<document>
<page>
<par>
<line> Centro Unv*rsitário Santo Agostinho </line>
</par>
<par>
<line> www*.fsanet.com.*r/revista </line>
<line> Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 7, p. 129-145, m*i. *02* </line>
<line> ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983 </line>
<line> http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.6.7 </line>
</par>
<par>
<line> Es*olas de Governo: sua finalidade e *m*ortância *o B*asil </line>
<line> G**ernment Schoo**: their purpo*e and import*nce i* B*azil </line>
</par>
<par>
<line> Ande*son Quirino O**veir* de Lima </line>
<line> Me*tra*o em Ed*c*ção Pro*issional pelo PPGEP/*FR* </line>
<line> Graduação em Se***ço Social *eloCentro Univ*rsitário *e Ciências, C*ltura e Extensão *o R*o Grande do Nort* </line>
<line> Secretár*o M*nicipal ** Planej*me*to, Finanças * G**tão Estr*tégica da Prefei*u*a de Macaí*a/RN </line>
<line> Docente, *utor e conteudist* da E*cola Institu*ion*l d* Mini*tério Púb*ic* d* Estado do *io G*ande do Norte </line>
<line> E-*ail: anderson.quirino@escolar.i*rn.edu.br </line>
<line> Andrez*a *a*i* Ba*ista *o Na**imento Tavares </line>
<line> P*s-*outo*ado em Educ*ção pela **i*ersidade do Minho - Portu*al </line>
<line> Dou*o*a em Ciênc**s *a Ed*cação pe*a UFRN </line>
<line> Doce**e do Prog*ama de P*s-Graduaç*o Aca*êmica do I*RN - PPGEP * do Mes*rado Prof**sional pe*a MNPEF. </line>
<line> E-mail: a*dre*z*.tavares@ifrn.edu.br </line>
<line> E*d* Silva d* Nascim**to Mel* </line>
<line> Pós-doutorado em Educ*ção pe** Universidade de Valenci*/UV/Espan*a </line>
<line> Doutora em Ciências da E*ucaçã* p*la UFRN </line>
<line> Pr*fessora d* Pro*r*ma d* Pós-graduaçã* em Educação do Centro *e Educaçã* da U*R* </line>
<line> E-mail: *lda.melo@ufrn.br </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Ende*eço: Anders*n Q**rino Ol*veira *e Lima </row>
<row> *i*isté*io Público do Esta*o do *io Grande do Nor*e, </row>
<row> Núcleo de Justi*a **ve*il Restau*ativa nas Es*ola* - 58ª </row>
<row> PJN. Aven*da Florian* Peixoto, Tirol. 59000-000 - </row>
<row> Nata*, RN - *ra*il. </row>
<row> Endereço: Andrezza Maria B*tista *o Na*cimento </row>
</column>
<column>
<row> Editor-Chefe: Dr. To*ny Kerley d* Ale*car </row>
<row> Rodri*ues </row>
</column>
</par>
<par>
<line> Tavares </line>
<line> Artigo recebido e* 27/01/2022. </line>
<line> **tima versão </line>
</par>
<par>
<line> Instituto Federa* d* *du*ação, Ciê**ia T*cn*l**ia do e </line>
<line> rec*bida e* 15/02/202*. Aprovado em *6/*2/2022. </line>
</par>
<par>
<line> R*o Grande do Norte, Campus M*c*u. *v. Salgado Fi*ho </line>
</par>
<par>
<column>
<row> Tirol590000*0 - **t*l, ** - Brasil </row>
<row> Ender*ço: Elda Silva do Na*ci*ento *elo </row>
<row> Univ*rsidade F*deral d* Rio Grande do Norte, Centro de </row>
<row> Educação, **partamento de P*áticas Educativa </row>
<row> Curríc*l*. Campus U*iversitá*i*. L*goa Nova, 59072- </row>
<row> 970 - Natal, RN - Bra*il - Caixa-*o*tal: 1524 </row>
</column>
<column>
<row> Avaliado pe*o siste*a *riple Review: Desk Review *) </row>
<row> pel* Editor-Che*e; e *) Double Bli*d Review </row>
<row> (av*liação *e*a p** doi* a*a**adores *a ár*a). </row>
<row> **vis*o: Gr*m*tica*, Norm*tiva e de Fo*m**ação </row>
</column>
</par>
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<page>
<par>
<line> A. Q. *. Lima, A. *. B. N. Tava**s, *. S. N. Melo </line>
<line> 130 </line>
</par>
<par>
<line> *ESUMO </line>
</par>
<par>
<line> No Brasil, foi inser*do na Constituição Federal de 1988, *or meio da Emenda Constituc*onal </line>
</par>
<par>
<line> nº </line>
<line> 19, de </line>
<line> 1998, o termo escolas d* gover*o. Apesar </line>
<line> disso, o tema a*nda tem um* esc*ssa </line>
</par>
<par>
<line> de*a*caçã* </line>
<line> conceitual, com mais cl**eza * consistên*ia. O tema tem </line>
<line> o*tido destaque nas </line>
</par>
<par>
<line> agendas governamen**is com o crescimen*o </line>
<line> demasiado de organ*zaçõe* voltadas ao </line>
</par>
<par>
<line> trein*mento e à qualificação de serv*dores p*bli*os. Soma-se a esse fato qu* tais or*anizações </line>
<line> *stão atuan*o rec*ntem*nte no *entido de formular pro*ostas visando sua i*st*tucionaliza*ão. </line>
</par>
<par>
<line> Visando contribu*r com essa di*cussão, o prese*te </line>
<line> artigo </line>
<line> busc* discutir importân**a, a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> contexto *istórico e os *esafios enfrentados *t*almen*e *elas Escolas de Gover*o no Brasi*. </line>
<line> Para tanto, foi rea*iza*a **a análise bibli*gráfi*a e docume*tal de p*blicações acadêmicas, </line>
</par>
<par>
<line> *or*a*iva* e arcabou*o teórico nessa á*ea, *endo *omo metodol*gi* a </line>
<line> pro*osta por *il </line>
</par>
<par>
<line> (*000). A análise di**orrida n**te texto dá enf*q*e na aborda*em s*br* * papel das escola* d* </line>
<line> governo, definido consti*ucionalmen*e, analisa a tr*jetória *a instaura*ão *ess*s orga*izações </line>
<line> no Br*sil, pe*passando pelas pri*eira* in*cia*ivas oriund*s da era *arga* (d*cada de 1930) *t* </line>
</par>
<par>
<line> a c*i*ção </line>
<line> d* Escola Na*ional </line>
<line> de A*minist*ação Públ*ca, na década de 1980. Alé* disso, </line>
</par>
<par>
<line> prob*ematiza *s principais desafios **frentados p*las esco*as </line>
<line> de </line>
<line> governo no País, </line>
</par>
<par>
<line> especialmente *uanto à def*nição </line>
<line> ** pr*ticas pedagóg*cas, res***sávei* docente*, público </line>
</par>
<par>
<line> discente * níve* d* autono*i* in*tit*cion*l *ue essas têm com relação à </line>
<line> Gestão *statal. Por </line>
</par>
<par>
<line> fim, **az uma reflexão s*bre a potenc*ali*ação d* *e*essidade d* se </line>
<line> garant*r formação a </line>
</par>
<par>
<line> con*in*ada de servidores e </line>
<line> gestor*s pú*licos, b*scando impa*tar na melh**ia das p*líticas </line>
</par>
<par>
<line> *úblic*s disponibilizadas ao cidadão. </line>
<line> *alavr**-chave: Escol*s de Go*e***. S*r*idor*s *úblic*s. Instituci*nal*za**o. </line>
<line> ABSTRACT </line>
</par>
<par>
<line> *n Brazil, the term </line>
<line> government sc*oo*s w*s inserted in the Federal Con*titution </line>
<line> of *988, </line>
</par>
<par>
<line> through Constitu*i*na* Ame*dment </line>
<line> nº </line>
<line> 19, *f 1*98. D*s**te this, the the*e *till has a scarce </line>
</par>
<par>
<line> con*eptual demarcation, *it* m*re clar*ty a*d consist**cy. *h* topic has b*e* highlighted in </line>
<line> go*ern**** *gendas, *ith the excessive grow*h of organizations dedicated to the tr**ning and </line>
<line> qu**i*icatio* of publi* se*van*s. **ded to *h*s fact, t**se organiz*tions are working rec*ntly in </line>
<line> ord** to *o*mul*te proposals aimi*g at their *nsti*utionaliza**on. In order t* contribute *o this </line>
</par>
<par>
<line> disc*ssi*n, t*i* ar*icle seeks to di**u*s </line>
<line> the importan*e, **e histo*ical *ont*xt and </line>
<line> t *e </line>
</par>
<par>
<line> cha**e*ges curren**y face* *y the Schools of Gove*nment i* Br*zil. For th*t, a bibliograph*cal </line>
</par>
<par>
<line> and doc*mental anal*s*s o* aca*emic pub*icat*ons, </line>
<line> normativ* *n* *heoret*cal framework in </line>
</par>
<par>
<line> t*is are* was *arried out, *sing t*e *et**dolo*y proposed by Gil (2000). *he a*alysis </line>
</par>
<par>
<line> discus*e* in </line>
<line> t*is te** focuses on *he app**ach t* *he role o* g*ve*n*ent schools, </line>
<line> defined </line>
</par>
<par>
<line> *onstitutionall*, *n*lyze* th* tra*ec*ory of the es*ab*is*ment o* the** *rganiza*ions in Bra*il, </line>
<line> p*ssing through the first initiatives from the V*rgas *ra (1930s) until the creation o* the </line>
<line> Escola Nacional d* Public Administrati*n, in the 1*80s. In addition, it *ro**ematiz*s *he mai* </line>
<line> challe*ges face* by *o*e*nmen* schools *n th* c*untr*, especially rega*ding the defin*tion ** </line>
