<document>
<page>
<par>
<line>
Centro Unv*rsitário Santo Agostinho
</line>
</par><par>
<line>
www*.fsanet.com.*r/revista
</line>
<line>
Rev. FSA, Tere*i*a, *. *9, n.5, art. 7, p. 129-145, m*i. *02*
</line>
<line>
ISSN Impresso: 1*06-6356 IS*N Elet*ônico: 2317-2983
</line>
<line>
http://dx.doi.org/10.12819/202*.19.6.7
</line>
</par><par>
<line>
Es*olas de Governo: sua finalidade e *m*ortância *o B*asil
</line>
<line>
G**ernment Schoo**: their purpo*e and import*nce i* B*azil
</line>
</par><par>
<line>
Ande*son Quirino O**veir* de Lima
</line>
<line>
Me*tra*o em Ed*c*ção Pro*issional pelo PPGEP/*FR*
</line>
<line>
Graduação em Se***ço Social *eloCentro Univ*rsitário *e Ciências, C*ltura e Extensão *o R*o Grande do Nort*
</line>
<line>
Secretár*o M*nicipal ** Planej*me*to, Finanças * G**tão Estr*tégica da Prefei*u*a de Macaí*a/RN
</line>
<line>
Docente, *utor e conteudist* da E*cola Institu*ion*l d* Mini*tério Púb*ic* d* Estado do *io G*ande do Norte
</line>
<line>
E-*ail: anderson.quirino@escolar.i*rn.edu.br
</line>
<line>
Andrez*a *a*i* Ba*ista *o Na**imento Tavares
</line>
<line>
P*s-*outo*ado em Educ*ção pela **i*ersidade do Minho - Portu*al
</line>
<line>
Dou*o*a em Ciênc**s *a Ed*cação pe*a UFRN
</line>
<line>
Doce**e do Prog*ama de P*s-Graduaç*o Aca*êmica do I*RN - PPGEP * do Mes*rado Prof**sional pe*a MNPEF.
</line>
<line>
E-mail: a*dre*z*.tavares@ifrn.edu.br
</line>
<line>
E*d* Silva d* Nascim**to Mel*
</line>
<line>
Pós-doutorado em Educ*ção pe** Universidade de Valenci*/UV/Espan*a
</line>
<line>
Doutora em Ciências da E*ucaçã* p*la UFRN
</line>
<line>
Pr*fessora d* Pro*r*ma d* Pós-graduaçã* em Educação do Centro *e Educaçã* da U*R*
</line>
<line>
E-mail: *lda.melo@ufrn.br
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
Tavares
</line>
<line>
Artigo recebido e* 27/01/2022.
</line>
<line>
**tima versão
</line>
</par><par>
<line>
Instituto Federa* d* *du*ação, Ciê**ia T*cn*l**ia do e
</line>
<line>
rec*bida e* 15/02/202*. Aprovado em *6/*2/2022.
</line>
</par><par>
<line>
R*o Grande do Norte, Campus M*c*u. *v. Salgado Fi*ho
</line>
</par><par>
</par>
</page><page>
<par>
<line>
A. Q. *. Lima, A. *. B. N. Tava**s, *. S. N. Melo
</line>
<line>
130
</line>
</par><par>
<line>
*ESUMO
</line>
</par><par>
<line>
No Brasil, foi inser*do na Constituição Federal de 1988, *or meio da Emenda Constituc*onal
</line>
</par><par>
<line>
nº
</line>
<line>
19, de
</line>
<line>
1998, o termo escolas d* gover*o. Apesar
</line>
<line>
disso, o tema a*nda tem um* esc*ssa
</line>
</par><par>
<line>
de*a*caçã*
</line>
<line>
conceitual, com mais cl**eza * consistên*ia. O tema tem
</line>
<line>
o*tido destaque nas
</line>
</par><par>
<line>
agendas governamen**is com o crescimen*o
</line>
<line>
demasiado de organ*zaçõe* voltadas ao
</line>
</par><par>
<line>
trein*mento e à qualificação de serv*dores p*bli*os. Soma-se a esse fato qu* tais or*anizações
</line>
<line>
*stão atuan*o rec*ntem*nte no *entido de formular pro*ostas visando sua i*st*tucionaliza*ão.
</line>
</par><par>
<line>
Visando contribu*r com essa di*cussão, o prese*te
</line>
<line>
artigo
</line>
<line>
busc* discutir importân**a, a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
contexto *istórico e os *esafios enfrentados *t*almen*e *elas Escolas de Gover*o no Brasi*.
</line>
<line>
Para tanto, foi rea*iza*a **a análise bibli*gráfi*a e docume*tal de p*blicações acadêmicas,
</line>
</par><par>
<line>
*or*a*iva* e arcabou*o teórico nessa á*ea, *endo *omo metodol*gi* a
</line>
<line>
pro*osta por *il
</line>
</par><par>
<line>
(*000). A análise di**orrida n**te texto dá enf*q*e na aborda*em s*br* * papel das escola* d*
</line>
<line>
governo, definido consti*ucionalmen*e, analisa a tr*jetória *a instaura*ão *ess*s orga*izações
</line>
<line>
no Br*sil, pe*passando pelas pri*eira* in*cia*ivas oriund*s da era *arga* (d*cada de 1930) *t*
</line>
</par><par>
<line>
a c*i*ção
</line>
<line>
d* Escola Na*ional
</line>
<line>
de A*minist*ação Públ*ca, na década de 1980. Alé* disso,
</line>
</par><par>
<line>
prob*ematiza *s principais desafios **frentados p*las esco*as
</line>
<line>
de
</line>
<line>
governo no País,
</line>
</par><par>
<line>
especialmente *uanto à def*nição
</line>
<line>
** pr*ticas pedagóg*cas, res***sávei* docente*, público
</line>
</par><par>
<line>
discente * níve* d* autono*i* in*tit*cion*l *ue essas têm com relação à
</line>
<line>
Gestão *statal. Por
</line>
</par><par>
<line>
fim, **az uma reflexão s*bre a potenc*ali*ação d* *e*essidade d* se
</line>
<line>
garant*r formação a
</line>
</par><par>
<line>
con*in*ada de servidores e
</line>
<line>
gestor*s pú*licos, b*scando impa*tar na melh**ia das p*líticas
</line>
</par><par>
<line>
*úblic*s disponibilizadas ao cidadão.
</line>
<line>
*alavr**-chave: Escol*s de Go*e***. S*r*idor*s *úblic*s. Instituci*nal*za**o.
</line>
<line>
ABSTRACT
</line>
</par><par>
<line>
*n Brazil, the term
</line>
<line>
government sc*oo*s w*s inserted in the Federal Con*titution
</line>
<line>
of *988,
</line>
</par><par>
<line>
through Constitu*i*na* Ame*dment
</line>
<line>
nº
</line>
<line>
19, *f 1*98. D*s**te this, the the*e *till has a scarce
</line>
</par><par>
<line>
con*eptual demarcation, *it* m*re clar*ty a*d consist**cy. *h* topic has b*e* highlighted in
</line>
<line>
go*ern**** *gendas, *ith the excessive grow*h of organizations dedicated to the tr**ning and
</line>
<line>
qu**i*icatio* of publi* se*van*s. **ded to *h*s fact, t**se organiz*tions are working rec*ntly in
</line>
<line>
ord** to *o*mul*te proposals aimi*g at their *nsti*utionaliza**on. In order t* contribute *o this
</line>
</par><par>
<line>
disc*ssi*n, t*i* ar*icle seeks to di**u*s
</line>
<line>
the importan*e, **e histo*ical *ont*xt and
</line>
<line>
t *e
</line>
</par><par>
<line>
cha**e*ges curren**y face* *y the Schools of Gove*nment i* Br*zil. For th*t, a bibliograph*cal
</line>
</par><par>
<line>
and doc*mental anal*s*s o* aca*emic pub*icat*ons,
</line>
<line>
normativ* *n* *heoret*cal framework in
</line>
</par><par>
<line>
t*is are* was *arried out, *sing t*e *et**dolo*y proposed by Gil (2000). *he a*alysis
</line>
</par><par>
<line>
discus*e* in
</line>
<line>
t*is te** focuses on *he app**ach t* *he role o* g*ve*n*ent schools,
</line>
<line>
defined
</line>
</par><par>
<line>
*onstitutionall*, *n*lyze* th* tra*ec*ory of the es*ab*is*ment o* the** *rganiza*ions in Bra*il,
</line>
<line>
p*ssing through the first initiatives from the V*rgas *ra (1930s) until the creation o* the
</line>
<line>
Escola Nacional d* Public Administrati*n, in the 1*80s. In addition, it *ro**ematiz*s *he mai*
</line>
<line>
challe*ges face* by *o*e*nmen* schools *n th* c*untr*, especially rega*ding the defin*tion **
</line>
<line>
peda**g*cal **actice*, r*sponsi*le teachers, stud*nt *udi*nc* and t*e l*vel of institutional
</line>
</par><par>
<line>
autonomy t*ey h**e
</line>
<line>
*n relation to St*t* Manageme**. Finally, it bring* a reflectio* on the
</line>
</par><par>
<line>
enhancem**t of
</line>
<line>
the *ee* t* ensu*e the co*ti*u*d train*ng of public serva*ts and m**agers,
</line>
</par><par>
<line>
s**king *o impact on *h* improve*ent of publ*c policie* ma*e availab*e to the c*tize*.
</line>
<line>
K*y*ords: Sch*ols of Gove*nmen*. Public Servants. Institution*lization.
