
<line> na *ntern*t. Logo, com* *firma </line>
</par>
<par>
<line> *pi*k (2000), "os documento* de do*ínio *úblico são pr*du*os sociais tornad*s públicos" </line>
<line> Rev. FSA, **resina, v. 19, n.4, art. 9, p. *57-167, ab*. 2022 w*w4.fsanet.*om.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> De*astres Ambient**s e Desenvolvi*ento: *m* *efl*x*o **óri*a na ***eção de um Novo Pa*adigma </line>
<line> 163 </line>
</par>
<par>
<line> (SPINK, 2000, pp. **6), estando etica*ente abertos *or perten*erem ao *spaço públi*o e por </line>
<line> refletirem transf*rmações lent** em posturas e posições *nstitucionais (SPINK, 200*). </line>
<line> Nes** direçã*, portanto, os caminho* metodológicos prioriz*ram uma reflexã* teó*ica </line>
</par>
<par>
<line> sob*e o tema. Um esfor*o **rmenêutico *xpresso em produções *extuais, </line>
<line> institucionais </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> acadêmicas, inseridas </line>
<line> *o *ebate extremam*nte relevant* *u* en*olve * *rítica </line>
<line> ao nosso </line>
</par>
<par>
<line> model* tr*dicional de </line>
<line> desenvolvime*to e s*a relação co* o meio a*b*ente, sobretudo, as </line>
</par>
<par>
<line> reflexões t*ór*cas adjacent*s a*s *esastres *mbientais. </line>
<line> 4 A**LISE E **S*USSÃO </line>
<line> 4.1 Dese*volvimento sustentável: *a*inh* possí**l para construção de um novo </line>
<line> par*dig*a. </line>
<line> A bus*a por *ormas **t*rnativas de desenvolvimento tem sido *m* preocupa*ão cen*r*l </line>
<line> das dis*u*sões ambi*ntais desde *inais do s*culo XX. Em *972, um grupo de pesqui*ado***, </line>
<line> *econhec*dos como o "Clu*e de *om*" já fazia uma crítica i*diret* *o modelo tradicional de </line>
<line> dese*volvimento, com a publica**o de "The *imits o* *r*w*h" [Os Limites d* Crescim*nto], </line>
<line> na *u*l a*e*tavam pa** os problemas cr*ci*is advin*os dessa perspectiva (BRÜSEK*, 199*). </line>
<line> Ainda *m *97*, é realizada a" Con*e*ência das N*ções Unidas s**re o Mei* Ambient* </line>
<line> **mano", também c*n**cid* *omo "*onferência de Es*oc*lmo", na qual c*efes de estado *e </line>
</par>
<par>
<line> reuniram pela primeira v** para di*c*tir *ue*tões inerentes à problemáti*a ambiental. </line>
<line> Na </line>
</par>
<par>
<line> ocasião, os debate* s*bre os ris*os e as cons*quências da de*radação amb**ntal resultara* em </line>
</par>
<par>
<line> sugestões de m*de*os </line>
<line> al*ernativos de desenvolviment*, c*mo o surgimento do conceito </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> "Ecodese*volvi*ento", apresent*d* *ela </line>
<line> primeira v*z e* 1973, p**o *anadense *aurice </line>
</par>
<par>
<line> S*rong (BRÜSE*E, 1998). </line>
</par>
<par>
<line> I**acy *a*hs formulou o* pri*cí*ios básicos dessa n**a visão de desenvo*vimento. </line>
<line> Solidar*edade com as g*rações *ut*ras, partici*ação *a população envo*vi*a, preservação dos </line>
<line> recursos n*turais, *egurança social, respeito a outras culturas e *ro*ra*a de educação são </line>
<line> alguns dos princípios bás*cos dessa n*va conc**ção, que proporcionariam, p*st*riormente, a </line>
<line> di*c*ssão *ob*e "desenvo*viment* sustentável" (*R*SEKE, 1998). </line>
<line> * *ermo "*esenvolvi*ento suste*t*vel" é a*res*ntado pela prime*ra vez por R*bert </line>
</par>
<par>
<line> Allen, n* art*go "How to save </line>
<line> the world" ("Como salvar o mund*"), qua*do sumarizava </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> livro The world conservatio* strategy: *i*ing reso*s*r conser*ation for sus*ainable </line>