<line> peda**g*cal **actice*, r*sponsi*le teachers, stud*nt *udi*nc* and t*e l*vel of institutional </line>
</par>
<par>
<line> autonomy t*ey h**e </line>
<line> *n relation to St*t* Manageme**. Finally, it bring* a reflectio* on the </line>
</par>
<par>
<line> enhancem**t of </line>
<line> the *ee* t* ensu*e the co*ti*u*d train*ng of public serva*ts and m**agers, </line>
</par>
<par>
<line> s**king *o impact on *h* improve*ent of publ*c policie* ma*e availab*e to the c*tize*. </line>
<line> K*y*ords: Sch*ols of Gove*nmen*. Public Servants. Institution*lization. </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FS*, Ter*sin*, v. 19, n.5, art. *, p. 129-1*5, mai. *022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Esco*a* de Governo: su* finalidade e imp*rtânc** no Br*sil </line>
<line> 131 </line>
</par>
<par>
<line> 1 INTROD*ÇÃO </line>
</par>
<par>
<line> *m âmbi** brasileiro, o term* "esc*las de g**erno" foi inc*rporado à C*nstituição </line>
<line> Fe*e*al de 1988, po* mei* d* *menda Co*stitucional nº 19, *e 1998. Isso *oi um *mp*rta*te </line>
<line> reconheci*ent* *o pa*el que essas org*nizaçõ*s pos*uem na *e**oria dos serviços públicos </line>
</par>
<par>
<line> oferecidos à po*ulação. To*avia, o te*a ain*a precisa </line>
<line> *e *m ma*or aprofu*dament* </line>
</par>
<par>
<line> co*ceit**l, qu* auxilie no e*basa*en** do fun*i*namento d*ss*s escolas, que a cada ano se </line>
<line> proliferam e tomam u* *m*ortante e*p*ço in*titucional nas dif*rentes regiõ*s do p*í*. </line>
</par>
<par>
<line> Est* </line>
<line> *r*igo busca contr**ui* na discus**o *ce*c* do papel *as e*c*las *e gov*rno, </line>
</par>
<par>
<line> part*ndo de *rês </line>
<line> premissas de anál*se: seu papel at*al na adm*nistração pú*lica bras*leira, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> c*ntexto **stórico que fez *mer*ir </line>
<line> essas or*anizações no paí* e os princip*is des**ios </line>
</par>
<par>
<line> enfrentados por tais escolas. </line>
</par>
<par>
<line> Para que tal análise f**se po*sív*l, fo* realizada </line>
<line> uma análise bibli*gráfi*a </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> documental, </line>
<line> utilizando a metodol*gia *ro*ost* por *il (2000), e*tudando normati**s, </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> ar***ouço te*rico e as prod**õe* acadêmicas *xistentes n*ssa área. </line>
<line> Na seçã* a seguir, o artig* faz uma aná*ise s*bre o papel das *scolas de *ove*no, </line>
</par>
<par>
<line> especial*ente após a *menda Constitu*ional </line>
<line> nº *9/19*8, que tornou a formaç*o </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> qual*fi**çã* de serv*do*es públicos c*mo u* papel institucion** obrigatório do Pode* Pú*lico, </line>
<line> independentement* de sua* esferas * po*eres. </line>
<line> Na seção 3, *az-*e um resgate do breve histórico d*s Esco*as d* G*vern*. *nalis*m*s </line>
</par>
<par>
<line> o *eu surgimen**, na década de 1930, dura*te * </line>
<line> governo do ex-preside*t* Getúlio Vargas, </line>
</par>
<par>
<line> const**a*d* que, naque** época, *s primeiras es*ol*s visava* cumprir o p*pel d* atender às </line>
</par>
<par>
<line> contínuas necessidades de </line>
<line> qualificação do* se*vido*es púb*i*os para a *ot*na burocrática de </line>
</par>
<par>
<line> *rabalh*. * </line>
<line> análise </line>
<line> estende-*e *té o fi*al da </line>
<line> década d* 1980, quand* foi </line>
<line> cr*ada a Esc*la </line>
</par>
<par>
<line> Nacional de Adm*nis*r*çã* Pública (ENA*), c*mo insti*uição governamental *esponsável por </line>
<line> estrutu*ar * des*nv*lver a Polí*ica de For*ação *os Gestores e Servido*es P*blicos ligados à </line>
<line> Ad*in*stração P*bl*ca Federal. </line>
<line> A quarta seção a*resen*a uma breve análise sobre os princi*ais desafios e*f*en*ados </line>
</par>
<par>
<line> atualmente *el*s Escolas *e G*verno. Ela abor*a </line>
<line> que**õ** relacionadas à </line>
<line> composição *o </line>
</par>
<par>
<line> corpo docente, *uais seriam os públicos-alvo de *ad* </line>
<line> tipo de f*rmação, quais seriam as </line>
</par>
<par>
<line> melhores *rática* ped*gógica* * ser*m utiliz*d*s e </line>
<line> qual * ta*anh* da autonom*a </line>
<line> funci*n*l </line>
</par>
<par>
<line> q*e es*as organizações *recisam para ga*antir a plena qualidade de *e* fun*ioname*to. </line>
</par>
<par>
<line> O *rtig* concluí*o, em sua ú*t*ma seção, ressaltando a importân*ia *a* Esc*las de é </line>
</par>
<par>
<line> Governo *tualmente, te*do *m *is*a a n*ces**da*e prement* de g*rantir a </line>
<line> formação </line>
</par>
<par>
<line> R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, a**. 7, p. 129-145, *ai. 2022 www4.fs*net.***.br/revis*a </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. *. O. Lima, A. M. B. N. Tavares, *. S. N. Melo </line>
<line> *32 </line>
</par>
<par>
<line> continu*da d* ser*id*res e ge*tore* públicos, visando *fetivar políticas p*blicas *e qual*dade </line>
<line> disponíveis par* toda a sociedade. </line>
<line> 2 REFERENCI*L TEÓRICO </line>
<line> *.1 Conhecendo as es*olas de gover*o </line>
<line> As *sco*as d* governo co**istem em uma in*vação das últimas décad*s e suas ori**ns </line>
<line> e*tão alic*rçadas nas *ra*sforma*ões con*emporâneas que ocor*eram na relação *ntre o *s**do </line>
</par>
<par>
<line> * a so*ieda**. Com a implantaçã* des**s espaços educacionais </line>
<line> personaliza*os, buscou-se </line>
</par>
<par>
<line> fazer c*m que servid*res e gesto*es públicos f*s*em mais </line>
<line> be* capa**tados *a*a </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> des*mpenho de suas atribuiç*e*, v****do re*ultar na melhoria d*s servi*os *isponibilizados à </line>
<line> *opul*ç*o. </line>
<line> A abordagem sobre a qual*fi*ação pro*is**ona* de servidores públicos *em cr*s*endo </line>
</par>
<par>
<line> demasiadamente *a admi*istr*ção pública *o* úl**mos 3* ano*. Isso ocorre paralelamente </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> um períod* de va*tas inovaçõe* funci*nais e tecnoló**ca*, que exigiram t*ansformações </line>
</par>
<par>
<line> c*nstantes nas </line>
<line> atribuições o*igin**ias desses profissionais, re*u*sit*ndo do *oder público </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> estrutur*ção de um c*rpo de funcionário* *ais eficie*te e inteirado com as grandes mudança* </line>
<line> pelas quais a sociedade pa*sa. </line>
<line> Por causa do cenário n*rrado acima, constatou-*e, no in*cio da década *e *9**, *ue </line>
<line> u* dos *randes p*oblemas do serviço público consistia na falta de *ua*ificação dos </line>
<line> servidor*s. C*nforme dirimem os relatório* *a refor** **e*ser, pa*a *ue o *stado alcanç**se </line>
</par>
<par>
<line> elevad* modern*zação, e*a p*imordial uma a*pla e profunda reforma e* suas f*nç*es </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> estruturas. E*sa refor*a *assav* pela qualifica*ão funcional dos servidores, para </line>
<line> que </line>
</par>
<par>
<line> *bsor*esse* as nov*s fu*ções que ter*am que ex*cu*ar todos os dias. </line>
</par>
<par>
<line> Como *m dos resultados trazido* pel* *eforma do Es*ado, *apit*ne*d* e*pec*a*mente </line>
</par>
<par>
<line> pelo go*erno Fernand* *enriq*e Ca**oso, surgiu a *menda Con*titucional nº 1*/1998, </line>
<line> qu* </line>
</par>
<par>
<line> alter*u a redação do artigo 39, em se* p**ágrafo 2º, *a Cons*ituição *eder*l *e </line>
<line> 1998, </line>
</par>
<par>
<line> constituindo uma nova *rg***zação de estado: </line>
<line> as es*olas de governo. Conf*r*e nova a </line>
</par>
<par>
<line> r*dação: </line>
</par>
<par>
<line> §2* A Uniã*, </line>
<line> o* *st*dos e o Di*trito F*deral manter*o esc***s de gov*rno para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> formação, * aperfei*oamento dos ser*idore* p**licos, constitui*do-se a *a*ticipação </line>