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FS*, Ter*sin*, v. 19, n.5, art. *, p. 129-1*5, mai. *022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Esco*a* de Governo: su* finalidade e imp*rtânc** no Br*sil
</line>
<line>
131
</line>
</par><par>
<line>
1 INTROD*ÇÃO
</line>
</par><par>
<line>
*m âmbi** brasileiro, o term* "esc*las de g**erno" foi inc*rporado à C*nstituição
</line>
<line>
Fe*e*al de 1988, po* mei* d* *menda Co*stitucional nº 19, *e 1998. Isso *oi um *mp*rta*te
</line>
<line>
reconheci*ent* *o pa*el que essas org*nizaçõ*s pos*uem na *e**oria dos serviços públicos
</line>
</par><par>
<line>
oferecidos à po*ulação. To*avia, o te*a ain*a precisa
</line>
<line>
*e *m ma*or aprofu*dament*
</line>
</par><par>
<line>
co*ceit**l, qu* auxilie no e*basa*en** do fun*i*namento d*ss*s escolas, que a cada ano se
</line>
<line>
proliferam e tomam u* *m*ortante e*p*ço in*titucional nas dif*rentes regiõ*s do p*í*.
</line>
</par><par>
<line>
Est*
</line>
<line>
*r*igo busca contr**ui* na discus**o *ce*c* do papel *as e*c*las *e gov*rno,
</line>
</par><par>
<line>
part*ndo de *rês
</line>
<line>
premissas de anál*se: seu papel at*al na adm*nistração pú*lica bras*leira,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
c*ntexto **stórico que fez *mer*ir
</line>
<line>
essas or*anizações no paí* e os princip*is des**ios
</line>
</par><par>
<line>
enfrentados por tais escolas.
</line>
</par><par>
<line>
Para que tal análise f**se po*sív*l, fo* realizada
</line>
<line>
uma análise bibli*gráfi*a
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
documental,
</line>
<line>
utilizando a metodol*gia *ro*ost* por *il (2000), e*tudando normati**s,
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
ar***ouço te*rico e as prod**õe* acadêmicas *xistentes n*ssa área.
</line>
<line>
Na seçã* a seguir, o artig* faz uma aná*ise s*bre o papel das *scolas de *ove*no,
</line>
</par><par>
<line>
especial*ente após a *menda Constitu*ional
</line>
<line>
nº *9/19*8, que tornou a formaç*o
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
qual*fi**çã* de serv*do*es públicos c*mo u* papel institucion** obrigatório do Pode* Pú*lico,
</line>
<line>
independentement* de sua* esferas * po*eres.
</line>
<line>
Na seção 3, *az-*e um resgate do breve histórico d*s Esco*as d* G*vern*. *nalis*m*s
</line>
</par><par>
<line>
o *eu surgimen**, na década de 1930, dura*te *
</line>
<line>
governo do ex-preside*t* Getúlio Vargas,
</line>
</par><par>
<line>
const**a*d* que, naque** época, *s primeiras es*ol*s visava* cumprir o p*pel d* atender às
</line>
</par><par>
<line>
contínuas necessidades de
</line>
<line>
qualificação do* se*vido*es púb*i*os para a *ot*na burocrática de
</line>
</par><par>
<line>
*rabalh*. *
</line>
<line>
análise
</line>
<line>
estende-*e *té o fi*al da
</line>
<line>
década d* 1980, quand* foi
</line>
<line>
cr*ada a Esc*la
</line>
</par><par>
<line>
Nacional de Adm*nis*r*çã* Pública (ENA*), c*mo insti*uição governamental *esponsável por
</line>
<line>
estrutu*ar * des*nv*lver a Polí*ica de For*ação *os Gestores e Servido*es P*blicos ligados à
</line>
<line>
Ad*in*stração P*bl*ca Federal.
</line>
<line>
A quarta seção a*resen*a uma breve análise sobre os princi*ais desafios e*f*en*ados
</line>
</par><par>
<line>
atualmente *el*s Escolas *e G*verno. Ela abor*a
</line>
<line>
que**õ** relacionadas à
</line>
<line>
composição *o
</line>
</par><par>
<line>
corpo docente, *uais seriam os públicos-alvo de *ad*
</line>
<line>
tipo de f*rmação, quais seriam as
</line>
</par><par>
<line>
melhores *rática* ped*gógica* * ser*m utiliz*d*s e
</line>
<line>
qual * ta*anh* da autonom*a
</line>
<line>
funci*n*l
</line>
</par><par>
<line>
q*e es*as organizações *recisam para ga*antir a plena qualidade de *e* fun*ioname*to.
</line>
</par><par>
<line>
O *rtig* concluí*o, em sua ú*t*ma seção, ressaltando a importân*ia *a* Esc*las de é
</line>
</par><par>
<line>
Governo *tualmente, te*do *m *is*a a n*ces**da*e prement* de g*rantir a
</line>
<line>
formação
</line>
</par><par>
</page><line>
R*v. FSA, Teresina PI, v. 19, n. 5, a**. 7, p. 129-145, *ai. 2022 www4.fs*net.***.br/revis*a
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. *. O. Lima, A. M. B. N. Tavares, *. S. N. Melo
</line>
<line>
*32
</line>
</par><par>
<line>
continu*da d* ser*id*res e ge*tore* públicos, visando *fetivar políticas p*blicas *e qual*dade
</line>
<line>
disponíveis par* toda a sociedade.
</line>
<line>
2 REFERENCI*L TEÓRICO
</line>
<line>
*.1 Conhecendo as es*olas de gover*o
</line>
<line>
As *sco*as d* governo co**istem em uma in*vação das últimas décad*s e suas ori**ns
</line>
<line>
e*tão alic*rçadas nas *ra*sforma*ões con*emporâneas que ocor*eram na relação *ntre o *s**do
</line>
</par><par>
<line>
* a so*ieda**. Com a implantaçã* des**s espaços educacionais
</line>
<line>
personaliza*os, buscou-se
</line>
</par><par>
<line>
fazer c*m que servid*res e gesto*es públicos f*s*em mais
</line>
<line>
be* capa**tados *a*a
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
des*mpenho de suas atribuiç*e*, v****do re*ultar na melhoria d*s servi*os *isponibilizados à
</line>
<line>
*opul*ç*o.
</line>
<line>
A abordagem sobre a qual*fi*ação pro*is**ona* de servidores públicos *em cr*s*endo
</line>
</par><par>
<line>
demasiadamente *a admi*istr*ção pública *o* úl**mos 3* ano*. Isso ocorre paralelamente
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
um períod* de va*tas inovaçõe* funci*nais e tecnoló**ca*, que exigiram t*ansformações
</line>
</par><par>
<line>
c*nstantes nas
</line>
<line>
atribuições o*igin**ias desses profissionais, re*u*sit*ndo do *oder público
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
estrutur*ção de um c*rpo de funcionário* *ais eficie*te e inteirado com as grandes mudança*
</line>
<line>
pelas quais a sociedade pa*sa.
</line>
<line>
Por causa do cenário n*rrado acima, constatou-*e, no in*cio da década *e *9**, *ue
</line>
<line>
u* dos *randes p*oblemas do serviço público consistia na falta de *ua*ificação dos
</line>
<line>
servidor*s. C*nforme dirimem os relatório* *a refor** **e*ser, pa*a *ue o *stado alcanç**se
</line>
</par><par>
<line>
elevad* modern*zação, e*a p*imordial uma a*pla e profunda reforma e* suas f*nç*es
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
estruturas. E*sa refor*a *assav* pela qualifica*ão funcional dos servidores, para
</line>
<line>
que
</line>
</par><par>
<line>
*bsor*esse* as nov*s fu*ções que ter*am que ex*cu*ar todos os dias.
</line>
</par><par>
<line>
Como *m dos resultados trazido* pel* *eforma do Es*ado, *apit*ne*d* e*pec*a*mente
</line>
</par><par>
<line>
pelo go*erno Fernand* *enriq*e Ca**oso, surgiu a *menda Con*titucional nº 1*/1998,
</line>
<line>
qu*
</line>
</par><par>
<line>
alter*u a redação do artigo 39, em se* p**ágrafo 2º, *a Cons*ituição *eder*l *e
</line>
<line>
1998,
</line>
</par><par>
<line>
constituindo uma nova *rg***zação de estado:
</line>
<line>
as es*olas de governo. Conf*r*e nova a
</line>
</par><par>
<line>
r*dação:
</line>
</par><par>
<line>
§2* A Uniã*,
</line>
<line>
o* *st*dos e o Di*trito F*deral manter*o esc***s de gov*rno para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
formação, * aperfei*oamento dos ser*idore* p**licos, constitui*do-se a *a*ticipação
</line>
</par><par>
<line>
nos c*rsos um *os requis*tos para promoção *a carreira, facultada, para i*so,
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
celebração de convênio* ou contratos en*re os en*es fede*ado*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresi*a, v. 19, *.5, *rt. 7, p. 129-*45, mai. 2022 www4.fsane*.c*m.br/rev*sta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
E*co*as de Governo: sua *inalidade e import*ncia n* Brasil
</line>
<line>
1*3
</line>
</par><par>
<line>
E*se marco legal fez emer*ir no Est*do um *m*ortante *apel: o *e ga*antir
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
aperfeiçoamen*o *un*ional dos *ervi*ores p*blicos de todas as esfera* go*ernamentai*. S*bre
</line>
<line>
t*l afirm*çã*, Gar*ia (2008) explica que *ssa alteração con*titucional vi*ou sanar dois
</line>
</par><par>
<line>
gra*des problemas *o *erviço
</line>
<line>
público *rasileiro. O *rim*iro consis*e na m**horia
</line>
<line>
do
</line>
</par><par>
<line>
desempenho efic*z
</line>
<line>
da máquin*
</line>
<line>
públi**, cont*apondo-se à des*ontinuidade a*ministrativa
</line>
</par><par>
<line>
existente a cada mu*ança de gestão. O *egundo problema está relacionado à redução d* *ort*
</line>
<line>
*ultura fisiológica e p*tr**onia*ista relacionada à gestão do Estado, sempre ligada ao governo
</line>
</par><par>
<line>
que est* no *o*er n*quele instant*, q*e buscava, *o pa*sado,
</line>
<line>
preservar ao máximo as
</line>
</par><par>
<line>
inter*erências patrimonialistas e *lient*l*s*as, além de p*át*cas nepotistas.