<line> de**lopment (*s*raté*ia mundial pa*a a conservaç*o), de 1980 (*AMARGO, 2003). O livro </line>
<line> Rev. FSA, T*resina PI, v. 19, n. 4, ar*. 9, p. 1*7-1*7, abr. 2022 www4.fsane*.com.br/r*vi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> *. M. S. *. Oliveira, I. J. D. Cordeiro, M. V. P. Ol*v*ir* </line>
<line> 164 </line>
</par>
<par>
<line> obte*e lançamento conjunto *om a *niã* M*ndial para a C*ns*rvação d* Nature** (UICN), </line>
<line> pel* P*ograma das N*ções Unidas para o Mei* *mbiente (Pnu*a), e pelo Fundo p*ra a Vi*a </line>
<line> Se*vagem (WWF) (CAMARGO, 2003). </line>
<line> Seg*n*o Cama*go (2*03), a principal *ens*gem dessa con*epção **ria * d* **e a id*ia </line>
<line> d* c*nser*ação não se opõe à d* desen*olvimento. Uma novidade dentro das discussõ*s </line>
</par>
<par>
<line> amb*en*ais, </line>
<line> pois a relaç*o de int*rdepen*ênc*a e*tre conservação e de*envol*imento </line>
</par>
<par>
<line> introduzia-se à concepção de des*nvolvimento sustentável. (CUID*NDO D* *LANETA </line>
<line> TERRA, 1991). </line>
</par>
<par>
<line> Nessa direçã*, é publicado, em </line>
<line> 1987, o relatório "Nosso futuro comum", t*mbém </line>
</par>
<par>
<line> conhecid* como "R*lat*rio d* *ru*dtl**d", um marc* decisivo *ara o reconhecimento oficial </line>
<line> do termo e das concepções qu* orientam o de**nvol*imento susten*ável (CAMARGO, 2003). </line>
</par>
<par>
<line> Conforme o rela*ório, d**envolvime*to </line>
<line> su*tentá**l apr*senta-se </line>
<line> como um nov* paradigma, </line>
</par>
<par>
<line> te*do como objetivo atender às ne***sidades do p**sente, sem comprometer as p*s*ibili*ades </line>
</par>
<par>
<line> das *er*ções futuras </line>
<line> de atender*m as suas próprias necessidades (N*SSO FUTUR* </line>
</par>
<par>
<line> COMU*, *991). </line>
</par>
<par>
<line> Trata-se de u*a transformação progressiva da *conomia e d* sociedade como um t*do. </line>
<line> As necessida*es * *s aspirações b*sicas da população hu*ana nã* estã* sendo *tendidas, ou </line>
<line> seja, alimen*o*, roupas, habitação, emp*ego, não estão chegando para to*as *s pessoas, o q*e </line>
<line> acaba *erando muitas crise* ec**ógicas; lo*o, a* necessida*es bás*cas humanas também estão </line>
</par>
<par>
<line> d*r*ta*ente r*la*ionadas às q*estões que envolv** a re*a*ão </line>
<line> entre so*ied*de </line>
<line> e meio </line>
</par>
<par>
<line> amb*ente. Assim, segundo o r*lat*rio, para um de*envol*i*ento sustentável, "é pr*cis* que </line>
<line> todos tenham atendidas su*s nec*ss*dades bá*icas e lhes s*jam proporcio*ad*s op*rtunidade* </line>
<line> de *o*cret*zar suas aspirações a uma vid* me*hor." (*OSSO *U*URO COM*M, 1991, p. </line>
<line> 47). </line>
<line> Te*do como ba*e a const*u*ão desse no** paradigma de d*senvolvimento, a </line>
</par>
<par>
<line> Or*anização d*s Na**es Unidas (ONU) apresentou, *m setemb** de 2015, os *b*et*vos </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> D*s*nvo*vimento Susten*ável (ODS). Um total de 17 objetivos (Anexo *), bas* principal para </line>
<line> uma nov* **end* de de*envolvimento a*é *03* (AGENDA 2030..., 2015). A proposta </line>
<line> prioriza a erradi*a*ão da pobreza e da fome em tod*s as partes d*s con*ine*tes, assim como o </line>
</par>
<par>
<line> combate à* desig*alda*es entre *s país*s, construç*o de **cied*des a </line>
<line> pa*í*ic*s, *ustas </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> incl*siva*, a proteção aos direito* *umano*, a *romoção da ig*aldade d* gênero, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> emp*deramento *as mulheres e meninas, além *e asseg*rar * protege* de for*a d*radoura o* </line>