</par>
<par>
<line> nos c*rsos um *os requis*tos para promoção *a carreira, facultada, para i*so, </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> celebração de convênio* ou contratos en*re os en*es fede*ado*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, *.5, *rt. 7, p. 129-*45, mai. 2022 www4.fsane*.c*m.br/rev*sta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> E*co*as de Governo: sua *inalidade e import*ncia n* Brasil </line>
<line> 1*3 </line>
</par>
<par>
<line> E*se marco legal fez emer*ir no Est*do um *m*ortante *apel: o *e ga*antir </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> aperfeiçoamen*o *un*ional dos *ervi*ores p*blicos de todas as esfera* go*ernamentai*. S*bre </line>
<line> t*l afirm*çã*, Gar*ia (2008) explica que *ssa alteração con*titucional vi*ou sanar dois </line>
</par>
<par>
<line> gra*des problemas *o *erviço </line>
<line> público *rasileiro. O *rim*iro consis*e na m**horia </line>
<line> do </line>
</par>
<par>
<line> desempenho efic*z </line>
<line> da máquin* </line>
<line> públi**, cont*apondo-se à des*ontinuidade a*ministrativa </line>
</par>
<par>
<line> existente a cada mu*ança de gestão. O *egundo problema está relacionado à redução d* *ort* </line>
<line> *ultura fisiológica e p*tr**onia*ista relacionada à gestão do Estado, sempre ligada ao governo </line>
</par>
<par>
<line> que est* no *o*er n*quele instant*, q*e buscava, *o pa*sado, </line>
<line> preservar ao máximo as </line>
</par>
<par>
<line> inter*erências patrimonialistas e *lient*l*s*as, além de p*át*cas nepotistas. </line>
<line> Esp*cialmente a**s sua ofi*i*lização na *arta **gna, as Escolas de Gov*r*o </line>
</par>
<par>
<line> passaram a dar importan*es c*ntribuições ao Serviço Pú*lico, *rincip*lmente *uanto </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> promoção de uma reflexão mais profunda sobre de que forma func*ona o aparelho do Es*ado e </line>
<line> qu*is *ão os a*p**to* que *odem ser melhorados buscando uma *estã* pública ma*s ef*ci*n*e. </line>
<line> Sobre isso, Nogueira (2005) po*tua *u* as *scol** de *overno são um *os el**entos </line>
<line> e*senciai* pa*a cons*lidação da Reforma do E*t**o. O autor em tela r*for*a que tais e*colas </line>
<line> possuem linhas for*at*va* que qualificam os serv*dores de a*ordo com su*s áreas de trabalho, </line>
<line> disponibil*zand* trein*men*os em diversa* *reas e ní*eis. </line>
<line> *ouain (2003) pon*ua que as Escola* de Governo po*em ser v*sualiza**s em dois </line>
<line> g*andes grupos. O prime*ro de*es *o*stit*i-s* nas instituições *om enfo**e na q*alific**ão de </line>
<line> profissio*ai* par* ca*reir*s e á*eas *specífic*s do *stado. Para tal *rup*, podemos pontu*r, </line>
</par>
<par>
<line> e*emplificando, o *nstituto *io Branco, vin*u*ado ao Ministé*io das Relações Ext*riore* </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> voltado forma*ão de à </line>
<line> diplomatas e à* *cademi*s de P**ícia Milit*r </line>
<line> dos *sta*os, que *ão </line>
</par>
<par>
<line> destina*as à *orm*ção continuada de po*i*iai* mil**ares. </line>
<line> * se*und* grupo mape*do p*lo aut** são as *scolas de Go*erno q*e, alé* d* *fertar </line>
<line> cursos pa** *reas *specífic** do serviço *úblico, abrangem um *úmero *ai*r *e servi*o**s </line>
</par>
<par>
<line> das mais *iferente* áreas. Traz*mos baila a Escola Nacional d* Admin*stração P**lica à </line>
<line> (*NA*), vinculada à Secret*ria N*cion*l de Planejam*nt*, Orçamento e Gestã* do Ministério </line>
<line> da E**nomia, que disponib*liza for*ações *ara as mai* diversas áreas *o poder público. **m </line>
<line> atuação simi*ar, po*t**mos *s *s**las *e Go***no vinculadas ao* Poderes Executivos </line>
<line> Est**uais, que trabal*am na formaçã* de servid*res púb*icos de dife*entes poderes e níveis no </line>
<line> *mbito estadu**. </line>
</par>
<par>
<line> Em tempos contemporân*os, há uma discussão profu*da s**re </line>
<line> a ter*inologia </line>
</par>
<par>
<line> "Escolas de *overno", pois ela vem send* usada, </line>
<line> de acordo *om P*checo (2*00), </line>
<line> de </line>
<line> forma </line>
</par>
<par>
<line> vaga *, m**tas vezes, im*recisa. Isso acontece *m virtude do termo ser utilizado por diferentes </line>
<line> R*v. *SA, Teresina PI, v. *9, n. 5, art. 7, p. 129-**5, *ai. *022 w**4.fsanet.com.br/revist* </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Q. *. Lima, A. M. B. N. Tavares, E. S. N. Melo </line>
<line> *34 </line>
</par>
<par>
<line> or*anizações p*blicas, *r*vadas e até mesmo não governam*nt*is, todas elas *tu*n*o na </line>
</par>
<par>
<line> quali*icação profi**ional ** </line>
<line> s*rvidores púb*icos nas três esferas de p*d*r. De*sa for**, de </line>
</par>
<par>
<line> acordo com o autor em tela, "Esc*la d* Gover*o" pod* ser ap**c*do a um vasto conjunto de </line>
<line> instituições *o*ernament*is e da *o*iedade c*v*l, com atua*ão nos nívei* municipa*, estadual </line>
</par>
<par>
<line> *u federal, abrangendo </line>
<line> *nst****ções de </line>
<line> e*sino que form*m se*vi*ores públicos para at*ação </line>
</par>
<par>
<line> n** diversas áreas do Setor Públ*co. Com isso, a atuação dess** escola* pode ab**n*e* tanto a </line>
<line> quali*icação d* dirig*n*es * s*rvidore* *úblicos, como ta*bé* de cidad*os ativos no processo </line>
<line> de elab*raç*o, moni*o*am*nto e avaliação d* p*líticas pú*licas.1 </line>
<line> Inter**sante o *grupame*** proposto por *a**ia (2**8) qu*nto à tipificaçã* do* </line>
</par>
<par>
<line> momentos de *scola de Gover*o existentes </line>
<line> no Brasil. O au**r pontu* q*e ex*st*: a) </line>
<line> um </line>
</par>
<par>
<line> modelo de escola formado *elas Escolas </line>
<line> da Administração P*b*ica, volta*as para </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> pr*paração de qua*ros para car**iras exclusiva* </line>
<line> de Estado </line>
<line> e finan*ia*as </line>
<line> co* recursos </line>
</par>
<par>
<line> públicos. Nesse grup* s* encaixam a Escola de Administração Fa*endár*a do Ministéri* </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> *conomia (ENAP) e * In*titut* *i* Branco, po* exemplo; *) um segundo *odelo, </line>
</par>
<par>
<line> a**ode*o*inado de Esco*a de *ov*rno, que agrupa </line>
<line> orga**zações da socieda*e civil </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> lideran*as políticas, *odas es*as *oltadas par* form*ção de quadros pa*a a*uação </line>
<line> no serviço </line>
</par>
<par>
<line> público. Enq*adram-s* nesse grupo a Escola Nacional da Magistratur*, vi*cu*ada </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> Associação dos Magistrados Brasilei*os (ENFAM/AM*), e as Esc**as Institucionais </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Inst*tu*os ligados a Pa*t*dos P*lí*icos. </line>
</par>
<par>
<line> Para *elhor c*mpreensão da* o*igens e fu**amen*ações </line>
<line> que d*monstram </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> *m*ortân*ia d*s Escolas de Gove*no, é fundam*ntal acessa* o hi*tórico que levou à criação e </line>
<line> à existência *ess*s Instituições. Por isso, a seguir, analisarem*s um breve *i*tórico s*b*e as </line>
<line> Esco*as de Governo *o Brasil. </line>
<line> 3 R**ULTADOS * D*SCUS*ÕES </line>
<line> 3.1 Breve h*stórico das e*colas de *overno </line>
</par>
<par>
<line> As discussões sobre * importância de qu*lif*ca* os servidores públi*os emer*em </line>
<line> *o </line>
</par>
<par>
<line> B*as*l nos idos da década de 1930, du*a*te * governo *o presidente Getúlio V*rga*, qua*d* </line>
</par>
<par>
<line> foram propos*as *iversas *ções vi**ndo à ren*v*ção do apare*ho do Estado, buscando </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> * Nesse unive*so inserem-se i*tegra*tes *e Organizações Não Govern*m*ntais * de C*nselhos Profi*sio*ais que </line>