</line>
<line>
Esp*cialmente a**s sua ofi*i*lização na *arta **gna, as Escolas de Gov*r*o
</line>
</par><par>
<line>
passaram a dar importan*es c*ntribuições ao Serviço Pú*lico, *rincip*lmente *uanto
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
promoção de uma reflexão mais profunda sobre de que forma func*ona o aparelho do Es*ado e
</line>
<line>
qu*is *ão os a*p**to* que *odem ser melhorados buscando uma *estã* pública ma*s ef*ci*n*e.
</line>
<line>
Sobre isso, Nogueira (2005) po*tua *u* as *scol** de *overno são um *os el**entos
</line>
<line>
e*senciai* pa*a cons*lidação da Reforma do E*t**o. O autor em tela r*for*a que tais e*colas
</line>
<line>
possuem linhas for*at*va* que qualificam os serv*dores de a*ordo com su*s áreas de trabalho,
</line>
<line>
disponibil*zand* trein*men*os em diversa* *reas e ní*eis.
</line>
<line>
*ouain (2003) pon*ua que as Escola* de Governo po*em ser v*sualiza**s em dois
</line>
<line>
g*andes grupos. O prime*ro de*es *o*stit*i-s* nas instituições *om enfo**e na q*alific**ão de
</line>
<line>
profissio*ai* par* ca*reir*s e á*eas *specífic*s do *stado. Para tal *rup*, podemos pontu*r,
</line>
</par><par>
<line>
e*emplificando, o *nstituto *io Branco, vin*u*ado ao Ministé*io das Relações Ext*riore*
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
voltado forma*ão de à
</line>
<line>
diplomatas e à* *cademi*s de P**ícia Milit*r
</line>
<line>
dos *sta*os, que *ão
</line>
</par><par>
<line>
destina*as à *orm*ção continuada de po*i*iai* mil**ares.
</line>
<line>
* se*und* grupo mape*do p*lo aut** são as *scolas de Go*erno q*e, alé* d* *fertar
</line>
<line>
cursos pa** *reas *specífic** do serviço *úblico, abrangem um *úmero *ai*r *e servi*o**s
</line>
</par><par>
<line>
das mais *iferente* áreas. Traz*mos baila a Escola Nacional d* Admin*stração P**lica à
</line>
<line>
(*NA*), vinculada à Secret*ria N*cion*l de Planejam*nt*, Orçamento e Gestã* do Ministério
</line>
<line>
da E**nomia, que disponib*liza for*ações *ara as mai* diversas áreas *o poder público. **m
</line>
<line>
atuação simi*ar, po*t**mos *s *s**las *e Go***no vinculadas ao* Poderes Executivos
</line>
<line>
Est**uais, que trabal*am na formaçã* de servid*res púb*icos de dife*entes poderes e níveis no
</line>
<line>
*mbito estadu**.
</line>
</par><par>
<line>
Em tempos contemporân*os, há uma discussão profu*da s**re
</line>
<line>
a ter*inologia
</line>
</par><par>
<line>
"Escolas de *overno", pois ela vem send* usada,
</line>
<line>
de acordo *om P*checo (2*00),
</line>
<line>
de
</line>
<line>
forma
</line>
</par><par>
</page><line>
vaga *, m**tas vezes, im*recisa. Isso acontece *m virtude do termo ser utilizado por diferentes
</line>
<line>
R*v. *SA, Teresina PI, v. *9, n. 5, art. 7, p. 129-**5, *ai. *022 w**4.fsanet.com.br/revist*
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. *. Lima, A. M. B. N. Tavares, E. S. N. Melo
</line>
<line>
*34
</line>
</par><par>
<line>
or*anizações p*blicas, *r*vadas e até mesmo não governam*nt*is, todas elas *tu*n*o na
</line>
</par><par>
<line>
quali*icação profi**ional **
</line>
<line>
s*rvidores púb*icos nas três esferas de p*d*r. De*sa for**, de
</line>
</par><par>
<line>
acordo com o autor em tela, "Esc*la d* Gover*o" pod* ser ap**c*do a um vasto conjunto de
</line>
<line>
instituições *o*ernament*is e da *o*iedade c*v*l, com atua*ão nos nívei* municipa*, estadual
</line>
</par><par>
<line>
*u federal, abrangendo
</line>
<line>
*nst****ções de
</line>
<line>
e*sino que form*m se*vi*ores públicos para at*ação
</line>
</par><par>
<line>
n** diversas áreas do Setor Públ*co. Com isso, a atuação dess** escola* pode ab**n*e* tanto a
</line>
<line>
quali*icação d* dirig*n*es * s*rvidore* *úblicos, como ta*bé* de cidad*os ativos no processo
</line>
<line>
de elab*raç*o, moni*o*am*nto e avaliação d* p*líticas pú*licas.1
</line>
<line>
Inter**sante o *grupame*** proposto por *a**ia (2**8) qu*nto à tipificaçã* do*
</line>
</par><par>
<line>
momentos de *scola de Gover*o existentes
</line>
<line>
no Brasil. O au**r pontu* q*e ex*st*: a)
</line>
<line>
um
</line>
</par><par>
<line>
modelo de escola formado *elas Escolas
</line>
<line>
da Administração P*b*ica, volta*as para
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
pr*paração de qua*ros para car**iras exclusiva*
</line>
<line>
de Estado
</line>
<line>
e finan*ia*as
</line>
<line>
co* recursos
</line>
</par><par>
<line>
públicos. Nesse grup* s* encaixam a Escola de Administração Fa*endár*a do Ministéri*
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
*conomia (ENAP) e * In*titut* *i* Branco, po* exemplo; *) um segundo *odelo,
</line>
</par><par>
<line>
a**ode*o*inado de Esco*a de *ov*rno, que agrupa
</line>
<line>
orga**zações da socieda*e civil
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
lideran*as políticas, *odas es*as *oltadas par* form*ção de quadros pa*a a*uação
</line>
<line>
no serviço
</line>
</par><par>
<line>
público. Enq*adram-s* nesse grupo a Escola Nacional da Magistratur*, vi*cu*ada
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
Associação dos Magistrados Brasilei*os (ENFAM/AM*), e as Esc**as Institucionais
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Inst*tu*os ligados a Pa*t*dos P*lí*icos.
</line>
</par><par>
<line>
Para *elhor c*mpreensão da* o*igens e fu**amen*ações
</line>
<line>
que d*monstram
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
*m*ortân*ia d*s Escolas de Gove*no, é fundam*ntal acessa* o hi*tórico que levou à criação e
</line>
<line>
à existência *ess*s Instituições. Por isso, a seguir, analisarem*s um breve *i*tórico s*b*e as
</line>
<line>
Esco*as de Governo *o Brasil.
</line>
<line>
3 R**ULTADOS * D*SCUS*ÕES
</line>
<line>
3.1 Breve h*stórico das e*colas de *overno
</line>
</par><par>
<line>
As discussões sobre * importância de qu*lif*ca* os servidores públi*os emer*em
</line>
<line>
*o
</line>
</par><par>
<line>
B*as*l nos idos da década de 1930, du*a*te * governo *o presidente Getúlio V*rga*, qua*d*
</line>
</par><par>
<line>
foram propos*as *iversas *ções vi**ndo à ren*v*ção do apare*ho do Estado, buscando
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
</page><line>
* Nesse unive*so inserem-se i*tegra*tes *e Organizações Não Govern*m*ntais * de C*nselhos Profi*sio*ais que
</line>
<line>
parti*ipam d* *ons*l*** Seto*iai* e *rans*ersais de Polític*s Públ*cas, que atuam na elaboração, monitoramento
</line>
<line>
e *vali*çã* de projetos, pro*ramas e *erviço* púb*ic*s. Todos estes são con*empla*os, de acordo com Pacheco
</line>
<line>
(2000), por formaç*es desenvolvidas pelas Escola* de Go**rno.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina, v. 19, n.5, art. 7, *. 129-145, mai. 2022 www4.fsanet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Escolas d* Governo: sua fi*alida*e e i*port**ci* no B**sil
</line>
<line>
135
</line>
</par><par>
<line>
m*dernizaç*o da Administração Pública. Todas
</line>
<line>
elas foram geradas a par*ir da criação
</line>
<line>
**
</line>
</par><par>
<line>
Depa*tamento Admin*strativo do Serviço Público (DASP).*
</line>
<line>
A part** do DASP, for*m ini*iados ** prim*iros gestos de inst*tuição do con*urso
</line>
</par><par>
<line>
público como meio de ingr***o
</line>
<line>
às carreir** da Administração Pública. *a*bém fo* criado
</line>
</par><par>
<line>
p*lo *overno Federal, na época, * cargo de Técnico em Administraçã*3, bem como *ma
</line>
<line>
un**ade responsáve* pela oferta de cursos técnicos e* administr*ção, voltada à espec*alização
</line>
<line>
de ser*id**es do governo.
</line>
<line>
C*nforme afirma Garcia (*008, p. 4*), "as in*ciati*as surgidas cumpriam o p*p*l de
</line>
</par><par>
<line>
atender às necess*dades rotineiras
</line>
<line>
de qualific*çã* para o conju*to dos s*rvidores, sem
</line>
<line>
um a
</line>
</par><par>
<line>
pro*os** definida *ar* os quadros *irige*tes do Estado brasileiro".