<line> recursos natur*is do planeta (AGENDA 2*30..., 20*5). </line>
<line> Mais d* que as diretriz*s que orientam essa conce*ção, a bu**a por *ma n*va </line>
<line> Rev. FSA, Teresi**, v. 19, n.4, art. 9, p. 157-167, abr. 2022 www*.fsane*.c*m.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Desastres A**ientais e Des*nvolvimento: Uma Reflexão Teórica na Direç*o de um Novo **radigma </line>
<line> 165 </line>
</par>
<par>
<line> al*er**tiva de desenvol*imento precis* s*r e*et**ad* </line>
<line> de fo*ma c*ncr*ta, com a*pla </line>
</par>
<par>
<line> p**ticipaçã* </line>
<line> d*s c*dadãos nos pro*es*os d*cisórios, sob*etudo, na elaboração de po*íticas </line>
</par>
<par>
<line> públ*cas ma*s sustentáv*i* que min*mizem os impactos *o*re o meio ambiente e s*a *ase de </line>
<line> r*cursos na*urais. Uma *robl**áti*a m*ito *t**l, inserida num con*exto estrutural e *omplexo </line>
<line> da so*iedade. *esenvolvi**nto sustentável, portanto, * poss*vel, n*o é alg* inat*ngível, </line>
<line> porém, diant* d* problemas co**lexos, são n*ce*sárias soluç*es t*m*ém c**plexa*, com a </line>
<line> participação de todos. </line>
<line> 5 CON*IDERAÇÕES FI*AIS </line>
</par>
<par>
<line> No* l*m*tes do presente *rab**ho, *nalisamos teoricamente </line>
<line> as cont*adições do nosso </line>
</par>
<par>
<line> *odelo tradicio**l de de*envolvimen*o. U* processo agen*iado *istori*amente que resul*a n* </line>
<line> problemática *os de**str*s ambien*ais e a pot*ncia**za. </line>
<line> N*ssa direção, uma *ova alternati** de desenvo*vimento se faz necessária. Tra*a-se da </line>
</par>
<par>
<line> *ef*exão *a busca de u* nov* paradigma, n* qual a </line>
<line> persp*ctiva do "desenvol*imento </line>
</par>
<par>
<line> s*stent*ve*" *presenta-se como *m c**inho *ossível. Como a**rma Gustavo L*ns Ribeiro </line>
</par>
<par>
<line> (2013), uma no*a conc*pção de d*senvolvime*to </line>
<line> que con*idere de f*to um bem-est*r </line>
</par>
<par>
<line> col*ti*o, e nã* apenas * sen**do d* c*nd*ções mate*iai* e econômicas. </line>
<line> *rata-se de uma discussão teórica complex* que e*volve desafios e dificuldade*, por**, </line>
</par>
<par>
<line> *xtremamente *elevante e </line>
<line> necessária, pois parte de uma transformação prog*essiva da </line>
</par>
<par>
<line> ec*nomi* e da s*c*ed*de como </line>
<line> um todo. *orquanto, é </line>
<line> *recis* *onsid*rar, co* base *m </line>
</par>
<par>
<line> Ribeiro (2013), a localizaç*o e a r*lação da* *essoas com mundo, e no m*ndo e* que o </line>
</par>
<par>
<line> vivem, * qu* se pode chamar, a </line>
<line> parti* dessa ideia, d* uma *elaç*o sustentável com *e*o o </line>
</par>
<par>
<line> ambiente. </line>
<line> REFERÊNC*AS </line>
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<line> 1) concepção e pla*ejamento. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 2) *nálise e *nterpretação dos d*dos. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 3) elaboração do rascu*ho ou na r*v*s*o crítica d* con*eúdo. </line>
<line> * </line>
<line> </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 4) participa*ão na apro*a*ão da versão final *o manuscrito. </line>
<line> * </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
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<line> Rev. *SA, Teresina PI, v. *9, n. 4, ar*. 9, p. *5*-16*, abr. **2* </line>
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