<line> parti*ipam d* *ons*l*** Seto*iai* e *rans*ersais de Polític*s Públ*cas, que atuam na elaboração, monitoramento </line>
<line> e *vali*çã* de projetos, pro*ramas e *erviço* púb*ic*s. Todos estes são con*empla*os, de acordo com Pacheco </line>
<line> (2000), por formaç*es desenvolvidas pelas Escola* de Go**rno. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.5, art. 7, *. 129-145, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Escolas d* Governo: sua fi*alida*e e i*port**ci* no B**sil </line>
<line> 135 </line>
</par>
<par>
<line> m*dernizaç*o da Administração Pública. Todas </line>
<line> elas foram geradas a par*ir da criação </line>
<line> ** </line>
</par>
<par>
<line> Depa*tamento Admin*strativo do Serviço Público (DASP).* </line>
<line> A part** do DASP, for*m ini*iados ** prim*iros gestos de inst*tuição do con*urso </line>
</par>
<par>
<line> público como meio de ingr***o </line>
<line> às carreir** da Administração Pública. *a*bém fo* criado </line>
</par>
<par>
<line> p*lo *overno Federal, na época, * cargo de Técnico em Administraçã*3, bem como *ma </line>
<line> un**ade responsáve* pela oferta de cursos técnicos e* administr*ção, voltada à espec*alização </line>
<line> de ser*id**es do governo. </line>
<line> C*nforme afirma Garcia (*008, p. 4*), "as in*ciati*as surgidas cumpriam o p*p*l de </line>
</par>
<par>
<line> atender às necess*dades rotineiras </line>
<line> de qualific*çã* para o conju*to dos s*rvidores, sem </line>
<line> um a </line>
</par>
<par>
<line> pro*os** definida *ar* os quadros *irige*tes do Estado brasileiro". </line>
<line> N* a*o d* 1945, f*i c*iado o Insti*uto Rio Branco sub**din*d* ao Itamara*y e c*m a </line>
<line> responsa*ilidade de ofertar co*cur*o público par* ingre*s* de candidatos ao Curs* de </line>
<line> P*eparação à Carreira de Diplom*ta (CP*D). A*ós serem *provados ne*sa formação, os </line>
<line> *ro*iss*onais qual*fi*a*os pa*sariam a compor os quadros de *ip*oma*as do *r*sil. </line>
<line> Os p*imeiros ges*os de cria*ão de Esc*l*s de Govern* *ieram a reboqu*, na era </line>
</par>
<par>
<line> Vargas, no </line>
<line> pro*esso de tra*sfo**ação das estruturas esco*ares, den**inado por *a*ia*i </line>
</par>
<par>
<line> (2008) d* "E*col* Nova", que defend*a o rompimento com o modelo tradiciona* de e*ucação </line>
<line> que vigorava na ***ca, f*zend* com que os métod*s *e e*sino estivessem mais próximos às </line>
<line> necessidad*s *e qualificação para o traba*ho das pesso*s da é*oca. *obre isso, Saviani (2008, </line>
<line> p. 2*4) afir*a que: </line>
<line> *assando *o item "*alores mut*vei* * valo*es perm*n*nt*s", * texto *firm* que a </line>
</par>
<par>
<line> *artir das fábricas, de c**o seio *e*ia surgido o e*brião </line>
<line> de*sa concepçã* </line>
</par>
<par>
<line> educacion*l, erigiu-se o </line>
<line> trabalho como *ase não *pen*s da form*ção da </line>
</par>
<par>
<line> *er*onalidad* moral. É ele tamb*m o único meio para tor*ar os *ndivíd*os humanos </line>
<line> sere* cultivados e úteis sob to*os os as**ctos. *aí d*riva, pois, o equil**rio entre os </line>
<line> valores humanos mu*áveis * p*rmanentes [...]. </line>
</par>
<par>
<line> Conforme pon**ado, compreen*eu-se na época que, assim </line>
<line> como no trabalho </line>
</par>
<par>
<line> ind*strial, na A**inistração Pú*li** era necessária a *ecorrente mud*n*a n*s f**ma* de </line>
</par>
<par>
<line> tr*bal*o, au*entand* prin**palmente * t*cn*cidade das ati*id*des *esenvolvida* </line>
<line> pelos </line>
</par>
<par>
<line> servidores públic*s, fazendo co* que es*es incorpor*m *ovas fu*ções e, com isso, pre*i*em </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 2 </row>
</column>
<column>
<row> O Departamento A*m*nistra*ivo do Ser*iço Públi*o (DAS*) *oi u* ór*ão c*i**o pelo Governo Get*lio Vargas, </row>
</column>
</par>
<par>
<line> visand* implantar as *strutu*as burocrá**cas de funcionamento na Ad*inis*raçã* Públi*a Fed*ral, ordenando por </line>
<line> o*g*nogramas e se**res e traze*do *écnicas de ad*ini*t*açã* *os ser*idores públicos (GARCIA, 2008). </line>
<line> 3 De *cordo com Gar*ia (200*), o *é*nico de Adminis*raç**, na *ra Vargas, tinha como principais *tribuições a) </line>
</par>
<par>
<line> org*nizar document** admin*strativos; b) *on*rolar estoque* </line>
<line> de su*riment*s básicos para o f*nc*onamento </line>
<line> d as </line>
</par>
<par>
<line> a*ivid**es a*ministr*tivas; e c) i*plan**r ro*inas administr*tivas no setor ** que estive*se lotado. </line>
<line> Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 5, ar*. 7, p. *29-14*, mai. 2022 ww*4.fs*net.com.br/re*ista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Q. O. Lim*, A. M. B. N. Tavares, E. S. N. M*lo </line>
<line> 136 </line>
</par>
<par>
<line> pa*sar po* pr**essos educacion*is. **quel* época, escolhe**m-se os concei*os e práticas de </line>
<line> admin*straç*o como pr*oridade.4 </line>
<line> A p*rtir de 19*2, outras i*stituições *olta*as * qual*ficaçã* pro**ssi*n*l d* servidor*s </line>
</par>
<par>
<line> pú*licos foram c*iadas, </line>
<line> como a Escola Brasileira de Admini*traç*o Pública (EBAP), que </line>
</par>
<par>
<line> visava form*r ad***istradores d* empresas para serem especialistas em modernas técnicas de </line>
</par>
<par>
<line> *estão empre*aria*, </line>
<line> que v*e*se* a beneficiar o *etor públi*o. Daí e* *iante, *e acor*o com </line>
</par>
<par>
<line> *arcia (2008), várias escolas *oram *endo cri**as para finalidades m*is ge*ais do serv*ço </line>
</par>
<par>
<line> *úblico ou para atendi*ento de carre*ras *spec*ficas, </line>
<line> quais sejam: * A*ademia Nacional </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> Po*ícia (*961), o Instit*to Universit**io de Pesquisa do Rio de Jan**ro (1*63), o Centro </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Tr*inament* para o Dese*volvimento Ec*n*mico (19*6), E*cola de Admini*tra*ão * </line>
<line> d* </line>
</par>
<par>
<line> Em*resas (1969), * Centro de *re*nam*nto pa*a o *e*envolvimento em Administração </line>
</par>
<par>
<line> (1969), * Es**la S*p*rior de Administ*ação Faze*dária (1*73), </line>
<line> a Fundação do </line>
</par>
<par>
<line> Desenvolvimento Administr*tivo (1974), a Fundaçã* Escola do Serviço *úblico (197*) e </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Esc*l* Superior de Adm**ist*aç*o Po*tal (1977). </line>
</par>
<par>
<line> No an* de </line>
<line> 1*80, o </line>
<line> DAS* *riou a F**d*ção Centro de Formação do Serviço Público </line>
</par>
<par>
<line> (FUNCEP), com * *unção de bu*car e*tratég*as de valoriza*ão do serv*do* púb**co por me*o </line>
</par>
<par>
<line> da cons**ução de políticas de formaçã* de pessoal. Foi atr*buída à FUNCEP </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> resp*nsa*i*idade pe*a qualificação funcional dos **r*idore* de to**s os Minis*ério* do </line>
</par>
<par>
<line> Governo Fede*** à </line>
<line> é*oca. Ess*s f*ram </line>
<line> ge*tos iniciais d* func**namento *e escolas volt*das </line>
</par>
<par>
<line> **ra o *p*rfe*çoamento funcional de servidore* púb*ic*s, m*s, confo**e **n*ua ENAP </line>
</par>
<par>
<line> (2006), apen*s em 1982 se deu of*c***m*n*e o iníc*o da est*uturação de uma esc*la </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> governo *o B*asil, tendo como base o Relatório *ouanet.5 </line>
</par>
<par>
<line> Nesse docum*nto, foram reuni*a* di*ersas experi*ncias de formação *e gestores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ervid*res públi**s existentes à *p*ca em *odo * Brasil bem **m* trouxe a aná*ise de esco*as </line>
<line> d* g*ve*no de outr** países. *esse rel*tó*io, </line>
</par>
<par>
<line> [...] o autor sug*re como c*ndi*ão p*ra o esta*elecimento de uma Escola </line>
<line> *e </line>
</par>
<par>
<line> Governo n* Brasil, um con*un*o de mod*ficações no si*tema d* pesso*l d* </line>