</line>
<line>
N* a*o d* 1945, f*i c*iado o Insti*uto Rio Branco sub**din*d* ao Itamara*y e c*m a
</line>
<line>
responsa*ilidade de ofertar co*cur*o público par* ingre*s* de candidatos ao Curs* de
</line>
<line>
P*eparação à Carreira de Diplom*ta (CP*D). A*ós serem *provados ne*sa formação, os
</line>
<line>
*ro*iss*onais qual*fi*a*os pa*sariam a compor os quadros de *ip*oma*as do *r*sil.
</line>
<line>
Os p*imeiros ges*os de cria*ão de Esc*l*s de Govern* *ieram a reboqu*, na era
</line>
</par><par>
<line>
Vargas, no
</line>
<line>
pro*esso de tra*sfo**ação das estruturas esco*ares, den**inado por *a*ia*i
</line>
</par><par>
<line>
(2008) d* "E*col* Nova", que defend*a o rompimento com o modelo tradiciona* de e*ucação
</line>
<line>
que vigorava na ***ca, f*zend* com que os métod*s *e e*sino estivessem mais próximos às
</line>
<line>
necessidad*s *e qualificação para o traba*ho das pesso*s da é*oca. *obre isso, Saviani (2008,
</line>
<line>
p. 2*4) afir*a que:
</line>
<line>
*assando *o item "*alores mut*vei* * valo*es perm*n*nt*s", * texto *firm* que a
</line>
</par><par>
<line>
*artir das fábricas, de c**o seio *e*ia surgido o e*brião
</line>
<line>
de*sa concepçã*
</line>
</par><par>
<line>
educacion*l, erigiu-se o
</line>
<line>
trabalho como *ase não *pen*s da form*ção da
</line>
</par><par>
<line>
*er*onalidad* moral. É ele tamb*m o único meio para tor*ar os *ndivíd*os humanos
</line>
<line>
sere* cultivados e úteis sob to*os os as**ctos. *aí d*riva, pois, o equil**rio entre os
</line>
<line>
valores humanos mu*áveis * p*rmanentes [...].
</line>
</par><par>
<line>
Conforme pon**ado, compreen*eu-se na época que, assim
</line>
<line>
como no trabalho
</line>
</par><par>
<line>
ind*strial, na A**inistração Pú*li** era necessária a *ecorrente mud*n*a n*s f**ma* de
</line>
</par><par>
<line>
tr*bal*o, au*entand* prin**palmente * t*cn*cidade das ati*id*des *esenvolvida*
</line>
<line>
pelos
</line>
</par><par>
<line>
servidores públic*s, fazendo co* que es*es incorpor*m *ovas fu*ções e, com isso, pre*i*em
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
visand* implantar as *strutu*as burocrá**cas de funcionamento na Ad*inis*raçã* Públi*a Fed*ral, ordenando por
</line>
<line>
o*g*nogramas e se**res e traze*do *écnicas de ad*ini*t*açã* *os ser*idores públicos (GARCIA, 2008).
</line>
<line>
3 De *cordo com Gar*ia (200*), o *é*nico de Adminis*raç**, na *ra Vargas, tinha como principais *tribuições a)
</line>
</par><par>
<line>
org*nizar document** admin*strativos; b) *on*rolar estoque*
</line>
<line>
de su*riment*s básicos para o f*nc*onamento
</line>
<line>
d as
</line>
</par><par>
</page><line>
a*ivid**es a*ministr*tivas; e c) i*plan**r ro*inas administr*tivas no setor ** que estive*se lotado.
</line>
<line>
Rev. FSA, Teresina PI, v. *9, n. 5, ar*. 7, p. *29-14*, mai. 2022 ww*4.fs*net.com.br/re*ista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. O. Lim*, A. M. B. N. Tavares, E. S. N. M*lo
</line>
<line>
136
</line>
</par><par>
<line>
pa*sar po* pr**essos educacion*is. **quel* época, escolhe**m-se os concei*os e práticas de
</line>
<line>
admin*straç*o como pr*oridade.4
</line>
<line>
A p*rtir de 19*2, outras i*stituições *olta*as * qual*ficaçã* pro**ssi*n*l d* servidor*s
</line>
</par><par>
<line>
pú*licos foram c*iadas,
</line>
<line>
como a Escola Brasileira de Admini*traç*o Pública (EBAP), que
</line>
</par><par>
<line>
visava form*r ad***istradores d* empresas para serem especialistas em modernas técnicas de
</line>
</par><par>
<line>
*estão empre*aria*,
</line>
<line>
que v*e*se* a beneficiar o *etor públi*o. Daí e* *iante, *e acor*o com
</line>
</par><par>
<line>
*arcia (2008), várias escolas *oram *endo cri**as para finalidades m*is ge*ais do serv*ço
</line>
</par><par>
<line>
*úblico ou para atendi*ento de carre*ras *spec*ficas,
</line>
<line>
quais sejam: * A*ademia Nacional
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
Po*ícia (*961), o Instit*to Universit**io de Pesquisa do Rio de Jan**ro (1*63), o Centro
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Tr*inament* para o Dese*volvimento Ec*n*mico (19*6), E*cola de Admini*tra*ão *
</line>
<line>
d*
</line>
</par><par>
<line>
Em*resas (1969), * Centro de *re*nam*nto pa*a o *e*envolvimento em Administração
</line>
</par><par>
<line>
(1969), * Es**la S*p*rior de Administ*ação Faze*dária (1*73),
</line>
<line>
a Fundação do
</line>
</par><par>
<line>
Desenvolvimento Administr*tivo (1974), a Fundaçã* Escola do Serviço *úblico (197*) e
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Esc*l* Superior de Adm**ist*aç*o Po*tal (1977).
</line>
</par><par>
<line>
No an* de
</line>
<line>
1*80, o
</line>
<line>
DAS* *riou a F**d*ção Centro de Formação do Serviço Público
</line>
</par><par>
<line>
(FUNCEP), com * *unção de bu*car e*tratég*as de valoriza*ão do serv*do* púb**co por me*o
</line>
</par><par>
<line>
da cons**ução de políticas de formaçã* de pessoal. Foi atr*buída à FUNCEP
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
resp*nsa*i*idade pe*a qualificação funcional dos **r*idore* de to**s os Minis*ério* do
</line>
</par><par>
<line>
Governo Fede*** à
</line>
<line>
é*oca. Ess*s f*ram
</line>
<line>
ge*tos iniciais d* func**namento *e escolas volt*das
</line>
</par><par>
<line>
**ra o *p*rfe*çoamento funcional de servidore* púb*ic*s, m*s, confo**e **n*ua ENAP
</line>
</par><par>
<line>
(2006), apen*s em 1982 se deu of*c***m*n*e o iníc*o da est*uturação de uma esc*la
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
governo *o B*asil, tendo como base o Relatório *ouanet.5
</line>
</par><par>
<line>
Nesse docum*nto, foram reuni*a* di*ersas experi*ncias de formação *e gestores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ervid*res públi**s existentes à *p*ca em *odo * Brasil bem **m* trouxe a aná*ise de esco*as
</line>
<line>
d* g*ve*no de outr** países. *esse rel*tó*io,
</line>
</par><par>
<line>
[...] o autor sug*re como c*ndi*ão p*ra o esta*elecimento de uma Escola
</line>
<line>
*e
</line>
</par><par>
<line>
Governo n* Brasil, um con*un*o de mod*ficações no si*tema d* pesso*l d*
</line>
<line>
ad*inist*ação púb**ca feder*l que deveri*m ser implementadas jun*o à *nstalaç*o da
</line>
</par><par>
</par>
<par>
<line>
funçõ*s *o serviç* *úblic*, de aco**o com os clássicos mo*elos que, co*forme deno*ina Pacheco
</line>
<line>
(200*),
</line>
</par><par>
<line>
con**stem na Administração Tecnicista e *ur**rática.
</line>
</par><par>
<line>
5 Denomi*ado co* este nom* em homenage* ao embaixador Paulo Sérg** R*uanet, res*onsável pela *esquisa,
</line>
<line>
este E*te rel*tório foi desenvolv*do pelo *e*art*mento Administrativo d* Ser*iço P*blico (DA*P) a pe*ido *o
</line>
<line>
Gov*rno Federal, visa*do apontar div*rsas *niciativas q*e *rec*savam ser tom*da* para a moderniz*ção da
</line>
</par><par>
<line>
**m**istração Pública, a*ontando a importâ*cia e *raze*do os principais aspec*os qu*
</line>
<line>
deveriam nortear a
</line>
</par><par>
<line>
cri*ção de uma escola *a*ional de go*ern*.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FS*, Ter*sina, v. 19, *.5, art. 7, p. 12*-145, mai. 2022
</line>
<line>
www4.f*anet.com.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Esco*as de *overno: sua final*dade e importância n* Brasil
</line>
<line>
137
</line>
</par><par>
<line>
E*c*la de Go*erno * propõe c*mo mod*lo a École Nac*ionale *\Ádminis*ration -
</line>
<line>
ENA da Fran*a (ZOU*IN, 200*, p. 2).
</line>
<line>
Como resultad* do Relatório R**anet, foi criada em *986, durante o governo d*
</line>
</par><par>
<line>
pres*den*e José Sarney, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP),
</line>
<line>
com*
</line>
</par><par>
<line>
instit*ição gov*r*amental responsável po* es*rutura* e desen*olver * P*lítica ** Formação
</line>
<line>
dos *estores e *e*vidores *úblicos ligad*s à Administração Públ**a F*de*al.
</line>
<line>
A estrutura**o da ENAP ocorr*u num pe*íod* em que o *rasil passava por divers*s
</line>
<line>
de*afio* e*onôm*c*s, e*igindo polític*s sociais que fossem capa**s d* melhorar *s cond*çõe*
</line>
</par><par>
<line>
de vi da
</line>
<line>
da
</line>
<line>
popu*ação. I*so fez c*m qu* o Gov*rno Sarney i*ve*tisse em
</line>
<line>
u*a r*forma
</line>
</par><par>
<line>
ad*inistra*iva qu* per*assava pela *rep*raçã* d*s servidores públicos, sendo
</line>
<line>
es*a escola
</line>
<line>
o
</line>
</par><par>
<line>
principal i*str*mento para ate*der a tal finalidade.