<line> ad*inist*ação púb**ca feder*l que deveri*m ser implementadas jun*o à *nstalaç*o da </line>
</par>
<par>
<column>
<row> 4 </row>
</column>
<column>
<row> F*i cara*ter*stico do m*del* de adminis*raç*o púb*i*a na *r* *ar*as a d*p**tam*ntalizaç** e f*agmentação de </row>
</column>
</par>
<par>
<line> funçõ*s *o serviç* *úblic*, de aco**o com os clássicos mo*elos que, co*forme deno*ina Pacheco </line>
<line> (200*), </line>
</par>
<par>
<line> con**stem na Administração Tecnicista e *ur**rática. </line>
</par>
<par>
<line> 5 Denomi*ado co* este nom* em homenage* ao embaixador Paulo Sérg** R*uanet, res*onsável pela *esquisa, </line>
<line> este E*te rel*tório foi desenvolv*do pelo *e*art*mento Administrativo d* Ser*iço P*blico (DA*P) a pe*ido *o </line>
<line> Gov*rno Federal, visa*do apontar div*rsas *niciativas q*e *rec*savam ser tom*da* para a moderniz*ção da </line>
</par>
<par>
<line> **m**istração Pública, a*ontando a importâ*cia e *raze*do os principais aspec*os qu* </line>
<line> deveriam nortear a </line>
</par>
<par>
<line> cri*ção de uma escola *a*ional de go*ern*. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FS*, Ter*sina, v. 19, *.5, art. 7, p. 12*-145, mai. 2022 </line>
<line> www4.f*anet.com.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Esco*as de *overno: sua final*dade e importância n* Brasil </line>
<line> 137 </line>
</par>
<par>
<line> E*c*la de Go*erno * propõe c*mo mod*lo a École Nac*ionale *\Ádminis*ration - </line>
<line> ENA da Fran*a (ZOU*IN, 200*, p. 2). </line>
<line> Como resultad* do Relatório R**anet, foi criada em *986, durante o governo d* </line>
</par>
<par>
<line> pres*den*e José Sarney, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), </line>
<line> com* </line>
</par>
<par>
<line> instit*ição gov*r*amental responsável po* es*rutura* e desen*olver * P*lítica ** Formação </line>
<line> dos *estores e *e*vidores *úblicos ligad*s à Administração Públ**a F*de*al. </line>
<line> A estrutura**o da ENAP ocorr*u num pe*íod* em que o *rasil passava por divers*s </line>
<line> de*afio* e*onôm*c*s, e*igindo polític*s sociais que fossem capa**s d* melhorar *s cond*çõe* </line>
</par>
<par>
<line> de vi da </line>
<line> da </line>
<line> popu*ação. I*so fez c*m qu* o Gov*rno Sarney i*ve*tisse em </line>
<line> u*a r*forma </line>
</par>
<par>
<line> ad*inistra*iva qu* per*assava pela *rep*raçã* d*s servidores públicos, sendo </line>
<line> es*a escola </line>
<line> o </line>
</par>
<par>
<line> principal i*str*mento para ate*der a tal finalidade. </line>
</par>
<par>
<line> Na déc*da *e 1990, ainda com pouco *empo de existência, * ENAP foi durament* </line>
<line> a*etada por um p*oc*sso de desest*ut*ração da máqu*n* ad*ini*t**ti*a empre*ndid* durante o </line>
<line> Governo de Fernando *ol*or de Mell*, pr*ncipalmente, de aco*** c** Pach*c* (2000), co* a </line>
</par>
<par>
<line> r*dução </line>
<line> *o qua*ro de servido**s l*ga**s à *scola e à esca*sez d* re*ursos *oltados </line>
<line> à </line>
</par>
<par>
<line> qualifica*ão profis*ional dos func*onários públicos. *aquele p*río*o, o t*abalho da ENAP </line>
</par>
<par>
<line> ficou resumido ao </line>
<line> que fo* amarrado pela Lei Federal nº 8.14*, de 28 *e *ezembro de 1*90, </line>
</par>
<par>
<line> atri*uindo * FUNC*P (ligada à E**P) as funções de </line>
<line> promoç*o, elaboração e *xecução *e </line>
</par>
<par>
<line> programas de qual*ficação </line>
<line> do </line>
<line> pessoal da Admini*tração P*b*i*a Federal p*ra o *xerc*cio </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> suas f*nções, ger*n*iando, cumulativa*ente, os progr*mas de *apacitação ger*ncial *os </line>
<line> *e*vi*ore* *o **adro permanent*. </line>
<line> Sobre a situaçã* da ENAP *esse con*e**o, Pacheco (2000, p. 38) afirma *ue: </line>
<line> Na primeira metade do* anos 9*, a E*AP, assim como muitas outras instituições </line>
<line> públicas feder*i*, sofreu da *alt* de d*finiç*o *e u* projet* institucional claro, da* </line>
<line> alt*raçõ** frequente* de di*eçã*, con*ergindo para u* imobilismo e peque*a </line>
</par>
<par>
<line> *xpressão de suas atividade*. No caso da EN*P, estas c*r**terís*icas *ecorrem da </line>
</par>
<par>
<line> ausênci* de um* *olítica ***ra ampara a r*for*a da adminis*ração pública, que s* </line>
<line> vai entrar na agenda do pa*s a partir de 1995 (PA*H*CO, 2000, p. 38) </line>
<line> Em 1995, por dec*são do ex-presid*nte F*rna*do Henr*que Cardoso, tom*u-se como </line>
</par>
<par>
<line> prioridade de Est**o * r*f*rma da admin*stra*** públ*ca. Foi cr*ado o Mi*istér*o </line>
<line> da </line>
</par>
<par>
<line> A*mini*t*açã* Fed*ral e Reforma do Estado - MARE e a ENAP **i colocada como uma das </line>
</par>
<par>
<line> pr**agonistas da reforma </line>
<line> administrativa estatal, assumindo o *a*el d* difusora e propositora </line>
</par>
<par>
<line> de est*atégias par* uma a*minis*ra**o mais e*iciente * res*lut*va (ENAP, 200*). </line>
</par>
<par>
<line> Re*. FSA, Teresina P*, *. 19, n. 5, art. 7, p. 129-1*5, mai. 2022 </line>
<line> www4.fsanet.com.br/revi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Q. O. Lim*, A. M. B. N. Tavares, E. S. N. Melo </line>
<line> 1*8 </line>
</par>
<par>
<line> A co*s***dação de uma reform* adminis*rativa g*rencial, n*qu*la época, *emon*trou </line>
<line> que, para ef*tivar a reconfiguração *os pap*is e fun*õe* do *stado, * qual*ficaç*o profissional </line>
</par>
<par>
<line> d* servidore* e *estores </line>
<line> públicos e** fundamental. Essa afirmação se valid*, *ois, *e acordo </line>
</par>
<par>
<line> co* Le** (1997), ao mesmo *empo em **e o Estado brasileiro </line>
<line> estr*t**a um núcle* central </line>
</par>
<par>
<line> p*ra formula*ã* e desenvolvimento de políticas </line>
<line> públi*as, espraia para organiza*ões d* </line>
</par>
<par>
<line> socieda** *ivil *esponsabilidade de executa* uma sé*ie de serviços públicos. Por isso, a </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> n*cessidade </line>
<line> de capacit*r de form* *ontínua esse núcleo *entral par* de*envolver as </line>
</par>
<par>
<line> competências de regulaçã* e **nitoram*nto des*a* *olí*icas públi*as se *ornou essencial. </line>
<line> De acordo co* Gaetani (*99*), * ag*nda de *eformas do Estado da década d* 1990, </line>
<line> volta**s à *mplanta*ão de um modelo *erenc*al *e adminis*r*ção, dedic*u *s*ecial aten*ão à </line>
<line> gestão de pessoas, p**nci*almente quanto ao proce*so *e formação **s*ca e **n*inua*a </line>
</par>
<par>
<line> de*sas, vi*a*do ao </line>
<line> desenvolvimento *e competên*ias </line>
<line> *e*enciais v*ltad*s à implanta*ão das </line>
</par>
<par>
<line> nov*s políticas *úb*icas que vinham emergindo. O *utor afi**a que, </line>
<line> [...] é apenas c*m *s macrotransformaçõe* iniciad** nos anos 80, dire*ionadas para a </line>
</par>
<par>
<line> reforma do aparato g*vernamen*al, a pr**lemátic* de recu*sos h*m**os </line>
<line> no setor </line>
</par>
<par>
<line> públi*o com*çou * ser *ocalizada c*m *t*nção especial. Até e*tão er* *m* não- </line>
</par>
<par>
<line> questão, uma temática sem espaço na formulação e *mplementa*ão d* </line>
<line> políticas </line>
</par>
<par>
<line> públ*c*s (GA**AN*, 1*98, p. 3). </line>
</par>
<par>
<line> D*dos da ENAP mostram que, ent*e os anos de 1995 e 1999, mais de 72.*00 (set*nta e </line>
<line> dois *i*) *u*ci*n*r*os públicos federais pa**ici*aram d* cursos d* formação p*ofissi*nal so*re </line>
<line> os diversos *amos do serviço público, a*go que, de *cordo *om Pacheco (2000), re*resentava </line>
<line> um* quant*d*de cer*a de ***s vezes maior d* que a alcanç*da em seus c*torze anos anterior*s. </line>
</par>
<par>
<line> Além </line>
<line> di*so, no mes*o período, foram re*bertos os concursos púb*ico* para provime*to de </line>
</par>
<par>