</line>
</par><par>
<line>
Na déc*da *e 1990, ainda com pouco *empo de existência, * ENAP foi durament*
</line>
<line>
a*etada por um p*oc*sso de desest*ut*ração da máqu*n* ad*ini*t**ti*a empre*ndid* durante o
</line>
<line>
Governo de Fernando *ol*or de Mell*, pr*ncipalmente, de aco*** c** Pach*c* (2000), co* a
</line>
</par><par>
<line>
r*dução
</line>
<line>
*o qua*ro de servido**s l*ga**s à *scola e à esca*sez d* re*ursos *oltados
</line>
<line>
à
</line>
</par><par>
<line>
qualifica*ão profis*ional dos func*onários públicos. *aquele p*río*o, o t*abalho da ENAP
</line>
</par><par>
<line>
ficou resumido ao
</line>
<line>
que fo* amarrado pela Lei Federal nº 8.14*, de 28 *e *ezembro de 1*90,
</line>
</par><par>
<line>
atri*uindo * FUNC*P (ligada à E**P) as funções de
</line>
<line>
promoç*o, elaboração e *xecução *e
</line>
</par><par>
<line>
programas de qual*ficação
</line>
<line>
do
</line>
<line>
pessoal da Admini*tração P*b*i*a Federal p*ra o *xerc*cio
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
suas f*nções, ger*n*iando, cumulativa*ente, os progr*mas de *apacitação ger*ncial *os
</line>
<line>
*e*vi*ore* *o **adro permanent*.
</line>
<line>
Sobre a situaçã* da ENAP *esse con*e**o, Pacheco (2000, p. 38) afirma *ue:
</line>
<line>
Na primeira metade do* anos 9*, a E*AP, assim como muitas outras instituições
</line>
<line>
públicas feder*i*, sofreu da *alt* de d*finiç*o *e u* projet* institucional claro, da*
</line>
<line>
alt*raçõ** frequente* de di*eçã*, con*ergindo para u* imobilismo e peque*a
</line>
</par><par>
<line>
*xpressão de suas atividade*. No caso da EN*P, estas c*r**terís*icas *ecorrem da
</line>
</par><par>
<line>
ausênci* de um* *olítica ***ra ampara a r*for*a da adminis*ração pública, que s*
</line>
<line>
vai entrar na agenda do pa*s a partir de 1995 (PA*H*CO, 2000, p. 38)
</line>
<line>
Em 1995, por dec*são do ex-presid*nte F*rna*do Henr*que Cardoso, tom*u-se como
</line>
</par><par>
<line>
prioridade de Est**o * r*f*rma da admin*stra*** públ*ca. Foi cr*ado o Mi*istér*o
</line>
<line>
da
</line>
</par><par>
<line>
A*mini*t*açã* Fed*ral e Reforma do Estado - MARE e a ENAP **i colocada como uma das
</line>
</par><par>
<line>
pr**agonistas da reforma
</line>
<line>
administrativa estatal, assumindo o *a*el d* difusora e propositora
</line>
</par><par>
<line>
de est*atégias par* uma a*minis*ra**o mais e*iciente * res*lut*va (ENAP, 200*).
</line>
</par><par>
</page><line>
Re*. FSA, Teresina P*, *. 19, n. 5, art. 7, p. 129-1*5, mai. 2022
</line>
<line>
www4.fsanet.com.br/revi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. O. Lim*, A. M. B. N. Tavares, E. S. N. Melo
</line>
<line>
1*8
</line>
</par><par>
<line>
A co*s***dação de uma reform* adminis*rativa g*rencial, n*qu*la época, *emon*trou
</line>
<line>
que, para ef*tivar a reconfiguração *os pap*is e fun*õe* do *stado, * qual*ficaç*o profissional
</line>
</par><par>
<line>
d* servidore* e *estores
</line>
<line>
públicos e** fundamental. Essa afirmação se valid*, *ois, *e acordo
</line>
</par><par>
<line>
co* Le** (1997), ao mesmo *empo em **e o Estado brasileiro
</line>
<line>
estr*t**a um núcle* central
</line>
</par><par>
<line>
p*ra formula*ã* e desenvolvimento de políticas
</line>
<line>
públi*as, espraia para organiza*ões d*
</line>
</par><par>
<line>
socieda** *ivil *esponsabilidade de executa* uma sé*ie de serviços públicos. Por isso, a
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
n*cessidade
</line>
<line>
de capacit*r de form* *ontínua esse núcleo *entral par* de*envolver as
</line>
</par><par>
<line>
competências de regulaçã* e **nitoram*nto des*a* *olí*icas públi*as se *ornou essencial.
</line>
<line>
De acordo co* Gaetani (*99*), * ag*nda de *eformas do Estado da década d* 1990,
</line>
<line>
volta**s à *mplanta*ão de um modelo *erenc*al *e adminis*r*ção, dedic*u *s*ecial aten*ão à
</line>
<line>
gestão de pessoas, p**nci*almente quanto ao proce*so *e formação **s*ca e **n*inua*a
</line>
</par><par>
<line>
de*sas, vi*a*do ao
</line>
<line>
desenvolvimento *e competên*ias
</line>
<line>
*e*enciais v*ltad*s à implanta*ão das
</line>
</par><par>
<line>
nov*s políticas *úb*icas que vinham emergindo. O *utor afi**a que,
</line>
<line>
[...] é apenas c*m *s macrotransformaçõe* iniciad** nos anos 80, dire*ionadas para a
</line>
</par><par>
<line>
reforma do aparato g*vernamen*al, a pr**lemátic* de recu*sos h*m**os
</line>
<line>
no setor
</line>
</par><par>
<line>
públi*o com*çou * ser *ocalizada c*m *t*nção especial. Até e*tão er* *m* não-
</line>
</par><par>
<line>
questão, uma temática sem espaço na formulação e *mplementa*ão d*
</line>
<line>
políticas
</line>
</par><par>
<line>
públ*c*s (GA**AN*, 1*98, p. 3).
</line>
</par><par>
<line>
D*dos da ENAP mostram que, ent*e os anos de 1995 e 1999, mais de 72.*00 (set*nta e
</line>
<line>
dois *i*) *u*ci*n*r*os públicos federais pa**ici*aram d* cursos d* formação p*ofissi*nal so*re
</line>
<line>
os diversos *amos do serviço público, a*go que, de *cordo *om Pacheco (2000), re*resentava
</line>
<line>
um* quant*d*de cer*a de ***s vezes maior d* que a alcanç*da em seus c*torze anos anterior*s.
</line>
</par><par>
<line>
Além
</line>
<line>
di*so, no mes*o período, foram re*bertos os concursos púb*ico* para provime*to de
</line>
</par><par>
<line>
*agas nas c*rr*ir*s d* Especialista em Políticas *ública* e Gestão Go*ernamen*al e Analist*
</line>
</par><par>
<line>
de Planejam*nto e Orçamento. Na área *e pesquisa, a ENA* pote*cializou a*
</line>
<line>
atividades
</line>
</par><par>
<line>
v*ltada* à inv*stigação a**icada, *endo como e*foque a m*lh**ia das
</line>
<line>
p*áticas d* gestão
</line>
</par><par>
<line>
pú*lica. Nesse mesm* *iés, a escola passou a **alizar, anualmente, um concurso d* inov*ções
</line>
<line>
na *estão pú*lica fe*er**, de aco*do com os prin*í*io* da **va gestão pública que *as*avam a
</line>
<line>
se* adotado* pelo gove*no brasil*iro.
</line>
<line>
Conforme breve histórico mencionado *cima, o pr**esso de consolida*ão *as Escolas
</line>
</par><par>
<line>
*e Govern* tem lig*ção d*reta com a refor*a do **tado *
</line>
<line>
os n*vo* pape** que esse
</line>
</par><par>
</page><line>
movimento ap**tou à administração pú*lica, em qu* a mel**ra do *erviço **bli*o, alicerçada
</line>
<line>
em grande par** pela qualificaç*o do *erv*dor *úblico, tornou-se referencial.
</line>
<line>
Rev. FS*, Teresina, v. **, n.5, art. 7, p. 129-*45, mai. **22 *ww*.**anet.com.br/*evi*ta
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Escolas de Gover*o: *ua finalidade e impo**ânc*a no B**sil
</line>
<line>
13*
</line>
</par><par>
<line>
Todavi*, N*gueira (2005) ressalta que a r**orm* do Estado nos anos de 1990
</line>
</par><par>
<line>
restring**-se * mo*iment*s
</line>
<line>
téc*i*os,
</line>
<line>
**o expondo *re*cup*ções s*li*as com o
</line>
<line>
as*e*to
</line>
</par><par>
<line>
pol*tico *o serviço públ**o. O referi*o autor ref*rça que, na é*oca, o foco dos *ebates *irava
</line>
<line>
em torno *e r*duz*r o custo e o tamanho do a*arelho do Es**do, aumentando * **iciência no
</line>
<line>
desenv*lviment* de políticas p**licas. Por*a*t*, p*ra que a* E*colas d* G*verno *asse* a ter
</line>
</par><par>
<line>
um papel cent*al n* *otenc*alização do s*rviço
</line>
<line>
público em benefício do* cidadãos,
</line>
<line>
é
</line>
</par><par>
<line>
necessário q*e e*tejam distantes de u* modo de p**sar m**amente tecni*ista e pas*em a
</line>
</par><par>
<line>
*ensar e *esquisar a re*orm* mais **s*êmica do *sta*o. Nes*e sentido, Nogu*ira (2005, p.
</line>
</par><par>
<line>
183) afirma que,
</line>
</par><par>
<line>
Esse *odo *e pen*ar o Est*do e sua reforma *ão pode co*tinua* a agir como *utor
</line>
<line>
das Es**la* d* Gove*no, sob pen* d* lev*-las à *nanição. *e *uncio*are*, aliás,
</line>
</par><par>
<line>
como efetivos es*aços de f*rmação, as Escolas e*istentes *
</line>
<line>
a*uelas que vierem
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
*str*tur*r-se estão o*rig*das a p*sicionar-se crit*camente perante a cultura da ép*ca:
</line>
<line>
interpelá-la co*o algo abrangente, submetê-la ao questionamento p*rman*nte,
</line>
<line>
dec*frar suas con*eq*ências e implicaçõ*s para * vida dos povos.
</line>
<line>
A partir ** 1999, *á no segundo gov*rno do ex-presi*e*te Fern*ndo Henrique
</line>
</par><par>
<line>
Card*so, h*uve uma redução
</line>
<line>
na *usca da *eforma estatal. O Ministério da Adm*nistração
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
R***rma do Est*do f*i absorvido *elo Ministério do Pl*n**amento, *rçame**o e Gestã*.
</line>
<line>
Nessa ref*rma a**ini*trativa, a *NA* *eve sua importância r*ssal*ada, principalmente p*r ter
</line>
<line>
ass*mido a r*spo*sabilidade de condu**r o *rocesso de construção do Plano Plurianual (PPA),
</line>
<line>
principal instru*ento de planej*mento orçamentário da *dministra*ão Pública.
</line>
<line>
O pap*l da *NA* foi ainda ma*s evidenciado a partir de 2003, após o início do
</line>
<line>
g*verno do ex-presidente Luiz Inácio **la da Silva, poi*, *um m**en*o em que *e buscava
</line>
<line>
aument*r a *redi**li*ade intern*cional a **rtir *o fo*t*l*cim*nt* da eco*om*a * promo*ão da
</line>
<line>
inclusão social, de acordo co* ENAP (2006, p. 2*),
</line>
<line>
Alcanç*r esses obje*ivos só se*ia possível com servidores c*mp*tentes que
</line>
<line>
pud*sse* aum*n*ar * *apacida*e d* governo. V*ltou-se * realiza* concursos
</line>
</par><par>
<line>
pú*licos e a
</line>
<line>
*ualidad* d* serviço pass*u a ter dimensõe* estra**gicas. A ENA*
</line>
</par><par>
<line>
precis*va se consolidar instituc*o*a*mente p*ra atende* aos desafios posto* * é i*so
</line>
<line>
que *em *a*endo: regularizo* e r*posic**nou a *ev*sta do S*rviço Públi*o; in**stiu
</line>
<line>
fortemente n* informatiza*ão da *sco**; criou padrõ*s intern*s *e t*abalho; r*al*z*u,
</line>
<line>
pela p*imeira v*z em tod* a su* histór*a, concurso público para preenchi*ent* de
</line>
</par><par>
<line>
quadros
</line>
<line>
*écni*os *r*prios d* E*co*a; con*olido* o Concurso
</line>
<line>
Inovação na Gestão
</line>
</par><par>
<line>
Pública e contribuiu para a fo*m*lação *a Políti*a Nacional d* Desenvo*vimento de
</line>
<line>
Pessoal (ENAP, 2006, p. **)
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, *eresin* PI, v. 19, n. 5, ar*. *, *. 1*9-145, ma*. 2022
</line>
<line>
www4.fs*net.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. O. *ima, A. M. B. N. T*vares, E. S. N. Melo
</line>
<line>
140
</line>
</par><par>
<line>
Ess* históric* d* crescimento e fortaleci*ento da Esc*la Na*ional de Administração
</line>
<line>
P*blic* aci*a c*tado, refletiu-se nas modificações sofrid*s no pape* *as *scolas de Govern*
</line>
</par><par>
<line>
nas úl*imas
</line>
<line>
décad*s, pass*n*o a ter uma preocupa*ão qu* vai muit* além
</line>
<line>
*a pr*fissional e
</line>
</par><par>
<line>
fo**açã* do *uad*o de se*vido*es *
</line>
<line>
ges*ores *úblicos, mas perpassa**o na busca pelo
</line>
</par><par>
<line>
cresci*ento d* capa*idade refl**iva e de a*uaç*o **átic* dos mais d*v*r**s ator*s soc**is q*e
</line>
<line>
es*ão inseridos na e*fera públ*ca, num v*é* de prom*ção *a cogest*o *os serviços **blicos.
</line>
<line>
Ne*s* in*eri*, as Escolas de Governo vêm inc*r*or*nd* um pap*l amplia*o,
</line>
<line>
to*nando-se um dos me*os utili*ados pel* Estado para s* apro*im*r ainda mais da so*iedade e
</line>
</par><par>
<line>
permitir, **sse *ontexto, que a sociedade civ*l
</line>
<line>
t**bém s*ja compartícipe
</line>
<line>
da gestã* est**al.
</line>
</par><par>
<line>
Sobre isso, Zoua*n (2003, p. 7) afirma q*e "[...] a ação de gove*nar não pod* ser vi*ta com*
</line>
<line>
*ma ação do *stado [...] não pode m*is s*r concebi*a co** mon**ólio ou exclusivi*ade do
</line>
<line>
E*tad* [...]. A concep*ão de E*t*do, de go****o e de serviço p*blico tr*nsfo*m*-se e amp**a-
</line>
<line>
se". Po*tanto, na *edida em que a gestão da máquina pública pa*sa a ser *ais *om**r*ilhada
</line>
<line>
entre Estad* e *ociedade civil, a necessidade de capacitação mais técnica e com a abord*gem
</line>
</par><par>
<line>
d* m*i* temas, a**l*a-se fort*me*te, *v*d*nciando-se *ada vez mais a importância
</line>
<line>
das
</line>
</par><par>
<line>
Escolas de Governo. *sse pro*e*so de crescimento, ampli*ção e potenci*liz**ã* das Escola*
</line>
<line>
de G*verno gera no**s des*f*os, especialment* *u*n*o à ma*utenção da caract*rísti*a de suas
</line>
<line>
ativ*dad*s format*vas vol*adas para s*rvidor*s públic*s e integrantes da sociedade c*vil. S*bre
</line>
<line>
isso, disc*r**remos *o tópico abaixo.
</line>
<line>
3.* Desafios à at*ação das escolas de gover*o
</line>
<line>
Nã* se discutem as co*tri*ui*ões prof*cuas que são dad*s pelas Es*ol*s de *overno
</line>
</par><par>
<line>
pa*a m*lh*ria dos serviços
</line>
<line>
públi*os p*esta*os à pop*l*ção, contribuindo para que
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
Adminis*ra*ão Pú*l*ca seja mais efi*iente e tr*ga mais benefí*ios à *opulação. Apesar dis*o,
</line>
</par><par>
<line>
é importante
</line>
<line>
*efletir sob*e os des*fios que ainda ex*stem pa*a atu*ção dess*s
</line>
<line>
E*cola*
</line>
</par><par>
<line>
Institucion***, algo que far*mos, br*vement*, a seguir.
</line>
<line>
In*cialmente, é necessá*io ab*rdar**s se esses *spaç*s educacionais devem se*
</line>
</par><par>
<line>
cha*ados de Es*o*as de E*tad* o* de *overn*. Essa análise
</line>
<line>
tra* i*portantes implic*ções,
</line>
</par><par>
<line>
p*is, se entendermos esse t*po d* institui*ão com*
</line>
<line>
estata*, isso expli*ita algo p*rmanente
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
com poucas po*sibilidades de modificaçã* nas cara*te*ísticas espe*íficas de cada *estão
</line>
<line>
governamental, não se direcionando, porta*to, a um modelo temporário d* gestão.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Teresina, v. *9, n.5, art. 7, p. 129-145, mai. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.com.*r/*evista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Esco*a* *e Governo: sua finalid*de e impo*tância no Brasil
</line>
<line>
*4*
</line>
</par><par>
<line>
Cas* *e reconh*ça e*sas esco*as como de governo, é *ecessário an*li*ar s**re q*e*
</line>
</par><par>
<line>
s*r*** os atores apt** a part*c*parem dos curs*s ofere*idos *or essas in*t*tu**õ*s de
</line>
<line>
ensin*,
</line>
</par><par>
<line>
de acordo *o* a* prio*idad*s d* gestã* daquel* espa** tem*oral. Seriam atore* *o* ap**dões
</line>
<line>
defini*as *ara **mi**stração públic*, que precisam *e *ol*ar ao* in*ere*ses governamen*ais
</line>
</par><par>
<line>
d* momen*o, *a*a c*nsolidação
</line>
<line>
*e planos
</line>
<line>
de governo? É importa*te u*a análise mais
</line>
</par><par>
<line>
*rofu*da sobre esse assunto, sendo dign*, inclu*ive, de pe*qu*sa específica.
</line>
<line>
Podemos *cr*scentar, como desafi*, questioname*tos trazidos por Azeve*o (2003) a*
</line>
</par><par>
<line>
i*dagar sobre
</line>
<line>
quais sã* as pessoas qu* e*tari*m habilitadas * ensina* *m uma *sc*la de
</line>
</par><par>
<line>
Gove*no * quai*
</line>
<line>
d*sci*li*as deveriam,
</line>
<line>
por *a*rã*, *erem abo**ada*. * autor em tela
</line>
</par><par>
<line>
a*rofunda *ua **álise s*bre a f*rmaçã*
</line>
<line>
do corpo docente desse tipo de escola e as dúvidas
</line>
</par><par>
<line>
que isso ca*re*a so*** de qua*s habilitações um p*o**ssor *r*c*sa ser d*tad* para lec*onar em
</line>
</par><par>
<line>
uma Escola
</line>
<line>
de Gove*n*,
</line>
<line>
q*ai* universid*des poderiam
</line>
<line>
oferece* *sse *i*o de h*bili*ação
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
q*ais se*iam as propostas pedagógi*a* e diret*izes *urricular*s qu* com*ori*m os cursos pa*a
</line>
<line>
f*rma*ão desses *ducado*es *ara o serviço p*blico.