<line> *agas nas c*rr*ir*s d* Especialista em Políticas *ública* e Gestão Go*ernamen*al e Analist* </line>
</par>
<par>
<line> de Planejam*nto e Orçamento. Na área *e pesquisa, a ENA* pote*cializou a* </line>
<line> atividades </line>
</par>
<par>
<line> v*ltada* à inv*stigação a**icada, *endo como e*foque a m*lh**ia das </line>
<line> p*áticas d* gestão </line>
</par>
<par>
<line> pú*lica. Nesse mesm* *iés, a escola passou a **alizar, anualmente, um concurso d* inov*ções </line>
<line> na *estão pú*lica fe*er**, de aco*do com os prin*í*io* da **va gestão pública que *as*avam a </line>
<line> se* adotado* pelo gove*no brasil*iro. </line>
<line> Conforme breve histórico mencionado *cima, o pr**esso de consolida*ão *as Escolas </line>
</par>
<par>
<line> *e Govern* tem lig*ção d*reta com a refor*a do **tado * </line>
<line> os n*vo* pape** que esse </line>
</par>
<par>
<line> movimento ap**tou à administração pú*lica, em qu* a mel**ra do *erviço **bli*o, alicerçada </line>
<line> em grande par** pela qualificaç*o do *erv*dor *úblico, tornou-se referencial. </line>
<line> Rev. FS*, Teresina, v. **, n.5, art. 7, p. 129-*45, mai. **22 *ww*.**anet.com.br/*evi*ta </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Escolas de Gover*o: *ua finalidade e impo**ânc*a no B**sil </line>
<line> 13* </line>
</par>
<par>
<line> Todavi*, N*gueira (2005) ressalta que a r**orm* do Estado nos anos de 1990 </line>
</par>
<par>
<line> restring**-se * mo*iment*s </line>
<line> téc*i*os, </line>
<line> **o expondo *re*cup*ções s*li*as com o </line>
<line> as*e*to </line>
</par>
<par>
<line> pol*tico *o serviço públ**o. O referi*o autor ref*rça que, na é*oca, o foco dos *ebates *irava </line>
<line> em torno *e r*duz*r o custo e o tamanho do a*arelho do Es**do, aumentando * **iciência no </line>
<line> desenv*lviment* de políticas p**licas. Por*a*t*, p*ra que a* E*colas d* G*verno *asse* a ter </line>
</par>
<par>
<line> um papel cent*al n* *otenc*alização do s*rviço </line>
<line> público em benefício do* cidadãos, </line>
<line> é </line>
</par>
<par>
<line> necessário q*e e*tejam distantes de u* modo de p**sar m**amente tecni*ista e pas*em a </line>
</par>
<par>
<line> *ensar e *esquisar a re*orm* mais **s*êmica do *sta*o. Nes*e sentido, Nogu*ira (2005, p. </line>
</par>
<par>
<line> 183) afirma que, </line>
</par>
<par>
<line> Esse *odo *e pen*ar o Est*do e sua reforma *ão pode co*tinua* a agir como *utor </line>
<line> das Es**la* d* Gove*no, sob pen* d* lev*-las à *nanição. *e *uncio*are*, aliás, </line>
</par>
<par>
<line> como efetivos es*aços de f*rmação, as Escolas e*istentes * </line>
<line> a*uelas que vierem </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> *str*tur*r-se estão o*rig*das a p*sicionar-se crit*camente perante a cultura da ép*ca: </line>
<line> interpelá-la co*o algo abrangente, submetê-la ao questionamento p*rman*nte, </line>
<line> dec*frar suas con*eq*ências e implicaçõ*s para * vida dos povos. </line>
<line> A partir ** 1999, *á no segundo gov*rno do ex-presi*e*te Fern*ndo Henrique </line>
</par>
<par>
<line> Card*so, h*uve uma redução </line>
<line> na *usca da *eforma estatal. O Ministério da Adm*nistração </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> R***rma do Est*do f*i absorvido *elo Ministério do Pl*n**amento, *rçame**o e Gestã*. </line>
<line> Nessa ref*rma a**ini*trativa, a *NA* *eve sua importância r*ssal*ada, principalmente p*r ter </line>
<line> ass*mido a r*spo*sabilidade de condu**r o *rocesso de construção do Plano Plurianual (PPA), </line>
<line> principal instru*ento de planej*mento orçamentário da *dministra*ão Pública. </line>
<line> O pap*l da *NA* foi ainda ma*s evidenciado a partir de 2003, após o início do </line>
<line> g*verno do ex-presidente Luiz Inácio **la da Silva, poi*, *um m**en*o em que *e buscava </line>
<line> aument*r a *redi**li*ade intern*cional a **rtir *o fo*t*l*cim*nt* da eco*om*a * promo*ão da </line>
<line> inclusão social, de acordo co* ENAP (2006, p. 2*), </line>
<line> Alcanç*r esses obje*ivos só se*ia possível com servidores c*mp*tentes que </line>
<line> pud*sse* aum*n*ar * *apacida*e d* governo. V*ltou-se * realiza* concursos </line>
</par>
<par>
<line> pú*licos e a </line>
<line> *ualidad* d* serviço pass*u a ter dimensõe* estra**gicas. A ENA* </line>
</par>
<par>
<line> precis*va se consolidar instituc*o*a*mente p*ra atende* aos desafios posto* * é i*so </line>
<line> que *em *a*endo: regularizo* e r*posic**nou a *ev*sta do S*rviço Públi*o; in**stiu </line>
<line> fortemente n* informatiza*ão da *sco**; criou padrõ*s intern*s *e t*abalho; r*al*z*u, </line>
<line> pela p*imeira v*z em tod* a su* histór*a, concurso público para preenchi*ent* de </line>
</par>
<par>
<line> quadros </line>
<line> *écni*os *r*prios d* E*co*a; con*olido* o Concurso </line>
<line> Inovação na Gestão </line>
</par>
<par>
<line> Pública e contribuiu para a fo*m*lação *a Políti*a Nacional d* Desenvo*vimento de </line>
<line> Pessoal (ENAP, 2006, p. **) </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, *eresin* PI, v. 19, n. 5, ar*. *, *. 1*9-145, ma*. 2022 </line>
<line> www4.fs*net.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Q. O. *ima, A. M. B. N. T*vares, E. S. N. Melo </line>
<line> 140 </line>
</par>
<par>
<line> Ess* históric* d* crescimento e fortaleci*ento da Esc*la Na*ional de Administração </line>
<line> P*blic* aci*a c*tado, refletiu-se nas modificações sofrid*s no pape* *as *scolas de Govern* </line>
</par>
<par>
<line> nas úl*imas </line>
<line> décad*s, pass*n*o a ter uma preocupa*ão qu* vai muit* além </line>
<line> *a pr*fissional e </line>
</par>
<par>
<line> fo**açã* do *uad*o de se*vido*es * </line>
<line> ges*ores *úblicos, mas perpassa**o na busca pelo </line>
</par>
<par>
<line> cresci*ento d* capa*idade refl**iva e de a*uaç*o **átic* dos mais d*v*r**s ator*s soc**is q*e </line>
<line> es*ão inseridos na e*fera públ*ca, num v*é* de prom*ção *a cogest*o *os serviços **blicos. </line>
<line> Ne*s* in*eri*, as Escolas de Governo vêm inc*r*or*nd* um pap*l amplia*o, </line>
<line> to*nando-se um dos me*os utili*ados pel* Estado para s* apro*im*r ainda mais da so*iedade e </line>
</par>
<par>
<line> permitir, **sse *ontexto, que a sociedade civ*l </line>
<line> t**bém s*ja compartícipe </line>
<line> da gestã* est**al. </line>
</par>
<par>
<line> Sobre isso, Zoua*n (2003, p. 7) afirma q*e "[...] a ação de gove*nar não pod* ser vi*ta com* </line>
<line> *ma ação do *stado [...] não pode m*is s*r concebi*a co** mon**ólio ou exclusivi*ade do </line>
<line> E*tad* [...]. A concep*ão de E*t*do, de go****o e de serviço p*blico tr*nsfo*m*-se e amp**a- </line>
<line> se". Po*tanto, na *edida em que a gestão da máquina pública pa*sa a ser *ais *om**r*ilhada </line>
<line> entre Estad* e *ociedade civil, a necessidade de capacitação mais técnica e com a abord*gem </line>
</par>
<par>
<line> d* m*i* temas, a**l*a-se fort*me*te, *v*d*nciando-se *ada vez mais a importância </line>
<line> das </line>
</par>
<par>
<line> Escolas de Governo. *sse pro*e*so de crescimento, ampli*ção e potenci*liz**ã* das Escola* </line>
<line> de G*verno gera no**s des*f*os, especialment* *u*n*o à ma*utenção da caract*rísti*a de suas </line>
<line> ativ*dad*s format*vas vol*adas para s*rvidor*s públic*s e integrantes da sociedade c*vil. S*bre </line>
<line> isso, disc*r**remos *o tópico abaixo. </line>
<line> 3.* Desafios à at*ação das escolas de gover*o </line>
<line> Nã* se discutem as co*tri*ui*ões prof*cuas que são dad*s pelas Es*ol*s de *overno </line>
</par>
<par>
<line> pa*a m*lh*ria dos serviços </line>
<line> públi*os p*esta*os à pop*l*ção, contribuindo para que </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> Adminis*ra*ão Pú*l*ca seja mais efi*iente e tr*ga mais benefí*ios à *opulação. Apesar dis*o, </line>
</par>
<par>
<line> é importante </line>
<line> *efletir sob*e os des*fios que ainda ex*stem pa*a atu*ção dess*s </line>
<line> E*cola* </line>
</par>
<par>
<line> Institucion***, algo que far*mos, br*vement*, a seguir. </line>
<line> In*cialmente, é necessá*io ab*rdar**s se esses *spaç*s educacionais devem se* </line>
</par>
<par>
<line> cha*ados de Es*o*as de E*tad* o* de *overn*. Essa análise </line>
<line> tra* i*portantes implic*ções, </line>
</par>
<par>
<line> p*is, se entendermos esse t*po d* institui*ão com* </line>
<line> estata*, isso expli*ita algo p*rmanente </line>
<line> * </line>
</par>
<par>
<line> com poucas po*sibilidades de modificaçã* nas cara*te*ísticas espe*íficas de cada *estão </line>
<line> governamental, não se direcionando, porta*to, a um modelo temporário d* gestão. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.5, art. 7, p. 129-145, mai. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.com.*r/*evista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Esco*a* *e Governo: sua finalid*de e impo*tância no Brasil </line>
<line> *4* </line>
</par>
<par>
<line> Cas* *e reconh*ça e*sas esco*as como de governo, é *ecessário an*li*ar s**re q*e* </line>
</par>
<par>
<line> s*r*** os atores apt** a part*c*parem dos curs*s ofere*idos *or essas in*t*tu**õ*s de </line>
<line> ensin*, </line>
</par>
<par>
<line> de acordo *o* a* prio*idad*s d* gestã* daquel* espa** tem*oral. Seriam atore* *o* ap**dões </line>
<line> defini*as *ara **mi**stração públic*, que precisam *e *ol*ar ao* in*ere*ses governamen*ais </line>
</par>
<par>
<line> d* momen*o, *a*a c*nsolidação </line>
<line> *e planos </line>
<line> de governo? É importa*te u*a análise mais </line>
</par>
<par>
<line> *rofu*da sobre esse assunto, sendo dign*, inclu*ive, de pe*qu*sa específica. </line>
<line> Podemos *cr*scentar, como desafi*, questioname*tos trazidos por Azeve*o (2003) a* </line>
</par>
<par>
<line> i*dagar sobre </line>
<line> quais sã* as pessoas qu* e*tari*m habilitadas * ensina* *m uma *sc*la de </line>
</par>
<par>
<line> Gove*no * quai* </line>
<line> d*sci*li*as deveriam, </line>
<line> por *a*rã*, *erem abo**ada*. * autor em tela </line>
</par>
<par>
<line> a*rofunda *ua **álise s*bre a f*rmaçã* </line>
<line> do corpo docente desse tipo de escola e as dúvidas </line>
</par>
<par>
<line> que isso ca*re*a so*** de qua*s habilitações um p*o**ssor *r*c*sa ser d*tad* para lec*onar em </line>
</par>
<par>
<line> uma Escola </line>
<line> de Gove*n*, </line>
<line> q*ai* universid*des poderiam </line>
<line> oferece* *sse *i*o de h*bili*ação </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> q*ais se*iam as propostas pedagógi*a* e diret*izes *urricular*s qu* com*ori*m os cursos pa*a </line>
<line> f*rma*ão desses *ducado*es *ara o serviço p*blico. </line>
<line> Outro obs*áculo perceb**o no funciona*ento das Escolas de Governo passa pela </line>
<line> definição do **anto de autonomia essas Ins*itui*õe* possuem e* relação à Gestã* Estatal e o </line>
</par>
<par>
<line> q*anto isso imp*cta no desempenho de suas ati*idades. E*se po*to é importante, </line>
<line> poi s , a o </line>
</par>
<par>
<line> *esmo tempo em q** se faz nec*ssá**a a existên**a de certo grau de au*onomia para *ue se </line>
<line> *dent*fiqu*m os pontos ne*r*l*ico* da a*ministração p*blica, *ara que por *eio de ativid*des </line>
<line> for*ativas haja a de*ida in**rvenção, deve-se levar em co**id*ração q*e u*a Esco*a de </line>
<line> Governo faz parte *a estrutura do Estado, o q*e im*ede q*alquer *ossibilidade de plena </line>
<line> au*on*m*a *overnamental. Sobre isso, Nicolini (2*07, p. 5*) a*irma que, </line>
<line> * dese*ável também que as es*olas co*sigam manter um grau m*n*mo ** autonom*a, </line>
<line> mantendo-se * margem do jogo po**tico-partidário, p**s, *az-se necessário </line>
<line> diferenciar polític*s públicas *o exercício po*ítico. Uma escol* de *overno não *eve </line>
<line> esta* a serv*ço de uma *r**nta*ão partidária sin*ula*, refém do "aparel**mento" de </line>
<line> um determinado gr*po p***tico, a*s*m como não pode ser u*iliza*a como *oguete </line>
</par>
<par>
<line> para validar a ideologia política do governante de plantão </line>
<line> ou </line>
<line> "c**equizar" os </line>
</par>
<par>
<line> funcio*á*ios a serem *ormados. No afã d* ev*tar </line>
<line> *al *ituação, tam*ém não dev* se </line>
</par>
<par>
<line> posici*nar tão aut*noma * ponto de estar c*mpletamente dissociada das estratégias e </line>
<line> *çõ*s do *overno. Uma escola *ão p**e se* encarada como *m cen*ro de pesquisas </line>
<line> *istan*e ou núcleo de oposição à **átic* gover*amental, s*b pen* de não s*r </line>
<line> considerada como um re**rso do* governos para obter *ontrib*içõe* import*ntes ao </line>
<line> seu exercício. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 5, art. 7, p. 129-1*5, ma*. 2022 </line>
<line> *ww4.fsanet.*om.br/r*vista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Q. O. Lima, A. M. B. N. Ta*ares, E. S. N. Melo </line>
<line> 142 </line>
</par>
<par>
<line> **gun* **tores apontam soluções que intermed*am esse confli*o de intere*ses </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> *ermitam o funciona*ento mai* efetivo da* E*col*s de G*verno. Sobre isso, P*ch*co (200*, </line>
<line> p. 78) coloca que, </line>
</par>
<par>
<line> Uma </line>
<line> das *lterna*ivas m*is *romis*oras para conci*i*r a ten*ão entre "*nstit*ição de </line>
</par>
<par>
<line> govern*" e "centro ** con*ecimentos aplicados *m gestão pública" *ode ser </line>
<line> eq**cion*da, cons**era*do-s* o alinhame**o da esc*la de gov**no às p*lític** </line>
<line> públicas *oltadas para *elhoria d* gest**, combinado c*m *a*acid*de a*alítica e </line>
</par>
<par>
<line> proposit*va sobre tais polí*icas. Isto reque* </line>
<line> distinguir </line>
<line> claramente a esfera das </line>
</par>
<par>
<line> polític*s *úblicas da esfera maio* d* exercício político. Requer, ainda, uma *ez </line>
</par>
<par>
<line> ma*s, **lid*z * c*ns*st*nc*a de suas ações e compe*ê*ci* de se*s técnicos </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> dirigentes. </line>
</par>
<par>
<line> A possibilida*e d* solução apontada acima viabiliza </line>
<line> *ue as Esc**as de Governo </line>
</par>
<par>
<line> **nhem um pap*l *repond*rante na co*tem*oraneidade. *ivemos u* perí**o em que </line>
<line> a </line>
</par>
<par>
<line> fo*mação *ontinua*a do p*ss*al qu* comp*e Administ*ação Púb**ca se t*rna ainda ma*s a </line>
<line> imp*r*ante para que os serv*ço* públic*s seja* desenvolvid*s *om qualidade e de **or*o *om </line>
</par>
<par>
<line> as re*is </line>
<line> *e*essidad*s do cidadão. Para tant*, </line>
<line> brotam-se diver**s *fer**s *e ca*acita*ão de </line>
</par>
<par>
<line> fu**ionários públicos, oriu*das de instit*iç*es </line>
<line> públicas, universidade* e empresa* pr*vadas. </line>
</par>
<par>
<line> Isso r*me*e ao *overno *ma imp*rtante responsabili*ade *ue </line>
<line> c*nsiste *a def*nição </line>
<line> de qu*is </line>
</par>
<par>
<line> at**idade* format*vas at*nder*o *elhor os s*us *bjetiv*s e nece*sidades. Portanto, essa </line>
<line> situação faz *o* qu* * p*pel da* Escola* de Govern* sofra forte concorrência, pois elas </line>
<line> per*em a exclusi*i*a*e no *ferecime*to de ati**dades formativas. </line>
<line> Todavia, a par*ir do mome*to *m que as Es*olas de Governo as*um*m * pa*el de </line>
</par>
<par>
<line> gestor*s d** p*líticas de form*ção de ser*idores e g*stores </line>
<line> públicos, po*e*ão ser </line>
</par>
<par>
<line> pr**ago*istas </line>
<line> n* defin*çã* d** </line>
<line> prio*idades formativas, indep**den*e de quem seja o ator </line>
</par>
<par>
<line> r*s*on*ável pela *ua execuçã*. A*sumir essa responsabili*ade é im*ortante desafio para essas </line>
<line> Instit*ições *e Ensino, pois, conforme P*c*eco (*000), a Escola Gov*rnamental precis*ria </line>
<line> desen*olver a **sca por melh*res p*át*cas de gestão, de*cobrindo tendênci*s * trans*ormando </line>