</line>
<line>
Outro obs*áculo perceb**o no funciona*ento das Escolas de Governo passa pela
</line>
<line>
definição do **anto de autonomia essas Ins*itui*õe* possuem e* relação à Gestã* Estatal e o
</line>
</par><par>
<line>
q*anto isso imp*cta no desempenho de suas ati*idades. E*se po*to é importante,
</line>
<line>
poi s , a o
</line>
</par><par>
<line>
*esmo tempo em q** se faz nec*ssá**a a existên**a de certo grau de au*onomia para *ue se
</line>
<line>
*dent*fiqu*m os pontos ne*r*l*ico* da a*ministração p*blica, *ara que por *eio de ativid*des
</line>
<line>
for*ativas haja a de*ida in**rvenção, deve-se levar em co**id*ração q*e u*a Esco*a de
</line>
<line>
Governo faz parte *a estrutura do Estado, o q*e im*ede q*alquer *ossibilidade de plena
</line>
<line>
au*on*m*a *overnamental. Sobre isso, Nicolini (2*07, p. 5*) a*irma que,
</line>
<line>
* dese*ável também que as es*olas co*sigam manter um grau m*n*mo ** autonom*a,
</line>
<line>
mantendo-se * margem do jogo po**tico-partidário, p**s, *az-se necessário
</line>
<line>
diferenciar polític*s públicas *o exercício po*ítico. Uma escol* de *overno não *eve
</line>
<line>
esta* a serv*ço de uma *r**nta*ão partidária sin*ula*, refém do "aparel**mento" de
</line>
<line>
um determinado gr*po p***tico, a*s*m como não pode ser u*iliza*a como *oguete
</line>
</par><par>
<line>
para validar a ideologia política do governante de plantão
</line>
<line>
ou
</line>
<line>
"c**equizar" os
</line>
</par><par>
<line>
funcio*á*ios a serem *ormados. No afã d* ev*tar
</line>
<line>
*al *ituação, tam*ém não dev* se
</line>
</par><par>
<line>
posici*nar tão aut*noma * ponto de estar c*mpletamente dissociada das estratégias e
</line>
<line>
*çõ*s do *overno. Uma escola *ão p**e se* encarada como *m cen*ro de pesquisas
</line>
<line>
*istan*e ou núcleo de oposição à **átic* gover*amental, s*b pen* de não s*r
</line>
<line>
considerada como um re**rso do* governos para obter *ontrib*içõe* import*ntes ao
</line>
<line>
seu exercício.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 5, art. 7, p. 129-1*5, ma*. 2022
</line>
<line>
*ww4.fsanet.*om.br/r*vista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. O. Lima, A. M. B. N. Ta*ares, E. S. N. Melo
</line>
<line>
142
</line>
</par><par>
<line>
**gun* **tores apontam soluções que intermed*am esse confli*o de intere*ses
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
*ermitam o funciona*ento mai* efetivo da* E*col*s de G*verno. Sobre isso, P*ch*co (200*,
</line>
<line>
p. 78) coloca que,
</line>
</par><par>
<line>
Uma
</line>
<line>
das *lterna*ivas m*is *romis*oras para conci*i*r a ten*ão entre "*nstit*ição de
</line>
</par><par>
<line>
govern*" e "centro ** con*ecimentos aplicados *m gestão pública" *ode ser
</line>
<line>
eq**cion*da, cons**era*do-s* o alinhame**o da esc*la de gov**no às p*lític**
</line>
<line>
públicas *oltadas para *elhoria d* gest**, combinado c*m *a*acid*de a*alítica e
</line>
</par><par>
<line>
proposit*va sobre tais polí*icas. Isto reque*
</line>
<line>
distinguir
</line>
<line>
claramente a esfera das
</line>
</par><par>
<line>
polític*s *úblicas da esfera maio* d* exercício político. Requer, ainda, uma *ez
</line>
</par><par>
<line>
ma*s, **lid*z * c*ns*st*nc*a de suas ações e compe*ê*ci* de se*s técnicos
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
dirigentes.
</line>
</par><par>
<line>
A possibilida*e d* solução apontada acima viabiliza
</line>
<line>
*ue as Esc**as de Governo
</line>
</par><par>
<line>
**nhem um pap*l *repond*rante na co*tem*oraneidade. *ivemos u* perí**o em que
</line>
<line>
a
</line>
</par><par>
<line>
fo*mação *ontinua*a do p*ss*al qu* comp*e Administ*ação Púb**ca se t*rna ainda ma*s a
</line>
<line>
imp*r*ante para que os serv*ço* públic*s seja* desenvolvid*s *om qualidade e de **or*o *om
</line>
</par><par>
<line>
as re*is
</line>
<line>
*e*essidad*s do cidadão. Para tant*,
</line>
<line>
brotam-se diver**s *fer**s *e ca*acita*ão de
</line>
</par><par>
<line>
fu**ionários públicos, oriu*das de instit*iç*es
</line>
<line>
públicas, universidade* e empresa* pr*vadas.
</line>
</par><par>
<line>
Isso r*me*e ao *overno *ma imp*rtante responsabili*ade *ue
</line>
<line>
c*nsiste *a def*nição
</line>
<line>
de qu*is
</line>
</par><par>
<line>
at**idade* format*vas at*nder*o *elhor os s*us *bjetiv*s e nece*sidades. Portanto, essa
</line>
<line>
situação faz *o* qu* * p*pel da* Escola* de Govern* sofra forte concorrência, pois elas
</line>
<line>
per*em a exclusi*i*a*e no *ferecime*to de ati**dades formativas.
</line>
<line>
Todavia, a par*ir do mome*to *m que as Es*olas de Governo as*um*m * pa*el de
</line>
</par><par>
<line>
gestor*s d** p*líticas de form*ção de ser*idores e g*stores
</line>
<line>
públicos, po*e*ão ser
</line>
</par><par>
<line>
pr**ago*istas
</line>
<line>
n* defin*çã* d**
</line>
<line>
prio*idades formativas, indep**den*e de quem seja o ator
</line>
</par><par>
<line>
r*s*on*ável pela *ua execuçã*. A*sumir essa responsabili*ade é im*ortante desafio para essas
</line>
<line>
Instit*ições *e Ensino, pois, conforme P*c*eco (*000), a Escola Gov*rnamental precis*ria
</line>
<line>
desen*olver a **sca por melh*res p*át*cas de gestão, de*cobrindo tendênci*s * trans*ormando
</line>
</par><par>
<line>
em
</line>
<line>
novos serviç*s que
</line>
<line>
podem s*r ofertados pela *d*i*istraçã* *ública. Além *isso, de
</line>
</par><par>
<line>
acordo
</line>
<line>
com o
</line>
<line>
au*or em questão, *abe * Escola *e Govern* filtrar
</line>
<line>
a* mel*ore* p*áticas
</line>
</par><par>
</page><line>
*ap*adas e ada*tá-las à reali*ade *ocal, sempre *va*iando du*a*te * execução d*s atividad*s
</line>
<line>
*ormativas, os efeitos dos *rogra*as d* capa*itação e a satisfação d** p*rticipantes.
</line>
<line>
Outro d*s*fi* im*osto às Escolas de Go*ern* é assinalado por Nogueir* (2*05), ao
</line>
<line>
afirmar qu* s* faz ne*essário buscar constantemente um eq*ilíbri* ent*e a formação, voltada
</line>
<line>
pa** u* *pr*ndizado crítico e prob**matiz*dor, c*rregad* de co*ceit*s éti*os e polít*cos, e a
</line>
<line>
Rev. FSA, T*resina, v. 19, n.5, art. 7, p. 129-145, *a*. 2022 www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
Escolas d* Govern*: sua fi*alid*de * importâ*ci* n* Brasil
</line>
<line>
143
</line>
</par><par>
<line>
*ap*c*tação, vol*a*a *ara o treinamento e a instrume*taliz**ão dos pa*ticipantes para o
</line>
<line>
**e*cício prá**c* de *uas atividades. O autor *m t*la a*nda afirma qu*,
</line>
<line>
O **i*r desafio do* *rocess*s *ducacionais - e partic*larmente daqueles qu* tê*
</line>
<line>
ob*etivos a*li*ado*, como é * c*so das Es*olas *e Governo - está pre*isament* em
</line>
<line>
*ncontrar um p*nt* de equi*íbrio, um t*rtium d*tur, ent*e fo*mação e capacitação;
</line>
</par><par>
<line>
cap*citar sem *eixar de for*ar,
</line>
<line>
formar sem per*er de vi*t* * mundo p*ático,
</line>
</par><par>
<line>
trabal*** co* pr*ncípios, model*s e c*nh*cimentos sem deixar d* se preocupar com
</line>
<line>
sua *radutibilida*e, e*sinar a pen*ar sem esquec*r de ensinar a *az*r (NOGUEIRA,
</line>
<line>
200*, p. 1*6).
</line>
<line>
Nogue**a (*005) ressalta que as Es*olas de G*ver*o **vem desempenhar um caminho
</line>
<line>
pe*man*nt* de ação e re*lexão, pois, no mesmo *omento que precisa *presentar resultados
</line>
<line>
*ápidos, em curto prazo, t*ei*and* alunos para que desempenhe* melhor suas atribuições no
</line>
<line>
s*rviço público, pr**isam ofertar re***xões em longo prazo, que explicitem ca*inhos para que
</line>
<line>
a administração públic* esteja mais próx*ma das neces*id*des *ociais apres*ntadas pela
</line>
<line>
populaç*o diariamente.
</line>
<line>
**se tip* d* *isão mais amp**a*a d* *dministração púb*ica, que precisa se*
</line>
<line>
d*spo*ibi*i*ado p*las Escolas de Gover*o, *eve b*sc*r fa*er com que *s gestores p*blicos
</line>
</par><par>
<line>
sej*m dotados de conhec*men*os técnico*, metodo*ógicos e
</line>
<line>
oper*cion*i*, com a devida
</line>
</par><par>
<line>
con*ciên*ia crítica,
</line>
<line>
qu e
</line>
<line>
os coloquem c*m* administradores *statais, gerencia*ores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
o*eradore* ** *ol*ticas **blic*s, com um* visão polít*ca e técnica da a*ão *o*ernam*ntal.
</line>
<line>
* C*NSIDER*ÇÕES FI*A*S
</line>
<line>
O pres*nte arti*o p*opôs *m e*tudo pre*iminar *obre o papel, * contexto hi**ó*ico e *
</line>
<line>
importância d*s E*c*las d* Gover** para a Admi*istraçã* Pú*lica brasile*r*. In*c*ou
</line>
</par><par>
<line>
most*ando *
</line>
<line>
im*ortância *a efetivação ** t***o "esco*as de gov*r**" *a Constituiçã*
</line>
</par><par>
<line>
Federal de 1988, *or meio da Emen*a Con*tituc*onal nº *9/1998, def*n*n*o ta*s *rgan**ações
</line>
</par><par>
<line>
co*o re*ponsáveis por **ecutar a f*rmação e a qualificação
</line>
<line>
permanent* de servidores
</line>
<line>
e
</line>
</par><par>
<line>
gestores públi*o* no Brasil.
</line>
</par><par>
<line>
Analisou o con*ex** histórico da *r*ação das escolas de governo, que iniciou durante o
</line>
</par><par>
<line>
governo Ge*úlio Vargas (*9*7-1945), em que * *niciat*va su*g** para
</line>
<line>
cumprir um pa*el
</line>
<line>
de
</line>
</par><par>
<line>
at*nder às nece*s*dad*s de roti*a d* trabalho dos ser*ido*e*, *a* sem ****tir ainda, à épo*a,
</line>
</par><par>
<line>
*ma proposta defi*ida
</line>
<line>
de metodolog*as *e ensi*o, *esponsáveis doc*ntes e prátic*s
</line>
</par><par>
<line>
p**agógicas nessa ár*a.
</line>
</par><par>
</page><line>
Rev. FSA, Tere*ina PI, v. 19, n. 5, a*t. 7, p. 129-145, mai. 2*22
</line>
<line>
www4.fsanet.co*.br/revista
</line>
</par><page>
<par>
<line>
A. Q. *. Lima, *. M. *. N. Tava*es, E. S. N. Melo
</line>
<line>
*44
</line>
</par><par>
<line>
Reforçou a impo*tância da cria**o d* Esco*a Nacional de Adm*nistração Pública, na
</line>
<line>
d**ada de 19*0, tendo *eu pape* reforçado e ampliado dura*te a Reform* do *stado,
</line>
<line>
protagoni*ada d*rante o governo do ex-presi*e*te ***nando H*nriq*e Cardoso (1995-1998),
</line>
<line>
*ss*mindo uma fu*ç*o institucional de desenv*lver e est*ut**ar * P*lítica de Forma*ã* de
</line>
</par><par>
<line>
*e*vidores Gestores Públicos ligados * Administr*ção e
</line>
<line>
Fed**al e, com isso, *erv*ndo de
</line>
</par><par>
<line>
*odelo *ara as demais escolas de go*erno cr*ad*s por
</line>
<line>
outros podere* e por outras esfe*as
</line>
</par><par>
<line>
governamentais nos es*ados e municípios.
</line>
</par><par>
<line>
Problemat*z*u alguns
</line>
<line>
desafios
</line>
<line>
e*c*nt*ados
</line>
<line>
p*las Escolas de Governo, es*ecialmente
</line>
</par><par>
<line>
quanto *s *etod*l*gias de ensino, * estrutu*ação de *orpo d*c*nte capaz de mi*is*r*r cur*os
</line>
</par><par>
<line>
que atendam d*ret*mente às
</line>
<line>
nec*ssidad*s *ormati*as *os *ervidores *ú*licos * à* p*átic*s
</line>
</par><par>
<line>
ped*gógic*s ade*uadas à qualifi*ação *rof*ssional *o se*viço p*blic*.
</line>
<line>
Con**ata-se, port*n*o, a importância de forta*ecer a instit**ionaliza*ão das Esco*as *e
</line>
<line>
Governo no Br*s*l, exp*ora*do mais metodo*ogias e est*a*égias *e en**no e*icazes, de acordo
</line>
<line>
com as dem**das da rot*n* do *erviço públ*co e, princip*lm*n**, com a c*paci*ade de instiga*
</line>
<line>
a reflexão crítica dos serv*dores e g*stores públicos sobre a forma e a c*ndi*ão de trabalho,
</line>
<line>
vis*ndo pr**ove* *ma alta capacidade de produzi* form*s de melhor desempenho *e *uas
</line>
<line>
ativid*des p*of*ssionai*, f*vorecendo, *ss*m, a am*liaç*o ** quali**de dos serviços públ*cos
</line>
<line>
*restados à popu*ação.
</line>
<line>
REFERÊNCIAS
</line>
<line>
ENA*, Escola Nacional de *dministra*ão Pú*lic*. ENAP *0 anos: ca*inhos *e um* esc*la
</line>
<line>
de governo. *rasí**a: ENA*, 200* (Cadernos *NAP - **ição Especial).
</line>
</par><par>
<line>
GAETANI, *rancisco. C*pac*tação *e re*u*so* humanos no s*rviço públ*co: pro*lemas
</line>
<line>
*
</line>
</par><par>
<line>
impasses. Revista do S*rvi*o Público. Brasília: ENAP, 1*98.
</line>
</par><par>
<line>
*ARCI*, V. E*cola de *overn*: age*te **
</line>
<line>
mudança?. Tese de Doutorado *m Soci*l*g*a.
</line>
</par><par>
<line>
Universid*de Federal da Paraí*a. João Pes*oa, UFPB: 200*.
</line>
<line>
GIL, A. C. **todos * técn*cas de pe*qu*sa socia*. 5.ed. Sã* Pa***: Atlas, 2*00.
</line>
</par><par>
<line>
LEV*, E. Formação e *apacitação na
</line>
<line>
constr*ção de *m novo Estad*. Revista do S*rviço
</line>
</par><par>
<line>
Público. Brasília: MARE/E*AP, 1*97.
</line>
</par><par>
</page><line>
NICOLINI, A. M. Ap*ender a gov*rnar a apre*dizagem de fu*cionários púb*icos *ara as
</line>
<line>
ca*reiras de Estado. Tese *e do*torado e* Administração. Universidade Federa* da Bahia:
</line>
<line>
Salvador, 200*.
</line>
<line>
*ev. *SA, *eres*na, v. 19, n.5, art. 7, p. 129-145, mai. 2022 ww*4.fsane*.c*m.br/revist*
</line>
</par><page>
</document><par>
<line>
Escolas de Governo: sua fin*l*dade e importância no Brasil
</line>
<line>
145
</line>
</par><par>
<line>
*OGU*IRA, *. A. Um Est*do para a so*iedade *ivil: **mas éticos e polít*cos de g*stão.
</line>
<line>
São P*ulo: Corte*, 2*05.
</line>
<line>
**CHECO, R. *. *sc*las d* governo: *endências e desafios - E*A* - Brasil *m perspectiva
</line>
<line>
comp*rada. Revista do Serviço Públic*. Br*sília: ENAP, ano 51, n. 2, p. 35-53, abr/j*n.
</line>
<line>
2000.
</line>
<line>
SAVIANI, *. História da* id*ias pe*agógicas no Brasil. Autores *ssoc*ado*. São *aulo:
</line>
<line>
2008.
</line>
<line>
ZO*AIN, D. M. Escolas de governo e escola* de ser*iço pú*lico: li*i*es e p*oblemas.
</line>
<line>
Estudo d* cas* *a Fe*p/RJ e *undap/SP. VII* Co*gre*o Internacional d*l CLAD sobre l*
</line>
<line>
Re*orma del Est*do y * de l* Administracion Públic*, p. 28-31, *003.
</line>
</par><par>
<line>
Com* R*fe*enciar este Artigo, confor*e ABN*:
</line>
<line>
L*MA, A. *. O; T*VARES, A. *. B. N; ME*O, E. S. N. Escolas d* Governo: sua finalidade e
</line>
<line>
i**ortân**a n* Brasi*. Rev. FSA, Teresina, v.19, n. 5, art. 7, p. 129-145, mai. *022.
</line>
</par><par>
<line>
Co*tr*buição do* Autores
</line>
<line>
A. Q. O. L*ma
</line>
<line>
A. M. B. N. T*vares
</line>
<line>
E. S. *. M*lo
</line>
</par><par>
<line>
*) co*cepção e planej*mento.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
*) análise e i*terp**tação dos dados.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
*
</line>
<line>
</line>
</par><par>
<line>
3) *labor**ão do rascunho *u na revisã* crí*ica do co*teúdo.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
<line>
4) participação na apr*vação da versão fi*al do *anus**it*.
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
<line>
X
</line>
</par><par>
</page><line>
R**. FS*, Teresina PI, v. 19, *. 5, art. 7, p. 129-145, *ai. 202*
</line>
<line>
ww*4.fsanet.c**.br/*evist*
</line>
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