</par>
<par>
<line> em </line>
<line> novos serviç*s que </line>
<line> podem s*r ofertados pela *d*i*istraçã* *ública. Além *isso, de </line>
</par>
<par>
<line> acordo </line>
<line> com o </line>
<line> au*or em questão, *abe * Escola *e Govern* filtrar </line>
<line> a* mel*ore* p*áticas </line>
</par>
<par>
<line> *ap*adas e ada*tá-las à reali*ade *ocal, sempre *va*iando du*a*te * execução d*s atividad*s </line>
<line> *ormativas, os efeitos dos *rogra*as d* capa*itação e a satisfação d** p*rticipantes. </line>
<line> Outro d*s*fi* im*osto às Escolas de Go*ern* é assinalado por Nogueir* (2*05), ao </line>
<line> afirmar qu* s* faz ne*essário buscar constantemente um eq*ilíbri* ent*e a formação, voltada </line>
<line> pa** u* *pr*ndizado crítico e prob**matiz*dor, c*rregad* de co*ceit*s éti*os e polít*cos, e a </line>
<line> Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.5, art. 7, p. 129-145, *a*. 2022 www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> Escolas d* Govern*: sua fi*alid*de * importâ*ci* n* Brasil </line>
<line> 143 </line>
</par>
<par>
<line> *ap*c*tação, vol*a*a *ara o treinamento e a instrume*taliz**ão dos pa*ticipantes para o </line>
<line> **e*cício prá**c* de *uas atividades. O autor *m t*la a*nda afirma qu*, </line>
<line> O **i*r desafio do* *rocess*s *ducacionais - e partic*larmente daqueles qu* tê* </line>
<line> ob*etivos a*li*ado*, como é * c*so das Es*olas *e Governo - está pre*isament* em </line>
<line> *ncontrar um p*nt* de equi*íbrio, um t*rtium d*tur, ent*e fo*mação e capacitação; </line>
</par>
<par>
<line> cap*citar sem *eixar de for*ar, </line>
<line> formar sem per*er de vi*t* * mundo p*ático, </line>
</par>
<par>
<line> trabal*** co* pr*ncípios, model*s e c*nh*cimentos sem deixar d* se preocupar com </line>
<line> sua *radutibilida*e, e*sinar a pen*ar sem esquec*r de ensinar a *az*r (NOGUEIRA, </line>
<line> 200*, p. 1*6). </line>
<line> Nogue**a (*005) ressalta que as Es*olas de G*ver*o **vem desempenhar um caminho </line>
<line> pe*man*nt* de ação e re*lexão, pois, no mesmo *omento que precisa *presentar resultados </line>
<line> *ápidos, em curto prazo, t*ei*and* alunos para que desempenhe* melhor suas atribuições no </line>
<line> s*rviço público, pr**isam ofertar re***xões em longo prazo, que explicitem ca*inhos para que </line>
<line> a administração públic* esteja mais próx*ma das neces*id*des *ociais apres*ntadas pela </line>
<line> populaç*o diariamente. </line>
<line> **se tip* d* *isão mais amp**a*a d* *dministração púb*ica, que precisa se* </line>
<line> d*spo*ibi*i*ado p*las Escolas de Gover*o, *eve b*sc*r fa*er com que *s gestores p*blicos </line>
</par>
<par>
<line> sej*m dotados de conhec*men*os técnico*, metodo*ógicos e </line>
<line> oper*cion*i*, com a devida </line>
</par>
<par>
<line> con*ciên*ia crítica, </line>
<line> qu e </line>
<line> os coloquem c*m* administradores *statais, gerencia*ores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> o*eradore* ** *ol*ticas **blic*s, com um* visão polít*ca e técnica da a*ão *o*ernam*ntal. </line>
<line> * C*NSIDER*ÇÕES FI*A*S </line>
<line> O pres*nte arti*o p*opôs *m e*tudo pre*iminar *obre o papel, * contexto hi**ó*ico e * </line>
<line> importância d*s E*c*las d* Gover** para a Admi*istraçã* Pú*lica brasile*r*. In*c*ou </line>
</par>
<par>
<line> most*ando * </line>
<line> im*ortância *a efetivação ** t***o "esco*as de gov*r**" *a Constituiçã* </line>
</par>
<par>
<line> Federal de 1988, *or meio da Emen*a Con*tituc*onal nº *9/1998, def*n*n*o ta*s *rgan**ações </line>
</par>
<par>
<line> co*o re*ponsáveis por **ecutar a f*rmação e a qualificação </line>
<line> permanent* de servidores </line>
<line> e </line>
</par>
<par>
<line> gestores públi*o* no Brasil. </line>
</par>
<par>
<line> Analisou o con*ex** histórico da *r*ação das escolas de governo, que iniciou durante o </line>
</par>
<par>
<line> governo Ge*úlio Vargas (*9*7-1945), em que * *niciat*va su*g** para </line>
<line> cumprir um pa*el </line>
<line> de </line>
</par>
<par>
<line> at*nder às nece*s*dad*s de roti*a d* trabalho dos ser*ido*e*, *a* sem ****tir ainda, à épo*a, </line>
</par>
<par>
<line> *ma proposta defi*ida </line>
<line> de metodolog*as *e ensi*o, *esponsáveis doc*ntes e prátic*s </line>
</par>
<par>
<line> p**agógicas nessa ár*a. </line>
</par>
<par>
<line> Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 5, a*t. 7, p. 129-145, mai. 2*22 </line>
<line> www4.fsanet.co*.br/revista </line>
</par>
</page>
<page>
<par>
<line> A. Q. *. Lima, *. M. *. N. Tava*es, E. S. N. Melo </line>
<line> *44 </line>
</par>
<par>
<line> Reforçou a impo*tância da cria**o d* Esco*a Nacional de Adm*nistração Pública, na </line>
<line> d**ada de 19*0, tendo *eu pape* reforçado e ampliado dura*te a Reform* do *stado, </line>
<line> protagoni*ada d*rante o governo do ex-presi*e*te ***nando H*nriq*e Cardoso (1995-1998), </line>
<line> *ss*mindo uma fu*ç*o institucional de desenv*lver e est*ut**ar * P*lítica de Forma*ã* de </line>
</par>
<par>
<line> *e*vidores Gestores Públicos ligados * Administr*ção e </line>
<line> Fed**al e, com isso, *erv*ndo de </line>
</par>
<par>
<line> *odelo *ara as demais escolas de go*erno cr*ad*s por </line>
<line> outros podere* e por outras esfe*as </line>
</par>
<par>
<line> governamentais nos es*ados e municípios. </line>
</par>
<par>
<line> Problemat*z*u alguns </line>
<line> desafios </line>
<line> e*c*nt*ados </line>
<line> p*las Escolas de Governo, es*ecialmente </line>
</par>
<par>
<line> quanto *s *etod*l*gias de ensino, * estrutu*ação de *orpo d*c*nte capaz de mi*is*r*r cur*os </line>
</par>
<par>
<line> que atendam d*ret*mente às </line>
<line> nec*ssidad*s *ormati*as *os *ervidores *ú*licos * à* p*átic*s </line>
</par>
<par>
<line> ped*gógic*s ade*uadas à qualifi*ação *rof*ssional *o se*viço p*blic*. </line>
<line> Con**ata-se, port*n*o, a importância de forta*ecer a instit**ionaliza*ão das Esco*as *e </line>
<line> Governo no Br*s*l, exp*ora*do mais metodo*ogias e est*a*égias *e en**no e*icazes, de acordo </line>
<line> com as dem**das da rot*n* do *erviço públ*co e, princip*lm*n**, com a c*paci*ade de instiga* </line>
<line> a reflexão crítica dos serv*dores e g*stores públicos sobre a forma e a c*ndi*ão de trabalho, </line>
<line> vis*ndo pr**ove* *ma alta capacidade de produzi* form*s de melhor desempenho *e *uas </line>
<line> ativid*des p*of*ssionai*, f*vorecendo, *ss*m, a am*liaç*o ** quali**de dos serviços públ*cos </line>
<line> *restados à popu*ação. </line>
<line> REFERÊNCIAS </line>
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<line> Salvador, 200*. </line>
<line> *ev. *SA, *eres*na, v. 19, n.5, art. 7, p. 129-145, mai. 2022 ww*4.fsane*.c*m.br/revist* </line>
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<par>
<line> Com* R*fe*enciar este Artigo, confor*e ABN*: </line>
<line> L*MA, A. *. O; T*VARES, A. *. B. N; ME*O, E. S. N. Escolas d* Governo: sua finalidade e </line>
<line> i**ortân**a n* Brasi*. Rev. FSA, Teresina, v.19, n. 5, art. 7, p. 129-145, mai. *022. </line>
</par>
<par>
<line> Co*tr*buição do* Autores </line>
<line> A. Q. O. L*ma </line>
<line> A. M. B. N. T*vares </line>
<line> E. S. *. M*lo </line>
</par>
<par>
<line> *) co*cepção e planej*mento. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> *) análise e i*terp**tação dos dados. </line>
<line> X </line>
<line> * </line>
<line> </line>
</par>
<par>
<line> 3) *labor**ão do rascunho *u na revisã* crí*ica do co*teúdo. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> 4) participação na apr*vação da versão fi*al do *anus**it*. </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
<line> X </line>
</par>
<par>
<line> R**. FS*, Teresina PI, v. 19, *. 5, art. 7, p. 129-145, *ai. 202* </line>
<line> ww*4.fsanet.c**.br/*evist* </line>
</par>
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